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Id: biblio-1140170
Autor: Cunha, Mila Silva; Campos, Hudson Manoel Nogueira; Mattos, Mússio Pirajá.
Título: A formação construtivista de educandos de farmácia na gestão do sus: abordagens e contribuições para ambientes virtuais de aprendizagem / The constructive education of pharmacy students in sus management: approaches and contributions to virtual learning environments / La formación constructiva de educandos de farmacia en la gestión del sus: enfoques y contribuciones en entornos virtuales de aprendizaje
Fonte: Rev. baiana saúde pública;43(1):288-300, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A educação construtivista é uma excelente alternativa para direcionar uma formação farmacêutica com as competências necessárias para atuar no âmbito da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo tem como objetivo relatar a vivência do ambiente virtual como ferramenta de formação construtivista em saúde. Trata-se da experiência entre educador e educandos do curso de farmácia, com uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem baseadas no construtivismo. Em busca dessa construção, foi utilizado o webfólio como ferramenta de formação construtivista na disciplina práticas em saúde coletiva II: gestão. Assim, a proposta de utilização desse método é fundamentada à luz da obra de Paulo Freire em simbiose com Manoel de Barros. O processo de aprendizagem com a construção do webfólio e viagem educacional permitiu refletir sobre a realidade da nossa sociedade e a formação de agentes transformadores para gestão do SUS. Assim, os educandos foram empoderados e sensibilizados a seguir com o compromisso de reproduzir a corresponsabilidade no âmbito profissional, buscando a qualidade do atendimento com vistas à integralidade da assistência ao cuidado. A utilização dessas ferramentas foi assertiva por estimular uma formação por competências, interdisciplinaridade, interprofissionalidade, além de permitir nos maravilharmos com novas experimentações por meio de uma sociedade que muda permanentemente.

Constructivist education is an excellent alternative to direct pharmaceutical training with the necessary skills to act within the scope of the Unified Health System (SUS) management. This article reports the experience of virtual environments as a tool for constructivist education in health, namely the experience between educator and Pharmacy students with use of active teaching-learning methodologies based on constructivism. A webfólio was used as a tool for constructivist training in the discipline Practices in Collective Health II: Management. Thus, the theoretical framework is based on the work of Paulo Freire and Manoel de Barros. The learning process with the construction of the webfólio and educational trip allowed to reflect on the reality of our society and the formation of transforming agents for SUS management. Thus, the students were empowered and sensitized to follow the commitment to reproduce co-responsibility in professional settings, seeking the quality of care while aiming for the integrality of care. The use of these tools was assertive as it stimulated education based on competences, interdisciplinarity, interprofessionality, in addition to allowing us to marvel at new experiments through a society that changes permanently.

La educación constructivista es una excelente alternativa para brindar la formación farmacéutica con las competencias necesarias para actuar en el ámbito de la gestión del Sistema Único de Salud (SUS). Este artículo tiene como objetivo relatar la vivencia del ambiente virtual como una herramienta de formación constructivista en salud. Esta es la experiencia entre educador y alumnos del curso de Farmacia con el uso de metodologías activas de enseñanza-aprendizaje basadas en el constructivismo. Para esa construcción se utilizó el webfólio como herramienta de formación constructivista en la disciplina Prácticas en Salud Colectiva II: Gestión. Así la propuesta de utilización de este método está fundamentada bajo la luz de la obra de Paulo Freire en simbiosis con Manoel de Barros. El proceso de aprendizaje con la construcción del webfólio y el viaje educativo permitió reflexionar sobre la realidad de nuestra sociedad y la formación de agentes transformadores para la gestión del SUS. Los estudiantes fueron empoderados y sensibilizados a seguir con el compromiso de reproducir la corresponsabilidad en el ámbito profesional, buscando la calidad de la atención para la integralidad de la asistencia al cuidado. La utilización de esas herramientas permitió estimular una formación por competencias, interdisciplinaridad, interprofesionalidad, además de sorprendernos con nuevas experiencias en una sociedad que cambia permanentemente.
Descritores: Farmácia
Qualidade da Assistência à Saúde
Estudantes de Farmácia
Sistema Único de Saúde
Indústria da Construção
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-902207
Autor: Sánchez Barrera, Odalys.
Título: Una mirada hacia la relación entre salud pública y farmacia / A look to the relationship between public health and pharmacy
Fonte: Rev. medica electron;39(4):858-861, jul.-ago. 2017.
Idioma: es.
Descritores: Farmácia/métodos
Saúde Pública/métodos
-Farmacêuticos/normas
Farmácia/normas
Farmácia/organização & administração
Saúde Pública/educação
Saúde Pública/normas
Saúde Pública/tendências
Formulário Farmacêutico
Determinantes Sociais da Saúde/normas
Determinantes Sociais da Saúde/tendências
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-787782
Autor: Moraes, Bibiana Arantes; Costa, Nilce Maria da Silva.
Título: Understanding the curriculum the light of training guiding health in Brazil / Comprendiendo los currículos a la luz de los orientadores de la formación en salud en el Brasil / Compreendendo os currículos à luz dos norteadores da formação em saúde no Brasil
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;50(spe):9-16
Idioma: en; pt.
Resumo: Objective To analyze Pedagogical Projects Courses (PPCs) from the healthcare field in light of the National Curriculum Standards (NCS) policies on healthcare training. Method Exploratory descriptive study of qualitative approach, in which were carried out analyzes of PPPs of Nursing, Pharmacy, Medicine, Nutrition and Dentistry of a federal university in the Midwest region of Brazil. As technical analysis of documentary sources, adopted the content analysis in the thematic mode. Results The analysis of PPC showed the general aspects of PPC as the course features the historical percursso and construction, professional skills and competences required for professional performance and the guiding principles of formation characterized by technical, professional practice, articulation theory/ practice, interdisciplinarity and ethical / social training. Conclusions PPC presented is consistent with the proposals set out in DCN and carry training policies in health in Brazil, providing adequate training for health professionals, the demands of the population and the National Health System.

Objectivo Analizar Proyectos Pedagógicos de Curso (PPC) de la salud a la luz de las Directrices Curriculares Nacionales (DCN) y la inducción de la formación de las políticas de salud en Brasil. Método Estudio descriptivo exploratorio de abordaje cualitativo, en el cual se llevaron a cabo análisis de las PPC de Enfermería, Farmacia, Medicina, Nutrición y Odontología de la Universidad Federal de la región del Medio Oeste de Brasil. Como el análisis técnico de las fuentes documentales, adoptado el análisis de contenido en la modalidad temática. Resultados El análisis de PPC mostraron los aspectos generales de la PPC como el curso cuenta con el percursso histórico y la construcción, las habilidades y las competencias profesionales requeridas para el desempeño profesional y los principios rectores de la formación se caracteriza por técnica, práctica profesional, la teoría de la articulación / práctica, la interdisciplinariedad y la formación ética / social. Conclusión PPC presentada es consistente con las propuestas que figuran en el DCN y llevar a las políticas de formación en materia de salud en Brasil, proporcionando una formación adecuada para los profesionales de la salud, las demandas de la población y el Sistema Único de Salud.

Objectivo Analisar os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) da área da saúde à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e das políticas indutoras de formação em saúde do Brasil. Método Pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa, na qual foram realizadas análises dos PPC dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia de uma instituição federal de ensino superior da região Centro-Oeste do Brasil. Como técnica de análises das fontes documentais, adotou-se a análise de conteúdo, na modalidade temática. Resultados As análises dos PPC evidenciaram os aspectos gerais dos PPC como as características do curso, o percursso histórico e sua construção, habilidades e competências profissionais requeridas para o desempenho profissional e os princípios norteadores da formação caracterizados pela técnica, prática profissional, articulação teoria/prática, interdisciplinaridade e formação ética/social. Conclusão Os PPC apresentaram-se condizentes com as propostas previstas nas DCN e com as políticas indutoras de formação em saúde do Brasil, proporcionando a formação adequada para os profissionais de saúde, as demandas da população e do Sistema Único de Saúde.
Descritores: Currículo
Educação Superior
Política de Educação Superior
Ciências da Saúde
-Farmácia
Enfermagem
Odontologia
Ciências da Nutrição
Medicina
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-731966
Autor: Marchante Castellanos, Pilar; González Atá, Amelie; Merchán González, Francisco.
Título: El catedrático de Farmacia Manuel Serafín Johnson Larralde / Pharmacy specialist Manuel Serafin Jonhson Sarralde
Fonte: Rev. cuba. farm;48(2), abr.-jun. 2014. tab.
Idioma: es.
Resumo: El doctor Manuel Serafín Johnson Larralde se incorporó a la docencia en la Universidad de La Habana y al ejercicio de la profesión inmediatamente después de su graduación como doctor en Farmacia en 1883. Se presentan los principales datos sobre su trayectoria estudiantil en esa institución, la cual debió transitar con gran esfuerzo y perseverancia dada su condición de huérfano y la carencia de suficientes recursos económicos para abonar los pagos establecidos. También se ofrecen los detalles de su vida académica en la Universidad, marcada por reiteradas licencias que solicitó para viajar al extranjero por motivos de salud, según consta en su expediente administrativo. Se hace referencia a su destacado desempeño como propietario de una farmacia que llegó a convertir en farmacia-droguería, la cual logró prestigiar gracias a la profesionalidad de los servicios que se prestaban en ella. Johnson Larralde supo garantizar la formación universitaria de sus cinco hijos; cuatro de ellos farmacéuticos, quienes se convirtieron en continuadores de su tenaz dedicación a la especialidad. Por el legado que dejó tanto en la enseñanza universitaria, como en la práctica de la profesión merece un sitial de honor en la historia de la Farmacia en Cuba(AU)

Dr Manuel Serafin Johnson Larralde became professor at the University of Havana and began performing his profession right after graduating as Doctor of Pharmacy in 1883. This article presented the main data on his student life in that institution, which required a lot of efforts and perseverance since he was an orphan and did not have enough financial resources to pay the fees. It also provided details of his academic life at the University where one may see that he had to ask for permissions several times to travel to other countries because of health problems. Reference was made to his outstanding performance as the owner of a drugstore that became one of the most famous thanks to the quality of service rendered there. Johnson Larralde could guarantee the university studies of his five children who became pharmacists (4 of them) and continued the tenacious and devoted work of their father in this specialty. Taking into account his legacy in the university education and in the field of pharmacy, he deserves to hold very special place in the history of pharmacy in Cuba(AU)
Descritores: Farmácia
Educação em Farmácia/história
Pessoas Famosas
-Cuba
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1045957
Autor: Silvério Freire, Izaura Luzia; Dos Santos, Fernanda Rafaela; dos Santos Barbosa, Juliana; Coeli Oliveira da Silva, Bárbara; Souza da Silva, Iago; Lessa de Freitas, Anna Alice.
Título: Conhecimento e atuação dos profissionais da farmácia sobre a dispensação dos medicamentos / Knowledge and performance of pharmacy professionals on the dispensing of medicines
Fonte: Arch. Health Sci. (Online);26(2):http://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/view/1372, abri-set.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A dispensação de medicamentos corresponde a entrega de medicação ao paciente, mediante solicitação por meio da prescrição. Uma dispensação adequada colabora com a segurança na terapia medicamentosa. Objetivo: Descrever o conhecimento e a atuação dos profissionais da farmácia sobre a dispensação dos medicamentos. Métodos: Trata-se de estudo exploratório-descritivo, transversal e quantitativo, realizado em uma maternidade escola na Região Nordeste do Brasil, com 25 profissionais da farmácia. Resultados: A maioria dos participantes informou que a farmácia estudada utiliza o sistema misto de distribuição dos medicamentos (96,0%), não possui programa informatizado para a dispensação de medicamentos (52,0%), o ambiente de trabalho se encontra inadequado (84,0%), presenciaram (68,0%) ou cometeram (52,0%) erros relativos a dispensação, nunca realizam a dupla checagem (72,0%), sempre identificam e diferenciam o estoque de medicamentos potencialmente perigosos dos demais (80,0%), nunca utilizam fontes de distrações durante a análise e dispensação dos medicamentos (56,0%) e algumas vezes dispensam medicamentos por ordem verbal (60,0%). Conclusão: Verificou-se a necessidade de se modificar a prática da farmácia estudada por meio de educação permanente e implementação de estratégias que minimizem a ocorrência de erros.

Introduction: The dispensing of medication corresponds to the delivery of medication for the patient, upon request by means of prescription. A proper dispensation contributes to safety in drug therapy. Objective: To describe the knowledge and professionals of the pharmacy about the dispensation of medicines. Methods: This is an exploratory-descriptive cross-sectional and quantitative study carried out in a maternity school in the Northeastern region of Brazil, with 25 pharmacy professionals. Results: Most of the participants reported that the pharmacy used the mixed drug distribution system (96.0%). They also reported that there is no computerized dispensing program for medicines (52.0%), and the work environment was inadequate (84.0%). Most of them (68%) have witnessed errors related to the dispensation, or they have made the error themselves (52.0%). Double checking was done by 72.0%. The majority (80%) always identify and differentiate the stock of potentially dangerous drugs from others. Those who never used sources of distraction during the analysis and dispensing of medications were 56.0% and 60% sometimes dispensed medications in verbal order. Conclusion: It was verified the need to modify the practice of the pharmacy studied through permanent education and implementation of strategies that minimize the occurrence of errors.
Descritores: Farmacêuticos
-Farmácia
Prática Profissional
Preparações Farmacêuticas
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Conhecimento
Tratamento Farmacológico
Educação Continuada
Tipo de Publ: Ensaio Clínico
Responsável: BR13.3 - Biblioteca das Faculdades de Odontologia e Nutrição


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Id: biblio-1122311
Autor: Alves, Carlos Daniel Silva; Santos, Ramon Gomes dos; Lemos, Gisele da Silveira.
Título: Análise da completude das prescrições médicas de antimicrobianos dispensadas em farmácia comunitária de Jequié, Bahia / Analysis of the completeness of antimicrobial medical prescriptions dispensed in community pharmacy of Jequié, Bahia
Fonte: Rev. baiana saúde pública;41(1):29-44, dez. 2017. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A prescrição médica é um documento legal e segue critérios padronizados para a sua execução. A ilegibilidade associada com a incompletude de dados na prescrição de antimicrobianos pode levar a erros de medicação e a lesões ao paciente, além de promover a resistência bacteriana. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil das prescrições médicas de antimicrobianos tópicos e sistêmicos dispensadas em uma Farmácia Comunitária após a publicação da RDC n.20/2011, bem como verificar sua adequação à legislação vigente. Este estudo transversal e descritivo analisou 600 prescrições médicas de antimicrobianos recolhidas em uma farmácia comunitária de uma cidade do interior da Bahia, referentes aos meses de janeiro a março de 2012, e as interpretou por meio de um formulário estruturado, verificando a sua adequação legal, ética e técnica, de forma inédita, após a publicação da RDC n. 20, de 2011. Os resultados mostraram a ausência total dos quesitos endereço, idade e sexo, e somente uma prescrição apresentou o peso do paciente. Verificou-se a ausência da concentração em 44,0% das prescrições, da duração do tratamento em 34,3%, da via de administração em 23,5%, da forma farmacêutica em 22,7% e de informações complementares em 92,7%. Concluiu-se que todas as prescrições de antimicrobianos avaliadas estavam inadequadas do ponto de vista legal e sanitário, o que pode levar a um insucesso da terapia e ao desencadeamento da resistência bacteriana
Descritores: Farmácia
Prescrições de Medicamentos
Ética
Prescrições
Anti-Infecciosos/administração & dosagem
Limites: Humanos
Responsável: BR2149.1 - Biblioteca


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Id: biblio-933077
Autor: Mercucci, Vera Lúcia.
Título: A implantação da farmácia homeopática da DIR I - SES/SP.
Fonte: São Paulo; s.n; 2004. 104 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenação dos Institutos de Pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este estudo relata o processo de implantação da farmácia pública homeopática da DIR I da Secretaria de Estado da Saúde, bem como sua contribuição para o serviço de homeopatia na rede pública de saúde, da cidade de São Paulo, no primeiro ano de funcionamento. Pretende fornecer alguns subsídios para implantação de projetos similares, em outros serviços públicos. Descreve as facilidades e dificuldades encontradas pelos executores durante o processo. Evidencia seu custo para a instituição, a sua abrangência nos equipamentos de saúde do município, ou seja, seu alcance junto aos Distritos Sanitários, na malha da capital nas suas diferentes regiões. A produção da farmácia e o envio dos medicamentos aos locais de atendimento, foram verificados e estão devidamente registrados no trabalho.A pesquisa documental utilizou os arquivos da farmácia e os registros da sua produção. Foram realizadas entrevistas com médicos homeopatas da rede, com usuários que se tratam com homeopatia nos serviços públicos de saúde da cidade de São Paulo, e com os responsáveis pelo processo de implementação da farmácia. As entrevistas revelaram satisfação quanto ao fornecimento gratuito, pelo serviço, dos medicamentos homeopáticos com qualidade e também expectativa quanto ao efetivo funcionamento da farmácia. Um desdobramento importante que pode advir deste trabalho é o suporte a implementação de serviços assemelhados, para a disponibilidade dos medicamentos aos usuários do Sistema Unico de Saúde (SUS)
Descritores: Administração de Serviços de Saúde/economia
Farmácia Homeopática
Medicamento Homeopático
Governo Local
Farmácia
Sistema Único de Saúde/economia
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; W4, W556i, 2004


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Id: lil-661237
Autor: Mendonça, Talita Marangon; Miranda, Mariza Abreu; Araújo, Aílson da Luz André de.
Título: Conhecimento, prática e atitude dos farmacêuticos hospitalares frente aos erros de medicação / Knowledge, attitude and practice of hospital pharmacists in the face of medication errors
Fonte: HU rev;37(4):479-486, dez. 2011.
Idioma: pt.
Descritores: Farmacêuticos
Erros de Medicação
-Farmácia
Preparações Farmacêuticas
Atitude
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Conhecimento
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-2000
Autor: Munck, Alice; Araújo, Aílson.
Título: Avaliação dos medicamentos inapropriados prescritos para pacientes idosos em um Hospital Universitário / Evaluation of inappropriate drugs prescribed to elderly patients in a University Hospital
Fonte: HU rev;38(3/4):231-240, abr.-jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Os idosos constituem um grupo populacional especialmente vulnerável às reações adversas em virtude de particularidades farmacocinéticas e farmacodinâmicas, comorbidades e uso de número elevado de medicamentos (polifarmácia). A prescrição de medicamentos inapropriados, os quais os riscos de seu uso superam seus benefícios, é uma das principais causas de reações adversas em idosos. Assim, o objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de medicamentos inapropriados prescritos para pacientes idosos no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora ­ MG, entre janeiro e junho de 2011. Foram coletados dados do sistema informatizado da unidade de farmácia hospitalar e das prescrições de pacientes com 60 anos ou mais, internados nas enfermarias de clínica médica do Hospital Universitário. Os medicamentos prescritos para cada idoso incluído na pesquisa foram caracterizados como inapropriados ou não, independentemente das condições clínicas associadas, com base nos critérios de Beers em sua atualização de 2003. Identificou--se que 62,8% dos pacientes avaliados tiveram, pelo menos, um medicamento potencialmente inapropriado prescrito durante a internação, sendo o diazepam o mais prescrito. Observou-se, também, que as mulheres, os pacientes com maior tempo de internação e aqueles submetidos à polifarmácia tiveram maior número de medicamentos inapropriados prescritos. A compreensão dos fatores associados à prescrição de medicamentos inadequados no âmbito hospitalar é fundamental para a implementação de estratégias que visem a minimizar o seu uso e as potenciais reações adversas a medicamentos em pacientes idosos.
Descritores: Uso de Medicamentos
Prescrição Inadequada
-Farmácia
Prescrições de Medicamentos
Idoso
Preparações Farmacêuticas
Medicina Clínica
Medicamentos sob Prescrição
Prescrições
Hospitais Universitários
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-788695
Autor: Quevedo Ganoza, Fernando; Ramos Cevallos, Norma.
Título: Historia de la farmacia peruana (parte I) / History of peruvian pharmacy (first time)
Fonte: Diagnóstico (Perú);55(1):5-11, ene.-mar. 2016. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Doenças Endêmicas/história
Farmácia/história
-Peru
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca



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