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Id: biblio-1025549
Autor: Hüning, Simone Maria; Bernardes, Anita Guazzelli; Reis, Carolina dos.
Título: Psicologia, Territorialidades e Violências / Psychology, Territories and Violence / Psicología, Territorialidades y Violencia
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39(2,n.esp):3-5, ago.-nov. 2019.
Idioma: pt.
Descritores: Psicologia
Política Pública
Socialização
Territorialidade
Violência
Políticas
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-901886
Autor: Cardona-Rodríguez, Farley Johanna; Osorio-Tamayo, Dora LiLiana; Moreno-Carmona, Norman Darío.
Título: La referencialidad, redefinida desde el bienestar subjetivo y la socialización / Referentiality, redefined from subjective wellbeing and socialization / A referencialidade redefinida desde o bem-estar subjetivo e a socialização
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;15(2):1165-1177, jul.-dic. 2017. tab.
Idioma: es.
Resumo: Se presentan resultados de una investigación realizada con el objetivo definir la referencialidad partiendo del proceso de socialización y la construcción del bienestar subjetivo, en la que participaron 11 jóvenes de 20 a 26 años de Medellín. La modalidad de investigación adoptada fue la teoría fundamentada y los datos fueron obtenidos a través de dos grupos de discusión y cuatro entrevistas semiestructuradas. Como parte de los resultados se destacan las tensiones a considerar para la definición de la referencialidad, su constitución a través de las relaciones significativas que establecen los y las jóvenes con personas dentro y fuera de la familia, y la forma como multiplicidad de relaciones influyen positivamente en la consecución de mejores condiciones de bienestar subjetivo. Las conclusiones dejan ver posibilidades de integración del concepto, construido como orientador de intervenciones psicosociales y de políticas públicas sobre familia y juventud.

This research study was designed in order to define the concept of referentiality based on the processes of socialization and the construction of subjective wellbeing. The study involved the participation of 11 subjects, aged 20 to 26 from the city of Medellin, Colombia. The research approach used was grounded theory and data was obtained through the holding of two discussion groups and four semi-structured interviews. Some aspects of the results are notable, such as the tensions that are important to consider when defining referentiality, the construction of referentiality through the meaningful relationships that young people establish with people from both within and outside their family circle, and the way that these multiple relationships positively influence the acquisition of better living conditions that improve subjective wellbeing. The authors' conclusions highlight possibilities for integration opportunities, the creation of a guide for psychosocial interventions and contributions to public policy related to family and youth development.

O artigo apresenta resultados de uma investigação que tem como objetivo definir a referencialidade a partir do processo de socialização e da construção do bem-estar subjetivo. No estudo participaram 11 jovens que estavam na faixa etária de 20 - 26 anos, todos da cidade de Medellín. O método utilizado foi a teoria fundamentada e os dados foram obtidos através de dois grupos de discussão e quatro entrevistas semiestruturadas. Nos resultados destacam as tensões emergentes na definição da referencialidade, a constituição dela nas relações significativas que estabelecem os jovens com outras pessoas dentro e fora da família, e como a multiplicidade de relações influenciam positivamente a consecução de melhores condições de bem-estar subjetivo. As conclusões mostram as possibilidades de integração do conceito que serve como guia na construção de intervenções psicossociais e de políticas públicas para a família e a juventude.
Descritores: Socialização
Família
Adolescente
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: biblio-990214
Autor: Pessôa, Luciana Fontes; Ramos, Dandara; Vivas, Lenise.
Título: Profiles and Developmental Goals in Different Families of Rio de Janeiro / Perfis e Metas de Desenvolvimento em Diferentes Arranjos Familiares do Rio de Janeiro / Perfiles y Metas de Desarrollo en Diferentes Tipos de Familia de Rio de Janeiro
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2906, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Carlos Chagas Filho Foundation (FAPERJ).
Resumo: Abstract The study of child development goals has been of interest in psychology for decades, however, little is known about the goals of non-nuclear families. The objective of this study was to analyze inter and intragroup differences in the profiles of autonomy, interdependence and related autonomy of couples in different family arrangements in the city of Rio de Janeiro, as well as to investigate the association of these profiles with the development goals they have for their families' children. Fathers and mothers of children up to two years old were interviewed in 50 families (10 single-parent, 20 reconstituted and 20 nuclear). The results indicated an association between the autonomy and valorization of heteronomy goals in reconstituted families and higher interdependence scores in non-nuclear families. It is concluded that the family configuration can influence the relationship between autonomy and goals, and that the autonomy trajectories vary between family arrangements.

Resumo O estudo das metas de desenvolvimento infantil tem sido alvo de interesse na psicologia há décadas, no entanto, pouco se sabe sobre as metas de famílias não nucleares. O objetivo desse estudo foi analisar diferenças inter e intragrupos nos perfis de autonomia, interdependência e autonomia relacionada de casais em diferentes arranjos familiares na cidade do Rio de Janeiro, assim como investigar a associação destes perfis com as metas de desenvolvimento que estes possuem para os seus filhos. Foram entrevistados pais e mães de crianças de até dois anos em 50 famílias (10 monoparentais, 20 reconstituídas e 20 nucleares). Os resultados indicaram associação entre autonomia e valorização de metas de heteronomia em famílias reconstituídas e os escores mais elevados de interdependência em famílias não nucleares. Conclui-se que a configuração familiar pode influenciar a relação entre autonomia e metas, e que as trajetórias de autonomia variam entre os arranjos familiares.

Resumen El estudio de las metas de desarrollo infantil ha sido objeto de interés en la psicología desde hace décadas, sin embargo, se sabe poco sobre las metas de familias no nucleares. El objetivo de este estudio fue analizar diferencias inter e intragrupos en los perfiles de autonomía, interdependencia y autonomía relacionada de parejas en diferentes tipos familiares en la ciudad de Río de Janeiro, así como investigar la asociación de estos perfiles con las metas de desarrollo que poseen para sus niños. Se entrevistaron a padres y madres de niños de hasta dos años en 50 familias (10 monoparentales, 20 reconstituidas y 20 nucleares). Los resultados indicaron asociación entre autonomía y valorización de metas de heteronomía en familias reconstituidas y las puntuaciones más elevados de interdependencia en familias no nucleares. Se concluye que la configuración familiar puede influenciar en la relación entre autonomía y metas, y que las trayectorias de autonomía varían entre los arreglos familiares.
Descritores: Socialização
Características da Família
Autonomia Pessoal
Psicologia do Desenvolvimento
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-976636
Autor: Fonseca, Bianca Reis; Cavalcante, Lília Iêda Chaves; Kärtner, Joscha; Koster, Moritz.
Título: Maternal socialization goals and the spontaneous prosocial behavior of children in rural contexts
Fonte: Psicol. reflex. crit;31:27, 2018. tab.
Idioma: en.
Projeto: CNPq.
Resumo: The purpose of this descriptive-correlational study was to investigate possible associations between maternal socialization goals and prosocial behavior (spontaneous helping) among children living in a rural context. This study involved 39 dyads of mothers, aged 17 to 48 years (M = 24.28 years, SD = 5.97), and their children, with a mean age of 24 months. The data collection included a Sociocultural Sociodemographic Characterization Questionnaire (SSCQ), a Socialization Goals Questionnaire (SGQ), and a Spontaneous Prosocial Behavior Task (SPBT). Most importantly, we found that the maternal socialization goal to "Learning to support others" exhibited a significant correlation (r= 0.40, p < 0.05) with the helping task performed by the children. This finding sustains the hypothesis that maternal goals, which emphasize the importance of their children in learning to help others, are correlated with an increased frequency of prosocial behavior in young children, around their second birthday. (AU)
Descritores: Socialização
Educação Infantil
Comportamento de Ajuda
Relações Mãe-Filho/psicologia
-Comportamento Social
Zona Rural
Desenvolvimento Infantil
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-979361
Autor: Passamani, Guilherme Rodrigues; Saggese, Gustavo Santa Roza.
Título: Bailão: Trajetórias, sociabilidades e geração entre homens com condutas homossexuais em São Paulo / Bailão: Trajectories, sociability and generation among men with homosexual conducts in São Paulo / Bailão: Trayectorias, sociabilidades y generación entre hombres con conductas homosexuales en São Paulo
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(29):235-252, mayo-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir homossexualidade masculina e geração a partir de uma análise crítica de Bailão, curta-metragem documental lançado em 2009. Com base nos discursos dos entrevistados, exploramos suas trajetórias e regimes de visibilidade, considerando-os como representativos de uma geração que atravessou mudanças profundas no que concerne à homossexualidade masculina no Brasil e, em especial, na cidade de São Paulo. Em seguida, debruçamo-nos sobre eventos que marcaram o início de uma visibilidade positiva para homens homossexuais a partir da década de 1970, bem como a epidemia de Aids na década seguinte. Concluímos com a percepção de que não se trata meramente de um filme sobre a danceteria que o intitula mas, acima de tudo, sobre uma miríade de subjetividades e acontecimentos cuja importância para o segmento populacional analisado não deve ser subestimada.

Abstract: This article discusses male homosexuality and generation based on a critical review of Bailão, a short documentary released in 2009, through an analysis of its interviews. The trajectories narrated by the interviewees and its visibility regimes are explored as representatives of a generation that underwent profound changes regarding male homosexuality in Brazil and, most especially, in the city of São Paulo. We take an in-depth look at events that marked the beginning of a positive visibility for homosexual men starting in the 1970s, as well as the AIDS epidemic in the following decade are. We conclude with the perception that Bailão is not merely a movie about the nightclub for which it is named but, above all, about a wide range of subjectivities and events not to be underestimated in its importance for the population analyzed.

Resumen: Este artículo tiene como objetivo discutir homosexualidad masculina y generación a partir de un análisis crítico de Bailão, cortometraje documental lanzado en 2009. A partir de los discursos de los entrevistados, exploramos sus trayectorias y regímenes de visibilidad, considerándolos como representativos de una generación que pasó por cambios profundos en lo concerniente a la homosexualidad masculina en Brasil y, en especial, en la ciudad de São Paulo. Posteriormente, nos ocupamos de los eventos que marcaron el inicio de una visibilidad positiva para hombres homosexuales a partir de la década de 1970, así como de la epidemia de HIV/Sida en la década siguiente. Concluimos apuntando que no se trata de una película solamente sobre la discoteca homónima, sino, antes que nada, sobre un amplio espectro de subjetividades y de acontecimientos cuya importancia para el segmento poblacional analizado no debe ser subestimada.
Descritores: Socialização
Brasil
Luto
Efeito de Coortes
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
HIV
Medição de Risco
Homossexualidade Masculina
Epidemias
Limites: Seres Humanos
Masculino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Tipo de Publ: Revisão
Entrevista
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1047676
Autor: Dalmaso, Marina Souto; Bonamigo, Andrea Wander.
Título: A pesquisa on-line sobre amamentação: entre o senso comum e a OMS na era digital / Online breastfeeding research: between a common sense and the WHO in the digital age / La investigación online sobre la lactancia materna: entre el sentido común e la OMS en la era digital
Fonte: RECIIS (Online);13(4):911-921, out.-dez. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Uma vez que a internet assumiu o papel de fonte preferencial e espontânea de acesso à informação, o objetivo deste estudo é sintetizar o que as mães brasileiras buscam e encontram na internet sobre aleitamento materno, por meio de revisão crítica da literatura científica dos últimos 10 anos. Os estudos selecionados permitiram a categorização de três tópicos de discussão: qualidade das informações disponíveis; desenvolvimento de facilitadores para acesso a informações sobre aleitamento materno; e grupos virtuais de apoio à amamentação como espaço de educação em saúde. A internet é uma área com grande potencial para o desenvolvimento de ações de educação em saúde e promoção do aleitamento materno. Apesar de pertinente e atual, a literatura científica carece de pesquisas que explorem o tema do aleitamento materno sob o ponto de vista da interação on-line das mães, sendo este um campo muito rico para estudos futuros.

Since the internet has assumed the role of a preferential and spontaneous source of access to information, this work intends to synthesize what Brazilian mothers search and find on the internet about breastfeeding through a Critical Review of Literature in the last 10 years. The selected studies have allowed for the categorization of three discussion topics: quality of information available, development of facilitators for access to information on breastfeeding and virtual groups supporting breastfeeding as a space for health education. The internet is an area with great potential for the development of actions of health education and promotion of breastfeeding. Although pertinent and current, the scientific literature lacks research that explores the topic of breastfeeding from the perspective of the online interaction of mothers, which is a very rich field for future studies.

El objetivo de este estudio es sintetizar lo que las madres brasileñas buscan y encuentran en internet sobre lactancia materna, por medio de una revisión crítica de la literatura científica de los últimos 10 años. Los estudios seleccionados permitieron la categorización de tres temas de discusión: calidad de la información disponible; desarrollo de facilitadores para acceso a informaciones sobre lactancia materna y grupos virtuales de apoyo a la lactancia como espacio de educación en salud. La internet es un área con gran potencial para el desarrollo de acciones de educación en salud y promoción de la lactancia materna. A pesar de pertinente y actual, la literatura científica carece de investigaciones que exploren el tema de la lactancia materna desde el punto de vista de la interacción online de las madres, siendo este un campo muy rico para estudios futuros.
Descritores: Aleitamento Materno
Saúde Materno-Infantil
Internet
Tecnologia Biomédica
Promoção da Saúde
-Socialização
Mulheres
Revisão
Poder Familiar
Nutrição do Lactente
Mídias Sociais
Mães
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1047569
Autor: Prychodco, Robson Celestino; Bittencourt, Zelia Zilda Lourenço de Camargo.
Título: Redes sociais sobre Transtorno do Espectro Autista no Facebook como suporte interpessoal: implicações nos processos de governança em saúde / Social networks about Autism Spectrum Disorder on Facebook as an interpersonal support: implications in the processes of health governance / Redes sociales sobre el Trastorno del Espectro Autista en Facebook como apoyo interpersonal: implicaciones en los procesos de gobernanza de la salud
Fonte: RECIIS (Online);13(4):803-816, out.-dez. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A formação de Redes Sociais Virtuais (RSVs) em comunidades como o Facebook tornou-se um importante instrumento de busca por socialização e informação. Este artigo apresenta dados sobre fontes de informação utilizadas por responsáveis de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e como essas interferem na percepção de suporte interpessoal e nos processos de governança em saúde. No estudo quantitativo, participaram 90 membros das três maiores RSVs sobre TEA. Para a coleta de dados foi utilizado questionário semiestruturado, cujas respostas foram quantificadas para melhor visualização. Os resultados demonstraram que a participação nessas redes é a principal fonte de informação para metade dos participantes, especialmente para a parcela da população com menor renda; 70/90 voluntários informaram se sentir amparados pelos parceiros de RSV e 63/90 se sentem desamparados pela sociedade em geral. Este fenômeno pode ser explicado pela formação de laços sociais marcados pela reciprocidade de situações vividas.

The formation of Virtual Social Networks (RSVs) in communities as Facebook has become an important tool for searching for socialization and information. This article presents data on the sources of information used by those responsible for children with Autism Spectrum Disorder (ASD), and how they interfere in the perception of interpersonal support and health governance processes. In the quantitative study, 90 members from the 3 largest RSVs on ASD participated. For the data collection, a semi-structured questionnaire was used. Responses were quantified to facilitate visualization of the data. The results showed that participation in these networks is the main source of information for half of the participants, especially for the portion of the population with lower income; 70/90 volunteers reported feeling supported by RSV partners and 63/90 reported feeling helpless by society in general. A phenomenon that can be explained by the formation of social bonds marked by the reciprocity of lived situations.

La formación de Redes Sociales Virtuales (RSVs) en comunidades como Facebook se ha convertido en un importante instrumento de búsqueda de socialización e información. Este artículo presenta datos sobre fuentes de información utilizadas por responsables de niños con trastorno del espectro autista (TEA), y cómo interfieren en la percepción de soporte interpersonal y en los procesos de gobernanza en salud. Se trató de estudio cuantitativo, participaron 90 miembros de las 3 mayores RSVs sobre TEA. Para la recolección de datos se utilizó un cuestionario semiestructurado. Las respuestas se cuantificaron para facilitar la visualización de los datos. Los resultados demostraron que la participación en esas redes es la principal fuente de información para la mitad de los participantes, especialmente para la parcela de la población con menores ingresos; 70/90 voluntarios informaron sentirse amparados por los socios de RSV y 63/90 informaron sentirse desamparados por la sociedad en general. Fenómeno que puede ser explicado por la formación de lazos sociales marcados por la reciprocidad de situaciones vividas.
Descritores: Apoio Social
Governança Clínica
Rede Social
Transtorno do Espectro Autista
Relações Interpessoais
-Socialização
Comportamento
Criança
Inquéritos e Questionários
Adolescente
Pessoal de Saúde
Comunicação
Internet
Acesso à Informação
Mídias Sociais
Governança
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1026731
Autor: Tavernard, Edimeire Pastori de Magalhães; Florêncio, Cybelle Bezerra Sousa; Ramos, Maély Ferreira Holanda; Brito, Jeisiane Lima; Silva, Simone Souza da Costa.
Título: Metas de socialização e estratégias de ação de pais de crianças com e sem TDAH / Socialization goals and strategies of parents of children with and without ADDH / Metas de socialización y estrategias de acción de padres de niños con y sin TDAH
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(3):30129, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Metas de socialização e estratégias de ação consistem em um conjunto de ideias e crenças culturalmente construídas pelos pais como objetivos a serem alcançados no futuro para seus filhos. A pesquisa objetivou investigar as metas de socialização e estratégias de ação de pais de crianças com e sem Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Participaram 78 pais, sendo 39 de crianças com TDAH (Grupo Experimental) e 39 sem TDAH (Grupo Controle). Foi utilizado um questionário para levantamento dos dados sociodemográficos, além de duas questões qualitativas. As respostas foram transcritas e categorizadas conforme o modelo teórico das metas de socialização e estratégias de ação. Resultados indicaram que os pais dos dois grupos têm as suas principais metas relacionadas ao autoaperfeiçoamento. Em relação às estratégias de ação no GE, a mais frequente foi a centrada em si e no contexto e, no GC, a centrada em si.

Socialization goals and action strategies consist of a set of ideas and beliefs culturally constructed by parents as goals to be achieved in the future for their children. The research aimed to investigate the socialization goals and action strategies of parents of children with and without Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). 78 parents participated, of which 39 were children with ADHD (Experimental Group) and 39 without ADHD (Control Group). A questionnaire was used to collect socio-demographic data, as well as two qualitative questions. The answers were transcribed and categorized according to the theoretical model of socialization goals and action strategies. Results indicated that the parents of both groups had their main goals related to self-improvement. Regarding the strategies of action in the EG, the most frequent was the self-centered and in the context and the focused self-centered GC.

Metas de socialización y estrategias de acción consisten en un conjunto de ideas y creencias culturalmente construidas por los padres como objetivos a ser alcanzados en el futuro para sus hijos. La investigación objetivó investigar las metas de socialización y estrategias de acción de padres de niños con y sin trastorno de déficit de atención / hiperactividad (TDAH). Participaron 78 padres, siendo 39 de niños con TDAH (Grupo Experimental) y 39 sin TDAH (Grupo Control). Se utilizó un cuestionario para el levantamiento de los datos sociodemográficos, además de dos cuestiones cualitativas. Las respuestas fueron transcritas y categorizadas conforme el modelo teórico de las metas de socialización y estrategias de acción. Los resultados indicaron que los padres de los dos grupos tienen sus principales metas relacionadas con el autoaperraje. En relación a las estrategias de acción en el GE la más frecuente fue la centrada en sí y en el contexto y en el GC la centrada en sí.
Descritores: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Psicologia da Criança
-Socialização
Educação
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: biblio-1046000
Autor: Mendes, Deise Maria Leal Fernandes; Sant'Anna, Joana Lezan; Ramos, Dandara de Oliveira.
Título: Metas Parentais de Socialização sobre Emoções: Um Estudo Exploratório / Parent's Goals of Socialization about Emotions: An Exploratory Study / Metas Parentales de Socialización de Emociones: Un Estudio Exploratorio
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;19(3):686-703, dez. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Estudar metas parentais de socialização emocional permite conhecer particularidades de contextos socioculturais e seus impactos no desenvolvimento infantil. Para analisar essas metas em mães e pais e sua relação com a valorização da autonomia ou da relação, realizou-se um estudo exploratório em que foram entrevistadas 60 duplas mãe-pai de filhos com até três anos, residentes na cidade do Rio de Janeiro. As respostas das entrevistas foram analisadas por uma técnica de análise de conteúdo e, posteriormente, foram calculadas frequências de evocações para as categorias identificadas e empregados procedimentos estatísticos descritivos e testes de associação entre grupos. Os resultados indicaram que as características emocionais desejadas por mães e pais para os filhos quandoadultos sinalizavam valorização da autonomia, independência e autoconfiança emocional, com as condições para o seu desenvolvimento estando principalmente centradas no contexto. A atuação parental prevalente foi a de educar/orientar para o desenvolvimento das metas emocionais que estabeleceram. Não foram encontradas diferenças significativas entre mães e pais, nem entre mães-pais de meninos e meninas quanto a quaisquer dos aspectos investigados. Sugere-se novos estudos abarcando distintas configurações familiares, com participantes de variados níveis de escolaridade e em outros contextos socioculturais.(AU)

Studying parental socialization goals allows us to understand the characteristics of sociocultural contexts and its impacts on child development. In order to analyze such goals in mothers and fathers and its relationship with their values regarding autonomy and relatedness, an exploratory study was conducted in which we interviewed 60 mother-father couples of children up to three years of age, living in the city of Rio de Janeiro. Interview responses were analyzed by a content analysis technique and, subsequently, emission frequencies were calculated for the identified categories and descriptive statistical procedures and association tests between groups were employed. Results showed that the emotional characteristics that the parents desired for their children as adults valued autonomy, independence and emotional self-confidence, with the conditions for child development mostly centered in contextual factors. The most frequently reported parental behavior was involvement in education/guidance towards their child developmental goals. No differences were found between mothers and fathers, neither between parents of girls or boys regarding any of the variables analyzed. Further studies are suggested covering different family configurations, with participants of varying levels of education and in other socio-cultural contexts.(AU)

Estudiar metas parentales de socialización emocional permite conocer particularidades de contextos socioculturales y sus impactos en el desarrollo infantil. Para analizar esas metas en madres y padres y su relación con la valorización de la autonomía o de la relación, se realizó un estudio exploratorio y se entrevistó 60 dobles madre-padre de hijos con hasta tres años, residentes en la ciudad de Río de Janeiro. Las respuestas de la entrevista se analizaron mediante técnica de análisis de contenido y, posteriormente, se calcularon las frecuencias de emisión para las categorías identificadas y se emplearon procedimientos estadísticos descriptivos y pruebas de asociación entre grupos. Los resultados indicaron que las características emocionales deseadas por madres y padres para los hijos cuando adultos señalaban valorización de autonomía, independencia y autoconfianza emocional, con las condiciones para su desarrollo estando principalmente centradas en el contexto. La actuación parental prevalente fue la de educar/orientar para el desarrollo de las metas emocionales que establecieron. No se encontraron diferencias significativas entre madres y padres, ni entre madres-padres de niños y niñas en cuanto a cualquiera de los aspectos investigados. Se sugieren estudios adicionales que abarquen diferentes configuraciones familiares, participantes de diferentes niveles de educación y en otros contextos socioculturales.(AU)
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Poder Familiar
-Socialização
Relações Pai-Filho
Relações Mãe-Filho
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Adulto
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-910664
Autor: Pinto, Sayonara Carla dos Santos; Gomes, Ivan Marcelo; Almeida, Felipe Quintão de.
Título: Ao ar livre: um estudo na academia popular de Santo Antônio em Vitória-ES / In the open air: a study at Santo Antonio's popular gym in Vitória-ES
Fonte: Licere (Online);21(2):i:281-f:300, junho2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal compreender os elementos que caracterizam o processo de promoção da saúde no espaço público da Academia Popular de Santo Antônio em Vitória-ES, evidenciando a questão da sociabilidade nesta Academia Popular. A investigação se caracterizou como uma pesquisa de natureza etnográfica, e foram realizadas 53 visitas à Academia e 10 entrevistas. O processo de inserção na Academia Popular ocorreu no período entre outubro de 2013 a janeiro de 2015. A sociabilidade, elemento que requer atenção na dinâmica da Academia, nos mostra que a musculação pode funcionar como ponte entre as relações dos diversos sujeitos no processo de promoção de saúde nesse projeto.

This study has as its main goal to comprehend the elements that characterize the process of health promotion in the public space of Santo Antonio's Popular Gym in Vitória-ES, highlighting the matter of sociability at this Popular Gym. The investigation was characterized as a research of ethnographic nature, in which 53 visits to the gym and 10 interviews were done. The process of insertion at the Popular Gym occurred from October of 2013 to January of 2015. Sociability, an element that demands attention at the Gym's dynamic, shows us that weight training may act as a bridge between the various subjects' relationships in the process of health promotion in this project.
Descritores: Socialização
Exercício
Área Urbana
Academias de Ginástica
Prevenção de Doenças
Treinamento de Resistência
Promoção da Saúde
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG



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