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Id: lil-513057
Autor: Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletiva.
Título: Anais do IV Fórum Nacional de Merenda Escolar / Proceedings of the 4th National Forum of School Lunch.
Fonte: São Paulo; ABERC; 2008. 86 p. ilus.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Fórum Nacional de Merenda Escolar, 4, São Paulo, 2008.
Descritores: Alimentação
Alimentação Escolar
Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Qualidade de Vida
SAUDE ESCOLAR
-Congressos
Educação
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; 371.716, 18, 4.. 50203/2008


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Id: lil-383729
Autor: OPS.
Título: Derechos humanos de los adolescentes / Adolescents´ human rights.
Fonte: México; OPS; 1996. 66 p. tab, graf.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Congreso Latinoamericano de Medicina Social, 6, Apresentado em: Congresso Mundial de Medicina Social, 8, Guadalajara, mar. 1994.
Descritores: Adolescente
Direitos Humanos
-Defesa da Criança e do Adolescente
Educação
Medicina Social
Meios de Comunicação de Massa
México
Pesquisa Biomédica
Prisões
CHILD LABOR (PUBLIC HEALTH)
Violência Doméstica
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1; 3755.00; BR599.1; 342.7-053.6(063)=134.2, O68d, , AG, . 10001023948


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Almeida, Renan M. V. R
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Id: lil-233910
Autor: Vasconcelos, Ana Glória Godoi; Almeida, Renan M. V. R; Nobre, Flávio F.
Título: Aplicaçäo de "path analysis" à modelagem de determinantes da mortalidade em menores de um ano / Application of the \"path analysis\" to modelling of mortality determination in under one year old
Fonte: In: Schiabel, Homero; Slaets, Annie France Frère; Costa, Luciano da Fontoura; Baffa Filho, Oswaldo; Marques, Paulo Mazzoncini de Azevedo. Anais do III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Säo Carlos, s.n, 1996. p.644-644, ilus, tab.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 3 e Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 15 e Congresso Brasileiro de Físicos em Medicina , 6 e Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 5 e Encontro Brasileiro de Proteçäo Radiológica, Campos do Jordäo, 13-17 out. 1996.
Resumo: Neste trabalho utilizaram-se as técnicas de path analysis para descrever as interrelaçöes entre alguns determinantes da mortalidade em menores de um ano. Para estimar os coeficientes, efeitos indiretos e efeitos totais do modelo, utilizou-se o programa LISREL. Os resultados indicam que a área per capita de terra cultivada em cada município possui o maior efeito direto na mortalidade analisada, mesmo controlando-se os efeitos das variáveis de "renda" e "leitos". O maior efeito indireto é exercido pela variável de "alfabetizaçäo".
Descritores: Renda per Capita/tendências
Mortalidade Infantil
Análise Fatorial
Educação/métodos
-Bases de Dados Factuais/estatística & dados numéricos
Emprego
População Rural
Limites: Seres Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3012.102


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Id: lil-135684
Autor: Bahia. Secretaria de Estado de Saúde; .Bahia. Secretaria de Estado de Cultura. Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia.
Título: Saúde ambiental / Environmental health.
Fonte: Salvador; SESAB: IRDEB; 1992. 18 p. ilus. (Saúde, 6).
Idioma: pt.
Projeto: Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Projeto Nordeste - BA.
Descritores: Meio Ambiente
Educação/métodos
Saúde Ambiental
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1


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Id: lil-745512
Autor: Moreira, Dayanne Sato; Vitta, Alberto; Penitente, Luciana Aparecida de Araújo; Vitta, Fabiana Cristina Frigieri.
Título: Influência de procedimentos educativos sobre os conceitos de berçários / The infl uence of educational procedures on the concepts of nurseries
Fonte: Rev. ter. ocup;25(3):217-224, set.-dez. 2014.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq e UNESP. Atenção ao desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos nas atividades de rotina em berçários da cidade de Marília.
Resumo: A dualidade cuidado x educação é aspecto a ser considerado na rotina das instituições de educação infantil quepossuem berçário e os conceitos dos profissionais que nele atuam interferem nas práticas desenvolvidas, sendo necessário maior preocupação com a formação continuada. O objetivo foiverificar os efeitos de procedimentos educativos sobre conceitos relativos às funções e benefícios do berçário para a criança, junto a profissionais que atuam em instituição de educação infantil. Participaram professores e auxiliares de desenvolvimento de berçários municipais de Marília, entrevistados em quatro momentos – inicial, depois de cada um dos dois procedimentos educativos e seis meses após a intervenção. Essa consistiu em uma oficina de educação, uma vez por semana por um mês e práticas supervisionadas realizadas na rotina do berçário no total de 15 horas. Ambas focaram as atividades e seus benefícios para o desenvolvimento da criança. Verificou-se que os conhecimentos das educadoras decorriam do senso comum e que a oficina de educação proporcionou mudança nos seus níveis de informação, reforçada pela supervisão prática. A análise indica que a formação inicial e continuada das profissionais precisa contemplar aspectos específicos do desenvolvimento infantil para que concepções mais adequadas sejam construídas.

The duality care-education is an aspect to be considered in the routine of childhood education institutions thathave a nursery. The concepts of professionals who work in the nursery interfere with the developed practice, and require great concern regarding the continuing education. The objective of this study was to verify the effects of educational procedures on the concepts related to functions and benefi ts of the nursery for the child – from the professionals who work in a childhood education institution. These professionals were teachers and development assistants from municipal nurseries of Marília, interviewed fourtimes – initially, after each of the two rearing procedures, and six months after the procedures. These procedures consisted of educational workshops, once a week, for one month, and 15 hours of supervised practices in the nursery. Both practices focused on the activities and their benefi ts to the child's development. We found that the educators' knowledge comes from common sense, and that educational workshops provided changes ontheir information levels, which were strengthened by supervisedpractice. The analysis indicates that the initial and continuing education of professionals need to consider specifi c aspects of child development, so more adequate concepts are built.
Descritores: Creches/educação
Creches
Desenvolvimento de Pessoal
Educação Continuada
Educação Infantil
Terapia Ocupacional/educação
Terapia Ocupacional
-Brasil
Desenvolvimento Infantil
Educação
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Texto completo SciELO Chile
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Id: lil-734776
Autor: Salinas C, Judith; González G, Carmen Gloria; Fretes C, Gabriela; Montenegro V, Edith; Vio del R, Fernando.
Título: Bases teóricas y metodológicas para un programa de educación en alimentación saludable en escuelas / Theoretical and methodological basis for a healthy food educational program in chilean basic schools
Fonte: Rev. chil. nutr;41(4):343-350, dic. 2014. ilus, tab.
Idioma: es.
Projeto: FONDECYT. Elaboración, aplicación y evaluación de un programa educativo en alimentación saludable, participativo y con uso de Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) para profesores, alumnos de tercero, cuarto y quinto básico y sus familias.
Resumo: The objective of this paper is to analyze the theoretical and methodological basis for a nutrition education program in healthy food for the school community. Conceptual basis and the experience of a nutrition education intervention for parents and teachers are described. An innovative and participative methodology with the utilization of Information and Communication Technologies (ICT) are presented. In this methodology parents and teachers transfer healthy food concepts to children at home and in the school. A proposal for an integral education model for schools is presented.

El objetivo de este artículo es presentar las bases teóricas y metodológicas para un programa educativo de alimentación saludable en la comunidad escolar. Se describen los fundamentos conceptuales y la experiencia de una intervención educativa experimental con padres y profesores en escuelas básicas. Se presenta una metodología innovadora, de carácter participativo y práctico con uso de Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en el cual los profesores transfieren lo aprendido a los niños en la escuela y a los padres en el hogar. Se realiza una propuesta para un modelo educativo integral para los establecimientos educacionales.
Descritores: Estudantes
Educação Alimentar e Nutricional
Tecnologia da Informação
Dieta Saudável
Promoção da Saúde
-Serviços de Saúde Escolar
Planos e Programas de Saúde
Educação
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CL334.1 - Biblioteca UBO


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-784261
Autor: Dias, Alesandra Cabreira; Dias, Gilmar Lopes; Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira.
Título: Representação social da educação do campo para professores em formação / La representación social de la educación rural de los estudiantes de formación docente / Social representation of rural education for teachers in training
Fonte: Psicol. soc. (Online);28(2):267-277, mai.-ago. 2016. graf.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: Resumo O presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais de alunos em formação docente em uma instituição pública do Estado do Pará com relação à Educação do Campo. Para isso, foram realizadas 19 entrevistas com alunos de diversos campi dessa formação. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE(r) revelou quatro classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema "Educação do Campo". A representação social da Educação do Campo para esse grupo de licenciados organiza-se em torno da dicotomia campo-cidade. Essa dicotomia se estende para todos os aspectos da formação, tanto em termos de conteúdo como em termos de didática. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da Educação do Campo.

Resumen Este trabajo analiza los procesos y contenidos de representación de los estudiantes de formación docente en una institución pública del Estado de Pará, Brasil, sobre la Educación Rural. Para ello, llevamos a cabo 19 entrevistas con estudiantes de diversos planteles de dicha formación. Un análisis de contenido informático de estas entrevistas con software ALCESTE(r) reveló cuatro clases de discursos, vinculadas a los temas: Contexto; Educación Rural; Aprendizaje; y Experiencia. La representación social de la Educación Rural para este grupo de graduados se organiza en torno a la dicotomía rural-urbana. Esta dicotomía se extiende a todos los aspectos de la formación, tanto en contenido como en cuanto a la enseñanza. También fue posible identificar los procesos de objetivación y de anclaje que son la génesis de la representación social de la educación rural.

Abstract This paper analyzes the representational processes and contents of students enrolled in a teacher education course in a public institution in Pará State, Brazil, regarding Rural Education. A set of 19 interviews were carried out with students from various campuses offering this course. A computerized content analysis of interviews made with the software ALCESTE(c) revealed four classes of discourse, one of them specifically linked to the theme "Rural Education". The social representation of Rural Education for this group of students is organized around the rural-urban dichotomy. This dichotomy extends to all aspects of training, both in terms of content and in terms of teaching. It was also possible to identify the processes of objectification and anchoring which are in the genesis of social representation of Rural Education.
Descritores: Zona Rural
Educação
Docentes
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Bevilacqua, Maria Cecília
Texto completo
Id: lil-752010
Autor: Lucchesi, Fernando Del Mando; Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira; Buffa, Maria José Monteiro Benjamin; Bevilacqua, Maria Cecília.
Título: Efeitos de um programa de ensino de leitura sobre a inteligibilidade da fala de crianças usuárias de implante coclear / Effects of a reading teaching program on the speech intelligibility of children using cochlear implant
Fonte: Psicol. reflex. crit;28(3):500-510, Jul-Sep/2015. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: FAPESP; . CNPq.
Resumo: Considerando a reabilitação da fala de crianças com deficiência auditiva e usuárias de implante coclear e evidências da possibilidade de transferência de controle de estímulos da leitura para a nomeação, este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de um programa de ensino de leitura de palavras simples sobre a qualidade da fala de duas crianças em testes de leitura de palavras e nomeação de figuras. O procedimento consistiu no ensino de relações condicionais baseadas em seleção de palavras impressas e de composição após a palavra ditada. A nomeação de figuras foi avaliada em um delineamento de linhas de base múltipla. Os resultados mostram melhora na qualidade da fala, se comparados à linha de base, tanto frente a palavras quanto frente a figuras. Futuros estudos, com maior número de participantes e outros delineamentos devem verificar benefícios de programas de ensino ao processo de reabilitação dessa população.

Considering the speech rehabilitation in children with hearing impairment and cochlear implant and the evidence of possible stimuli control transference of reading to naming, the objective of the present study was to evaluate the effects of a teaching program for reading simple words on the speech intelligibility of two children in tests of reading words and naming pictures. The procedure consisted of teaching conditional relations based on a selection of printed words and word composition after word dictation. Picture naming was assessed in a multibaseline design. Data showed improvement in the quality of responses when compared to baseline, both in front of words and pictures. Future studies with higher number of participants and other experimental designs may verify the benefits of teaching programs to the rehabilitation process of this population.
Descritores: Leitura
Inteligibilidade da Fala
Ensino
Implantes Cocleares/psicologia
Educação
-Correção de Deficiência Auditiva
Percepção da Fala
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-786818
Autor: Oliveira, Marcus Aurelio Taborda.
Título: A experiência de uma professora escolar como possibilidade de pensar e fazer da escola um lugar de cultura: trajetória formativa e boas práticas educativas / La experiencia de una profesora escolar como posibilidad de pensar y hacer de la escuela un lugar de cultura: trayectoria formativa de buenas prácticas educativas / The experience of a school teacher as a possibility of thinking and making the school a place of culture, career training, and good educational practices
Fonte: Educ. fis. deporte;33(2):343-379, jul.-dec. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: O que seriam boas práticas no âmbito das aulas de Educação Física em escolas públicas brasileiras?. Essa questão motivou o projeto que deu origen a este texto, o qual nos permitiu a imersão na rotina de uma professora de Educação Física de elevada reputação na comunidade na qual trabalhava. Aqui apresento uma interpretação do que consideramos, no interior daquela pesquisa, indícios de boas práticas pedagógicas no âmbito da educação física escolar, tendo como suporte analítico a trajetória profissional da professora Mercedes. Vali-me das observações de aulas feitas por uma equipe de colaboradores, dos documentos curriculares da Escola que acolheu a nossa iniciativa e, fundamentalmente, dos registros de quatro seções de entrevistas, duas feitas com a professora e duas com a pedagoga da Escola. O objetivo foi articular a trajetória da professora com o desenvolvimento das suas aulas, a partir do diagnóstico que a sua comunidade a reconhecia como uma excelente professora.

Cuál sería una buena práctica dentro de las clases de Educación Física en las escuelas públicas brasileras? Esta cuestión motivo el proyecto que dio origen a este texto, el cual nos permitió la inmersión en la rutina de una profesora de Educación Física de alta reputación en la comunidad en la que trabaja. Aquí presento una interpretación de lo que considero, a partir de la investigación, indicios de una buena práctica pedagógica en el ámbito de la educación física escolar, teniendo como soporte analítico la trayectoria profesional de la profesora Mercedes. Me valí de observaciones de clases realizadas por un equipo de colaboradores, los planes curriculares acogieron nuestra iniciativa y, fundamentalmente, los registros de cuatro secciones de entrevistas, dos realizadas con la profesora y dos con la pedagoga de la escuela. El objetivo fue articular la trayectoria de la profesora con el desarrollo de sus clases, a partir del diagnóstico con el cual su comunidad la reconocía como una excelente profesora.

What would be a good practice in Physical Education classes in Brazilian public schools? This question motivated the project that created this document and allowed the immersion into the routine of a very well-known Physical Education teacher. Here is presented an interpretation of what is thought to be (from the research) evidence of a good teaching practice in the field of Physical Education, having as analytic support the career of professor Mercedes. Classroom observations by a team of collaborators were made, and, fundamentally the recordings of four interview sections: two with the teacher and two with the school's pedagogue. The objective was connect the trajectory of the teacher to the development of her classes based on the diagnosis that her community recognized her as an excellent teacher.
Descritores: Educação
Educação Física e Treinamento
Prática Profissional
-Educação Profissionalizante
Educação Vocacional
Responsável: CO197.1 - Biblioteca de Educación Física


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-778563
Autor: Paula, Jonas Jardim de; Costa, Mônica Vieira; Andrade, Giovanna de Freitas de; Ávila, Rafaela Teixeira; Malloy-Diniz, Leandro Fernandes.
Título: Validity and reliability of a "simplified" version of the Taylor Complex Figure Test for the assessment of older adults with low formal education / Validade e confiabilidade de uma versão "simplificada" da Figura Complexa de Taylor para a avaliação dos idosos com baixa escolaridade
Fonte: Dement. neuropsychol;10(1):52-57, Jan.-Mar. 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: FAPEMIG.
Resumo: Objective : The assessment of visuospatial abilities and memory using tasks such as the Taylor Complex Figure Task (TCFT) is biased for older adults with low formal education. We devised a "Simplified" version of the TCFT designed to assess older adults with low educational background and provide preliminary evidence of its psychometric properties. Methods : We evaluated a heterogeneous sample of healthy older adults and patients with mild cognitive impairment and Alzheimer's disease dementia using the simplified TCFT and other neuropsychological measures. Results : Our results suggest that the test copy, immediate and delayed recall have high inter-rater agreement and internal consistency, significant correlations with other tests of visuospatial abilities, memory and intelligence, and also detected significant group differences between controls and patients. Conclusion : Our study presents a new measure for assessing low-educated elderly with promising evidence of validity and reliability.

Objetivo : A avaliação de habilidades visioespaciais e de memória por tarefas como a Figura Complexa Taylor (FCT) é enviesada para de idosos com baixa escolarização formal. Propomos uma versão "simplificada" da FCT (FCTs) projetada para a avaliação dos idosos com baixo nível educacional e apresentamos evidências preliminares de suas propriedades psicométricas. Métodos : Avaliamos uma amostra heterogênea de idosos saudáveis e pacientes com comprometimento cognitivo leve e demência por Doença de Alzheimer usando a FCTs e outras medidas neuropsicológicas. Resultados : Nossos resultados sugerem que a cópia de teste, a evocação imediata e a evocação tardia têm alta concordância entre avaliadores e elevada consistência interna, apresentam correlações significativas com outros testes de habilidades visioespaciais, memória e inteligência, além de documentarem diferenças significativas entre o grupo controles e os pacientes. Conclusão : Nosso estudo apresenta uma nova medida para a avaliação neuropsicológica de idosos com baixa escolaridade, com evidências promissoras de validade e confiabilidade.
Descritores: Educação
Doença de Alzheimer
Disfunção Cognitiva
Testes Neuropsicológicos
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante



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