Base de dados : LILACS
Pesquisa : I01.880.787.293.360 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1260 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 126 ir para página                         

  1 / 1260 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1286363
Autor: Walty, Cynthia Márcia Romano Faria; Henriques, Nayara Luiza; Coimbra, Natália de Mesquita Melo; Braga, Patrícia Pinto; Escola de EnfermagemVeríssimo, Maria de La Ó Ramallo; Escola de EnfermagemDuarte, Elysângela Dittz.
Título: Ações de cuidado e necessidades essenciais de prematuros após a alta hospitalar: revisão de escopo / Acciones de atención y necesidades esenciales de prematuros después del alta hospitalaria: revisión de alcance / Actions caring and essential needs of premature infants after hospital discharge: scoping review
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;25(4):e20200412, 2021. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Objetivo identificar e analisar as ações de cuidado às crianças nascidas prematuras, após a alta hospitalar, realizadas pelos familiares e profissionais de saúde. Método revisão de escopo, desenvolvida em dezembro de 2019, segundo as orientações do Joanna Briggs Institute e do guia internacional PRISMAScR. Foram investigados estudos originais, publicados em inglês, espanhol ou português, de 2013 a 2019, nas bases CINAHAL, Medline, LILACS, Cochrane, Scopus, Web of Science. Os 21 artigos incluídos foram submetidos à análise direcionada de conteúdo apoiada pelo referencial das necessidades essenciais das crianças. Resultados predominaram ações para proteção física e segurança (20 artigos), comunidades estáveis e amparadoras (dez artigos), seguidas de relacionamentos sustentadores contínuos (seis artigos), experiências que respeitem as diferenças individuais (quatro artigos) e experiências adequadas ao desenvolvimento (dois artigos). Ações para o estabelecimento de limites, organização e expectativas não foram identificadas nos estudos. Conclusões e implicações para a prática as ações de cuidado contemplam, principalmente, a dimensão física. Ao considerar o cuidado integral e os achados desta revisão são necessários avanços nas ações para o atendimento de outras dimensões da vida dos prematuros como a emocional e a social.

Resumen Objetivo identificar y analizar las acciones de cuidado niño prematuro realizadas por familiares y profesionales de la salud después del alta hospitalaria. Método revisión de alcance, desarrollada en diciembre de 2019, según las directrices del Instituto Joanna Briggs y laguía internacional PRISMAScR. Se investigaron los estudios originales publicados en inglés, español o portugués de 2013 a 2019 en CINAHAL, Medline, LILACS, Cochrane, Scopus, Web of Science. Los 21 artículos incluidos se sometieron a un análisis de contenido específico apoyado por las necesidades esenciales de los niños. Resultados prevalecieron las acciones para la protección física y la seguridad (20 artículos) y las comunidades estables y solidarias (10 artículos), seguidas de relaciones de apoyo continuas (6 artículos), experiencias que respetan las diferencias individuales (4 artículos) y experiencias apropiadas para el desarrollo (2 artículos). En los estudios no se identificaron acciones para establecer límites, organización y expectativas. Conclusiones e implicaciones para lapráctica las acciones de cuidado incluyen, principalmente, ladimensión física. Al considerar la atención integral e los allazgos, es necesario avanzar para involucrar otras dimensiones de la vida del prematuro como la emocional y la social.

Abstract Objective to identify and analyze the actions taken by family and health professionals to care for children born prematurely after hospital discharge. Method a scoping review, developed in December 2019, according to the Joanna Briggs Institute guidelines and the international PRISMAScR guide. Original studies, published in English, Spanish or Portuguese from 2013 to 2019 in CINAHAL, Medline, LILACS, Cochrane, Scopus, Web of Science databases were investigated. The 21 included articles were submitted to directed content analysis supported by the framework of essential needs of children. Results actions for physical protection and safety (20 articles), stable and supportive communities (10 articles) n followed by ongoing supportive relationships (6 articles), experiences that respect individual differences (4 articles), and developmentally appropriate experiences (2 articles) predominated. Actions for boundary setting, organization, and expectations were not identified in the studies. Conclusions and implications for practice the care actions contemplate the physical dimension. Considering comprehensive care and the findings of this review, advances in actions are needed to adress other dimensions of preterm infant's life, such as emotional and social.
Descritores: Alta do Paciente
Recém-Nascido Prematuro
Cuidado da Criança
Saúde da Criança
-Desenvolvimento Infantil
Cuidadores
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


  2 / 1260 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1141343
Autor: Schmitt, Leonardo Rauber; Corrêa, Bruna Pezzini; Nunes, Isadora Musse; Mariot, Márcia Dornelles Machado; da Silva, Clécio Homrich.
Título: A PUERICULTURA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA ­ UMA AVALIAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE / CHILDCARE IN THE FIRST YEAR OF LIFE-AN EVALUATION IN PRIMARY HEALTH CARE
Fonte: Rev. Rede cuid. saúde;14(2):[12-28], 20201130.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: avaliar a frequência de consultas no primeiro ano da criança e relacionar com as características maternas, de pré-natal e perinatais. Métodos: Coorte de crianças nascidas entre maio e outubro de 2015 que realizaram no mínimo uma consulta na Unidade Básica de Saúde até seus 13 meses incompletos. As informações maternas, de pré-natal e perinatais foram obtidas do SINASC e o número total e o tipo de consulta pelo prontuário da UBS. Foram realizadas análise descritiva das variáveis e testes de associação das características maternas, informações de pré-natal e perinatais com o número de consultas no primeiro ano. Resultados: das 237 crianças nascidas no período, 35 (14,7%) consultaram até os 13 meses incompletos (m=7,6 atendimentos). Destas, 22 (62,9%) realizaram no mínimo 7 atendimentos de puericultura. A menor escolaridade materna esteve associada a um maior número de consultas no primeiro ano de vida (p=0,050) e houve correlação do número de consultas de pré-natal com as de puericultura (p=0,044). Conclusão: o maior número de atendimentos durante o primeiro ano de vida da criança está associado à menor escolaridade materna ao mesmo tempo em que, o vínculo estabelecido durante o pré-natal, ocasionou um maior número de consultas de puericultura.

Objective: To evaluate the frequency of consultations in the first year of the child and to relate to the maternal, prenatal and perinatal characteristics.Methods: Cohort of children born between May and October 2015 who performed at least one visit to the Basic Health Unit until their 13 months. Maternal, prenatal and perinatal information were obtained from the SINASC and the total number and type of consultation by the UBS medical record. Descriptive analysis of the variables and tests of association of maternal characteristics, prenatal and perinatal information with the number of visits in the first year were performed.Results: Of the 237 children born, 35 (14.7%) consulted until the incomplete 13 months (m = 7.6 visits). Of these, 22 (62.9%) performed at least 7 childcare services. Maternal schooling was associated with a higher number of visits in the first year (p=0.050) and there was a correlation between the number of prenatal consultations and those of childcare (p = 0.044). Conclusions: The higher number of visits during the first year of life of the child is associated with lower maternal schooling, while the link established during the prenatal period has resulted in a greater number of childcare consultations.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Centros de Saúde
Cuidado da Criança
Saúde da Criança
Saúde Materna
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Responsável: BR97.1 - Serviço de Documentação Odontológica


  3 / 1260 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1291190
Autor: Canêjo, Maria Isabelly de Melo; Silva, Tayná Maria Lima; Lima, Ana Paula Esmeraldo.
Título: Registros de enfermagem nas consultas em puericultura / Nursing records in child care consultations
Fonte: Enferm. foco (Brasília);12(2):216-222, set. 2021. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar os registros de enfermagem nas consultas em puericultura de crianças de 0 a 18 meses assistidas em Unidade de Saúde da Família. Métodos: Estudo documental, realizado através de pesquisa em prontuários de uma Unidade de Saúde da Família, composta por quatro equipes de saúde da família, no município do Recife, Pernambuco. A amostra foi composta por 108 prontuários de lactentes de zero a 18 meses. Os dados foram analisados por meio de análise descritiva. Resultados: Em relação aos registros de enfermagem, pôde-se observar que em apenas 1,9% dos prontuários constavam todas as medidas antropométricas, e somente 6,5% apresentavam os marcos do desenvolvimento. Nos registros de alimentação, 58,7% dos prontuários registravam a duração do aleitamento materno exclusivo, e quando se fazia uso de leite industrializado, apenas 6,9% apresentavam sua diluição. Quanto à prescrição de suplementação de ferro, houve registro em 4,6% dos prontuários, dos quais nenhum descreveu o esquema de suplementação prescrito. Em relação à imunização, 99,1% apresentavam registro acerca da vacinação. Conclusão: Observou-se uma lacuna nos registros das consultas de enfermagem em puericultura, com ausência de informações no prontuário essenciais para o acompanhamento sistemático da saúde da criança. (AU)

Objective: To analyze nursing records in childcare consultations for children aged 0 to 18 months assisted in a Family Health Unit. Methods: Documentary study, carried out through research in medical records of a Family Health Unit, composed of four family health teams, in the city of Recife, Pernambuco. The sample consisted of 108 medical records of infants aged zero to 18 months. The data were analyzed through descriptive analysis. Results: Regarding the nursing records, it was observed that only 1.9% of the medical records contained all anthropometric measurements, and only 6.5% had the developmental milestones. In the food records, 58.7% of the medical records recorded the duration of exclusive breastfeeding, and when industrialized milk was used, only 6.9% presented its dilution. Regarding the prescription of iron supplementation, 4.6% of the medical records were recorded, of which none described the prescribed supplementation scheme. Regarding immunization, 99.1% had a record about vaccination. Conclusion: There was a gap in the records of nursing consultations in childcare, with the absence of information in the medical records essential for the systematic monitoring of child health. (AU)

Objetivo: Analizar los registros de enfermería en consultas de cuidado infantil para niños de 0 a 18 meses atendidos en una Unidad de Salud Familiar. Métodos: Estudio documental, realizado a través de la investigación en registros médicos de una Unidad de Salud Familiar, compuesta por cuatro equipos de salud familiar, en la ciudad de Recife, Pernambuco. La muestra consistió en 108 registros médicos de bebés de zero a 18 meses. Los datos se analizaron mediante análisis descriptivo. Resultados: Con respecto a los registros de enfermería, se observó que solo el 1.9% de los registros médicos contenía todas las medidas antropométricas, y solo el 6.5% tenía hitos en el desarrollo. En los registros de alimentos, el 58.7% de los registros médicos registraron la duración de la lactancia materna exclusiva, y cuando se usó leche industrializada, solo el 6.9% presentó su dilución. Con respecto a la prescripción de suplementos de hierro, se registró el 4,6% de los registros médicos, de los cuales ninguno describió el esquema de suplementos prescrito. Con respecto a la inmunización, el 99.1% tenía un registro sobre vacunación. Conclusion: Hubo una brecha en los registros de consultas de enfermería en el cuidado de niños, con la ausencia de información en los registros médicos esenciales para el monitoreo sistemático de la salud infantil. (AU)
Descritores: Registros de Enfermagem
-Cuidado da Criança
Enfermagem no Consultório
Saúde do Lactente
Cuidados de Enfermagem
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


  4 / 1260 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Lunardi, Valéria Lerch
Texto completo
Id: biblio-1287919
Autor: Farias, Dóris Helena Ribeiro; Almeida, Mauro Francisco Ferreira de; Gomes, Giovana Calcagno; Lunardi, Valéria Lerch; Vieira, Evellym; Lourenção, Luciano Garcia.
Título: Family culture versus institutional hospital culture: a relation between two worlds / Cultura familiar versus cultura institucional hospitalaria: relación entre los dos mundos / Cultura familiar versus cultura institucional hospitalar: relação entre dois mundos
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e20200267, 2021.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To understand the relation between family culture and hospital institutional culture. Method: Qualitative study, carried out in 2017, with relatives of children admitted to a Hospital in southern Brazil. The study included non-participant observation, to gain familiarity with the investigated cultural context; participant observation, to know the respondents' experiences; and interviews. The data were coded and theoretical formulations and recommendations were made. Results: Fifteen family members participated. Hospitalization is a time of encounter and interaction between family culture and institutional culture. Conclusion: Hospital culture is presented as an instrument of family care and adaptation and flexibility of norms and routines to humanize cultural care.

RESUMEN Objetivo: Comprender la relación entre la cultura familiar y la cultura institucional hospitalaria. Método: Se trata de un estudio cualitativo, realizado en 2017 con familiares de niños internados en un hospital del sur de Brasil. Se llevó a cabo mediante una observación no participante, con el objetivo de familiarizarse con el contexto cultural investigado, una observación participante para conocer las experiencias de los informantes, y entrevistas. Se codificaron los datos y se hicieron las formulaciones teóricas y las recomendaciones Resultados: Participaron 15 familiares. La internación hospitalaria es un momento de encuentro e interacción de las culturas familiar e institucional. Conclusión: La cultura hospitalaria se presenta como un instrumento de atención a la familia y de adaptación y flexibilidad de las normas y rutinas como una forma de humanizar el cuidado cultural.

RESUMO Objetivo: Compreender a relação entre a cultura familiar e a cultura institucional hospitalar. Método: Estudo qualitativo, realizado em 2017, com familiares de crianças internadas em um hospital do Sul do Brasil. Realizaram-se observação não participante, visando familiaridade com o contexto cultural investigado, observação participante, para conhecer as vivências dos informantes, e entrevistas. Os dados foram codificados e realizadas as formulações teóricas e recomendações. Resultados: Participaram 15 familiares. A internação hospitalar é um momento de encontro e interação das culturas familiar e institucional. Conclusão: A cultura hospitalar apresenta-se como um instrumento de cuidado familiar e a adaptação e flexibilização das normas e rotinas como forma de humanizar o cuidado cultural.
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Enfermagem Transcultural
-Vacinas
Cuidado da Criança
Criança Hospitalizada
Cultura
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


  5 / 1260 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1224445
Autor: Bustamante, Vania(edt); Gama, Elenir Salvador Santos(edt).
Título: Homens e cuidado infantil: estudo de casos em Salvador, Bahia / Men and child care: a case study in Salvador, Bahia, Brasil
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);11(2):90-99, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo versa sobre a participação masculina no cuidado infantil, entre homens de diversos setores socioeconômicos em Salvador (Bahia) Brasil, que têm laços consanguíneos ou de consideração com crianças pequenas. Dialoga criticamente com pesquisas acerca de paternidade e envolvimento paterno; inclui uma discussão teórica sobre gênero e cuidado e argumenta que é preciso ampliar a reflexão considerando a diversidade de realidades familiares e socioeconômicas. Foi realizado um estudo qualitativo, envolvendo a realização de entrevistas narrativas com cinco homens â€' que têm vínculos e contatos cotidianos com crianças pequenas â€' analisadas mediante a técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que a participação masculina no cotidiano do cuidado infantil − incluindo o contato com serviços de saúde − se dá como "ajuda" e, predominantemente, em momentos em que inexistem outras pessoas para cuidar. Nas famílias que contam com uma trabalhadora doméstica a participação masculina no cuidado infantil tende a ser menor. Isso evidencia a reprodução de papéis de gênero convencionais e permanência da divisão sexual do trabalho. Em paralelo, os participantes têm um vínculo afetivo com a criança e participam no cuidado infantil como processo de construção social da pessoa.

This article focuses on the male particitation in child care, among men from different socioeconomic sectors, in Salvador, Bahia, Brazil, who have consanguineous or considerate ties with little children. It critically dialogues with research on paternity and paternal involvement; includes a theoretical discussion on gender and care and argues that it is necessary to expand the reflection considering the diversity of family and socioeconomic realities. A qualitative study was carried out, involving the conduct of narrative interviews with five men - who have daily relationships and contacts with little children - analyzed through the thematic content analysis technique. The results indicate that male participation in the daily care of children - including contact with health services - occurs as "help" and, predominantly, in times when there are no other people available to produce care. In families having a female domestic worker masculine participation in child care tends to be lower. This evidences the reproduction of conventional gender roles and permanence of the sexual division of labor. In parallel, the participants have an affective bond with the child and participate in child care as a process of social construction of the person.
Descritores: Comportamento Paterno
Cuidado da Criança
Relações Pai-Filho
-Entrevistas como Assunto
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Masculino
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


  6 / 1260 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1004078
Autor: Santos, Rosângela da Silva; Ribeiro, Vivian Mara.
Título: A maternidade de mulheres cegas: possíveis contribuições de enfermagem / The motherhood of blind women: possible nursing contributions / La maternidad de mujeres ciegas: posibles contribuciones de enfermería
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e32355, jan.-dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: identificar o estado da arte do contexto da maternidade de mulheres cegas. Método: revisão integrativa através de busca on-line de artigos indexados em periódicos do sítio Portal de Periódicos CAPES e da Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando termos em Português e seus correspondentes em Inglês: mães e deficiência visual; mãe cega. Adotou-se como critérios de inclusão para a seleção: todos os artigos publicados entre 2000 e 2016, em Português e Inglês, disponíveis na íntegra, com enfoque na deficiência visual e maternidade. Resultados: a comunicação e interação mãe/filho são destacadas nos estudos examinados. Conclusão: a realização de estudos sobre mães cegas - seus anseios, suas experiências de vida com relação a elas mesmas e a seu novo papel social - pode fortalecer e aprimorar o cuidado em saúde e indicar para quais aspectos a enfermagem pode efetivamente direcionar o cuidado em saúde.

Objective: to identify the state of the art of the maternity context of blind women. Method: This integrative literature review was conducted by an online search for articles indexed in CAPES Journal Portal and the Virtual Health Library, using the terms in Portuguese and their correspondent in English: mothers and visual impairement; blind mother. The inclusion criteria were: all articles published between 2000 and 2016, in Portuguese and English, with full text available, focusing on visual impairment and maternity. Results: the examined studies highlighted mother/child communication and interaction as the main concern. Conclusion: the studies of blind mothers - their longings, their life experiences regarding themselves and their new social role - can strengthen and improve health care and indicate to which issues the nursing can effectively direct the health care.

Objetivo: identificar el estado del arte del contexto de maternidad de las mujeres ciegas. Método: revisión integradora de literatura llevada a cabo mediante una búsqueda en línea de artículos indexados en el Portal de Peiodicos CAPES y en la Biblioteca Virtual de Salud, utilizando los términos en portugués y su corresponsal en inglés: madres y discapacidad visual; madre ciega Los criterios de inclusión fueron: todos los artículos publicados entre 2000 y 2016, en portugués e inglés, con texto completo disponible, centrado en la discapacidad visual y la maternidad. Resultados: los estudios examinados destacaron la comunicación e interacción madre / hijo como la principal preocupación. Conclusión: los estudios de madres ciegas (sus anhelos, sus experiencias de vida con respecto a sí mismos y su nueva función social) pueden fortalecer y mejorar la atención en salud e indicar a qué temas la enfermería puede dirigir efectivamente la atención en salud.
Descritores: Transtornos da Visão/enfermagem
Cegueira
Saúde Materno-Infantil
Revisão
Pessoas com Deficiência Visual
Relações Mãe-Filho
Cuidados de Enfermagem
-Cuidado da Criança
MEDLINE
PubMed
LILACS
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


  7 / 1260 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-948421
Autor: Siqueira, Samylla Maira Costa; Jesus, Viviane Silva de; Santos, Lorena Fernanda Nascimento; Muniz, Juliana Pedra de Oliveira; Santos, Elane Nayara Batista dos; Camargo, Climene Laura de.
Título: Percepções de urgência e emergência pediátrica entre quilombolas: uma abordagem à luz de Leininger / Quilombo women's perceptions of acute and emergency pediatric care: an approach in the light of Leininger / Percepciones de urgencia y emergencia pediátrica entre quilombolas: un enfoque a la luz de Leininger
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e21492, jan.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivos: analisar a percepção de mães quilombolas sobre urgência/emergência pediátricas e identificar as dificuldades no enfrentamento dessas situações. Método: pesquisa qualitativa desenvolvida com 12 mães de uma comunidade quilombola em Salvador-BA. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada nos meses de dezembro/2013 a junho/2014, tendo como base para análise a Teoria do Cuidado Transcultural de Madeleine Leininger. A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética. Resultados: houve associação dos seguintes conceitos da Teoria Transcultural com as percepções de urgência e emergência: diferença cultural, diversidade e universalidade do cuidado cultural, contexto cultural, valor cultural, cuidado cultural e visão de mundo. Conclusão: a percepção das mães tem fatores culturais, conforme associação com a teoria proposta por Leininger e aponta para a existência de dificuldades no enfrentamento dessas situações no que diz respeito ao acesso aos serviços de saúde tanto na própria comunidade como no continente.

Objectives: to examine quilombola mothers' perceptions of acute and emergency pediatric care and to identify difficulties in dealing with these situations. Method: in this qualitative study of 12 mothers in a quilombola community in Salvador-Bahia, data were collected by semi-structured interview from December 2013 to June 2014, and analyzed on Madeleine Leininger's Theory of Transcultural Care. The study was approved by the ethics committee. Results: perceptions of acute and emergency care were associated with the following concepts of Transcultural Theory: cultural difference, diversity and universality of cultural care, cultural context, cultural value, cultural care and world view. Conclusion: the mothers' perceptions comprised cultural factors, as in the associations with the theory proposed by Leininger, and point to the existence of difficulties in addressing these situations, as regards access to health care services both within their own community and on the contine.

Objetivos: analizar la percepción de madres quilombolas sobre urgencia/emergencia pediátricas e identificar las dificultades en el enfrentamiento de estas situaciones. Método: investigación cualitativa, junto a 12 madres de una comunidad quilombola en SalvadorBahia. Los datos fueron recolectados por medio de entrevista semiestructurada de diciembre/2013 a junio/2014. Tenían como base para análisis la Teoría del Cuidado Transcultural de Madeleine Leininger. El Comité de Ética aprobó la investigación. Resultados: se verificó la asociación de los siguientes conceptos de la Teoría Transcultural con las percepciones de urgencia y emergencia: diferencia cultural, diversidad y universalidad del cuidado cultural, contexto cultural, valor cultural, cuidado cultural y visión del mundo. Conclusión: la percepción de las madres tiene factores culturales, según la asociación con la teoría propuesta por Leininger y señala la existencia de dificultades en el enfrentamiento de estas situaciones respecto al acceso a los servicios de salud tanto en la propia comunidad como en el continente.
Descritores: Cuidado da Criança
Comparação Transcultural
Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Relações Mãe-Filho
-Brasil
Enfermagem em Saúde Comunitária
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


  8 / 1260 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1146406
Autor: Miranda, Francine Ramos de; Ivo, Maria Lúcia; Teston, Elen Ferraz; Lino, Iven Giovanna Trindade; Mandetta, Myriam Aparecida; Marcheti, Maria Angélica.
Título: Experiência da família no manejo da criança com anemia falciforme: implicações para o cuidado / Families' experience in managing children with sickle cell anemia: implications for care / Experiencia de la familia en el manejo del niño con anemia falciforme: implicaciones para la atención
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e51594, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: compreender a experiência da família no manejo da criança com anemia falciforme. Método: estudo qualitativo desenvolvido com 14 famílias de crianças com anemia falciforme, mediante entrevistas semiestruturadas abordando o manejo, as experiências e os enfrentamentos vivenciados do diagnóstico ao adoecimento. Utilizou-se como técnica a narrativa e como referencial teórico o Interacionismo Simbólico. Resultados: a experiência da família revela que ela permanece em constante vigilância e proteção, tendo de enfrentar desafios a partir do diagnóstico da anemia falciforme na criança. O desconhecimento dos profissionais sobre a doença, as lacunas na rede de atenção à saúde e a falta de informação sobre a doença marcam o itinerário, impondo a redefinição na dinâmica familiar. Conclusão: serviços de saúde e profissionais devem ser capacitados para atender as necessidades e demandas da criança com anemia falciforme e de sua família, bem como fornecer informações que as fortaleça.

Objective: to understand families' experience in managing children with sickle cell anemia. Method: this qualitative study of 14 families of children with sickle cell anemia was conducted by semi-structured interviews addressing the families' management, experiences and coping from diagnosis to illness. The narrative technique was used and Symbolic Interactionism gave the theoretical framework. Results: the families' experiences revealed that they are constantly vigilant and protective, and have to face challenges from the moment their children are diagnosed with sickle cell anemia. Their progress was hindered by health personnel's lack of knowledge about the disease, lacunae in the health care system, and a lack of information about the disease, which imposed a reworking of family dynamics. Conclusion: health services and personnel must be trained to meet the needs and demands of children with sickle cell anemia and their families, and to provide information to strengthen them.

Objetivo: comprender la experiencia de las familias en el manejo de niños con anemia de células falciformes. Método: este estudio cualitativo de 14 familias de niños con anemia falciforme se realizó mediante entrevistas semiestructuradas que abordaron el manejo, las experiencias y el afrontamiento de las familias desde el diagnóstico hasta la enfermedad. Se utilizó la técnica narrativa y el Interaccionismo Simbólico dio el marco teórico. Resultados: las experiencias de las familias revelaron que están constantemente vigilantes y protectoras, y deben enfrentar desafíos desde el momento en que a sus hijos se les diagnostica anemia falciforme. Su avance se vio obstaculizado por el desconocimiento del personal de salud sobre la enfermedad, las lagunas en el sistema de salud y la falta de información sobre la enfermedad, lo que impuso una reelaboración de la dinámica familiar. Conclusión: los servicios y el personal de salud deben estar capacitados para atender las necesidades y demandas de los niños con anemia falciforme y sus familias, y brindar información para fortalecerlos.
Descritores: Família
Cuidado da Criança
Cuidadores
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Hospitais Públicos
Anemia Falciforme/terapia
-Brasil
Doença Crônica/terapia
Pesquisa Qualitativa
Interacionismo Simbólico
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


  9 / 1260 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Marcon, Sônia Silva
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1145508
Autor: Souza, Rebeca Rosa; Marquete, Verônica Francisqueti; Vieira, Viviane Cazetta de Lima; Fischer, Mayara Johann Batista; Spigolon, Dandara Novakowski; Marcon, Sonia Silva.
Título: Cuidado domiciliar à criança e ao adolescente com diabetes mellitus tipo 1 na perspectiva do cuidador / Home care for child and adolescent home care with type 1 diabetes mellitus from the care giver's perspective / Atención domiciliaria para niños y adolescentes con diabetes mellitus tipo 1 desde la perspectiva del cuidador
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e46013, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: apreender perspectivas e vivências do cuidador familiar sobre os cuidados prestados às crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) no domicílio. Método: estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizada com 11 cuidadores residentes em um município no Noroeste do Paraná. Os dados foram coletados de fevereiro a maio de 2018, mediante entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio, e, então, submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática, após aprovação do Comitê Permanente de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Resultados: foram identificadas duas categorias temáticas: "Dos primeiros sintomas à aceitação do diagnóstico: um processo sempre em curso"; e "As dificuldades que permeiam o cuidado no cotidiano". Conclusão: as vivências relacionadas ao cuidado são permeadas por algumas dificuldades, especialmente em relação à aplicação correta da insulina, às restrições alimentares e à ausência de apoio por parte da escola, no controle alimentar e tratamento medicamentoso.

Objective: to learn family caregivers' perspectives and experiences regarding home care given to children and adolescents with Type 1 Diabetes Mellitus (DM1). Method: in this qualitative, descriptive study conducted ­ after approval by the Standing Committee for Ethics in Research with Human Participants ­ with 11 caregivers residing in a municipality in northwestern Paraná, data were collected between February and May 2018 by recorded, semi-structured interview, and then subjected to thematic content analysis. Results: two thematic categories were identified: "From first symptoms to acceptance of the diagnosis ­ an ongoing process" and "Difficulties permeating everyday care". Conclusion: certain difficulties permeated the care-related experiences, especially as regards correct application of insulin, dietary restrictions, and lack of support from schools in dietary control and drug treatment.

Objetivo: conocer las perspectivas y experiencias de los cuidadores familiares con respecto al cuidado domiciliario de niños y adolescentes con Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1). Método: en este estudio cualitativo y descriptivo realizado - previa aprobación del Comité Permanente de Ética en la Investigación con Participantes Humanos - con 11 cuidadores residentes en un municipio del noroeste de Paraná, los datos fueron recolectados entre febrero y mayo de 2018 mediante entrevista grabada semiestructurada , y luego sometido a análisis de contenido temático. Resultados: se identificaron dos categorías temáticas: "Desde los primeros síntomas hasta la aceptación del diagnóstico - un proceso continuo" y "Dificultades que permean la atención diaria". Conclusión: ciertas dificultades impregnaron las experiencias asistenciales, especialmente en cuanto a la correcta aplicación de la insulina, las restricciones dietéticas y la falta de apoyo de las escuelas en el control dietético y el tratamiento farmacológico.
Descritores: Família
Cuidadores
Diabetes Mellitus Tipo 1/terapia
Assistência Domiciliar
-Brasil
Cuidado da Criança
Educação em Saúde
Epidemiologia Descritiva
Saúde do Adolescente
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


  10 / 1260 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1117619
Autor: Silva, Thiago Privado da; Silva, Ítalo Rodolfo; Silva, Laura Johanson da; Ferreira, Maria José Carvalho; Chagas, Marlea Crescêncio; Pinto, Carina Bulcão.
Título: Criança com estoma nos estudos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem: destacando aspectos epistemológicos / Child with stoma in Nursing post-graduation studies: epistemological aspects / Niño con estoma en estudios de Postgrado en Enfermería: destacando aspectos
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e48514, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: analisar as dissertações e teses defendidas nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem, no Brasil, relativas ao tema criança com estoma, destacando seus aspectos epistemológicos. Método: estudo documental, descritivo, considerando o recorte temporal entre 2009 e 2019. Utilizou-se a Metodologia de Categorização Epistemológica para a Pesquisa na Enfermagem. Resultados: selecionaram-se doze estudos: dez dissertações de mestrado e duas teses de doutorado. Nota-se o predomínio de estudos na área/campo epistêmico assistencial, na linha de pesquisa: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem. Identificou-se um maior interesse de estudos no contexto domiciliar e ambulatorial. Há predomínio da abordagem qualitativa e uso da entrevista para coleta de dados. Conclusão: os aspectos epistemológicos destacados possibilitam afirmar que as dissertações e teses relacionadas ao tema estão predominantemente orientadas para um pragmatismo epistemológico da assistência de enfermagem à criança com estoma e sua família, com objetos científicos delimitados para alcançar a compreensão desse fenômeno.

Objective: to examine postgraduate Nursing dissertations and theses defended in Brazil on the subject of children with stoma, highlighting their epistemological aspects. Method: this descriptive study considered studies published between 2009 and 2019 using the Epistemological Categorization methodology for research in Nursing. Results: twelve studies were selected: ten master's dissertations and two doctoral theses. The predominant epistemic area/field was "care", in the research line: "care process in health, and nursing". Studies were found to show greater interest in the home and outpatient context. The qualitative approach and data collection by interview predominated. Conclusion: from the epistemological aspects highlighted, it can be said that the dissertations and theses on the subject of children with stomata were predominantly oriented towards an epistemological pragmatism in nursing care for children with stoma and their families, with scientific objects delimited to achieve an understanding of this phenomenon.

Objetivo: analizar las disertaciones y tesis de posgrado en Enfermería defendidas en Brazil sobre el tema de niños con estoma, destacando sus aspectos epistemológicos. Método: este estudio descriptivo consideró estudios publicados entre 2009 y 2019 utilizando la metodología de Categorización Epistemológica para la investigación en Enfermería. Resultados: se seleccionaron doce estudios: diez tesis de maestría y dos tesis doctorales. El área / campo epistémico predominante fue el "cuidado", en la línea de investigación: "proceso de cuidado en salud y enfermería". Se encontró que los estudios muestran un mayor interés en el contexto domiciliario y ambulatorio. Predominó el enfoque cualitativo y la recolección de datos por entrevista. Conclusión: a partir de los aspectos epistemológicos destacados, se puede decir que las disertaciones y tesis sobre el tema de los niños con estoma estuvieron orientadas predominantemente hacia un pragmatismo epistemológico en la atención de enfermería al niño con estoma y sus familias, con objetos científicos delimitados para lograr un entendimiento. de este fenómeno.
Descritores: Estomia/educação
Cuidado da Criança
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
-Brasil
Pesquisa em Enfermagem
Coleta de Dados
Estomas Cirúrgicos
Cuidados de Enfermagem
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)



página 1 de 126 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde