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Id: biblio-1025549
Autor: Hüning, Simone Maria; Bernardes, Anita Guazzelli; Reis, Carolina dos.
Título: Psicologia, territorialidades e violências / Psychology, territories and violence / Psicología, territorialidades y violencia
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39(2,n.esp):3-5, ago.-nov. 2019.
Idioma: pt.
Descritores: Psicologia
Política Pública
Socialização
Territorialidade
Violência
Políticas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1133726
Autor: Santos, Wendel Mombaque dos; Jayasekara, Rasika.
Título: Dedicated Education Unit is a cost-effective clinical education model for undergraduate nursing programs / A Unidade de Educação Dedicada é um modelo de educação clínica custo-efetivo para programas de graduação em enfermagem
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eGS5328, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To evaluate the cost-effectiveness of clinical education models for undergraduate nursing programs. Methods A model-based cost-effectiveness analysis. Settings were universities with undergraduate nursing courses. Participants consisted of the decision tree that guided the structure of the model, filled in with effectiveness results from a hypothetical cohort of undergraduate nursing students. Interventions were Clinical Preceptor or Clinical Facilitator or Clinical Education Unit. Main outcome measure was effectiveness, defined as improvement of clinical education. The projected economic outcomes included incremental costs, incremental effectiveness, and incremental cost-effectiveness ratio. Monte Carlo probabilistic sensitivity analysis was employed to assess uncertainty in the model and robustness of our results. Results The model based on Clinical Education Unit could be defined as the best, followed by Clinical Facilitator and Clinical Preceptor. The incremental cost of telephone-support intervention was US$ 59,604.40 higher than the second-best performing intervention (Clinical Facilitator), and US$ 32,661.86 higher than the last best performing intervention (Clinical Preceptor). In addition, Clinical Education Unit model showed 7% and 19% more effectiveness than Clinical Facilitator and Clinical Preceptor, respectively. Conclusion Clinical Education Unit represents the best choice to promote better development of skills, knowledge and socialization in undergraduate nursing programs considering its effectiveness and costs.

RESUMO Objetivo Avaliar a relação de custo-efetividade dos modelos de educação clínica para cursos de graduação em enfermagem. Métodos Análise de custo-efetividade baseada em modelo. Os ambientes foram universidades com cursos de graduação em enfermagem. Os participantes consistiram na árvore de decisão, que norteou a estrutura do modelo, preenchida com resultados de efetividade de uma coorte hipotética de estudantes de graduação em enfermagem. As intervenções foram o Preceptor Clínico ou o Facilitador Clínico ou a Unidade de Educação Clínica. A principal medida de resultado foi a efetividade, definida como a melhoria da educação clínica. Os resultados econômicos projetados incluíram custos incrementais, efetividade incremental e custo incremental por efetividade. A análise probabilística de sensibilidade de Monte Carlo foi utilizada para avaliar a incerteza no modelo e a robustez de nossos resultados. Resultados O modelo baseado na Unidade de Educação Clínica foi o melhor, seguido pelo Facilitador Clínico e pelo Preceptor Clínico. O custo incremental da intervenção com suporte por telefone foi US$ 59,604.40 a mais do que o da segunda intervenção de melhor desempenho (Facilitador Clínico) e US$ 32,661.86 a mais do que a última intervenção de melhor desempenho (clínico preceptor). Além disso, o modelo da Unidade de Educação Clínica mostrou 7% e 19% mais efetividade do que Facilitador Clínico e Preceptor Clínico, respectivamente. Conclusão A Unidade de Educação Clínica representa a melhor escolha para promover um desenvolvimento de habilidades otimizado, conhecimentos e socialização nos cursos de graduação em enfermagem, considerando efetividade e custos.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Bacharelado em Enfermagem/economia
-Socialização
Análise Custo-Benefício
Modelos Educacionais
Bacharelado em Enfermagem/organização & administração
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1118069
Autor: Oliveira, Karlayne Reynaux Vieira de; Santos, Amuzza Aylla Pereira dos; Vieira, Maraysa Jessyca de Oliveira; Pimentel, Elaine; Comassetto, Isabel; Silva, Jovânia Marques de Oliveira e.
Título: Percepção de mulheres encarceradas sobre o acesso à saúde como ferramenta de ressocialização / Women prison inmates' perceptions of access to health as a tool for resocialization / Percepción de las mujeres reclusas sobre el acceso a la salud como herramienta de resocialización
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e49514, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: desvelar a percepção das mulheres sobre o acesso aos serviços de saúde como ferramenta do processo de ressocialização. Método: trata-se de um estudo fenomenológico-sociológico, qualitativo, realizado entre novembro de 2018 e novembro de 2019, com 10 mulheres de um estabelecimento prisional feminino de Maceió, Alagoas. Resultados: as participantes possuíam de 22 a 54 anos, ensino fundamental incompleto, pardas, solteiras, já haviam vivenciado a maternidade. Emergiram duas categorias temáticas: percepções do acesso aos serviços de saúde: a invisibilidade das mulheres e acesso aos serviços de saúde como uma ferramenta de ressocialização: elos dilacerados e Trabalho e Educação como alternativa de Fuga do esquecimento, ociosidade e solidão. Conclusão: evidenciou-se a percepção de invisibilidade das mulheres privadas de liberdade e desvinculação do acesso aos serviços de saúde como ferramenta do processo de ressocialização.

Objective: to unveil women's perceptions of access to health services as a tool in the re-socialization process. Method: this qualitative, phenomenological-sociological study was conducted between November 2018 and November 2019 with 10 women at a women's prison in Maceió, Alagoas, Brazil. Results: the participants were 22 to 54 years old, of mixed race, single, had not completed lower secondary school, and had already experienced motherhood. Two thematic categories emerged: "Perceptions of access to health services: women's invisibility" and "Access to health services as a resocialization tool: ties in shreds and Work and Education as an alternative escape route from oblivion, idleness and loneliness. Conclusion: the women deprived of their freedom were found to perceive themselves to be invisible and disconnected from access to health services as a tool in the resocialization process.

Objetivo: revelar las percepciones de las mujeres sobre el acceso a los servicios de salud como herramienta en el proceso de resocialización. Método: este estudio cualitativo, fenomenológico-sociológico se realizó entre noviembre de 2018 y noviembre de 2019 con 10 mujeres en una cárcel de mujeres en Maceió, Alagoas, Brasil. Resultados: las participantes tenían entre 22 y 54 años, mestizas, solteras, no habían completado el primer ciclo de secundaria y ya habían experimentado la maternidad. Surgieron dos categorías temáticas: "Percepciones del acceso a los servicios de salud: invisibilidad de las mujeres" y "Acceso a los servicios de salud como herramienta de resocialización: lazos en jirones y Trabajo y Educación como vía alternativa de escape al olvido, la ociosidad y la soledad. Conclusión: las mujeres privadas de libertad se percibieron a sí mismas invisibles y desconectadas del acceso a los servicios de salud como herramienta en el proceso de resocialización.
Descritores: Prisões
Socialização
Saúde da Mulher
Acesso aos Serviços de Saúde
-Brasil
Pesquisa Qualitativa
Iniquidade de Gênero
Liberdade
Solidão
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1180759
Autor: Santos, Alice Cristina Silva dos; Alberto, Maria de Fátima Pereira; Muniz, Aíla Souza.
Título: Possibilidades e potencialidades do rap para adolescentes e jovens cumprindo medida socioeducativa / Possibilities and potentialities of rap for adolescents and young people in compliance with socio-educational measures / Posibilidades y potenciales de rap para adolescentes y jóvenes que cumplen con la medida socioeducativa
Fonte: Estud. psicol. (Natal);25(1):80-90, Jan.-Mar. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo objetiva analisar os sentidos atribuídos ao RAP (rythym and poetry) pelos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação. A pesquisa exploratória de caráter qualitativo se deu em Unidades Socioeducativas no estado da Paraíba. Participaram 12 adolescentes e jovens, entre 14 e 21 anos, sendo três do sexo feminino e nove do sexo masculino. Utilizou-se como instrumento uma entrevista semiestruturada e procedeu-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os(As) participantes ressaltaram o potencial pedagógico do RAP, que ensina a escrever e sociabilizar. Os(As) jovens e adolescentes apontaram, ainda, que se utilizam do RAP como elemento que auxilia no processo de resistência nas Unidades, e como meio de lazer e fonte de ensinamentos. Este gênero musical oferece elementos que permitem aos(às ) participantes engajarem-se em projetos de vida e novas possibilidades de ações futuras.

This article aims to analyze the meanings attributed to RAP (rythym and poetry) by adolescents and young people in compliance with a socio-educational measure. The qualitative exploratory research took place in Socio-Educational Units in the state of Paraíba. Twelve adolescents and young people, between 14 and 21 years old, participated, 3 female and nine male. A semi-structured interview was used as an instrument and Bardin's Content Analysis (1977) was carried out. The participants emphasized the pedagogical potential of RAP, which teaches how to write and socialize. Young people and adolescents also pointed out that they use RAP as an element that helps in the resistance process in the Units, and as a means of leisure and source of teachings. This musical genre offers elements that allow participants to engage in life projects and new possibilities for future actions.

Este artículo tiene como objetivo analizar los significados atribuidos a RAP (ritmo y poesía) por adolescentes y jóvenes en cumplimiento de una medida socioeducativa. La investigación exploratoria cualitativa se llevó a cabo en Unidades Socioeducativas en el estado da Paraíba. Participaron doce adolescentes y jóvenes, entre 14 y 21 años, 3 mujeres y nueve hombres. Se utilizó una entrevista semiestructurada como instrumento y se llevó a cabo el Análisis de contenido de Bardin (1977). Los(as) participantes enfatizaron el potencial pedagógico de RAP, que enseña cómo escribir y socializar. Los(as) jóvenes y los adolescentes también señalaron que usan RAP como un elemento que ayuda en el proceso de resistencia en las Unidades, y como un medio de ocio y fuente de enseñanza. Este género musical ofrece elementos que permiten a los participantes participar en proyectos de vida y nuevas posibilidades para acciones futuras.
Descritores: Socialização
Adolescente Institucionalizado/psicologia
Vida
Música/psicologia
-Psicologia Social
Brasil
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-661108
Autor: Sierra Madero, Abel.
Título: Walls talk: homoerotic networks and sexual graffiti in public washrooms in Havana / Paredes que hablan: redes homoeróticas y grafiti sexual en baños públicos de La Habana / Paredes que falam: redes homoeróticas e grafiti sexual em banheiros públicos de Havana
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(12):13-36, dez. 2012. ilus.
Idioma: en.
Resumo: This essay analyzes discourses and narratives of men who frequent the washrooms at public venues in Havana. The graffiti on toilet room walls works as an articulator of micro markets of sexual communication and gender/sexual relations. In this article graffiti is the focus of an ethnographic approach to everyday life and discourses on homoeroticism at play in those sites. The final part of the essay moves on from graffiti in public toilets to chart other places constituting a homoerotic ambiente in Havana.

Este artículo analiza, en una perspectiva de género, discursos y narrativas de varones que frecuentan baños públicos en La Habana en busca de encuentros sexuales. El grafiti en las paredes actúa como articulador de la comunicación sexual y las relaciones de género en esas redes y sirve de punto de entrada para la observación etnográfica. La parte final del texto mapea otros puntos del circuito del ambiente homosexual habanero.

Este artigo analisa, em uma perspectiva de gênero, discursos e narrativas de homens que frequentam banheiros públicos em Havana em busca de encontros sexuais. O grafiti nas paredes atua como articulador da comunicação sexual e das relações de gênero nessas redes e serve de ponto de entrada para a observação etnográfica. A parte final do texto mapeia outros pontos do circuito do ambiente homossexual habanero.
Descritores: Comportamento Sexual
Homossexualidade Masculina
Redes Comunitárias
Sexualidade
Minorias Sexuais e de Gênero
Identidade de Gênero
-Arte
Socialização
Cuba
Relações Interpessoais
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: biblio-1091632
Autor: Jordá-Espi, Andrea; Gil-Madrona, Pedro; Mujica-Johnson, Felipe Nicolás; Pascual-Frances, Lorena.
Título: Percepción afectiva del alumnado en educación física primaria en la provincia de alicante / Affective perception of elementary pe students in the province of alicante / Percepção afetiva do aluno na educação física primária na província de alicante
Fonte: Pensar mov;17(1):107-121, ene.-jun. 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen La interacción motriz es un aspecto que determina el tipo de juego sociomotor, que aporta características específicas que diferencian a este didáctico recurso de la clase de educación física. Este estudio tiene como propósito identificar la percepción afectiva del alumnado de 5º y 6º curso de educación primaria en los juegos de cooperación y de cooperación-oposición, en la clase de educación física, en función del sexo. El estudio es de tipo descriptivo y sus participantes son 70estudiantes pertenecientes a la provincia de Alicante, con edades comprendidas entre los 10 y 12 años. Los datos fueron recopilados por medio de la encuesta PANAS. Los principales resultados indican que en los juegos de cooperación se percibe un menor afecto positivo que en los de cooperación-oposición. Se concluye que el afecto positivopredomina en ambos juegos sociomotrices, por lo que puede ser un contenido ideal para construir un buen ambiente de aprendizaje. Según el sexo, se concluye que las mujeres perciben más afecto positivo que los hombres en los juegos de cooperación-oposición y menos en los juegos de cooperación sin oposición. En cuanto al afecto negativo, en ambos juegos los hombres lo perciben más que las mujeres.

Abstract Motor interaction helps determine the type of sociomotor game and provides specific characteristics that differentiate this didactic resource from PE classes. The purpose of this study is to identify the affective perception of 5th and 6th graders of cooperation and cooperation-opposition games in PE classes based on their sex. A total of 70 students from the province of Alicante, ages 10 to 12, participated in this descriptive study. Data was collected using the PANAS survey. Main results indicate that there is less positive affect in cooperative games than in cooperation-opposition games. In conclusion, positive affect predominates in both sociomotor games, which makes them an ideal content to build a good learning environment. Regarding sex, girls perceive more positive affect in cooperation-opposition games than boys and less in unopposed cooperation games, while boys perceive more negative affect than girls in both games.

Resumo A interação motriz é um aspecto que determina o tipo de jogo sociomotor, fornecendo características específicas que diferenciam esse recurso didático da aula de educação física. Este estudo tem como objetivo identificar a percepção emocional dos estudantes na 5ª e 6ª série do ensino fundamental em jogos cooperativos e competitivos na aula de educação física, de acordo com o sexo. O estudo é descritivo e seus participantes são 70 estudantes pertencentes à província de Alicante, com idades entre 10 e 12 anos. Os dados foram coletados através da pesquisa PANAS. Os principais resultados indicam que nos jogos cooperativos foi percebido menos afeto positivo do que nos jogos competitivos. Concluise que o afeto positivo predomina nos dois jogos sociomotrizes, podendo ser, portanto, um conteúdo ideal para construir um bom ambiente de aprendizagem. De acordo com o sexo, conclui-se que as mulheres percebem mais afeto positivo do que os homens em jogos competitivos e menos em jogos cooperativos. Em ambos os jogos, os homens percebem o afeto negativo mais do que as mulheres.
Descritores: Percepção
Educação Física e Treinamento
Emoções
Habilidades Sociais
-Ludoterapia
Socialização
Espanha
Afeto
Ensino Fundamental e Médio
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Estudo Comparativo
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-674723
Autor: Leal Guerrero, Sigifredo.
Título: Cuerpos deseados / machos representados: aphrodisia, fórmulas representacionales y fotografía en la interacción homoerótica mediada por internet / Desired Bodies / represented Machos: aphrodisia, representational formulae and photography in the context of internet-mediated homoerotic interaction / Corpos desejados / machos representados: afrodisia, fórmulas representacionais e fotografia na interação homoerótica mediada pela internet
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(13):113-143, abr. 2013. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo reflexiona sobre las relaciones entre estética visual, presentación personal, cambio tecnológico y social. Se revisan análisis publicados en La Pampa y el Chat (2011), focalizando en la producción de presentaciones fotográficas personales mediante fórmulas representacionales comunes a la pornografía, el periodismo y las artes; y en la relación entre cambio tecnológico y transformación de los patrones de homosocialización. Se procura persuadir al lector sobre la utilidad de estudiar los vínculos entre diversas tradiciones representacionales occidentales, la producción de imágenes personales y la siempre cambiante búsqueda tecnológicamente mediada de placeres homoeróticos.

In this article I discuss the connections between visual aesthetics, personal presentation, and technological and social change. I revise analyses published in La Pampa y el Chat (2011), focusing on the production of photographic personal presentations through the use of representational formulae common to pornography, journalism, and the arts; and on the relationship between technological change and the transformation of homo-socialization patterns. I try to persuade the reader about the utility to study the links between different Western representational traditions, the production of personal images, and the ever changing technologically mediated search for homoerotic pleasures.

Este artigo reflete sobre as relações entre estética visual, apresentação pessoal, mudança tecnológica e social. Revisam-se análises publicadas em La Pampa y el Chat (2011), focalizando a produção de apresentações fotográficas pessoais mediante fórmulas representacionais comuns à pornografia, ao jornalismo e às artes; e a relação entre mudança tecnológica e transformação dos padrões de homossocialização. Procura-se persuadir o leitor sobre a utilidade de estudar os vínculos entre diversas tradições representacionais ocidentais, a produção de imagens pessoais e a sempre cambiante busca tecnologicamente mediada de prazeres homoeróticos.
Descritores: Socialização
Homossexualidade Masculina
Internet
Masculinidade
Prazer
Rede Social
-Argentina
Imagem Corporal
Aplicativos Móveis
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1247994
Autor: Villavicencio Aguilar, Carmita Esperanza; Armijos Piedra, Tania Rosalía; Castro Ponce, Mónica Cecibel.
Título: Conductas disruptivas infantiles y estilos de crianza / Child disruptive behaviors and parenting styles
Fonte: Rev. iberoam. psicol. (En línea);13(1):139-150, 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: Este estudio analiza los estilos de crianza parental y su relación con la aparición y mantenimiento de conductas disruptivas en escolares. El proceso de socialización en la familia es el primer y principal medio que provee y retroalimenta a nivel comportamental y emocional la conducta infantil, al vincular la práctica de actitudes, delimitación de normas-límites, valores, cumplimientos de funciones-roles y expresiones de comunicación-afecto. Se utilizó estudio de caso. Participaron seis progenitores de hijos 5 a 9 años de edad, a quienes se aplicó entrevistas psicológicas, escala de Funcionamiento Familiar (EFP) y cuestionario de Funcionamiento Familiar (FF-SI), a seis docentes se administró: Escala de Evaluación del Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad e Inventario del Comportamiento de niños/as de 6-8 años para profesores/as. De las entrevistas clínicas se desprende que la mayoría de los niños muestran conductas disruptivas en los contextos: familiar y educativo, sus principales manifestaciones: irritaciones, confrontaciones, exigencias, búsqueda constante de atención, bajo rendimiento escolar, inquietud, desobediencia, no cumplen con tareas u obligaciones, desafiantes y manipuladores. Respecto a los estilos parentales y al funcionamiento familiar, los resultados encontrados muestran que las familias emplean estilos de crianza parental rígidos y permisivos. De ellas la mitad es moderadamente funcional y disfuncional. Por su parte, los docentes cumplimentan pruebas que indican la existencia de trastorno de conducta de riesgo elevado y moderado, con rango clínico. Estos resultados permiten concluir que los estilos de crianza parental se convierten en factores de protección o riesgo en la conducta de niños según la interacción que exista.

This study analyzes parenting styles and their relationship to the appearance and maintenance of disruptive behavior in school children. The process of socialization in the family is the first and main means that provides and provides feedback at a behavioral and emotional level for children's behavior, by linking the practice of attitudes, delimitation of norms-limits, values, fulfillment of functions-roles and expressions of communication -affection. A case study was used. Six parents of children from 5 to 9 years old participated, to whom psychological interviews, Family Functioning Scale (FFS) and Family Functioning Questionnaire (FF-SI) were applied, six teachers were administered: Attention Deficit Hyperactivity Disorder Assessment Scale and Behavior Inventory for 6-8 years old children for teachers. From the clinical interviews, it was found that most of the children showed disruptive behaviors in the following contexts: family and educational, their main manifestations: irritations, confrontations, demands, constant attention seeking, low school performance, restlessness, disobedience, failure to fulfill tasks or obligations, defiance and manipulation. Regarding parental styles and family functioning, the results found show that families employ rigid and permissive parenting styles. Half of them are moderately functional and dysfunctional. For their part, teacher's complete tests that indicate the existence of high- and moderate-risk behavioral disorders, with clinical range. These results allow us to conclude that parenting styles become protective or risk factors in children's behavior depending on the interaction that exists.
Descritores: Educação Infantil
Transtornos de Deficit da Atenção e do Comportamento Disruptivo/psicologia
-Relações Pais-Filho
Socialização
Atitude
Fatores de Risco
Poder Familiar
Comunicação
Afeto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: CO666.1


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Id: biblio-1154911
Autor: Armada Crespo, José Manuel; Montávez Martín, Mar; González López, Ignacio.
Título: Influencia de la expresión corporal en el desarrollo de las habilidades socioafectivas en educación secundaria / Influência da expressão corporal no desenvolvimento de habilidades socioafetivas no ensino médio / Influence of bodily expression in the development of socio-affective skills during secondary education
Fonte: Movimento (Porto Alegre);26:e26080, 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: El presente trabajo aspira a evaluar la eficacia de un programa de Expresión Corporal, dentro de la asignatura de Educación Física, sobre el desarrollo de Habilidades Socioafectivas en alumnado de 4º de Educación Secundaria Obligatoria de un centro ubicado en una zona de transformación social. Para demostrar dicha eficacia se realizó una investigación cuasiexperimental pretest-postest, desarrollando dos sesiones semanales durante cuatro meses, determinándose que el programa generaba diferencias estadísticamente significativas en el alumnado, incrementándose los patrones de relación y socialización. Igualmente se observaron cambios en la percepción sobre la capacidad para resolver conflictos, además de diferencias significativas asociadas a la edad y al sexo de los y las participantes. La puesta en marcha de un grupo de discusión permitió la medición de la satisfacción o la transferencia a la vida diaria de las Habilidades Socioafectivas. Esto lleva a concluir que la Expresión Corporal es una herramienta útil para el desarrollo de las citadas habilidades.

O presente trabalho aspira a avaliar a eficácia de um programa de Expressão Corporal, na disciplina de Educação Física, sobre o desenvolvimento de Habilidades Socioafetivas em estudantes do 4º ano do Ensino Médio Obrigatório de um centro localizado em uma zona de transformação social. Para demonstrar essa eficácia, foi realizada uma investigação quase experimental pré-pós-teste, desenvolvendo duas sessões semanais por quatro meses, determinando que o programa gerava diferenças estatisticamente significativas nos alunos, aumentando os padrões de relacionamento e socialização. Da mesma forma, foram observadas mudanças na percepção da capacidade de resolução de conflitos, além de diferenças significativas associadas a idade e sexo dos participantes. O início de um grupo de discussão permitiu medir a satisfação ou transferir para a vida cotidiana as habilidades socioafetivas. Isso leva à conclusão de que a Expressão Corporal é uma ferramenta útil para o desenvolvimento das habilidades mencionadas.

The present work evaluates the effectiveness of a Bodily Expression program on the development of socio-affective skills by 4th grade, Secondary Education students from a school located in an area of social transformation. To demonstrate this effectiveness, a pretest-posttest quasi-experimental investigation was carried out with two weekly sessions for four months to determine that the program made statistically significant differences for students, increasing relationship and socialization patterns. Likewise, there were changes in their perception about their ability to resolve conflicts, in addition to significant differences associated with participants' age and gender. A discussion group assessed satisfaction or the transference of Socio-Affective Skills to their daily lives. This leads to the conclusion that Bodily Expression is a useful tool to develop the aforementioned skills.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Socialização
Inteligência Emocional
Identidade de Gênero
-Satisfação Pessoal
Estudantes
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-1154943
Autor: Gonzalez Alba, Blas; Prados Megías, Esther.
Título: Con voz propia: la experiencia físico-deportiva de dos personas con síndrome de Asperger / Na sua própria voz: a experiência física e esportiva de duas pessoas com síndrome de Asperger / With your own voice: the physical and sports experience of two people with Asperger syndrome
Fonte: Movimento (Porto Alegre);27:e27015, 2021.
Idioma: es.
Resumo: El presente trabajo muestra algunos de los resultados que han derivado del estudio de investigación realizado en la tesis doctoral "Pedagogía de la Posibilidad. Estudio narrativo sobre el proceso educativo y resiliente de dos personas diagnosticadas de Síndrome de Asperger". Desde el enfoque de la investigación biográfica narrativa y a partir del análisis de los relatos de vida de Isabel y Emmit, nos acercamos a sus respectivas experiencias deportivas intra y extraescolares. El objetivo de este trabajo es analizar las potencialidades y debilidades de estas prácticas como vehículo de socialización. Sus narraciones nos trasladan a escenarios escolares en los que la Educación Física ha estado limitada a ciertos deportes de equipo y a actividades deportivas que no han estado adaptadas a sus necesidades motoras y/o hipersensoriales, y a actividades deportivas extraescolares que, en cierta medida, han potenciado el desarrollo de un proceso resiliente. Sus relatos muestran escenarios deportivos que, bien por limitaciones formativas o desinterés del profesorado, no se han adaptado a sus necesidades deportivas y sociales.

O presente trabalho mostra alguns dos resultados derivados do estudo de investigação realizado na tese de doutorado "Pedagogía de la Posibilidad. Estudio narrativo sobre el proceso educativo y resiliente de dos personas diagnosticadas de Síndrome de Asperger". A partir do enfoque da investigação biográfica narrativa e das análises dos relatos de vida de Isabel e Emmit, abordamos suas respectivas experiências desportivas intra e extraescolares. O objetivo deste trabalho é analisar as potencialidades e debilidades destas práticas como veículos de socialização. Suas narrativas nos transportam a cenários escolares em que a Educação Física tem estado limitada a certos esportes de equipe e a atividades desportivas que não estão adaptadas a suas necessidades motoras e/ou hipersensoriais, e a atividades desportivas extraescolares que em certa medida têm potencializado o desenvolvimento de um processo resiliente. Seus relatos mostram cenários desportivos que por limitações formativas ou desinteresse dos professores não estão adaptados as suas necessidades pessoais e sociais.

This work shows some of the results of a study conducted for the doctoral thesis Pedagogía de la Posibilidad. Estudio narrativo sobre el proceso educativo y resiliente de dos personas diagnosticadas de Síndrome de Asperger. We approach Isabel's and Emmit's in-school and after-school sports experiences from the perspective of biographical narrative research and the analysis of their life stories. The objective of this work is to analyze the strengths and weaknesses of these practices as vehicles for social integration. Their stories take us to school settings in which Physical Education has been limited to certain team sports and sports activities that have not been adapted to their motor and/or hyper sensory needs or to extracurricular sports activities that have somehow enhanced the development of a resilience process. Their stories show sports scenarios that - either because of training limitations or for lack of teachers' interest - have not been adapted to their sporting and social needs.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Socialização
Síndrome de Asperger
Resiliência Psicológica
-Esportes
Ensino
Biografias como Assunto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb



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