Base de dados : LILACS
Pesquisa : I01.615.500.650 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 70 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 7 ir para página                  

  1 / 70 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-958798
Autor: Cavalcante, Inara Mariela da Silva; Guedes, Glauteice Freitas; Püschel, Vilanice Alves de Araújo.
Título: Nursing international student mobility in the University of São Paulo / Movilidad internacional estudiantil de Enfermería de la Universidad de São Paulo / Mobilidade internacional estudantil de Enfermagem da Universidade de São Paulo
Fonte: Rev. bras. enferm;71(supl.4):1619-1625, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To characterize the experiences of undergraduate students of the School of Nursing of the University of São Paulo (EEUSP) who participated in international mobility programs between January 2011 and July 2017. Method: Exploratory, descriptive study with quantitative approach. Of 68 reports, only 38 (56%) were considered valid and were submitted to descriptive statistical analysis. Data were categorized in general, institutional, academic and cultural aspects and cost of living. Results: The main destination was Portugal and the years with most participation were 2012 and 2013. The mean stay was six months and the students took a mean of three to four courses. The main funder was the university of origin. Conclusion: Academic activities were limited to theoretical and practical courses, with little insertion in research. There is a need to increase investment in learning other languages and to expand partnerships with larger centers of foreign education and research.

RESUMEN Objetivo: Caracterizar las experiencias de los estudiantes de graduación de la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo (EEUSP), participantes de los programas de movilidad internacional, entre enero de 2011 y julio de 2017. Método: Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo de abordaje cuantitativo, de 68 reportes. De estos, solamente 38 (56%) se consideraron válidos y se sometieron al análisis estadístico descriptivo. Los datos se recogieron según los aspectos generales de la experiencia: institucionales, académicos, culturales y costo de vida. Resultados: El destino principal fue Portugal, entre los años 2012 y 2013, con permanencia media de seis meses y cursando, promedio, de tres a cuatro disciplinas. La principal financiadora fue la universidad de origen. Conclusión: Las actividades académicas se limitaron a disciplinas teórico-prácticas, sin involucrarse mucho en la investigación. Existe la necesidad de aumentar las inversiones para el aprendizaje de otros idiomas y aumentar los convenios con los grandes centros de enseñanza e investigación extranjeros.

RESUMO Objetivo: Caracterizar as experiências dos estudantes de graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), participantes dos programas de mobilidade internacional, entre janeiro de 2011 e julho de 2017. Método: Estudo exploratório, descritivo de abordagem quantitativa, de 68 relatórios. Desses, apenas 38 (56%) foram considerados válidos e submetidos à análise estatística descritiva. Os dados foram apreendidos em aspectos gerais da experiência, institucionais, acadêmicos, culturais e custo de vida. Resultados: O principal destino foi Portugal, entre os anos de 2012 e 2013, com permanência média de seis meses, cursando em média três a quatro disciplinas. O principal financiador foi a universidade de origem. Conclusão: As atividades acadêmicas limitaram-se a disciplinas teórico-práticas, com pouca inserção na pesquisa. Há necessidade de aumentar o investimento na aprendizagem de outros idiomas e ampliar parcerias com grandes centros de ensino e de pesquisa estrangeiros.
Descritores: Estudantes de Enfermagem/estatística & dados numéricos
Mobilidade Ocupacional
Enfermeiras Internacionais/tendências
Intercâmbio Educacional Internacional/tendências
-Portugal
Universidades/organização & administração
Bacharelado em Enfermagem/métodos
Bacharelado em Enfermagem/normas
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 70 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-904398
Autor: Badke, Marcio Rossato; Barbieri, Rosa Lía; Martorell-Poveda, Maria-Antonia.
Título: Internacionalização da Enfermagem brasileira: doutorado sanduíche na região da Catalunha - Espanha / Internacionalización de la Enfermería brasileña: doctorado sandwich en la región de Cataluña - España / Internationalization of brazilian Nursing: doctor sandwich in the Catalonian Region - Spain
Fonte: Texto & contexto enferm;27(1):e3620016, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: relatar a experiência vivenciada no exterior por estudante de doutorado e apresentar as atividades com suas produções científicas. Método: relato de experiência de um estudante de doutorado em enfermagem brasileiro que realizou oito meses de atividades de doutorado sanduíche no exterior. Resultados: idealização do doutorado sanduíche no exterior e efetivação deste; socialização científica e internacionalização do conhecimento; e internacionalização dos programas de pós-graduação brasileiros. Conclusão: os ganhos nesta experiência abarcam o aprimoramento profissional, teórico-científico, e a obtenção de valores sociais e culturais. O contato com outras pessoas e instituições de ensino permitem o desenvolvimento de diferentes habilidades didáticas, pedagógicas e interpessoais. O intercâmbio possibilita o fortalecimento e o reconhecimento das instituições brasileiras de ensino, encoraja outros alunos a conhecer realidades distintas e assim fortalece a internacionalização das pesquisas em enfermagem.

RESUMEN Objetivo: relatar la experiencia vivida en el exterior por un estudiante de doctorado y presentar las actividades con sus producciones científicas. Método: relato de experiencia de un estudiante brasileño en el doctorado de enfermería que llevó a cabo ocho meses de actividades de doctorado sandwich en el exterior. Resultados: idealización y efectividad del doctorado sandwich en el exterior, socialización científica e internacionalización del conocimiento e internacionalización de los programas de post-graduación brasileños. Conclusión: los logros en esta experiencia abarcan el perfeccionamiento profesional, teórico-científico y la obtención de valores sociales y culturales. El contacto con otras personas e instituciones de enseñanza permiten el desarrollo de diferentes habilidades didácticas, pedagógicas e interpersonales. El intercambio hace posible el fortalecimiento y reconocimiento de las instituciones brasileñas de enseñanza, ayuda otros alumnos a conocer realidades distintas y, así, fortalece la internacionalización de las investigaciones en enfermería.

ABSTRACT Objective: to report the experience of living abroad and present the activities with their scientific productions. Method: experience report of a Brazilian Nursing doctoral student who performed eight months of activities abroad during a Sandwich Doctorate. Results: idealization of the sandwich doctorate abroad and its effectiveness; scientific socialization and internationalization of knowledge; and internationalization of Brazilian postgraduate programs. Conclusion: the benefits of this experience include professional, theoretical-scientific improvement, and the attainment of social and cultural values. The contact with other people and educational institutions allows different didactic, pedagogical and interpersonal skills. The exchange enables the strengthening and recognition of Brazilian educational institutions, encourages other students to know different realities and thus strengthens the internationalization of nursing research.
Descritores: Ensino
Enfermagem
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Cooperação Internacional
Intercâmbio Educacional Internacional
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  3 / 70 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Mendes, Isabel Amélia Costa
Trevizan, Maria Auxiliadora
Texto completo
Id: biblio-1028908
Autor: Mendes, Isabel Amélia Costa; Ventura, Carla A. Arena; Trevizan, Maria Auxiliadora.
Título: O Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem e suas Parcerias Internacionais / The who collaborating centre for nursing research development and its international partnerships
Fonte: Hist. enferm., Rev. eletronica;1(1):[150-162], abr. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Desde 1988 a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) atua como um Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.

Esta reflexão destaca algumas de suas ações de parceria internacional, relacionadas ao seu papel como um Centro de Referência da OMS no período de 1988 a 2010. Por meio de análise

documental foram discutidos fatos extraídos de documentos oficiais e arquivos deste Centro Colaborador. Este artigo apresenta parcerias internacionais do Centro Colaborador com a Organização

Mundial da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Organização dos Estados Americanos, Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau International, Associação Latino-Americana de

Escolas e Faculdades de Enfermagem, o International Council of Nurses, a International Confederation of Midwives, o International Council on Women´s Health Issues e o International Network for Doctoral Education in Nursing. A análise do histórico do Centro Colaborador revela uma evolução constante de suas ações, sempre em busca de adaptação às diretrizes da Organização Mundial de Saúde e coerência com suas metas frente à Enfermagem como profissão

e ao seu papel como formador de recursos humanos…
Descritores: Gestão em Saúde
Intercâmbio Educacional Internacional
Pesquisa em Enfermagem
Responsável: BR905.1 - Biblioteca


  4 / 70 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1122840
Autor: Silva, Rafael Celestino da; Ferreira, Márcia de Assunção; Apostolidis, Thémis.
Título: Doutorado sanduíche como estratégia de internacionalização do conhecimento da enfermagem / Sandwich doctorate as a strategy for the internationalization of nursing knowledge
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;13(4):782-787, 2014-12-15.
Idioma: pt.
Resumo: In recent times, the need for qualified education at PhD level has called attention to the indicators of knowledge internationalization. The goal is to discuss, through an experience report, sandwich doctorate programs as a strategy for the internationalization of nursing knowledge. The gains deriving from the internationalization process based on this experience comprise the advancement of knowledge in terms of the research methods, the social representations theory and scientific knowledge production itself. In addition, the reality experienced permitted a critical analysis of the structural characteristics of post-graduate studies in Brazil, as well as the tracking of related study domains in which international bi-center research agreements and academic mobility programs can be established. In conclusion, the sandwich doctorate is a fruitful strategy of knowledge internationalization and educational enhancement. It is up to the institutions to attract and stimulate the young talents who have the profile and the research potential to invest inits accomplishment.

A necessidade de formação qualificada do doutor na atualidade vem exigindo atenção aos indicadores de internacionalização do conhecimento. Objetiva-se discutir, através de um relato de experiência, o estágio doutorado sanduíche como estratégia de internacionalização do conhecimento da enfermagem. Os ganhos advindos do processo de internacionalização a partir desta experiência de estágio abarcam o avanço do conhecimento no que tange aos métodos de pesquisa, a teoria das representações sociais e a própria produção do conhecimento científico. Além disso, a realidade vivenciada oportunizou uma análise crítica das características estruturais da pós-graduação no Brasil, e permitiu rastrear domínios de estudos afins dentro dos quais podem ser estabelecidos convênios de pesquisa internacional bicêntricos e programas de mobilidade acadêmica. Conclui-se que o doutorado sanduíche configura-se como uma estratégia profícua de internacionalização do conhecimento e incremento à formação, cabendo às instituições atrair e estimular os jovens talentos com perfil e potencial para pesquisa a investirem na sua realização
Descritores: Intercâmbio Educacional Internacional
-Aptidão
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Conhecimento
Credenciamento
Disseminação de Informação
Internacionalidade
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  5 / 70 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Moreira, Marlea Chagas
Texto completo
Id: lil-750727
Autor: Silva, Marcelle Miranda da; Büscher, Andreas; Moreira, Marléa Chagas; Duarte, Sabrina da Costa Machado.
Título: Visitando hospices na Alemanha e no Reino Unido na perspectiva dos cuidados paliativos / Visiting hospices in Germany and United Kingdom from the perspective of palliative care
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;19(2):369-375, Apr-Jun/2015.
Idioma: pt.
Resumo: Relatar a experiência de visitas realizadas em hospices situados em Osnabrück/Alemanha e, em Londres/Reino Unido, no Saint Christopher's Hospice; e apresentar uma discussão acerca, deste modo, de cuidar. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, a partir da realização do estágio pós-doutoral na Alemanha, de novembro de 2013 a outubro de 2014, com apoio da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Resultados: Relatou-se a estrutura física; modo de funcionamento das instituições; principal força de trabalho, com destaque para a equipe de enfermagem e participação de voluntários; principais atividades assistenciais e desafios. Tais questões nos hospices foram bastante similares, com destaque dado ao hospice responsável pela disseminação deste movimento mundialmente. Conclusão: O hospice pode ser o local do óbito, sendo ambiente agradável, que preserva a individualidade e a autonomia da pessoa, conta com participação de voluntários e com programas de divulgação e treinamento, para fortalecimento do movimento...
Descritores: Cuidados Paliativos
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Equipe de Enfermagem
Intercâmbio Educacional Internacional
Limites: Humanos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


  6 / 70 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-896655
Autor: Nora, Carlise Rigon Dalla; Schaefer, Rafaela; Schveitzer, Mariana Cabral; Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone; Vieira, Margarida Maria.
Título: Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente / Doble titulación en enfermería: potencialidades y retos de una experiencia de internacionalización académica discente / Double nursing degree: potentialities and challenges of an international student academic experience
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;52:e03311, 2018. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Compartilhar a experiência da dupla titulação em enfermagem promovida entre a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, fazendo uma reflexão sobre as potencialidades e os desafios dessa oportunidade para o estudante de pós-graduação. Método Trata-se de um relato de experiência apresentado em ordem cronológica e de natureza descritiva. A dupla titulação em enfermagem foi realizada no período de 6 meses, em instituição diferente da de origem. Resultados Dentre as atividades desenvolvidas durante a dupla titulação destacam-se: participação em bancas de defesa, congressos, seminário, cursos, encontros, palestras, colóquios, aulas, grupos de pesquisa e visita técnica aos serviços de saúde. Um quadro apresenta e descreve os principais benefícios da experiência vivenciada pelas autoras. Conclusão A dupla titulação, quando bem planejada e desenvolvida, pode promover o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional do estudante, favorecendo a internacionalização e contribuindo para a qualificação dos programas de pós-graduação.

RESUMEN Objetivo Compartir la experiencia de la doble titulación en enfermería promovida entre la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo y el Instituto de Ciencias de la Salud de la Universidad Católica Portuguesa, mediante una reflexión acerca de las potencialidades y los desafíos de esa oportunidad para el estudiante de posgrado. Método Se trata de un relato de experiencia presentado en orden cronológico y de naturaleza descriptiva. La doble titulación en enfermería fue llevada a cabo en el período de seis meses, en centro distinto de aquel de origen. Resultados Entre las actividades desarrolladas durante la doble titulación, se destacan: participación en tribunales de defensa, congresos, seminarios, cursos, encuentros, charlas, coloquios, clases, grupos de investigación y visita técnica a los servicios sanitarios. Un recuadro presenta y describe los principales beneficios de la experiencia vivida por las autoras. Conclusión La doble titulación, cuando bien planificada y desarrollada, puede promover el desarrollo personal, cultural y profesional del estudiante, favoreciendo la internacionalización y contribuyendo a la calificación de los programas de posgrado.

ABSTRACT Objective To share the experience of a Double Nursing degree promoted between the Nursing School of the Universidade de São Paulo and the Health Sciences Institute of the Universidade Católica Portuguesa, reflecting on the potentialities and challenges of this opportunity for graduate students. Method This is an experience report presented in chronological order and of a descriptive nature. The double degree in Nursing was accomplished over a period of 6 months in a different institution from the institution of origin. Results Among the activities developed during the Double Degree are: participating in examining boards, congresses, seminars, courses, meetings, lectures, colloquium, classes, research groups and technical visits to health services. A table presents and describes the main benefits of the experience experienced by the authors. Conclusion When well-planned and well-developed, a double degree can promote personal, cultural and professional development of the students, favoring internationalization and contributing to the qualification of graduate programs.
Descritores: Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Intercâmbio Educacional Internacional
-Educação em Enfermagem
Narrativas Pessoais como Assunto
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Narrativa Pessoal
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


  7 / 70 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-460660
Autor: Olson, Joanne K.
Título: Sigma theta tau international honor society of nursing: its importance, how it works, and how to participate
Fonte: Texto & contexto enferm;11(2):26-30, maio-ago. 2002.
Idioma: pt.
Resumo: This article describes the significance of the Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing, how it works, and how individual nurses and university schools of nursing can participate. In particular, the relationship between involvement in this worldwide nursing honor society and the development of doctoral level nursing education and nursing leadership is emphasized...

Este artigo descreve importância da Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing, como ela funciona, e como as enfermeiras, individualmente, e as escolas universitárias de enfermagem podem participar. Em particular, é enfatizada a relação entre envolvimento nesta sociedade internacional de honra de enfermagem e o desenvolvimento de educação de doutorado em enfermagem e de liderança em enfermagem...

Este artículo describle la importancia de la Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing, como ella funciona y como las Enfermeras individualmente y las escuelas universitarias de Enfermería pueden participar. En particular, es enfatizada la relación entre el envolvimiento de esta sociedad internacional de honra de enfermería en desenvolvimiento de la educación en nivel de doctorado y de liderazgo en enfermería...
Descritores: Cooperação Internacional
Educação Continuada em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Liderança
-Intercâmbio Educacional Internacional
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  8 / 70 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-460659
Autor: Gennaro, Susan; Mayberry, Linda; DeGeest, Sabina.
Título: Doctoral education internationally: questions for the 21st century
Fonte: Texto & contexto enferm;11(2):31-35, maio-ago. 2002.
Idioma: pt.
Resumo: There are a number of challenges that will face nursing science and education in the 21st century. Nurse scientists only began to be prepared at the doctoral level in the 1930's and there was very little growth in doctoral education until the 1970's. Doctoral education for nursing has now become well established around the globe but the average age of students and the lack of diversity may diminish their productivity. Doctoral faculties are also ôgrayingõ and as demands on their time increase questions about the best method of providing doctoral education arise. Strategies for improving doctoral education globally are provided...

Existe um certo número de desafios a serem enfrentados pela ciência e educação de enfermagem no século XXI. Cientistas enfermeiros só começaram a ser preparados em nível de doutorado na década de 1930, e houve muito pouco crescimento na educação em nível de doutorado até de 1970. Educação em nível de doutorado para enfermagem tornou-se agora bem estabelecida em todo o globo, mas a média de idade dos estudantes e a falta de diversidade são fatores que podem diminuir a sua produtividade. Os membros do corpo docente em nível de doutorado estão também tornando-se ôgrisalhosõ, e conforme aumentam as exigências acadêmicas a que são submetidos, surgem questões sobre como prover melhor método de educação em nível de doutorado. São oferecidas estratégias para melhorar mundialmente a educação em nível de doutorado...

Existe un cierto número de desafios a ser enfrentados por la ciencia y la Educación en Enfermería en el siglo XXI. Investigadores en Enfermería sólo comenzaron a ser preparados en nivel de doctorado en la década de 1930, y hubo muy poco crecimiento en la educación en nivel de doctorado hasta 1970. La Educación en nivel de Doctorado para Enfermería se tornó ahora bien establecida en todo el mundo, así la edad media de los estudiantes y la falta de diversidad son factores que pueden disminuir su productividad. Los miembros del cuerpo docente en nivel de doctorado están también tornándose ôgrisáseosõ, y conforme aumentan las exigencias académicas a que estan sometidos surgen cuestiones sobre como proveer un método de educación en nivel de doctorado. Son ofrecidas estratégias para mejorar mundialmente la Educación en nivel de doctorado...
Descritores: Docentes de Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Intercâmbio Educacional Internacional
-Cooperação Internacional
Limites: História do Século XXI
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  9 / 70 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-643947
Autor: Oliveira, Mariana Gonçalves de; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag.
Título: Programa de mobilidade acadêmica internacional em enfermagem: relato de experiência / Programa internacional de movilidad académica en enfermería: relato de experiencia / International academic mobility program in nursing: experience report
Fonte: Rev. gaúch. enferm;33(1):195-198, mar. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Experiência de estudos no exterior, intercâmbio, agrega valor profissional e pessoal. Objetivou-se descrever experiência discente em programa de mobilidade acadêmica internacional. Estudo de 2008 até 2009 no Brasil e na Espanha. Enfatizaram-se as vivências, observações e atividades realizadas, por acreditar que a formação de discentes e pesquisadores não se restringe somente à universidade e ao país de origem, dando possibilidades de experiências e conhecimentos. Conclui-se, essa oportunidade promoveu repercussões no amadurecimento psicológico, cultural, social e científico.

Experiencia de estudiar en el extranjero, o de cambio, añade valor al crecimiento profesional y personal. El objetivo fue describir la experiencia del estudiante en programa de movilidad académica internacional. Estudio desarrollado desde 2008 hasta 2009 en Brasil y España. Destacar las experiencias, observaciones y actividades realizadas durante el período de movilidad, en la creencia de que la formación de estudiantes e investigadores no se restringe a la universidad y el país de origen, dando posibilidades de nuevas experiencias y conocimientos diferenciados. Se concluye que esta oportunidad ha promovido un profundo efecto sobre su perfil psicológico, cultural, social y científico.

An experience of studying abroad, or of academic exchange, really adds value to the professional and personal development of exchange students. This report aims to describe a student's experience in an international academic mobility program. It was developed from 2008 to 2009 in Brazil and Spain. The experiences, observations and activities of the student were emphasized, believing that the training of students and researchers is not only restricted to the university and the students' home country, and that it is important to have possibilities of new experiences and differentiated knowledge. The conclusion is that this opportunity promoted a profound effect on psychological, cultural, social and scientific development of the exchange student.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Intercâmbio Educacional Internacional
Limites: Humanos
Responsável: BR546.1 - Biblioteca


  10 / 70 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Silva, Lolita Dopico da
Texto completo
Id: lil-748535
Autor: Fassarella, Cintia Silva; Silva, Lolita Dopico da; Figueiredo, Maria do Céu Barbieri.
Título: Doutorado em enfermagem em regime de cotutela internacional: uma possibilidade a ser experimentada / PhD courses in nursing in a cotutorial international regime: a chance to be experimented / Doctorado en enfermería en régimen de cotutela internacional: una oportunidad que se debe experimentar
Fonte: Rev. enferm. UERJ;21(1,n.esp):682-686, 2013.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão atualizada acerca da oportunidade de realização do doutorado em regime de cotutela internacional e descrever os pontos fundamentais do processo de planejamento e desenvolvimento desta cooperação. A descrição da experiência ocorreu de setembro/2012 a julho/2013 pela doutoranda e orientadores envolvidos na execução desta modalidade ímpar de formação acadêmica entre a Universidade do Porto, Portugal, e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. É de extrema relevância a cooperação internacional entre as partes. Para tanto, deve ser organizada e planejada a promover o desenvolvimento individual e profissional do estudante, além de favorecer a cooperação internacional do programa de pós-graduação brasileiro e português. Esta modalidade de intercâmbio educacional internacional na enfermagem trará uma experiência pessoal e profissional de extremo valor para a doutoranda, além de favorecer a relação entre os programas de pós-graduação stricto sensu envolvidos.

This article aims at updating the debate on graduate programs on an international co-tutorial basis in addition to describing key issues in planning and developing this cooperation. The experience reported by a PhD student and supervisors between September, 2012 and July, 2013, described that unique academic training  between the  University of Porto, Portugal and the University of the Rio de Janeiro State, Brazil. International cooperation between both parties proves to be of capital importance. Therefore, it must be organized and planned to assure students' individual and professionaldevelopment, as well as to favor international cooperation on graduate courses between Brazil and Portugal. This approach to international educational exchange in nursing is expected to enhance personal and professional experience to the PhD student, on one hand, and to strengthen the relation between the stricto sensu graduate programs involved, on the other.

Este artículo tiene como objetivo presentar una reflexión actualizada sobre la oportunidad de realizar el doctorado en régimen de cotutela internacional y describir los puntos del proceso de desarrollo de tal experiencia que tuvo lugar entre setiembre de 2012 a julio de 2013, hecho por la doctoranda y sus supervisores en la ejecución de esta modalidad única en la formación académica entre una universidad en Porto, Portugal, y otra en Río de Janeiro, Brasil. Es de suma importancia la cooperación internacional entre las partes. Debe ser organizada y planificada con el fin de promover el desarrollo personal y profesional del alumno, favorecer la cooperación internacional de ambos los programas de postgrado. Este intercambio educacional internacional  en enfermería traerá una experiencia personal y profesional de valor extremo para la doctoranda, y beneficiará la relación entre programas de estudios de postgrado stricto sensu involucrados.
Descritores: Cooperação Internacional
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Educação em Enfermagem
Intercâmbio Educacional Internacional
-Pesquisa
Limites: Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)



página 1 de 7 ir para página                  
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde