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Id: biblio-882051
Autor: Soares, Gabriel Porto; Klein, Carlos Henrique; Souza e Silva, Nelson Albuquerque; Moraes, Glaucia Maria.
Título: Evolução da mortalidade por doenças do aparelho circulatório e do Produto Interno Bruto per capita nos municípios do Estado do Rio de Janeiro / Evolution of mortality from diseases of the circulatory system and of gross domestic product per capita in the Rio de Janeiro state municipalities
Fonte: Int. j. cardiovasc. sci. (Impr.);31(2):123-132, mar.-abr. 2018. tab, ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: Background: Diseases of the circulatory system are the leading cause of death in Brazil and the world, falling progressively during the twentieth century, preceded by an increase in Gross Domestic Product. Objective: To correlate balanced and adjusted mortality rates from circulatory system diseases in the municipalities of Rio de Janeiro state between 1979 and 2010 with the gross domestic product per capita (GDPpc) beginning in 1950. Methods: Population and death data were obtained from the Department of Information and Computer Services at the National Health System/Brazilian Ministry of Health (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde - Ministério da Saúde - DATASUS-MS). Mortality rates were calculated for Ischemic Heart Disease (IHD), Cerebrovascular Disease (CBVD), and Circulatory System Disease (CSD); adjusted by the direct method; and balanced for ill-defined causes. The GDPpc data were obtained from the Institute of Applied Economic Research (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas - IPEA). Mortality rates were correlated with socioeconomic indicators using Pearson's linear correlation coefficient to determine the annual optimized lag time. Regression slope coefficients between the dependent disease and independent socioeconomic indicator were estimated. Results: In recent decades, there has been a reduction in mortality from CSD in all Rio de Janeiro state municipalities, mainly due to a decline in mortality from CBVD. The decline in mortality from CSD was preceded by an increase in the GDPpc, and a strong correlation was observed between this index and mortality rates. Conclusion: The evolution of the variation in GDPpc demonstrated a strong correlation with the reduction in CSD mortality. This relationship demonstrates the importance of improving the living conditions of the population to reduce cardiovascular mortality

Fundamentos: As doenças do aparelho circulatório são a primeira causa de morte no Brasil e no mundo, apresentando progressiva queda durante o século XX, precedida por elevação no Produto Interno Bruto. Objetivo: Correlacionar taxas de mortalidade compensadas e ajustadas por doenças do aparelho circulatório nos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (ERJ) entre 1979 e 2010, com o Produto Interno Bruto per capita (PIBpc) a partir de 1950. Métodos: Populações e óbitos obtidos no DATASUS/MS. Calcularam-se taxas de mortalidade por Doenças Isquêmicas do Coração (DIC), Doenças Cerebrovasculares (DCBV), e Doenças do Aparelho Circulatório (DAC), e compensadas por causas mal definidas e ajustadas pelo método direto. Dados de PIBpc foram obtidos no Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). As taxas de mortalidade e o indicador socioeconômico foram correlacionados, pela estimação de coeficientes lineares de Pearson, para determinar a defasagem anual otimizada. Foram estimados os coeficientes de inclinação da regressão entre a dependente doença e a independente indicador socioeconômico. Resultados: Nas últimas décadas houve redução da mortalidade por DAC em todos os municípios do ERJ, esta ocorreu principalmente por queda da mortalidade por DCBV. A queda da mortalidade por doenças do aparelho circulatório foi precedida por elevação do PIBpc, com forte correlação entre o indicador e as taxas de mortalidade. Conclusão: A variação evolutiva do PIBpc demonstrou elevada correlação com a redução da mortalidade por DAC. Essas relações sinalizam a importância na melhoria das condições de vida da população para reduzir a mortalidade cardiovascular
Descritores: Sistema Cardiovascular
Mortalidade
Acidente Vascular Cerebral/mortalidade
-Fatores Socioeconômicos
Indicadores Econômicos
Fatores de Risco
Produto Interno Bruto
Governo Local
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR44.1 - Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática Prof. Dr. Luiz Venere Décourt


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Id: biblio-1177793
Autor: Benito, Linconl Agudo Oliveira; Lima, Rosana da Cruz.
Título: Perfil sociodemográfico e sociopolítico dos profissionais de enfermagem candidatos nas eleições municipais de 2020 / Sociodemographic and socio-political profile of candidate nursing professionals in the 2020 municipal elections / Perfil sociodemográfico y sociopolítico de los profesionales de enfermería candidatos a las elecciones municipales de 2020
Fonte: REVISA (Online);10(1):165-180, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar o perfil socioeconômico e sociopolítico de profissionais de enfermagem que se candidataram nas eleições municiais de 2020. Método: Estudo exploratório, descritivo, comparativo e quantitativo, sendo os dados adquiridos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Resultados: Foram identificados 8.605 profissionais de enfermagem, sendo que 54,5% (n=4.688) formada por técnicos e auxiliares de enfermagem e 45,5% (n= 3.917) de enfermeiros, 70,7% (n=6.081) eram de pessoas do sexo feminino, 36,5% (n=3.140) possuíam entre 40 a 49 anos, 48% (n=4.128) eram de cor/raça branca, 45,4% (n=3.906) eram casadas(os), 49,4% (n=4.253) possuíam ensino médio completo (EMC), 99,5% (n=8.566) eram brasileiros natos, 95,6% (n=8.230) concorreram ao cargo de vereador, 97,1% (n=8.356) não estavam concorrendo à reeleição, 97,1% (n=8.356) concorrendo na forma de partido político isolado e 8,9% (n=764) se elegeram pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Considerações finais: Foi identificada reduzida participação de profissionais de enfermagem no pleito eleitoral desenvolvido no ano de 2020.

Objective: To analyze the socioeconomic and socio-political profile of nursing professionals who ran in the 2020 municipal elections. Method: Exploratory, descriptive, comparative and quantitative study, the data being acquired at the Superior Electoral Court (TSE). Results: 8.605 nursing professionals were identified, 54.5% (n=4.688) of nursing technicians and assistants and 45.5% (n=3.917) of nurses, 70.7% (n=6.081) were of female, 36.5% (n=3.140) were between 40 and 49 years old, 48% (n=4.128) were white 45.4% (n=3.906) were married, 49.4% (n=4.253) had completed high school (EMC), 99.5% (n=8.566) were born Brazilians, 95.6% (n=8.230) ran for the position of councilor, 97.1% (n=8.356) were not running for re-election, 97,1% (n=8.356) running as an isolated political party and 8.9% (n=764) were elected by the Brazilian Democratic Movement (MDB). Final considerations: A reduced participation of nursing professionals in the electoral election developed in 2020 was identified.

Objetivo: Analizar el perfil socioeconómico y sociopolítico de los profesionales de enfermería que se presentaron a las elecciones municipales de 2020. Método: Estudio exploratorio, descriptivo, comparativo y cuantitativo, siendo los datos adquiridos en el Tribunal Superior Electoral (TSE). Resultados: Se identificaron 8.605 profesionales de enfermería, 54.5% (n=4.688) de técnicos y auxiliares de enfermería y 45.5% (n=3.917) de enfermeras, 70.7% (n=6.081) fueron de las mujeres, el 36,5% (n=3.140) tenían entre 40 y 49 años, el 48% (n=4.128) eran blancas, 45,4% (n=3.906) estaban casadas, 49,4% (n=4.253) había completado la escuela secundaria (EMC), 99,5% (n=8.566) nacieron brasileños, 95,6% (n=8.230) se postuló para el cargo de concejal, 97,1% (n=8.356) no se postularon para la reelección, el 97,1% (n=8.356) se postuló como partido político aislado y el 8,9% (n=764) fueron elegidos por el Movimiento Democrático Brasileño (BMD). Consideraciones finales: Se identificó una reducida participación de los profesionales de enfermería en la elección electoral desarrollada en 2020.
Descritores: Política
Governo Local
Enfermeiras e Enfermeiros
Assistentes de Enfermagem
Responsável: BR2040.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-890293
Autor: Casanova, Angela Oliveira; Cruz, Marly Marques; Giovanella, Ligia; Alves, Glaydes dos Reis; Cardoso, Gisela Cordeiro Pereira.
Título: A implementação de redes de atenção e os desafios da governança regional em saúde na Amazônia Legal: uma análise do Projeto QualiSUS-Rede / Health care networks implementation and regional governance challenges in the Legal Amazon Region: an analysis of the QualiSUS-Rede Project
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;22(4):1209-1224, Abr. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo objetiva analisar potencialidades, limites e desafios da governança regional no processo de implementação de redes de atenção à saúde, em três regiões da Amazônia: Alto Solimões (AM), Metropolitana de Belém (PA) e Topama, região interestadual englobando os estados de Tocantins, Pará e Maranhão. Tem por base pesquisa avaliativa da implementação do Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede). Trata-se de investigação qualitativa, por meio de estudo de casos múltiplos, tendo como fontes a análise de documentos oficiais e entrevistas semiestruturadas com atores-chave, realizadas entre julho e dezembro de 2014. A análise da governança abarcou três componentes: os atores envolvidos, sobretudo os grupos condutores locais e sua capacidade de coordenação e articulação regional; as estratégias para o fortalecimento da governança regional, ancoradas na modelização da intervenção; e a implementação das redes de atenção. Os resultados apontam que as comissões gestoras regionais conformaram a principal estratégia da governança e que o Projeto QualiSUS-Rede reforçou a governança e a integração regional de modo diferenciado entre os casos, a depender da capacidade de direção e consenso entre os atores sobre as prioridades regionais e políticas.

Abstract This paper aims to analyze the potential, limits and challenges of regional governance in the implementation process of health care networks in three Brazilian regions: Alto Solimões (Amazonas), Belém (Pará) and an interstate region comprising Tocantins, Pará and Maranhão states (Topama). The study is based on the evaluation study on the implementation of the Quality Health Care Network Development and Improvement Project (QualiSUS-Rede). This is a qualitative multiple case study with the analysis of official documents and use of semi-structured interviews with key stakeholders conducted from July to December 2014. Governance review encompassed three components: stakeholders involved, especially local steering groups and their regional coordination capacity; strategies used for strengthening regional governance, anchored on the intervention's modeling; and implementation of local health care networks. Results point that the regional managing commissions were the main governance strategy and that the QualiSUS-Rede Project strengthened regional governance and integration differently in every case, depending on stakeholders' administration and consensus capacity on regional and political priorities.
Descritores: Regionalização da Saúde/organização & administração
Atenção à Saúde/organização & administração
Programas Nacionais de Saúde/normas
Programas Nacionais de Saúde/organização & administração
-Política
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Regionalização da Saúde/legislação & jurisprudência
Brasil
Entrevistas como Assunto
Atenção à Saúde/legislação & jurisprudência
Atenção à Saúde/normas
Modelos Teóricos
Governo Local
Programas Nacionais de Saúde/legislação & jurisprudência
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1025885
Autor: Guatemala. Ministerio de Salud Pública y Asistencia Social. Dirección General Sistema Integral de Atención en Salud.
Título: Guía de acercamiento y negociación / Approach and negotiation guide.
Fonte: Guatemala; MSPAS; 2019. 35 p.
Idioma: es.
Resumo: El presente documento, es una actualización del que se elaborara en el 2016. Bajo la premisa aportada por el Convenio 169, en el artículo 25 que establece que: "Los servicios de salud…deberán planearse y administrarse en cooperación con los pueblos interesados y tener en cuenta sus condiciones económicas, geográficas, sociales y culturales, así como sus métodos de prevención, prácticas curativas y medicamentos tradicionales." Por ello, el modelo presentado, establece que "toda acción que se planifica desde fuera de la comunidad, altera su camino normal y se constituyen en intervenciones que reconfigura su cultura, formas de vida y cosmopercepción. Es necesario reconsiderar que las comunidades saben vivir y desarrollarse desde sus realidades, y que las intervenciones constituirán acciones para apoyar sus procesos históricos, incluyendo las de salud. Y agrega que: "debe tomar en cuenta las condiciones económicas, geográficas sociales y culturales de los pueblos; este párrafo justifica plenamente del porqué la planeación y administración de los servicios deben darse en conjunto; por cuanto ellos son los que conocen sus propias necesidades, sus realidades, su cultura, su organización local y todo lo referente a la comunidad."
Descritores: Administração em Saúde Pública
Organizações/organização & administração
Saúde da População Rural/educação
Serviços de Saúde Rural/legislação & jurisprudência
Saúde de Populações Indígenas
Direitos Culturais
AMERICAN CANCER SOCIETYABDOMEN, ACUTEABDOMINAL INJURIES
Modelos de Assistência à Saúde/organização & administração
-Organizações/história
Comparação Transcultural
Serviços de Saúde Rural/organização & administração
Cultura
Guatemala
Governo Local
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: GT1.1 - Biblioteca y Centro de Información


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Texto completo SciELO Brasil
Costa, Nilson do Rosário
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Id: lil-702593
Autor: França, José Rivaldo Melo de; Costa, Nilson do Rosário.
Título: Plano Brasil sem Miséria: a frágil receita disponível dos municípios de Minas Gerais para a proposta de custeio da Atenção Básica / Brazil without Misery Plan: the fragile revenue available in the municipalities of Minas Gerais state for the proposed funding of Primary Care
Fonte: Physis (Rio J.);23(4):1229-1255, 2013. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo analisa a sustentabilidade econômico-financeira requerida para a cobertura da Atenção Básica (AB) nos municípios de Minas Gerais selecionados pelo Governo Federal para atuação em saúde no âmbito do Plano Brasil sem Miséria (BSM). Para desenvolver o estudo, foram pesquisadas as bases de dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops/MS), Sala de Apoio à Gestão Estratégica (Sage/MS) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados pesquisados foram tratados por métodos estatísticos de forma a conduzir aos resultados. Para caracterizar o problema, foram adotados portes populacionais. Os indicadores utilizados foram criados por Pereira et al. (2006). Utilizaram-se também indicadores testados por Mendes (2010). A pesquisa foi estruturada em três dimensões: recursos originários das receitas disponíveis (RD) e das transferências do SUS; despesas municipais com saúde, respectiva alocação municipal; e transferências federais para AB, com a cobertura das linhas de atuação estruturantes. Os resultados permitem concluir que para os municípios com até 50 mil habitantes, 95,2% do total, ampliarem suas metas ou linhas de atuação nas propostas do BSM necessitarão aprimorar sua capacidade tributária ou recorrerem a recursos suplementares das demais esferas, dados a exígua margem de RD em que operam e os elevados níveis de cobertura em AB que já atingiram utilizando, principalmente, suas transferências constitucionais e legais.

This paper analyzes the economic and financial sustainability required to cover the goals of Primary Care in the municipalities of Minas Gerais state selected by the Federal Government to work in health under Brazil without Misery Plan (BSM). To develop the study, we investigated the databases of Siops/MS, Sage/MS and IBGE. Data were processed by statistical methods in order to deliver the results. To characterize the problem, population sizes were adopted. The indicators used were created by Pereira et al. (2006). Others indicators used were tested by Mendes (2010). The research was structured in three dimensions: resources originating from available revenues and SUS transfers; municipal health expenditure, with respective allocation; and federal transfers to Primary Care, with coverage of structural action lines. Results show that for municipalities with up to 50,000 inhabitants, 95.2% of total, to broaden their targets or lines of action proposed in the plan, they will need to enhance their capacity to tax or raise additional resources in other spheres, given the meager margin of available revenues in which they operate and the high levels of coverage in Primary Care already reached using mainly their constitutional and legal shipments.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Gestão em Saúde
Política de Saúde
Gastos Públicos com Saúde
Política de Saúde
Governo Local
-Sistema Único de Saúde
Brasil
Saúde Pública
Acesso aos Serviços de Saúde
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1039509
Autor: Souza, Cezarina Maria Nobre; Heller, Léo.
Título: Efetividade deliberativa em conselhos municipais de saneamento e de saúde: um estudo em Belo Horizonte-MG e em Belém-PA / Deliberative effectiveness in municipal sanitation and health councils: a study in Belo Horizonte-MG and in Belém-PA
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(11):4325-4334, nov. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A deliberação em conselhos municipais de saneamento e de saúde é objeto deste estudo, entendida como processo decisionístico e argumentativo, a partir das formulações de Rousseau, Habermas e Cohen. O objetivo proposto foi avaliar a efetividade da atuação deliberativa dos conselhos de Belo Horizonte (MG) e de Belém (PA). A avaliação abrangeu o estudo de variáveis definidoras do grau de institucionalização dos conselhos e reveladoras da dinâmica do processo deliberativo neles desenvolvido. Foram consultados o Regimento Interno de cada conselho e as atas e resoluções produzidas por eles no triênio 2012-2014. Os resultados revelaram que os quatro conselhos, no período e segundo os critérios de análise definidos, estão distantes do grau de efetividade deliberativa desejado, tendo em vista os propósitos do controle social em saneamento e em saúde, dispostos pela legislação específica de cada área. Mesmo com experiência mais larga, considerando seus anos de exercício pedagógico e democrático de participação, os conselhos de saúde não se mostraram mais efetivos que os neófitos conselhos de saneamento.

Abstract Deliberation in municipal councils of sanitation and health is the object of this study. Deliberation is understood as decision making and argumentative process, from the formulations of Rousseau, Habermas and Cohen. The proposed objective was to evaluate the effectiveness of the deliberative action of the councils of Belo Horizonte (MG) and Belém (PA). The evaluation included the study of variables defining the degree of institutionalization of the councils and revealing the dynamics of the deliberative process developed in them. The internal regulations of each council and the minutes and resolutions produced by them during the 2012-2014 triennium were consulted. The results showed that the four councils, in the period and according to the defined criteria of analysis, are far from the degree of deliberative effectiveness desired, considering the purposes of the social control in sanitation and in health, arranged by the specific legislation of each area. Even with broader experience, considering their years of participatory pedagogical exercise, health councils were no more effective than neophyte sanitation councils.
Descritores: Controle Social Formal
Saneamento/normas
Tomada de Decisões
Conselhos de Planejamento em Saúde/organização & administração
-Brasil
Governo Local
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1128193
Autor: São Paulo (Cidade). Prefeitura Municipal. Comitê Executivo da São Paulo Carinhosa na Saúde.
Título: São Paulo Carinhosa: Toda hora é hora de cuidar - caderno da equipe / São Paulo Caring: every time it's time to take care - team notebook.
Fonte: São Paulo; Prefeitura de São Paulo; 2016. 112 p.
Idioma: pt.
Resumo: A política municipal São Paulo Carinhosa foi criada com o objetivo de fortalecer os vínculos afetivos das famílias e promover o desenvolvimento infantil integral, desde a gestação, e em especial de 0 a 3 anos de idade, das crianças paulistanas. A São Paulo Carinhosa nasceu em 2013, inspirada no Brasil Carinhoso. Vincula-se diretamente ao Gabinete do Prefeito e seu Comitê Gestor é constituído por 14 secretarias municipais. Na saúde, estamos recebendo o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Saúde da Criança, para a implementação das visitas domiciliares, e para isso contamos com as Equipes de Saúde da Família e com a experiência já bem-sucedida do Projeto Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades. Procurando agregar valor e oferecer às Equipes de Saúde da Família, em especial Enfermeiros e Agentes Comunitários, e aos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) alguns recursos complementares, nesta publicação São Paulo Carinhosa ­ Toda Hora é Hora de Cuidar ­ Caderno da Equipe, foram acrescentados alguns temas que não estavam incluídos ainda na edição anterior do "Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades." O capítulo sobre a "Estrutura, funcionamento da política municipal São Paulo Carinhosa e fluxograma das visitas domiciliares", tem por finalidade permitir que todos os membros da equipe, bem como os gestores envolvidos, tenham conhecimento do programa e do seu funcionamento, de forma a poder apoiar o trabalho das equipes de saúde, na referência e contrarreferência das crianças e suas famílias quando necessário, bem como no estabelecimento e fortalecimento das redes de proteção às famílias nos territórios. Um dos temas incluídos refere-se aos três diálogos que favorecem a formação do vínculo, que foi elaborado pela equipe de médicos, enfermeiros e psicólogos, também docentes da Universidade Federal do Ceará, a partir de sua experiência no Instituto da Primeira Infância (IPREDE), e toma por base conceitos do Programa Internacional de Desenvolvimento Infantil More Inteligent and Sensitive Child. Outro tema incluído decorreu da oficina sobre o brincar que foi promovida pelo Comitê Técnico-Executivo da São Paulo Carinhosa Saúde, na etapa preparatória do curso de formação para a visita domiciliar. O texto inclui o conceito de infância e as principais diretrizes necessárias para orientar e apoiar as famílias com relação à importância do brincar e como favorecer esta atividade estão. Um último tema incluído diz respeito à experiência dos parques sonoros na educação infantil, iniciativa criada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a São Paulo Carinhosa, ressignificando os sons e a música na dimensão do brincar da criança. Ao tratar desta experiência, oportuniza-se às equipes de saúde ampliar seu conhecimento e práticas sobre as vivências educacionais das crianças atendidas, podendo assim também dialogar com elas durante as orientações referentes ao brincar.
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Saúde da Criança
Assistência Integral à Saúde
-Família
Educação Infantil
Saúde da Família
Colaboração Intersetorial
Estratégia Saúde da Família
Política de Saúde
Promoção da Saúde
Governo Local
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1147676
Autor: São Paulo (Cidade). Prefeitura Municipal. Comitê Executivo da São Paulo Carinhosa na Saúde..
Título: São Paulo Carinhosa: Toda hora é hora de cuidar - caderno da família / São Paulo Caring: every time it's time to take care - family notebook.
Fonte: São Paulo; Prefeitura de São Paulo; abr. 2016. 40 p.
Idioma: pt.
Resumo: O Caderno da Família Toda Hora é Hora de Cuidar, juntamente com o Caderno da Equipe de Saúde, integram o Projeto Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades, que está sendo incorporado pelas ações da saúde da São Paulo Carinhosa, política municipal para o desenvolvimento integral na primeira infância. Este material foi elaborado com o objetivo de oferecer subsídios teóricos e práticos para as equipes da Estratégia Saúde da Família. O Caderno da Equipe aprofunda os temas do Caderno da Família, trazendo informações sobre o acompanhamento pré-natal e o desenvolvimento de crianças de até 3 anos, além de orientações práticas sobre como trabalhar as famílias. Pretende-se com esta iniciativa ampliar as ações de promoção do desenvolvimento infantil por meio do fortalecimento dos cuidados (e dos cuidadores) familiares, envolvendo todos neste imenso desafio: famílias, profissionais de saúde, educadores infantis, assistentes sociais, gestores, membros de organizações governamentais e não governamentais.
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Saúde da Criança
-Serviços de Saúde Escolar
Família
Educação Infantil
Saúde da Família
Colaboração Intersetorial
Assistência Integral à Saúde
Promoção da Saúde
Governo Local
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-957536
Autor: Leite, Cristiane Kerches da Silva; Cruz, Maurício Feijó; Rosin, Lucas Bravo.
Título: Difusão da política cicloviária no município de São Paulo: resistências, apoios e o papel da mídia / Difusión de la política cicloviaria en el municipio de São Paulo: resistencias, apoyos y el papel de los medios / Difusion of cycling policy in the city of São Paulo: resistance, support and the role of the media
Fonte: Rev. adm. pública (Online);52(2):244-263, Mar.-Apr. 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo São Paulo é uma megalópole com um padrão de ocupação marcado pelo protagonismo do automóvel, mas, recentemente, a agenda de mobilidade urbana ganhou novos significados e mobilizou novos atores. A partir da perspectiva teórica pós-positivista e das teorias de difusão de políticas públicas, buscou-se discutir como a ideia da política cicloviária se originou, se adaptou e enfrentou resistências no contexto político e social do município de São Paulo no governo Fernando Haddad (Partido dos Trabalhadores). Como resultado de pesquisa destacam-se, de um lado, o papel da comunidade política e epistêmica dos cicloativistas e o papel empreendedor do prefeito Haddad como elementos de apoio político. Em contraste, a imprensa paulistana desempenhou papel opositor à implementação da política, agindo como ator político no subsistema da política cicloviária, por meio do ataque sistemático à imagem das infraestruturas implantadas para as bicicletas.

Resumen São Paulo es una megalópolis con un patrón de ocupación marcado por el protagonismo del automóvil. Sin embargo, la agenda de movilidad urbana recientemente ganó nuevos significados y movilizó nuevos actores. Desde una perspectiva teórica post-positivista y de difusión de políticas públicas, se intentó reflexionar sobre como la idea de la política de ciclo movilidad surgió, se adaptó y enfrentó resistencias en el contexto político y social del municipio de São Paulo en el gobierno de Fernando Haddad (Partido de los Trabajadores). Como resultado de la investigación gana relevo el papel de la comunidad política y epistémica de los ciclo-activistas y el papel de emprendedor del alcalde Haddad como elementos de apoyo político. En contraste, la prensa paulistana ha jugado un papel de oposición a la implementación de la política, actuando como actor político en el subsistema de la política, por medio de ataques sistemáticos a la policy image de la infraestructura implantadas para bicicletas.

Abstract São Paulo is a megalopolis with a pattern of occupation marked by the prominence of the automobile. However, recently, the urban mobility agenda gained new meaning and new actors were mobilized. From the post-positivist and diffusion theoretical perspectives of public policies, the present work discusses how the idea of the cycling policy arose, adapted and faced resistance in the political and social context of the municipality of São Paulo under Fernando Haddad's government (Workers' Party). As a result of the research, on one hand, the role of the political and epistemic community of the cycling-activists and the entrepreneurial role of Mayor Haddad as elements of political support stand out. On the other hand, the São Paulo press played an oppositional role in the implementation of the policy, acting as a political actor in the subsystem of the cycling policy, by systematically attacking the image of the infrastructures implemented for the bicycles.
Descritores: Política Pública
Transportes
Área Urbana
Meios de Comunicação de Massa
Governo Local
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Chile
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Id: lil-797329
Autor: Chiang Vega, María M; Gómez Fuentealba, Nelly M; Wackerling Patiño, Lissette M.
Título: Compromiso organizacional del funcionario municipal rural de la Provincia de Nuble, Chile / Organization commitment of rural municipal workers
Fonte: Cienc. Trab;18(56):134-138, ago. 2016. graf, tab.
Idioma: es.
Projeto: Universidad del Bío-Bío.
Resumo: INTRODUCCIÓN: La importancia del compromiso organizacional en el área pública es relevante al momento de analizar la disposición y el comportamiento hacia la tarea para el logro de los fines institucionales. OBJETIVO: Analizar los tipos de compromiso organizacional (afectivo, normativo y de continuación) basados en la teoría de Meyer y Allen (1991) presente en funcionarios de dos municipalidades chilenas comparando los tipos de compromiso entre éstas, según género y tipo de contrato. MATERIALES Y MÉTODO: La muestra es de 82 trabajadores, se realiza un estudio descriptivo no experimental de carácter transversal aplicando cuestionario para compromiso del trabajador de Meyer y Allen (1991). RESULTADOS: Se encuentra una diferencia en los compromisos afectivo y normativo entre ambas instituciones y símil con respecto al compromiso de continuación. Con respecto al compromiso versus género, no existen diferencias estadísticamente significativas. En el análisis de relación entre compromiso versus tipo de contrato, el nivel de compromiso no varía según el tipo de contrato que tienen los funcionarios municipales.

INTRODUCTION: The importance of organizational commitment in the public area is relevant when the layout and behaviour are analysed toward the corporate goals achievements. OBJECTIVE: To Analyse the types of organizational commitment (affective, normative and continuance) based on the theory of Meyer and Allen (1991) present in two Chilean officials municipalities comparing the types of compromise between them, by gender and type of contract. MATERIALS AND MATHODS: The sample is comprised by 82 workers, a non-experimental descriptive cross-sectional study was made by using questionnaire commitment worker of Meyer and Allen (1991). RESULTS: We found a difference in the affective and normative commitments between both institutions and a similar regarding the continuance commitment. Concerning commitment versus gender, no statistically significant differences were found. The analysis of relationship between commitment versus contract type, the commitment level does not vary depending on the type of contract that municipal workers have.
Descritores: Setor Público
Engajamento no Trabalho
Governo Local
Categorias de Trabalhadores/psicologia
-Zona Rural
Chile
Fatores Sexuais
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Análise de Variância
Contratos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central



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