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Id: lil-729299
Autor: Ghorayeb, Nabil.
Título: Atestado médico para atividades físicas de lazer e esporrte / Medical certificate for recreation and sport physical activity
Fonte: Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo;24(1):84-86, jan.-mar. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Um Atestado Médico é um documento de fé pública, parte integrante do atendimento, direito do paciente solicitá-lo e confirma a veracidade de um ato médico realizado. Ao atestar condição de saúde no esporte, importante é que o médico reflita sobre o seu real conhecimento sobre as atividades físico-esportivas escolhidas, principalmente, eventuais riscos nessas práticas. Na dúvida, a atitude ética (evitar imperícia) é a de não fornecer o documento, orientando o paciente a procurar um médico em condições de fazê-lo. O Código de Ética Médica não dita que a avaliação seja restrita a especialista no esporte ou cardiologista, mas vinculada ao nível de informações e o conhecimentos dos quais o profissional dispõe. Ao fornecer atestado para atividades físico-esportivas, é fundamental conhecer o esporte que será praticado e que a pessoa não porta doenças de risco nessa prática. Deve-se conhecer os objetivos do paciente desde a intensidade da prática de atividades físicas, se para lazer ou competições. No atestado devem constar as limitações clínicas identificadas: tipo de exercício adequado; se a atividade só é permitida com acompanhamento médico (reabilitação cardiovascular) e se há proibições para certos exercícios. Não se deve apor validade e sim usar "no momento" a pessoa não apresenta contraindicações para atividade física almejada.

A medical certificate is a document of public trust, an integral part of care, the patient's right to request it and confirms the veracity of a medical act performed. To certify health condition in the sport, it is important that doctors reflect on their own knowledge about physical and sports activities chosen, mainly about possible risks in these practices. When in doubt, the ethical attitude (avoid malpractice) is to not provide the document, guiding the patient to seek medical advice from a professional in a position to do so. The code of medical ethics does not state that the evaluation is restricted to a cardiologist or a specialist in sports, but linked to the leveI of information and the knowledge of which the professional features. When providing certificates to physical sports activities, it is fundamental to know about the sport that is practiced and that the person does not have risk diseases for these practices. Physicians must be aware of the patient's choice for the intensity of the practice of physical activities, whether for leisure or competition. The certificate shall contain: the clinical limitations identified, appropriate type of exerci se; ifthe activity is onJy permitted with medical follow-up (cardiovascular rehabilitation) and if there are prohibitions for certain kinds of exercises. Do not affix validity, but make sure to write that ("at the moment") the person does not present contraindications to the physical activity desired.
Descritores: Atestado de Saúde
Atividade Motora
Esportes/fisiologia
-Atividades de Lazer
Defesa do Consumidor
Guias como Assunto/normas
Ética
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR44.1 - Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática Prof. Dr. Luiz Venere Décourt


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Id: lil-771205
Autor: Moura Francesconi de Lemos Pereira, Paula.
Título: Considerações jurídicas a respeito do impacto da Resolução nº 368 da Agência Nacional de Saúde sobre a assistência obstétrica na saúde suplementar / Legal considerations regarding the impact of Resolution No. 368 of the National Health Agency on obstetric care in supplementary health
Fonte: Femina;43(4):149-154, jul.-ago. 2015.
Idioma: pt.
Descritores: Conselhos de Especialidade Profissional/legislação & jurisprudência
Resoluções/legislação & jurisprudência
Acesso à Informação/legislação & jurisprudência
Saúde Suplementar/legislação & jurisprudência
Obstetrícia/legislação & jurisprudência
-Defesa do Paciente/legislação & jurisprudência
Brasil
Cesárea/legislação & jurisprudência
Defesa do Consumidor/legislação & jurisprudência
Parto Normal/legislação & jurisprudência
Limites: Feminino
Gravidez
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1365.1 - Biblioteca Biomédica A - CB/A


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Id: biblio-912607
Autor: Ferreira, Mirella Raile; Terada, Andrea Sayuri Silveira Dias; Araújo, Laís Gomes de; Paz, Dennise de Castro; Dezem, Thais Uenoyama; Silva, Ricardo Henrique Alves da.
Título: Correlação entre reclamações de consumidores e ações judiciais por falhas na prestação de serviços odontológicos no estado de São Paulo, Brasil / Correlation between consumer complaints and lawsuits for failures in dental services, São Paulo state, Brazil
Fonte: Rev. Bras. Odontol. Leg. RBOL;5(1):[30-39], jan.-abr.2018.
Idioma: pt.
Resumo: A responsabilidade dos cirurgiões-dentistas tem como principais enfoques os direitos e as obrigações destes profissionais. O objetivo do trabalho foi realizar a associação entre os cirurgiões-dentistas e/ou as empresas que prestam serviços odontológicos que tiveram seus nomes apontados em sites especializados em reclamações e, a partir desses nomes reclamados, buscar as demandas judiciais no Estado de São Paulo. A amostra foi composta por processos disponíveis no site do Tribunal de Justiça de São Paulo. Os nomes de 175 cirurgiões-dentistas e/ou empresas odontológicas foram coletados a partir de sites especializados em reclamações utilizando termos relacionados à Odontologia. Os resultados mostraram que, a partir dos 175 nomes encontrados, havia 313 processos constando esses nomes como parte requerida em processos judiciais. O ano com maior ocorrência dos casos foram 2011 e 2012. A maioria das ações foi promovida por pessoas do sexo feminino (62%) e os planos odontológicos constituem o principal alvo dos processos. Com relação ao "tipo de ação" referente ao fator motivador dos processos analisados, os "danos morais", "danos materiais e morais", "danos materiais", seguido de "contrato" e "obrigação" foram os termos mais encontrados. Os valores pleiteados, quando divulgados, foram bastante variados, com uma média correspondendo a um montante de R$ 27.349,54. Pode-se concluir que houve associação entre os nomes que estavam sendo reclamados nos sites brasileiros especializados em reclamação de consumidores e as demandas judiciais no Estado de São Paulo.

The main topic of Dentistry responsibility is the professional´s rights and obligations. This study aimed to verify the association between dentists and/or dental companies´ names presents in specific complaints websites, and with these names look for lawsuits using the online database of the São Paulo State Court. The sample was com posed by lawsuits from these websites. The 175 dentists and/or dental companies´ names were collected using keywords about Dentistry. The results showed that 175 names were found in complaints websites and after the search using these names in database of the São Paulo State Court were found 313 lawsuits against the professional and companies found. The majority of cases occurred in the years 2011 and 2012. The most lawsuits were filed by women (62%) and the dental companies were the lawsuits´main target. About the lawsuit "nature" an "topic" concerning the reason to start the lawsuit the studied shows that "moral damage", "moral and material damage", "material damage", and "contract" and "obligation" were the principal terms found. The requested compensation values were varied, and the mean value was R$ 27,349.54 (in Brazilian reais). It was concluded that there is association between the names found in specific complaints websites and the lawsuits database of the São Paulo State Court.
Descritores: Defesa do Consumidor
Odontologia Legal
-Responsabilidade Legal
Limites: Seres Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1932.9 - USP - Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto


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Id: biblio-882297
Autor: Antonio, Gilka Lopes Moreira.
Título: Planos privados individuais de saúde: o consumidor ainda tem poder de escolha? / Individual health plans: Does the consumer still have power of choice? / Planes de salud individuales: ¿El consumidor todavía tiene poder de elección?
Fonte: Cad. Ibero Am. Direito Sanit. (Impr.);7(1):163-182, jan.-mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Estudou-se o fenômeno da redução da oferta de planos de saúde privados de assistência médica individuais/familiares. Metodologia: Tratou-se de estudo com abordagem quali-quantitativa, descritivo e explicativo, realizado por intermédio de procedimentos de pesquisa documental e bibliográfica. Resultados: Os planos individuais e coletivos têm características diferentes; as regras aplicáveis aos contratos individuais são mais rígidas; o mercado de planos individuais está altamente concentrado; há pouca oferta desse tipo de produto pelas operadoras, sobretudo de abrangência nacional. Conclusão: A redução da oferta de planos individuais/familiares e a comercialização de produtos mais restritos afetam o direito à saúde visto que reduz o poder de escolha do consumidor, as possibilidades de mobilidade, e dificulta a contratação de planos por aqueles que estão fora do mercado de trabalho formal, principalmente os idosos

Objective: The article studied the supply reduction of individual health plans that include medical assistance. Methodology: The study had a qualitative and quantitative approach. It was realized in an explanatory and descriptive way, through procedures of documentary and bibliographic research. Results: The results show that: individual and group health plans have different characteristics and there are stricter rules applicable to the individual plans; the supply of this product is low; this market is concentrated; there are few options of national coverage plans. Conclusion: The supply reduction of individual health plans that include medical assistance affects the right to health, because the supplemental health users don't have power of choice or possibilities to move to another provider. It is more difficult for elderly users

Objetivo: El artículo estudia la reducción de la oferta de planes de salud individuales que incluyen asistencia médica. Metodología: Se trató de estudio descriptivo, explicativo, cualitativo y cuantitativo, hecho a través de procedimientos de investigación documental y bibliográfica. Resultados: Los resultados muestran que: los planes de salud individuales y de grupo tienen características distintas; las normas aplicables a los contratos son más rígidas; el mercado está concentrado; hay escasez de oferta de este producto. Conclusión: La reducción de la oferta de planes de salud individuales que incluyen asistencia médica perjudica el derecho a la salud, porque los usuarios de la salud complementaria no tienen poder de elección y no puedan cambiar a otra operadora. Los consumidores ancianos tienen más dificultades con la contratación de planes de salud
Descritores: Regulação e Fiscalização em Saúde
Saúde Suplementar
Saúde Suplementar/estatística & dados numéricos
-Defesa do Consumidor
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR208.2 - PRODISA - Programa de Direito Sanitário


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Id: biblio-875273
Autor: Penha, Nilton(edt); Duddeck, Dirk(edt); Groisman, Sonia(edt); Gonçalves, Odair Dias(edt); Ng, Jack(edt).
Título: Análise qualitativa do interior de imperfeições presentes em 5 marcas de implantes brasileiros por microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia por energia dispersiva / Qualitative analysis of inner imperfections present in 5 brands of brazilian dental implants by scanning electron microscopy and dispersive energy spectroscopy
Fonte: Rev. odontol. Univ. Cid. São Paulo (Online);29(2):140-148, maio-ago 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O titânio é um dos 10 mais comuns elementos da terra, existem diferentes pesos atômicos, isótopos estáveis e radioisótopos conhecidos, está presente em ligas comerciais e semicomerciais, sendo que o titânio puro apresenta diferentes graus de pureza. Além disso, as ligas possuem classificações que agregam outros elementos neutros e/ou estabilizadores, são submetidas a diferentes tipos de tratamento de superfícies. Na fabricação dos implantes, o processo industrial da extração da rocha até a colocação na boca pode corromper o grau de pureza. A proposta do presente estudo foi avaliar qualitativamente buracos presentes em 5 implantes dentários brasileiros. As amostras foram preparadas em resina acrílica e realizados cortes sagitais com lâmina de diamante e analisadas no Microscópio Eletrônico de Varredura TM 3030 PLUS TABLESTOP MICROSCOPE HITACHI e reanalisadas no Microscópio Fei Quanta 400. Os resultados evidenciaram que os implantes apresentaram impurezas e estas impurezas podem ser os estabilizadores ou elementos neutros presentes no titânio ou nas ligas utilizadas. Implantodontistas devem ficar alertas sobre a qualidade do implante

Titanium is one of the 10 most common elements of the earth, there are different atomic weights, stable isotopes and known radioisotopes, it is present in commercial and semi-commercial alloys and pure titanium has different degrees of purity. In addition, alloys have classifications that add other neutral elements and/or stabi¬lizers, they are submitted to different types of surface treatments. In manufacturing the implants, the industrial process of extracting the rock into the mouth can corrupt the degree of purity. The purpose of the present study was to qualitatively evaluate holes present in 5 Brazilian dental implants. The samples were prepared in acrylic resin and sagittal cuts with diamond blade and analyzed in the Scanning Electron Microscope TM 3030 PLUS TABLESTOP MICROSCOPE HITACHI and Fei quanta 400. The results showed that the implants presented impurities and these impurities may be the stabilizers or neutral elements present in the titanium or the alloys used. Implant dentists should be alert to the quality of the implant
Descritores: Implantes Dentários
Vigilância Sanitária
Carga Imediata em Implante Dentário
-Defesa do Consumidor
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1853.9 - Universidade Cidade de São Paulo


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Cavalcanti, Alessandro Leite
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Id: biblio-874847
Autor: Cavalcanti, Alessandro Leite; Silva, Amanda Lúcio do Ó; Santos, Bruno Ferreira dos; Azevedo, Clarissa Karla Rodrigues; Xavier, Alidianne Fábia Cabral.
Título: Odontologia e o Código de Defesa do Consumidor: análise dos processos instaurados contra cirurgiões-dentistas e planos odontológicos em Campina Grande - Paraíba / Dentistry and the Consumer Defense Code: analysis of the lawsuits against dentists and dental insurance plans in Campina Grande, PB, Brazil
Fonte: Rev. odontol. UNESP (Online);40(1):6-11, jan.-fev. 2011. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar os processos instaurados contra cirurgiões-dentistas e planos odontológicos no órgão de defesa do consumidor (Procon). Metodologia: Realizou-se um estudo transversal e retrospectivo, por meio de uma abordagem indutiva e uma análise de dados secundários. A coleta foi realizada por um único examinador no período de setembro a dezembro de 2010 no Procon municipal de Campina Grande-PB. A amostra foi composta por todos os processos relacionados à área odontológica registrados no período de janeiro de 2001 a junho de 2010e o instrumento de coleta dos dados foi constituído por um formulário específico. Foram analisadas as variáveis: número de processos, ano de ocorrência, alvo do processo, tipo de reclamação, existência e tempo de resolução. Utilizou-se o procedimento estatístico-descritivo para análise dos dados coletados, sendo estes apresentados por meio de gráficos e tabelas. Para a análise bivariada, utilizou-se o teste do Qui-quadrado (p < 0,05%). Resultado: No período analisado, foram registrados 82 processos, com a maioria tendo sido instaurado no ano de 2007 (17,1%;n = 14.). Os planos odontológicos (50%) e as clínicas populares (40,2%) foram os alvos principais das reclamações. As queixas mais frequentes foram a má prestação do serviço (56,1%; n = 46) e a cobrança indevida (15,9%; n = 13). Quanto ao tempo de duração do processo, em 42,7% (n = 35) dos casos, o desfecho foi concluído em menos de um mês, existindo estabelecimento de acordo entre as partes em 58,5% das ocorrências. Nos casos em que não ocorreu acordo, 43,8% (n = 7) dos pacientes foram indenizados e em 31,3% dos processos (n = 5), o réu foi punido. Conclusão: Os planos odontológicos e as clínicas populares constituem-se nos principais alvos das reclamações dos consumidores, sendo a má prestação de serviço e a cobrança indevida as queixas mais frequentes, o que evidencia a necessidade de uma adequada fiscalização por parte dos órgãos competentes a fim de que o direito do paciente e a qualidade dos serviços ofertados sejam assegurados.

Objective: To analyze the lawsuits against dentists and dental insurance plans at the consumer defense authority (Procon). Method: This study was a cross-sectional and retrospective investigation by inductive approach and analysis of secondary data. The data collection was made by a single examiner between September and December 2010 at the local Procon of Campina Grande, PB, Brazil. The sample comprised all lawsuits relative to Dentistry registered from January 2001 to June 2010 and the data collection instrument was specific form for the study. The following variables were analyzed: number of lawsuits, year of occurrence, defendant, type of claim, existence and time for solution. The collected data were analyzed by a statistical-descriptive approach, and presented in the form of graphs and tables. The chi-square tests was used for the bivariate analysis (p < 0.05%). Result: Eighty-two lawsuits were recorded in the analyzed period, most of them being registered in 2007 (17.1%; n = 14). The dentalinsurance plans (50%) and the popular dental clinics (40.2%) were the main defendants. The most frequent claims were bad service (56.1%; n = 46) and undue charges (15.9%; n = 13). Regarding the time for solution of lawsuits, 42.7% (n = 35) were solved in less than one month, and in 58.5% of the cases there was conciliation betweenthe claimant and defendant. In cases where no conciliation was attained, 43.8% (n = 7) of the patients received financial compensated and in 31.3% (n = 5) the defendant was punished. Conclusion: The dental insurance plans and popular dental clinics were the main target of consumer complaints. Bad service and undue charges were themost frequent claims, which emphasize the need for a competent surveillance by the public authorities to warrant the patients? rights and service quality.
Descritores: Defesa do Consumidor
Clínicas Odontológicas
Odontologia Legal
Legislação Odontológica
Responsabilidade Legal
Direitos do Paciente
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR39.2 - Biblioteca Professora Maria Dilma de Oliveira Gonçalves


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Id: biblio-874254
Autor: Dantas Neta, Neusa Barros; Torres, Priscila Ferreira; Nogueira, Luciana Tolstenko; Carvalho, Carmem Milena Rodrigues Siqueira.
Título: Civil liability of dentists based on reports filed to the Regional Council of Dentistry
Fonte: Braz. j. oral sci;10(2), Apr.-June 2011.
Idioma: en.
Resumo: Civil liability is the obligation to repair the damage that one causes someone else. Dentists mustrespect legal precepts and comply with the Consumer Protection and Defense Code. In order toprevent legal action, it is important to communicate with the patients and/or their caregiver. Aim:The goal of this study was to assess the number of dentists living in the city of Teresina-PI and insome other capitals of the northeastern Brazil as well as the number of reports filed against dentiststo the Regional Council of Dentistry (CRO) between 2002 and 2009. Methods: This was across-sectional descriptive study conducted in the city of Teresina, located in northeastern Brazil,with an estimated population of 802,537 inhabitants. In 2009, 1,938 dentists were registered at theCRO - Piauí, 1,239 of whom belonged to the city of Teresina. The number of reports filed againstdentists is presented, using a comparative description of the data by dental specialty and states innortheastern Brazil. Results: Data collection showed that 70 complaints were registered. Themajority were against orthodontists (N=16), regarding advertising (N=15) and regardingadministrative, ethical or service violation (N=15, 11 of whom were dentists who worked in a nonregisteredpractice). Conclusions: The number of reports filed against dentists has decreasedin Piauí, unlike other states. However, professionals must be aware about communication with thepatient and archiving of dental charts and treatment-related documents or exams.
Descritores: Códigos de Ética
Defesa do Consumidor
Responsabilidade Civil
Responsável: BR218.1 - Biblioteca Carlos Henrique Robertson Liberalli


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Id: biblio-868163
Autor: Araujo, Liliana Gonçalves; Guedes, Carlos Gramani; Galvão, Malthus Fonseca; Pedrosa, Sérgio de Freitas.
Título: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Ilustrado / Illustrated Term of Free and Informed Consent
Fonte: Rev. ABENO;8(2):174-178, 2008. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor o uso do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Ilustrado (TCLEI), adequado ao Código de Defesa do Consumidor e demais leis aplicáveis, de modo simples para profissionais e acessível aos pacientes. Tendo em vista que nos casos de processos judiciais, o ônus da prova recai sobre os profissionais, cabe a estes a responsabilidade na elaboração e arquivamento dos prontuários. A ocorrência de processos na área, envolvendo tratamentos executados em clínicas de instituições educacionais de graduação e pós-graduação em odontologia, reforça a preocupação dos docentes para a aplicação do TCLEI. A sua utilização no meio acadêmico, visa instruir e preparar os acadêmicos para a vida profissional, assim como resguardar a instituição e os docentes orientadores responsáveis pelo acompanhamento dos pacientes. É comum que pacientes destas instituições tenham dificuldade no entendimento de um termo convencional, apenas textual (AU).

This study aimed at proposing use of an Illustrated Free and Informed Consent Term (FICT), adapted to comply with the Consumer Defense Code and other relevant laws, in a fashion made simple to professionals and accessible to patients. In view of the fact that the burden of proof is on the professional in cases of legal disputes, it is the responsibility of these professionals to draft and file clinical records. The lawsuits involving treatments performed in clinics run by institutions offering undergraduate and graduate studies in dentistry reinforce the concern of professors regarding application of an illustrated FICT. Its academic implementation is intended to instruct and prepare students for their professional life, and also to protect dental professors responsible for monitoring patients (AU).
Descritores: Defesa do Consumidor/legislação & jurisprudência
Odontologia Legal/legislação & jurisprudência
Consentimento Livre e Esclarecido/ética
Consentimento Livre e Esclarecido/normas
-Ética Profissional/educação
Registros Médicos/legislação & jurisprudência
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-855262
Autor: Beaini, Thiago Leite; Dias, Paulo Eduardo Miamoto; Melani, Rodolfo Francisco Haltenhoff.
Título: Assinatura e certificação digital: sua aplicação na Odontologia / Digital signature and certification: application in Dentistry
Fonte: RPG, Rev. Pós-Grad;17(2):69-75, abr.-jun.2010. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A digitalização de documentos odontológicos com a assinatura digital e correspondente certificação é assegurada pela criptografia de arquivos, preservando-se o sigilo e a autoria da informação apresentada em prontuários. Os contratos, registros de tratamento e demais documentos que devem ser mantidos por longos prazos são substituídos por cópias certificadas, eliminando a necessidade de espaço físico e outras precauções necessárias para a conservação do material nos consultórios. Profissionais da área da saúde e, particularmente, o Cirurgião Dentista devem conhecer as possibilidades de emprego de técnicas, envolvendo o reconhecimento de arquivos, imagens e documentos digitalizados
Descritores: Responsabilidade Civil
Registros Odontológicos
Odontologia Legal
-Defesa do Consumidor
Microfilmagem
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico


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Id: biblio-847618
Autor: Madrigal, J; Cardona, D; Amariles, P.
Título: Barreras y necesidades de información sobre medicamentos en pacientes con discapacidad visual: requerimientos por satisfacer / Barriers and information needs on medications in patients with visual impairment: requirements to be met
Fonte: Med. U.P.B = Med. UPB;36(2):161-163, jul.-dic. 2017.
Idioma: es.
Descritores: Acesso à Informação
Defesa do Consumidor
Serviços de Informação sobre Medicamentos
Defesa das Pessoas com Deficiência
Responsável: CO101 - Facultad de Medicina



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