Base de dados : LILACS
Pesquisa : I01.409.700 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 314 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 32 ir para página                         

  1 / 314 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1019899
Autor: Soares, Gabriel Porto; Klein, Carlos Henrique; Souza e Silva, Nelson Albuquerque de; Oliveira, Glaucia Maria Moraes de.
Título: Evolution of Mortality from Diseases of the Circulatory System and of Gross Domestic Product per Capita in the Rio de Janeiro State Municipalities / Evolução da Mortalidade por Doenças do Aparelho Circulatório e do Produto Interno Bruto per Capita nos Municípios do Estado do Rio de Janeiro
Fonte: Int. j. cardiovasc. sci. (Impr.);31(2):123-132, Mar.-Apr. 2018. tab, ilus.
Idioma: en.
Resumo: Diseases of the circulatory system are the leading cause of death in Brazil and the world, falling progressively during the twentieth century, preceded by an increase in Gross Domestic Product. Objective: To correlate balanced and adjusted mortality rates from circulatory system diseases in the municipalities of Rio de Janeiro state between 1979 and 2010 with the gross domestic product per capita (GDPpc) beginning in 1950. Methods: Population and death data were obtained from the Department of Information and Computer Services at the National Health System/Brazilian Ministry of Health (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde - Ministério da Saúde - DATASUS-MS). Mortality rates were calculated for Ischemic Heart Disease (IHD), Cerebrovascular Disease (CBVD), and Circulatory System Disease (CSD); adjusted by the direct method; and balanced for ill-defined causes. The GDPpc data were obtained from the Institute of Applied Economic Research (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas - IPEA). Mortality rates were correlated with socioeconomic indicators using Pearson's linear correlation coefficient to determine the annual optimized lag time. Regression slope coefficients between the dependent disease and independent socioeconomic indicator were estimated. Results: In recent decades, there has been a reduction in mortality from CSD in all Rio de Janeiro state municipalities, mainly due to a decline in mortality from CBVD. The decline in mortality from CSD was preceded by an increase in the GDPpc, and a strong correlation was observed between this index and mortality rates. Conclusion: The evolution of the variation in GDPpc demonstrated a strong correlation with the reduction in CSD mortality. This relationship demonstrates the importance of improving the living conditions of the population to reduce cardiovascular mortality

Fundamentos: As doenças do aparelho circulatório são a primeira causa de morte no Brasil e no mundo, apresentando progressiva queda durante o século XX, precedida por elevação no Produto Interno Bruto. Objetivo: Correlacionar taxas de mortalidade compensadas e ajustadas por doenças do aparelho circulatório nos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (ERJ) entre 1979 e 2010, com o Produto Interno Bruto per capita (PIBpc) a partir de 1950. Métodos: Populações e óbitos obtidos no DATASUS/MS. Calcularam-se taxas de mortalidade por Doenças Isquêmicas do Coração (DIC), Doenças Cerebrovasculares (DCBV), e Doenças do Aparelho Circulatório (DAC), e compensadas por causas mal definidas e ajustadas pelo método direto. Dados de PIBpc foram obtidos no Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). As taxas de mortalidade e o indicador socioeconômico foram correlacionados, pela estimação de coeficientes lineares de Pearson, para determinar a defasagem anual otimizada. Foram estimados os coeficientes de inclinação da regressão entre a dependente doença e a independente indicador socioeconômico. Resultados: Nas últimas décadas houve redução da mortalidade por DAC em todos os municípios do ERJ, esta ocorreu principalmente por queda da mortalidade por DCBV. A queda da mortalidade por doenças do aparelho circulatório foi precedida por elevação do PIBpc, com forte correlação entre o indicador e as taxas de mortalidade. Conclusão: A variação evolutiva do PIBpc demonstrou elevada correlação com a redução da mortalidade por DAC. Essas relações sinalizam a importância na melhoria das condições de vida da população para reduzir a mortalidade cardiovascular
Descritores: Sistema Cardiovascular
Mortalidade
Acidente Vascular Cerebral/mortalidade
Produto Interno Bruto
-Fatores Socioeconômicos
Indicadores Econômicos
Brasil/epidemiologia
Fatores de Risco
Governo Local
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR44.1 - Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática Prof. Dr. Luiz Venere Décourt


  2 / 314 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1128193
Autor: São Paulo (Cidade). Prefeitura Municipal. Comitê Executivo da São Paulo Carinhosa na Saúde.
Título: São Paulo Carinhosa: Toda hora é hora de cuidar - caderno da equipe / São Paulo Caring: every time it's time to take care - team notebook.
Fonte: São Paulo; Prefeitura de São Paulo; 2016. 112 p.
Idioma: pt.
Resumo: A política municipal São Paulo Carinhosa foi criada com o objetivo de fortalecer os vínculos afetivos das famílias e promover o desenvolvimento infantil integral, desde a gestação, e em especial de 0 a 3 anos de idade, das crianças paulistanas. A São Paulo Carinhosa nasceu em 2013, inspirada no Brasil Carinhoso. Vincula-se diretamente ao Gabinete do Prefeito e seu Comitê Gestor é constituído por 14 secretarias municipais. Na saúde, estamos recebendo o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Saúde da Criança, para a implementação das visitas domiciliares, e para isso contamos com as Equipes de Saúde da Família e com a experiência já bem-sucedida do Projeto Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades. Procurando agregar valor e oferecer às Equipes de Saúde da Família, em especial Enfermeiros e Agentes Comunitários, e aos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) alguns recursos complementares, nesta publicação São Paulo Carinhosa ­ Toda Hora é Hora de Cuidar ­ Caderno da Equipe, foram acrescentados alguns temas que não estavam incluídos ainda na edição anterior do "Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades." O capítulo sobre a "Estrutura, funcionamento da política municipal São Paulo Carinhosa e fluxograma das visitas domiciliares", tem por finalidade permitir que todos os membros da equipe, bem como os gestores envolvidos, tenham conhecimento do programa e do seu funcionamento, de forma a poder apoiar o trabalho das equipes de saúde, na referência e contrarreferência das crianças e suas famílias quando necessário, bem como no estabelecimento e fortalecimento das redes de proteção às famílias nos territórios. Um dos temas incluídos refere-se aos três diálogos que favorecem a formação do vínculo, que foi elaborado pela equipe de médicos, enfermeiros e psicólogos, também docentes da Universidade Federal do Ceará, a partir de sua experiência no Instituto da Primeira Infância (IPREDE), e toma por base conceitos do Programa Internacional de Desenvolvimento Infantil More Inteligent and Sensitive Child. Outro tema incluído decorreu da oficina sobre o brincar que foi promovida pelo Comitê Técnico-Executivo da São Paulo Carinhosa Saúde, na etapa preparatória do curso de formação para a visita domiciliar. O texto inclui o conceito de infância e as principais diretrizes necessárias para orientar e apoiar as famílias com relação à importância do brincar e como favorecer esta atividade estão. Um último tema incluído diz respeito à experiência dos parques sonoros na educação infantil, iniciativa criada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a São Paulo Carinhosa, ressignificando os sons e a música na dimensão do brincar da criança. Ao tratar desta experiência, oportuniza-se às equipes de saúde ampliar seu conhecimento e práticas sobre as vivências educacionais das crianças atendidas, podendo assim também dialogar com elas durante as orientações referentes ao brincar.
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Saúde da Criança
Assistência Integral à Saúde
-Família
Educação Infantil
Saúde da Família
Colaboração Intersetorial
Estratégia Saúde da Família
Políticas Públicas de Saúde
Promoção da Saúde
Governo Local
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 314 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1147676
Autor: São Paulo (Cidade). Prefeitura Municipal. Comitê Executivo da São Paulo Carinhosa na Saúde..
Título: São Paulo Carinhosa: Toda hora é hora de cuidar - caderno da família / São Paulo Caring: every time it's time to take care - family notebook.
Fonte: São Paulo; Prefeitura de São Paulo; abr. 2016. 40 p.
Idioma: pt.
Resumo: O Caderno da Família Toda Hora é Hora de Cuidar, juntamente com o Caderno da Equipe de Saúde, integram o Projeto Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades, que está sendo incorporado pelas ações da saúde da São Paulo Carinhosa, política municipal para o desenvolvimento integral na primeira infância. Este material foi elaborado com o objetivo de oferecer subsídios teóricos e práticos para as equipes da Estratégia Saúde da Família. O Caderno da Equipe aprofunda os temas do Caderno da Família, trazendo informações sobre o acompanhamento pré-natal e o desenvolvimento de crianças de até 3 anos, além de orientações práticas sobre como trabalhar as famílias. Pretende-se com esta iniciativa ampliar as ações de promoção do desenvolvimento infantil por meio do fortalecimento dos cuidados (e dos cuidadores) familiares, envolvendo todos neste imenso desafio: famílias, profissionais de saúde, educadores infantis, assistentes sociais, gestores, membros de organizações governamentais e não governamentais.
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Saúde da Criança
-Serviços de Saúde Escolar
Família
Educação Infantil
Saúde da Família
Colaboração Intersetorial
Assistência Integral à Saúde
Promoção da Saúde
Governo Local
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 314 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-957536
Autor: Leite, Cristiane Kerches da Silva; Cruz, Maurício Feijó; Rosin, Lucas Bravo.
Título: Difusão da política cicloviária no município de São Paulo: resistências, apoios e o papel da mídia / Difusión de la política cicloviaria en el municipio de São Paulo: resistencias, apoyos y el papel de los medios / Difusion of cycling policy in the city of São Paulo: resistance, support and the role of the media
Fonte: Rev. adm. pública (Online);52(2):244-263, Mar.-Apr. 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo São Paulo é uma megalópole com um padrão de ocupação marcado pelo protagonismo do automóvel, mas, recentemente, a agenda de mobilidade urbana ganhou novos significados e mobilizou novos atores. A partir da perspectiva teórica pós-positivista e das teorias de difusão de políticas públicas, buscou-se discutir como a ideia da política cicloviária se originou, se adaptou e enfrentou resistências no contexto político e social do município de São Paulo no governo Fernando Haddad (Partido dos Trabalhadores). Como resultado de pesquisa destacam-se, de um lado, o papel da comunidade política e epistêmica dos cicloativistas e o papel empreendedor do prefeito Haddad como elementos de apoio político. Em contraste, a imprensa paulistana desempenhou papel opositor à implementação da política, agindo como ator político no subsistema da política cicloviária, por meio do ataque sistemático à imagem das infraestruturas implantadas para as bicicletas.

Resumen São Paulo es una megalópolis con un patrón de ocupación marcado por el protagonismo del automóvil. Sin embargo, la agenda de movilidad urbana recientemente ganó nuevos significados y movilizó nuevos actores. Desde una perspectiva teórica post-positivista y de difusión de políticas públicas, se intentó reflexionar sobre como la idea de la política de ciclo movilidad surgió, se adaptó y enfrentó resistencias en el contexto político y social del municipio de São Paulo en el gobierno de Fernando Haddad (Partido de los Trabajadores). Como resultado de la investigación gana relevo el papel de la comunidad política y epistémica de los ciclo-activistas y el papel de emprendedor del alcalde Haddad como elementos de apoyo político. En contraste, la prensa paulistana ha jugado un papel de oposición a la implementación de la política, actuando como actor político en el subsistema de la política, por medio de ataques sistemáticos a la policy image de la infraestructura implantadas para bicicletas.

Abstract São Paulo is a megalopolis with a pattern of occupation marked by the prominence of the automobile. However, recently, the urban mobility agenda gained new meaning and new actors were mobilized. From the post-positivist and diffusion theoretical perspectives of public policies, the present work discusses how the idea of the cycling policy arose, adapted and faced resistance in the political and social context of the municipality of São Paulo under Fernando Haddad's government (Workers' Party). As a result of the research, on one hand, the role of the political and epistemic community of the cycling-activists and the entrepreneurial role of Mayor Haddad as elements of political support stand out. On the other hand, the São Paulo press played an oppositional role in the implementation of the policy, acting as a political actor in the subsystem of the cycling policy, by systematically attacking the image of the infrastructures implemented for the bicycles.
Descritores: Política Pública
Transportes
Área Urbana
Meios de Comunicação de Massa
Governo Local
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  5 / 314 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: lil-797329
Autor: Chiang Vega, María M; Gómez Fuentealba, Nelly M; Wackerling Patiño, Lissette M.
Título: Compromiso organizacional del funcionario municipal rural de la Provincia de Nuble, Chile / Organization commitment of rural municipal workers
Fonte: Cienc. Trab;18(56):134-138, ago. 2016. graf, tab.
Idioma: es.
Projeto: Universidad del Bío-Bío.
Resumo: INTRODUCCIÓN: La importancia del compromiso organizacional en el área pública es relevante al momento de analizar la disposición y el comportamiento hacia la tarea para el logro de los fines institucionales. OBJETIVO: Analizar los tipos de compromiso organizacional (afectivo, normativo y de continuación) basados en la teoría de Meyer y Allen (1991) presente en funcionarios de dos municipalidades chilenas comparando los tipos de compromiso entre éstas, según género y tipo de contrato. MATERIALES Y MÉTODO: La muestra es de 82 trabajadores, se realiza un estudio descriptivo no experimental de carácter transversal aplicando cuestionario para compromiso del trabajador de Meyer y Allen (1991). RESULTADOS: Se encuentra una diferencia en los compromisos afectivo y normativo entre ambas instituciones y símil con respecto al compromiso de continuación. Con respecto al compromiso versus género, no existen diferencias estadísticamente significativas. En el análisis de relación entre compromiso versus tipo de contrato, el nivel de compromiso no varía según el tipo de contrato que tienen los funcionarios municipales.

INTRODUCTION: The importance of organizational commitment in the public area is relevant when the layout and behaviour are analysed toward the corporate goals achievements. OBJECTIVE: To Analyse the types of organizational commitment (affective, normative and continuance) based on the theory of Meyer and Allen (1991) present in two Chilean officials municipalities comparing the types of compromise between them, by gender and type of contract. MATERIALS AND MATHODS: The sample is comprised by 82 workers, a non-experimental descriptive cross-sectional study was made by using questionnaire commitment worker of Meyer and Allen (1991). RESULTS: We found a difference in the affective and normative commitments between both institutions and a similar regarding the continuance commitment. Concerning commitment versus gender, no statistically significant differences were found. The analysis of relationship between commitment versus contract type, the commitment level does not vary depending on the type of contract that municipal workers have.
Descritores: Setor Público
Engajamento no Trabalho
Governo Local
Categorias de Trabalhadores/psicologia
-Zona Rural
Chile
Fatores Sexuais
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Análise de Variância
Contratos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  6 / 314 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1146144
Autor: BENITO, Linconl Agudo Oliveira Benito.
Título: Profissionais de enfermagem candidatos nas eleições municipais de 2020 / Candidate nursing professionals in the 2020 municipal elections / Profesionales de enfermería candidatos en las elecciones municipales de 2020
Fonte: REVISA (Online);9(4):810-822, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar a frequência de profissionais de enfermagem que se candidataram para participação nas eleições municipais do ano de 2020. Método: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa, sendo os dados adquiridos junto ao Repositório de Dados Eleitorais, gerenciados pela Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), presentes no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Resultados: Foram identificados 8.605 profissionais de enfermagem inscritos, sendo que a maior preponderância, formada por 54,5% (n=4.688) era de técnicos e auxiliares de enfermagem e 45,5% (n= 3.917) eram de enfermeiros. O Sudeste (SE) registrou a maior preponderância quando comparada com as outras regiões, computando 37,7% (n=3.246). O estado de São Paulo (SP) foi aquele que registrou a maior preponderância com 16% (n=1.377). Considerações finais: A presente pesquisa identificou a reduzida participação de profissionais de enfermagem no pleito eleitoral analisado

Objective: To analyze the frequency of nursing professionals who applied to participate in the municipal elections in 2020. Method: This is an exploratory, descriptive study with a quantitative approach, with the data acquired from the Electoral Data Repository, managed by the Strategic Management Advisory (AGE), present on the website of the Superior Electoral Court (TSE). Results: 8.605 registered nursing professionals were identified, with the largest preponderance, formed by 54.5% (n=4.688), of nursing technicians and assistants and 45.5% (n=3.917) of nurses. The Southeast (SE) registered the highest preponderance when compared to the other regions, computing 37.7% (n=3.246). The state of São Paulo (SP) was the one that registered the highest preponderance with 16% (n=1.377). Final considerations: The present research identified the reduced participation of nursing professionals in the analyzed electoral election.

Objetivo: Analizar la frecuencia de profesionales de enfermería que postularon para participar en las elecciones municipales de 2020. Método: Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo con enfoque cuantitativo, con los datos adquiridos del Repositorio de Datos Electorales, gestionados por la Asesoría de Gestión Estratégica (AGE), presente en la página web del Tribunal Superior Electoral (TSE). Resultados: se identificaron 8.605 profesionales de enfermería registrados, con la mayor preponderancia, formada por 54,5% (n=4.688), de técnicos y auxiliares de enfermería y 45,5% (n=3.917) de enfermeras. El Sudeste (SE) registró la mayor preponderancia en comparación con las demás regiones, con 37,7% (n=3.246). El estado de São Paulo (SP) fue el que registró mayor preponderancia con 16% (n=1.377). Consideraciones finales: La presente investigación identificó la reducida participación de los profesionales de enfermería en la elección electoral analizada.
Descritores: Política
Governo Local
Enfermeiros
Assistentes de Enfermagem
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2040.1 - Biblioteca Central


  7 / 314 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-990668
Autor: Rolim, Leonardo Barbosa; Monteiro, Janássia Gondim; Meyer, Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira; Nuto, Sharmênia de Araújo Soares; Araújo, Márcio Flávio Moura de; Freitas, Roberto Wagner Junior Freire.
Título: Evaluation of Primary Health Care attributes of Fortaleza city, Ceará State, Brazil / Evaluación de los atributos de la Atención Primaria de Salud de Fortaleza, Ceará, Brasil / Avaliação dos atributos da Atenção Primária à Saúde de Fortaleza, Ceará, Brasil
Fonte: Rev. bras. enferm;72(1):19-26, Jan.-Feb. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To evaluate the Primary Health Care attributes of Fortaleza city, Ceará State. Method: Evaluative study carried out at 97 Primary Health Care Units, from August 2015 to June 2016. 451 professionals from the Family Health Strategy participated in the study. We used the Primary Care Assessment Tool - Brazil, which evaluates the attributes, assigning scores on a scale of zero to ten. We adopted as a cut-off point, to consider high Primary Care score, attributes with a value of 6.60 or higher. Results: Among the eight attributes evaluated the First Contact Access and the Coordination - Information System were the ones that obtained the lowest and highest scores, (2.98) and (7.82), respectively. The Overall Score, calculated by means of a mean of the attributes, was 6.34. Conclusion: The Primary Care evaluated had a low score, showing the need to discuss mechanisms to boost the attributes that obtained low scores.

RESUMEN Objetivo: Evaluar los atributos de la Atención Primaria d Salud de Fortaleza-CE. Método: Estudio evaluatorio realizado en 97 Unidades de Atención Primaria a la Salud, en el período de agosto de 2015 a junio de 2016. Participaron de la encuesta 451 profesionales de la Estrategia Salud de la Familia. Se utilizó el Primary Care Assessment Tool - Brasil, que evalúa los atributos, asignando escores en una escala de cero a diez. Se adoptaron como punto de corte, para considerar la puntuación alta de la Atención Primaria, los atributos con un valor igual o superior a 6,60. Resultados: Entre los ocho atributos evaluados, el Acceso de primer contacto y la Coordinación - sistema de informaciones, fueron los que obtuvieron menor y mayor puntaje (2,98) y (7,82), respectivamente. La Escala General, calculada a través de un promedio de los atributos, fue de 6,34. Conclusión La Atención Primaria evaluada obtuvo bajo puntaje, demostrando la necesidad de discutir mecanismos para impulsar los atributos que obtuvieron escores bajos.

RESUMO Objetivo: Avaliar os atributos da Atenção Primária à Saúde de Fortaleza, Ceará. Método: Estudo avaliativo realizado em 97 Unidades de Atenção Primária à Saúde, no período de agosto de 2015 a junho de 2016. Participaram da pesquisa 451 profissionais da Estratégia Saúde da Família. Foi utilizado o Primary Care Assessment Tool - Brasil, que avalia os atributos, atribuindo escores em uma escala de zero a dez. Adotaram-se como ponto de corte, para considerar escore alto da Atenção Primária, os atributos com valor igual ou superior a 6,60. Resultados: Dentre os oito atributos avaliados, o Acesso de primeiro contato e a Coordenação - sistema de informações, foram os que obtiveram menor e maior escore, (2,98) e (7,82), respectivamente. O Escore Geral, calculado através de uma média dos atributos, foi de 6,34. Conclusão: A Atenção Primária avaliada obteve baixo escore, demonstrando a necessidade de se discutir mecanismos para impulsionar os atributos que obtiveram escores baixos.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/normas
Governo Local
-Atenção Primária à Saúde/métodos
Atenção Primária à Saúde/estatística & dados numéricos
Religião
Informática Médica/normas
Informática Médica/estatística & dados numéricos
Brasil
Distribuição de Qui-Quadrado
Estudos Transversais
Estatísticas não Paramétricas
Continuidade da Assistência ao Paciente/normas
Continuidade da Assistência ao Paciente/estatística & dados numéricos
Escolaridade
Serviços de Planejamento Familiar/normas
Serviços de Planejamento Familiar/estatística & dados numéricos
Acesso aos Serviços de Saúde/normas
Acesso aos Serviços de Saúde/estatística & dados numéricos
Serviços de Assistência Domiciliar/normas
Serviços de Assistência Domiciliar/estatística & dados numéricos
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Idoso
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 314 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: lil-734626
Autor: González-Burboa, Alexis; Manríquez, Camilo; Venegas, Macarena.
Título: Clima organizacional en una dirección de administración de salud municipal / Organizational climate in a municipal health administration office
Fonte: Cienc. Trab;16(51):152-157, dic. 2014. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: JUSTIFICACIÓN: Debido al impacto del clima organizacional en el desempeño de las organizaciones, es vital su estudio en aquellas encargadas de la salud de la población. OBJETIVO: Explorar las percepciones que poseen los trabajadores de la Dirección de Administración de Salud (DAS) de Concepción. MÉTODO: Estudio cuantitativo, descriptivo de corte transversal. El universo fue la totalidad de los trabajadores que se encontraban vinculados a la Administración Central de la DAS de Concepción durante el período comprendido entre el 9 y el 13 de julio del año 2012. Se incluyeron en la muestra todos los trabajadores con contrato indefinido que poseían más de dos años de antigüedad (n=34). Se excluyeron los funcionarios con contrato a plazo fijo (n=6). Los datos fueron recolectados a través de un instrumento adaptado del Organizational Climate Questionarie de Litwin y Stringer. Para el análisis se utilizó el software estadístico InfoStat, versión 2014. RESULTADOS: De los encuestados, un 57,6% (n=19) eran mujeres y un 48,9% (n=16) pertenecía al área de Administración y Finanzas. El promedio general más bajo fue asignado a la dimensión de recompensa (2,21 ± 0,52) y el más alto a la dimensión normas (2,90 ± 0,44). Al estratificar por sexo no se observaron diferencias significativas. CONCLUSIONES: En la organización estudiada se encontró un buen clima organizacional. Existieron similitudes en la valoración del clima entre hombres y mujeres, coincidiendo ambos que el ámbito más débil era el de recompensa.

JUSTIFICATION: Due to impact of the organizational climate in the organizations performances, is vital to study those in charge of population health. OBJECTIVE: To explore workers perceptions from Health Administration Office (DAS) of Concepción. METHOD: Quantitative, descriptive cross-sectional study. The universe was all the workers who were linked to the central administration of the DAS in Concepcion during the period from 9 to 13 July 2012. All permanent contracted employees with more than two years of service (n = 34) were included in the sample. Staff with fixed-term contract (n = 6) were excluded. Data were collected using an instrument adapted from the Organizational Climate Questionnaire of Litwin and Stringer. RESULTS: Among the respondents, 57.6% (n=19) were women and 48.9% (n=16) belonged to the Financial Area: For analysis InfoStat statistical software, version 2014 was used. The lowest overall average was assigned to the dimension of reward (2.21 ± 0.52) and the highest to the dimension of Rules (2.90 ± 0.44). When stratified by sex, no significant differences were observed. CONCLUSIONS: In the studied organization, a good organizational climate was found. There were similarities in the assessment of climate between men and women, both agreeing that the weakest area was Reward.
Descritores: Ambiente de Trabalho
Administração em Saúde
Governo Local
Categorias de Trabalhadores/psicologia
-Cultura Organizacional
Chile
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Local de Trabalho
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  9 / 314 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-903082
Autor: Morales-Sánchez, Luis G; García-Ubaque, Juan C.
Título: Gestión de la crisis del sistema de salud en Bogotá / Management of the crisis of the health system in Bogotá
Fonte: Rev. salud pública;19(1):129-133, ene.-feb. 2017.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN En el marco de los logros y problemas del Sistema General de Seguridad Social en Salud (SGSSS), la administración actual ha planteado políticas que apuntan a reorganizar el sector salud como un medio para superar la crisis que experimenta de tiempo atrás el sistema de salud de Bogotá. Para superar la crisis es necesario afrontar la baja legitimidad social del sistema, provocada por problemas en el acceso y la calidad de los servicios, así como en materia de transparencia, sostenibilidad y gobernanza. Las políticas públicas planteadas se dirigen a la reorganización de la red de atención, por medio de una red única conformada por cuatro subredes integradas de manera horizontal y vertical; la creación de entidades especializadas mixtas para el manejo de temas clave, administrativos y logísticos, y; la creación de un comité directivo de la red. Se cuenta con una importante evidencia que justifica las políticas planteadas, pero, así mismo, es necesario fortalecer los procesos de estudio, análisis e investigación de las problemáticas complejas que afronta en sistema de salud de Bogotá.

ABSTRACT In the context of the achievements and problems of the SGSSS (General system of Health Social Security in Spanish), the current administration has proposed policies that aim to reorganize the health sector as a means to overcome the crisis experienced by the health system of Bogotá. In order to overcome the crisis, it is necessary to address the low social legitimacy of the system, which is caused by problems in access and quality of services, as well as transparency, sustainability and governance. The proposed public policies are directed to the reorganization of the network of attention, through a unique network conformed by four sub-networks integrated horizontally and vertically, and through the creation of specialized entities for the management of key administrative and logistical issues, and of a steering committee for the network. There is important evidence that justifies the proposed policies, but it is also necessary to strengthen the processes of study, analysis and research of the complex problems that the health system of Bogota is facing.
Descritores: Avaliação em Saúde
Sistemas de Saúde/organização & administração
Governo Local
-Colômbia
Reforma dos Serviços de Saúde
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 314 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-960839
Autor: Zen, Daniela; Leite, Marinês Tambara; Hildebrandt, Leila Mariza; Silva, Luiz Anildo Anacleto da; Sand, Isabel Cristina Pacheco Van der.
Título: Políticas de atenção a idosos na voz de gestores municipais de saúde / Políticas de cuidados a los ancianos en la voz de los gestores municipales de salud / Policies of attention to the elderly according to the voice of the municipal managers of health
Fonte: Rev. gaúch. enferm;39:e62502, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Analisar o entendimento de gestores municipais de saúde acerca das políticas públicas destinadas a população idosa e a forma de como elas são efetivadas no município. MÉTODO Estudo qualitativo, desenvolvido com 14 gestores municipais de saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme os preceitos da análise de conteúdo. RESULTADOS Os resultados evidenciam a carência de saberes dos gestores municipais de saúde, relativos a políticas públicas de atenção aos idosos. Também, a atenção prestada a idosos nos municípios estudados centra-se em medidas de controle dos agravos à saúde. CONCLUSÃO Os municípios não possuem políticas específicas de atenção à saúde da população idosa. Assim, estes resultados podem subsidiar reflexões acerca da atenção a idosos nos serviços de saúde, sua relação com a legislação e a aplicabilidade das políticas públicas de saúde.

Resumen OBJETIVO Analizar la comprensión de los gestores municipales de salud acerca de las políticas públicas para la población de ancianos y la forma como ellas entran en vigor en la ciudad. MÉTODO Estudio cualitativo, que se llevó a cabo con 14 gestores municipales de salud. Los datos fueron recogida a través de entrevistas semiestructuradas y analizados de acuerdo con los preceptos de análisis de contenido. RESULTADOS Los resultados muestran una falta de conocimiento de los administradores de salud locales, en relación con la atención política pública para los ancianos. Además, la atención a las personas mayores en los municipios estudiados se centra en las medidas de control de problemas de salud. CONCLUSIÓN Los municipios no tienen cuidado de la salud específica de las políticas de población de edad avanzada. Por lo tanto, estos hallazgos pueden subvencionar reflexiones sobre la atención a las personas mayores en los servicios de salud, su relación con la ley y la aplicación de políticas de salud pública.

Abstract OBJECTIVE To analyze the understanding of municipal managers of health about public policies destined to the elderly population and the way they are effected in the city. METHOD Qualitative study, developed with 14 municipal managers of health. Data were collected through a semi-structured interview and analyzed according the precepts of content analysis. RESULTS The results show the lack of knowledge of the municipal health managers, related to public policies of attention to the elderly. Also, the attention given to the elderly in the studied municipalities focuses on measures to control health problems. CONCLUSION The municipalities do not have specific health care policies for the elderly population. Thus, these results can support reflections about care for the elderly in health services, their relationship with legislation, and the applicability of public health policies.
Descritores: Política Pública
Empregados do Governo/psicologia
Política de Saúde
Governo Local
-Área Programática de Saúde
Saúde da População Urbana
Entrevistas como Assunto
Colaboração Intersetorial
Assistência à Saúde
Pesquisa Qualitativa
Serviços de Saúde para Idosos/legislação & jurisprudência
Serviços de Saúde para Idosos/provisão & distribução
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Idoso
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 32 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde