Base de dados : LILACS
Pesquisa : I01.076.201.450 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1583 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 159 ir para página                         

  1 / 1583 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Moreira, Thereza Maria Magalhäes
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1051192
Autor: Mattos, Samuel Miranda; Silva, Camila Brasileiro de Araújo; Cestari, Virna Ribeiro Feitosa; Florêncio, Raquel Sampaio; Linard, Jair Gomes; Pessoa, Vera Lucia Mendes de Paula; Moreira, Thereza Maria Magalhães.
Título: Fatores intervenientes no acesso à cultura e lazer entre adultos jovens de escolas públicas de uma cidade do nordeste brasileiro / Intervening factors in access to culture and leisure among young adults from public schools in a city in the northeast of Brazil
Fonte: Licere (Online);22(4):519-533, dez.2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo é analisar os fatores intervenientes ao acesso à cultura e ao lazer entre adultos jovens escolares. Tratou-se de um estudo analítico, realizado com 1.073 adultos jovens matriculados em escolas públicas. Aplicou-se um questionário sobre acesso à cultura e lazer e as variáveis preditoras. Utilizou-se a regressão logística hierarquizada bruta e ajustada, cujas variáveis foram selecionadas pelo método Backward, considerando p≤0,20 para entrada no modelo e p<0,05 para permanência. Os resultados apresentaram fatores associados à insatisfação ao acesso à cultura e ao lazer. Identificou os fatores que possam interferir na satisfação desse acesso possibilita planejar e traçar estratégias que assegurem o direito humano.

The objective of this study is to analyze the intervening factors for access to culture and leisure among young adults. This was an analytical study of 1,073 young adults enrolled in public schools. A questionnaire on access to culture and leisure and the predictive variables was applied. The crude and adjusted hierarchical logistic regression was used, whose variables were selected by the Backward method, considering p≤0.20 for entry into the model and p <0.05 for permanence. The results presented factors associated with dissatisfaction with access to culture and leisure. Identified the factors that can interfere in the satisfaction of this access allows to plan and to draw strategies that assure the human right.
Descritores: Satisfação Pessoal
Cultura
Educação
Adulto Jovem
Estilo de Vida Sedentário
Atividades de Lazer
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  2 / 1583 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1051020
Autor: Vasconcellos, Pedro Jorge Lo Duca; Vieira, Andréa Lopes da Costa; Hipolito, Jéssica Maria de Vasconcellos Santana; Vieira, José Jairo.
Título: Chegadas e partidas: o estádio como elemento memorial para os torcedores do San Lorenzo E West Ham / Arrivals and departures: the stadium as a memorial element for the fansof San Lorenzo and West Ham
Fonte: Licere (Online);22(4):415-447, dez.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar, comparativamente, relações de territorialidade construídas em torno dos estádios San Lorenzo (Buenos Aires) e West Ham (Londres), consideradas sob perspectiva histórica. Embora tenham se constituído como equipamentos materiais e simbólicos, nos quais gerações vivenciaram experiências e estabeleceram redes de sociabilidade, recentemente passaram por mudanças significativas: o projeto de retorno do San Lorenzo ao Viejo Gasómetro, ativando a memória da ditadura argentina e a partida do West Ham para o Estádio Olímpico, após mais de 100 anos no Upton Park. Neste sentido, pretende-se, através de análise das narrativas memoriais produzidas na mídia escrita, analisar a maneira pela qual os agentes acionam o elemento memorial para referir-se aos estádios como monumentos afetivos e marcas territoriais.

This work has for objective to analyze comparatively territoriality relationships built around the stadiums of San Lorenzo (Buenos Aires) and West Ham (London) considered under historical perspective. Although they have been constituted as material and symbolic equipment, where generations have gone through experiences and established social networks, they recently went through significant changes: the project of return of the San Lorenzo to the Viejo Gasómetro, activating the memory of the Argentine dictatorship and the departure of the West Ham to the Olympic Stadium after more than 100 years at Upton Park. In this sense, it is intended, through analysis of the narratives memorials produced in written media, analyze the way in which the agents trigger the memorial element to refer to the stadiums as affective monuments and territorial markings.
Descritores: Futebol/psicologia
Identificação Social
Cultura
História
Relações Interpessoais
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  3 / 1583 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1008297
Autor: Oliveira, Ana Paula Guimarães Santos de.
Título: Lazer e turismo: acepções e interações no contexto do projeto rota das grutas de Peter Lund/MG / Leisure and tourism: acceptions and interactions in the context of the project rota de grutas de Peter Lund/MG
Fonte: Licere (Online);22(2):i:48-f:89, junho.2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo nasce da inquietação relativa à necessidade de aprofundar a compreensão sobre os contornos e fronteiras estabelecidos entre os temas lazer e turismo. O objetivo foi analisar as acepções entre os conceitos nos contornos do projeto de governo denominado Rota das Grutas de Peter Lund. Foram realizadas 27 entrevistas com representantes das instâncias de governança estadual, regional e municipal, empresários e lideranças comunitárias. Os dados foram analisados com o aporte do Software Nvivo. Fez-se uso dos recursos, frequência de palavras e análise de cluster, técnica exploratória para análise multivariada que possibilita agrupar sujeitos ou variáveis. Os resultados apontam que o turismo e o lazer estão fortemente associados à cultura e sociabilidade. O deslocamento para fora de seu local de residência é apontado como traço marcante para a distinção entre os conceitos.

This article concern to understanding the boundaries established between leisure and tourism themes. The objective was to analyze the meanings between the concepts in the contours of the government project denominated Rota das Grutas de Peter Lund (Route of Caves of Peter Lund). Twenty-seven interviews were conducted with representatives of state, regional and municipal governance bodies, entrepreneurs and community leaders. The data were analyzed with the support of Nvivo Software. The resources, frequency of words and cluster analysis, exploratory technique for multivariate analysis that makes it possible to group subjects or variables. The results indicate that tourism and leisure are strongly associated with culture and sociability. The displacement outside his place of residence is pointed as a striking feature for the distinction between the concepts.
Descritores: Fatores Socioeconômicos
Software/estatística & dados numéricos
Cultura
Fatores Culturais
Turismo
Relações Interpessoais
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  4 / 1583 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-998755
Autor: Santos, Silvana dos; Pimentel, Giuliano Gomes de Assis.
Título: Rudimentos teóricos direcionados à educação para/pelo lazer na perspectiva afro-brasileira / Theoretical rudiments aimed at education for leisure in african-brazilian perspective
Fonte: Licere (Online);22(1):I:445-f:472, mar.2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O lazer ainda é tratado com características eurocêntricas (contraposição ao trabalho). Frente a isso, enfatizamos a necessidade de uma educação para/pelo lazer pautada na matriz afro-brasileira. Para tanto, identificamos modos de fazer e conteúdos dessa matriz em produções realizadas no campo de atuação da educação física. Por meio da revisão sistemática, foram encontrados 42 resultados sendo selecionados 16 estudos, sendo 8 relativos a manifestações culturais afro-brasileiras. Identificamos que as culturas de diferentes matrizes se interagem de formas distintas, promovendo a articulação dos conflitos entre a cultura das mestiçagens que a enredam, das anacronias que a sustentam, por fim, a maneira em que trabalha a hegemonia e as resistências que mobilizam.

Leisure is still treated with eurocentric characteristics (contrast to work). Face of this, we emphasize the needing for an education for leisure based on the African-Brazilian array. To do so, we identify how to making and contents of this array in productions carried out in the field of Physical Education. Through the systematic revision, 42 results were found and we selected 16 studies, 8 were related to AfricanBrazilian cultural manifestations. We identify that the cultures of different arrays interact in distinct ways, promoting the articulation of the conflicts between the culture of the mestizos that tangle it, of the anachronisms that sustain it, and finally, the way in which the Hegemony works and the Resistances that mobilize it.
Descritores: Cultura
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Educação
Atividades de Lazer
-Recreação
Religião
Identificação Social
Dança
Música
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: 57788
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  5 / 1583 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-997865
Autor: Nunes, Raquel Rocha; Chaves, Elisângela.
Título: Lazer e cultura: o cotidiano da comunidade dos Arturos / Leisure and culture: the daily life of the community of Arturos
Fonte: Licere (Online);22(1):231-262, mar.2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo identifica e analisa as práticas de lazer e a cultura no cotidiano da Comunidade dos Arturos, Contagem- MG. Localidade marcada por um número expressivo de escravos, o que possibilitou a resistência de manifestações culturais de origem africana. Abordamos a história e a identidade, com ênfase na apropriação que fazem em relação aos espaços da Comunidade e suas tradições. Metodologicamente utilizamos a observação e as entrevistas semiestruturadas, elaboradas a partir de três eixos norteadores: o de identificação das práticas de lazer da comunidade; identificação dos espaços e apropriação dos mesmos; identificação de práticas infantis. Compreendemos com esta pesquisa que as práticas de lazer e a relação das crianças com o brincar nestes espaços apresentam, para além do lúdico, uma identidade cultural valorizada e cultivada pela comunidade para perpetuação dos saberes de seus antepassados.

This study identifies and analyzes the leisure practices and culture in daily life of the Comunidade dos Arturos, Contagem ­ MG. This location was marked by the large number of slaves, which made it possible to maintain the African's cultural manifestations. We approach the history and the identity of the Community, with an emphasis on how they appropriate the space and their traditions.Methodologically, we used observation and semi-structured interviews, elaborated from three points: the identification of leisure practices of the community; identification of spaces and their appropriation; identification of children's leisure practices. We understand with this research that the leisure and the relation of the children with the play in these spaces present, besides the playful dimension, a cultural identity valued and cultivated by the perpetuation of the knowledge of their ancestors.
Descritores: Atividades de Lazer
-Características Culturais
Cultura
Grupos Populacionais
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  6 / 1583 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-997234
Autor: Soares, Leys Eduardo dos Santos; Marin, Elizara Carolina; Silva, Pierre Normando Gomes-da.
Título: O brincar na rua e a transmissão cultural da brincadeira de pipa / Playing on the street and the cultural transmission of the kite play
Fonte: Licere (Online);22(1):i:148-f:166, mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como ocorrem a transmissão cultural da brincadeira de pipa e as aprendizagens que estão envolvidas nesse processo nas ruas de um bairro da zona leste de João Pessoa-PB. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A brincadeira foi observada em 16 visitas realizadas nos finais de semana, do mês de dezembro de 2015, período de férias escolares. Foram entrevistadas oito crianças, que foram observadas quando brincavam de pipa. Suas falas foram transcritas e, por meio da Análise de Conteúdo, o estudo revelou que, ao praticar essa brincadeira, as crianças tornam-se agentes culturais que mantêm viva a cultura da pipa e transmitem de modo instruído ou imitativo, as aprendizagens da brincadeira nas ruas investigadas.

This article aims to analyze how the cultural transmission of kite play and the learning that is involved in this process occur in the streets of a neighborhood in the eastern zone of João Pessoa-PB. This is a descriptive research with a qualitative approach. The play was observed in 16 visits made on the weekends of December of 2015, during school holidays. 8 children who were observed playing kite, were interviewed. The speeches were transcribed and through the Content Analysis, the study revealed that by practicing this play, children become cultural agents that keep alive the culture of the kite by transmit, in an instructed or imitative way the learning of the game in the streets investigated.
Descritores: Jogos e Brinquedos
Criança
Cultura
Relações Interpessoais
Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Criança
Tipo de Publ: 57801
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  7 / 1583 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-997233
Autor: Soares, Khellen Cristina Pires Correia; Debortoli, José Alfredo Oliveira.
Título: Lazer e experiência cultural: territorialidade e alteridade do povo Akwe-Xerente / Leisure and cultural experience: territoriality and otherness of the Akwe-Xerente people
Fonte: Licere (Online);22(1):122-147, mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho é um recorte da tese de doutorado intitulada Cultura e Lazer na vida cotidiana do povo Akwe-Xerente. Este texto busca uma discussão entre lazer e experiência cultural, aproximando do modo de vida e de constituição da territorialidade e alteridade Akwe-Xerente. Uma aproximação com a antropologia permitiu que a metodologia fosse construída a partir do diálogo entre a pesquisa bibliográfica e de campo; em uma perspectiva etnográfica foi desenvolvida a observação participante e realizadas entrevistas. Através do "olhar de perto e de dentro" buscamos a compreensão do que os indígenas vivenciam que se aproxima das perspectivas de lazer lançadas até o momento. Assim, o objetivo é apresentar as práticas culturais de lazer do povo Akwe-Xerente, mais especificamente o Dasipê e a utilização das tecnologias, trazendo para a discussão questões que permeiam a alteridade e territorialidade deste povo. Estas práticas culturais de lazer fazem parte da vida cotidiana e participam da força geradora que define essa cultura. A tessitura deste habitar é composta por fios da tradição e outros fios da modernidade, revelando o processo híbrido da experiência cultural.

This project work is a cut of the doctoral thesis entitled Culture and Leisure in the daily life of the Akwe-Xerente people. This text seeks a discussion between leisure and cultural experience, approaching the way of life and the constitution of territoriality and distinctiveness from Akwe-Xerente.Through an approach with anthropology, the methodology was constructed from the dialogue between bliographical and field research, from an ethnographic perspective. The present study constitutes a dialogue of the understanding of leisure as dimension of culture and complex social practice, based on the analysis of the daily life of the Akwe-Xerente people, by means of what is revealed as alterity and territoriality of this people. Through the "close and inward look" we seek to understand what indigenous people experience that approaches the perspectives of leisure that have been released so far,considering the way of life of this people, describing the relationships that are established with time, work, nature, traditional knowledge,the knowledge of the surrounding society and how all these elements bring perspectives of dialogue with the field of study of leisure.
Descritores: Cultura
População Indígena
Atividades de Lazer
-Territorialidade
Cultura Indígena
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  8 / 1583 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-743927
Autor: Camaño-Puig, Ramón; Sanchis-Martínez, María M.
Título: Vacuna contra el virus del papiloma humano en adolescentes: Análisis mediante grupos focales / Human papilloma virus vaccination in teenage girls: a focus group evaluation
Fonte: Rev. salud pública;16(5):646-657, set.-oct. 2014. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo La obtención de niveles de cobertura bajos frente a la vacunación contra el virus del papiloma humano, ha planteado la necesidad de analizar las causas que están afectando a la toma de decisiones sobre la administración de la vacuna, a partir de las manifestaciones de aquellas directamente implicadas, las adolescentes. Métodos Por tanto, se ha planteado la realización de una evaluación mediante la utilización de la metodología de grupos focales. Se han realizado un grupo piloto y cuatro grupos focales en el Instituto Tirant lo Blanc de Gandía con adolescentes pertenecientes a distintas poblaciones del departamento, incluyendo en los mismos adolescentes vacunadas, no vacunadas y con vacunación incorrecta. Resultados Las su experiencia, conocimientos y opiniones respecto a la vacunación frente al VPH que pueden resumirse en la existencia de ideas erróneas y una carencia importante de conocimientos. Conclusión Es necesario un cambio de dirección basado en el desarrollo de campañas educativas, que sirvan para poder obrar con responsabilidad y poder al mismo tiempo tomar decisiones adecuadas.

Objective The low immunization coverage levels for the human papilloma virus vaccine has led to a need to analyze the causes that affect the decision to vaccinate, as expressed by those directly involved in making this decision -teenage girls. Methodology Therefore, we proposed an assessment with a focus group methodology. An evaluation with a pilot group and four focal groups was carried out in Tirant lo Blanc of Gandia secondary school. The girls that made up the groups belonged to different populations within the health department, including vaccinated, non-vaccinated, and incorrectly vaccinated teenage girls. Results The girls talked about their experiences, knowledge and opinions with respect to HPV vaccination, which could be summarized as showing a large knowledge gap and the existence of erroneous ideas. Conclusion A change in direction, involving the development of educational campaigns that empowers girls and their families to make suitable decisions, is necessary.
Descritores: Comportamento do Adolescente
Vacinas contra Papillomavirus
Psicologia do Adolescente
Vacinação/psicologia
-Atitude Frente à Saúde
Cultura
Grupos Focais
Educação em Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Promoção da Saúde
Imunização Secundária/psicologia
Imunização Secundária
Motivação
Infecções por Papillomavirus/prevenção & controle
Aceitação pelo Paciente de Cuidados de Saúde
Projetos Piloto
Comportamento Sexual
Neoplasias do Colo do Útero/prevenção & controle
Vacinação
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


  9 / 1583 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-837970
Autor: Topal, Ilteris Oguz; Duman, Hatice; Goncu, Ozgur Emek Kocaturk; Durmuscan, Mustafa; Gungor, Sule; Ulkumen, Pelin Kuteyla.
Título: Knowledge, beliefs, and perceptions of Turkish vitiligo patients regarding their condition
Fonte: An. bras. dermatol;91(6):770-775, Nov.-Dec. 2016. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract BACKGROUND: Vitiligo is an acquired pigmentary skin disorder that affects 0.5% to 2.0% of the population. OBJECTIVE: Patients' knowledge, opinions, and attitudes about vitiligo were evaluated. METHODS: The team conducted a cross-sectional, descriptive, prospective study between June 2014 and May 2015. The study included 100 patients aged over 12 years who were diagnosed with vitiligo. A questionnaire including items on knowledge, opinions, and beliefs about vitiligo and the Illness Perception Questionnaire (IPQ) were filled out by the patients, and the results were analyzed. RESULTS: In total, 100 (58 female, 42 male) patients were included in the study. Of them, 74% knew the name of their disease, 90% thought that vitiligo was not contagious, 48% reported that they obtained information on the disease from a doctor, and 69% believed they had adequate information on vitiligo. Eighty percent reported no negative effects from vitiligo on relationships with friends or family. It was believed that stress, excessive sun exposure, and heredity were causes of vitiligo, according to 84%, 37%, and 22% of the patients, respectively. Thirty-six patients (36%) believed that their illness was a serious disease and 35% deemed that it did not have a major impact on their lives. CONCLUSIONS: Our results show that vitiligo patients were generally highly aware of their condition. The disease did not negatively affect patient opinions or attitudes about vitiligo. The authors believe that improving patient-physician communication will impact positively on the course of the disease.
Descritores: Autoimagem
Vitiligo/psicologia
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
-Turquia
Fatores Sexuais
Estudos Transversais
Estudos Prospectivos
Inquéritos e Questionários
Fatores Etários
Estado Civil
Estatísticas não Paramétricas
Perfil de Impacto da Doença
Cultura
Escolaridade
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 1583 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1051268
Autor: Braga, Cristiane Giffoni; Ribeiro, Anesilda Alves de Almeida.
Título: As diretoras religiosas da escola de enfermagem Wenceslau Braz (1955-2016) / The religious directors of the Wenceslau Braz nursing school (1955-2016) / Las directoras religiosas de la escuela de enfermería Wenceslau Braz (1955-2016)
Fonte: REME rev. min. enferm;24:e-1276, fev.2020.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: a Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB), criada em 1954 e situada em Itajubá-MG, é uma instituição de ensino privada, confessional católica, pertencente e mantida pela congregação das Irmãs da Providência de Gap. Objetivo: descrever o percurso individual e analisar a trajetória administrativa das diretoras religiosas da EEWB, no período de 1955 a 2016. Método: pesquisa qualitativa de abordagem histórica. Os dados foram obtidos de fontes documentais, bibliográficas e entrevistas. O pensamento de Michel Foucault foi o referencial utilizado na construção do estudo. Resultados: neste recorte histórico, a EEWB teve nove diretoras religiosas - sete enfermeiras e duas educadoras. Todas foram professoras da escola. A biografia das diretoras revela o conhecimento, trabalho, habilidade e competência de cada uma, o pioneirismo na implantação da Enfermagem profissional no sul de Minas e o protagonismo administrativo impulsionador do progresso da Escola. Conclusão: as diretoras religiosas da EEWB deixaram um legado cultural e científico para a Enfermagem brasileira, materializado na própria escola e no perfil profissional dos egressos. A herança deixada é o amor à educação e à Enfermagem, pois esse amor as fez acreditar no sonho e envidar todos os esforços para garantir a continuidade da escola, o que demandou somar forças, saberes e poderes.(AU)

Introduction: the Wenceslau Braz Nursing School (Escola de Enfermagem Wenceslau Braz -EEWB), created in 1954 and located in Itajubá - MG, is a private Catholic confessional teaching institution, owned and maintained by the congregation of the Sisters of Providence of Gap (Irmãs da Providência de Gap - IPGap). Objective: describe the individual path and analyze the administrative trajectory of the religious directors of EEWB, from 1955 to 2016. Method: qualitative research with a historical approach. Data were obtained from documentary, bibliographic and interview sources. Michel Foucault's thought was the reference used in the construction of the study. Results: in this historical context, EEWB had nine religious directors - seven nurses and two educators. All were teachers at the school. The directors' biography reveals the knowledge, work, skills and competences of each one, the pioneering spirit in the implementation of professional Nursing in the south of Minas Gerais and the administrative role that drives the progress of the School. Conclusion: the religious directors of EEWB left a cultural and scientific legacy for Brazilian Nursing, materialized in the school itself and in the professional profile of the graduates. The legacy left is the love of education and Nursing, as this love made them believe in the dream and make every effort to guarantee the continuity of the school, which required adding strengths, knowledge and powers. (AU)

Introducción: la Escuela de Enfermería Wenceslau Braz (EEWB), fundada en 1954 en Itajubá-MG, es una institución de enseñanza privada católica que pertenece a la Congregación de Hermanas de la Providencia de Gap. Objetivo: describir el camino individual y analizar la trayectoria administrativa de los directores religiosos de EEWB, de 1955 a 2016. Método: investigación cualitativa con enfoque histórico. Los datos se obtuvieron de fuentes documentales, bibliográficas y de entrevistas. El pensamiento de Michel Foucault fue la referencia utilizada en la construcción del estudio. Resultados: en este contexto histórico, EEWB tuvo nueve directoras religiosas: siete enfermeras y dos educadoras. Todas eran profesoras de la escuela. La biografía de las directoras revela el conocimiento, el trabajo, las habilidades y las competencias de cada una, el espíritu pionero en la implementación de la enfermería profesional en el sur de Minas Gerais y el papel administrativo que impulsa el progreso de la escuela. Conclusión: las directoras religiosas de EEWB dejaron un legado cultural y científico para la Enfermería brasileña, materializado en la propia escuela y en el perfil profesional de los graduados. El legado que dejan es el amor por la educación y la enfermería, ya que este amor las hizo creer en el sueño y hacer todo lo posible para garantizar la continuidad de la escuela, lo cual requería agregar fortalezas, conocimientos y poderes. (AU)
Descritores: Escolas de Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
História da Enfermagem
-Organização e Administração
Cultura
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería



página 1 de 159 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde