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Angelo, Margareth
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Id: biblio-1004059
Autor: Cruz, Andréia Cascaes; Angelo, Margareth.
Título: Impacto de uma intervenção educativa sobre Enfermagem dos Sistemas Familiares nas atitudes dos enfermeiros / Impact on nurses' attitudes of an educational intervention about Family Systems Nursing / Impacto de una interveción educativa sobre Enfermería de los Sistemas Familiares en las actitudes de los enfermeros
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e34451, jan.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: avaliar o impacto de uma intervenção educativa sobre Enfermagem dos Sistemas Familiares nas atitudes dos enfermeiros. Método: pesquisa quase experimental realizada com 37 enfermeiros que atuavam no contexto neonatal/pediátrico de um hospital universitário. A etapa de intervenção, realizada em dezembro de 2014, consistiu de um treinamento com etapas teórica e prática. Os dados coletados por meio do autopreenchimento da escala "A Importância das Famílias nos Cuidados de En­fermagem ­ Atitudes dos Enfermeiros" foram analisados por dos testes de Kruskal-Wallis, Wilcoxon Mann-Whitney, Coeficiente de Correlação de Spearman e o teste Steel-Dwass-Critchlow-Fligner. Resultados: os enfermeiros que apresentavam escores mais baixos na fase pré-intervenção foram os que evidenciaram maior diferença positiva após, passando a apresentar escores indicativos de atitudes favoráveis à inclusão das famílias nos cuidados. Conclusão:constatou-se impacto positivo nas atitudes dos enfermeiros em relação à importância que atribuem à inclusão das famílias nos cuidados de enfermagem após a intervenção educativa.

Objective: to evaluate the impact on nurses' attitudes of an educational intervention on Family Systems Nursing. Method: quasi-experimental study with 37 nurses working in the neonatal and pediatric context of a university hospital. The intervention stage, in December 2014, consisted of theoretical and practical training. Data were collected by self-completion of the scale "The Importance of Families in Nursing Care ­ Nurses' Attitudes" and were analyzed by the Kruskal-Wallis, Wilcoxon Mann-Whitney, Spearman Correlation Coefficient and Steel-Dwass-Critchlow-Fligner tests. Results: nurses who scored lower in the pre-intervention phase showed greatest positive difference after the educational intervention, and returned scores indicative of attitudes favorable to the inclusion of the families in care. Conclusion: after the educational intervention, positive impact was found on nurses' attitudes regarding the inclusion of families in nursing care.

Objetivo: evaluar el impacto de una intervención educativa sobre Enfermería de los Sistemas Familiares en las actitudes de los enfermeros. Método: investigación casi experimental realizada junto a 37 enfermeros que trabajaban en el contexto neonatal/pediátrico de un hospital universitario. La etapa de intervención, realizada en diciembre de 2014, consistió en un entrenamiento que integró etapas teórica y práctica. Los datos recolectados por medio de instrumento llenado por el propio enfermero sobre "La Importancia de las Familias en los cuidados de Enfermería - Actitudes de los enfermeros" se analizaron por medio de las pruebas de Kruskal-Wallis, Wilcoxon Mann-Whitney, Coeficiente de Correlación de Spearman y el test Steel- Dwass-Critchlow-Fligner. Resultados: los enfermeros que presentaban escores más bajos en la fase pre-intervención fueron los que evidenciaron mayor diferencia positiva después de la intervención educativa, pasando a presentar escores indicativos de actitudes favorables a la inclusión de las familias en los cuidados. Conclusión: se constató un impacto positivo en las actitudes de los enfermeros, después de la intervención educativa, en relación a la importancia que atribuyen a la inclusión de las familias en los cuidados de enfermería.
Descritores: Atitude Frente a Saúde
Enfermagem Familiar
Capacitação Profissional
Enfermeiras Pediátricas
-Família
Cuidados de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-859788
Autor: Cerqueira, Isis Thamara Argolo; Barbara, Josele Santa.
Título: ATUAÇÃO DA ENFERMEIRA NA SALA DE VACINAÇÃO EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA / NURSES ROLE IN VACCINATION ROOMS OF FAMILY HEALTH UNITS / ACTUACIÓN DE LA ENFERMERA EN LA SALA DE VACUNACIÓN EN UNIDADES DE SALUD DE LA FAMILIA
Fonte: Rev. baiana saúde pública;40(2 (2016)):https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016.v40.n2.a734, Set. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: A atuação da enfermeira na sala de vacinação é de suma importância na assistência e nas ações que são desenvolvidas nesse ambiente, visto que esse profissional deve atuar em todo o processo de imunização, levando sempre em consideração a orientação e educação em saúde dos usuários desse serviço de saúde, bem como o treinamento e a capacitação da equipe de saúde, buscando uma assistência humanizada. O objetivo deste trabalho foi conhecer a atuação da enfermeira na sala de vacinação em Unidades de Saúde da Família de um município do recôncavo baiano. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada relacionada à temática. Os sujeitos da pesquisa foram as enfermeiras pertencentes às Equipes de Saúde da Família dos Distritos Sanitários II e III. A análise de dados foi realizada por meio da ordenação, classificação e análise propriamente dita dos dados. Os resultados indicaram que, com relação à atuação da enfermeira nos seus aspectos gerenciais e assistenciais na sala de vacinação, as entrevistadas relataram que atuaram na supervisão, no manuseio dos impressos específicos da vacinação e na triagem neonatal. Concluiu-se que a atuação da enfermeira na sala de vacinação foi pouca ou ausente, ficando a técnica de enfermagem, na maioria das vezes, como responsável por este setor, que, em sua formação, não teve disciplinas que a capacitassem para gerenciar e ser responsável técnica pela sala de vacinação.

The role of the nurse in the vaccination room is of utmost importance to the assistance and actions carried out in this environment, since this professional should participate in the entire process of immunization, always taking into account the guidance and education in health of this health service users, as well as the training and qualification of the healthcare team, seeking a humanized assistance. The objective of this work was to understand the role of nurses in the vaccination room of family health units of a municipality of Bahia Recôncavo. For that purpose, a qualitative approach was used, and data was collected by means of a semi-structured interview. The research subjects were nurses belonging to the Family Health Teams of Sanitary Districts II and III. Data analysis was performed through ordination, data classification and analysis itself. In relation to the nurses' managerial function and care responsibilities, the respondents reported that nurses act as supervisors, handle vaccine-related paperwork, and they work in neonatal screening which was described as a nurse's responsibility in the vaccination room. In conclusion, this study shows that nurses play little or no role in the vaccination room. Nurse technicians typically take on this responsibility, despite the fact that a nurse technician's education does not include training on how to manage these duties.

El papel de la enfermera en la sala de vacunación es de suma importancia en la asistencia y las acciones que se realizan en este entorno, ya que este profesional debe actuar en todo el proceso de vacunación, siempre teniendo en cuenta la orientación y la educación en salud de los usuarios de este servicio de salud, y la formación y capacitación del equipo de salud, buscando una asistencia humanizada. El objetivo de este trabajo es conocer el desempeño de las enfermeras en la sala de vacunación en las Unidades de Salud de la Familia en un municipio del Recôncavo en el estado de Bahia. Por lo tanto, se utilizó el enfoque cualitativo y la entrevista semi-estructurada relacionada con el tema como herramienta para la recolección de datos. Los sujetos de la investigación fueron las enfermeras pertenecientes a los Equipos de Salud de la Familia de los Distritos Sanitarios II y III. El análisis de los datos se realizó a través de la ordenación, clasificación y análisis de los datos. Los resultados indicaron que, con relación a la labor de la enfermera en sus aspectos de gestión y atención en la sala de vacunación, los encuestados informaron que trabajan con supervisión, en el manejo de las formas específicas de la vacunación y evaluación neonatal. Se concluyó que la actuación de enfermería en la sala de vacunación es baja o ausente, dejando el sector a cargo del técnico de enfermería la mayor parte del tiempo, quien no tiene la formación para administrar y ser responsable técnico por la sala de vacunación. Palabras clave: Inmunización. Supervisión de enfermería. Enfermería
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Centros de Saúde
Vacinação
Enfermagem Familiar
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: biblio-1095654
Autor: Mendes, Ana Márcia Chirardia.
Título: Não podendo viver como antes: a dinâmica familiar na experiência do transplante hepático da criança / Not being able to live like before: the family dynamics during pediatric liver transplantation experience.
Fonte: São Paulo; s.n; 2006. 153 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo - USP para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este trabalho teve como objetivos compreender a dinâmica familiar na experiência do transplante hepático pediátrico, bem como identificar as demandas e recursos da família. Utilizou-se como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. A análise comparativa dos dados possibilitou desvendar o significado da experiência da família com uma criança na situação de transplante hepático. Foi possível identificar dois fenômenos que compõem esta experiência: TENDO A VIDA CONTROLADA PELO TRANSPLANTE, que representa a vulnerabilidade da família ao vivenciar as incertezas e o medo constantes no decorrer da experiência de doença da criança; e LUTANDO PARA RESGATAR A AUTONOMIA, que consiste no movimento de reação da família diante do primeiro fenômeno, adaptando-se continuamente para enfrentar o estresse e sofrimento desencadeados pela situação de doença. A articulação desses fenômenos permitiu identificar a categoria central NÃO PODENDO VIVER COMO ANTES, a partir da qual propõe-se um modelo teórico explicativo da experiência.

The aims of this study were to understand the family dynamics during the pediatric liver transplantation experience, and to identify the demands and resources of the family. The study used the Symbolic Interactionism as a theoretical reference and the Grouded Theory Methodology. The comparative anaylisis of the data enabled to unfold the meaning of the experience of the family with a child living the liver transplantation experience. Two phenomena were identified: HAVING LIFE UNDER TRANSPLANTATION´S CONTROL represents the vulnerability of the family living with uncertainty and fear across the child´s illness experience; and STRUGGLING TO RESCUE THEIR AUTONOMY is the reaction of the family when exposed to the first phenomenon, and consists on a continuous adaptation to face all the suffering and stress triggered by the illness situation. The relationship of these two phenomena allowed the identification of the central category named NOT BEING ABLE TO LIVE LIKE BEFORE based on which it was possible to propose a theoretical model to explain the experience.
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Transplante de Fígado
Enfermagem Familiar
Limites: Humanos
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-1091966
Autor: Vieira, Aretuza Cruz; Cunha, Mariana Lucas Da Rocha.
Título: My role and responsibility: mothers' perspectives on overload in caring for children with cancer* / Meu papel e responsabilidade: as perspectivas das mães sobrecarregadas com o cuidado dos filhos com câncer / Mi rol y responsabilidad: las perspectivas de las madres sobrecargadas con el cuidado a los hijos con cáncer
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;54:e03540, 2020. graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To understand the experience of maternal overload in caring for children with cancer from the mother's perspective. Method: Symbolic Interactionism was adopted as a theoretical framework and the Grounded Theory as methodological framework. The study was conducted in a public hospital, which is reference in pediatric oncology. Data was collected from six mothers through semi-structured interviews in the second semester of 2017. Results: Mothers of children with cancer attributed meaning to the care experience when trying to cope with the emotional, social, physical, financial, family-related, information and moral overload. Maternal overload arises as a dynamic inter-relation process between the many types of overload. Conclusion: The maternal figure is the main person involved in care and experiences overload in caring for their sick child, facing limitations and responsibilities. The research acted as a key element to broaden the analysis and intervention of the family nurse, not only contributing to the theoretical construct related to maternal overload, but also and mainly to the scope of practice in patient care.

Resumo Objetivo: Compreender a experiência da sobrecarga materna no cuidado dos filhos com câncer do ponto de vista da mãe. Método: O Interacionismo Simbólico foi adotado como um marco teórico e a Teoria Fundamentada nos Dados, como marco metodológico. O estudo foi conduzido em um hospital público, que é referência em oncologia pediátrica. Os dados foram coletados de seis mães por meio de entrevistas semiestruturadas no segundo semestre de 2017. Resultados: As mães das crianças com câncer atribuíram significado à experiência do cuidado quando tentaram lidar com a informação emocional, social, física, financeira, relacionada à família e a sobrecarga moral. A sobrecarga materna emerge como um processo inter-relacional dinâmico entre os vários tipos de sobrecarga. Conclusão: A figura materna é a pessoa principal envolvida no cuidado e experimenta sobrecarga no cuidado com seus filhos doentes, enfrentando limitações e responsabilidades. A pesquisa agiu como um elemento-chave para ampliar a análise e intervenção do enfermeiro familiar, não apenas contribuindo para o construto teórico relacionado à sobrecarga materna, mas também e principalmente para o escopo da prática no cuidado com o paciente.

Resumen Objetivo: Comprender la experiencia de la sobrecarga materna en el cuidado a los hijos con cáncer desde el punto de vista de la madre. Método: El Interaccionismo Simbólico fue adoptado como un marco teórico y la Teoría Fundamentada en los Datos, como marco metodológico. Se llevó a cabo el estudio en un hospital público, que es referencia en oncología pediátrica. Se recogieron los datos de seis madres mediante entrevistas semiestructuradas en el segundo semestre de 2017. Resultados: Las madres de los niños con cáncer atribuyeron significado a la experiencia del cuidado cuando intentaron manejar la información emotiva, social, física, financiera, relacionada con la familia y la sobrecarga moral. La sobrecarga materna surge como un proceso interrelacional dinámico entre los distintos tipos de sobrecarga. Conclusión: La figura materna es la persona principal involucrada en el cuidado y experimenta sobrecarga en el cuidado a sus hijos enfermos, enfrentando limitaciones y responsabilidades. La encuesta actuó como un elemento clave para ampliar el análisis y la intervención del enfermero familiar, no solo contribuyendo al constructo teórico relacionado con la sobrecarga materna, sino también y especialmente al marco de la práctica en el cuidado con el paciente.
Descritores: Criança
Cuidadores/psicologia
Mães/psicologia
Neoplasias
-Enfermagem Oncológica
Enfermagem Familiar
Teoria Fundamentada
Interacionismo Simbólico
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Angelo, Margareth
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Id: biblio-956702
Autor: Fernandes, Carla Sílvia; Angelo, Margareth; Martins, Maria Manuela.
Título: Dar Voz aos Cuidadores: um jogo para o cuidador familiar de um doente dependente / Dar Voz aos Cuidadores: un juego para el cuidador familiar de un enfermo dependiente / Giving Voice to Caregivers: a game for family caregivers of dependent individuals
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;52:e03309, 2018. graf.
Idioma: en; pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: Construir e avaliar um jogo de tabuleiro criado com a finalidade de promover uma transição eficaz para o papel de cuidador familiar de doentes dependentes. Método: Pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com cuidadores familiares de doentes dependentes. Resultados: Permitiram a conceitualização, a construção e a avaliação do jogo de tabuleiro. O jogo foi uma ferramenta importante de avaliação familiar, permitindo uma comunicação aberta, com intervenção nas forças da família. Conclusão: Os resultados demonstram que o jogo ajuda a construir novas histórias de família, com momentos de abertura, exteriorização de problemas e partilha, constituindo uma importante estratégia de avaliação e intervenção familiar.

RESUMEN Objetivo: Construir y evaluar un juego de tablero creado con la finalidad de promocionar una transición eficaz al papel de cuidador familiar de enfermos dependientes. Método: Investigación exploratoria y descriptiva, con un abordaje cualitativo del tipo estudio de caso, con cuidadores familiares de enfermos dependientes. Resultados: Permitieron la conceptualización, la construcción y la evaluación del juego de tablero. El juego fue una herramienta importante de evaluación familiar, permitiendo una comunicación abierta, con intervención en las fuerzas de la familia. Conclusión: Los resultados demuestran que el juego ayuda a construir nuevas historias de familia, compartiendo momentos de apertura y exteriorización de problemas, a la vez que se construye una importante estrategia de evaluación e intervención familiar.

ABSTRACT Objective: To construct and assess a board game created to promote the effective transition of family members into caregivers of dependent individuals. Method: This was a qualitative exploratory and descriptive case study conducted with family caregivers of dependent individuals. Results: The study resulted in the conceptualization, construction, and assessment of the board game. The game proved to be an important family evaluation tool, enabling open communication and interventions in family dynamics. Conclusion: The results showed that the game can help build new family narratives, providing an opportunity for open communication, expression of problems and sharing, representing an important family evaluation and intervention strategy.
Descritores: Idoso
Cuidadores
Jogos Experimentais
-Família
Grupos Focais
Enfermagem Familiar
Limites: Humanos
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-901632
Autor: Marques, Samara Silva; Riquinho, Deise Lisboa; Santos, Maxuel Cruz dos; Vieira, Letícia Becker.
Título: Estratégias para identificação e enfrentamento de situação de violência por parceiro íntimo em mulheres gestantes / Estrategias para identificar y enfrentar situaciones de violencia de parte de la pareja en mujeres gestantes / Strategies for identification and coping with the violence situation by intimate partners of pregnant women
Fonte: Rev. gaúch. enferm;38(3):e67593, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Conhecer as estratégias utilizadas por enfermeiros de Unidades de Estratégias de Saúde da Família para identificação e enfrentamento de situação de violência por parceiro íntimo em mulheres gestantes. Método Estudo descritivo com abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada direcionada a 23 enfermeiros da atenção básica, no período de setembro de 2015 a abril de 2016. Utilizou-se a análise de conteúdo do tipo temática. Resultados Emergiu a categoria: "É bem complexo" - ações de identificação e enfrentamento da violência por parceiro íntimo em mulheres gestantes. As lesões físicas foram o principal indicativo de violência identificada na consulta pré-natal. As estratégias de enfrentamento foram os encaminhamentos a serviços especializados e discussão conjunta com a equipe de saúde. Conclusão Aponta-se a necessidade de organização de um protocolo de enfermagem que auxilie na identificação e classificação de risco à exposição à violência, educação permanente destes profissionais e fortalecimento das ações intersetoriais.

RESUMEN Objectivo Conocer las estrategias utilizadas por enfermeros de Unidades de Estrategias de Salud de la Familia para identificación y enfrentamiento de situación de violencia por compañero íntimo en mujeres gestantes. Método Estudio descriptivo con abordaje cualitativo, con entrevista semiestructurada dirigida a 23 enfermeros de la atención primaria, en el periodo de septiembre de 2015 a abril de 2016. Se utilizó el análisis de contenido del tipo temático. Resultados Surgió la categoria: "Es muy complejo" - acciones de identificación y enfrentamiento de la violencia de parte del compañero íntimo en mujeres gestantes. Las lesiones físicas fueron el principal indicativo de violencia identificada en la consulta prenatal. Las estrategias de enfrentamiento fueron los encaminamientos a servicios especializados y discusión junto al equipo de salud. Conclusión Se apunta la necesidad de organización de un protocolo de enfermería que auxilie en la identificación y clasificación de riesgo a la exposición a la violencia, educación permanente de estos profesionales y fortalecimiento de acciones intersectoriales.

ABSTRACT Objective To know the strategies used by nurses of Units of Family Health Strategies to identify and cope with the violence situation by intimate partners of pregnant women. Method Descriptive study with a qualitative approach, in which semi-structured interviews were conducted with 23 primary care nurses from September 2015 to April 2016. Thematic content analysis was used. Results The category "It's very complex" has emerged - actions to identify and cope with the violence situation by intimate partners of pregnant women. Physical injuries were the main violence indicative identified at prenatal care. The coping strategies were the referrals to specialized services and joint discussion with healthcare team. Conclusion There's a need to organize a nursing protocol that helps in the identification and classification of risk exposure to violence, permanent education of these professionals and strengthening of intersectoral actions.
Descritores: Enfermagem Familiar/métodos
Violência por Parceiro Íntimo
-Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Gravidez
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-960828
Autor: Ramos, Thiago Magela; Rennó, Heloíza Maria Siqueira.
Título: Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família sob a ótica dos egressos / Formación en la residencia de enfermería en la Atención Básica/Salud de la Familia bajo la óptica de los egresos / Training in the nursing residency in Primary Care/Family Health from the perspective of the graduates
Fonte: Rev. gaúch. enferm;39:e20180017, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Compreender o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais a partir da formação proporcionada pela Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família de uma universidade pública brasileira sob a ótica dos egressos e análise do Projeto Pedagógico. MÉTODO Estudo qualitativo, tipo estudo de caso realizado com os 21 egressos da Residência em Enfermagem citada. Os dados foram coletados entre os meses de dezembro/2016 e julho/2017, tendo como fontes entrevistas individuais com os egressos, gravadas, transcritas e analisadas pela Análise Temática de Conteúdo, com suporte do software ATLAS ti e análise documental do Projeto Pedagógico. RESULTADOS Duas categorias emergiram: "Perfil profissional para a aquisição de competências e habilidades" e "Fatores influentes para o desenvolvimento das competências e habilidades". CONSIDERAÇÕES FINAIS Os egressos reconheceram a importância da Residência em seus processos formativos. Porém, apontaram diretivas como o aprimoramento das relações interpessoais e a ampliação do desenvolvimento da competência Administração/Gerenciamento.

Resumen OBJETIVO: Comprender el desarrollo de habilidades y competencias profesionales a partir de la formación proporcionada por la Residencia en Enfermería en la Atención Básica/Salud de la Familia de una universidad pública brasileña bajo la óptica de los egresados y análisis del Proyecto Pedagógico. MÉTODO Estudio cualitativo, tipo estudio de caso realizado con los 21 egresados ​​de la Residencia en Enfermería citada. Los datos fueron recolectados entre los meses de diciembre/2016 y julio/2017, teniendo como fuentes entrevistas individuales con los egresados, grabadas, transcritas y analizadas por el Análisis Temático de Contenido, con soporte del software ATLAS ti y análisis documental del Proyecto Pedagógico. RESULTADOS Dos categorías emergieron: "Perfil profesional para la adquisición de competencias y habilidades" y "Factores influyentes para el desarrollo de las competencias y habilidades". CONSIDERACIONES FINALES: Los egresados ​​reconocieron la importancia de la Residencia en sus procesos formativos. Sin embargo, apuntaron directivas como el perfeccionamiento de las relaciones interpersonales y la ampliación del desarrollo de la competencia Administración/Gestión.

Abstract OBJECTIVE To understand the development of professional skills and competences from the training provided by the Nursing Residency in Primary Care/Family Health of a Brazilian public university from perspective of the graduates and analysis of the Pedagogical Project. METHOD A qualitative case study carried out with 21 graduates of the Nursing Residency. The data were collected between December 2016 and July 2017, with individual interviews conducted with the graduates, recorded, transcribed and analyzed by the Content Thematic Analysis, with the support of ATLAS ti software and documentary analysis of the Pedagogical Project. RESULTS Two categories emerged: "Professional profile for acquiring skills and abilities" and "Influential factors for the development of skills and abilities". FINAL CONSIDERATIONS The graduates recognized the importance of the Residency in their training processes. However, they pointed to directives such as the improvement of interpersonal relations and the expansion of the development of the Administration/Management competency.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Saúde da Família
Competência Clínica
Enfermagem Familiar/educação
Enfermagem de Atenção Primária
-Resolução de Problemas
Brasil
Pesquisa Qualitativa
Relações Interpessoais
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-960856
Autor: Rocha, Elisiane do Nascimento da; Lucena, Amália de Fátima.
Título: Projeto Terapêutico Singular e Processo de Enfermagem em uma perspectiva de cuidado interdisciplinar / Proyecto Singular Terapéutico y Proceso de Enfermería en una perspectiva el cuidado interdisciplinario / Single Therapeutic Project and Nursing Process from an interdisciplinary care perspective
Fonte: Rev. gaúch. enferm;39:e20170057, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Analisar o Projeto Terapêutico Singular e o Processo de Enfermagem quanto as suas especificidades e pontos de interseções, na perspectiva do cuidado interdisciplinar. MÉTODO Revisão integrativa da literatura de artigos disponíveis nas bases de dados Lilacs, SciELO, MEDLINE e PubMed, em português, inglês e espanhol, publicados no período de 2005 a 2015. RESULTADOS Foram identificados 23 artigos. Destes, 17 sobre o Processo de Enfermagem, seis sobre o Projeto Terapêutico Singular e um sobre residência multiprofissional. Da análise identificaram-se as suas especificidades e pontos de interseções que descrevem o alinhamento e similaridades entre os mesmos, nos serviços de atenção básica e saúde mental. CONCLUSÕES O Projeto Terapêutico Singular e o Processo de Enfermagem se alinham nas práticas de saúde nos serviços de atenção básica e saúde mental. A residência multiprofissional possibilita esse alinhamento dos mesmos, e o enfermeiro contribui para o cuidado interdisciplinar justamento com o processo de enfermagem.

Resumen OBJETIVO Analizar el Proyecto Singular Terapéutico y el Proceso de Enfermería como sus características específicas y puntos de intersecciones, desde la perspectiva de la atencíon interdisciplinaria. MÉTODO Revisión integradora de los artículos disponibles en las bases de datos LILACS, SciELO, MEDLINE y PubMed, en portugués, Inglés y Español, publicado en el período 2005-2015. RESULTADOS Se identificaron 23 artículos. De éstos, 17 del proceso de enfermería, seis en el Proyecto Singular Terapéutico y uno residência multiprofesional. El análisis identificó si sus especificidades y puntos de intersecciones que describen la alineación y similitudes entre ellos en la atención primaria de salud y salud mental. CONCLUSIONES El Proyecto Singular Terapéutico y el Proceso de Enfermería se alinean en las prácticas de salud en la atención primaria de salud y salud mental. La residência multiprofesional permite esta alineación de los mismos, y la enfermera contribuye a la atención interdisciplinaria desde justo al PE.

Abstract OBJECTIVE To analyze the single therapeutic project and the nursing process regarding its specificities and intersection points from the interdisciplinary care perspective. METHODIntegrative review of the literature from articles available in the Lilacs, SciELO, MEDLINE and PubMed databases, published in Portuguese, English and Spanish from 2005 to 2015. RESULTS It was identified 23 articles. From these, 17 on the nursing process, six on the single therapeutic project and one about multiprofessional residency. From the analysis, their specificities and intersection points that describe the alignment and similarities between them were identified in the primary and mental health cares. CONCLUSIONS The single therapeutic project and the nursing process are aligned in health practices in primary and mental health cares. The multiprofessional residency allows this alignment among them, and the nurse contributes to the interdisciplinary care with the nursing process.
Descritores: Processo de Enfermagem/organização & administração
-Brasil
Modelos de Enfermagem
Enfermagem Familiar
Comunicação Interdisciplinar
Programas Nacionais de Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 296 LILACS  
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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-978507
Autor: Silva, Amarílis Pagel Floriano da; Backes, Dirce Stein; Magnago, Tânia Solange Bosi de Souza; Colomé, Juliana Silveira.
Título: Segurança do paciente na atenção primária: concepções de enfermeiras da estratégia de saúde da família / Seguridad del paciente en la atención primaria: concepciones de enfermeras de la estrategia de salud de la familia / Patient safety in primary care: conceptions of family health strategy nurses
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40(spe):e20180164, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVOS Compreender as concepções de enfermeiras atuantes na Estratégia de Saúde da Família acerca da segurança do paciente na atenção primária em saúde e de que forma estas repercutem nas ações cotidianas dessas profissionais. MÉTODOS Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, realizado com enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família, em município da região central do RS. As técnicas de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e a observação não participante, realizadas no período de abril a novembro de 2017. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo Temática. RESULTADOS A análise resultou em três categorias temáticas abordando os significados, as dificuldades e as estratégias relacionadas ao cuidado seguro. CONCLUSÕES A pesquisa mostra a necessidade de novos estudos sobre o tema. As reflexões podem contribuir para a assistência de enfermagem com vistas à segurança do paciente, qualificando tanto o trabalho das enfermeiras, como o cuidado em saúde de modo ampliado.

Resumen OBJETIVOS Comprender las concepciones de enfermeras actuantes en la Estrategia de Salud de la Familia acerca de la seguridad del paciente en la atención primaria en salud y de qué forma éstas repercuten en las acciones cotidianas de estas profesionales. MÉTODOS Estudio descriptivo-exploratorio de abordaje cualitativo, realizado con enfermeras que trabajan en Estrategias de Salud de la Familia, en un municipio de la región central del Rio Grande do Sul. Las técnicas de recolección de datos fueron la entrevista semiestructurada y la observación sistemática no participante, realizadas en el período de abril a noviembre de 2017. Los datos fueron sometidos al Análisis de Contenido Temático. RESULTADOS El análisis de los datos resultó en tres categorías temáticas abordando el significado de seguridad del paciente, las dificultades y estrategias para el cuidado seguro. CONCLUSIONES La investigación muestra la necesidad de nuevos estudios sobre el tema. Las reflexiones pueden contribuir a la asistencia de enfermería con miras a la seguridad del paciente, calificando el trabajo de las enfermeras como del cuidado en salud de modo ampliado.

Abstract OBJECTIVES To understand the conceptions of nurses working in the Family Health Strategy about patient safety in primary health care and how they affect the daily actions of these professional. METHODS A descriptive-exploratory study of a qualitative approach, carried out with nurses working in Family Health Strategies, in a municipality in the central region of RS. Data collection techniques were semi-structured interview and non-participant systematic observation, carried out from April to November 2017. The data were submitted to the Thematic Content Analysis. RESULTS Data analysis resulted in three thematic categories addressing the meanings, difficulties and strategies related to safe care. CONCLUSIONS The research shows the need for new studies on the subject. The reflections can contribute to nursing care with a view to patient safety, qualifying both nurses' work and health care in an expanded way.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/normas
Atitude do Pessoal de Saúde
Saúde da Família
Enfermagem Familiar
Segurança do Paciente
-Brasil
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Chiesa, Anna Maria
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Id: biblio-956711
Autor: Fracolli, Lislaine Aparecida; Reticena, Kesley de Oliveira; Abreu, Flávia Corrêa Porto de; Chiesa, Anna Maria.
Título: A implementação de um programa de visitas domiciliárias com foco na parentalidade: um relato de experiência / La implantación de un programa de visitas domiciliarias con enfoque en la parentalidad: un relato de experiencia / The implementation of a home visits program focused on parenting: an experience report
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;52:e03361, 2018. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Relatar a experiência de implementação do Programa de visita domiciliar Jovens Mães Cuidadoras. Método O programa enfoca a relação mãe-criança como objeto do cuidado com vistas ao desenvolvimento da parentalidade e adota a teoria do apego, a teoria da autoeficácia e a teoria bioecológica como referenciais. A construção desse programa ocorreu a partir de materiais de programas de visitação internacionais, por meio da tradução do material, elaboração e validação do conteúdo teórico. Resultados As visitas realizadas pelas enfermeiras tiveram duração média de 1 hora, nas quais foram abordados junto às adolescentes assuntos referentes aos cuidados com saúde, saúde ambiental, projeto de vida, parentalidade, família e rede social, além das demandas das adolescentes. Evidenciou-se que as enfermeiras encontraram dificuldades na implementação do programa. Conclusão Ao adotar a visita domiciliar como ferramenta de cuidado com foco na parentalidade, a experiência de implementação do programa demonstrou ser uma tecnologia inovadora, com grande potencial e relevância para a promoção do cuidado à adolescente e ao desenvolvimento infantil.

RESUMEN Objetivo Relatar la experiencia de implantación del Programa de visita domiciliaria Jóvenes Madres Cuidadoras. Método El programa enfoca la relación madre-niño como objeto del cuidado con vistas al desarrollo de la parentalidad y adopta la teoría del apego, la teoría de la autoeficacia y la teoría bioecológica como marcos de referencia. La construcción de ese programa ocurrió a partir de materiales de programas de visitación internacionales, mediante la traducción del material, la elaboración y la validación del contenido teórico. Resultados Las visitas realizadas por las enfermeras tuvieron duración media de una hora, en las que fueron abordados con las adolescentes temas referentes a los cuidados con la salud, salud ambiental, proyecto de vida, parentalidad, familia y red social, además de las demandas de las adolescentes. Se evidenció que las enfermeras encontraron dificultades en la implantación del programa. Conclusión Al adoptar la visita domiciliaria como herramienta de cuidado con foco en la parentalidad, la experiencia de implantación del programa demostró ser una tecnología innovadora, con gran potencial y relevancia para la promoción del cuidado a la adolescente y al desarrollo infantil.

ABSTRACT Objective To report the experience of implementing Home Visits as part of the Young Mothers Caregiver Program. Method The program focuses on the mother-child relationship as an object of care for developing parenting using the attachment theory, the self-efficacy theory and the bioecological theory as references. The construction of this program was centered on materials of international visitation programs, based on the translation of the material, elaboration and validation of the theoretical content. Results The home visits performed by the nurses lasted an average of 1 hour, where issues related to health care, environmental health, life project, parenting, family and social network, in addition to the adolescents' demands were discussed. It was shown that nurses encountered difficulties in implementing the program. Conclusion By adopting Home Visits as a care tool with a focus on parenting, the experience of implementing the program proved to be an innovative technology, with great potential and relevance for promoting adolescent care and child development.
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Adolescente
Poder Familiar
Visita Domiciliar
Relações Mãe-Filho
-Enfermagem Pediátrica
Família
Enfermagem Familiar
Limites: Humanos
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta



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