Base de dados : LILACS
Pesquisa : I01.880.604.473.380 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 227 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 23 ir para página                         

  1 / 227 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-846249 LILACS-Express
Autor: Lima, Stephanie Pereira de.
Título: Os limites da “experiência” e da “liberdade” no Encontro Nacional Universitário da Diversidade Sexual (ENUDS) / The limits of “experience” and “liberation” in the National University Meeting of Sexual Diversity (Encontro Nacional Universitário da Diversidade Sexual - ENUDS) / Los límites de la “experiencia y de la “libertad” en el Encuentro Nacional Universitario de la Diversidad Sexual (ENUDS)
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(25):256-276, jan.-abr. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O Encontro Nacional Universitário da Diversidade Sexual (ENUDS) surgiu no ano de 2003 e reúne desde então, com edições anuais, grupos e coletivos que se articulam em torno da temática sobre gênero e sexualidade, consolidando-se como espaço de discussão acadêmica e política. Este artigo é uma análise dos desdobramentos da pesquisa que buscou reconstruir a trajetória socioantropológica dos Encontros. O objetivo é explorar o modo como se apresentam os ideais de liberdade sexual, de dissolução das hierarquias e convenções de gênero e a prática política da “fechação”. Tais ideais são entendidos como dimensões estéticas das manifestações presentes nos espaços do ENUDS a partir de uma categoria central observada no campo: a “experiência”. Procura-se, para isso, explorar os argumentos que justificam essa “vivência”, bem como os momentos de limites e tensões desses ideais num espaço político que se apresenta como “coletivo”, “horizontal” e “não institucionalizado”.

Abstract The National University Meeting of Sexual Diversity (Encontro Nacional Universitário da Diversidade Sexual - ENUDS) arose in Brazil in 2003, gathering annually since then. Its participants include groups and collectives articulating issues of sexual diversity, and it has become a space of academic and political discussion. This article analyzes the socio-anthropological trajectory of ENUDS, exploring the performance of ideals related to “sexual liberation”, to the dissolution of hierarchy and gender conventions, and to “fechação” as a political praxis. These ideals are here understood as aesthetical dimensions of performances based on the notion of “experience”. The analysis focus on the arguments legitimizing this “experience” and on the tensions posed by these ideals in a political space framed as “collective”, “horizontal”, and “non-institutionalized”.

Resumen Desde su surgimiento en 2003, El Encuentro Nacional Universitario de la Diversidad Sexual (ENUDS) reúne anualmente grupos y colectivos que se articulan en torno a la temática sobre género y sexualidad, consolidándose así como un espacio de discusión académica y política. Este artículo presenta un análisis de los despliegues de la investigación que buscó reconstruir la trayectoria socioantropológica de estos encuentros. De tal forma, el objetivo aquí es explorar en qué modo se manifiestan las ideas de libertad sexual, la disolución de jerarquías y convenciones de género así como la práctica política de “fechação”, entendidas como dimensiones estéticas de manifestaciones presentes en los espacios de ENUDS a partir de una categoría central observada en campo: la noción de “experiencia”. Para poder lograr esto, es necesario explorar los argumentos que justifican esa “vivencia” así como las situaciones límite y tensiones de estas ideas en un espacio político, el cual se presenta como “colectivo”, “horizontal” y “no institucionalizado”.
Descritores: Universidades
Brasil
Congressos
Sexualidade
Minorias Sexuais e de Gênero
Ativismo Político
FRAUDTEMEFOS
Liberdade
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  2 / 227 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-969974
Autor: Trentin, Dayane Ferraz Lacerda; Silvestre, Bruno Modesto; Amaral, Sílvia Cristina Franco.
Título: Juventudes e medida socioeducativa: o olhar dos agentes pedagógicos sobre as práticas de lazer / Youth and socio-educational measure: the look at pedagogical agents on leisure practices / Juventudes y medida socioeducativa: la percepción de los agentes pedagógicos sobre las prácticas de ocio
Fonte: Pensar prát. (Impr.);21(4):877-889, out.-dez.2018.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar qual a perspectiva dos agentes pedagógicos sobre as práticas de lazer de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na cidade de Campinas ­ SP. Para tal, baseou-se na análise de documentos relacionados ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e na realização de entrevistas semiestruturadas com agentes pedagógicos envolvidos nesse âmbito. Os dados foram relacionados entre si com a finalidade de se apreender como a legislação e o campo prático interagem e se influenciam. Foi possível identificar a existência de práticas de lazer no contexto das medidas socioeducativas e concepções de lazer voltadas à prática da liberdade. Todavia averiguou-se que essas práticas são permeadas por concepções funcionalistas de lazer.

The aim of this research is investigate the perspective of the pedagogical agents about the leisure practices of adolescents in compliance with socio-educational measure in the city of Campinas ­ SP. To this end, the research was based on the analysis of documents related to the National Socio-Educational Assistance System and on semi-structured interviews with pedagogical agents involved in this field. The data were related to each other in order to understand how legislation and the practical field interact and influence each other. It was possible to identify the existence of leisure practices in the context of socio-educational measures, and leisure conceptions aimed at the practice of freedom. However, it has been found that these practices are permeated by functionalist conceptions of leisure.

Esta investigación tuvo el objetivo de investigar cuál es la perspectiva de los agentes pedagó- gicos sobre las prácticas de ocio de adolescentes en cumplimiento de medida socioeducativa en la ciudad de Campinas - SP. Para eso, se basó en el análisis de documentos relacionados al Sistema Nacional de Atención Socioeducativa y en la realización de entrevistas semiestructuradas con agentes pedagógicos participantes en ese ámbito. Los datos se relacionaron entre sí con el fin de percibir cómo la legislación y el campo práctico interactúan y se influencian. Fue posible identificar la existencia de prácticas de ocio en el contexto de medidas socioeducativas y concepciones de ocio relacionadas a la práctica de la libertad. Sin embargo, se averiguó que estas prácticas están impregnadas por concepciones funcionalistas de ocio.
Descritores: Política Pública
Adolescente Institucionalizado
Liberdade
Atividades de Lazer
-Socialização
Integração Comunitária
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


  3 / 227 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-534672
Autor: Custodio, Mariana Lopes Custodio; Sousa, Wilson Luiz Lino de Sousa; Mascarenhas, Fernando Mascarenhas; Húngaro, Edson Marcelo Húngaro.
Título: O lazer e o reino da liberdade: reflexões a partir da ontologia do ser social / Leisure and the kingdom of freedom: reflections from the ontology of social being
Fonte: Licere (Online);12(4), dez. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: O problema investigativo que dá origem a este texto relaciona-se à antinomia lazer e trabalho, considerando nesta relação o tema da liberdade e analisando-o à luz da ontologia do ser social. Pretende demonstrar a importância da impostação ontológica de Lukács para a reflexão sobre liberdade e necessidade. Assim, busca apontar como o lazer se configura no discurso dos autores que o perspectivam como um tempo de fruição da liberdade, para, num segundo momento, discutir a centralidade ontológica do trabalho e ajuizar a indissociabilidade entre liberdade e necessidade.

The research problem that gives rise to this text relates to the antinomy leisure and work, given this relationship the subject of freedom and analyzing it in light of the ontology of social being. Want to show the importance of the ontology of Lukács impostação for reflection on freedom and necessity. Thus, the search point as leisure is set in the speech of the authors that forward as a time of enjoyment of liberty, for, second, to discuss the ontological centrality of the work and judge the inseparability between freedom and necessity.
Descritores: Filosofia
Trabalho
Capitalismo
Existencialismo
Liberdade
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  4 / 227 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-692727
Autor: Delouya, Daniel.
Título: O caos, a arca e o mundo: análise, sujeição e liberdade / Chaos, Noah's ark and earth: analysis, subjection and liberty
Fonte: Ide (São Paulo);35(54):55-71, jul. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: O trabalho inspira-se em um conto de Machado de Assis voltado à arca de Noé para traçar sua relevância na discussão da viabilidade dos fins da análise, isto é, da elaboração do árduo caminho à liberdade. Neste, os remanejamentos da segunda tópica quanto ao eu, à angústia e ao sintoma, destacam a elasticidade psíquica em meio ao alerta sobre os desvios crescentes para diversas formas de gozo e de sujeição, para os quais a cultura oferece várias vias de escoamento.

The work is inspired by a story of Machado de Assis in relation to Noah's ark, tracing its relevance to the discussion on the feasibility of the goals of analytical work, which implies hard and long way to freedom. The rearrangements that Freud realizes in his theories about self, anxiety and symptom, emphasize the psychic elasticity, while warning us of the increasing deviations of subjects to various forms of joy and subjection to which culture offers several outlets.
Descritores: Sinais e Sintomas
Estresse Psicológico/psicologia
Liberdade
Masoquismo/psicologia
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 227 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-975362
Autor: Gomes, Marcel Maia; Ferreri, Marcelo; Lemos, Flávia.
Título: O cuidado de si em Michel Foucault: um dispositivo de problematização do político no contemporâneo / Care oneself by Michel Foucault: a device problematization of political in contemporary
Fonte: Fractal rev. psicol;30(2):189-195, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir a noção do cuidado de si apresentada por Michel Foucault em seus estudos acerca da civilização greco-romana, analisando como as práticas do cuidado para consigo e para com os outros - quando articuladas à dimensão ética e às práticas de liberdade - conduzem a uma problematização do político, naquilo que incide sobre o governo dos outros. Por outro lado, os escritos foucaultianos também relacionam o cuidado de si a uma postura ativa (ético-política) do sujeito, caracterizando, assim, uma possibilidade de resistência ao biopoder - comumente atrelado às tecnologias de controle e vigilância dos corpos. Como referencial bibliográfico este artigo utiliza tomos da História da sexualidade, interligando-os aos cursos A hermenêutica do sujeito e O governo de si e dos outros, ministrados por Foucault no Collège de France, bem como a algumas de suas relevantes entrevistas e análises de comentadores.(AU)

This article aims to discuss care oneself by Michel Foucault in his studies about the greco-roman civilization, analyzing how care practices to oneself and to others - when articulated the ethics dimension and practices of freedom - conduct to a questioning politics, in what concern about government of others. On the other hand, Foucault's writings also relate care oneself to an active stance (ethical-political) the subject, consisting, therefore, a possibility of resistance to biopower - commonly linked to control technologies and monitoring of subjects. As bibliographic references this article uses of volumes the History of Sexuality, linking them to courses The hermeneutics of the subject and The government of self and others, taught by Foucault at the Collège de France, as well as some his relevant interviews and analysis from commenters.(AU)
Descritores: Poder (Psicologia)
Ética
Controle
Liberdade
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


  6 / 227 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-946937
Autor: Oliveira, Elisa Fabris de; Rosa, Edinete Maria.
Título: Representações sociais de lazer e de tempo livre: vivências e sociabilidades de jovens universitárias / Social representations of leisure and free time: experiences and sociability of university young girls
Fonte: Psicol. saber soc;5(1):46-67, jan.-jun. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo conhecer as Representações Sociais (RS) de lazer e de tempo livre compartilhadas por jovens do sexo feminino, estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo, com idades entre 17 e 26 anos. A investigação foi realizada a partir de duas questões de livre associação de palavras, respondidas por 111 alunas, e dois grupos focais, realizados com outras sete participantes. As análises dos dados tiveram como embasamento a Teoria das Representações Sociais, conforme proposta por Serge Moscovici, e a Teoria do Núcleo Central, descrita por Jean-Claude Abric. Como resultados, constatou-se que as RS de lazer para as jovens investigadas estão principalmente associadas às sensações resultantes de sua prática e que o tempo livre é essencialmente compreendido como um momento de descanso compensatório. Observou-se também que as representações referentes aos dois fenômenos encontram-se igualmente embasadas nos valores da sociedade ocidental contemporânea, os quais reconhecem a valorização do trabalho e do estudo em detrimento das vivências de lazer no tempo livre. (AU)

The research's objective was understand the social representations of leisure and free time shared by young females students of Universidade Federal do Espírito Santo with varying age from 17 to 26. The investigation was conducted based on two free association questions, answered by 111 students, and two focus group, with other seven participants. The data analysis was based on the Theory of Social Representations, proposed by Serge Moscovici, and the Central Core Theory, described by Jean-Claude Abric. As a result we concluded that the leisure social representations is mainly associated to feelings resulting by its practice and that free time is essentially comprehended as compensatory relaxation moment. It was also observed that representations referent to the two phenomenon are equally based on the western contemporary occidental values, which tends to valorize work and study more than leisure on free time. (AU)
Descritores: Adolescente
Atividades de Lazer/psicologia
-Autonomia Pessoal
Liberdade
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


  7 / 227 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-893354
Autor: Gama, Carolina Nozella; Duarte, Newton.
Título: Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade / The curriculum conception in Dermeval Saviani and its relations with the marxist category of freedom / Concepción de currículo en Dermeval Saviani y sus relaciones con la categoría marxista de libertad
Fonte: Interface (Botucatu, Online);21(62):521-530, jul.-set. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Dermeval Saviani analisa o trabalho educativo pelo enfoque marxista, articulando questões relativas à filosofia e história da educação, política educacional e teoria pedagógica, fornecendo sustentação para o enfrentamento do esvaziamento do currículo escolar. A partir da contribuição desse educador e de outros que a ele se somam, na construção da pedagogia histórico-crítica, alguns princípios curriculares podem ser formulados para a seleção dos conteúdos do ensino. Um exemplo é a questão dos clássicos, que Saviani aponta como referência para a seleção dos conteúdos escolares. A categoria de liberdade é compreendida, pela tradição marxista, de maneira contraposta à visão liberal-burguesa e tem como fundamento a análise histórica da construção da sociabilidade e da cultura a partir da atividade de trabalho. É esta perspectiva histórica que dá sentido às ideias defendidas por Saviani sobre o conhecimento, a formação humana e o currículo escolar.(AU)

Dermeval Saviani analyzes the educational work using the marxist approach, articulating issues relating to philosophy and history of education, educational policy and educational theory, providing inputs for coping with the emptying process suffered by the the school curriculum. From the contribution of Saviani and others regarding the construction of the historical-critical pedagogy, some curricular principles for the theachig content selection can be formulated. As an example, the question of the classics is pointed out by Saviani as a reference for the selection of school subjects. The category of freedom is understood following the marxist tradition in a way opposed to the liberal-bourgeois point of view based on the historical analysis of the construction of sociability and culture using work as foundation. This historical perspective gives meaning to the ideas proposed by Saviani regarding knowledge, human education and school curriculum.(AU)

Dermeval Saviani analiza el trabajo educativo por el enfoque marxista, articulando cuestiones relativas a la filosofía e historia de la educación, política educativa y teoría pedagógica, suministrando sustentación para el enfrentamiento del vaciado del currículo escolar. A partir de la contribución de ese educador y de otros que se suman a él, en la construcción de la pedagogía histórico-crítica, pueden formularse algunos principios curriculares para la selección de los contenidos de la enseñanza. Un ejemplo es la cuestión de los clásicos que Saviani señala como referencia para la selección de los contenidos escolares. La categoría de libertad es entendida, por la tradición marxista, de manera contrapuesta a la visión liberal burguesa y tiene como fundamento el análisis histórico de la construcción de la sociabilidad y de la cultura a partir de la actividad del trabajo. Es esa perspectiva histórica la que da sentido a las ideas defendidas por Saviani sobre el conocimiento, la formación humana y el currículo escolar.(AU)
Descritores: Comunismo/tendências
Currículo
Liberdade
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


  8 / 227 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-904050
Autor: Tejada, Dulce María Galarza; Hernández, Esteban Bernardo Rodríguez; López, Teresa Margarita Torres; Martínez, Silvia Larisa Méndez.
Título: Te quiero...para una vez. Representaciones sociales del "sexo sin compromiso" en jóvenes mexicanos / Eu te quero...por uma vez. Rrepresentações sociais do "sexo sem compromisso" em jovens mexicanos / I want you...for once. Social representations of "casual sex" among young mexicans
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(28):116-135, jan.-abr. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Este artículo explora el campo semántico con el cual los jóvenes refieren y definen "sexo sin compromiso" (SSC) como objeto social, lo que permite identificar la estructura que subyace al contenido de la representación social de hombres y mujeres. El muestreo fue intencionado, se entrevistó y aplicó "listados libres" a 88 jóvenes. El análisis prototípico muestra que para quienes han tenido la experiencia de SSC, ésta representa un acto de decisión libre sobre su placer, y que las amistades se consideran parejas potenciales. En el caso de quienes no han tenido la experiencia, representa un acto sin pensar, que favorece los riesgos y la discriminación. Los hombres relacionan el SSC, principalmente, con "diversión" y "placer"; las mujeres, con "irresponsabilidad". Se discute sobre las normas sociales restrictivas que estigmatizan la práctica sexual, que evitan generar estrategias de cuidado y favorecen la violencia.

Resumo O estudo explora o campo semântico com o qual os jovens referem e definem "o sexo sem compromisso" (SSC) como um objeto social, o que permite identificar a estrutura subjacente ao conteúdo da representação social de homens e mulheres. A amostragem foi intencional, entrevistaram-se e aplicaram-se "listagens livres" para 88 jovens. A análise prototípica mostra que para aqueles que tiveram a experiência do SSC, essa prática representa um ato de decisão livre sobre o seu prazer e que as amizades são consideradas parceiros potenciais. No caso de quem não teve a experiência, representa um ato sem pensar que favorece os riscos e a discriminação. Os homens relacionam o SSC principalmente com "diversão" e "prazer"; as mulheres o relacionam com a "irresponsabilidade". Discute-se sobre as normas sociais restritivas que estigmatizam a prática sexual, evitam gerar estratégias de cuidados e favorecem a violência.

Abstract This study explores the semantic field with which young people refer to and define "casual sex" (CS) as a social object, identifying the structure underlying the content of the social representation of men and women. The sampling was intentional, with 88 interviews and "freelisting" with young people. The prototypical analysis show that for those who had the experience, this practice represents freedom of decision about their pleasure, and that friends are considered potential partners. In the case of those who did not have the experience, it represents a careless act, deemed risky and discriminated against. Men associate CS mainly with "fun" and "pleasure"; women associate it mostly to "irresponsibility". Restrictive social norms that stigmatize sexual practices, do not foster strategies of care and favor violence are discussed.
Descritores: Assunção de Riscos
Percepção Social
Sexualidade/etnologia
Sexo sem Proteção
Liberdade
México
Princípios Morais
-Adolescente
Adulto Jovem
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  9 / 227 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-987961
Autor: Patiño, Rafael Andrés.
Título: A possibilidade de uma ciencia da mente: bo problema da liberdade / The possibility of a science of mind: the problem of Freedom
Fonte: rev. colomb. cienc. soc. (En linea);3(1):147-150, 2012.
Idioma: es.
Resumo: O texto reflete sobre a possibilidade de uma ciência do mental, destacando alguns problemas epistemológicos e éticos derivados do uso de linguagens fisicalistas ou abstratas para descrever os processos mentais. Para tanto, relaciona-se tais problemas a questão da liberdade.

This paper is about the possibility of a science of mind, remarking some epistemologic and ethical issues derived from abstract and physicalistic language to describe mental processes. Then it relates these problems with the question of freedom.
Descritores: Teoria da Mente
-Teoria da Mente/ética
Liberdade
Processos Mentais
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


  10 / 227 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-913251
Autor: Maçalai, Gabriel; Strücker, Bianca.
Título: Direitos humanos pensados a partir da periferia: resenha da obra "Fundamentação dos direitos humanos desde a filosofia da libertação, de Alejandro Rosillo Martínez / Human rights thought from the periphery: review of the work "Rationale of human rights from the philosophy of liberation, by Alejandro Ros
Fonte: Pensar prát. (Impr.);19(3):705-708, jul.-set.2016.
Idioma: pt.
Descritores: Liberdade
Direitos Humanos
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde



página 1 de 23 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde