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Almeida, Giovana Camargo de
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Id: biblio-1288313
Autor: Almeida, Giovana Camargo de; Ribeiro, Elaine Rossi; Coelho, Izabel Cristina Meister.
Título: Development and content validation of an instrument for evaluating competencies in Pediatric Surgery Residency / Desenvolvimento e validação de conteúdo de instrumento para avaliação das competências na residência em cirurgia pediátrica
Fonte: Rev. bras. educ. méd;45(3):e161, 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract: Introduction: a specific instrument is needed to monitor the development of competencies in pediatric surgery during the residency. Objective: to develop an instrument in conformity with the "Milestone Project", using the competencies determined by the Brazilian Association of Pediatric Surgery, for use in the Pediatric Surgery Residency in Brazil. Method: the research was developed in three stages: the development of the initial instrument, qualification with a focal group of experts, and instrument evaluation by Brazilian pediatric surgeons in order to validate and quantify the instrument's acceptance. Result: The initial instrument was created with 4 competencies and 13 sub-competencies, each with 5 levels of assessment. Four experts performed the initial qualification, which resulted in 44 adaptations, and the instrument was finalized with 4 competencies subdivided into 10 sub-competencies, each with 5 levels of assessment. Subsequently, the instrument was evaluated by the Brazilian Pediatric Surgery Group and the Brazilian Pediatric Urology Group. There were 40 expert responses, with a total of 2394 positive responses from the 50 assessment items. The instrument had a general acceptance of 91.2%, being considered applicable (96.7%), reproducible (93.3), relevant to the covered topics (96%), technically (93.6%) and theoretically appropriate (93.3%), reliable (85.5%), and dependable (79.8%). Conclusion: an instrument was developed to assist in the assessment of competencies developed during residency in pediatric surgery in conformity with the Milestone Project. This instrument has been validated by experts and considered applicable, reproducible, relevant, technically and theoretically adequate, reliable and dependable.

Resumo: Introdução: Uma adequada formação na residência em cirurgia pediátrica deve avaliar e acompanhar constantemente o desenvolvimento de competências e, para isso, necessita de um instrumento específico como ferramenta de avaliação. Objetivo: Este estudo tem como objetivo apresentar um instrumento de avaliação nos moldes do "Milestone Project" com base nas competências determinadas pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, para uso nos programas de residência médica em cirurgia pediátrica no Brasil. Método: Adotaram-se as seguintes etapas: desenvolvimento do instrumento, qualificação de um grupo de especialistas e avaliação do instrumento por cirurgiões pediatras brasileiros, a fim de validar e quantificar a aceitação do instrumento quanto à fidedignidade, confiabilidade, aplicabilidade, reprodutibilidade, relevância dos temas abordados e adequação dos pontos de vista técnico e teórico. Resultados: O instrumento inicial possuía quatro competências gerais e 13 subcompetências específicas, com cinco níveis de avaliação. Quatro experts realizaram a qualificação que gerou 44 adaptações, finalizando o instrumento com quatro competências gerais subdividias em dez subcompetências, com cinco níveis avaliativos. Sequentemente, o instrumento foi avaliado pelo Grupo Brasileiro de Cirurgia Pediátrica e pelo Grupo Brasileiro de Urologia Pediátrica. Houve 40 respostas de especialistas, 2.394 respostas positivas dos 50 itens. O instrumento teve aceitação de 91,2% e foi considerado aplicável (96,7%), reprodutível (93,3), relevante (96%), tecnicamente adequado (93,6%), teoricamente adequado (93,3%), confiável (85,5%) e fidedigno (79,8%). Conclusão: Esse instrumento nos moldes do "Milestone Project" foi validado por cirurgiões pediatras e considerado aplicável, reprodutível, relevante, adequado, sob os pontos de vista técnico e teórico, confiável e fidedigno.
Descritores: Pediatria/normas
Especialidades Cirúrgicas/normas
Competência Clínica
Internato e Residência
-Pediatria/educação
Especialidades Cirúrgicas/educação
Grupos Focais
Avaliação Educacional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1288318
Autor: Nascimento, Maria Eduarda de Freitas Mesquita do; Niquen-Jimenez, Milagros; Campos, Letícia Nunes; Ribeiro, Lucas Loiola Ponte Albuquerque; Gois, Aécio Flávio Teixeira.
Título: Promovendo equidade de gênero nas especialidades cirúrgicas: experiência de programa de mentoria na América Latina / Promoting gender equity in surgical specialties: experience from a mentorship program in Latin America
Fonte: Rev. bras. educ. méd;45(supl.1):e102, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: Introdução: Cirurgia global é uma área que advoga por melhores desfechos e equidade para todos que demandam assistência cirúrgica, anestésica e obstétrica. No Brasil, embora as mulheres componham 46,6% da demografia médica em 2020, inequidades de gênero persistem nas especialidades cirúrgicas. O objetivo deste artigo é relatar a experiência do programa de mentoria do Gender Equity Initiative in Global Surgery como mecanismo de promoção de equidade de gênero. Relato de experiência: O programa almeja capacitar, empoderar e amplificar vozes de minorias de gênero, sendo voluntário e sem fins lucrativos. Baseia-se na criação de pequenos grupos heterogêneos, com diferentes graus de experiência acadêmica e pessoal. As inscrições ocorrem por formulário on-line, com perguntas relacionadas à identidade, a interesses e expectativas dos aplicantes, sendo os grupos organizados de acordo com essas informações. Os mentores são selecionados com base em: nível de treinamento, especialidade, identidade de gênero e expectativas. Realizam-se três acompanhamentos por preenchimento de questionário pelos participantes. Discussão: A necessidade de programas como este durante a pandemia é evidente, mostrando-se como uma iniciativa positiva para desenvolver estratégias de enfrentamento dos desafios vivenciados. Este relato fornece uma visão geral de como um programa de mentoria pode contribuir para que mais estudantes de Medicina sejam incentivados a seguir carreiras em cirurgia, anestesia e obstetrícia, de modo a promover equidade de gênero para além da perspectiva binária, e discute as principais dificuldades em se estabelecerem programas como esse na América Latina. Conclusão: É preciso reforçar que não basta apenas dar suporte a mulheres (cis e trans) e pessoas de gênero não binário, mas também educar a sociedade para compreender identidades de gênero além da perspectiva binária, reconhecendo os impactos nas relações de trabalho e perspectivas de carreira, especialmente dentro do campo cirúrgico.

Abstract: Introduction: Global surgery is an area that advocates for better outcomes and equity for everyone who requires surgical, anesthetic, and obstetric assistance. In Brazil, although women represent 46.6% of medical demographics in 2020, gender equity disparities persist in surgical specialties. The objective of this article is to report the experience of the mentoring program from the Gender Equity Initiative in Global Surgery as a mechanism for promoting gender equity. Experience report: The voluntary and non-profit program aims to train, empower, and amplify voices of gender minorities. It is based on the creation of small heterogeneous groups, with different degrees of academic and professional experience. Applications are made via an online form, with questions related to the identity, interests, and expectations of applicants, and the groups are organized according to this information. Mentors are selected based on the level of training, specialty, gender identity, and expectations. The participants then have three follow-up sessions conducted by completing questionnaires. Discussion: The need for programs like this during the pandemic is evident, proving to be a positive initiative to develop strategies to tackle the challenges experienced. This report provides an overview of how a mentoring program can contribute to greater adherence for medical students to pursue careers in surgery, anesthesia, and obstetrics, promoting gender equity beyond the binary perspective and discussing the main difficulties in establishing similar programs in Latin America. Conclusion: It is necessary to reinforce that educating and supporting women (cisgender and transgender) and non-binary gendered people are not enough, but to educate society to understand gender identities beyond the binary perspective, recognizing the impacts on work relationships and career perspectives, especially within the surgical field.
Descritores: Especialidades Cirúrgicas/educação
Tutoria
Equidade de Gênero
-Estudantes
Mentores
Educação em Saúde
Minorias Sexuais e de Gênero
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Rodrigues, Maria de Lourdes Veronese
Troncon, Luiz Ernesto de Almeida
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Id: biblio-904119
Autor: Piccinato, Carlos Eli; Rodrigues, Maria de Lourdes Veronese; Rocha, Laura de Andrade; Troncon, Luiz Ernesto de Almeida.
Título: Characteristics of role models who influenced medical residents to choose surgery as a specialty: exploratory study
Fonte: Säo Paulo med. j;135(6):529-534, Nov.-Dec. 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT CONTEXT AND OBJECTIVE: Choosing a medical specialty and making decisions concerning a career are difficult processes for medical students and newly graduated physicians.This exploratory study aimed to investigate the influence of role models on the choice of surgery as a career, and to determine the most influential model characteristics. DESIGN AND SETTING: Qualitative analysis on responses to a self-administered questionnaire, in different teaching-learning settings. METHODS: Residents from all years of various surgical subspecialties in a university hospital were included in a survey about the factors that determined their choice of surgery. The questions included items on whether a role model had influenced them in choosing surgery, and the personal or professional characteristics of the models that had been most influential. The responses were subjected to qualitative content analysis. RESULTS: Sixty-four out of 96 medical residents participated. Fifty-three residents (82.8%) acknowledged the influence of role models. Sixteen model characteristics were indicated as important, with 136 mentions. Characteristics classified as technical skills (55%), such as"medical knowledge"and "manual dexterity" predominated over humanistic characteristics (35%), such as "patient-physician relationships" and "ethical behavior". However, this difference was not statistically significant (Fisher test, P = 0.11).There were no age differences regarding the proportions mentioning "technical" and "non-technical" attributes, but female residents mentioned significantly more technical skills than their male colleagues did. CONCLUSIONS: The influence of role models seems to be an important factor determining the choice of surgery as a career. The influential characteristics of the models include not only technical but also humanistic qualities.
Descritores: Especialidades Cirúrgicas/estatística & dados numéricos
Estudantes de Medicina/estatística & dados numéricos
Escolha da Profissão
Cirurgiões/estatística & dados numéricos
Internato e Residência/estatística & dados numéricos
-Relações Médico-Paciente
Brasil
Fatores Sexuais
Inquéritos e Questionários
Competência Clínica
Tomada de Decisões
Educação Médica
Cirurgiões/educação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1156371
Autor: Torres Montes de Oca, Amy; Cuadréns Villalón, Alina María.
Título: Fundamentos teóricos que sustentan la superación y el desempeño profesional de cirujanos generales en la atención preoperatoria / Theoretical foundations supporting professional improvement and performance of general surgeons in preoperative care
Fonte: Rev. cuba. anestesiol. reanim;20(1):e671, ene.-abr. 2021.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: El proceso de superación de los profesionales dedicados a las especialidades quirúrgicas y a la atención preoperatoria de los enfermos, es vital y constituye una vía para gestionar la actualización de conocimientos y habilidades. Estos favorecen la elevación de la calidad del desempeño, con el fin de evitar suspensiones quirúrgicas, que muchas veces tienen solapadas limitaciones e insuficiencias del personal médico. Objetivo: Identificar los fundamentos teóricos que sustentan la superación y el desempeño profesional de los cirujanos generales para el mejoramiento de la calidad en la atención preoperatoria. Métodos: Se utilizaron el análisis-síntesis, histórico-lógico, sistematización, hermenéutico-dialéctico, observación científica y análisis documental. Desarrollo: En la literatura aparecen disimiles artículos en relación al mejoramiento del desempeño profesional. Estos proponen estrategias de superación profesional que llevan a una mejoría indiscutible de la calidad en atención brindada a los enfermos, la interrelación e interconexión entre la superación y el desempeño profesional para gestionar la actualización de conocimientos y habilidades en la atención preoperatoria, constituye el eslabón fundamental. Conclusión: El presente trabajo permitió identificar y opinar acerca de los fundamentos teóricos necesarios para el proceso de superación profesional y hacia el mejoramiento del desempeño profesional de los cirujanos generales en la atención preoperatoria, demostrando relación directa entre ambas categorías(AU)

Introduction: The process of improvement for professionals dedicated to surgical specialties and preoperative care of patients is vital and constitutes a way to manage the updating of knowledge and skills. These favor the increase in the quality of performance, a fact aimed at avoiding surgical suspensions, which often have overlapping limitations and inadequacies of medical personnel. Objective: To identify the theoretical foundations supporting professional improvement and performance of general surgeons in view of improving the quality of preoperative care. Methods: Analysis-synthesis, the historical-logical method, systematization, the hermeneutic-dialectic method, scientific observation and documentary analysis were used. Development: In the literature, there are dissimilar articles about the improvement of professional performance. These propose professional improvement strategies leading to the undeniable improvement in the quality of care provided to patients; the interrelation and interconnection between improvement and professional performance to manage the updating of knowledge and skills in preoperative care constitutes the fundamental link. Conclusion: The present work allowed identifying and commenting about the theoretical foundations necessary for the process of professional improvement and aimed at the improvement of professional performance of general surgeons in preoperative care, demonstrating a direct relationship between both categories(AU)
Descritores: Competência Profissional/estatística & dados numéricos
Qualidade da Assistência à Saúde
Especialidades Cirúrgicas/educação
Cuidados Pré-Operatórios
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: lil-755617
Autor: Salazar Blanco, Olga Francisca; Vélez, Claudia Marcela; Zuleta Tobón, John Jairo.
Título: Evaluación de conocimientos con exámenes de selección múltiple: ¿tres o cuatro opciones de respuesta? Experiencia con el examen de admisión a posgrados médico-quirúrgicos en la Universidad de Antioquia / Evaluation of knowledge with multiple-choice tests: three of four options? Experience with admission examinations to medical and surgical postgraduate studies at University of Antioquia (Medellín, Colombia) / Avaliação de conhecimentos com exames de seleção múltipla: três ou quatro opções de resposta? Experiência com o exame de admissão a pósgraduações médico-cirúrgicos na Universidade de Antioquia
Fonte: Iatreia;28(3):300-311, Aug. 2015. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: el objetivo de este estudio fue evaluar el efecto de la reducción del número de opciones de respuesta por pregunta sobre los indicadores sicométricos de un examen de ingreso a estudios médicos de posgrado. Metodología: aplicación de índices de evaluación sicométrica desde la perspectiva de dos teorías: la clásica de la medición y la de respuesta al ítem, a una prueba de 70 preguntas hecha a 2.539 aspirantes a ingresar a los posgrados médico-quirúrgicos de la Universidad de Antioquia en el año 2014. Se eliminó la opción de respuesta elegida con menor frecuencia y se la reemplazó por azar de entre las tres restantes. Resultados: solo 52,9% de las preguntas tuvieron tres opciones funcionales de respuesta. No se encontró diferencia en la dificultad, la discriminación, el error estándar de la medición, el alfa de Cronbach ni el coeficiente de correlación biserial (teoría clásica de la medición); tampoco en la medida de dificultad de los ítems o de habilidad de las personas (teoría de respuesta al ítem) entre las pruebas con tres y cuatro opciones de respuesta. La prueba con tres opciones conservó un buen ajuste. Conclusión: una prueba con tres opciones de respuesta se comportó tan bien como su contraparte de cuatro opciones.

Introduction: The aim of this study was to evaluate the effect of reducing the number of response options per question on the psychometric indicators of an exam for admission to postgraduate medical studies, at University of Antioquia, in Medellín, Colombia. Methodology: Application of psychometric assessment indexes from the perspective or two theories: the classical of measurement and the item response, to a test of 70 questions, applied in 2014 to 2.539 candidates. The least frequently chosen distractor was eliminated and randomly replaced by one of the three remaining ones. Results: Only 52.9% of the questions had three functional distractors. No difference was found in the difficulty, discrimination, standard error of measurement, Cronbach's alpha and the coefficient of biserial correlation (classical measurement theory). Also, there was no difference in the extent of item difficulty or ability of people (item response theory). The test with three options retained a good fit. Conclusion: Multiple choice tests with three response options performed as well as their four options counterparts.

Introdução: o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da redução do número de opções de resposta por pergunta sobre os indicadores psicométricos de um exame de rendimento a estudos médicos de pós-graduação. Metodologia: aplicação de índices de avaliação psicométrica desde a perspectiva de duas teorias: a clássica da medição e a de resposta ao item, a uma prova de 70 perguntas feita a 2.539 aspirantes a ingressar às pós-graduações médico-cirúrgicos da Universidade de Antioquia no ano de 2014. Eliminou-se a opção de resposta eleita com menor frequência e se a substituiu por casualidade de entre as três restantes. Resultados: só 52,9% das perguntas tiveram três opções funcionais de resposta. Não se encontrou diferença na dificuldade, a discriminação, o erro regular da medição, o alfa de Cronbach nem o coeficiente de correlação bisserial (teoria clássica da medição); também não na medida de dificuldade dos itens ou de habilidade das pessoas (teoria de resposta ao item) entre as provas com três e quatro opções de resposta. A prova com três opções conservou um bom ajuste. Conclusão: uma prova com três opções de resposta se comportou tão bem como sua contraparte de quatro opções.
Descritores: Educação de Pós-Graduação em Medicina
Avaliação Educacional
-Especialidades Cirúrgicas
Universidades
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


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Id: biblio-1094134
Autor: Melis Santana, José Alfonso; Bahr Ulloa, Sandra; Pérez Triana, Ernesto; Guisado Zamora, Katia; Tápanes Acosta, Miriet; García Correa, Dayana.
Título: Caracterización antropométrica de las vértebras cervicales de la Osteoteca de la Universidad de Ciencias Médicas de Matanzas / Anthropometric characterization of cervical vertebras of the Osteotheque of the University of Medical Sciences of Matanzas
Fonte: Rev. medica electron;41(6):1341-1353, oct.-dic. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Introducción: los estudios actuales sobre la caracterización antropométrica de las vértebras, reviste importancia para las especialidades de Ortopedia y Neurocirugía por el interés quirúrgico que tiene este conocimiento. Objetivo: caracterizar las dimensiones antropométricas de las vértebras cervicales pertenecientes a la Osteoteca de la Universidad de Ciencias Médicas de Matanzas. Materiales y métodos: se realizó un estudio descriptivo, observacional. El universo de estudio estuvo integrado por 63 vértebras cervicales existentes en la Osteoteca. Se realizaron medidas del cuerpo, agujero vertebral, agujeros transversos y forma de los mismos. Resultados: los valores de las medidas del cuerpo vertebral mostraron un predominio de la media del diámetro transversal con 24,24 mm, sobre el anteroposterior de 15,57 mm. El diámetro transversal del agujero vertebral, midió 25,70 mm y el anteroposterior fue menor con 17,06 mm. Al estudiar la forma de los agujeros transversos, en total predominó el tipo redondo; mientras que al compararlos según lateralidad, en el lado izquierdo predominó el tipo redondo, mientras que en el derecho fue el tipo oval paralelo. Se observó en ambos agujeros transversos el predominio del diámetro transverso sobre el paralelo y comparando los agujeros entre sí, se oapreció una media mayor de ambos diámetros en los agujeros del lado izquierdo. Conclusiones: existió un predominio del diámetro transversal en el cuerpo y el agujero vertebral. Es más frecuente el tipo de agujero transverso redondo y los agujeros izquierdos presentaron mayores dimensiones (AU).

ABSTRACT Introduction: current studies on vertebras anthropometric characterization are of great importance for the specialties of Orthopedics and Neurosurgery due to the surgical interest of this knowledge. Objective: to characterize the anthropometric dimensions of the cervical vertebras belonging to the Osteotheque of the University of Medical Sciences of Matanzas. Materials and Methods: an observational, descriptive study was carried out. The universe of study was integrated by 63 cervical vertebras kept in the Osteotheque. Measures of the body, vertebral foramen and foramen transversarium were taken and their form was described. Results: the values of the vertebral body measures showed the predominance of the average transverse diameter with 24.24 mm, over the anterior-posterior one of 15.57 mm. The transverse diameter of the vertebral foramen was 25.70 mm, and the anterior-posterior one was 17.06 mm. When studying the form of the transverse foramens, in general the round kind predominated; at the comparison according to laterality, the round kind predominated in the left side while in the right the oval parallel one predominated. In both foramens transversaria the predominance of the transverse diameter over the parallel one was observed and when comparing both foramens, a higher diameter average was found in the left side foramens. Conclusions: there is a predominance of the transverse diameter in the body and vertebral foramen. The most frequent foramen was the round transverse one and left foramens had higher dimensions (AU).
Descritores: Coluna Vertebral/anatomia & histologia
Universidades
Vértebras Cervicais/anatomia & histologia
Antropometria
Bibliotecas Especializadas
-Ortopedia
Especialidades Cirúrgicas
Epidemiologia Descritiva
Estudo Observacional
Medicina
Neurocirurgia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Clínico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: biblio-1087899
Autor: Villalba Arias, Jorge; Barrios, Iván; Palacios-González, José Miguel; Torales, Julio.
Título: Niveles de empatía en médicos residentes: un estudio del Hospital de Clínicas de la Universidad Nacional de Asunción / Empathy levels in resident physicians: a study of the Hospital de Clinicas of the National University of Asunción
Fonte: Rev. salud pública Parag;10(1):[P37-P43], mar. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: En general se presenta una disminución de la empatía durante la formación médica, que genera médicos con baja empatía. Es por ello que la empatía debe ser estudiada desde el pregrado y, sobre todo, en aquellos profesionales de la salud que pasan varias horas realizando actividades asistenciales como lo son los médicos residentes. Metodología: Este fue un estudio observacional, analítico de prevalencia, con muestreo no probabilístico de casos consecutivos. Se incluyeron médicos residentes de Medicina Interna, Medicina Familiar, Clínica Quirúrgica, Psiquiatría y Pediatría. El tamaño de muestra quedó establecido en 98 participantes. Para medir la empatía se utilizó el Índice de Reactividad Interpersonal. Resultados: Los resultados informaron que el 55% eran mujeres y el 33,7% de Medicina Interna. Las medias en las subescalas, toma de perspectiva, fantasía, preocupación empática y distrés fueron: 33,33; 2,84; 3,71 y 2,57; respectivamente. Se observaron diferencias significativas en los puntajes de empatía observados entre médicos distintas especialidades. Conclusión: Esto podría reflejar la noción de que diferentes individuos con diferentes grados de habilidades interpersonales, reflejados en sus puntajes de empatía, se sienten atraídos por diferentes especialidades médicas. Palabras clave: empatía; cuerpo médico de hospitales; psicometría.

Introduction: In general, there is a decrease in empathy during medical training, which generates doctors with low empathy. That is why empathy must be studied from the undergraduate school and, above all, in those health professionals who spend several hours doing medical activities such as resident physicians. Methodology: This was an observational, analytical of prevalence study, with non-probabilistic sampling of consecutive cases. Resident physicians of Internal Medicine, Family Medicine, Surgical Clinic, Psychiatry and Pediatrics were included. The sample size was established in 98 participants. To measure empathy, the Interpersonal Reactivity Index was used. Results: The results reported that 55% were women and 33.7% of Internal Medicine. The averages in the subscales, perspective taking, fantasy, empathic concern and distress were: 33.33; 2.84; 3.71 and 2.57; respectively. Significant differences were observed in the empathy scores observed among different medical specialties. Conclusion: This could reflect the notion that different individuals with different degrees of interpersonal skills, reflected in their empathy scores, are attracted to different medical specialties. Keywords: Empathy; Medical Staff, Hospital; Psychometrics.
Descritores: Empatia
Corpo Clínico Hospitalar
-Paraguai
Pediatria
Psiquiatria
Psicometria
Especialidades Cirúrgicas
Voluntários
Estudos Prospectivos
Medicina de Família e Comunidade
Medicina Interna
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: PY40.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1046981
Autor: Arribalzaga, Eduardo B.
Título: ¿Cuál es el criterio médico - quirúrgico? / What is the medical - surgical criteria?
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);5(1):101-103, 2016.
Idioma: es.
Resumo: Reconocer cuál es el criterio en medicina y cirugía para sus desarrollos apropiados son temas poco debatidos en la actual era de la tecnología de avanzada con una gran necesidad para el adecuado ejercicio profesional.¿Existe una regla acerca de este criterio y si la hay, es observada, enseñada y por ende aprendida?
Descritores: Especialidades Cirúrgicas
Cirurgia Geral
Educação
Educação Médica
Julgamento
Métodos
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1123382
Autor: Argañaraz, Romina; Sáenz, Amparo; Liñares, Juan Manuel; Martinez, Patricia; Bailez, Marcela; Mantese, Beatriz.
Título: Nuevo modelo de simulador para neuroendoscopía / New simulator model for neuroendoscopy
Fonte: Rev. argent. neurocir;34(2):135-139, jun. 2020. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: El entrenamiento en simuladores es considerado una herramienta fundamental en las especialidades quirúrgicas, contribuyendo en el aprendizaje de una determinada técnica quirúrgica.Existen modelos de simulación sintéticos que replican la anatomía ventricular con alta fidelidad sin embargo tienen un costo elevado. Algunos centros describieron el uso de cadáveres humanos pero la disponibilidad del material suele ser limitada y la adquisición dificultosa. Otros autores utilizan entrenamiento en modelos biológicos vivos (roedores de laboratorio) que presentan la ventaja de tener alta fidelidad en cuanto a la consistencia de tejidos, sin embargo, la utilización de estos modelos se encuentra cuestionados desde el aspecto ético. Material y Métodos: Se presenta un modelo de simulación que utiliza unidades de cerebro bovino y membrana amniótica. Colocamos el cerebro bovino y las unidades de membrana amniótica dentro de un recipiente esférico de poliestireno expandido. Una vez que se forma la esfera, insertamos dos trocares que nos permitirán insertar el neuroendoscopio y llenarlo con agua. Resultado: Presentamos un nuevo modelo accesible y realista para la simulación neuroendoscópica que reproduce ejercicios de biopsia, coagulación de tejidos, fenestración y dilatación de membrana. Conclusión: Los simuladores para neuroendoscopía descritos hasta ahora son confiables, pero conllevan un alto costo. Los modelos con animales vivos, aunque con menor costo, son cuestionados desde un punto de vista ético.En el trabajo actual, describimos un modelo de simulador neuroendoscópico ventricular de alta fidelidad que, debido a su bajo costo, permite ser replicado en cualquier centro de entrenamiento que tenga un neuroendoscopio.

Objectives: Ventricular endoscopy is considered an excellent technique. However, without an optimal learning curve, it could lead to deadly complications.There are synthetic simulation models that replicate the ventricular anatomy with high fidelity but high costs. Some low-cost models have been published using human corpses for endoscopic training; however, materials' acquisition is difficult. A different option is live biological models (laboratory rodents), although cost is lower, they are questioned from an ethical point of view.The ideal simulator, in addition to aspiring maximum fidelity, must be accessible, affordable and easy to replicate to facilitate repetitive training. Methods: A simulation model using bovine brain and membrane units made by a soda cup covered by an amniotic membrane. We placed the bovine brain and the amniotic membrane units inside an expanded polystyrene spherical container; once the sphere is formed, we inserted two trocars, which will enabled us to insert the neuroendoscope and fill it with water. Result: We introduced an attainable and realistic new model for neuroendoscopic simulation, which replicates biopsy, tissue coagulation, fenestration, and membrane dilatation exercises. Conclusion: Simulators for neuroendoscopy described so far are reliable, but they entail a high cost. Models with live animals, although with lower cost, are questioned from an ethical point of view.In the current work, we describe a high fidelity ventricular neuroendoscopic simulator model that, due to its low cost, allows to be replicated in any training center that has a neuroendoscope
Descritores: Neuroendoscopia
-Especialidades Cirúrgicas
Simulação
Endoscopia
Modelos Biológicos
Limites: Humanos
Responsável: AR423.1 - Biblioteca


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Martino, Milva Maria Figueiredo de
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Id: biblio-960913
Autor: Silva, Rosângela Marion da; Zeitoune, Regina Célia Gollner; Beck, Carmem Lúcia Colomé; Martino, Milva Maria Figueiredo de; Prestes, Francine Cassol.
