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Moreira, Thereza Maria Magalhäes
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Id: biblio-1051192
Autor: Mattos, Samuel Miranda; Silva, Camila Brasileiro de Araújo; Cestari, Virna Ribeiro Feitosa; Florêncio, Raquel Sampaio; Linard, Jair Gomes; Pessoa, Vera Lucia Mendes de Paula; Moreira, Thereza Maria Magalhães.
Título: Fatores intervenientes no acesso à cultura e lazer entre adultos jovens de escolas públicas de uma cidade do nordeste brasileiro / Intervening factors in access to culture and leisure among young adults from public schools in a city in the northeast of Brazil
Fonte: Licere (Online);22(4):519-533, dez.2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo é analisar os fatores intervenientes ao acesso à cultura e ao lazer entre adultos jovens escolares. Tratou-se de um estudo analítico, realizado com 1.073 adultos jovens matriculados em escolas públicas. Aplicou-se um questionário sobre acesso à cultura e lazer e as variáveis preditoras. Utilizou-se a regressão logística hierarquizada bruta e ajustada, cujas variáveis foram selecionadas pelo método Backward, considerando p≤0,20 para entrada no modelo e p<0,05 para permanência. Os resultados apresentaram fatores associados à insatisfação ao acesso à cultura e ao lazer. Identificou os fatores que possam interferir na satisfação desse acesso possibilita planejar e traçar estratégias que assegurem o direito humano.

The objective of this study is to analyze the intervening factors for access to culture and leisure among young adults. This was an analytical study of 1,073 young adults enrolled in public schools. A questionnaire on access to culture and leisure and the predictive variables was applied. The crude and adjusted hierarchical logistic regression was used, whose variables were selected by the Backward method, considering p≤0.20 for entry into the model and p <0.05 for permanence. The results presented factors associated with dissatisfaction with access to culture and leisure. Identified the factors that can interfere in the satisfaction of this access allows to plan and to draw strategies that assure the human right.
Descritores: Satisfação Pessoal
Cultura
Educação
Adulto Jovem
Estilo de Vida Sedentário
Atividades de Lazer
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1051190
Autor: Marques, Rodrigo; Vieira, Aline Oliveira; Costa, Felipe Rodrigues; Santos, Wagner dos.
Título: Projeto social e Educação Física: fundamentos e produção de sentidos em uma proposta de educação em valores / Social project and Physical Education: background and directions of production on a proposal of education in values
Fonte: Licere (Online);22(4):448-488, dez.2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo analisa os sentidos que os professores de Educação Física, educadores sociais e jovens atribuem à educação em valores desenvolvida e ministrada em um projeto social do Estado do Espírito Santo. Caracteriza-se como um estudo de caso etnográfico, utilizando os instrumentos: análise documental, observação não participante, registro no diário de campo, entrevista semiestruturada e grupo focal. Participaram da pesquisa um professor de Educação Física, quatro educadores sociais e 28 jovens. O estudo identifica que os sujeitos partem a priori de suas experiências formativas e desenvolvem uma atividade que lhes é própria. A mediação do conteúdo valores acontece de forma incidental, não sistematizada, de acordo com as demandas que ocorrem na prática. Dentro do projeto social, a prática e a especificidade das oficinas demonstraram fazer sentido para a intervenção dos sujeitos.

This study analyzes the meanings that Physical Education teachers, social educators and young people attribute to values education developed and taught in a social project in the state of Espírito Santo. It is characterized as an ethnographic case study, using the following instruments: document analysis, non-participant observation, field diary recording, semi-structured interview and focus group. One physical education teacher, four social educators and 28 youngsters participated in the research. The study identifies that the subjects start a priori from their formative experiences and develop their own activity. The mediation of content values happens incidentally, not systematized, according to the demands that occur in practice. Within the social project, the practice and specificity of the workshops demonstrated to make sense for the intervention of the subjects.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Socialização
Ensino/ética
Participação da Comunidade
Educação
Ética
Moral
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1052869
Autor: Miranda, Clara Lisboa Santana; Cruz, Poliana Valdelice; Bendo, Cristiane Baccin; Martins, Carolina Castro.
Título: Avaliação do conhecimento de Graduandos do curso de Odontologia sobre o uso de fluoretos em Odontopediatria: um estudo coorte / Evaluation of the knowledge of undergraduate dental students regarding the indications of fluoride for children: a cohort study
Fonte: Arq. odontol;56:1-10, jan.-dez. 2020. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento de Graduandos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAO-UFMG) quanto às indicações de uso de fluoretos em crianças. Métodos: Em 2015, dois grupos de estudantes foram convidados a participar do estudo: Grupo 1 (G1): 78 alunos do 1º período e Grupo 2 (G2): 72 alunos do 9º período (baseline). Em 2016, o G1 participou da reaplicação do mesmo questionário e a amostra de alunos recuperada foi de 66 graduandos (tempo 2 ­ T2). Foi realizada análise estatística dos dados usando os Testes Qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher e McNemar. Resultados: Comparando as respostas, houve diferenças de resposta em todas as questões entre G1 em baseline e G2 (p < 0,05). O conhecimento entre G1 no T2 e G2 foi semelhante (p > 0,05). As respostas foram diferentes entre G1 em baseline e G1 em T2 (p < 0,05), mostrando uma melhora do conhecimento para os mesmos alunos. Conclusão: No geral, pode-se dizer que ainda há uma defasagem no conhecimento, visto que muitas questões foram respondidas de maneira insatisfatória. (AU)

Aim: This study s oughtto compare the knowledge of undergraduate students from the Dental School of Universidade Federal de Minas Gerais (FOUFMG) regarding the recommendations of fluoride use for children. Methods: In 2015, two groups of students took part in the study: Group 1 (G1): 78 students from the 1stsemester and Group 2 (G2): 72 students from the last semester (baseline). In 2016, G1 answered the same questionnaire, and the sample retrieved was of 66 students (time 2). Pearson's Chi-square, Fisher's exact, and McNemar tests were used for statistical analysis. Results: Comparing the responses, the answers were different between G1 at the baseline and G2 (p < 0.05). The answers of the questionnaire were similar between G1 at time 2 and G2 at the baseline (p > 0.05). The answers were different between G1 at the baseline and G1 at time 2 (p < 0.05), illustrating an improvement in knowledge. Conclusion:In conclusion, there is still a lack of knowledge, as many questions were not properly answered by the students. (AU)
Descritores: Estudantes de Odontologia
Criança
Odontopediatria
Conhecimento
Dentifrícios
Educação
Fluoretos/administração & dosagem
Flúor
-Inquéritos e Questionários
Estudos Longitudinais
Avaliação Educacional
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca


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Id: biblio-1052819
Autor: Silva, Antonia Natielli Costa da; Moreira, Deborah Pedrosa; Freitas, Cinthia Maria Andrade de; Teixeira, Anne Kayline Soares; Pinheiro, Alessandra Rocha Mororó.
Título: Estágio extracurricular de Enfermagem: estratégia para a formação profissional / Extracurricular nursing internship: strategy for vocacional training
Fonte: Enferm. foco (Brasília);10(4):129-135, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Verificar a influência do estágio extracurricular de Enfermagem para a formação profissional. Método: Pesquisa exploratória-descritiva, qualitativa. A coleta de dados ocorreu de abril a maio de 2018, por meio da aplicação de um formulário online a 19 egressos de um estágio extracurricular em enfermagem no setor de estomaterapia de um hospital de Fortaleza-CE. Resultados: Dezesseis egressos estavam trabalhando no período da coleta; quatorze conseguiram o primeiro emprego com menos de seis meses de graduação e possuíam alguma especialização. Apresentaram segurança, autonomia e habilidade técnica-científica, sentindo-se preparados para o exercício da profissão. Conclusão: Confirmou-se a existência de influência positiva das atividades extracurriculares sobre a formação profissional. O estágio extracurricular contemplou as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem e as do mercado de trabalho. (AU)

Objective: Know the contributions of the extracurricular nursing internship for the professional formation. Methodology: Exploratory-descriptive, qualitative research. Data collection took place from April to May 2018, through the application of an online form to 19 extracurricular nursing internship undergraduate in the stomatherapy sector of a Fortaleza-CE hospital. Results: Sixteen nursing students were already working at the data collection process time; fourteen had their first job with less than six months past their graduation process and had some specialization. They looked confident, presenting autonomy and technical-scientific skills. They also felt prepared for the future professional challenges. Conclusion: There was confirmation of the positive influence of extracurricular activities on professional training. The extracurricular internship covered the requirements of the National Curricular Guidelines of the Undergraduate Nursing Course and those of the labor market. (AU)

Objetivo: Conocer la influencia de la etapa extracurricular de Enfermería para la formación profesional. Método: Investigación exploratoria-descriptiva, cualitativa. La recolección de datos ocurrió de abril a mayo de 2018, por medio de la aplicación de un formulario on-line a 19 egresados de una etapa extracurricular en enfermería en el sector de estomaterapia de un hospital de Fortaleza-CE. Resultados: Dieciséis egresados estaban trabajando en el período de la recolección; catorce consiguieron el primer empleo con menos de seis meses de graduación y poseían alguna especialización. Ellos presentaron seguridad, autonomía y habilidad técnico-científica, sintiéndose preparados para el ejercicio de la profesión. Conclusión: Se confirmó la existencia de influencia positiva de las actividades extracurriculares sobre la formación profesional. La etapa extracurricular contempló las exigencias de las Directrices Curriculares Nacionales del Curso de Graduación en Enfermería y las del mercado de trabajo. (AU)
Descritores: Educação
-Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Capacitação Profissional
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Id: biblio-1021063
Autor: Sevegnani, Palmira; Silva, Marcelo Moraes e; Figuerôa, Katiuscia Melo; Mezzadri, Fernando Marinho.
Título: A política pública para o esporte educacional no Brasil (2003-2016): Entre a setorialidade e a intersetorialidade / The public policy for educational sport in Brazil (2003-2016): Between sectorality and intersetoriality
Fonte: Licere (Online);22(2):429-451, junho.2019. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo mostrar como se formulou a política pública para o esporte educacional brasileiro no âmbito do governo federal entre os anos de 2003 e 2016. Para atingir tal propósito, foram analisados documentos oficiais referentes ao tema e, especialmente, ao Programa Segundo Tempo. A título de conclusão, o texto aponta que as principais ações relativas às políticas públicas para o esporte educacional brasileiro realizada no período passaram a incorporar princípios da intersetorialidade como modelo de gestão.

This article aims to show how public policy for brazilian educational sport was formulated within the federal government between 2003 and 2016. In order to achieve our purpose, official documents regarding the theme were analyzed, specially those related to the Second Time Program. As a conclusion, the text points out that the main actions related to public policies for the brazilian educational Sport carried out in that period began to incorporate principles of intersectoriality as a management model.
Descritores: Política Pública
Mudança Social
Esportes/educação
Colaboração Intersetorial
Desenvolvimento de Programas
Educação
Direitos Socioeconômicos
-Esportes/legislação & jurisprudência
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-998755
Autor: Santos, Silvana dos; Pimentel, Giuliano Gomes de Assis.
Título: Rudimentos teóricos direcionados à educação para/pelo lazer na perspectiva afro-brasileira / Theoretical rudiments aimed at education for leisure in african-brazilian perspective
Fonte: Licere (Online);22(1):I:445-f:472, mar.2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O lazer ainda é tratado com características eurocêntricas (contraposição ao trabalho). Frente a isso, enfatizamos a necessidade de uma educação para/pelo lazer pautada na matriz afro-brasileira. Para tanto, identificamos modos de fazer e conteúdos dessa matriz em produções realizadas no campo de atuação da educação física. Por meio da revisão sistemática, foram encontrados 42 resultados sendo selecionados 16 estudos, sendo 8 relativos a manifestações culturais afro-brasileiras. Identificamos que as culturas de diferentes matrizes se interagem de formas distintas, promovendo a articulação dos conflitos entre a cultura das mestiçagens que a enredam, das anacronias que a sustentam, por fim, a maneira em que trabalha a hegemonia e as resistências que mobilizam.

Leisure is still treated with eurocentric characteristics (contrast to work). Face of this, we emphasize the needing for an education for leisure based on the African-Brazilian array. To do so, we identify how to making and contents of this array in productions carried out in the field of Physical Education. Through the systematic revision, 42 results were found and we selected 16 studies, 8 were related to AfricanBrazilian cultural manifestations. We identify that the cultures of different arrays interact in distinct ways, promoting the articulation of the conflicts between the culture of the mestizos that tangle it, of the anachronisms that sustain it, and finally, the way in which the Hegemony works and the Resistances that mobilize it.
Descritores: Cultura
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Educação
Atividades de Lazer
-Recreação
Religião
Identificação Social
Dança
Música
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: 57788
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1043538
Autor: Núñez-Quispe, Elizabeth; Picón, Samanta; Acevedo-Osorio, Germán Oved; Blanco-Vanegas, Angélica María; Ramírez-García, Nicolás; Cardona-Osorio, Julián David; Oliveros-Ruiz, Christian Alexander.
Título: A propósito del artículo: "Conocimiento y uso de método anticonceptivo de emergencia en estudiantes universitarios, Pereira, Colombia" / A propósito del artículo: "Conocimiento y uso de método anticonceptivo de emergencia en estudiantes universitarios, Pereira, Colombia"
Fonte: Univ. salud;21(3):188-190, Sep.-Dic. 2019.
Idioma: es.
Resumo: A propósito del artículo: "Conocimiento y uso de método anticonceptivo de emergencia en estudiantes universitarios, Pereira, Colombia"
Descritores: Carta
-Anticoncepcionais
Educação
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CO146.1 - CESUN - Centro de Estudios en Salud


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-846238 LILACS-Express
Autor: Gava, Thais; Villela, Wilza Vieira.
Título: Educação em Sexualidade: desafios políticos e práticos para a escola / Sexuality Education: political and practical challenges for school / Educación en Sexualidad: desafíos políticos y prácticos para la escuela
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(24):157-171, sept.-dic. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: O artigo aborda a temática da educação em sexualidade a partir das falas e das discussões apresentadas por profissionais da educação, tendo em vista o debate político e a necessidade de se pensar a distância entre o que é proposto nos documentos normativos sobre a educação em sexualidade no país, a realidade dos estudantes nos seus espaços sociais e os posicionamentos dos profissionais em relação ao tema.

Abstract: The article discusses sexuality education based on the discourses presented by education professionals, given the Brazilian political debate on this topic, and the strategical importance of thinking about the gap between what is proposed by normative documents on education, the reality of the students in their social space, and the professionals’ point of view.

Resumen: El artículo aborda el tema de la Educación en Sexualidad a través de discusiones presentadas por los profesionales de la educación, teniendo en cuenta el debate político y la necesidad de pensar la diferencia entre lo que se propone en los documentos normativos sobre la educación en Brasil, la realidad de estudiantes en su espacio social y el posicionamiento de los profesionales.
Descritores: Política
Política Pública
Instituições Acadêmicas
Educação Sexual
Brasil
Educação
Professores Escolares
Moral
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: lil-516279
Autor: Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social.
Título: Lineamientos técnicos para la atención de adolescentes y jóvenes / Technical guid for the attention of adolescents and young people.
Fonte: Asunción; Organización Panamericana de la Salud; 2008. 32 p. tab.
Idioma: es.
Resumo: Presenta una ayuda a los gerentes y profesionales con lineamientos básicos que pueden apoyarles en el desarrollo de acciones propias para este grupo poblacional.
Descritores: Adolescente
Atenção à Saúde
Educação
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
-Paraguai
Responsável: PY2.1 - Centro de Documentación
Py2.1; 362.7, 1808


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Id: lil-468434
Autor: Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción.
Título: Necesidades y posibilidades de desarrollo educativo en sectores sin recursos del gran Asunción / Needs and posibilities of educational development in sectors without resources of the great Asunción.
Fonte: Asunción; Fundación ALDA EDUCA; 2005. 107 p. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: En 1994, se inicia en Paraguayel proceso de la reforma educativa implementada a nivel de aula en los primeros ciclos de la educación escolar básica, y se complementan los tres ciclos en el 2004. Dichos cambios sumados a la puesta en vigencia del código de la niñez y la adolescencia crean condiciones y prespectivas para el desarrollo de programas dirigidos a la infancia y exigen compromisos que deben ser asumidos por el estado con relación a la atención de este sector social. Para definir una estrategia de desarrollo para el nivel inicial y preescolar se llevaron a cabo diversas iniciativas que dieron lugar al diseño del plan nacional de educación inical, que abarca del 2002 al 2010.
Descritores: Educação
Educação Pré-Escolar
Ensino Fundamental e Médio
-Paraguai
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: PY56.1 - Biblioteca Pablo VI
PY56.1; 370, UNI



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