Base de dados : LILACS
Pesquisa : I02.195 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 699 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 70 ir para página                         

  1 / 699 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-848196
Autor: Ribeiro, Mariângela Belmonte.
Título: A educação permanente no treinamento do enfermeiro de centro cirúrgico: revisão integrativa / The permanent education in the training of nurses in the surgical center: integrative review / La educación permanente en la formación de enfermeras en el centro quirúrgico: examen integrador
Fonte: Rev. SOBECC;22(2):98-105, abr.-jun 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivos: Identificar, na literatura, como é realizada a educação permanente do enfermeiro de Centro Cirúrgico (CC) e sugerir um roteiro de treinamento. Método: Revisão integrativa de artigos alojados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e no Google Acadêmico entre 2002 e 2015. Foram utilizados os descritores controlados: educação em enfermagem, educação continuada, capacitação em serviço e CC. Resultados: A busca permitiu a escolha de 14 artigos que abordaram 4 temas principais: a educação continuada ou permanente como importante desenvolvimento para a capacitação em relação aos processos e à tecnologia; o enfermeiro como educador e pesquisador; avaliação do ensino aprendizagem; e a educação a distância (EaD) como importante ferramenta para treinamento do enfermeiro de CC. Conclusão: Conclui-se que os estudos voltados para o treinamento do enfermeiro de CC são realizados na EAD; e foi apontada a importância do treinamento in loco seguindo um roteiro proposto.

Objectives: To Identify in the literature how the permanent education of the nurses of the operating room is held and to suggest a training roadmap. Method: Integrative review of articles indexed in the Virtual Health Library (VHL) and Google Scholar between 2002 and 2015. The descriptors used were the following: education in nursing, continuing education, training and surgical center. Results: The search led to 14 articles covering 4 main themes: continuing or permanent education as an important development for training on processes and technology; the nurse as educator and researcher; evaluation of the teaching-learning process; and distance education as an important tool for surgical center nurse training. Conclusion: Studies focused on the training of surgical center nurses are performed by means of distance education and the importance of on-the-job training using a script was reinforced.

Objetivos: Identificar, en la literatura, como se lleva a cabo la educación permanente de la enfermera del centro quirúrgico y sugerir un itinerario formativo. Método: Revisión Integrativa de los artículos alojados en la Biblioteca Virtual de Salud (BVS) y Google Scholar entre 2002 y 2015. Se utilizaron los descriptores controlados: educación en enfermería, educación continua, formación y quirófano. Resultados: La búsqueda ha permitido la selección de 14 artículos que abordaron 4 temas principales: la continua o permanente educación como un desarrollo importante para la creación de capacidad en relación con los procesos y la tecnología; la enfermera como educador e investigador; evaluación de centros quirúrgicos; la enseñanza y el aprendizaje; y la educación a distancia como una herramienta importante para la formación de enfermeras centros quirúrgicos. Conclusión: Se concluye que los estudios se centraron en el centro de formación enfermera quirúrgica se llevan a cabo en la educación a distancia; y fue nombrado la importancia de la formación in situ siguiendo una hoja de ruta propuesta.
Descritores: Enfermagem de Centro Cirúrgico
Educação a Distância
Capacitação
-Tecnologia
Educação
Processo de Enfermagem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR2499


  2 / 699 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-960733
Autor: Pereira, Lizziane d' Ávila; Sena, Roseni Rosângela de.
Título: Cursos realizados pelo Canal Minas Saúde: percepções dos profissionais que atuam na atenção primária / Cursos realizados por el Canal Minas Salud: percepciones de los profesionales de la atención primaria / Courses offered by the Minas Health Channel: perception of primary care workers
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(2):e56984, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar a percepção dos profissionais de saúde que atuam na atenção primária sobre a contribuição dos cursos realizados pelo Canal Minas Saúde no seu processo de trabalho. Método Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa do qual participaram 38 profissionais que atuam na atenção primária de três municípios pertencentes ao Estado de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu em 2014, com entrevistas semiestruturadas, sendo os dados analisados por meio da análise de conteúdo temática. Resultados Da análise dos dados emergiram três categorias: interesse pela capacitação e sua contribuição para a prática profissional; fatores intervenientes para mudança da prática profissional; e propostas de melhoria. Conclusão A análise dos dados evidencia que os cursos ofertados pelo Canal Minas Saúde ainda são insuficientes para a modificação da prática profissional. Faz-se necessário incorporar os pressupostos da educação permanente para possibilitar a articulação dos saberes necessários à transformação da prática.

RESUMEN Objetivo Analizar las percepciones de los profesionales de la salud que desempeñan sus tareas en la atención primaria sobre los cursos realizados por el Canal Minas Salud en cuanto a su contribución al proceso de trabajo. Método Investigación exploratoria, descriptiva, tipo cualitativa, en la cual participaron 38 profesionales de la atención primaria de salud de tres municipalidades del Estado de Minas Gerais. Los datos, recogidos en 2014 mediante entrevista semiestructurada, fueron analizaron según el análisis de contenido temático. Resultados Del análisis de los datos emergieron tres categorías temáticas: interés en la capacitación y su contribución a la práctica profesional; factores que intervienen en el cambio de la práctica profesional y propuestas de mejora. Conclusión El análisis de datos indica que los cursos ofrecidos por el Canal Minas Salud no son suficientes para modificar la práctica profesional. Habría que incorporar los principios de la educación continua en salud para permitir la articulación de los conceptos necesarios para la transformación de la práctica profesional.

ABSTRACT Objective To analyse how primary healthcare workers perceive the impact of the Health Channel Mines courses in their work process. Method This is a descriptive exploratory qualitative study conducted with 38 professionals working in primary health care units of three municipalities in the state of Minas Gerais, Brazil. Data were collected in 2014 by means of semi-structured interviews and subjected to thematic content analysis. Results Data analysis revealed the following three categories: interest in training and its contribution to professional practice; factors that alter professional practices; and proposals for improvement. Conclusion The study data demonstrated that the Mines Health Channel courses cannot single-handedly change professional practices. Continued and refresher education resources that enable the exchange and articulation of knowledge between the various specialities are needed to transform professional practices.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Atitude do Pessoal de Saúde
Pessoal de Saúde/educação
Educação Continuada em Odontologia
-Prática Profissional
Televisão
Brasil
Educação a Distância/organização & administração
Internet
Currículo
Educação Médica Continuada/organização & administração
Educação Continuada em Enfermagem/organização & administração
Melhoria de Qualidade
Meia-Idade
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 699 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-859102
Autor: Bohomol, Elena; Tatarli, Juliana de Abreu.
Título: Utilização de cenários para educação sobre segurança do paciente em centro cirúrgico / Use of scenarios for education about patient safety in a surgery center / Utilización de escenarios para la educación sobre seguridad del paciente en quirófano
Fonte: Rev. SOBECC;22(3):138-144, jul.-set. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Apresentar cenários da prática de enfermagem assistencial e gerencial relacionados aos procedimentos perioperatórios como estratégia educacional. Método: A população foi composta de cenários redigidos de uma investigação prévia. Foi realizada uma análise secundária das informações disponíveis. Resultados: Foram identificados sete cenários que representam o cotidiano de trabalho dos enfermeiros relacionado aos procedimentos perioperatórios. Desses cenários, quatro descrevem situações que apresentam eventos adversos que atingiram o paciente, dois near misses, e um contextualiza uma situação de risco. Três cenários contextualizavam situações com pacientes idosos e um com paciente pediátrico. Conclusão: Os cenários podem apresentar situações assistencias e propiciar reflexões para minimizar oportunidades de erros, melhorar a assertividade da comunicação, propiciar esclarecimento sobre conceitos de qualidade e promover a utilização de protocolos de segurança do paciente.

Objective: To present scenarios in the nursing care and management practice related to the perioperative procedures as an educational strategy. Method: The population was composed of scenarios from a previous investigation. There was a secondary analysis of the information available. Results: Seven scenarios were identified representing the nurses work routine in relation to perioperative procedures. Of these scenarios, four describe situations that present adverse events that affected the patient, two near misses, and one contextualizing a risk situation. Three scenarios contextualized situations with elderly patients, and one with a pediatric patient. Conclusion: The scenarios may present care-related situations, providing reflections to minimize opportunities for error, improving the assertiveness of communication, providing clarification about concepts of quality and promoting the use of patient safety protocols.

Objetivo: Presentar escenarios de la práctica de enfermería asistencial y de gerencia relacionados a los procedimientos perioperatorios como estrategia educacional. Método: La población fue compuesta de escenarios redactados de una investigación previa. Fue realizado un análisis secundario de las informaciones disponibles. Resultados: Fueron identificados siete escenarios que representan lo cotidiano de trabajo de los enfermeros relacionado a los procedimientos perioperatorios. De esos escenarios, cuatro describen situaciones que presentan eventos adversos que alcanzaron el paciente, dos near misses, y un contextualiza una situación de riesgo. Tres escenarios contextualizaban situaciones con pacientes ancianos y uno con paciente pediátrico. Conclusión: Los escenarios pueden presentar situaciones asistencias y propiciar reflexiones para minimizar oportunidades de errores, mejorar la asertividad de la comunicación, propiciar aclaración sobre conceptos de calidad y promover la utilización de protocolos de seguridad del paciente.
Descritores: Assistência Perioperatória
Educação em Enfermagem
Segurança do Paciente
-Epidemiologia Descritiva
Simulação
Educação a Distância
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2499


  4 / 699 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-998022
Autor: Ribeiro, Sheylazarth Presciliana; Couto, Ana Cláudia Porfírio.
Título: Capacitação à distância do programa segundo tempo e o lazer: esforços de produção e a busca comunicativa na formação de coordenadores de núcleo / The second-time program's distance education and leisure: production efforts and the communicative efficiency in the professional qualification of education sport's coordinators
Fonte: Licere (Online);22(1):303-330, mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Implementado em 2003 pelo Ministério do Esporte, o Programa Segundo Tempo (PST) é uma ação que têm se dedicado a formação profissional para o esporte educacional. Entre os diferentes modelos de formação ao longo do percurso dessa política, atualmente ela se organiza em uma Capacitação presencial e uma capacitação à distância (EaD) que tratam a temática de lazer entre seus conteúdos. A Capacitação EaD é o objeto de estudo deste artigo que visa contribuir para pesquisas de formação profissional de esporte e lazer. O objetivo geral é compreender a EaD do PST por seus esforços de produção e como o lazer está presente no curso. Como objetivos específicos: descrever e analisar os esforços da Capacitação EaD do PST para alcançar os Coordenadores de Núcleo (CNs); descrever e analisar como o lazer é trabalhado dentro da Capacitação EaD. Como metodologia usamos uma entrevista semiestruturada com a Gestora da Capacitação à distância do PST e a participação e conclusão no curso EaD. Concluímos que a gestão da EaD no PST produz esforços nomeados de políticos, tecnológicos e estruturais. Quanto ao lazer dentro da Capacitação EaD verificamos que ele é trabalhado em módulo próprio no ambiente da capacitação a partir de diferentes linguagens (vídeo-aula, slides, texto questões de início de debate no fórum e questões específicas no questionário de avaliação do conteúdo). Analisamos que essas repetições do lazer em diferentes formatos na EaD familiarizam os conteúdos pela estética da repetição. Contudo, essa estratégia não amplia sua potência comunicativa quando olhamos o lazer na relação entre os módulos de outros conteúdos.

The Second-Time Program (PST) was implemented by Brazil's Ministery of Sports. PST is a public policy that has been dedicated to professional qualification for the educational sport. Currentely, the professional qualificatios is organized in a face-to-face training and a distance education. The distance education for education sport is the object of this article that aims to contribute to research of professional qualification of sports and leisure. The general objective is to understand the production PST's distance education and how leisure is present in the course. As a methodology we used a semi-structured interview with the PST Distance Education Manager and the participation and conclusion in the PST's distance education course. We conclude that the management of PST´courses produces efforts named political, technological and structural. The leisure like a subject of studies in the distance education, we have verified that it is worked on in its own module in the training environment from different languages (video-lesson, slides, text discussion questions in the forum and specific questions in the content evaluation questionnaire). We have analyzed that these repetitions of leisure in different formats in EaD familiarize the contents with the aesthetics of repetition. However, this strategy does not increase its communicative power when we look at leisure in the relation between the modules of other contents.
Descritores: Educação a Distância
Capacitação Profissional
Atividades de Lazer
-Política Pública
Esportes
Cursos de Capacitação
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  5 / 699 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-876623
Autor: e Pereira, Emanuela Batista Ferreira; Modesto, Brenna Cavalcanti Maciel; Valença, Marília Perrelli; da Silva Junior, Walmir Soares; de Souza, Claudinalle Farias Queiroz.
Título: Desenvolvimento e avaliação de ambiente virtual de aprendizagem para capacitação em hipertermia maligna / Development and assessment of a virtual learning environment for training in malignant hyperthermia / Desarrollo y evaluación del entorno virtual de aprendizaje para capacitación en la hipertermia maligna
Fonte: Rev. SOBECC;22(4):180-187, out.-dez. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Desenvolver e avaliar a execução de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) intitulado "Teleducação em Hipertermia Maligna", visando a promover educação em saúde para equipes de enfermagem em centro cirúrgico. Método: Estudo de validação de tecnologia do tipo pesquisa de desenvolvimento metodológico com abordagem quanti-qualitativa, revelando o processo de criação e avaliação de um programa multimídia educacional no formato website como AVA para profissionais de enfermagem em centro cirúrgico e especialistas em informática em saúde. Resultados: A avaliação dos especialistas mostrou grande aceitabilidade do programa, recebendo classificação de "muito bom" para a maioria dos itens avaliados. Conclusão: O ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido mostrou-se uma ferramenta eficaz para apoiar o ensino sobre hipertermia maligna a equipes de enfermagem em centro cirúrgico.

Objective: To develop and assess the performance of a virtual learning environment (VLE) called "Tele-education in Malignant Hyperthermia" to promote health education for surgery nursing teams. Method: This is a technology validation study of methodological development research with quantitative and qualitative approach. It revealed the process of creation and assessment of an educational multimedia program as a VLE website for nursing professionals of surgery centers and for experts in health informatics. Results: The experts' assessment showed great acceptability of the program and received a classification of "very good" in most of the assessed items. Conclusion: The developed virtual learning environment is an effective tool to support teaching on malignant hyperthermia for nursing teams of surgery centers.

Objetivo: Desarrollar y evaluar la ejecución de un entorno virtual de aprendizaje (EVA) llamado "Teleeducación en Hipertermia Maligna", con el propósito de promover la educación en salud para equipos de enfermería en centros quirúrgicos. Método: Estudio de validación de la tecnología de la pesquisa del desarrollo metodológico, con abordaje cuantitativo y cualitativo, que reveló un proceso de creación y evaluación de un programa de multimedia educacional en formato de sitio electrónico como EVA para profesionales de enfermería en centros quirúrgicos y expertos en informática aplicada a la salud. Resultados: La evaluación de los expertos mostró una gran aceptabilidad del programa con el recibimiento de la clasificación "muy bueno" para la mayoría de los ítems evaluados. Conclusión: El entorno virtual de aprendizaje desarrollado se mostró una herramienta eficaz para apoyar la enseñanza de la hipertermia maligna a los equipos de enfermería en centros quirúrgicos.
Descritores: Instrução por Computador
Doenças Musculoesqueléticas
Equipe de Enfermagem
-Succinilcolina
Redes de Comunicação de Computadores
Educação a Distância
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2499


  6 / 699 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-328281
Autor: Fogel, Ramón; Hay, James Diego.
Título: La resposabilidad social y la visión del futuro: Paraguay en el siglo XXI / The social responsability and the vision of the future: Paraguay in the 21st. century.
Fonte: Asunción; Asociación de Profesionales Paraguayos Graduados en los Estados Unidos; 1999. 280 p. mapas, tab.
Idioma: es.
Resumo: En noviembre de 1998, la Asociación Paraguaya de Profesionales Graduados en Universidades de Estados Unidos (APPG), Presentó una conferencia magistral con el nombre "Responsabilidad Social y La Visión del Futuro : Paraguay en el Siglo XXI", presenta artículos que desde diversos ángulos que apuntan a la resposabilidad social y a la visión del futuro. Incluye: liderazgo y responsabilidad social ; comunicación y estado en Paraguay ; los medios de comunicación como factor de cambio ; educación a distancia ; acreditación y evaluación institucional universitaria ; sobre la importancia de un profesorado profesional ; universidad y seudo - universidad ; la urgente necesidad de fortalecer los gobiernos departamentales y municipales ; propuesta de desarrollo sostenible y otros
Descritores: Responsabilidade Social
Universidades
CONFLICT (PSYCHOLOGY)1
Recursos Naturais
Direitos Humanos
Liderança
Acreditação
Comunicação
Cultivos Agrícolas
Educação a Distância
Avaliação Institucional
Meios de Comunicação
Negociação
-Paraguai
Responsável: PY40.1 - Biblioteca
PY40.1; Py301


  7 / 699 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1007789
Autor: Rivas, Ronald; Galván, Pedro.
Título: Telemedicina en el Paraguay: Aportes del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Salud, Universidad Nacional de Asunción (IICS-UNA) / Telemedicine in Paraguay: Contributions of the Institute of Research in Health Sciences, National University of Asunción (IICS-UNA)
Fonte: Mem. Inst. Invest. Cienc. Salud (Impr.);16(3):66-72, dic. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Entendemos a la Telemedicina como un sistema de prestación de servicios que tiene como objetivo principal apoyar a la medicina por medio de la tecnología. En el Paraguay existen áreas rurales o remotas de difícil acceso en donde no llegan los servicios especializados que muchas veces son necesarios en esas comunidades, la Telemedicina se convirtió en una herramienta muy eficaz para dar una solución confiable, eficaz y barata. Este artículo pretende evidenciar los aportes del grupo de investigación del Departamento de Ingeniería Biomédica e Imágenes (IBI) del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Salud de la Universidad Nacional de Asunción (IICS-UNA) desde 1999 y en colaboración estratégica con otras instituciones, en cuanto al desarrollo y aplicaciones de la Telemedicina en el Paraguay. Para eso se realizó una revisión histórica de dichos aportes en las diferentes aplicaciones que comprenden la Telemedicina; Telediagnóstico, Telemática y en Teleeducación. El producto de más impacto a nivel de la salud pública indudablemente es el Sistema Nacional de Telemedicina, que desde 2014 y hasta la fecha presenta más de 400.000 diagnósticos especializados -Tele ecografías, Tele electrocardiografía, Tele electroencefalografía, Tele tomografía - en las regiones más necesitadas del país(AU)
Descritores: Telemedicina
-Paraguai
Educação a Distância
Monitoramento Epidemiológico
FUNGICIDES, INDUSTRIALTEMEFOS
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: PY3.1 - Biblioteca


  8 / 699 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-840260
Autor: Cruañas Sospedra, Jaime; Peñalver Rodríguez, Verónica Milagros; Montes de Oca, Héctor.
Título: Plataforma Moodle: un recurso necesario para el aprendizaje de la Matemática en las ciencias médicas / Moodle platform: a necessary resource for the learning of Mathematics in the medical sciences
Fonte: Edumecentro;9(2):221-224, abr.-jun. 2017. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Educação a Distância
Aprendizagem
Matemática
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


  9 / 699 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-840257
Autor: Agramonte Albalat, Blanca; Amechazurra Oliva, Maritza; Mata Fleites, Isabel; Treto Bravo, Inés; Santana Hernádez, Maylé; Álvarez Dueñas, Omar.
Título: DIPLOPED: una alternativa de educación a distancia para la preparación pedagógica de docentes / DIPLOPED: an alternative of distance learning for the pedagogical preparation of teachers
Fonte: Edumecentro;9(2):140-156, abr.-jun. 2017. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Fundamento: es necesario fortalecer la preparación pedagógica de los docentes desde la superación posgraduada utilizando la educación a distancia. Objetivo: diseñar un curso virtual como alternativa de la educación a distancia para la preparación pedagógica de los docentes. Métodos: se realizó una investigación descriptiva transversal, en la Filial "Lidia Doce Sánchez" de Sagua la Grande, durante el período septiembre 2013 a abril 2014. Se utilizaron diferentes métodos teóricos y empíricos para la búsqueda y procesamiento de la información y el criterio de especialistas para la valoración del producto elaborado. Resultados: se constató que la mayoría de los docentes son licenciados en especialidades no pedagógicas; tienen poca experiencia y entre ellos predominan los asistentes. Según la prueba pedagógica aplicada casi todos presentan necesidades de aprendizaje en aspectos relacionados con la pedagogía, determinado por el nivel bajo en las calificaciones obtenidas, por lo que se diseñó un curso de posgrado de educación a distancia, cuyo soporte digital lo constituye un CD-ROM que contiene todos sus elementos incluyendo una amplia bibliografía sobre los numerosos temas que aborda. Conclusiones: fue valorado por criterios de especialistas como pertinente y con adecuado tratamiento científico-metodológico, porque favorece el perfeccionamiento de las habilidades instructivas y educativas en la práctica docente.

Background: it is necessary to strengthen the pedagogical preparation of teachers through postgraduate studies using distance learning. Objective: to design a virtual course for distance learning for the pedagogical preparation of teachers. Methods: a descriptive cross-sectional investigation was carried out at "Lidia Doce Sánchez" university site from September 2013 to April 2014. Different theoretical and empirical methods were used for the search and processing of information and the criterion of specialists for the evaluation of the elaborated product. Results: it was verified that the majority of the teachers are bachelors in non-pedagogical specialties; they have little experience and the assistant teaching rank is predominant among them. According to the applied pedagogical test almost all of them present learning needs in aspects related to pedagogy, determined by the low marking level they got, reason why a postgraduate course in distance learning was designed, whose digital support comprises a CD- ROM containing all its elements including an extensive bibliography on the many topics it addresses. Conclusions: it was evaluated by specialists as pertinent and with adequate scientific-methodological treatment, because it favors the improvement of instructional and educational skills in teaching practice.
Descritores: Ensino
Interface Usuário-Computador
Educação a Distância
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


  10 / 699 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-891330
Autor: González Valdés, María de los Ángeles.
Título: Curso virtual para la superación posgraduada de los bibliotecarios de ciencias médicas en Cienfuegos / Virtual course for the postgraduate upgrading of medical sciences librarians in Cienfuegos
Fonte: Edumecentro;9(3):54-72, jul.-set. 2017. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Fundamento: la superación posgraduada es una necesidad permanente de los bibliotecarios de las ciencias médicas. Objetivo: diseñar un curso de capacitación utilizando la plataforma Moodle para la superación de los bibliotecarios de la red de salud en Cienfuegos. Métodos: se realizó una investigación de desarrollo entre octubre y diciembre de 2013 en el Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas en Cienfuegos. Se utilizaron métodos teóricos: histórico-lógico, analítico-sintético e inductivo-deductivo; y empíricos: la encuesta en forma de cuestionario a los bibliotecarios, y el estadístico-matemático para el procesamiento de los datos obtenidos. Resultados: fueron diagnosticadas las necesidades de capacitación de los bibliotecarios, entre ellas: sus limitaciones para desarrollar el aprendizaje en la modalidad educación a distancia, no habían interactuado con la plataforma Moodle, tenían carencias formativas en cuanto a las diferentes metodologías para la realización de estudios de usuarios, y dificultades lectoras en detrimento de la comprensión del texto básico, por lo que se diseñó un curso de posgrado, el cual fue valorado por criterio de especialistas. Conclusiones: el curso fue diseñado en la plataforma Moodle, permite contar con una tecnología para la interpretación y aprendizaje de la metodología para el estudio de las necesidades de información de los usuarios. Los especialistas lo valoraron como pertinente y con adecuada estructura metodológica en cuanto a estructura y contenido.

Background: postgraduate upgrading is a permanent need of the medical sciences librarians. Objective: to design a training course using the Moodle platform for the upgrading of the health branch librarians in Cienfuegos. Methods: a developmental research was carried out from October to December 2013 at Cienfuegos Province Medical Sciences Information Center. Theoretical methods were used: historical-logical, analytical-synthetic and inductive-deductive; And empirical ones: the survey in questionnaire form to librarians, and the statistical-mathematical for data processing. Results: the training needs of librarians were diagnosed, including: their limitations to develop learning in the distance learning modality, they had not interacted with the Moodle platform, they had formative deficiencies regarding the different methodologies for conducting studies of users, and reading difficulties hampering the understanding of the basic text, reasons why a postgraduate course was designed, that was valued by specialists' criteria. Conclusions: the course was designed in the Moodle platform; it allows having a technology for the interpretation and learning of the methodology for the study of the information needs of the users. The specialists valued it as pertinent and with adequate methodological structure in terms of conformation and content.
Descritores: Educação a Distância
Educação Médica
Projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação
Capacitação em Serviço
Bibliotecas Médicas
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara



página 1 de 70 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde