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Romäo, Gustavo Salata
Sá, Marcos Felipe Silva de
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Id: biblio-1046503
Autor: Romão, Gustavo Salata; Sá, Marcos Felipe Silva de.
Título: A formação orientada por competências e a matriz de competências em Ginecologia e Obstetrícia no Brasil / Competency-oriented training and the competency matrix in Gynecology and Obstetrics in Brazil
Fonte: Femina;47(3):147-151, 20190331. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Relações Médico-Paciente
Competência Clínica
Educação Baseada em Competências
-Brasil
Profissionalismo/educação
Ginecologia/educação
Internato e Residência
Obstetrícia/educação
Responsável: BR1365.1 - Biblioteca Biomédica A - CB/A


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Id: biblio-1046510 LILACS-Express
Autor: Rehme, Marta Francis Benevides; Cabral, Zuleide Cabral.
Título: Atendendo a adolescente no consultório de ginecologia / Assisting the teenager in the gynecology office
Fonte: Femina;47(4):195-197, 20190430. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A presença de pacientes adolescentes tem sido uma situação cada vez mais frequente para os ginecologistas. Dentre os motivos de consulta, destacam-se a avaliação do desenvolvimento da puberdade, distúrbios do ciclo menstrual, corrimento e o desejo de contracepção. Obter a confiança da adolescente é um dos maiores desafios para o profissional que atende uma paciente adolescente, tanto pelos aspectos biopsicossociais como também pelas questões éticas e legais que estão envolvidas na consulta. Embora a consulta ginecológica da adolescente tenha diversos pontos em comum com a da mulher adulta, os aspectos relacionados à sexualidade devem ser indagados com cautela, pois, na maioria das vezes, a adolescente está acompanhada e nem sempre compartilha sua prática sexual com seus familiares. A empatia mútua poderá beneficiar a adolescente, garantindo um momento propício para a abordagem dos cuidados relacionados aos aspectos da sua saúde sexual e reprodutiva.(AU)
Descritores: Saúde do Adolescente/ética
Ginecologia/ética
-Anticoncepção
Exame Ginecológico/métodos
Anamnese/métodos
Limites: Humanos
Feminino
Adolescente
Responsável: BR1365.1 - Biblioteca Biomédica A - CB/A


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Id: biblio-1095872
Autor: Pérez A, María Mercedes.
Título: Métodos anticonceptivos para los adolescentes en una Venezuela sin anticonceptivos accesibles / Contraceptive methods for adolescents in a Venezuela without accessible contraceptives
Fonte: Revista Digital de Postgrado;7(1):8-8, jun. 2018.
Idioma: es.
Descritores: Adolescente
Anticoncepcionais Femininos/administração & dosagem
Gravidez não Planejada
Saúde Reprodutiva
-Planejamento Familiar
Acesso a Medicamentos Essenciais e Tecnologias em Saúde
Ginecologia
Limites: Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-770928
Autor: Jiménez Puñales, Sandi; Socarras Fernández, Naibel; Gómez González, Ydalmi; Cabrera Blanco, Raisa; Iglesias Yera, Armando Eugenio; Vega Betancourt, Nuria.
Título: Sistema automatizado para mejorar la calidad docente-asistencial en la residencia de Ginecología y Obstetricia / Automated system to improve the teaching-assistance quality in the residence of Gynecology and Obstetrics
Fonte: Edumecentro;8(1):28-42, ene.-mar. 2016. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Fundamento: el proceso de formación profesional constituye en la actualidad un gran desafío debido al carácter dinámico dado por la multiplicidad de datos a registrar acerca de los estudiantes y profesionales; ello implica la necesidad de buscar opciones automatizadas que satisfagan esta demanda. Objetivo: diseñar un sistema automatizado para mejorar la calidad del proceso docente-asistencial en la residencia de Ginecología y Obstetricia. Métodos: se realizó una investigación de desarrollo en el Hospital Gineco-Obstétrico "Mariana Grajales" de Villa Clara, se utilizaron métodos teóricos, empíricos y matemáticos, se sometió la evaluación del producto a criterio de especialistas. Resultados: se encontraron irregularidades en la elaboración manual del plan docente asistencial en la mencionada residencia: desorganización en la planificación de algunas actividades, coincidencias en determinados servicios de un mismo residente y se detectó que algunos, ya en su año terminal no habían concluido determinadas rotaciones. Los encuestados coinciden en la necesidad de crear una base de datos automatizada para localizar toda la información precisa; para ello se diseñó un software. Conclusiones: el software diseñado facilita la organización y actualización permanente de la información del plan docente asistencial, de manera fácil, con ahorro de recursos y tiempo; los especialistas consideraron que es pertinente, novedoso y ofrece solución a una necesidad de constante mejoramiento del proceso docente educativo, por lo que fue aprobado para su aplicación.

Background: the process of professional formation constitutes a great challenge at present due to the dynamic character given by the multiplicity of data to be registered about the students and professionals; it implies the necessity to look for automated options that satisfy this demand. Objective: to design an automated system to improve the quality of the teaching-assistance process in the residence of Gynecology and Obstetrics. Methods: it was carried out a development investigation in "Mariana Grajales" Gineco-obstetric Hospital of Villa Clara, theoretical, empiric and mathematical methods were used, the product was valued according to the specialists' criteria. Results: there were irregularities in the manual elaboration of the teaching-assistance plan in the mentioned residence: disorganization in the planning of some activities, coincidences in certain services of the same resident and it was detected that some residents had not concluded certain rotations in the last year of their studies. Those interviewed coincided in the necessity of creating an automated database to locate all the precise information; for this reason a software was designed. Conclusions: the designed software facilitates the organization and permanent updating of the information of the teaching-assistance plan in an easy way, saving resources and time; the specialists considered it is as pertinent, novel and it offers solution to a necessity of constant improvement of the teaching-learning process, that´s why its application was approved.
Descritores: Software
Educação Médica
Ginecologia
Obstetrícia
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


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Id: biblio-1095355
Autor: Mejía, Yaritza; Urdaneta, José; García, José; Baabel, Nasser; Contreras, Alfi.
Título: Dismenorrea en estudiantes universitarias de medicina / Dysmenorrhea in university students at medical school
Fonte: Revista Digital de Postgrado;7(2):26-34, 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Determinar la prevalencia de dismenorrea en adolescentes estudiantes universitarias inscritas en la Escuela de Medicina de la Facultad de Medicina de la Universidad del Zulia, en Maracaibo, Venezuela. Métodos: Investigación descriptiva con diseño no experimental y transeccional, donde se evaluaron 232 adolescentes, mediante la aplicación de un cuestionario mixto con 34 preguntas cerradas referentes a la dismenorrea. Resultados: La prevalencia de dismenorrea se ubicó en 75 % (n=174/232). Sólo 24 % manifestaban haber consultado con un profesional médico y la mayoría consumían alguna medicación analgésica (89 %). En cuanto a los factores de riesgo identificados, sólo mostraron una asociación significativa con la presencia de dismenorrea el consumo de cafeína (OR=3,935; IC95 %= 1,818­8,515; p <0,001), el antecedente familiar de dismenorrea (OR=1,985; IC95 %= 0,966­4,081; p <0,05), la hipermenorrea (OR=1,965; IC95 %= 1,077­3,584; p <0,05); la depresión (OR=8,250; IC 95 %= 1,086­62,630; p= 0,01) y las dificultades familiares (OR=3,681; IC 95 %= 1,820­7,446; p <0,05). Por otra parte, se encontró una asociación significativa entre la dismenorrea con el ausentismo académico (p< 0,05) y la productividad académica (p< 0,05); ésta última demostró una doble probabilidad de verse afectada debido a la presencia de dismenorrea (OR=1,906; IC 95 %= 1,034­3,511; p< 0,05). Conclusión: La dismenorrea es un problema de salud importante en las adolescentes universitarias evaluadas, lo cual se asociaba con diversos factores de riesgo modificables o no, la cual repercute en su productividad(AU)

To determine the prevalence of dysmenorrhea in adolescent university students enrolled in the Medicine School at the Faculty of Medicine of the University of Zulia in Maracaibo, Venezuela. Methods: A descriptive research with non-experimental, and transeccional design was conducted; where assessed 232 adolescents by applying a mixed questionnaire with 34 closed questions concerning dysmenorrhea. Results: The prevalence of dysmenorrhea was at 75 % (n= 174/232). Only 24 % reported having consulted with a medical professional and most consumed any pain medication (89 %). As for the risk factors identified, only they showed a significant association with the presence of dysmenorrhea caffeine consumption (OR = 3.935; 95 % CI = 1.818 to 8.515; p <0.001), family history of dysmenorrhea (OR = 1,985; 95 % CI = 0.966 to 4.081; p <0.05), hypermenorrea (OR = 1.965; 95 % CI = 1.077 to 3.584; p <0.05); depression (OR = 8.250; 95 % CI = 1.086 to 62.630; p = 0.01) and family difficulties (OR = 3,681; 95 % CI = 1.820 to 7.446; p <0.05). Moreover, a significant association between dysmenorrhea with academic absenteeism (p <0.05) and academic productivity (p <0.05) was found; the latter showed twice as likely to be affected due to the presence of dysmenorrhea (OR = 1.906; 95 % CI = 1.034 to 3.511; p <0.05). Conclusion: Dysmenorrhea is a major health problem in this university adolescents evaluated, which was associated with several modifiable factors or risk, which affects their academic productivity and contributes to increasing student absenteeism(AU)
Descritores: Estudantes de Medicina
Dismenorreia
Distúrbios Menstruais
-Ginecologia
Medicina Interna
Limites: Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


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Id: biblio-1058405
Autor: Duarte, Hernando Gaitán.
Título: A propósito de la "misión de sabios": algunas reflexiones sobre inversión en ciencia y tecnología en el sector salud del país / About the "mission of scholars": some thoughts regarding investment in science and technology in the colombian health sector
Fonte: Rev. colomb. obstet. ginecol;70(3):151-154, Abr-Jun. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Tecnologia da Informação
-Mortalidade Materna
Colômbia
Ginecologia
Acesso aos Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO76


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-899932
Autor: Miranda H, Victor.
Título: Uroginecología: pasado, presente y futuro / Urogynecology: past, present and future
Fonte: Rev. chil. obstet. ginecol. (En línea);82(5):469-470, Nov. 2017.
Idioma: en.
Descritores: Urologia/tendências
Ginecologia/tendências
Limites: Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CL126.2 - Biblioteca Médica Dr. Profesor Hernán Alessandri R.


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-899946
Autor: Pattillo G, Alejandro; Miranda H, Víctor; Wainstein G, Claudio; Cohen S, David.
Título: Recomendaciones para programas de formación en patología de piso pélvico / Recommendations for training programs in pelvic floor pathology
Fonte: Rev. chil. obstet. ginecol. (En línea);82(5):589-593, Nov. 2017.
Idioma: en.
Descritores: Patologia/educação
Diafragma da Pelve
Currículo
Ginecologia/educação
Limites: Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CL126.2 - Biblioteca Médica Dr. Profesor Hernán Alessandri R.


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Id: biblio-1078059
Autor: Barros Neto, Alexandre Luiz de Almeida.
Título: Dor em ginecologia: dores pélvicas ligadas às menstruação / Pain in gynecology: pelvic pain related to menstruation
Fonte: In: São Paulo(Estado). Secretaria da Saúde. DTN. Grupo da Saúde da Mulher. Subprograma de saúde da mulher: assistência ginecológicai. São Paulo, s.n, s.d. p.20-30. (Saúde da Mulher, v.4).
Idioma: pt.
Descritores: Dismenorreia
Dismenorreia/patologia
Dor Pélvica
Endometriose
Ginecologia
Síndrome Pré-Menstrual
Limites: Feminino
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; WA309, S239a, 1986, v.4


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Id: biblio-1078058
Autor: Takiuti, Albertina Duarte.
Título: Ginecologia em adolescentes: ginecologia na infância e adolescência / In adolescent gynecology: gynecology in childhood and adolescence
Fonte: In: São Paulo(Estado). Secretaria da Saúde. DTN. Grupo da Saúde da Mulher. Subprograma de saúde da mulher: assistência ginecológicai. São Paulo, s.n, s.d. p.14-19. (Saúde da Mulher, v.4).
Idioma: pt.
Descritores: Assistência Integral à Saúde
Ginecologia
Limites: Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; WA309, S239a, 1986, v.4



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