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Silva, Maria da Anunciaçäo
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Id: biblio-1291038
Autor: Góes, Fernanda Garcia Bezerra; Santos, Andressa Silva Torres dos; Ledo, Beatriz Cabral; Silva, Maria da Anunciação; Bastos, Mayara Pacheco da Conceição; Pires, Victórya da Costa Barreto Pinto.
Título: Preparo de alta de famílias na promoção dos cuidados domiciliares do recém-nascido: revisão integrativa / Preparation of discharge of families in the promotion of the home care of the newborn: integrative review
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);13:1249-1255, jan.-dez. 2021. ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Analisar evidências científicas da enfermagem acerca das melhores práticas relacionadas ao preparo de alta de famílias na promoção dos cuidados domiciliares do recém-nascido. Métodos: revisão integrativa da literatura realizada nos recursos informacionais LILACS, MEDLINE, BDENF, CINAHL e SCIELO, com utilização dos descritores controlados em português: "recém-nascido", "cuidado do lactente", "alta do paciente" e "enfermagem neonatal", e suas versões em inglês e espanhol, no recorte temporal de 2008 a 2018. Resultados: foram selecionados 14 estudos completos para análise interpretativa que permitiu a identificação de duas categorias: melhores práticas relacionadas ao preparo de alta de famílias de recém-nascidos e limitações no preparo de alta de famílias de recém-nascidos. Conclusão: evidenciaram-se distintas estratégias pedagógicas que podem ser desenvolvidas pela enfermagem junto aos familiares no processo de alta hospitalar, bem como a necessidade de sua efetiva aplicabilidade para a promoção dos cuidados domiciliares do recém-nascido com segurança e qualidade

Objetivo:Analizarla evidencia científica de enfermería sobre las mejores prácticas relacionadas con la preparación de las familias para recibir el alta en la promoción de la atención domiciliaria del recién nacido.Métodos: revisión integradora de la literatura realizada en los recursos de información LILACS, MEDLINE, BDENF, CINAHL y SciELO, usando descriptores controlados en portugués: "recién nacido", "cuidado del lactante", "alta del paciente" y "enfermería neonatal", y sus versiones en inglés y español, en el recorte temporal de 2008 a 2018. Resultados: se seleccionaron 14 estudios completos para análisis interpretativo que permitió la identificación de dos categorías: mejores prácticas relacionadas con la preparación de alta de familias de recién nacidos y limitaciones en la preparación de alta de familias de recién nacidos. Conclusión: se evidenció distintas estrategias pedagógicas que pueden ser desarrolladas por la enfermería junto a los familiares en el proceso de alta hospitalaria, así como la necesidad de su efectiva aplicabilidad para la promoción de los cuidados domiciliarios del recién nacido con seguridad y calidad

Objective: To analyzescientific evidence of nursing about the best practices related to preparing families to be discharged in the promotion of home care for the newborn.Methods: an integrative review of the literature on the information resources LILACS, MEDLINE, BDENF, CINAHL and SCIELO, using the descriptors controlled in Portuguese: "newborn", "infant care", "patient discharge" and "neonatal nursing" , and its versions in English and Spanish, in the time cut from 2008 to 2018. Results: 14 complete studies were selected for interpretative analysis that allowed the identification of two categories: best practices related to the preparation of discharge of newborn families and limitations in the preparation of discharge of newborn families. Conclusion: different pedagogical strategies that could be developed by nursing with family members in the hospital discharge process were evidenced, as well as the need for their effective applicability to the promotion of home care of the newborn with safety and quality
Descritores: Alta do Paciente
Enfermagem Neonatal/educação
Cuidado do Lactente/organização & administração
-Recém-Nascido
Educação em Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1287913
Autor: Dini, Ariane Polidoro; Oliveira, Andrezza de Cassia Vannucci de; Almeida-Hamasaki, Beatriz Pera de; Quinteiro, Norma Mejias; Carmona, Elenice Valentim.
Título: Adaptation of an instrument to classify neonatal patients into care categories / Adaptación de un instrumento para clasificar pacientes neonatales en categorías de cuidados / Adaptação de instrumento para classificação de pacientes neonatais em categorias de cuidados
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e03674, 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To adapt and validate a patient classification instrument for neonatal units. Method: Methodological study, with adaptation of the Pediatric Patients Classification Instrument for neonatal patients. After content validation by judges, the instrument was tested for reliability, applied to 33 neonates by two nurses, simultaneously. To assess the agreement among nurses regarding the scores of each patient on the classification scale, an intraclass agreement coefficient was applied. To assess the agreement regarding the classification in care categories, the weighted Kappa coefficient was calculated. Results: The adapted instrument consisted of a total of nine indicators, with three care categories: high dependence on care, semi-intensive care and intensive care. The Content Validity Index varied between 0.85 and 0.92 for items of the instrument. The intraclass agreement was 0.87 and the weighted Kappa for care categories was 0.56. Conclusion: An instrument that allows neonatal patients to be classified into care categories, with satisfactory reliability was validated to support the dimensioning of the nursing team.

RESUMEN Objetivo: Adaptar y validar un instrumento para clasificar pacientes de unidades neonatales. Método: Se trata de un estudio metodológico, con la adaptación del Instrumento de Clasificación de Pacientes Pediátricos para pacientes neonatales. Después de la validación de contenido llevada a cabo por jueces, se testó el instrumento en cuanto a la fiabilidad, con dos enfermeras que lo aplicaron simultáneamente en 33 neonatos. Para evaluar la concordancia entre las enfermeras con respecto a las puntuaciones de cada paciente en la escala de clasificación, se aplicó un coeficiente de concordancia intraclase. Para sopesar la concordancia en la clasificación de las categorías de atención, se calculó el coeficiente Kappa ponderado. Resultados: El instrumento adaptado constaba de nueve indicadores, con tres categorías de cuidados: dependencia alta de cuidados, cuidados intermedios y cuidados intensivos. El Índice de Validez del Contenido oscilaba entre 0,85 y 0,92 para los elementos del instrumento. La concordancia intraclase era 0,87 y el Kappa ponderado para las categorías de atención, 0,56. Conclusión: Se validó un instrumento para clasificar a los pacientes neonatales en categorías de atención, con una fiabilidad satisfactoria para subvencionar el dimensionamiento del personal de enfermería.

RESUMO Objetivo: Adaptar e validar instrumento de classificação de pacientes para unidades neonatais. Método: Estudo metodológico, com adaptação do Instrumento de Classificação de Pacientes Pediátricos para pacientes neonatais. Após a validação de conteúdo por juízes, foi realizado teste do instrumento quanto à confiabilidade, com aplicação em 33 neonatos por duas enfermeiras, de forma simultânea. Para avaliar a concordância entre as enfermeiras quanto aos escores de cada paciente na escala de classificação, aplicou-se coeficiente de concordância intraclasse. Para avaliar a concordância quanto à classificação em categorias de cuidado, foi calculado o coeficiente Kappa ponderado. Resultados: O instrumento adaptado ficou constituído por nove indicadores, com três categorias de cuidado: alta dependência de cuidados, cuidados semi-intensivos e cuidados intensivos. O Índice de Validade de Conteúdo variou entre 0,85 e 0,92 para itens do instrumento. A concordância intraclasse foi de 0,87 e o Kappa ponderado para as categorias de cuidado foi de 0,56. Conclusão: Foi validado um instrumento que permite classificar pacientes neonatais em categorias de cuidados, com confiabilidade satisfatória, para subsidiar o dimensionamento de pessoal de enfermagem.
Descritores: Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Enfermagem Neonatal
-Carga de Trabalho
Estudo de Validação
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1004062
Autor: Jesus, Elisama Brito de; Esteves, Arinete Véras Fontes; Teixeira, Elizabeth; Medeiros, Horácio Pires de; Nascimento, Marcia Helena do; Saboia, Vera Maria.
Título: Validação de tecnologia educacional sobre fototerapia para orientar familiares de neonatos ictéricos / Validation of educational technology on phototherapy to guide family members of icteric neonates / Validación de tecnología educativa sobre fototerapia para orientar a familiares de neonatos ictéricos
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e21789, jan.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: validar tecnologia educacional sobre fototerapia para orientar familiares de neonatos ictéricos. Método: estudo de desenvolvimento metodológico, realizado em 2012, com nove juízes especialistas, 11 enfermeiros assistenciais e 11 familiares, mediante aplicação de questionários submetidos à análise estatística. Foi realizado em uma maternidade pública estadual no município de Manaus, Brasil. Resultados: a tecnologia a ser validada foi do tipo álbum seriado, com dupla face, intitulado A luz que cura, a mão que cuida. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) foi de 79,7%. O Índice de Concordância (IC) na validação de aparência foi de 96,1% entre enfermeiros e 97,2% entre familiares. Conclusão:a tecnologia educacional mostrou-se válida quanto ao conteúdo e aparência, com potencial para orientar familiares de neonatos ictéricos por enfermeiros que atuam na área neonatal e maternidade.

Objective: to validate an educational technology on phototherapy designed to guide family members of icteric neonates. Method: a methodological study carried out in 2012 with 9 specialist, 11 nursing assistants and 11 family members, through the application of questionnaires later submitted to statistical analysis. The study was conducted in a state public maternity hospital in the city of Manaus, Brazil. Results: the technology that was to be validated was a double-sided flip chart called The light that heals, the hand that cares. The Content Validity Index was 79.7%. The Concordance Index for the validation of appearance was 96.1% among nurses and 97.2% among family members. Conclusion: the educational technology was validated for content and appearance and demonstrated potential for orientations of family members of icteric neonates conducted by nurses who work in the neonatal and maternity areas.

Objetivo: validar tecnología educativa sobre fototerapia para orientar a familiares de neonatos ictéricos. Método: estudio de desarrollo metodológico, realizado en 2012, con 9 jueces especialistas, 11 enfermeros asistenciales y 11 familiares, mediante aplicación de cuestionarios sometidos al análisis estadístico. Se realizó en una maternidad pública estadual en el municipio de Manaus, AM, Brasil. Resultados: la tecnología validada fue del tipo álbum seriado, con doble cara, titulado La luz que cura, la mano que cuida. El Índice de Validez de Contenido fue del 79,7%. El Índice de Concordancia en la validación de apariencia fue del 96,1% entre enfermeros y el 97,2% entre familiares. Conclusión: la tecnología educativa se mostró válida en cuanto al contenido y apariencia, con potencial para orientar a familiares de neonatos ictéricos por enfermeros que actúan en el área neonatal y maternidad.
Descritores: Fototerapia
Educação em Saúde
Tecnologia Educacional
Acolhimento
Icterícia Neonatal/enfermagem
-Família
Enfermagem
Enfermagem Neonatal
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-948540
Autor: Fazio, Ihana Arrieche; Silva, Camila Daiane; Acosta, Daniele Ferreira; Mota, Marina Soares.
Título: Alimentação e aleitamento materno exclusivo do recém-nascido: representação social do pai / Feeding and exclusive breastfeeding of newborns: social representation of fathers / Alimentación y la lactancia materna exclusiva del recién nacido: representación social del padre
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e26740, jan.-dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivos: identificar a estrutura e os conteúdos da representação social do pai acerca da alimentação e do aleitamento materno exclusivo e analisar as relações estruturais entre essas representações. Método: estudo qualitativo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Realizado na maternidade de um hospital universitário ao sul do país, com 54 pais. Coletaram-se os dados por evocações com os termos indutores alimentação do bebê e aleitamento materno exclusivo e entrevistas semiestruturadas. Trataram-se os dados pelo software EVOC e análise de contéudo. pesquisa aprovada com parecer nº 71/2016. Resultados: a palavra aleitamento materno figurou no núcleo central de ambos os termos indutores. Em relação ao aleitamento materno exclusivo, ainda constaram as palavras essencial e exclusivo, demonstrando o aspecto inerente à saúde. Conclusão: a representação dos pais teve como influência os significados de práticas culturais, todavia eles reconhecem o aleitamento materno além do aspecto nutricional, ou seja, valorizam a esfera afetiva dessa prática.

Objectives: to identify the structure and content of fathers' social representations of feeding and exclusive breastfeeding, and to analyze the structural relationships among these representations. Method: this qualitative study, based on Social Representations Theory, was conducted with 54 fathers on the maternity ward of a university hospital in south Brazil. Data collected through evocations from the stimulus-terms 'baby feeding' and 'exclusive breastfeeding', and semi-structured interviews, were treated using EVOC software and contextual analysis. The study was approved in Opinion No. 71/2016. Results: the word 'breastfeeding' appeared in the central nucleus of both stimulus-terms. In relation to 'exclusive breastfeeding', the words 'essential' and 'exclusive' were still present, demonstrating that his was inherent to health. Conclusion: fathers' representations were influenced by the meanings of cultural practices, but they acknowledge breastfeeding beyond its nutritional aspects, that is, they value the affective dimension of this practice.

Objetivos: identificar la estructura y los contenidos de la representación social del padre sobre la alimentación y la lactancia materna exclusiva y analizar las relaciones estructurales entre estas representaciones. Métodos: Estudio cualitativo basado en la teoría de las representaciones sociales. Realizado en la maternidad de un hospital universitario al sur del país, con 54 padres. Se obtuvieron los datos por evocaciones con los términos inductores alimentación del bebé y lactancia materna exclusiva y entrevistas semiestructuradas. Los datos se han procesado con el software EVOC y análisis de contenido. Investigación aprobada con dictamen Nº 71/2016. Resultados: la palabra lactancia materna estaba presente en el núcleo central de ambos términos inductores. Respecto a la lactancia materna exclusiva constaron las palabras 'esencial y exclusivo', lo que demuestra el aspecto inherente a la salud. Conclusión: la representación de los padres tuvo la influencia de los significados de prácticas culturales, sin embargo reconocen la lactancia materna más allá del aspecto nutricional, es decir, valoran la esfera afectiva de esta práctica.
Descritores: Comportamento Paterno
Aleitamento Materno
Enfermagem Neonatal
Nutrição do Lactente
Relações Pai-Filho
-Brasil
Epidemiologia Descritiva
Pesquisa Qualitativa
Leite Humano
Limites: Humanos
Masculino
Recém-Nascido
Lactente
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-962918
Autor: Naidon, Ângela Maria; Neves, Eliane Tatsch; Silveira, Andressa da; Ribeiro, Caroline Felix.
Título: Gestação, parto, nascimento e internação de recém-nascidos em terapia intensiva neonatal: relato de mães / Gestación, parto, nacimiento e internación de recién nacidos en terapia intensiva neonatal: relato de las madres / Gestation, delivery, birth and hospitalization of newborns in neonatal intensive therapy: mother's report
Fonte: Texto & contexto enferm;27(2):e5750016, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: descrever a trajetória do parto, nascimento e internação do recém-nascido em unidade de terapia intensiva neonatal. Método: pesquisa qualitativa desenvolvida com 25 mães de recém-nascidos internados na terapia intensiva neonatal. A coleta de dados ocorreu nos meses de agosto a outubro de 2014, por meio de entrevista semiestruturada, abordando questões do pré-natal à internação do bebê. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: a trajetória apontou complicações na gravidez, gestação não-planejada e a não vinculação com o profissional com quem estava realizando o pré-natal; necessidade de deslocamento para o parto e condições do nascimento revelaram importante impacto na vivencial das mães. Conclusões: Foram características da trajetória destas mulheres o início tardio do pré-natal e a fragilidade de vínculo com o profissional que realizou o pré-natal. Além disso, a dificuldade de acesso aos serviços de saúde para o parto culminou com o impacto de um nascimento de risco e internação na terapia intensiva.

RESUMEN Objetivo: describir la trayectoria del parto, nacimiento e internación del recién nacido en la unidad de terapia intensiva neonatal. Método: investigación cualitativa desarrollada con 25 madres de recién nacidos internados en terapia intensiva neonatal. La recolección de datos se realizó en los meses de Agosto y Octubre del 2014 por medio de entrevistas semiestructuradas sobre asuntos del prenatal hasta la internación del bebé. Los datos fueron sometidos al análisis del contenido temático. Resultados: la trayectoria mostró complicaciones en la gravidez, gestación no-planeada y la no vinculación con el profesional con el que estaba realizando el prenatal. También, la necesidad de traslado para el parto y condiciones del nacimiento rebelaron un importante impacto en la vivencia de las madres. Conclusión: Las características de la trayectoria de estas mujeres fueron el inicio tardío del prenatal y la fragilidad del vínculo con el profesional que realizó el prenatal. Además, la dificultad de acceso a los servicios de salud para el parto culminó con el impacto de un nacimiento de riesgo e internación en terapia intensiva.

ABSTRACT Objective: to describe the trajectory of the delivery, birth and hospitalization of the newborn in a neonatal intensive care unit. Method: a qualitative research developed with 25 mothers of newborns hospitalized in neonatal intensive care. The data collection was carried out in the months of August to October 2014, through a semi-structured interview, addressing prenatal issues when the baby was hospitalized. The data were submitted to a thematic content analysis. Results: the trajectory pointed to complications in the pregnancy, unplanned gestation and non-attachment to the professional with whom they were caring for in the prenatal period; the need for displacement for the childbirth and birth conditions revealed an important impact on the mothers' experience. Conclusion: it were characteristics of the trajectory of these women the late onset of the prenatal care and the fragility of the bond with the professional who performed the prenatal care. In addition, the difficulty of access to health services for the childbirth culminated in the impact of a risk birth and hospitalization in intensive care.
Descritores: Recém-Nascido
Saúde da Mulher
Enfermagem Neonatal
Atenção à Saúde
Parto
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Recém-Nascido
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-497162
Autor: Gilli, Clara; Tezza, Luis.
Título: Programa de seguimiento de alto riesgo neonatal. Sosten de la muerte en neonatología / The program for follow up of high risk newborns. Support during death in neonatology. Nursing experience
Fonte: Med. infant;14(4):297-300, dic. 2007.
Idioma: es.
Descritores: Enfermagem Neonatal
Equipe de Assistência ao Paciente
Morte
Papel do Profissional de Enfermagem
Limites: Feminino
Recém-Nascido
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica


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Id: biblio-1136439
Autor: Lima, Raquel Gomes; Vieira, Verônica Cheles; Medeiros, Danielle Souto de.
Título: Determinants of preterm infants deaths at the Neonatal Intensive Care Units in the Northeast Countryside in Brazil / Determinantes do óbito em prematuros de Unidades de Terapia Intensiva Neonatais no interior do Nordeste
Fonte: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online);20(2):535-544, Apr.-June 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objectives: to assess preterm infants' characteristics, health conditions and neonatal care effect on their death at the neonatal ICU. Methods: this was a non-concurrent cohort study, including preterm infants from three neonatal ICUs from January 1st to December 31st, 2016, followed during the neonatal period and deaths registered during the entire hospitalization. Multivariate analysis was performed using Poisson regression. Results: of the 181 preterm infants, 18.8% died during hospitalization. Associated with the outcome: a gestational age between 28 and 32 weeks (RR= 5.66; CI95%= 2.08-15.40), and less than 28 weeks (RR=9.24; CI95%=3.27-26.12), Apgar score of 5th minutes less than 7 (RR: 1.82; CI95%=1.08-3.08), use of invasive mechanical ventilation up to 3 days (RR= 4.44; CI95%= 1.66-11.87) and 4 days and more (RR=6.87; CI95%=2.58-18.27). Besides the late sepsis (RR: 3.72, CI95%=1.77-7.83), acute respiratory distress syndrome (RR=2.86, CI95%=1.49-5.46), pulmonary hemorrhage (RR=1.97; CI95%=1.40-2.77), and necrotizing enterocolitis (RR= 3.41; CI95%=1.70-6.83). Conclusions: the results suggest the importance of using strategies to improve care during childbirth, conditions for extremely premature infants, early weaning from a mechanical ventilation and prevention on nosocomial infection.

Resumo Objetivos: avaliar o efeito das características, condições de saúde e atenção neonatal sobre os óbitos dos prematuros de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais. Métodos: estudo de coorte não concorrente, incluindo prematuros de três UTI neonatais, entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2016, acompanhados durante o período neonatal e os óbitos registrados para toda a internação. Análise multivariada foi realizada através da regressão de Poisson. Resultados: dos 181 prematuros, 18,8% evoluíram para óbito durante o internamento. Associaram-se ao desfecho: a idade gestacional entre 28 a 32 semanas (RR= 5,66; IC95%= 2,08-15,40) e menor que 28 semanas (RR= 9,24; IC95%= 3,27 -26,12), escore de Apgar 5º minuto menor que 7 (RR= 1,82; IC95%= 1,08-3,08), uso de ventilação mecânica invasiva até 3 dias (RR= 4,44; IC95%= 1,66-11,87) e 4 dias e mais (RR= 6,87; IC95%= 2,58-18,27). Além da sepse tardia (RR= 3,72; IC95%= 1,77-7,83), síndrome do desconforto respiratório agudo (RR=2,86; IC95%= 1,49-5,46), hemorragia pulmonar (RR= 1,97; IC95%= 1,40-2,77) e enterocolite necrosante (RR= 3,41; IC95%= 1,70-6,83). Conclusões: os resultados sugerem a importância da utilização de estratégias para a melhoria da assistência durante o parto, condução dos prematuros extremos, desmame precoce da ventilação mecânica e prevenção de infecção nosocomial.
Descritores: Recém-Nascido Prematuro
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Terapia Intensiva Neonatal
Mortalidade Infantil
-Brasil
Nível de Saúde
Estudos Longitudinais
Causas de Morte
Enfermagem Neonatal
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: lil-497156
Autor: Erpen, Norma; Rodas, Sonia; Vargas González, Delia; Fariña, Diana.
Título: Enfermería neonatal: los mismos problemas en distintas zonas de nuestro país / Neonatal nursing: the same problems all over the country
Fonte: Med. infant;14(4):269-274, dic. 2007. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: En los últimos 3 años, el Área de Terapia Intensiva Neonatal del Hospital Garrahan han estado involucrada en un proyecto de asesoramiento sobre todos los aspectos que mejoran la calidad de atención en maternidades de distintas partes del país. Objetivo: describir la situacion de la enfermería neonatal en 8 maternidades de instituciones públicas de nuestro país. diseño: Estudio descriptivo y transversal. Material y Métodos: los datos se obtuvieron de los informes realizados en las primeras 3 visitas efectuadas a cada una de las maternidades asesoradas, en el período comprendido entre junio 2004 y Mayo 2007. Se relevaron los datos relacionados a la cantidad de enfermeros, la existencia de función de supervisión exclusiva del servicio, el desempeño de los profesionales (auscultación, colocación de percutánea, monitoreo de RN , registros), la utilización de horas de enfermería en actividades no inherentes a la profesión (ej: lavado de material) y las condiciones laborales expresadas como: existencia de un sistema de cobertura del ausentismo, calidad de los contratos, presencia de condicones de bioseguridad, entre otros. Resultados: el total de partos de las maternidades asesoradas representa el 5 por ciento de los partos del país. El número de enfermeros fue siempre deficitario (entre un 25 a 41,5 por ciento), en el 50 por ciento de los casos el servicio no contaba con supervisión exclusiva de enfermería. En relación al desempeño del personal el 50 por ciento no auscultaba a los pacientes a su cargo, sólo en el 25 por ciento de los servicios se colocaba en forma rutinaria catéteres percutáneos. En 2/8 (25 por ciento) se efectuaba una monitorización completa de los pacientes. en el 75 por ciento de los casos los registros de enfermería eran insuficientes.
Descritores: Educação Continuada em Enfermagem
Enfermagem Neonatal
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1136428
Autor: Fantinelli, Alessandra Andrade; Borges, Rosalia Figueiró; Stein, Renato Tetelbon; Molin, Rossano Sartori Dal; Roncada, Cristian.
Título: Development and validation of the specific instrument for assistance complexity of puerperal and newborns: Fantinelli Scale / Desenvolvimento e validação do instrumento específico para complexidade assistencial de puérperas e recém-nascidos: Escala Fantinelli
Fonte: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online);20(2):431-439, Apr.-June 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objectives: to develop and validate a care complexity assessment system adapted for mothers and newborns, based on two pre-existing scales. Methods: this is a cross-sectional study of psychometric validation of instruments, applied in a roomming-in, in 2016. The instrument has 13 indicators, submitted to the evaluation of a panel of judges for validation. For the psychometric analysis of the instrument, five criteria were adopted: a) internal consistency through Cronbach's alpha (αC); (b) intraclass correlation coefficient (ICC); c) correlation between categorical items, mediating Kendall correlation; d) ceiling and floor effect; e) Kaiser-Meyer-Olkin test. Results: after evaluating the judges on the categories, the agreement was satisfactory, being equal to or greater than 80%. The mean total score of the 13 items was 22.5 ± 4.2, with an intermediate level score of 52.9%. For psychometric validation purposes, the instrument presented αC scores of 0.73 points, between minimum items of 0.70 and maximum of 0.74 points. In the correlation of αC by items and the total score, the instrument showed high relationships (r2: 0.84). In the ICC assessment of 0.73 points (CI95%= 0.71-0.75; p<0.001). Conclusion: the questionnaire presented psychometric indicators of acceptable content validity, with statistical evidence of reliability, obtained by satisfactory inter-rateragreement.

Resumo Objetivos: desenvolver e validar um sistema de avaliação de complexidade assistencial adaptado para puérperas e recém-nascidos, com base em duas escalas preexistentes. Métodos: trata-se de um estudo transversal, de validação psicométrica de instrumentos, aplicado em um alojamento conjunto, no período 2016. O instrumento possui 13 indicadores, submetidos à avaliação de um painel de juízes para validação. Para análise psicométrica do instrumento foram adotados cinco critérios: a) consistência interna por meio do Alfa de Cronbach (αC); b) Coeficiente de correlação intraclasse (CCI); c) correlação entre itens categóricos, mediando a correlação de Kendall; d) efeito teto e piso; e) teste de Kaiser-Meyer-Olkin. Resultados: feita a avaliação dos juízes sobre as categorias, a concordância foi satisfatória, sendo igual ou maior a 80%.A média do escore total dos 13 itens foi de 22,5±4,2, com classificação do nível intermediário em 52,9%. Para fins de validação psicométrica, o instrumento apresentou escores de αC de 0,73 pontos, entre itens mínimos de 0,70 e máximo de 0,74 pontos. Na correlação do αC por itens e o escore total, o instrumento demonstrou relações elevadas (r2: 0,84). Na avaliação do CCI de 0,73 pontos (IC95%= 0,71-0,75; p<0,001). Conclusão: o questionário apresentou indicadores psicométricos de validade de conteúdos aceitáveis, com evidência estatística de confiabilidade obtida pela satisfatória concordância interavaliadores.
Descritores: Alojamento Conjunto
Carga de Trabalho
Enfermagem Neonatal
Período Pós-Parto
Cuidados de Enfermagem/organização & administração
Equipe de Enfermagem
-Estudos Transversais
Indicadores Básicos de Saúde
Enfermagem Holística
Limites: Humanos
Feminino
Recém-Nascido
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


  10 / 679 LILACS  
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Id: biblio-1039807
Autor: Ferreira, Débora de Oliveira; Silva, Maria Paula Custódio; Galon, Tanyse; Goulart, Bethania Ferreira; Amaral, Jesislei Bonolo do; Contim, Divanice.
Título: Kangaroo method: perceptions on knowledge, potencialities and barriers among nurses / Método canguru: percepciones sobre el conocimiento, potencias y barreras entre enfermeros / Método canguru: percepções sobre o conhecimento, potencialidades e barreiras entre enfermeiras
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;23(4):e20190100, 2019. graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To analyze the knowledge, potentialities and barriers related to the implantation of the Kangaroo Method in the perception of nurses who work in the maternal-infant units of a school hospital. Method: An exploratory-descriptive research with a qualitative approach, guided by the Policy of Humanized Attention to the Low Weight Newborn, Kangaroo Method. Held between January and March 2018, with eight nurses from a maternal-infant unit. Data was collected between January and March 2018, through semi-structured interviews, transcribed and submitted to Thematic Content Analysis associated with Atlas Ti version eight resources. Results: Three categories emerged: Barriers to the development of the Kangaroo Method; Knowledge about the Kangaroo Method; and Potentialities of the Kangaroo Method. Conclusions and implications for practice: The nurses' speeches revealed partial knowledge, lack of practical experience and barriers related to team resistance and lack of institutional support, although they considered the method with potential benefits to provide bonding and indicate continuing education as a necessary strategy for its implementation.

Resumen Objetivo: Analizar el conocimiento, las potencialidades y las barreras relacionadas con la implantación del Método Canguro en la percepción de enfermeras que actúan en unidades materno-infantil de un hospital-escuela. Método: Investigación exploratoria-descriptiva, con abordaje cualitativo, orientada por la Política de Atención Humanizada al Recién Nacido de Bajo Peso, Método Canguro. Realizada entre enero y marzo de 2018, con ocho enfermeras de unidad materno-infantil. Los datos fueron recolectados en el período entre enero y marzo de 2018, a través de entrevistas semiestructuradas, transcritas y sometidas al Análisis de Contenido Temático asociado a los recursos del Atlas Ti versión ocho. Resultados: Emergieron tres categorías: Barreras para el desarrollo del Método Canguro; Conocimiento sobre el Método Canguro; y Potencias del Método Canguro. Conclusión e implicaciones para la práctica: Los discursos de las enfermeras revelaron conocimiento parcial, ausencia de experiencia práctica y barreras relacionadas con la resistencia del equipo y la falta de apoyo institucional, aunque consideren el método con potenciales beneficios para proporcionar la construcción de vínculo e indiquen la educación permanente como estrategia necesaria para su implantación.

Resumo Objetivo: Analisar o conhecimento, as potencialidades e as barreiras relacionadas à implantação do Método Canguru, na percepção de enfermeiras que atuam nas unidades materno-infantil de um hospital-escola. Método: Pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, orientada pela Política de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso, Método Canguru. Realizada entre janeiro e março de 2018, com oito enfermeiras de unidade materno-infantil. Os dados foram coletados no período entre janeiro e março de 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo Temática associada aos recursos do Atlas Ti versão oito. Resultados: Emergiram três categorias: Barreiras para o desenvolvimento do Método Canguru; Conhecimento sobre o Método Canguru; e Potências do Método Canguru. Conclusão e implicações para a prática: Os discursos das enfermeiras revelaram conhecimento parcial, ausência de experiência prática e barreiras relacionadas à resistência da equipe e à falta de apoio institucional, embora considerem o método com potenciais benefícios para proporcionar a construção de vínculo e indiquem a educação permanente como estratégia necessária para sua implantação.
Descritores: Enfermagem Neonatal/métodos
Método Canguru/métodos
Enfermeiras e Enfermeiros
-Prática Profissional
Recém-Nascido de Baixo Peso
Recém-Nascido Prematuro
Pesquisa Qualitativa
Humanização da Assistência
Capacitação Profissional
Equipe de Enfermagem/métodos
Apego ao Objeto
Limites: Humanos
Feminino
Recém-Nascido
Adulto
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação



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