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Id: biblio-1147582
Autor: Valencia-Jiménez, Nydia Nina; De Arco-Montiel, Sarita Luz.
Título: Creencias frente al embarazo y enfermedades bucodentales percibidas por gestantes en Montería, Colombia / Beliefs against pregnancy and oral diseases perceived by pregnant women in Montería, Colombia / Crenças contra gravidez e doenças bucodentais percebidas por gestantes em Monteria, Colômbia
Fonte: Rev. cienc. cuidad;18(1):20-29, 2021.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Interpretar las creencias de susceptibilidad percibida en-tre la condición de embarazo y las enfermedades bucodentales por mujeres gestantes de la ciudad de Montería, en el Departamento de Córdoba, Colombia. Materiales y métodos: Estudio cualitativo con enfoque microetnográfico, cuyos resultados se obtuvieron mediante la observación y las entrevistas a profundidad que fueron aplicadas a 19 gestantes adscritas a un hogar comunitario de la comuna cuatro de la ciudad de Montería, Córdoba, en 2019, quienes fueron selec-cionadas por conveniencia. La información se recolectó durante el I semestre del 2019 y se organizó a partir de la dimensión del Mo-delo de creencias en salud: susceptibilidad percibida. El análisis se realizó bajo los parámetros de la técnica de análisis de contenido. Resultados: La creencia de susceptibilidad que predominó entre las gestantes fue que en el periodo de embarazo las enfermedades bu-cales son normales y que su origen obedecía a la succión del calcio a la madre por parte del bebé para su crecimiento. Conclusión: Las creencias que poseen las gestantes actúan como barreras frente a la adopción de comportamientos saludables y de su permanencia en programas de promoción de la salud oral y prevención de las enfer-medades bucodentales.

Objective: To interpret the beliefs of perceived susceptibility between the condition of pregnancy and oral diseases by pregnant women in Monteria, Córdoba, Colombia. Material and method:Qualitative study with a micro-ethnographic approach. The results were gotten through obser-vation and in-depth interviews that were applied to 19 pregnant women of the commune four in Monteria, Córdoba in 2019, selected by convenience. The information was collected during the first semester of 2019, and it was organized based on the dimension of the Health Belief Model: perceived susceptibility; the analysis was performed under the parameters of the content analysis technique. Results:the prevailing belief among pregnant women was that oral diseases were cau-sed because the baby got all the calcium during pregnancy. Conclusion: The threats suffered by pregnant women act as barriers against the adoption of healthy behaviors, and their permanence in programs to promote oral health and prevent oral diseases.

Objetivo: Interpretar as crenças de susceptibilidade percebida durante a gravidez das doenças bucais e dentais por gestantes na cidade de Monteria, no estado de Córdoba, Colômbia Materiais e métodos: Estudo qualitativo com foco micro etnográfico, os resultados obtiveram-se mediante observação e as entrevistas a profundidade aplicadas em 19 mulheres grávidas de um lar comu-nitário da comuna quatro da cidade de Monteria, Córdoba em 2019. Organizou-se a partir da dimensão do modelo de crenças em saúde: susceptibilidade percebida. A análise realizou-se se-guindo os parâmetros da técnica de análise de conteúdo. Resultados: A crença de susceptibilidade que se observou durante a gravidez perante as doenças dentais e bucais são normais e que a sua origem obedeceu à sucção do cálcio da mãe para o neném em formação. Conclusão: As crenças que possuem as grávidas atuam como empecilhos frente a adoção de comportamentos saudáveis e de permanência em programas de promoção da saúde oral e das doenças bucais e dentais.
Descritores: Medicina Bucal
Gestantes
-Cultura
Suscetibilidade a Doenças
Antropologia Cultural
Responsável: CO648.1


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Id: biblio-1147540
Autor: Chávez Alvarez, Rocío Elizabeth.
Título: O cuidado das crianças no processo saúde-doença: crenças, valores e práticas nas famílias da cultura kabano da amazônia peruana / The care of children in the health-illness process: beliefs, values and practices in the families of kabanos culture from the peruvian amazon.
Fonte: São Paulo; s.n; 2012. 213 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo - USP para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O presente estudo qualitativo teve como objetivo descrever e compreender o cuidado das crianças no processo saúde-doença sob a perspectiva das famílias de uma comunidade nativa do Peru. O Modelo para Competência Cultural de Purnell foi a base teórica que deu sustentação ao estudo. O método etnográfico com ênfase na etnoenfermagem, utilizando as técnicas da observação participante e da entrevista etnográfica, com cinco famílias durante um período de convivência de quatro meses em uma comunidade nativa; permitiu a compreensão da perspectiva dos informantes sobre o cuidado das crianças. Emergiram três temas culturais do conjunto dos dados: A estrutura sociocultural da comunidade Kabano e seu cotidiano, na qual a função desempenhada por cada membro representa um papel preponderante na estrutura sociocultural e no cotidiano da cultura. A promoção e preservação da saúde na comunidade Kabano é caracterizada por um cotidiano de limitações e dificuldades. Os papéis dos membros da família nuclear, da família ampliada, e do curandeiro e da parteira, referentes às atividades de cuidado cotidianas, visam à promoção da saúde e a vida do coletivo. As práticas no adoecimento das crianças são permeadas por grandes dificuldades apesar do suporte da rede social. As dificuldades são de natureza econômica e provêm das falhas no relacionamento e na comunicação do profissional de saúde com os membros da cultura e os déficits estruturais do estabelecimento de saúde. A assistência à saúde na culturaKabano se encontra nas etapas iniciais do Modelo para Competência Cultural de Purnell, ou seja, um cuidado caracterizado pela inconsciência incompetente. Os resultados descritos neste estudo, se considerados, podem levar os profissionais a se aproximarem da competência inconsciente para o cuidado cultural da pessoa, da família e da comunidade.

This qualitative study aimed to describe and understand the care of children in the health-illness process from the perspective of the families of a native community in Peru. The Purnell Model for Cultural Competence was the theoretical framework that had supported the study. The ethnographic method with emphasis in the ethnonursing using the participant observation and ethnographic interview techniques with five families, during four months of coexistence in a native community; allowed to understand the informants perspective about the care of children. Three cultural themes emerged from the data set: The socio-cultural structure of Kabano's community and their everyday, in which the role played by each member represents a preponderant role in the socio-cultural structure and in the everyday of the culture. The promotion and preservation of health in Kabanos community is characterized by daily limitations and difficulties. The roles of the members of the nuclear family, extended family, and the healer and midwife, regarding the daily care activities, aim at promoting health and life of the collective. Practices in childrens illness are permeated by great difficulties despite the support of social network. The difficulties are of economic kind and come from failures in the relationship and communication between the health professional and the members of the culture and from the structural deficits of the health center. The health care in the Kabano culture is in the earlystages of the Purnell Model for Cultural Competence, and characterized by a careful unconscious incompetent. The results described in this study, if they can bring to the professional approach the unconscious competence for cultural care of the person, family and community.
Descritores: Cuidado da Criança
Aculturação
Antropologia Cultural
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1056966
Autor: Portugal, Clarice Moreira; Nunes, Monica de Oliveira; Coutinho, Maria Fernanda Cruz.
Título: Caminhos de axé na busca por cuidado: uma análise preliminar da experiência de crise de adeptos do Candomblé em processo de desinstitucionalização em saúde mental / Paths of axé in the search for care: a preliminary analysis of the crisis experience of candomblé followers in the process of deinstitutionalization in mental health
Fonte: Physis (Rio J.);29(4):e290416, 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo objetivou abordar o acolhimento à experiência da crise em saúde mental a partir da cartoetnografia dos territórios existenciais e das práticas cotidianas de cuidado de adeptos do Candomblé em processo de desinstitucionalização em saúde mental de Salvador (BA) e adjacências. Para esses fins, nos valemos da abordagem teórico-metodológica cartoetnográfica. A pesquisa envolveu entrevistas não estruturadas conjugadas à observação participante nos moldes etnográficos nos espaços da vida cotidiana dos participantes. A análise de dados baseou-se em categorias éticas voltadas para o processo de desinstitucionalização e em uma segunda leitura amparada no que propusemos como "matriz cartoetnográfica de linhas de pensamento". Verificamos que a experiência de crise se mostra bastante presente nas trajetórias dos interlocutores, cujas marcas são a interrupção do cotidiano, sua valoração moral e a convocação (por vezes tácita) da rede de apoio. Do ponto de vista narrativo, os atendimentos em pronto atendimentos e/ou emergências psiquiátricas são simbolicamente esvaziados e mesmo foracluídos, enquanto o acolhimento nos terreiros é simbolicamente rico e abre margem para outras interpretações e (re)criações da existência; isso aponta para sua importância enquanto instituições que podem contribuir para a desinstitucionalização em saúde mental daqueles que a elas recorrem.

Abstract This paper aimed to address the experience of the crisis in mental health from the cartoethnography of the existential territories and daily practices of care for candomblé followers in the process of deinstitutionalization in mental health in Salvador, Brazil, and adjacent areas. For these purposes, the cartoetnographic theoretical-methodological approach was used. The research involved unstructured interviews coupled with participant observation in the ethnographic molds in the participants' daily living spaces. Data analysis was based on ethical categories focused on the process of deinstitutionalization and on a second reading supported by what we proposed as the "cartoethnographic matrix of lines of thought". We find that the experience of crisis is very present in the trajectories of the interlocutors, which marks are the interruption of daily life, their moral value and the call (sometimes tacit) of the support network. From the narrative viewpoint, care in emergency rooms and / or psychiatric emergencies is symbolically emptied and even foracluted, while the care support in the terreiros is symbolically rich and offers an horizon for other interpretations and (re)creations of existence; this highlights their importance as institutions that can contribute to the deinstitutionalization in mental health of those who resort to them.
Descritores: Saúde Mental
Desinstitucionalização/ética
Acolhimento
Transtornos Mentais
Serviços de Saúde Mental
Antropologia Cultural
-Religião e Psicologia
Estresse Psicológico
Pesquisa Qualitativa
Existencialismo
Narrativa Pessoal
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Cecilio, Luiz Carlos de Oliveira
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Id: biblio-1101312
Autor: Maximo, Samuel Amano; Andreazza, Rosemarie; Cecilio, Luiz Carlos de Oliveira.
Título: Assistência farmacêutica no cuidado à saúde na Atenção Primária: tão perto, tão longe / Pharmaceutical care in Primary Health care: so close, so far
Fonte: Physis (Rio J.);30(1):e300107, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A expansão da Atenção Primária à Saúde (APS) exigiu mudanças na Assistência Farmacêutica, de maneira a aumentar a cobertura da distribuição gratuita de medicamentos e reforçando a necessidade do uso racional de medicamentos. O objetivo deste trabalho foi estudar a Assistência Farmacêutica na produção do cuidado na APS, contribuindo para o entendimento do uso racional de medicamentos. Método: Optou-se por analisar o material de uma investigação de natureza etnográfica, realizada no ano de 2014 em sete Unidades Básicas de Saúde. Além disso, realizou-se um seminário com atores institucionais das Unidades estudadas, de forma a aumentar a lateralidade dos resultados. Resultados: Foi possível identificar cenas e falas, que se conectavam e davam visibilidades a elementos micropolíticos relacionados ao uso de medicamentos, a autonomia profissional − o papel do médico na prescrição dos medicamentos e o usuário prescritor do seu cuidado. Conclusão: O que acontece depois que o usuário deixa a Unidade com seus medicamentos retirados na farmácia parece ainda ficar oculto aos olhos dos profissionais de saúde. O estudo produz indicações de algumas falhas na atuação da Assistência Farmacêutica e mostra o quanto estamos distantes de uma gestão do cuidado que inclua o uso racional de medicamentos em suas múltiplas racionalidades.

Abstract The expansion of Primary Health Care required changes in Pharmaceutical Care, in order to increase the coverage of the free distribution of medicines and reinforcing the need for the rational use of medicines. This work aimed to study Pharmaceutical Care in the production of care in Primary Health Care, contributing to the understanding of rational use of medicines. Method: We chose to analyze the material of an ethnographic investigation, carried out in 2014 in seven Basic Health Units. In addition, a seminar was held with institutional actors from the Units studied, in order to increase the laterality of the results. Results: It was possible to identify scenes and speeches, which connected and gave visibility to micropolitical elements related to the use of medicines, professional autonomy - the role of the physician in the prescription of medicines and the user who prescribes their care. Conclusion: What happens after the user leaves the UBS with his medicines taken at the pharmacy still seems to be hidden from the eyes of health professionals. The study produces indications of some flaws in the performance of Pharmaceutical Care and shows how far we are from a care management that includes the rational use of medicines in its multiple rationalities.
Descritores: Assistência Farmacêutica
Papel do Médico
Atenção Primária à Saúde
Autocuidado
Autonomia Profissional
Uso de Medicamentos
-Prescrições de Medicamentos
Antropologia Cultural
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1145112
Autor: Ferreira, Jaqueline.
Título: Doenças crônicas não transmissíveis e os dilemas do cuidado: a teoria da ordem negociada revisitada / Chronic noncommunicable diseases and dilemmas of care: the theory of negotiated order revisited
Fonte: Saúde Soc;29(4):e190149, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo As doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por um alto índice de mortalidade no Brasil. Do ponto de vista socioantropológico, elas são exemplares na ilustração da experiência do mundo do doente em todas as dimensões da sua vida, tanto nos aspectos simbólicos como socioeconômicos e na sua interação com os profissionais da saúde. A teoria da ordem negociada, de Isabelle Baszanger, inspirada na perspectiva interacionista, trata da relação médico-paciente diante da doença crônica em que se estabelece uma condição de negociação permanente entre os dois polos. Contrariando a ideia do doente como um agente meramente passivo, a teoria mostra o seu protagonismo onde o médico precisará participar dessa negociação. Essa construção se desenvolve em todas as esferas da vida social: trabalho, família, serviços e profissionais de saúde, nos quais o doente procura a manutenção de sua inserção social. Assim, para o doente, trata-se, antes de tudo, da gestão de sua identidade, em que ele se apropriará de técnicas de controle de sintomas e do tratamento, a fim de manter ou restabelecer uma vida "normal". Esse ensaio busca revisitar essa teoria dialogando com outros autores e através de reflexões advindas pesquisas etnográficas anteriores.

Abstract In Brazil, chronic noncommunicable diseases (NCDs) have high mortality rates. From a socio-anthropological perspective, NCD realistically depict patients' experience in all dimensions of their lives, either regarding their symbolic and socioeconomic aspects or their interaction with health professionals. The negotiated order theory, created by Isabelle Baszanger and grounded on the interactionist approach, deals with physician-patient relationship in chronic diseases, which establishes a permanent negotiation between both parties. Opposed to the idea of the patient as a merely passive subject, the theory postulates patients' protagonism in scenarios that will require the physician to negotiate. This construction occurs in all spheres of social life: work, family, and health settings, where patients seek to maintain their social integration. For patients, the negotiated order theory represents first and foremost a means to manage their identity, whereby they may adopt techniques for controling symptoms and treatment, aiming to maintain or restore a normal life. This study seeks to revisit this theory by interacting with different authors and reflections offered by previous ethnographic research.
Descritores: Relações Médico-Paciente
Mortalidade
Doenças não Transmissíveis/tratamento farmacológico
Antropologia Cultural
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-839728
Autor: Cortés Montenegro, Paula F.
Título: Cultura alimentaria de un grupo de mineros operarios de maquinaria pesada: una aproximación etnográfica / Food culture of a group of mining workers of heavy machinery: an ethnographic approach
Fonte: Cienc. Trab;18(57):139-144, dic. 2016.
Idioma: es.
Resumo: OBJETIVO: Describir e interpretar la cultura alimentaria de un grupo de trabajadores mineros, así como sus necesidades, intereses y percepciones respecto de su salud. METODOLOGÍA: Diseño descriptivo transversal de aproximación etnográfica. Los datos se recogieron con entrevistas en profundidad y observaciones de campo. Se realizó un análisis temático con codificación deductiva y se generaron categorías que fueron agrupadas en tres áreas temáticas: identidad y trabajo del minero, cultura alimentaria y percepciones de salud. RESULTADOS: Las características del trabajo e identidad del minero están asociadas a la capacidad de trabajar en condiciones de riesgo y cumplir un rol de proveedor familiar. La salud se asocia a la ausencia de dolencias, al adecuado desempeño laboral y bienestar general. La alimentación desempeña diversas funciones, como manejo de estrés, recreación y prevención de fatiga, asociada al imaginario familiar y al estatus social, entre otros. CONCLUSIONES: Los resultados permiten distinguir una cultura alimentaria en el grupo de mineros que interactúa con su identidad de trabajador, lo que se plasma en las percepciones y acciones de salud dentro y fuera de la faena. Incorporar las funciones y significados atribuidos a la alimentación en la planificación de programas de prevención de fatiga y salud cardiovascular, así como la influencia del entorno alimentario, podría potenciar los resultados e impacto en la salud de los trabajadores.

OBJECTIVE. Describe and interpret the food culture of a group of mining workers, as well as their needs, interests and perceptions regarding their health. METHODOLOGY. Descriptive transversal design of ethnographic approach. Data were collected through in-depth interviews and field observations. A thematic analysis was carried out with deductive codification and categories were generated that were grouped in three thematic areas: identity and work of the miner, food culture and perceptions of health. RESULTS. The characteristics of the work and identity of the miner are associated with the ability to work in risky conditions and fulfill a role as a family supplier. Health is associated with absence of physical pain, adequate work performance and general well-being. Food plays a variety of functions, such as stress management, recreation and fatigue prevention, associated with family imagery and social status, among others. CONCLUSIONS. The results allow distinguishing a food culture in the group of miners that interacts with their worker identity, which is reflected in the perceptions and health actions inside and outside the work. Incorporating the functions and meanings attributed to diet in the planning of programs for the prevention of fatigue and cardiovascular health, as well as the influence of the food environment, could enhance the results and impact on the health of the workers.
Descritores: Cultura
Comportamento Alimentar
Mineradores/psicologia
-Comportamentos Relacionados com a Saúde
Atitude Frente a Saúde
Estudos Transversais
Entrevistas como Assunto
Saúde do Trabalhador
Local de Trabalho
Pesquisa Qualitativa
Antropologia Cultural
Mineração
Limites: Humanos
Masculino
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1145833
Autor: Pereira, Liliane Alves; Barlem, Edison Luiz Devos; Dalmolin, Graziele de Lima; Rocha, Laurelize Pereira; Schalenberger, Claudia Denise; Hirsch, Carolina Domingues.
Título: O processo de construção do enfermeiro: abordagem etnográfica / The nurses' construction process: ethnographic approach / El proceso de construcción del enfermero: enfoque etnográfico
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);13:1-7, jan.-dez. 2021. ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: compreender o processo de construção do enfermeiro líder na perspectiva da etnoenfermagem. Método: Pesquisa qualitativa baseada nos pressupostos da etnoenfermagem, sendo desenvolvida em um hospital filantrópico no extremo sul do país, em um setor clínico assistencial com 22 profissionais da equipe de enfermagem. A coleta de dados foi realizada de julho a novembro de 2015 em nove fases da etnoenfermagem. Análise dos dados foi feita de forma simultânea e concomitante as fases de observação, conforme preconizado pela metodologia da etnoenfermagem. Resultados: emergiram três categorias que caracterizam a construção do enfermeiro líder, sendo elas a advocacia em saúde, relações interpessoais e exercício da autonomia. Conclusão: a compreensão do processo de construção do enfermeiro líder constitui-se um elemento importante no exercício da profissão, pois garante a valorização profissional e reconhecimento do enfermeiro como gestor do cuidado, ampliado a qualidade dos serviços através das ações promovidas pela liderança da equipe

Objective: the nurses construction process in the perspective of the ethnonursing. Methods: qualitative research for our services, and developed in a philanthropic hospital in the extreme south of the country, in a clinical care sector with 22 professionals of the nursing team. A data collection was carried out from July to November of 2015 in nine phases of ethnonursing. Analysis of the data to measure simultaneously and concomitantly as phases of observation, as recommended by the methodology of ethnonursing. Results: three categories emerged that characterize a construction of the leading nurse, being they an advocacy in health, interpersonal relationships and exercise of autonomy. Conclusion: an understanding of the nurses' construction process is an important element in the exercise of the profession, since it guarantees a professional appreciation and recognition of nurses as care manager, increasing the quality of services through the actions promoted by the team leadership

Objectivo: comprender el proceso de construcción del enfermero líder en la perspectiva de la etnoenfermería. Método: investigación cualitativa basada en los presupuestos de la etnoenfermería, siendo desarrollada en un hospital filantrópico en el extremo sur del país, en un sector clínico asistencial con 22 profesionales del equipo de enfermería. La recolección de datos se realizó de julio a noviembre de 2015 en nueve fases de la etnoenfermería. El análisis de los datos fue realizado de forma simultánea y concomitante con las fases de observación, según lo preconizado por la metodología de la etnoenfermería. Resultados: surgieron tres categorías que caracterizan la construcción del enfermero líder, siendo ellas la abogacía en salud, relaciones interpersonales y ejercicio de la autonomía. Conclusión: la comprensión del proceso de construcción del enfermero líder constituye un elemento importante en el ejercicio de la profesión, pues garantiza la valorización profesional y reconocimiento del enfermero como gestor del cuidado, ampliando la calidad de los servicios a través de las acciones promovidas por el liderazgo del equipo
Descritores: Liderança
Antropologia Cultural/métodos
Equipe de Enfermagem
-Hospitais Filantrópicos
Gestão da Qualidade
Autonomia Pessoal
Advocacia em Saúde
Pesquisa Qualitativa
Relações Interpessoais
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1141420
Autor: Nunes, Michelly Christiny Marcondes.
Título: Entre o idealizado e o possível: limites da assistência ao parto no Centro de Parto Normal de uma maternidade pública / Between the idealized and the possible: the boundaries of the deliveries in a birth center.
Fonte: São Paulo; s.n; 2011. 199 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo - USP para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: As transformações no modelo de assistência ao parto e nascimento e a criação de Centros de Parto Normal (CPN) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) remetem à importância de explorar a assistência ao parto neste contexto. O presente estudo teve o objetivo de compreender e descrever as crenças e os valores que norteiam as práticas dos profissionais em um CPN. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa e o método etnográfico em um CPN de uma maternidade pública localizada na cidade de Osasco, Estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio do processo de observação participante e de entrevistas etnográficas. Foram entrevistados todos os membros da equipe profissional, composta por enfermeiro obstetra, técnico de enfermagem, médico obstetra e médico neonatologista, que estavam diretamente envolvidos na assistência ao parto, e os gestores da instituição. A análise indutiva e interpretativa dos dados resultou em quatro subtemas culturais, que correspondem a cada uma das categorias profissionais: Enfermeira obstetra: Este CPN não é como deveria ser: inúmeros obstáculos dificultam a prestação da assistência humanizada ao parto; Técnicas de enfermagem: Fazendo o que é possível: satisfação com a assistência que é prestada mediante superação de muitas dificuldades; Médico obstetra: Um árduo cotidiano que impede o desenvolvimento da assistência desejada; Médico neonatologista: Dificuldades existem porque são comuns no serviço público, mas há satisfação emrelação à assistência prestada no CPN. Destes subtemas culturais emergiu o tema cultural Entre o idealizado e o possível: os limites na assistência humanizada ao parto, que representa o cotidiano da assistência ao parto no CPN que foi foco desta pesquisa. As limitações para o desenvolvimento da assistência humanizada ao parto estavam relacionadas, não somente aos problemas relativos à precariedade da estrutura física e de recursos humanos ou aos déficits provocados pelo financiamento insuficiente da assistência ao parto. Estavam envolvidos também as crenças e os valores dos profissionais e o seu grau de envolvimento com a filosofia de humanização da assistência ao parto. Contatou-se que a efetivação da assistência humanizada ao parto, como preconizada pelos organismos nacionais e internacionais, depende da superação das inúmeras dificuldades descritas neste estudo. Um grande desafio deste âmbito está representado pela necessidade de articulação entre a grade curricular dos cursos da área da saúde com os fundamentos da Medicina Baseada em Evidências Científicas. Portanto, é de fundamental importância a existência de serviços exemplares, que prestam assistência humanizada ao parto, para os estudantes de graduação e para os profissionais.

The transformation in the model of childbirth assistance and the creation of Birth Centers within the Brazilian Unified Health System referred to the importance of exploring the delivery assistance. This study aimed to understand and describe the beliefs and values that guide the practice of professionals in a Birth Center. We used a qualitative research approach and ethnographic method was developed in a Birth Center in a public hospital at the city of Osasco, São Paulo, Brazil. Data were obtained through the process of participant observation and ethnographic interviews. We interviewed all members of the professional team consisting of nurse midwife, technical nurse assistant, obstetrician and neonatologist physician, who were directly involved in delivery care and management of the institution. The inductive analysis and interpretation of data resulted in four sub-cultural themes, which correspond to each of the professions: nurse midwife: \"The Birth Center is not as it should be, many obstacles interfere on a humanized assistance of a childbirth; Technical nurse assistant: \"Doing what is possible: satisfaction with the giving assistance throught overcoming many difficulties\"; Obstetrician Doctor: \"A hard routine restrains the development of a good assistance; Medical neonatologist:\" Difficulties exist because they are common in the public service, but there is a satisfaction in relation to the assistance provided at the Birth Center. \" From sub-cultural themesemerged a cultural theme \"Between the idealized and the possible: the limits in the humanized delivery care\", which represents the everyday care delivery in the Birth Center that was the focus of this research. The limitations for the development of humanized childbirth were related not only to problems related to the precarious physical infrastructure and human resources or deficits caused by insufficient funding of childbirth care. They were also involved in the beliefs and values of professionals and their degree of involvement with the philosophy of humanization of childbirth care. It was noted that the effectiveness of humanized delivery care, as recommended by national and international organizations, depends on overcoming the several difficulties described in this study. A major challenge in this context is represented by the need to articulate the courses academic subjects in the health field with the fundamentals of Scientific Evidence-Based Medicine. Therefore it is very importante to the existence of exemplary service to the graduate students and professionals
Descritores: Poder Familiar
Antropologia Cultural
Parto Normal
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: lil-635404
Autor: López, Lucero; Cataño, Nhora; López, Heddy; Velasquez, Vilma.
Título: Diversidad cultural de sanadores tradicionales afrocolombianos: preservación y conciliación de saberes / Cultural Diversity of Afro-Colombian Traditional Healers: Preservation and Conciliation of Knowledge / Diversidade cultural dos curandeiros tradicionais afro-colombianos: preservação e conciliação de saberes
Fonte: Aquichan;11(3):287-304, dic. 2011. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: La diversidad afrocolombiana entreteje prácticas culturales en salud específicas. Los sanadores tradicionales son poseedores de una costumbre milenaria en el cuidado de la salud. Gozan del reconocimiento, la confianza y el respeto de sus comunidades, pero son desconocidos o ignorados en las instituciones de salud y en el mundo profesional. Objetivo: describir las prácticas de cuidado realizadas por los sanadores tradicionales (remedieros y parteras) en una comunidad afrocolombiana en Guapi, Cauca, Colombia. Método: el estudio etnográfico utiliza observación participante y entrevistas en profundidad con tres remedieros y tres parteras. El análisis se realizó de forma inductiva e interpretativa. Resultados: los hallazgos evidencian diversos métodos de curación relacionados con el uso de hierbas, maniobras, fórmulas especiales y rezos, entre otros. Esta diversidad de métodos implica que las personas sean vistas de manera holística adoptándose diferentes maneras de sanar y cuidar la salud. Conclusiones: la importancia de conocer y preservar estos conocimientos es una forma de expresar el compromiso por proteger, rescatar y favorecer el diálogo entre los saberes profesional y popular. Es una invitación a conocer y reconocer el papel que pueden jugar los sanadores tradicionales en los sistemas de salud.

Afro-Colombian diversity is interwoven with specific cultural health-care practices. Traditional healers possess a thousand-year-old tradition regarding health care. They enjoy the recognition, trust and respect of their communities, but are unknown to health institutions and the professional world, or ignored by them. Objective: The study describes health-care practices performed by traditional healers; specifically, remedieros (non-professional apothecaries) and parteras (midwives) in an Afro-Colombian community in Guapi, a town located in the Cauca region of Colombia. Methodology: This ethnographic study relied on participant observation and in-depth interviews with three remedieros and three parteras. The analysis was conducted in an inductive and interpretative way. Results: The results demonstrate different healing methods associated with the use of herbs, maneuvers, special formulas and prayers, among other elements. This diversity of methods implies the person is viewed in a holistic manner that is conducive to the adoption of diverse ways to heal and protect health. Conclusions: The importance of being aware of this knowledge and preserving it is a way to express a commitment to protecting, rescuing and favoring dialogue between professional and traditional healers. It also is an invitation to understand and acknowledge the role traditional healers can play in health care systems.

A diversidade afro-colombiana entretece práticas culturais específicas em saúde. Os curandeiros tradicionais são possuidores de um costume milenar no cuidado da saúde. Desfrutam do reconhecimento, da confiança e do respeito de suas comunidades, mas são desconhecidos ou ignorados nas instituições de saúde e no mundo profissional. Objetivo: o estudo descreve as práticas de cuidado realizadas pelos curandeiros tradicionais ("ervateiro" e parteiras) em uma comunidade afro-colombiana em Guapi, Cauca, Colômbia. Método: o estudo etnográfico utiliza observação participante e entrevistas em profundidade com três "ervateiros" e três parteiras. A análise se realizou de forma indutiva e interpretativa. Resultados: os resultados encontrados evidenciam diversos métodos de cura relacionados com o uso de ervas, manipulações, fórmulas especiais e rezas, entre outros. Essa diversidade de métodos implica que as pessoas sejam vistas de maneira holística, adotando diferentes maneiras de curar e cuidar a saúde. Conclusões: a importância de conhecer e preservar esses conhecimentos é uma forma de expressar o compromisso por proteger, resgatar e favorecer o diálogo entre os saberes profissional e popular. É um convite a conhecer e reconhecer o papel que os curandeiros tradicionais podem ter nos sistemas de saúde.
Descritores: Cura em Homeopatia
Diversidade Cultural
Medicina Tradicional
-Enfermagem Transcultural
Antropologia Cultural
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CO171.1 - ACOFAEN - Asociación Colombiana de Facultades de Enfermeria


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Id: lil-787797
Autor: Rocha, Tatiana Evangelista da Silva; Silva, Reijane Pinheiro da; Nascimento, Maira Messias do.
Título: Changing dietary habits among Akwen Xerente / Cambiar los hábitos alimenticios entre Akwen Xerente / Mudanças dos hábitos alimentares entre os Akwen Xerente
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;50(spe):96-100
Idioma: en; pt.
Resumo: The research aimed to identify the current feed of Xerente people in Indian villages Porteira and Funil in the city of Tocantinia / TO. It was used a qualitative ethnographic approach. Conducted from September 2013 to August 2014. The data were presented in a diary, through participant observation of food practices with the guidance of a script. A process of dietary change that permeates the culture of this people is taking place. Factors such as the deficit in the planting gardens, the recent arrival of energy, and therefore the technology has allowed access to processed foods. But some families still maintain the farming of cassava, yam, and beans. The main animals that are hunted in the village are peccary, deer and armadillo. It was possible to point which foods are inserted in the Xerente feed and factors related to this situation.

La investigacion tuvo como objetivo identificar los vinculos actuales de los indios Xerente en las aldeas indias Porteira y Funil en el municipio de Tocantinia / TO . Se utilizo un enfoque cualitativo etnografico. Llevado a cabo entre septiembre de 2013 y agosto de 2014. Los datos fueron presentados em un diario, a traves de la observacion participante de las practicas de los alimentos con la guia de un guion. Esta llevando a cabo un proceso de cambio en la dieta que impregna la cultura de este pueblo. Factores como el deficit de la plantacion de los jardines, la llegada de la energia, y por lo tanto la tecnologia ha permitido el acceso a los alimentos procesados . Pero algunas familias aun mantienen los yuca, name, frijoles de paloma. Los principales animales que se cazan en el pueblo son pecari, venado y armadillo. Fue posible senalar los alimentos que se inseriran en el poder de Xerente y los factores relacionados con esta situacion.

A pesquisa objetivou identificar a alimentação atual do povo Xerente, nas aldeias indígenas Porteira e Funil, no município de Tocantínia / TO. Utilizou-se uma abordagem etnográfica qualitativa. Realizada entre setembro de 2013 a agosto de 2014. Os dados foram descritos através de um diário de campo, por meio da observação das práticas alimentares com a orientação de um roteiro. Está ocorrendo um processo de mudança alimentar na cultura deste povo. Fatores como o déficit no plantio das roças, a chegada da energia, e consequentemente a tecnologia, permitiu o acesso a alimentos industrializados. Mas algumas famílias ainda mantem o cultivo de mandioca, inhame, feijão andu. Os principais animais que são caçados na aldeia são caititu, veado e tatu. Foi possível encontrar a presença de alimentos industrializados inseridos na alimentação do Xerente e isso tem provocado alterações nos hábitos desse povo.
Descritores: Índios Sul-Americanos
Comportamento Alimentar
Antropologia Cultural
-Pesquisa Qualitativa
Alimentos Industrializados
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta



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