Base de dados : LILACS
Pesquisa : I02.195 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 789 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 79 ir para página                         

  1 / 789 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1147226
Autor: Fernández, María Belén.
Título: Reflexiones sobre la educación universitaria en pandemia. Experiencia en odontología / Reflections on university education in a pandemic. Experience in dentistry
Fonte: Rev. Asoc. Odontol. Argent;108(3):95-96, dic. 2020.
Idioma: es.
Resumo: ¿Cuándo fue que nos despertamos y nos dimos cuenta de que estábamos en una escena de película? Algo impensado para nosotros, un aislamiento, nos hizo sentir más que nunca que somos seres sociales. ¿Y qué ocurrió con la educación en este contexto? El modo en que el ámbito universitario atravesó la pandemia y la inclusión de la tecnología en la enseñanza odontológica invitan a reflexionar sobre los cambios que tuvieron lugar y que llegaron para quedarse (AU)

That moment when we found ourselves in the middle of a movie scene. Something unexpected for us, the isolation showed us the importance for human beings to socialise. The changes experienced in education during the lockdown in 2020 with the inclusion of technology like internet in dental education, invites us to reflect about those changes and how they will affect dental education in the future (AU)
Descritores: Tecnologia Odontológica
Educação a Distância
Educação em Odontologia
Pandemias
-Estudantes de Odontologia
Universidades
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR29.1 - Biblioteca


  2 / 789 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1126662
Autor: Gil Álvarez, José Luis.
Título: Formación, investigación, educación y sociedad como parte de las buenas prácticas desde la internacionalización universitaria / Training, research, education and society as part of good practices from university internationalization
Fonte: Rev. cuba. med. mil;48(supl.1):e430, 2019.
Idioma: es.
Resumo: En la actualidad, es creciente el establecimiento de relaciones entre las universidades, para contribuir al desarrollo de la educación superior en cada lugar. Esta tendencia se refleja en intercambios académicos permanentes, de forma institucionalizada; el desarrollo de proyectos de investigación de manera conjunta y la educación a distancia. En estos escenarios, se materializan programas curriculares de pregrado y postgrado, se generan convenios de colaboración y redes de cooperación(AU)
Descritores: Projetos de Pesquisa
Educação a Distância
Educação Superior
Educação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  3 / 789 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1147618
Autor: Heimann, Candice.
Título: Capacitação pedagógica de docentes de enfermagem: desenvolvimento e avaliação de um curso a distância / Pedagogical training of teachers of nursing: Development and evaluation of a distance learning course.
Fonte: São Paulo; s.n; 2012. 157 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo - USP para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O papel estratégico da educação como alavanca do crescimento e desenvolvimento socioeconômico é hoje consenso internacional. Além da democratização do acesso ao ensino, faz-se mister garantir uma educação de qualidade, que prepare cidadãos para atuar de maneira crítica e participativa da vida social, possibilitando-lhes a entrada e a permanência em um mercado de trabalho em constante transformação. Muitas universidades e professores tem tido dificuldades em acompanhar as mudanças, o que tem provocado debates e publicações sobre educação, discutindo-se tanto a premência de reformulações nos projetos pedagógicos, quanto de formação, atuação e desenvolvimento dos que nela ensinam. Nesse sentido, a possibilidade de utilizar a tecnologia como ferramenta pedagógica se mostra como um caminho promissor, tanto na intenção de alcançar objetivos educacionais, bem como, de ir ao encontro de interesses e necessidades, de professores e de alunos, quanto da demanda do mercado. O presente estudo constitui-se de uma pesquisa aplicada de produção tecnológica, que teve como objetivos desenvolver e avaliar um curso à distância de Capacitação Pedagógica para Docentes de Enfermagem. A metodologia de desenvolvimento do curso baseou-se no modelo Addie fundamentado no Design Instrucional Contextualizado (DIC) e baseou-se nos referenciais pedagógicos de Lev Vygotsky, Pierre Levy, John Dewey. O tema central do curso foi dividido em 10 unidades de aprendizagem com 30 horas cada, todas seqüenciais ecomplementares. O curso foi avaliado por doze especialistas nas áreas de ensino à distância, enfermagem e educação, baseados em três dimensões: pedagógica, tecnológica e comunicacional. De maneira geral o curso foi avaliado pelos especialistas como muito satisfatório e satisfatório em 251 (95%) dos itens, os quais apresentaram sugestões de melhorias. Concluiu-se que a proposta deste curso de especialização permitirá a capacitação dos docentes de enfermagem por meio de uma aprendizagem dinâmica e colaborativa, promovendo um saber fazer reflexivo com o uso das tecnologias de informação e comunicação para atender às reais necessidades da graduação de enfermagem.

The strategic role of education as a lever for growth and socioeconomic development is now an international consensus. In addition to the democratization of access to education, it is mister ensure a quality education that prepares citizens to act as a critical and participatory social life, enabling them to enter and stay in a job market in flux. Many universities and teachers are struggling to keep the changes which has led to debates and publications on education, discussing both the urgent need for reformulation of educational projects, and training, performance and development of those who teach it. In this sense, the ability to use technology as a pedagogical tool appears as a promising way, both the intention of achieving educational goals, as well as to meet the interests and needs of teachers and students, as the market demand.The present study consists of a production technology applied research, which aimed to develop and evaluate a distance learning course Pedagogical Training for Nursing Faculty. The development methodology of the course was based on the model based on the Addie and grounded in Instructional Design Contextualized (DIC) and was based on the pedagogical framework of Lev Vygotsky, Pierre Levy, John Dewey. The central theme of the course was divided into 10 learning units with 30 hours each, all sequential and complementary.The course was evaluated by twelve experts in the areas of distance education, nursing and education, based on threedimensions: pedagogical, technological and communication. Overall the course was rated by experts as highly satisfactory and satisfactory in 251 (95%) of items, which made suggestions for improvements. It was concluded that the proposal of this specialization course will enable the training of nursing faculty through a dynamic and collaborative learning, promoting a reflective know-how with the use of information and communication technologies to meet the real needs of the nursing degree.
Descritores: Tecnologia Educacional
Educação a Distância
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


  4 / 789 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-589357 LILACS-Express
Autor: Ochoa Vásquez, Luis Carlos.
Título: Las nuevas tecnologías y la educación en salud: un gran desafío para la medicina / New technologies and health education: a mayor challenge for medicine
Fonte: Med. U.P.B = Med. UPB;28(1):73-80, ene.-jun. 2009.
Idioma: es.
Resumo: El aprendizaje, entendido como el compartir (más que transferir) información entre dos partes, ha pasado por muchas modalidades a través del tiempo, con diferentes grados de efectividad.Con el arrollador empleo del computador tanto en el aula de clases como fuera del campus universitario, y el desarrollo continuo de herramientas cada vez más sofisticadas basadas en la web, la transferencia bidireccional del conocimiento se orienta cada vez más hacia la alta tecnología.
Descritores: Educação Médica
Educação a Distância
Limites: Humanos
Responsável: CO101.1 - BCdeS - Biblioteca Ciencias de la Salud


  5 / 789 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-1125340
Autor: Silva, Andrey Ferreira da; Estrela, Fernanda Matheus; Lima, Nayara Silva; Abreu, Carlos Tibúrcio de Araújo.
Título: Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia / Mental health of university professors in times of pandemic
Fonte: Physis (Rio J.);30(2):e300216, 2020.
Idioma: pt.
Descritores: Saúde Mental
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Educação a Distância
Docentes/educação
Docentes/psicologia
Betacoronavirus
-Qualidade de Vida
Esgotamento Profissional
Educação a Distância/métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  6 / 789 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-1101782
Autor: Ortega, Johis; Cometto, Maria Cristina; Zárate Grajales, Rosa A; Malvárez, Silvina; Cassiani, Silvia; Falconi, Carmen; Friedeberg, Daniel; Peragallo-Montano, Nilda.
Título: Distance learning and patient safety: Report and evaluation of an online patient safety course / Educación a distancia y seguridad del paciente: informe y evaluación de un curso en línea sobre seguridad del paciente / Aprendizagem à distância e segurança do paciente: descrição e avaliação de um curso online sobre segurança do paciente
Fonte: Rev. panam. salud pública = Pan am. j. public health;44:e33, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Patient safety is a critical topic in health care globally, with implications for nurses, physicians, administrators, and most importantly, patients and their well-being. Online distance learning (ODL) is widely accepted among most disciplines in higher education and has been used to promote patient safety knowledge among health care students and professionals in diverse contexts. This article reports on an online Nursing and Patient Safety course developed in 2012 by the University of Miami School of Nursing and Health Studies in conjunction with the Pan American Health Organization and the International Network for Nursing and Patient Safety. The study's objectives are to describe the implementation of an international ODL program to enhance patient safety knowledge in nurses and nursing students, and to examine the participants' assessments of this online approach as an effective learning tool. Most participants who completed the Nursing and Patient Safety ODL course reported being satisfied with the course content and experience, and demonstrated increased knowledge on patient safety, as measured by post-module quizzes and self-report. Limitations of the study include the lack of a comparison group, disparity in the number of participants across the course's language formats (English, Portuguese, Spanish), and the large number of participants who registered for but did not complete the course. Future research should identify obstacles to course completion, explore participants' awareness of patient safety issues and perceived need for more instruction, and look at ways to disseminate the course to the broadest international population of nurses and nursing students.(AU)

RESUMEN La seguridad del paciente es un tema fundamental en la atención de la salud a nivel mundial, con repercusiones para los enfermeros, médicos, administradores y, lo que es más importante, para los pacientes y su bienestar. La educación a distancia en línea está ampliamente aceptada en la mayoría de las disciplinas de enseñanza superior y se ha empleado para difundir los conocimientos en materia de seguridad del paciente a los estudiantes de atención de salud y los profesionales en diversos contextos. En este artículo se informa sobre el curso en línea de enfermería y seguridad del paciente creado en el 2012 por la facultad de enfermería y estudios de salud de la Universidad de Miami, conjuntamente con la Organización Panamericana de la Salud y la Red Internacional de Enfermería y Seguridad del Paciente. Los objetivos del estudio son describir la ejecución de un programa internacional de educación a distancia en línea para mejorar el conocimiento sobre la seguridad del paciente de los enfermeros y los estudiantes de enfermería, y examinar las evaluaciones de los participantes sobre este enfoque en línea como herramienta eficaz de aprendizaje. La mayoría de los participantes en este curso afirmó sentirse satisfecho con su contenido y experiencia, y demostró un mayor conocimiento sobre la seguridad del paciente, de acuerdo con las mediciones de las encuestas posteriores al módulo y la autoevaluación. Entre las limitaciones del estudio se aprecia la falta de un grupo de comparación, una disparidad en el número de participantes entre las diferentes versiones lingüísticas del curso (español, inglés y portugués) y el gran número de participantes que se inscribieron sin llegar a finalizar el curso. Las futuras investigaciones deberán indicar cuáles son los obstáculos para la finalización del curso, explorar la concienciación de los participantes en temas relativos a la seguridad del paciente y las necesidades que perciben de una instrucción más profunda, así como considerar modos de mayor difusión del curso en la comunidad internacional de enfermeros y estudiantes de enfermería.(AU)

RESUMO A segurança do paciente é um tema fundamental para a assistência de saúde em todo o mundo, com implicações para enfermeiros, médicos, administradores e, mais importante ainda, para os pacientes e o seu bem-estar. A educação à distância online (EDO) conta com grande aceitação na maioria das disciplinas do ensino superior e tem sido utilizada para transmitir conhecimentos sobre segurança do paciente a estudantes e profissionais da saúde em diversos contextos. Este artigo descreve um curso online de Enfermagem e Segurança do Paciente desenvolvido em 2012 pela Faculdade de Enfermagem e Estudos da Saúde da Universidade de Miami, em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde e a Rede Internacional de Enfermagem e Segurança do Paciente. Os objetivos do estudo são descrever a implementação de um programa internacional de EDO para melhorar os conhecimentos de enfermeiros e estudantes de enfermagem sobre segurança do paciente e examinar a forma como os participantes avaliaram a eficácia desta abordagem online como uma ferramenta de aprendizagem. Em sua maioria, os participantes que completaram o curso online de Enfermagem e Segurança do Paciente afirmaram ter tido uma boa experiência com o curso e estar satisfeitos com o seu conteúdo; além disso, demonstraram maiores conhecimentos sobre segurança do paciente, medidos por questionários aplicados após os módulos e pela autoavaliação. As limitações deste estudo incluem a falta de um grupo de comparação, a disparidade no número de participantes nos diferentes formatos do curso (inglês, português, espanhol) e o grande número de participantes que se inscreveram mas não completaram o curso. A pesquisa futura deve identificar os obstáculos à conclusão do curso, explorar a conscientização dos participantes sobre questões de segurança do paciente e a necessidade de mais instrução e procurar formas de divulgar o curso para uma população internacional mais ampla de enfermeiros e estudantes de enfermagem.(AU)
Descritores: Educação a Distância/tendências
Educação em Enfermagem/métodos
Segurança do Paciente
-Estudantes de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 789 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-989760
Autor: Hernández Duarte, Wilder Alfonso.
Título: Revisión bibliométrica sobre la enseñanza-aprendizaje de Ergonomía en las modalidades virtual y distancia / Bibliometric review on the teaching-learning of ergonomics in virtual and distance modalities
Fonte: Educ. med. super;32(4):184-198, oct.-dic. 2018. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: El uso de Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC´s) ha tomado relevancia en los procesos de aprendizaje. Objetivo: Cuantificar y caracterizar literatura científica publicada en revistas indexadas concerniente a prácticas pedagógicas aplicadas en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Ergonomía empleadas en la modalidad distancia y virtual. Métodos: Se diseñaron ecuaciones de búsqueda que se aplicaron en 9 bases de datos. Los artículos seleccionados se categorizaron por fuente, base de datos, año, área temática, idioma, factor de impacto, temática desarrollada, clasificación de la publicación, secuencia temporal, alcance de la investigación, país donde se realizó la investigación, país que realizó la investigación, organización que realizó la investigación, organización que aportó recursos y disciplina del autor. Estos fueron cuantificados y analizados. Resultados: El 39 por ciento de los artículos se encontraron en Science Direct, la mayoría en inglés, 47 por ciento se publicaron en revistas del área de ciencias sociales y educación. La mitad de los artículos no reportaron factor de impacto en "Scimago" y casi el 80 por ciento de los escritos tenían un alcance descriptivo. El 7,8 por ciento de los documentos manejaron el tema de interés. Conclusiones: Se destaca el uso de estrategias didácticas que permiten la discusión, reflexión y solución de situaciones cotidianas, intentando llevar al estudiante a un contexto real como son el estudio de casos y el aprendizaje basado en problemas. Se encontraron artículos que trataban aspectos de Ergonomía y formación en el trabajo planteando la necesidad que el personal responsable posea nociones en competencias pedagógicas. Son necesarios más estudios con un alcance analítico(AU)

Introduction: The use of information and communication technologies (ICT) has gained relevance in the learning processes. Objective: To quantify and characterize scientific literature published in indexed journals about pedagogical practices applied in the teaching-learning process of Ergonomics used in the distance and virtual modalities. Methods: Search equations were designed and applied in 9 databases. The selected articles were categorized by source, database, year, thematic area, language, impact factor, developed theme, publication classification, time sequence, research scope, country where the research was carried out, country that carried out the research, organization that carried out the research, organization that provided resources, and discipline of the author. These were quantified and analyzed. Results: 39 percent of the articles were found in Science Direct, the majority in English, 47 percent were published in journals in the field of social sciences and education. Half of the articles did not report an impact factor in Scimago and almost 80 percent of the papers had a descriptive scope. 7.8 percent of the documents treated the topic of interest. Conclusions: The use is emphasized of didactic strategies that allow the discussion, reflection and solution of everyday situations, trying to take the student to a real context such as case studies and problem-based learning. Articles that dealt with aspects of Ergonomics and on-the-job training were found, stating the need for responsible personnel to have notions in pedagogical competences. More studies are needed with an analytical scope(AU)
Descritores: Educação a Distância
Indicadores Bibliométricos
Realidade Virtual
Ergonomia/métodos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  8 / 789 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1137083
Autor: Scorsolini-Comin, Fabio; Melo, Lucas Pereira De; Rossato, Lucas; Gaia, Ronan da Silva Parreira.
Título: Educação a distância na formação em enfermagem: reflexões sobre a pandemia da covid-19 / Educación a distancia en la enseñanza de enfermería: reflexiones sobre la pandemia de covid-19 / Distance learning in nursing training: reflections on the covid-19 pandemic
Fonte: Rev. baiana enferm;34:e36929, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: refletir sobre o emprego da educação a distância na graduação em enfermagem no Brasil no cenário da pandemia da COVID-19. Método: ensaio crítico por meio de reflexões ancoradas na literatura acerca da utilização da educação a distância na formação de enfermeiros(as) e dos circunscritores decorrentes da pandemia. Resultados: as discussões sobre o emprego da educação a distância na formação em enfermagem no Brasil respondem a diferentes interesses educacionais, profissionais, políticos e econômicos. No contexto da pandemia de COVID-19, a partir de 2020, tais debates têm sido potencializados em função do emprego de metodologias da educação a distância na continuidade de muitos cursos de formação, outrora exclusivamente presenciais. Conclusão: não obstante as metodologias próprias da educação a distância permitirem, em um primeiro momento, a continuidade dos processos formativos em enfermagem, reafirma-se que o ensino-aprendizagem para o cuidado em saúde demanda proximidade e contato.

Objetivo: reflexionar sobre el uso de la educación a distancia en programas de graduación en enfermería en Brasil en el escenario de la pandemia COVID-19. Método: ensayo crítico a través de reflexiones ancladas en la literatura sobre el uso de la educación a distancia en la formación de enfermeras y circunscriptores resultantes de la pandemia. Resultados: los debates sobre el uso de la educación a distancia en la educación en enfermería en Brasil responden a diferentes intereses educativos, profesionales, políticos y económicos. En el contexto de la pandemia COVID-19, desde 2020, estos debates se han intensificado debido al uso de metodologías de educación a distancia en la continuidad de muchos cursos de formación, una vez exclusivamente presenciales. Conclusión: aunque las metodologías de la educación a distancia permiten, al principio, la continuidad de los procesos formativos en enfermería, se reafirma que la enseñanza-aprendizaje para la atención de la salud exige proximidad y contacto.

Objective: to reflect on the use of distance learning in nursing graduate programs in Brazil in the scenario of the COVID-19 pandemic. Method: critical essay through reflections anchored in the literature about the use of distance learning in the training of nurses and circumscriptors resulting from the pandemic. Results: discussions on the use of distance learning in nursing education in Brazil respond to different educational, professional, political and economic interests. In the context of the COVID-19 pandemic, since 2020, such debates have been intensified due to the use of distance learning methodologies in the continuity of many training courses, once exclusively in person. Conclusion: although the methodologies of distance learning allow, at first, the continuity of the training processes in nursing, it is reaffirmed that teaching-learning for health care demands proximity and contact.
Descritores: Pneumonia Viral
Infecções por Coronavirus
Educação a Distância
Educação em Enfermagem/métodos
Pandemias
Betacoronavirus
-Ensino/tendências
Brasil
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Relações Enfermeiro-Paciente
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


  9 / 789 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1146124
Autor: Gontijo, Tarcísio Laerte; Ferreira, Marina Nagata; Moraes, Juliano Teixeira; Duarte, Sebastião Junior Henrique; Santos, Carolina Fernandes.
Título: Impacto de um curso de especialização de gestão em saúde no trabalho dos egressos / Impact on work of a distance learning health management specialization course
Fonte: Enferm. foco (Brasília);11(3):41-47, dez. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Avaliar o impacto de um curso de especialização em gestão em saúde no trabalho do egresso. Método: Estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa envolvendo 121 egressos. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de escala validada e entrevistas semiestruturadas. Foram realizadas análises descritivas e testes de associação de dados quantitativos e análise categorial temática para os qualitativos. Resultados: Foram identificados escores médios entre 4,2 e 4,6, identificando assim o impacto positivo do curso no trabalho dos egressos demonstrado pela melhor sistematização das práticas administrativas e de gestão de pessoas. Conclusões: O curso apresentou impacto positivo no trabalho dos egressos. (AU)

Objective: To evaluate the impact of a specialization course on health management at work of the graduates. Method: Case study with quantitative and qualitative approach involving 121 graduates. Data collection was performed by applying validated scale and semi-structured interviews. Descriptive analysis and association tests of quantitative data and categorical thematic analysis were performed for the qualitative ones. Results: We identified average scores between 4.2 and 4.6, thus identifying the positive impact of the course on the work of graduates demonstrated by better systematization of administrative practices and people management. Conclusions: The course showed a positive impact on the work of graduating students. (AU)

Objetivo: evaluar el impacto de un curso de especialización en la gestión de la salud en el trabajo de los graduados. Método: Estudio de caso con enfoque cuantitativo y cualitativo con 121 graduados. La recolección de datos se realizó mediante la aplicación de escala validada y entrevistas semiestructuradas. Se realizaron análisis descriptivos y pruebas de asociación de datos cuantitativos y análisis temáticos categóricos para los cualitativos. Resultados: Identificamos puntajes promedio entre 4.2 y 4.6, identificando así el impacto positivo del curso en el trabajo de los graduados demostrado por una mejor sistematización de las prácticas administrativas y la gestión de personas. Conclusiones: El curso mostró un impacto positivo en el trabajo de los estudiantes graduados. (AU)
Descritores: Gestão em Saúde
-Diagnóstico da Situação de Saúde
Enfermagem
Educação a Distância
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


  10 / 789 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Leite, Maria Madalena Januário
Texto completo
Id: biblio-956592
Autor: Souza, Geisa Colebrusco de; Gonçalves, Maria Narcisa da Costa; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Borges, Elisabete Maria das Neves; Mira, Vera Lucia; Leite, Maria Madalena Januário.
Título: Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressos / Evaluación del curso gestión online desde la perspectiva de los egresos / Evaluation of the online management course from the perspective of former students
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;49(spe):90-97, fev. 2015. tab, graf.
Idioma: en; pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Avaliar curso online na perspectiva do egresso e verificar a relação entre variáveis. Método Estudo quantitativo, descritivo e exploratório, aplicado aos participantes no final de três versões de um curso de atualização onlinena temática de Gerenciamento em Enfermagem. Resultados Os índices de satisfação nas três categorias elencadas, em três anos, apresentaram resultados acima de 75,0%. Os coeficientes obtidos indicaram alta consistência do questionário. Considerando o índice total, a categoria Desempenho do tutor foi a de índice mais alto. Fortes associações entre Autoavaliação e Desempenho do tutor, Autoavaliação e Programa do curso e Desempenho do tutor e Programa do curso foram identificadas. Não houve associação entre as três categorias referidas com as demais variáveis do estudo. Conclusão Os egressos demonstraram satisfação com o curso, que favoreceu a interação e a promoção do conhecimento coletivo no gerenciamento em enfermagem. Foram reconhecidos, também, aspectos que carecem de melhorias, com destaque à capacitação do tutor para mediar discussões e estimular o envolvimento do estudante ao longo do curso.

RESUMEN Objetivo Evaluar curso online desde la perspectiva de los egresos y verificar la relación entre las variables. Método Estudio cuantitativo, descriptivo y exploratorio aplicado a los participantes en el final de tres versiones de un curso de actualizaciónonline en la temática de Gestión en Enfermería. Resultados Los índices de satisfacción en las tres categorías enumeradas, en tres años, presentaron resultados arriba de los 75,0%. Los coeficientes indican una alta consistencia del cuestionario. Teniendo en cuenta el índice total, la categoría Desempeño del Tutor ha presentado el índice más alto. Se identificaron fuertes asociaciones entre Autoevaluación y Desempeño del Tutor, Auto Evaluación y Programa del Curso, y Desempeño del Tutor y Programa del Curso. No se identificaron asociaciones entre las tres categorías mencionadas con las otras variables del estudio. Conclusión Los egresos expresaron su satisfacción por el curso que favorecía la interacción y la promoción del conocimiento colectivo en la gestión de enfermería. También fueron reconocidos los aspectos que deben ser mejorados, sobre todo la capacitación del tutor para mediar discusiones y estimular la participación de los estudiantes a lo largo del curso.

ABSTRACT Objective To evaluate the online course from the perspective of e-learners as well as the relation between variables. Method A quantitative, descriptive and exploratory study. Results After three years, the satisfaction rates in the three listed categories presented an average rate higher than 75%. The coefficients indicated a high consistency of the questionnaire. Considering the overall rates in the three years period, the Instructor Performance category presented the highest rate. Strong associations between Self-Assessment and Instructor Performance, Self-Evaluation and Program of the Course and Instructor performance and Program of the course were identified. There was no association between the three categories mentioned with any other variables existing in the study. Conclusion E-learners expressed satisfaction with the course that means favored the interaction and the promotion of collective knowledge in nursing management. Also aspects need to be improved, especially the training of the instructor to mediate discussions and encourage student involvement throughout the course.
Descritores: Educação a Distância
Educação Continuada em Enfermagem
Tutoria
-Portugal
Brasil
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Avaliação Educacional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta



página 1 de 79 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde