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Alves, Márcio José Martins
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Id: biblio-982028
Autor: Hamada, Rafael Kenji Fonseca; Alves, Márcio José Martins; Hamada, Hélio Hiroshi; Hamada, Jéssica Sayuri Fonseca; Valvassori, Pedro Miguel Diniz.
Título: População em situação de rua: a questão da marginalização social e o papel do estado na garantia dos direitos humanos e do acesso aos serviços de saúde no Brasil / Homeless people: the issue of social marginalization and the role of the state in the warranty of human rights and access to health services in Brazil
Fonte: Rev. APS;21(3):461-469, 01/07/2018.
Idioma: pt.
Resumo: A questão dos moradores de rua, além de ser um problema social, se tornou uma questão de privação de direitos, em que a exclusão e a marginalização levam cada vez mais esse tipo de população a aumentar nas cidades brasileiras. Ao discutir o papel do Estado perante os moradores de rua, permite-se realizar reflexões acerca de ações que revertam a situação de forma equilibrada e sustentável do ponto de vista econômico e político, promovendo, ao mesmo tempo, a integração entre governo e sociedade. É apresentado e discutido o sistema concebido para garantir esses direitos por meio de políticas públicas, leis e programas que visam à ressocialização da população em situação de rua, para que passe, aos poucos, a resgatar sua cidadania.

The issue of homeless people, as well as being a social problem, has become a matter of rights deprivation, where exclusion and marginalization lead this type of population to increase in Brazilian cities. In discussing the role of the state towards the homeless, it is possible to conduct reflections on actions to reverse the situation in a balanced and sustainable way, politically and economically speaking, promoting integration between government and society. It is presented and discussed the system designed to ensure these rights through public policies, laws and programs aimed at rehabilitation of the homeless people, so that they become gradually to rescue their citizenship.
Descritores: Pessoas em Situação de Rua
Acesso aos Serviços de Saúde
Direitos Humanos
-Problemas Sociais
Socialização
Sistema Único de Saúde
Marginalização Social
Promoção da Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-895271
Autor: Marinho, Fernanda Campos; Galinkin, Ana Lúcia.
Título: A história das práticas diante do desvio social de jovens no Brasil: reflexões sobre o ideal de ressocialização / The history of social practices against the social deviation of youth in Brazil: reflections on the ideal of resocialization / La historia de las prácticas sociales frente la desviación social de los jóvenes en Brasil: reflexiones sobre el ideal de resocialización
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;12(2):280-297, ago. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo tem o objetivo de analisar, a partir de dados históricos e contribuições teóricas, as mudanças nas práticas sociais em relação aos jovens considerados "fora das normas" no Brasil, desde o período do Império. Destaca-se que, apesar dos avanços legais, principalmente com o advento do paradigma da proteção integral, muito ainda deve ser realizado no âmbito da execução das políticas. Apontam-se falhas na avaliação das políticas públicas voltadas para o jovem em conflito com a lei, que mantêm a ideologização do processo de ressocialização, pautado em expectativas inalcançáveis do ponto de vista dos métodos utilizados. Nesse contexto, apesar de ineficaz e contraproducente, a prática de privação de liberdade ainda é utilizada como principal estratégia para a solução do problema. Sugere-se que as pautas legais contemplem referências aos processos culturais e desenvolvimentais envolvidos na responsabilização legal de jovens, na institucionalização e na desinstitucionalização destes, destacando-se o papel da Psicologia.

The article analyzes, from historical data and theoretical contributions, the changes in social practices against young considered "outlaw" in Brazil, since the days of the Empire. It is noteworthy that, despite legal advances, especially with the advent of the full protection paradigm, much remains to be done in the context of the implementation of policies. Defects were reported in the evaluation of public policies for youth in conflict with the law, that maintains the ideology of the rehabilitation process. In this context, although ineffective and counterproductive, practice of detention continues as the main strategy to solve the problem. It highlights the role of psychology and suggests that legal guidelines make reference to cultural and youth development processes.

El artículo pretende analizar, a partir de datos históricos y de las contribuciones teóricas, cambios en las prácticas sociales en face de los jóvenes considerados "fuera de ley" en Brasil, desde la época del Imperio. Es de destacar que, a pesar de los avances legales, especialmente con el advenimiento del paradigma de la protección integral, queda mucho por hacer en el contexto de la aplicación de las políticas. Se señalaron los defectos en la evaluación de las políticas públicas para los jóvenes en conflicto con la ley, que ven manteniendo la ideologización del proceso de rehabilitación. En este contexto, aunque ineficaz y contraproducente, la práctica de la detención se sigue como principal estrategia para resolver el problema. Se resalta el papel de la psicología y se sugiere que las directrices legales hagan referencias a procesos culturales y de desarrollo de los jóvenes.
Descritores: Comportamento Social
Socialização
-Psicologia Social
Política Pública
Institucionalização
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1052561
Autor: Wiggers, Ingrid Dittrich; Farias, Mayrhon José A; Guimarães, João da S; Ferreira, Flávia Martinelli.
Título: Brincadeiras de "lutinha" e mídias: análise comparada da cultura lúdica infantil de São Luís (MA) e de Brasília (DF) / Playing fights and media: comparative analysis of children's playful culture in São Luís (MA) and Brasília (DF)
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;27(4):103-116, jul.-set. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A presente pesquisa possui natureza qualitativa e tem como objetivo compreender, de forma comparada, a relação entre brincadeiras de "lutinha" e mídias a partir de produções culturais de crianças de uma escola de São Luís (MA) e outra de Brasília (DF). As brincadeiras de "lutinha" foram analisadas como práticas corporais infantis que revelam expressões dessas culturas, relacionadas diretamente com os grupos que as praticam, que lhes atribuem sentido e recriam-nas, fornecendo dinamicidade a essa manifestação. As referidas pesquisas apresentam semelhanças relacionadas tanto às construções dos objetos de investigação quanto às deliberações teórico-metodológicas que as constituem. Reconhecendo a criança como protagonista em diversos espaços sociais, dentre eles a escola, as pesquisas são balizadas por estudos da sociologia da infância. Observou-se interface das mídias com a categoria "violência", quepovoam os discursos das crianças em ambos os cenários. Foram percebidas, ainda, as discussões de"gênero" situadas nas entrelinhas dos estudos, sinalizando a definição de papéis e reforçando estereótipos de gênero. Identificou-se que a participação das mídias mostrou-se proeminente na inspiração das brincadeiras de "lutinha" das crianças em ambas as produções. Tal fato evidencia que, por mais que os cenários revelem culturas infantis diferentes, elas constroem elos a partir das mídias. A análise comparada das brincadeiras de "lutinha", portanto, permitiu-nos apresentar e discutir formas diferentes de compreender a violência, além de ressaltarem o potencial criativo das crianças na reprodução interpretativa dos conteúdos midiáticos. Considerando as pesquisas desenvolvidas e as discussões apresentadas no artigo, é possível afirmar que as mídias são incorporadas na elaboração das culturas infantis estudadas e, por conseguinte, na educação do corpo das crianças...(AU)

This research, of a qualitative nature, aims to understand, by comparison, the relationship of play "fighting" and media from cultural productions of children at a school in São Luís - MA and another in Brasilia - DF. The plays of "fighting" were analyzed as bodily practices that reveal children's expressions of their cultures, related directly with the groups that practice, provide meanings and recreate, giving dynamism to this demonstration. Such productions comprise equalities related to the construction of investigations objects such as theoretical and methodological deliberations that establish themselves. Recognizing the child as the protagonist in various social spaces, including schools, these researches are based on the sociology of childhood studies. There was the media interface with the category "violence" that populate the speeches of children in both scenarios. Were perceived also discussions of "gender" situated between the lines of studies, signaling to the definition of roles and reinforcing gender stereotypes. It was identified that the participation of the media showed prominent in the inspiration of the wrestling games of children in both productions. This fact shows that while the scenarios reveal different cultures children, they build links from the media. Comparative analysis of play "fighting", therefore, allowed us to present and discuss different ways to comprehend violence. In addition, highlight the creative potential of children in the media interpretive reproduction. Considering the researches and discussions presented in this article, it is possible to claim that media are incorporated in children's culture, and, thus, in children's bodily experiences...(AU)
Descritores: Jogos e Brinquedos
Instituições Acadêmicas
Socialização
Criança
Cultura
Mídia Audiovisual
-Educação Física e Treinamento
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-895254
Autor: Castanho, Marisa Irene Siqueira; Zorzim, Terezinha José Inácio.
Título: Internet, cultura do consumo e subjetividade de jovens / Internet, consumer culture and young people's subjectivity / Internet, cultura del consumo y subjetividad de jóvenes
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;12(1):36-53, abr. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é o de apresentar resultados de uma pesquisa sobre a influência dos meios de comunicação - mídia-internet - na construção de subjetividades de jovens universitários com idade entre 18 e 29 anos. Foram analisados os conteúdos e as expressões trazidas por eles em questionários e em um espaço de conversação na modalidade de grupo focal. Os resultados mostram um perfil de jovem usuário da telefonia celular e de seus aplicativos como meios de comunicação; as vivências e experiências diante dos apelos midiáticos das tecnologias e das novas mídias marcam uma realidade na contraposição entre dois mundos, o "real" e o "virtual"; tais ambivalências não são negadas pelos participantes, que se dão conta de serem influenciados pelas mídias em sua vida diária, nas suas formas de relacionamentos e hábitos de consumo. Ao mesmo tempo, eles afirmam não se submeterem totalmente aos apelos consumistas facilitados pelas mídias, mas reiteram não ser possível vislumbrar um mundo sem internet.

This article aims to present the results of a research on the influence of the means of communication - the internet - in the subjectivity building of young university students aged 18-29 years. The contents and expressions used by these young people in questionnaires and in a focus group modality space where analyzed. The results present a profile of young users of cell phones and their applications as media; their usages and experiences with the appeals of technologies and new media point out a reality that contrasts two worlds, the "real" and the "virtual" one; such ambivalences are not denied by the participants, once these young people realize that they are influenced by the media in their daily lives and in their relationships and consuming habits. At the same time, they state that they are not totally subjected to the consumer appeals of the media, but emphasize that it is not possible to envisage a world without internet.

Este artículo pretende presentar los resultados de una investigación sobre la influencia de los medios de comunicación - internet - en la construcción de la subjetividad de jóvenes estudiantes universitarios de 18 a 29 años. Los contenidos y expresiones utilizados por estos jóvenes en cuestionarios y en un espacio de grupo de enfoque fueran analizados. Los resultados presentan un perfil de jóvenes usuarios de teléfonos celulares y sus aplicaciones como medios de comunicación; las vivencias y experiencias frente a las apelaciones de las nuevas tecnologías mediáticas marcan una realidad que contrasta dos mundos, el "real" y el "virtual"; tales ambivalencias non son negadas por los participantes, una vez que estos jóvenes se dan cuenta de que están influenciados por los medios de comunicación en su vida cotidiana y en sus relaciones y hábitos de consumo. Al mismo tiempo, afirman que no están plenamente sujetos a las apelaciones consumistas facilitadas por los medios de comunicación, pero reiteran que no es posible imaginar un mundo sin internet.
Descritores: Estudantes
Meios de Comunicação
-Psicologia Educacional
Socialização
Internet
Comércio Eletrônico
Relações Interpessoais
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-895257
Autor: Barbosa, Vera Lucia Ermida; D'Ávila, Maria Inácia.
Título: Colonialidade e práticas cotidianas em Minas Gerais - Brasil / Coloniality and daily practices in Minas Gerais - Brazil / Colonialidad y prácticas cotidianas en Minas Gerais - Brasil
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;12(1):86-102, abr. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este ensaio tem como objetivo principal analisar o cotidiano e suas táticas de resistência sob a perspectiva da colonialidade. As conceituações, categorias e formas de argumentação da Reflexão Decolonial propostas pelo Grupo Modernidade/Colonialidade Latino-americanonos apoia e constrói o cenário acerca do colonialismo e do pós-colonialismo brasileiro. As teorizações de Michel de Certeau subsidiam a reflexão acerca dos fragmentos do cotidiano presentes na narrativa de Dona Maria, moradora do povoado do Bichinho em Minas Gerais. Nossa intenção é contribuir para as reflexões acerca da colonialidade como herança do sistema-mundo moderno/colonial e sua expressão no cotidiano dos povos subalternos na perspectiva de identificar fissuras por onde se evidenciam as inúmeras formas de resistência e subversão.

This essay aims to analyze the daily life and their tactics of resistance from the perspective of coloniality. The concepts, categories and forms of Reflections Decolonial argument proposed by the Group Modernity / Coloniality Latin American supports us and builds the scene about colonialism and Brazilian postcolonialism. The theories of Michel de Certeau subsidize reflection on the daily fragments present in the narrative of Dona Maria, village resident of Bichinho in Minas Gerais. Our intention is to contribute to the reflections on the coloniality as a legacy of the modern world-system / colonial and its expression in the daily lives of subaltern peoples in order to identify cracks where evidence is the many forms of resistance and subversion.

Este ensayo pretende analizar la vida cotidiana y sus tácticas de la resistencia desde la perspectiva de la colonialidad. Los conceptos, categorías y formas de argumentación de la Reflexión Decolonial propuestas por el Grupo Modernidad / Colonialidad Latinoamericano nos apoya y construye la escena sobre el colonialismo y poscolonialismo brasileña. Las teorías de Michel de Certeau subvencionan reflexión sobre los fragmentos de cotidianos presentes en el relato de doña María, vecino de la aldea de Bichinho en Minas Gerais. Nuestra intención es contribuir a las reflexiones sobre la colonialidad como un legado del sistema-mundo moderno / colonial y su expresión en la vida cotidiana de los pueblos subalternos con el fin de identificar las grietas donde la evidencia es las muchas formas de resistencia y subversión.
Descritores: Atividades Cotidianas
Colonialismo
-Identificação Social
Socialização
Relações Familiares
Relações Interpessoais
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-841981
Autor: Furlan, Vinicius; Alvarez, Maria Dolores.
Título: (Im)possibilidades no trabalho com grupos de idosos em Instituições de longa permanência: uma experiência em psicologia / (Im)possibilities at work with elderly groups in long-stay institutions: contributions of psychology / (Im)posibilidades en el trabajo con la tercera edad en grupos en instituciones de larga estadía: una experiencia en psicología
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;11(2):453-463, dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este relato trata-se de um trabalho com grupos de idosos que se realizou em duas instituições, como um espaço de escuta e interação social. Em ambos os Lares o grupo possibilitou: a interação social entre os idosos, o resgate da imagem e da história de vida, a estimulação da comunicação verbal, bem como da coordenação motora, da mutualidade, da imaginação, da cognição e da memória. No Lar 1, no desenrolar do trabalho, foi preciso encerrá-lo por questões institucionais, o que implicou a mudança para o Lar 2. Pudemos ver que as (im)possibilidades no trabalho com grupos de idosos em Instituições de Longa Permanência possuem condições e peculiaridades distintas que configuram diferentes arranjos e modos de conduzir a prática, que é atravessada pelo poder e cotidiano institucional, que, dependendo do modo como se configura, pode ser alienador e levar à solidão, ou possibilitar um espaço digno de ser vivido.

This report describes a work with elderly groups held in two institutions, as a listening and social interaction space. Both homes enabled: social interaction among the elderly, the possibility to rescue their image and life history, stimulation of verbal communication as well as motor coordination, mutuality, imagination, cognition and memory. At Home 1, the work progress had to shut it by institutional issues, which involved a change to the Home 2. We could see that the (im)possibilities in working with elderly groups in long-stay institutions have different conditions and peculiarities that make up different arrangements and ways of leading the practice, which is crossed by the power and institutional routine, which, depending on how it's configured, can be alienating and lead to loneliness, or allow a decent space to live.

Este informe se está trabajando con grupos de personas de edad avanzada, celebrada en dos instituciones, como un espacio de escucha y la interacción social. En ambos casas permitido al grupo: interacción social entre las personas mayores, la imagen de rescate y de la historia de la vida, la estimulación de la comunicación verbal, así como la coordinación motora, de la mutualidad, la imaginación, la cognición y la memoria. En Casa 1, el progreso del trabajo tuvo que enfrentarse a él por cuestiones institucionales, que consistía en pasar a la Home 2. Pudimos ver que las (im)posibilidades de trabajar con grupos de personas mayores en instituciones de larga estadía tienen diferentes condiciones y peculiaridades que conforman diferentes arreglos y formas de llevar a la práctica, que es atravesado por el poder y la rutina institucional, que, dependiendo de cómo se configure, puede ser alienante y conducir a la soledad, o permitir que un espacio digno para ser vivida.
Descritores: Idoso
Instituição de Longa Permanência para Idosos
-Psicologia Clínica
Socialização
Envelhecimento
Grupo Social
Relações Interpessoais
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-979633
Autor: Silveira, Guilherme Carvalho Franco da.
Título: Práticas digitais, lazer e adolescência: uma etnografia / Digital practices, leisure and adolescence: an ethnography
Fonte: Licere (Online);21(4):i:218-f:258, dez2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: O presente texto apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo é compreender usos e sentidos que emergem de práticas mediadas pelas mídias digitais no cotidiano de adolescentes do terceiro ciclo de uma escola de ensino fundamental de tempo integral. A metodologia de pesquisa, na perspectiva da etnografia, envolveu: a) observação participante das práticas digitais dos adolescentes na escola; b) oficina de práticas digitais na escola. As principais questões que surgiram da pesquisa de campo dizem respeito a: nativos digitais; práticas digitais e gênero; práticas digitais e sociabilidade. Conclui-se pela crítica à noção de nativo digital e pela compreensão das práticas digitais como importantes atividades de lazer de adolescentes, que borram as fronteiras entre lazer, obrigação e estudo e que são mais um meio de sociabilidade e compartilhamento de experiências de vida do que de isolamento social.

The present text presents results of a research whose objective is to understand uses and meanings that emerge from practices mediated by digital media in the daily life of adolescents of an elementary school. The research methodology, from the perspective of ethnography, involved the following procedures: a) participant observation of adolescents' digital practices in school; b) digital practices workshop in the school. The main questions that emerged from the field research concern: digital natives; digital practices and gender; digital practices and sociability. It concludes by criticizing the notion of digital natives and by understanding digital practices as important leisure activities for adolescents, which blur the boundaries between leisure, obligation and study and which are more a means of sociability and sharing of life experiences than of social isolation.
Descritores: Socialização
Adolescente
Características Culturais
Rede Social
Mídias Sociais
Acesso à Internet
Atividades de Lazer
Acontecimentos que Mudam a Vida
Limites: Adolescente
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1052950
Autor: Fonseca, Fabiano de S; Cavalcante, José A. M; Almeida, Larissa da S. Café; Fialho, João Vitor Alves P.
Título: Análise do perfil sociodemográfico, motivos de adesão, rotina de treinamento e acompanhamento profissional de praticantes de corrida de rua / Analysis of sociodemographic profile, adhesion reasons and characteristics of training of street running practitioners
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;27(4):189-198, jul.-set. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A corrida de rua é considerada um fenômeno sociocultural contemporâneo em ampla expansão no Brasil e no mundo. No entanto, há uma carência de informações a respeito do perfil sociodemográfico dos praticantes de corridas de rua, assim como os seus motivos de adesão e rotina de treinamento. Essas informações são essenciais para a elaboração de estratégias de intervenção profissional voltadas para os praticantes de corrida de rua. O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil sociodemográfico, os motivos de adesão, a rotina de treinamento e acompanhamento profissional de corredores de rua. Participaram da pesquisa 214 praticantes de corrida de rua, do sexo masculino e feminino, idade entre 18 e 58 anos (M = 36,4 ± 10,3), devidamente inscritos em provas que fazem parte do calendário oficial de corridas. Os praticantes responderam um questionário composto por 18 questões organizadas em 3 categorias: perfil ciodemográfico, motivos de adesão e rotina de treinamento/acompanhamento profissional. Os resultados evidenciaram que a maioria dos praticantes de corrida de rua são do sexo masculino (62,1%), com faixa etária predominante entre 20 e 40 anos, elevado nível de escolaridade e que buscam essa atividade especialmente por motivos de saúde (91,1%) e prazer (69,1%). Apesar de 43,9% dos praticantes não receberem acompanhamento profissional, 96,6% consideram importante ou muito importante a supervisão profissional durante a prática. Os achados indicam que, em geral, os adeptos da corrida de rua optam pela prática devido a busca pela melhora da qualidade de vida e a socialização, bem como a redução do estresse...(AU)

Running is considered a contemporary sociocultural phenomenon in a wide expansion in Brazil and in the world. However, there is a lack of information regarding the sociodemographic profile of street racing practitioners, as well as their reasons for joining this practice and the characteristics of training. This information is essential for the development of strategies for professional intervention aimed at street racing practitioners. The present study sought to analyze the sociodemographic profile, the reasons of adhesion and the characteristics of training of street racing practitioners. A total of 214 male and female street racing practitioners, aged between 18 and 58 years (M = 36.4 ± 10.3), duly enrolled in races that are part of the official racing calendar, participated in the study. The practitioners answered a questionnaire composed of 18 questions organized in 3 categories: sociodemographic profile, reasons of adhesion and training characteristics. The results showed that most of the street racing practitioners are male (62.1%), with a predominant age group between 20 and 40 years of age, a high level of schooling and who seek this activity especially for health reasons (91, 1%) and pleasure (69.1%). Although 43.9% of the practitioners did not receive professional support, 96.6% considered it important hat, in general, the street racing practitioners choose this practice because of the quest for improving quality of life and socialization as well as for reducing stress...(AU)
Descritores: Assistência Individualizada de Saúde
Educação Física e Treinamento
Corrida
Exercícios em Circuitos
Treino Aeróbico
-Qualidade de Vida
Relaxamento
Socialização
Estresse Psicológico
Prazer
Melhoria de Qualidade
Cooperação e Adesão ao Tratamento
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1052941
Autor: Bitencourt, Lais Esméria; Simões, Regina Rovigati Simões.
Título: Motivos de permanência dos idosos praticantes de ginástica orientada / Reasons for the permanence of the elderly practicing gymnastics oriented
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;27(4):179-188, jul.-set. 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar os motivos de permanência dos idosos praticantes de ginástica orientada, do qual entrevistamos 97 idosos cadastrados em cinco grupos da GO. Utilizamos um instrumento proposto por Freitas (2001), dividido em seis blocos com perguntas sobre xercício, saúde, bem-estar, psicossociais, profissionais do local da prática e valores estéticos, tendo como opções de respostas as seguintes opções: sem importância, pouco importante, importante e importantíssimo. A coleta de dados foi tabulada em planilhas de dupla digitação do Excel e posteriormente analisada por meio do software IBM SPSS Statistics 20. Os resultados mostraram que quando questionados sobre o que os motivavam a permanecer no grupo, dentro dos seis blocos os itens que tiveram as maiores respostas como importantíssimos foram: no bloco 1 sentir prazer na prática (74,2%); no bloco 2 não ficar doente (88,7%), bloco 3 tomar menos remédio (81,4%); , no bloco 4 construir amizades (80,4%); no bloco 5 receber incentivos do professor (79,4%) e por fim o bloco 6 manter-se em forma (71,1 %), e apenas um idoso relatou ser pouco importante. Diante dos dados obtidos concluímos que é importante proporcionar atividades prazerosas, profiláticas e de socialização para os idosos, além de salientar a competência que o profissional que atua com este público deve ter. Eessencial respeitar o corpo idoso que busca na prática da ginástica não só a questão estética, mas saúde, novas amizades com vistas a ter melhor qualidade de vida e consequentemente se manter ativo...(AU)

The objective of the present study was to investigate the periods of stay of elderly people practicing oriented gymnastics, interviewed 97 elderly enrolled into five groups of GO through an instrument proposed by Freitas (2001), divided into six blocks with questions about exercise, health, wellness, psychosocial, professionals from local practice and aesthetic values, and as the following response options: unimportant, minor, major and important. Data collection was tabulated in Excel sheets and the analysis through IBM SPSS Statistics software 20. The results showed that when asked about what motivated to stay in the group, within six blocks of the items that had the highest responses as very important were: in Block 1 pleasure in practice (74.2 %); in block 2 did not get sick (88.7 %) , block 3 take less medicine ( 81.4 %); At block build friendships 4 (80.4 % ) ; in block 5 receive teacher incentives (79.4 %) and finally the block 6 stay in shape (71.1 %) , and only one patient reported to be unimportant . In our data we conclude that it is important to provide pleasurable activities, prophylactic and socialization for seniors, as well as point out the competence that the professionals who work with this population should have. It is essential to respect the old body that seeks the practice of gymnastics not only the aesthetics, but health, new friendships in order to have better quality of life and therefore remain active...(AU)
Descritores: Educação Física e Treinamento
Idoso
Envelhecimento
Exercício Físico
Saúde do Idoso
Ginástica
-Qualidade de Vida
Socialização
Impacto Psicossocial
Estética
Atividades de Lazer
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Entrevista
Estudo de Avaliação
Conjunto de Dados
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-880115
Autor: Oliveira, Bérgson Nogueira de; Oliveira, Braulio Nogueira de.
Título: Fenômeno social do basquete no sertão cearense: representações sociais dos praticantes / Social basketball phenomenon in Ceará's backlands: social representation of practitioners
Fonte: Licere (Online);20(4):79-106, dez.2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender a representação social dos praticantes de basquete sobre a sua prática do esporte. Como metodologia, utilizou-se o referencial teórico-metodológico da teoria das representações sociais, em que foi interpretada a representação de cinco sujeitos praticantes há mais de dez anos, no contexto do sertão cearense, a partir da análise temática. As representações sociais dos praticantes acerca de suas práticas localizaram-se em categorias sociais, como socialização, mudança de contexto social, formação pessoal, diversidade cultural, forma de expressão e estilo de vida. Conclui-se que as representações sociais apontam para a prática do basquete para além do aprimoramento do corpo biológico, no sentido de evidenciar uma dimensão social robusta.

This study aims to understand the social representation of the basketball players on their sport. As methodology, it was used the theoretical-methodological framework of the Theory of Social Representations, which was interpreted the representation of five subjects practicing for over ten years in the context of Ceará's backlands from the thematic analysis. The social representations of practitioners about their practices are located in social categories, such as socialization, change of social context, personal formation, cultural diversity, form of expression and lifestyle. It can be concluded that the social representations point to the practice of basketball beyond the biological body enhancement, to show a strong social dimension.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Autoimagem
Mudança Social
Socialização
Basquetebol
Características Culturais
Estilo de Vida
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG



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