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Id: biblio-1138843
Autor: Crespo-P. , Freddy A.
Título: Debate teórico sobre el proceso de instalación de una cultura de la violencia en Venezuela / Debate teórico sobre el proceso de instalación de una cultura de la violencia en Venezuela / Debate teórico sobre o processo de instalação de uma cultura da violência em Venezuela
Fonte: Rev. crim;62(1):117-132, ene.-abr. 2020. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El presente trabajo busca como objetivo analizar y debatir teóricamente los cambios sociales y las respuestas a estos en Venezuela. Estos cambios sociales afectaron directamente los procesos sociales en los que la violencia se incluyó dentro de la dinámica e interacción social y moral general de la sociedad venezolana, presentándose para el individuo como una conducta válida para relacionarse con las demás personas y con la estructura social en general. Por lo tanto, se propone la discusión teórica en la que se amplíen e interpreten las nociones de diferentes disciplinas, para sostener que en Venezuela este proceso social de asimilación de la violencia en la dinámica social general conllevó a la instalación de una Cultura de la Violencia y esta al mismo tiempo, retroalimentó a la acción violenta extendiéndola tanto cualitativa como cuantitativamente en la sociedad venezolana. Se concluye que diferentes factores sociales e institucionales produjeron una falla en el sistema a social venezolano para sostener la validez de la norma y la conducta cultural e institucionalmente aceptable. Como consecuencia, la violencia ingresó a la estructura social y, al no ser sancionada efectivamente, se legitimó como una conducta aceptable para la obtención de gratificaciones sociales, mientras que al mismo tiempo se deslegitimaron las instituciones, provocando que la violencia se presentará como una acción social aceptada para el individuo e incluso para las mismas instituciones, promoviéndose así, una generación de individuos socialmente más proclives a la violencia.

Abstract The current work aims to analyze and debate theoretically the social changes and the responses to these in Venezuela. These social changes directly affected the social processes in which violence was included within the social dynamics and interaction and general moral of Venezuelan society, presenting itself to the individual as a valid behavior to relate to other people and to the social structure in general. Therefore, the theoretical discussion is proposed in which the notions of different disciplines are expanded and interpreted, in order to sustain that in Venezuela, this social process of assimilation of violence in the general social dynamic led to the installation of a Culture of Violence and this, at the same time, fed the violent action by extending it both qualitatively and quantitatively in Venezuelan society. It is concluded that different social and institutional factors produced a failure in Venezuelan social system to sustain the validity of the norm and culturally and institutionally acceptable behavior. As a consequence, violence entered the social structure and, not being effectively sanctioned, it was legitimized as an acceptable behavior for obtaining social gratifications, while at the same time institutions were delegitimized, causing violence to be presented as a socially accepted action for the individual and even for the same institutions, thus promoting a generation of individuals more socially prone to violence.

Resumo O presente trabalho procura como objetivo analisar e debater teoricamente as mudanças sociais e as respostas a estes na Venezuela. Estas mudanças sociais afetaram diretamente os processos sociais nos quais a violência foi incluída dentro da dinâmica e interação social e moral geral da sociedade venezuelana, se apresentando para o indivíduo como uma conduta válida para se relacionar com as demais pessoas e com a estrutura social em geral. Portanto, propõe-se uma discussão teórica na qual se ampliem e interpretem as noções de diferentes disciplinas, para sustentar que na Venezuela este processo social de assimilação da violência na dinámica social geral levou à instalação de uma Cultura da Violência e esta ao mesmo tempo, retroalimentou à ação violenta estendendo-a tanto qualitativa quanto quantitativamente na sociedade venezuelana. Conclui-se que diferentes fatores sociais e institucionais produziram uma falha no sistema social venezuelano para sustentar a validade da norma e a conduta cultural e institucionalmente aceitável. Como consequência, a violência ingressou à estrutura social e, ao não ser sancionada efetivamente, legitimou-se como uma conduta aceitável para a obtenção de gratificações sociais, enquanto que ao mesmo tempo deslegitimaram-se as instituições, provocando que a violência se apresentara como uma ação social aceitada para o indivíduo e incluso para as mesmas instituições, se promovendo assim, uma geração de indivíduos socialmente mais propensos à violência.
Descritores: Violência
-Organizações
Cultura
Homicídio
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Bibliografia
Artigo Clássico
Responsável: CO340.1 - Centro de Investigaciónes Criminológicas


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Id: biblio-1135431
Autor: Arruda, Daiane Araujo de; Souza, Debora Hollanda.
Título: For whom is it worth lying? Prosocial lies in school children / Por quem vale a pena Mentir? A mentira Pró-Social em crianças escolares / ¿Por quién conviene mentir? La mentira Prosocial en escolares
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);30:e3019, 2020. graf.
Idioma: en.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES); . Brazilian National Research Council - CNPq; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.
Resumo: Abstract A prosocial lie is a false statement intended to help and not to harm someone. The present study investigated possible effects of age and culture in 97 Brazilian children's responses (7 to 11 years of age) in a prosocial lying task, designed for a previous study with Canadian and Chinese children. The task consisted in presenting four dilemmas followed by questions about what children should do: tell the truth or lie to protect the self, a friend or a group? No effect of age was found for the lying scores, but the lying-for-friend scores were significantly higher than the lying-for-self and lying-for-collective scores. This pattern of results suggests that, in contrast to Chinese and Canadian children, Brazilian children find it more worthwhile to tell a lie that protects a friend than a lie that protects self-interests or those of a group.

Resumo A mentira pró-social é uma declaração falsa contada com o objetivo de ajudar e não prejudicar alguém. Este estudo teve por objetivo investigar possíveis efeitos de idade e cultura sobre as respostas de 97 crianças brasileiras (7 a 11 anos) em uma tarefa de mentira pró-social, criada para um estudo prévio com crianças canadenses e chinesas. A tarefa consistiu na apresentação de quatro dilemas seguidos de perguntas sobre como as crianças agiriam: contariam a verdade ou mentiriam para proteger a si mesmas, um amigo ou o grupo? Não foi encontrado um efeito de idade sobre os escores de mentira, mas os escores de mentira para beneficiar um amigo foram significativamente maiores que os escores mentir-por-si e mentir-pelo-coletivo. Esse padrão de resultados sugere que, em contraste às crianças chinesas e canadenses, para as brasileiras, vale mais a pena contar uma mentira para proteger um amigo do que para proteger interesses próprios ou coletivos.

Resumen La mentira prosocial es una declaración falsa con el fin de ayudar y no perjudicar a alguien. Este estudio pretende investigar la posible influencia de la edad y la cultura en las respuestas de 97 niños brasileños (de 7 a 11 años) en una tarea de mentira prosocial diseñada en un estudio previo con niños canadienses y chinos. La tarea consistió en presentar cuatro dilemas seguidos de preguntas sobre cómo actuarían los niños: diría la verdad o diría una mentira para proteger a sí mismo, a un amigo o al grupo. No se encontró ninguna influencia de la edad en los puntajes de mentira, sin embargo, los puntajes de mentira para beneficiar a un amigo fueron los más altos significativamente que los puntajes de mentir por sí mismo y mentir por el colectivo. Este patrón de resultados evidencia que, a diferencia de los niños chinos y canadienses, los niños brasileños consideran que vale más la pena mentir para proteger a un amigo que para proteger a sus propios intereses o del colectivo.
Descritores: Luto
Cultura
Amigos
Grupo com Ancestrais do Continente Asiático
Ego
Decepção
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1145149
Autor: Afonso, Thaisa Cristina; Bezzera, Ana Lúcia Queiroz; Santos, Patrícia Tavares; Mira, Vera Lúcia; Teixeira, Cristiane Chagas; Souza, Adrielle Cristina Silva.
Título: Evidence of validity of the nursing beliefs scale in patient safety training / Evidencia de validez de la escala de creencias de enfermería en la formación en la seguridad del paciente / Evidência de validade da escala de crenças da enfermagem no treinamento em segurança do paciente
Fonte: Texto & contexto enferm;29:e20190069, Jan.-Dec. 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to verify the evidence of psychometric validity of the nursing professionals' belief assessment instrument in the patient safety training process in a hospital institution. Method: a quantitative study with a methodological design carried out in a teaching hospital in the Brazilian Midwest, from March to June 2018, with the participation of 369 nursing professionals. The instrument used was adapted from the scale already validated Beliefs in the Training System for health professionals. In this study, the adapted instrument was subjected to verification of psychometric properties through assessment of internal consistency and confirmatory factor analysis. Results: the scale's adapted version was composed of 30 items distributed in three factors: 1 - Beliefs about the contribution of training to individuals and organization; 2 - Beliefs about the training needs assessment process; 3 - Beliefs about results and the training process. The scale showed a satisfactory psychometric index with good adjustment indexes (CFI=0.92 and RMSEA=0.05 and SRMR=0.07), Cronbach's and Mc Donald's alpha above 0.86 and significant factor loads of 0.62 to 0.80. Conclusion: the instrument presented adequate psychometric properties in the studied group, which can be reproduced in other institutions and contribute to diagnosis of the dimensions that influence the success of patient safety training, ensuring more assertive decision making to promote better quality results nursing care.

RESUMEN Objetivo: verificar la evidencia de validez psicométrica del instrumento de evaluación de creencias de los profesionales de enfermería en el proceso de formación en seguridad del paciente en una institución hospitalaria. Método: un estudio cuantitativo con diseño metodológico, realizado en un hospital docente del medio oeste brasileño, de marzo a junio de 2018, con la participación de 369 profesionales de enfermería. El instrumento utilizado fue adaptado de la escala, ya validada, Creencias en el Sistema de Formación (Crenças no Sistema de Treinamentos) para profesionales de la salud. En este estudio, el instrumento adaptado fue sometido a verificación de propiedades psicométricas mediante evaluación de consistencia interna y análisis factorial confirmatorio. Resultados: la versión adaptada de la escala estuvo compuesta por 30 ítems distribuidos en tres factores: 1 - Creencias sobre el aporte de la formación al individuo y la organización; 2 - Creencias sobre el proceso de evaluación de las necesidades de formación; y 3 - Creencias sobre los resultados y el proceso de formación. La escala mostró un índice psicométrico satisfactorio con buenos índices de ajuste. (CFI=0.92 y RMSEA=0.05 y SRMR=0.07), alfa de Cronbach y Mc Donald por encima de 0.86 y cargas factoriales significativas, de 0.62 a 0.80. Conclusión: el instrumento presentó adecuadas propiedades psicométricas en el grupo estudiado, las cuales pueden ser reproducidas en otras instituciones y, así, contribuir al diagnóstico de las dimensiones que influyen en el éxito de la formación en seguridad del paciente, asegurando una toma de decisiones más asertiva para promover resultados de mejor calidad cuidado de enfermera.

RESUMO Objetivo: verificar as evidências de validade psicométrica do instrumento de avaliação de crenças dos profissionais de enfermagem no processo de treinamento para segurança do paciente, em uma instituição hospitalar. Método: estudo de natureza quantitativa com desenho metodológico, realizado em um hospital de ensino do centro-oeste brasileiro, no período de março a junho de 2018, com a participação de 369 profissionais da enfermagem. O instrumento utilizado foi adaptado daescala, já validada, Crenças no Sistema de Treinamentos para profissionais da saúde. Neste estudo, o instrumento adaptado foi submetido à verificação das propriedades psicométricas por meio de avaliação da consistência interna e análise fatorial confirmatória. Resultados: a versão adaptada da escala foi composta de 30 itens distribuídos em três fatores: 1 - Crenças sobre a contribuição do treinamento para o indivíduo e a organização; 2 - Crenças sobre o processo de levantamento de necessidades do treinamento; e 3 - Crenças sobre resultados e o processo de treinamento. A escala demonstrou índice psicométrico satisfatório com bons índices de ajuste (CFI=0,92 e RMSEA=0,05 e SRMR=0,07), alfa de Cronbach e Mc Donald acima de 0,86 e cargas fatoriais significativas, de 0,62 a 0,80. Conclusão: o instrumento apresentou adequadas propriedades psicométricas no grupo estudado, podendo ser reproduzido em outras instituições e, assim, contribuir para o diagnóstico das dimensões que influenciam o sucesso dos treinamentos em segurança do paciente, assegurando tomada de decisões mais assertivas para promoção de melhores resultados na qualidade assistencial da enfermagem.
Descritores: Enfermagem
Cultura
Segurança do Paciente
Hospitais
Capacitação em Serviço
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1135801
Autor: Morales-Castillo, Miguel.
Título: Las creencias parentales en el proceso de crianza y sus relaciones con el comportamiento adolescente / As crenças parentais na parentalidade e suas relações com o comportamento do adolescente / Parental beliefs in the parenting process and their relations with adolescent behavior / Les croyances parentales dans le processus parental et leurs relations avec le comportement des adolescents
Fonte: Psicol. USP;31:e190052, 2020. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Las creencias parentales están integradas estructuralmente en la relación entre padres e hijos y pueden ser consideradas como contribuciones para comprender el desarrollo adolescente. El presente trabajo busca analizar los vínculos entre las creencias parentales y el comportamiento adolescente, para ello se desarrolló una revisión bibliográfica en seis bases de datos, que incluyó 53 estudios en donde se dimensiona la influencia de las creencias parentales en la crianza con adolescentes. En el análisis de datos, se destacaron como "creencias parentales" los siguientes conceptos: las creencias generales sobre los atributos y las experiencias humanas, las expectativas parentales, las percepciones sobre las capacidades de los hijos, los valores y metas parentales, la autoeficacia parental y las creencias sobre el control de las situaciones. Se concluye que las creencias parentales son afectadas por los atributos y las experiencias de los padres, lo que influye en un efecto de cascada sobre el comportamiento adolescente.

Resumo As crenças parentais são estruturalmente integradas na relação pai-filho, o que pode ser considerado como uma contribuição para entender o desenvolvimento do adolescente. O objetivo deste trabalho é analisar a ligação entre as crenças dos pais e o comportamento dos adolescentes, para o qual realizou-se um levantamento bibliográfico em seis bases de dados, incluindo 53 estudos que avaliaram quantitativamente a influência das crenças dos pais nas práticas parentais com filhos adolescentes. Na análise das informações, os seguintes conceitos foram destacados como "crenças dos pais": crenças gerais sobre atributos e experiências humanas, expectativas dos pais, percepções das habilidades das crianças, valores e objetivos dos pais, autoeficácia dos pais e crenças sobre o controle de situações. Como conclusões, se estabeleceu que existem indicadores teóricos apropriados para considerar que as crenças parentais são afetadas pelos atributos e experiências dos pais, influenciando em efeito cascata o comportamento das crianças durante a adolescência.

Abstract Parental beliefs are structurally integrated into the relation between parents and adolescents, and could be considered as contributions to understand adolescent development. The objective of this article is to analyze the links between the beliefs of the parents and the behavior of the adolescents, for which a bibliographical review was performed in six databases, including 53 studies that quantitatively measure the influence of the beliefs of the parents in parenting practices with adolescents. In the analysis of the information, the following concepts were highlighted as "parental beliefs": general beliefs about human attributes and experiences, parent expectations, perceptions of the adolescent abilities, parental values and goals, parental self-efficacy and beliefs about control of the situation. As conclusions, it is established that there are appropriate theoretical indicators to consider that parental beliefs are affected by the attributes and experiences of the parents, influencing in a cascade effect the behavior of the adolescents.

Résumé Les croyances des parents sont structurellement intégrées dans la relation parents-enfants et peuvent être considérées comme des contributions à la compréhension du développement des adolescents. L'objectif de cet article est d'analyser les liens entre les croyances parentales et le comportement des adolescents, pour lesquels une revue bibliographique a été développée dans six bases de données, dont 53 études évaluant quantitativement l'influence des croyances parentales sur les pratiques parentales avec les adolescents. Dans l'analyse de l'information, les concepts suivants ont été mis en évidence comme « croyances parentales ¼ : croyances générales sur les attributs et expériences de l'être humain, attentes parentales, perceptions des capacités de l'enfant, valeurs et objectifs parentaux, l'auto-efficacité parentale et les croyances sur le contrôle des situations. En conclusion, il est établi que les attributs et les expériences des parents influent sur les croyances parentales, ce qui a un effet en cascade sur le comportement des adolescents.
Descritores: Relações Pais-Filho
Comportamento do Adolescente/psicologia
Poder Familiar/psicologia
Desenvolvimento do Adolescente
-Cultura
Limites: Humanos
Adolescente
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1135819
Autor: Triska, Vitor Hugo Couto.
Título: Pai: obstáculo epistemológico? / Father: epistemological obstacle? / Père: obstacle épistémologique? / Padre: ¿obstáculo epistemológico?
Fonte: Psicol. USP;31:e180206, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Uma revisão bibliográfica em trabalhos freudo-lacanianos que abordam questões relativas à contemporaneidade encontra neles a difusão de uma hipótese explicativa geral: o declínio paterno. Como consequência, é produzida uma compreensão negativizada da contemporaneidade, por ser abordada majoritariamente a partir das ideias de déficit paterno e desordem. Resgata-se o conceito de obstáculo epistemológico de Bachelard para construir uma compreensão crítica que propõe que, nos trabalhos psicanalíticos que abordam a contemporaneidade a partir do declínio paterno, a noção Pai teria se tornado um obstáculo epistemológico, fator de imobilidade na pesquisa. Essa crítica se mostra necessária para propor questões e soluções teóricas que permitam uma superação do impasse apontado e um mais além do pai-centrismo.

Abstract This bibliographical review in freud-lacan works about contemporaneity-related issues verifies the diffusion of a general explanatory hypothesis: the paternal decline. As a consequence, a negative understanding of contemporaneity is produced, since it is approached mainly from the ideas of paternal deficit and disorder. The concept of epistemological obstacle by Bachelard, is rescued to construct a critical understanding that proposes that, among the psychoanalytical works that approach contemporaneity based on the paternal decline, the notion of Father would have become an epistemological obstacle, factor of immobility in the study. This criticism is necessary for the proposal of theoretical questions and solutions that may allow to overcome the mentioned problems and an opening beyond father-centrism.

Résumé Une étude bibliographique sur les travailles freudo-lacaniennes traitant de questions contemporaines y trouve la diffusion d'une hypothèse explicative générale : le déclin paternel. Ainsi, on voit une compréhension négative de la contemporanéité, puisqu'elle est abordée principalement à partir des idées de déficit paternel et de désordre. Le concept de l'obstacle épistémologique de Bachelard est utilisé pour construire une compréhension critique qui propose que, dans les travailles psychanalytiques qui abordent la contemporanéité depuis le déclin paternel, la notion de Père serait devenue un obstacle épistémologique, facteur d'immobilité dans la recherche. Cette critique est nécessaire pour proposer de questions théoriques et de solutions permettant de surmonter l'impasse indiquée et de dépasser le père-centrisme.

Resumen En una revisión bibliográfica en trabajos freudo-lacanianos que abordan cuestiones relativas a la contemporaneidad se encuentra la difusión de una hipótesis explicativa general: el declive paterno. Como consecuencia, se produce una comprensión negativizada de la contemporaneidad, pues se aborda mayoritariamente a partir de las ideas de déficit paterno y desorden. Se utiliza el concepto de obstáculo epistemológico de Bachelard para la construcción de una comprensión crítica la cual propone que, entre los trabajos psicoanalíticos que abordan la contemporaneidad a partir del declive paterno, la noción del Padre se habría convertido en un obstáculo epistemológico, un factor de inmovilidad en la investigación. Esta crítica se muestra necesaria para la proposición de cuestiones y soluciones teóricas que permitan superar el impasse señalado y un más allá del padre-centrismo.
Descritores: Psicanálise
Conhecimento
Cultura
Limites: Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1127171
Autor: Basso, Fernando; Weinmann, Amadeu de Oliveira.
Título: Casa-grande, discurso do mestre e senzala: interpretação e colonialidade / The master's house, the master's discourse and the barracoon: interpretation and coloniality / Casa-grande, discurso del maestro y senzala: interpretación y colonialidad
Fonte: Rev. polis psique;9(3):133-151, set.-dez. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo analisa a interpretação de Charles Melman sobre a colonização brasileira, apresentando sua leitura psicanalítica da clássica obra de Gilberto Freyre, Casa-grande e senzala, a partir do conceito lacaniano discurso do mestre. Nesse percurso teórico, introduzimos os principais elementos conceituais que sustentaram a interpretação de Melman sobre a cultura brasileira: verticalização discursiva, sexualidade colonial fundada no sadomasoquismo e proposição de uma psicopatologia da colonização. Posteriormente, discutimos o contraponto realizado por alguns psicanalistas, no que concerne a essa intepretação do Brasil, e contextualizamos as controvérsias entre psicanálise e colonialidade, apontando a declinologia francesa (hipótese do declínio da função paterna) como uma reedição do eurocentrismo colonial. Por fim, relançamos a pergunta que orienta a escrita deste trabalho: pode uma interpretação psicanalítica consistir em um ato de colonialidade?

This paper shows an analysis of Charles Melman's interpretation about Brazilian colonization, presenting his psychoanalytical reading of Gilberto Freyre's book The masters and the slaves, using as lead the Lacanian concept of the master's discourse. During this theoretical path, we introduce the main conceptual elements that sustain Melman's interpretation about Brazilian culture: the verticalization of discourse, colonial sexuality founded on sadomasochism and the proposition of a psychopathology of colonization. Later on, we discuss the counterpoint made by some psychoanalysts, concerning such interpretation about Brazil, as well as we contextualize the controversies between psychoanalysis and coloniality, pointing to the French declinology (the paternal function decline hypothesis) as a new version of colonial eurocentrism. Finally, we ask again the question that guides the writing of this paper: can a psychoanalytical interpretation be a coloniality act?

Este artículo analiza la interpretación de Charles Melman sobre la colonización brasileña, presentando su lectura psicoanalítica de la clásica obra de Gilberto Freyre, Los maestros y los esclavos, a partir del concepto lacaniano discurso del maestro. En este recorrido teórico, introducimos los principales elementos conceptuales que sostuvieron la interpretación de Melman sobre la cultura brasileña: verticalización discursiva, sexualidad colonial fundada en el sadomasoquismo y proposición de una psicopatología de la colonización. En seguida, discutimos el contrapunto realizado por algunos psicoanalistas, en lo que concierne a esa interpretación del Brasil, y contextualizamos las controversias entre psicoanálisis y colonialidad, apuntando a la declinología francesa (hipótesis del declive de la función paterna) como una reedición del eurocentrismo colonial. Por último, relanzamos la pregunta que orienta la escritura de este trabajo: ¿puede una interpretación psicoanalítica consistir en un acto de colonialidad?
Descritores: Interpretação Psicanalítica
Colonialismo
Cultura
-Brasil
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-678453
Autor: Paese, Fernanda; Sasso, Grace Teresinha Marcon Dal.
Título: Cultura da segurança do paciente na atenção primária à saúde / Patient safety culture in primary health care / Cultura de seguridad del paciente en atención primaria de salud
Fonte: Texto & contexto enferm;22(2):302-310, abr.-jun. 2013. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo foi analisar as atitudes que evidenciam a cultura da segurança do paciente pelos profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Aplicou-se o questionário de Atitudes de Segurança, com 64 perguntas, a uma amostra de 96 profissionais da equipe de enfermagem e agentes comunitários de saúde na cidade de Florianópolis-SC, a fim de avaliar nove atitudes de segurança. As atitudes Cultura do Trabalho em Equipe, Condições de Trabalho, Comunicação e Gerência do Centro de Saúde tiveram p-Valor <0, 05, evidenciando-se como atitudes significativas da cultura da segurança do paciente. Contudo, essas mesmas quatro atitudes de segurança foram avaliadas de forma diferente pelos agentes comunitários de saúde em relação aos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Na amostra analisada das três categorias profissionais, a atitude considerada de maior importância foi a Segurança do Paciente, já a variável com menor relevância para essas categorias foi a atitude Erro.

The aim of this study was to analyze the attitudes that demonstrate the safety culture by the professionals of the Family Health Strategy and Community Health Agents Program. The Safety Attitudes Questionnaire was applied with 96 professional of the Nursing Team and Community Health Agents in Florianopolis city, in order to evaluate nine safety attitudes. Teamwork Climate, Working Conditions, Communication and Perceptions of Management presented a p-value <0.05, showing significance for the patient safety culture. However, these same four safety attitudes were assessed differently by the Community Health Agents in relation to the nurses and nursing technicians. In the sample analyzed, the attitude Patient Safety was considered the most important by the three professional categories, and the variable with less relevance for these categories was the Error attitude.

El objetivo fue analizar actitudes que demuestran cultura de seguridad de pacientes por los profesionales de la Estrategia de Salud de Familia y el Programa de Agentes Comunitarios de Salud. Se aplicó el cuestionario de actitudes de seguridad a una muestra de 96 profissionales de un equipo de enfermaría y PACS de la ciudad Florianópolis, con el fin de evaluar nueve actitudes de seguridade. Cultura del trabajo en equipo, Condiciones de trabajo, Comunicación y Gestión del Centro de Salud tenía un valor de p<0, 05, son actitudes significantes para la cultura de seguridad del paciente. Sin embargo, estos mismos cuatro actitudes de seguridad se evaluaron de manera diferente por los trabajadores de salud comunitarios en relación con las enfermeras y técnicos de enfermería. En la muestra analizada en tres categorías profesionales, la actitud considerada la más importante era la Seguridad del Paciente, como la variable con menor relevancia en estas categorías fue la actitud de Error.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Segurança
Cultura
Equipe de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Budó, Maria de Lourdes Denardin
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Id: lil-678463
Autor: Silva, Silvana de Oliveira; Budó, Maria de Lourdes Denardin; Silva, Marciele Moreira da.
Título: Concepções e práticas de cuidado na visão de homens / Care concepts and practices from men's viewpoint / Concepciones y prácticas de cuidado en la visión del hombre
Fonte: Texto & contexto enferm;22(2):389-396, abr.-jun. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: Olhar o cuidado na perspectiva dos homens é um grande desafio, visto que sempre esteve associado à mulher. Por meio de pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, teve-se por objetivo descrever as concepções e as práticas de cuidado a partir da percepção de homens. Foram realizadas entrevistas narrativas com 13 homens entre 20 e 30 anos, residentes na área de abrangência de uma Estratégia de Saúde da Família. A partir da análise temática os resultados demonstraram que os homens concebem cuidado de forma abrangente e singular; se constituem seres de cuidado para familiares, amigos e colegas; o praticam por meio de ações e atitudes diversificadas; numa relação de reciprocidade se sentem cuidados pelas mulheres-mães-esposas-irmãs. Foi constatada a relevância deste estudo para a enfermagem, uma vez que contribuirá com o planejamento de ações inovadoras e condizentes com as concepções desses sujeitos.

Care has always been associated with woman; since it has always been associated with women. Had intended to, through exploratory and descriptive qualitative research, describe the concepts and practices of care from the perception of men. Narrative interviews were conducted with men between 20 and 30 years living in the catchment area of a Family Health Strategy. From the thematic analysis the results demonstrated that men conceive of care in a comprehensive and single way; they constitute beings of care to family, friends and colleagues; practice it through actions and diversified attitudes; in a reciprocal relationship feel cared by women-mothers-wives-sisters. It has been noted the relevance of this study for nursing as it will contribute with the planning of innovative actions consistent with the conceptions of these subjects.

Mire cuidadosamente la perspectiva de los hombres es un gran desafío porque esto siempre ha sido asociado con las mujeres. Por el medio de una pesquisa cualitativa exploratoria e descriptiva, el objetivo fue describir las concepciones y las practicas de cuidado a partir de la percepción de hombres. Fueran realizadas entrevistas narrativas con hombres entre 20 y 30 años, residentes en la área de alcance de una Estrategia de Salud de la Familia. A partir del análisis temático, los resultados mostraron que los hombres conciben cuidadosamente y de forma global los seres singulares constituidos por cuidado de familiares, amigos y colegas, la práctica a través de acciones y actitudes variadas, en una relación recíproca sentirse cuidado por mujeres - madres - esposas - hermanas. Se observó la importancia de este estudio para la enfermería, ya que ayudará con la planificación y las acciones innovadoras en consonancia con las opiniones de estos sujetos.
Descritores: Enfermagem
Cultura
Saúde do Homem
Limites: Humanos
Masculino
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Texto completo SciELO Brasil
Zago, Marcia Maria Fontao
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Id: lil-661131
Autor: Melo, Raquel Salviano Silva; Zago, Márcia Maria Fontão.
Título: Os sentidos da silicose atribuídos por trabalhadores de pedreiras adoecidos / The meanings of silicosis held by ill quarry workers / Los sentidos de la silicose atrubuidos por trabajadores de canteras adolecidos
Fonte: Texto & contexto enferm;21(4):845-853, out.-dez. 2012.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: Este estudo teve o objetivo de identificar os sentidos atribuídos à silicose entre trabalhadores de pedreiras adoecidos. Foi baseado na antropologia médica e na história de vida focal. Os dados foram coletados por entrevistas e observações diretas realizadas no domicílio de oito portadores de silicose, cadastrados no Serviço de Vigilância Epidemiológica de Guapé - Minas Gerais. A técnica de análise temática indutiva foi usada para sintetizar os núcleos temáticos: a explicação para a doença, a sua gravidade e consequências. Segundo os trabalhadores, a doença é permeada pelo sofrimento e alteração da identidade social, contextualizada no trabalho de homens jovens com manuseio da sílica. Esses sentidos fornecem uma base com a qual o enfermeiro do trabalho pode prestar um cuidado diferenciado, desenvolver ações de prevenção aos riscos à saúde, de adequação do ambiente de trabalho, além do aperfeiçoamento das estratégias de notificação dos agravos e de adesão ao tratamento.

This study's objective was to identify the meanings of silicosis held by ill quarry workers. It was based on medical anthropology and focal life history. Data were collected through semi-structured interviews and by direct observation in the homes of eight patients with silicosis registered in the Epidemiologic Surveillance Service in Guapé, Minas Gerais, Brazil. The inductive thematic analysis technique was used to synthesize the thematic cores: explanations attributed to the disease, severity of the disease, and its consequences. According to the participants, the disease is permeated by suffering and changes in social identity, in the context of young men working with silica. These meanings allow occupational nurses to provide differentiated healthcare, to develop preventive actions and actions aimed to properly modify the workplace. Additionally, the results can help improve strategies for disease reporting and treatment adherence.

Este estudio objetivó identificar la atribución de los sentidos de la silicosis por trabajadores de canteras, basándose en la antropología médica y en la historia de vida focal. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas semi-estructuradas y observaciones directas realizadas en el domicilio de ocho portadores de silicosis, registrados en el Servicio de Vigilancia Epidemiológica de Guapé - Minas Gerais, Brasil. El análisis inductivo temático fue usado para sintetizar los núcleos temáticos: explicación para la enfermedad, gravedad de la enfermedad y sus consecuencias. Según los trabajadores, la enfermedad es permeada por el sufrimiento y alteración de la identidad social, contextualizada en el trabajo de hombres jóvenes que manosean la sílice. Los sentidos presentados permiten al enfermero laboral prestar una atención diferenciada, desarrollar acciones de prevención a los riesgos a la salud y de adecuación del ambiente de trabajo. También permiten el perfeccionamiento de las estrategias de notificación de enfermedades y adhesión al tratamiento.
Descritores: Silicose
Cultura
Antropologia Médica
Enfermagem do Trabalho
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-618533
Autor: Catrib, Paula Regina Virginio Moraes de; Oliveira, Isabel Cristina dos Santos.
Título: As estratégias da equipe de enfermagem frente à criança com doenças infecciosas e parasitárias / The nursing team strategies for children with communicable diseases / Las estrategias del equipo de enfermería frente al niño con enfermedades transmisibles
Fonte: Texto & contexto enferm;21(1):103-111, jan.-mar. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Os objetivos deste estudo foram descrever os cuidados prestados pela equipe de enfermagem às crianças com doenças infecciosas e parasitárias, analisar as (im)possibilidades da equipe de enfermagem frente a essas crianças, e discutir as estratégias da equipe de enfermagem voltadas para o universo dessas crianças. Estudo qualitativo desenvolvido num hospital universitário do município do Rio de Janeiro, com 19 sujeitos. Constatou-se como a equipe de enfermagem cuida das crianças hospitalizadas, num setor especializado em doenças infecciosas não-pediátrico, e que, apesar de não possuir formação em pediatria, se compromete com o atendimento à criança, através do estabelecimento de diferentes estratégias. A equipe de enfermagem interage com a criança durante os procedimentos, rompe ou modifica regras, observa a criança, valoriza a dimensão afetiva para cuidar, utiliza brincadeiras como meio de aproximação, entre outros. Conclui-se que os cuidados prestados pela equipe de enfermagem à criança se apresenta como desafio (im)possível, pois utiliza estratégias para resolver tensões dessa realidade.

The objectives of this study were to describe the care provided by the nursing team to children with communicable diseases; analyze the (im)possibilities of the nursing team towards these children; and discuss about the team strategies in face of the universe of these children. This qualitative study was performed at a university hospital in Rio de Janeiro, with 19 subjects. We observed how the nursing team takes care of the hospitalized children in a non-pediatric sector specialized in infectious diseases, and although they do not have any academic background in pediatrics, they commit to the care of the children by establishing different strategies. The nursing team interacts with the child during the procedures, breaks with or changes rules, observes the child, values the affective dimension of care, and, among other attitudes, uses games as a form of approximation. In conclusion, the care provided by the nursing team to children with CD is a (im)possible challenge, because the team uses strategies to deal with and solve the tensions of this reality.

Objetivos del estudio: describir los cuidados realizados por el equipo de enfermería a los niños con enfermedades transmisibles; analizar las (im)posibilidades del equipo de enfermería frente a esos niños y discutir las estrategias del equipo de enfermería relacionadas al universo de esos niños. Investigación cualitativo desarrollado en un hospital universitario del municipio de Rio de Janeiro con diecinueve sujetos. Se constató como el equipo de enfermería cuida de los niños hospitalizados en un sector especializado en enfermedades transmisibles no-pediátrico y que a pesar de no tener formación en pediatría, se compromete en la atención a los niños a través del establecimiento de estrategias distintas. El equipo de enfermería interactúa con el niño durante los procedimientos; rompe o modifica reglas; observa el niño; valora la dimensión afectiva para cuidar; utiliza juegos como forma de acercamiento, entre otros. Se concluye que los cuidados realizados por el equipo de enfermería para el niño se presentan como un desafío (im)posible, pues utiliza estrategias para solucionar tensiones de esa realidad.
Descritores: Criança Hospitalizada
Doenças Transmissíveis
Enfermagem
Cultura
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)



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