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Id: biblio-969873
Autor: Trindade, Josélia Souza.
Título: O fim da Rede Própria do Programa Farmácia Popular do Brasil e o Princípio da Proibição do Retrocesso Social / The end of the Own Network of the Popular Pharmacy Program of Brazil and the Principle of seal to social regression
Fonte: Cad. Ibero Am. Direito Sanit. (Impr.);7(2):61-81, abr./jun. 2018. Ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: O presente artigo analisa o encerramento da modalidade "Rede Própria" do Programa Farmácia Popular do Brasil a luz do princípio da proibição do retrocesso social. Metodologia: Realizou-se um estudo descritivo, analítico de base documental e de abordagem qualitativa, com estudos publicados no Brasil no período de 2010 a 2017, sob a ótica das normas legislativas que regem o programa e análise dos dados disponibilizados no portal da Sala de Apoio à Gestão Estratégia do Ministério da Saúde sobre o Programa Farmácia Popular do Brasil. Resultados: O número de farmácias e adesão dos municípios foram crescendo gradativamente do início do Programa em 2004 até 2012, no ano de 2013 houve uma estagnação e após 2013 começou a diminuir o número de farmácias e consequentemente o número de municípios atendidos. Conclusão: O encerramento da modalidade "Rede Própria" do Programa Farmácia Popular do Brasil pelo Governo Federal significa um aumento no gasto das famílias brasileiras, além de denotar um retrocesso social. (AU)

Objective: This article analyzes the closure of the modality "Own Network" of the Popular Pharmacy Program in Brazil in the light of the principle of seal to social regression. Methodology: A descriptive and documentary analytical study as qualitative research was performed, with studies published in Brazil between 2010-2017, from the point of view of the government program and data analysis made available by room support and strategic management portal of the Health Ministry on Brazil's Popular Pharmacy Program. Results: The number of pharmacies and adhesion of municipalities increased gradually from the beginning of the program in 2004 until 2012, in 2013 there was a stagnation and after that year began to decrease the number of pharmacies and consequently the number of municipalities served. Conclusion: The closure of the modality "Own Network" of Brazil's Popular Pharmacy Program by Federal Government means a financial increase in the budget of brazilian families, besides denoting a social regression. (AU)

El presente artículo analiza la clausura de la modalidad "Red Propia" del Programa Farmacia Popular de Brasil a la luz del principio del vedación del retroceso social. Metodología: Se realizó un estudio descriptivo, analítico de base documental y de abordaje cualitativo, con estudios publicados en Brasil en el período de 2010 a 2017, bajo la óptica de las normas legislativas que rige el Programa y análisis de los datos disponibles en el portal de la Sala de Apoyo a la Gestión Estrategia del Ministerio de Salud sobre el Programa de Farmacia Popular del Brasil. Resultados: El número de farmacias y adhesión de los municipios fue creciendo gradualmente desde el inicio del programa en 2004 hasta 2012, en el año 2013 hubo un estancamiento y después de 2013 comenzó a disminuir el número de farmacias y consecuentemente el número de municipios atendidos. Conclusión: La clausura de la modalidad "Red Propia" del Programa de Farmacia Popular del Brasil por el Gobierno Federal significa un aumento financiero en el presupuesto de las familias brasileñas, además de denotar un retroceso social. (AU)
Descritores: Farmácia/estatística & dados numéricos
Assistência Farmacêutica
Política Nacional de Assistência Farmacêutica
Legislação Farmacêutica
Responsável: BR208.2 - PRODISA - Programa de Direito Sanitário


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Id: biblio-938167
Autor: São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde. Escola Técnica do SUS - SP.
Título: Legislação farmacêutica: Módulo I.
Fonte: São Paulo; SMS; 2006. 170 p. (Legislação farmacêutica).
Idioma: pt.
Descritores: Pessoal Técnico de Saúde
Legislação Farmacêutica
Farmácia
Estudantes de Farmácia
Responsável: BR59.2 - Núcleo de Documentação
BR59.2


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Id: biblio-937357
Autor: Merlin, P. M. C; Odo, S. A; Bette, A. N. C.
Título: Perfil da Assistência Farmacêutica na Coordenadoria Regional de Saúde Sul do município de São Paulo.
Fonte: São Paulo; Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo; 2012. 3 p.
Idioma: pt.
Resumo: A qualidade do uso de medicamentos está diretamente relacionada à qualidade do serviço de saúde. Neste contexto, a padronização e a distribuição de fármacos tornam-se fatores primordiais para a boa avaliação destes serviços, visto que a farmácia é o elo final entre o serviço prestado pelo SUS e o usuário. A credibilidade de todo o sistema depende, entre outras coisas, do bom trabalho da farmácia. A distribuição dos serviços de farmácia, de forma regionalizada visa aproximar o usuário da satisfação de suas necessidades, colocando a sua disposição uma série de equipamentos especializados, que enriquecem a atenção básica em saúde
Descritores: Química Farmacêutica
Serviços Comunitários de Farmácia
Controle de Medicamentos e Entorpecentes
Indústria Farmacêutica
Educação em Farmácia
Educação Continuada em Farmácia
Ética Farmacêutica
Legislação Farmacêutica
Organização e Administração
Saúde Pública
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: BR1909.5 - Coordenadoria Regional de Saúde – Sul
BR1909.5; 614.2, M565p


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Id: biblio-868468
Autor: Blankenstein, Giselle Margareth Pilla.
Título: Descarte de medicamentos industrializados para uso humano no contexto da sustentabilidade: análise crítica / Disposal of industrialized medicines for human use in the context of sustainability critical analysis.
Fonte: São Paulo; s.n; 2017. 162 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Introdução - O descarte de medicamentos sem prévio tratamento impacta no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas. O descarte também significa prejuízo econômico. Objetivo - O objetivo principal é compreender a dinâmica do descarte de medicamento industrializado de uso humano. São objetivos secundários identificar pontos de melhoria no processo de descarte de medicamentos na cidade de São Paulo visando diminuir seu volume e apresentar recomendações que intensifiquem a presença dos fundamentos da sustentabilidade no procedimento de descarte de medicamentos industrializados para uso humano. Métodos - Trata-se de pesquisa exploratória realizada com levantamento bibliográfico e documental e aplicação de entrevista semiestruturada com proprietários de drogarias da cidade de São Paulo. Também foram realizados questionários com perguntas abertas em visitas técnicas a profissionais envolvidos em iniciativas de descarte. Resultados O município de São Paulo realiza a coleta de resíduos sólidos de serviços de saúde nos estabelecimentos que recolhem compulsoriamente a taxa para este fim. No período 2011-2015 o volume coletado destes resíduos aumentou 25,12 por cento e o valor arrecadado com a contribuição da taxa 450,83 por cento . Não há sistema de logística reversa de medicamentos na cidade de São Paulo, nem consenso quanto a melhor tecnologia a ser empregada no descarte de medicamentos. Foram identificadas iniciativas algumas informais que diminuem o volume descartado e ampliam o acesso das pessoas aos medicamentos. Conclusões - As seguintes recomendações são apresentadas: (i) Indicador de sustentabilidade do estoque; (ii) Um modelo possível de logística reversa de medicamentos no Brasil (iii) conhecer qualitativamente o medicamento descartado para ter elementos de revisão de suas embalagens, para realizar esta pesquisa survey, é disponibilizada uma página web, (iv) o reconhecimento da intermediação técnica como instrumento da PNRS; (v) O discurso social deve prevalecer sobre o ambiental para adesão de ações sustentáveis

Introduction - The disposal of medicines without previous treatment impacts on the environment and the quality of life of the people. Disposal also means economic loss. Objective - The main objective is understand the dynamics of the disposal of industrialized medicine for human use. Secondary objectives are identify improvement points in the drug disposal process in the city of São Paulo, aiming at reducing its volume and presenting recommendations that intensify the presence of sustainability fundamentals in the procedure of discarding industrialized drugs for human use. Methods - This is an exploratory research carried out with a bibliographical and documentary survey and semi-structured questions interview applied with owners of drugstores in the city of São Paulo. Questionnaires with open questions were also conducted on technical visits to professionals involved in discarding initiatives. Results - The city of São Paulo carries out the collection of solid waste from health services in establishments that collect the fee for this purpose. In the period 2011-2015 the volume of these wastes increased by 25.12 per cent and the amount collected with the contribution of the rate 450.83 per cent . There is no reverse logistics system for medicines in the city of São Paulo, nor consensus regarding the best technology to be used in the disposal of medicines. Initiatives some informal ones have been identified reducing the volume discarded and increasing peoples access to medicines. Conclusion - The following recommendations are presented: (i) sustainability stock indicator; (Ii) A model of reverse logistics for medicines in Brazil (iii) know qualitatively the discarded drug in order to have elements to review its packaging, to carry out this survey, a web page is made available, (iv) recognition of technical intermediation as an instrument of PNRS; (V) the social discourse should prevail over the environmental one for the adhesion of sustainable actions
Descritores: Resíduos de Drogas
Preparações Farmacêuticas
Coleta de Resíduos Sólidos
Gerenciamento de Resíduos
-Responsabilidade Civil
Administração Ambiental
Legislação Farmacêutica
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-846551
Autor: Bellan, Natália.
Título: Diretrizes regulatórias aplicáveis à cadeia dos produtos para saúde / Regulatory guidelines applicable to the chain of medical devices.
Fonte: São Paulo; s.n; 2016. 119 p. tab, graf, ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: A ciência e a tecnologia cada vez mais vêm proporcionando avanços em produtos inovadores. Particularmente na área da saúde nota-se eminente sinergismo entre os materiais utilizados, suas propriedades de biocompatibilidade, biofuncionalidade, processabilidade, esterilidade e a área de aplicabilidade no organismo humano. O setor farmacêutico por apresentar grande complexidade exige conhecimentos multidisciplinares, atualizados e em conformidade às tendências internacionais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem sob sua responsabilidade extensa diversidade de bens, serviços e produtos, dentre eles estão os correlatos, que também compreende os produtos para saúde. Os produtos para saúde são classificados conforme o seu risco, no Brasil podendo apresentar até quatro classes, sendo as classes III e IV as que caracterizam maior risco. Para alguns produtos, devido seu risco sanitário, é compulsório a Certificação de Conformidade pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) previamente a concessão de seu registro sanitário pela ANVISA. Dentre as normas técnicas aplicáveis pelo INMETRO estão as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e na sua ausência, as normas da International Organization for Standardization (ISO). Outros requisitos técnicos e regulatórios devem ser contemplados com o propósito de comprovação da segurança e eficácia dos produtos. Entretanto, as regulamentações sanitárias inerentes a essa categoria de produtos ainda se encontram incipientes no país. A desenvoltura do setor produtivo nesse segmento pode ser evidenciada pelo aumento de novas solicitações na ANVISA e de seu crescimento na balança comercial. No entanto, observa-se pouco estudo e entendimento do setor regulado e regulador referente à relação mútua entre ANVISA, INMETRO e ABNT e quanto à regulação sanitária aplicável para obtenção da anuência do produto ao consumo. Na conjuntura das demandas apontadas o objetivo deste estudo foi avaliar o processo regulatório aplicável à cadeia produtiva dos produtos para saúde com a finalidade de compreender a relação entre ANVISA, INMETRO e ABNT na garantia da qualidade, segurança e eficácia dos produtos. A metodologia aplicada neste trabalho foi à pesquisa qualitativa. Com o auxílio da pesquisa documental constatou-se que o processo regulatório brasileiro é complexo, específico e robusto e apresenta estrutura e exigências semelhantes dos Estados Unidos e União Europeia. A fiscalização pós-uso é uma tendência internacional e a ANVISA vem adotando com frequência com intuito de acompanhar a qualidade dos produtos comercializados. As três instituições apresentam competências definidas e regulamentadas, bem como mecanismos de inter-relação por meio de conselhos consultivos. O estudo de caso caracterizou que o perfil dos profissionais do setor regulado apresenta em grande percentual formação na área da saúde e nível de pós-graduação, porém o nível de conhecimento dos principais conceitos relativos aos produtos para saúde é parcial, reforçando a necessidade de incentivos de capacitação de recursos humanos em regulação em saúde

The science and technology increasingly been providing advancements in innovative products. Particularly in the health score is eminent synergism between the materials used, their properties of biocompatibility, biofunctionality, processability, sterility and applicability area of the human body. The pharmaceutical sector to present great complexity requires multidisciplinary knowledge, up to date and in line with international trends. The National Health Surveillance Agency (ANVISA) has under its responsibility extensive range of goods, services and products, among them are correlates, which also includes medical devices. Medical devices are classified according to their risk in Brazil may present up to four classes, and classes III and IV which characterize the greatest risk. For some products, because of their health risk, it is compulsory Compliance Certification by the National Institute of Metrology, Quality and Technology (INMETRO) prior to granting its sanitary registry by ANVISA. From among the technical standards the INMETRO are the standards of the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT) and in his absence, the standards of the International Organization for Standardization (ISO).Other technical and regulatory requirements must be included for the purpose of proving the safety and efficacy of products. However, the sanitary regulations inherent in this product category is still incipient in the country. The resourcefulness of the productive sector in this segment can be evidenced by the increase in new requests in ANVISA and its growth in the trade balance. However, there is little study and understanding of the regulated and regulatory sector concerning the mutual relationship between ANVISA, INMETRO and ABNT and on the sanitary regulation applicable to obtaining the approval of the product for consumption. In the context of the demands indicated the objective of this study was to evaluate the regulatory procedure applicable to the production chain of medical devices in order to understand the relationship between ANVISA, INMETRO and ABNT in ensuring quality, safety and efficacy of products. The methodology used in this study was the qualitative research. With the assistance of documentary research it was found that the Brazilian regulatory process is complex, specific and robust and has similar structure and requirements of the United States and European Union. The postmarketing monitoring is an international trend and ANVISA has adopted often aiming to monitor the quality of marketed products. The three institutions have defined and regulated competences and interrelation through advisory boards mechanisms. The case study characterized the profile of professionals in the regulated sector has a large percentage of training in health and post-graduate level, but the level of knowledge of the main concepts related to medical devices is partial, reinforcing the need for incentives training of human resources in health regulation
Descritores: Legislação Farmacêutica/organização & administração
Vigilância de Produtos Comercializados/métodos
-Vigilância Sanitária
Saúde Pública/normas
Responsável: BR40.1 - DBD - Divisão de Biblioteca e Documentacão do Conjunto das Químicas
BR40.1; T 615.017, B433d. 30100022114-F


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Id: lil-784522
Autor: Veiga, Erika Mattos da.
Título: O acesso a saúde e a proteção a direitos de propriedade intelectual: uma abordagem por meio da Bioética de Intervenção / Access to health and protection of intellectual property rights: an approach through bioethics of intervention.
Fonte: Brasília; s.n; 2011. 293 p p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Bioética para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Debates e negociações internacionais relativos a temas de 'saúde interacional', assim como aqueles dedicados ao tema 'direitos privados de propriedade industrial', são caracterizados pela falta de transparência, distorção e resistência a argumentos que contrariem o discurso hegemônico sustentado por corporações multinacionais. Uma das principais características desse discurso a negar a validade e aplicabilidade de argumentos éticos e princípios jurídicos de direito econômico, como a função social da propriedade e a responsabilidade social da empresa, a atividade empresarial no setor farmacêutico. Debates relativos a conceituação hegemônica de institutos de propriedade industrial (como patentes farmacêuticas e informação não­ divulgada) e a pertinência de políticas públicas de saúde (como o registro simplificado de medicamentos genéricos e a sujeição de produtos a vigilância sanitária e regulação de preços) demandam honestidade intelectual, ambiente democrático, argumentos transparentes e competentes tecnicamente. A verdadeira compreensão dos impactos, em termos de desenvolvimento econômico e inovação, da concessão e gestão de direitos de propriedade industrial, consideradas especificas conjunturas socioeconômicas, exigem complexas analises empírico-econômicas destes institutos (Machlup e Penrose, Stigltz). A ruptura com o discurso hegemônico, e consequente incorporação da ética no rol de expectativas normativas (Luhmann) incidentes sobre agentes econômicos do setor farmacêutico, somente será alcançada por meio da continua promoção de debates (Perelman), capazes de esclarecer conceitos e seus conteúdos (Wilson). Da atuação ética em negociações multilaterais poderá resultar a necessária racionalidade vinculada a cooperação em relações sociais, a qual se referem as teorias da justiça de Gauthier e Rawls, conditio sine que non para a construção do paradigma de urna nova globalização na qual direitos humanos fundamentais se equilibrem com interesses econômicos e comerciais (Stiglitz). A dissertação utiliza como ferramenta teórica adequada ao estudo das políticas públicas e suas relações com a diplomacia, a Bioética Latino-Americana de Intervenção, objetivando a desconstrução do discurso hegemônico simplista aplicado, na atualidade, a interface direito fundamental a saúde/privilégios de propriedade industrial
Descritores: Diplomacia
Direito à Saúde/legislação & jurisprudência
Acesso aos Serviços de Saúde
Propriedade Intelectual
Direito à Saúde
Responsabilidade Social
-Medicamentos Falsificados
Medicamentos Essenciais
Propriedade Intelectual de Produtos e Processos Farmacêuticos
Indústria Farmacêutica/ética
Legislação de Medicamentos
Legislação Farmacêutica
Patentes
Responsável: BR2260 - NETHIS - Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde


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Id: lil-773917
Autor: São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Coordenação da Atenção Básica. Assistência Farmacêutica.
Título: Manual de assistência farmacêutica: descrição de atribuições e atividades de farmacêuticos e técnicos/auxiliares de farmácia / Pharmaceutical care Manual: description of duties and pharmaceutical activities and technical / pharmacy assistants.
Fonte: São Paulo; SMS; 2013. 124 p. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Assistência Farmacêutica/normas
Assistência Farmacêutica/organização & administração
Assistência Farmacêutica/provisão & distribuição
Protocolos Clínicos
Controle de Medicamentos e Entorpecentes
Legislação Farmacêutica
Assistência Farmacêutica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR59.2 - Núcleo de Documentação


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-751367
Autor: Arrunátegui, Lorena Barbosa; Silva-Barcellos, Neila Márcia; Bellavinha, Karime Rezende; Ev, Lisiane da Silveira; Souza, Jacqueline de.
Título: Biopharmaceutics classification system: importance and inclusion in biowaiver guidance
Fonte: Braz. j. pharm. sci;51(1):143-154, Jan-Mar/2015. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Capes; . Anvisa.
Resumo: Pharmacological therapy is essential in many diseases treatment and it is important that the medicine policy is intended to offering safe and effective treatment with affordable price to the population. One way to achieve this is through biowaiver, defined as the replacement of in vivo bioequivalence studies by in vitro studies. For biowaiver of new immediate release solid oral dosage forms, data such as intestinal permeability and solubility of the drug are required, as well as the product dissolution. The Biopharmaceutics Classification System (BCS) is a scientific scheme that divides drugs according to their solubility and permeability and has been used by various guides as a criterion for biowaiver. This paper evaluates biowaiver application, addressing the general concepts and parameters used by BCS, making a historical account of its use, the requirements pertaining to the current legislation, the benefits and risks associated with this decision. The results revealed that the use of BCS as a biowaiver criterion greatly expands the therapeutics options, contributing to greater therapy access of the general population with drug efficacy and safety guaranteed associated to low cost.

O tratamento farmacológico é essencial frente a várias patologias e é fundamental que a política de medicamentos tenha por objetivo oferecer à população tratamento seguro, eficaz e de preço acessível. Uma forma de alcançar esse objetivo é por meio da bioisenção, definida como a substituição de estudos de bioequivalência in vivo por estudos in vitro. Para bioisentar novos medicamentos sob a forma farmacêutica sólida oral de liberação imediata são utilizados dados de permeabilidade intestinal e solubilidade do fármaco, bem como sua dissolução a partir da forma farmacêutica. O Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB) é um esquema científico que divide os fármacos em classes de acordo com a solubilidade e permeabilidade e vem sendo utilizado como critério para bioisenção em diversas legislações. O presente artigo faz uma avaliação da aplicação da bioisenção, abordando os conceitos gerais e parâmetros utilizados pelo SCB, fazendo um relato histórico da aplicação da bioisenção, das exigências pertinentes às legislações vigentes, dos benefícios e riscos inerentes a uma tomada de decisão sobre bioisenção baseada neste critério. Os resultados revelaram que a utilização do SCB como critério amplia enormemente as possibilidades de bioisenção, contribuindo para o maior acesso da população em geral a medicamentos com garantida eficácia, segurança e menor custo.
Descritores: Custos de Medicamentos
Custos de Medicamentos/classificação
-Dissolução/análise
Legislação Farmacêutica/classificação
Permeabilidade
Solubilidade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-737695
Autor: Santos, N. V; Moura, A. C. S; Baptista, J. G. D; Farache Filho, A.
Título: Avaliação da qualidade de águas purificadas utilizadas em farmácias de manipulação / Assessing the quality of purified water used in compounding pharmacies
Fonte: Rev. ciênc. farm. básica apl;35(3), set. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: The Brazilian Food, Drug and Sanitary Agency (ANVISA) published a Resolution (RDC 67) in 2007, repealing RDC 33 of 2000, which established a legally required monthly analysis of a number of microbiological and physicochemical variables in the purified water used in compounded pharmaceutical preparations, which were not specified in the preceding RDC. In view of the amendment, the aim of this study was to assess the quality of purified water used in compounding pharmacies in the region of Araraquara (SP, Brazil) and review the impact of the most recent regulation (RDC 67 of 2007) on this quality. In the study, 744 samples of purified water were collected from 30 pharmacies in the course of four years (2008 to 2011). The variables recorded were: presence of total coliforms and fecal coliforms/E. coli, pH, color, turbidity, total dissolved solids, fluoride and residual free chlorine. The methods used were pharmacopeial standards for water analysis, published by the Brazilian National Health Foundation (FUNASA) and the American Public Health Association (APHA). Among the samples, 78.90% were in compliance with the required standards. No sample contravened the rules for color and fecal coliforms/E. coli. However, 0.54%, 7.80%, 10.75%, 0.54% and 4.56% of the samples were unacceptable in terms of turbidity, fluorides, pH, free residual chlorine and total coliforms respectively. There was a variation in the number of irregular samples by comparing the years of 2008 and 2009 (20.26% and 26.71%, respectively) and the years of 2010 and 2011 (18.33% and 19.91%, respectively). Four years after the RDC n°. 67 of 2007, manipulation pharmacies are still adjusting to the rules, and it is important that ANVISA and others agencies continue monitoring to ensure the quality of purified water...

A RDC n° 67 de 2007, que revogou a RDC nº 33 de 2000, regulamentou análises mensais que avaliam parâmetros microbiológicos e físico-químicos em águas purificadas utilizadas em preparações magistrais, antes não especificados pela RDC n° 33 de 2000. Diante dessas alterações, o objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade de águas utilizadas em farmácias de manipulação em Araraquara e região e verificar o impacto da legislação mais recente (RDC nº 67 de 2007) nessa qualidade. Foram analisadas 744 amostras de água purificada em 30 farmácias no decorrer de quatro anos (2008 a 2011). Os parâmetros avaliados foram: presença de coliformes totais e coliformes termotolerantes/E.coli, pH, cor, turbidez, sólidos totais dissolvidos, fluoreto e cloro residual livre. Os métodos utilizados seguiram padrões de farmacopeias, da FUNASA e da APHA. Dentre as amostras analisadas 78,90% estavam em conformidade com os padrões estabelecidos. Não foram encontradas amostras irregulares quanto aos parâmetros cor e coliformes termotolerantes/E. coli. No entanto, 0,54%, 7,80%, 10,75%, 0,54% e 4,56% das amostras estavam irregulares para turbidez, fluoretos, pH, cloro residual livre e coliformes totais, respectivamente. Foi observada uma variação do número de amostras irregulares ao compararmos os anos de 2008 e 2009 (20,26% e 26,71% respectivamente) com os anos de 2010 e 2011 (18,33% e 19,91% respectivamente). Quatro anos após a RDC n° 67 de 2007, as farmácias de manipulação ainda estão se adequando às normas e é importante que a ANVISA e outros órgãos continuem a fiscalização para garantir a qualidade da água purificada...
Descritores: Legislação Farmacêutica/normas
Análise Físico-Química
Qualidade da Água
-Brasil
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: lil-716761
Autor: Rada, Gabriel.
Título: Timerosal en las vacunas: ¿blanco, negro, o más bien todo lo contrario? / Thimerosal in vaccines: white, black, or quite the opposite?
Fonte: Medwave;14(2), mar. 2014. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: El presente artículo tiene por objetivo analizar la controversia ocurrida en Chile, especialmente durante los últimos meses, en relación a un proyecto de ley que busca prohibir la fabricación, importación, comercialización o distribución de vacunas que contengan dentro de sus compuestos, en cualquier nivel de concentración, timerosal o compuestos organomercúricos. Sin constituir una síntesis formal de toda la investigación existente, se analiza la evidencia científica que los distintos actores han utilizado, las razones de la controversia y las anomalías en el proceso de toma de decisión sanitaria.

This article analyzes the recent controversy regarding the introduction of a bill to Chilean Congress that aims to ban thiomersal and/or any trace of organomercurial compounds from vaccines in the country. Rather than providing a formal overview of all available evidence, this analysis focuses on the reasons behind the controversy, the scientific evidence invoked by both sides in the debate, and the anomalies in the healthcare decision-making process.
Descritores: Conservantes Farmacêuticos/efeitos adversos
Legislação Farmacêutica
Timerosal/efeitos adversos
Vacinas/provisão & distribuição
-Chile
Compostos Organomercúricos/efeitos adversos
Tomada de Decisões
Prática Clínica Baseada em Evidências
Indústria Farmacêutica/legislação & jurisprudência
Vacinação em Massa/legislação & jurisprudência
Limites: Seres Humanos
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central



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