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Id: lil-764169
Autor: Epele, María E.
Título: Entre la escucha y el escuchar: psicoanálisis, psicoterapia y pobreza urbana en Buenos Aires / Between listening and hearing: psychoanalysis, psychotherapy and urban poverty in Buenos Aires / Entre a escuta e o escutar: psicanálise, psicoterapia e pobreza urbana em Buenos Aires
Fonte: Physis (Rio J.);25(3):797-818, jul.-set. 2015.
Idioma: es.
Resumo: ResumenPartiendo de los resultados de la etnografía que vengo desarrollando desde el año 2013 en Centros de Salud en un barrio del Área Metropolitana de Buenos Aires, el objetivo de este trabajo consiste en problematizar la escucha, es decir, los modos de escuchar en su diversidad que participan como tecnologías en dichos tratamientos centrados en la palabra y orientadas a sectores populares y poblaciones marginalizadas. A través de la articulación de las perspectivas que en Antropología abordan las psicoterapias y tecnologías psi en contextos de pobreza urbana por un lado, y aquellas que estudian los sentidos, por el otro, en este trabajo los modos de escuchar son analizados en términos de acciones corporales, perceptuales y expresivas. Finalmente, se describen y analizan diferentes modalidades de escucha psicológica (reductora, fragmentaria y en formación), a través del reconocimiento de tres procesos que atraviesan los modos de escuchar en las psicoterapias y que se corresponden con las tensiones producidas por los modos de gobierno de lo sensible, de la pobreza y de la marginación en contextos de pobreza urbana.

AbstractPsychoanalysis in Argentina has been studied by different approaches and Social Sciences; however, only a few studies have investigated it within the public health system, specifically in hospitals. Based on the results of the ethnographic research carried out in Health Centers in a neighborhood of the Buenos Aires Metropolitan Area, this paper aimed to problematize the listening technique, specifically, the modes of listening that participate in those treatments based on speech and orientated to marginalized populations. By articulating the anthropological perspectives on health, psychotherapies and psy technologies on the one hand, and on the sense on the other, in this paper the modes of listening are understood and analyzed as perceptual, corporal and expressive actions. Finally, based on a ethnographic approach, it is suggested that to hear and to listen, being listened and to speak within the treatments, can be understood as only one case related to a complex set that these actions are carried out in everyday life.

ResumoA partir de diferentes disciplinas e perspectivas tem se pesquisado as diversas técnicas, orientações e desenvolvimentos da psicanálise na Argentina; no entanto, somente alguns poucos estudos se dedicaram a pesquisar as psicoterapias e a psicanálise no sistema público de saúde, especificamente em hospitais. Partindo dos resultados da etnografia que vem sendo realizada desde 2013 em Centros de Saúde em um bairro da Área Metropolitana de Buenos Aires, este trabalho tem por objetivo problematizar a escuta. Isto é, os modos de escutar em sua diversidade que participam como tecnologias nos tratamentos centrados na palavra e orientados às populações marginalizadas. Através da articulação das perspectivas antropológicas que abordam as psicoterapias e tecnologias psi em populações marginalizadas e aquelas que estudam os sentidos, serão analisados aqui os modos de escutar em termos de ações corporais, de modo perceptivo e expressivo. Finalmente, e baseada em uma aproximação etnográfica da comunidade/bairro, o ouvir e o escutar, o ser escutado e o falar nos tratamentos centrados na palavra, se convertem em uma variação entre os diversos modos que estas ações assumem na vida cotidiana destas populações.
Descritores: Pobreza
Psicanálise
Psicoterapia
Técnicas Psicológicas
Populações Vulneráveis
Antropologia Cultural
-Argentina
Saúde Pública
Vulnerabilidade Social
Angústia Psicológica
Serviços de Saúde Mental
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-881329
Autor: Oliveira, Leila Márcia Souza; Santos, Josenaide Engracia.
Título: Projeto Famílias Unidas: atendimento psicoterapêutico à população em situação de risco social / Project United Families: psychotherapeutic care offered to a social risk population
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;2(8):307-311, nov. 2007.
Idioma: pt.
Projeto: Associação Obras Sociais de São Miguel. Projeto Famílias Unidas.
Resumo: Este relato tem o objetivo de promover reflexão sobre atendimento psicológico em uma comunidade em situação de risco social. O atendimento foi realizado em instituição filantrópica, no município de Simões Filho (BA), através do Projeto Famílias Unidas da Associação Obras Sociais da Paróquia de São Miguel, no período compreendido entre julho de 2005 e julho de 2006. O atendimento aconteceu em encontros semanais onde foram abordadas a autoestima e a possibilidade de reinserção social do sujeito, o que possibilitou mudança na sua realidade de vida e um posicionamento direcionado à cidadania. O trabalho realizado, nos moldes da Clínica Ampliada, traz-nos uma nova forma de lidar com a pobreza, na tentativa de ajudar a minimizá-la, na revitalização do desejo do sujeito em uma clínica extraconsultório, utilizando as instituições informais da comunidade, pois as mesmas representam recursos potenciais, capazes de produzir sentido, contratualidade e bem-estar.

The aim of this report is encouraging reflection about psychotherapeutic care delivered to a community at social risk. During the period July 2005-July 2006 counseling sessions were held at a philanthropic institution, the Association for SocialWorks of the St. Michael's Parish in the city of Simões Filho (Bahia, Brazil). The initiative was part of the Project United Families, implemented by the before mentioned association. Issues such as self-esteem and the possibility of social reinclusion were discussed in weekly meetings to enable the individuals introduce changes into their reality of life and help them adopt an attitude towards good citizenship. This work was conducted following the concepts of "Extended General Practice" which provides us with a new way of dealing with and trying to minimize poverty and of revitalizing the individuals desire outside the doctors office, at informal community-based institutions that represent potential resources capable of producing sense, contractibility and wellbeing.
Descritores: Psicoterapia
Participação da Comunidade
-Pobreza
Psicologia
Fatores de Risco
Serviços de Saúde Mental
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: biblio-901882
Autor: Garcia barreiro, Rafael; Serrata Malfitano, Ana Paula.
Título: Política brasileira para a juventude: a proposta dos Centros da Juventude / Brazilian Youth Policy: proposal for Youth Centers / Política brasileña para la juventud: la propuesta de los Centros de Juventud
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;15(2):1111-1122, jul.-dic. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Tendo como base a Política Nacional da Juventude no Brasil (PNJ), buscou-se compreender a proposta dos Centros da Juventude (CJ's), espaços específicos de cultura e lazer para a juventude. Como método, foram entrevistados gestores de CJ's em quatro cidades brasileiras, o gestor estadual e o nacional. Os resultados demonstraram diferenças entre os discursos em cada nível governamental, evidenciando um distanciamento nos seus posicionamentos. Nos níveis federal e estadual destacaram a garantia ao acesso de direitos. Por outro lado, os gestores municipais apontaram sua agenda política na assistência social, direcionada aos jovens pobres, na focalização da atenção ao invés da universalidade dos direitos. Portanto, os CJ's pouco fazem interface com a PNJ, demonstrando que as ações governamentais brasileiras precisam avançar na percepção do jovem e da jovem como sujeitos de direitos.

This study draws on the National Youth Policy of Brazil with the goal of understanding the role of Youth Centers (YCs) that are specific places where young people can engage in culture and leisure activities. The method used in this study was in-depth interviews with YC managers in four Brazilian cities, as well as the State Manager and with National Manager of the program. The results showed differences in the discourse at each government level, evidencing a gap in their positions. The discourse from the federal and state levels highlighted the guarantee for young people to access their rights. In contrast, managers from the municipal level demonstrated that their political agenda is based on the provision of social assistance that targets poor young people while focusing their attention at the same time on the universality of rights. The authors conclude that the YCs have a limited connection with the National Youth Policy, demonstrating that the Brazilian government's actions need to improve the perception of young people as subjects of rights.

Con base en la política nacional de la juventud de Brasil, en esta investigación se buscó comprender la propuesta de los Centros para Juventud (CJ's), que son espacios de promoción de la cultura y del ocio para la juventud. Como método de investigación se entrevistó a los gerentes de los CJ's en cuatro ciudades brasileñas, así como a los gerentes a nivel estatal y nacional. Los resultados presentaron diferencias entre los discursos en cada nivel del gobierno. En los niveles federales y estatales se destacó la garantía de acceder a los derechos de los jóvenes. Sin embargo, los gestores municipales mostraron su agenda política guiada por la asistencia social dirigida a los jóvenes pobres, centrando la atención en una problemática con el fin de garantizar la universalidad de los derechos. Por lo tanto, hay pocas interfaces entre CJ's con nuevas políticas para los jóvenes. La investigación muestra que las acciones del gobierno brasileño deben avanzar en la percepción de los jóvenes como sujetos de derechos.
Descritores: Pobreza
Cultura
-Estado
Governo
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Texto completo SciELO Brasil
Silva, Antonio Augusto Moura da
Almeida-Filho, Naomar
Ximenes, Ricardo Arraes de Alencar
Martelli, Celina Maria Turchi
Souza, Wayner Vieira de
Barreto, Mauricio Lima
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Id: biblio-1133177
Autor: Kerr, Ligia; Kendall, Carl; Silva, Antônio Augusto Moura da; Aquino, Estela Maria L; Pescarini, Julia M; Almeida, Rosa Lívia Freitas de; Ichihara, Maria Yury; Oliveira, Juliane F; Araújo, Thália Velho Barreto de; Santos, Carlos Teles; Jorge, Daniel Cardoso Pereira; Miranda Filho, Demócrito de Barros; Santana, Guilherme; Gabrielli, Ligia; Albuquerque, Maria de Fatima Pessoa Militão de; Almeida-Filho, Naomar; Silva, Natanael de Jesus; Souza, Rafael; Ximenes, Ricardo Arraes de Alencar; Martelli, Celina Maria Turchi; Brandão Filho, Sinval Pinto; Souza, Wayner Vieira de; Barreto, Maurício Lima.
Título: COVID-19 no Nordeste brasileiro: sucessos e limitações nas respostas dos governos dos estados / COVID-19 in Northeast Brazil: achievements and limitations in the responses of the state governments
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;25(supl.2):4099-4120, Mar. 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo No Brasil, a pandemia da COVID-19 tem sido severa nos estados das regiões mais pobres, como o Nordeste. A falta de políticas nacionais para controle da pandemia levou as autoridades estaduais e municipais a implementarem medidas de saúde pública. O objetivo deste estudo é mostrar o efeito dessas medidas na epidemia. A maior incidência da COVID-19 entre os nove estados do Nordeste foi registrada em Sergipe, Paraíba e Ceará. O Piauí, a Paraíba e Ceará foram os que mais testaram. Muitos estados apresentavam alta proporção de pessoas em trabalho informal. Estados com aeroportos internacionais tiveram importante papel na entrada e disseminação inicial do vírus, em especial o Ceará. Todos os estados aplicaram medidas de distanciamento social, proibição de eventos públicos e fechamento de unidades de ensino. As respostas foram o aumento significativo de distanciamento social, em especial Ceará e Pernambuco, a queda do número de reprodução (Rt) e a separação da curva dos casos observados da curva dos casos esperados sem as intervenções não medicamentosas em todos os estados. A pobreza, a desigualdade e as altas taxas de trabalho informal fornecem pistas do porquê da intensidade da COVID-19 na região. Por outro lado, as medidas de mitigação tomadas precocemente pelos governantes amenizaram os efeitos da pandemia.

Abstract The COVID-19 pandemic has been most severe in the poorest regions of Brazil, such as the states of the Northeast Region. The lack of national policies for pandemic control forced state and municipal authorities to implement public health measures. The aim of this study is to show the effect of these measures on the epidemic. The highest incidence of COVID-19 among the nine states in the Northeast was recorded in Sergipe, Paraíba and Ceará. Piauí, Paraíba and Ceará were the states that most tested. Factors associated with transmission included the high proportion of people in informal work. States with international airports played an important role in the entry of the virus and the initial spread, especially Ceará. All states applied social distancing measures, banned public events and closed schools. The response was a significant increase in social distancing, especially in Ceará and Pernambuco, a decline in the reproduction rate (Rt), and a separation of the curve of observed cases versus expected cases if the non-pharmacological interventions had not been implemented in all states. Poverty, inequality, and the high rates of informal work provide clues to the intensity of COVID-19 in the region. On the other hand, the measures taken early by the governments mitigated the effects of the pandemic.
Descritores: Pneumonia Viral
Pneumonia Viral/prevenção & controle
Política Pública
Infecções por Coronavirus/prevenção & controle
Pandemias/prevenção & controle
Betacoronavirus
-Pneumonia Viral/transmissão
Pneumonia Viral/epidemiologia
Pobreza/estatística & dados numéricos
Governo Estadual
Abastecimento de Água
Brasil/epidemiologia
Quarentena
Infecções por Coronavirus
Infecções por Coronavirus/transmissão
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-1125345
Autor: Morais, Dayana Rosa Duarte; Silva, Martinho Braga Batista e.
Título: O que o crack tem a ver com a rua? Uma revisão narrativa com implicações políticas (2011-2017) / What does crack have to do with the street? A narrative review with political implications (2011-2017)
Fonte: Physis (Rio J.);30(2):e300218, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Objeto: Produção científica sobre o crack e a rua publicada em periódicos brasileiros indexados no SciELO e portal CAPES. Objetivo: Revisar tal produção, trabalhando os resultados a fim de investigar a recente associação entre pessoas que fazem uso de crack e que se encontram em situação de rua. Metodologia: Busca na base online de artigos do SciELO e portal CAPES, utilizando-se 3 out. 2017 como corte temporal, "crack AND rua", "crack AND moradores de rua" e "crack AND população em situação de rua" como "termo pesquisado" a partir de 2011 a outubro de 2017. Identificaram-se 63 referências, cujos resumos foram analisados, chegando-se aos 20 artigos que, efetivamente, dizem respeito à questão da associação entre crack e rua. Análise: critérios institucionais (título, periódico e data de publicação). Categorias: "crack e população em situação de rua"; "crack e o espaço da rua" e "indexadores históricos das ruas". Resultados: Dentre os 20 artigos consultados, 18 vinculam diretamente o consumo de crack à população em situação de rua e/ou ao espaço da rua. A associação entre crack e rua é notável não só na produção científica nacional sobre o consumo da "droga", mas também na produção normativa e governamental.

Abstract Object: Scientific production on crack and street published in Brazilian journals indexed in SciELO and CAPES portal. Objective: To review such production, working on the results in order to investigate the recent association between people who use crack and who are on the street. Methodology: Search the SciELO articles online database and CAPES portal, using 3 out. 2017 as a temporal cut, "crack AND street", "crack AND homeless people" and "crack AND homeless people" as "search term" from 2011 to October 2017. We identified 63 references, whose abstracts were analyzed, arriving at the 20 articles that, effectively, concern the issue of the association between crack and street. Analysis: institutional criteria (title, periodical and date of publication). Categories: "crack and homeless people"; "Crack and street space" and "historical street indexes". Results: Among the 20 articles assessed, 18 directly linked the consumption of crack to the population living on the street and / or to the street space. The association between crack and street is notable not only in national scientific production on the consumption of "drugs", but also in normative and governmental production.
Descritores: Pobreza
Política Pública
Brasil
Pessoas em Situação de Rua
Cocaína Crack
Vulnerabilidade Social
Usuários de Drogas
Marginalização Social
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1120808
Autor: Santeliz, Joanna.
Título: El drama del servicio hospitalario en Venezuela / Hospital services drama in Venezuela
Fonte: Bol. méd. postgrado;34(2):6-6, Jul-Dic. 2018.
Idioma: es.
Descritores: Fatores Socioeconômicos
Acesso a Medicamentos Essenciais e Tecnologias em Saúde
Acesso aos Serviços de Saúde
-Pobreza
Saúde Pública
Direito à Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


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Id: biblio-1130179
Autor: Silva, Juliana Catarine Barbosa da; Menezes, Jaileila de Araújo.
Título: Discursos (sobre)viver nos territórios em risco da região metropolitana do Recife / Discourses (about) living in territories at risk of the metropolitan region of Recife / (Discursos (sobre)vivir en los territorios en riesgo de la región metropolitana de Recife
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:1-17, jan.-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar e debater os discursos produzidos por usuárias(os) do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, residentes na Região Metropolitana do Recife, no que diz respeito à vida nos territórios em risco. O estudo está inserido no conjunto de pesquisas que buscam compreender os fenômenos socioculturais que envolvem a questão do risco, e suas implicações para os processos de subjetivação das pessoas nos contextos marcados por emergências e desastres. Desenvolvemos uma metodologia qualitativa, como referenciais epistêmico-metodológicos adotamos os estudos foucaultianos sobre discurso e a Psicologia Discursiva de origem inglesa. Realizamos entrevistas semiestruturadas com a participação de três homens e doze mulheres usuárias(os) da defesa civil e beneficiárias(os) do auxílio-moradia. Os discursos produzidos ressaltaram um território marcado por um sistema de gerenciamentos de riscos deficitário e pouco efetivo, sendo que a pobreza e a dificuldade de acesso a serviços públicos básicos são demandas centrais das pessoas que nele habitam. Identificamos também estratégias de resistência, que mesmo fragilizadas, buscam suprir a ausência efetiva do Estado nesses espaços. A questão social é uma temática central no contexto pesquisado, produz marcas profundas naquilo que se define como risco e, por conseguinte, na vida das pessoas que habitam os territórios permeados por ele...(AU)

This study analyzes the discussions produced by users of the National System for Civil Protection and Defense by residents of Recife's Metropolitan Region regarding survival in territories at risk. It is part of a set of projects which seek to understand socio-cultural phenomena where the matter of risk is involved and its implications for processes of how people interiorize emergencies and disasters in their respective contexts. A qualitative methodological approach was adopted. We used Foucault's study on discourse and the English school of Discursive Psychology as epistemic-methodological frameworks. Semi-structured interviews were conducted with the participation of 12 women and 3 men who were end-users of civil defense and beneficiaries of housing assistance. The generated discussions indicated a territory marked by a system of risk management which was deficient and very ineffective, as poverty and difficult access to basic public services are demands pertaining to people who live there. We also identified strategies for resistance which, even when they became fragile, sought to overcome the state's lack of presence in these scenarios. Social issues constitute a central subject for the context analyzed, as they have a profound impact upon what is defined as risk and for the people who live in territories permeated by this risk...(AU)

La presente investigación objetiva analizar y debatir los discursos producidos por usuarias/os del Sistema Nacional de Protección y Defensa Civil, residentes en la Región Metropolitana de Recife, en lo que se refiere a la vida de las personas en territorios en riesgo. El estudio está insertado en un conjunto de investigaciones que buscan comprender los fenómenos socioculturales que involucran las cuestiones de riesgo, y sus implicaciones para los procesos de subjetivación de las personas en los contextos marcados por emergencias y desastres. Desarrollamos una metodología cualitativa, como referencias epistémico-metodológicas, y adoptamos los estudios foucaultianos sobre discurso y la Psicología Discursiva de origen inglesa. Realizamos entrevistas semiestructuradas con la participación de tres hombres y doces mujeres usuarios/as de defensa civil y beneficiarios/as del programa auxilio vivienda. Los discursos producidos apuntan un territorio marcado por un sistema de gerenciamientos de riesgos deficiente y poco efectivo, siendo que la pobreza y la dificultad al acceso de servicios públicos básicos son las demandas centrales de las personas donde habitan. Identificamos también estrategias de resistencia, que aun fragilizadas buscan suprimir la ausencia efectiva del Estado en esos lugares. La cuestión social es una temática central del contexto encuestado, produciendo marcas profundas en lo que se define como riesgo y, por consiguiente, en la vida de las personas que habitan en los territorios impregnados por estos riesgos...(AU)
Descritores: Psicologia
Socorro em Desastres
Risco
Defesa Civil
Proteção Civil
Sujeitos da Pesquisa
Desastres
Habitação
-Pobreza
Gestão de Riscos
Vida
Estado
Emergências
Respeito
Pessoas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Entrevista
Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-957542
Autor: Fahel, Murilo; Teles, Leticia Ribeiro.
Título: Measuring multidimensional poverty in the state of Minas Gerais, Brazil: looking beyond income / Medindo la pobreza multidimensional del estado de Minas Gerais, Brazil: mirando más allá de los ingresos / Medindo a pobreza multidimensional do estado de Minas Gerais, Brasil: olhando para além da renda
Fonte: Rev. adm. pública (Online);52(3):386-416, May-June 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The multidimensional poverty index (MPI) was developed by the Oxford Poverty & Human Development Initiative (Ophi) in 2010. The MPI is established on indicators of health, education and standard of living. The concept of multidimensionality is anchored on the theory of poverty and human development elaborated by the indian economist Amartya Sen in the 1980s. The methodology used for the modeling of this study is based on Alkire and Foster - AF (2011) and analyzes the incidence and intensity of poverty. The purpose of this paper focuses on the application of the MPI in the state of Minas Gerais, Brazil and uses the Household Sample Survey produced by João Pinheiro Foundation (FJP) in 2009, 2011 and 2013. The results indicate that the MPI is relativaly low, 0.0329 (2009), 0.0226 (2011) and 0.0155 (2013), indicating there is a tendency for decreasing along the years.

Resumen El índice de pobreza multidimensional (IPM) fue desarrollado por el Oxford Poverty & Human Development Initiatiave (Ophi) en 2010. El IPM es establecido con los indicadores de salud, educación y nivel de vida. El concepto de multidimensionalidad está anclado en la teoría de la pobreza y el desarrollo humano elaborada por el economista indio Amartya Sen, en la década de los 1980. La metodología utilizada para la modelaje deste estudio basase en Alkire y Foster - AF (2011) y analiza la incidencia y la intensidad de la pobreza. El propósito de este trabajo centrase en la aplicación del IPM en el estado de Minas Gerais, Brasil y utiliza la Encuesta de Hogares por Muestreo producida por la Fundación João Pinheiro (FJP) en 2009, 2011 y 2013. Los resultados indican que el IPM es relativamente bajo siendo 0.0329 (2009), 0.0226 (2011) y 0,0155 (2,013), lo que indica que hay una tendencia de disminución a lo largo de los años.

Resumo O índice de pobreza multidimensional (IPM) foi desenvolvido pelo Oxford Poverty & Human Development Initiative (Ophi) em 2010. O IPM é constituído com indicadores de saúde, educação e padrão de vida. O conceito de multidimensionalidade está ancorado na teoria da pobreza e desenvolvimento humano elaborada pelo economista indiano Amartya Sen na década de 80. A metodologia utilizada para a modelagem deste estudo baseia-se em Alkire e Foster — AF (2011) e analisa a incidência e a intensidade da pobreza. O objetivo deste trabalho centra-se na aplicação do IPM ao estado de Minas Gerais, Brasil, e utiliza a Pesquisa por Amostra de Domicílios produzida pela Fundação João Pinheiro (FJP) em 2009, 2011 e 2013. Os resultados indicam que o IPM é relativamente baixo, sendo 0,0329 (2009), 0,0226 (2011) e 0,0155 (2013), indicando que há uma tendência de redução ao longo dos anos.
Descritores: Pobreza
Política Pública
Brasil
Renda
América Latina
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1138828
Autor: Durán-González, Rosa Elena; Arroyo-Santillán, Saúl; Alfaro-Ponce, Berenice; Morales-Vanegas, Elizeth.
Título: Análisis de conflictos y violencia en contextos de diversidad sociocultural en el Barrio de la Raza y Cubitos en ciudad de Pachuca Hidalgo, México / Analysis of conflicts and violence in contexts of sociocultural diversity in the La Raza and Cubitos neighborhoods in the city of Pachuca -Hidalgo, Mexico / Análise de conflitos e violência em contextos de diversidade sociocultural no Bairro La Raza e Cubitos na cidade de Pachuca - Hidalgo, México
Fonte: Rev. crim;61(3):247-264, sep.-dic. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Los conflictos son inherentes a las interacciones humanas y se pueden estudiar desde disciplinas sociales y de conducta, entre ellas la educación. El presente artículo ahonda sobre conflictos en la escuela en el contexto de los indígenas y no indígenas del Barrio de la Raza y Cerro de Cubitos en Pachuca Hidalgo. Se empleó metodología mixta con una encuesta a 269 estudiantes de la Secundaria General número 9 para analizar conflictos y violencia tanto en la escuela como en los barrios arriba mencionados. El estudio cualitativo consistió en entrevistas a estudiantes, egresados, padres de familia, maestros y trabajadoras sociales para ampliar el panorama sobre dichas problemáticas, así como en crear estrategias para sobrevivir ante ellas. Se puede afirmar que mientras en el barrio existen conflictos de alta intensidad y de difícil tratamiento, que llegan a violencia física y verbal, también identificamos violencia estructural y condición de pobreza, que pone en una situación de mayor vulnerabilidad a los escolares de caer en adicciones y pandillerismo. En contraste, el clima escolar resulta un espacio de recreación sana, convivencia y buenas prácticas que favorece el sentimiento de seguridad en los jóvenes. Los profesores fungen como mediadores y promueven valores en la institución y en el aula.

Abstract Conflicts are inherent to human interactions and can be studied from social and behavioral disciplines, among them, education. This article delves deeper into conflicts at school in the context of the indigenous and non-indigenous people of the "La Raza" and "Cerro de Cubitos" in Pachuca - Hidalgo. A mixed methodology was used with a survey to 269 students of General Secondary School number 9 to analyze conflicts and violence both in the school and in the neighborhoods above mentioned. The qualitative study consisted of interviews with students, graduates, parents, teachers and social workers to broaden the panorama of these problems, as well as to create strategies to survive them. It can be sated that while in the neighborhood there are high intensity and difficult treatment conflicts, which reach physical and verbal violence, we also identify structural violence and poverty, which places schoolchildren in a greater vulnerability situation of falling into addictions and gang joining. In contrast, the school climate is a space for healthy recreation, coexistence and good practices that favor the feeling of security in young people. Teachers act as mediators and promote values in the institution and in the classroom.

Resumo Os conflitos são inerentes às interações humanas y podemse estudar desde disciplinas sociais e de conduta, entre eles a educação. O presente artigo aprofunda sobre conflitos na escola no contexto dos indígenas e não indígenas do Bairro de "La Raza" e "Cerro de Cubitos" em Pachuca, Hidalgo. Foi utilizada metodologia mista com uma enquete à 269 estudantes da Secundária Geral número 9 para analizar conflitos e violência tanto na escola quanto nos bairros supramencionados. O estudo qualitativo consistiu em entrevistas à estudantes, egressos, pais de família, Mestres e assistentes sociais para alargar o panorama sobre ditas problemáticas, bem como em criar estratégias para sobreviver perante elas. Pode afirmar-se que enquanto no bairro existem conflitos de alta intensidade e de difícil tratamento, que chegam até violência física e verbal, também identificamos violencia estrutural e condição de pobreza, que coloca numa situação de maior vulnerabilidade aos escolares de cair em vícios e fazer parte de uma quadrilha. Em contraste, o clima escolar resulta um espaço de recreação sana, convivência e boas práticas que favorece o sentimento de segurança nos jovens. Os professores desempenham como mediadores e promovem valores na instituição e na aula.
Descritores: Violência
Características de Residência
-Pobreza
Educação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Bibliografia
Artigo Clássico
Responsável: CO340.1 - Centro de Investigaciónes Criminológicas


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Id: biblio-1087894
Autor: Escobar, Raquel; Rodero, Paloma; Merino, Iván.
Título: Componentes biosociales y enfermedades prevalentes de la infancia en menores de 5 años del Bañado Sur de Asunción / Biosocial components and prevalent childhood diseases in children under 5 years from the Bañado Sur of Asunción
Fonte: Rev. salud pública Parag;10(1):[P23-P31], mar. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Las enfermedades prevalentes de la infancia en condiciones adversas como la pobreza pueden ser graves o mortales. La Atención Integrada a las Enfermedades Prevalentes de la Infancia (AIEPI) aborda los determinantes sociales de la salud. Objetivo: Conocer las enfermedades prevalentes y las condiciones ambientales de menores de 5 años del Bañado Sur aplicando AIEPI. Metodología: Estudio observacional, descriptivo, transversal, muestreo no probabilístico por cuotas en 4 barrios del Bañado Sur, mediante visitas semanales a 23 hogares (2016-2017). Se interpretó y clasificó la condición de salud según AIEPI (rojo grave, amarillo moderada, verde buena). La participación fue voluntaria, considerándose recomendaciones éticas para investigaciones en contextos vulnerables. La muestra seleccionada no es representativa de toda la población de niños bañadenses. Resultados: 42 menores de 5 años (26 niñas, 16 niños). 71% clasificó rojo y amarillo en simultáneo (por antecedentes y/o hallazgos). De 4 (<2 meses), 1 clasificó rojo y amarillo (diarrea con sangre); 1, amarillo (bajo peso, problemas de alimentación, infecciones, anemia); 2, verde. De 38 niños/as (>2 meses
Introduction: Prevalent childhood diseases in adverse conditions such as poverty can be serious or fatal. Integrated Management of Childhood Illness (IMCI) addresses the social determinants of health. Objective: Know the prevalent diseases and environmental conditions of children under 5 years old from Bañado Sur applying IMCI. Methodology: Observational, descriptive, cross-sectional study, non-probabilistic sampling by quotas in 4 neighborhoods of the Bañado Sur, through weekly visits to 23 households (2016-2017). The health condition was interpreted and classified according to IMCI (severe red, moderate yellow, good green). Participation was voluntary, considering ethical recommendations for research in vulnerable contexts. The selected sample is not representative of the entire population of children from the Bañado. Results: 42 children under 5 years (26 girls, 16 boys). 71% classified red and yellow simultaneously (by background and/or findings). From 4 (<2 months), one classified red and yellow (bloody diarrhea); other, yellow (low weight, nutrition problems, infections, anemia); two, green. Of 38 children (> 2 months <5 years) 55% classified red and yellow; 29% yellow; 16%, green. Of the red, 54% registered severe respiratory conditions; 21%, malnutrition and anemia; 10%, diarrhea with severe dehydration. Developmental surveillance: 1 classified red (hearing loss, language delay); 5, yellow per alert (absence of age skills); 36, yellow for normal development with risk factors such as low schooling of mothers, violence, polluted environment, overcrowding, and poverty. None of them classified green in all its dimensions. Protective factors: stable caregiver, breastfeeding in the first years. Conclusion: The prevalent childhood diseases in children of the Bañado Sur acquire a serious and repetitive character; its socio-environmental conditions are negative. Comprehensive and cross-sector public policies are urgently needed, such as Primary Health Care. IMCI is particularly recommended in its community component. Key Words: Integrated Care for Prevalent Diseases of Children, poverty, social determinants of health
Descritores: Pobreza
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância
Determinantes Sociais da Saúde
-Paraguai
Fatores Socioeconômicos
Índice de Gravidade de Doença
Desenvolvimento Infantil/classificação
Estudos Transversais
Fatores de Risco
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: PY40.1 - Biblioteca



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