Base de dados : LILACS
Pesquisa : I01.615.500.650 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 74 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 8 ir para página                    

  1 / 74 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1282264
Autor: Silva, Rodrigo Alberton da; Silva Filho, Carlos Rodrigues da.
Título: IntercaÌ‚mbio internacional na era COVID-19 por que Portugal? / International exchange in COVID-19 era: why Portugal? / Intercambio internacional en la era COVID-19: ¿Por qué Portugal?
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;16(43):2723, 20210126. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Problema: O intercâmbio internacional é um excelente instrumento de formação paraestudantes e Portugal apresenta diversas vantagens para os alunos brasileiros. No entanto, a literatura brasileira carece de relatos de experiência sobre tais atividades e os estudantesfrequentemente encontram- se preocupados sobre quais atividades serão desenvolvidas,sobre que tipo de sistema de saúde encontrarão e, recentemente, sobre como a pandemia se desenrolou no país de destino.Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, referente a um estágio internacional na área da saúde, realizado por um acadêmico brasileiro em Portugal. O trabalho foi elaborado a partir de pesquisas bibliográficas e resgate mnemônico da experiência. Resultados: O sistema de saúde português funciona de forma semelhante ao brasileiro, baseado na atenção primária à saúde e na descentralização, e apresentou bom desempenho em relação à pandemia da COVID-19. O intercâmbio foi realizado na área de medicina geral e familiar e de medicina de emergência pela Universidade de Lisboa, no início de 2020, e foi composto por uma vasta gama de atividades desenvolvidas, principalmente o acompanhamento de consultas. Os aprendizados do estágio incluem os conteúdos técnicos das consultas acompanhadas, os conhecimentos não científicos ensinados durante a rotina e as experiências sociais vivenciadas na viagem. Conclusão: Os estudantes brasileiros encontrarão familiaridades e diferenças positivas no sistema de saúde português e observarão excelentes números em relação ao controle da pandemia da COVID-19. O intercâmbio em Portugal possibilitou o crescimento profissional e pessoal do estudante e é recomendado para os estudantes brasileiros da área da saúde interessados em umaexperiência transcultural.

Problem:The international exchange is an excellent training tool for students and Portugal presents several advantages for Brazilianacademics. However, the Brazilian literature lacks experience reports about these activities and students are often concerned about what activities will be developed, about what kind of health system will they find, and, recently, about how the pandemic unfolded in the destination country.Methods:This is a descriptive study, experience report format, referring to an international exchange in the health field, performed by a Brazilian student in Portugal. The manuscript was elaborated with bibliographic research and mnemonic rescue of experience. Results: The Portuguese health system operates similarly to the Brazilian one, relying on primary health care and decentralization, and presented good performance regarding the COVID-19 pandemic. The exchange occurred in the family medicine and emergency medicine field from the University of Lisbon, in early 2020, and comprised a broad range of activities, specially consultation tracking. The internship's lessons include technical content of the consultations followed, non-scientific knowledge taught during routine and social experiences during the trip. Conclusion: Brazilian students will find familiarities and positive differences in the Portuguese health system and will observe excellent numbers regarding the control of the COVID-19 pandemic. The exchange in Portugal allowed the professional and personal growth of the student and it is recommended for Brazilian academics from the health field interested in a transcultural experience.

Problema: El intercambio internacional es una excelente herramienta de formación para los estudiantes y Portugal presenta numerosasventajas a los alumnos brasileños. No obstante, la literatura brasileña carece de relatos de experiencias sobre estas actividades y a losestudiantes a menudo les preocupa qué actividades se llevarán a cabo, qué tipo de sistema de salud encontrarán y, recientemente, cómo se desarrolló la pandemia en el país de destino. Método: Se trata de un estudio descriptivo, del tipo relato de experiencia, con relación a un pasantía internacional en el área de la salud, efectuado por un alumno brasileño en Portugal. El artículo se elaboró a partir de la investigación bibliográfica y el rescate mnemónico de la experiencia. Resultados: El sistema de salud portugués opera de manera similar al brasileño, apoyado en la atención primaria en salud y en la descentralización, y presentó un buen desempeño en relación con la pandemia de COVID-19. El intercambio fue realizado en el campo de la Medicina Familiar y Comunitaria y la Medicina de Emergencia por la Universidad de Lisboa, a principios de 2020, y fue compuesto por una amplia gama de actividades desarrolladas, principalmente el seguimiento de consultas. Las lecciones aprendidas en la pasantía incluyen los contenidos técnicos de las consultas seguidas, el conocimiento no científico enseñado durante la rutina y las experiencias sociales vividas en el viaje. Conclusión: Los estudiantes brasileños encontrarán familiaridades y diferencias positivas en el sistema de salud portugués y observarán excelentes números en relación con la pandemia de COVID-19. El intercambio en Portugal posibilitó el crecimiento profesional y personal del alumno y es recomendado para estudiantes brasileños del área de saludinteresados en una experiencia transcultural.
Descritores: Estágio Clínico
Educação Médica
Medicina de Emergência
Medicina de Família e Comunidade
Intercâmbio Educacional Internacional
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


  2 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-709639
Autor: Anon.
Título: An interview with Kazuo Tanne
Fonte: Dental press j. orthod. (Impr.);19(1):10-18, Jan-Feb/2014. graf.
Idioma: en.
Descritores: Ortodontia/educação
-Bancos de Tecidos
Dente
Reimplante Dentário/métodos
Transtornos da Articulação Temporomandibular/classificação
Transtornos da Articulação Temporomandibular/diagnóstico
Transtornos da Articulação Temporomandibular/terapia
Criopreservação/métodos
Técnica de Expansão Palatina
Fenda Labial/terapia
Fissura Palatina/terapia
Pesquisa em Odontologia/educação
Engenharia Tecidual/métodos
Tecidos Suporte
Células-Tronco Mesenquimais/fisiologia
Intercâmbio Educacional Internacional
Japão
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1254241
Autor: Cartes Velásquez, Ricardo.
Título: International mobility for undergraduate students
Fonte: Int. j. med. surg. sci. (Print);5(3):89-90, sept. 2018.
Idioma: en.
Descritores: Educação Médica
Educação de Graduação em Medicina
Intercâmbio Educacional Internacional
-Chile
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CL61.1 - Biblioteca Central Campus Sur


  4 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1223471
Autor: Barbosa, Mayara da Ventura; Pfleger, Geovana; Rodrigues, Jeferson; Macchado, Rosani Ramos; Vaquinhas, Marina Montezuma.
Título: Dupla Diplomação na Graduação em Enfermagem: Relato de Experiência no Contexto Brasil e Portugal / Double diplomation in nursing graduation in the brazil and portugal context
Fonte: Enferm. foco (Brasília);11(6):179-184, dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: descrever a vivência de estudantes de enfermagem em um programa de dupla diplomação entre a Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Portugal. Método: Relato de experiência de duas acadêmicas de enfermagem do Estado de Santa Catarina, Brasil durante estágio curricular em Coimbra, Portugal. Resultados: O relato é composto pela vivência acadêmica nos diferentes campos de estágio como: clínica médico-cirúrgica, pediatria, saúde da mulher e obstetrícia, atenção à saúde do idoso e atenção básica em saúde. Conclusões: As experiências profissionais e pessoais vividas em Portugal mostraram-se fundamentais para a formação de profissionais confiantes e resilientes, receptivas às diversidades culturais e interessadas pela busca da excelência em enfermagem. (AU)

Objective: To describe the experience of students from Santa Catarina in the dual diploma program in the Undergraduate Nursing Course carried out by agreement between the Federal University of Santa Catarina - Brazil and the Higher Nursing School of Coimbra - Portugal. Methods: Experience report of two nursing students from the State of Santa Catarina, Brazil in the context of Coimbra, Portugal. Results: The report consists of academic experience in different internship fields, such as: medical-surgical clinic, pediatrics, women's health and obstetrics, health care for the elderly and primary health care. Conclusion: The professional and personal experiences lived during this year in Portugal proved to be fundamental to create confident and resilient professionals, receptive to cultural diversity and interested in the pursuit of excellence in nursing. (AU)

Objetivo: Describir la experiencia de los estudiantes de Santa Catarina en el programa de doble diploma en el Curso de Pregrado de Enfermería realizado por acuerdo entre la Universidad Federal de Santa Catarina - Brasil y la Escuela Superior de Enfermería de Coimbra - Portugal. Métodos: Informe de dos estudiantes de enfermería del estado de Santa Catarina, Brasil en el contexto de Coimbra, Portugal. Resultados: El informe consta de la experiencia académica en diferentes campos de prácticas, tales como: clínica médico-quirúrgica, pediatría, salud de la mujer y obstetricia, atención de la salud del anciano y atención primaria de salud. Conclusión: Las experiencias profesionales y personales vividas durante este año en Portugal demostraron ser fundamentales para crear profesionales seguros y resistentes, receptivos a la diversidad cultural e interesados en la búsqueda de la excelencia en enfermería. (AU)
Descritores: Enfermagem
-Educação
Programas de Graduação em Enfermagem
Intercâmbio Educacional Internacional
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


  5 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-849023
Autor: Ferreira, Iago Gonçalves; Carreira, Luciana Brandão; Botelho, Nara Macedo.
Título: Mobilidade internacional na graduação em medicina: relato de experiência / International mobility in medical graduation: experience report
Fonte: ABCS health sci;42(2):115-119, ago. 29, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: A mobilidade acadêmica nas universidades apresenta-se como uma ferramenta para a internacionalização do ensino superior brasileiro, promovendo a inserção dos estudantes universitários em diferentes contextos culturais e educacionais, agregando tanto novos conhecimentos teóricos como habilidades sociais e linguísticas. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Este artigo trata­se de um relato de experiência de um estudante de medicina viabilizado pelo programa de mobilidade internacional Ciência Sem Fronteiras, realizado no curso de Promoção da Saúde do Waterford Institute of Technology, na cidade de Waterford, Irlanda, no período de setembro de 2014 a julho de 2015. O relato apresenta as atividades acadêmicas desenvolvidas na instituição, bem como analisa a contribuição dos programas de intercâmbio para a graduação médica. CONCLUSÃO: A mobilidade internacional pode representar um importante instrumento para a formação médica, pois estimula o amadurecimento profissional e pessoal dos estudantes, ao expô­los a um cenário diferenciado, no qual são incitados a refletir sobre suas práticas e seu conhecimento, ao se deparar com o novo e o diferente. Tais contribuições podem representar o aprimoramento das habilidades médicas e humanísticas dos graduandos, configurando-se como um avanço para o ensino médico no Brasil.

INTRODUCTION: The academic mobility in universities is presented as a tool for the internationalization of Brazilian higher education, promoting the inclusion of undergraduate students in different cultural and educational backgrounds, adding both new theoretical knowledge as social and language skills. EXPERIENCE REPORT: This article is an experience report from a medical student provided by international mobility program 'Science Without Borders', held in a course of Health Promotion in Waterford Institute of Technology (Waterford,Ireland), from September 2014 to July 2015. This report presents academic activities performed in that institution, as well as, analyzes the contribution of exchange programs to medical graduation. CONCLUSION: International mobility may represent an important tool for medical training according as, encourages the professional and personal growth of the students, to expose them to a different scenario in which they are incited to discover, consider their practices and knowledge, and to face the new and different. Such contributions may represent the improvement of medical and humanistic skills of the students, by setting up as a breakthrough for medical education in Brazil.
Descritores: Estudantes de Medicina
Educação de Graduação em Medicina
Intercâmbio Educacional Internacional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


  6 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-958798
Autor: Cavalcante, Inara Mariela da Silva; Guedes, Glauteice Freitas; Püschel, Vilanice Alves de Araújo.
Título: Nursing international student mobility in the University of São Paulo / Movilidad internacional estudiantil de Enfermería de la Universidad de São Paulo / Mobilidade internacional estudantil de Enfermagem da Universidade de São Paulo
Fonte: Rev. bras. enferm;71(supl.4):1619-1625, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To characterize the experiences of undergraduate students of the School of Nursing of the University of São Paulo (EEUSP) who participated in international mobility programs between January 2011 and July 2017. Method: Exploratory, descriptive study with quantitative approach. Of 68 reports, only 38 (56%) were considered valid and were submitted to descriptive statistical analysis. Data were categorized in general, institutional, academic and cultural aspects and cost of living. Results: The main destination was Portugal and the years with most participation were 2012 and 2013. The mean stay was six months and the students took a mean of three to four courses. The main funder was the university of origin. Conclusion: Academic activities were limited to theoretical and practical courses, with little insertion in research. There is a need to increase investment in learning other languages and to expand partnerships with larger centers of foreign education and research.

RESUMEN Objetivo: Caracterizar las experiencias de los estudiantes de graduación de la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo (EEUSP), participantes de los programas de movilidad internacional, entre enero de 2011 y julio de 2017. Método: Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo de abordaje cuantitativo, de 68 reportes. De estos, solamente 38 (56%) se consideraron válidos y se sometieron al análisis estadístico descriptivo. Los datos se recogieron según los aspectos generales de la experiencia: institucionales, académicos, culturales y costo de vida. Resultados: El destino principal fue Portugal, entre los años 2012 y 2013, con permanencia media de seis meses y cursando, promedio, de tres a cuatro disciplinas. La principal financiadora fue la universidad de origen. Conclusión: Las actividades académicas se limitaron a disciplinas teórico-prácticas, sin involucrarse mucho en la investigación. Existe la necesidad de aumentar las inversiones para el aprendizaje de otros idiomas y aumentar los convenios con los grandes centros de enseñanza e investigación extranjeros.

RESUMO Objetivo: Caracterizar as experiências dos estudantes de graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), participantes dos programas de mobilidade internacional, entre janeiro de 2011 e julho de 2017. Método: Estudo exploratório, descritivo de abordagem quantitativa, de 68 relatórios. Desses, apenas 38 (56%) foram considerados válidos e submetidos à análise estatística descritiva. Os dados foram apreendidos em aspectos gerais da experiência, institucionais, acadêmicos, culturais e custo de vida. Resultados: O principal destino foi Portugal, entre os anos de 2012 e 2013, com permanência média de seis meses, cursando em média três a quatro disciplinas. O principal financiador foi a universidade de origem. Conclusão: As atividades acadêmicas limitaram-se a disciplinas teórico-práticas, com pouca inserção na pesquisa. Há necessidade de aumentar o investimento na aprendizagem de outros idiomas e ampliar parcerias com grandes centros de ensino e de pesquisa estrangeiros.
Descritores: Estudantes de Enfermagem/estatística & dados numéricos
Mobilidade Ocupacional
Enfermeiras Internacionais/tendências
Intercâmbio Educacional Internacional/tendências
-Portugal
Universidades/organização & administração
Bacharelado em Enfermagem/métodos
Bacharelado em Enfermagem/normas
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-904398
Autor: Badke, Marcio Rossato; Barbieri, Rosa Lía; Martorell-Poveda, Maria-Antonia.
Título: Internacionalização da Enfermagem brasileira: doutorado sanduíche na região da Catalunha - Espanha / Internacionalización de la Enfermería brasileña: doctorado sandwich en la región de Cataluña - España / Internationalization of brazilian Nursing: doctor sandwich in the Catalonian Region - Spain
Fonte: Texto & contexto enferm = Texto e contexto enfermagem;27(1):e3620016, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: relatar a experiência vivenciada no exterior por estudante de doutorado e apresentar as atividades com suas produções científicas. Método: relato de experiência de um estudante de doutorado em enfermagem brasileiro que realizou oito meses de atividades de doutorado sanduíche no exterior. Resultados: idealização do doutorado sanduíche no exterior e efetivação deste; socialização científica e internacionalização do conhecimento; e internacionalização dos programas de pós-graduação brasileiros. Conclusão: os ganhos nesta experiência abarcam o aprimoramento profissional, teórico-científico, e a obtenção de valores sociais e culturais. O contato com outras pessoas e instituições de ensino permitem o desenvolvimento de diferentes habilidades didáticas, pedagógicas e interpessoais. O intercâmbio possibilita o fortalecimento e o reconhecimento das instituições brasileiras de ensino, encoraja outros alunos a conhecer realidades distintas e assim fortalece a internacionalização das pesquisas em enfermagem.

RESUMEN Objetivo: relatar la experiencia vivida en el exterior por un estudiante de doctorado y presentar las actividades con sus producciones científicas. Método: relato de experiencia de un estudiante brasileño en el doctorado de enfermería que llevó a cabo ocho meses de actividades de doctorado sandwich en el exterior. Resultados: idealización y efectividad del doctorado sandwich en el exterior, socialización científica e internacionalización del conocimiento e internacionalización de los programas de post-graduación brasileños. Conclusión: los logros en esta experiencia abarcan el perfeccionamiento profesional, teórico-científico y la obtención de valores sociales y culturales. El contacto con otras personas e instituciones de enseñanza permiten el desarrollo de diferentes habilidades didácticas, pedagógicas e interpersonales. El intercambio hace posible el fortalecimiento y reconocimiento de las instituciones brasileñas de enseñanza, ayuda otros alumnos a conocer realidades distintas y, así, fortalece la internacionalización de las investigaciones en enfermería.

ABSTRACT Objective: to report the experience of living abroad and present the activities with their scientific productions. Method: experience report of a Brazilian Nursing doctoral student who performed eight months of activities abroad during a Sandwich Doctorate. Results: idealization of the sandwich doctorate abroad and its effectiveness; scientific socialization and internationalization of knowledge; and internationalization of Brazilian postgraduate programs. Conclusion: the benefits of this experience include professional, theoretical-scientific improvement, and the attainment of social and cultural values. The contact with other people and educational institutions allows different didactic, pedagogical and interpersonal skills. The exchange enables the strengthening and recognition of Brazilian educational institutions, encourages other students to know different realities and thus strengthens the internationalization of nursing research.
Descritores: Ensino
Enfermagem
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Cooperação Internacional
Intercâmbio Educacional Internacional
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  8 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Mendes, Isabel Amélia Costa
Trevizan, Maria Auxiliadora
Texto completo
Id: biblio-1028908
Autor: Mendes, Isabel Amélia Costa; Ventura, Carla A. Arena; Trevizan, Maria Auxiliadora.
Título: O Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem e suas Parcerias Internacionais / The who collaborating centre for nursing research development and its international partnerships
Fonte: Hist. enferm., Rev. eletronica;1(1):[150-162], abr. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Desde 1988 a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) atua como um Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.

Esta reflexão destaca algumas de suas ações de parceria internacional, relacionadas ao seu papel como um Centro de Referência da OMS no período de 1988 a 2010. Por meio de análise

documental foram discutidos fatos extraídos de documentos oficiais e arquivos deste Centro Colaborador. Este artigo apresenta parcerias internacionais do Centro Colaborador com a Organização

Mundial da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Organização dos Estados Americanos, Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau International, Associação Latino-Americana de

Escolas e Faculdades de Enfermagem, o International Council of Nurses, a International Confederation of Midwives, o International Council on Women´s Health Issues e o International Network for Doctoral Education in Nursing. A análise do histórico do Centro Colaborador revela uma evolução constante de suas ações, sempre em busca de adaptação às diretrizes da Organização Mundial de Saúde e coerência com suas metas frente à Enfermagem como profissão

e ao seu papel como formador de recursos humanos…
Descritores: Gestão em Saúde
Intercâmbio Educacional Internacional
Pesquisa em Enfermagem
Responsável: BR905.1 - Biblioteca


  9 / 74 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1122840
Autor: Silva, Rafael Celestino da; Ferreira, Márcia de Assunção; Apostolidis, Thémis.
Título: Doutorado sanduíche como estratégia de internacionalização do conhecimento da enfermagem / Sandwich doctorate as a strategy for the internationalization of nursing knowledge
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;13(4):782-787, 2014-12-15.
Idioma: pt.
Resumo: In recent times, the need for qualified education at PhD level has called attention to the indicators of knowledge internationalization. The goal is to discuss, through an experience report, sandwich doctorate programs as a strategy for the internationalization of nursing knowledge. The gains deriving from the internationalization process based on this experience comprise the advancement of knowledge in terms of the research methods, the social representations theory and scientific knowledge production itself. In addition, the reality experienced permitted a critical analysis of the structural characteristics of post-graduate studies in Brazil, as well as the tracking of related study domains in which international bi-center research agreements and academic mobility programs can be established. In conclusion, the sandwich doctorate is a fruitful strategy of knowledge internationalization and educational enhancement. It is up to the institutions to attract and stimulate the young talents who have the profile and the research potential to invest inits accomplishment.

A necessidade de formação qualificada do doutor na atualidade vem exigindo atenção aos indicadores de internacionalização do conhecimento. Objetiva-se discutir, através de um relato de experiência, o estágio doutorado sanduíche como estratégia de internacionalização do conhecimento da enfermagem. Os ganhos advindos do processo de internacionalização a partir desta experiência de estágio abarcam o avanço do conhecimento no que tange aos métodos de pesquisa, a teoria das representações sociais e a própria produção do conhecimento científico. Além disso, a realidade vivenciada oportunizou uma análise crítica das características estruturais da pós-graduação no Brasil, e permitiu rastrear domínios de estudos afins dentro dos quais podem ser estabelecidos convênios de pesquisa internacional bicêntricos e programas de mobilidade acadêmica. Conclui-se que o doutorado sanduíche configura-se como uma estratégia profícua de internacionalização do conhecimento e incremento à formação, cabendo às instituições atrair e estimular os jovens talentos com perfil e potencial para pesquisa a investirem na sua realização
Descritores: Intercâmbio Educacional Internacional
-Aptidão
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Conhecimento
Credenciamento
Disseminação de Informação
Internacionalidade
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  10 / 74 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Moreira, Marlea Chagas
Texto completo
Id: lil-750727
Autor: Silva, Marcelle Miranda da; Büscher, Andreas; Moreira, Marléa Chagas; Duarte, Sabrina da Costa Machado.
Título: Visitando hospices na Alemanha e no Reino Unido na perspectiva dos cuidados paliativos / Visiting hospices in Germany and United Kingdom from the perspective of palliative care
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;19(2):369-375, Apr-Jun/2015.
Idioma: pt.
Resumo: Relatar a experiência de visitas realizadas em hospices situados em Osnabrück/Alemanha e, em Londres/Reino Unido, no Saint Christopher's Hospice; e apresentar uma discussão acerca, deste modo, de cuidar. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, a partir da realização do estágio pós-doutoral na Alemanha, de novembro de 2013 a outubro de 2014, com apoio da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Resultados: Relatou-se a estrutura física; modo de funcionamento das instituições; principal força de trabalho, com destaque para a equipe de enfermagem e participação de voluntários; principais atividades assistenciais e desafios. Tais questões nos hospices foram bastante similares, com destaque dado ao hospice responsável pela disseminação deste movimento mundialmente. Conclusão: O hospice pode ser o local do óbito, sendo ambiente agradável, que preserva a individualidade e a autonomia da pessoa, conta com participação de voluntários e com programas de divulgação e treinamento, para fortalecimento do movimento...
Descritores: Cuidados Paliativos
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Equipe de Enfermagem
Intercâmbio Educacional Internacional
Limites: Humanos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação



página 1 de 8 ir para página                    
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde