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Id: biblio-988047
Autor: Silva, Lisandra Oliveira e; Molina Neto, Vicente.
Título: Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal / The meanings of the school and the Physical Education for the students and teachers of a rede publica municipal / Los sentidos de la escuela y de la Educación Física para los estudiantes y profesores de la red de escuelas públicas del ayuntamiento de Porto Alegre
Fonte: Movimento (Porto Alegre);20(3):1139-1158, jul./set. 2014.
Idioma: en; pt.
Resumo: Considerando que recentes mudanças históricosociais têm gerado efeitos na vida da escola, esta pesquisa objetivou compreender os sentidos da escola e da Educação Física a partir dos signifi cados conferidos por docentes e estudantes de uma Rede Pública Municipal. Servindonos de observações participantes, diário de campo, entrevistas e análise de documentos, como opções teóricometodológicas, construímos cinco categorias interpretativas, foco de discussão deste artigo: Escola e as relações com o conhecimento; Escola e Educação Física; Escola e os desafios vividos pelos colaboradores no seu cotidiano na atualidade, Escola, mudanças e projetos; Pensar o sentido da escola é pensar o sentido da vida

Considerando que recientes cambios históricos y sociales han generado efectos en la vida escolar, esta investigación tuvo como objetivo comprender los signifi cados de la escuela y de la educación física desde el signifi cado conferido por los profesores y estudiantes de una red de escuelas públicas de una ciudad del sur de Brasil. Hemos utilizado la observación participante, el diario de campo, las entrevistas y el análisis de documentos como opciones teórico-metodológicas. Construimos cinco categorías interpretativas, que son el foco de la discusión de este artículo: Escuela y las relaciones con el conocimiento; Escuela y Educación Física; Escuela y los retos que experimentan los profesores y estudiantes en su cotidiano en los tiempos actuales; Escuela, cambios y proyectos; Pensar el sentido de la escuela es pensar el sentido de la vida

Considering that recent social changes have been motivating effects in the school life, this research had as the main goal understand the meaning of school and Physical Education from the meanings given by teachers and students of a Rede Publica Municipal. Having observations of participants, fi eld diary, interviews and analyses of documents like theoretical methodologic options, we built up fi ve interpretative categories that are the main focus of discussion of this article: School and its links with knowledge; School and Physical Education; School and the challenges lived by its workers in their present everyday lives; School, changes and projects; Thinking the meaning of school is thinking the meaning of life
Descritores: Educação Física e Treinamento
Instituições Acadêmicas
-Estudantes
Docentes
Antropologia Cultural
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Betti, Mauro
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Id: biblio-981509
Autor: Betti, Mauro; Knijnik, Jorge; Venâncio, Luciana; Neto, Luiz Sanches; Daolio, Jocimar.
Título: Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo / Philosophical and anthropological foundations of Sichbewegen Theory and the formation of emancipated, autonomous and critical subjects: the example of Physical Education curriculum in the State of São Paulo / Fundamentos filosóficos y antropológicos de la Teoría del Sich-bewegen y la formación de sujetos emancipados, autónomos y críticos: el ejemplo del currículo de Educación Física en el Estado de São Paulo
Fonte: Movimento (Porto Alegre);20(4):1631-1653, out.-dez. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo analisa os fundamentos filosóficos e antropológicos subjacentes à Teoria do Se-Movimentar com base na filosofia fenomenológica de Merleau-Ponty e na antropologia social de Mauss e Geertz. Considera também implicações para os currículos de Educação Física do ensino fundamental e médio que tenham por mote a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos, tomando como exemplo o Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Conclui que o currículo precisa imbricarse com a vida social dos alunos e levar em conta desafios e temas da sociedade contemporânea

This article examines philosophical and anthropological underpinnings of the Sich-Bewegen Theory, based on the phenomenological philosophy by Merleau-Ponty and social anthropology by Mauss and Geertz. It also considers implications for Physical Education Elementary and High School curricula aimed at forming emancipated, autonomous and critical individuals, taking the Physical Education Curriculum of the State of São Paulo as example. It concludes that the curriculum needs to imbricate into students' social life and take into account the challenges and issues from contemporary society

Este artículo examina los fundamentos filosóficos y antropológicos subyacentes a la Teoría del Sich-Bewegen, basado en la filosofía fenomenológica de Merleau-Ponty y la antropología social de Mauss y Geertz. También considera las implicaciones para los programas de Educación Física en la escuela primaria y secundaria, cuyo lema sea la formación de sujetos emancipados, autónomos y críticos, tomando el ejemplo del Currículo de Educación Física del Estado de São Paulo. Concluye que el currículo debe imbricarse con la vida social de los estudiantes y tener en cuenta los desafíos y problemas de la sociedad contemporánea
Descritores: Educação Física e Treinamento
Antropologia Cultural
-Corpo Humano
Currículo
Movimento
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-967829
Autor: Rigo, Luiz Carlos; Silva, Daniel Vidinha da; Rial, Carmen Silvia de Moraes.
Título: Formação de jogadores em clubes de uma cidade do interior: circulação, escolarização e inserção no futebol profissional / Formation of players in clubs of a brazilian city: circulation, schooling and inclusion in professional football / Formación de jugadores en clubes de una ciudad del interior de rio grande do sul (rs): circulación, escolarización e inserción en el fútbol profesional
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(1):263-274, jan.- mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tratou da formação de jogadores de futebol. O corpus empírico do estudo constitui-se de cinco clubes da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Os objetivos principais trataram do processo de formação dos jogadores, mais especificamente a procedência, a circulação, a escolarização e a inserção no futebol profissional. A metodologia utilizada foi a etnografia com o apoio da netnografia. A pesquisa identificou que aproximadamente metade dos jogadores procedia de outras cidades, 22 de um total de 84 estavam com os estudos interrompidos e muitos apresentavam defasagem escolar. Catorze futebolistas (de 84) conseguiram firmar contrato profissional após ultrapassar a idade das categorias de base de seus respectivos clubes. Concluiu-se que a grande maioria dos futebolistas passa por um processo de circulação que dificulta a possibilidade de conciliar formação futebolística com escolarização

This article approached formation of football players. The empirical corpus were five clubs from the city of Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil. It looks into the process of players' formation, more specifically their origin, circulation, schooling and inclusion in professional football. The methodology applied was ethnographic aided by netnography. The research showed that about 50% of all players came from other cities; 22 out of 84 (total) had stopped going to school and many were already lagging behind in their studies. Fourteen players managed to sign professional contracts after leaving the junior leagues in their teams. The vast majority undergo a circulation process that hinders their possibility for reconciling sport and school

Este artículo trata de la formación de jugadores de fútbol. El corpus empírico se constituye de cinco clubes de la ciudad de Pelotas, RS, Brasil. Los objetivos fueron el proceso de formación de los jugadores, más específicamente la procedencia, la circulación, la escolarización y la inserción en el fútbol profesional. La metodología utilizada fue la etnografía, con el apoyo de la netnografía. La investigación identificó que aproximadamente la mitad de los jugadores procedían de otras ciudades, que 22 de un total de 84 estaban con los estudios interrumpidos y que muchos presentaban desfase escolar. Catorce futbolistas (de 84) lograron firmar contrato profesional después de pasar la edad de las categorías de base de sus respectivos clubes. Se concluyó que la gran mayoría de los futbolistas pasa por un proceso de circulación que dificulta la posibilidad de conciliar la formación futbolística con la escolarización
Descritores: Futebol
Educação Continuada
Atletas/educação
-Antropologia Cultural
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: lil-558904
Autor: Matias, Hugo Juliano Duarte; Francischini, Rosângela.
Título: Desafios da etnografia com jovens em situação de rua: a entrada em campo / Chalenges of ethnograpy with street children: access
Fonte: Psicol. reflex. crit;23(2):243-252, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Recentemente, a pesquisa com jovens em situação de rua tem dedicado mais atenção aos processos de socialização que estruturam seu cotidiano, aos sentidos de suas práticas sociais, levando à necessidade de novos métodos, dentre os quais a alternativa etnográfica. Relata-se aqui o processo de entrada em campo numa pesquisa etnográfica - realizada em Natal-RN, com grupo de pessoas em situação de rua (aproximadamente 11), jovens, a maioria com idade entre 16-18 anos -, para destacar a complexidade desse processo. Sua negociação determina muitos deslocamentos e exige flexibilidade do pesquisador, sob várias demandas de formas de participação e envolvimento junto ao grupo. Negociações de sentido, nessas situações, constituem desafio à pesquisa etnográfica com essa população; também novas possibilidades de invenção técnica e experiência ética. (AU)

Recently, researches with street children have dedicated more attention to the socialization processes which structure their daily lives and to the meaning of their social practices, leading to the need of new methods as the ethnographic alternative, for instance. This paper reports the field access process occurred in an ethnographic research - performed with a group of about 11 street children, aged between 16 and 18 years old - in order to emphasize the complexity of that process. The access negotiation determines many displacements and requires researcher's flexibility, under several demands concerning the form of participation and involvement with the group. Negotiations of meaning, in such situations, are a challenge for ethnographic researches done with the mentioned population, besides offering new opportunities for technical invention and ethics experience. (AU)
Descritores: Pesquisa
Jovens em Situação de Rua/psicologia
Antropologia Cultural/métodos
-Observação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: lil-773448
Autor: Bordes, Mariana.
Título: "Esto de 'alternativo' no tiene nada". La construcción de la razonabilidad del uso de una medicina no-convencional desde la perspectiva de sus usuarios em Buenos Aires, Argentina / "This is not 'alternative' at all". The construction of the rationality of the use of non-conventional medicine from the perspective of its users in Buenos Aires, Argentina / "Isso não tem nada de 'alternativo'": a construção da racionalidade do uso de medicina não convencional na perspectiva de seus usuários em Buenos Aires, Argentina
Fonte: Physis (Rio J.);25(4):1229-1249, out.-dez. 2015.
Idioma: es.
Resumo: El artículo explora un aspecto del campo médico no-convencional (Ciudad de Buenos Aires): la construcción colectiva de narrativas que justifican la elección y uso de una terapia particular (reflexología) en términos de una acción razonable y válida sobre la base de su inscripción en un supuesto sentido común compartido, más allá de la adhesión al ideario alternativo. El artículo se sustenta en una investigación de tesis doctoral, de enfoque interpretativo y cualitativo, a través de entrevistas en profundidad a usuarios de esta terapia. Los resultados enfocan la centralidad de tres ejes temáticos donde esta narrativa de la razonabilidad emerge: el que se sustenta en la experiencia de los "otros significativos", bajo la retórica de la recomendación y la prueba; el relacionado con definiciones específicas de "lo real", desde las cuales la terapia se visualiza como eficaz; y otro que convalida la terapia distinguiéndola de otras opciones consideradas alteridades radicales. Se concluye que este tipo de narrativa es una de las expresiones posibles de los procesos de aculturación y asimilación que atraviesan estas terapias en contextos occidentales, posibilitando su aceptación desde amplios sectores de la sociedad más allá de la adhesión al sistema de creencias alternativo.

The study explores one aspect of non-conventional medical field (Buenos Aires): the social construction of narratives justifying the choice and use of a particular alternative therapy (reflexology) in terms of a reasonable and valid action, beyond alternative notions. The study is based on interpretive and qualitative approach, through in-depth interviews with users of this therapy. The results focus on the centrality of three themes which this narrative of reasonableness arises: (a) the experience of the "significant others", under the rhetoric of recommendation and proof; (b) specific definitions of "medical reality" from which therapy is seen as effective; and (c) one that validates therapy distinguished from other options considered radical otherness. It is proposed that this type of narrative is one of the possible expressions of acculturation and assimilation processes that cross these therapies in Western contexts, enabling acceptance from many sectors of society beyond adherence to alternative belief system.

O artigo explora um aspecto do campo da medicina não convencional na cidade de Buenos Aires: a construção coletiva de narrativas que justificam a escolha e o uso de uma terapia particular (reflexologia) em termos de uma ação razoável e válida, baseada em sua inserção em um suposto senso comum, além da adesão a uma ideologia alternativa. O artigo se baseia em pesquisa de tese de doutorado, com abordagem interpretativa e qualitativa por meio de entrevistas em profundidade com usuários desta terapia. Os resultados enfocam a centralidade de três áreas temáticas em que esta narrativa da racionalidade emerge: a que se baseia na experiência dos "outros significativos", sob a retórica da recomendação e a prova; a que se relaciona com as definições específicas de "real", a partir da qual a terapia é considerada eficaz; e uma que valida a terapia, distinguindo-a de outras opções consideradas alteridades radicais. Conclui-se que este tipo de narrativa é uma das possíveis manifestações de processos de aculturação e assimilação que atravessam essas terapias em contextos ocidentais, permitindo sua aceitação por amplos setores da sociedade para além da adesão ao sistema de crenças alternativo.
Descritores: Dor
Argentina
Terapias Complementares
Saúde
Frustração
Aculturação
Massagem
Antropologia Cultural
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-773452
Autor: Portugal, Clarice Moreira; Nunes, Mônica de Oliveira.
Título: Entre o dito e o feito: uma análise preliminar da questão da aflição e do sofrimento nos estudos antropológicos sobre o candomblé / Between the said and done: a preliminary analysis of the issue of distress and suffering in anthropological studies of candomble
Fonte: Physis (Rio J.);25(4):1313-1333, out.-dez. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo tem por objetivo refletir acerca das abordagens antropológicas do sofrimento nos cultos afro-brasileiros, considerando desde aquelas centradas na dimensão simbólica até as mais afins à fenomenologia e à antropologia simétrica. Para tanto, faz-se inicialmente uma breve exposição acerca dos paradigmas estrutural e simbólico na antropologia, privilegiando a obra de Claude Lévi-Strauss e Clifford Geertz. A seguir, apresenta-se uma discussão concernente à apropriação da teoria fenomenológica pelas ciências sociais e às leituras mais voltadas para a problemática das práticas, enfatizando em nossa leitura autores como Alfred Schütz e Annemarie Mol. Por fim, propõe-se uma nova abordagem teórico-metodológica que denominamos cartoetnografia - baseada no conceito de modos de existência desenvolvido por Bruno Latour - como uma espécie de híbrido que nos permitiria, sem negligenciar a dimensão simbólica, explorar o problema da aflição nos cultos afro-brasileiros a partir da fruição das afecções, dando visibilidade à construção dessa experiência por meio das práticas que lhe dão forma.

We aim to reflect on the anthropological approach of suffering in the African-Brazilian religions, considering from those focused on the symbolic dimension to those more related to phenomenology and symmetrical anthropology. Therefore, initially we will make a brief statement about the structural and symbolic paradigms in anthropology, focusing on Lévi-Strauss and Clifford Geertz. Then we discuss the appropriation of the phenomenological theory for the social sciences and the perspectives more focused on the problems of practice, emphasizing authors as Alfred Schütz and Annemarie Mol. Finally, we propose a new theoretical and methodological approach named cartoetnografia - based on the concept of modes of existence developed by Bruno Latour - as a kind of hybrid that allows us, without neglecting the symbolic dimension, to explore the problem of distress in the African-Brazilian religions from the fruition of affections, giving visibility to the construction of this experience through the practices that shape it.
Descritores: Religião
Estresse Psicológico
Brasil
Conhecimento
Ensaios
Ética
Antropologia Médica
Antropologia Cultural
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Ensaio Clínico
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-996824
Autor: Farias, Mayrhon José Abrantes; Wiggers, Ingrid Dittrich; Almeida, Dulce Maria Filgueira de.
Título: "Não é briga, não... é só brincadeira de lutinha": cotidiano e práticas corporais infantis / "No, it is not a fight... it is only a wrestling play": children's daily life and bodily practices / "No es pelea no... es sólo un juego de lucha": vida cotidiana y prácticas corporales infantiles
Fonte: Pensar prát. (Impr.);22:1-13, jan.-dez.2019. Tab.
Idioma: pt.
Resumo: A pesquisa tem por objetivo descrever e caracterizar brincadeiras de luta forjadas no cotidiano de uma escola pública de São Luís ­MA, buscando compreender seus senti-dos/significados para as próprias crianças. Realizou-se estudo de inspiração etnográfica, em que a análise das informações obtidas permitiu identificar três eixos, que conferem às brinca-deiras os seguintes sentidos: imaginação/representação, disputa/duelo e prazer/vertigem. Os episódios registrados sugerem que, seja por intermédio das mídias, de vivências na comuni-dade ou na escola, as práticas analisadas são (re)criadas através da experiência infantil. Apre-endeu-se, ainda, que o lúdico e a violência/agressividade coexistem nas práticas corporais observadas.

This research aims understand the sense/meaning of wrestling plays as bodily prac-tices experienced in the daily lives of children of a public school of São Luís -MA. To this end, an ethnographic case study was conducted and the assessment of the information ob-tained allowed identifying three sets of meanings that characterize the plays as practices of: imagination/representation; dispute/duel; and pleasure/dizziness. Three events recorded in the field journal were used for discussing this corpus relatedto the phenomenon. These events revealed the media or experiences in the community or at school, the practices are (re)created in children's experience.

Este trabajo tiene como objetivo entender el sentido/significado de juegos de lucha como prácticas corporales experimentadas en cotidiano de los niños de una escuela pública en São Luís do Maranhão. Para ello, se llevó a cabo un estudio de inspiración etnográfica, en el que el análisis de las informaciones obtenidas permitió identificar tres ejes de significado que caracterizan los juegos como prácticas de: imaginación/representación; disputa/duelo; y pla-cer/vértigo. Para la discusión de este corpus, se utilizaron tres episodios registrados en el dia-rio de campo. Estos episodios revelan que sea a través de los medios o experiencias en la co-munidad o escuela, las prácticas son (re)creadas en la experiencia infantil.
Descritores: Jogos e Brinquedos
Violência
Corpo Humano
Atividade Motora
-Criança
Antropologia Cultural/educação
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-960524
Autor: Castañeda Pérez, Isabel Damaris; Rubio Mejías, Gonzalo.
Título: La "raza" frente a los requerimientos del lenguaje incluyente en ciencias de la salud / "Race" Versus the Requirements of Inclusive Language in Health Sciences
Fonte: Rev. cuba. med. mil;45(2):131-144, abr.-jun. 2016. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: en la literatura científica biomédica es común la mención de la variable sociodemográfica "raza" utilizada para diferenciar el color de la piel. Con relación a las implicaciones racistas en el uso histórico de esta terminología se aprecia un desconocimiento generalizado, tanto entre el ciudadano común, como entre el personal que labora en instituciones cubanas de la salud. Con este término se reconocen también otros errores capaces de convertirla en un lenguaje excluyente en el contexto productivo de las investigaciones publicadas. Objetivo: visibilizar vocablos y expresiones discriminatorias respecto a la "raza", introducidas en la comunicación y difusión científica del personal de la salud, así como su posible repercusión en su condición de lenguaje excluyente. Métodos: se realizó un estudio exploratorio retrospectivo, combinando análisis cualitativos con cuantitativos para describir la incidencia del término "raza" en los textos publicados, tanto en la Revista Cubana de Medicina Militar (RCMM) en los últimos 5 años, como en otros ejemplos de la literatura didáctica, de difusión y de divulgación científica. Resultados: de los 273 artículos revisados de la RCMM, 22 (8,1 por ciento) hacen uso incorrecto del vocablo "raza", con un crecimiento del lenguaje excluyente durante los últimos 5 años estudiados. Conclusiones: los vocablos y expresiones discriminatorias respecto a la "raza", introducidas en la comunicación y difusión científica del personal de la salud y visibilizadas en este trabajo, poseen amplia repercusión o impacto negativo como lenguaje excluyente en las actuales y futuras/os profesionales de las ciencias de la salud, proceso escasamente visibilizadoque es necesario revertir; pues lejos de aportar al conocimiento científico, entorpecen el proceso progresivo de indiferenciación humana(AU)

Introduction: In biomedical scientific literature, the mention of the socio-demographic variable "race" is common for differentiating the color of the skin. With regard to the racist implications in the historical use of this terminology, there is widespread ignorance, both among the ordinary citizen and among the personnel who work in Cuban health institutions. This term also recognizes other errors capable of making it an exclusive language in the productive context of published research. Objective: Visualize discriminatory words and expressions regarding "race", introduced in the communication and scientific diffusion of health personnel, as well as their possible repercussion in their condition of exclusive language. Methods: A retrospective exploratory study was carried out, combining qualitative and quantitative analyzes to describe the incidence of the term "race" in published texts, both in the Cuban Journal of Military Medicine (RCMM) in the last 5 years, and in other examples of the didactic literature, for dissemination and scientific dissemination. Results: 22 (8.1 percent) of the 273 RCMM articles reviewed, made incorrect use of the word "race", with a growth of exclusive language during the last 5 years studied. Conclusions : Discriminatory words and expressions regarding "race", introduced in scientific communication and diffusion of health personnel and visible in this paper, have broad repercussions or negative impact as exclusionary language in current and future professionals of health sciences. This is a scarcely visible process that needs to be reversed; because far from contributing to scientific knowledge, hinder the progressive development of human undifferentiating(AU)
Descritores: Grupos de Populações Continentais
Publicações de Divulgação Científica
Antropologia Cultural/métodos
Antropologia Física
-Análise Quantitativa/efeitos adversos
Estudos Retrospectivos
Limites: Seres Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-969923
Autor: Araújo, Samuel Nascimento; Rocha, Leandro Oliveira; Bossle, Fabiano.
Título: Sobre a monocultura esportiva no ensino da educação física na escola / About the sportive monoculture in the teaching of physical education in school / Acerca de la monocultura esportiva en la enseñanza de la educación física en la escuela
Fonte: Pensar prát. (Impr.);21(4):824-835, out.-dez.2018.
Idioma: pt.
Resumo: A partir de uma etnografia, em que visamos compreender o processo de seleção dos conteúdos de três professores de Educação Física de uma escola pública gaúcha, emerge, de maneira significativa, o fenômeno do esporte na escola. A etnografia foi realizada durante um ano letivo inteiro, de intensificada observação participante, registros em diário de campo, diálogos, entrevistas e análise de documentos. Identificamos a hegemonia de um modelo esportivista, que privilegia o acesso de determinados grupos, destacando-se a formação de equipes, a representatividade da escola em eventos e a manifestação monocultural do futsal. Trata-se de uma seleção na qual os estudantes, de forma arbitrária, definem uma modalidade, a partir de seu gosto, e que é legitimada pelos professores, pela escola e pela comunidade.

From an ethnography where we intend to understand the process of selection of the contents of three Physical Education teachers of a public school in Rio Grande do Sul, the phenomenon of sports in the school emerge in a significant way. The ethnography was conducted in an entire school year, intensified participant observation, field diary records, dialogues, interviews and document analysis. We identified the hegemony of a sports model that privileges the access of certain groups, highlighting the formation of teams and the representativeness of the school in events and the monocultural manifestation of futsal. It is a selection where students, in an arbitrary way, define a modality, from their taste, and that is legitimized by the teachers, school and community.

A partir de una etnografía pretendemos comprender el proceso de selección de los contenidos de tres profesores de Educación Física de una escuela pública gaúcha, emergen de manera significativa el fenómeno del deporte en la escuela. La etnografía fue realizada en un año lectivo entero, de intensificada observación participante, registros en diario de campo, diálogos, entrevistas y análisis de documentos. Identificamos la hegemonía de un modelo deportivista que privilegia el acceso de determinados grupos, destacándose la formación de equipos y la representatividad de la escuela en eventos y la manifestación monocultural del futsal. Se trata de una selección donde los estudiantes definen una modalidad a partir de su gusto que es legitimada por los profesores, escuela y comunidad.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Esportes
Características Culturais
Antropologia Cultural/educação
-Instituições Acadêmicas
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-969910
Autor: Balbino, Solange Izabel; Urt, Sônia da Cunha.
Título: Prática pedagógica em educação física para a educação integral em tempo integral / Pedagogical practice in physical education for integral education in full time / Práctica pedagógica en educación física para la educación integral en tiempo completo
Fonte: Pensar prát. (Impr.);21(4):775-785, out.-dez.2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo busca entender o olhar do professor de Educação Física para sua prática pedagó- gica e o desenvolvimento do trabalho docente em uma escola de tempo integral. O objetivo é compreender o lugar da Educação Física nas escolas de educação integral em tempo integral. A coleta de dados foi realizada por meio da entrevista-narrativa e, em seguida, passamos a uma análise microgenética sob a perspectiva da Teoria Histórico-cultural. Quanto ao tema, compreendemos que a prática do professor está comprometida com a formação integral do aluno e com a qualidade do tempo ampliado na escola. Contudo, entendemos que ainda falta aos sistemas de gestão escolar uma concepção ubíqua da educação integral e da ampliação da jornada diária dos alunos.

This study seeks to understand the perspective of a physical education teacher's about his pedagogical practice and the development of teaching work in a full-time school. The objective is to understand the place of Physical Education in full-time schools of integral education. Data collection was performed through interview-narrative and then we proceed to a microgenetic analysis from the perspective of Historical-Cultural Theory. Regarding the subject, we understand that the teacher's practice is committed to the integral formation of the students and to the quality of the extended time in the school. However, we believe that, still, the school management systems lacks a ubiquitous conception of integral education and the expansion of the students' daily journey.

Este estudio busca entender la mirada del profesor de Educación Física para su práctica pedagógica y el desarrollo del trabajo docente en una escuela de tiempo completo. El objetivo es comprender el lugar de la Educación Física en las escuelas de educación integral en tiempo completo. La recolección de datos fue realizada por medio de entrevista narrativa y luego pasamos a un análisis microgenético bajo la perspectiva de la Teoría Histórico-cultural. Sobre el tema, comprendemos que la práctica del profesor está comprometida con la formación integral del alumno y con la calidad del tiempo ampliado en la escuela. Sin embargo, entendemos que, aún falta a los sistemas de gestión escolar una concepción ubicua de la educación integral y de la ampliación de la jornada diaria de los alumnos.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Prática Profissional/história
Professores Escolares
-Relações Interpessoais
Antropologia Cultural
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde



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