Título: The effects of work on the health of nurses who work in clinical surgery departments at university hospitals / Efeitos do trabalho na saúde de enfermeiros que atuam em clínica cirúrgica de hospitais universitários / Efectos del trabajo en la salud de enfermeros que actúan en clínica quirúrgica de hospitales universitarios
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);24:e2743, 2016. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to analyze the effects of work on the health of nurses who work in clinical surgery departments at university hospitals in relation to physical, social and psychological suffering and pain. Methods: a quantitative transversal study was carried out between 2012 and 2013 in four institutions in a state located in the south of Brazil. We studied 65 nurses who responded to questions on their habits. We also obtained sociodemographical information on them as well as conducting an evaluation on work relational damage using an evaluation scale. Associations were checked through the use of the Chi-Sqaure and Fisher's exact test. Correlations were checked using the Spearmann test. Results: we found that physical ailments persisted and that there were connections between social and psychological pain/suffering and variable physical activities as well as connections with accidents in the work place and the option to work shifts. We noted correlations between social and psychological pain/suffering. Conclusion: nurses had their health compromised due to their work in clinical surgery departments.

RESUMO Objetivo: analisar os efeitos do trabalho na saúde de enfermeiros que atuam em clínicas cirúrgicas de hospitais universitários, relacionando-os aos danos físicos, sociais e psicológicos. Método: estudo quantitativo, transversal, realizado entre 2012 e 2013 em quatro instituições de um Estado da região sul do Brasil. A amostra foi composta por 65 enfermeiros que responderam questões sobre os hábitos de vida e dados sociodemográficos e a Escala de Avaliação de Danos Relacionados ao Trabalho. Associações foram verificadas pelo teste Qui-Quadrado e Exato de Fisher e as correlações pelo teste de Spearmann. Resultados: prevaleceu o adoecimento físico, encontrando associação entre os fatores Danos Sociais e Psicológicos e as variáveis prática de atividade física, acidente de trabalho e opção pelo turno de trabalho. Evidenciou-se correlação entre Danos Sociais e Psicológicos. Conclusão: o trabalho realizado por enfermeiros que atuam em clínica cirúrgica nas instituições hospitalares pesquisadas produz efeitos danosos à saúde.

resumen Objetivo: analizar los efectos del trabajo en la salud de enfermeros que actúan en clínicas quirúrgicas de hospitales universitarios, relacionándolos a daños físicos, sociales y psicológicos. Método: estudio cuantitativo, transversal, realizado entre 2012 y 2013, en cuatro instituciones de un estado de la región sur de Brasil. La muestra estuvo compuesta por 65 enfermeros que respondieron preguntas sobre los hábitos de vida y datos sociodemográficos; se uso la Escala de Evaluación de Daños Relacionados al Trabajo. Las asociaciones fueron verificadas con el test Chi-Cuadrado y Exacto de Fisher y las correlaciones con el test de Spearmann. Resultados: prevaleció la enfermedad física, encontrando asociación entre los factores Daños Sociales y Psicológicos y las variables: práctica de actividades físicas, accidente de trabajo y opción por el turno de trabajo. Se evidenció correlación entre Daños Sociales y Psicológicos. Conclusión: el trabajo realizado por enfermeros, que actúan en clínica quirúrgica en las instituciones hospitalarias investigadas, produce efectos que perjudican a la salud.
Descritores: Saúde do Trabalhador
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital
Doenças Profissionais/epidemiologia
-Especialidades Cirúrgicas
Brasil
Estudos Transversais
Departamentos Hospitalares
Hospitais Universitários
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG



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