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Id: lil-689497
Autor: Barbosa, Guilherme Rodrigues; Cacere, Marcela; Ramos, Bárbara Grazielle; Yuk Ki, Amanda Chan; Martins, Jaqueline; Souza, Letícia Melo de; Benedict, Michele Mataruco Baranauskas; Oliveira, Anamaria Siriani.
Título: Promoção de saúde para uma equipe de saúde da família: enfoque na percepção corporal / Health promotion for a family health team: an approach focused on body perception
Fonte: Rev. APS;16(2), abr. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: A Política Nacional de Promoção da Saúde incentiva a adoção e a divulgação de ações alternativas e inovadoras direcionadas à Estratégia Saúde da Família (ESF), sendo definidas como prioridades as iniciativas de prática corporal e atividade física. Os objetivos deste trabalho foram promover práticas fisioterapêuticas vinculadas à percepção corporal para uma equipe de saúde da família e refletir sobre promoção de saúde. A partir da demanda de uma equipe de saúde da família de Ribeirão Preto por informações sobre alongamento e relaxamento, um grupo formado por professores, pós-graduandos e graduandos de fisioterapia propôs uma intervenção desenvolvida em três encontros. Um folheto recordatório e ilustrativo também foi elaborado com o intuito de facilitar a assimilação e a reprodução do conteúdo abordado. O primeiro encontro consistiu de uma dinâmica de apresentação dos participantes e de práticas de alongamento e relaxamento. No segundo encontro, duplas voluntárias da equipe demonstraram os alongamentos aos demais participantes, enquanto os monitores anotaram as dúvidas e dificuldades apresentadas. Por fim, no terceiro encontro, foi realizada uma vivência de automassagem em um grupo. Os participantes relataram dificuldade para reproduzir e transmitir os exercícios. No entanto também relataram que a atividade despertou a atenção para questões relacionadas a seus corpos, possibilitando uma reflexão para melhora da qualidade de vida. Assim, o trabalho colaborou com a implementação de uma nova estratégia de promoção de saúde voltada à ESF ao demonstrar a importância de despertar a percepção corporal junto a seus membros, que no cotidiano negligenciam o cuidar de si mesmos.

The National Policy on Health Promotion stimulates the adoption and wider exposure of alternative and innovative actions oriented toward the Family Health Strategy (FHS), the defined priorities being the initiatives for body practice and physical activity. The objectives of this study were to promote physiotherapy interventions related to body perception for a Family Health Team (FHT) and to develop the thinking on health promotion. In response to the need expressed by an FHT in Ribeirão Preto for information on stretching and relaxation techniques, a group composed of physiotherapy professors, graduate students, and under-graduates was formed. They proposed an intervention, carried out in three meetings. A handout was prepared with illustrations and notes to make both the assimilation and the reproduction of the content easier. The first meeting consisted of group dynamics to introduce the participants and the practices of stretching and relaxation. In the second meeting, a pair of FHT volunteers demonstrated the stretching exercises for the other participants, while monitors took notes on uncertainties and difficulties that arose. Finally, in the third meeting, an experience in self-massage techniques was conducted. Participants reported difficulty in reproducing and explaining the exercises they were taught. However, they also reported that they began to pay attention to things related to their body after these interventions. This enabled them to reflect on improving of quality of life. Thus, this intervention contributed to the implementation of an innovative health promotion strategy for the FHS by demonstrating the importance of stimulating body perception to team members, who routinely are victims of self-neglect.
Descritores: Estratégia Saúde da Família
Promoção da Saúde
-Exercício
Educação em Saúde
Fisioterapia
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-689513
Autor: Gomes, Claudia de Moraes.
Título: Vivência em grupo: sexualidade, gênero, adolescência e espaço escolar / Experience in group: sexuality, gender, adolescence and school space
Fonte: Rev. APS;16(1), 2013.
Idioma: pt.
Resumo: A partir de experiência realizada por acadêmicas do curso de enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com adolescentes do sexo feminino, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, pertencente ao Distrito Sanitário Barreiro, é que se evidenciaram, na roda de conversa, algumas questões importantes quanto ao desenvolvimento da sexualidade na adolescência, especificamente do gênero feminino, e suas implicações de caráter negativo no vivido pelas adolescentes, tal como a gravidez precoce. Esse tema foi sinalizador da necessidade de intervenção que foi percebida por profissionais da escola em que se deu tal estudo. Esse estudo possibilitou ampliar olhares e perceber que realmente existem modos diversos de viver a sexualidade. Constatou-se que a diversidade de gênero interfere nos modos de viver a sexualidade e deve ser considerada nos modos de abordar os adolescentes. Há também outros fatores fundamentais a serem levados em conta na perspectiva de que ações educativas tenham maior efetividade na construção de sujeitos-adolescentes críticos e autônomos, tais como a abordagem de suas relações interpessoais significativas. A soma de esforços entre os profissionais da saúde e educação revelou-se fundamental, assim como o encontro com os adolescentes nesse espaço tão propício. Percebeu-se a necessidade de solidificação de vínculo e, para que isto aconteça, o profissional de saúde, especificamente o enfermeiro, deverá fazer parte desse cuidado integral na perspectiva de educação em saúde.

From an experiment conducted by the academic nursing programat the Catholic University of Minas Gerais, with female adolescentsin a school of the Municipal School of Belo Horizonte, which belongs to the Sanitary District Barreiro, it became apparent thatthe wheel conversation, some important issues regarding the development of adolescent sexuality, specifically female;implications of a negative character in experienced byadolescents, such as early pregnancy. Theme this flag which wasthe need for intervention, perceived by school personnel in which they gave such a study. This study looks possible to extend and realize that there really are different ways of experiencing sexuality.It was found that gender diversity interferes in the way of livingsexuality and should be considered in the ways of dealing withteenagers. There are also other key factors to take into account the perspective of educational activities that have greater effectiveness in the construction of subject-critical and autonomousadolescents, such as the approach to meaningful interpersonal relationships. The sum of efforts among health professionals andeducation has proved critical, as well as meeting with teens in thisarea as suitable. Realized the need for solidification of the bond,and for that to happen, health professionals, particularly nurses,should be part of comprehensive care from the perspective ofhealth education.
Descritores: Educação em Saúde
Sexualidade
-Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-689512
Autor: Martins, Alessandra Sousa; Horta, Natália Cássia; Castro, Maria Consolação Gomes.
Título: Promoção da saúde do adolescente em ambiente escolar / Promotion of adolescent health in the school environment
Fonte: Rev. APS;16(1), 2013.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta o relato de experiência de estágio em Enfermagem, no qual foi realizada uma intervenção edu¬cativa em relação à educação sexual, com adolescentes, em uma escola pública da área de abrangência de um centro de saúde no município de Belo Horizonte. O trabalho foi em¬basado na metodologia participativa, por meio de oficinas, em dinâmicas de grupo. Na intervenção, foi identificado que as dúvidas mais frequentes dos adolescentes referiram-se à puberdade e ao início da sexualidade. Foram implemen¬tadas oficinas com 40 adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos, possibilitando-lhes o esclarecimento de dúvidas e informações sobre o cuidado com a saúde. Conclui-se que o papel do Enfermeiro é muito importante como ator nas ações multidisciplinares e intersetoriais voltadas para a promoção da saúde, sendo esse um campo ainda a ser explorado nas práticas de saúde na atenção primária.

This article presents the experience of Nursing internship, in which it was possible to do an educational intervention related to sexual education. The intervention was done with adolescents of a public school located in the area of a health centre in the city of Belo Horizonte, Brazil. The work was based on the participative methodology, using workshops and group dynamics. It was possible to identify that the most frequent doubts were related to puberty and beginning of sexuality. Workshops were done with 40 ado¬lescents between the ages of 11 and 13, making it possible to provide information about health care. It is possible to conclude that the role of the Nurse is very important in the multidisciplinary actions related to health promotion, and this Field has still to be exploited in the health practices of primary attention.
Descritores: Saúde do Adolescente
Promoção da Saúde
-Educação Sexual
Educação em Saúde
Puberdade
Sexualidade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-676105
Autor: Franco, Túlio Batista; Franco, Camilla Maia.
Título: Acolhimento com classificação de risco e a micropolítica do trabalho em saúde: a experiência de Silva Jardim/Rio de Janeiro / "User embracement" with risk rating and the micropolitics of health work: the experience in Silva Jardim/Rio de Janeiro
Fonte: Rev. APS;15(2), jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Relato de experiência de implantação do Acolhimento com Classificação de Risco, tendo por referência os conceitos de "Acolhimento" e "Produção Subjetiva do Cuidado", considerando que este projeto se viabiliza com base na reorganização dos processos de trabalho, que se dá pelos saberes e também pela formação de novas subjetividades, desterritorializadas do modelo centrado no cuidado com base no ato prescritivo. A experiência conclui que a Educação Permanente é um forte aliado no processo de mudança, porque, ao tomar os cenários de prática como lugar privilegiado de produção pedagógica, atua fortemente como dispositivo de mudança, atuando tanto na cognição como na subjetivação para a consolidação de novas práticas de cuidado, conforme sugeridas pelo Acolhimento.

This is an experience report on the deployment of "User Embracement" with Risk Rating, with reference to the concepts of "User Embracement" and "Subjective Production of Care", considering that this project is feasible based on the reorganization of work processes, which occurs through knowledge and also through the formation of new subjectivities, dispossessed of the model of care based on the prescriptive act. The experience concludes that "User Embracement" made progress in the organization of work and in greater effectiveness of the unit, although these rates remain below other similar experiences. Continuing Education is a strong ally in the process of change, because, in taking the scenarios of practice as a privileged category of pedagogical production, it acts as a powerful agent of change, acting both in cognition and in subjectivity toward the consolidation of new practices of care, as suggested by "User Embracement".
Descritores: Indicador de Risco
Acolhimento
-Trabalho
Educação em Saúde
Serviços de Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-676102
Autor: Moutinho, Flávio Fernando Batista; Campos, Magda Garcia; Jesus, Petrônio Barros Ribeiro de.
Título: A importância da implementação de ações educativas em vigilância sanitária pelas equipes da estratégia saúde da família: breve revisão / The importance of implementing educational actions in health surveillance by family health strategy teams: brief review
Fonte: Rev. APS;15(2), jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: A Estratégia Saúde da Família foi o modelo adotado no Brasil para a reorientação da atenção básica à saúde, partindo de um viés hospitalocêntrico para um de promoção da saúde, visando proporcionar aos povos meios para melhorar sua situação sanitária e exercer maior controle sobre a mesma. O presente trabalho de revisão teve o objetivo de fazer uma revisão bibliográfica acerca da importância da relação existente entre a conscientização sanitária da população através de ações de educação em saúde desenvolvidas pelas equipes de saúde da família e a vigilância sanitária. Para o alcance desse objetivo, foi desenvolvida pesquisa bibliográfica utilizando como palavras-chave os termos "estratégia saúde da família", "vigilância sanitária" e "educação em saúde", por meio de busca em livros, manuais e publicações técnicas de órgãos oficiais de saúde e artigos científicos. Baseado nessa pesquisa, pode-se perceber que a implementação de ações de educação em saúde por parte das equipes de saúde da família é uma demanda da população e vem sendo paulatinamente regulamentada e incentivada pelo Ministério da Saúde, podendo ser considerada um fator de grande importância na formação de consciência sanitária da coletividade. Essa situação, considerando a grande territorialidade e a capilaridade que a estratégia saúde da família propicia, pode dar suporte às ações de vigilância sanitária desenvolvidas pelo poder público em todo o país, aumentando sua eficácia e efetividade, além de fortalecer a busca pela integralidade na atenção básica em saúde.

Family Health Strategy was the model adopted in Brazil for the reorientation of primary health care, departing from a hospital-centered bias toward one of health promotion, aiming to give people the means to improve their health status and exercise greater control over it. The present work aimed to do a literature review on the importance of the relationship between population health awareness, through health education activities carried out by family health teams, and health surveillance. To achieve this goal, we developed literature research using as keywords the terms "family health strategy", "health surveillance", and "health education", through searches in books, manuals and technical publications of official health bodies, and scientific articles. Based on this research it can be seen that the implementation of health education actions by family health teams is a popular necessity and has been gradually regulated and encouraged by the Ministry of Health. It can be considered a major factor in forming community health awareness. This situation, considering the great territoriality and outreach that the family health strategy provides, can lend support to health surveillance activities undertaken by public authorities across the country, increasing their efficiency and effectiveness, and strengthen the pursuit of completeness in primary health care.
Descritores: Vigilância Sanitária
Estratégia Saúde da Família
-Educação em Saúde
Colaboração Intersetorial
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1016016
Autor: Mello, Amanda de Lemos; Terra, Marlene Gomes; Nietsche, Elisabeta Albertina.
Título: Integração ensino-serviço na formação de residentes multiprofissionais de saúde: concepção de docentes / Integration between teaching and health services in academic training for multi-professional health residents: the professors' conception / Integración enseñanza-servicio en la formación de residentes multiprofesionales de salud: concepción de maestros
Fonte: Rev. enferm. UERJ;27:e25017, jan.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a concepção dos docentes de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde acerca da integração ensino-serviço na formação dos residentes. Método: pesquisa qualitativa realizado com 13 docentes envolvidos em ações de ensino do referido Programa, no período de março a junho de 2015, no sul do Brasil. Os dados foram coletados, após aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, por meio de entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas e, em seguida submetidos a análise temática. Resultados: a integração ensino-serviço foi compreendida a partir da práxis para a construção do conhecimento, apresentando-se como uma estratégia para aprendizagem significativa. Conclusão: os docentes, ao conceberem a integração ensino-serviço como uma estratégia que possibilita a práxis para a construção do (re)conhecimento, vislumbraram um movimento dialético, de alternância entre a prática e a teoria.

Objective: to examine the teachers' conception of a multi-professional health residency program as to integration between teaching and services in the training given to residents. Method: this qualitative study was conducted, from March to June 2015, in southern Brazil, with 13 professors involved in teaching actions on the program. After approval by the research ethics committee, data were collected by semi-structured interviews and systematic observations, and then subjected to thematic analysis. Results: integration between teaching and services was understood as fostering praxis for the construction of knowledge, and constituted a strategy for meaningful learning. Conclusion: when conceiving integration between teaching and services as a strategy that allows praxis for building recognition and knowledge, professors envisaged a dialectical movement alternating between practice and theory.

Objetivo: analizar la concepción de los maestros de un Programa de Residencia Multiprofesional en Salud acerca de la integración enseñanza-servicio en la formación de los residentes. Método: investigación cualitativa realizada junto 13 maestros involucrados en acciones de enseñanza del referido Programa, en el período de marzo a junio de 2015, en el Sur de Brasil. Los datos se recolectaron, tras aprobación por el Comité de Ética en Investigación, por medio de entrevistas semiestructuradas y observaciones sistemáticas y, después, sometidos a análisis temáticos. Resultados: la integración enseñanza-servicio se comprendió a partir de la praxis para la construcción del conocimiento, presentándose como una estrategia para el aprendizaje significativo. Conclusión: los maestros, al concebir la integración enseñanza-servicio como una estrategia que posibilita la praxis para la construcción del (re)conocimiento, vislumbraron un movimiento dialéctico de alternancia entre la práctica y la teoría.
Descritores: Serviços de Integração Docente-Assistencial
Pesquisa Qualitativa
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Internato não Médico
-Educação em Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1006230
Autor: Souza, Caroline Zamboni de; Anton, Leandro Artur; Oliveira, Maria Claudia Santos Lopes de.
Título: Educação permanente em saúde e desenvolvimento adulto: a experiência das oficinas fotográficas de sensibilização do olhar / Permanent health education and adult development: an experience based on the Eye's Sensitization Photography Workshop
Fonte: Gerais (Univ. Fed. Juiz Fora);12(2):338-355, jul.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta e analisa uma iniciativa de formação no trabalho desenvolvida como parte da produção de um livro sobre experiências de Educação Permanente em Saúde (EPS) do Sistema Único de Saúde, na qual os dois primeiros autores atuaram com equipe de facilitadores. A Oficina Fotográfica de Sensibilização do Olhar foi realizada em três diferentes localidades brasileiras. A oficina utilizou como principal recurso metodológico artefatos fotográficos rudimentares e, como método, os percursos fotográficos no território de atuação dos profissionais. A produção de narrativas imagéticas também contou com vivências de sensibilização de outros sentidos além da visão ­ como a vivência do silêncio e do uso das habilidades táteis. A produção de narrativas sobre o trabalho em saúde tornou possível o estranhamento do cotidiano laboral favorecendo, desse modo, o desenvolvimento humano dos participantes e o reconhecimento do valor das estratégias de EPS que partem da realidade de cada Lugar.

This paper presents and analyses an initiative of training at work developed as part of the production of a book on experiences in Permanent Health Education (EPS) of the Brazilian Unified Health System (SUS), in which the first two authors worked with a team of facilitators. The Eye's Sensitization Photography Workshop was conducted in three different Brazilian locations. The workshop used as its main methodological resource rudimentary photographic devices and, as the method, photographic walkings in the working territory of the professionals. The production of visual narratives also counted on experiences of sensitization of other senses beyond sight ­ such as the experience of silence and the use of tactile skills. The production of narratives about health work leaded to the estrangement of the everyday life in workplace, thus favouring participants' human development, and the recognition of the value of EPS strategies that consider the local reality.
Descritores: Educação Continuada
Fotografias
-Educação em Saúde
Desenvolvimento Humano
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1004062
Autor: Jesus, Elisama Brito de; Esteves, Arinete Véras Fontes; Teixeira, Elizabeth; Medeiros, Horácio Pires de; Nascimento, Marcia Helena do; Saboia, Vera Maria.
Título: Validação de tecnologia educacional sobre fototerapia para orientar familiares de neonatos ictéricos / Validation of educational technology on phototherapy to guide family members of icteric neonates / Validación de tecnología educativa sobre fototerapia para orientar a familiares de neonatos ictéricos
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e21789, jan.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: validar tecnologia educacional sobre fototerapia para orientar familiares de neonatos ictéricos. Método: estudo de desenvolvimento metodológico, realizado em 2012, com nove juízes especialistas, 11 enfermeiros assistenciais e 11 familiares, mediante aplicação de questionários submetidos à análise estatística. Foi realizado em uma maternidade pública estadual no município de Manaus, Brasil. Resultados: a tecnologia a ser validada foi do tipo álbum seriado, com dupla face, intitulado A luz que cura, a mão que cuida. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) foi de 79,7%. O Índice de Concordância (IC) na validação de aparência foi de 96,1% entre enfermeiros e 97,2% entre familiares. Conclusão:a tecnologia educacional mostrou-se válida quanto ao conteúdo e aparência, com potencial para orientar familiares de neonatos ictéricos por enfermeiros que atuam na área neonatal e maternidade.

Objective: to validate an educational technology on phototherapy designed to guide family members of icteric neonates. Method: a methodological study carried out in 2012 with 9 specialist, 11 nursing assistants and 11 family members, through the application of questionnaires later submitted to statistical analysis. The study was conducted in a state public maternity hospital in the city of Manaus, Brazil. Results: the technology that was to be validated was a double-sided flip chart called The light that heals, the hand that cares. The Content Validity Index was 79.7%. The Concordance Index for the validation of appearance was 96.1% among nurses and 97.2% among family members. Conclusion: the educational technology was validated for content and appearance and demonstrated potential for orientations of family members of icteric neonates conducted by nurses who work in the neonatal and maternity areas.

Objetivo: validar tecnología educativa sobre fototerapia para orientar a familiares de neonatos ictéricos. Método: estudio de desarrollo metodológico, realizado en 2012, con 9 jueces especialistas, 11 enfermeros asistenciales y 11 familiares, mediante aplicación de cuestionarios sometidos al análisis estadístico. Se realizó en una maternidad pública estadual en el municipio de Manaus, AM, Brasil. Resultados: la tecnología validada fue del tipo álbum seriado, con doble cara, titulado La luz que cura, la mano que cuida. El Índice de Validez de Contenido fue del 79,7%. El Índice de Concordancia en la validación de apariencia fue del 96,1% entre enfermeros y el 97,2% entre familiares. Conclusión: la tecnología educativa se mostró válida en cuanto al contenido y apariencia, con potencial para orientar a familiares de neonatos ictéricos por enfermeros que actúan en el área neonatal y maternidad.
Descritores: Fototerapia
Educação em Saúde
Tecnologia Educacional
Acolhimento
Icterícia Neonatal/enfermagem
-Família
Enfermagem
Enfermagem Neonatal
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Cogo, Ana Luísa Petersen
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Id: biblio-960829
Autor: Czerwinski, Gabriela Petró Valli; Cogo, Ana Luisa Petersen.
Título: Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar / Webquest y blog como estrategias educativas en salud escolar / Webquest and blog as educational strategies in school health
Fonte: Rev. gaúch. enferm;39:e20170054, 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Descrever ação de educação em saúde sobre alimentação saudável utilizando como estratégia o webquest e o blog com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. MÉTODO Relato da atividade de educação em saúde realizada em 2014 com quatorze estudantes do 8º ano de escola pública. O "Blog da Alimentação Saudável" foi desenvolvido pelos estudantes utilizando a metodologia da webquest orientados pela enfermeira durante quatro períodos da disciplina de ciências. RESULTADOS Em três grupos de trabalho os estudantes realizaram o webquest disponibilizado em site com as etapas introdução, tarefa, processos e recursos. O blog foi elaborado em site gratuito em resposta às questões do webquest. A avaliação dos estudantes destacou os aspectos positivos, as dificuldades e as recomendações para futuras atividades. CONCLUSÃO Essa tecnologia torna a busca pelo conhecimento participativa e ativa, além de ser um espaço de integração dos profissionais da saúde no ambiente escolar.

Resumen OBJETIVO Describir la acción de educación en salud en la alimentación saludable mediante una estrategia de búsqueda en la red y el blog con los estudiantes de primaria en una escuela pública. MÉTODO Actividades de educación en salud realizado en 2014 con catorce estudiantes de la escuela pública de 8º grado. La "Alimentación saludable Blog" fue desarrollado por los estudiantes utilizando la metodología de la webquest guiada por la enfermera durante cuatro períodos de la disciplina de la ciencia. RESULTADOS En los tres grupos de trabajo que los estudiantes llevan a cabo la búsqueda en la red disponible en el sitio con los pasos de introducción, tareas, procesos y recursos. El blog se preparó de sitio web gratuito en respuesta a preguntas webquest. La evaluación de los estudiantes destacó los aspectos positivos, dificultades y recomendaciones para las actividades futuras. CONCLUSIÓN Esta tecnología hace que la búsqueda del conocimiento participativa y activa, además de ser uno de los espacios de integración profesionales de la salud en el entorno escolar.

Abstract OBJECTIVE To describe health education strategy on healthy eating using WebQuest and blog with elementary school students from a public school. METHOD To report the health education activity carried out in 2014 with fourteen students from the 8th year of public school. The "Healthy Food Blog" was developed by the students using the WebQuest methodology guided by the nurse during four periods of the science discipline. RESULTS In three work groups, the students performed the WebQuest made available on the website with the introduction, task, process and resource stages. The blog was written in a free website in response to WebQuest questions. The students' evaluation highlighted the positives, difficulties and recommendations for future activities. CONCLUSION This technology makes the search for knowledge participatory and active, besides being a space for integration of health professionals in the school environment.
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Serviços de Enfermagem Escolar/métodos
Estudantes/psicologia
Educação em Saúde/métodos
Internet
Blogging
Dieta Saudável
-Redação
Comportamento de Busca de Informação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 7031 LILACS  
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Id: biblio-901692
Autor: Kleba, Maria Elisabeth; Hoefle, Natália; Oliveira, Giselle Mascarello de; Rodrigues, Otília Cristina Coelho.
Título: Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúde / Fortificación del liderazgo de la Comisión de Integración Educación-Servicio para educación permanente en salud / Strengthening the leadership of the Commission on Education-Service Integration for permanent health education
Fonte: Rev. gaúch. enferm;38(4):e2016-8, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Conhecer a atuação de universidades junto à Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço da Região Oeste de Santa Catarina, com vistas a fortalecer seu protagonismo no desenvolvimento de iniciativas de educação permanente em saúde. METODOLOGIA Pesquisa Convergente Assistencial desenvolvida no primeiro semestre de 2014 envolvendo entrevistas com professores universitários, oficinas com a Câmara Técnica da Comissão de Integração Ensino-Serviço e participação em encontro com representantes da região. RESULTADOS Foram identificadas três categorias relativas ao papel das universidades no desenvolvimento das ações de educação em saúde, bem como ao papel da Comissão de Integração Ensino-Serviço como espaço favorável à articulação dessas instituições. CONSIDERAÇÕES FINAIS As universidades assumem papel fundamental no desenvolvimento de ações de educação permanente em saúde, considerando a realidade do território e dos serviços, bem como demandas e potenciais dos atores envolvidos, o que favorece a articulação ensino-serviço na região.

Resumen OBJETIVO Conocer la participación de universidades junto a la Comisión Permanente de Integración Enseñanza-Servicio de la Región Oeste de Santa Catarina, para fortalecer su protagonismo en el desarrollo de iniciativas de formación permanente en materia de salud. METODOLOGÍA Investigación Convergente Asistencial desarrollada en 2014, incluyendoentrevistas a profesores universitarios, talleres con el Consejo Técnico de la Comisión de Integración Enseñanza-Servicio y participación en reunión con representantes de la Región. RESULTADOS Se identificaron tres categorías relativas a la función de las universidades en el desarrollo de acciones de educación para la salud, así como el papel de la Comisión de Integración Enseñanza-Servicio como espacio favorable para la articulación de estas instituciones. CONSIDERACIONES FINALES Las universidades desempeñan un papel fundamentalen el desarrollo de acciones de educación permanente en salud, considerando la realidad del territorio y de los servicios, así como demandas y el potencial de los actores involucrados, lo que favorece la integración enseñanza-servicio en la región.

Abstract OBJECTIVE To know the performance of universities in the Permanent Commission of Education-Service Integration in the West Region of Santa Catarina, with a view to strengthening its role in the development of continuing education initiatives in health. METHODOLOGY Convergent Care Research developed in the first half of 2014, involving interviews with university professors, workshops with the Technical Board of the Permanent Commission of Education-Service Integration and participation in meeting with representatives of the Region. RESULTS Three categories were identified concerning the role of universities in the development of health education actions, as well as the role of the Commission as a favourable space to the articulation of these institutions. FINAL THOUGHTS Universities play a key role in the development of permanent education actions in health, considering the reality of the territory and services, as well as demands and potential of the actors involved, which favours the teaching-service integration in the Region.
Descritores: Educação em Saúde/organização & administração
Educação Continuada/organização & administração
-Universidades
Brasil
Liderança
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



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