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Id: biblio-953152
Autor: Agi, Jorge; Kasahara, Niro; Lottenberg, Claudio Luiz.
Título: Qualitative assessment of online information about age-related macular degeneration available in Portuguese / Avaliação qualitativa de informações em português sobre degeneração macular relacionada à idade na internet
Fonte: Einstein (Säo Paulo);16(2):eAO4240, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To evaluate the quality of online information on age-related macular degeneration available in Portuguese. Methods: The search term "age-related macular degeneration" was used to browse the web using four different search engines. The first 40 websites appearing on match lists provided by each search engine were recorded and those listed in at least three tab pages selected. The Sandvik Severity Index was used as to assess website quality. Results: Quality of information available on selected websites was rated average (mean Sandvik Score 7.08±2.23). Conclusion: Most websites disseminating information about age-related macular degeneration were of average quality. The need to readjust web-based information to target lay public and promote increased understanding was emphasized.

RESUMO Objetivo: Avaliar a qualidade das informações sobre degeneração macular relacionada à idade, em português, disponi bilizadas na internet. Métodos: Utilizou-se a palavra-chave "degeneração macular relacionada à idade" em quatro buscadores para a pesquisa na internet. Os 40 primeiros sites que apareceram em cada buscador foram registrados, e aqueles que apareceram em pelo menos três buscadores foram incluídos no estudo. Como ferramenta para a avaliação da qualidade, foi utilizado o Sandvik Score. Resultados: A informação disponibilizada nos sites selecionados apresentou qualidade mediana (escore médio de Sandvik 7,08±2,23). Conclusão: A maioria dos sites na internet sobre degeneração macular relacionada à idade apresentou qualidade mediana, refletindo a necessidade de readequação da informação difundida, para aproximá-la do público leigo.
Descritores: Educação em Saúde/métodos
Internet
Informação de Saúde ao Consumidor/métodos
Serviços de Informação/normas
Degeneração Macular
-Controle de Qualidade
Brasil
Educação em Saúde/normas
Educação de Pacientes como Assunto
Disseminação de Informação
Informação de Saúde ao Consumidor/normas
Idioma
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1001909
Autor: Pessôa, Carlos Leonardo Carvalho; Mattos, Maria Julia da Silva; Alho, Artur Renato Moura; Fischmann, Marianna Martini; Haerdy, Bruno Mendes; Côrtes, Ana Carolina Castro; Mendes, Flávio de Oliveira; Brignol, Sandra Mara Silva.
Título: Most frequent errors in inhalation technique of patients with asthma treated at a tertiary care hospital / Erros mais frequentes na técnica inalatória de pacientes com asma brônquica em tratamento em hospital terciário
Fonte: Einstein (Säo Paulo);17(2):eAO4397, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To demonstrate the most frequent errors in inhalation technique in patients with asthma undergoing treatment at a tertiary care hospital. Methods: A cross-sectional study with a convenience sample of asthma patients aged 18 years or over, treated at a pulmonology outpatient clinic of a tertiary care hospital. The assessment of inhalation technique of users of the dry powder inhalers Aerolizer®, Aerocaps and Diskus®, or metered-dose inhalers was based on the manufacturer's instructions for use of each inhaler device. Patients demonstrated the inhalation technique with empty inhaler devices, and it was considered correct when all stages were performed properly, or when errors probably did not interfere with the treatment outcome. Results: Among 71 participants, 43 (60.5%) performed inhalation technique incorrectly. Among metered-dose inhalers and dry powder inhalers users, inhalation technique errors were found in 84.2% and 51.9%, respectively (p=0.013). Errors were more frequent at the exhalation stage (67.4%), followed by breathing in (58.1%) and apnea (51.2%). In the group using dry powder inhalers, the most common errors occurred during exhalation and, for those using metered-dose inhalers, the most compromised stage was aspiration. Conclusion: Errors were more frequent among those using metered-dose inhalers compared with dry powder inhalers. Misconceptions are more common at the expiration stage among users of dry powder inhalers and in aspiration among those on metered-dose inhalers.

RESUMO Objetivo: Demonstrar os erros mais frequentes na técnica inalatória de pacientes com asma brônquica em tratamento em hospital terciário. Métodos: Estudo transversal, com amostra de conveniência de pacientes com asma, com 18 anos ou mais, em tratamento em ambulatório de pneumologia de um hospital terciário. A avaliação da técnica inalatória dos usuários dos dispositivos de pó seco Aerolizer ®, Aerocaps® ou Diskus®, ou de aerossóis dosimetrados teve como base as orientações da bula do fabricante de cada dispositivo inalatório. Os pacientes demonstraram a técnica inalatória com dispositivos inalatórios vazios, e ela foi considerada correta quando todas as etapas foram realizadas de forma apropriada, ou quando os equívocos provavelmente não interferiam no resultado do tratamento. Resultados: Entre os 71 participantes, 43 (60,5%) realizaram a técnica inalatória de forma incorreta. Dentre os usuários de aerossóis dosimetrados e dispositivos de pó seco, ocorreram erros de técnica inalatória em 84,2% e 51,9%, respectivamente (p=0,013). Os erros foram mais frequentes na etapa da expiração (67,4%), seguidos da aspiração (58,1%) e da apneia (51,2%). No grupo que usava dispositivos de pó seco, os erros mais comuns aconteceram na expiração e, nos que utilizavam aerossóis dosimetrados, a etapa mais comprometida foi a aspiração. Conclusão: Os erros foram mais frequentes entre os que usavam aerossóis dosimetrados em comparação com dispositivos de pó seco. Os equívocos foram mais comuns na etapa da expiração entre os usuários de dispositivos de pó seco e na aspiração entre os que usavam aerossóis dosimetrados.
Descritores: Asma/tratamento farmacológico
Administração por Inalação
Erros de Medicação
-Fatores Socioeconômicos
Autoadministração/normas
Educação de Pacientes como Assunto
Estudos Transversais
Inaladores Dosimetrados
Inaladores de Pó Seco/instrumentação
Centros de Atenção Terciária
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1056065
Autor: Hospital das ClínicasNogueira, Marcel; Hospital das ClínicasOtuyama, Leonardo Jun; Hospital das ClínicasRocha, Priscilla Alves; Hospital das ClínicasPinto, Vanusa Barbosa.
Título: Pharmaceutical care-based interventions in type 2 diabetes mellitus: a systematic review and meta-analysis of randomized clinical trials / Intervenções farmacêuticas no diabetes mellitus tipo 2: uma revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eRW4686, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To investigate the impact of pharmaceutical care-based interventions on type 2 diabetes mellitus . Methods PubMed®, Cochrane and Web of Science data bases were searched for randomized controlled clinical trials. Studies evaluating pharmaceutical care-based interventions in type 2 diabetes mellitus published between 2012 and 2017 were included. Glycated hemoglobin was defined as the primary endpoint; blood pressure, triglycerides and cholesterol as secondary endpoints. The random effects model was used in meta-analysis. Results Fifteen trials involving 2,325 participants were included. Meta-analysis revealed considerable heterogeneity (I2>97%; p<0.001), reduction in glycated hemoglobin (-1.07%; 95%CI: -1.32; -0.83; p<0.001), glucose (-29.91mg/dL; 95%CI: -43.2; -16.6; p<0.001), triglyceride (19.8mg/dL; 95%CI: -36.6; -3.04; p=0.021), systolic blood pressure (-4.65mmHg; 95%CI: -8.9; -0.4; p=0.032) levels, and increased HDL levels (4.43mg/dL; 95%CI: 0.16; 8.70; p=0.042). Conclusion Pharmaceutical care-based clincal and education interventions have significant impact on type 2 diabetes mellitus . The tools Summary of Diabetes Self-Care Activities and the Morisky Medication Adherence Scale may be useful to monitor patients.

RESUMO Objetivo Identificar o impacto das intervenções providenciadas pelo cuidado farmacêutico no diabetes mellitus tipo 2. Métodos Buscas por ensaios clínicos randomizados controlados foram realizadas nas bases PubMed®, Cochrane e Web of Science . Foram incluídos estudos publicados entre 2012 e 2017, que avaliaram o impacto do cuidado farmacêutico no diabetes mellitus tipo 2. A hemoglobina glicada foi o desfecho primário, e os secundários foram pressão arterial, triglicérides e colesterol. O modelo de efeitos aleatórios foi utilizado na metanálise. Resultados Foram incluídos 15 estudos envolvendo 2.325 participantes. A metanálise demonstrou heterogeneidade elevada (I2>97%; p<0,001), redução nos níveis de hemoglobina glicada (-1,07%; IC95%: -1,32; -0,83; p<0,001), glicose (-29,91mg/dL; IC95%: -43,2; -16,6; p<0,001), triglicérides (19,8mg/dL; IC95%: -36,6; -3,04; p=0,021), pressão arterial sistólica (-4,65mmHg; IC95%: -8,9; -0,4; p=0,032) e aumento do colesterol HDL (4,43mg/dL; IC95%: 0,16; 8,70; p=0,042). Conclusão As intervenções clínicas e educacionais providenciadas pelo cuidado farmacêutico têm impacto significativo no diabetes mellitus tipo 2. Ferramentas como o Summary of Diabetes Self-Care Activities e a Morisky Medication Adherence Scale podem ser úteis no acompanhamento dos pacientes.
Descritores: Ensaios Clínicos Controlados Aleatórios como Assunto
-Pacientes Ambulatoriais/estatística & dados numéricos
Farmacêuticos
Assistência Farmacêutica/estatística & dados numéricos
Autocuidado/estatística & dados numéricos
Triglicerídeos/sangue
Glicemia/análise
Pressão Sanguínea
Hemoglobina A Glicada/análise
Colesterol/sangue
Educação de Pacientes como Assunto/estatística & dados numéricos
Diabetes Mellitus Tipo 2/tratamento farmacológico
Diabetes Mellitus Tipo 2/sangue
Adesão à Medicação/estatística & dados numéricos
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Tipo de Publ: Metanálise
Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1090046
Autor: Barbosa, Luciana Gardin; Frazão, Cinthya da Silva.
Título: Impact of demonstration in a realistic simulation environment as a postoperative education in patients' experience / Impacto do uso de técnicas de demonstração em ambiente de simulação realística como forma de educação pós-operatória na experiência do paciente internado
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eAO4831, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To evaluate the impact of training in the Practical Life Room on patients experience during hospitalization. Methods Subjects submitted to orthopedic surgeries were randomized to two groups (Control and Intervention) in the postoperative period. The Control Group received only the printed guidelines regarding the postoperative period, and the Intervention Group received the printed guidelines and a demonstration and training session with a physical therapist, in an environment created to simulate a house and its rooms (living room, bedroom, kitchen, laundry and bathroom). The participants of both groups answered the questionnaire Hospital Consumer Assessment of Healthcare Providers and Systems on the day of discharge. Results Sixty-eight subjects were included in the study, 30 (44.1%) in the Control Group and 38 (55.9%) in the Intervention Group. The Hospital Consumer Assessment of Healthcare Providers and Systems questionnaire score showed no significant difference between the groups (p=0.496). Conclusion There was no influence of the proposed intervention on the results of the Hospital Consumer Assessment of Healthcare Providers and Systems questionnaire, perhaps because of the limitation of the instrument or due to the fact it was employed when patients were still hospitalized. However, by reports from patients in the Intervention Group about felling better prepared and safer for performing daily activities, it is believed that patient education approaches through demonstration should be included as part of the process to prepare for discharge, whenever possible.

RESUMO Objetivo Avaliar o impacto do treinamento no Ambiente Vida Prática na experiência do paciente durante a internação. Métodos Pacientes em pós-operatório de cirurgias ortopédicas foram randomizados em dois grupos (Controle e Intervenção). O Grupo Controle recebeu orientações por escrito quanto ao pós-operatório, e o Grupo Intervenção recebeu adicionalmente uma sessão de demonstração e treinamento em um ambiente criado para simular uma casa e seus cômodos (sala, quarto, cozinha, lavanderia e banheiro) com profissional fisioterapeuta. Os participantes de ambos os grupos responderam o Questionário de Avaliação do Paciente Internado Relativo aos Sistemas e Prestadores de Cuidados de Saúde no dia da alta hospitalar. Resultados Foram analisados 68 indivíduos, sendo 30 (44,1%) do Grupo Controle e 38 (55,9%) do Grupo Intervenção. O escore do Questionário de Avaliação do Paciente Internado Relativo aos Sistemas e Prestadores de Cuidados de Saúde foi semelhante entre os dois grupos (p=0,496). Conclusão Não houve influência da intervenção proposta nos resultados do Questionário de Avaliação do Paciente Internado Relativo aos Sistemas e Prestadores de Cuidados de Saúde, talvez por limitação do instrumento ou por sua aplicação com o paciente ainda internado. Entretanto, por relatos dos pacientes do Grupo Intervenção sobre maior preparo e segurança para a execução das atividades do cotidiano, acredita-se que abordagens de educação do paciente por meio de demonstração devam ser inseridas como parte do processo de preparação para a alta, sempre que possível.
Descritores: Atividades Cotidianas
Educação de Pacientes como Assunto/métodos
Procedimentos Ortopédicos/reabilitação
Treinamento por Simulação/métodos
-Alta do Paciente
Período Pós-Operatório
Artroplastia/reabilitação
Escoliose/cirurgia
Escoliose/reabilitação
Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Resultado do Tratamento
Satisfação do Paciente
Estatísticas não Paramétricas
Hospitalização
Deslocamento do Disco Intervertebral/cirurgia
Deslocamento do Disco Intervertebral/reabilitação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1133718
Autor: Takara, Nadya Cerqueira; Ferreira, Natany da Costa; Murakami, Beatriz Murata; Lopes, Camila Takao.
Título: Development and validation of an informative manual on venous thromboembolism for the lay population / Elaboração e validação de manual informativo sobre tromboembolismo venoso para leigos
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eAO5425, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To develop an informative manual on venous thromboembolism prevention for the lay population and to estimate evidences of content and face validity. Methods A methodological study conducted in three stages. The first stage was the preparation of the manual, followed by content validation with cardiovascular specialists who judged clarity, theoretical relevance and practical pertinence on a 4-point Likert scale. Items with a content validity index ≤0.75 were revised and re-evaluated. The last stage was the face validation by lay people, who were interviewed regarding item understanding and visual appearance. Items with more than 80.0% positive opinions were considered adequate. Results The manual was developed containing nine illustrations, definition of the disease, risk factors, signs and symptoms, and preventive measures. In the first assessment round, the validity index was 1.0 for the text of all sections, with suggestions for language adjustments. As to the illustrations, the validity indexes ranged from 0.67 to 1.0. In the second round, the validity index reached 1.0 for all items. A total of 40 lay people participated in the face validation, and all considered the paper type and font size appropriate, as well as the font used as readable; 97.5% were able to understand the information contained in the manual; 98.0% considered it esthetically beautiful; and 90.0% considered the reading not tiresome. Conclusion The informative manual on venous thromboembolism prevention was prepared, its content validated by experts, and considered appropriate by the lay population. These results suggest that the manual may be used as a preventive educational strategy for venous thromboembolism.

RESUMO Objetivo Elaborar um manual informativo sobre prevenção de tromboembolismo venoso para população leiga e estimar evidências de validade de conteúdo e de face. Métodos Estudo metodológico realizado em três etapas. A primeira etapa foi a construção do manual; a segunda foi a validação de conteúdo com especialistas na área cardiovascular, que julgaram clareza, relevância teórica e pertinência prática, em uma escala tipo Likert de 4 pontos. Itens com índice de validade de conteúdo ≤0,75 foram revisados e reavaliados. A última etapa foi a validação de face por pessoas leigas, entrevistadas quanto à compreensão dos itens e à aparência visual. Itens com opiniões positivas por mais de 80,0% foram considerados adequados. Resultados O manual foi elaborado contendo nove imagens, com definição da doença, fatores de risco, sinais e sintomas e medidas preventivas. Na primeira rodada de avaliação, os índices de validade foram de 1,0 para o texto de todas as seções, com sugestões de ajustes de linguagem. Em relação às imagens, os índices de validade variaram de 0,67 a 1,0. Na segunda rodada, o índice de validade atingiu 1,0 para todos os itens. Na validação de face, 40 pessoas leigas participaram, e todas consideraram o tipo de papel e o tamanho da letra adequados, além da letra legível; 97,5% conseguiram entender as informações contidas no manual; 98,0% o consideraram esteticamente bonito; e 90,0% consideraram a leitura não cansativa. Conclusão O manual sobre prevenção de tromboembolismo venoso foi elaborado, com conteúdo validado por especialistas e considerado adequado pela população leiga. Esses resultados sugerem que o manual pode ser empregado como estratégia educacional preventiva do tromboembolismo venoso.
Descritores: Educação de Pacientes como Assunto
Tromboembolia Venosa/terapia
Manuais como Assunto
-Reprodutibilidade dos Testes
Idioma
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-949226
Autor: Cambi, Maria Paula Carlini; Baretta, Giorgio Alfredo Pedroso.
Título: Bariatric diet guide: plate model template for bariatric surgery patients / Guia alimentar bariátrico: modelo do prato para pacientes submetidos à cirurgia bariátrica
Fonte: ABCD arq. bras. cir. dig;31(2):e1375, 2018. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Background: The Bariatric Plate Model (BPM) may be an adequate form of nutritional guideline after obesity surgery. Aim: Create a food guide, based on the Plate Model for nutritional education of bariatric patients. Method: The Plate Model2 was revised from a model initially suggested for dyslipidemic and hypertensive patients to a new objective: adaptation to bariatric patient who needs effective long-term nutritional education. Results: The adaptation of the Plate Model considered protein needs with high biological value, as it is the priority in the BPM, followed by vitamins and minerals and lastly the carbohydrates, especially the whole ones. Conclusion: The BPM is a tool that can be effectively used in nutritional education of bariatric patients.

RESUMO Racional: o Modelo de Prato Bariátrico (MPB) pode ser uma forma adequada de orientação nutricional após a cirurgia da obesidade. Objetivo: Criar um guia alimentar, baseado no Modelo de Prato para educação nutricional de pacientes bariátricos. Método: Foi revisado o The Plate Model2, modelo de prato sugerido inicialmente para pacientes dislipidêmicos e hipertensos com o intuito de adaptá-lo ao paciente bariátrico que necessita de educação nutricional efetiva em longo prazo. Resultados: A adaptação foi feita considerando que o uso de proteínas de alto valor biológico é a prioridade no MPB, seguido de vitaminas e minerais e por último os carboidratos, especialmente os integrais. Conclusão: O MPB é ferramenta que pode ser usada de maneira efetiva na educação nutricional de pacientes bariátricos.
Descritores: Educação de Pacientes como Assunto
Dieta
Cirurgia Bariátrica
Obesidade/cirurgia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1133756
Autor: Santos, Gustavo Gonçalves dos.
Título: Health education for the prevention of hypertensive disorders of pregnancy / Educação em saúde para prevenção de síndromes hipertensivas da gestação
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eCE6076, 2020.
Idioma: en.
Descritores: Educação em Saúde
Educação de Pacientes como Assunto
Hipertensão Induzida pela Gravidez/prevenção & controle
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Tipo de Publ: Carta
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-779616
Autor: Zapata Ospina, Juan Pablo; Rangel Martínez-Villalba, Andrés Mauricio; García Valecia, Jenny.
Título: Psicoeducación en esquizofrenia / Psychoeducation in schizophrenia
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;44(3):143-149, jul.-dic. 2015.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: El tratamiento de la esquizofrenia incluye el uso de psicofármacos, psicoterapia e intervenciones psicosociales, entre las que se encuentra la psicoeducación. Esta estrategia ha sido definida como la entrega sistemática de información estructurada acerca del trastorno y su tratamiento. Objetivo: Revisar la literatura sobre eficacia de la psicoeducación en esquizofrenia. Métodos: Se hizo una búsqueda en PubMed, SciELO, EMBASE y PsycINFO con los términos en inglés "psychoeducation", "schizophrenia" y "psychosocial intervention". Se revisaron artículos en inglés y español. Resultados: La psicoeducación puede aplicarse a los pacientes y/o a los familiares y en forma grupal o individual; el número de sesiones puede variar. Se han realizado múltiples estudios que buscan determinar la eficacia de la psicoeducación en el curso clínico del trastorno, la dinámica familiar y el estigma, con resultados que favorecen su implementación, pero hasta ahora no ha sido posible determinar con exactitud la mejor forma de aplicación, principalmente por la gran variabilidad de disenos. Conclusiones: Los estudios existentes sobre psicoeducación han mostrado que es una intervención eficaz, aunque esto puede suponer una sobrestimación, porque hay alto riesgo de sesgos. Por lo tanto, no se puede afirmar que exista suficiente evidencia al respecto. Por ahora, es razonable complementar la farmacoterapia con la psicoeducación © 2014 Asociación Colombiana de Psiquiatría. Publicado por Elsevier España, S.L.U. Todos los derechos reservados.

Background: The treatment of schizophrenia includes the use of psychotropic drugs, psychotherapy, and psychosocial interventions that include psychoeducation. This strategy has been defined as the delivery of information about the disorder and its treatment in a systematic and structured way. Objective: To review the literature on the efficacy of psychoeducation in schizophrenia. Methods: A search in PubMed, SciELO, EMBASE and PsycINFO was made with the terms “psychoeducation”, “schizophrenia” and “psychosocial intervention”. Articles in Spanish and English language were reviewed. Results: Psychoeducation can be applied to patients, family or both, and individually or in groups. The number of sessions can vary. There have been many studies that seek to determine the efficacy of psychoeducation in the clinical course, family dynamics and stigma, with results that favor its implementation, but so far it has not been possible to determine exactly how best to apply psychoeducation, mainly because of the great variability of designs. Conclusions: The studies on psychoeducation have shown efficacy. However, this might be an overestimation, as there is a high risk of bias. Consequently, there is not enough evidence. At least for now, it is reasonable to complement pharmacotherapy with psycoeducation.
Descritores: Esquizofrenia
Terapêutica
Educação de Pacientes como Assunto
-Eficácia
Informação
Relações Familiares
Literatura
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Id: biblio-1254350
Autor: Lesser, Iris; McGowan, Erin; Belanger, Lisa.
Título: Letter to the Editor: The development of knights cabin cancer retreats: a community program to engage cancer survivors' proactive health behaviors
Fonte: Appl. cancer res;39:1-3, 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: Purpose: Cancer survivors often lack the knowledge and skills to return to positive health behaviors following a cancer diagnosis. The use of retreats may be an ideal environment for cancer survivors to learn about health behaviours while receiving social support from other survivors. Methods: Knights Cabin Cancer Retreats was created as a charitable organization in 2014 and is at no cost to participants or their supporters. Elements of the retreat include guided hikes, yoga, classes on nutrition, stress, mindfulness and sleep management techniques, all with a focus on the evidence based theories of behavioral change. Results: Ten retreats have been hosted across Canada to date with 137 cancer survivors and their supporters. Survivors reported that their top learning outcomes from the retreat were physical activity/nutrition and behavioral change/habit development. Conclusion: Knight's Cabin Cancer retreats are unique in their programming with a format of health education that allows for emotional support and engagement with other cancer survivors in a therapeutically natural environment.
Descritores: Educação de Pacientes como Assunto
Sobreviventes de Câncer
-Qualidade de Vida
Grupos de Autoajuda
Canadá
Exercício Físico/psicologia
Participação da Comunidade
Responsável: BR30.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-961437
Autor: Flores L, María Elena; Rivas R, Edith Elina; López E, Miguel Ángel.
Título: Efectividad de las intervenciones educativas con enfoque multifactorial y seguimiento vía telefónica sobre la rehospitalización en pacientes con insuficiencia cardiaca: revisión sistemática y meta-análisis / Rate of readmissions of patients with heart failure: effects of multifactorial educational interventions
Fonte: Rev. méd. Chile;146(5):603-617, mayo 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: We performed a systematic review of the literature to analyze the effect on readmission rates of multifactorial educational interventions at the moment of discharge from the hospital and telephone follow up for patients with heart failure. The quality of reports was analyzed using the CONSORT verification list and the GRADE guide. Using Rev Manager 5.3, the relative risk heterogeneity (RR) of readmission was assessed using I2 and Q statistics, and those considered as homogeneous were combined into a single RR as the confidence interval. We included four reports in the review and three were meta-analyzed. The RR for readmission was 1.01 (95% confidence interval (CI): 0.73-1.40; p = 0.96) with educational interventions and telephone follow-up among patients who visited an emergency room (ER). When studies that included readmission (without ER visit) were combined, the RR was 0.83 (95% CI:0.58-1.17). When studies with visits to ER and readmissions were combined, the RR was 0.91 (95% CI:0.73-1.14). We conclude that educational interventions did not have a significant effect on the rate of readmissions of patients with heart failure.
Descritores: Readmissão do Paciente/estatística & dados numéricos
Educação de Pacientes como Assunto/métodos
Insuficiência Cardíaca/terapia
-Fatores de Tempo
Fatores de Risco
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Revisão Sistemática
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central



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