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Id: biblio-901880
Autor: Kriger, Miriam; Said, Shirly.
Título: Hacer política desde la escuela: narrativas biográficas de jóvenes en Argentina / Engaging in politics at school: biographical narratives of militant student youth in the bicentennial Argentina / Fazer política desde a escola: narrativas biográficas de jovens militantes estudantis na Argentina do Bicentenário
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;15(2):1085-1096, jul.-dic. 2017.
Idioma: es.
Resumo: este artículo trata sobre el papel de la escuela en el encuentro de los y las jóvenes con la política en la Argentina de los años siguientes al Bicentenario (2010). Presentamos narrativas de militantes de distintos espacios políticos, con el objetivo de indagar el rol que asignan a la escuela en sus trayectorias, desde las perspectivas de la socialización y la subjetivación política, con sustento en aportes de la sociología de la individuación. Tomamos para ello sus argumentaciones expuestas en dos debates grupales realizados en 2012 y 2013, en torno a temas clave de la agenda juvenil: la memoria estudiantil de la última dictadura cívico-militar, condensada en el relato de ”œLa noche de los lápices”, y la ampliación del voto a los 16 años de edad, promulgada por ley en 2012.

This article is about the role of school in young people's interactions with politics in Argentina following the country's bicentennial year (2010). The authors present narratives of young activists from different political spaces with the aim of investigating the role that school has had in their trajectories, with a particular focus on their socialization and political subjectivation, incorporating contributions from the Sociology of Individuation. For this purpose, the authors take the arguments that were presented in two group discussions in 2012 and 2013 regarding two key issues for the youth agenda: student memory of the most recent civic-military dictatorship, condensed in the story titled ”œThe Night of the Pencils”, and the change in legislation so that young people aged 16 and older can vote in elections, which was passed in 2012.

Este artigo é sobre o papel da escola no encontro dos jovens com a política na Argentina após o ano do bicentenário (2010). Apresentam-se narrativas de jovens ativistas de diferentes espaços políticos, com o objetivo de investigar o papel atribuído a escola nas suas trajetórias desde as perspectivas da socialização e subjetivação política, com contribuições da sociologia da individuação. Tomamos portanto os argumentos que apresentaram-se em duas discussões grupais em 2012 e 2013, sobre duas questões chave da agenda da juventude: a memória estudantil da última ditadura cívico-militar, condensada na história de ”A noite dos lápis”, e a extensão do voto a 16 anos de idade, criado por lei em 2012.
Descritores: Socialização
-História
Memória
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-1125346
Autor: Ferreira, João Paulo; Inouye, Keika; Miskolci, Richard.
Título: Homens homossexuais idosos e de meia-idade nas mídias digitais: autodescrição, apoio social e qualidade de vida / Middle-aged and old-aged homosexual men in digital media: self-description, social support and quality of life
Fonte: Physis (Rio J.);30(2):e300221, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo é identificar e analisar os indicadores de qualidade de vida e apoio/suporte social, bem como os descritores do perfil utilizados por homens de meia-idade que buscam e/ou se interessam por relações com o mesmo sexo em plataformas digitais. O desenho metodológico é de natureza quantitativa, descritiva de corte transversal. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário sociodemográfico, o WHOQOL-bref e a Escala de Apoio Social do Medical Outcomes Study (MOS). Os dados foram analisados com auxílio do Statistical Package for the Social Sciences® (SPSS). Os resultados confirmaram que os descritores mais prevalentes foram aqueles que buscaram se desvencilhar de noções que pudessem remeter ao universo da maturidade e velhice fragilizadas, além do reforço às representações hegemônicas de masculinidade. Em relação aos escores totais de apoio social e qualidade de vida, estes apresentaram correlação diretamente proporcional, significativa e de magnitude moderada (rho = 0,609, p<0,001).

Abstract This study aims to identify and analyze the indicators of quality of life and social support, as well as the profile descriptors used by middle-aged men who seek and/or are interested in same-sex relationships on digital platforms. The methodological design was quantitative, descriptive and cross-sectional. The data have been collected through a socio-demographic questionnaire, the WHOQOL-bref and the Medical Outcomes Study (MOS) Social Support Scale, and analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences® (SPSS). The results confirmed that the most prevalent descriptors were those that sought to get rid of notions that could associate maturity and old age with disability and frailty, in addition to strengthening positive and sexualized hegemonic representations of masculinity. In relation to the total scores of social support and quality of life, these showed a directly proportional, significant and moderate correlation (rho=0.609, p<0.001).
Descritores: Qualidade de Vida
Apoio Social
Socialização
Envelhecimento
Homossexualidade Masculina
Mídias Sociais
-Internet
Minorias Sexuais e de Gênero
Relações Interpessoais
Limites: Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-990707
Autor: Pereira, Juliana Guisardi; Oliveira, Maria Amélia de Campos.
Título: Socialization of nurses in the Family Health Strategy: contributions to professional identity / Socialización de enfermeras en la Estrategia Salud de la Familia: contribuciones a la identidad professional / Socialização de enfermeiras na Estratégia Saúde da Família: contribuições à identidade profissional
Fonte: Rev. bras. enferm;72(supl.1):17-23, Jan.-Feb. 2019.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To verify how socialization of nurses in the Family Health Strategy (FHS) influences their professional identity. Method: Exploratory, descriptive research, whose theoretical-methodological framework was dialectical hermeneutics, anchored in the premises of the Sociology of Professions. Data were collected through semi-structured interviews with 27 nurses from the FHS of the city of São Paulo. The resulting empirical material was subjected to Discourse Analysis. Results: The choice for Nursing was influenced by previous knowledge of the profession and by the affinity with care. Socialization was not limited to what was absorbed, including the search for an individual professional identity and collective sharing. Final considerations: Nursing care is built in daily practice, mobilizing the nurse for an action that includes herself, the relationship with the other and the conditions in which the work is performed, opening the opportunity for identity reconstruction, consistent with the concreteness of the work.

RESUMEN Objetivo: Verificar cómo la socialización de las enfermeras en la Estrategia Salud de la Familia (ESF) influye en su identidad profesional. Método: La investigación exploratoria, descriptiva, cuyo referencial teórico-metodológico fue la hermenéutica dialéctica, anclada en las premisas de la Sociología de las profesiones. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas con 27 enfermeras de la ESF del municipio de São Paulo. El material empírico resultante fue sometido al Análisis del Discurso. Resultados: La elección por la enfermería fue influenciada por el conocimiento previo de la profesión y por la afinidad con el cuidado. La socialización no se limitó a lo que fue absorbido, comprendiendo la búsqueda por una identidad profesional individual y su compartir colectivo. Consideraciones finales: El cuidado de enfermería se construye en la práctica diaria, movilizando a la enfermera para una acción que comprende a sí misma, la relación con el otro y las condiciones en las que se realiza el trabajo, abriendo oportunidad de reconstrucción identitaria, acorde con la concreción del trabajo o.

RESUMO Objetivo: Verificar como a socialização das enfermeiras na Estratégia Saúde da Família (ESF) influencia em sua identidade profissional. Método: Pesquisa exploratória, descritiva, cujo referencial teórico-metodológico foi a hermenêutica dialética, ancorada nas premissas da Sociologia das Profissões. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com 27 enfermeiras da ESF do município de São Paulo. O material empírico resultante foi submetido à Análise do Discurso. Resultados: A escolha pela Enfermagem foi influenciada pelo conhecimento prévio da profissão e pela afinidade com o cuidado. A socialização não se limitou ao que foi absorvido, compreendendo a busca por uma identidade profissional individual e seu compartilhamento coletivo. Considerações finais: O cuidado de enfermagem é construído na prática diária, mobilizando a enfermeira para uma ação que compreende a si própria, a relação com o outro e as condições nas quais o trabalho é realizado, abrindo oportunidade de reconstrução identitária, condizente com a concretude do trabalho.
Descritores: Socialização
Papel do Profissional de Enfermagem/psicologia
-Identificação Social
Saúde da Família/tendências
Hermenêutica
Política de Saúde/tendências
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1128981
Autor: Sá, Romeika Barboza Cartaxo Pires de; Silva, Antônia Lêda Oliveira; Alves, Karoline de Lima; Sá, Célia Maria Cartaxo Pires de; Cruz, Maria Virginia Tavares; Moreira, Maria Adelaide Silva Paredes.
Título: A relação intergeracional entre o avós e netos: revisão integrativa / The intergerational relationship between grandparents and grandchildren: an integrative literature review / Relación intergeracional entre abuelos y nietos: revisión integrativa
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);12:1322-1328, jan.-dez. 2020. ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objective: The study's main purpose has been to underline scientific publications addressing the intergenerational relationship between grandparents and grandchildren. Methods: It is an integrative literature review. Data collection took place through five databases as follows: CINAHL, Web of Science, Scopus, MEDLINE and LILACS. Furthermore, the following descriptors were used: Elderly; Intergenerational Relationship; Grandparents; preschool children, as well as: Idoso; Relação Intergeracional; Avós; Escolares. Results: Based on this approach, the final sample was comprised by 23 articles. Conclusion: The relationship between elderly people and children was found to have a positive impact on both maintaining autonomy and independence in some activities, keeping up the cognitive and motor level, and influencing socialization as well

Objetivo: Evidenciar as publicações científicas sobre a relação intergeracional entre avós e netos. Método: Trata-se de uma revisão integrativa e para a coleta dos dados foram definidas cinco bases de dados: Cinahl, Web of Science, Scopus, MedLine e Lilacs. Também, foram utilizados os descritores: Elderly; Intergenerational Relations; Grandparents; preschool children e os descritores: Idoso; Relação Intergeracional; Avós; Escolares. Resultados: A partir dessa exposição a amostra final ficou integrada por 23 artigos incluídos na revisão. Conclusão: A relação entre a pessoa idosa e a criança, pode refletir positivamente na manutenção da autonomia e independência em algumas atividades, manter o nível cognitivo e motor, influenciar na socialização

Objetivo: Destacar las publicaciones científicas sobre la relación intergeneracional entre abuelos y nietos. Método: Se trata de una revisión integradora y para la recolección de datos se definieron cinco bases de datos: Cinahl, Web of Science, Scopus, MedLine y Lilacs. Además, se utilizaron los descriptores: Anciano; Relaciones intergeneracionales; Abuelos; niños en edad preescolar y los descriptores: Anciano; Relación intergeneracional; Abuelos; Colegio. Resultados: A partir de esta exposición, la muestra final fue integrada por 23 artículos incluidos en la revisión. Conclusión: La relación entre el anciano y el niño puede reflejarse positivamente en el mantenimiento de la autonomía e independencia en algunas actividades, manteniendo los niveles cognitivo y motor, influyendo en la socialización
Descritores: Relação entre Gerações
Relações Familiares/psicologia
Avós/psicologia
-Socialização
Autonomia Pessoal
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1118069
Autor: Oliveira, Karlayne Reynaux Vieira de; Santos, Amuzza Aylla Pereira dos; Vieira, Maraysa Jessyca de Oliveira; Pimentel, Elaine; Comassetto, Isabel; Silva, Jovânia Marques de Oliveira e.
Título: Percepção de mulheres encarceradas sobre o acesso à saúde como ferramenta de ressocialização / Women prison inmates' perceptions of access to health as a tool for resocialization / Percepción de las mujeres reclusas sobre el acceso a la salud como herramienta de resocialización
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e49514, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: desvelar a percepção das mulheres sobre o acesso aos serviços de saúde como ferramenta do processo de ressocialização. Método: trata-se de um estudo fenomenológico-sociológico, qualitativo, realizado entre novembro de 2018 e novembro de 2019, com 10 mulheres de um estabelecimento prisional feminino de Maceió, Alagoas. Resultados: as participantes possuíam de 22 a 54 anos, ensino fundamental incompleto, pardas, solteiras, já haviam vivenciado a maternidade. Emergiram duas categorias temáticas: percepções do acesso aos serviços de saúde: a invisibilidade das mulheres e acesso aos serviços de saúde como uma ferramenta de ressocialização: elos dilacerados e Trabalho e Educação como alternativa de Fuga do esquecimento, ociosidade e solidão. Conclusão: evidenciou-se a percepção de invisibilidade das mulheres privadas de liberdade e desvinculação do acesso aos serviços de saúde como ferramenta do processo de ressocialização.

Objective: to unveil women's perceptions of access to health services as a tool in the re-socialization process. Method: this qualitative, phenomenological-sociological study was conducted between November 2018 and November 2019 with 10 women at a women's prison in Maceió, Alagoas, Brazil. Results: the participants were 22 to 54 years old, of mixed race, single, had not completed lower secondary school, and had already experienced motherhood. Two thematic categories emerged: "Perceptions of access to health services: women's invisibility" and "Access to health services as a resocialization tool: ties in shreds and Work and Education as an alternative escape route from oblivion, idleness and loneliness. Conclusion: the women deprived of their freedom were found to perceive themselves to be invisible and disconnected from access to health services as a tool in the resocialization process.

Objetivo: revelar las percepciones de las mujeres sobre el acceso a los servicios de salud como herramienta en el proceso de resocialización. Método: este estudio cualitativo, fenomenológico-sociológico se realizó entre noviembre de 2018 y noviembre de 2019 con 10 mujeres en una cárcel de mujeres en Maceió, Alagoas, Brasil. Resultados: las participantes tenían entre 22 y 54 años, mestizas, solteras, no habían completado el primer ciclo de secundaria y ya habían experimentado la maternidad. Surgieron dos categorías temáticas: "Percepciones del acceso a los servicios de salud: invisibilidad de las mujeres" y "Acceso a los servicios de salud como herramienta de resocialización: lazos en jirones y Trabajo y Educación como vía alternativa de escape al olvido, la ociosidad y la soledad. Conclusión: las mujeres privadas de libertad se percibieron a sí mismas invisibles y desconectadas del acceso a los servicios de salud como herramienta en el proceso de resocialización.
Descritores: Prisões
Socialização
Saúde da Mulher
Acesso aos Serviços de Saúde
-Brasil
Pesquisa Qualitativa
Iniquidade de Gênero
Liberdade
Solidão
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: lil-790972
Autor: Oliveira, Denise Akemi Simões; Júnior, José Roberto Andrade do Nascimento; Bertolin, Sonia Maria Marques Gomes; Oliveira, Daniel Vicentini de.
Título: Participação de idosas em grupos sociais: qualidade de vida e capacidade funcional / Participation of elderly in social groups: quality of life and functional capacity
Fonte: Rev. RENE;17(2):278-284, Mar-Abr.2016.
Idioma: en.
Resumo: Analisar as diferenças entre qualidade de vida e capacidade funcional em idosas participantes enão participantes de grupos com atividades sociais. Métodos: estudo transversal, analítico, que avaliou 31participantes de grupo social (Grupo 1) e 31 não participantes (Grupo 2). A qualidade de vida foi avaliadapelo WHOQOL-Bref e WHOQOL-Old, e a capacidade funcional pelas escalas de Katz e Lawton. Resultados: asidosas do Grupo 1 e 2 apresentaram escores de qualidade de vida no WHOQOL-Bref de 73,20 e 71,40 pontos.No WHOQOL-Old ambos os grupos obtiveram os mesmos resultados (84 pontos). Em relação à capacidadefuncional a maioria das idosas (77,4%) do Grupo 2 apresentou dependência parcial ou total nas atividadesinstrumentais de vida diária. Conclusão: os resultados indicaram que as idosas participantes de grupo socialapresentam melhores escores de qualidade de vida nos domínios social e intimidade...
Descritores: Enfermagem
Envelhecimento
Idoso
Socialização
Limites: Humanos
Idoso
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-513484
Autor: Bastos, Marisa Antonini Ribeiro.
Título: O processo de socialização dos enfermeiros em um Centro de Tratamento Intensivo / El proceso de socialización de los enfermeros en um Centro de Tratamiento Intensivo / The process of socialization an Intensive Care Unit
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;35(3):291-299, set. 2001. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi compreender o processo de socialização dos enfermeiros integrantes da subcultura de um Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Acreditando que o CTI é uma subcultura do hospital e que os enfermeiros intensivistas compartilham de símbolos e significados que foram desenvolvidos através das interações sociais no contexto da Terapia Intensiva, fui buscar no interacionismo simbólico e na descrição etnográfica a fundamentação teórico - metodológica para o presente estudo. Para compreender o processo de interiorização dos universos simbólicos no CTI busquei descrever os sistemas temáticos de significados subjacentes às atividades dos enfermeiros intensivistas, através da observação participante, da entrevista etnográfica e da análise documental. Os resultados mostraram que o processo de socialização é permeado de sentimentos de insegurança, ansiedade, angústia, de incompetência e de medo, As causas destes sentimentos têm um forte componente na não vivência anterior e na lacuna da formação profissional. Este processo se dá formal e informalmente, mas é sempre referido como árduo, penoso; muitas vezes solitário; algumas vezes compartilhado.

The objective of this study was to understand the process of socialization of the new professionals that are part of the subculture of an intensive care unit (ICU), Considering that the ICU is a subculture of the hospital, and that the professionals share symbols and meanings that were developed through social interactions in the context of Intensive Care the symbolic interacionism and the ethnographic description were used as a theoretical and methodological basis for this study. The participant observation, the ethnographic interview and the documented analysis were used to understand the, process of internalization of the symbolic universe of the ICU, The results showed that in the socialization process quality values, discipline, commitment, sense of unit, rules and organizational values were reproduced. This process is permeated with feelings of insecurity, anxiety, distress, incompetence and fear, The causes for these feelings have a strong component in the previous nonexistence and in the gap of professional career, This process occurs in a formal and informal way but is always referred as difficult, lonely and sometimes shared.

El trabajo tiene como objetivo compreender el proceso de socialización de los enfermeros integrantes de la subcultura de un Centro de Tratamiento Intensivo (CTI). Reconociendo que el CTI es una subcultura del hospital y que los enfermeros intensivistas comparten de los simbolos y significados, que fuerón desarrollados a través de las interaciones sociales en el contexto de la Terapia Intensiva, fué utilizado el interacionismo simbolico y en la descrición etnografica la fundamentación teorica teorico-metodologica para el estudio. Para la comprensión del proceso del interiorización de los universos simbolicos en el CTI fuerón descritos los sistemas tematicos de significados subjacentes a las actividades de los enfermeros que trabajan en el CTI, a través de la observación participante, de la entrevista etnografica y del analisis documental. Los resultados demonstran que el proceso de socialización es permeado de sentimientos de inseguridad, ansiedad, angustia, falta de competencia y de miedo. Las causas de esos sentimientos tiene realación con la ausencia de experiencia anterior de los enfermeros y con la brecha en la formación profisional, Esto ocorré formal y informalmiente, pero esta siempre referido como una experiencia ardua, my penosa, muchas vezes aislada y algumas pocas vezes compartida.
Descritores: Unidades de Terapia Intensiva
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
Socialização
-Cultura Organizacional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-534977
Autor: Rodríguez Villamil, Luz Natalia; Arias López, Beatriz Elena.
Título: La alfabetización de adultos: escenario potencial para la promoción de la salud / Adult literacy: potential stage for Health Promotion
Fonte: Invest. educ. enferm;27(2):236-242, sep. 2009.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: comprender el significado del aprendizaje de la lectura y la escritura en la cotidianidad de personas adultas, habitantes de sectores urbanos populares de Medellín y Valle de Aburrá, Antioquia, Colombia, que participan en procesos de alfabetización con el enfoque de pedagogía del texto. Metodología: investigación cualitativa con perspectiva de etnografía enfocada, desarrollada entre julio de 2006 y julio de 2008 mediante entrevistas grupales e individuales y observaciones a sesiones educativas y espacios familiares. Participaron 32 adultos, la mayoría mujeres adultas medias y mayores. El análisis se apoyó en el programa Atlas.ti Resultados: durante la experiencia educativa, los participantes experimentaron tensiones derivadas de la vida sin saber leer y tomar la decisión de estudiar en la edad adulta. El significado de la firma apareció como elemento simbólico de identidad, posibilitando la participación en espacios y eventos públicos. El fortalecimiento de la oralidad con la lectoescritura, amplió las posibilidades de interacción social. Conclusiones: las identidades intra e interpersonal se movilizan y transforman durante el proceso educativo. Las personas invisibilizadas por la hegemonía de la cultura escrita inician un proceso de autorreconocimiento, cambios en las relaciones familiares y disminución de la sensación de incertidumbre. Aunque dichos aprendizajes se empiezan a incorporar a la vida familiar y social, no necesariamente garantizan condiciones reales de inclusión social y mejoramiento de las condiciones de vida. Se evidencia, sin embargo, un mayor control y proyección del plan de vida individual, aspiración reconocida en los objetivos de la Promoción de la Salud.

Objective: to be able to understand the meaning of learning to read and write in everyday life situations for adults who live in slums of Medellín and the Aburrá valley in Antioquia, Colombia which take part on literacy processes focusing on pedagogy of the text. Methodology: qualitative investigation with a perspective of focused etnography, developed between July 2006 and July 2008, by means of group and individual interviews as well as observations of educational sessions and family environments. Thirty two adults participated, the majority of them mature and medium aged women. The analysis is based on the results of the program Atlas.ti. Results: while carrying out this educational experience the participants experience tensions derived from their inability to read and to have taken the decition to study at an advanced age. The meaning of the signature appeared as a symbolic element of identity, allowing the participation on spaces and public events. The strengthening of orality through reading and writing broadened the posibilities of social interaction. Conclusions: the intra and interpersonal identities are moved and transformed during the educational process. Those people until then blocked by the predominance of the written culture started a process of self recognition, changes on family relationships and a decrease on the feeling of uncertainty. Although this new knowledge begin to be embodied in their family and social life, they do not necessarily secure an improvement on life conditions. However a greater control and projection of the individual life plan is envisaged as recognized aspiration on the objectives of health promotion.
Descritores: Adulto
Idoso
Antropologia Cultural
Educação
Escolaridade
Redação
Pesquisa Qualitativa
Leitura
Promoção da Saúde
Socialização
Limites: Humanos
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Id: biblio-887300
Autor: Salamanca-Ramos, Emilce; Chávez-Ávila, Patricia; Carmona-Parra, Jaime Alberto.
Título: Percepción de la autoridad parental en adolescentes escolarizados víctimas de desplazamiento / Perception of Parental Authority among Adolescent School Children who are Victims of Displacement / Percepção da autoridade parental em adolescentes escolarizados vítimas de deslocamento
Fonte: Aquichan;17(4):437-447, oct.-dic. 2017. graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Objetivo: identificar los estilos de socialización parental percibidos por adolescentes escolarizados en un sector vulnerable de población, de Villavicencio, Colombia, víctima de desplazamiento por conflicto armado. Materiales y métodos: estudio cuantitativo descriptivo. Se tomó como muestra el total de la población de adolescentes escolarizados del sector (n = 184) entre los 12 y 19 años de edad. Se aplicó la Escala de socialización parental en la adolescencia (ESPA 29) en el año 2015, donde el adolescente valora la reacción de cada progenitor frente a 29 situaciones cotidianas. Resultados: se clasificó a cada padre de familia en un estilo de socialización o crianza entre cuatro posibles opciones: los adolescentes de sexo masculino en general percibieron estilos más indulgentes en sus padres y más autoritativos en sus madres; las adolescentes percibieron estilos más autoritativos en sus madres y menos autoritarios o negligentes en sus padres. La población en general percibe a sus progenitores más asociados al diálogo y al afecto, con un patrón de socialización más cercano a la aceptación-implicación. Conclusiones: los adolescentes de ambos sexos perciben en sus padres un estilo de crianza más autoritativo e indulgente que autoritario o negligente. Distinguen una socialización familiar más basada en el diálogo y el afecto que en la displicencia y la indiferencia, lo que constituye un factor protector para esta población.

ABSTRACT Objective: Identify the styles of parental socialization perceived by adolescent school children in a vulnerable sector of the population in Villavicencio (Colombia) that is a victim of displacement due to armed conflict. Materials and methods: This is a descriptive quantitative study. The total population of adolescents between 12 and 19 years of age who were enrolled in the sector (n = 184) was taken as a sample. The Parental Socialization Scale in Adolescence (ESPA 29) was applied during 2015. In this case, the adolescent values the reaction of each parent in response to 29 everyday situations. Results: Each parent was classified according to a particular socialization or parenting style. There were four possible options: male adolescents in general perceived more lenient styles in their parents and more authoritative styles in their mothers; adolescents perceived more authoritative styles in their mothers and more authoritarian or negligent styles in their parents. The population, in general, perceives parents as being associated more with dialogue and affection, with a socialization pattern closer to acceptance-involvement. Conclusions: Adolescents of both sexes perceive a parenting style that is more authoritative and indulgent than authoritative or negligent. They perceive family socialization based more on dialogue and affection than on lack of concern and indifference, which is a protective factor for this population.

RESUMO Objetivo: identificar os estilos de socialização parental percebidos por adolescentes escolarizados num setor vulnerável de população de Villavicencio (Colômbia), vítima de deslocamento por conflito armado. Materiais e métodos: estudo quantitativo descritivo. Tomou-se como amostra o total da população de adolescentes escolarizados do setor (n = 184) entre 12 e 19 anos de idade. Aplicou-se a Escala de Socialização Parental na Adolescência (ESPA 29) no ano 2015, pela qual o adolescente avalia a relação de cada progenitor diante de 29 situações cotidianas. Resultados: classificou-se a cada pai de família num estilo de socialização ou criação entre quatro possíveis opções: os adolescentes de sexo masculino em geral perceberam estilos mais indulgentes em seus pais e mais autoritários em suas mães; as adolescentes perceberam estilos mais autoritários em suas mães e menos autoritários ou negligentes em seus pais. A população em geral percebe seus progenitores mais associados ao diálogo e ao afeto, com um padrão de socialização próximo à aceitação-implicação. Conclusões: os adolescentes de ambos os sexos percebem em seus pais um estilo de criação mais autoritário e indulgente que autoritário ou negligente. Diferenciam uma socialização familiar mais baseada no diálogo e no afeto do que na displicência e na indiferença, o que constitui um fator protetor para essa população.
Descritores: Adolescente
Poder Familiar
Relações Familiares
-Socialização
Família
Colômbia
Limites: Humanos
Adolescente
Responsável: CO243.1 - Biblioteca Octavio Arizmendi Posada


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Id: biblio-950658
Autor: Ferreira-Santana, Rosimere; Araújo Loba, Hanna; Alves Santos, George Luiz; Araújo Alexandrino, Shardelle; Dias de Alencar, Tâmara; Araújo de Souza, Thaisa.
Título: Oficinas de estimulação cognitiva para idosos com baixa escolaridade: estudo intervenção / Workshops of cognitive stimulation for elderly with low educational status: interventional study
Fonte: Av. enferm;34(2):148-158, mayo-ago. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar o desenvolvimento de oficinas de estimulação cognitiva específicas para idosos com baixa escolaridade e associá -lo ao desempenho da capacidade funcional. Metodologia: Estudo de intervenção antes e depois, de abordagem quantitativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se testes de rastreio cognitivo. Foram incluídos 12 idosos de baixa escolaridade, com queixas subjetivas de memória. Os participantes foram de grupos para terceira idade. A análise foi descritiva e inferencial. Resultados: A maior parte da amostra foi composta por mulheres (83,3%), indivíduos que residiam sozinhos (41,7%), longevos, com média de idade de 77,4 ± 6,7, e com 5,5 ± 2,2 anos de escolaridade. As áreas cognitivas mais treinadas nas oficinas foram atenção, memória de curto prazo e concentração. A memória de curto prazo e a linguagem foram testadas pelo Mini Exame do Estado Mental (p = 0,50) e pelo teste de evocação de palavras (p = 0,99), respectivamente, e não apresentaram significância estatística, mas tiveram variações absoluta e relativa negativas. Houve manutenção da capacidade para as atividades instrumentais de vida diária, com Lawton (p = 0,99). Obteve-se aumento na variação da Escala de Depressão Geriátrica (p = 0,018), porém sem significância clínica. Quanto à avaliação das oficinas pelos idosos, a interação e a participação foram consideradas satisfatórias (100%). 92% dos participantes sentiram-se seguros na realização das atividades propostas. A expressão de melhora na memória foi percebida por 92% com altos níveis (4 e 5), porém 41,7% dos idosos relataram insatisfação com os materiais usados nas oficinas. Conclusão: As avaliações indicaram estabilização do quadro, portanto, as intervenções demonstraram-se eficazes na manutenção da cognição, bem como uma estratégia para a socialização.

Objetivo: Analizar el desarrollo de talleres de estimulación cognitiva específicos para ancianos con baja escolaridad, asociándolo al desempeño de la capacidad funcional. Metodología: Estudio de intervención antes y después, de enfoque cuantitativo. Para la recolección de los datos, se emplearon pruebas de rastreo cognitivo. Se incluyeron 12 ancianos de baja escolaridad, con quejas subjetivas de memoria. Los participantes pertenecían a grupos de la tercera edad. El análisis fue descriptivo e inferencial. Resultados: La mayor parte de la muestra estuvo compuesta por mujeres (83,3%), individuos que residían solos (41,7%), longevos, con edad media de 77,4 ± 6,7 y 5,5 ± 2,2 años de escolaridad media. Las áreas cognitivas más desarrolladas en los talleres fueron atención, memoria de corto plazo y concentración. La memoria de corto plazo y lenguaje fueron evaluados por el Mini Examen de Estado Mental ( p = 0,50) y por la prueba de evocación de palabras (p = 0,99), respectivamente, sin presentar significancia estadística, pero con variaciones absoluta y relativa negativas. Se mantuvo la capacidad en las actividades instrumentales cotidianas con Lawton (p = 0,99). Se incrementó la variación de Escala de Depresión Geriátrica (p = 0,018), aunque sin significancia clínica. En cuanto a la evaluación de los talleres realizados por los ancianos, la interacción y la participación se consideraron satisfactorias (100%). El 92% de los participantes se sintió seguro en la realización de las actividades. La expresión de mejora en la memoria se percibió en un 92%, con altos niveles (4 y 5), aunque el 41,7% de los ancianos informó insatisfacción con los materiales utilizados en los talleres. Conclusión: Las evaluaciones indicaron una estabilización del cuadro, por lo que las intervenciones demostraron ser eficaces para el mantenimiento de la cognición y como estrategia de socialización.

Objective: To analyze the development of specific cognitive stimulation workshops for elderly with low educational status, and to associate it with functional ability performance. Methodology: This was an inter-ventional before-and-after study with quantitative approach. We used cognitive screening tests. We included 12 elderly people with low education, with subjective complaints of memory. The participants were from groups for the elderly. The analysis was descriptive and inferential. Results: Most participants were women (83.3%), who lived by themselves (41.7%), long-lived, with average of 77.4 ± 6.7 and mean of 5.5 ± 2.2 years of schooling. The most trained cognitive areas during the workshops were attention, short-term memory, and concentration. Short-term memory and language were respectively tested by the Mini-Mental State Examination (p = 0.50) and by the word evocation test (p = 0.99) without statistical significance, but with negative absolute and relative variation. There was maintenance of the ability in instrumental activities of daily living, with Lawton (p = 0.99). There was an increase in the variation of the Geriatric Depression Scale (p = 0.018), but with no clinical significance. With regard to the assessment of workshops by the elderly, interaction and participation were satisfactory (100%), and 92% of the participants felt safe in performing the proposed activities. The expression of memory improvement was seen in 92% of them with high levels (4 and 5); however, 41.7% reported dissatisfaction with the materials used in the workshops. Conclusion: The evaluations indicated stabilization of the state, therefore interventions showed to be efficient in the cognition maintenance and as a socialization strategy.
Descritores: Atividades Cotidianas
Terapia Cognitivo-Comportamental
Saúde do Idoso
Cognição
Escolaridade
Memória
-Socialização
Enfermagem
Educação
Limites: Humanos
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CO136.1 - Biblioteca



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