Base de dados : LILACS
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Id: biblio-1024887
Autor: Rodríguez Aguilar, María del Carmen.
Título: Sobre ética y moral / About ethics and moral
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);6(1):142-144, 2017.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo pretende responder por qué actualmente los filósofos se cuestionan el significado y relación entre ética y moral con una breve revisión del sentido originario de ambos términos y señalando la diferencia de dichos significados en nuestra época. También se hace un planteamiento general de la problemática de estos temas en la reflexión filosófica desde Kant, cuya perspectiva repercute hasta hoy. Asimismo, se mencionan las posibles implicaciones (teóricas y prácticas) de minimizar la relevancia de estos temas en la filosofía contemporánea

This article try to answer why contemporary philosopher´s ask about meaning and relation between ethics and moral with a brief re-examination of their original significance an differences on comparison with present perspective. The author gives a general view about the problems to originate Kant´s philosophy and the possible practical and theoretical implications to be unaware about the importance of these topics in present philosophy
Descritores: Filosofia
Cultura
Teoria Ética
Ética
Moral
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Id: biblio-997322
Autor: Pombo, Alan Cesar Dantas Chaves; Malina, André; Azevedo, Ângela Celeste Barreto De.
Título: O discurso sobre saúde no programa "Bem Estar" à luz das categorias de consciência possível e criação cultural / The health discourse in the "Bem Estar" program based on possible consciousness and cultural creation / El discurso sobre salud en el programa "Bem Estar" a partir de las categorías de conciencia posible y creación cultural
Fonte: Pensar prát. (Impr.);22:1-11, jan.-dez.2019.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo foi realizado a partir de uma pesquisa sobre um programa de TV de tipo mass media. Do ponto de vista teórico-metodológico, utilizou-se as categorias de consciência possível e criação cultural de Lucien Goldmann para verificar como o discurso sobre saúde e estilo de vida está sendo veiculado nas falas de apresentadores e convidados. Os principais resultados mostraram um eixo norteador de direcionamento discursivo para determinação de comportamentos sociais e, ao mesmo tempo, antagonismo às características da consciência possível e da criação cultural da população que assiste a tal programa de TV.

This article was based on a research on a mass media TV program. From the theoretical and methodological point of view, Lucien Goldmann's categories of possible consciousness and cultural creation were used to verify how the discourse on health and lifestyle is being conveyed in the speeches of presenters and guests in the TV show. The main results showed a guiding axis of discursive direction for determination of social behaviors and, at the same time, antagonism to the characteristics of the possible consciousness and the cultural creation of the population that attends such TV program.

El presente artículo se realizó a partir de una investigación sobre un programa de televisión de tipo mass media. Desde el punto de vista teórico-metodológico, se utilizaron las categorías de conciencia posible y creación cultural de Lucien Goldmann para verificar cómo el discurso sobre salud y estilo de vida está siendo vehiculado en las conversaciones de presentadores e invitados. Los principales resultados mostraron un eje orientador de direccionamiento discursivo para la determinación de comportamientos sociales y, al mismo tiempo, antagonismo a las características de la conciencia posible y de la creación cultural de la población que asiste a tal programa de televisión.
Descritores: Saúde
Meios de Comunicação
Corpo Humano
Cultura
Estilo de Vida Saudável
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-981683
Autor: Lima, José Murilo Gomes de; Mélo, Roberta de Sousa.
Título: O risco como organizador das experiências de atletas de vaquejada do sertão pernambucano / Risk as organizer of rodeo athletes' experience in pernambuco's backlands / El riesgo como organizador de las experiencias de atletas de rodeo del interior pernambucano
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(4):1295-1306, out.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A vaquejada é tida como uma manifestação tradicional do Nordeste brasileiro. Seu processo de reconhecimento como atividade profissional tem sido marcado por novas regras e exigências e, dentre essas, o controle de riscos que historicamente têm sido associados a essa prática. Considerando tais mudanças, o estudo investigou os modos pelos quais a percepção do risco tem mobilizado o cotidiano de um grupo de vaqueiros. Utilizamos uma abordagem qualitativa e realizamos uma observação participante em conjunto com entrevistas semiestruturadas. Participaram deste estudo 19 vaqueiros. A análise dos dados foi guiada pelas premissas da antropologia interpretativa. Os participantes reconhecem a gestão dos riscos como uma responsabilidade individual. Identificam nas novas dinâmicas da vaquejada o estímulo à reflexividade tido como fundamental para a mitigação das ameaças. Através de saberes e de atitudes tecnicamente orientadas, racionalizam os perigos de sua rotina de vaqueiro cultivando disposições corporais e emocionais que assegurem sua permanência nesse universo

Rodeos are a traditional manifestation in Northeastern Brazil. Its recognition as a professional activity has been marked by new rules and demands and, among them, control risks historically associated to that practice. Considering such changes, this research investigated how risk perception has mobilized everyday life of a group of rodeo professionals. We used qualitative approach and held active observation along with semi-structured interviews. Subjects were 19 rodeo professionals; data analysis was guided based on interpretive anthropology. Subjects acknowledge risk management as individual responsibility. They find stimuli at the new rodeo dynamics for reflection seen as fundamental to mitigate threats. Through knowledge and technically oriented actions, they rationalize the dangers of their rodeo routine by cultivating bodily as well as emotional dispositions that guarantee their permanence in that universe

El rodeo es considerado una manifestación tradicional del nordeste brasileño. Su proceso de reconocimiento como actividad profesional ha sido marcado por nuevas reglas y exigencias y, entre estas, el control de riesgos que históricamente han sido asociados a esa práctica. Considerando tales cambios, el estudio investigó los modos en que la percepción del riesgo ha movilizado el cotidiano de un grupo de vaqueros. Utilizamos una perspectiva cualitativa y realizamos una observación participante en conjunto con entrevistas semiestructuradas. Participaron del estudio 19 vaqueros. El análisis de los datos fue orientado por las premisas de la antropología interpretativa. Los participantes reconocen la gestión de los riesgos como una responsabilidad individual. Identifican en las nuevas dinámicas del rodeo el estímulo a la reflexión, considerado como fundamental para la mitigación de las amenazas. A través de saberes y de actitudes técnicamente orientadas, racionalizan los peligros de su rutina de vaquero cultivando disposiciones corporales y emocionales que aseguren su permanencia en ese universo
Descritores: Assunção de Riscos
Corpo Humano
-Cultura
Limites: Seres Humanos
Masculino
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-981313
Autor: Rodríguez Fernández, José Eugenio; Pazos Couto, José María; Palacios Aguilar, José.
Título: Costumbres lúdicas en España: el juego de bolos en la etapa final del camino de Santiago / Playful customs in Spain: the game of the skittles in the final stage of the Way of Santiago / Hábitos de lazer em Espanha: o jogo de bolos na fase final do caminho de Santiago
Fonte: Movimento (Porto Alegre);20(4):1397-1421, out.-dez. 2014. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El estudio buscó identificar y analizar las prácticas lúdicas de los habitantes del noroeste de España y la relación que se establece con las diferentes vías marítimo-terrestres del Camino de Santiago que penetran en Galicia. Los datos se obtuvieron a través de una metodología cualitativa, utilizando la entrevista semiestructurada y la revisión bibliográfica. Se constató un gran paralelismo entre las vías de entrada del Camino de Santiago en Galicia y los municipios donde sigue vigente el juego de bolos, verificando las influencias de los peregrinos en su camino a Santiago con fines espirituales, trasladando sus costumbres y tradiciones

The study sought to identify and analyze the playful practices of residents of northwestern Spain and their relation to the distinct sea-land routes of the Way of Santiago that enter Galicia. Data were obtained through a qualitative methodology, using semistructured interview and literature review. A relevant relationship was found between the routes to enter the Way of Santiago in Galicia and the towns where the game of skittles is still played, indicating the influence of pilgrims on their way to Santiago with spiritual ends, who transfer their customs and traditions

O estudo procurou identificar e analisar as práticas lúdicas dos habitantes do noroeste da Espanha e a relação que se estabelece com as diferentes vias marítimo-terrestres do Caminho de Santiago que penetram a Galícia. Os dados foram obtidos através de uma metodologia qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada e a revisão da literatura. Constatou-se um grande paralelo entre rotas de entrada do Caminho de Santiago na Galícia e os municípios onde atualmente ainda se joga bolos, indicando as influências de peregrinos no seu caminho a Santiago para fins espirituais, transferindo seus costumes e tradições
Descritores: Cultura
Jogos Recreativos
-Esportes
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-967440
Autor: Nascimento, Carolina Picchetti.
Título: Os significados das atividades da cultura corporal e os objetos de ensino da educação física / The meanings of bodily culture activities and physical education's teaching objects / Los significados de las actividades de la cultura corporal y los objetos de enseñanza de la educación física
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(2):677-690, abr.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Discuto neste ensaio uma conceituação sobre os objetos de ensino da Educação Física a partir da sistematização dos significados das atividades da cultura corporal. Assumindo a dança como um exemplar para a análise, apresento alguns critérios teóricometodológicos para a proposição dos significados da cultura corporal em uma perspectiva histórico-cultural. Considerando que essas atividades possuem uma dimensão autônoma (o que não quer dizer independente) das determinações sociais de gênero, classe, etnia etc., destaco como eixo dessa sistematização aquelas características relacionadas à singularidade formativa, ou ao "fazer criador", que a dança, o jogo, a luta e a ginástica têm ou podem vir a ter para os sujeitos que ensinam e aprendem tais atividades na escola

This essay discusses a concept about Physical Education's teaching objects based on the systematization of the meanings of bodily culture activities. Taking "dance" as an example for analysis, I present some theoretical and methodological criteria for meanings of bodily culture from a Cultural-Historical perspective. Considering that these activities have an autonomous dimension ­ which does not mean they are independent ­ regarding social relations of gender, class, ethnicity etc., as the center of this systematization, I point out those features related to formative singularities, or "creative making", which "dance", "play", "fight" and "gymnastics" have or may have regarding the subjects who teach and learn them at school

Discuto en este ensayo una conceptualización de los "objetos de enseñanza" de la Educación Física a partir de la sistematización de los significados de la cultura corporal. Asumiendo la "danza" como un ejemplar para el análisis, presento algunos criterios teórico metodológicos para la proposición de los significados de la cultura corporal en una perspectiva Histórico Cultural. Considerando que esas actividades poseen una dimensión autónoma (lo que no quiere decir independiente) de las determinaciones sociales de género, clase, etnia, etc., destaco como eje de esta sistematización aquellas características relacionadas a la singularidad formativa, o al "quehacer creador", que la "danza", el "juego", la "lucha" y la "gimnasia" tienen o pueden llegar a tener para los sujetos que enseñan y aprenden tales actividades en la escuela
Descritores: Educação Física e Treinamento
Ensino
Conhecimento
Cultura
Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-955827
Autor: Gomes, Isadora Dias; Silva, Lorena Brito da; Silva, Alexsandra Maria Sousa; Pascual, Jesus Garcia; Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues; Ximenes, Verônica Morais.
Título: O social e o cultural na perspectiva histórico-cultural: tendências conceituais contemporâneas / Lo social y lo cultural en la perspectiva histórico cultural: tendencias conceptuales contemporáneas / The social and the cultural on the perspective of contemporary trends on concepts
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);22(3):814-831, dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo problematiza o uso dos conceitos "social" e "cultural", apensos à Psicologia, como categorias teóricas centrais para pensar implicações que decorrem dos diversos significados que eles podem assumir nas práticas psicológicas. Trazemos questões que versam sobre a relação desses conceitos na teoria histórico-cultural, já que concepções diferentes têm reverberado historicamente na tessitura da práxis psicológica. É um estudo bibliográfico no qual tratamos do significado que autores contemporâneos atribuem às categorias "social" e "cultural" e tecemos relações entre essas ideias e a construção teórico-metodológica proposta por Vygotsky. Observamos que a ligação entre tais categorias se faz principalmente pela compreensão da dimensão histórica, uma vez que é a história que faz surgir, no social, a construção da cultura. Este estudo se faz relevante por trazer elementos úteis para problematização e compreensão mais consistente dos termos "social" e "cultural" e das práxis a eles associadas

This article discusses the use of "social" and "cultural" concepts, attached to This article discusses the use of 'social' and 'cultural' concepts, attached to Psychology, as central theoretical categories to think about implications which arise from the various meanings that they can have on psychological practices. We bring questions that concern the relation on those concepts on the Historical-cultural theory, once divergent conceptions have reverberated historically on the fabric on psychological praxis. This is a bibliographical study, in which we deal with the meaning that contemporary authors have attributed to the 'social' and 'cultural' categories and we weave relations between those categories and the theoretical and methodological construction purposed by Vygotsky. We have observed that the link between such categories is mainly due to the comprehension of the historical dimension, once the history that emerges, on the social, the construction of culture. This study is relevant for citing useful elements to the discussion and to a more consistent comprehension of the terms "social" and "cultural" and of the praxis associated to those

En este artículo se analiza el uso de los conceptos "social" y "cultural", propios de la Psicología, como categorías teóricas centrales para pensar acerca de las implicaciones que se derivan de los diferentes significados que ellos pueden asumir en las prácticas psicológicas. Abordamos cuestiones que tratan sobre la relación de estos conceptos en la teoría históricocultural, ya que concepciones han repercutido históricamente en la práctica psicológica. Se trata de un estudio bibliográfico en el cual tratamos del significado que autores contemporáneos atribuyen a las categorías "social" y "cultural" y entrelazamos relaciones entre estas ideas y la construcción teórico-metodológica propuesta por Vygotsky. Observamos que la relación entre estas categorías se realiza principalmente por la comprensión de la dimensión histórica, ya que es la historia la que hacer surgir, en lo social, la construcción de la cultura. Este estudio es relevante por traer elementos útiles para la problematización y comprensión más consistente de los términos "social" y "cultural" y de la praxis asociada a ellos
Descritores: Psicologia
-Comportamento
Cultura
História
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-692922
Autor: Viana Chaves, Hamilton; Nonato Maia Filho, Osterne; Cordeiro da Costa Oliveira, Juliano; Edmar Pereira Neto, Francisco.
Título: Contribuições de Baruch Espinosa à teoria histórico-cultural / The contributions of Baruch Espinosa to the historical-cultural theory / Los aportes de Baruch Spinoza a la teoría histórico cultural
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);18(1):134-147, abr. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: L. S. Vygotski fez recorrentes citações das obras do filósofo holandês Baruch Espinosa. Foi desse pensador que emanou, dentro das concepções vygotskianas, a noção de corpo e sua relação com a mente. Essa concepção repercutiu diretamente naquilo que o bielorrusso entedia como funções psicológicas e emoções. Este artigo tem o propósito de fazer um cotejo dos pensamentos espinosianos e vygotskianos, a fim de mostrar as influências do primeiro pensador sobre o segundo. Conceitos como intelectualismo, os instrumentos intelectuais e o determinismo que são encontrados na psicologia vygotskiana procedem da filosofia de Espinosa. As aproximações entre a filosofia panteísta de Espinosa e a teoria histórico-cultural de Vygotski permitem elucidar a constituição de um caminho alternativo para a compreensão não dicotômica das emoções humanas.

L. S. Vygotski quoted the Dutch philosopher Baruch Espinosa repeatedly. The notion of body and its relation to the mind arose within the vygotskian concepts as a derivation of Espinosa's ideas. This concept is directly linked to what the Belarusian thought about the psychological functions and emotions. This article proposes to compare Espinosa's and Vygotski's thoughts, with the aim of showing the influence of the former upon the latter. Concepts such as intellectualism, the intellectual tools and determinism, found in the vygotskian psychology, are originally from Espinosa's philosophy. The approximation between the pantheistic philosophy of Spinoza and the Historical-Cultural Mind of Vygotsky allows us to elucidate the constitution of an alternative path to a non-dichotomous understanding of human emotions.

L. S. Vygotski hizo citaciones recurrentes de las obras del filósofo holandés Baruch Spinoza. De este pensador emanó, dentro de las concepciones vygotskianas, la noción de cuerpo y su relación con la mente. Esa concepción tuvo un impacto directo en lo que el bielorruso comprendía por funciones psicológicas y emociones. Este artículo tiene como objetivo cotejar los pensamientos spinosianos y vygotskianos para mostrar la influencia del primer pensador sobre el segundo. Conceptos como el intelectualismo, los instrumentos intelectuales y el determinismo que se encuentran en la psicología vygotskiana derivan de la filosofía de Spinoza. La proximidad entre la filosofía panteísta de Spinoza y la teoría histórico-cultural de Vygotski permite dilucidar la constitución de un camino alternativo a la comprensión no dicotómica de las emociones humanas.
Descritores: Psicofisiologia
Emoções
-Cultura
Ética
História
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-997001
Autor: Silva, Ana Carolina Marques da; Gehres, Adriana de Faria.
Título: Os grupos de dança popular de Olinda e Recife: limites e fronteiras no século XXI / The popular dancing groups of Olinda and Recife: limits and borders in the XXI century / Los grupos de danza popular de Olinda y Recife: límites y fronteras en el siglo XXI
Fonte: Pensar prát. (Impr.);22:1-12, jan.-dez.2019. Tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo objetivou compreender os sentidos e significados de atuação dos Grupos de Dança Popular situados em Recife e Olinda e caracteriza-se por uma abordagem qualitativa do tipo fenomenológico a partir de uma análise de conteúdo, através de entrevistas semiestruturadas presenciais com os responsáveis pelos grupos. Os resultados apontaram para várias camadas de atuação dos grupos. A transmissão da cultura local foi o sentido mais atribuído pelos grupos quando se prontificam a divulgar e preservar a dança popular. A fronteira entre a atuação como motor/indutor/produtor da cultura popular reverbera e retorna como grupo cênico e teatral. O trânsito instalado propõe zonas de ebulição que ora multiplica, ora subtrai sua potência como ética, estética, arte e política.

The study aimed at the meanings of the acting of the Popular Dance Groups located in Recife and Olinda and is characterized by a qualitative approach of the phenomenological type based on a content analysis, through semi-structured interviews with those responsible for the groups. The results pointed to several layers of performance of the groups. The transmission of the local culture was the sense most attributed by the groups when they are ready to spread and preserve the popular dance. The boundary between acting as an engine / inductor / producer of popular culture reverberates and returns as a stage and theatrical group. The installed traffic proposes zones of boiling that sometimes multiplies, sometimes subtracting its power as ethics, aesthetics, art and politics.

El estudio objetivó los sentidos y significados de actuación de los Grupos de Danza Popular situados en Recife y Olinda y se caracteriza por un abordaje cualitativo del tipo fenomenológico a partir de un análisis de contenido a través de entrevistas semiestructuradas presenciales con los responsables por los grupos. Los resultados apuntaron a varias capas de actuación de los grupos. La transmisión de la cultura local fue el sentido más atribuido por los grupos cuando se pronuncia la divulgación y preservar la danza popular. La frontera entre una actuación como motor de la cultura popular reverbera y retorna como grupo escénico y teatral. El tránsito instalado propone zonas de ebullición que ora multiplica, ora sustrae su potencia como ética, estética, arte y política.
Descritores: Área de Atuação Profissional
Cultura
Dança
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
Carvalho, Ana Maria Almeida
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Id: lil-349839
Autor: Carvalho, Ana Maria Almeida; Pedrosa, Maria Isabel.
Título: Cultura no grupo de brinquedo / Culture in the play group
Fonte: Estud. psicol. (Natal);7(1):181-188, jan. 2002.
Idioma: pt.
Resumo: Discute-se o conceito de cultura em relaçäo à microcultura do grupo de brinquedo. Concebe-se a criança como agente de criaçäo e transmissäo de cultura e o grupo de brinquedo como espaço de informaçäo onde esses processos ocorrem. Essa concepçäo baseia-se no reconhecimento da espécie humana como biologicamente sócio-cultural e na pressuposiçäo de adaptaçöes precoces para essa especificidade. Episódios de atividade lúdica livre de crianças de 10 a 60 meses säo analisados para detectar a ocorrência de criaçäo, elaboraçäo e transmissäo de conteúdos culturais na interaçäo criança-criança, ilustrando: (1) recuperaçäo da cultura do ambiente social imediato e exploraçäo de novas possibilidades de uso desses recursos; (2) criaçäo de rituais lúdicos novos que podem tornar-se parte da microcultura do grupo; (3) aculturaçäo, ou seja, assimilaçäo de aspectos da microcultura do grupo. Os dados säo interpretados como evidências da pré-adaptaçäo humana para a vida sócio-cultural
Descritores: Jogos e Brinquedos/psicologia
Pré-Escolar
Cultura
Relações Interpessoais
-Brasil
Desenvolvimento Infantil
Pesquisa Qualitativa
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-353019
Autor: Gouveia, Valdiney V; Clemente, Miguel.
Título: O individualismo-coletivismo no Brasil e na Espanha: correlatos sócio-demográficos / Individualim-collectivism in Brazil and Spain: socio-demographic correlates
Fonte: Estud. psicol. (Natal);5(2):317-346, jul.-dez. 2000. tab.
Idioma: pt.
Projeto: CAPES.
Resumo: O presente estudo pretendeu conhecer os correlatos sócio-demográficos do individualismo-coletivismo, considerando três cidades do Brasil (João Pessoa, Brasília e São Paulo) e três da Espanha (Pontevedra, Madri e Barcelona). Um total de 471 brasileiros e 476 espanhóis, estudantes universitários de diversos contextos sócio-demográficos, providenciaram os dados; a maioria era do sexo feminino (76 por cento) e solteiro (91 por cento), com uma média de idade de 22 anos (amplitude de 16 a 55 anos). Estes responderam ao Questionário de Individualismo-Coletivismo e ao Questionário Sócio-Demográfico. Os resultados indicaram que as seguintes variáveis se correlacionaram sistematicamente com a dimensão individualismo-coletivismo: intensidade das amizades, identificação endogrupal e gênero, nesta ordem. Comprovou-se, também, que algumas variáveis são mais adequadas em um país que em outro; por exemplo, a religiosidade no Brasil e o número de amigos íntimos na Espanha. Tais resultados são discutidos à luz dos previamente encontrados na literatura
Descritores: Valores Sociais
Espanha
Brasil
Comportamento Cooperativo
Cultura
Individuação
-Psicologia Social
Estudantes/psicologia
Inquéritos e Questionários
Educação Superior
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede



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