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Bosi, Maria Lúcia Magalhäes
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Id: lil-702590
Autor: Leite, Débora Cabral; Andrade, Andréa Batista; Bosi, Maria Lúcia Magalhães.
Título: A inserção da Psicologia nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família / The integration of Psychology in units of support for the Family Health Program
Fonte: Physis (Rio J.);23(4):1167-1187, 2013.
Idioma: pt.
Resumo: O lugar da Psicologia no âmbito da atenção básica à saúde, mais especificamente no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), aufere visibilidade em decorrência do alto índice de demanda em saúde mental nas comunidades em vulnerabilidade psicossocial, exigindo uma compreensão mais aprofundada acerca de suas novas atribuições. Destarte, este estudo objetivou analisar a inserção da Psicologia no NASF, identificando os desafios e potencialidades da sua atuação na atenção básica com base nas percepções de psicólogos que atuam nos NASF de Juazeiro do Norte-Ceará. Esta pesquisa fundamentou-se na metodologia qualitativa. As técnicas selecionadas para obtenção de material empírico foram a entrevista semiestruturada e a observação estruturada. O processamento e a interpretação do material obtido orientaram-se pela Análise do Discurso. Os resultados possibilitaram a discussão de três temáticas: 1) o papel da Psicologia no NASF; 2) a implantação do NASF na rede de atenção à saúde; e 3) os desafios da interdisciplinaridade na atenção básica. Os achados evidenciaram que a Psicologia ainda encontra entraves para uma atuação intersetorial e interdisciplinar na atenção básica; não obstante, percebe-se que ela está buscando novas formas de atuação para responder às demandas de saúde no território analisado.

The place of Psychology in the context of primary health care, specifically, in units of support for the Family Health Program (NASF) gains visibility due to the high level of demand on mental health in communities with psychosocial vulnerability, requiring deeper understanding about their new assignments. Thus, this research aimed to analyze the insertion of Psychology at NASF, identifying challenges and potentials of their performance in primary care based on perceptions of psychologists working at NASF in the city of Juazeiro do Norte-CE, Brazil. This is grounded in qualitative research methodology, and the techniques selected for obtaining empirical material were the semi-structured interviews and systematic observation. For the processing and interpretation of material obtained, we used the Discourse Analysis. The results allowed the discussion of three themes: 1) the role of psychology in NASF; 2) the implementation of NASF in the health network, and 3) the challenges of interdisciplinarity in primary care. The findings showed that Psychology still faces difficulties for an inter-sectoral and interdisciplinary work in primary care. However, it is clear that Psychology is seeking new ways of working to meet new health care demands in the city of Juazeiro do Norte.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Psicologia
Sistema Único de Saúde
Saúde Pública
Saúde da Família
Assistência à Saúde Mental
-Equipe de Assistência ao Paciente
Brasil
Saúde Mental
Educação em Saúde
Vulnerabilidade Social
Pesquisa Qualitativa
Narrativa Pessoal
Integralidade em Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-996890
Autor: Aguiar, Amábili Couto Teixeira de; Santos, Zélia Maria de Sousa Araújo; Rodrigues, Kátia Alves Ferreira; Santos, Paula Dayanna Sousa dos; Oliveira Júnior, José Iran das Chagas de; Rolim, Karla Maria Carneiro.
Título: Capacitação do familiar cuidador na adesão à prevenção e ao controle da hipertensão arterial / Training of the family caregiver for adherence to prevention and control of arterial hypertension / Capacitación del cuidador familiar para la adhesión de la prevención y el control de la hipertensión arterial
Fonte: Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) = Braz. j. health promot;31(4):1-7, 21/12/2018.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: Analisar o impacto de uma tecnologia educativa em saúde na capacitação do familiar cuidador no controle da hipertensão arterial e na prevenção do risco deste agravo. MÉTODOS: Pesquisa participante com a aplicação de uma Tecnologia Educativa em Saúde (TES) ­ Capacitação do familiar cuidador na adesão à prevenção e/ou controle da hipertensão arterial, com um grupo de oito familiares cuidadores (FC), de um Serviço de Assistência Domiciliar de um hospital público de Fortaleza, Ceará, realizada entre julho e outubro de 2016. RESULTADOS: Na primeira entrevista, observou-se que os FC revelaram algum conhecimento sobre hipertensão arterial (HA), modo de descoberta ou diagnóstico, fatores de risco, cronicidade e risco/gravidade. Após a aplicação da TES, ocorreu a apreensão do conhecimento acerca das condutas de controle da HA e de prevenção dos seus fatores de risco, embora de modo irregular sob os aspectos quantitativos e qualitativos em todas as condutas. As experiências vivenciadas pelos FC com a TES emergiram vários significados: incentivo para o autocuidado e para o cuidado do familiar; emponderamento para o cuidado; valorização da saúde; e adoção de hábitos saudáveis. CONCLUSÃO: A aplicação da TES com os familiares cuidadores promoveu o envolvimento no autocuidado, no cuidado na família e na comunidade, difundindo o saber construído.

OBJECTIVE: To analyze the impact of a health education technology on the training of the family caregiver for the control and prevention of arterial hypertension. METHODS: Participant observation was used along with a Health Education Technology (HET) ­ Training of the family caregiver for adherence to prevention and/or control of arterial hypertension ­ with a group of eight family caregivers (FC) of a Home Care Service of a public hospital in Fortaleza, Ceará, between July and October 2016. RESULTS: In the first interview, the FC demonstrated some knowledge about arterial hypertension (AH), discovery or diagnosis method, risk factors, chronicity and risk/severity. After the use of HET, they acquired knowledge about the conduct related to AH control and prevention of its risk factors; however, knowledge acquisition occurred in an irregular manner regarding the quantitative and qualitative aspects of the conduct. FC's experiences with the HET gave rise to several meanings: self-care and family care encouragement; empowerment for care; health enhancement; and adoption of healthy habits. CONCLUSION: The use of the HET with family caregivers promoted involvement in self-care, family care and community care, thus disseminating the knowledge built.

OBJETIVO: Analizar el impacto de una tecnología educativa en salud para la capacitación del cuidador familiar para el control de la hipertensión arterial y la prevención del riesgo de ese agravio. MÉTODOS: Investigación participante con la aplicación de una Tecnología Educativa en Salud (TES) ­ Capacitación del cuidador familiar para la adhesión de la prevención y/o del control de la hipertensión arterial con un grupo de ocho cuidadores familiares (CF) de un Servicio de Atención Domiciliaria de un hospital público de Fortaleza, Ceará, realizada entre julio y octubre de 2016. RESULTADOS: Se observó en la primera entrevista que los CF revelaron algún conocimiento sobre la hipertensión arterial (HA), el modo de descubrimiento del diagnóstico de la enfermedad, los factores de riesgo, la cronicidad y el riesgo/la gravedad. Después de la aplicación de la TES, se dio la aprensión del conocimiento sobre las conductas del control de la HA y de la prevención de sus factores de riesgo, aunque de modo irregular bajo los aspectos cuantitativos y cualitativos de todas las conductas. Emergieron varios significados de las experiencias vividas por los CF con las TES: el incentivo para el autocuidado y para el cuidado del familiar, el empoderamiento para el cuidado, la valorización de la salud y la adopción de hábitos saludables. CONCLUSIÓN: La aplicación de la TES con los cuidadores familiares promovió el envolvimiento para el autocuidado, el cuidado con la familia y la comunidad difundiendo el saber que ha sido construido.
Descritores: Educação em Saúde
Cuidadores
Hipertensão
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1148483
Autor: Almeida, Sylvia de.
Título: Educação em saúde no universo da oncologia / Health education in the oncology universe
Fonte: Nursing (Säo Paulo);24(273):5217-5217, fev.2021.
Idioma: pt.
Descritores: Enfermagem Oncológica
Educação em Saúde
Oncologia
-Prática Profissional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1148467
Autor: Santos, Thaís Edna Rodrigues; Silva, Dejeane de Oliveira; Souza, Rozemere Cardoso de; Silva, Thiago Nogueira.
Título: Práticas de enfermagem às mulheres que vivenciaram aborto: revisão integrativa / Nursing practices to women who have experienced abortion: integrative review / Prácticas de enfermería para mujeres que han experimentado el aborto: revisión integrativa
Fonte: Nursing (Säo Paulo);24(272):5198-5209, jan.2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: caracterizar como ocorrem e quais os efeitos das ações de Enfermagem na saúde de mulheres no momento do aborto. Método: Revisão integrativa, realizada nas bases de dados SciELO, LILACS e BDENF, a partir dos descritores: saúde da mulher, aborto e cuidados de Enfermagem. Resultados: Dezenove artigos foram selecionados, publicados no período de 2015 a 2020. Percebeu-se, na maioria das produções, prática fragmentada de profissionais de Enfermagem às mulheres em situação de abortamento, seja nos aspectos relacionais, de manejo da dor e da educação em saúde sobre o que fazer pós-alta. Embora conhecimento de protocolos e da humanização, o cuidado ainda é afetado por crenças e valores desses profissionais. Conclusão: Conclui-se que o cuidado de Enfermagem voltado ao aborto ainda visa problema e julgamentos, e exige, dentre outros aspectos, permanente qualificação profissional para que seja centrado na pessoa, supere os maus-tratos e garanta bem estar e segurança em futuras gestações.(AU)

Objectives: to characterize how they occur and what are the effects of nursing actions on women's health at the time of abortion. Methods: It is an integrative review. The search took place in the SciELO, LILACS and BDENF databases, based on the keywords: women's health, abortion and nursing care. Results: Nineteen articles were selected, published from 2015 to 2020. It was noticed, in most productions, a fragmented practice of nursing professionals to women in abortion situations, whether in the relational, pain management and health education aspects of what to do after discharge. Although knowledge of protocols and humanization, care is still affected by the beliefs and values of these professionals. Conclusions: It is concluded that nursing care aimed at abortion still aims at problems and judgments, and requires, among other aspects, permanent professional qualification so that it is centered on the person, overcomes the abuse and ensures well-being and safety in future pregnancies.(AU)

Objetivos: caracterizar cómo ocurren y cuáles son los efectos de las acciones de enfermería en la salud de las mujeres en el momento del aborto. Método: Es una revisión integradora. La búsqueda se realizó en las bases de datos SciELO, LILACS y BDENF, en base a las palabras clave: salud de la mujer, aborto y cuidados de enfermería. Resultados: Se notó, en la mayoría de las producciones, una práctica fragmentada de los profesionales de enfermería a las mujeres en situaciones de aborto, ya sea en los aspectos relacionales, manejo del dolor y educación para la salud de qué hacer después del alta. Aunque el conocimiento de los protocolos y la humanización, el cuidado sigue estando afectado por las creencias y valores de estos profesionales. Conclusión: Se concluye que el cuidado de enfermería orientado al aborto aún apunta a problemas y juicios, y requiere, entre otros aspectos, la calificación profesional permanente para que se centre en la persona, supere el abuso y garantice el bienestar y la seguridad en futuros embarazos.(AU)
Descritores: Educação em Saúde
Saúde da Mulher
Aborto
Cuidados de Enfermagem
-Violência Doméstica
Humanização da Assistência
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1147561
Autor: Costa, Priscila; Silva, Letícia Soares; Silva, Mariah Tomé; Floriano, Claudia Maria de Freitas; Orsi, Kelly Christina Sbampato Calado.
Título: Efeitos de oficina educativa sobre prevenção e cuidados à criança com engasgo: estudo de intervenção / Efectos del taller educativo sobre prevención y cuidado del atragantamiento en niños: estudio de intervención / Effects of an educational workshop about prevention and care of choking in children: an intervention study
Fonte: Rev. enferm. Cent.-Oeste Min;10(1):3911, out. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Avaliar o efeito de uma oficina educativa sobre prevenção e cuidado à criança com engasgo no conhecimento de profissionais da saúde e da educação infantil. Métodos: Estudo quase-experimental com pré e pós-teste, e abordagem quantitativa conduzido em um centro assistencial filantrópico e uma escola de educação infantil. A intervenção foi composta, por oficina educativa teórico-prática, sobre prevenção e atendimento à criança com engasgo. O conhecimento dos participantes foi avaliado, por meio de questionário com nove itens antes e depois da intervenção. Resultados: Participaram do estudo 36 indivíduos, sendo 22 profissionais da educação infantil e 14 profissionais da saúde. Verificou-se aumento de 29,9% no conhecimento dos participantes após a oficina. A média de acertos no questionário passou de 5,7 para 8,3 com diferença significativa (p<0.01). Conclusão: As oficinas educativas ampliaram o conhecimento dos profissionais da saúde e educação infantil na prevenção e atendimento à criança com engasgo, destacando o cuidado à saúde da criança, por meio de ações intersetoriais.(AU)

Objective: to evaluate the effect of an educational workshop on prevention and care for choking children on the knowledge of health professionals and early childhood educators. Methods: a quasi-experimental study with pre and post-test, and a quantitative approach conducted in a philanthropic assistance center and a school for early childhood education. The intervention consisted of a theoretical-practical educational workshop on prevention and care for choking children . The participants' knowledge was assessed using a questionnaire with nine items before and after the intervention. Results: 36 individuals participated in the study: 22 childhood educators and 14 health professionals. There was a 29.9% increase in participants' knowledge after the workshop. The average number of correct answers in the questionnaire went from 5.7 to 8.3, with a significant difference (p <0.01). Conclusion: the educational workshops expanded the knowledge of health professionals and early childhood educators in the prevention and care of choking children, highlighting the role in child health care through intersectoral actions.(AU)

Objetivo: evaluar el efecto de un taller educativo sobre prevención y cuidado de niños con atragantamiento en el conocimiento de los profesionales de la salud y la educación de la primera infancia. Métodos: estudio casi experimental con pre y posprueba, y enfoque cuantitativo realizado en un centro de asistencia filantrópica y una escuela de educación infantil. La intervención consistió en un taller educativo teórico-práctico sobre prevención y cuidado de niños con atragantamiento. El conocimiento de los participantes se evaluó mediante un cuestionario con nueve ítems antes y después de la intervención. Resultados: 36 personas participaron en el estudio, 22 de ellas de educación infantil y 14 de profesionales de la salud. Hubo un aumento del 29,9% en el conocimiento de los participantes después del taller. El número promedio de respuestas correctas en el cuestionario pasó de 5.7 a 8.3, con una diferencia significativa (p <0.01). Conclusión: los talleres educativos ampliaron el conocimiento de los profesionales de la salud y la educación de la primera infancia para prevenir y ayudar a los niños con atragantamiento, destacando el papel de las enfermeras en la atención de la salud infantil a través de acciones intersectoriale(AU)
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Saúde da Criança
Educação em Saúde
Primeiros Socorros
Responsável: BR1259.1 - DIBIB - Divisão de Biblioteca


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Id: biblio-1103407
Autor: Reguera Rodríguez, Rolando; Socorro Santana, Miriam de la Caridad; Jordán Padrón, Marena; García Peñate, Gladys; Saavedra Jordán, Liz Mariam.
Título: Dolor de espalda y malas posturas, ¿un problema para la salud? / Back paint and bad posture, a problem for health care?
Fonte: Rev. medica electron;40(3):833-838, may.-jun. 2018.
Idioma: es.
Descritores: Educação em Saúde
Fatores de Risco
Dor Lombar
Dor nas Costas
Promoção da Saúde
Anatomia
-Postura
Serviços Preventivos de Saúde
Comportamentos Relacionados com a Saúde
Higiene
Cuba
Dor Musculoesquelética/epidemiologia
Estilo de Vida Saudável
Estilo de Vida
Sistema Musculoesquelético/anatomia & histologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: biblio-961247
Autor: Blanco Pereira, María Elena; Jordán Padrón, Marena; Martínez Pérez, Yisel; Noda Pulido, Alejandro; Hurtado de Mendoza Soler, Ángel Bárbaro; Rocha Hernández, Ketia.
Título: Educación sobre salud reproductiva y prevención de osteoporosis en el Instituto Preuniversitario José Luis Dubrocq. Matanzas. 2013- 2015 / Education on reproductive health and osteoporosis prevention in the Senior High School Jose Luis Dubrocq. Matanzas. 2013-2015
Fonte: Rev. medica electron;40(3):648-659, may.-jun. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la conducta y estilos de vida de los adolescentes pueden ser peligrosos y poco saludables, por lo que es necesario un abordaje integral de su educación sanitaria. Objetivo: implementar un programa educativo diseñado que contribuya al desarrollo de conocimientos sobre salud reproductiva y prevención de osteoporosis, en adolescentes de décimo grado del Instituto Preuniversitario Urbano "José Luis Dubrocq" del municipio Matanzas. Materiales y métodos: estudio de intervención entre febrero 2014 y marzo 2015, de tres etapas: validación por especialistas de un programa y materiales educativos, implementación del programa y evaluación de conocimientos post intervención a 180 estudiantes de ambos sexos seleccionados aleatoriamente (45% de la población) a quienes previamente se les realizó el diagnóstico de las necesidades de aprendizaje. Se calculó el coeficiente de variación para determinar el grado de concordancia de criterio entre los especialistas y la prueba de la t de student para comparar la media aritmética de los conocimientos antes y después de la intervención. Resultados: la validación del programa y plegables fue satisfactoria, y las sugerencias se tuvieron en cuenta para su perfeccionamiento. El nivel de conocimiento de los adolescentes fue evaluado de bien después de la intervención. Conclusiones: se comprueba la eficacia del programa educativo al constatarse el desarrollo de conocimientos sobre los temas (AU).

Introduction: teenagers´ behavior and life styles might be dangerous and unhealthy, so it is necessary an integral approach to their sanitary education. Objective: to implement a designed educative program for contributing to the development of knowledge on reproductive health and osteoporosis prevention in ten-grade teenagers from the Senior High School ¨Jose Luis Dubrocq¨, municipality of Matanzas. Materials and methods: prevention study carried out in the period February 2014-March 2015, in three stages: validation of a program and educative materials by a specialist, program implementation and evaluation of the post-intervention knowledge in 180 male and female students randomly chosen (45 % of the population), whose learning necessities were previously diagnosed. The coefficient of variation (CV) was calculated to determine the level of concordance criteria between specialists, and the T student test was applied to compare the arithmetic mean of the knowledge before and after intervention. Results: the validation of the program and fold-downs was acceptable, and the suggestions were taking into account for their improvement. The level of the teenagers´ knowledge was evaluated as good after the intervention. Conclusions: the efficacy of the educative program was proved because the development of the knowledge on the themes was stated (AU).
Descritores: Osteoporose/prevenção & controle
Educação em Saúde
Saúde Reprodutiva/educação
-Comportamento do Adolescente
Resultado do Tratamento
Cuba
Comportamento Perigoso
Intervenção Médica Precoce
Comportamentos de Risco à Saúde
Estilo de Vida
Limites: Humanos
Adolescente
Tipo de Publ: Ensaio Clínico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: biblio-880638
Autor: Maia, Bárbara de Alcântara Brito; Cavalcante Filho, João Batista; Antunes, Valeska Holst.
Título: Desafios para a implementação do Programa de Planejamento Familiar em uma comunidade de baixa renda em Aracaju (Sergipe), Brasil / Challenges for the implementation of the Family Planning Program in a low-income community in aracaju, Sergipe, Brazil
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;2(8):271-281, nov. 2007. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Um estudo das características reprodutivas e do significado do planejamento familiar para mulheres em idade fértil e para a equipe de saúde que as assiste foi realizado em uma comunidade de baixa renda em Aracaju (SE). Na etapa descritiva, foram aplicados questionários estruturados a 90 usuárias de uma Unidade Básica de Saúde, por sorteio aleatório das pastas-família, contendo dados pessoais e da vida reprodutiva. Esta etapa foi seguida de uma abordagem qualitativa, na qual foram realizados grupos focais com seis usuárias e com a equipe de saúde, utilizando questionários semi-estruturados para avaliar a prática de planejamento familiar. As mulheres mostraram que conhecimento e oferta de métodos anticoncepcionais não garantem um planejamento familiar adequado. Mais de 97% das participantes referiram conhecer a camisinha, a pílula e o injetável, e 73,6% das sexualmente ativas praticam anticoncepção, mas 76% daquelas que já engravidaram referiram uma ou mais gestações não-planejadas. Nos grupos focais, outras abordagens do planejamento familiar, como assistência à pré-concepção, acesso ao homem e educação em saúde, mostraram que precisam ser trabalhadas pela equipe para que as usuárias programem melhor sua prole.

A study on the reproductive characteristics and the meaning of family planning for childbearing age women and for the health team providing care to them was conducted in a low-income community in Aracaju - SE. In the descriptive stage of the study structured questionnaires were applied to 90 users of a Primary Care Unit random-selected from the family files containing personal data and information about the reproductive life of the women. This stage was followed by a qualitative approach in focal groups with six users and the health team applying semi-structured questionnaires for assessing the practice of family planning. The study showed that knowledge and offer of contraceptive methods are no guarantee of proper family planning. More than 97% of the participants related knowing about the condom, the pill and the contraceptive injection. 73,6% of the sexually active women practiced contraception but 76% of those who already had had a pregnancy referred to one or more unintended gestations. The focal groups revealed the need for other approaches to family planning such as preconception care, access to the partners and education in health to be developed by the team in order to help the users to better plan their offspring.
Descritores: Educação em Saúde
Medicina Reprodutiva
Anticoncepção
Planejamento Familiar
-Medicina de Família e Comunidade
Limites: Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1039494
Autor: Lima, André Luiz da Silva; Fernandes, Tania Maria Dias.
Título: Vitor Valla: uma vida de reflexão e militância em educação popular e saúde / Victor Valla: a life of reflection and activism in popular education and health
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(10):3727-3732, Oct. 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O presente artigo busca estabelecer uma narrativa sobre alguns aspectos da trajetória acadêmica e militante do professor e educador popular Victor Valla, tendo como destaque uma problemática assinalada por ele em vários textos e debates, sobre a recorrente incompreensão de alguns pesquisadores e técnicos (assistentes sociais, educadores, médicos, enfermeiros, etc.) sobre as classes populares e suas falas. Valla ressaltava a existência de produção de conhecimento para além do circuito tradicional das universidades e centros de pesquisa, especialmente no âmbito das classes populares, que, para ele, estaria imbricada em suas práticas. Neste sentido, advogava uma nova postura teórica e metodológica para os projetos sociais, educacionais culturais e de saúde junto aos grupos populares, o que seria totalmente coerente e compatível com as premissas de um sistema de saúde democrático e equânime, apregoado pelos envolvidos com a área da Saúde.

Abstract The article explores aspects of the academic and activist life of the teacher and popular educator Victor Valla, particularly his repeated critiques, in writings and debates, about how some researchers and some social workers, educators, medical providers, and others working with the popular classes failed to understand these groups and their discourse. Valla embraced the idea that knowledge can be produced outside the traditional walls of universities and research centers, especially by the popular classes, who embed knowledge production in their very practices. In this regard, he advocated a new theoretical and methodological posture in social, cultural, educational, and health projects among the poor, in total consonance with the presuppositions of a democratic, equitable healthcare system, as supported by those involved in the health sector.
Descritores: Educação em Saúde/história
Assistência à Saúde/história
-Brasil
Limites: Humanos
História do Século XX
História do Século XXI
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1146477
Autor: Lopes, Karen Barcelos; Ribeiro, Juliane Portella; Porto, Adrize Rutz.
Título: Estratégias de cuidado às gestantes e puérperas usuárias de substâncias psicoativas: revisão integrativa / Care strategies for pregnant and puerperal psychoactive substances users: an integrative review / Estrategias de atención para mujeres embarazadas y puérperas usuarias de sustancias psicoactivas: revisión integradora
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e49518, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: analisar a produção de conhecimento acerca das estratégias de cuidado direcionadas às gestantes e puérperas usuárias de substâncias psicoativas. Método: revisão integrativa da literatura realizada em julho de 2019, nas bases de dados PubMed, BDEnf, LILACS e SciELO, considerando os critérios de inclusão: artigos científicos disponíveis online na íntegra; com resumo disponível; nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: foram levantados 16 artigos, dos quais cinco compuseram a revisão. Como estratégias de cuidado, identificaram-se: captação precoce na atenção pré-natal, ações de educação em saúde, acompanhamento nutricional, Terapia de Substituição e Terapia Cognitivo Comportamental. Conclusão: os artigos analisados apontam a necessidade de educação permanente de profissionais de saúde, no sentido de qualificar a captação precoce e ofertar acolhimento sensível às demandas e especificidades de saúde de gestantes e puérperas usuárias de substâncias psicoativas.

Objective: to examine knowledge production on care strategies for pregnant and puerperal psychoactive substance users. Method: in July 2019 this integrative literature review searched the PubMed, BDEnf, LILACS, and SciElo databases with the following inclusion criteria: complete scientific articles available online; with abstract accessible; in Portuguese, English, and Spanish. Results: 16 articles were identified, five of which entered the revision. Care strategies identified were: early identification in prenatal care, health education actions, nutritional monitoring, substitution therapy, and cognitive behavioral therapy. Conclusion: the articles examined pointed to the need for continuing professional development for health professionals with a view to improving early identification and offering sensitive receptiveness to the specific health demands and characteristics of pregnant and puerperal psychoactive substance users.

Objetivo: examinar la producción de conocimiento sobre estrategias de atención a las usuarias de sustancias psicoactivas embarazadas y puerperales. Método: en julio de 2019 esta revisión integradora de la literatura buscó en las bases de datos PubMed, BDEnf, LILACS y SciElo con los siguientes criterios de inclusión: artículos científicos completos disponibles en línea; con resumen accesible; en portugués, inglés y español. Resultados: se identificaron 16 artículos, cinco de los cuales ingresaron a la revisión. Las estrategias de atención identificadas fueron: identificación temprana en la atención prenatal, acciones de educación en salud, monitoreo nutricional, terapia de sustitución y terapia cognitivo-conductual. Conclusión: los artículos examinados señalaron la necesidad de un desarrollo profesional continuo de los profesionales de la salud con miras a mejorar la identificación precoz y ofrecer receptividad sensible a las demandas y características específicas de salud de las usuarias de sustancias psicoactivas embarazadas y puerperales.
Descritores: Planejamento de Assistência ao Paciente
Cuidado Pós-Natal
Cuidado Pré-Natal
Gestantes
Usuários de Drogas
-Educação em Saúde
Período Pós-Parto
Acolhimento
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)



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