Base de dados : LILACS
Pesquisa : I02.233.332 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 8004 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 801 ir para página                         

  1 / 8004 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1287531
Autor: Pedroso, Reginaldo dos Santos; Andrade, Géssica; Pires, Regina Helena.
Título: Plantas medicinais: uma abordagem sobre o uso seguro e racional / Medicinal plants: an approach to rational and safe use
Fonte: Physis (Rio J.);31(2):e310218, 2021. tab.
Idioma: pt.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Resumo: Resumo Muitas plantas são utilizadas com finalidades medicinais, constituindo alternativas terapêuticas complementares ao tratamento de doenças, trazendo inúmeros benefícios à saúde, quando utilizadas racionalmente e de maneira adequada. No entanto, as plantas constituem um arsenal grande de constituintes químicos, que podem ser benéficos, mas também podem representar um risco potencial à saúde. Desse modo, é importante que o usuário, os profissionais de saúde, e os prescritores, tenham conhecimentos sobre a planta, a correta identificação, conservação, modo de preparo e uso, além dos possíveis efeitos colaterais. As plantas medicinais, seus riscos e benefícios, são discutidos à luz das publicações científicas contemporâneas, atentando para a contribuição dos profissionais de saúde em relação ao seu papel de educadores e promotores de saúde atuantes em comunidades, especialmente aquelas usuárias do Sistema Único de Saúde.

Abstract Many plants are used for medicinal purposes, constituting therapeutic alternatives complementary to the medical treatment, bringing numerous health benefits, when used rationally and in an appropriate way. However, plants constitute a large arsenal of chemicals constituents, which may be beneficial, but may also pose a potential health risk. So, it is important that the user, the health professionals, and the prescribers, have knowledge about the plant, ensuring correct identification, conservation, preparation and use, as well as possible side effects. The study of the medicinal plants, their risks and benefits, and efficacy confirmation by carefully designed studies will be discussed in the light of contemporary scientific publications, paying attention to the contribution of health professionals in relation to their role as active educators and health promoters in communities, especially those users of the Unified Health System.
Descritores: Plantas Medicinais/efeitos dos fármacos
Atenção Primária à Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
-Sistema Único de Saúde
Brasil
Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos/prevenção & controle
Fitoterapia
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  2 / 8004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1287535
Autor: Pereira, Myriam Dantas; Moutian, Ilana; Faria, Rafaela das Graças Santiago; Cordeiro, Darilene Rocha; Viegas, Selma Maria da Fonseca.
Título: Intersectoral actions between health and education: notes on the Health at School Program / Ações intersetoriais entre a saúde e a educação: apontamentos para o programa saúde na escola
Fonte: Physis (Rio J.);31(2):e310224, 2021.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: to understand the intersectoral actions between health and education and the Health at School Program context in three municipalities in different health regions in the state of Minas Gerais, Brazil. Method: this is a holistic-qualitative multiple case study, based on Comprehensive Sociology of Everyday Life, with 91 participants, being 38 health professionals and 53 education professionals. Open-ended individual interview and records in operational field notes of the research development were used. Data were collected in 2016 and thematic content analysis was used, obeying the analytical technique of cross-case analysis, in line with the methodological framework of the holistic multiple case study. Results: low involvement between the health and education sectors is pointed out, leading to the practice of fragmented, punctual and limited actions and implying low improvement in health conditions. Conclusions: to modify this context, the involvement of health and education professionals is essential, in addition to the schoolchildren, parents, community and managers themselves. The union of these actors is necessary for the transformation of students' health conditions. However, this will only be achieved if the actions developed are planned and carried out involving these actors and the school community.

Resumo Objetivo: compreender as ações intersetoriais entre a Saúde e a Educação e o contexto do Programa Saúde na Escola em três municípios de distintas regiões sanitárias do estado de Minas Gerais, Brasil. Método: trata-se de um estudo de casos múltiplos holístico-qualitativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva do Cotidiano, com 91 participantes, sendo 38 profissionais da Saúde e 53 profissionais da Educação. Utilizaram-se a entrevista individual aberta e os registros em notas de campo operacionais do desenvolvimento da pesquisa. Os dados foram coletados em 2016 e utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática, obedecendo à técnica analítica da síntese cruzada dos casos, em consonância ao referencial metodológico de estudo de casos múltiplos holístico. Resultados: apontam um baixo envolvimento entre os setores Saúde e Educação levando à prática de ações fragmentadas, pontuais e limitadas e implicando baixa melhoria das condições de saúde. Conclusões: para modificar esse contexto, é fundamental o envolvimento dos profissionais da Saúde e da Educação, além dos próprios escolares, pais, comunidade e gestores. A união desses atores é necessária para a transformação das condições de saúde dos estudantes. No entanto, isso só será alcançado se as ações desenvolvidas forem planejadas e executadas envolvendo esses atores e a comunidade escolar.
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Educação em Saúde
Colaboração Intersetorial
Promoção da Saúde
-Qualidade de Vida
Instituições Acadêmicas
Autocuidado
Brasil
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  3 / 8004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1020968
Autor: Carneiro, Leandro Piquet; Medical Ethics and Social and Labor MedicineBattistella, Linamara Rizzo.
Título: Two innovative Brazilian programs relating to road safety prevention. A case study
Fonte: Säo Paulo med. j;137(supl):2-7, May-June 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT BACKGROUND: The World Health Organization (WHO) 2017 Global Conference in Montevideo, Uruguay, was dedicated to promoting successful cases and best practices in fighting and preventing noncommunicable disease (NCDs). The global effort undertaken by WHO aims to reduce road traffic deaths in order to meet goal number 3.4 of the sustainable development goals. OBJECTIVES: To describe two Brazilian road safety prevention programs, presented at the WHO 2017 Global Conference: São Paulo Traffic Safety Movement (Movimento Paulista de Segurança no Trânsito) and Safe Life Program of Brasília (Programa Brasília Vida Segura), along with their governance structures, models and results. DESIGN AND SETTING: This was a descriptive case study conducted in São Paulo and Brasilia from 2015 to 2018. These programs aimed to reduce the number of deaths caused by road accidents to 8.3 deaths per 100,000 inhabitants in São Paulo by 2020 and in Brasília by 2016; and to reduce harmful use of alcohol by 10% by 2020. METHODS: These two initiatives were designed, managed and operated to bring together government and civil society, i.e. industry, academia, non-governmental organizations (NGOs), etc., around the common goal of saving lives. They were collaborative and guided by sharing of best practices, learning and information, thereby making it possible to attain more and better results. Their format enables reproduction in cities across all Brazilian regions. RESULTS: The results attest to the efficacy of the programs implemented in these two cities. In Brasília, the initiative helped reduce the number of traffic-related deaths by 35% (2017). In the same year in the state of São Paulo, 7,600 deaths were avoided. CONCLUSION: Both programs are innovative public policies that deal with health issues caused by the external agents that ultimately account for the rapid increase in days lost to disability. Prevention of external causes of deaths and injuries, such as traffic violence, strongly correlates with changes in habits and actions, especially excessive consumption of alcohol, and with NCDs in Brazil.
Descritores: Serviços Preventivos de Saúde/métodos
Consumo de Bebidas Alcoólicas/prevenção & controle
Acidentes de Trânsito/prevenção & controle
Doenças não Transmissíveis/prevenção & controle
-Serviços Preventivos de Saúde/estatística & dados numéricos
Brasil/epidemiologia
Consumo de Bebidas Alcoólicas/mortalidade
Acidentes de Trânsito/mortalidade
Educação em Saúde/métodos
Cidades/estatística & dados numéricos
Eficiência Organizacional
Distribuição por Idade
Parcerias Público-Privadas/organização & administração
Doenças não Transmissíveis/mortalidade
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 8004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1291781
Autor: Sousa, Maria Adriana Oliveira de; Mota, Roziane Vieira; Gomes, Aline Costa; Lima, Rosângela Nascimento de; Oliveira, Samira Gomes de; Freitas, Roberto Wagner Júnior Freire de.
Título: Atendimento ao adulto em parada cardiorrespiratória: intervenção educativa para estudantes leigos / Care of adults at cardiorrespiratory stop: educational intervention for lay students
Fonte: Enferm. foco (Brasília);12(2):360-364, set. 2021. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa, no contexto do ensino médio, sobre o tema parada cardiorrespiratória em adultos. Método: Trata-se de um estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, com abordagem quantitativa desenvolvido entre fevereiro a novembro de 2019 em uma escola da rede pública do município de Fortaleza, Ceará. Resultados: Inicialmente foram recrutados 30 estudantes, porém 10 estudantes se encaixavam dentro dos critérios de inclusão, sendo esta a amostra final. Para a realização do estudo foi utilizado um questionário estruturado, de autoria dos pesquisadores, composto por 10 perguntas objetivas. Após a intervenção educativa e análise dos dados, foi obtida uma média de acertos de 7,225 no pós-teste comprovando através dos números a eficiência da educação em saúde realizada, pois inicialmente a média apresentada foi 4,375. Conclusão: Constatou-se que os estudantes possuíam conhecimento referente ao suporte básico de vida insuficiente, porém com grande capacidade para aprendizagem, sendo a escola um ambiente favorável para práticas educativas sobre a temática. (AU)

Objective: To evaluate the effect of an educational intervention, in the context of high school, on the theme cardiorespiratory arrest in adults. Methods: Quasi-experimental study, before and after, with quantitative approach developed between February and November 2019 in a public school in the city of Fortaleza, Ceará. Results: Initially, 30 students were recruited, but 10 met the inclusion criteria, which was the final sample. To carry out the study, a structured questionnaire was used, authored by the researchers, composed of 10 objective questions. After the educational intervention and data analysis, an average of 7,225 correct answers were obtained in the post-test, proving through the numbers the efficiency of health education performed, since initially the average presented was 4,375. Conclusion: It was found that the students had knowledge related to insufficient basic life support, but with great learning capacity, and the school was a favorable environment for educational practices on the subject. (AU)

Objetivo: Evaluar el efecto de una intervención educativa, en el contexto de la escuela secundaria, sobre el tema del paro cardiorrespiratorio en adultos. Métodos: Estudio cuasiexperimental, antes y después, con un enfoque cuantitativo desarrollado entre febrero y noviembre de 2019 en una escuela pública de la ciudad de Fortaleza, Ceará. Resultados: Inicialmente, se reclutaron 30 estudiantes, pero 10 cumplieron con los criterios de inclusión, que fue la muestra final. Para llevar a cabo el estudio, se utilizó un cuestionario estructurado, escrito por los investigadores, compuesto por 10 preguntas objetivas. Luego de la intervención educativa y el análisis de datos, se obtuvo un promedio de 7,225 respuestas correctas en la prueba posterior, demostrando a través de los números la eficiencia de la educación en salud realizada, ya que inicialmente el promedio presentado fue de 4,375. Conclusión: Se encontró que los estudiantes tenían conocimientos relacionados con un apoyo básico insuficiente para la vida, pero con una gran capacidad de aprendizaje, y la escuela era un ambiente favorable para las prácticas educativas sobre el tema. (AU)
Descritores: Parada Cardíaca
-Educação em Saúde
Enfermagem
Primeiros Socorros
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


  5 / 8004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1291520
Autor: Nascimento, Camilla Cristina Lisboa do; Monteiro, Diully Siqueira; Rodrigues, Ivaneide Leal Ataíde; Nogueira, Laura Maria Vidal; Santos, Felipe Valino dos; Pereira, Alexandre Aguiar.
Título: Práticas de enfermeiros sobre imunização: construção compartilhada de tecnologia educacional / Nursing practices on immunization: shared construction of educational technology
Fonte: Enferm. foco (Brasília);12(2):305-311, set. 2021. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivos: Conhecer a percepção de enfermeiros da Atenção Primária em Saúde a respeito dos conhecimentos dos usuários sobre imunização; Identificar as práticas desses enfermeiros sobre imunização; Construir, de forma compartilhada, uma tecnologia educacional sobre imunização. Método: Pesquisa metodológica qualitativa, realizada em 21 Unidades Municipais de Saúde em Belém-Pará, com 23 enfermeiros que atuavam em sala de imunização. A coleta de dados foi por meio de entrevistas individuais submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: Organizaram-se duas categorias: "Percepção dos enfermeiros sobre os conhecimentos dos usuários no contexto da imunização" e "Ações de educação em saúde na rotina das práticas relativas à imunização e elaboração da tecnologia educacional", que possibilitaram a construção de uma cartilha com orientações baseadas no produto dessas categorias. Conclusão: Os enfermeiros têm percepção dos conhecimentos dos usuários sobre a imunização. Reconhecem a importância de práticas educativas, embora não consigam realizá-las efetivamente, devido dificuldades do cotidiano gerencial e assistencial. A participação dos enfermeiros na construção da cartilha foi fundamental para obter-se uma ferramenta adequada a intermediar suas ações educativas junto aos usuários com potencial de colaborar significativamente para a atuação da enfermagem em salas de vacina. (AU)

Objective: To know the perception of primary care nurses regarding users' knowledge about immunization; Identify these nurses' practices on immunization; Build, in a shared way, an educational technology about immunization. Methods: Qualitative methodological research, carried out in 21 Municipal Health Units in Belém-Pará, with 23 nurses who worked in an immunization room. Data collection was carried out through individual interviews submitted to thematic content analysis. Results: Two categories were organized: "Nurses 'perception of users' knowledge in the context of immunization" and "Health education actions in the routine of immunization practices and the development of educational technology", which enabled the construction of a booklet with guidelines based on the product these categories. Conclusion: Nurses are aware of users' knowledge about immunization. They recognize the importance of educational practices, although they are unable to carry them out effectively, due to difficulties in the managerial and care routine. The nurses participation in the construction of the booklet was essential to obtain an adequate tool to mediate their educational actions with users with the potential to collaborate significantly for nursing performance in vaccine rooms. (AU)

Objetivo: Conocer la percepción de las enfermeras de atención primaria con respecto al conocimiento de los usuarios sobre la inmunización; Identificar las prácticas de estas enfermeras sobre inmunización; Construir, de manera compartida, una tecnología educativa sobre inmunización. Métodos: Investigación metodológica cualitativa, realizada en 21 Unidades Municipales de Salud en Belém-Pará, con 23 enfermeras que trabajaban en una sala de inmunización. La recopilación de datos se realizó a través de entrevistas individuales sometidas a análisis de contenido temático. Resultados: Se organizaron dos categorías: "Percepción de las enfermeras del conocimiento de los usuarios en el contexto de la inmunización" y "Acciones de educación para la salud en la rutina de las prácticas de inmunización y el dessarollo de la tecnología", lo que permitió la construcción de un folleto con pautas basadas en el producto de esas categorías. Conclusión: Las enfermeras conocen los conocimientos de los usuarios sobre la inmunización. Reconocen la importancia de las prácticas educativas, aunque no pueden llevarlas a cabo de manera efectiva, debido a las dificultades en la gestión y la rutina de atención. La participación de las enfermeras en la construcción del folleto fue esencial para obtener una herramienta adecuada para mediar sus acciones educativas con los usuarios con el potencial de colaborar significativamente para el desempeño de la enfermería en las salas de vacunas. (AU)
Descritores: Atenção Primária à Saúde
-Educação em Saúde
Imunização
Enfermagem
Tecnologia Educacional
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


  6 / 8004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1291326
Autor: Santos Júnior, Jair Luiz dos; Camilo, Marta Regina Chaves; Santos, Isabel Cristina Ramos Vieira; Rosas, Marília Araújo Santana; Silva, Jullyane Rebeca Rodrigues da; Medeiros, Lílian Katiússia Araújo de; Bezerra, Jéssica Naylla de Melo; Luz, Givaneide Oliveira de Andrade.
Título: Relação do letramento funcional em saúde com a insuficiência renal em pessoas com diabetes mellitus / Relationship of functional lettering in health with renal insufficiency in people with diabetes Mellitus
Fonte: Enferm. foco (Brasília);12(2):270-276, set. 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a relação entre o letramento funcional em saúde e a diminuição da capacidade da função renal de pessoas com diabetes mellitus atendidas em uma unidade de referência em saúde do estado de Pernambuco. Método: estudo descritivo de corte transversal com uma abordagem quantitativa, a amostra foi de 70 participantes, que se submeteram à avaliação do nível de letramento funcional em saúde, através do questionário Brief Test of Functional Health Literacy in Adults (B-TOFHLA), e à mensuração da taxa de filtração glomerular estimada. Para a análise, foram utilizados os testes estatísticos de Qui-quadrado com correlação de Pearson, o T de Student e Mann-Whitney. Resultados: os resultados principais foram a associação estatística entre o letramento funcional em saúde inadequado, taxa de filtração glomerular estimada e a creatinina sérica reduzidas. Conclusão: este estudo mostrou associação estatística entre letramento funcional em saúde com variáveis primordiais no controle e prevenção da doença renal crônica em pessoas com diabetes mellitus, esses dados podem subsidiar o enfermeiro na busca de estratégias para promover aos pacientes a execução do autogerenciamento em saúde de modo a minimizar as complicações dessa patologia. (AU)

Objective: To analyze the relationship between functional health literacy and decreased renal function capacity of people with diabetes mellitus treated at a referral health unit in the state of Pernambuco. Methods: A descriptive cross-sectional study with a quantitative approach, the sample was made up of 70 participants, who underwent an assessment of the level of functional health literacy, using the Brief Test of Functional Health Literacy in Adults (B TOFHLA) questionnaire, and measurement of the estimated glomerular filtration rate. Chi square statistical tests with Pearson's correlation, Student's T and Mann-Whitney were used. Results: The main results were the statistical association between inadequate health functional literacy, estimated glomerular filtration rate and reduced serum creatinine. Conclusion: This study showed a statistical association between functional health literacy with essential variables in the control and prevention of chronic kidney disease in people with diabetes mellitus, these data can support the nurse in the search for strategies to promote patients to perform self management in health of to minimize the complications of this pathology. (AU)

Objetivo: Analizar la relación entre la alfabetización funcional en salud y la disminución de la capacidad de la función renal de las personas con diabetes mellitus atendidas en una unidad de salud de referencia en el estado de Pernambuco. Métodos: Un estudio descriptivo de corte transversal con un enfoque cuantitativo, la muestra estaba compuesta por 70 participantes, que se sometieron a una evaluación del nivel de alfabetización funcional en salud, utilizando el cuestionario Breve prueba de alfabetización funcional en salud en adultos (B-TOFHLA), y medición de la tasa de filtración glomerular estimada. Se utilizaron pruebas estadísticas de chi-cuadrado con correlación de Pearson, Student's T y Mann Whitney. Resultados: Los principales resultados fueron la asociación estadística entre la alfabetización funcional de salud inadecuada, la tasa de filtración glomerular estimada y la creatinina sérica reducida. Conclusión: Este estudio mostró una asociación estadística entre la alfabetización funcional de la salud con variables esenciales en el control y prevención de la enfermedad renal crónica en personas con diabetes mellitus, estos datos pueden ayudar a la enfermera en la búsqueda de estrategias para promover a los pacientes a realizar un autocontrol en la salud de para minimizar las complicaciones de esta patología. (AU)
Descritores: Letramento em Saúde
-Educação em Saúde
Insuficiência Renal Crônica
Enfermagem em Nefrologia
Taxa de Filtração Glomerular
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


  7 / 8004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1291237
Autor: Tibes-Cherman, Chris Mayara; Camargo, Carla Regina Moreira; Flores, Lucinar Jupir Forner; Silva-Sobrinho, Reinaldo Antonio; Silva, Rosane Meire Munhak da; Zilly, Adriana.
Título: Perfil clínico da gestação tardia em um município brasileiro de fronteira / Clinical profile of late pregnancy in a brazilian border city
Fonte: Enferm. foco (Brasília);12(2):223-229, set. 2021. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: o adiamento da gestação ocorre por motivos diversos e possui maior risco de desenvolver complicações maternas, fetais e neonatais. O período do pré-natal se torna um momento propício para promoção da saúde dessas gestantes. Objetivo: descrever o perfil clínico da gestante com idade igual ou superior a 35 anos em um município de tríplice fronteira. Métodos: pesquisa quantitativa, do tipo retrospectiva e descritiva. Os dados são de prontuários de mulheres com idade igual ou maior que 35 anos que passaram por parto no período de 2012 a 2016. Para análise dos dados foi realizado o teste Qui-quadrado. Resultados: no período ocorreram 2.605 partos de gestações tardias, a maioria era brasileira e multípara e o parto cirúrgico o mais realizado. Quanto ao pré-natal, a maioria realizou. As intercorrências gestacionais mais encontradas foram a hipertensão arterial, diabetes mellitus e a pré-eclâmpsia. O parto cirúrgico teve maior incidência para prematuridade, baixo peso e como desfecho neonatal, a unidade de terapia neonatal. Conclusão: o perfil clínico das gestantes estudadas corrobora com outros resultados nacionais. Diante dos resultados evidenciados, destaca-se a importância dos profissionais de saúde conheçam os fatores de risco que as gestantes tardias estão expostas, para atuarem na prevenção de tais agravos. (AU)

Objective: To describe the clinical profile of pregnant women 35 years of age or older in a triple border city. Methods: Quantitative research, retrospective and descriptive. Data are from medical records of women aged 35 years or older who underwent labor from 2012 to 2016. For data analysis, the Chi-square test was performed. Results: There were 2,605 late pregnancies during the period, most were Brazilian and multiparous and the most performed surgical delivery. Most pregnant women had prenatal care. The most common gestational complications were hypertension, diabetes mellitus and preeclampsia. Surgical delivery had a higher incidence for prematurity, low weight and as a neonatal outcome, the neonatal therapy unit. Conclusion: The clinical profile of the pregnant women studied corroborates with other national results. Given the evidenced results, it is highlighted the importance of health professionals to know the risk factors to which late pregnant women are exposed to effectively act in the prevention of such diseases. (AU)

Objetivo: Describir el perfil clínico del gerente de 35 años o más en el municipio de frontera múltiple. Métodos: Investigación cuantitativa, retrospectiva y descriptiva. Los datos están listos para mujeres de 35 años o más y que alcanzan el período de 2012 a 2016. Para el análisis de los datos realizados o la prueba de Chi-cuadrado. Resultados: En el período en que ocurrieron 2,605 partes de contribuciones tardías, la mayoría fueron brasileñas y multíparas y el procedimiento quirúrgico o más realizado. En cuanto a la atención prenatal, la mayoría se realiza. Como las complicaciones gestacionales más comunes fueron hipertensión, diabetes mellitus y preeclampsia. El parto quirúrgico tuvo una mayor incidencia de prematuridad, bajo peso y, como resultado neonatal, una unidad de terapia neonatal. Conclusión: El perfil clínico de las embarazadas estudiadas se confirma con otros resultados nacionales. En vista de los resultados evidenciados, que muestran la importancia de los profesionales de la salud, los factores de riesgo que se retrasan están expuestos para actuar en la prevención de tales lesiones. (AU)
Descritores: Educação em Saúde
-Idade Materna
Enfermagem
Promoção da Saúde
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


  8 / 8004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1291819
Autor: Américo, Camila Félix.
Título: Efeitos de intervenções de enfermagem voltadas à promoção do uso consistente de anticoncepcional oral combinado / Efeitos de intervenções de enfermagem voltadas à promoção do uso consistente de anticoncepcional oral combinado.
Fonte: Fortaleza; s.n; 2014. 152 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: A pesquisa testa os efeitos de duas intervenções educativas, sendo uma individual e que tomou o folder como apoio ao processo ensino-aprendizagem, e a outra, grupal, que adotou o álbum seriado como o referido apoio. Ambas as intervenções eram de promoção ao uso consistente do anticoncepcional oral combinado. Tratou-se de pesquisa experimental, a comparar três grupos: grupo com intervenção por folder, grupo com intervenção por álbum e grupo controle. Foi desenvolvida em dois centros de saúde da família, pertencentes ao sistema municipal de saúde de Fortaleza, Ceará, Brasil. A população do estudo foi composta por usuárias de anticoncepcional oral combinado de baixa dose, atendidas na rede pública de saúde. A amostra de 146 usuárias do método foi determinada pela fórmula que calcula tamanho amostral para comparação de grupos, adotando-se como critério de inclusão, estar em uso atual do respectivo método. Aplicou-se o inquérito Conhecimento-Atitude-Prática (CAP) pré-intervenções e pós-intervenções (imediatamente e após 60 dias) para avaliar o conhecimento, a atitude e prática de mulheres quanto ao uso consistente de anticoncepcional oral combinado. A coleta de dados foi realizada nos meses de junho de 2013 a janeiro de 2014. Os dados foram analisados através do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 13.0. As participantes apresentaram idade média de 26 anos, tempo médio de uso de anticoncepcional oral combinado de 3 anos, predominando renda familiar baixa, nível médio de escolaridade e parceria estável. O inquérito CAP pré-intervenções de Enfermagem revelou preponderância de Conhecimento Mínimo, correspondendo 45 % das mulheres; atitude desfavorável ao uso consistente do AOC, representada por 56% das mulheres e prática habitual ou inconsistente do método, constatada em 48% do grupo pesquisado. Após a aplicação das intervenções, mudanças estatisticamente significativas (p < 0,05) ocorreram nos inquéritos CAP (imediatamente e após 60 dias) entre as participantes dos grupos experimentais quando comparadas ao grupo controle. Nesse contexto, ambas as intervenções educativas apresentaram efeitos positivos e semelhantes sobre o conhecimento, atitude e prática de usuárias de AOC. Conclui-se, portanto, que a implementação de intervenção de Enfermagem na modalidade estratégia educativa individual apoiada em folder apresenta eficácia semelhante à intervenção de Enfermagem na modalidade estratégia educativa grupal apoiada em álbum seriado, na promoção do uso consistente de AOC.(AU)
Descritores: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação em Saúde
Anticoncepcionais Orais Combinados
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  9 / 8004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1291772
Autor: Oliveira, Sheyla Costa de.
Título: Efeito de uma intervenção educativa na gravidez para alimentação saudável com os alimentos regionais / Effect of an education intervention in pregnancy for healthy eating with the regional food.
Fonte: Fortaleza; s.n; 2014. 152 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Na gestação existem necessidades nutricionais aumentadas para apoiar o crescimento fetal e desenvolvimento gestacional. O consumo de frutas, hortaliças, tubérculos e leguminosas fazem parte de uma alimentação saudável na gravidez e devem ser incentivadas. Este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de uma intervenção educativa na gravidez sobre alimentação saudável com o uso dos alimentos regionais. Pesquisa do tipo Ensaio Clínico Controlado e Randomizado (ECR), dois braços e unicego. A intervenção foi uma cartilha educativa, construída e validada por juízes e gestantes, intitulada "Alimentação Saudável na Gravidez com os Alimentos Regionais". O local do estudo foram comunidades urbanas de Recife-PE. A amostra foi constituída de 185 gestantes. Sendo, 91 para o grupo de intervenção (GI) e 94 para o grupo controle (GC). A randomização foi por conglomerados. As Unidades de Saúde da Família (USF) do conglomerado A, após alocação aleatória, fizeram parte do GI e as do conglomerado B do GC. O recrutamento se deu no período de 16 de dezembro de 2012 a 12 de agosto de 2013. A coleta de dados foi em três etapas. Primeira etapa: recrutamento das gestantes na USF no mesmo dia que foi marcado a consulta pré-natal, aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar e do pré-teste utilizando o inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) no GC e GI. Segunda etapa: Aplicação da intervenção educativa para as gestantes do GI. Foi utilizado o aconselhamento baseado na Entrevista Motivacional Breve e a cartilha educativa. Cada gestante do GI recebeu um exemplar da cartilha. A intervenção foi individual, antes da consulta pré-natal. Terceira etapa: Os pós-testes com inquérito CAP foram administrados no 7º e 30º dia após a consulta pré-natal para as gestantes do GC e no7º e 30º dia, da intervenção educativa, para as gestantes do GI. Os pós- testes foram realizados por meio de contato telefônico. A pesquisa segue Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco, protocolo nº 123.140/2012. A validação da cartilha pelos juízes mostra que a média do I-CVI foi de 0,91. No ECR, a homogeneidade da amostra sinaliza para equivalência entre os grupos. Não foi detectada diferença estatística significativa na linha de base com relação às variáveis sociais e econômicas, gradiente de insegurança alimentar, idade, idade gestacional e pré-consulta. O nível de avaliação adequada do inquérito CAP, no sétimo e trigésimo dia, do grupo de intervenção, apresentou significância estatística com maior chance e valor­p (p<0,001) quando comparados com o GC. As gestantes do GI apresentaram no 7º e 30º dia, respectivamente: Conhecimento adequado 90,8% e 94,7%. Atitude adequada 93,4% e 97,4% e Prática adequada 56,6% e 69,7%. Conclui-se que a intervenção educativa obteve impacto positivo no efeito do aumento do nível adequado do conhecimento, da atitude, e da prática, com relação aos alimentos regionais. Ademais, recomenda-se o uso da cartilha educativa para orientação nutricional as gestantes nos cuidados primários de saúde.(AU)
Descritores: Gravidez
Educação em Saúde
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  10 / 8004 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-953152
Autor: Agi, Jorge; Kasahara, Niro; Lottenberg, Claudio Luiz.
Título: Qualitative assessment of online information about age-related macular degeneration available in Portuguese / Avaliação qualitativa de informações em português sobre degeneração macular relacionada à idade na internet
Fonte: Einstein (Säo Paulo);16(2):eAO4240, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To evaluate the quality of online information on age-related macular degeneration available in Portuguese. Methods: The search term "age-related macular degeneration" was used to browse the web using four different search engines. The first 40 websites appearing on match lists provided by each search engine were recorded and those listed in at least three tab pages selected. The Sandvik Severity Index was used as to assess website quality. Results: Quality of information available on selected websites was rated average (mean Sandvik Score 7.08±2.23). Conclusion: Most websites disseminating information about age-related macular degeneration were of average quality. The need to readjust web-based information to target lay public and promote increased understanding was emphasized.

RESUMO Objetivo: Avaliar a qualidade das informações sobre degeneração macular relacionada à idade, em português, disponi bilizadas na internet. Métodos: Utilizou-se a palavra-chave "degeneração macular relacionada à idade" em quatro buscadores para a pesquisa na internet. Os 40 primeiros sites que apareceram em cada buscador foram registrados, e aqueles que apareceram em pelo menos três buscadores foram incluídos no estudo. Como ferramenta para a avaliação da qualidade, foi utilizado o Sandvik Score. Resultados: A informação disponibilizada nos sites selecionados apresentou qualidade mediana (escore médio de Sandvik 7,08±2,23). Conclusão: A maioria dos sites na internet sobre degeneração macular relacionada à idade apresentou qualidade mediana, refletindo a necessidade de readequação da informação difundida, para aproximá-la do público leigo.
Descritores: Educação em Saúde/métodos
Internet
Informação de Saúde ao Consumidor/métodos
Serviços de Informação/normas
Degeneração Macular
-Controle de Qualidade
Brasil
Educação em Saúde/normas
Educação de Pacientes como Assunto
Disseminação de Informação
Informação de Saúde ao Consumidor/normas
Idioma
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 801 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde