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Sousa, Regina Marcia Cardoso de
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Id: biblio-985015
Autor: Koizumi, Maria Sumie; Takahashi, Edna Ikumi Umebayashi; Sousa, Regina Marcia Cardoso de.
Título: Selection of graduate nurses for admission to graduate programs in specialization areas / Seleção de candidatos aos cursos de especialização
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;19(2):111-119, ago. 1985.
Idioma: pt.
Resumo: As autoras analisam os aspectos a serem considerados no processo de seleção de candidatos aos Cursos de Especialização. Apresentam o método empregado no Curso de Especialização em Enfermagem de Cuidados Intensivos da Escola de Enfermagem da USP.

The authors analyse the selection process that is being used at the "Escota de Enfermagem da Universidade de São Paulo", for selection of graduate nurses the enrollment in the specialization program on Intensive Care Nursing. They refer the objective and the method used at the selection of candidates, as the results obtained.
Descritores: Critérios de Admissão Escolar
Especialização
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Enfermagem de Cuidados Críticos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1089520
Autor: Pisco, Luis; Pinto, Luiz Felipe.
Título: De Alma-Ata a Astana: o percurso dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal, 1978-2018 e a génese da Medicina Familiar / From Alma-Ata to Astana: the path of Primary Health Care in Portugal, 1978-2018 and the genesis of Family Medicine
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;25(4):1197-1204, abr. 2020. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Ao longo século XX, as profundas alterações que ocorreram na Medicina apenas podem ser completamente esclarecidas se forem observadas numa perspectiva histórica, pois elas sempre ocorreram em resposta a influências externas, umas científicas e tecnológicas, outras de ordem social. A moderna Medicina Familiar é uma das muitas disciplinas novas que se desenvolveram durante o curso da história da Medicina e aqui debatemos de forma crítica, os últimos 40 anos dos cuidados primários em saúde em Portugal, começando em 1971, mesmo antes da Declaração de Alma-Ata (1978). Ao longo do percurso, em 2005, surge a Reforma dos Cuidados Primários em Saúde em Portugal e as novas unidades de saúde familiar, que até setembro de 2019 atendiam cerca de 94% dos cidadãos portugueses, ou seja, mais de nove milhões e meio de pessoas. No final dessa trajetória, de forma solidária e voluntária, esta Reforma serviu de inspiração para outra, no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 2009. Por fim, apresentamos os desafios apontados na Declaração de Astana de 2018, dentre elas, a questão da força de trabalho nos cuidados de saúde primários, como fator essencial para o desempenho e a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

Abstract Throughout the twentieth century, the profound changes that have taken place in Medicine can only be wholly explained if observed from a historical perspective, for they have always occurred in response to external influences, some scientific and technological, others of a social nature. Modern Family Medicine is one of the many new disciplines that have developed during medical history, and we critically discuss the last 40 years of primary health care in Portugal, which started in 1971, long before the Alma-Ata Declaration (1978). Along the way, in 2005, the Primary Health Care Reform emerges in Portugal, along with the new family health facilities, which until September 2019, attended about 94 % of Portuguese citizens, i.e., 9,5 million people. At the end of this course, in solidarity and voluntarily, this Reform inspired another one in Brazil, in Rio de Janeiro, in 2009. Finally, we present the challenges pointed out in the 2018 Astana Declaration, among them, the issue of the workforce in primary health care as an essential factor for the performance and sustainability of health systems.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/história
Reforma dos Serviços de Saúde/história
Congressos como Assunto/história
Medicina de Família e Comunidade/história
-Portugal
Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Especialização/história
Brasil
Saúde Global
Cazaquistão
Reforma dos Serviços de Saúde/organização & administração
Centros Comunitários de Saúde/história
Centros Comunitários de Saúde/legislação & jurisprudência
Centros Comunitários de Saúde/organização & administração
Congressos como Assunto/organização & administração
Academias e Institutos/história
Academias e Institutos/organização & administração
Europa (Continente)
Medicina de Família e Comunidade/organização & administração
Programas Nacionais de Saúde/história
Programas Nacionais de Saúde/legislação & jurisprudência
Programas Nacionais de Saúde/organização & administração
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Bastos, Marcus Gomes
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Id: biblio-1145855
Autor: Camilo, Gustavo Bittencourt; Bastos, Marcus Gomes; Toledo, Gabriela Cumani; Ferreira, Ana Paula; Brandão, Tainá Gomes; Reis, Ana Flávia Miranda; Coutinho, Isabella de Almeida Paes Barretto; Aranha, Gabriel Lunardi; Souza, Bárbara Isadora Amâncio de.
Título: Análise das ligas acadêmicas de medicina sob a perspectiva dos alunos / Analysis of academic medical leagues from the students' perspective
Fonte: Sci. med. (Porto Alegre, Online);30(1):36190, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar as ligas acadêmicas de medicina (LAM) estruturadas e em funcionamento em instituição de ensino superior como estratégias de ensino e aprendizagem, considerando o perfil e verificar se as atividades promovidas pelas LAM estão alinhadas com a medicina baseada em evidências. Métodos: estudo descritivo, do tipo transversal, aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora. Participaram como sujeitos da pesquisa estudantes do último ano de medicina e médicos recém-formados no ano de 2018. Essa amostragem não probabilística teve como finalidade a avaliação da influência das LAM na formação médica. Resultados: oito (5,9%) entrevistados não participaram de qualquer LAM. Observou-se que 31 (24,2%), 49 (38,3%) e 38 (29,7%) participaram de uma, duas ou três LAM, respectivamente. A maioria participou de LAM do terceiro ao oitavo período, porém em todos os períodos houve participação de algum aluno. Para 50 (39,1%) entrevistados, as LAM ajudaram de alguma forma para confirmar a escolha da área da residência, já para 53 (41,4%) deles, elas ajudaram na exclusão da área para a residência. Nota-se, ainda, que 117 (91,4%) dos que participaram de LAM acharam a experiência válida para a formação acadêmica. Conclusões: a maior parte dos alunos atualmente participam de ligas; há enorme interesse em participar de diretoria de LAM e estágios extracurriculares; as LAM contribuem para a escolha da futura especialidade; os estudantes veem neces-sidade na regulamentação das LAM; a avaliação global é de que a experiência é válida para a formação médica. O tema ligas acadêmicas é de enorme relevância atualmente em virtude da extensa participação dos estudantes nessas atividades. A educação em saúde visa compreender a importância dessas entidades para garantir o maior êxito possível no ensino, na pesquisa e na extensão.

Aims: the objective was to analyze the structured and functioning of academic medical leagues (AML) in higher education institution as teaching and learning strategies, considering the profile and to verify if the activities promoted by the AML are aligned with the evidence-based medicine. Methods: descriptive, cross-sectional study, approved by the Ethics Committee of the Faculty of Medical and Health Sciences of Juiz de Fora. Medical students and newly graduated physicians participated in the research in 2018. This non-probabilistic sampling aimed to evaluate the influence of AML on medical education. Results: eight respondents did not participate in AML (5.9% of the sample). 31 (24.2%), 49 (38.3%) and 38 (29.7%) participated in one, two or three AML, respectively. Most participated in AML from the third to the eighth period, but in all periods, there was participation. For 50 (39.1%) of respondents, the AML helped in some way to confirm the choice of area of residence, while for 53 (41.4%) of them, AML helped to exclude the area for residence. It is also noted that 117 (91.4%) of those who participated in AML found the experience valid for academic education. Conclusions: thus, most students currently participate in leagues; There is tremendous interest in attending AML board and extracurricular internships; AML contribute to the choice of future specialty; Students needs AML regulation; The overall assessment is that experience is valid for medical education. The academic leagues theme is of enormous relevance today because of the extensive participation of students in these activities. Health education aims to understand the importance of these entities to ensure the greatest possible success in teaching, research, and extension.
Descritores: Especialização
Estudantes de Medicina
Educação Médica
Limites: Humanos
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: biblio-975448
Autor: Colangelo, María Adelaida.
Título: Construcción de la infancia y de un saber médico especializado: los comienzos de la pediatría en Buenos Aires, 1890-1920 / The construction of childhood and its specialized medical care: the beginnings of pediatrics in Buenos Aires, 1890-1920
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;25(4):1219-1237, Oct.-Dec. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Se analiza la constitución de la pediatría como un saber médico especializado en Buenos Aires, entre 1890 y 1920. Se busca mostrar que este proceso resulta de un doble movimiento: la delimitación y caracterización del niño como un particular objeto de conocimiento e intervención y la institucionalización de ciertos médicos como un grupo profesional que procura legitimar su especificidad tanto hacia el interior de la medicina como en el campo social más amplio. Luego de contextualizar socio históricamente las preocupaciones del saber médico acerca de la infancia, se profundiza en el modo en que ésta es construida, así como en el movimiento asociativo y académico que permite a los pediatras constituirse como un grupo de especialistas portadores de un saber experto.

Abstract It analyzes the set-up of pediatrics as a specialized medical field in Buenos Aires, between 1890-1920. The article seeks to demonstrate this process as a result of two movements: the delimitation and characterization of children as a particular object of knowledge and intervention, and the institutionalization of some physicians as a professional group that sought to legitimate their specificity within the medicine field and beyond. After contextualizing socially and historically the concerns of medical knowledge on childhood, it explores with detail how the field was constructed, and the associative and academic movement that allowed pediatricians to constitute themselves as a group of specialists that bear a specific expertise.
Descritores: Pediatria/história
Especialização/história
-Argentina
Cidades
Limites: Humanos
Criança
História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1144503
Autor: Corona Martínez, Luis A; Fonseca Hernández, Mercedes.
Título: La evaluación final en la especialidad Medicina Interna: propuesta de adecuaciones / Final evaluation in Internal Medicine specialty: proposal of adjustments
Fonte: Rev. cuba. med;59(4):e1398, oct.-dic. 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La evaluación de graduación constituye el examen de culminación de los estudios de la especialización, correspondiente a la enseñanza de posgrado. Objetivo: Proponer y fundamentar la realización de modificaciones en la evaluación de graduación de la especialidad Medicina Interna, en nuestro contexto. Método: Investigación sustentada en el análisis de documentos metodológicos y en una reflexión crítica de la praxis, para la construcción teórica de la propuesta de modificaciones. Resultados: A partir de la identificación de puntos de mejoría y guiados por una serie de principios, se proponen los siguientes cambios: 1) readecuación en la secuencia de los ejercicios teóricos y prácticos que conforman el examen estatal, 2) mayor peso de las actividades prácticas en la evaluación, tanto por aumento del número de actividades como por el tiempo destinado a las ejecuciones, 3) representación más amplia de la diversidad de habilidades y competencias objetivo de aprendizaje en la residencia, y 4) una mirada más exigente y valorizada de las competencias investigativas en general, y del trabajo de terminación de la especialidad en particular. Conclusiones: Mediante los cambios que se proponen se logra una certificación más real y objetiva de las competencias profesionales de los educandos para el cumplimiento del encargo social, y contribuye al mejoramiento de la calidad del profesional egresado, al estimular un proceso formativo dirigido a garantizar la aplicación de los conocimientos(AU)

Introduction: The graduation evaluation constitute the final assessment of the specializing studies, corresponding to postgraduate education. Objective: To propose and to substantiate the conduction of modifications in the graduation evaluation of Internal Medicine specialty, in our context. Method: A research based on the analysis of methodological documents and on praxis critical reflection was carried out for the theoretical construction of the proposed modifications. Results: From the identification of çimprovement points and guided by a series of principles, the following changes are proposed: 1) Readjusting the sequence of theoretical and practical exercises that make up the state exams, 2) Providing greater importance of practical activities in the assessment, both due to the increase in the number of activities and the time allocated to performing, 3) Bringing broader representation of the diversity of skills and competencies which are learning objective in the residence, and 4) Demanding and measuring more the research competences in general, and of the completion paper of the specialty in particular. Conclusions: These proposed changes result in more real and objective certification of the professional competences of the students for achieving the fulfillment of the social mandate. These changes improve the quality of the professional, by stimulating a training process aimed at guaranteeing the application of knowledge(AU)
Descritores: Especialização/normas
Medicina Interna/educação
-Competência Profissional
Avaliação Educacional/métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-899783
Autor: Maass, Juan.
Título: El Congreso LXXII de SONEPSYN: un paso más en el campo de la integración en el mundo de la especialización / The LXXII Congress: One more step in the field of integration in the world of specialization
Fonte: Rev. chil. neuro-psiquiatr;55(2):75-76, 2017.
Idioma: es.
Descritores: Especialização
Congresso
-Ciências da Saúde
Limites: Humanos
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Id: lil-781897
Autor: Escobar M, Enrique.
Título: Las publicaciones psiquiátricas nacionales y sus autores en la tercera cincuentena de la especialidad (1952-2002) / National Psychiatric Publications and Authors in the third fifty years of the specialty (1952-2002)
Fonte: Rev. chil. neuro-psiquiatr;54(1):52-58, mar. 2016. ilus.
Idioma: es.
Resumo: This article completes the study of the National Psychiatrics Publications and Authors during 150 speciality years. Here we describe the last fifty years (1952-2002). On it describes the biography and his principal contributes of mentioned authors. They are the Drs. Sergio Peña y Lillo, Ignacio Matte Blanco, Otto Dorr, Mario Gomberoff and Fernando Oyarzún. We highlight their importantpsychiatrics experience and the advances on practical and theoretical aspects of their psychiatric schools.

Este artículo completa el estudio de las Publicaciones Psiquiátricas Nacionales y sus autores12. En él describimos la biografía y uno de los principales aportes de cada uno de los autores citados. Estos son los Drs. Sergio Peña y Lillo, Ignacio Matte Blanco, Otto Dorr, Mario Gomberoff y Fernando Oyarzún. En ellos se encuentran representadas las escuelas psiquiátricas más importantes, habiendo algunas avanzado en aspectos prácticos y teóricos que relatamos.
Descritores: Psiquiatria
Publicações
Especialização
-Pesquisa
Escolas para Profissionais de Saúde
Chile
Limites: História do Século XX
Tipo de Publ: Biografia
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1140354
Autor: Xavier, Shirlei da Silva; Cruz, Ana Paula Freire; Gomes, Andréa da Anunciação; Assis, Milena Guimarães Gama; Santos, Iêda Maria Fonseca; Monteiro, Rebeca de Jesus.
Título: O processo de orientação de trabalhos de conclusão de cursos de especialização: a experiência da Escola de Saúde Pública da Bahia / The process of academic advising in specialization courses: the experience of the School of Public Health of Bahia / El proceso de orientación de trabajos de conclusión de cursos de especialización: la experiencia de la Escuela de Salud Pública de Bahía
Fonte: Rev. baiana saúde pública;43(Supl. 1):182-197, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A produção de novos conhecimentos fundamenta as práticas de ensino-aprendizagem, contribuindo para o fortalecimento das ações ofertadas e para a construção da identidade institucional. Em seus processos formativos, sobretudo as especializações lato sensu, a Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA) prevê como produto final os trabalhos de conclusão de curso (TCC), concebidos como instrumentos impulsionadores para o desenvolvimento de pesquisas e intervenções nos serviços de saúde. Neste artigo buscou-se descrever e analisar o processo de orientação de TCC desenvolvido na escola, em seu percurso histórico, considerando as primeiras experiências e as transformações que se deram após a implantação de um conjunto de medidas voltadas para o aprimoramento dessa atividade. Para fins desta análise, foi realizado um estudo comparativo entre dois cursos de especialização promovidos pela escola. Os dados foram obtidos por meio de fichas de avaliação dos TCC, instrumento aplicado para avaliar e estabelecer nota aos produtos dos cursos. Dentre as modalidades de TCC disponíveis na ESPBA, o projeto de intervenção apresenta maior complexidade e tem maior relação com o processo de trabalho do servidor, tendo em vista que demanda uma clareza do contexto em que se quer intervir e a identificação de suas necessidades. Embora não tenha sido possível afirmar que houve uma influência direta das medidas implantadas para qualificar os TCC, pode-se inferir que as diferenças observadas no curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde retratam a importância das discussões promovidas pela Comissão de Monitoramento e Avaliação da Escola com os discentes e orientadores.

The production of new knowledge grounds teaching-learning practices, contributing to the strengthening of the offered actions and the construction of institutional identity. In its formative processes, especially for lato sensu specializations, the ESPBA foresees as final product the final paper (TCC), designed as an impelling instrument for the development of research and interventions in health services. This article described and analyzed the TCC advising process developed in the school, throughout its historical course, considering the first experiences and transformations that occurred after the implementation of a set of measures to improve this activity. For the purposes of this analysis, a comparative study was carried out between two specialization courses promoted by the school. The data were obtained through evaluation cards of the TCC, an instrument used to evaluate and establish a grade to the products of the courses. Among the modalities of TCC available at ESPBA, the Intervention Project presents greater complexity and is more related to the educator's process, given it demands full understanding of the context to be intervened and the proper identification of needs. Despite no clear evidence of direct influence of the implemented measures in qualifying the TCC, it can be inferred that the differences observed in the specialization course of Health Services Management portrays the importance of discussions promoted by the Monitoring and Evaluation Commission of the school with students and counselors.

La producción de nuevos conocimientos fundamenta las prácticas de enseñanzaaprendizaje, contribuyendo al fortalecimiento de las acciones ofertadas y la construcción de la identidad institucional. En sus procesos formativos, sobre todo las especializaciones lato sensu, la Escuela de Salud Pública de Bahía Profesor Novis (ESPBA) prevé como producto final los Trabajos de Conclusión de Curso (TCC) concebidos como instrumentos impulsores para el desarrollo de investigaciones e intervenciones en los servicios de salud. En este artículo se buscó describir y analizar el proceso de orientación del TCC desarrollado en la escuela, en su recorrido histórico, considerando las primeras experiencias y las transformaciones que se dieron tras la implantación de un conjunto de medidas dirigidas al perfeccionamiento de esta actividad. En este análisis, se realizó un estudio comparativo entre dos cursos de especialización promovidos por la escuela. Los datos se recogieron de fichas de evaluación de los TCC, un instrumento que se aplica para evaluar y calificar a los productos de los cursos. Entre las modalidades de TCC disponibles en la ESPBA, el proyecto de intervención presenta mayor complejidad y tiene mayor relación con el proceso de trabajo del servidor, teniendo en vista que demanda una claridad del contexto que se quiere intervenir e identificar sus necesidades. Aunque no es posible afirmar que hubo una influencia directa de las medidas implantadas para calificar los TCC, se puede inferir que las diferencias observadas en el Curso de Especialización en Gestión de Servicios de Salud retratan la importancia de las discusiones promovidas por la Comisión de Monitoreo y Evaluación de la Escuela con los alumnos y orientadores.
Descritores: Especialização
Administração de Serviços de Saúde
Avaliação Educacional
Serviços de Saúde
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: biblio-881340
Autor: Anderson, Maria Inez Padula; Castro Filho, Eno Dias de; Rodrigues, Ricardo Donato; Dalla, Marcello Dala Bernardina; Bourget, Monique Marie Marthe.
Título: Bases para expansão e desenvolvimento adequados de programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade / Bases for an adequate expansion and development of Family and Community Medicine Residency Programs
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;3(11):180-198, nov. 2007. ilus..
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo é uma versão adaptada, para este número suplementar da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, do documento original da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), editado em 2005, sob o mesmo título . disponível na íntegra no portal www.sbmfc.org.br. O texto situa a Medicina de Família e Comunidade (MFC) como uma especialidade médica centrada no paradigma da integralidade biopsicossocial que prioriza a APS, fazendo um nítido contraste com as especialidades focais. As políticas de saúde historicamente adotadas no Brasil privilegiaram, no entanto, um modelo assistencial hospitalocêntrico, bloqueando o desenvolvimento da APS e da MFC. Esta é uma tendência em mudança em face da Estratégia Saúde da Família e da experiência internacional nesta área. Neste contexto, a SBMFC, em parceria com o MS, vem incentivando a expansão dos programas de residência em MFC. Considerando a importância de que tal expansão seja implementada sem prejuízo da qualidade, a SBMFC apresentou um conjunto de critérios e recomendações, sintonizadas com a Resolução da CNRM . que regulamenta estes programas ., para que servissem de base para tal expansão. Neste artigo, são retomadas as exigências e recomendações relativas à organização do programa, à distribuição temporal das atividades e às competências básicas que deverão ser desenvolvidas ao longo do programa de formação. Além disso, são revistos os requisitos referentes à infra-estrutura e ao fluxo assistencial necessários para criar um ambiente favorável de treinamento em serviço. Por último, faz-se um pequeno relato sobre as iniciativas mais recentes que a SBMFC vem desenvolvendo no sentido de minorar a atual defasagem entre necessidade e oferta de preceptores especializados em MFC.

This article is a version of the original document published in 2005 under the same title by the Brazilian Society of Family and Community Medicine (BSFCM) (full text available at ), adapted for this supplement of the Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. The text defines Family and Community Medicine (FCM) as a medical specialty focused on biopsychosocial integrality an on Primary Care as privileged scenario, in distinct opposition to the medical specialties. The health policies historically adopted in Brazil used to give priority to a hospital-centered care model, hampering the strengthening of Primary Care and Family and Community Medicine. This trend however is changing due to the implementation of the Family Health Strategy and the international experience in this area. In this context, the BSFCM in cooperation with the Ministry of Health are encouraging the expansion of the Family and Community Medicine Residency Programs. Considering the importance of expanding the residency programs without loosing quality, the BSFCM elaborated a document presenting a set of criteria and recommendations in accordance with the guidelines of the National Commission of Medical Residency, the organism regulating these programs, to be used as a basis. In this article we recover the requirements nd recommendations for the organization of the program, the chronogram of activities and the basic competences to be developed during the program. Furthermore we reanalyze the requisites in terms of infrastructure and service flow necessary for creating a practice environment favorable for in-service training.We finalize with a brief report about the most recent actions of the BSFCM for minimizing the current gap between offer and demand of preceptors specialized in Family and Community Medicine.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
-Especialização
Saúde da Família
Medicina Comunitária
Estratégia Saúde da Família
Medicina de Família e Comunidade
Integralidade em Saúde
Política de Saúde
Internato e Residência
Medicina
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: biblio-1140357
Autor: Pereira, Milena Moura Alves; Fontoura, Marília Santos; Costa, Caique de Moura.
Título: Formação em saúde e efeitos no trabalho: avaliando processos e caminhos de processos educativos / Training in health and effects at work: evaluating processes and trajectories of educational processes / Formación en salud y efectos en el trabajo: evaluando procesos y caminos de procesos educativos
Fonte: Rev. baiana saúde pública;43(Supl. 1):198-221, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo de caso analisou a experiência de avaliação de um curso de especialização em saúde pública no estado da Bahia usando o referencial teórico metodológico da área de avaliação Treinamento, Desenvolvimento e Educação. As complexidades e transversalidades da saúde no cotidiano do trabalho indicam a necessidade de reordenamento das práticas e de transformações dos processos de trabalho e formação dos profissionais atuantes neste campo, além de tomar-se o trabalho como princípio educativo, adotando metodologias que favoreçam o diálogo e a capacidade crítico-reflexiva. Considera-se a avaliação como prática inerente e indutora de melhorias em qualquer processo educativo. Assim, este estudo justifica-se pela importância do desenvolvimento de práticas de avaliações em processos educativos e por incentivar a utilização de modelos baseados na avaliação integrada e em profundidade de processos educativos no campo da saúde. Os dados foram coletados com a aplicação de instrumentos de avaliação do curso, em diferentes momentos, identificando a reação e a aprendizagem dos discentes. O referencial utilizado tem consistência e aplicabilidade no campo da educação na saúde e, por meio dele, evidenciou-se coerência entre os níveis de avaliação de reação e aprendizagem. Para os discentes, o curso teve aplicabilidade e contribuiu para aprendizagem de conhecimentos e habilidades acerca da atuação do profissional sanitarista. Insumos, procedimentos e proacessos do curso foram avaliados positivamente. No entanto, alguns aspectos da estrutura e da didática foram avaliados abaixo da expectativa. Portanto, espera-se que este trabalho contribua para o conhecimento na área de avaliação de processos educativos, inspirando a adoção de perspectivas metodológicas de avaliação contínua e em profundidade no campo da educação na saúde.

This case study analyzed the assessment experience of a Specialization Course in Public Health in the state of Bahia using the methodological theoretical framework of the TD & E Evaluation area. The complexity and cross-sectional nature of health in daily life indicate a need for reorganizing practices, changes in work processes, and in the training of professionals working in this field, in addition to taking work as an educational principle and methodologies that favor dialogue and critical reflexive capacity. Assessments are considered an inherent practice that leads to improvements in any educational process. This study is justified by the importance of developing evaluation practices in educational processes and favoring the use of models based on the integrated and in-depth evaluation of educational processes in the Health field. Data were collected through the application of the evaluation instruments course at different moments, identifying the reaction and learning of students. The reference framework used is consistent and applicable in the field of health education, in addition to showing consistency between the levels of evaluation for Reaction and Learning. For students, the course had applicability and contributed to the learning of knowledge and skills about the work of sanitarist professionals. Inputs, procedures and course processes were evaluated positively. Some aspects of the structure and didactics were evaluated below expectations. We hope that this study contributes to the knowledge in the field of evaluation of educational processes, inspiring the adoption of methodological perspectives of continuous and in depth evaluation in the field of health education.

Este estudio de caso analizó la experiencia de evaluación de un curso de especialización en salud pública en el estado de Bahía, usando el referencial teórico metodológico del área de evaluación TD&E. Las complejidades y transversalidades de la salud en el cotidiano del trabajo indican la necesidad de reordenamiento de las prácticas y transformaciones de los procesos de trabajo y de la formación de los profesionales actuantes en este campo, además de considerar el trabajo como principio educativo, adoptando metodologías que favorezcan el diálogo y la capacidad crítica-reflexiva. Se considera la evaluación como práctica inherente e inductora de mejoras en cualquier proceso educativo. Este estudio se justifica por la importancia del desarrollo de prácticas de evaluación en procesos educativos y por favorecer la utilización de modelos basados en la evaluación integrada y en profundidad de procesos educativos en el campo de la salud. Los datos se recopilaron aplicando instrumentos de evaluación del curso en diferentes momentos, identificando la reacción y el aprendizaje de los alumnos. El referencial utilizado tiene consistencia y aplicabilidad en el campo de la educación en la salud, por lo cual se evidenció coherencia entre los niveles de evaluación de reacción y aprendizaje. Para los discentes, el curso tuvo aplicabilidad y contribuyó al aprendizaje de conocimientos y habilidades acerca de la actuación del profesional sanitarista. Los insumos, procedimientos y procesos del curso se evaluaron positivamente. Algunos aspectos de la estructura y didáctica se evaluaron por debajo de la expectativa. Se espera que este trabajo contribuya al conocimiento en el área de evaluación de procesos educativos, inspirando la adopción de perspectivas metodológicas de evaluación continua y en profundidad en el campo de la educación en la salud.
Descritores: Especialização
Saúde Pública
Educação em Saúde
Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas



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