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Id: biblio-1339872
Autor: Oliveira, Luciana Aparecida Faria de; Oliveira, Anara da Luz; Ferreira, Márcia de Assunção.
Título: Formação de enfermeiros e estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema da espiritualidade / Formación de enfermeros y estrategias de enseñanza-aprendizaje sobre el tema de la espiritualidad / Nurses' training and teaching-learning strategies on the theme of spirituality
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;25(5):e20210062, 2021. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo investigar se e como o tema da espiritualidade foi abordado na formação de enfermeiros que atuam em cuidados paliativos. Método estudo qualitativo, realizado com 34 enfermeiros de um hospital de tratamento de câncer do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados em 2019, por meio de entrevista semiestruturada. A análise foi lexical por meio do software Alceste. Resultados os enfermeiros reconhecem a necessidade de abordagem da espiritualidade no cuidado, mas as lacunas ou insuficiência de abordagem na formação dificultam sua aplicação na prática. Para supri-las, estratégias são aplicadas na educação permanente nos serviços. Conclusão e implicações para a prática o não preparo formal e técnico para a abordagem e oferta de cuidados à dimensão espiritual dos pacientes comprometem a realização do cuidado integral. A educação permanente mostrou ser a única possibilidade de preparar os enfermeiros para o cuidado a esta dimensão. Desvela-se a importância da abordagem da espiritualidade e os impactos para a saúde e o cuidado, mormente no campo dos cuidados paliativos, o que a torna transversal e necessária na formação profissional.

RESUMEN Objetivo investigar si y cómo se abordó el tema de la espiritualidad en la formación de enfermeros que se desempeñan en cuidados paliativos. Método estudio cualitativo, realizado con 34 enfermeros de un hospital especializado en el tratamiento de cáncer en Rio de Janeiro. Los datos se recolectaron en 2019, a través de entrevistas semiestructuradas. Se llevó a cabo un análisis lexical mediante el software Alceste. Resultados los enfermeros reconocen la necesidad de abordar la espiritualidad en el cuidado, pero las brechas o insuficiencias de abordaje en la formación dificultan su aplicación en la práctica. Para suplirlas, se aplican estrategias de formación continua en los servicios. Conclusión e implicaciones para la práctica la falta de preparación formal y técnica para abordar y ofrecer atención a la dimensión espiritual del paciente compromete la realización de la atención integral. La educación permanente resultó ser la única posibilidad de preparar enfermeros para atender esta dimensión. Se revela la importancia de abordar la espiritualidad y los impactos en la salud y en la atención, especialmente en el ámbito de los cuidados paliativos, lo que la hace transversal y necesaria en la formación profesional.

ABSTRACT Objective to investigate whether and how the theme of spirituality was addressed in the training of nurses working in palliative care. Method a qualitative study, carried out with 34 nurses from a cancer treatment hospital in Rio de Janeiro. Data was collected in 2019, through semi-structured interviews. Analysis was of the lexical type using the Alceste software. Results the nurses recognize the need to approach spirituality in care, but the gaps or insufficiency of approach in training hinder its application in the practice. To bridge these gaps, strategies are applied in permanent education in the services. Conclusion and implications for the practice the lack of formal and technical preparation for approaching and offering care to the patients' spiritual dimension compromises the performance of comprehensive care. Permanent education proved to be the only possibility to prepare nurses to care for such dimension. It reveals the importance of addressing spirituality and the impacts on health and care, especially in the field of palliative care, which makes it transversal and necessary in professional training.
Descritores: Cuidados Paliativos/psicologia
Espiritualidade
Educação em Enfermagem
Cuidados de Enfermagem/psicologia
-Prática Profissional
Qualidade de Vida/psicologia
Pesquisa Qualitativa
Educação Continuada em Enfermagem
Capacitação Profissional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-1341179
Autor: Oliveira, Luiz Felippe Mokdeci Martins de; Ramallo, Daniel Alves; Möller, João Victor Silveira; Leal, Ana Carolina; Ribeiro, Gabriel Araujo; Guimarães, João Antonio Matheus.
Título: The Role of the Resident Doctor in Orthopedics and Traumatology in a Large Hospital of the Unified Health System: What is the User's view? / A atuação do médico residente em ortopedia e traumatologia em um hospital de grande porte do Sistema Único de Saúde: Qual a visão do usuário?
Fonte: Rev. bras. ortop;56(4):438-445, July-Aug. 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective To assess the knowledge of patients seen at a teaching hospital about the academic and professional training of the resident doctor in orthopedics and traumatology, as wellas his areaofexpertise, and determinethe perception of thepatients ofcomfort and safety in relation to being assisted by the resident doctor at different stages of treatment. Methods A cross-sectional study was conducted with patients admitted to a large ortho pedics hospital of the Brazilian Unified Health System(SUS, in the Portugues e acronym). Datawere collected through the application of a questionnaire containing 19 objective questions that assessed sociodemographic parameters and the perception of the patient of the performance of the resident. The data were analyzed to assess the frequency of responses obtained. Results 152 participantswere evaluated, predominantlymale(62.6%)andaged between 36 and 55 years old (41.3%). Only 43.3% were aware of the academic background of the resident. Patients reportedfeelingsaferandmorecomfortablebeingassistedbythedoctor together with the resident in the outpatient consultation (43.3%), in the nursing ward (39.3%)andduringsurgery(61%).Asfor theperformanceof theresident,80.2%statedthat the resident doctor improves communication between the patient and the main surgeon; however, only 11% said they would feel safe and comfortable being cared for exclusively by residents in the surgical environment, if allowed. Conclusion The participation of resident physicians in the care is well received by the patients if they are in the company of the attending physician. Patients identify residents as a facilitating bridge in the communication with attending physicians.

Resumo Objetivo Avaliar o conhecimento de pacientes atendidos em um hospital-escola acerca da formação acadêmica e profissional do médico residente em ortopedia e traumatologia, bem como sua área de atuação, e determinar a percepção de conforto e segurança do paciente em relação a ser assistido pelo médico residente em diferentes etapas do tratamento. Métodos Foi realizado um estudo transversal com pacientes internados em um hospital de ortopedia de grande porte do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário contendo 19 questões objetivas que avaliaram parâmetros sociodemográficos e a percepção do paciente quanto à atuação do residente. Os dados foram analisados de forma a avaliar a frequência das respostas obtidas. Resultados Foram avaliados 152 participantes, predominantemente do sexo masculino (62,5%) e com idade entre 36 e 55 anos (41,3%). Apenas 43,3% tinham conhecimento sobre a formação acadêmica do residente. Os pacientes relataram se sentir mais seguros e confortáveis em serem assistidos pelo médico em conjunto com o residente na consulta ambulatorial (43,3%), na enfermaria (39,3%) e durante a cirurgia (61%). Quanto à atuação do residente, 80,2% afirmaram que o médico residente melhora a comunicação entre o paciente e o cirurgião principal, entretanto e apenas 11% disseram se sentir seguros e confortáveis sendo cuidados exclusivamente por residentes no ambiente cirúrgico, caso fosse permitido. Conclusão A participação de médicos residentes nos cuidados é bem recebida pelos pacientes, desde que em companhia do médico assistente. Os pacientes identificam nos residentes uma ponte facilitadora na comunicação com os médicos assistentes.
Descritores: Prática Profissional
Procedimentos Ortopédicos
Educação Médica
Medidas de Resultados Relatados pelo Paciente
Internato e Residência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1039596
Autor: Borrego, Maria Cristina de Menezes; Behlau, Mara.
Título: Mapeamento do eixo condutor da prática fonoaudiológica em expressividade verbal no trabalho de competência comunicativa / A mapping of the Speech Language Pathology practice pathway in verbal expressivity in the work of communicative competence
Fonte: CoDAS;30(6):e20180054, 2018. tab.
Idioma: pt.
Projeto: CAPES.
Resumo: RESUMO Objetivo Apresentar um mapeamento do eixo condutor da prática fonoaudiológica em expressividade verbal no trabalho de competência comunicativa. Método Participaram do estudo 40 fonoaudiólogos voluntários, com larga experiência de atuação na área de voz. Eles responderam perguntas sobre duração do trabalho, número de participantes, instrumentos de avaliação e formação do fonoaudiólogo que atua nessa área, além de discutir questões relacionadas às estratégias de expressividade, aos recursos vocais e aos exercícios utilizados, e à terminologia empregada. Resultados O grupo concordou que o trabalho de competência comunicativa é prático, realizado com grupos pequenos e conduzido, preferencialmente, por um fonoaudiólogo especialista em voz. Os exercícios de expressividade compõem grande parte do trabalho e têm como objetivo promover uma comunicação condizente com o conteúdo do discurso. Leitura de textos com diferentes emoções, simulações e exercícios com fala encadeada foram citados como estratégias frequentemente utilizadas. Pontos a serem aprofundados estão relacionados à duração do trabalho de competência comunicativa, às questões de ensino-aprendizagem e andragogia e, principalmente, à utilização de terminologia comum aos fonoaudiólogos dessa área. Conclusão A opinião dos fonoaudiólogos sobre expressividade em competência comunicativa revela pontos de concordância quanto aos objetivos, exercícios e estratégias utilizadas. Ainda há, contudo, imprecisão na terminologia empregada e falta detalhamento na descrição do trabalho realizado. Futuras discussões envolvendo tais aspectos parecem ser fundamentais para a organização sistemática das informações referentes ao tema.

ABSTRACT Purpose Present a mapping of the Speech-language Pathology (SLP) practice pathway in verbal expressivity in the work of communicative competence. Methods Study participants were 40 volunteer speech-language pathologists with extensive experience in the area of voice. They responded to questions about duration of work, number of participants, evaluation instruments, and training of the speech language pathologists who work in this area. They discussed specific issues related to the strategies of expressivity proposed and the vocal resources, exercises and terminology used. Results The group agreed that communicative competence work is practical, conducted with small groups and preferably guided by a voice specialist. Expressivity exercises comprise a large part of the work and aim to promote communication consistent with the context and intention of discourse. Oral reading of texts with different emotions, simulations, and exercises of connected speech were mentioned as frequently-used strategies. Some points to be considered are associated with duration of communicative competence work, teaching-learning and andragogy issues involved in this process, and use of specific terminology in this area. Conclusion Further discussions involving such aspects seem to be fundamental for the systematic organization of information on the theme.
Descritores: Prática Profissional/normas
Treinamento da Voz
Patologia da Fala e Linguagem/normas
Comunicação
-Prática Profissional/estatística & dados numéricos
Inquéritos e Questionários
Competência Clínica
Terminologia como Assunto
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-902596
Autor: Agurto, Mariela; Tello, Daniel; Elgueta, Alfredo; Larrea, Ricardo; Minaeff, Tamara; Miranda, Alejandro; Parodi, Ezio; Salas, Juan M; Vukusich, Antonio; Llanos, Semiramis; Daza, Pamela; López, Sebastián.
Título: Índice C en médicos de dos centros hospitalarios chilenos según el test de competencia moral de Lind / Assessment of moral competence of physicians
Fonte: Rev. méd. Chile;145(9):1122-1128, set. 2017. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Background: Moral competence (MC) in physicians is fundamental, given the increasing complexity of medicine. The "Moral Competence Test" (MCT © Lind) evaluates this feature and its indicator is the C Index (CI). Aim: To explore moral competence and its associated factors among physicians working in Chile. Material and Methods: The MCT was answered by 236 physicians from two medical centers who voluntarily participated in the study. Besides the test, participants completed an encrypted form giving information about gender, years in practice and post-graduate studies. Results: The average CI value of the participants was 20,9. Post-graduate studies had a significant positive influence on CI. There was a significant decrease in CI, between 16 and 20 years of professional exercise. Gender and the area of post-graduate studies did not have a significant influence. Conclusions: The studied physicians showed a wide range of CI which was positively affected by the postgraduate studies performed. The years of professional practice had a negative influence. Expanding training opportunities during professional practice could have a positive effect on CM as measured by CI.
Descritores: Competência Profissional/estatística & dados numéricos
Desenvolvimento Moral
Julgamento Moral Retrospectivo
Corpo Clínico Hospitalar/ética
-Prática Profissional/ética
Valores de Referência
Fatores de Tempo
Chile
Fatores Sexuais
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Análise de Variância
Distribuição por Sexo
Educação Médica
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-978756
Autor: BHRENS, CLAUDIA; MORALES, VERÓNICA; PARRA, PAULA; HURTADO, AMELIA; FERNÁNDEZ, ROSARIO; GIACONI, ELISA; SANTELICES, LUCÍA; ARMIJO, SOLEDAD; FURMAN, GAIL.
Título: Diseño e implementación de OSCE para evaluar competencias de egreso en estudiantes de medicina en un consorcio de universidades chilenas / A standardized objective structured clinical examination to assess clinical competencies in medical students
Fonte: Rev. méd. Chile;146(10):1197-1204, dic. 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Background: Outcomes-based education is a trend in medical education and its assessment is one of the main challenges. The Objective Structured Clinical Examination (OSCE) is one of the tools used to assess clinical competencies. Although Chilean medical schools have used OSCEs for 18 years, there is a vast variability in the way these examinations are administered. Aim: To design and implement an integrated OSCE to assess clinical competencies at the end of the medical program in Chilean medical schools, aiming to reduce variability between these schools. Material and Methods: Seven medical schools, supported by experts from the National Board of Medical Examiners, designed a 12 station OSCE to measure clinical outcomes at the end of the seventh year of medical training. Unlike traditional OSCEs, this new examination incorporated the assessment of clinical reasoning and communication skills, evaluated from patients' perspective. Results: One hundred twenty-five volunteers took the same exam at five different venues. The internal consistency was 0.62. Following a compensatory approach, 85% of students passed the exam. Communication assessment showed poorer results than those reported in the literature. Conclusions: Among Chilean medical students, the assessment of clinical outcomes in a collaborative way, through a valid and reliable exam, is feasible. A consensus on how to teach and assess clinical reasoning across the medical curriculum is required. The assessment of students' communication skills requires further development.
Descritores: Estudantes de Medicina
Competência Clínica/normas
Desempenho Acadêmico/normas
-Relações Médico-Paciente
Prática Profissional
Valores de Referência
Chile
Comunicação
Educação de Pós-Graduação em Medicina/normas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1342067
Autor: Mondragón-Sánchez, Edna Johana; Bernal-Ordoñez, Lina Karina; Corpus-Quiguanás, Juliana.
Título: Proceso de trabajo de enfermería en la atención primaria de salud: estudio observacional / Work process of nursing in primary health care: observational study / Processo do trabalho da enfermagem na atenção primária à saúde: estudo observacional
Fonte: Rev. cienc. cuidad;18(3):22-31, 2021.
Idioma: es; pt.
Resumo: Objetivo: Analizar el proceso de trabajo de los profesionales de enfermería en la APS, a partir del referencial teórico sobre proceso de trabajo en salud. Materiales y métodos: Se trata de un estudio cualitativo de tipo observacional. La investigación se efectuó en una Empresa Social del Estado que brinda servicios de APS en Colombia; la recolección de datos se llevó a cabo mediante la observación no participante. La muestra estuvo conformada por cuatro profesionales de la enfermería, seleccionadas intencionalmente, en función de sus roles y actividades desarrolladas en el contexto de la APS del municipio. Resultados: Mediante la observación se construyeron cuatro categorías temáticas, a saber: Proceso de atención; rol enfermero; comunicación y liderazgo con el equipo de trabajo; y, prácticas de educación para la salud. Conclusión: En el proceso de trabajo que realizan las enfermeras, predominan las tecnologías leves y leves-duras con sus saberes técnicos-científicos, por lo cual está presente el trabajo muerto que se torna vivo al establecer una relación recíproca enfermera/paciente.

Objective: Analyze the work process of nursing professionals in the APS, from the referen-tial theory about the process of work in health. Materials and methods: Qualitative study of observational approach. The research was carried out is a State-owned social enterprise that provides services of APS in Colombia; the recollection of data was made through non-partici-pant observation. The sample was made by four nursing professionals, intentionally selected, in function of their roles and activities developed in the context of the APS of the municipal-ity. Result: Throughout observation four thematic categories were built, namely: Process of assistance; nursing role, communication and leadership with the teamwork; and, practices of education for health. Conclusion: In the work process made by the nurses, mild technologies and mild-hard technologies predominate with their technical-scientific knowledge, whereby dead work is present and turns alive when establishing a reciprocal nurse/patient relationship

Objetivo: Analisar o processo de trabalho dos enfermeiros na APS, partindo do referente teórico sob o processo de trabalho em saúde. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo observacional. A pesquisa foi desenvolvida numa instituição pública que presta serviços de APS na Colômbia. A coleta da informação realizou-se por observação não par-ticipante. A amostra foi integrada por quatro enfermeiros escolhidos intencionalmente, dadas as suas funções e atividades desenvolvidas no contexto da APS no município. Resultado: Construíram-se quatro categorias temáticas: processo de atendimento, papel do enfermeiro, comunicação e liderança da equipe de trabalho e, práticas de ensino para a saúde. Conclusão: No processo de trabalho realizado pela enfermagem, predominam as tecnologias leves e leves-duras com saberes técnicos e cientifico, pelo que se apresenta o trabalho morto tornan-do-se vivo ao estabelecer-se o relacionamento reciproco enfermeiro-paciente
Descritores: Atenção Primária à Saúde
-Prevenção Primária
Prática Profissional
Papel Profissional
Enfermeiras e Enfermeiros
Responsável: CO648.1


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Id: biblio-1293166
Autor: Vendruscolo, Carine; Araújo, Juliana Andréa Duarte; Adamy, Edlamar Kátia; Forte, Elaine Cristina Novatzki; Souza, Jeane Barros de; Geremia, Daniela Savi; Mendonça, Ana Valéria Machado; Sousa, Maria Fátima de.
Título: Preceptoria como potencializadora da integração ensino-serviço na formação em Enfermagem / Preceptorship as an enabler of teaching-service integration in nursing education / La preceptoría como facilitadora de la integración enseñanza-servicio en educación en enfermería
Fonte: Enferm. foco (Brasília);12(7, supl 1):8-14, out. 2021. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Desvelar as contribuições da preceptoria para a integração ensino-serviço na formação em Enfermagem. Métodos: Pesquisa Apreciativa, realizada com oito enfermeiras professoras e preceptoras, no contexto da Atenção Primária, em um município do Oeste de Santa Catarina. As informações foram coletadas em 2019, por meio das quatro fases do "ciclo 4D", do inglês: discovery, dream, design e destiny. As informações foram gravadas e tratadas mediante análise temática com auxílio do software Atlas.ti, à luz da obra do educador Paulo Freire. Resultados: Os documents possibilitaram selecionar trechos significativos, associando-os a cinco code groups: aproximar/dialogar; atribuições do preceptor; mão de obra; planejamento; e troca de conhecimentos. A integração ensino-serviço apresenta-se como um processo em pleno fortalecimento na região, favorecida pelo desenvolvimento de competências para a preceptoria. Conclusão: Ao investir-se na qualificação pedagógica dos preceptores e no diálogo entre Universidade e serviço de saúde, torna-se tangível um destino favorável à formação em Enfermagem. (AU)

Objective: To unveil the contributions of preceptorship to the teaching-service integration in nursing education. Methods: Appreciative research, carried out with eight nurse teachers and tutors, in the context of Primary Care, in a municipality in the west of Santa Catarina. The information was collected in 2019, through the four phases of the "4D cycle", in English: discovery, dream, design and destiny. The information was recorded and treated through thematic analysis using the Atlas.ti software, in the light of the work of educator Paulo Freire. Results: The documents made it possible to select significant excerpts, associating them with five code groups: approach/dialogue; attributions of the preceptor; labor; planning and knowledge exchange. The teaching-service integration is presented as a process in full strengthening in the region, favored by the development of competences for preceptorship. Conclusion: By investing in the pedagogical qualification of preceptors and in the dialogue between the University and the health service, a favorable destination for Nursing education becomes tangible. (AU)

Objetivo: Dar a conocer los aportes de la preceptoría a la integración enseñanza-servicio en la formación en enfermería. Métodos: Investigación Apreciativa, realizada con ocho profesores y tutores de enfermería, en el contexto de Atención Primaria, en una ciudad del occidente de Santa Catarina. La información fue recolectada en 2019, a través de las cuatro fases del "ciclo 4D", en inglés: dream, discovery, design y destiny. La información fue registrada y tratada mediante análisis temático utilizando el software Atlas.ti, a la luz del trabajo del educador Paulo Freire. Resultados: Los documentos permitieron seleccionar extractos significativos, asociándolos con cinco grupos de códigos: enfoque/diálogo; atribuciones del preceptor; mano de obra; planificación; e intercambio de conocimientos. La integración docente-servicio se presenta como un proceso en pleno fortalecimiento en la región, favorecido por el desarrollo de competencias para la tutela. Conclusión: Al invertir en la capacitación pedagógica de los preceptores y en el diálogo entre la Universidad y el servicio de salud, se concreta un destino propicio para la formación en Enfermería. (AU)
Descritores: Política de Educação Superior
-Prática Profissional
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Educação Continuada em Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1341954
Autor: Balbona Brito, Rafael.
Título: Apuntes históricos de la práctica de la Oftalmología en Matanzas / Historical notes about Ophthalmology' practice in Matanzas
Fonte: Rev. medica electron;42(3):[16], mayo.-jun. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Se narran los sucesos históricos más relevantes de la práctica de la especialidad de Oftalmología en la provincia de Matanzas y los relacionados con la formación de profesionales a partir de la década del 70 del siglo XX. Al utilizar el método de la narración histórica, se propició la reflexión sobre los propios acontecimientos y su relación con el contexto socio-económico al momento en que estos se produjeron; destacándolos como los antecedes y factores favorecedores del desarrollo de la Oftalmología en Matanzas. Este trabajo se realizó no sólo para narrar de manera cronológica la historia desde los inicios y creciente práctica local de la especialidad, sino también, como a manera de testimonio para las actuales y futuras generaciones, de cómo tributaron los profesionales, las instituciones y los propios eventos, al avance científico y al impacto social de la especialidad en Matanzas. Se concluye, que el comienzo del esplendor de la práctica de la Oftalmología en la provincia de Matanzas, se enmarca a la década del 70 del siglo pasado; y a los inicios del siglo XXI al de mayor desarrollo acumulado. Todo este salto de calidad en el tiempo y en el espacio, ha sido posible, gracias a las políticas de salud y educacionales implementadas por el Ministerio de Salud Pública del país (AU).

The authors recount the most relevant historical facts of the Ophthalmology practice in the province of Matanzas and those related to professionals´ training from the seventies of the XX century. Using the method of historical recount helped the reflection on the proper facts and their relation to the socio-economic context at the moment they took place, highlighting them as antecedents and factor favoring the development of Ophthalmology in Matanzas. The current paper was written not only to recount in a chronological way the history from the beginning and growing local practice of the specialty, but also as a testimony for the current and future generations to know how the professionals, institutions and events contributed to the scientific advance and to the social impact of the specialty in Matanzas. It is concluded that the beginning of the splendor of Ophthalmology practice in the province of Matanzas falls within the decade of the seventies of the past century, and the beginning of the XXI century is the time of the bigger accumulated development. All this quality jump in the time and space has been possible thanks to health and educational politics implemented by the Ministry og Public Health of the country (AU).
Descritores: Oftalmologia/história
Prática Profissional
Procedimentos Cirúrgicos Oftalmológicos/história
Instrumentos Cirúrgicos/história
Oftalmologistas/história
História da Medicina
-História do Século XX
Capacitação Profissional
Docentes/história
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: biblio-1337843
Autor: Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar Ramos.
Título: Ser estudante de enfermagem em tempos de COVID-19 / Being a nursing student in times of COVID-19 / Ser estudiante de enfermería en tiempos de COVID-19
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;25(spe):e20200541, 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Compreender como a pandemia afetou os estudantes de enfermagem nos contextos de Ensino Clínico. Método: Este é um estudo de abordagem qualitativa, exploratória, transversal e descritiva. Os participantes foram 5 enfermeiros recém-licenciados que realizaram o último estágio clínico da sua licenciatura durante a pandemia de COVID-19. A análise de conteúdo ocorreu por meio da técnica para a análise dos achados das narrativas. Resultados: Emergiram 5 categorias: Dificuldades sentidas na integração; Dificuldades na concretização do ensino clínico; Influência da pandemia nas expectativas dos estudantes ante o ensino clínico de integração à vida profissional; Receios, relacionadas com a COVID 19; e Sugestões para a formação dos licenciados em enfermagem, com vista a capacitá-los para a gestão de situações de pandemia. Conclusões e implicações para a prática: O ensino clínico, cujo objetivo é atingir as competências exigidas para o exercício profissional, foi vivenciado com ansiedade, medo e pressão, porém com o suporte possível por parte dos supervisores clínicos, eles próprios também sob pressão, dado o aumento da sobrecarga de trabalho provocada pela pandemia. O estudo permite fazer recomendações para a educação e investigação em enfermagem

Aim: To understand how the pandemic has affected nursing students in clinical teaching contexts. Method: This was a qualitative, exploratory, cross-sectional, and descriptive study. The participants were five newly graduated nurses who had completed the last clinical internship of their program during the COVID-19 pandemic. The narratives were analyzed using content analysis. Results: Five categories emerged: Difficulties felt in integration; difficulties in completing clinical internship; the influence of the pandemic on students' expectations regarding the clinical internship for integration into professional life; fears related to COVID-19, and suggestions for training nursing graduates to prepare them to manage pandemic situations. Conclusions and implications for practice: The clinical internship was experienced with anxiety, fear, and pressure to achieve the skills required for professional practice, with the possible support provided by clinical supervisors, who were also under pressure given the increased work overload caused by the pandemic. The study allows for recommendations for the area of nursing education and research

Objetivo: Comprender cómo afectó la pandemia a estudiantes de enfermería en el ámbito de la enseñanza clínica. Método: Estudio de abordaje cualitativo, exploratorio, transversal y descriptivo. Participaron 5 enfermeros recién graduados que realizaron la última práctica clínica de licenciatura durante la pandemia de COVID-19. Se aplicó análisis de contenido para estudiar los hallazgos narrados. Resultados: Surgieron 5 categorías: Dificultades percibidas en la integración; Dificultades en la concreción de la enseñanza clínica; Influencia de la pandemia en las expectativas estudiantiles respecto de la enseñanza clínica de integración a la vida profesional; Temores relacionados con la COVID-19; y Sugerencias para la formación de licenciados en enfermería con el objeto de capacitarlos para manejarse en situaciones de pandemia. Conclusiones e implicaciones para la práctica: La enseñanza clínica fue experimentada con ansiedad, miedo y presión para alcanzar las competencias exigidas para el ejercicio profesional., con el respaldo posible de los supervisores clínicos, ellos mismos también bajo presión dado el aumento de la sobrecarga de trabajo provocada por la pandemia. El estudio brinda recomendaciones sobre educación e investigación en enfermería
Descritores: Estudantes de Enfermagem/psicologia
Estágio Clínico
Pandemias
COVID-19
-Prática Profissional
Estudos Transversais
Carga de Trabalho/psicologia
Pesquisa Qualitativa
Educação em Enfermagem
Distanciamento Físico
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-1287770
Autor: Bombonatti, Giulia Romano; Santos, Débora de Souza; Marques, Dalvani; Rocha, Fernanda Mota.
Título: Clínica de Enfermagem de Rua para o enfrentamento de vulnerabilidades / Street Clinic Nursing for coping with vulnerabilities
Fonte: Rev Rene (Online);22:e67967, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo desvelar as percepções da enfermagem do Consultório na Rua voltadas para o enfrentamento das vulnerabilidades. Métodos estudo qualitativo, realizado por meio de observação participante das atividades da equipe, registro em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com equipe de enfermagem, totalizando 17 participantes. Resultados revelaram-se situações vivenciadas pelas pessoas em situação de rua que aprofundam as iniquidades em saúde pela violação dos direitos. Dentre os instrumentos de trabalho da enfermagem, destacam-se a potencialidade das tecnologias de trabalho colaborativo, escuta e acolhimento como mediadoras de um cuidado mais humanizado. Carece-se de estratégias específicas norteadoras do cuidado de enfermagem na rua. Conclusão a enfermagem possui grande potencialidade de enfrentamento das vulnerabilidades da População em Situação de Rua por meio do uso das tecnologias leves e leves-duras.

ABSTRACT Objective to unveil the perceptions of the Street Clinic nursing staff about coping with vulnerabilities. Methods qualitative study, carried out by means of participant observation of the team's activities, recording in a field diary and semi-structured interviews with the nursing team, totaling 17 participants. Results situations experienced by people living on the streets that deepen health inequities by violating rights were revealed. Among the nursing work tools, the potential of collaborative work, listening, and welcoming technologies stand out as mediators of a more humanized care. There is a need for specific strategies to guide nursing care on the streets. Conclusion nursing has great potential for addressing the vulnerabilities of the homeless population using soft and soft-hard technologies.
Descritores: Prática Profissional
Pessoas em Situação de Rua
Enfermagem
Equidade em Saúde
Populações Vulneráveis
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde



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