Base de dados : LILACS
Pesquisa : I01.880.735.820 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 12 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 2 ir para página        

  1 / 12 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1129964
Autor: de Assis Pinto Bezerra, Francisco; Azevedo Nepomuceno, Marcus Vinicius; Quadros Barbosa, Silvana.
Título: Da reclusão à desativação do hospital colônia: a experiência vivenciada pelos hansenianos de Marituba / From the claim the disabling of to the colony hospital: the experienced by the hansenians of Marituba / De la reclusión a la desactivación del hospital colonia: la experiencia vivenciada por los hansenianos de Marituba
Fonte: Rev. baiana saúde pública;42(3), 01/09/2018.
Idioma: pt.
Resumo: A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, maculada por insensibilidade e mancha na pele que, se evoluída, causa deformações nas extremidades dos dedos e na face. O preconceito contra os hansenianos de que poderiam contaminar os sadios resultou na construção dos hospitais colônias, gerando problema da cisão entre o paciente e o convívio familiar e social. O objetivo do artigo foi analisar a trajetória de reclusão, isolamento e de segregação social vivenciada pelos hansenianos, com enfoque nas estratégias adotadas pelos internos para superar as adversidades durante o período de internamento. A metodologia adotada foi a abordagem historiográfica, que permitiu realizar análise sobre a história dos hansenianos de Marituba, a partir da história oral narrada pelos sujeitos através do questionário, cujo discurso foi sustentado por autores que discutem a história na perspectiva das pessoas comuns. Os resultados revelam que os hansenianos foram capazes de reelaborar suas vidas, através de estratégias afetivas, a ponto de garantirem boa estadia durante a permanência na Colônia, indicando que os internos não tiveram o seu modo de vida interrompido. Conclui-se que as estratégias adotadas pelos hansenianos para superar as adversidades na Colônia foram: a interação, socialização, colaboração, organização, ajuda mútua e o compartilhamento de tarefas, enfim os laços de amizade e de solidariedade foram fundamentais para superar o confinamento, solidão e a revolta contra o sistema de tratamento coercitivo.

Leprosy is a chronic infectious disease, tainted by insensitivity and spotting on the skin which, if evolved, causes deformities at the extremities of the fingers and the face. The prejudice against the Hansenians that could contaminate the healthy resulted in the construction the colony hospital the generating a split between the patient es family and social life. The objective of this article was to analyze and the trajectory of seclusion, isolation and social segregation experienced by leprosy patients, focusing on the strategies adopted by the inmates to overcome adversity during the hospitalization period. The methodology adopted was the historiographic approach, which allowed the analysis of the history of Marituba leprosy, from the oral history narrated by the subjects through the questionnaire, whose discourse was supported by authors who discuss the history from the perspective of ordinary people. The results show that the Hansenians were able to re-elaborate their lives through affective strategies, to the point of ensuring a good stay during the stay in Cologne, indicating that the inmates did not have their way of life interrupted. It is concluded that the strategies adopted by Hansen to overcome adversity in the Colony were: interaction, socialization, collaboration, organization, mutual aid and sharing of tasks, in the end the bonds of friendship and solidarity were fundamental to overcome confinement, solitude and the revolt against the system of coercive treatment.

La hanseniasis es una enfermedad infecciosa crónica, maculada por insensibilidad y mancha en la piel que, si se desarrolla, causa deformaciones en los extremos de los dedos y en la cara. El preconcepto contra los hansenianos de que podrían contaminar los sanos resultó en la construcción de los hospitales colonios, generando un problema de la escisión entre el paciente y la convivencia familiar y social. El objetivo del artículo fue analizar la trayectoria de reclusión, aislamiento y de segregación social vivenciada por los hansenianos, con enfoque en las estrategias adoptadas por los internos para superar las adversidades durante el período de internamiento. La metodología adoptada fue el abordaje historiográfico, que permitió realizar análisis sobre la historia de los hansenianos de Marituba, a partir de la historia oral narrada por los sujetos a través del cuestionario, cuyo discurso fue sostenido por autores que discuten la historia desde la perspectiva de las personas comunes. Los resultados revelan que los hansenianos fueron capaces de reelaborar sus vidas, a través de estrategias afectivas, a punto de garantizar buena estancia durante la permanencia en la Colonia, indicando que los internos no tuvieron su modo de vida interrumpido. Se concluye que las estrategias adoptadas por los hansenianos para superar las adversidades en la Colonia fueron: la interacción, socialización, colaboración, organización, ayuda mutua y el reparto de tareas, en fin los lazos de amistad y de solidaridad fueron fundamentales para superar el confinamiento, soledad y la revuelta contra el sistema de tratamiento coercitivo.
Descritores: Preconceito
Segregação Social
Hanseníase
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


  2 / 12 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1130823
Autor: Abitbol, Sarah.
Título: O judeu, a mulher e o psicanalista: um modelo de vínculo social não-segregativo / The jew, the woman and the psychoanalyst: a model of non-segregative social bond
Fonte: Agora (Rio J.);23(3):11-19, set.-dez. 2020.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT: This article demonstrates how the universal produces segregation. It identifies what is common to the Jew, to the woman and the psychoanalyst from the universal formula defined by Lacan as "all" [tout]. Here the Jew is caught up in the model of analysis of the process of segregation. This article approaches the "not-all" [past-tout], a concept invented by Lacan, which designates the unlimited as a mode of response to segregation. The method chosen here consists of studying the texts by both Freud and Lacan on identification, racism and segregation. Approaching the concept of segregation through the universal and identification means taking into account the reality of the unique and singular jouissance of each subject.

Resumo: Este artigo demonstra como o universal produz segregação. Identifica o que é comum ao judeu, à mulher e ao psicanalista, a partir da fórmula universal definida por Lacan como "tudo" [tout]. O judeu é abordado no modelo de análise do processo de segregação. Este artigo aborda o "não todo" [past-tout], conceito criado por Lacan, que designa o ilimitado como forma de resposta à segregação. O método consiste em estudar os textos de Freud e Lacan sobre identificação, racismo e segregação. Abordar o conceito de segregação pelo universal e pela identificação significa levar em conta a realidade do gozo único e singular de cada sujeito.
Descritores: Psicanálise
Mulheres
Segregação Social
Judaísmo
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


  3 / 12 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1140012
Autor: Albuquerque, Bruna Simões de; Braun, Lisley; Santiago, Ana Lydia Bezerra.
Título: Uma Conversação com os melhores alunos: do sintoma como funcionamento ao mais além da segregação / A Conversation with the best students: from the symptom as a way to function to something beyond segregation / Une conversation avec les meilleurs élèves: du symptôme comme mode de fonctionnement à un au - delà de la ségrégation
Fonte: aSEPHallus;14(28):106-124, maio. 2019-out. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta experiência de pesquisa/intervenção realizada com alunos da rede pública por meio da metodologia da Conversação de Orientação Psicanalítica. Encontramos os "melhores" alunos de uma escola e os ruídos em torno dessa nomeação.Por meio desse resto,desse ruído que retorna,atrapalhando o processo de aprendizagem e de convivência,verificamos efeitos de segregação que mantinham os alunos em uma guerra interna.Partimos então da leitura do sintoma como modo de funcionamento na escola e recolhemos os efeitos plurais de segregação que podem produzir destinos mortíferos,com o objetivo de ultrapassar a sensação de generalizada impotência diante do que não funciona.O objetivo é escutar o sintoma para então operar a partir dele

This article presents an experience of research-intervention carried out with public school students through the Psychoanalytical Orientation Conversation methodology. We found the "best" students at a school and the noises in the school community surrounding such an appointment. Through this remain, this noise that returns, disrupting the learning and the coexistence process,we verified segregation effects that kept the students in an internal war. We begin from reading the symptom as a way of functioning in school and collect the plural effects of segregation that can produce deadly fates, in order to overcome the feeling of generalized impotence in the face of what is dysfunctional. The purpose is to listen to the symptom and then operate from it

Cet article présente une expérience de recherche-intervention menée auprès d'élèves des écoles publiques à travers la méthodologie "Conversation d'Orientation Psychanalytique". Nous avons rencontré les «meilleurs¼ élèves d'une école et les bruits entourant cette nomination. À travers de l'analyse de ce bruit, ce reste qui revient, perturbant le processus d'apprentissage et de coexistence, nous avons vérifié les effets de ségrégation qui maintenaient les élèves dans une guerre interne. Nous partons d'une lecture du symptôme comme un mode de fonctionnement à l'école et nous recueillons les effets divers de la ségrégation qui peuvent produire des destins mortels ,dans le but de surmonter le sentiment d'impuissance généralisée face à ce qui est dysfonctionnel. Le but est d'écouter le symptôme pour opérer à partir de lui
Descritores: Psicanálise
Sinais e Sintomas
Estudantes
Educação
Segregação Social
Aprendizagem
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


  4 / 12 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1050014
Autor: Anjos, José Carlos dos.
Título: Brasil: uma nação contra as suas minorias / Brazil: a nation against its minorities / Brasil: una nación contra sus minorías
Fonte: Rev. psicanal;26(3):http://revista.sppa.org.br/index.php/RPdaSPPA/article/view/469/489, dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo aborda a violência racial e o efeito de pensamento vindo de perspectivas minoritárias sobre o genocídio étnico-racial no Brasil. Ao seguir as pistas de uma perspectiva religiosa afro-brasileira sobre pretos velhos, o artigo sonda uma filosofia do tempo que insiste sobre a persistência atual da escravidão. E se, como parece sugerir a religiosidade afro-brasileira, o sistema de escravidão negra iniciado no século XV não terminou? A primeira seção do artigo esboça uma etnografia para retirar consequências dessa proposição sobre a duração do sistema escravista. Na segunda parte, o artigo articula essa proposição a posicionamentos do ativismo antirracista do movimento negro. Por fim se sugere uma leitura da relação entre a problemática racial e os limites da democracia brasileira (AU)

This paper approaches the racial violence and the effects of the thought of the minority perspectives about ethnic-racial genocide in Brasil. Following the leads of an afro-brazilian religious perspective about the preto velho, the article probes a time philosophy that insists in the endurance of the current slavery. And as the afro-Brazilian religiosity suggests, has the black slavery system, that initiated in the 15th century, finished yet? The first section of the article sketches an ethnography to get to the consequences of the proposition concerning the length of the enslavement system. In the second part, the paper articulates this proposition to place the anti-racist activism in the black movement. Finally, it suggests a possible relation between the racial issue and the brazilian democracy

El artículo aborda la violencia racial y el efecto de pensamiento de las perspectivas minoritarias sobre el genocidio étnico-racial en Brasil. Siguiendo las pistas de una perspectiva religiosa afro-brasileña acerca de los pretos velhos, el artículo indaga una filosofía del tiempo que insiste acerca de la persistencia actual de la esclavitud. Según lo que parece sugerir la religiosidad afro-brasileña, el sistema de esclavitud negra iniciado en el siglo XV ¿ha terminado? La primera sección del artículo esboza una etnografía para retirar consecuencias de esa proposición acerca de la duración del sistema esclavista. En la segunda parte el texto articula esa proposición con posicionamientos del activismo antirracista del movimiento negro. Por fin sugiere una lectura de la relación entre la problemática racial y los límites de la democracia brasileña
Descritores: Racismo
-Pobreza
Carência Psicossocial
Religião
Segregação Social
Responsável: BR18.9


  5 / 12 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1049977
Autor: Fuhrmeister, Alida Vitória Álvarez; Wenzel, Maristela Priotto; Costa, Rosangela.
Título: O enfrentamento da desigualdade através da arte / The confronting of inequality through art / El enfrentamiento de la desigualdad a través del arte
Fonte: Rev. psicanal;26(3):http://revista.sppa.org.br/index.php/RPdaSPPA/article/view/467/486, dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo apresenta o relato da atividade Rodas de conversa: o enfrentamento da desigualdade através da arte, realizada no I Simpósio Vulnerabilidade Social e Psicanálise da SPPA, que é resultado do trabalho interinstitucional construído há quatorze anos entre a Secretaria Municipal da Educação (SMED), o Projeto Pescar e a Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Nesta atividade sobre arte e psicanálise, tanto a música quanto a poesia são colocadas como possibilidades de construção de narrativas mais flexíveis, onde a violência urbana pode ser pensada, promovendo novos atravessamentos e discussões entre pessoas nos espaços coletivos existentes na nossa cidade (AU)

This paper presents the report of the activity Conversation circles: the confrontation of inequality through art, held at the 1st SPPA Social Vulnerability and Psychoanalysis Symposium, which is the result of the interinstitutional work built fourteen years ago between City Education Department of Porto Alegre (SMED), Pescar Project and Porto Alegre Psychoanalytical Society (SPPA). In this activity about art and psychoanalysis, music and poetry are placed as a possibility of building more flexible narratives, where urban violence can be thought, promote new intersections and discussions between people in collective spaces in our city

Este artículo presenta el informe de Ruedas de conversación: la confrontación de la desigualdad a través del arte, celebrado en el I Simposio de Vulnerabilidad Social y Psicoanálisis de la SPPA, que es el resultado del trabajo interinstitucional construido hace catorce años entre la Secretaría Municipal de Educación (SMED), el Proyecto Pescar y la Sociedad Psicoanalítica de Porto Alegre (SPPA). En esta actividad sobre arte y psicoanálisis, la música y la poesía se colocan como una posibilidad de construir narrativas más flexibles, donde se pueda pensar la violencia urbana, promover nuevas intersecciones y discusiones entre personas en espacios colectivos de nuestra ciudad
Descritores: Segregação Social
-Teoria Psicanalítica
Relações Raciais
SOCIAL DISTANCE
Estimulação Acústica
Comportamento Problema
Processos Grupais
Responsável: BR18.9


  6 / 12 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1049637
Autor: Lewkowicz, Alice Becker; Freitas, Maria de Fátima Loureiro de Carvalho; Maltz, Flávia Friedman; Goldstein, Joyce; Wainstein, Magaly; Fortes, Suzana Deppermann.
Título: Violência social e ética nas instituições de ensino / Social violence and ethics in teaching institutions / Violencia social y ética en las instituciones educativas
Fonte: Rev. psicanal;26(3):http://revista.sppa.org.br/index.php/RPdaSPPA/article/view/464/483, dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo versa sobre o entrelaçamento da violência inerente aos diferentes âmbitos sociais com a violência presente na instituição escolar. É relatada uma situação de violência ocorrida em uma escola pública de Porto Alegre, com base na qual se discutem os vários níveis envolvidos no engendramento do episódio. Destaca-se neste o aspecto ético da violência. Discussões teóricas relacionadas ao tema promovem o embasamento e aprofundamento da visão dos autores sobre as vicissitudes do social na instituição escola (AU)

This paper presents the entanglement of violence concerning different social fields with violence at school. The authors describe a situation of violence occurred in a public school in Porto Alegre and, based on that, the several spheres involved in originating the episode are discussed. The ethical aspect of violence is also underlined. Furthermore, the authors' perspective concerning the social and its vicissitudes in teaching institutions is illustrated and deepened thanks to theoretical discussions related to the topic

El artículo aborda el entrelazamiento de la violencia inherente a las diferentes áreas sociales con la violencia presente en la institución escolar. Relatase una situación de violencia que ocurrió en una escuela pública en Porto Alegre, con base en la cual se discuten los diversos niveles involucrados en la generación del episodio. Resaltase en este el aspecto ético de la violencia. Las discusiones teóricas relacionadas con el tema promueven el embasamiento y la profundización de la opinión de los autores sobre las vicisitudes de lo social en la institución escolar
Descritores: Violência
-Responsabilidade Social
Segregação Social
FREEZE DRYINGABDOMINAL INJURIES
Hostilidade
Responsável: BR18.9


  7 / 12 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1042241
Autor: Silveira, Leonardo Souza; Tomas, Maria Carolina.
Título: Fluidez racial na Região Metropolitana de Belo Horizonte: características individuais e contexto local na construção da raça / Racial fluidity in the Metropolitan Region of Belo Horizonte: individual characteristics and local context in the construction of race / Fluidez racial en la Región Metropolitana de Belo Horizonte: características individuales y contexto local en la construcción de la raza
Fonte: Rev. bras. estud. popul;36:e0081, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo discute como variáveis individuais e características do local de moradia influenciam a heteroclassificação e suas diferenças com a autoclassificação racial, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A análise busca compreender a construção social da raça e sua fluidez na sociedade, uma vez que as classificações refletem formas de vivências e interpretações da raça. Os dados utilizados são do BH Area Survey (2005), do Censo Demográfico (2010) e do Atlas do Desenvolvimento Humano (2013), por meio de modelos de regressão logística. Os resultados apontam que a heteroclassificação é influenciada por características individuais e contextuais. Para aqueles que se autoidentificam brancos, a escolaridade, a renda e a distribuição racial local se associam às chances de serem heteroclassificados como brancos, ao passo que para os autoidentificados negros, apenas a escolaridade aumenta as chances de sua heteroclassificação ser branca. Dessa forma, sustenta-se que há fluidez racial na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no sentido de que a classificação é influenciada pelas características socioeconômicas e contextuais.

The article discusses how individual variables and neighborhood characteristics influence heteroclassification and its differences with racial self-classification, in the Belo Horizonte Metropolitan Area. The analysis seeks to understand the social construction of race and its fluidity in society, given that different types of classifications reflect distinct experiences and interpretations of race. Data used are from the BH Area Survey (2005), the Brazilian Demographic Census (2010) and the Human Development Atlas (2013), for the analysis we used logistic regression models. Results indicate that hetero-classification is influenced by individual and contextual characteristics. For those who self-identify as white, schooling, income and local racial distribution are associated with opportunities of being hetero-classified as white, whereas for individuals self-identifying as black, only schooling increases the chances of being hetero-classified as white. Thus, we conclude that there is racial fluidity in the Belo Horizonte Metropolitan Area, in the sense that classification is influenced by socioeconomic and contextual characteristics.

El artículo discute cómo variables individuales y características de la vivienda influencian la heteroclasificación y sus diferencias con la autoclasificación racial, en la Región Metropolitana de Belo Horizonte. El análisis busca comprender la construcción social de la raza y su fluidez en la sociedad, ya que las clasificaciones reflejan formas de vivencias e interpretaciones de ella. Los datos utilizados son del BH Area Survey de 2005, del censo demográfico de 2010 y del Atlas del Desarrollo Humano (2013). Para el análisis se usaron modelos de regresión logística. Los resultados apuntan a que la heteroclasificación es influenciada por características individuales y contextuales. Para aquellos que se autoidentifican blancos, la escolaridad, la renta y la distribución racial local se asocian a las posibilidades de ser heteroclasificado como blanco, mientras que para los autoidentificados negros, solo la escolaridad aumenta las posibilidades de su heteroclasificación ser blancos. De esta forma, se sostiene que hay fluidez racial en la Región Metropolitana de Belo Horizonte, en el sentido de que la clasificación es influenciada por las características socioeconómicas y contextuales.
Descritores: Sociedades
Modelos Logísticos
Demografia
Censos
Grupo com Ancestrais do Continente Africano/classificação
-Relações Raciais
Fatores Socioeconômicos
Características da População
Escolaridade
Segregação Social
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


  8 / 12 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1017016
Autor: Oliveira, Luma de; Neves, Anamaria Silva; Paravidini, João Luiz Leitão.
Título: Enigmas de um feminino encarcerado e seus princípios de segregação / The riddles of an incarcerated feminine and your principles of segregation / Enigmas de um femenino encarcelado y sus principios de segregación
Fonte: Barbarói;(52):91-113, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: As falhas do sistema carcerário no Brasil não são surpresas para a população e estão cada vez mais em evidência. Apesar de afetar sujeitos de todos os gêneros, este artigo propõe uma reflexão teórica sobre efeitos do fenômeno de encarceramento especificamente sobre mulheres e, em especial, que tenham cometido algum delito relacionado a drogas. Ao se deparar com alarmantes dados sobre o tema, o interesse por tal reflexão exacerbou-se ao considerar-se a indissociabilidade dos contextos psicossocial e político para pensar diferentes modalidades de segregação existentes nas relações humanas. Para a reflexão proposta, recorreu-se a teorias psicanalíticas sobre a condição feminina, a considerações sobre o surgimento da prisão pela perspectiva foucaltiana e à análise de documentos como um "Guia para a reforma em políticas na América Latina e no Caribe" e documentários brasileiros sobre encarceramento feminino, articulando revisão de literatura, pesquisa documental e recursos artísticos a uma pesquisa exploratória. Como resultado, convidou-se os leitores a pensar em alternativas às políticas carcerária e de drogas vigentes atualmente no país e atentaremse às questões de gênero, trazendo posicionamentos dos autores e propostas que já circulam em grupos de trabalhos a respeito da temática. As propostas vão no intuito de tentar proporcionar maiores espaços de escuta e se trabalhar com "um a um", como a prática psicanalítica convida e a condição feminina implica.(AU)

The failures of the prison system in Brazil are not surprises for the population and are increasingly in evidence. Although it affects people of all genders, this article proposes, however, a theoretical reflection about the effects of the phenomenon of incarceration specifically on women and in particular that have committed some crime related to drugs. When faced with alarming datas on the subject, the interest for such discussion increased considering the indissociation of the psychosocial and political contexts to think of different modes of segregation that exists in human relationships. To the proposed reflection, was used psychoanalytic theories about the female condition, considerations about the emergence of prison from the foucaultian perspective and the analysis of documents as a "Guide to reform in politics in Latin America and the Caribbean" and brazilian documentaries on female imprisonment, articulating literature review, documentary research and artistic resources to an exploratory research. As a result, readers are invited to think about alternatives to the prison and drug policies currently in force in the country and gender issues, bringing the authors' positions and proposals already circulating in working groups on the subject. The proposals are intended to try to provide greater listening space and to work with "one by one", as the psychoanalytic practice invites and how the feminine condition implies.(AU)

Resumen: Las fallas del sistema carcelario en Brasil no son sorpresas para la población y están cada vez más en evidencia. A pesar de afectar a sujetos de todos los géneros, este artículo propone una reflexión teórica sobre efectos del fenómeno de encarcelamiento específicamente sobre las mujeres y en especial que hayan cometido algún delito relacionado a las drogas. Al encontrar alarmantes datos sobre el tema, el interés por tal reflexión se exacerbó al considerarse la indisociación de los contextos psicosocial y político para pensar los diferentes modos de segregación existentes en las relaciones humanas. Para articular la reflexión propuesta, se recurrió a teorías psicoanalíticas sobre la condición femenina, a consideraciones sobre el surgimiento de la prisión por la perspectiva foucaltiana, análisis de documentos como un "Guía para la reforma en políticas en América Latina y el Caribe" y películas documentales brasileñas sobre encarcelamiento femenino, articulando revisión de literatura, investigación documental y recursos artísticos a una investigación exploratoria. Como resultado, se invita los lectores a pensar en alternativas a las políticas carcelarias y de drogas vigentes actualmente en el país y atentarse a cuestiones de género, trayendo posiciones de los autores y propuestas que ya circulan en grupos de trabajos acerca de la temática. Las propuestas intentan proporcionar mayores espacios de escucha y de trabajar con caso a caso, cómo la práctica psicoanalítica invita y la condición femenina implica.(AU)
Descritores: Prisões
Mulheres
Drogas Ilícitas
Segregação Social
-Psicanálise
Limites: Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


  9 / 12 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-986495
Autor: Brunhari, Marcos Vinicius; Darriba, Vinicius Anciães.
Título: O objeto da segregação e o campo de concentração / The object of segregation and the concentration camp / El objeto de la segregación y el campo de concentración
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;18(3):966-983, set.-dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O isolamento de um sujeito puro é o fundamento do saber científico, segundo Lacan (1967). Deste sujeito puro está velada a estrutura que comporta a relação com o objeto a e a implicação disso, que Lacan apregoa a uma universalização do sujeito, tem ressonâncias sobre o ser falante e, também, sobre a ordem social. O preço dos avanços civilizatórios se traduz, para além do mal-estar, em efeitos de segregação. Tais efeitos permitem que se questione o estatuto assumido pelo objeto a nesse processo, que tem por contrapartida a ampliação dos processos de segregação atrelada ao futuro de mercados comuns. No velamento da divisão do sujeito procuraremos situar um encontro forjado por meio do objeto produzido pela tecnicização da ciência, sob a injunção do Discurso do Capitalismo. Desde então, avançaremos para sustentar que a matriz para tal processo poderia estar firmada historicamente nos campos de concentração. Tal percurso permite questionar a implicação do objeto a na noção de efeito de segregação.(AU)

The isolation of a pure subject is the foundation of the scientific knowledge, according to Lacan (1967/unpublished). From this pure subject is veiled the structure that contains the relation to the object a and the implication of this, that Lacan preaches to a universalization of the subject, has resonances on the speaking being, also, on the social order. The price of civilizational advances translates, to beyond malaise, in the effects of segregation. These effects allow to question the status assumed by the object a in this process, which has as counterpart the expansion of segregation processes linked to the future of common markets. In the veiling of the division of the subject, we will try to locate an encounter forged through the object produced by the technicization of science, under the injunction of the Discourse of Capitalism. Since then, we will advance to maintain that the matrix for such a process could be established historically in the concentration camps. This path allows us to question the implication of object a in the notion of segregation effect.(AU)

El aislamiento de un sujeto puro es el fundamento del saber científico, según Lacan (1967). De este sujeto puro está velada la estructura que comporta la relación con el objeto a y la implicación de eso, que Lacan pregona a una universalización del sujeto, tiene resonancias sobre el ser hablante y, también, sobre el orden social. El precio de los avances civilizatorios se traduce en, además del malestar, efectos de segregación. Tales efectos permiten que se cuestione el estatuto asumido por el objeto a en ese proceso, que tiene como contrapartida la ampliación de los procesos de segregación ligada al futuro de mercados comunes. En el velamiento de la división del sujeto procuraremos situar un encuentro forjado por medio del objeto producido por la tecnicización de la ciencia, bajo la orden del Discurso del Capitalismo. Desde entonces, avanzaremos para sostener que la matriz para tal proceso podría estar firmada históricamente en los campos de concentración. Este recorrido permite cuestionar la implicación del objeto a en la noción del efecto de segregación.(AU)
Descritores: Campos de Concentração
Segregação Social/psicologia
-Teoria Psicanalítica
Isolamento Social/psicologia
Limites: Humanos
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


  10 / 12 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Lima, Maria Celina Peixoto
Texto completo
Id: biblio-982034
Autor: Lima, Maria Celina Peixoto; Fontenele, Thalita Castello Branco; Gaspard, Jean-Luc.
Título: O sujeito autista como figura da segregação / The autist as a figure of segregation / El sujeto autista como figura de la segregación
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(3):113-127, set./dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Considerando a problemática clínico-política concernente ao autismo, nosso objetivo é discutir como o sujeito autista representa uma das figuras da segregação do nosso tempo. Partimos de uma contextualização sobre a nova racionalidade tecnocientífica da medicina contemporânea e seus efeitos sobre os critérios estatísticos de diagnóstico/classificação no campo da saúde mental, para, em seguida, situarmos as questões relativas ao que vem configurando uma batalha política acerca do tratamento do autismo. Assim, observamos que o autismo atualiza a noção de criança generalizada, com a qual Lacan se referia ao sujeito-objeto da ciência, aquele cuja verdade está nas mãos dos especialistas. Concluímos que a contribuição de Lacan permanece atual, e - se em 1967, ele desenvolveu suas ideias sobre a segregação como resposta à psiquiatria da criança - interrogamos o que ele teria dito hoje, 50 anos depois, com relação ao cenário atual, ordenado em torno das políticas de saúde mental infantil

Considering the clinical-political problematic related to autism, our objective is to discuss how the autistic subject represents one of the figures of the segregation of our time. We start from a contextualization about the new techno-scientific rationality of contemporary medicine and its effects on the diagnostic criteria/ classification in the field of mental health, and then we situate the questions related to what has been forming a political battle about the treatment of autism. Thus, we observe that autism actualizes the notion of generalized child, with which Lacan referred to the subject-object of science, the one whose truth is in the hands of specialists. We conclude that Lacan's contribution remains current, and - if in 1967 he developed his ideas about segregation in response to the child's psychiatry - we question what he would have said today, 50 years later, in relation to the current scenario of mental health policies

Considerando la problemática clínico-política concerniente al autismo, nuestro objetivo es discutir cómo el sujeto autista representa una de las figuras de la segregación de nuestro tiempo. Partimos de una contextualización sobre la nueva racionalidad tecnocientífica de la medicina contemporánea y sus efectos sobre los criterios estadísticos de diagnóstico/ clasificación en el campo de la salud mental, para luego situar las cuestiones relativas a lo que viene configurando una batalla política acerca del tratamiento del autismo. Así, observamos que el autismo actualiza la noción de niño generalizado, con la que Lacan se refería al sujeto-objeto de la ciencia, aquel cuya verdad está en las manos de los especialistas. Concluimos que la contribución de Lacan sigue siendo actual, y - se en 1967, desarrolló sus ideas sobre la segregación como respuesta a la psiquiatría del niño - interrogamos lo que él habría dicho hoy, 50 años después, con relación al escenario actual, ordenado en torno de las políticas de salud mental infantil
Descritores: Psicanálise
Transtorno Autístico
Saúde Pública
Saúde da Criança
Segregação Social/psicologia
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca



página 1 de 2 ir para página        
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde