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Id: biblio-829056
Autor: Soares Mariz, Larissa; Campos Muniz Medeiros, Carla; Cruz Enders, Bertha; Nascimento Kluczynik Vieira, Caroline Evelin; Aires Silva Medeiros, Kaio Keomma; Silva Coura, Alexsandro.
Título: Risk factors associated with treatment abandonment by overweight or obese children and adolescents / Factores de riesgo asociados al abandono del tratamiento en niños y adolescentes con sobrepeso u obesidad / Fatores de risco associados ao abandono do tratamento de crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesidade
Fonte: Invest. educ. enferm;34(2):378-386, June 2016. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective.To evaluate the risk factors associated with treatment abandonment by overweight or obese children and adolescents. Methods. A cross-sectional study, conducted in 2011, at the Childhood Obesity Center, in Campina Grande, Brazil, with the records of 208 children and adolescents, between three and 18 years of age, divided into two groups: Group I included those who abandoned treatment, and Group II included those who did not abandon treatment. Results. Non-adherence was significantly associated with higher income (OR=5.8), high maternal education (OR=2.4), white skin color (OR=2.9), and obesity (OR=3.6). Conclusion. Despite the new academic-care approach, the non-adherence to treatment rate was high, and was associated with sociodemographic and nutritional factors.

Objetivo.Evaluar los factores de riesgo asociados al abandono del tratamiento en niños y adolescentes con sobrepeso u obesidad. Métodos. Estudio transversal realizado en el Centro de Obesidad Infantil, en Campina Grande, Brasil, con los registros de 208 niños y adolescentes entre 3 y 18 años de edad, divididos en dos grupos: I: abandonaron el tratamiento y II no abandonaron el tratamiento. Resultados. El abandono se asoció significativamente a mayor renta (OR=5.8), elevada escolaridad materna (OR=2.4), raza blanca (OR=2.9) y a obesidad (OR=3.6). Conclusión. El porcentaje de abandono del tratamiento fue elevado y se asoció a factores sociodemográficos y nutricionales.

Objetivo.Avaliar os fatores de risco associados ao abandono do tratamento de crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesidade. Métodos. Estudo transversal no Centro de Obesidade Infantil, em Campina Grande, Brasil, com os registros de 208 crianças e adolescentes, entre 3 e 18 anos de idade, divididos em dois grupos: Grupo I compreendendo os que abandonaram o tratamento e Grupo II para aqueles que não abandonaram o tratamento. Resultados. O abandono associou-se significativamente à maior renda (OR=5.8), elevada escolaridade materna (OR=2.4), cor branca (OR=2.9) e obesidade (OR=3.6). Conclusão. O percentual de abandono ao tratamento foi elevado e associado a fatores sócio-demográficos e nutricionais.
Descritores: Criança
Adolescente
Continuidade da Assistência ao Paciente
Sobrepeso
Políticas
Obesidade
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1149131
Autor: Santos, Lumena de Aleluia; Mattos, Amana Rocha.
Título: "A colonização foi muito perfeita aqui": reflexões de refugiadas africanas no Brasil / "Colonization was very perfect here": African refugees' reflections in Brazil / "La colonización fue muy perfecta aquí": reflexiones de refugiadas africanas en Brasil
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);72(spe):170-184, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Neste trabalho, analisamos os processos de subjetivação de mulheres com status de refugiadas africanas no Brasil. Para tanto, utilizamos o conceito de universo institucional de refúgio para interpelar o debate sobre o fluxo de pessoas solicitantes de refúgio no contexto brasileiro nos últimos anos. Partimos de uma contextualização histórica sobre as relações raciais no Brasil e de questões dos trânsitos migratórios tais como se configuram hoje nas agendas econômicas e políticas para discutir os processos de subjetivação das interlocutoras desta pesquisa. Nesse sentido, propomos algumas reflexões acerca das formas de institucionalização que impactam diretamente nas relações de mulheres advindas de países africanos integradas como refugiadas na sociedade brasileira, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com duas mulheres migrantes.

This paper analyzes the subjectivation processes of women with African refugee status in Brazil. For that, it uses the concept of institutional universe of refuge to challenge the debate on the flow of people requesting refuge in the Brazilian context in recent years. It starts from a historical contextualization about race relations in Brazil and from issues of migratory transits as they are configured today in the economic and political agendas to discuss the processes of subjectification of the interlocutors of this research. In this sense, it proposes some reflections on the forms of institutionalization that directly impact on the relations of women from African countries integrated as refugees in Brazilian society, based on semi-structured interviews with two migrant women.

En este artículo analizamos los procesos de subjetivación de mujeres con estatus de refugiadas africanas en Brasil. Para ello, utilizamos el concepto de universo institucional de refugio para cuestionar el debate sobre el flujo de personas que solicitan refugio en el contexto brasileño en los últimos años. Partimos de una contextualización histórica sobre las relaciones raciales en Brasil y de los temas de tránsitos migratorios tal como se configuran hoy en las agendas económicas y políticas para discutir los procesos de subjetivación de los interlocutores de esta investigación. En este sentido, proponemos algunas reflexiones sobre las formas de institucionalización que impactan directamente en las relaciones de las mujeres de países africanos integradas como refugiadas en la sociedad brasileña, a partir de entrevistas semiestructuradas con dos mujeres migrantes.
Descritores: Relações Raciais
Refugiados
Migrantes
Mulheres
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Políticas
-Brasil
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Id: biblio-1150860
Autor: Prosman, Jorge Coronel.
Título: Paraguay, ¿el renacer de una utopía contagiosa? / Paraguay, the rebirth of a contagious utopia?
Fonte: Barbarói;(58):218-229, jan.-jun. 2021.
Idioma: pt.
Resumo: El artículo analiza las movilizaciones políticas en Paraguay, a partir de la década de 2000, con mayor atención a la relación entre los movimientos sociales y el gobierno de Fernando Lugo (2008 - 2012). Entre los aspectos que destaca el texto está que los movimientos sociales en Paraguay tuvieron un rol significativo desde la década del 2000. Desde la llegada de Lugo al gobierno nacional, sin embargo, se observó que las acciones de los líderes de las Centrales Sindicales comenzaron a priorizar las posiciones gubernamentales. Es decir, los partidos y agrupaciones de izquierda apuestan por el fortalecimiento de organizaciones populares, sindicatos, movimientos sociales partiendo del supuesto de que la vía administrativa podría fortalecer las organizaciones y garantizar mayores ganancias de derechos. Lo que sucedió, sin embargo, fue que los líderes fueron rápidamente cooptados por la lógica del poder estatal y la ocupación de cargos se convirtió en el objetivo principal.(AU)

The article analyzes the political mobilizations in Paraguay, starting in the 2000s, with greater attention to the relationship between social movements and the government of Fernando Lugo (2008 - 2012). Among the aspects highlighted in the text is that social movements in Paraguay had a significant role since the 2000s. Since Lugo's arrival in the national government, however, it was observed that the actions of the leaders of the Trade Union Centrals began to prioritize government positions. In other words, the parties and groups of the left are committed to strengthening popular organizations, unions, and social movements based on the assumption that the administrative route could strengthen organizations and guarantee greater gains in rights. What happened, however, was that the leaders were quickly co-opted by the logic of state power and the occupation of positions became the main objective.(AU)
Descritores: Paraguai
Utopias
Políticas
Governo
Limites: Humanos
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1150528
Autor: Cavaler, Camila; Vitali, Marieli Mezari; Landro, Maiara; Quadros, Luiz Felipe Andrade; Castro, Amanda; Soratto, Jacks.
Título: Representações sociais de "pobreza" e "bolsa família" para mulheres beneficiárias de programas de transferência de renda / Social representations of "poverty" and "bolsa família" for women beneficiary from income transfer programs / Representaciones sociales de "pobreza" y "bolsa família" para mujeres beneficiarias de los programas de transferencia de ingresos
Fonte: Barbarói;(57):119-140, jul.-dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar as representações sociais da pobreza e do bolsa família para mulheres beneficiárias de programas de transferência de renda de um município do Sul de Santa Catarina. Participaram deste estudo 26 mulheres, selecionadas por amostragem por conveniência. Fez-se uso do teste de associação livre como instrumento de coleta de dados. As participantes escreveram as cinco primeiras palavras que surgiam à mente a partir do termo indutor "pobreza" e "bolsa família". Os resultados foram submetidos à análise de similitude e prototípica por meio do software IRaMuTeQ. Quanto ao termo indutor pobreza aparece como possível elemento central a palavra "fome", seguida dos elementos "miséria", "dificuldade" e "tristeza"; mostrando que a multidimensionalidade da pobreza e os efeitos simbólicos não estão necessariamente atrelados ao capital monetário. No que se refere ao termo indutor "Bolsa Família", o possível núcleo central é o elemento "ajuda" seguido dos elementos "benefício", "importante", "comprar", "escola", "água", "comida", "renda" e "assistência". Tais aspectos de representação demonstram a perspectiva assistencialista das beneficiárias acerca do Programa. Os resultados apontam que programas de transferência de renda têm pautado suas estratégias de enfrentamento a pobreza em políticas unidimensionais, que priorizam o valor monetário em detrimento de garantias sociais. Além disso, salienta-se que apesar de necessários para garantir condições mínimas de dignidade para a população, os programas de transferência de renda têm baixo potencial de mudança na estrutura social, tendo em conta, o valor monetário oferecido aos beneficiários.(AU)

The present research aimed to identify the social representations of poverty and the family allowance for women beneficiaries of income transfer programs in a municipality in the south of Santa Catarina. 26 women participated in this study, selected by sampling by convenience. The free association test was used as a data collection instrument. The participants wrote the first five words that came to mind from the inducing term "poverty" and "family allowance". The results were submitted to similitude and prototypical analysis using the IRaMuTeQ software. As for the term inducer poverty, the word "hunger" appears as a possible central element, followed by the element's "misery", "difficulty" and "sadness"; showing that the multidimensional of poverty and the symbolic effects that are not necessarily linked to monetary capital. Regarding the inductive term "Bolsa Família", the possible central nucleus is the element "help" followed by the element's "benefit", "important", "buy", "school", "water", "food", "income" and "assistance". Such representation demonstrates the beneficiaries' assistance perspective regarding the Program. The results point out that income transfer programs have guided their strategies to face poverty in one-dimensional policies, which prioritize monetary value over social guarantees. In addition, it should be noted that although necessary to guarantee minimum conditions of dignity for the population, income transfer programs have little potential for changing social structures, taking into account the low monetary value offered to beneficiaries.(AU)

Esta investigación tuvo como objetivo identificar las representaciones sociales de la pobreza y la Bolsa Familia para las mujeres beneficiarias de los programas de transferencia de ingresos en un municipio en el sur de Santa Catarina. 26 mujeres participaron en este estudio, seleccionadas por muestreo por conveniencia. La prueba de asociación libre se utilizó como instrumento de recopilación de datos. Los participantes escribieron las primeras cinco palabras que surgieron del término inductor "pobreza" y "subsidio familiar". Los resultados se sometieron a análisis de similitud y prototipos utilizando el software IRaMuTeQ. En cuanto al término inductor de pobreza, la palabra "hambre" aparece como un posible elemento central, seguido de los elementos "miseria", "dificultad" y "tristeza"; mostrando que la multidimensionalidad de la pobreza y los efectos simbólicos que no están necesariamente vinculados al capital monetario. En cuanto al término inductivo "Bolsa Família", el posible núcleo central es el elemento "ayuda" seguido de los elementos "beneficio", "importante", "comprar", "escuela", "agua", "comida", " ingresos "y" asistencia ". Dicha representación demuestra la perspectiva de asistencia de los beneficiarios con respecto al Programa. Los resultados señalan que los programas de transferencia de ingresos han guiado sus estrategias para enfrentar la pobreza en políticas unidimensionales, que priorizan el valor monetario sobre las garantías sociales. Además, debe tenerse en cuenta que, aunque es necesario para garantizar condiciones mínimas de dignidad para la población, los programas de transferencia de ingresos tienen poco potencial para cambiar las estructuras sociales, teniendo en cuenta el bajo valor monetario ofrecido a los beneficiarios.(AU)
Descritores: Pobreza
Mulheres
Políticas
Financiamento Governamental
Renda
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1139641
Autor: Pires, Barbara Gomes.
Título: O legado das regulações esportivas. Diagnóstico e consentimento na elegibilidade da categoria feminina / The legacy of sports regulations. Diagnosis and consent in the female category eligibility / El reglamento del legado del deporte. Diagnóstico y consentimiento para la elegibilidad de la categoría femenina
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(35):283-307, maio-ago. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo As regulações esportivas para definir a elegibilidade na categoria feminina são políticas antigas, datadas do começo do século XX, que atravessam disputas sobre o corpo, suas inscrições e possibilidades de futuro. De modo que a definição de um diagnóstico, com suas articulações de saúde, doença e cuidado terapêutico, concentram alguns atributos significativos para essa determinação de elegibilidade. Acompanhando um pouco da história da ex-judoca brasileira Edinanci Silva, vamos compreender como tais regulações constituem estratégias normativas de controle do corpo e da população, assim como mobilizam os cenários em que os sujeitos existem, se individualizam e cuidam de si. Essa difícil tarefa de consentir num contexto de crise, de risco e de humilhação diz muito sobre os limites dessas mesmas inclusões pelo esporte. No fim, também vamos entender porque a virilização feminina continua a ser medicalizada e importa mais do que a eficiência do rendimento esportivo propriamente dito.

Abstract The sports regulations to define the eligibility in the female category are old policies, dating from the beginning of the 20th century, which go through disputes over the body, its inscriptions and possibilities for the future. In this sense, the definition of a diagnosis, with its articulations of health, disease and therapeutic care, concentrate some significant attributes for this eligibility. Following a bit of the history of former Brazilian judoka Edinanci Silva, we'll understand how such regulations constitute normative strategies for controlling the body, the population, as well as mobilizing the scenarios in which the subjects exist, individualize and take care of themselves. This difficult task of consenting in a context of crisis, risk and humiliation says a lot about the limits of these same inclusions by sport. In the end, we'll also understand why female virilization continues to be medicalized and matters more than the efficiency of sports performance itself.

Resumen La normativa deportiva para definir la elegibilidad en la categoría femenina son políticas antiguas, fecha del comienzo del siglo 20, que pasan por disputas sobre el cuerpo, sus inscripciones y posibilidades de futuro. De modo que la definición de un diagnóstico, con sus articulaciones de salud, enfermedad y atención terapéutica, concentre algunos atributos significativos para esta determinación de elegibilidad. Siguiendo un poco de la historia de la ex-judoca brasileña Edinanci Silva, entenderemos cómo estas regulaciones constituyen estrategias normativas para controlar el cuerpo y la población, así como movilizar los escenarios en que los sujetos existen, se individualizan y se cuidan. Esta difícil tarea de consentir en un contexto de crisis, riesgo y humillación dice mucho sobre los límites de estas mismas inclusiones para el deporte. Al final, también entenderemos por qué la virilización femenina sigue medicalizada y es más importante que la eficacia del rendimiento deportivo en sí.
Descritores: Análise para Determinação do Sexo
Transtornos do Desenvolvimento Sexual/diagnóstico
Esportes
Mulheres
Atletas
Políticas
-Constituição Corporal
Caracteres Sexuais
Hiperandrogenismo
Consentimento Livre e Esclarecido
Limites: Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1148405
Autor: Hüning, Simone Maria.
Título: Ética e políticas de pesquisa nas ciências humanas e sociais / Ethics and research policies in the human and social sciences / Ética y políticas de investigación en ciencias humanas y sociales
Fonte: Barbarói;(56):84-103, jan.-jun. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Diante da publicação da Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, que regulamenta a ética em pesquisa com seres humanos nas ciências humanas e sociais (CHS), este artigo propõe uma reflexão sobre os limites de se pensar a ética em pesquisa a partir da ênfase na regulamentação e no controle dos procedimentos metodológicos da pesquisa, dissociada de uma política epistemológica. Argumenta-se que nosso modelo de regulamentação atual reitera a prevalência de uma lógica positivista e individualista que tem sido, com frequência, restritiva de estratégias de pesquisa e, muitas vezes, levado ao esvaziamento da reflexão ética. Ademais, o engessamento em torno de procedimentos burocratizados e regulamentações pode também produzir um apagamento de diferenças entre distintas abordagens teóricas e epistemológicas nas CHS. Diante dessas questões são desenvolvidos dois argumentos principais: a) que a ética não é passível de institucionalização e normalização; e b) que não é possível dissociar ética da política epistemológica da pesquisa. Conclui-se afirmando a necessidade de um investimento intelectual e político na desnaturalização do modelo vigente de regulamentação. Nesse sentido, indica-se a importância da inclusão de outros atores em um diálogo mais amplo e horizontal sobre a ética em pesquisa. Sugere-se pensar a ética a partir de coletivos não institucionalizados que envolvam mais do que participantes e pesquisadores, e promover sua constituição como alternativa ao modelo naturalizado dos comitês. Simultaneamente, necessita-se ampliar a reflexão ético-política na formação e nas práticas de pesquisa para pensar os sentidos e limites da produção científica.(AU)

In view of the publication of the Resolution nº 510/2016 by the National Health Council, that regulates ethics in research with human beings in social and human sciences (SHS), this article proposes a reflection on the limits of thinking about ethics in research from the emphasis on the regulation and on the control of the research methodological procedures, dissociated from an epistemological policy. It is argued that our present regulation model reiterates the prevalence of a positivist and individualistic logic that has been often restrictive on research strategies and, many times, has led to the emptying of the ethical reflection. Moreover, the stiffening around bureaucratized procedures and regulations can also produce an erasing of differences between distinct theoretical and epistemological approaches in the SHS. In the face of those issues two main arguments are developed: a) that the ethics is not susceptible of institutionalization and normalization; and b) that it is not possible to dissociate ethics from research epistemological policy. This work concludes stating the need of an intellectual and political investment in the denaturalization of the current regulation model. In this regard, it indicates the importance of including other actors in a wider and horizontal dialogue on research ethics. It is suggested to think about ethics from non-institutionalized collectives that involve more than participants and researchers, and to promote their constitution as an alternative to the naturalized model of the committees. Simultaneously, it is necessary to expand the ethical-political reflection in the education and in the research practices in order to think about the senses and the limits of the scientific production.(AU)

En vista de la publicación de la Resolución nº 510/2016 del Consejo Nacional de Salud, que regula la ética de la investigación con seres humanos en las ciencias humanas y sociales (CHS), este artículo propone una reflexión sobre los límites de se pensar la ética en la investigación desde la énfasis en la regulación y el control de los procedimientos metodológicos de investigación, disociado de una política epistemológica. Se argumenta que nuestro modelo regulatorio actual reitera la prevalencia de una lógica positivista e individualista que, a menudo, ha sido restrictivo de estrategias de investigación y, muchas veces, condujeron al vaciado de la reflexión ética. Además, el endurecimiento en torno a los procedimientos burocráticos y reglamentos puede también borrar las diferencias entre los distintos enfoques teóricos y epistemológicos en CHS. En vista de estos problemas, se desarrollan dos argumentos principales: a) que la ética no está sujeta a institucionalización y normalización; y b) que no es posible disociar la ética de la política epistemológica de investigación. Se concluye afirmando la necesidad de una inversión intelectual y política en la desnaturalización del modelo regulatorio actual. En este sentido, se indica la importancia de incluir a otros actores en un diálogo más amplio y horizontal sobre ética de la investigación. Se sugiere pensar la ética desde colectivos no institucionalizados que involucran más que participantes e investigadores, y promover su constitución como alternativa al modelo naturalizado de los comités. Al mismo tiempo, es necesario ampliar la reflexión ético-política en la formación y en las prácticas de investigación para pensar sobre los significados y los límites de la producción científica.(AU)
Descritores: Ciências Sociais
Ética em Pesquisa
Políticas
Ciências Humanas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-901881
Autor: Osuna, María Florencia.
Título: Políticas de la última dictadura argentina frente a la "brecha generacional" / Policies implemented by the last Argentine dictatorship to bridge the "generation gap / Políticas da última ditadura argentina frente a brecha entre gerações
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;15(2):1097-1110, jul.-dic. 2017.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo analiza, desde una perspectiva historiográfica, un conjunto de discursos y políticas del Ministerio de Bienestar Social argentino destinado a la niñez, la juventud y la tercera edad durante la última dictadura militar argentina (1976-1983). Desde los años sesenta, distintos sectores de militares, civiles y religiosos comenzaron a preocuparse por la "brecha generacional" entre los más jóvenes y los ancianos. Esta distancia generacional habría sido producto de los cambios políticos y culturales propios del proceso de modernización de los años sesenta. En el período 1976-1983, en el marco de una dictadura autoritaria y represiva, el gobierno difundió discursos y políticas basados en un ideario católico tradicional tendientes a acercar a las diferentes generaciones y a establecer claramente el rol de cada integrante de la familia.

This article uses a historiographical perspective to examine the set of discourses and policies issued by the Argentine Ministry of Welfare for children, young people and the elderly during the last military dictatorship in Argentina (1976-1983). Beginning in the 1960s, various military, civil and religious sectors started demonstrating a concern about the "generation gap" between younger and older generations. This generational distance was a result of the political and cultural changes that occurred as part of the modernization process during the 1960s. From 1976 to 1983, under an authoritarian, repressive dictatorship, the government produced discourses and policies based on traditional Catholic ideology that sought to improve the relationships between the different generations and to clearly establish the role of each family member.

Este artigo estuda, a partir de uma perspectiva historiográfica, um conjunto de discursos e políticas do Ministério do Bem Estar Social argentino destinado à infância, juventude e terceira idade durante a última ditadura militar argentina (1976-1983). Desde os anos sessenta, diferentes setores de militares, civis e religiosos começaram a se preocupar com a "distância entre gerações": entre os mais jovens e os idosos. Esta distância entre gerações tinha sido produto das mudanças políticas e culturais próprios do processo de modernização dos anos sessenta. No período de 1976-1983, no cenário de uma ditadura autoritária e repressiva, o governo difundiu discursos e políticas baseados numa ideia católica tradicional, visando aproximar as diferentes gerações e estabelecer claramente o rol de cada integrante da família.
Descritores: Família
Intervalo entre Gerações
Políticas
-Relação entre Gerações
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: biblio-1099170
Autor: da Costa Oliveira, Assis.
Título: Juventudes, Estado e Povos Indígenas no Brasil do Século XXI / Youth, State and Indigenous People in Brazil in the 21st Century / Juventudes, Estado y pueblos indígenas de Brasil en el Siglo XXI
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;18(1):93-117, ene.-jun. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo (descritivo) O presente artigo objetiva analisar o processo de construção da juventude como uma causa de interesse público-estatal no Brasil, com emergência histórico-temporal nas duas décadas iniciais do Século XXI. Ao mesmo tempo, busca-se compreender como as juventudes indígenas desenvolveram suas mobilizações político-organizacionais para galgar reconhecimento identitário, lutas sociais e direitos específicos. Com base em pesquisa bibliográfica, entrevistas e observação participante, procura-se analisar as oportunidades políticas surgidas no governo federal para inclusão da juventude, além de problematizar o modo como as juventudes indígenas constroem cenários mobilizatórios de interpelação do juvenil e do étnico, constituindo um novíssimo movimento social que instrumentaliza os espaços físicos e virtuais, o corpo e o capital militante para incidência política de suas demandas por direitos.

Abstract (descriptive) This article analyzes the process of the construction of youth as a cause of public and state interest in Brazil during the first two decades of the 21st Century. At the same time, the study enquires about how indigenous youth in Brazil have developed their political and organizational mobilization to ensure identity recognition, social struggles and guarantee specific rights. Based on bibliographic research, interviews, and participant observation, the study analyzes the political opportunities in the federal government for the inclusion of youth, as well as examining the way in which indigenous youth have constructed mobilization scenarios to bring together youth and ethnic issues. These social movements have been defined as a «new new¼ social movement that uses physical and virtual spaces, youth bodies and militant capital to engage in political advocacy and demand their rights.

Resumen (descriptivo) El presente artículo tiene como objetivo analizar el proceso de construcción de la juventud como una causa de interés público-estatal en Brasil, con emergencia histórico-temporal en las dos primeras décadas del Siglo XXI. Al mismo tiempo, busca comprender cómo las juventudes indígenas desarrollarán sus movilizaciones político-organizacionales y acciones colectivas para lograr reconocimiento identitario, luchas sociales y derechos específicos. Con base en la investigación bibliográfica, entrevistas y observación participante, se procura analizar las oportunidades políticas surgidas en el gobierno federal para la inclusión de la juventud, además de problematizar el modo como las juventudes indígenas construyen escenarios movilizatorios de interpelación juvenil y étnica, constituyéndose en un novísimo movimiento social que instrumentaliza los espacios físicos y virtuales, el cuerpo y el capital militante para la incidencia política de sus demandas por derechos.
Descritores: Políticas
Povos Indígenas
-Movimento
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: biblio-1144714
Autor: Prosser-Bravo, Gabriel; Salazar-Sepúlveda, María Soledad; Pérez-Tello, Sonia; Pérez-Lienqueo, Marcela; Prosser-González, Carlos.
Título: Evaluación de un programa de educación ambiental desde la voz del alumnado / Evaluation of an environmental education program through the voices of students / Avaliação de um programa de educação ambiental desde a voz dos alunos
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;18(2):96-121, jul.-dic. 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen (analítico) Los niños, niñas y adolescentes no participan activamente de los sistemas, proyectos y políticas ambientales que se implementan, lo que supone una vulneración de derechos y un erreur fatale para la retroalimentación de estas intervenciones. La presente investigación describe los resultados de una evaluación cualitativa realizada a un programa de educación ambiental local, mediante asambleas infantiles en las que participaron 150 escolares de entre 6 y 14 años. Estos y estas fueron capaces de detectar ciertas dificultades y activos del programa, algunos vacíos y buenas prácticas presentes en la escuela, así como también mencionaron una serie de problemáticas socio-ambientales tanto locales como globales. Se concluye que estas personas son totalmente válidas para participar en la evaluación de programas sociales; así mismo, la necesidad de incluir sus opiniones en la mejora de los proyectos ambientales.

Abstract (analytical) Children and adolescents do not actively participate in environmental systems, projects and policies that are implemented, which implies a violation of their rights and a fatal mistake in the evaluations of these interventions. This research describes the results of a qualitative assessment of a local environmental education program through Children's Assemblies that involved the participation of 150 students between 6 and 14 years of age. These children were able to identify certain difficulties with the components of the program, gaps and best practices in their schools and a series of local and global socio-environmental problems. The authors conclude that these children are fully valid participants in the evaluation of social programs while identifying the need to include their opinions in the improvement of environmental projects.

Resumo (analítico): Este estudo examina o conhecimento sobre as propriedades formais e a função referencial de desenho, escrita e numerais que mães, filhos e filhas (2 anos e meio e 4 anos) apresentados em tarefa de produção conjunta. O método comparativo constante foi utilizado para a construção do sistema de codificação; se analisou mediante provas não paramétricas. As duplas do grupo de 2 anos e meio conversaram sobre a função referencial dos três sistemas, especialmente do desenho. No grupo de 4 anos aumentaram o interesse pela escrita, a consideração das propriedades formais da escrita e dos numerais e as produções independentes de desenho e escrita. O estudo mostrou a produção gráfica conjunta como uma interação educacional na família que estimula a apropriação precoce de sistemas de representação externa.
Descritores: Projetos
Políticas
-Educação em Saúde Ambiental
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1103691
Autor: Ferrer Lozano, Yovanny; Morejón Trofimova, Yanett; Machín Sánchez, Ada; García García, Aleyda.
Título: Julio Aristegui Villamil: el médico de los pobres / Julio Aristegui Villamil: the Physician of the Poor
Fonte: Rev. medica electron;40(4):1282-1287, jul.-ago. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Julio Miguel Aristegui Villamil se gradúa de Doctor en Medicina en la Universidad de La Habana en 1929 y regresa a Cárdenas, su ciudad natal, a ejercer su profesión. Sus ideas progresistas lo afilian a la Izquierda Médica, dentro de la Federación Médica de Cuba. Por el ejercicio desinteresado de su profesión la población le llega a nombrar "el médico de los pobres" (AU).

Julio Miguel Aristegui Villamil graduated as doctor in Medicine in the University of Havana in 1929 and came back to Cardenas, his home city, to practice his profession. His progressive ideas led him to enroll in the Izquierdad Médica (Medical Left translated in English), a group inside the Medical Federation of Cuba. Because of the selfless practice of his profession, the people began to call him "the doctor of the poors" (AU).
Descritores: Médicos/história
Custos de Cuidados de Saúde/ética
-Médicos/ética
Universidades/história
Cuidados Médicos/história
Políticas
Serviços de Saúde/ética
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas



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