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Id: biblio-955332
Autor: Vasconcelos, Maria Paula Naves; Batista, Cássia Beatriz; Silva, Valéria Angelo de Carvalho; Vecchia, Marcelo Dalla; Lopes, Filippe de Mello.
Título: Curso de atenção psicossocial em álcool e outras drogas: considerações acerca das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem / Course on psychosocial care related to alcohol and pther drugs: notes on active teaching-learning methodologies / Curso de atención psicosocial en alcohol y otras drogas: consideraciones acerca de las metodologías activas en el proceso de enseñanza-aprendizaje
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;11(3):702-715, dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Relatam-se aspectos da experiência desenvolvida junto de dois grupos de participantes do Curso de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas, do CRR-UFSJ. Os grupos são compostos por lideranças comunitárias, trabalhadores e agentes de São João del-Rei e região, aos quais foi oferecida instrumentalização e reflexão acerca da temática. Foram adotadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem como modo de operacionalizar a proposta da educação permanente, utilizando-se de aulas expositivo-dialogadas, técnicas de grupo, discussões, exibição de vídeos, indicação de leituras e atividades de campo a serem feitas no cenário de práticas. O relato diz respeito ao primeiro módulo do curso, composto por aula inaugural e três encontros com cada grupo, ocorridos de setembro a novembro de 2015. Foram observados relatos de mudanças de concepções e atuação no campo de álcool e outras drogas, bem como esforços de multiplicação, pelos cursistas, da aprendizagem.

The article describes aspects of the experience that was developed withtwo groups of participants from the Course on Psychosocial Care related to Alcohol and Other Drugs at CRR-UFSJ. The groups are composed of communitarian leaderships, workers, and care agents from São João del-Rei and municipalities in the region, who were offered instrumentalisation and reflection concerning the topic. Interactive teaching and learning methodologies are adopted as a way to operationalize the idea of lifelong learning, using expository dialogued classes, group techniques, discussions, video exhibition, indication of readings and tasks to be made at the place of practice. The report refers to the first course module composed by an inaugural class and three meetings with each group, which took place during the period from September until November 2015. Changes in ideas and behaviorswere observed in the field of alcohol and other drugs, as well as efforts by the course participants to multiply the acquired knowledge.

Se relatan aspectos de la experiencia desarrollada con dos grupos de participantes del Curso de Atención Psicosocial en Alcohol y Otras Drogas, del CRR-UFSJ. Los grupos son compuestos por líderes comunitarios, trabajadores y agentes de São João del-Rei y municipios de la región, a los cuales se ofertóinstrumentalización y reflexión sobre el tema. Son adoptadas metodologías activas de enseñanza-aprendizaje como forma de poner en práctica la propuesta de la educación permanente, utilizándose clases expositivas y dialogadas, técnicas grupales, discusiones, visualización de videos, indicación de lecturas y tareas a realizar en los escenarios de prácticas. El relato trata del primer módulo del curso, que comprende conferencia inaugural y tres encuentros con cada grupo, ocurridos durante el periodo de septiembre a noviembre de 2015. Fueron observados relatos de cambios en las concepciones y actuación en el campo de alcohol y otras drogas, así como esfuerzos de multiplicación, por los participantes del curso, del conocimiento adquirido.
Descritores: Drogas Ilícitas
Alcoolismo
-Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Capacitação Profissional
Sistemas de Apoio Psicossocial
Aprendizagem
Serviços de Saúde Mental
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-955328
Autor: Queiroz, Isabela Saraiva de; Jardim, Ôni Márcia; Alves, Mariana Gonçalves de Deus.
Título: "Escuta no pátio": cuidado e vínculo como práticas de redução de danos / "Hearing on the patio": providing care and bonding as harm reduction practices / "Escucha en el patio": cuidado y vínculo como prácticas de reducción de daños
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;11(3):650-668, dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo trata de uma proposta de prática de estágio supervisionado na área da Psicologia realizada em um CAPS ad, denominada "Escuta no pátio". Para fundamentá-la, apresenta o paradigma proibicionista e sua influência na constituição das intervenções direcionadas às pessoas que usam drogas, fundamentadas prioritariamente no discurso jurídico-moral e nos dispositivos de criminalização e medicalização, e discute o paradigma da redução de danos e as possibilidades de construção de intervenções singulares e cidadãs, que inspiram a proposta de estágio em questão. A metodologia de "Escuta no pátio", orientada pelos pressupostos da atenção integral à saúde e da clínica ampliada, é apresentada como dispositivo de cuidado, que oferece uma escuta qualificada por meio de conversas individuais e coletivas não agendadas, demandadas espontaneamente pelos usuários. Conclui-se que o uso de tecnologias relacionais no cuidado em saúde tende a potencializar o exercício do acolhimento e do vínculo, o que amplia a eficácia das ações, ao favorecer a participação do usuário e seu engajamento na elaboração de estratégias de cuidado e preservação.

This paper presents a proposal ofa supervised internshipin Psychology carried out at a CAPS ad (Center for Psychosocial Attention, Alcohol and Drugs) named "Hearing on the patio". To substantiate this practice we present the prohibitionist paradigm and its influence on the constitution of interventions for drug users, initially grounded on the moral-legal speech and the devices of criminalization and medicalization, and then we discuss the harm reduction paradigm and the possibilities of creating individualized, humane interventions, which inspired this internship proposal. The methodology hereby adopted is oriented by the assumptions of integrated health care and expanded clinic, and presented as a care mechanism that provides a high quality hearing service through both individual and in-group unscheduled conversations, spontaneously requested by the users. We observed that the usage of relational technologies in health care tends to strengthen acceptance and bonding, amplifying the effectiveness of the actions by favoring users' participation and their engagement at the elaboration of care and preservation strategies.

El articulo trata de una propuesta de pasantía supervisada en el área de Psicología, realizada en un CAPS ad, denominada "Escucha en el patio". Para fundamentarla, se presenta el paradigma prohibicionista y su influencia en la constitución de las intervenciones direccionadas a las personas que usan drogas, basadas prioritariamente en el discurso jurídico-moral y en los dispositivos de criminalización y medicalización, y discute el paradigma de la reducción de daños y las posibilidades de construcción de intervenciones singulares y ciudadanas, que inspiran la propuesta de pasantía en cuestión. La metodología de "Escucha en el patio" orientada por los principios de la atención integral a la salud y de la clínica ampliada, es presentada como dispositivo de cuidado, que ofrece una escucha cualificada a través de conversaciones individuales y colectivas no agendadas, demandadas espontáneamente por los usuarios. Se concluye que el uso de tecnologías relacionales en el cuidado de la salud, tiende a potencializar el ejercicio del acogimiento y del vínculo, lo que amplía la eficacia de las acciones, al favorecer la participación del usuario y su compromiso en la elaboración de estrategias de cuidado y preservación.
Descritores: Drogas Ilícitas
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
-Psicologia Social
Política Pública
Apoio Social
Serviço Social
Assistência à Saúde
Redução do Dano
Sistemas de Apoio Psicossocial
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1039116
Autor: Oquendo, Maria A.
Título: Developing effective strategies for the management of depression and suicidal thoughts
Fonte: Braz. J. Psychiatry (São Paulo, 1999, Impr.);41(5):375-375, Sept.-Oct. 2019.
Idioma: en.
Descritores: Transtorno Depressivo/terapia
Ideação Suicida
-Brasil/epidemiologia
Gerenciamento Clínico
Transtorno Depressivo/epidemiologia
Sistemas de Apoio Psicossocial
Serviços de Saúde Mental
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-895281
Autor: Arndt, Andressa Dias; Maheirie, Kátia.
Título: A música como mediadora de encontros em um CRAS / Music as a mediator of meetings in a CRAS / La música como mediador en las reuniones de un CRAS
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;12(2):439-452, ago. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Apresentamos neste trabalho reflexões e análises advindas de uma pesquisa-intervenção do tipo qualitativa e de caráter comunitário em que se aliam psicologia social de base sócio-histórica e musicoterapia social comunitária. O artigo trata da música como mediadora de encontros em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) situado na região metropolitana de Curitiba. A música como mediadora de encontros pôde constituir um tipo de experiência coletiva, criativa, afetiva, polissêmica e polifônica. A música é compreendida como processo e produto humano, possibilitando abertura de espaços para criação e fortalecimento de laços sociais. Os resultados apontam, nesta experiência, um aumento da potência de existir dos participantes e a criação de um processo coletivo na construção de um NÓS, inaugurando modos de agir, pensar e sentir.

In the present paper we introduce analysis and considerations resulting from a qualitative intervention-research with community character, where social psychology based on social historical psychology is linked to social community music therapy. In it, music is treated as a mediator agent in meetings at a Social Services Center in the metropolitan area of Curitiba. As a mediator agent, music was able to configure a type of creative, affective, polysemic and polyphonic collective experience. Music is seen as a process and human product allowing the opening of spaces for the creation and strengthening of social ties. The results point out in this experience an increase in the participants' existing power and the creation of a collective process in the construction of a WE, inaugurating ways of acting, thinking and feeling.

En el presente trabajo presentamos análisis y consideraciones resultantes de una investigación-intervención cualitativa con carácter comunitario, donde la psicología social basada en la psicología socio-histórica está vinculada a la musicoterapia comunitaria. En el trabajo, la música es tratada como mediadora en las reuniones de un Centro de Servicios Sociales en la área metropolitana de Curitiba. Como mediadora, la música fue capaz de configurar un tipo de experiencia colectiva creativa, afectiva, polisémica y polifónica. La música es vista como un proceso y producto humano que permite la apertura de espacios para la creación y fortalecimiento de los lazos sociales. Los resultados apuntan en esta experiencia un incremento en el poder existente de los participantes y la creación de un proceso colectivo en la construcción de un NOSOTROS, inaugurando modos de actuar, pensar y sentir.
Descritores: Música
-Psicologia Social
Serviço Social
Assistentes Sociais
Sistemas de Apoio Psicossocial
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-897120
Autor: Palacios Hernández, Bruma; Bernarda Téllez Alanis, María de la Cruz.
Título: La importancia de la atención a la salud mental en una situación de desastre. Experiencia de brigadas de apoyo psicológico de emergencia universitarias después del Sismo del 19 de septiembre 2017 en México / The importance of mental health care in a disaster situation Experience of the psychological emergency support brigades from universities after the earthquake of September 19 of 2017 in Mexico
Fonte: Rev. Univ. Ind. Santander, Salud;49(4):513-516, oct.-dic. 2017.
Idioma: es.
Descritores: Sistemas de Apoio Psicossocial
-Saúde Mental
Terremotos
Desastres Naturais
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO48.1 - Biblioteca Médica


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Texto completo SciELO Brasil
Reis, Alberto Olavo Advíncula
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Id: biblio-889653
Autor: Delfini, Patricia Santos de Souza; Bastos, Isabella Teixeira; Reis, Alberto Olavo Advincula.
Título: Peregrinação familiar: a busca por cuidado em saúde mental infantil / Family odysseys: the search for infant mental health care / Peregrinación familiar: la búsqueda de cuidado en salud mental infantil
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);33(12):e00145816, 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: O objetivo foi analisar o itinerário percorrido por famílias de crianças atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil na busca por tratamento em saúde mental. Foram realizadas Observações Participantes do serviço estudado e Grupos Focais com familiares de crianças atendidas. A pesquisa qualitativa usou como aporte teórico-metodológico a Análise Institucional e o material foi discutido tendo em vista o modo de atenção psicossocial. A busca dos familiares quando se confrontam com o sofrimento psíquico de uma criança é um indicador privilegiado para aquilatar potencialidades e fragilidades na construção da rede de atenção, bem como para revelar o entendimento dos familiares a respeito dos problemas de saúde mental e seus tratamentos. Verificou-se a presença de forças contraditórias nas ações cotidianas de atenção, demonstrando ora a força transformadora do instituinte, ora a cristalização e manutenção do instituído. Nesse sentido, o modelo hegemonicamente instituído - focado na doença, fragmentando o sujeito e a atenção a ele dirigida - tem sido tensionado por uma força instituinte que propõe reposicionar o sujeito, bem como incorporar o sofrimento psíquico como integrante da saúde geral, articulando serviços e ações em um modelo de rede. A despeito do novelo de embaraços com os quais os familiares se deparam em sua peregrinação por cuidados, existem avanços que caminham na direção da atenção psicossocial e apontam para desafios a serem enfrentados. Tais avanços têm ancoragem nas tecnologias relacionais - acolhimento, vínculo, confiança e responsabilização entre os diversos atores envolvidos no cuidado.

Abstract: The aim was to analyze the peregrination of families of children treated in a Center for Psychosocial Care for Children and Adolescents in their search for mental health care. The study included participant observations at the clinic and focus groups with the children's families. The qualitative study used institutional analysis as the theoretical and methodological reference, and the material was discussed in light of the approach to psychosocial care. The families' search in the face of the child's psychological distress is a prime indicator for assessing strengths and weaknesses in building the network of care, and for revealing the families' understanding of their children's mental health problems and treatments. The study found contradictory forces at play in daily care, demonstrating both the provider's transformative force and occasionally the user's crystallization and maintenance. In this sense, the hegemonic model - disease-centered, fragmenting patients and their care - has been challenged by the instituting force that proposes to reposition the patient and incorporate psychological distress as part of overall health, linking services and actions in a model of care. Despite the tangled maze that families face in their peregrination for care, strides have been made in psychosocial care, while highlighting challenges. Such progress has been anchored in relational technologies (shelter, bonding, trust, and accountability) with the various actors involved in the care.

Resumen: El objetivo de este estudio fue analizar el itinerario recorrido por las familias de niños atendidos en un Centro de Atención Psicosocial Infantojuvenil, en búsqueda de un tratamiento de salud mental. Se realizaron Observaciones Participantes del servicio estudiado y Grupos Focales con familiares de niños atendidos. La investigación cualitativa utilizó como aporte teórico-metodológico el Análisis Institucional y el material se discutió, teniendo en vista la forma de atención psicosocial. La búsqueda de los familiares, cuando se enfrentan al sufrimiento psíquico de un niño, es un indicador privilegiado para aquilatar potencialidades y fragilidades en la construcción de la red de atención, así como para revelar la compresión de los familiares respecto a los problemas de salud mental y sus tratamientos. Se verificó la presencia de fuerzas contrapuestas en las acciones cotidianas de atención, bien sea la fuerza transformadora del instituyente, bien sea la cristalización de la atención y mantenimiento del instituido. En este sentido, el modelo hegemónicamente instituido -enfocado en la enfermedad, fragmentando al sujeto y la atención a él dirigida- ha sido tensionado por una fuerza instituyente, que propone reposicionar el sujeto, así como incorporar el sufrimiento psíquico, como integrante de la salud general, coordinando servicios y acciones en un modelo de red. A pesar del conjunto de situaciones embarazosas a las que se tienen que enfrentar los familiares en su peregrinación por los cuidados, existen avances que van en la dirección de la atención psicosocial y apuntan a desafíos que deben enfrentarse. Tales avances están anclados en las tecnologías de las relaciones -acogida, vínculo, confianza y responsabilización entre los diversos actores involucrados en el cuidado.
Descritores: Serviços de Saúde da Criança
Acesso aos Serviços de Saúde
Serviços de Saúde Mental
-Brasil
Família/psicologia
Grupos Focais
Pesquisa Qualitativa
Sistemas de Apoio Psicossocial
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1087558
Autor: Vasconcelos, Mardênia Gomes Ferreira; Bezerra, Indara Cavalcante; Paula, Milena Lima de; Meneses, Kathyanne de Vasconcelos; Jorge, Maria Salete Bessa; Pereira, Sabrina da Silva.
Título: Cuidado em saúde mental no Centro de Atenção Psicossocial sob o olhar da família / Cuidado en salud mental en el centro de atención psicosocial bajo la mirada de la familia / Mental health care at the psychosocial care center under the family's look
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);12:490-496, jan.-dez. 2020. il..
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Discutir o cuidado em saúde mental prestado pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial geral a partir dos discursos de familiares, descrevendo as transformações vivenciadas com a mudança ocorrida no modelo de atenção em saúde mental. Métodos: Trata-se de uma investigação descritiva com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os familiares que desempenham papel de cuidadores de usuários do serviço. Utilizou-se o genograma e o ecomapa para caracterização das família e suas redes de apoio. A análise dos dados deu-se por meio da Análise de Conteúdo Temática. Resultados: Os familiares se sentem apoiados e acolhidos no serviço e o reconhecem como forte recurso terapêutico. No entanto, ainda existem muitos limites nos serviços de atenção psicossocial. Conclusão: Diante desse cenário, apresenta-se, como desafio, desenvolver métodos e técnicas práticas capazes de qualificar a assistência aos familiares

Objective: To discuss the mental health care provided by the Psychosocial Care Center team from family discourses, describing the experienced transformations with the change occurred in the model of mental health care. Methods: It is an exploratory and descriptive research with a qualitative approach. For data collection, semi-structured interviews were conducted with the relatives of the service. Data analysis was done using the Thematic Content Analysis technique. Results: Family members feel supported and welcomed at CAPS and they are recognized by professionals as a strong therapeutic resource. During the study, it was observed that the service in which the research was developed is facing difficulties in carrying out specific activities for caregivers. Conclusion: In view of this scenario, it is presented, as a challenge, to develop practical methods and techniques capable of qualifying assistance to the families

Objetivo: Discutir el cuidado en salud mental prestado por el equipo del Centro de Atención Psiosocial general a partir de los discursos de familiares, describiendo las transformaciones vivenciadas con el cambio ocurrido en el modelo de atención en salud mental. Métodos: Se trata de una investigación descriptiva con abordaje cualitativo. Para la recolección de datos, se realizaron entrevistas semiestructuradas con los familiares que desempeñan papel de cuidadores de usuarios del servicio. Se utilizaron recursos como el genograma y ecomapa para caracterización de la familia y sus redes de apoyo. El análisis de los datos se dio a través del Análisis de Contenido Temático. Resultados: Los familiares se sienten apoyados y acogidos en el servicio y lo reconocen como un fuerte recurso terapéutico. Sin embargo, todavía hay muchos límites servicio de atención psicosocial. Conclusión: Ante este escenario, se presenta, como desafío, desarrollar métodos y técnicas prácticas capaces de calificar la asistencia a los familiares
Descritores: Sistemas de Apoio Psicossocial
Alouatta caraya
Serviços de Saúde Mental
-Família/psicologia
Limites: Humanos
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: lil-791710
Autor: Silva, Fabiane Aguiar; Silva, Fernanda Priscilla Pereira da; Tavares, Enio de Souza; Oliveira, Herbert Santana Garcia; Neves, André Luiz Machado; Silva, Iolete Ribeiro da; Oliveira, Kátia Neves Lenz de.
Título: Atenção psicossocial a homens autores de violência conjugal contra a mulher: uma construção participativa / Psychosocial attention to men who have perpetrated conjugal violence against women: a participatory construction / Atención psicosocial a hombres que perpetraron violencia conyugal contra la mujer: una construcción participativa
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;10(1):177-191, jun. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo apresenta a elaboração de uma metodologia de intervenção desenvolvida durante um projeto de educação e atenção psicossocial com homens autores de violência conjugal que foram autuados pela Lei Maria da Penha. Esta atividade consiste no suporte ao Serviço de Responsabilização e Educação do Agressor (SARE), criado para o cumprimento das prerrogativas da Lei Maria da Penha. O projeto ancorou-se nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Libertadora. A partir dos princípios norteadores da proposta, foram desenvolvidos os encontros com os homens, nos quais se privilegiou um espaço de vinculação, dialogicidade e construção conjunta. Foram elaboradas, como resultados do projeto, estratégias metodológicas participativas de intervenção, para homens autores de agressão conjugal, que possibilitaram a reformulação dos sentidos de masculinidade, gênero e relação conjugal. Os dados construídos nesta experiência podem se constituir em aporte metodológico para intervenções posteriores e para reflexões sobre políticas públicas nessa temática.

This actual paper presents the development of an interventionist methodology developed during a project of education and psychosocial care along with male perpetrators of domestic violence who were prosecuted by the Maria da Penha Law. This activity consists in supporting the Service for Responsability and Education of the aggressor, created for compliance with the prerogatives from the Maria da Penha Law. The project was grounded on the presupposition of Historical-Cultural Psychology and Pedagogy of Liberation. Based on the guiding principles of the proposal, we developed the encounters with men that privileged space of bonding, dialog and joint construction. It was elaborated, as a result of the project, participative methodological strategies for intervention with the male perpetrators of conjugal aggression that enabled the reformulation of the meanings of masculinity, gender and conjugal relationship. The data raised in this experience can constitute at methodological assistance for posterior interventions and for reflections on public policy on this issue.

El trabajo se presenta el desarrollo de una metodología de intervención desarrollada mientras un proyecto de educación y atención psicosocial a los hombres que han cometido violencia conyugal que fueron penalizados por la Ley "Maria da Penha". Esta actividad es un apoyo a los Servicios de Responsabilidad y Educación de los Agresores - SARE, creados para satisfacer las prerrogativas de la Ley "Maria da Penha". El proyecto está anclado en los supuestos de la Psicología Histórico-Cultural y de la Pedagogía de la Liberación. Desde los principios rectores de la propuesta, las reuniones con los hombres fueran desarrolladas, donde se privilegió un espacio de unión, de diálogo y de construcción conjunta. Se construyeron, como los resultados del proyecto, las estrategias metodológicas participativas de intervención con los autores de agresión conyugal que permitieron la transformación de los sentidos de masculinidad, de género y la relación conyugal, y el cuestionamiento de las normas establecidas de esta relación, que consiste en un enfoque metodológico para las futuras intervenciones y para reflexiones sobre las políticas públicas en este tema.
Descritores: Violência Doméstica
Serviços de Saúde Mental
-Violência
Sistemas de Apoio Psicossocial
Homens
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1054967
Autor: del Brío Ibáñez, Pablo; Vázquez Fernández, Marta E; Imaz Roncero, Carlos.
Título: Adolescente con autolesiones no suicidas en un entorno de adversidad psicosocial / Adolescent with non-suicidal self-harm in a psychosocial adversity environment
Fonte: Arch. argent. pediatr;117(5):485-488, oct. 2019. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Las conductas lesivas no suicidas suponen un problema sanitario de creciente importancia, con una prevalencia en muestras comunitarias de adolescentes del 15-20 %. Las autolesiones pueden tener un significado diverso; se clasifican en intrapersonales o interpersonales; son un factor de riesgo y evolutivo, con inicio en la adolescencia temprana. Se presenta el caso de una adolescente de 12 años con factores de riesgo psicosociales, que acudió a la consulta por cortes autoinfligidos en los brazos y las piernas, realizados con una cuchilla de afeitar, detectados en el colegio. Se intervino potenciando la autoestima y en regulación de emociones con intervención multidisciplinar (sistema educativo, servicios sociales, psiquiatría infantojuvenil y pediatría), con una evolución positiva. Es vital su detección y abordaje con el paciente y su familia para evitar riesgos futuros, especialmente, de patología psíquica. La intervención se realiza desde la Atención Primaria, pero precisa la colaboración de otros profesionales.

Non-suicidal harmful behaviors pose a health problem of increasing importance, with a prevalence in community samples of adolescents of 15-20 %. Self-harm can have adverse meaning, qualifying in intrapersonal or interpersonal; they are a risk and evolutionary factor, with an age of onset in early adolescence. We present the case of a 12-year-old adolescent with psychosocial risk factors, who went to the consultation for self-cuts in arms and legs, made with a razor, detected in the school. It was enhanced her self-steem an guided in regulation of emotions with multidisciplinary intervention (educational system, social services, infantile-juvenile Psychiatry and Pediatrics), with a positive evolution. It is vital to detect and approach this issue with the patient and the family to avoid future risks, especially psychic pathology. The intervention is done from Primary Care, but it is necessary the collaboration of other professionals.
Descritores: Comportamento Autodestrutivo/prevenção & controle
Comportamento Autodestrutivo/psicologia
-Psiquiatria do Adolescente
Bullying
Sistemas de Apoio Psicossocial
Limites: Humanos
Feminino
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica


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Id: biblio-911278
Autor: BrignolI, Paula; Schoeller, Soraia Dornelles; Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da; Boell, Julia Estela Willrich; Lopes, Soraia Geraldo Rozza; Souza, Sabrina da Silva de.
Título: Rede de apoio a pessoas com deficiência física / Support network for persons with physical disabilities / Red de apoyo a personas con discapacidad física
Fonte: Rev. enferm. UERJ;25:[e18758], jan.-dez. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: conhecer a rede de apoio a pessoas com deficiência física que residiam em um município do sul do Brasil. Método: trata--se de um estudo qualitativo, descritivo, realizado de maio a setembro de 2014. A coleta de dados foi realizada com 10 pessoas com deficiência que residiam em um município do Sul do Brasil, mediante entrevistas semi-estruturadas e posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo direcionada dos depoimentos, conforme as funções da rede de Sluzki. Teve aprovação do Comitê de Ética sob parecer nº 216.396. Resultados: a rede de suporte é formada por familiares e profissionais de saúde, com diferentes níveis de proximidade. Os tipos de suporte oferecidos foram: companhia social/apoio social, apoio emocional, guia cognitivo, ajuda material e de serviços e acesso a novos contatos. Conclusão: foi possível identificar a rede de apoio das pessoas com deficiência física, notando-se que ela atenua as limitações impostas pela deficiência.

Objective: to identify the social support networks of people with physical disabilities living in a city in southern Brazil. Method: in this exploratory, qualitative, descriptive study, data was collected from May to September 2014 by semi-structured interviews of 10 disabled persons, and their statements were then subjected to directed content analysis based on the network functions described by Sluzki. The study was approved by the Research Ethics Committee (No. 216.396). Results: the social support networks comprised family members and health professionals at differing levels of proximity. The types of support offered were: company/social support, emotional support, cognitive guidance, material and service assistance, and access to new contacts. Conclusion: it was possible to identify the social support networks of people with physical disabilities, and they were found to attenuate the limitations imposed by the disability

Objetivo: conocer la red de apoyo a personas con discapacidad física que viven en un municipio en el sur de Brasil. Método: se trata de un estudio cualitativo y descriptivo, puesto en marcha de mayo a septiembre de 2014. La recolección de datos fue realizada junto a 10 personas con discapacidad que vivían en una ciudad del sur de Brasil a través de entrevistas semiestructuradas. Posteriormente, se efectuará el análisis de contenido de las declaraciones, según las funciones de la red de Sluzki. Obtuvo aprobación del Comité de Ética bajo el dictamen nº 216.396. Resultados: La red de apoyo está formada por miembros de la familia y profesionales de salud con diferentes niveles de proximidad. Los tipos de apoyo ofrecidos fueron: compañía social/apoyo social, apoyo emocional, guía cognitivo, ayuda material y de servicios y acceso a nuevos contactos. Conclusión: fue posible identificar la red de apoyo de las personas con discapacidad física, observándose que ella atenúa las limitaciones impuestas por la discapacidad
Descritores: Reabilitação
Apoio Social
Pessoal de Saúde
Pessoas com Deficiência
-Pesquisa Metodológica em Enfermagem
Sistemas de Apoio Psicossocial
Limites: Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)



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