Base de dados : LILACS
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Id: biblio-1050528
Autor: Malheiros, Tadeu Fabricio.
Título: Indicadores ambientais de desenvolvimento sustentável local: um estudo de caso do uso de indicadores da qualidade do ar / Environmental indicators of local sustainable development: a studycase of the use of the air quality indicators.
Fonte: São Paulo; s.n; 2002. 168 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O documento da Agenda 21 Global alerta que, para se caminhar rumo ao desenvolvimento sustentável, há necessidade de que a informação chegue a todos, abrangendo os tomadores de decisão locais, nacionais e internacionais, as organizações de base e todos os atores da sociedade. Um indicador de desenvolvimento sustentável é um parâmetro que serve para o monitoramento da sustentabilidade de um modelo de desenvolvimento adotado para uma cidade, região ou instituição. Diversos indicadores ambientais, de saúde, econômicos já vêm sendo utilizados no processo de gestão urbana há muito tempo, inclusive dentro de padrões internacionais, mas não há ainda um consenso se estes indicadores servem para acompanhar ou medir desenvolvimento sustentável. A incorporação dos princípios de sustentabilidade no processo de planejamento e gestão urbana requer a adequação ou criação de ferramentas que possibilitem a visualização dos objetivos e metas do desenvolvimento sustentável, uma atuação harmônica dos atores deste processo e o monitoramento do progresso alcançado. Neste sentido, torna-se importante que se pesquise todos os indicadores existentes e em uso, uma vez que já se dispõe de histórico e experiência para diversos deles, possibilitando assim uma aplicação mais imediata, inclusive com análises temporais. A idéia central desta pesquisa é que o indicador de qualidade do ar para o poluente material particulado tem potencial para ser utilizado na composição de um conjunto maior de indicadores de desenvolvimento sustentável urbano. Este conjunto de indicadores deverá ser estudado, desenvolvido ou ajustado para as diferentes realidades e necessidades que formam as cidades. Para melhor entendimento da aplicação do indicador de qualidade do ar no processo de desenvolvimento sustentável, são apresentadas experiências em âmbito local e global, que ilustram as atuais tendências no que se refere ao uso dos indicadores de desenvolvimento sustentável. Foi realizado o monitoramento da poluição por material particulado no Município de Jacareí e aplicado um modelo de dispersão de poluentes para darem subsídio ao teste das hipóteses propostas.

The document of the Agenda 21 warns that, to go toward the sustainable development, there is the need that information reaches everyone including the local decision makers, national and international base organizations and all the actors in society. A sustainable development indicator is a parameter used to monitor the sustainability of an adopted sustainable development model for a city, region or institution. For a long time many environmental, health and economical indicators have been used for urban management process, also respecting international standards, although there is not a consensus if these indicators are helpful to gauge or monitor sustainable development yet. lncluding sustainability principles in the process of planning and urban management requires adequating or creating tools to make feasible the visualization of the objectives and goals of the sustainable development, that all actors of this process work harmoniously and the monitoring of the achieved progress. So, it is important to search ali available indicators that are in use, once there is data and experience about many of them. This makes it possible to obtain a more immediate use, including time analysis. The main idea in this research is that the air quality indicator for Particulate Material has a potential to be used in composing other indicators of urban sustainable development. Then, all these potential indicators have to be adjusted, researched or developed to each city's different realities and needs. For better understanding the air quality indicator use in the process of sustainable development, local and global experiences are here presented, illustrating present trends to what concerns the use of the sustainable development indicators. A monitoring project for Particulate Material was carried out and a dispersion model for pollutants was applied for the town of Jacareí to subsidize the test of the proposed hypothesis.
Descritores: Planejamento de Cidades
Poluição do Ar
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
Material Particulado
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1049704
Autor: Amorim, Denis Gerage.
Título: Sustentabilidade urbana no planejamento de rodovia perimetral em região metropolitana / Urban sustainability in the planning of perimeter highway in metropolitan region.
Fonte: São Paulo; s.n; 2019. 236 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Empreendimentos rodoviários oferecem diversos benefícios à população quanto à mobilidade, acessibilidade, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico. Contudo, trazem consigo uma série de impactos e riscos socioambientais que, normalmente, são bastante polêmicos, especialmente em regiões metropolitanas, que interferem com grandes aglomerados urbanos. Essas intervenções impõem altos custos para as pessoas, grupos ou comunidades impactadas, principalmente quando se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica. É nesse sentido que a adoção de uma abordagem de sustentabilidade urbana na tomada de decisão no desenvolvimento de infraestrutura rodoviária é primordial para atender aos anseios da população e às necessidades econômicas, sociais e ambientais. Visando contribuir para sistematização de informações que subsidiem decisões no planejamento de infraestrutura rodoviária, este trabalho teve como objetivo elaborar uma estrutura conceitual composta por objetivos, metas e indicadores. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) Revisar os princípios da sustentabilidade urbana e de transporte sustentável, bem como os principais métodos de avaliação de sustentabilidade utilizados na fase de planejamento; (ii) Analisar as interfaces urbano-rodoviárias frente à implantação de rodovia perimetral em uma região metropolitana brasileira; e (iii) Definir os indicadores de sustentabilidade que representem as questões relevantes nas interfaces urbano-rodoviárias. O estudo utilizou-se uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, combinando os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Como produto da pesquisa, foram elaboradas fichas de avaliação para cada indicador selecionado, contendo orientações gerais para aplicação e medidas de desempenho mensurável, de forma desagregada, para orientar o processo de avaliação por agências de transporte. Esta pesquisa contribuiu para iniciar uma longa discussão de estruturas que auxiliem na avaliação de desempenho de sustentabilidade no planejamento de infraestrutura de transporte. Assim, a estrutura não deve considerada um produto definitivo, mas sim uma ideia em construção, que abarca as principais questões relacionadas ao tema e avança nas discussões sobre planejamento de transporte e desenvolvimento territorial.

Highways offer many benefits to the population in terms of mobility, accessibility, quality of life and socioeconomic development. However, they bring with them many social and environmental impacts and risks that are usually quite controversial, especially in metropolitan regions, which interfere with large urban agglomerations. These interventions impose high costs on impacted people, groups or communities, especially when they are in situation of social and economic vulnerability. Therefore, the adoption of an urban sustainability approach in decision-making in road infrastructure development is essential to meet the needs of the population and the economic, social and environmental needs. Aiming to contribute to the systematization of information that supports decisions on road infrastructure planning, this work aimed to elaborate a framework composed by objectives, goals and indicators. To this end, the following specific objectives were defined: (i) Review the principles of urban sustainability and sustainable transport, as well as the main sustainability assessment methods used in the planning phase; (ii) Analyze the urban-road interfaces of the implementation of a perimeter highway in Brazilian metropolitan region; and (iii) Define the sustainability indicators that represent the relevant issues at the urban-road interfaces. The study used a qualitative and exploratory approach, combining the technical procedures of bibliographic research and case study. As a result of the research, evaluation sheets were prepared for each selected indicator, containing general application guidelines and measurable performance measures, disaggregated, to guide the evaluation process by transportation agencies. This research contributed to initiate a long discussion of structures that aid in the assessment of sustainability performance in transport infrastructure planning. Thus, the structure should not be considered a definitive product, but rather an idea under construction that encompasses the main issues related to the theme and advances in discussions about transport planning and territorial development.
Descritores: Estradas
Planejamento de Cidades
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-233981
Autor: Rezende, Flávio Astolpho V. S; Almeida, Renan Moritz Varnier; Nobre, Flávio Fonseca.
Título: Diagramas de Voronoi para a definiçäo de áreas de abrangência em planejamento de saúde / Voronoi diagram to coverage area definition in health planning
Fonte: In: Schiabel, Homero; Slaets, Annie France Frère; Costa, Luciano da Fontoura; Baffa Filho, Oswaldo; Marques, Paulo Mazzoncini de Azevedo. Anais do III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Säo Carlos, s.n, 1996. p.786-786, mapas.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 3 e Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 15 e Congresso Brasileiro de Físicos em Medicina , 6 e Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 5 e Encontro Brasileiro de Proteçäo Radiológica, Campos do Jordäo, 13-17 out. 1996.
Resumo: No planejamento de recursos em saúde é importante o conhecimento da área abrangida por uma unidade de saúde. O presente artigo demonstra uma técnica simples, o Diagrama de Voronoi, que, utilizando um Sistema de Informações Geográficas (SIG) e tendo os hospitais gerais públicos do município do Rio de Janeiro, como pontos geradores, cria áreas bem definidas que podem ser comparadas com as atuais áreas de planejamento. Essas áreas podem então ser representadas visualmente, o que facilita em muito a tarefa de planejamento.
Descritores: Processamento de Imagem Assistida por Computador
Planejamento em Saúde/métodos
Recursos em Saúde
Sistemas de Informação
-Brasil
Planejamento de Cidades
Hospitais Públicos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3012.173


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Id: biblio-910532
Autor: Balbé, Giovane Pereira; Biesdorf, Marisa; Souza, Jean Carlos de; Santos, Luana da Cruz; Schlemper, Cybelle Doederlein Soares; Wathier, Clair Antônio.
Título: O contexto do ambiente percebido na atividade física de lazer e deslocamento em idosos / The context of the environment perceived in the physical activity of leisure and commuting in older adults
Fonte: Licere (Online);21(2):i:170-f:185, junho2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo é comparar a prevalência de Atividade Física (AF) no lazer e deslocamento com a percepção do ambiente em idosos. Estudo transversal, conduzido com 213 idosos do município de Rio do Sul ­ SC. A AF no lazer e deslocamento foram investigadas conforme os domínios do Questionário Internacional de Atividade Física. A percepção do ambiente foi avaliada mediante a Neighborhood Environmental Walkability Scale. O deslocamento apresentou diferença significativa entre os idosos que relataram maior densidade residencial próxima de sua residência, a existência de lugares para caminhar e andar de bicicleta, melhor estética do bairro e maior segurança no trânsito. Não houve relação na AF de lazer e os domínios do ambiente. Conclui-se que a AF no deslocamento em idosos pode ser mais suscetível a influência das características ambientais, em relação ao lazer.

The objective of this study is to compare the prevalence of Physical Activity (AF) in leisure and communing with the perception of the environment in the older adults. Cross sectional study, conducted with 213 older adults people from the city of Rio do Sul - SC. The AF in the leisure and communing were investigated according to the domains of the International Questionnaire of Physical Activity. The perception of the environment was evaluated through the Neighborhood Environmental Walkability Scale. The communing showed a significant difference between the older adults who reported higher residential density near their residence, the existence of places for walking and cycling, better aesthetics of the neighborhood and greater safety in traffic. There was no relation in leisure AF and the domains of the environment. It can be concluded that the AF in the communing in the older adults can be more susceptible to the influence of the environmental characteristics, in relation to the leisure.
Descritores: Percepção
Exercício
Doença Crônica
Estudos Transversais
Caminhada
Planejamento de Cidades
Meio Ambiente
Planejamento Ambiental
Atividades de Lazer
Atividade Motora
Limites: Seres Humanos
Idoso
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-948755
Autor: Sartori, Ludmila Miranda; Silva, Luciano Pereira da.
Título: Apropriação de equipamentos públicos de lazer por usuários de bicicleta: um olhar sobre o parque ecológico da Pampulha / The appropriation of public leisure spaces by bicycle users: an analysis of the Pampulha ecologic park
Fonte: Licere (Online);21(3):i:157-f:192, set.2018. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a apropriação do Parque Ecológico da Pampulha (PEP) por usuários de bicicletas. Quarenta e nove ciclistas responderam um formulário contendo perguntas que tratavam do perfil, apropriação e opinião a respeito do uso da bicicleta no PEP, na orla da Lagoa da Pampulha e em Belo Horizonte. As questões fechadas foram tratadas por uma análise quantitativa descritiva, enquanto as abertas foram examinadas pela análise de conteúdo. De um modo geral, as respostas apontam para uma percepção positiva dos visitantes em relação à liberação da entrada de bicicletas nos parques e à estrutura do PEP e da orla da Pampulha para se pedalar. Percebe-se que a liberação - além de estar de acordo com a expressividade do ciclismo na região - é uma forma de se democratizar a entrada do parque para aqueles que se apropriam do espaço público através desse instrumento. No entanto, os entrevistados anseiam por mais estruturas na cidade que permitam o uso da bicicleta, indicando o papel do PEP e da orla em permitir seu uso com segurança, uma vez que a insegurança aparece como a principal barreira para o uso da bicicleta em Belo Horizonte.

This study investigated the appropriation of the Pampulha Ecologic Park (PEP) by bicycle users. Forty-nine cyclists answered a form, which contained open and closed questions about their profile, appropriation and opinion regarding the bike use in the park, in Pampulha lake's margins and in Belo Horizonte. The closed questions were analyzed through descriptive statistics, while the content analysis was used for the open ones. In general, the answers indicated a positive perception about the bike entry permission, the PEP and the Pampulha Lake surroundings structure. The results show that the liberation, besides being in line with the bike popularity in the site, can democratize the park entry for those who appropriate the public space through this instrument. However, the cyclists desire more structures changes in the city in order to improve the bicycle use, which indicates the park and the lake role in providing a safe place to cycle, once the lack of safety revealed to be an important barrier to cycle in Belo Horizonte.
Descritores: Mudança Social
Ciclismo
Planejamento de Cidades
Área Urbana
Centros de Convivência e Lazer
Parques Recreativos
Atividades de Lazer
Atividade Motora
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-948750
Autor: Lima, Lizandra de Souza; Rocha Junior, Coriolano Pereira.
Título: Percepções históricas sobre o lazer e a sociabilidade na Bahia (1850 ­ 1900) / Historical perceptions on leisure and sociability in Bahia (1850 - 1900)
Fonte: Licere (Online);21(3):i:126-f:156, set.2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto aborda a construção do lazer e o desenvolvimento da sociabilidade na Bahia no final do século XIX. Este estudo tem como problema norteador: Qual o processo histórico que fundou a estrutura das práticas de lazer e de sociabilidade na cidade de Alagoinhas-BA? Salientamos que nesse período a ideia de lazer estava em consolidação. Nosso objetivo foi entender como as práticas de lazer e sociabilidade se consolidou na cidade. Baseada na metodologia da Nova História Cultural, temos como recorte o período compreendido entre 1850 e 1900. Como fontes vimos periódicos da época e produções literárias que abordam o período em questão. Vemos a partir desta busca que as práticas de lazer e sociabilidade do século XIX se estruturaram em Alagoinhas a partir influência dos imigrantes que também influenciaram na estrutura urbana, deixando sua marca nos espaços públicos e na cultura da cidade.

This text boards the construction of leisure and the development of sociability in Bahia in the late nineteenth century. This study has as a guiding problem: What is the historical process that founded the structure of leisure and sociability practices in the city of Alagoinhas-BA? We emphasize that during this period the idea of leisure was in consolidation. Our objective was to understand how the practices of leisure and sociability were consolidated in the city. Based on the methodology of the New Cultural History, we cut as the period between 1850 and 1900. As sources we have seen periodicals of the time and literary productions that approach the period in question. We see from this search that the practices of leisure and sociability of the nineteenth century were structured in Alagoinhas from the influence of the immigrants who also influenced the urban structure, leaving its mark in the public spaces and the culture of the city.
Descritores: Socialização
População Urbana
Planejamento de Cidades
Área Urbana
História
Atividades de Lazer
Governo Local
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1026718
Autor: Lopes, Adalberto Aparecido dos Santos; Hino, Adriano Akira Ferreira; Moura, Edilberto Nunes; Reis, Rodrigo Siqueira.
Título: O Sistema de Informação Geográfica em pesquisas sobre ambiente, atividade física e saúde / The Geographic Information System in environment, physical activity and health researches
Fonte: Rev. bras. ativ. fís. saúde;23:1-11, fev.-ago. 2019. fig, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é uma ferramenta importante para o gerenciamento e análises de dados geográficos relacionados com políticas, programas e desfechos no contexto da atividade física e saúde. O objetivo desse estudo é descrever os métodos e a aplicação do SIG para avaliar o ambiente relacionado à atividade física e a saúde. Algumas etapas são essenciais para o em-prego do SIG, incluindo desenvolvimento de conhecimentos fundamentais à operação da ferramenta, identificação e domínio dos programas computacionais adequados às características do projeto de pesquisa, aquisição dos dados espaciais, criação e análise de indicadores e por fim a representação das informações espaciais. As informações derivadas do SIG permitem uma exatidão nas análises relacionadas a comunidades amplas, como bairros e cidades. O emprego de receptor GPS (Global Positioning System) e acelerômetro, por exemplo, pode ampliar o detalhamento de informações sobre aonde, quem, quando e quais atividades físicas são realizadas. Além disto, informações obtidas por meio de observação sistemática e auto relatos podem adicionar aspectos sobre a qualidade dos locais em que as atividades físicas são realizadas. Conclui-se que o emprego do SIG, em conjunto com outros métodos, pode auxiliar a compreensão sobre o papel das mudanças ambientais e políticas públicas voltadas ao ambiente, sobre os níveis populacionais de atividade física, assim como propiciar evidências que auxiliem o planejamento de cidades mais saudáveis

The Geographic Information System (GIS) is an important tool for managing and analysing geographic data related to policies, programs and outcomes in the context of physical activity and health. The Aim of this study is to describe the methods and the application of GIS to assess the environment related to physical activity and health. Some steps are essential for the use of GIS, including development of fundamental knowledge for the operation of the tool, identification and mastery of the computational programs appropriate to the characteristics of the research project, acquisition of spatial data, creation and analysis of indicators and, finally, spatial information representation. The information derived from GIS allows accuracy in analyses related to large communities, such as neighbourhoods and cities. The use of GPS devices (Global Positioning System) and accelerometer, for example, can expand the detail of information on where, who, when and what physical activities are performed. In addition, information obtained through systematic observation and self-reports can add aspects about the quality of the places where physical activities are performed. In conclusion, the use of GIS, joining with other methods, can be helpfully to understand the role of environmental changes and public policies aimed at the environment, population levels of physical activity, besides providing evidence that helps to plan healthier citie
Descritores: Saúde
Planejamento de Cidades
Meio Ambiente
Análise Espacial
Atividade Motora
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


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Id: biblio-967677
Autor: Marani, Vitor Hugo; Bernabé, Andressa Peloi; Hirata, Edson; Starepravo, Fernando Augusto.
Título: Aproximações entre políticas públicas de lazer e megaeventos esportivos: um olhar a partir de pesquisadores brasileiros do lazer / Approaches between public policy and recreational sports mega-events: a view from brazilian researchers leisure
Fonte: Licere (Online);21(3):i:345-f:366, set.2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as relações entre políticas públicas de lazer e os megaeventos esportivos sediados no Brasil a partir da ótica dos pesquisadores da área do lazer. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro pesquisadores brasileiros com reconhecida produção científica na área do lazer. As análises foram realizadas a partir dos dados transcritos das entrevistas, que posteriormente, foram apresentadas e discutidas a luz do referencial teórico pertinente. As informações apontam para diversas preocupações dos entrevistados como a projeção do Brasil por meio do esporte de alto rendimento e alcance de medalhas; a supervalorização do esporte de alto rendimento em detrimento de outras práticas corporais; e, o enfoque dado ao financiamento às cidades sedes. Por fim, assinalaram que a recepção de um megaevento esportivo no país não garantiria, necessariamente, a criação ou implantação de políticas públicas de lazer, mas, vislumbravam o momento como propício para discussões acerca do assunto.

This article aims to analyze the relations between leisure public policies and sports mega events based in Brazil from the perspective of researchers in the leisure area. For that, interviews were conducted with four Brazilian researchers with recognized scientific production in the leisure area. The analyzes were carried out from the transcribed data of the interviews, which were later presented and discussed in the light of the relevant theoretical framework. The information points to several concerns of the interviewees such as the projection of Brazil through high-performance sport and medal achievement; the overvaluation of high-performance sport over other bodily practices; and, the focus on funding to host cities. Finally, they pointed out that the reception of a mega-sport event in the country would not necessarily guarantee the creation or implementation of public leisure policies, but they saw the moment as conducive to discussions on the subject.
Descritores: Política Pública
Comportamento Social
Esportes
Planejamento de Cidades
Características Culturais
Ministério Público
Desempenho Atlético
Direitos Culturais
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-970908
Autor: Santos, Edmilson Santos dos; Starepravo , Fernando Augusto.
Título: Estrutura político-administrativa dos governos municipais do Piauí e investimento no esporte e no lazer / Political-administrative structure of municipal governments in Piauí and investment in sport and leisure
Fonte: Licere (Online);21(4):i:166-f:183, dez2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A participação dos governos municipais no investimento do esporte e do lazer é uma temática ainda pouco estudada e pouco se sabe sobre o assunto. Consequentemente, não temos informações se ter uma secretaria exclusiva de esporte aumentaria os investimentos. Nesse sentido, o presente estudo, de natureza descritiva buscou analisar se a estrutura político administrativa das prefeituras municipais do estado do Piauí interfere na capacidade de investimentos na Função Desporto e Lazer (FDL) per capita no ano de 2013. Concluiu-se que a estrutura político administrativa não interferiu na capacidade de gasto per capita na FDL.

The participation of municipal governments in investment in sport and leisure is still a less investigated topic and little is known regarding it. As a consequence, there are no information whether having an exclusive sport office would increase investments. For that matter, the present descriptive study aimed to analyze if the political-administrative structure of municipal governments in the state of Piauí had any interference in the per capitainvestment capacity in the Sports and Leisure Function (SLF) in 2013. It was concluded that the political-administrative structure has not interfered in the expense per capita capacity in SLF.
Descritores: Política Pública
Esportes
Reforma Urbana
Planejamento de Cidades
Organização Municipal
Federalismo
Atividades de Lazer
Governo Local
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-970475
Autor: Pavez, Cristienne Magalhães Pereira; Dias, Vera Lúcia Nehls.
Título: O lazer no pedaço: a área central de Joinville/SC e as categorias de José Magnani / The leisure in the 'turf': the central area of Joinville/SC and the categories of analysis of José Magnani
Fonte: Licere (Online);21(4):i:96-f:116, dez2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo apresenta um olhar acerca das áreas de lazer no centro de Joinville/SC a partir dos estudos do antropólogo José G. Cantor Magnani e suas categorias de análise que ajudam a interpretar a dinâmica de um determinado lugar. O artigo se divide em três partes, sendo a primeira introdutória com abordagem teórica sobre o direito a cidade e os espaços de lazer, a segunda traz uma revisão sobre alguns textos de Magnani que enfocam o lazer em áreas centrais e, na terceira, se apresenta um pequeno estudo de caso da Praça Nereu Ramos, situada na área Central da cidade de Joinville/SC onde são realizadas reflexões com base no autor estudado. Este estudo foi realizado com apoio documental, uma pesquisa qualitativa que procura utilizar as bases teóricas de análise de Magnani em um caso empírico particular. Como resultados, se tem uma análise dos espaços centrais de lazer e uma reflexão sobre suas significações no mundo contemporâneo.

This study presents a look at the leisure areas in the center of Joinville / SC based on the studies of the anthropologist José G. Cantor Magnani and his categories of analysis that help to interpret the dynamics of a certain place. The article is divided into three parts, the first is the introduction with a theoretical approach on the city rights and leisure spaces. The second one reviews texts written by Magnani that focus on leisure in central areas and, the third, it is a small case study of the Nereu Ramos Square, located in the Central area of the city of Joinville/SC, where reflections are carried out based on Magnani studies. This study was conducted with documentary support, a qualitative research that seeks to use the theoretical bases of Magnani's analysis in a particular empirical case. As results, we have an analysis of the central spaces of leisure and a reflection on their meanings in the contemporary world.
Descritores: Mudança Social
Planejamento de Cidades
Área Urbana
Centros de Convivência e Lazer
Direitos Culturais
Relações Interpessoais
Atividades de Lazer
Antropologia Cultural
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG



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