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Id: biblio-1053246
Autor: Mesquita, Olênia Aidê L; Medeiros, Rosie Marie N.
Título: Significações culturais e simbólicas da dança do Maculelê do Balé Folclórico da Bahia / Cultural and symbolic meanings of the Maculelê Dance of the Folkloric Ballet of Bahia / Cultural and symbolic meanings of the Maculelê Dance of the Folkloric Ballet of Bahia
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;27(4):207-218, jul.-set. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este ensaio tem como objetivo descrever e refletir sobre o universo simbólico e cultural da coreografia Maculelê apresentada pelo Balé Folclórico da Bahia (BFBA), no espetáculo Herança Sagrada. Partimos da descrição das cenas dessa coreografia, incluindo os gestos, os figurinos, a formação dos bailarinos e as letras das músicas, que em conjunto construíram uma rede de significados que permitiu identificar os símbolos culturais inscritos nessa versão da referida manifestação da cultura popular, que serviu de inspiração para o espetáculo artístico do grupo baiano. As impressões culturais e simbólicas permitidas na cena do Maculelê do BFBA variaram desde a formação dos bailarinos no palco até os cânticos entoados por eles e foram discutidas utilizando os principais autores que dialogam com os temas, conforme eles foram surgindo. Esses diálogos entre obra artística e autores, mediados no presente ensaio, permitiram ampliar a reflexão simbólica e cultural presente nas danças afro-brasileiras, entendendo-as como campo fértil que permite se apropriar do conhecimento sensível e aberto que a dança proporciona, promovendo uma educação livre de determinismos e reducionismos. Desse modo, a visão de corpo é também ampliada, ajudando a compreendê-lo livre de simplificações pré-determinadas que o assemelha a uma simples máquina, mas que considera seus simbolismos e sua capacidade sensível e expressiva, tornando-o sujeito, obra de arte em constante troca e construção...(AU)

This essay aims to describe and reflect on the symbolic and cultural universe of the Maculelê choreography presented by the Folkloric Ballet of Bahia (BFBA), in the show Sacred Heritage. We started with the description of the scenes of this choreography, including the gestures, the costumes, the training of the dancers and the lyrics of the songs, which together built a network of meanings that allowed the identification of the cultural symbols inscribed in this version of the popular manifestation of culture. served as inspiration for the artistic performance of the Bahian group. The cultural and symbolic impressions allowed in the BFBA Maculelê scene varied from the formation of the dancers on stage to the chants they sang and were discussed using the main authors who dialogued with the themes as they emerged. These dialogues between artistic work and authors, mediated in the present essay, have allowed to broaden the symbolic and cultural reflection present in the Afro-Brazilian dances, understanding them as a fertile field that allows to appropriate the sensitive and open knowledge that the dance provides, promoting an education free from determinism and reductionism. In this way, the body view is also enlarged, helping to understand it free of predetermined simplifications that resemble it to a simple machine, but which considers its symbolism and its sensitive and expressive capacity, making it subject, a work of art in constant exchange and construction...(AU)
Descritores: Cultura
Dança
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Símbolo Étnico
-Folclore
Cultura Popular
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Revisão
Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-603193
Autor: Ferreira, Rhaniele Sodré; Aragão, Cristal Oliveira Moniz de; Arruda, Angela.
Título: Boladão, pesadão, isso é Rio de Janeiro: notas sobre funks de torcida e de facção / Boladão, pesadão, isso é Rio de Janeiro: notes towards organized soccer fans and criminal faction funks
Fonte: Aletheia;(32):38-52, ago. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo cotejar a produção e as características dos funks de facção e de torcida no contexto do Rio de Janeiro. Para tanto, foram selecionadas amostras representativas de funks de torcida/facção a partir do material coletado em CDs piratas e na rede mundial de computadores: 39 funks da facção criminosa Comando Vermelho e 44 da torcida Força Jovem Vasco. O objetivo do estudo é entender os contextos em que são produzidos, que incluem forte expressão do universo jovem. Os resultados mostraram a estruturação dessas produções em torno do conflito, da depreciação dos inimigos, da exaltação de si e dos aliados, da repartição territorial e das paródias. Vislumbrou-se assim um campo construído por representações sociais, baseado em ancoragens que capturam, transformam e readaptam elementos de universos aparentemente distantes, como as guerras do Afeganistão e o ambiente funk dos EUA nos anos 70.

This work aims at comparing the production of forbidden funk music and funk music produced by organized fans of soccer teams in the context of Rio de Janeiro. The analysis is to be conducted through the examination of 39 forbidden funk songs’ content which quotes the criminal faction “Comando Vermelho”, plus 44 other funk songs produced by an organized soccer fans team entitled “Força Jovem Vasco”. The objective of the study is to understand the contexts where they are produced, as an expression of the universe of youngsters. The results showed relations in both samples, between conflict, the depreciation of the enemies, self-exaltation and of their allies, territorial distribution and parodies. The construction of social representations is glimpsed thus, based in elements of apparently distant universes, such as the war in Afghanistan and the American funk in the 70´s.
Descritores: Comportamento Social
Cultura Popular
Música
-Grupo Social
Limites: Humanos
Responsável: BR1530.1 - Biblioteca Martinho Lutero


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Id: biblio-881215
Autor: Santos Junior, Nei Jorge dos.
Título: Olavo Bilac e as diversões suburbanas: a projeção de uma geografia moral carioca (1904-1906) / Olavo Bilac and the suburban amusement: the projection of a carioca moral geography (1904-1906)
Fonte: Licere (Online);20(4):350-371, dez.2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Neste texto, faremos o esforço de, através de um exercício historiográfico, pensar alguns significados atribuídos às manifestações da "cultura popular" nos arrabaldes dos subúrbios da cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, a base de nossa argumentação se estabelece na tentativa de compreender as representações criadas pelas crônicas de Olavo Bilac, que não somente desqualificavam como também estereotipavam as práticas de lazer da região arrabaldina. Quanto ao recorte temporal adotado (1904-1906), levou-se em conta os textos produzidos na Revista Kos¬mos, entre os anos de 1904 a 1906, período em que o autor teceu diversas críticas às formas de diversão suburbana, buscando redefinir usos e costumes considerados inadequados aos padrões daquilo que se julgaria civilizado.

In this text, we will make the effort, through a historiographic exercise, to think some meanings attributed to the manifestations of "popular culture" in the suburbs of the city of Rio de Janeiro. The representations created by the chronicles of Olavo Bilac, which not only disqualified but also stereotyped the leisure practices of the suburban region. Took into account the texts produced in the Revista Kosmos, between from 1904 to 1906, a period in which the author made several criticisms of the forms of suburban entertainment, seeking to redefine customs considered inadequate to the standards of what was considered civilized.
Descritores: Meio Social
Identificação Social
Estereotipagem
Dança
Cultura Popular
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-976358
Autor: Souza, Maira Ribeiro de; Perucchi, Juliana.
Título: "A periferia invade o centro": uma análise sobre a apropriação do espaço urbano por jovens pobres / "the periphery invades the center": an analysis of the urban space appropriation by poor young people / "la periferia invade el centro": un análisis sobre la apropiación del espacio urbano por jóvenes pobres
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;13(3):1-16, set.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo trata dos conflitos advindos da apropriação do espaço central por jovens pobres de uma cidade de médio porte da Zona da Mata Mineira. Isto a partir da participação em um projeto realizado por uma Organização não Governamental no qual são desenvolvidas batalhas de rap. As análises foram construídas a partir das observações registradas em diário de campo, um grupo focal desenvolvido com cinco jovens e duas entrevistas semiestruturadas: uma individual, realizada com o organizador da batalha, e a outra em dupla, desenvolvida com dois jovens colaboradores. Para a análise de dados, foi utilizada a Análise do Discurso Foucauldiana. Com o estudo, pôde-se constatar a presença de dois principais conflitos: a relação com a prefeitura e com os moradores do centro. Nesse contexto, identificaram-se diferentes posicionamentos dos interlocutores a respeito dos conflitos vivenciados, que apontam tanto para possibilidades de resistência quanto para a incorporação dos discursos dominantes.

The present article deals with conflicts arising from the appropriation of the central space by poor young people from a medium sized city in the Zona da Mata Mineira. This, based on the participation in a project accomplished by a non-governmental organization in which rap battles are developed. The analyzes were constructed from the observations recorded in field diary, a focal group developed with five young people and two semi-structured interviews: one individual conducted with the organizer of the battle and the other in double developed with two young collaborators. For the data analysis, it was used Discourse Analysis from Foucault. Through the study, it was possible to find the presence of two main conflicts: the relationship with the city hall and with the center residents. In this context, it was identified different positions of the interlocutors about the experienced conflicts that points both for possibilities of resistance and for the incorporation of the dominant discourses. In this context, it was identified different positions of the interlocutors about the experienced conflicts that points both for possibilities of resistance and for the incorporation of the dominant discourses.

El presente artículo trata de los conflictos resultantes de la apropiación del espacio central por jóvenes pobres de una ciudad de tamaño mediano de la Zona da Mata Mineira. Todo ello a partir de la participación en un proyecto realizado por una Organización no Gubernamental en el cual se desarrollan batallas de rap. Los análisis se construyeron a partir de las observaciones registradas en diario de campo, un grupo focal desarrollado con cinco jóvenes y dos entrevistas semiestructuradas: una individual realizada con el organizador de la batalla y la otra en pareja desarrollada con dos jóvenes colaboradores. Para el análisis de datos fue utilizado el Análisis del Discurso Foucaultiano. A través del estudio se puede constatar la presencia de dos principales conflictos: la relación con el ayuntamiento y con los residentes del centro. En este contexto, se identificaron diferentes posicionamientos de los interlocutores a respecto de los conflictos vividos que apuntan tanto para posibilidades de resistencia como para la incorporación de los discursos dominantes.
Descritores: Assunção de Riscos
Áreas de Pobreza
-Psicologia Social
Conflito Psicológico
Área Urbana
Cultura Popular
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-996162
Autor: Gomes, Vivianne Limeira Azevedo; Santos, Sheylla Miris de Lima; Lisboa, Thiago Felipe Maia; Araujo, Allyson Carvalho de.
Título: A cultura da convergência no cartola FC: interação, consumo e gamificação pelas mídias sociais / The culture of convergence at the cartola FC: interaction, consumption and gamification by the social media
Fonte: Licere (Online);22(1):i:01-f:23, mar.2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo propõe a análise do fantasy game Cartola FC, a partir da noção de cultura da convergência de JENKINS (2009), e aponta indicadores para reflexões no campo do consumo das práticas sociais e de lazer. Para tanto, abordamos o conceito da convergência, no âmbito do game, para explicar como o conteúdo de mídia é retransmitido no ciberespaço por meio da interação entre os participantes e as mídias. Para verificar quais suportes midiáticos subsidiaram a produção dos conteúdos, utilizamos a netnografia, uma vez que essa perspectiva coexiste com as dimensões da convergência nas estratégias de divulgação do jogo. Percebe-se que são várias as formas de participação dos usuários, alimentadas por novas interações a cada rodada do campeonato. Isso permite pensar o consumo das mídias pelos usuários e nos parece um campo fértil de articulação sobre modelos de jogos para aprendizagem por refletirem práticas de gamificação.

This article proposes the analysis of the fantasy game Cartola FC, starting from the notion of convergence culture of the theoretical JENKINS (2009), and points out indicators for reflections in the field of consumption of social and leisure practices. To do this, we approach the concept of convergence within the game to explain how media content is retransmitted in cyberspace through the interaction between participants and the media. In order to verify which media supports the production of content, we use the ethnography of social networks, since this perspective coexists with the dimensions of convergence in the strategies of dissemination of the game, since it is perceived that there are several forms of user participation, fueled by new interactions every round of the championship. This allows us to think about the consumption of the media by the users and we seem to find a fertile field of articulation about models of games for learning because they reflect gamification practices.
Descritores: Futebol
Meios de Comunicação
Jogos de Vídeo
Mídias Sociais
Cultura Popular
Redes Sociais Online
-Antropologia Cultural
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-967680
Autor: Nogueira, Quéfren Weld Cardozo.
Título: Aversão puritana ao divertimento: uma análise dos divertimentos e as tentativas de reforma da cultura popular europeia medieval / Puritane aversion to fun: an analysis of the fun and the reforming tries of medieval european people's culture
Fonte: Licere (Online);21(3):i:410-f:441, set.2018.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo descreve e analisa as recreações populares medievais e o modo como estas passaram por um processo de reforma para a constituição de uma nova moralidade dos costumes. São analisadas como diversas práticas começam a entrar em decadência a partir do modo com o clero, a nobreza e burguesia começam a coloca-las em suspeita. Particularmente, é analisada a influência do movimento puritano, na direção de uma nova ética pautada no trabalho e com fins racionais.

This article describes and analyses the popular medieval recreations and how they went through a process of reform for the constitution of a new morality of customs. They are analysed how diverse practices begin to fall into decadence from the way the clergy, the nobility and bourgeoisie begin to put them in suspicion. In particular, the influence of the Puritan movement is analysed, in the direction of a new ethics based on work and with rational goals.
Descritores: Recreação
Religião e Ciência
Catolicismo
História Medieval
Europa (Continente)
Cultura Popular
Atividades de Lazer
Limites: História Medieval
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-910966
Autor: Melo, Victor Andrade de.
Título: "Vai malandra", Anitta e a urgência da animação cultural / "Vai Malandra", Anitta and the urgency of cultural animation
Fonte: Licere (Online);21(2):i:404-f:421, junho2018.
Idioma: pt.
Resumo: A partir de uma ocorrência contemporânea, as polêmicas que desencadeou o clipe da música "Vai malandra", da cantora Anitta, este artigo objetiva recuperar algumas antigas ideias acerca da animação cultural, chamando a atenção para certos parâmetros de atuação que podem ainda se mostrar interessantes para pensar os desafios a serem assumidos pelo profissional de lazer.

Since a contemporary occurrence, the controversies that triggered the "clip" "Vai malandra", by singer Anitta, this article aims to recover some old ideas about cultural animation, noting that certain parameters of performance may still be interesting to think about the work of the leisure professional.
Descritores: Poder Psicológico
Feminismo
Dança
Racismo
Cultura Popular
Aculturação
Atividades de Lazer
Antropologia Cultural
Música
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1087306
Autor: Starosta, Juliana Alves; Anjos, Mônica de Caldas Rosa dos.
Título: "Cantos e saberes": processo de construção de um documentário sobre plantas medicinais / "Cantos e saberes": process of building a documentary about medicinal plants / "Cantos e saberes": proceso de construcción de un documental sobre hierbas medicinales
Fonte: RECIIS (Online);14(1):199-211, jan.-mar. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: As práticas integrativas e complementares buscam espaço em um contexto pautado na visão biologicista da saúde. Neste sentido, os saberes tradicionais e populares têm sido silenciados, sendo seu potencial promotor de saúde reduzido às práticas individuais, reprimidas pelo sistema que provê o cuidado à saúde. Este artigo tem por objetivo a descrição do processo de construção do documentário Cantos e Saberes, com mulheres, sobre saberes e práticas populares do uso de plantas medicinais. O gênero documentário promove comunicação intercultural capaz de trazer o conhecimento carregado de subjetividades e impressões. A montagem do documentário é pautada na análise do discurso das personagens, aprimorando a compreensão sobre a problemática do silenciamento dos seus saberes. Além disso, o produto deste trabalho funciona como propagador dos conhecimentos reunidos por meio das entrevistas, multiplicando as informações para diversas esferas, incluindo, neste caso, pesquisadores, profissionais e comunidades, proporcionando o diálogo entre os saberes.

Integrative and complementary practices looks for space in a context lined up with the biologicist view of health. Besides, the traditional and popular knowledge has been silenced, being its potential health promoter reduced to individual practices, repressed by the system which provides health care. This article aims to describe the process of construction of a documentary under the title Cantos e Saberes, with women, about learning and practices of the medicinal plants use. The documentary genre promotes intercultural communication capable of bringing information loaded with subjectivities and impressions. The documentary editing is based on the discourse analysis of the characters, improving the understanding of the problem regarding the silence in health care about their medicinal plants knowledge. The work product also serves as diffuser for the knowledge gathered by means of the interviews, multiplying the information to different spheres, including researchers, professionals and communities, providing the dialogue between different forms of knowledge.

Las prácticas integrativas y complementarias buscan espacio en un contexto pautado en la visión biologicista de la salud. En ese sentido, los saberes tradicionales y populares son silenciados, teniendo su potencial promotor de salud reducido a prácticas individuales, reprimidas por el sistema que proporciona el cuidado a la salud. Este artículo tiene por objetivo la descripción de la construcción del documental Cantos y Saberes, con mujeres, sobre saberes y prácticas populares del uso de hierbas medicinales. El género documental promueve comunicación intercultural capaz de traer el conocimiento cargado de subjetividades e impresiones. El montaje del documental es pautado en análisis del discurso de los personajes, mejorando la comprensión de la problemática del silenciamiento de sus saberes. Además, el producto de este trabajo propaga los conocimientos reunidos por medio de las entrevistas, multiplicando las informaciones para diversas esferas, incluyendo, en este caso, investigadores, profesionales y comunidades, proporcionando el diálogo entre los saberes.
Descritores: Plantas Medicinais
Atenção Primária à Saúde
Terapias Complementares
Documentários Cinematográficos
Promoção da Saúde
-Cultivos Agrícolas
Estratégia Saúde da Família
Pesquisa Qualitativa
Segurança Alimentar e Nutricional
Cultura Popular
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1022750
Autor: Tomasi, Alessandro Rodrigo Pedroso; Fortes, Rafael.
Título: O produtor de cerveja caseira em Belo Horizonte: características do grupo e interfaces / The homebrewer in Belo Horizonte: group features and links with leisure studies
Fonte: Licere (Online);22(3):34-63, set.2019.
Idioma: pt.
Resumo: A produção de cerveja caseira é um fenômeno social que pode ser empiricamente observado e associado ao campo de Estudos do Lazer. Este texto apresenta e avança em relação aos resultados parciais da tese de doutorado intitulada "Da panela ao copo: a produção de cerveja como prática de lazer", e abordou aspectos sobre um grupo de cervejeiros caseiros de Belo Horizonte ­ MG e as interfaces desta prática com o lazer. Como estudo qualitativo com características etnográficas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, acompanhamento de brassagens e produção de cerveja em casa por um dos autores, com registro em diário de campo. Observou-se que os cervejeiros compõem um grupo social, majoritariamente masculino, culturalmente próximo, inserido no mercado de trabalho e que possuem em comum as variáveis tempo, espaço e dinheiro para vivenciar seu lazer.

Craft brewering is a social phenomenon that can be empirically observed and associated with the Leisure Studies. This paper presents and goes through to partial results of a doctoral thesis named "From the pot until the glass: brewering as leisure practice" and deal with aspects of a group of craft brewers in Belo Horizonte, city in Minas Gerais state, Brazil, such as the relationship of that practice with leisure. As a qualitative study with ethnographic characteristic, interviews has been made, participation in brewering sessions and craft brewering at home made by one of the authors, registered in a field journal. The brewers can be seen as a social group, mainly males, with a cultural approach, inserted in labor world and with common characteristics free time, space and financial resources for leisure living.
Descritores: Cerveja
Mercado de Trabalho
Fatores Sociológicos
Cultura Popular
Aculturação
Atividades de Lazer
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1051287
Autor: Liguori Filho, Carlos Augusto.
Título: Músicas do elevador virtual: vaporwave, a estética, a comunidade e a violação ao direito autoral / Music from the virtual elevator: vaporwave, the aesthetics, the community and the copyright infringements
Fonte: Licere (Online);22(4):628-655, dez.2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo busca descrever e analisar o Vaporwave, movimento artístico surgido e popularizado exclusivamente na Internet. Pretende-se tratar de seu conteúdo, dos tipos de produção cultural a ele pertencente e da comunidade formada em seu entorno. Em seguida, pretende-se compreender como o sistema de direitos autorais trata o Vaporwave e quais seriam os problemas de possíveis incompatibilidades entre o sistema e este tipo de produção cultural.

This article aims to describe and analyze Vaporwave, an artistic movement that emerged and was popularized exclusively on the Internet. I intendto outlineits content, the types of cultural production related tothe movement,and the community formed in its surroundings. Afterwards, I intendto understandhow the copyright system treats Vaporwaveworksand the problems of possible incompatibilities between the copyright system and this type of cultural production.
Descritores: Arte
Direitos Autorais
Cultura Popular
AMERICAN HEART ASSOCIATIONABDOMEN, ACUTEABATTOIRS
Música
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG



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