Base de dados : LILACS
Pesquisa : I01.880.853.934 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-1040896
Autor: Carvalho, Regiane; Tahan Filho, Wisner; Silva, Ana.
Título: A ciranda infantil na visão de crianças de um assentamento rural vinculado ao MST / The children's ciranda by the view of children from a rural settlement linked to the landless workers' movement (MST) / La ciranda infantil desde la mirada de niños de un asentamiento rural del MST
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);24(3):834-854, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A pesquisa objetivou compreender as significações de crianças de um assentamento rural vinculado ao MST, na região de Ribeirão Preto-SP, acerca de um espaço/tempo especificamente a elas destinado, denominado Ciranda Infantil. Utilizamos como instrumentos diário de campo, fotografias realizadas pelas crianças, conversas baseadas em fotografias, fantoches. Participaram seis crianças de 10 a 12 anos. Os resultados indicam que a Ciranda tem sido significada pelas crianças como um espaço de socialização e aprendizagens variadas entre adultos e crianças, marcadas pela construção de relações afetivas, socioambientais e geracionais, com destaque para a ludicidade. Conclui-se que as crianças percebem que existe para elas um projeto intencional e apropriam-se desse espaço como sujeitos críticos que colaboram em sua construção e, ou, disputam-no com os adultos. Esse sentimento de ter a Ciranda como espaço próprio os autoriza a propor melhorias para sua realização.

This research aimed to understand the meanings yielded by children of a rural settlement linked to the Landless Workers' Movement (MST), in the region of Ribeirão Preto (SP, Brazil), about a space/time assigned specifically to them, called Children's Ciranda. As methodological instruments, we used field diary, photographs taken by the children; conversations based on the photographs; and puppets. Six children aged from ten to twelve years participated. The results indicate that "Ciranda" has been signified by children as a space of socialization and varied learnings among adults and children, marked by the construction of affective, socio-environmental and generational relations, highlighting playfulness. We conclude that children realize that there is an intentional project for them and they take property of this space as critical subjects who collaborate in its construction and / or compete with adults. This feeling of having the “Ciranda” as their own space authorizes them to propose improvements to its realization.

La investigación tuvo como objetivo comprender los significados de los niños de un asentamiento rural vinculado al MST, en Ribeirão Preto (SP), acerca de un espacio / tiempo destinado específicamente hacia ellos, llamado "Ciranda Infantil". Se utilizó como instrumentos: diario de campo; fotografías tomadas por los niños; conversaciones acerca de las fotografías y marionetas. Participaron seis niños de diez a doce años. Los resultados indican que la "Ciranda" ha sido significada por los niños como un espacio de socialización y aprendizajes variados entre adultos y niños, así como marcada por la construcción de relaciones afectivas, ambientales y generacionales, destacando su carácter lúdico. Llegamos a la conclusión de que los niños perciben que este espacio fue creado para ellos y se apropian de ello como sujetos críticos que colaboran en su construcción y / o la disputan con los adultos. Y esta sensación de tener la "Ciranda" como un espacio suyo les autoriza a proponer mejoras para su realización.
Descritores: População Rural
Socialização
Criança
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-948750
Autor: Lima, Lizandra de Souza; Rocha Junior, Coriolano Pereira.
Título: Percepções históricas sobre o lazer e a sociabilidade na Bahia (1850 ­ 1900) / Historical perceptions on leisure and sociability in Bahia (1850 - 1900)
Fonte: Licere (Online);21(3):i:126-f:156, set.2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto aborda a construção do lazer e o desenvolvimento da sociabilidade na Bahia no final do século XIX. Este estudo tem como problema norteador: Qual o processo histórico que fundou a estrutura das práticas de lazer e de sociabilidade na cidade de Alagoinhas-BA? Salientamos que nesse período a ideia de lazer estava em consolidação. Nosso objetivo foi entender como as práticas de lazer e sociabilidade se consolidou na cidade. Baseada na metodologia da Nova História Cultural, temos como recorte o período compreendido entre 1850 e 1900. Como fontes vimos periódicos da época e produções literárias que abordam o período em questão. Vemos a partir desta busca que as práticas de lazer e sociabilidade do século XIX se estruturaram em Alagoinhas a partir influência dos imigrantes que também influenciaram na estrutura urbana, deixando sua marca nos espaços públicos e na cultura da cidade.

This text boards the construction of leisure and the development of sociability in Bahia in the late nineteenth century. This study has as a guiding problem: What is the historical process that founded the structure of leisure and sociability practices in the city of Alagoinhas-BA? We emphasize that during this period the idea of leisure was in consolidation. Our objective was to understand how the practices of leisure and sociability were consolidated in the city. Based on the methodology of the New Cultural History, we cut as the period between 1850 and 1900. As sources we have seen periodicals of the time and literary productions that approach the period in question. We see from this search that the practices of leisure and sociability of the nineteenth century were structured in Alagoinhas from the influence of the immigrants who also influenced the urban structure, leaving its mark in the public spaces and the culture of the city.
Descritores: Socialização
População Urbana
Planejamento de Cidades
Área Urbana
História
Atividades de Lazer
Governo Local
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-994744
Autor: Martínez Mejía, Daniela; Amaya Builes, Daniela; Calle Montoya, Paula Andrea.
Título: Prácticas de crianza y comunicación familiar: una estrategia para la socialización primaria / Parenting and family communication practices: a strategy for primary socialization
Fonte: Poiésis (En línea);36(Ene.-Jul.):111-125, 2019.
Idioma: es.
Resumo: La presente investigación tuvo como objetivo principal identificar cómo la comunicación familiar y las prácticas de crianza influyen en la socialización de los niños. Para el desarrollo de la indagación se tuvieron en cuenta tres categorías: prácticas de crianza, comunicación familiar y socialización primaria, las cuales se describen a lo largo del artículo. La metodología que se utilizó fue la investigación cualitativa, desde un enfoque metodológico hermenéutico y con la modalidad del estado del arte, lo que permitió hacer un rastreo relevante de bibliografía relacionada con el tema a tratar. Finalmente, los resultados dan cuenta de la relación que tiene la práctica parental y la comunicación familiar expresadas en un hogar, sobre la manera en la que empieza a relacionarse el niño en su entorno.

In this research, the main objective was to identify how family communication and raising practices influence children's socialization. The development of the inquiry took into account three categories: parenting, family communication, and primary socialization, practices which will be described throughout the article. The methodology used was qualitative research, from a hermeneutic methodological approach and State of the art method, which allowed to make a relevant trace of literature related to the subject. Finally, the results state the relationship between parental practice and family communication expressed in a home, about the way in which the child begins to relate the with their environment.
Descritores: Relações Familiares
-Socialização
Educação Infantil/psicologia
Educação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-979633
Autor: Silveira, Guilherme Carvalho Franco da.
Título: Práticas digitais, lazer e adolescência: uma etnografia / Digital practices, leisure and adolescence: an ethnography
Fonte: Licere (Online);21(4):i:218-f:258, dez2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: O presente texto apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo é compreender usos e sentidos que emergem de práticas mediadas pelas mídias digitais no cotidiano de adolescentes do terceiro ciclo de uma escola de ensino fundamental de tempo integral. A metodologia de pesquisa, na perspectiva da etnografia, envolveu: a) observação participante das práticas digitais dos adolescentes na escola; b) oficina de práticas digitais na escola. As principais questões que surgiram da pesquisa de campo dizem respeito a: nativos digitais; práticas digitais e gênero; práticas digitais e sociabilidade. Conclui-se pela crítica à noção de nativo digital e pela compreensão das práticas digitais como importantes atividades de lazer de adolescentes, que borram as fronteiras entre lazer, obrigação e estudo e que são mais um meio de sociabilidade e compartilhamento de experiências de vida do que de isolamento social.

The present text presents results of a research whose objective is to understand uses and meanings that emerge from practices mediated by digital media in the daily life of adolescents of an elementary school. The research methodology, from the perspective of ethnography, involved the following procedures: a) participant observation of adolescents' digital practices in school; b) digital practices workshop in the school. The main questions that emerged from the field research concern: digital natives; digital practices and gender; digital practices and sociability. It concludes by criticizing the notion of digital natives and by understanding digital practices as important leisure activities for adolescents, which blur the boundaries between leisure, obligation and study and which are more a means of sociability and sharing of life experiences than of social isolation.
Descritores: Socialização
Adolescente
Características Culturais
Rede Social
Mídias Sociais
FREUDIAN THEORYABDOMEN, ACUTE
Atividades de Lazer
Acontecimentos que Mudam a Vida
Limites: Adolescente
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: lil-263066
Autor: Junqueira, Maria de Fátima Pinheiro da Silva.
Título: O brincar e o desenvolvimento infantil / The Infantile entretainment and development
Fonte: Pediatr. mod;35(1/2):988-90, jan.-fev. 1999.
Idioma: pt.
Descritores: Jogos e Brinquedos/psicologia
Desempenho Psicomotor
Desenvolvimento Infantil
Criança Hospitalizada
Relações Mãe-Filho
Socialização
Limites: Seres Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR11.1 - Biblioteca


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Id: biblio-987271
Autor: Cavichiolli, Fernando Renato; Reis, Leoncio José de Almeida.
Título: World of warcraft como prática de lazer: sociabilidade e conflito "em jogo" no ciberespaço / World of warcraft as leisure: sociability and conflict in cyberspace / World of warcraft como práctica de ocio: sociabilidad y conflicto "en juego" en el ciberespacio
Fonte: Movimento (Porto Alegre);20(3):1083-1109, jul./set. 2014.
Idioma: en; pt.
Resumo: World of Warcraft é um jogo digital bastante conhecido e jogado no mundo todo. No mundo virtual do jogo, milhares de pessoas conectadas à internet se reúnem para interagir, se relacionar e compartilhar a experiência de jogar. Este texto é uma síntese dos principais achados de pesquisa etnográfica que abordou o jogocomo prática de lazer e a partir da perspectiva dos jogadores. Dentre os principais temas discutidos, estão questões referentes aperformance, competição, sociabilidade e violência

World of Warcraft is a very well-known digital game that is played worldwide. In the virtual world of the game, thousands of people connected to the internet come together to interact, relate and share the experience of playing. This text is a summary of the main findings of ethnographic research that addressed the game as a leisure practice and from players' perspective. The main topics discussed include issues related to performance, competition, sociability and violence

World of Warcraft es un juego digital y muy bien conocido y jugado en todo el mundo. En el mundo virtual del juego, miles de personas conectadas a internet se reúnen para interactuar, relacionarse y compartir la experiencia de jugar. Este texto es un resumen de las principales conclusiones de la investigación etnográfica que abordaron el juego como una práctica de ocio y desde la perspectiva de los jugadores. Entre los principales temas tratados están las cuestiones relacionadas con el rendimiento, la competencia, la sociabilidad y la violencia
Descritores: Socialização
Violência
Jogos de Vídeo
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-964571
Autor: Farias, Gelcemar Oliveira; Batista, Paula Maria Fazendeiro Batista, Amândio Graça, Juarez Vieira do Nascimento; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do.
Título: Ciclos da trajetória profissional na carreira docente em Educação Física / Cycles of professional trajectory in Physical Education teaching career / Ciclos de la trayectoria profesional en la carrera docente en Educación Física
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(2):441-454, abr.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo desta investigação foi analisar a carreira de professores de Educação Física, considerando os ciclos da trajetória profissional docente. Participaram do estudo descritivo-exploratório bietápico 64 professores de Educação Física atuantes em escolas municipais de Porto Alegre/RS. No primeiro momento foram aplicados questionários (n=64) e no segundo momento realizadas entrevistas semiestruturadas (n=13). Os resultados possibilitaram a identificação de cinco ciclos que caracterizam a carreira docente dos professores de Educação Física, nomeadamente a Entrada na Carreira, Consolidação das Competências Profissionais na Carreira, Afirmação e Diversificação na Carreira, Renovação na Carreira e Maturidade na Carreira. A continuação dos estudos é sugerida para acompanhar docentes após o processo de aposentadoria, bem como ampliar a caracterização dos diferentes ciclos da carreira de professores de Educação Física

This investigation looked into the career of the Physical Education teachers, considering the cycles of their professional trajectories. Sixty-two Physical Education teachers working in municipal schools in Porto Alegre, RS, participated in the descriptiveexploratory two-stage study. First, questionnaires were applied (n= 64) and then semistructured interviews (n= 13) were conducted. Besides, it was possible to identify the cycles that characterize the educational career of Physical Education teachers, which are: entrance; consolidation of professional competences; affirmation and diversification; renewal; and maturity. More studies are suggested for following teachers after they retire as well as to broaden the characterization of the different career cycles of Physical Education teachers

El objetivo de esta investigación fue analizar la carrera de profesores de Educación Física, considerando los ciclos de su trayectoria profesional docente. Participaron del estudio descriptivo exploratorio bietápico 64 profesores de Educación Física que actúan en escuelas municipales de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. En el primer momento se aplicaron cuestionarios (n=64) y en el segundo momento se realizaron entrevistas semiestructuradas (n=13). Los resultados posibilitaron la identificación de cinco ciclos que caracterizan la carrera docente de los profesores de Educación Física, que son: Entrada en la Carrera, Consolidación de las Competencias Profesionales en la Carrera, Consolidación y Diversificación en la Carrera, Renovación en la Carrera y Madurez en la Carrera. La continuación de los estudios se sugiere para acompañar a los docentes después del proceso de jubilación, así como ampliar la caracterización de los diferentes ciclos de la carrera de los profesores de Educación Física
Descritores: Educação Física e Treinamento
-Socialização
Capacitação Profissional
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Texto completo SciELO Brasil
Primi, Ricardo
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Id: lil-558894
Autor: Nunes, Maiana Farias Oliveira; Muniz, Monalisa; Nunes, Carlos Henrique Sancineto da Silva; Primi, Ricardo; Miguel, Fabiano Koich.
Título: Escala fatorial de socialização: versão reduzida: seleção de itens e propriedades psicométricas / Agreeableness scale: short version: item selection and psychometric properties
Fonte: Psicol. reflex. crit;23(2):345-353, 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo desse estudo foi selecionar itens da Escala Fatorial de Socialização (EFS) para a obtenção de uma versão reduzida, que mantivesse propriedades psicométricas adequadas. Baseou-se em uma amostra de 1.100 sujeitos. Para a seleção de itens, realizou-se análise qualitativa, buscando aqueles sem conteúdo clínico explícito e uma análise quantitativa, pelo modelo de Rasch. Tais critérios permitiram reduzir a EFS de 70 para 28 itens. As características psicométricas da versão reduzida foram verificadas pela comparação entre versões por Rasch e pela reanálise dos dados de estudos de validade realizados com a EFS. A versão reduzida manteve características psicométricas adequadas, o que sugere a possibilidade de utilização dessa versão da EFS em situações de avaliação com tempo restrito. (AU)

This study aimed at selecting items from the Agreeableness Factor Scale for obtaining a short version of this test that could keep adequate psychometric properties. One thousand one hundred participants composed the sample. Items were selected using a qualitative strategy, which focused on item content that was not related to clinical descriptions and a quantitative analysis based on Rasch's model. The scale was reduced from 70 to 28 items, based on these criteria. In order to check the psychometric properties of the short version, both versions were compared by Rasch indices and by reanalyzing validity studies conducted with the original scale. The short version kept good psychometric properties, which suggests the possibility of using it when there is time restriction. (AU)
Descritores: Testes de Personalidade
Socialização
Reprodutibilidade dos Testes
Adaptação
-Psicometria
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-558889
Autor: Schnack, Cristiane M; Ostermann, Ana Cristina.
Título: Infância e família: desenvolvimento infantil na perspectiva da fala-em-interação / Childhood and family: child development from a talk-in-interaction perspective
Fonte: Psicol. reflex. crit;23(2):299-307, 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo apresenta a Análise da Conversa e discute como essa abordagem teórico-metodológica pode contribuir para o objetivo central do estudo, qual seja, o de compreender de que maneira a significação de infância está vinculada ao processo de socialização da linguagem e, por conseguinte, de desenvolvimento infantil. Investigam-se dados naturalísticos do cotidiano de duas famílias brasileiras. Constata-se que os significados culturais de infância nas famílias estudadas acabam também por definir espaços distintos de desenvolvimento infantil. Enquanto que em uma família a infância é vista como fase de transição e crescimento, em que os adultos esperam a criança crescer para que ela possa participar plenamente das atividades organizadas por eles, na outra família a infância é concebida como espaço de franca atividade, sendo as atividades dos adultos organizadas em função da criança. (AU)

The current study presents the Conversation Analysis theoretical and methodological qualitative approach and discusses the ways through which it can contribute to the core goal of this study, which is, to understand how the signification of childhood is related to the process of language socialization and, thus, to child development. Naturally occurring data from two Brazilian families' daily routines are investigated. The cultural meanings related to childhood observed in the investigated families seem to define distinct spaces for child development. In one of the families, childhood is seen as a transitory stage in order to become a grown-up and, then, to be able to fully participate in the activities organized by adults. In the other family, childhood is understood as a stage in full development, in which adults' activities are organized regarding the child. (AU)
Descritores: Socialização
Fala
Família/psicologia
Desenvolvimento Infantil
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: lil-353024
Autor: Campos-De-Carvalho, Mara I.
Título: Agrupamentos preferenciais e não-preferenciais e arranjos espaciais em creches / Preferential and no preferential groups and spatial arrangements in day care centers
Fonte: Estud. psicol. (Natal);5(2):443-470, jul.-dez. 2000. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Para verificar o impacto do arranjo espacial para ocorrência de agrupamentos preferenciais e não-preferenciais, analisou-se a ocupação do espaço por crianças de 2-3 anos de duas creches da região de Ribeirão Preto (SP), que atendem famílias de baixa renda. Os dados foram obtidos por duas câmeras fotográficas automáticas, ativadas a cada 30 segundos, em três fases: I - arranjo aberto: habitual (4 sessões); II - arranjo aberto: introdução de estantes nas laterais (6 sessões); III - arranjo semi-aberto: montagem de duas zonas circunscritas (6 sessões). Proximidade física foi utilizada para registrar os agrupamentos, verificando-se: maior estruturação espacial acarretou aumento significativo nos agrupamentos, especialmente com três ou mais crianças; maior ocorrência de agrupamentos nas áreas das estantes (FII) e nas zonas circunscritas (FIII), sendo significativa para os não-preferenciais; maior ocupação da zona do adulto na fase inicial, significativa para os não-preferenciais. Concluindo, há evidências da relevância do arranjo espacial para ocorrência de agrupamentos, principalmente para os não-preferenciais
Descritores: Socialização
Criança
Creches
Desenvolvimento Infantil
Psicologia Ambiental
Relações Interpessoais
-Brasil
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede



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