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Id: biblio-1250684
Autor: Belém, Jameson Moreira; Pereira, Emanuelly Vieira; Cruz, Rachel de Sá Barreto Luna Callou; Quirino, Glauberto da Silva.
Título: Divinization, pilgrimage, and social inequality: experiences of women in the access to obstetric assistance / Divinização, peregrinação e desigualdade social: experiências de mulheres no acesso à assistência obstétrica
Fonte: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online);21(1):327-334, Jan.-Mar. 2021.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objectives: to understand the experiences of women from Brazilian northeastern semi-arid in accessing obstetric care. Methods: qualitative research conducted by the methodological framework of ethnonursing, carried out with 13 key informants in a public maternity hospital located in the Cariri region of Ceará in the Brazilian Northeast semiarid. The Observation-Participation-Reflection enablers was adopted for data collection, with observations recorded in a field diary and individual interviews, such as "tell me about". The immersion process in the field lasted five months. The empirical material was submitted to procedures of the data analysis guide for ethno-nursing. Results: from the patterns that emerged empirically, three cultural themes became evident: "It has to be delivered in the hands of God": discursive constructions about prenatal care; "We stay in this endless coming and going": antepartum pilgrimage; "If I were rich, I wouldn't be here": attention received in accessing maternity. Conclusions: in the cultural scenario analyzed, women were inserted in the context of clinical and social weaknesses, violation of rights and dignity, resorting to divine designs in the face of difficulties in accessing obstetric services and pilgrimage to guarantee consultations, exams, and hospitalization for childbirth.

Resumo Objetivos: compreender as experiências de mulheres do semiárido nordestino brasileiro no acesso à assistência obstétrica. Métodos: pesquisa qualitativa conduzida pelo referencial metodológico da etnoenfer-magem, realizada com 13 informantes-chave em maternidade pública localizada na região do Cariri cearense no semiárido nordestino brasileiro. Adotou-se para coleta de dados o capacitador Observação-Participação-Reflexão com registro das observações em diário de campo e entrevistas individuais do tipo "conte-me sobre". O processo de imersão no campo durou cinco meses. O material empírico foi submetido aos procedimentos do guia de análise de dados da etnoenfermagem. Resultados: a partir dos padrões que emergiram empiricamente evidenciaram-se três temas culturais: "Tem que entregar nas mãos de Deus": construções discursivas acerca do acompanhamento pré-natal; "A gente fica nesse vai e vem sem fim": peregrinação anteparto; "Se eu fosse rica, não estaria aqui": atenção recebida no acesso à maternidade. Conclusões: no cenário cultural analisado as mulheres encontravam-se inseridas em contexto de fragilidades clínica e social, de violação de direitos e da dignidade, recorrendo aos desígnios divinos diante das dificuldades de acesso aos serviços obstétricos e peregrinação para garantia de consultas, exames e internamento para o parto.
Descritores: Cuidado Pré-Natal
Fatores Socioeconômicos
Equidade no Acesso aos Serviços de Saúde
Acesso aos Serviços de Saúde
Antropologia Cultural
Enfermagem Obstétrica
-Brasil
Trabalho de Parto
Vulnerabilidade Social
Serviços de Saúde Materno-Infantil
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: biblio-1156953
Autor: Silva, Evandro Cruz.
Título: Governo de mortes: uma etnografia da gestão de populações de favelas no Rio de Janeiro / Government of deaths: an ethnography of the management of favela populations in Rio de Janeiro
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(36):363-369, dez. 2020.
Idioma: pt.
Descritores: Violência
Áreas de Pobreza
Polícia
Vítimas de Crime
Estado
-Resenhas de Livros como Assunto
Brasil
Antropologia Cultural
Limites: Humanos
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: lil-550589
Autor: Carvalho, Cíntia Ávila de.
Título: Proposta para uma etnografia da psicanálise / Approach for to ethnography of the psychoanalysis / Approche pour une éthnographie de la psycanalyse
Fonte: Physis (Rio J.);6(1/2):15-52, 1996.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é demonstrar que a compreensão do processo de difusão da psicanálise implica fugir de explicações que a definem a priori como possuidora de um caráter intrinsecamente teológico e religioso. A abordagem etnográfica que proponho abre a possibilidade de identificar a constituição de seu campo disciplinar e de sua legitimidade em face de outros saberes voltados para a compreensão e tratamento das doenças mentais e revela que esse processo, em determinadas circunstâncias, pode assumir um caráter religioso explícito e, em outros, um caráter científico, no sentido atribuído por Bruno Latour aos "fatos científicos". Essa abordagem permite demonstrar que a estratégia de espraiamento da psicanálise é em grande parte responsável pela sua ampla difusão em nossa sociedade e que para isto utiliza os mesmos recursos aos quais recorrem as disciplinas ditas científicas "duras".

The objective of this article is to demonstrate that a proper understanding of the process of constitution of psychoanalysis requires avoiding explanations that define it a priori as having an intrinsic theoIogicaI, religious character. Thus, it suggest an ethnographic approach that is abIe to identify the constitution of the disciplinary fieId of psychoanalysis and of its Iegitimacy vis-à-vis other knowIedges directed toward the understanding and treatment of mental illness, and shows that in some circunstances psychoanalysis can assume an explicit religious character; in others, a scientific character in the sense Bruno Latour attributes to "scientific facts". Such approach of psychoanalysis is largely responsibIe for its wide spread-up in our society, for wich it has utilized the same resources used by "hard sciences" disci­plines.

Dans cet article nous vouIons démontrer que la compréhension du processus de diffusion de la psychanalyse doit se faire sans recours a des explications qui la placent a priori comme aiant un caractere intrinsequement théoIogique ou religieux. L'approche ethnographique proposée ouvre la possibilité d'identifier le processus de constitution de son champ disciplinaire et de sa légitimité par rapport a d'autres sources de pouvoir également dédiés à la compréhension et traitement des maladies mentales. Ce processus révéle que la psychanalyse, dans des contextes espécifiques, peut assumer un caractere religieux, ou par contre, un caractere scientifique dans le sens atribbué par Bruno Latour aux "faits scientifiques". Cette approche rend possible démontrer que la stratégie de déplacement de la psychanalyse est, de façon considerable, responsable de sa large diffusion dans notre société et que pour cela utilise les mêmes recours employés par les disciplines dites "dures".
Descritores: Psicanálise
Transtornos Mentais/terapia
Antropologia Cultural
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1143555
Autor: Andrade, Francyne dos Santos; Silva, Cristiane Moreira da; Ribeiro, Rosilene.
Título: O "menor infrator" na mídia: etnografia da criminalização da pobreza no G1 / The "juvenile offender" on the media: ethnography of poverty criminalization in G1 / El "menor infractor" en los medios: etnografía de la criminalización de la pobreza en el Portal G1
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e217509, jan.-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A mídia ocupa espaço expressivo na contemporaneidade, produzindo significações sobre fenômenos cotidianos, divulgando-os massivamente e, assim, definindo não só o que existe e o que faz parte da realidade, mas promovendo conotações valorativas sobre os acontecimentos. No contexto brasileiro, a mídia tem sido o principal vetor no que se refere às subjetivações sobre fenômenos da violência e da criminalidade. Tendo como objeto de pesquisa a repercussão no portal de notícias G1 de dois casos cujos protagonistas são jovens envolvidos em atos infracionais, este estudo mapeou as reportagens vinculadas a estes de modo a compreender as subjetividades produzidas, promovendo uma reflexão crítica a respeito da produção do "menor infrator" na mídia e seus desdobramentos. O método empregado para a realização do estudo foi a etnografia on-line, em consonância com os princípios da Teoria Ator-Rede. O rastreamento das matérias promoveu reflexões sobre a produção do "menor infrator", entre elas a percepção de que, tal como as políticas de subjetivação vetorizadas por esses dispositivos, as práticas que criminalizam a juventude pobre ocorrem de modo bastante sutil. É na constante ênfase dada pela mídia a elementos morais específicos e na arbitrariedade com a qual se destaca ou não a presença de transtornos psicológicos que vemos um caso ser tratado como punição merecida e o outro como tragédia. Assim, a veiculação de notícias que envolvem jovens tem se configurado uma importante tática de segregação e exclusão social, promovendo o apoio social às práticas de segurança pública que punem e exterminam jovens pobres.

Abstract The media produce meanings about everyday phenomena, spreading them massively and creating value connotations about events. In Brazil, this has been the main vector when it comes to the subjectivities about the phenomena of violence and criminality. Taking as research object the repercussion of the G1 news portal about two cases where the protagonists are young boys involved in infractions, this study mapped the reports related to them in order to understand the produced subjectivities, promoting a critical reflection on the production of the "juvenile offender" in the media and its consequences. The method used to carry out the study was an on-line ethnography, in accordance with the principles of the Actor-Network Theory. The tracking of the subjects allowed to reflect on the production of the "juvenile offender", being one of them the perception that, just like the policies of subjectivation vectored by these devices, the practices that criminalize the poor and young population happen in a very subtle way. The constant emphasis given by the media to specific moral elements and the arbitrariness with which the presence of psychological disorders is highlighted or not shows one case being treated as a deserved punishment and the other as a tragedy. This is how the news coverage involving young people serves as an important tactic of segregation and social exclusion, promoting social support for public safety and security practices that punish and exterminate poor young people.

Resumen Los medios ocupan un espacio significativo en la contemporaneidad al producir significaciones acerca de los fenómenos cotidianos, divulgarlos masivamente y definir no solo lo que existe y lo que es parte de la realidad, sino también promocionar connotaciones valorativas sobre los acontecimientos. En el contexto brasileño, los medios han sido el principal vector en lo que se refiere a las subjetivaciones sobre los fenómenos de la violencia y de la criminalidad. Teniendo como el objeto de la investigación la repercusión en el portal de noticias G1 de dos casos que tienen como protagonistas jóvenes que se involucraron en actos delictivos, la investigación ha mapeado los reportajes vinculados para comprender las subjetividades producidas al hacer una reflexión crítica a respeto de la producción acerca del "menor infractor" en los medios y sus implicaciones. Se utilizó la etnografía en línea según los principios de la teoría actor-red como método de investigación. El rastreo de los reportajes permitió reflexionar sobre la producción acerca del "menor infractor", entre ellas la percepción de que, tal como las políticas de subjetivación vectorizadas por estas plataformas, las prácticas que criminalizan la juventud pobre ocurren de modo bastante sutil. Sin embargo, es en el constante énfasis dado por los medios a elementos morales específicos y en la arbitrariedad con la cual se destaca o no la presencia de trastornos psicológicos que vemos un caso ser tratado con la debida punición y el otro, como una tragedia. La difusión de noticias que involucran a los jóvenes se traduce en una importante táctica de segregación y exclusión social, fomentando el apoyo social a prácticas de seguridad pública que castigan y exterminan a los jóvenes pobres.
Descritores: Violência
Crime
Menores de Idade
Mídia Audiovisual
Meios de Comunicação de Massa
Antropologia Cultural
-Percepção
População
Pobreza
Punição
Segurança
Apoio Social
Programas de Rastreamento
Criminosos
Mídias Sociais
Marginalização Social
Limites: Humanos
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-597831
Autor: Berger, Mauricio.
Título: Sujetar por la herida: una etnografía sobre drogas, pobreza y salud / Holding by the wound: an ethnography on drugs, poverty and health
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(7):181-187, abr. 2011.
Idioma: es.
Descritores: Pobreza
Fatores Socioeconômicos
Saúde
Vulnerabilidade Social
Usuários de Drogas
-Argentina
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Estigma Social
Exposição à Violência
Antropologia Cultural
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: lil-772385 LILACS-Express
Autor: Torres-López, Teresa Margarita; Munguía-Cortés, Jazmín Aranzazú; Aranda-Beltrán, Carolina.
Título: Concepciones culturales del concepto bienestar de personas con enfermedades crónicas y profesionales de la salud / Cultural conceptions of the welfare concept by people with chronic diseases and health professionals / Concepções culturais do conceito bi-estar de pessoas com doenças crónicas e profissionais da saúde
Fonte: Hacia promoc. salud;20(1):96-110, ene.-jun. 2015. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Analizar las concepciones culturales del concepto de bienestar de personas con padecimientos crónicos y del personal de salud, con la finalidad de identificar coincidencias y discrepancias que pudieran ayudar o dificultar el proceso de promoción y de atención a la salud. Materiales y Métodos: Se realizó un estudio antropológico cultural con 40 personas con padecimientos crónicos y 51 profesionales de la salud de Guadalajara (México) seleccionados por muestreo propositivo. Se utilizaron las técnicas de listados libres y pile sort. Se aplicó análisis de consenso, conglomerados jerárquicos y escalas multidimensionales. Resultados: Se observó un mayor consenso en la conceptualización del término bienestar de las personas con padecimientos crónicos que entre el personal de salud. Las coincidencias, entre personas con enfermedades crónicas y profesionales de la salud, incluyen la visión holística y los componentes del concepto: tener trabajo, dinero, salud, tranquilidad y felicidad. Sin embargo, para las personas con enfermedades crónicas el bienestar se relaciona con el cuidado de su salud y la disciplina implicada en ello, así como la convivencia familiar y con amigos, además del apoyo de Dios. Mientras que para el personal de salud el constructo se relaciona con la comodidad, la confianza, la estabilidad, la seguridad, la armonía y el amor además de una actitud positiva. Conclusión: Existen más discrepancias que coincidencias en la conceptualización cultural del constructo bienestar en una muestra de personas con enfermedades crónicas y profesionales de la salud. Es importante que ambos actores conozcan el punto de vista del otro para generar programas más exitosos de promoción y atención de la salud, así como de prevención de enfermedades.

Objetive: To analyze the cultural conceptions of the welfare concept by people with chronic disease and the health professionals with the purpose of identifying coincidences and discrepancies that could help or block the health promotion process and health care. Materials and Methods: An anthropological cultural study was carried out with 40 people suffering chronic disease and 51 health professionals from Guadalajara (Mexico) selected through purposeful sampling. Free-listing and pile sorts techniques were used. Consensual analysis, hierarchical clustering, and multidimensional scales were applied. Results: There was higher consensus in the conceptualization of the term welfare from people with chronic disease than from the health professionals. The coincidences between people with chronical disease and health care professionals included a comprehensive view and the components of the concept: having a job, money, health, calm and happiness. However, for people with chronic disease, welfare is related to their personal health care and the discipline it implies as well as family life and friends, plus the support of God. While for the health professionals the construct is associated with comfort, confidence, stability, security, harmony, love besides a positive attitude. Conclusion: There are more discrepancies tan coincidences in the cultural conceptualization of the welfare construct in a sample of peole with chronical disease and health professionals. It is important for both actors to know the other point of view in order to generate more successful health promotion and care programs as well as disease prevention.

Objetivo: Analisar as concepções culturais do conceito de bem estar de pessoas com doenças crônicas e do pessoal de saúde, com a finalidade de identificar coincidências e discrepâncias que puderam ajudar ou dificultar o processo de promoção e de atenção à saúde. Materiais e Métodos: Realizou se um estudo antropológico com 40 pessoas com padecimentos crônicos e 51 profissionais da saúde de Guadalajara (México) selecionados por amostragem propositiva. Utilizaram se as técnicas de listados livres e pile sort. Aplicou se análise de consenso, conglomerados hierárquicos e escadas multidimensionais. Resultados: Observou se um maior consenso na conceptualização do termino bem estar das pessoas com doenças crônicas que entre o pessoal de saúde. As coincidências, entre pessoas com doenças crônicas e profissionais da saúde, incluem a visão holística e os componentes do conceito: Ter trabalho, dinheiro, saúde, tranqüilidade e felicidade. Contudo, para as pessoas com doenças crônicas o bem estar se relaciona com o cuidado de sua saúde e a disciplina implicada em isto, assim como a convivência familiar e com os amigos, além do apoio de Deus. Enquanto que para o pessoal de saúde o constructo se relaciona com a comodidade, a confiança, estabilidade, a harmonia e o amor alem de uma atitude positiva. Conclusão: Existem mais discrepâncias que coincidências na conceptualização cultural do constructo bem estar em uma mostra de pessoas com doenças crônicas e profissionais da saúde. É importante que ambos atores conheçam o ponto de vista do outro para gerar programas com mais sucesso de promoção e atenção da saúde, assim como de prevenção de doenças.
Descritores: Seguridade Social
-Doença Crônica
Pessoal de Saúde
Antropologia Cultural
Limites: Adulto
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO54.4


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Id: biblio-1092784
Autor: Fernández Gutiérrez, Francisca; Alarcón Muñoz, Ana María.
Título: Prácticas y creencias de enseñanza y estimulación del lenguaje desde la Cultura Mapuche en niños y niñas rurales en la Región de La Araucanía / Teaching practices and beliefs and language stimulation from the Mapuche Culture in rural children in the Araucanía Region
Fonte: Rev. chil. pediatr;91(1):27-33, feb. 2020. tab.
Idioma: es.
Projeto: FONDECYT.
Resumo: Resumen: Introducción: El lenguaje es una de las tareas cognitivas más relevantes en el desarrollo infantil cuya adquisición está mediada, entre otros, por factores étnicos y culturales. Objetivo: Caracterizar las prácticas y creencias sobre la enseñanza y estrategias de estimulación del lenguaje de niños/as Mapuche rurales de 0 a 4 años desde una perspectiva intracultural. Sujetos y Método: Estudio cualitativo basado en Teoría Fundamentada que produce una comprensión del problema a partir de las percepciones de los suje tos de investigación. Se utilizaron técnicas etnográficas como observación y notas de campo además de 20 entrevistas en profundidad y 4 grupos focales con cuidadores (madres, padres, abuelos/as), educadores interculturales, asesores culturales y agentes ancestrales de la cultura (longko y machi). Participaron 41 personas Mapuche de los territorios rurales de Ercilla, Curarrehue, Puerto Saave dra, Cholchol y Boroa de la región de La Araucanía/Chile. Resultados: Se obtuvieron 4 dimensiones que caracterizaban las prácticas y creencias en torno a la adquisición y uso del lenguaje en niños/as Mapuche: a) los/as niños/as y el aprendizaje de la lengua representan la mantención de la identidad Mapuche; b) el habla es un proceso concreto y pragmático; c) existen técnicas tradicionales para estimulación del habla, y d) existen dificultades y facilidades para el desarrollo de la lengua indígena en los niños/as pequeños. Conclusiones: La mantención y recuperación de la lengua indígena es un proceso de reforzamiento de la identidad cultural para el pueblo Mapuche, que no ha sido valorado como un patrimonio cultural en la sociedad nacional.

Abstract: Introduction: Language is one of the most relevant cognitive tasks in child development and its acquisition is me diated, among others, by ethnic and cultural factors. Objective: To characterize the practices and be liefs about language teaching and stimulation strategies of rural Mapuche Children aged between 0 to 4 years from an intracultural perspective. Subjects and Method: Qualitative study based on Groun ded Theory, which generates an understanding of the study issue from the perceptions of the research subjects. Ethnographic techniques such as observation and field notes were used, and 20 in-depth in terviews and four focus groups were conducted with caregivers (mothers, fathers, and grandparents), intercultural teachers and people with cultural roles (longkos, machis, and intercultural facilitators). 41 Mapuche people from the Ercilla, Curarrehue, Puerto Saavedra, Cholchol and Boroa territories of the Araucanía region, Chile participated. Results: Four dimensions were obtained that characte rized the practices and beliefs regarding the acquisition and use of language in Mapuche children: a) Mapuche culture transcends through children and language, b) speech is a concrete and pragmatic process, c) there are traditional techniques for speech stimulation, and d) there are difficulties and easiness for the development of the indigenous language in young children. Conclusions: The preser vation and recovery of the indigenous language is a process of reinforcing the cultural identity for the Mapuche people, which has not been valued as a cultural heritage in the national society.
Descritores: População Rural
Ensino/psicologia
Índios Sul-Americanos/psicologia
Educação Infantil/etnologia
Características Culturais
Desenvolvimento da Linguagem
-Entrevistas como Assunto
Grupos Focais
Pesquisa Qualitativa
Teoria Fundamentada
Antropologia Cultural
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-635701 LILACS-Express
Autor: NATES CRUZ, BÉATRIZ.
Título: ETNOGRAFÍAS SOCIO-TERRITORIALES DE LA MIGRACIÓN Y LA MOVILIDAD EN EL MAGDALENA MEDIO: Los casos de la avalancha de Armero, la Reserva de Mariquita y la gentrificación de Honda / SOCIAL-TERRITORIAL ETHNOGRAPHIES OF MIGRATION AND MOBILITY IN THE MID MAGDALENA RIVER BASIN: The cases of Armero Avalanche, Mariquita Reservoir, and Honda Gentrification
Fonte: Rev. luna azul;(31):58-74, jul.-dic. 2010. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo trata de ciertos tipos de migración y movilidad en Mariquita, Armero-Guayabal y Honda, municipios del Magdalena Medio caldense y tolimense. El problema que se planeta es cómo la migración y la movilidad no son procesos unívocos, ni se pueden estudiar a partir de una sola dinámica; por el contrario, se entrecruzan circunstancias no sólo de causa de estos fenómenos, sino también de implicaciones en los lugares de llegada o acogida que, en su conjunto (causas e implicaciones), dan explicación a la existencia de la migración y la movilidad de personas, bienes y servicios. La metodología que se sigue es la de multiplanos etnográficos, tomando como discurso de referencia las voces directas de los narradores que fueron entrevistados en distintos momentos y escenarios de sus propios municipios durante los años 2008 y 2009.

This article describes certain types of migration and mobility in Mariquita, Armero-Guayabal and Honda, municipalities belonging to the mid Magdalena River basin in Caldas and Tolima (Colombia). The problem presented is how migration and mobility are neither univocal processes nor they can they be studied from a unique dynamic; on the contrary, they crosslink circumstances not only of the causes of this phenomena but also of the implications in the arrival or reception places which, together (causes and implications) explain the existence of people, goods and services migrations and mobility. The methodology used was the ethnographic multi-plane method taking as a reference discourse the live voices of the narrators which were interviewed at different times and sceneries of their own municipalities during 2008 and 2009.
Descritores: Migração Humana
-Mobilidade Social
Avalanches
Antropologia Cultural
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO54.1 - Centro de Biblioteca e Información Científica


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Id: lil-674722
Autor: Cutuli, María Soledad.
Título: Etnografiando travestis: preguntas, tensiones y aprendizajes sobre el "estar ahí" / Doing ethnography with travestis: queries, tensions, and learning from "being there" / Etnografando travestis: perguntas, tensões e aprendizagens sobre o "estar aí"
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(13):99-112, abr. 2013.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo interroga la construcción de vínculos etnográficos en dos obras pioneras sobre travestis, con una intención retrospectiva sobre la propia investigación en una agrupación de travestis de Buenos Aires. Se reflexiona sobre la implicancia de los/as antropólogos/as "en campo" -en tanto seres sexuados/as y generizados/as- preguntándose además sobre las formas en que son interpeladas/os durante su labor junto a integrantes de organizaciones sociales -en la que el activismo resulta ser la extensión lógica del compromiso a la reciprocidad que subyace en la práctica antropológica.

This paper analyzes two pioneer ethnographic texts about travestis and uses them as a background to a research project with a travesti organization in Buenos Aires. It addresses anthropologists' commitments as fieldworkers -as sexual and gendered beings-, and how those are questioned while working with activist organizations. Findings indicate that a researcher's own political engagement is a logical extension of the reciprocity involved in anthropological practice.

Este artigo indaga a respeito da construção de vínculos etnográficos em duas obras pioneiras sobre travestis, com uma intenção retrospectiva sobre uma investigação própria em um agrupamento de travestis da cidade de Buenos Aires, Argentina. Reflete-se sobre a implicação dos/as antropólogos/as "em campo" - enquanto seres sexuados e generizados - indagando, além disso, sobre as formas em que são interpelados/as durante seu trabalho junto a integrantes de organizações sociais, em que o ativismo é o resultado de uma extensão lógica do compromisso com a reciprocidade que subjaz na prática antropológica.
Descritores: Pesquisa
Pesquisadores
Travestilidade
Antropologia Cultural
-Argentina
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1043385
Autor: Raimondi, Gustavo Antonio; Moreira, Claudio; Barros, Nelson Filice de.
Título: Gêneros e sexualidades na educação médica: entre o currículo oculto e a integralidade do cuidado / Genders and sexualities in medical education: between the hidden curriculum and the integrality of care
Fonte: Saúde Soc;28(3):198-209, jul.-set. 2019.
Idioma: pt.
Projeto: Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE); . Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Resumo: Resumo As diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em Medicina reiteram a importância das questões de gênero e sexualidade para o desenvolvimento de competências relacionadas ao cuidado integral em saúde e promoção dos direitos humanos. Diante disso, foi implementado este debate no currículo de uma escola de Medicina no Brasil e discutida a influência na educação e prática em saúde da matriz heteronormativa e seu consequente preconceito social e institucional. Os dados e reflexões desta experiência foram analisados e apresentados a partir do referencial da autoetnografia performática, em diálogo com os estudos queer e culturais. Identificou-se que o cuidado integral em saúde se torna um grande desafio entre efeitos essencializadores e naturalizadores do currículo oculto sobre os corpos que deslizam as normas e expectativas de gênero e sexualidade. Concluiu-se que realizar ações de sensibilização e afetação aos(as) outros(as) com a efetivação de uma rede de apoiadores(as) foi fundamental para promover o sentimento de solidariedade, amorosidade e diálogo no enfrentamento de uma luta sem garantias, promovendo assim, o cuidado integral em saúde e os direitos humanos.

Abstract The National Curricular Guidelines for Undergraduate Medicine Courses reiterate the importance of gender and sexuality issues for the development of competencies related to integral health care and promotion of human rights. In view of this, this debate was implemented in the curriculum of a medical school in Brazil, discussing the influence on health education and practice of the heteronormative matrix and its consequent social and institutional prejudice. The data and reflections of this experiment were analyzed and presented from the performance autoethnography reference, in dialogue with the queer and cultural studies. It was identified that integral health care becomes a great challenge between the essentializing and naturalizing effects of the hidden curriculum on the bodies that slide the norms and expectations of gender and sexuality. It was concluded that actions to raise awareness and affectation to others, with the realization of a network of supporters were fundamental to promote a sense of solidarity, love and dialogue in the face of a struggle without guarantees, thus promoting integral health care and human rights.
Descritores: Brasil
Sexualidade
Avaliação Curricular das Faculdades de Medicina
Educação Médica
Integralidade em Saúde
Identidade de Gênero
Antropologia Cultural
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência



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