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Id: biblio-1046666
Autor: Aguiar Neto, Jorge Morgan de.
Título: Trajetórias de sucesso escolar entre estudantes da escola pública na universidade: um problema sensível? / School success pathways among students of public school in the university: a sensitive problem?
Fonte: Barbarói;(54,n.esp):94-111, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo faz um apanhado das principais contribuições de pesquisas nacionais que descrevem e problematizam trajetórias escolares e/ou universitárias de sucesso de jovens oriundos de meios populares no Brasil, no período compreendido entre os anos 1990 e 2018. Tratado comumente no âmbito da Sociologia da Educação, esse tema é revisitado aqui a partir de diferentes abordagens e perspectivas, que se complementam, formando um painel da situação, que culmina com a mais recente expansão do sistema de ensino superior através da implementação de políticas públicas e programas assistenciais (vivida entre 2000 e 2016). A esse último período, é dedicado um estudo que abarca especificamente a transição de jovens do ensino médio público para formações universitárias consideradas de prestígio, em que se consideram suas características, mas também suas percepções do sucesso escolar. Além disso, em razão das especificidades da população analisada, das particularidades da própria pesquisa de campo empreendida, bem como pelo fato de esse tema afetar diretamente a igualdade de chances e, por conseguinte, a mobilidade social brasileira, propomos que este seja tratado como um tema sensível pelas Ciências Humanas e Sociais, abordagem discutida ao final do texto.(AU)

This paper outlines the main contributions of national research that describe and problematize successful school and / or university trajectories of young people from popular backgrounds in Brazil, between 1990 and 2018. Commonly treated within the Sociology of Education, this theme is revisited here from different approaches and perspectives, which complement each other, forming a panel of the situation, which culminates in the latest expansion of the higher education system through the implementation of public policies and assistance programs (lived between 2000 and 2016). This last period is devoted to a study that specifically covers the transition of young people from public high school to prestigious university formations, considering their characteristics, but also their perceptions of school success. In addition, due to the specificities of the analyzed population, the particularities of the field research undertaken, as well as the fact that this theme directly affects the equality of chances and, consequently, the Brazilian social mobility, we propose that it be treated as a sensitive theme by the Humanities and Social Sciences, approach discussed at the end of the text.(AU)
Descritores: Política Pública
Mobilidade Social
Educação Superior
Sucesso Acadêmico
-Instituições Acadêmicas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1042238
Autor: Truzzi, Oswaldo.
Título: Sírios e libaneses no oeste paulista - décadas de 1880 a 1950 / Syrian and Lebanese in Western São Paulo / Sirios y libaneses en el oeste de San Pablo
Fonte: Rev. bras. estud. popul;36:e0086, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo busca explorar os condicionantes e características distintivas da inserção socioeconômica de sírios e libaneses no interior paulista, entre as décadas de 1880 e 1950. Do início difícil como mascates, portadores de uma cultura distante, os sírios e libaneses lograram se firmar como comerciantes, aproveitando as oportunidades que suas redes (de parentes e conterrâneos) e a economia cafeeira em expansão ofereciam, estabelecendo-se sobretudo nos ramos de roupas, tecidos e armarinhos de secos e molhados e de gado e cereais. Tomando como fonte principal uma série de obras - acadêmicas e memorialísticas -, nas quais o imigrante sírio e libanês é retratado no interior, o artigo indica ainda as principais regiões do oeste paulista nas quais o grupo se concentrou, discute trajetórias que ilustram algumas das possibilidades de mobilidade, a formação de lideranças, o modo como as práticas religiosas se transformaram e a mobilidade acentuada - como doutores e políticos - conquistada por estratos da primeira geração nascida no Brasil.

The article seeks to explore the conditions and distinctive characteristics of the socioeconomic insertion of Syrians and Lebanese in the interior of São Paulo between the 1880s and 1950s. From the difficult beginning as peddlers with a distant culture, Syrians and Lebanese managed to establish themselves as merchants, seizing the opportunities that their networks (of relatives and of countrymen) and the expanding coffee economy offered, establishing themselves mainly in the sectors of clothing, linen and fabrics, cattle and cereals. Taking as main source a series of works in which the Syrian and Lebanese immigrants are portrayed in the interior, the article also indicates the main regions of west of São Paulo where the group mainly concentrated, and discusses trajectories which illustrate some of the possibilities of mobility, formation of leadership, the way religious practices have been transformed and the marked mobility - as doctors and politicians - achieved by strata of the first generation born in Brazil.

El artículo busca explorar los condicionantes y las características distintivas de la inserción socioeconómica de sirios y libaneses en el interior paulista entre la década del ochenta del siglo XIX y la del cincuenta del siglo XX. Del inicio difícil como vendedores ambulantes, portadores de una cultura distante, los sirios y libaneses lograron establecerse como comerciantes, aprovechando las oportunidades que sus redes;de parientes y de compatriotas; y que la economía cafetalera en expansión ofrecía se establecieron sobre todo en las ramas de ropa y tejidos, de mercería, y de ganado y cereales. Tomando como fuente principal una serie de obras en las que el inmigrante sirio y libanés es retratado en el interior, el artículo indica además las principales regiones del oeste paulista en las que el grupo se concentró, discute trayectorias que ilustran algunas de las posibilidades de movilidad, la formación de los líderes, el modo en que las prácticas religiosas se transformaron y la movilidad acentuada;como doctores y como políticos; conquistada por estratos de la primera generación nacida en Brasil.
Descritores: Classe Social
Síria/etnologia
Revisão
Comércio
Emigração e Imigração
Líbano
-Religião
Mobilidade Social
Migrantes
Desenvolvimento Econômico
Árabes
Características Culturais
Mercado de Trabalho
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1023119
Autor: Guaita, Nicole Roessle; Silva, Marcelo Moraes e.
Título: O professor de educação física e o status social: o caso regulamentação da profissão / The physical education teacher and the social status: the regulation of the profession / El maestro de educación física y el status social: la regulación de la profesión
Fonte: Movimento (Porto Alegre);13(1):131-149, jan.- abr. 2007.
Idioma: pt.
Resumo: O presente ensaio tem como objetivo analisar a existência de um possível ganho de status social do professor de Educação Física em relação com o processo de regulamentação. Além disso, o trabalho procura mostrar quais são as causas que levam a comunidade de Educação Física a criar e aceitar o sistema CONFEF/CREFs e como esse processo de regulamentação profissional atinge o imaginário coletivo. Após esses pontos de análise concluímos que esse organismo surge, entre outros pontos, da fraqueza que o professor de Educação Física tem em lidar com os problemas provenientes da civilização

The present essay aims to analyze if there is a relationship between the arising of the physical education teacher's social status and the process of regulation of his profession. Besides, this search tries to show which are the causes that lead the physical education community to create and to accept the system CONFEF/CREFs and how this process of professional regulation reaches the collective imaginary. After this analysis one could conclude that this organization arises because of the physical education teacher's weakness in working with the civilization problems

El presente ensayo tiene como objetivo analizar si hay una relación entre la mejoría del status social del maestro de educación física y el proceso de reglamentación de su profesión. Además, intenta mostrar cuales son las causas que llevan la comunidad de educación física a crear y admitir el sistema CONFEF/CREFs, y cómo este proceso de regulación profesional alcanza el imaginario de la colectividad. Después de este análisis se puede concluir que este organismo surge debido a la debilidad que tiene el maestro de educación física al trabajar con los problemas provenientes de la civilización
Descritores: Educação Física e Treinamento
Credenciamento
-Mobilidade Social
Limites: Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-650757
Autor: Melo, Marilene Barros de; Brant, Luiz Carlos; Oliveira, Lucas Azevedo de; Santos, Alessandra Patrícia de Souza.
Título: Qualificação de agentes comunitários de saúde: instrumento de inclusão social / Qualification of community health agents: an instrument for social inclusion
Fonte: Trab. educ. saúde;7(3):463-477, nov. 2009-fev. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: A prática do agente comunitário de saúde (ACS) se estabelece como profissão na esfera do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2002. Suas atividades contribuem para o diagnóstico demográfico de comunidades; promoção de ações educativas; participação da população nas políticas públicas e visitas domiciliares. A formação é de responsabilidade das escolas técnicas e centros formadores de recursos humanos do SUS. Essa investigação busca identificar, analisar e compreender as transformações operadas na vida dos ACS a partir de sua inserção no Programa de Qualificação e Desenvolvimento Profissional e do seu exercício profissional. Metodologicamente, constitui-se como estudo qualitativo, utilizando grupo focal. Para análise dos dados, empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Constatou-se que o programa favorece a consolidação de políticas de atenção à saúde e contribui para a construção coletiva do conhecimento. O Ministério da Saúde, ao profissionalizar as ações do ACS, legitima um saber favorecedor de sua inserção nos serviços de saúde e aumenta a governabilidade local. Para os ACS, a formação propicia a superação de limites impostos pelas práticas tradicionais e demarca a produção do saber. O ACS se reconhece como um sujeito de ação, e a formação constitui meio de acesso à profissionalização e de mobilidade social.

The work of community health agents (CHA) was established as a profession in the sphere of the National Health System (SUS) in 2002. Its activities contribute to the demographic diagnosis of communities, the promotion of educational activities, the participation of the population in public policy, and home visits. Training is the responsibility of technical schools and human resources education centers of the SUS. This research seeks to identify, analyze and understand the changes in the life of the CHA since the agent's insertion in the Qualification and Professional Development Program and of his/ her professional practice. Methodologically, this is a qualitative study that uses focus groups. For data analysis, we used the technique of content analysis. It was found that the Program favors the consolidation of attention to health policies and contributes to the collective construction of knowledge. The Ministry of Health, by professionalizing the practice of the CHA, legitimizes the CHA´s knowledge supporting their inclusion in health services and increasing the local governance. For the CHA, training contributes to the overcoming of limits imposed by traditional practices and marks the production of knowledge. The ACS recognizes itself as a subject of action, and that training is a means of access to professionalization and social mobility.
Descritores: Política Pública
Mobilidade Social
Sistema Único de Saúde
Saúde Pública
Educação em Saúde
Agentes Comunitários de Saúde
Credenciamento
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-897218
Autor: Motta, Paulo Roberto; Schmitt, Valentina Gomes Haensel.
Título: Transformação individual, ascensão social e êxito profissional / Transformación individual, ascensión social y éxito professional / Individual transformation, social ascension and professional success
Fonte: Rev. adm. pública (Online);51(3):451-461, mai.-jun. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo teve por objetivo identificar como fatores de aprendizado - social e pedagógico - ocasionaram a transformação individual de jovens originalmente excluídos socialmente. O foco da pesquisa são os egressos de instituições sociais brasileiras de ensino de música clássica em comunidades carentes. Por meio de entrevistas, buscou-se a percepção de egressos, de como construíram suas carreiras a partir de uma origem social de carências e exclusão. Para tanto, foram analisados os primeiros desafios vivenciados, o contraste com o ambiente social e familiar da comunidade carente em relação às instituições sociais de música clássica, o ambiente educacional - didático e pedagógico - e o resultado final da transformação. O artigo sugere uma atenção maior à política pública sobre novas alternativas para inclusão e ascensão social de jovens em comunidades carentes.

Este artículo tuvo por objetivo identificar como los factores de aprendizaje - social y pedagógico - ocasionaran la transformación individual de los jóvenes originalmente excluidos socialmente. El foco de la investigación son los egresos de instituciones sociales brasileñas de enseñanza de la música clásica en las comunidades carentes. Por intermedio de entrevistas, se buscó una percepción de egresos, sobre cómo construyeron sus carreras, a partir de un origen social de carencias y exclusión. Para tanto, fueron analizados los primeros desafíos vivenciados, el contraste con el entorno social y familiar de la comunidad carente en relación con las instituciones sociales de música clásica, el ambiente educativo - didáctico y pedagógico - y el resultado final de la transformación. El artículo sugiere una atención mayor a política pública sobre nuevas alternativas para la inclusión y ascensión social de jóvenes en comunidades carentes.

The purpose of this article is to identify how learning factors — social and pedagogical — cause an individual transformation. Research focus on young people from poor communities who completed courses on classical music offered by Brazilian nonprofit organizations. The studied group took part in social projects offered by different organizations. Through interviews with these youngsters, it was possible to identify their perceptions about building their own careers considering their background. The article examines the challenges experienced by these young people, and the existing contrast between their social and family with the environment — didactic and pedagogical — provided by the nonprofit organizations. The article suggests dedicating further attention to public policies in order to come up with alternatives that promote social inclusion and ascension for young people from poor communities.
Descritores: Política Pública
Mobilidade Social
Projetos de Investimento Social
Música
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-915626
Autor: Klein, Camila; Kuhnen, Ariane; Olekszechen, Nikolas.
Título: Permanência e movimento na cidade: interseções entre espaço, lugar e afetividade / Permanence and movement in the city: intersections between space, place and affectivity / Permanencia y movimiento en la ciudad: las intersecciones entre espacio, lugar y afectividad
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;17(1):141-160, jan.-abr. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho propõe o diálogo entre dois estudos empíricos, e problematiza os conceitos de lugar e de afetividade, a fim de compreender as relações pessoa-cidade, no âmbito da Psicologia Ambiental. O primeiro estudo investigou o modo como ciclistas são afetados pelo ambiente urbano e como dele se apropriam durante seus deslocamentos diários e o segundo procurou compreender a relação que os habitantes de uma cidade têm com a praça central. Ambos os estudos ancoraram-se no conceito de afetividade na cidade como categoria de análise, entendendo-a como o motor da ação-transformação das pessoas na relação com o entorno sócio físico. Embora tenham sido realizadas em contextos distintos, as pesquisas utilizaram a entrevista semi-estruturada como técnica de produção dos dados. As falas dos participantes foram transcritas na íntegra e submetidas a análise de conteúdo. Neste trabalho foram selecionados os fragmentos de narrativas que pudessem alicerçar a discussão acerca de afetividade na cidade e a constituição de lugares. Ao estabelecer a interlocução entre ambas as investigações pode-se considerar, à guisa de conclusão, que, se o lugar é estabelecido pelas e nas biografias que se constroem no espaço vivido, não implica necessariamente em pausa ou enraizamento, mas se refere antes aos modos como as pessoas se afetam e conectam-se ao entorno. (AU)

This paper proposes a dialogue between two empirical studies, and it discusses the place and affection concepts in order to understand the relations person-city, under the Environmental Psychology. The first study investigated how cyclists are affected by urban environment and how they appropriate it during daily commutes, and the second study sought to understand the relationship that the inhabitants of a city have with the central square. Both studies are anchored in the concept of affectivity in the city as an analysis category. It understands as the people action-transformation engine in relation to the surrounding physical partner. Although they have been performed in different contexts, the researches used a semi-structured interview as data production technique. The participants' speeches were fully transcribed and they were subjected to content analysis. This research selected the narrative fragments that could underpin the affectivity discussion in the city and the creation of places. By establishing dialogue between both investigations it can be considered if the place is established by and in the biographies that are built in the living space, it does not imply necessarily paused or rooting, but it is referred the ways how people affect and connect to the surroundings. (AU)

Este trabajo propone un diálogo entre dos estudios empíricos, se analizan los conceptos de sitio y de la afectividad con el fin de comprender la relación persona-ciudad, desde la Psicología Ambiental. El primer estudio investigó cómo los ciclistas se ven afectados por el entorno urbano y la forma en que se apropia durante sus desplazamientos diarios, por otro lado, el segundo estudio trató de comprender la relación que los habitantes de una ciudad tienen con su plaza central. Ambos estudios están apoyados en el concepto de la afectividad en la ciudad como una categoría de análisis, entendiendo ésta como fuerza impulsora de la acción-transformación de las personas en relación con el socio físico que le rodea. Aunque se han llevado a cabo en diferentes contextos, la investigación utilizó la entrevista semi-estructurada como técnica de producción de conocimiento. Los discursos de los participantes fueron transcriptos en su totalidad y se presentados para hacer la análisis del contenido. En este trabajo se seleccionaron los fragmentos narrativos que podrían sostener la discusión de la afectividad en la ciudad y la creación de sitios. Al establecer un diálogo entre ambas investigaciones se puede considerar que, en conclusión, que si el lugar se establece por y en las biografías que se construyen en el espacio de vida, no implica necesariamente pausa o arraigamiento, pero bien se refieren a las formas cómo las personas se conectan y afectan al entorno. (AU)
Descritores: Psicologia Ambiental
-Mobilidade Social
Urbanização
Ciclismo/psicologia
Afeto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A

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