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Id: biblio-1102420
Autor: Gruda, Mateus Pranzetti Paul.
Título: Dândi e flâneur: modos de subjetivação da modernidade e os mods ingleses / Dandy and flâneur: modes of subjectivation from modernity and the english mods / Dandi y flâneur: modos de subjetivación de la modernidad e los mods ingleses
Fonte: Psicol. Estud. (Online);22(4):517-527, out.-dez. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: A organização social em torno das grandes cidades é apontada como causadora principal da criação do sujeito da modernidade, o qual é, sobretudo, individualista e privatizado. A vida em meio ao nascente caos urbano e de aglomeração das multidões de pessoas possibilita delinearmos alguns modos de subjetivação consequentes e que emergem em tal configuração e contexto sócio-histórico e cultural. O poeta Charles Baudelaire é tido como personagem importante para a compreensão da modernidade, visto que traduziu a sensação do habitante citadino e assumiu papéis distintos frente a essa vida urbana. A partir de considerações breves sobre a cidade moderna, buscamos elencar modos de subjetivação da modernidade (materializados e expressos, sobretudo, nas figuras do dândi e do flâneur), apresentando algumas das características principais, para em sequência relacionar as formas de atualização, assunção e distorção destes pelos integrantes de uma popular subcultura juvenil inglesa surgida na segunda metade do século XX: os mods.

The social organisationwithin large cities is pointed out as the principal cause of the creation of the Modernity subject, who is mainly individualistic and privatised. Life amid the rising urban chaos and the crowds gathered made possible to assert about some consequent modes of subjectivation that emerged in those configurations and social-historical and cultural contexts. The poet Charles Baudelaire is named as an important character for understanding the Modernity, since he translated the sensations of city dweller and assumed different roles to face this urban life. From some considerations related to Modern city, I seek to enlist modes of subjectivation of Modernity (materialised and expressed within the dandy and the flâneur figures), firstly presenting some main features of them to afterwards relate those subjectivation modes with the update, assumption and distortion forms proceed by the members of a British popular youth subculture originated around the second part of 20th century: the Mods.

La organización social en las ciudades es puntuada como la principal causa de la creación de lo sujeto de la Modernidad, lo cual es, mayormente, individualista e privatizado. La vida en medio del caos urbano y aglomeración de las multitudes nos posibilita pensar en algunos modos de subjetivación consecuentes y que emergen en tal configuración y contexto histórico-social y cultural. El poeta Charles Baudelaire es visto como personaje importante para la comprensión de la Modernidad, una vez que he traducido las sensaciones del habitante citadino y asumió distintos papeles frente a esa vida urbana. Después de hacer breves consideraciones acerca de la ciudad moderna, procuraremos mencionar algunos modos de subjetivación de la Modernidad (materializados y expresos, sobretodo, en las figuras do dandis y fláneur), presentando algunas de las características principales de estos personajes, para en secuencia relacionar las formas de actualización, tomada y distorsión de estos por los integrantes de una popular subcultura juvenil inglesa aparecida en la segunda mitad de lo siglo XX: los Mods.
Descritores: Mudança Social
Cidades/economia
-Papel (figurativo)
Sensação
Mobilidade Social
Cultura Popular
Limites: História do Século XX
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1041547
Autor: Siva, Ageane Mota da; Monteiro, Wuelton Marcelo; Bernarde, Paulo Sérgio.
Título: Popular names for bushmaster (Lachesis muta) and lancehead (Bothrops atrox) snakes in the Alto Juruá region: repercussions for clinical-epidemiological diagnosis and surveillance
Fonte: Rev. Soc. Bras. Med. Trop;52:e20180140, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract INTRODUCTION: The popular names "surucucu" and "jararaca" have been used in literature for Lachesis muta and Bothrops atrox snakes, respectively. We present the popular names reported by patients who suffered snakebites in the Alto Juruá region. METHODS: Fifty-seven (76%) patients saw the snakes that caused the envenomations and were asked about their popular names and sizes. RESULTS: The snakes Bothrops atrox, referred to as "jararaca," were recognized as being mainly juveniles (80.7%) and "surucucu" as mainly adults (81.8%). CONCLUSIONS: The name "surucucu" is used in the Alto Juruá region for the snake B. atrox, mainly for adult specimens.
Descritores: Mordeduras de Serpentes/diagnóstico
Viperidae
-Mordeduras de Serpentes/epidemiologia
Brasil/epidemiologia
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Vigilância da População
Bothrops
Cultura Popular
Terminologia como Assunto
Limites: Humanos
Animais
Criança
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-735010 LILACS-Express
Autor: Duque Quintero, Sandra Patricia; Quintero Quintero, Marta Lucía; Duque Quintero, Mónica.
Título: La educación ambiental en comunidades rurales y la popularización del derecho a la conservación del entorno natural: el caso de la comunidad de pescadores en la ciénaga de ayapel (Colombia) / Enironmental eduucation in rural cmmunities and popularization off the right to the conservation of natural environment: the case of the community of fishermen in the ayapel swamp- Cooombia
Fonte: Rev. luna azul;(39):6-24, jul.-dic. 2014. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: En este artículo de investigación se reflexiona en torno a la expedición de instrumentos normativos y su ineficacia como única herramienta para solucionar las problemáticas ambientales, proponiendo como elemento fundamental la participación activa de las comunidades en los procesos de toma de conciencia y en el ejercicio de acciones que protejan sus derechos a la subsistencia y conservación ambiental. El objetivo general de la investigación fue analizar la popularización del derecho a la conservación del entorno natural como una estrategia para la educación ambiental de las comunidades rurales. Partiendo de una investigación cualitativa, se interpretó la realidad de los pescadores que subsisten de la pesca en la Ciénaga de Ayapel y se adoptó un enfoque metodológico desde el interaccionismo simbólico, el cual posibilitó explicar la problemática ambiental en la comunidad de pescadores y su relación con la conservación del recurso pesquero. Como técnicas para la recolección de la información se utilizó la observación directa en la Ciénaga de Ayapel y la conversación con 20 pescadores de la zona. A partir de las vivencias y realidades observadas en la comunidad de pescadores en la Ciénaga de Ayapel (Colombia), se obtuvo como resultado de la investigación el diseñó de una propuesta educativa articulada desde la pedagogía dialógica y la didáctica, en aras de posibilitar la sostenibilidad de los ecosistemas de la localidad, la identificación de prioridades para la gestión de los recursos naturales y la generación de procesos de identidad cultural frente al entorno. Se concluye en esta investigación que la popularización del derecho es un aporte en relación a la educación ambiental en cuanto se parte de la idea de realizar procesos educativos enraizados en los contextos y comprometidos con el ideal de una vida digna para todos.

This research article reflects on the issue of policy instruments and their ineffectiveness as the only tool to solve environmental problems, proposing as fundamental element the active participation of communities in the awareness and processes and in the exercise of actions to protect their rights to subsistence and environmental conservation. The overall objective of the research was to analyze the popularization of the right to the conservation of the natural environment as a strategy for environmental education in rural communities. Based on qualitative research, the reality of fishermen who survive from fishing in the swamp of Ayapel was interpreted and a methodological approach from symbolic interactionism was adopted, which enabled explaining environmental issues in the fishers' community and their relationship with fishery resource conservation. Direct observation in the Ayapel Swamp and conversation with 20 fishermen in the area were used as techniques for data collection. From the experiences and realities observed in the fishing community in the Swamp of Ayapel (Colombia), it was possible to design, as a result of the investigation, an educational proposal articulated from dialogic pedagogy and didactics, in order to enable the sustainability of region ecosystems, identifying priorities for management of natural resources and the generation of cultural identity processes from the environment. It is concluded in this study that the popularization of law is a contribution in relation to environmental education as it starts from the idea of carrying out educational processes rooted in contexts and committed to the ideal of a decent life for all.
Descritores: Biodiversidade
-População Rural
Conservação dos Recursos Naturais
Cultura Popular
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO54.1 - Centro de Biblioteca e Información Científica


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1057260
Autor: Silva, Jessyca Lima da; Siva, Ageane Mota da; Amaral, Gardênia Lima Gurgel do; Ortega, GivanildoPereira; Monteiro, Wuelton Marcelo; Bernarde, Paulo Sérgio.
Título: The deadliest snake according to ethnobiological perception of the population of the Alto Juruá region, western Brazilian Amazonia
Fonte: Rev. Soc. Bras. Med. Trop;53:e20190305, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract INTRODUCTION: We examined the ethnobiological perception of the population of the Alto Juruá region about different snake species, in terms of their dangerousness and manifestations of envenomation. METHODS: We interviewed 100 villagers who were active in the forests. RESULTS: Lachesis muta was considered the most venomous snake, and Bothrops atrox appeared to be the most feared snake species. CONCLUSIONS: The high incidence, severity, and mortality of B. atrox bites and the severity and mortality of L. muta bites were the factors that contributed to these species being perceived as the most feared and venomous snakes.
Descritores: Serpentes/classificação
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Cultura Popular
-População Rural
Brasil
Estudos Transversais
Entrevistas como Assunto
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Animais
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1094195
Autor: Sateler, Antonia; Pino, Gonzalo; López, Alberto; Silva, Lorena; Solari, Sandra; Duffau, Boris; Ríos, Juan Carlos.
Título: Nombres populares y clasificación de las drogas de abuso ilícitas en Chile / Popular names and classification of illicit drugs commonly used in Chile
Fonte: Rev. méd. Chile;147(12):1613-1620, dic. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Background The consumption of illicit drugs in Chile has increased over the years generating abuse and dependence problems and becoming a public health problem. Aim To build and disseminate a figure in which health personnel can quickly visualize illicit drugs and their common names, and thus be able to associate them with the effects and risks that are expected in the patient. Material and Methods A bibliographic review and compilation of information obtained from dealers and drug abusers. Results A figure and a table were developed. The former illustrates the classification and common names of drugs, while the second indicates the mechanisms of action and effects expected in the body according to each drug of abuse. Conclusions Illicit drugs have several popular names and various mechanisms of action. When confronting drug consumption this information is crucial to provide an adequate treatment and withdrawal management. However, it is important to keep in mind that this work only represents a management guide and that treatment should always focus on the condition and clinical manifestations of the patient.
Descritores: Drogas Ilícitas/classificação
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Terminologia como Assunto
-Chile
Cultura Popular
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1141568
Autor: Milcharek, William Freire; Mufato, Leandro Felipe; Oliveira, Daniela do Carmo.
Título: Mal de Simioto: práticas de saúde às crianças no interior do Brasil / Simioto's disease: health practice for children in the interior of Brazil
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;15(1):155-162, 07/06/2016.
Idioma: en; pt.
Resumo: The "Simioto'sDisease" is a disease that has popular legitimacy and influences the search for treatment for infant health problems. This study aimed to understand the health practices related to Simioto'sDisease in a city in the interior of Brazil, from the perspective of parents of treated children. This is a qualitative and descriptive study performed by obtaining data using a semi-structured questionnaire with parents of children who were diagnosed and treated for the Simioto'sDisease. The data were subjected to content analysis. The categories discussedwere: The Simioto'sDisease pathology and its cultural aspects: symptoms, diagnosis, treatment and its indications and effectiveness; Relationship between Simioto'sDisease and professionalhealth care; The profile of healers or informal care and religiosity in the care of Simioto'sDisease. It was concluded that diagnosis and treatment are practices based on symptoms that generate a popular diagnosis. By describing the parent perspective, this practice is based on the belief of the treatmentefficacy and is legitimized by the healer reception, guidelines and precautionary measures of the disease that are passed, among other care, in addition to the baths performing frequency.

O "Mal de Simioto" é uma doença que possui legitimidade popular e queinfluencia a busca por tratamento para problemas de saúde infantil. Objetivou-se compreender as práticas de saúde relacionadas ao Mal de Simioto em um município no interior do Brasil, na perspectiva dos pais das crianças tratadas. Estudo qualitativo, descritivo, realizado através da obtenção de dados com o uso de questionário semiestruturado com os pais de crianças que foram diagnosticadas e tratadas com o Mal de Simioto. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo.As categorias discutidas foram: A patologia Mal de Simioto e seus aspectos culturais: os sintomas, o diagnóstico, o tratamento e sua indicação e eficácia; Relação entre Mal de Simioto e os cuidados profissionais de saúde;Operfil dos curandeiros ou cuidadores informais e a religiosidade no cuidado ao Mal de Simioto. Concluiu-se queo diagnóstico e o tratamento são práticas baseadas em sintomas que geram um diagnóstico popular. Através da descrição pela perspectiva dos pais, essa práticabaseia-se na crença da eficácia do tratamento e é legitimada pelo acolhimento do curandeiro,das orientações e medidas de precaução da doença que são repassadas, entre outros cuidados, além da periodicidade de realização dos banhos.
Descritores: Transtornos da Nutrição Infantil/complicações
Desnutrição Proteico-Calórica
Saúde do Lactente
-Plantas Medicinais/parasitologia
Banhos/enfermagem
Pessoal de Saúde
Cultura
Cultura Popular
Medicina Tradicional/efeitos adversos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1145924
Autor: Mendes, Valéria Monteiro.
Título: Entre pontes, travessias e encruzilhadas: corpos em tensão, inventando resistências e existências rizomáticas / Through bridges, crossings and crossroads: bodies in tension, inventing existences and resistances rhizomatics.
Fonte: São Paulo; s.n; 2020. 509 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Tecer uma cartografia é produzir mundos com as existências que encontramos no caminho. Nesta navegação, vamos experimentando um conjunto de travessias que abrem possibilidades para nos ocuparmos de uma multidão de existências e de nós mesmos como pesquisadores-viventes. Foi esta experiência que vivenciei no Jardim São Luiz, Jardim Ângela, Capão Redondo, zona sul de São Paulo, partindo da questão: "o que vem de fora e a saúde não enxerga?". Os ventos do fora me chamavam. Nesta navegação, compartilhada intensivamente com várias vidas, incluindo os integrantes do grupo Micropolítica e Saúde, aportei inicialmente em um quilombo cultural do Jardim São Luiz: o Sarau da Cooperifa. De lá, guiada pelas mãos de uma Griot, pisei em outro quilombo: a Casa Popular de Cultura de M'Boi Mirim. De encontro em encontro, cheguei em diferentes Corpes-Casa que me permitiram conhecer o que compõe e atravessa suas existências e seus modos de viver: literatura e cultura periférica; saraus nas escolas e para além dela; saberes-fazeres da cultura popular; teatro negro feminino; feminismo negro; trabalho de permanência; racismo; mulheres negras e gordas na dança e no teatro; modos de vida compartilhados; produção de um existir em transito; LGBTQUIA+fobia; encarceramento em massa da população negra; saúde das mulheres negras... E do encontro com um rizoma de produções ético-político-estético-poético-artístico habitado por esta constelação de existências, minha questão se amplificou e se evidenciou como tais experiências podem interrogar as práticas de saúde e a políticas públicas, bem como ensinar sobre estratégias de cuidado coletivo. Assim, no caminhar-navegar por entre pontes, travessias e encruzilhadas com estes Corpes-Casa-Multidão, que seguem em tensão inventando existências e resistências rizomáticas, aconteceu esta navegação cartográfica.

Working with the cartographic method is to make worlds peopled with the existences we find along the way. In this travel, we experience a series of transitions that create possibilities for us to deal with a multitude of existences and with ourselves as living-researchers. It was such experience I've been through in Jardim São Luiz, Jardim Ângela, Capão Redondo, south zone of the municipality of São Paulo, having started from the question: "what happens outside and healthcare cannot see?". The winds outside were calling me. In this travel, which was intensively shared with several beings, including members of the Micropolitics and Healthcare group, I first landed in a cultural quilombo in Jardim São Luiz: the Soiree of Cooperifa. From there, guided by a Griot's hands, I stepped on another quilombo: the People's Cultural House of M'Boi Mirim. From meeting to meeting, I arrived at different Bodies-Houses that allowed me to know what makes and permeates their existences and their ways of life: peripheric literature and culture; soirees in schools and outside them; popular culture know-how; black women's theater; black feminism; permanence work; racism; black and obese women in dance and theater; shared ways of life; the making of an existence in transit; homophobia; mass incarceration of the black population; healthcare of black women ... And with this encounter with a rhizome of ethical, political, aesthetic, poetic and artistic productions inhabited by this constellation of existences, my original question expanded and became evident how many experiences can interrogate health practices and public policies, as well as using collective care. Thus, in walking and navigating through bridges, crossings and crossroads with these Bodies-Houses-crowd, which remain in tension, inventing rhizomatic existences and resistances, this cartographic navigation took place.
Descritores: Áreas de Pobreza
Cultura Popular
Literatura
-Política de Saúde
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1117896
Autor: Riera, María; Toth, Erika.
Título: Conocimiento sobre saberes populares del personal sanitario del Servicio Desconcentrado Hospital Universitario Pediátrico Dr. Agustin Zubillaga / Knoledge on popular beliefs of medical staff of the service desconcentrado Hospital Universitario Pediátrico Dr. Agustín Zubillaga
Fonte: Bol. méd. postgrado;36(2):26-30, dic.2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: Este estudio se sustentó en el paradigma cuantitativo orientado bajo una investigación de tipo descriptivo cuyo propósito fue describir el conocimiento sobre saberes populares del personal sanitario que labora en el Servicio de Atención Médica Inmediata del Servicio Desconcentrado Hospital Universitario Pediátrico Dr. Agustín Zubillaga. La muestra estuvo conformada por 10 médicos y 8 enfermeras a quienes se les aplicó una encuesta a través de un cuestionario con escala tipo Likert el cual fue validado por la técnica de juicio de expertos. Los resultados indican que los encuestados manifiestan una tendencia positiva en cuanto a que a la consulta llegan pacientes cuyas madres usan las creencias y costumbres de sus ancestros para tratar las enfermedades que padecen, respetando y reconociendo el saber popular que poseen las madres de los pacientes. Existe una tendencia negativa en la utilización de los saberes populares en la práctica médica, así como en la combinación del saber popular y el saber científico para tratar la enfermedad y en la posibilidad de integrar de manera pedagógica los saberes populares en la educación para la salud. Por otra parte expresan una marcada tendencia positiva en cuanto a que las madres utilizan los saberes populares por sus condiciones socioeconómicas y en el hecho de que la educación o valores recibidos por ellas influyen en el uso de dichas creencias; de igual forma, la mayoría expresa una tendencia positiva en que las creencias y costumbres maternales puedan generar intoxicaciones en los pacientes y una tendencia negativa en su habilidad para curar la enfermedad(AU)

This study was based on a quantitative paradigm oriented under descriptive field research. The purpose of this study was to describe knowledge on popular beliefs of patient's parents of the medical staff who work in the Servicio de Atención Médica Inmediata of the Servicio Desconcentrado Hospital Universitario Pediátrico Dr. Agustín Zubillaga. The sample consisted of 10 doctors and 8 nurses who were given a Likert-scale questionnaire which was validated by the expert judgment technique. The results demonstrate that respondents show a positive view in regards to the fact that patients mothers with beliefs and customs of their ancestors attend the consult, respecting and recognizing their popular belief system; there is a negative view in the use of popular beliefs in medical practice, combination of popular and scientific knowledge and the possibility of integration of popular beliefs into health education. On the other hand, they express a marked positive view in regards to the use of popular belief based on socioeconomic conditions and that the education or values received by them influence the use of these beliefs; similarly, most respondents express a positive view in relation to beliefs and customs leading to poisoning in patients and a negative view in the possibility that these beliefs cure disease(AU)
Descritores: Pessoal de Saúde
Educação
Capacitação Profissional
Cultura Popular
-Mudança Social
Participação da Comunidade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


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Id: biblio-1053246
Autor: Mesquita, Olênia Aidê L; Medeiros, Rosie Marie N.
Título: Significações culturais e simbólicas da dança do Maculelê do Balé Folclórico da Bahia / Cultural and symbolic meanings of the Maculelê Dance of the Folkloric Ballet of Bahia / Cultural and symbolic meanings of the Maculelê Dance of the Folkloric Ballet of Bahia
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;27(4):207-218, jul.-set. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este ensaio tem como objetivo descrever e refletir sobre o universo simbólico e cultural da coreografia Maculelê apresentada pelo Balé Folclórico da Bahia (BFBA), no espetáculo Herança Sagrada. Partimos da descrição das cenas dessa coreografia, incluindo os gestos, os figurinos, a formação dos bailarinos e as letras das músicas, que em conjunto construíram uma rede de significados que permitiu identificar os símbolos culturais inscritos nessa versão da referida manifestação da cultura popular, que serviu de inspiração para o espetáculo artístico do grupo baiano. As impressões culturais e simbólicas permitidas na cena do Maculelê do BFBA variaram desde a formação dos bailarinos no palco até os cânticos entoados por eles e foram discutidas utilizando os principais autores que dialogam com os temas, conforme eles foram surgindo. Esses diálogos entre obra artística e autores, mediados no presente ensaio, permitiram ampliar a reflexão simbólica e cultural presente nas danças afro-brasileiras, entendendo-as como campo fértil que permite se apropriar do conhecimento sensível e aberto que a dança proporciona, promovendo uma educação livre de determinismos e reducionismos. Desse modo, a visão de corpo é também ampliada, ajudando a compreendê-lo livre de simplificações pré-determinadas que o assemelha a uma simples máquina, mas que considera seus simbolismos e sua capacidade sensível e expressiva, tornando-o sujeito, obra de arte em constante troca e construção...(AU)

This essay aims to describe and reflect on the symbolic and cultural universe of the Maculelê choreography presented by the Folkloric Ballet of Bahia (BFBA), in the show Sacred Heritage. We started with the description of the scenes of this choreography, including the gestures, the costumes, the training of the dancers and the lyrics of the songs, which together built a network of meanings that allowed the identification of the cultural symbols inscribed in this version of the popular manifestation of culture. served as inspiration for the artistic performance of the Bahian group. The cultural and symbolic impressions allowed in the BFBA Maculelê scene varied from the formation of the dancers on stage to the chants they sang and were discussed using the main authors who dialogued with the themes as they emerged. These dialogues between artistic work and authors, mediated in the present essay, have allowed to broaden the symbolic and cultural reflection present in the Afro-Brazilian dances, understanding them as a fertile field that allows to appropriate the sensitive and open knowledge that the dance provides, promoting an education free from determinism and reductionism. In this way, the body view is also enlarged, helping to understand it free of predetermined simplifications that resemble it to a simple machine, but which considers its symbolism and its sensitive and expressive capacity, making it subject, a work of art in constant exchange and construction...(AU)
Descritores: Cultura
Dança
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Símbolo Étnico
-Folclore
Cultura Popular
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Revisão
Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-603193
Autor: Ferreira, Rhaniele Sodré; Aragão, Cristal Oliveira Moniz de; Arruda, Angela.
Título: Boladão, pesadão, isso é Rio de Janeiro: notas sobre funks de torcida e de facção / Boladão, pesadão, isso é Rio de Janeiro: notes towards organized soccer fans and criminal faction funks
Fonte: Aletheia;(32):38-52, ago. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo cotejar a produção e as características dos funks de facção e de torcida no contexto do Rio de Janeiro. Para tanto, foram selecionadas amostras representativas de funks de torcida/facção a partir do material coletado em CDs piratas e na rede mundial de computadores: 39 funks da facção criminosa Comando Vermelho e 44 da torcida Força Jovem Vasco. O objetivo do estudo é entender os contextos em que são produzidos, que incluem forte expressão do universo jovem. Os resultados mostraram a estruturação dessas produções em torno do conflito, da depreciação dos inimigos, da exaltação de si e dos aliados, da repartição territorial e das paródias. Vislumbrou-se assim um campo construído por representações sociais, baseado em ancoragens que capturam, transformam e readaptam elementos de universos aparentemente distantes, como as guerras do Afeganistão e o ambiente funk dos EUA nos anos 70.

This work aims at comparing the production of forbidden funk music and funk music produced by organized fans of soccer teams in the context of Rio de Janeiro. The analysis is to be conducted through the examination of 39 forbidden funk songs’ content which quotes the criminal faction “Comando Vermelho”, plus 44 other funk songs produced by an organized soccer fans team entitled “Força Jovem Vasco”. The objective of the study is to understand the contexts where they are produced, as an expression of the universe of youngsters. The results showed relations in both samples, between conflict, the depreciation of the enemies, self-exaltation and of their allies, territorial distribution and parodies. The construction of social representations is glimpsed thus, based in elements of apparently distant universes, such as the war in Afghanistan and the American funk in the 70´s.
Descritores: Comportamento Social
Cultura Popular
Música
-Grupo Social
Limites: Humanos
Responsável: BR1530.1 - Biblioteca Martinho Lutero



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