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Id: lil-342073
Autor: Baltar Charnicharo, Lilian.
Título: Bioética / Bioetics
Fonte: Rev. cuba. enferm;18(3):194-194, sept.-dic. 2002.
Idioma: es.
Descritores: Bioética
Congressos como Assunto
Enfermagem Prática/métodos
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1124143
Autor: Cifuentes Rodríguez, Johana Enyd; Guerrero Gamboa, Sandra.
Título: Nursing Interventions Aimed at Persons with Venous Ulcers: an Integrative Review / Intervenciones de enfermería dirigidas a las personas con úlceras venosas: una revisión integrativa / Intervenções de Enfermagem dirigidas às pessoas com úlceras varicosas: uma revisão integrativa
Fonte: Aquichan;20(1):e2017, Jan.-Mar. 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objectives: This work sought to identify and describe the theoretical foundations, components, duration, delivery mode, and results of the nursing interventions aimed at persons with venous ulcers as available in the literature. Materials and method: Integrative review between 2000 and 2018 in the Pubmed, Ovidnursing, and EBSCOhost electronic databases. Results: This review includes 16 articles. Most of the interventions were of educational nature; three were developed in the community (through the Leg Club model) and the other ones were delivered by a nursing professional, face to face. The minimum time of duration for these was eight weeks, with telephone follow up. The most-common result variables were venous ulcer healing and reduction of the wound area. Conclusions: Diversity existed in relation with the components of the interventions and the results expected. Report of the interventions must be reinforced, along with the use of nursing theories that support their design.

RESUMEN Objetivos: identificar y describir los fundamentos teóricos, los componentes, la duración, el modo de entrega y los resultados de las intervenciones de enfermería dirigidas a personas con úlceras venosas disponibles en la literatura. Materiales y método: revisión integrativa entre los años 2000 y 2018 en las bases de datos electrónicas Pubmed, Ovidnursing y EBSCOhost. Resultados: esta revisión incluye dieciséis artículos. En su mayoría, las intervenciones fueron de carácter educativo, tres se desarrollaron en la comunidad (bajo el modelo Leg Club) y el resto de intervenciones fueron entregadas personalmente, cara a cara, por una enfermera profesional. El tiempo mínimo de duración de aquellas fue de ocho semanas, con seguimientos telefónicos. Las variables de resultados más comunes fueron la cicatrización de la úlcera venosa y la reducción del área de la herida. Conclusiones: hubo diversidad en relación con los componentes de las intervenciones y los resultados esperados. Se debe reforzar el reporte de las intervenciones y el uso de teorías de enfermería que respalden su diseño.

RESUMO Objetivos: identificar e descrever os fundamentos teóricos, os componentes, a duração, o modo de entrega e os resultados das intervenções de Enfermagem dirigidas a pessoas com úlceras varicosas disponíveis na literatura. Materiais e método: revisão integrativa entre 2000 e 2018 nas bases de dados eletrônicas PubMed, Ovidnursing e EBSCOhost. Resultados: esta revisão inclui 16 artigos. Em sua maioria, as intervenções foram de caráter educativo; três foram desenvolvidas na comunidade (com o modelo Leg Club) e o restante foi entregue pessoalmente por uma enfermeira profissional. O tempo mínimo de duração foi de oito semanas, com seguimento telefônico. As variáveis de resultados mais comuns foram a cicatrização da úlcera varicosa e a redução da área da ferida. Conclusões: houve diversidade quanto aos componentes das intervenções e dos resultados esperados. Deve-se salientar o relato das intervenções e o uso de teorias de Enfermagem que apoiem seu desenho.
Descritores: Úlcera Varicosa
Enfermagem Prática
-Estudos Controlados Antes e Depois
Úlcera da Perna
Cuidados de Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CO171.1 - ACOFAEN - Asociación Colombiana de Facultades de Enfermeria


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Id: biblio-1121658
Autor: Brito, Leila Maria Ribeiro.
Título: Análise das práticas de cuidado da enfermeira em unidade de terapia intensivo / Analyse of the practical ones of care of the nurse in intensive care unit.
Fonte: Salvador; s.n; 2010. 81P p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia para obtenção do grau de Master.
Resumo: Este estudo teve como objeto de investigação, as práticas de cuidado da enfermeira em unidades de terapia intensiva, e teve como objetivos: descrever e analisar as práticas de cuidado da enfermeira às pessoas hospitalizadas em unidades de terapia intensiva. Foi um estudo de natureza qualitativa, do tipo analítico e descritivo, cujos sujeitos foram enfermeiras que atuam na assistência direta, numa unidade de terapia intensiva adulto de um hospital de grande porte, da cidade de Salvador-BA. Utilizou-se a técnica da entrevista semi-estruturada, gravada, e a observação não participativa da atuação das enfermeiras, em suas práticas na UTI; através de um roteiro de observação e um diário de campo. O método de análise de dados foi a Análise de Conteúdo temática de Laurence Bardin. Totalizaram 10 (dez) participantes desta investigação. Do material que foi analisado surgiu 3 (três) categorias: 1) concepção do cuidar assistencial; 2) Concepção do cuidar relacional; 3) Entendimento de práticas de cuidado como ações de enfermagem. Foi possível concluir que a compreensão sobre o que é cuidar e o que são práticas de cuidado para o grupo estudado não é uniforme e que a vigência de uma concepção de cuidar mais assistencial e, de práticas de cuidado menos humanizadora é um fenômeno multicausal. As enfermeiras do grupo estudado referem importar-se com as questões relativas à proximidade pessoa-pessoa, da alteridade e da compaixão, mas em suas práticas de cuidado predominam ações técnicas e rotineiras. A maneira como as enfermeiras cuidam das pessoas internadas numa UTI é mais técnica caracterizada pelo distanciamento e relacionamento interpessoal superficial. É preciso considerar aspectos como o modelo biomédico de assistência à saúde vigente mais focado na produtividade, o ambiente de uma terapia intensiva com a iminência de eventos súbitos com risco de morte, a multiplicidade de vínculos empregatícios que gera cansaço físico, mental e pouca disposição à interação com o outro, dentre outros fatores que interferem na maneira como as enfermeiras concebem o cuidar e executam suas práticas de cuidado.(AU)
Descritores: Cuidados Críticos
Padrões de Prática em Enfermagem
Unidades de Terapia Intensiva
Enfermagem Prática
-Análise de Dados
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Mantovani, Maria de Fátima
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Id: lil-457852
Autor: Balduino, Anice de Fátima Ahmad; Corrêa, Maria Eduarda Cavadinha; Labronici, Liliana Maria; Mantovani, Maria de Fátima.
Título: A bioética no cenário da enfermagem / The bioethics in the scene of the nursing
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);6(1), abr. 2007. tab.
Idioma: pt.
Resumo: The practical of the nursing is developed in multiple scenes that can be sources for the research with human beings. This practical must be based on the *196/96 Resolution of the National Counsel of Health of the Ministry of Health. The objective of this study is to identify the knowledge of the nurse about the *196/96 Resolution and analyze the contribution of the bioethics principles in the use of this resolution. In Ocober, 2006, 56 nurses, which work in a Public Institution of Health in Curitiba city, in the State of Paraná, have been interviewed. For the collection of the data, a questionnaire with closed qestions, processed manually was applied to the nurses. It was verified that 67.8% do not work with research; 66,1% do not receive protocols; 64,3% and 76.8% respectively do not have knowledge about the terms indemnity and compensation which are included in the resolution. 32.2% are also unaware of the fact that the Research Committee of Ethics (CEP) must be registered to the National Commission in Research of the Ministry of Health (CONEP/MS). The results have also demonstrated an incipient knowledge on the *196/96 Resolution, on the part of the nurses, demonstrating the necessity of permanent education.

A prática da enfermagem se desenvolve em múltiplos cenários que podem ser mananciais para a pesquisa com seres humanos. Contudo, essa prática deve ser fundamentada na Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. O estudo em questão teve como objetivos identificar o conhecimento do enfermeiro a respeito da Resolução Nº 196/96 e analisar a contribuição dos princípios da Bioética na utilização dessa resolução. Durante o mês de outubro de 2006, foram investigados 56 enfermeiros que trabalham numa Instituição Pública de Saúde do município de Curitiba do Estado do Paraná. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário contendo perguntas fechadas, que foram processados manualmente. Verificou-se que 67,8% não trabalham com pesquisa; 66,1% não recebem protocolos de pesquisa; ainda, 32,2% desconhecem que o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) deve estar registrado à Comissão Nacional em Pesquisa do Ministério da Saúde (CONEP/MS). Os resultados demonstraram um conhecimento ainda incipiente da Resolução Nº 196/96 por parte dos sujeitos, apontando para a necessidade de educação permanente.
Descritores: Bioética
Comissão de Ética
Enfermagem Prática
Limites: Humanos
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-1137054
Autor: Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes; Vicente, Corália Maria Fortuna de Brito; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Trindade, Letícia de Lima; Sousa, Clemente Neves de; Cardoso, Maria Filomena Passos Teixeira.
Título: Escala de avaliação dos ambientes da prática profissional de enfermagem: Construção e validação de conteúdo / Escala de evaluación de los ambientes de la práctica profesional de enfermería: construcción y validación de contenido / Scale of evaluation of the environments of professional nursing practice: construction and content validation
Fonte: Rev. baiana enferm;34:e37996, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo construir e validar o conteúdo da Escala de Avaliação dos Ambientes da Prática Profissional de Enfermagem. Método estudo metodológico realizado de janeiro a maio de 2020. A construção da Escala foi antecedida de pesquisa qualitativa prévia e de revisão de literatura. A validação de conteúdo foi efetuada por 22 peritos. Resultados inicialmente a Escala tinha 128 itens agrupados nas dimensões estrutura, processo e resultado. Decorrente da avaliação dos peritos, na estrutura dos 65 itens iniciais, foram excluídos 20, reformulados 10 e adicionado um. No processo, dos 49 itens iniciais, excluíram-se 8 e reformularam-se 2. No resultado, dos 14 itens iniciais, foram excluídos 2, reformulados 2 e adicionado 1. A versão final ficou com 100 itens, cujo Índice de Validade de Conteúdo de cada item oscilou entre 0,86 e 1. Conclusão a construção e posterior validação dos itens pelos peritos foi uma etapa fundamental, dando segurança à continuidade dos procedimentos psicométricos.

Objetivo construir y validar el contenido de la Escala de Evaluación de Ambientes de Práctica Profesional de Enfermería. Método estudio metodológico realizado de enero a mayo de 2020. La construcción de la Escala ocurrió después de investigaciones cualitativas previas y revisión de la literatura. La validación del contenido fue realizada por 22 expertos. Resultados inicialmente, la Escala tenía 128 elementos agrupados en las dimensiones estructura, proceso y resultado. Debido a la evaluación de los expertos, en la dimensión estructura, de los 65 puntos iniciales, se excluyeron 20, 10 fueron reformulados y uno añadido. En la dimensión proceso, de los 49 puntos iniciales, se excluyeron 8 y se reformularon 2. En la dimensión resultado, de los 14 elementos iniciales, 2 fueron excluidos, 2 reformulados y añadidos 1. La versión final fue de 100 elementos, cuyo Índice de Validez de Contenido de cada elemento fluctuó entre 0,86 y 1. Conclusión la construcción y posterior validación de los elementos por parte de los expertos fue un paso fundamental, dando seguridad a la continuidad de los procedimientos psicométricos.

Objective to construct and validate the content of the Assessment Scale of Nursing Professional Practice Environments. Method methodological study conducted from January to May 2020. The construction of the Scale after a previous qualitative research and literature review. Content validation was performed by 22 experts. Results initially, the Scale had 128 items grouped in the dimensions structure, process and outcome. Due to the experts' evaluation, in the structure dimension, the 65 initial items, 20 were excluded, 10 were reformulated and one, added. In the process dimension, of the 49 initial items, 8 were excluded and 2 were reformulated. In the outcome dimension, of the 14 initial items, 2 were excluded, 2 reformulated and added 1. The final version contained 100 items, in which the Content Validity Index of each item fluctuated between 0.86 and 1. Conclusion the construction and subsequent validation of the items by the experts was a fundamental step, giving security to the continuity of psychometric procedures.
Descritores: Prática Profissional
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Ambiente de Trabalho
Enfermagem Prática
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1136626
Autor: Castro-Yuste, Cristina; Rodríguez-Cornejo, María Jesús; García-Cabanillas, María José; Paublete-Herrera, María de Carmen; Paramio-Cuevas, Juan Carlos; Moreno-Corral, Luis Javier.
Título: Design of a nursing objective structured clinical examination of a first-year clinical practice program / Projeto de um exame clínico estruturado objetivo de enfermagem de um programa de prática clínica do primeiro ano / Diseño de una prueba de evaluación clínica objetiva estructurada de cuidados de enfermería del primer curso de prácticas clínicas
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;54:e03616, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: The aim of the present study was to design a content-valid nursing objective structured clinical examination attending a first-year clinical nursing practice program. Method: The examination was designed following a procedure based on the consensus of experts which was comprised of three phases: selection of the activities in which students should be competent according to the learning outcomes of the course, clinical case design, and integration of the clinical cases designed into the stations of the test. Results: Of the 44 surveys submitted for the design of the stations, 37 were answered, of which 31 respondents met the inclusion criteria of the panel of experts. The activities on which the experts reached the highest degrees of consensus were: basic physical assessment and monitoring of vital signs, assessment of hygiene and skin status, ability to develop care plans, management of safety principles in administration of medication and administration of oral medication. Based on the selected activities, the experts developed 20 clinical cases, from which a four-station nursing objective structured clinical examination was designed. Conclusion: The structured methodology based on the design of experts enabled the design of a content-valid objective structured clinical examination appropriate for the evaluation of the learning outcomes achieved by the students attending a clinical practice program.

RESUMO Objetivo: O objetivo do presente estudo foi elaborar um exame clínico estruturado de objetivos de enfermagem com conteúdo válido, participando de um programa de prática clínica de enfermagem do primeiro ano. Método: O exame foi elaborado seguindo um procedimento baseado no consenso de especialistas que compreendeu três fases: seleção das atividades nas quais os alunos deveriam ser competentes de acordo com os resultados de aprendizagem do curso, desenho do caso clínico e integração do quadro clínico casos projetados para as estações do teste. Resultados: Das 44 pesquisas submetidas para a concepção das estações, 37 foram respondidas, das quais 31 respondentes atenderam aos critérios de inclusão do painel de especialistas. As atividades nas quais os especialistas alcançaram maior grau de consenso foram: avaliação física básica e monitoramento dos sinais vitais, avaliação da higiene e do estado da pele, capacidade de desenvolver planos de cuidados, gestão dos princípios de segurança na administração de medicamentos e administração de medicamentos orais. Com base nas atividades selecionadas, os especialistas desenvolveram 20 casos clínicos, a partir dos quais foi elaborado um exame clínico estruturado objetivo de enfermagem em quatro estações. Conclusão: A metodologia estruturada baseada na concepção de especialistas permitiu a concepção de um exame clínico estruturado objetivo válido e de conteúdo adequado para a avaliação dos resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos que frequentam um programa de prática clínica.

RESUMEN Objetivo: El objetivo de este estudio fue diseñar una Evaluación Clínica Objetiva Estructurada con validez de contenido para evaluar el nivel de competencias de estudiantes de primer curso de formación practico-clínica enfermera. Método: Se diseñó la prueba siguiendo un procedimiento basado en consenso de expertos con tres fases: selección de las actividades en la que los alumnos debían ser competentes en base a los resultados de aprendizaje de la asignatura, diseño de casos clínicos, e integración de los casos clínicos diseñados en las estaciones de la prueba. Resultados: Las actividades que alcanzaron mayor consenso por parte de los expertos fueron: valoración física básica y monitorización de signos vitales, valoración de la higiene y estado de la piel, capacidad para elaborar planes de cuidados, manejo de los principios de seguridad en la administración de medicación y administración de medicación oral. En base a las actividades seleccionadas, los expertos elaboraron 20 casos clínicos, a partir de los cuales se diseñó una evaluación clínica objetiva estructurada de cuidados de enfermería formada por cuatro estaciones. Conclusión: La metodología estructurada basada en el diseño de expertos permitió el diseño de una evaluación clínica objetiva estructurada adecuada para evaluar los resultados de aprendizaje alcanzados por los estudiantes de primer curso de formación práctico-clínica.
Descritores: Prática do Docente de Enfermagem
Enfermagem Prática
-Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação Baseada em Competências
Limites: Humanos
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1120464
Autor: PINTO, Karina Araújo.
Título: A prática da enfermeira em Auditoria em Saúde / The Nurse's Practice in Health Audit.
Fonte: SalvaSalvador; s.n; 2005. 112P p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A auditoria é uma prática originária da contabilidade. Na área de saúde tem sido utilizada desde a década de 20 com a finalidade de avaliar a qualidade da assistência prestada aos usuários através da análise dos registros em prontuários. Atualmente, também contribui para o controle dos custos hospitalares. Para enfermeiras esta é uma prática que se desenvolve de forma acelerada na última década, no Brasil. A carência de estudos analíticos que abordem este campo de atuação, associado ao movimento progressivo de inserção de enfermeiras nesta área, foi determinante na motivação para realizar esta investigação. O estudo tem como objetivo geral conhecer a prática da enfermeira em auditoria em saúde numa abordagem qualitativa. Foi realizado um estudo multicasos em três lócus distintos: a auditoria interna de uma organização hospitalar, a auditoria externa do comprador privado de serviços de saúde, e o sistema de auditoria do âmbito estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. Foram entrevistadas, com roteiro semi-estruturado, nove enfermeiras auditoras e feita a análise de documentos que orientam ou norteiam esta prática nos serviços e no sistema estudados. A hermenêutica-dialética sustentou a base metodológica em busca de interpretar, em profundidade, o conteúdo dos discursos, para melhor entender o que fazem e como fazem estas profissionais no exercício de sua prática. Os achados apontam que a prática da enfermeira na auditoria interna do hospital privado é rotineira e repetitiva, e tem como foco a análise e correção das contas hospitalares. As ações destas profissionais são direcionadas para evitar desperdícios, reduzir custos e, principalmente, garantir que todos os procedimentos e equipamentos reembolsáveis utilizados sejam efetivamente cobrados na conta hospitalar. Na auditoria externa, feita pelo comprador privado de serviços de saúde, a prática das enfermeiras é mecânica e repetitiva, baseada no ato de correlacionar as cobranças apresentadas nas contas hospitalares com os registros efetuados nos prontuários dos usuários, tendo como finalidade a identificação de itens excedentes e a redução dos valores a serem remunerados. Neste lócus as enfermeiras revelam que as condições de trabalho são precárias. Na auditoria do SUS do estado da Bahia as enfermeiras são auditoras em saúde pública. Atuam junto com a equipe multiprofissional numa prática dinâmica, com variados instrumentos e objetos de análise e que se direciona para a análise da eficiência e eficácia dos serviços públicos em saúde. As enfermeiras auditoras do SUS revelam que existe valorização de seu papel dentro da equipe de trabalho e expressam satisfação no exercício desta prática. Enquanto que a prática exercida pelas enfermeiras na auditoria do SUS parece promover profissionalmente o aumento da auto-estima das enfermeiras, na auditoria privada, interna ou externa, as enfermeiras demonstram insegurança, desmotivação e desgaste com o trabalho, onde suas ações se direcionam para atender aos interesses de seus contratantes, e pouco se relacionam com a assistência prestada pela equipe de enfermagem e com as necessidades do usuário. Considero que estamos em uma fase intermediária, em um processo de construção do nosso perfil, valores e princípios como enfermeiras auditoras e alerto para a necessidade de reflexão e discussão sobre este tema. Concluo esse estudo com a certeza de que, se redirecionada, a prática da enfermeira auditora poderá se constituir em uma intervenção de relevância para contribuir na qualidade da assistência de enfermagem e na atenção à saúde da população, além de consolidar a implementação do SUS.
Descritores: Padrões de Prática em Enfermagem
Auditoria de Enfermagem
Enfermagem Prática
-Qualidade da Assistência à Saúde
Gestão em Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-1121752
Autor: Bomfim, Cristiano Barreto.
Título: Capacitação profissional e sua articulação com a prática de enfermeiros / Professional training and the relationship with the practice of nurses.
Fonte: Salvador; s.n; 2010. 71P p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia para obtenção do grau de Master.
Resumo: Este é um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quali tativa, que objetiva analisar as atividades de capacitação desenvolvidas pelos enfermeiros quanto a sua articulação e contribuição para a melhoria da prática dos profissionais de um hospital geral da cidade de Salvador no ano de 2009. Foi utilizada a técnica da entrevista semi-estruturada para a coleta de dados, tendo dezoito enfermeiros como sujeitos desse estudo, dentre eles enfermeiros assistenciais e coordenadoras de enfermagem. Para análise dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo de Bardin foram identificadas três categorias: A prática profissional definindo as atividades de capacitação; Os ditames da sociedade contemporânea como fatores limitantes à capacitação dos enfermeiros; A capacitação como elemento transformador da prática de enfermeiros. Os resultados evidenciaram que a prática profissional e a motivação pessoal têm ditado o caminho a ser seguido pelos enfermeiros em busca de suas atividades de capacitação. A partir daí, a interface entre o conhecimento adquirido nas capacitações e a prática profissional fica facilitado, resultando numa simbiose importante entre teoria e prática, respaldando ainda os conceitos da Educação Permanente em Saúde que visa transformar o cotidiano em oportunidade de aprendizado. As dificuldades encontrad as pelos enfermeiros são relativas à falta de tempo, geralmente devido a uma extensa carga horária de trabalho ou pela multiplicidade de vínculos empregatícios, além de questões financeiras e falta de comunicação eficaz. Apontaram ainda para a importância da organização hospitalar como força propulsora para que esses profissionais se qualifiquem continuamente, seja a partir de treinamentos interno, seja na facilitação para a capacitação fora do ambiente de trabalho.(AU)
Descritores: Prática Profissional
Capacitação Profissional
Enfermeiras e Enfermeiros
Enfermagem Prática
-Educação Continuada
Tutoria
Aprendizagem
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-1122410
Autor: Gaitán-Gómez, Olga Lucía; Aristizabal, Patricia; Bueno-Robles, Luz Stella.
Título: Distracciones durante la práctica clínica de enfermería: revisión integrativa / Distractions during the nursing clinical practice: integrative review / Distrações durante a prática de enfermagem: uma revisão integrativa
Fonte: Rev. cienc. cuidad;17(2):129-142, 2020.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Las distracciones son cualquier acción externa que interrumpe la atención del enfermero durante el desempeño de una actividad que puede resultar o no en la alteración, prolongación, cambio o suspensión de la tarea primaria por una tarea secundaria no planificada. Las distracciones también conocidas como interrupciones pueden resultar de múltiples fuentes externas o internas al individuo que tienen el potencial de impactar favorable o desfavorablemente en su desempeño profesional. Es por ello, que el presente estudio busca analizar la evidencia disponible sobre las "distracciones" experimentadas por los enfermeros durante su práctica clínica. Metodologia: revisión integrativa de la literatura realizada en 12 bases de datos, con sintaxis de palabras claves entre 1998 - 2018. Se seleccionaron 25 artículos. Resultados: se identificaron 12 atributos que dan forma a la anatomía del concepto y 7 estrategias de manejo que los enfermeros han desarrollado como fruto de la experiencia, el ejemplo y el ensayo y, el error. Conclusiones: las distracciones tienen un efecto mental (ejemplo: divide la atención) y psicológico (ejemplo: sensación de no poder terminar una tarea, sensación que algo se olvida o que algo falta, frustración) en el individuo que lo lleva a desarrollar estrategias para disminuir su efecto deletéreo.

Introduction: Distractions are any type of external action that interrupts the attention of the nurse while doing an activity that can result or not in the alteration, prolongation, change or suspension of the primary task by a second unplanned task. Distractions are also known as interruptions for the individual, that can result from multiple external or internal sources and has the potential of impacting favorably or unfavorably on their professional performance. Therefore, the present study seeks to analyze the available evidence about distractions experienced by nurses during their clinical practice. Methodology: Integrative review of the literature found from 12 databases, with syntax of keywords, from 1998 ­ 2018. 25 articles were selected. Results: The study identified 12 attributes that shape the anatomy of the concept and 7 strategies of management that nurses have developed from experience, example, trial and error. Conclusions: Distractions have a mental effect (e.g.: divides attention) and a psychological effect (e.g.: sensation of not being able to finish a task, sensation of forgetting something of missing something, frustration) on the individual, pushing the individual to develop strategies to decrease its deleterious effects.

Introdução: As distrações são ações externas que interrompem a atenção do enfermeiro durante o desenvolvimento de uma atividade que pode gerar ou não alterações, prolongamento, mudança ou suspensão da tarefa primaria por uma tarefa acessória não planejada. As distrações também conhecidas como interrupções, provêm de múltiplas fontes externas ou próprias da pessoa, tendo o potencial de impactar favorável ou desfavoravelmente no seu papel profissional. Por isto, o presente trabalho procura analisar a evidência disponível sobre as distrações experimentadas pelos enfermeiros durante a sua prática clínica. Métodos: Revisão integrativa da literatura disponível em 12 buscadores de comunicações científicas, usando palavras-chave e publicados entre 1998-2018. Selecionaram-se 25 artigos. Resultados: Identificaram-se 12 atributos que formalizam a anatomia do conceito e 7 estratégias de manejo que os enfermeiros desenvolveram a partir da experiência, como o ensaio-erro. Conclusões: As distrações tem efeito mental (exemplo: dividindo a atenção) e psicológico (exemplo: sensação de incapacidade de concluir a tarefa, sensação de esquecimento, falta ou frustração) no profissional, fazendo-o desenvolver estratégias para reduzir o seu efeito.
Descritores: Enfermagem Prática
-Enfermagem
Revisão
Responsável: CO648.1


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Id: lil-469261
Autor: Donadussi, Tanira Rosauro; Saupe, Rosita.
Título: Aprendendo com as dificuldades / Learning from difficulties
Fonte: Texto & contexto enferm;9(2,pt.2):529-535, maio-ago. 2000.
Idioma: pt.
Resumo: Relata as dificuldades encontradas no desenvolvimento da Prática Assistencial, as reflexões geradas a partir da experiência e a aprendizagem resultante...

A description is offered of difficulties encountered along Assistance Practice development, with reflections born from experience, and the resulting learning...

Relata las dificultades encontradas en el desarrollo de la Práctica Asistencial, las reflexiones generadas a partir de la experiencia y el aprendizaje resultante...
Descritores: Aprendizagem Baseada em Problemas
Comunicação Interdisciplinar
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Enfermagem
Enfermagem Prática
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)



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