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Id: lil-676076
Autor: Oliveira, Jorge Luis Tavares de; Candiá, Marcela Rezende; Leopoldo, Maria Lucia de Araujo.
Título: Educação continuada para funcionários de uma unidade de atenção primária à saúde em Juiz de Fora por estagiários de enfermagem - relato de experiência / Continuing education for health professionals in a unit of primary health Juiz de Fora by trainees of nursing
Fonte: Rev. APS;15(3), set. 12.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo tem por objetivo relatar a experiência de elaborar e implementar um plano de Educação Continuada com funcionários de uma Unidade de Atenção Primária a Saúde de Juiz de Fora (UAPS), desenvolvida por estagiários do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foram desenvolvidas oficinas e exposição dialogada sobre alguns temas diagnosticados como relevantes a partir do plano gerencial de enfermagem elaborado pelos mesmos nesta UAPS. A atividade foi de expressiva relevância para os estagiários e funcionários da UAPS, pelo fato de estimular o enriquecimento teórico, atualização da equipe de saúde e por estimular os estagiários a identificar diagnósticos administrativos, elaborar e executar planos de implementação das necessidades diagnosticadas. Foi observado grande interesse e aceitação pela equipe de saúde nas práticas de Educação Continuada.

The study aims to describe the experience of designing and implementing a Continuing Education plan with employees of a Primary Health Care Unit (UAPS) in Juiz de Fora, developed by interns from the Nursing program at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). Workshops were developed and exposition discussed on several themes diagnosed as relevant based on the administrative practice of nursing during their internship at the UAPS. The activity had significant relevance for the interns and staff of the UAPS, by stimulating theoretical enrichment, keepingthe health team up-to-date, and encouraging the interns to raise administrative diagnoses, to develop and execute implementation plans for the needs raised. The healthcare team showed interest and acceptance for thepractices of Continuing Education.
Descritores: Educação Continuada
-Atenção Primária à Saúde
Assistência à Saúde
Educação Continuada em Enfermagem
Política de Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1051353
Autor: Cerchiaro-Ceballos, Elda; Vargas-Romero, Heilen; Barras-Rodríguez, Rafael.
Título: Resultados de un programa educativo para la formación de maestras de la primera infancia / Results of an educational programmes for the formation of teachers of the early childhood
Fonte: Duazary;16(2,n.esp):172-185, 2019. tab, ilus.
Idioma: es.
Resumo: Se presentan los resultados de un programa de formación dirigido a maestras de la primera infancia en la ciudad de Santa Marta, cuyo propósito fundamental fue propiciar cambios en sus prácticas educativas a favor del desarrollo de los niños. El programa se desarrolló en un período de seis meses, con la participación de 60 maestras de 8 instituciones educativas dirigidas por el Instituto Colombiano de Bienestar Familiar, beneficiando aproximadamente a 1370 niños entre 6 meses y 5 años de edad. Apoyados en un modelo de investigación-acción, se realizaron talleres formativos de revisión conceptual y metodológica para el trabajo con niños de estas edades, seguido de la planeación e implementación de actividades lúdicas en cada escuela. Todo esto con el acompañamiento permanente del equipo de investigación antes y durante la actividad, la cual era filmada. Como resultados del programa se registran cambios importantes en las prácticas educativas de las maestras, en relación con una menor frecuencia de escenarios educativos restrictivos y dirigidos, además de una reducción de acciones educativas grupales en las actividades. Esto implica un cambio en el nivel de intervención pedagógica de las maestras, lo que trae consigo un cambio en la participación de los niños.

The results presented are from a continuous training program directed towards early childhood teachers in Santa Marta, whose fundamental purpose was to cause changes in the educational practices of the teachers for the benefit of the children's development. The program was designed in a period of six months, with the participation of 60 teachers from 8 different educational institution directed by the Colombian Institute of Family Welfare (ICBF in Spanish), benefiting approximately 1,370 kids with ages between 6 months and 5 years. Supported in a model of action-investigation, we realized conceptual and methodological revision formative workshops for working with kids these ages, followed by the planning and implementation of ludical activities in each school. All this with the permanent escort of the investigators' team before and during the activity, which was filmed. As a result, important changes in the educational practices of the teachers, in relation with less frequent restrictive and directed education settings, along with a reduction in the group activities with the children. This implies a modification in the level of pedagogical intervention of the teachers, which brings along a change in the children's participation.
Descritores: Educação Continuada
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO644.1 - Biblioteca Germán Bula Meyer


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Id: lil-270473
Autor: Organización Panamericana de Salud.
Título: Curso de gerencia para la gestión de programas y proyectos de salud.
Fonte: Asunción; OPS; 2000. 39 p. ilus, tab.
Idioma: es; en.
Resumo: Presenta cuatro modulo en la que apoyarán a los participantes en al capacidad gerencial, mejorando sus desempeños, para aumentar la cobertura y calidad de los servicios con criterio de equidad, la coordinación entre los diferentes actores sociales, destacando la comunidad, alcanzar la eficiencia y efectividad de las acciones en poblaciónes expuestass a riesgos a la salud
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Educação Continuada
-Paraguai
Responsável: PY2.1 - Centro de Documentación
PY2.1; 614, PG. 17


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Id: lil-270448
Autor: Hamuy, Estela de; Wildberger, Carmen; Herreros, Claudios; Villalobos, Luis B; Briceño, Gloria.
Título: Lineamientos para el desarrollo del plan nacional de educación permanente.
Fonte: Asunción; ; sept. 1999. 28 p. ilus.
Idioma: es; en.
Resumo: Presenta informe parte de una serie de consideraciones relacionadas con la problemática en la gestión delos recursos humanos en salud de Paraguay, resaltando a los personales del Ministerio de Salud Pública yBienestar Social
Descritores: Recursos Humanos em Saúde
Educação Continuada
-Paraguai
Responsável: PY2.1 - Centro de Documentación
PY2.1; STC, 99, 192


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Barbosa, Dulce Aparecida
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Id: biblio-1051145
Autor: Silva, Myria Ribeiro da; Cazorla, Irene Maurício; Silva, João Luís Almeida da; Almeida, Talita Hevilyn Ramos da Cruz; Oliveira, Patrícia Peres de; Barbosa, Dulce Aparecida.
Título: Educação permanente em cateterismo vesical para prevenção de infecção do trato urinário / Continuing education in bladder catheterization for the prevention of urinary tract infection / Educación permanente en cateterismo vesical para prevención de infecciones del tracto urinario
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1219, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: analisar o impacto da educação permanente na prevenção e no controle da infecção do trato urinário em pacientes submetidos ao procedimento de cateterismo vesical de demora. MÉTODO: estudo quase experimental do tipo antes e depois, com intervenção educacional sobre os cuidados relacionados a inserção, manutenção e retirada do cateter vesical de demora. Aplicação de escala de 20 questões com 124 enfermeiros e técnicos de Enfermagem para medida do conhecimento. Realizou-se análise da mudança do padrão de comportamento do pré-teste para o pós-teste, por meio de escala global, e análise de covariância, nos quais se ajustou a reta de regressão por categoria profissional. Para analisar o conhecimento e as condutas do procedimento de cateterismo vesical de demora, foram utilizados os testes de Levene para igualdade de variâncias, teste t para amostras independentes, testes inferenciais não paramétricos e teste qui-quadrado. RESULTADOS: na análise global do estudo, partindo das 20 questões consideradas, observou-se que, em média, os técnicos de Enfermagem em comparação aos enfermeiros obtiveram ganho de sete pontos do pré-teste para o pós-teste (≅12,00 para ≅19,00), enquanto os enfermeiros obtiveram 4,0 pontos (≅16 para ≅20,00). CONCLUSÃO: a intervenção educacional aumentou significativamente o conhecimento dos profissionais de saúde sobre o procedimento de cateterismo vesical de demora e colaborou para a redução da taxa de infecção das infecções de trato urinário na instituição, bem como uma evolução no patamar de conhecimento, principalmente dos técnicos de Enfermagem após as intervenções educativas.(AU)

Objective: to analyze the impact of continuing education on the prevention and the control of urinary tract infection in patients undergoing a delayed bladder catheterization procedure. Method: a quasi-experimental study of before and after type with an educational intervention on the care related to insertion, maintenance, and removal of the delayed bladder catheter. We applied a scale of 20 questions with 124 nurses and Nursing technicians to measure their knowledge. We analyzed the change in the behavioral pattern from the pretest to the posttest, by a global scale, and covariance analysis, which adjusted the regression line by professional category. To analyze the knowledge and behaviors of the delayed bladder catheterization procedure, Levene's tests for equality of variance, t-test for independent samples, nonparametric inferential tests, and chi-square tests were used. Results: in the overall analysis of the study, starting from the 20 questions considered, it was observed that, on average, Nursing technicians compared to nurses obtained seven points from the pretest to the posttest (≅12,00 to ≅19,00), while nurses scored 4.0 points (≅16 to ≅20.00). Conclusion: the educational intervention significantly increased...(AU)

Objetivo: analizar el impacto de la educación continua en prevención y control de infecciones del tracto urinario en pacientes sometidos a procedimiento de cateterismo vesical intermitente. Método: estudio cuasi-experimental realizadas antes y después del procedimiento, con intervención educativa sobre cuidados con la inserción, mantenimiento y extracción de la sonda vesical intermitente. Se utilizó una escala de 20 preguntas con 124 enfermeros y técnicos de enfermería para medir el conocimiento. Se analizó el análisis del cambio en el patrón de comportamiento de la prueba previa y de la prueba posterior, mediante una escala global, y análisis de covarianza, que ajustó la línea de regresión por categoría profesional. Para analizar el conocimiento y las conductas del procedimiento de cateterismo vesical intermitente, se emplearon las pruebas de Levene para igualdad de varianzas, prueba t para muestras independientes, pruebas inferenciales no paramétricas y chi-cuadrado. Resultados: en el análisis general del estudio, basado en las 20 preguntas consideradas, se observó que, en promedio, los técnicos de enfermería en comparación con los enfermeros obtuvieron siete puntos más de la prueba previa a la posterior (≅12,00 para ≅19,00), mientras que los enfermeros obtuvieron 4,0 puntos (≅16 para ≅20,00). Conclusión: la intervención educativa aumentó significativamente el conocimiento de los profesionales de la salud sobre el procedimiento de cateterismo vesical intermitente y contribuyó a la reducción de la tasa de infección entre las infecciones del tracto urinario en la institución, así como a aumentar el nivel de conocimiento, especialmente de los técnicos de Enfermería después de las intervenciones educativas.(AU)
Descritores: Infecções Urinárias/prevenção & controle
Cateterismo Urinário
Educação Continuada em Enfermagem
Prevenção de Doenças
-Educação Continuada
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1024551
Autor: Wlosko, Ivana; Crespi, Juan Carlos; Napolitani, María Agustina; Torres Ramos, Diana.
Título: Educación Continua: ¿Por qué es necesaria la contención? ¿Qué factores favorecen la estabilidad? ¿Cuáles son las causas más frecuentes de recidiva? / Continuing Education: Retention, stability, relapse
Fonte: Ortodoncia;82(164-165):76-78, jun. 2019. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Ortodontia Corretiva
Recidiva
Educação Continuada
-Contenções Ortodônticas
Responsável: AR408.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1050969
Autor: Hernández, Gabriela(edt); Ramos, Beatriz(edt); Taboada, Olga(edt); Cadena, Julio(edt).
Título: Factores que influyen en la participación en cursos de educación continua del personal de enfermería / Elements that influence the particpation of nursing staff in continuous education courses
Fonte: Rev. enferm. neurol;16(2):175-181, mayo.-ago.2017.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la educación continua se concibe como una modalidad educativa que permite, a una persona ­profesional o no­, actualizarse en un área específica para desarrollarse profesionalmente. Objetivo: determinar los factores que influyen en la participación, en cursos de educación continua, del personal de enfermería. Material y métodos: estudio observacional, trasversal, prolectivo y descriptivo, a una muestra por conveniencia de 136 sujetos, conformada por personal de base del área de enfermería del Hospital General Fernando Quiroz Gutiérrez del ISSSTE. Los datos fueron recolectados con un instrumento diseñado ex-profeso, auto-administrado, con una confiabilidad Alpha de Cronbach de 0.93 (0.82-0.93). Resultados: de la participación en cursos de educa-ción continua en los que participa el personal de enfermería, llama la atención el reporte de no asistencia a los mismos del 34% (46) de los enfermeros(as). La antigüedad que tiene el personal de enfermería dentro del instituto, se correlaciona de manera negativa con el número de cursos tomados (rs = -0.316, p < 0.0001) esto es, a mayor antigüedad, menor número de cursos tomados; mientras que a mayor nivel académico, se observa una correlacion positiva, es decir que, asisten a un mayor número de cursos (rs = 0.265, p < 0.002). Conclusión: Los cursos de educación continua deben tener características de visibilidad que los hagan atractivos y, en su programación, deben considerarse las habilidades que se desea sean adquiridas.
Descritores: Educação Continuada
-Enfermagem
Capacitação
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: MX380.1 - Coordianción de Investigación en Enfermería


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Id: biblio-1050439
Autor: Scaldaferri, Natasha Zanaroli.
Título: Análise jurídica sanitária dos desafios enfrentados pelos médicos prescritores frente às necessidades dos usuários do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo / Not available.
Fonte: São Paulo; s.n; 2020. 156 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O Instituto da Criança do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, realiza anualmente cerca de 700 mil exames laboratoriais, 66 mil consultas ambulatoriais e 2 mil cirurgias. Considerando números dessa magnitude, sendo centro de referência em 21 especialidades para tratamento de crianças e adolescentes, não só de São Paulo, como do país inteiro, esta pesquisa se propôs explorar as dificuldades dos médicos prescritores do ICr em concretizar o Direito à Saúde, frente as necessidades dos usuários do Instituto. Para tanto, foram selecionados aleatoriamente 31 médicos pediatras prescritores para responderem 6 questões abertas. Dentre os principais pontos apresentados por eles estão os conflitos com indústria farmacêutica, grande volume de pacientes atendidos, falta de disponibilidade de terapias, defasagem na incorporação de tecnologias, limitação de medicamentos, a questão social dos pacientes e familiares, gestão de pessoas e pressão da gestão para cumprimento de regras. A Instituição, por sua vez, possui medidas e recomendações em relação ao atendimento de pacientes, à prática médica, à prescrição de medicamentos e insumos, judicialização e outras. Nos entrevistados foram identificadas algumas falhas, principalmente acerca do entendimento do papel que exercem na concretização do SUS e de que forma podem agir na tentativa de modificar seu cenário. A alternativa proposta foi o uso da Educação Permanente em Saúde como uma ferramenta de problematização e reflexão, de forma coletiva, sobre a realidade e particularidades que necessitam ser consideras. Proporcionar uma visão integral do SUS e estimular práticas inovadoras para superação de obstáculos faz com que os médicos se sintam ouvidos e empoderados e, ao mesmo tempo, os profissionais estarão mais bem preparados para o cumprimento de normas administrativas e judiciais que envolvam a administração pública.

The Children Institute of the Hospital das Clínicas, Faculty of Medicine of USP, annually conducts about 700,000 laboratory tests, 66,000 outpatient consultations and 2,000 surgeries. Considering numbers of this magnitude, being a reference center in 21 specialties for the treatment of children and adolescents, not only from São Paulo, but from all over the country, this research aimed to analyze the health and legal challenges faced by prescribing doctors in achieving the Right to Health compared to the needs of the users of the Institute of Children of the Hospital das Clínicas of School of Medicine of University of São Paulo. Therefore, 31 prescribing pediatric doctors were randomly selected to answer 6 open questions. Among the main points presented by them are the conflicts with the pharmaceutical industry, the large volume of patients attended, the lack of therapies availability, the lack of technology incorporation, the limitation of drugs, the social issue of patients and their families, the people management and the pressure for compliance with rules. The institution, in turn, has measures and recommendations regarding patient care, medical practice, prescription of drugs and supplies, judicialization and others. In the interviewees some flaws were identified, mainly about the understanding of the role they play in the implementation of SUS and how they can act in an attempt to modify their scenario. The proposed alternative was the use of Permanent Health Education as a tool of problematization and reflection, collectively, about the reality and particularities that need to be considered. Providing an integral view of the SUS and stimulating innovative practices to overcome obstacles makes doctors feel heard and empowered, while professionals are better prepared to comply with administrative and judicial standards involving public administration.
Descritores: Direito à Saúde
Saúde Pública
Educação Continuada
Prescrições
-Sistema Único de Saúde
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1049778
Autor: Silva, Valdenir Almeida da; Mota, Rosana Santos; Oliveira, Larissa Silva; Jesus, Nilcea de; Carvalho, Cristiane Marques de; Magalhães, Livia Gomes da Silva.
Título: Auditoria da qualidade dos registros de Enfermagem em prontuários em um hospital universitário / Quality audit of Nursing registers on patients' records in a university hospital
Fonte: Enferm. foco (Brasília);10(3):28-33, jul. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar a qualidade dos registros de enfermagem em prontuários. Metodologia: Pesquisa descritiva, quantitativa realizada em um hospital universitário de Salvador, Bahia, Brasil, entre setembro de 2017 e maio de 2018, a partir de indicadores de qualidade dos registros de enfermagem em prontuários. Utilizou-se um instrumento estruturado para a coleta dos dados. A análise foi do tipo descritiva; utilizou-se a frequência absoluta e relativa dos indicadores. Resultados: Dentre os 203 prontuários analisados, o percentual de identificação correta dos pacientes, com nomes completos e número de prontuário foi acima de 90%. Houve fragilidade na checagem das prescrições médica e de enfermagem, assim como na justificativa para a não checagem de itens prescritos. Conclusão: A qualidade dos registros de enfermagem atende parcialmente às recomendações do Conselho Federal de Enfermagem. Os resultados sugerem necessidade de constante atuação dos programas educacionais para o fortalecimento de ações que visem a excelência dos registros de enfermagem. (AU)

Objective: To analyze the quality of the nursing records on patients' records. Methodology: A descriptive study of a quantitative approach performed in a university hospital of Salvador, Bahia, Brazil, between the months of September 2017 and May 2018, from quality indicators of the nursing registers on patients' records. A structured instrument was used for data collection. The analysis was descriptive; it was used the absolute and relative frequency of the indicators. Result: Among the 203 patients' records analyzed, the percentage of correct identification of patients, with full name and number of the clinical record was of over 90%. Nevertheless, there was a weakness in checking medical and nursing prescriptions, as well as in the justification for not checking prescribed items. Conclusion: The quality of the nursing registers partially follows the recommendations of the Federal Council of Nursing. The results suggest the need for constant practice of educational programs for strengthening actions towards performing nursing registers with excellency. (AU)

Objetivo: Analizar la calidad de registros de enfermería en historiales. Metodología: Pesquisa descriptiva, con abordaje cualitativa realizada en un hospital universitario de Salvador, Bahia, Brasil, entre los meses de septiembre de 2017 y mayo de 2018, a partir de indicadores de cualidad de los registros de enfermería en historiales clínicos. Se utilizó un instrumento estructurado para la colecta de datos. El análisis fue descriptivo; fue usado la frecuencia absoluta y relativa de los indicadores Resultados: De entre los 203 historiales analizados, el porcentaje de identificación correcta de los pacientes, con nombres completos y número de historial fue superior a 90%. Sin embargo, hubo debilidad en el chequeo de las prescripciones médicas y de enfermería, al igual que en la justificativa para el no chequeo de ítems prescritos. Conclusión: La calidad de los registros de enfermería atiende parcialmente a las recomendaciones del Consejo Federal de Enfermería. Los resultados sugieren una necesidad de constante actuación de los programas educacionales para el fortalecimiento de acciones que tengan por objeto la realización de registro de enfermería con excelencia. (AU)
Descritores: Auditoria de Enfermagem
-Qualidade da Assistência à Saúde
Registros de Enfermagem
Enfermagem
Educação Continuada
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Id: biblio-1024374
Autor: Medina, Claudia(edt).
Título: Evaluación del programa de educación continua de una clínica psiquiátrica / Evaluation of continuing education program of psychiatric clinic
Fonte: Rev. enferm. neurol;15(1):92-97, ene-abr 2016.
Idioma: es.
Descritores: Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
-Pessoal de Saúde
Educação Continuada
Indicadores (Estatística)
Capacitação em Serviço
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: MX380.1 - Coordianción de Investigación en Enfermería



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