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Id: biblio-1291049
Autor: Campos, Èrico Bruno Viana; Lucianne Sant´Anna de Menezes, Lucianne Sant'Anna de; Bocchi, Josiane Cristina.
Título: A psicanálise e o desamparo frente à crise de valores e ideais na atualidade / Psychoanalysis and helplessness towards today's values and ideals crisis / El psicoanálisis y desamparo frente a la crisis de valores de la actualidade
Fonte: Estud. Interdiscip. Psicol;10(3,Supl 1):4-27, jun-dez.2019.
Idioma: pt.
Resumo: A psicanálise tem privilegiado o conceito de desamparo para tecer considerações ontológicas e éticas fundamentais sobre ser humano, constituindo um operador importante para refletir sobre as condições subjetivas da sociabilidade contemporânea, marcada por uma transição nos valores e ideais normativos sustentados pelas instituições modernas. O objetivo deste artigo é trazer uma reflexão baseada em três eixos complementares para a consideração do sofrimento a partir desse operador essencial: (1) a concepção de sublimação como um destino pulsional; (2) a concepção de trabalho como condição de elaboração psíquica e criação do laço social; (3) os limites e condições da razão diagnóstica na consideração do sofrimento psíquico. Conclui-se que o aprofundamento da compreensão do trabalho sublimatório sobre as pulsões, abordando seus efeitos simultaneamente nas dimensões individual e coletiva, seja um encaminhamento possível para contribuir no sentido de constituição de vínculos sociais integrativos e propositivos de novos ideais para a cultura da atualidade (AU).

Psychoanalysis has privileged the concept of helplessness to weave fundamental ontological and ethical considerations about human beings, constituting an important operator to reflect on subjective conditions of contemporary sociability, marked by a transition in normative values and ideals supported by modern institutions. This article aims to bring a reflection on this essential operator based on three complementary axes for the consideration of suffering: (1) the concept of sublimation as a drive destination; (2) the conception of work as a condition of psychic elaboration and creation of the social bond; (3) the limits and conditions of the diagnostic reason when considering psychological suffering. It is concluded that the deepening of the understanding of the sublimatory work on the drives, addressing their effects simultaneously in the individual and collective dimensions, is a possible way to contribute towards the constitution of integrative social bonds and propositions of new ideals for today's culture (AU).

El psicoanálisis ha privilegiado el concepto de desamparo para elaborar consideraciones ontológicas y éticas fundamentales sobre ser humano, constituyéndose como un operador importante para reflexionar sobre las condiciones subjetivas de la sociabilidad contemporánea, marcada por una transición en los valores e ideales normativos sustentados por las instituciones modernas. Este artículo objetiva una reflexión basada en tres ejes complementarios para la consideración del sufrimiento: (1) la sublimación como un destino pulsional; (2) el trabajo como condición de elaboración psíquica y creación del lazo social; (3) los límites y condiciones de la razón diagnóstica en la consideración del sufrimiento psíquico. Se concluye que la profundización de la comprensión del trabajo sublimatorio sobre las pulsiones, abordando sus efectos simultáneamente en las dimensiones individual y colectiva, sea un encaminamiento posible para contribuir en el sentido de constitución de vínculos sociales integradores y propositivos de nuevos ideales para la cultura de la actualidad (AU).
Descritores: Psicanálise
Sublimação Psicológica
Trabalho/psicologia
Luto
Saúde Mental
-Valores Sociais
Corpo Humano
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1118585
Autor: Corrêa, Liciane Vanessa de Oliveira Mello; Pimentel, Giuliano Gomes de Assis.
Título: A educação física e a era farmacopornográfica: resenha da obra Testo Junkie / Physical education and the pharmacopornographic era review of the work "Testo Junkie"
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020.
Idioma: pt.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Corpo Humano
Sexualidade
-Preparações Farmacêuticas
Identidade de Gênero
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: lil-597836
Autor: Figueiredo, Adrianna.
Título: "Se pudesse ressurgir, viria como o vento". Narrativas da dor: corporalidade e emoções na experiência da travestilidade / "Si pudiese resurgir, vendría como el viento". Narrativas del dolor: corporalidades y emociones en la experiencia de la travestilidad / "If i could ressurect, i would come as the wind". Narratives of pain: embodiment and emotions in transvesti experience
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(8):90-112, ago. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo se propõe a avaliar, através da pesquisa empírica feita com um grupo de sete travestis, dos 23 aos 40 anos, residentes na cidade de Recife (PE), como são realizadas e reinventadas as táticas de modificações corporais vividas como elementos centrais de identificação emocional na experiência da travestilidade. Por meio das narrativas da dor, procura-se perceber como são agenciadas duas linguagens nas redes afetivas das travestis, formuladas de acordo com uma dupla qualificação da dor. Segundo o que chamamos de linguagem de satisfação, nota-se que a dor, os riscos e o perigo imbricados nos procedimentos metamórficos de autoconstrução corporais, quando postos em contraponto com a satisfação de seus resultados, são significados como insuficientes diante do desejo de transformação. Em contraste, a linguagem política, em que se utiliza um expediente comum, baseado nas compartilhadas histórias de abjeções sociais, faz uso do conteúdo simbólico de negatividade e desfavor da dor quando se trata de significar emocionalmente seus relacionamentos com a sociedade mais ampla.

Este artículo aborda -a partir de una investigación empírica realizada con un grupo de siete travestis, de entre 23 y 40 años de edad, residentes en la ciudad brasileña de Recife, en Pernambuco- cómo se realizan y reinventan tácticas de modificaciones corporales, vividas como elementos centrales de la identificación emocional en la experiencia de la travestilidad. Las narrativas del dolor ilustran cómo, en las redes afectivas de las travestis, dos lenguajes son agenciados formulados por vía de una doble cualificación del dolor. Dentro de lo que llamamos lenguaje de satisfacción, advertimos que el dolor, los riesgos y el peligro imbricados en los procedimientos metamórficos de auto-construcción corporal, cuando son colocados en contrapunto con la satisfacción de sus resultados, significan poco frente al deseo de transformación. En contraste, el lenguaje político, basado en historias compartidas de abyección social, cuando trata de significar emocionalmente sus relaciones con la sociedad más amplia, se vale de un recurso común: el uso del contenido simbólico de negatividad y ominosidad del dolor.

Based on empirical research with a group of seven transvestis, ages 23 to 40, residents of the city of Recife, Pernambuco, Brazil, this article addresses the way tactics of body modification are performed, re-invented, and lived as central elements of emotional identification in the transvesti experience. Narratives of pain illustrate the operation of two languages in transvestis' networks of affection, formulated by a dual qualification of pain. Within what we call a 'language of satisfaction,' the pain, risks and danger involved in metamorphic procedures of body self-construction mean little vis-à-vis the satisfaction brought by their results, in face of the desire for transformation that moves them. In contrast, a 'political language,' based on shared histories of social abjection, makes use of the negative symbolic content of pain as ominous to signify travestis' relation with the larger society.
Descritores: Travestilidade
Corpo Humano
Sexualidade
Emoções
Angústia Psicológica
Acontecimentos que Mudam a Vida
-Brasil
Narrativa Pessoal
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1141538
Autor: Carvalho, Edna Santos; Lavoura, Tiago Nicola.
Título: Contribuições de Daniil Elkonin para o ensino da educação física na infância / Daniil Elkonin's contributions to the teaching of physical education in childhood / Contribuciones de Daniil Elkonin para la enseñanza de la educación física en la infancia
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo analisou as contribuições teóricas de Daniil B. Elkonin e da psicologia histórico-cultural para o trabalho pedagógico da Educação Física (EF) na educação infantil, a fim de problematizar as possibilidades de realização desta disciplina curricular com vistas ao assim chamado ensino desenvolvente. Atentou-se, especialmente, à relação entre ensi- no e desenvolvimento e suas possibilidades por meio do jogo protagoni- zado. Para tanto, a pesquisa, teórico-conceitual de caráter bibliográfico, utilizou procedimentos analíticos a partir de fontes de diversos autores que já se debruçaram sobre o tema. Concluiu-se que a EF pode contri- buir para o desenvolvimento infantil ao possibilitar a apropriação dos conhecimentos da cultura corporal por meio da atividade-guia do jogo protagonizado.

The study analyzed the theoretical contributions of Daniil B. Elkonin and historical cultural psychology for the pedagogical work of Physical Education (PE) in early childhood education with the objective of discuss the possibilities of achievement of this curricular discipline aiming at denominated developmental teaching. Particular attention was paid to the relationship between teaching and development and its possibilities through the protagonist game. Therefore, the conceptual theoretical research of bibliographic character used analytical procedures from sources of several authors who have already dedicated themselves on the subject. It was concluded that PE can contribute to child development by enabling the appropriation of body culture knowledge through the guiding activity of the protagonist game.

El estudio analizó las contribuciones teóricas de Daniil B. Elkonin y la psicología histórico cultural al trabajo pedagógico de la Educación Física (EF) en la educación de la primera infancia, con el fin de discutir las posibilidades de realización de esta asignatura curricular con miras a la llamada enseñanza del desarrollo. Se prestó especial atención a la relación entre la enseñanza y el desarrollo y sus posibilidades a través del juego protagonista. Por lo tanto, la investigación teórico- conceptual de carácter bibliográfico utilizó procedimientos analíticos de fuentes de varios autores que ya han abordado el tema. Se concluyó que la EF puede contribuir al desarrollo del niño al permitir la apropiación del conocimiento de la cultura corporal a través de la actividad guía del juego protagonista.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Educação Infantil
Corpo Humano
Conhecimento
-Desenvolvimento Infantil
Características Culturais
Atividades de Lazer
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: lil-456525
Autor: Chauvenett, Antoinette.
Título: A lei e o corpo / Law and the body
Fonte: Physis (Rio J.);15(supl):17-56, 2005.
Idioma: pt.
Resumo: Partindo do conceito do arbitrário cultural, no qual se relativiza a categoria de enfermidade e se evidencia a inserção desta no campo da significação, o ensaio discute a problemática da autonomia do organismo e da saúde como constituinte da lei, para estabelecer então as relações entre as categorias de causalidade, desvio e ordem jurídica, que se desdobram na discussão entre corpo e história.

Starting from the concept of cultural arbitrariness, where the category of "sickness" is relativized and where its insertion in the realm of meaning is evidenced, this essay discusses the issue of the autonomy of the organism and of health as components of law. It goes on to establish relations between the notions of causality, deviance, and judicial order, leading into a discussion of the body and history.
Descritores: Filosofia
Saúde
Doença
Direitos Civis
Corpo Humano
-Ciências Sociais
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: lil-597822
Autor: Ramos, Jair de Souza.
Título: Dilemas da masculinidade em comunidades de leitores da revista Men's Health / Dilemas de la masculinidad en comunidades de lectores de la revista Men's Health / Dilemmas of masculinity among Men's Health magazine readers
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(7):9-43, abr. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo, analiso as representações sobre masculinidade e cuidado de si em comunidades de leitores da revista Men's Health. Com base na análise de tópicos e postagens em comunidades online, abordo desde as tensões em torno da oposição homossexual / heterossexual na autodefinição dos leitores, até a ênfase em um corpo concebido, a um só tempo, como saudável e masculino. Meu objetivo é examinar a construção de uma imagem de si masculina entre estes leitores, que se valem de temas, problemas e técnicas de si que estão presentes na revista, mas, sobretudo, além dela, e que dizem respeito a um determinado estilo de masculinidade, em que a expressão de si através da exposição do corpo desempenha um papel primordial.

Este artículo discute representaciones sobre masculinidad y cuidado de sí en comunidades de lectores de la revista Men's Health. Basado en el análisis de tópicos y posts en comunidades online, se analizan cuestiones como las tensiones en torno de la oposición homosexual/heterosexual tal como la definen los propios lectores, y el énfasis puesto en un cuerpo al mismo tiempo concebido como saludable y masculino. Se busca examinar la construcción de una imagen de sí masculina entre estos lectores, que se valen de temas, problemas y técnicas de sí presentes no solo en la revista, referidos a un determinado estilo de masculinidad en el que desempeña un papel primordial la expresión de sí a través de la exposición del cuerpo.

This article discusses representations of masculinity and care of the self in an online community of Men's Health magazine readers. Based on the analysis of topics and posts in virtual communities, this article interrogates issues such as the tensions around the opposition homosexual / heterosexual in readers' self-definitions, and the focus on a body designed as healthy and manly. The goal is to address the construction of a masculine self-image among those readers, drawing on themes, problems and techniques of the self that are present in the magazine, but especially beyond, which relates to a particular style of masculinity where self expression by means of body exposure plays a crucial role.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto
Imagem Corporal
Corpo Humano
Sexualidade
Masculinidade
Rede Social
-Autocuidado
Heterossexualidade
Mídias Sociais
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: lil-597824
Autor: Cantalice, Tiago.
Título: O melhor do Brasil é o brasileiro! Corpo, identidade, desejo e poder / ¡Lo mejor de Brasil es el brasilero! Cuerpo, identidad, deseo y poder / The best of Brazil is the Brazilian! Body, Identity, Desire and Power
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(7):69-102, abr. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever quem são os parceiros das trocas afetivo-sexuais que se dão entre homens nativos/locais da Praia da Pipa - Rio Grande do Norte, Brasil (chamados emicamente de caça-gringas) e mulheres estrangeiras em contextos de viagem turística, analisando suas marcas corporais e os sistemas de diferenciação em que estão inseridos, dissertando sobre como eles/elas agenciam as estruturas de poder e os estereótipos culturais. Para isso, realizou-se uma análise da construção da brasilidade mestiça e sensual - desde os relatos de Caminha e a ideia de Éden terreal, desembocando nas interpretações de Gilberto Freyre (2006 [1933]) sobre a democracia racial e a ideologia da mestiçagem - que foi posta em diálogo com os dados obtidos em campo através da observação e de entrevistas, revelando como aqueles agentes se apropriam e ressignificam aquelas construções em seu próprio benefício.

Este artículo describe intercambios afecivo-sexuales entre hombres nativos/locales de la Praia da Pipa, en Rio Grande do Norte, Brasil (llamados caça-gringas) y mujeres extranjeras de viaje turístico. A partir de analizar las marcas corporales y los sistemas de diferenciación en que están insertos, se reflexiona sobre cómo ellos y ellas agencian estructuras de poder y estereotipos culturales. Se efectúa un análisis de la construcción de la brasilidad mestiza y sensual -desde los relatos de Caminha y la idea de un Paraíso terrenal, hasta las interpretaciones de Gilberto Freyre (2006 [1933)] sobre la democracia racial y la ideología del mestizaje- en diálogo con los datos construidos a través de la observación y de entrevistas que revelan cómo dichos agentes se apropian y resignifican aquellas construcciones en su propio beneficio.

This article describes romantic/sexual exchanges between local men known as 'gringa-hunters' and foreign female tourists in Praia da Pipa's (Kite Beach), Rio Grande do Norte, Brazil. Body markers and the systems of differentiation they are referenced upon are analyzed. An account is provided of how the men and women involved in these relationships manipulate power structures and cultural stereotypes. The discursive construction of a mixed-blood sensuous Brazilianness is tracked back in classical writings, from Caminha's narrative of an Eden-on-earth, to Gilberto Freyre's interpretations about racial democracy and the ideology of hybrid-making (mestiçagem). Those master narratives dialogue with field observation and interview data revealing how agents appropriate and provide their own meaning to those constructions.
Descritores: Trabalho Sexual
Imagem Corporal
Corpo Humano
Sexualidade
Estereotipagem de Gênero
Turismo
-Identificação Social
Brasil
Fatores Culturais
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: lil-428288
Autor: Ortega, Francisco.
Título: Corpo e tecnologias de visualização médica: entre a fragmentação na cultura do espetáculo e a fenomenologia do corpo vivido / The body and medical visualization technologies: between fragmentation in the culture of the spectacle and the phenomenology of the living body
Fonte: Physis (Rio J.);15(2):237-257, 2005.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o impacto das tecnologias da visualização médica sobre a corporeidade no contexto da cultura do espetáculo. O sucesso dessas tecnologias para além do âmbito estritamente biomédico deve ser compreendido no contexto da visualidade espetacular. Tanto a visualidade espetacular como a visualidade médica colocam em questão o estatuto do Real corporal e oferecem a imagem do corpo como o próprio corpo, um corpo que é ao mesmo tempo real e virtual. O corpo virtual é um ícone da cultura do espetáculo, na qual a imagem atinge uma materialidade singular que compete pelo estatuto de realidade com a materialidade do corpo físico. A esse modelo se opõe nossa experiência encarnada do corpo físico unificado, como sujeito de ação no mundo, que implica o conjunto dos sentidos e que escapa na mera apreensão visual e objetivante da mídia e das tecnologias de imageamento. Portanto, a corporificação imaterial das tecnologias médicas é uma pseudocorporificação, na qual o que se perde é a substância, o corpo.
Descritores: Arte
Imagem Corporal
Diagnóstico por Imagem
Corpo Humano
Visualização de Dados
História da Medicina
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1250167
Autor: Santos, Isabele Ferreira; Silva, Marcos Antonio Carneiro da.
Título: O corpo no ensino médio: uma análise da percepção corporal dos estudantes do rio de janeiro / The body in high school: an analysis of the body perception of rio de janeiro students
Fonte: J. Phys. Educ. (Maringá);32:e3205, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O objetivo do artigo é investigar a percepção corporal dos estudantes do Ensino Médio em escolas estaduais do Rio de Janeiro, a partir da perspectiva filosófica de Michel Foucault e da sociologia de David Le Breton. As categorias corpo acessório, poder disciplinar e biopoder foram estabelecidas a partir do referencial teórico adotado. Na pesquisa exploratória foram coletados 392 questionários e inferimos a partir deles que os adolescentes sentem-se bem consigo, não se encontram felizes com sua aparência física, não estão felizes com seu peso e altura, acreditam que atos de bullying estão relacionados à aparência física e apresentam uma tendência a modificarem seus corpos.Eles percebem seu comportamento sendo observado na escola, consideram importante o controle de seu tempo e espaço, sentem-sequestionadores das normas estabelecidas e não encontram espaço para expressarem suas opiniões. Os adolescentes aprovam a maneira que se comportam e reconhecem que a aparência física facilita a aceitação nos grupos sociais.Concluimos que processos de individualização podem forjar indivíduos, negando o direito de serem verdadeiramente individuais, fragmentando sua vida comunitária, sendo forçando-os a voltarem-se a si mesmo, por medo de uma possível não aceitação social.

ABSTRACT The objective of this article is investigate the body perception of high school students in schools in state of Rio de Janeiro, from the philosophical perspective of Michel Foucault and the sociology of David Le Breton. Thecategoriesbodyacessory, disciplinary power and biopower were estabilished for the referencial theory adopted. In the exploratory research were collected 392 questionnaires and we infer from them that adolescents feel good about themselves, they are not happy with their physical appearance, they are not happy with their weight and height, they believe that acts of bullying are related to physical appearance and show a tendency to change their bodies. They perceive their behavior being observed in the school, consider important the control in theirs time and space, they feel challenged by the norms established and not find spaces to express their opinions. They approve of the way they behave and recognize that physical appearance facilitates acceptance in social groups. We may conclude that such individualization processes can forge individuals by denying the right to be truly individual, fragmenting their community life and forcing the individual to turn to himself, for fear of a possible not social acceptance.
Descritores: Comportamento do Adolescente
Corpo Humano
Ensino Fundamental e Médio
Bullying/prevenção & controle
-Educação Física e Treinamento
Instituições Acadêmicas
Desejabilidade Social
Distância Psicológica
Estudantes
Disciplinas e Atividades Comportamentais
Educação
Aparência Física
Interação Social
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1145236
Autor: Almeida, Fernanda de Souza.
Título: A dança em território de gente miúda: dialogias com as múltiplas linguagens infantis / Dancing in kids territory: dialogies with multiple child languages / Bailando en territorio de los niños: diálogos con múltiples lenguas infantil
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020. Ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto apresenta o projeto Dançarelando e as vivências em dança com crianças entre 1 e 4 anos, utilizando a integração de lingua - gens. Por meio da pesquisa-ação, as mediadoras buscaram o diálogo entre dança, poesia, contação de história e desenho, valorizando diver- sas maneiras pelas quais os pequenos se expressam. A experiência pos- sibilitou observá-los percebendo seus corpos, descobrindo movimentos, conhecendo culturas e criando suas próprias danças. Ademais, a equipe se convidou e foi convidada a imaginar, ousar e se reinventar a cada encontro. Uma construção de saberes proveniente do chão da escola para uma formação docente que repense a fragmentação dos campos do saber, a escolarização precoce e comprometida com uma educação da infância tendo a Arte como um dos pilares.

This text presents the project Dançarelando and the experiences in dance with children between 1 and 4 years, using the languages integrated. Through the action research, the mediators sought the dialogue between dance, poetry, history and drawing; valuing various ways in which the kids express themselves. The experience made it possible to observe them feeling their bodies, discovering movements, knowing cultures and creating their own dances. In addition, the group was invited and was invited to imagine, to dare and to reinvent itself to each encounter. A construction of knowledge from the ground of the school for a teacher training that re-think the fragmentation of the fields of knowledge, early schooling and committed to a childhood education with art as one of the pillars.

Este texto presenta el Dançarelando y las vivencias en danza con niños entre 1 y 4 años, utilizando la integración de lenguajes. Por medio de la investigación-acción, las mediadoras buscaron el diálogo entre danza, poesía, cuenta cuentos y diseño; valorando diversas maneras con que los pequeños se expresan. La experiencia posibilitó observarlos sintiendo sus cuerpos, descubriendo movimientos, conociendo culturas y creando sus propias danzas. Además, el equipo se invitó y fue invitada a imaginar, atreverse y reinventarse a cada encuentro. Una construcción de saberes proveniente de la escuela para una formación docente que evita la fragmentación de los campos del conocimiento, la escolarización precoz y comprometida con una educación de la infancia con el arte como uno de los pilares.
Descritores: Arte
Dança/educação
Emoções
Capacitação de Professores
-Educação Infantil
Corpo Humano
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde



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