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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: lil-772124
Autor: Santos, Sandra Maria dos; Amorim, Flúvia; Ferreira, Izaías de Araújo; Coelho, Giovanini Evelim; Itria, Alexander; Siqueira Junior, João Bosco; Toscano, Cristiana Maria.
Título: Estimativa de custos diretos do Programa Municipal de Controle da Dengue de Goiânia-GO / Costs of the Municipal Dengue Control Program of Goiânia, Brazil / Costos directos del Programa Municipal de Control de Dengue de Goiânia-GO, Brasil
Fonte: Epidemiol. serv. saúde;24(4):661-670, Out.-Dez. 2015. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MICT).
Resumo: OBJETIVO: estimar os custos do Programa Municipal de Controle da Dengue de Goiânia-GO, Brasil. MÉTODOS: estudo de custo de programa considerando períodos epidêmico (outubro/2009-abril/2010) e endêmico (maio-setembro/2010) de transmissão da doença, na perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS); os componentes de custo analisados foram recursos humanos, capacitação, infraestrutura, equipamentos de escritório, transporte, equipamentos de proteção individual, material de campo, material laboratorial, inseticidas e mobilização social; custos de capital (investimento) e recorrentes foram considerados. RESULTADOS: a média mensal de custos recorrentes foi de R$1.355.760 (US$814,075) e R$981.100 (US$589,108) nos períodos epidêmico e endêmico respectivamente; o custo de capital anual foi estimado em R$683.315 (US$410,301); cerca de 82%, 15% e 3% do custo total referem-se, respectivamente, às fontes de recurso municipal, federal e estadual. CONCLUSÃO: o custo adicional resultante das epidemias de dengue fornece subsídios para um melhor planejamento das atividades de prevenção e controle da infecção.

OBJECTIVE: to estimate the cost of the Municipal Program for Dengue Control in Goiânia, GO, Brazil. METHODS: Costs of program considering epidemic (October/2009-April/2010) and endemic (May-September/2010) periods of dengue transmission, from the perspective of the National Unified Health System (SUS); cost components considered were human resources, training, infrastructure, office equipment, transportation, personal protective equipment, field equipment, laboratory equipment, insecticides and social mobilization; capital (investment) and recurring costs were considered. RESULTS: average monthly recurring costs were R$1,355,760 (US$814,075) and R$981,100 (US$589,108), for the epidemic and endemic periods, respectively; annual capital cost was R$683,315 (US$410,301); approximately 82%, 15% and 3% of the total cost were from municipal, federal and state level funding sources, respectively. CONCLUSION: estimated incremental costs resulting from dengue epidemics provide information to support planning of dengue prevention and control activities.

OBJETIVO: estimar los costos del Programa Municipal de Control de Dengue en el municipio de Goiânia-GO, Brasil. MÉTODOS: estudio de costos del programa teniendo en cuenta períodos epidémicos (octubre/2009-abril/2010) y endémicos (mayo-septiembre/2010) de la transmisión de dengue; dentro de la perspectiva del Sistema Único de Salud (SUS); los componentes de los costos analizados fueron recursos humanos, capacitación, infraestructura, equipo de oficina, transporte, equipo de protección personal, equipo de campo, materiales de laboratorio, insecticidas y movilización social, teniendo en cuenta los costos de capital (inversión) y recurrentes. RESULTADOS: el valor mensual de costos recurrentes fue R$1.355.760 (US$814,075) y R$981.100 (US$589,108), en los períodos epidémicos y endémicos, respectivamente; los costos de capital durante el periodo de estudio fueron R$683,315 (US$410,301); alrededor de 82%, 15% y 3% de los costos totales fueron de fuente municipal, federal y estatal, respectivamente. CONCLUSIÓN: el conocimiento de los costos adicionales resultantes de las epidemias de dengue puede apoyar a una mejor planificación de las actividades de prevención y control del dengue.
Descritores: Dengue/prevenção & controle
Dengue/epidemiologia
Programas Governamentais/economia
-Economia da Saúde
Sistema Único de Saúde
Brasil/epidemiologia
Custos e Análise de Custo/economia
Governo Local
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-712862
Autor: Pereira, Marcio Florentino; Pereira, Edsaura Maria.
Título: Saúde e cidadania nos municípios: os desafios para o controle social e a participação democrática no SUS / Health and citizenship in municipalities: challenges for social control and democratic participation in the Unified National Health System
Fonte: In: Souza, Maria de Fatima de; Franco, Marcos da Silveira; Mendonça, Ana Valeria Machado. Saúde da família nos municípios brasileiros: os reflexos dos 20 anos no espelho do futuro. Campinas, Saberes, 2014. p.422-457.
Idioma: pt.
Descritores: Controle Social Formal
Governo Local
Participação da Comunidade
Sistema Único de Saúde
-Acesso aos Serviços de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Brasil
Conselhos de Saúde
Sistema Único de Saúde/legislação & jurisprudência
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/4050.12; BR58.1; 614.2, S725s. 2195; BR276.2; 614+314.6, S255; BR59.2; 614.2(81), S713s. 5970


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Id: lil-712852
Autor: Alves, Rackynelly; Comes, Yamila; Sousa, Maria Fatima de; Mendonça, Ana Valeria M.
Título: Breve descrição da situação de saúde dos municípios: o que dizem os dados oficiais / Brief description of the health situation of municipalities: they say the official data
Fonte: In: Souza, Maria de Fatima de; Franco, Marcos da Silveira; Mendonça, Ana Valeria Machado. Saúde da família nos municípios brasileiros: os reflexos dos 20 anos no espelho do futuro. Campinas, Saberes, 2014. p.81-126, graf, tab, mapas.
Idioma: pt.
Descritores: Mortalidade
Saúde da Família
Serviços de Saúde/estatística & dados numéricos
-Brasil/epidemiologia
Clima
Dados Demográficos
Governo Local
Morbidade
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/4050.02; BR58.1; 614.2, S725s. 2195; BR276.2; 614+314.6, S255; BR59.2; 614.2(81), S713s. 5970


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Id: biblio-967674
Autor: Kocian, Rafael Castro; Kocian, Ligia Lopes Rueda; Venditti Júnior, Rubens.
Título: Legado? ou "Largado"?! Análise da manutenção dos equipamentos de lazer esportivo de São José do Rio Pardo/SP após os jogos regionais de 2015 / Bequeathed? or Abandoned?! analysis on the maintenance of the sportive leisure's equipments after the 59th regional games 2015 in São Jose do Rio Pardo-SP
Fonte: Licere (Online);21(3):i:272-f:298, set.2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Em 2015, São José do Rio Pardo sediou a 59°edição dos Jogos Regionais com um discurso de legado esportivo para a população do município. Essa pesquisa buscou avaliar o legado deixado a partir da manutenção dos equipamentos públicos de lazer esportivo seis meses após o evento mencionado. Trata-se de um estudo qualitativo de campo que cruzou dados de análise documental com visitas in loco aos equipamentos. Ocorreram investimentos e melhorias que poderiam sinalizar um legado esportivo efetivo e um incentivo às práticas de lazer. Entretanto, ao visitar os locais, percebe-se que o poder público municipal não desempenhou atividades de manutenção básica. Em alguns casos, como na pista de BMX, acredita-se estar mais próximo do "largado" esportivo devido ao estado de abandono, deterioração e falta de manutenção adequada. Sediar eventos dessa magnitude pode contribuir para o incentivo à prática esportiva, desde que o poder público continue a desenvolver políticas e leis de incentivo voltadas ao setor.

In 2015, São José do Rio Pardo City hosted the 59th Regional Games with a sports legacy address for citizenship. The present research sought to evaluate the legacy left from the maintenance of public sports leisure equipment six months after the event mentioned. This is a qualitative field study that crossed documentary analysis data with on-site visits to the equipment. The investments and improvements made could signal a sporting legacy and an incentive to leisure practices. However, when visiting the sites, it is noticed that the municipal public power did not perform basic maintenance activities. Some places are closer to "sportive abandonment" and deterioration due public neglect. Here we can mention the BMX racing track, for example. To host events of the Regional Games magnitude can contribute to the incentive to sports practice as long as the public power continues to develop policies and incentive rules aimed at the sector.
Descritores: Jogos e Brinquedos
Política Pública
Manutenção de Equipamento
Administração Municipal
Equipamentos Esportivos
Falha de Equipamento
Jogos Recreativos
AMERICAN NURSES' ASSOCIATIONABETALIPOPROTEINEMIA
Atividades de Lazer
Governo Local
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-948750
Autor: Lima, Lizandra de Souza; Rocha Junior, Coriolano Pereira.
Título: Percepções históricas sobre o lazer e a sociabilidade na Bahia (1850 ­ 1900) / Historical perceptions on leisure and sociability in Bahia (1850 - 1900)
Fonte: Licere (Online);21(3):i:126-f:156, set.2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto aborda a construção do lazer e o desenvolvimento da sociabilidade na Bahia no final do século XIX. Este estudo tem como problema norteador: Qual o processo histórico que fundou a estrutura das práticas de lazer e de sociabilidade na cidade de Alagoinhas-BA? Salientamos que nesse período a ideia de lazer estava em consolidação. Nosso objetivo foi entender como as práticas de lazer e sociabilidade se consolidou na cidade. Baseada na metodologia da Nova História Cultural, temos como recorte o período compreendido entre 1850 e 1900. Como fontes vimos periódicos da época e produções literárias que abordam o período em questão. Vemos a partir desta busca que as práticas de lazer e sociabilidade do século XIX se estruturaram em Alagoinhas a partir influência dos imigrantes que também influenciaram na estrutura urbana, deixando sua marca nos espaços públicos e na cultura da cidade.

This text boards the construction of leisure and the development of sociability in Bahia in the late nineteenth century. This study has as a guiding problem: What is the historical process that founded the structure of leisure and sociability practices in the city of Alagoinhas-BA? We emphasize that during this period the idea of leisure was in consolidation. Our objective was to understand how the practices of leisure and sociability were consolidated in the city. Based on the methodology of the New Cultural History, we cut as the period between 1850 and 1900. As sources we have seen periodicals of the time and literary productions that approach the period in question. We see from this search that the practices of leisure and sociability of the nineteenth century were structured in Alagoinhas from the influence of the immigrants who also influenced the urban structure, leaving its mark in the public spaces and the culture of the city.
Descritores: Socialização
População Urbana
Planejamento de Cidades
Área Urbana
História
Atividades de Lazer
Governo Local
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-970908
Autor: Santos, Edmilson Santos dos; Starepravo , Fernando Augusto.
Título: Estrutura político-administrativa dos governos municipais do Piauí e investimento no esporte e no lazer / Political-administrative structure of municipal governments in Piauí and investment in sport and leisure
Fonte: Licere (Online);21(4):i:166-f:183, dez2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A participação dos governos municipais no investimento do esporte e do lazer é uma temática ainda pouco estudada e pouco se sabe sobre o assunto. Consequentemente, não temos informações se ter uma secretaria exclusiva de esporte aumentaria os investimentos. Nesse sentido, o presente estudo, de natureza descritiva buscou analisar se a estrutura político administrativa das prefeituras municipais do estado do Piauí interfere na capacidade de investimentos na Função Desporto e Lazer (FDL) per capita no ano de 2013. Concluiu-se que a estrutura político administrativa não interferiu na capacidade de gasto per capita na FDL.

The participation of municipal governments in investment in sport and leisure is still a less investigated topic and little is known regarding it. As a consequence, there are no information whether having an exclusive sport office would increase investments. For that matter, the present descriptive study aimed to analyze if the political-administrative structure of municipal governments in the state of Piauí had any interference in the per capitainvestment capacity in the Sports and Leisure Function (SLF) in 2013. It was concluded that the political-administrative structure has not interfered in the expense per capita capacity in SLF.
Descritores: Política Pública
Esportes
Reforma Urbana
Planejamento de Cidades
Organização Municipal
Federalismo
Atividades de Lazer
Governo Local
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1023394
Autor: Segura, Iris Emanueli.
Título: Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de escolares da rede municipal de educação de São Paulo / Evaluation of the nutritional status and food consumption of schoolchildren in the municipal school system of São Paulo.
Fonte: São Paulo; s.n; 2019. 111 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Introdução - Estudos epidemiológicos em escolares mostram elevadas prevalências de excesso de peso e práticas alimentares não saudáveis, considerados como um problema de saúde pública. São escassas pesquisas de abrangência municipal apesar da importância das informações contínuas sobre a saúde da criança. Neste sentido, avaliar o consumo alimentar e o estado nutricional são necessários para verificar as transformações epidemiológicas deste grupo populacional possibilitando o norteamento e realinhamento das políticas de saúde no município. Objetivos - Avaliar o estado nutricional e o consumo alimentar dos escolares de 1º ao 4º ano da rede municipal de educação da cidade de São Paulo, segundo variáveis demográficas, vulnerabilidade social e hábitos de vida. Metodologia - Foi avaliada uma amostra probabilística de 3778 educandos de ambos os sexos, com idade entre 6 a 12 anos. As unidades educacionais foram selecionadas mantendo o critério de proporcionalidade da amostra de alunos ao tamanho das Diretorias Regionais de educação (DRE). Foram realizadas medidas antropométricas para determinar o estado nutricional e utilizou-se os indicadores IMC/idade e Altura/idade com base na distribuição de referência da WHO 2007. A alimentação dos educandos foi avaliada através do questionário estruturado do Sistema de Monitoramento do Consumo Alimentar e Atividade Física de Escolares (Sistema WEB- CAAFE). Utilizou-se a regressão logística para verificar associação entre os o excesso de peso ou obesidade e a idade e a vulnerabilidade social dos educandos, com o coeficiente expresso odds ratio (OR) e um intervalo de confiança de 95% (IC). A análise fatorial foi conduzida a fim de identificar os padrões alimentares dos escolares e a regressão logística univariada para verificar associação com fatores demográficos e de hábitos de vida. Resultados - A prevalência de déficit de altura foi 1,6%, de excesso de peso 38,7% e obesidade 18,6%. O excesso de peso e a obesidade mostrou-se mais prevalente entre os escolares do sexo feminino (p<0,001) e não apresentou diferença significativa entre as diferentes categorias de vulnerabilidade social. Os padrões alimentares encontrados foram 1º "Não saudáveis", 2º "Tradicional", 3º "Preparações rápidas", 4º "Frutas, legumes e verduras", 5º "Café da manhã". Na análise univariada verificou maior chance do consumo dos alimentos do padrão "Não saudável" aos finais de semana (OR 1,26; IC 1,16-1,37) e a prática do padrão 4º "Frutas, legumes e verduras" durante a semana (OR 0,91; IC 0,83-0,99). Conclusão - Foi possível caracterizar o estado nutricional e consumo alimentar dos escolares do município de São Paulo (SP). O estado nutricional dos escolares esteve marcado por prevalências elevadas de excesso de peso e obesidade, principalmente no sexo feminino e na faixa etária de 8 e 9 anos. O padrão com maior variabilidade encontrado foi o "Não saudável".

Introduction - Epidemiological studies in schoolchildren show high prevalence of overweight and unhealthy eating habits, which is considered a public health issue. Despite the importance of continuous information on children's health, there are scarce studies of municipal coverage. In this sense, assessing food intake and nutritional status is necessary to verify the epidemiological changes in this population group, enabling guidance and realignment of health policies in the city. Objectives - To assess nutritional status and dietary intake patterns in schoolchildren. Methodology - Random sample of 3778 students of both sexes was evaluated, aged between 6 and 12 years, from the 1st to the 4th school year. Schools were selected maintaining the student's sample size proportional to the size of their Regional Education Board (DRE). The nutritional status was determined by anthropometric measures the BMI-for-age and height-for-age indicators were used based on the WHO growth curves. Food consumption was evaluated through the structured questionnaire of the Monitoring System of Food Consumption and Physical Activity of Schoolchildren (WEB-CAAFE system). Logistic regressions were used to verify the association between overweight or obesity and age and social vulnerability of the students, with the coefficient expressed as odds ratio (OR) and a confidence interval of 95% (CI). A factorial analysis was conducted to identify the dietary patterns of the schoolchildren and a univariate logistic regression to verify association with demographic factors. Results - The prevalence of height deficit was 1.6%, overweight 38.7% and obesity 18.6%. Overweight and obesity were more prevalent among female students (p < 0.001) and showed no significant difference among the categories of social vulnerabilities. The dietary patterns found were 1st "Unhealthy", 2nd "Traditional", 3rd "Quick Preparations", 4th "Fruits and vegetables", 5th "breakfast". The univariate analysis showed a higher chance of eating food from the "Unhealthy" pattern at weekends (OR 1.26; IC 1.16 - 1.34) and "Fruits and vegetables" consumption during the week (OR 0.91; IC 0.82 - 0.99). Conclusion - The results allowed us to characterize the nutritional status and food intake of the schoolchildren in the city of São Paulo (SP), which is marked by high prevalence of overweight and obesity, particularly in females and in the age group of 8 and 9 years old. The unhealthy dietary was the pattern with the greatest variability.
Descritores: Consumo de Alimentos
Estado Nutricional
Políticas Públicas de Saúde
Nutrição da Criança
Governo Local
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1023339
Autor: Neder, Eduardo Alves.
Título: Potencial de adaptação dos municípios paulistas aos efeitos das mudanças climáticas: aplicação do índice de adaptação urbana no Estado de São Paulo / Adaptive potential of São Paulo's municipalities to climate change effects application of the urban adaptation index in the State of São Paulo.
Fonte: São Paulo; s.n; 2019. 178 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Pesquisadores apontam que a ação antrópica é responsável pelo aquecimento de aproximadamente 1°C na temperatura do planeta e que, se esse ritmo for mantido, a meta do Acordo de Paris de restringir o aquecimento global em 1,5ºC deverá ser ultrapassada por volta do ano de 2040. Os impactos deste aquecimento afetarão com maior intensidade populações social, ambiental e economicamente mais vulneráveis, trazendo especiais desafios para as cidades, que concentrarão 66% da população mundial até a metade do século. No Brasil, alguns fatores dificultam a ampliação da capacidade de adaptação dos governos locais aos efeitos das mudanças climáticas. Dentre estes fatores, destacam-se uma taxa de urbanização acima da média mundial, a desigualdade social, a maneira que as cidades foram planejadas e o baixo domínio da questão climática pelos gestores públicos. Para superar estes problemas, diversos instrumentos de planejamento poderiam ser implantados ou aprimorados, entretanto, muitos municípios necessitam de auxílio para sua tomada de decisão. Nesse sentido, o Índice de Adaptação Urbana (UAI) propõe uma sistematização de indicadores, que verifica a existência ou não de instrumentos de desenvolvimento urbano e de políticas públicas, vinculados às temáticas de habitação, mobilidade urbana, agricultura sustentável, gestão ambiental e resposta aos impactos climáticos que visam a ampliação do potencial adaptativo municipal. Este projeto discute os resultados da aplicação do UAI nos 645 municípios do Estado de São Paulo, fornecendo um diagnóstico do potencial adaptativo dos municípios paulistas. A correlação desses resultados com as características socioambientais de cada região poderá ser utilizada para subsidiar um planejamento local e regional mais adaptado aos efeitos das mudanças climáticas.

Researchers indicate that anthropic action is responsible for the warming of approximately 1°C in the planet's temperature and that, if this pace is maintained, the goal of the Paris Agreement to restrict global warming by 1.5°C should be exceeded by the year 2040. The impacts of this warming will affect with greater intensity social, environmental and economically more vulnerable populations, bringing special challenges to cities, which will concentrate 66% of the world's population by the middle of the century. In Brazil, some factors make it difficult for local governments to increase their capacity to adapt to the effects of climate change. Among these factors, there is a rate of urbanization above the world average, social inequality, the way cities have been planned, and the low level of climate issues by public administrators. In order to overcome these problems, several planning instruments could be implemented or improved, however, many municipalities need assistance for their decision-making. In this sense, the Urban Adaptation Index (UAI) proposes a systematization of indicators, which verifies the existence or not of urban development and public policy instruments, linked to the themes of housing, urban mobility, sustainable agriculture, environmental management and response to climate impacts that aim to increase the municipal adaptive potential. This project discusses the results of the application of UAI in the 645 municipalities of the State of São Paulo, providing a diagnosis on the adaptive potential of these cities. The correlation of the results with the socio-environmental characteristics of each region can be used to support local and regional planning more adapted to the effects of climate change.
Descritores: Mudança Climática
Administração Ambiental
Aquecimento Global
Governo Local
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1023901
Autor: Guatemala. (Leyes, etc.).
Título: Reformas al código municipal, Decreto 02-2002: decreto No. 22-2010 / Reforms to the municipal code, Decree 02-2002: decree No. 22-2010.
Fonte: Guatemala; Congreso de la República; 9 jul. 2010. 24 p.
Idioma: es.
Resumo: Este decreto es una actualización del Código Municipal, 12-2002, realizando modificaciones a determinados artículos.
Descritores: Cidades/legislação & jurisprudência
Decretos/legislação & jurisprudência
Decretos/políticas
Normas Jurídicas
Governo Local
-Administração Municipal/legislação & jurisprudência
Guatemala
Limites: Seres Humanos
Responsável: GT1.1 - Biblioteca y Centro de Información


  10 / 296 LILACS  
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Id: biblio-1023900
Autor: Guatemala. (Leyes, etc.).
Título: Código municipal: decreto No. 12-2002 / Municipal Code: Decree No. 12-2002.
Fonte: Guatemala; Congreso de la República; 4 feb. 2002. 48 p.
Idioma: es.
Resumo: Este decreto, reconoce al Gobierno Municipal y tiene como objetivo desarrollar los principios constitucionales referentes a la organización, gobierno, administración, y funcionamiento de los municipios y demás entidades locales determinadas en este Código y el contenido de las competencias que correspondan a los municipios en cuanto a las materias que estás regulen. 179 Artículos.
Descritores: Cidades/legislação & jurisprudência
Decretos/legislação & jurisprudência
Decretos/políticas
Normas Jurídicas
Governo Local
-Administração Municipal/legislação & jurisprudência
Guatemala
Limites: Seres Humanos
Responsável: GT1.1 - Biblioteca y Centro de Información



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