Base de dados : LILACS
Pesquisa : I01.615.500.650 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 62 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 7 ir para página                  

  1 / 62 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-956701
Autor: Guedes, Glauteice Freitas; Cavalcante, Inara Mariela da Silva; Püschel, Vilanice Alves de Araújo.
Título: Mobilidade estudantil internacional: a experiência de estudantes de graduação em Enfermagem / Movilidad estudiantil internacional: la experiencia de estudiantes de pregrado en enfermería / International academic mobility: the experience of undergraduate nursing students
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;52:e03358, 2018.
Idioma: en; pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Compreender as experiências vivenciadas pelos estudantes de graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo na mobilidade estudantil internacional. Método Estudo transversal, descritivo, com abordagem qualitativa, realizado entre fevereiro e julho de 2017. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. Resultados Participaram do estudo 22 estudantes. Na análise das entrevistas, emergiram cinco categorias analíticas: Dimensão das Relações Interinstitucionais, Dimensão Pessoal, Dimensão Profissional, Dimensão Acadêmica e Dimensão Cultural. Conclusão São muitas as vantagens que o intercâmbio internacional pode trazer à formação profissional. Considera-se necessário maior investimento governamental e institucional, mas com planejamento mútuo e acompanhamento das instituições, de forma que contribua para o desenvolvimento da Enfermagem e do País.

RESUMEN Objetivo Comprender las experiencias vividas por los estudiantes de pregrado de la Escuela de Enfermería de la Universidade de São Paulo en la movilidad estudiantil internacional. Método Estudio transversal, descriptivo, con abordaje cualitativo, llevado a cabo entre febrero y julio de 2017. Se recogieron los datos mediante una entrevista semiestructurada, los que se sometieron al análisis de contenido. Resultados Participaron en el estudio 22 estudiantes. En el análisis de las entrevistas, emergieron cinco categorías analíticas: Dimensión de las Relaciones Interinstitucionales, Dimensión Personal, Dimensión Profesional, Dimensión Académica y Dimensión Cultural. Conclusión Son muchas las ventajas que el intercambio internacional puede brindar a la formación profesional. Se considera necesario mayor inversión gubernamental e institucional, pero con planificación mutua y acompañamiento de los centros, de modo a que contribuya al desarrollo de la Enfermería y del País.

ABSTRACT Objective To understand/reveal the experiences of undergraduate students of the Nursing School of the Universidade de São Paulo in international academic mobility. Method A cross-sectional, descriptive study with a qualitative approach conducted between February and July 2017. Data were collected using a semi-structured interview and submitted to content analysis. Results Twenty-two (22) students participated in the study. Five analytical categories emerged from the analysis of the interviews: Interinstitutional Relationships Dimension, Personal Dimension, Professional Dimension, Academic Dimension and Cultural Dimension. Conclusion There are many advantages that international mobility can bring to vocational training. Greater governmental and institutional investment is considered necessary, but with mutual planning and monitoring by the institutions in order for it to contribute to the development of Nursing and the Country.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Intercâmbio Educacional Internacional
-Estudos Transversais
Pesquisa Qualitativa
Internacionalidade
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


  2 / 62 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-901668
Autor: Patuzzi, Gregório Corrêa; Lira, Adrielle Priscilla Souza; Santos, José Diego Marques; Reinisch, Andrieli Oliveira Barros; Veleda, Aline Alves.
Título: Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira / Aprendizajes académicas acerca de la salud pública en una universidad canadiense: contribuciones a la formación brasileña / Academic learning about public health in a Canadian university: contributions for Brazilian education
Fonte: Rev. gaúch. enferm;38(3):e0012, 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Discutir aprendizagens de estudantes brasileiros de graduação da área da saúde sobre saúde pública. Método Estudo descritivo, reflexivo, baseado em experiências de internacionalização do ensino, utilizando-se bases teóricas dos sistemas de saúde canadense e brasileiro para a construção de uma análise crítica sobre o fazer em saúde pública e o impacto da internacionalização para o ensino e a formação profissional. Resultados Existem similaridades teóricas e conceituais nos sistemas de saúde, no entendimento sobre determinantes sociais. No entanto, o uso dos determinantes mostra-se mais resolutivo no sistema canadense. Conclusão As aprendizagens sobre saúde pública em uma universidade canadense revelaram grande enfoque nos determinantes, permitindo a reflexão sobre os modelos de atenção à saúde brasileiros. Com esta experiência, pode-se levantar discussões nos espaços de ensino, refletindo o compromisso social do Programa Ciência sem Fronteiras e sua importância para a formação profissional.

RESUMEN Objectivos Discutir aprendizajes de estudiantes brasileños de graduación del área de la salud acerca de salud pública. Métodos estudio descriptivo, reflexivo, basado en experiencias de internacionalización de la enseñanza, utilizando bases teóricas de los sistemas de salud canadiense y brasileño para la construcción de un análisis crítico acerca del hacer en salud pública y del impacto de la internacionalización para la enseñanza y la formación profesional. Resultados Existen similitudes teóricas y conceptuales en los sistemas de salud y en el entendimiento sobre determinantes sociales. Sin embargo, el uso de los determinantes se muestra más resolutivo en el sistema canadiense. Conclusión Los aprendizajes sobre salud pública en una universidad canadiense revelaron gran enfoque en los determinantes, permitiendo la reflexión acerca de los modelos de atención a la salud brasileños. Con esta experiencia, se pueden plantear discusiones en los espacios de enseñanza, reflejando el compromiso social del Programa Ciencia sin Fronteras y su importancia para la formación profesional.

ABSTRACT Objective This paper aims to discuss Brazilian undergraduate students'learning in the public health. Methods This is a descriptive, reflexive study, characterized as an experience report. Theoretical references of the Canadian and Brazilian health systems were used in order to analyze the public health and the impact of international educational exchange in professional qualification. Results There are theoretical and conceptual similarities in health systems, in the understanding of social determinants. However, the application of the social determinants of health yielded more results in the Canadian system. Conclusion Public health learning in a Canadian university highlighted a great focus on determinants, allowing the students to think about Brazilian health care models. With this experience, discussions can be held in educational spaces, reflecting the social implication of Science without Borders Program in professional education.
Descritores: Universidades
Saúde Pública/educação
Educação de Graduação em Medicina
Bacharelado em Enfermagem
Intercâmbio Educacional Internacional
Programas Nacionais de Saúde/organização & administração
-Estudantes de Medicina
Estudantes de Enfermagem
Brasil
Canadá
Currículo
Determinantes Sociais da Saúde
Modelos Teóricos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 62 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-782957
Autor: Lorenzini, Elisiane; Oelke, Nelly Donszelmann; Marck, Patricia Beryl; Dall’Agnol, Clarice Maria.
Título: Contribuições do programa de doutorado sanduíche nas abordagens metodológicas: relato de experiência / Contribuciones del programa de doctorado sándwich con los abordajes metodológicos: relato de experiencia / Contributions of the sandwich doctoral program to methodological approaches: an experience report
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(2):e58244, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Compartilhar experiências e insights teóricos e metodológicos que os pesquisadores obtiveram ao trabalhar juntos durante um programa de doutorado sanduíche. Método Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Resultados Incorporou-se o pensamento restaurativo no estudo da cultura de segurança do paciente e espera-se implementar o plano de knowledge translation utilizando os princípios do diálogo deliberativo como uma estratégia para aumentar a aplicabilidade dos resultados da pesquisa. Conclusão A incorporação de novas metodologias nas pesquisas da enfermagem brasileira possui um papel fundamental para o alcance de visibilidade e participação internacional nas diferentes áreas de conhecimento da enfermagem.

RESUMEN Objetivo Compartir experiencias e introspecciones teóricas y metodológicas que los investigadores obtuvieron al trabajar juntos durante un programa de doctorado sándwich. Método Estudio descriptivo del tipo relato de experiencia. Resultados Se ha incorporado el pensamiento restaurador en el estudio de la cultura de seguridad del paciente y se espera implementar el plan de traducir conocimientos usando los principios del diálogo deliberativo como una estrategia para aumentar la aplicabilidad de los resultados de la investigación. Conclusión La incorporación de nuevas metodologías en las investigaciones de enfermería brasileña tiene un rol fundamental para el alcance de visibilidad y participación internacional en las diferentes áreas de conocimiento de enfermería.

ABSTRACT Objective To share our experience on theoretical and methodological insights we have gained as researchers working together during the Sandwich Doctoral Program. Method This is a descriptive experience report. Results We have incorporated restoration thinking into a study on patient safety culture and will enhance knowledge translation by applying principles of deliberative dialogue to increase the uptake and implementation of research results. Conclusion Incorporating new approaches in Brazilian nursing research plays a key role in achieving international participation and visibility in different areas of nursing knowledge.
Descritores: Pesquisa em Enfermagem Clínica/organização & administração
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem/organização & administração
Intercâmbio Educacional Internacional
-Pesquisadores
Brasil
Colúmbia Britânica
Fotografação
Pesquisa em Enfermagem Clínica/métodos
Atitude do Pessoal de Saúde
Grupos Focais
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem/métodos
Bolsas de Estudo
Pesquisa Médica Translacional/métodos
Pesquisa Médica Translacional/organização & administração
Segurança do Paciente
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 62 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1051078
Autor: Figueredo, Luana Prado; Fernandes, Maria de Fatima do Prado; Ayala, Osmany Alonso.
Título: Intercâmbio Acadêmico Internacional na Pós-Graduação em Enfermagem: Relato de Experiência / International Academic Exchange in Nursing Graduate Studies: Experience Report
Fonte: REVISA (Online);8(4):512-517, Out-Dez.2019.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: descrever a experiência discente acerca da mobilidade internacional acadêmica em um programa de intercâmbio em Havana - Cuba, na área de pós-graduação em enfermagem. Método: relato de experiência acerca das vivências acadêmicas e pessoais, decorridas durante as atividades realizadas no intercâmbio acadêmico entra Brasil e Cuba entre setembro e outubro de 2018. Resultados: a experiência possibilitou a aquisição de conhecimentos científicos ampliados à enfermagem no âmbito da pós-graduação e a formação de vínculos acadêmicos, propiciando o aperfeiçoamento na formação acadêmica, sócio-crítico-cultural e pessoal, a partir da inter-relação teoria-prática. Isso contribui para formação de habilidades interpessoais e profissionais permeadas por aspectos influenciadores e humanista ao cuidado de enfermagem e para o processo de internacionalização do curso de enfermagem. Conclusão: a experiência do intercâmbio acadêmico internacional contribui para o amadurecimento pessoal, científico e profissional e este relato visa incentivar os estudantes a idealizarem tal possibilidade que agrega novos saberes acadêmicos.

Objective: describe the student experience about international academic mobility in a postgraduate nursing exchange program in Havana - Cuba. Method: experience report about the academic and personal experiences, which took place during the activities carried out in the academic exchange between Brazil and Cuba, from September to October 2018. Results: the experience made possible the acquisition of expanded scientific knowledge to nursing in the post- graduation and the formation of academic bonds, providing the improvement in the academic, socio-critical-cultural and personal formation, from the theory-practice interrelationship. Contributing to the formation of interpersonal and professional skills permeated by influential and humanistic aspects of nursing care and the internationalization process of the nursing course. Conclusion: the experience of international academic exchange contributes to personal, scientific and professional maturation and this report aims to encourage students to idealize such a possibility that adds new academic knowledge.
Descritores: Intercâmbio Educacional Internacional
Responsável: BR2040.1 - Biblioteca Central


  5 / 62 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Wright, Maria da Glória Miotto
Texto completo
Id: lil-624942
Autor: Wright, Maria da Gloria Miotto; Caufield, Catherine; Gray, Genevieve; Olson, Joanne.
Título: International research capacity-building programs for nurses to study the drug phenomenon in Latin America: challenges and perspectives / Programas internacionales de capacitación en investigación para enfermeros en el estudio del fenómeno de las drogas en América Latina: desafíos y perspectivas / Programas internacionais de capacitação em pesquisa para enfermeiros no estudo do fenómeno das drogas na América Latina: desafios e perspectivas
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);13(spe2):1095-1101, nov.-dez. 2005. tab.
Idioma: en.
Resumo: The First International Research Capacity-Building Program for Nurses to Study the Drug Phenomenon in the Americas is a result of a partnership between the Inter-American Drug Abuse Control Commission (CICAD) of the Organization of American States (OAS) and the Faculty of Nursing in the University of Alberta, with financial support from the Government of Canada. The program was divided into two parts. The first part of the program was held at the University of Alberta in Edmonton, Alberta, Canada. It involved capacity-building in research methodologies at the Faculty of Nursing, which lead to the preparation of four multi-centric research proposals for drug demand reduction in the home countries of the eleven participants in the program. The second part of the program was related to the implementation of multi-centric research proposals in seven countries in Latin America and in Canada. This program presented expertise in research methodology to members of Latin American Schools of Nursing and introduced Latin American expertise to members of a Canadian Faculty of Nursing. The International Research Capacity-Building Program for Nurses to Study the Drug Phenomenon in the Americas has fostered the kind of inter-cultural respect and mutual appreciation necessary to confront the global health problem of the abuse of both licit and illicit drugs.

El Primer Programa Internacional de Capacitación en Investigación para Enfermeros en el Estudio del Fenómeno de las Drogas en las Américas resultó de una colaboración entre la Comisión Interamericana para el Control del Abuso de Drogas (CICAD) de la Organización de los Estados Americanos (OEA) y la Facultad de Enfermería en la Universidad de Alberta, con apoyo financiero del Gobierno de Canadá. El programa fue dividido en dos partes. La primera parte del programa se organizó en la Universidad de Alberta en Edmonton, Alberta, Canadá. Abarcó la capacitación en metodologías de investigación en la Facultad de Enfermería, que llevó a la preparación de cuatro propuestas de investigación multicéntrica con vistas a la reducción de la demanda de drogas en los países de origen de los once participantes en el programa. La segunda parte del programa estaba relacionada a la implementación de propuestas de investigación multicéntrica en siete países de América Latina y en Canadá. Este programa presentó conocimientos especializados en metodologías de investigación a miembros de Escuelas de Enfermería latinoamericanas e introdujo los conocimientos especializados latinoamericanos a miembros de una Facultad de Enfermería canadiense. El Programa Internacional de Capacitación en Investigación para Enfermeros en el Estudio del Fenómeno de las Drogas en las Américas estimuló el tipo de respecto intercultural y apreciación mutua necesario para confrontar el problema de salud global del abuso de drogas lícitas e ilícitas.

O Primeiro Programa Internacional de Capacitação para Enfermeiros no Estudo do Fenômeno das Drogas nas Américas é resultado de uma parceria entre a Comissão Interamericana para o Controle do Abuso das Drogas (CICAD) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Faculdade de Enfermagem da Universidade de Alberta, com apoio financeiro do Governo do Canadá. O programa foi dividido em duas partes. A primeira parte do programa foi realizada na Universidade de Alberta em Edmonton, Alberta, Canadá. Compreendeu a capacitação em metodologias de pesquisa na Faculdade de Enfermagem, que levou à preparação de quatro propostas de pesquisas multicêntricas para a redução da demanda de drogas nos países de origem dos onze participantes no programa. A segunda parte do programa estava relacionada à implementação de propostas de pesquisa multicêntricas em sete países da América Latina e no Canadá. Este programa apresentou expertise em metodologias de pesquisa a membros de Escolas de Enfermagem latino-americanas e introduziu expertise latino-americana a membros de uma Faculdade de Enfermagem canadense. O Primeiro Programa Internacional de Capacitação para Enfermeiros no Estudo do Fenômeno das Drogas nas Américas estimulou o tipo de respeito intercultural e apreço mútuo necessário para confrontar o problema de saúde global do abuso das drogas lícitas e ilícitas.
Descritores: Intercâmbio Educacional Internacional
Pesquisa em Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias/prevenção & controle
-Alberta
Agências Internacionais
Cooperação Internacional
América Latina
Desenvolvimento de Programas
Drogas Ilícitas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 62 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1029218
Autor: Bardaquim, V. A; Dias, E. G.
Título: A realização de intercâmbio no doutorado em enfermagem: um relato de experiência / The realization of exchange in the doctorate in nursing: an experience report
Fonte: J. nurs. health;9(1):199104, jan. 8, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: relatar a experiência discente de pós-graduação de Enfermagem em Programa de intercâmbio internacional. Método: trata-se de um relato de experiência, sobre a participação no programa de Doutorado Sanduíche, realizado por meio de concessão de bolsa do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, entre a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, São Paulo e a Universidade Laval, Quebec, entre agosto a dezembro de 2017. Resultados: participação em cursos, palestras e eventos, aluna ouvinte em disciplinas relacionadas à prática da enfermagem. Estratégia de aprendizagem baseada em problemas, as atividades de ensino foram realizadas em forma de apresentações audiovisuais, discussões em sala de aula, atividades em laboratório, trabalho em equipe, material multimídia, videoconferências, tutoriais e plataforma web. Considerações Finais: o intercambio é oportunidade para agregar valores, aprimorar o currículo e ampliar o conhecimento, além de conhecer diferentes linhas de pesquisas e teorias voltadas para a área da saúde.

Objective: to report the graduate student experience of Nursing in International Exchange Program. Method: this is an experience report about the participation in the Sandwich Doctoral Program, carried out by means of a grant from the Coordination Program for the Improvement of Higher Education Personnel, between the School of Nursing of Ribeirão Preto, São Paulo and Laval University, Quebec, from August to December 2017. Results: participation in courses, lectures and events, student listener in disciplines related to nursing practice. Problem-based learning strategy, teaching activities were conducted in the form of audiovisual presentations, classroom discussions, laboratory activities, teamwork, multimedia material, video conferences, tutorials and web platform. Final Considerations: the exchange is an opportunity to aggregate values, to improve the curriculum and to increase knowledge, besides knowing different lines of research and theories focused on the health area.
Descritores: Enfermagem
Enfermagem Transcultural
Intercâmbio Educacional Internacional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1060.1 - Biblioteca do Campus Porto


  7 / 62 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Mendes, Regina Ferraz
Texto completo
Id: biblio-1022702
Autor: Costa, Marina Lua Vieira de Abreu; Martins, Thais Santos; Simplicio, Alexandre Henrique de Melo; Mendes, Regina Ferraz; Tajra, Fabio Solon; Austin, Lynn; Moura, Marcoeli Silva de.
Título: Profile of Brazilian Dental Undergraduates who participated of Science Without Borders Program and their perceptions on sandwich course / Perfil dos estudantes de Odontologia brasileiros que participaram do Programa Ciência sem Fronteiras e suas percepções sobre a graduação
Fonte: Rev. ABENO;19(1):115-126, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: The Science without Borders (SwB) program was created in 2011 aiming to internationalizing education in Brazil and providing highly qualified training abroad. However, in 2015, it ended the offer of scholarships for undergraduates, which allowed several opportunities. The objective of this study was to evaluate the profile of Dental undergraduate students who participated in the SwB program and their perceptions about this experience. This is an evaluative research developed with students who participated in SwB in the sandwich modality, in which the student continues being enrolled in his university of origin, while studying for period in another institution abroad. Semi structured questionnaire was developed using the GoogleDocs® digital platform, addressing the sociodemographic and academic profile of participants and aspects related to the organization and operation of the program. From 745 former SwB Dental students, 109 (14.6%) answered the questionnaire. Most of them were female (65.1%), from public institutions (89%), located in the Northeast (34.9%) and Southeast (26.6%), with proficiency in English (82.6%), and intention to become a researcher (51.4%). The fellows indicated that the program's objectives were partially fulfilled (59.63%). They considered themselves more qualified, professionally, due to the sandwich course offered by SwB. However, they pointed out several limitations: lack of organization of development institutions, use of disciplines and control and inspection mechanisms. It was possible to outline the profile of program participants, as well as to characterize the functioning of SwB for Dental students, according to their perceptions (AU).

O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) foi criado em 2011 com o objetivo de internacionalizar a educação no Brasil e prover treinamento altamente qualificado no exterior. Entretanto, em 2015, encerrou a oferta de bolsas de estudo para alunos de graduação, que permitiam diversas oportunidades. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil de graduandos de Odontologia que participaram do programa CsF e suas percepções sobre essa experiência. Tratase de uma pesquisa avaliativa desenvolvida com estudantes que participaram do CsF na modalidade sanduíche, em que o estudante continua matriculado em sua universidade de origem enquanto estuda por período em outra instituição no exterior. Um questionário semiestruturado foi desenvolvido utilizando a plataforma digital GoogleDocs®, abordando o perfil sociodemográfico e acadêmico dos participantes e aspectos relacionados à organização e ao funcionamento do programa. Dos 745 estudantes de Odontologia participantes do CsF, 109 (14,6%) responderam ao questionário. A maioria era do sexo feminino (65,1%), oriundos de instituições públicas (89%), localizadas no Nordeste (34,9%) e Sudeste (26,6%), com proficiência em inglês (82,6%) e intenção de se tornar pesquisador (51,4%). Os bolsistas indicaram que os objetivos do programa foram parcialmente cumpridos (59,63%). Consideraram-se mais qualificados, profissionalmente, devido à graduação sanduíche oferecida pelo CsF. No entanto, apontaram várias limitações: a falta de organização das instituições de fomento, de aproveitamento de disciplinas e de mecanismos de controle e inspeção. Foi possível traçar o perfil dos participantes do programa, bem como caracterizar o funcionamento do CsF para os estudantes de Odontologia, de acordo com suas percepções (AU).
Descritores: Condições Sociais
Percepção Social
Estudantes de Odontologia
Educação em Odontologia
Intercâmbio Educacional Internacional
-Brasil
Distribuição de Qui-Quadrado
Estudos Transversais/métodos
Inquéritos e Questionários
Dados Demográficos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


  8 / 62 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-998625
Autor: Cadena, Sandra.
Título: Model development for international nurse educator partnerships: relationship-building process and strategies / Modelo de desarrollo internacional de asistencia para la enfermera educadora: proceso de construcción de relaciones y estrategias
Fonte: MedUNAB;15(2):82-88, 2012.
Idioma: en.
Resumo: Cultural diversity and its impact on patient care contribute to persistent health care disparities. In attempts to enhance nursing student cultural awareness and sensitivity, nurse educators seek international opportunities, often times in low resource countries, as ways to expand upon culturally diverse experiences. A model that addresses relationship-building among faculty from different countries and cultures contributes to enhanced professional relationships, minimizes collaboration barriers, and maximizes shared teaching opportunities during international experiences. It is critical in relationship-building among nurse educators to develop implementation strategies that facilitate comprehensive and effective student encounters. [Cadena, S. Model development for international nurse educator partnerships: relationship-building process and strategies. MedUNAB 2012; 15:82-88]

La diversidad cultural y su impacto en la atención al paciente contribuyen a las disparidades de salud persistentes. En un intento por aumentar la conciencia del estudiante de enfermería y sensibilidad cultural, los educadores de enfermería buscar oportunidades internacionales, muchas veces en países de bajos recursos, como forma de ampliar las experiencias de diversas culturas. Un modelo que se ocupa de la construcción de relaciones entre el profesorado de diferentes países y culturas contribuye a la mejora de las relaciones profesionales, las barreras de colaboración minimiza y maximiza las oportunidades de enseñanza comunes en experiencias internacionales. Es de suma importancia en la construcción de relaciones entre los educadores de enfermería para desarrollar estrategias de aplicación que facilitan los encuentros estudiantiles integrales y eficaces. [Cadena, S. Modelo de desarrollo internacionales de asistencia para la enfermera educadora: proceso de construcción de relaciones y estrategias. MedUNAB 2012; 15:82-88].
Descritores: Educação em Enfermagem
-Educação Continuada em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Docentes de Enfermagem
Intercâmbio Educacional Internacional
Responsável: CO179.1 - Biblioteca


  9 / 62 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-969699
Autor: Fawcett, Jacqueline; Villarruel, Antonia.
Título: Revista de Enfermería del Instituto Mexicano del Seguro Social is crossing the border / Revista de Enfermería del Instituto Mexicano del Seguro Social is crossing the border
Fonte: Rev. enferm. Inst. Mex. Seguro Soc;7(1):3-4, Ene.-Abr. 1999.
Idioma: es.
Descritores: Publicação Periódica
Políticas Editoriais
Programas de Cooperação Bilateral
Publicações Científicas e Técnicas
Cooperação Internacional
Intercâmbio Educacional Internacional
-Estados Unidos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: MX346.1 - CENAIDS - Centro Nacional de Investigación Documental en Salud


  10 / 62 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-908780
Autor: Stein, Caroline; Castilhos, Eduardo Dickie de; Bighetti, Tania Izabel.
Título: Desenvolvimento de habilidades e competências no estágio no Sistema de Saúde Pública da Catalunha, Espanha / Development of skills and competences on internship at the Public Health System of Catalonia, Spain
Fonte: Rev. ABENO;18(2):94-103, maio 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo foi descrever e discutir a experiência acadêmica no Sistema de Saúde Pública da Catalunha (Espanha) pelo Programa Ciência sem Fronteiras, relacionando-a com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Graduação em Odontologia do Brasil; características e produtividade dos serviços de saúde da Odontologia e do sistema informatizado do Centro de Atenção Primária (CAP). Trata-se de um estudo descritivo de uma experiência realizada em um CAP da Catalunha em 2012, na cidade de Sant Andreu de la Barca. Contém análise bibliográfica documental de guias, manuais, livros e artigos de revistas nacionais e estrangeiras publicadas sobre o assunto, e dados secundários do CAP, obtidos em planilhas e página da internet do Sistema Generalitat de Catalunya. Os resultados mostraram que 3.316 pacientes receberam atendimento odontológico, sendo 3.141 realizados pela cirurgiã-dentista e 175 pela técnica em saúde bucal; foram realizadas 4.515 consultas, 1.421 exodontias e 586 revisões odontológicas em escolares. O sistema informatizado utilizado representava uma ferramenta tecnológica importante, pois todas as informações de saúde do paciente eram interligadas entre profissionais do CAP, o que tornava o processo de trabalho mais prático e organizado. Concluiu-se que a experiência acadêmica em serviço de saúde pública de outro país, tendo como ponto de partida os cuidados primários de saúde, pode contribuir na formação acadêmica do estudante brasileiro, pois se relaciona diretamente com as habilidades e competências dispostas nas DCN, tais como a atenção à saúde de forma integrada e contínua; análise crítica dos problemas; tomada de decisões; liderança; administração e gerenciamento; comunicação e educação permanente (AU).

The objective was to describe and discuss the academic experience in the Public Health System of Catalonia, (Spain) by the Programa Ciência sem Fronteiras, relating it to Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) for Dentistry Courses in Brazil; characteristics and productivity of the dental health services and the computerized system of the Primary Center Care (PCC). It is a descriptive study carried out in a PCC of Catalonia (Spain) in 2012, in the city of Sant Andreu de la Barca. It contains bibliographical analysis of guides, manuals, books and articles of national and foreign journals published on the subject, and secondary data of the PCC, obtained in spreadsheets and website of the System Generalitat de Catalunya. The results showed that 3.316 patients received dental care, of which the dental surgeon performed 3.141 and the oral health technique 175; 4.515 consultations, 1.421 exodontias and 586 dental examinations were carried out in schoolchildren. The computerized system used represented an important technological tool, since all the patient's health information was interconnected among PCC professionals, which made the work process more practical and organized. It was concluded that the academic experience in the public health service of another country, starting from Primary Health Care, can contribute to the academic formation of the Brazilian student, since it is directly related to the skills and competences established in the DCN as: care health in an integrated and continuous way; critical analysis of problems; decision making; leadership; administration and management; communication and continuing education (AU).
Descritores: Educação em Odontologia
Serviços de Saúde
Intercâmbio Educacional Internacional
Atenção Primária à Saúde
-Educação Baseada em Competências/métodos
Epidemiologia Descritiva
Espanha
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos



página 1 de 7 ir para página                  
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde