Base de dados : LILACS
Pesquisa : I01.880.604.473.380 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-969974
Autor: Trentin, Dayane Ferraz Lacerda; Silvestre, Bruno Modesto; Amaral, Sílvia Cristina Franco.
Título: Juventudes e medida socioeducativa: o olhar dos agentes pedagógicos sobre as práticas de lazer / Youth and socio-educational measure: the look at pedagogical agents on leisure practices / Juventudes y medida socioeducativa: la percepción de los agentes pedagógicos sobre las prácticas de ocio
Fonte: Pensar prát. (Impr.);21(4):877-889, out.-dez.2018.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar qual a perspectiva dos agentes pedagógicos sobre as práticas de lazer de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na cidade de Campinas ­ SP. Para tal, baseou-se na análise de documentos relacionados ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e na realização de entrevistas semiestruturadas com agentes pedagógicos envolvidos nesse âmbito. Os dados foram relacionados entre si com a finalidade de se apreender como a legislação e o campo prático interagem e se influenciam. Foi possível identificar a existência de práticas de lazer no contexto das medidas socioeducativas e concepções de lazer voltadas à prática da liberdade. Todavia averiguou-se que essas práticas são permeadas por concepções funcionalistas de lazer.

The aim of this research is investigate the perspective of the pedagogical agents about the leisure practices of adolescents in compliance with socio-educational measure in the city of Campinas ­ SP. To this end, the research was based on the analysis of documents related to the National Socio-Educational Assistance System and on semi-structured interviews with pedagogical agents involved in this field. The data were related to each other in order to understand how legislation and the practical field interact and influence each other. It was possible to identify the existence of leisure practices in the context of socio-educational measures, and leisure conceptions aimed at the practice of freedom. However, it has been found that these practices are permeated by functionalist conceptions of leisure.

Esta investigación tuvo el objetivo de investigar cuál es la perspectiva de los agentes pedagó- gicos sobre las prácticas de ocio de adolescentes en cumplimiento de medida socioeducativa en la ciudad de Campinas - SP. Para eso, se basó en el análisis de documentos relacionados al Sistema Nacional de Atención Socioeducativa y en la realización de entrevistas semiestructuradas con agentes pedagógicos participantes en ese ámbito. Los datos se relacionaron entre sí con el fin de percibir cómo la legislación y el campo práctico interactúan y se influencian. Fue posible identificar la existencia de prácticas de ocio en el contexto de medidas socioeducativas y concepciones de ocio relacionadas a la práctica de la libertad. Sin embargo, se averiguó que estas prácticas están impregnadas por concepciones funcionalistas de ocio.
Descritores: Política Pública
Adolescente Institucionalizado
Liberdade
Atividades de Lazer
-Socialização
Integração Comunitária
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: lil-534672
Autor: Custodio, Mariana Lopes Custodio; Sousa, Wilson Luiz Lino de Sousa; Mascarenhas, Fernando Mascarenhas; Húngaro, Edson Marcelo Húngaro.
Título: O lazer e o reino da liberdade: reflexões a partir da ontologia do ser social / Leisure and the kingdom of freedom: reflections from the ontology of social being
Fonte: Licere (Online);12(4), dez. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: O problema investigativo que dá origem a este texto relaciona-se à antinomia lazer e trabalho, considerando nesta relação o tema da liberdade e analisando-o à luz da ontologia do ser social. Pretende demonstrar a importância da impostação ontológica de Lukács para a reflexão sobre liberdade e necessidade. Assim, busca apontar como o lazer se configura no discurso dos autores que o perspectivam como um tempo de fruição da liberdade, para, num segundo momento, discutir a centralidade ontológica do trabalho e ajuizar a indissociabilidade entre liberdade e necessidade.

The research problem that gives rise to this text relates to the antinomy leisure and work, given this relationship the subject of freedom and analyzing it in light of the ontology of social being. Want to show the importance of the ontology of Lukács impostação for reflection on freedom and necessity. Thus, the search point as leisure is set in the speech of the authors that forward as a time of enjoyment of liberty, for, second, to discuss the ontological centrality of the work and judge the inseparability between freedom and necessity.
Descritores: Filosofia
Trabalho
Capitalismo
Existencialismo
Liberdade
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: lil-692727
Autor: Delouya, Daniel.
Título: O caos, a arca e o mundo: análise, sujeição e liberdade / Chaos, Noah's ark and earth: analysis, subjection and liberty
Fonte: Ide (São Paulo);35(54):55-71, jul. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: O trabalho inspira-se em um conto de Machado de Assis voltado à arca de Noé para traçar sua relevância na discussão da viabilidade dos fins da análise, isto é, da elaboração do árduo caminho à liberdade. Neste, os remanejamentos da segunda tópica quanto ao eu, à angústia e ao sintoma, destacam a elasticidade psíquica em meio ao alerta sobre os desvios crescentes para diversas formas de gozo e de sujeição, para os quais a cultura oferece várias vias de escoamento.

The work is inspired by a story of Machado de Assis in relation to Noah's ark, tracing its relevance to the discussion on the feasibility of the goals of analytical work, which implies hard and long way to freedom. The rearrangements that Freud realizes in his theories about self, anxiety and symptom, emphasize the psychic elasticity, while warning us of the increasing deviations of subjects to various forms of joy and subjection to which culture offers several outlets.
Descritores: Sinais e Sintomas
Estresse Psicológico/psicologia
Liberdade
Masoquismo/psicologia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-975362
Autor: Gomes, Marcel Maia; Ferreri, Marcelo; Lemos, Flávia.
Título: O cuidado de si em Michel Foucault: um dispositivo de problematização do político no contemporâneo / Care oneself by Michel Foucault: a device problematization of political in contemporary
Fonte: Fractal rev. psicol;30(2):189-195, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir a noção do cuidado de si apresentada por Michel Foucault em seus estudos acerca da civilização greco-romana, analisando como as práticas do cuidado para consigo e para com os outros - quando articuladas à dimensão ética e às práticas de liberdade - conduzem a uma problematização do político, naquilo que incide sobre o governo dos outros. Por outro lado, os escritos foucaultianos também relacionam o cuidado de si a uma postura ativa (ético-política) do sujeito, caracterizando, assim, uma possibilidade de resistência ao biopoder - comumente atrelado às tecnologias de controle e vigilância dos corpos. Como referencial bibliográfico este artigo utiliza tomos da História da sexualidade, interligando-os aos cursos A hermenêutica do sujeito e O governo de si e dos outros, ministrados por Foucault no Collège de France, bem como a algumas de suas relevantes entrevistas e análises de comentadores.(AU)

This article aims to discuss care oneself by Michel Foucault in his studies about the greco-roman civilization, analyzing how care practices to oneself and to others - when articulated the ethics dimension and practices of freedom - conduct to a questioning politics, in what concern about government of others. On the other hand, Foucault's writings also relate care oneself to an active stance (ethical-political) the subject, consisting, therefore, a possibility of resistance to biopower - commonly linked to control technologies and monitoring of subjects. As bibliographic references this article uses of volumes the History of Sexuality, linking them to courses The hermeneutics of the subject and The government of self and others, taught by Foucault at the Collège de France, as well as some his relevant interviews and analysis from commenters.(AU)
Descritores: Poder (Psicologia)
Ética
Controle
Liberdade
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


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Id: biblio-946937
Autor: Oliveira, Elisa Fabris de; Rosa, Edinete Maria.
Título: Representações sociais de lazer e de tempo livre: vivências e sociabilidades de jovens universitárias / Social representations of leisure and free time: experiences and sociability of university young girls
Fonte: Psicol. saber soc;5(1):46-67, jan.-jun. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo conhecer as Representações Sociais (RS) de lazer e de tempo livre compartilhadas por jovens do sexo feminino, estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo, com idades entre 17 e 26 anos. A investigação foi realizada a partir de duas questões de livre associação de palavras, respondidas por 111 alunas, e dois grupos focais, realizados com outras sete participantes. As análises dos dados tiveram como embasamento a Teoria das Representações Sociais, conforme proposta por Serge Moscovici, e a Teoria do Núcleo Central, descrita por Jean-Claude Abric. Como resultados, constatou-se que as RS de lazer para as jovens investigadas estão principalmente associadas às sensações resultantes de sua prática e que o tempo livre é essencialmente compreendido como um momento de descanso compensatório. Observou-se também que as representações referentes aos dois fenômenos encontram-se igualmente embasadas nos valores da sociedade ocidental contemporânea, os quais reconhecem a valorização do trabalho e do estudo em detrimento das vivências de lazer no tempo livre. (AU)

The research's objective was understand the social representations of leisure and free time shared by young females students of Universidade Federal do Espírito Santo with varying age from 17 to 26. The investigation was conducted based on two free association questions, answered by 111 students, and two focus group, with other seven participants. The data analysis was based on the Theory of Social Representations, proposed by Serge Moscovici, and the Central Core Theory, described by Jean-Claude Abric. As a result we concluded that the leisure social representations is mainly associated to feelings resulting by its practice and that free time is essentially comprehended as compensatory relaxation moment. It was also observed that representations referent to the two phenomenon are equally based on the western contemporary occidental values, which tends to valorize work and study more than leisure on free time. (AU)
Descritores: Adolescente
Atividades de Lazer/psicologia
-Autonomia Pessoal
Liberdade
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-893354
Autor: Gama, Carolina Nozella; Duarte, Newton.
Título: Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade / The curriculum conception in Dermeval Saviani and its relations with the marxist category of freedom / Concepción de currículo en Dermeval Saviani y sus relaciones con la categoría marxista de libertad
Fonte: Interface (Botucatu, Online);21(62):521-530, jul.-set. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Dermeval Saviani analisa o trabalho educativo pelo enfoque marxista, articulando questões relativas à filosofia e história da educação, política educacional e teoria pedagógica, fornecendo sustentação para o enfrentamento do esvaziamento do currículo escolar. A partir da contribuição desse educador e de outros que a ele se somam, na construção da pedagogia histórico-crítica, alguns princípios curriculares podem ser formulados para a seleção dos conteúdos do ensino. Um exemplo é a questão dos clássicos, que Saviani aponta como referência para a seleção dos conteúdos escolares. A categoria de liberdade é compreendida, pela tradição marxista, de maneira contraposta à visão liberal-burguesa e tem como fundamento a análise histórica da construção da sociabilidade e da cultura a partir da atividade de trabalho. É esta perspectiva histórica que dá sentido às ideias defendidas por Saviani sobre o conhecimento, a formação humana e o currículo escolar.(AU)

Dermeval Saviani analyzes the educational work using the marxist approach, articulating issues relating to philosophy and history of education, educational policy and educational theory, providing inputs for coping with the emptying process suffered by the the school curriculum. From the contribution of Saviani and others regarding the construction of the historical-critical pedagogy, some curricular principles for the theachig content selection can be formulated. As an example, the question of the classics is pointed out by Saviani as a reference for the selection of school subjects. The category of freedom is understood following the marxist tradition in a way opposed to the liberal-bourgeois point of view based on the historical analysis of the construction of sociability and culture using work as foundation. This historical perspective gives meaning to the ideas proposed by Saviani regarding knowledge, human education and school curriculum.(AU)

Dermeval Saviani analiza el trabajo educativo por el enfoque marxista, articulando cuestiones relativas a la filosofía e historia de la educación, política educativa y teoría pedagógica, suministrando sustentación para el enfrentamiento del vaciado del currículo escolar. A partir de la contribución de ese educador y de otros que se suman a él, en la construcción de la pedagogía histórico-crítica, pueden formularse algunos principios curriculares para la selección de los contenidos de la enseñanza. Un ejemplo es la cuestión de los clásicos que Saviani señala como referencia para la selección de los contenidos escolares. La categoría de libertad es entendida, por la tradición marxista, de manera contrapuesta a la visión liberal burguesa y tiene como fundamento el análisis histórico de la construcción de la sociabilidad y de la cultura a partir de la actividad del trabajo. Es esa perspectiva histórica la que da sentido a las ideas defendidas por Saviani sobre el conocimiento, la formación humana y el currículo escolar.(AU)
Descritores: Comunismo/tendências
Currículo
Liberdade
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-904050
Autor: Tejada, Dulce María Galarza; Hernández, Esteban Bernardo Rodríguez; López, Teresa Margarita Torres; Martínez, Silvia Larisa Méndez.
Título: Te quiero...para una vez. Representaciones sociales del "sexo sin compromiso" en jóvenes mexicanos / Eu te quero...por uma vez. Rrepresentações sociais do "sexo sem compromisso" em jovens mexicanos / I want you...for once. Social representations of "casual sex" among young mexicans
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(28):116-135, jan.-abr. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Este artículo explora el campo semántico con el cual los jóvenes refieren y definen "sexo sin compromiso" (SSC) como objeto social, lo que permite identificar la estructura que subyace al contenido de la representación social de hombres y mujeres. El muestreo fue intencionado, se entrevistó y aplicó "listados libres" a 88 jóvenes. El análisis prototípico muestra que para quienes han tenido la experiencia de SSC, ésta representa un acto de decisión libre sobre su placer, y que las amistades se consideran parejas potenciales. En el caso de quienes no han tenido la experiencia, representa un acto sin pensar, que favorece los riesgos y la discriminación. Los hombres relacionan el SSC, principalmente, con "diversión" y "placer"; las mujeres, con "irresponsabilidad". Se discute sobre las normas sociales restrictivas que estigmatizan la práctica sexual, que evitan generar estrategias de cuidado y favorecen la violencia.

Resumo O estudo explora o campo semântico com o qual os jovens referem e definem "o sexo sem compromisso" (SSC) como um objeto social, o que permite identificar a estrutura subjacente ao conteúdo da representação social de homens e mulheres. A amostragem foi intencional, entrevistaram-se e aplicaram-se "listagens livres" para 88 jovens. A análise prototípica mostra que para aqueles que tiveram a experiência do SSC, essa prática representa um ato de decisão livre sobre o seu prazer e que as amizades são consideradas parceiros potenciais. No caso de quem não teve a experiência, representa um ato sem pensar que favorece os riscos e a discriminação. Os homens relacionam o SSC principalmente com "diversão" e "prazer"; as mulheres o relacionam com a "irresponsabilidade". Discute-se sobre as normas sociais restritivas que estigmatizam a prática sexual, evitam gerar estratégias de cuidados e favorecem a violência.

Abstract This study explores the semantic field with which young people refer to and define "casual sex" (CS) as a social object, identifying the structure underlying the content of the social representation of men and women. The sampling was intentional, with 88 interviews and "freelisting" with young people. The prototypical analysis show that for those who had the experience, this practice represents freedom of decision about their pleasure, and that friends are considered potential partners. In the case of those who did not have the experience, it represents a careless act, deemed risky and discriminated against. Men associate CS mainly with "fun" and "pleasure"; women associate it mostly to "irresponsibility". Restrictive social norms that stigmatize sexual practices, do not foster strategies of care and favor violence are discussed.
Descritores: Assunção de Riscos
Percepção Social
Sexualidade/etnologia
Sexo sem Proteção
Liberdade
México
Princípios Morais
-Adolescente
Adulto Jovem
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-987961
Autor: Patiño, Rafael Andrés.
Título: A possibilidade de uma ciencia da mente: bo problema da liberdade / The possibility of a science of mind: the problem of Freedom
Fonte: rev. colomb. cienc. soc. (En linea);3(1):147-150, 2012.
Idioma: es.
Resumo: O texto reflete sobre a possibilidade de uma ciência do mental, destacando alguns problemas epistemológicos e éticos derivados do uso de linguagens fisicalistas ou abstratas para descrever os processos mentais. Para tanto, relaciona-se tais problemas a questão da liberdade.

This paper is about the possibility of a science of mind, remarking some epistemologic and ethical issues derived from abstract and physicalistic language to describe mental processes. Then it relates these problems with the question of freedom.
Descritores: Teoria da Mente
-Teoria da Mente/ética
Liberdade
Processos Mentais
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-913251
Autor: Maçalai, Gabriel; Strücker, Bianca.
Título: Direitos humanos pensados a partir da periferia: resenha da obra "Fundamentação dos direitos humanos desde a filosofia da libertação, de Alejandro Rosillo Martínez / Human rights thought from the periphery: review of the work "Rationale of human rights from the philosophy of liberation, by Alejandro Ros
Fonte: Pensar prát. (Impr.);19(3):705-708, jul.-set.2016.
Idioma: pt.
Descritores: Liberdade
Direitos Humanos
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-996704
Autor: Soares, Fabio Montalvão; Kastrup, Virgínia.
Título: A experiência do espectador: recepção, audiência ou emancipação? / The spectator's experience: reception, audience or emancipation? / La experiencia del espectador: recepción, audiencia o la emancipación?
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;15(3):965-985, set.-dez. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo propõe uma discussão teórica sobre o estatuto da experiência do espectador no cinema, baseando-se no conceito de emancipação intelectual formulado por Jacques Rancière (2008). Partindo dos estudos sobre recepção, realiza uma crítica ao problema relativo à passividade do público, enfatizando a perspectiva do espectador emancipado. Ao destacar que a discussão sobre a experiência se limita, no âmbito desses estudos, à análise do comportamento do público, inferida a partir de índices de audiência, o texto atenta para o fato de não se considerar a dimensão processual e corporificada (Varela, Thompson, & Rosch, 1991), sendo o comportamento algo da ordem dos efeitos do que da experiência em si mesma. Conclui ainda que os estudos sobre recepção não dão conta do problema da experiência do expectador de modo satisfatório. Neste sentido, a emancipação surge como possibilidade de afirmação de uma concepção corporificada da experiência, que deverá ser objeto de investigação em estudos empíricos futuros

The article proposes a discussion on the statute of the spectator's experience in cinema, based on the concept of intellectual emancipation formulated by Jacques Rancière (2008). From of the reception studies, was made a critique of problem of the public passivity, emphasizing the perspective of the emancipated spectator. To emphasize that the discussion about the experience is limited, in the context of these studies, to an public behavior analysis, inferred from audience ratings, the text draws attention to the fact that their procedural and embodied dimension (Varela, Thompson , & Rosch, 1991) is not considered, being the behavior, something of the order of effects, than of the experience itself. It also concludes that the studies on reception are not enough to address the problem of experience of viewer satisfactorily. Consequently, the emancipation arises as a possibility for research a conception of embodied experience, which should be the subject of research in future empirical studies

El artículo propone una discusión sobre el estatuto de la experiencia del espectador del cine, basando en el concepto de la emancipación intelectual formulado por Jacques Rancière (2008). A partir de los estudios de recepción, él hace una crítica al problema de la pasividad del público, enfatizando la perspectiva del espectador emancipado. Destacando que la discusión acerca del experiencia es limitada, en este tipo de estudios, en el análisis de comportamiento del público inferidas a partir de los índices de audiencia, el texto llama la atención sobre la falta de consideración de su dimensión procesal y corporal (Varela, Thompson, & Rosch, 1991), teniendo en cuenta el comportamiento como algo del orden de los efectos en lugar de la propia experiencia. También concluye que los estudios sobre la recepción no son suficientes por abordar el problema de la experiencia del espectador satisfactoriamente. En consecuencia, la emancipación aparece como una posibilidad para la investigación de una experiencia encarnada, que será objeto de investigación en futuros estudios empíricos
Descritores: Psicologia Social
Liberdade
Aprendizagem
Filmes Cinematográficos
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A



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