Base de dados : LILACS
Pesquisa : I02.358.212.590 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 19 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 2 ir para página        

  1 / 19 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira
Texto completo
Id: lil-699929
Autor: Cacciari, Pâmella; Haddad, Maria do Carmo Lourenço; Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira; Dalmas, José Carlos.
Título: Estado de saúde de trabalhadores de enfermagem em readequação e readaptação funcional / Health status of nursing workers in functional retraining and readaptation / Estado de salud de trabajadores de enfermería en readecuación y readaptación funcional
Fonte: Rev. bras. enferm;66(6):860-865, nov.-dez. 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo descritivo, transversal, cujo objetivo foi avaliar o estado de saúde de trabalhadores de enfermagem em readequação e readaptação funcional de um hospital universitário público do norte do Paraná. Dados de 34 trabalhadores foram coletados por meio da aplicação do Medical Outcomes Studies 36 - item Short Form (MOS SF-36). Os resultados mostraram que problemas físicos foram o motivo da readaptação funcional em 91,2% dos casos. Dos oito domínios avaliados pelo MOS SF-36, dor corporal, vitalidade e saúde em geral receberam os piores escores e os melhores escores foram atribuídos a aspectos do componente saúde mental. Os trabalhadores readequados e readaptados por motivo físico apresentaram escores inferiores em todos os domínios, exceto no desempenho emocional, em relação àqueles readaptados por problema mental. A avaliação da percepção de saúde desses trabalhadores revelou que a readequação e readaptação é uma estratégia desenvolvida para potencializar a capacidade funcional dos trabalhadores, apesar de suas limitações.

Cross-sectional descriptive study aimed to assess the health status of nursing staff retrained due to illness of a public university hospital in northern Paraná, Brazil. Data of 34 workers were collected through the application of the Medical Outcomes Studies 36 items - Short Form (MOS SF-36). The results showed that physical problems were the reason for retraining in 91.2 % of cases. Of the eight domains assessed by the MOS SF -36, the worst scores referred to bodily pain, vitality and general health and the best scores were attributed to aspects of the mental health component. Workers retrained due to physical reason had lower scores in all domains except emotional performance in relation to those with mental problem. The evaluation of the perceived health of these workers showed that retraining due to illness is a strategy developed to enhance the functional capacity of workers, despite their limitations.

Estudio descriptivo, transversal, que tenido como objetivo evaluar el estado de salud de trabajadores de enfermería en readaptación funcional de un hospital público universitario en el norte de Paraná, Brasil. Datos de 34 trabajadores fueron recolectados a través de la aplicación del Medical Outcomes Studies 36 - item Short Form (MOS SF-36). Los resultados mostraron que problemas físicos fueran la razón para la readaptación en 91,2 % de los casos. De los ocho dominios evaluados por el MOS SF- 36, el dolor corporal, la vitalidad y la salud en general recibirán los peores scores y los mejores se atribuyeron a los aspectos del componente de salud mental. Trabajadores readaptados por razón física tuvieran puntuaciones más bajas en todos los dominios, excepto el rendimiento emocional, en relación a los readaptados por problema mental. La evaluación de la percepción de la salud de estos trabajadores mostró que la readaptación es una estrategia desarrollada para mejorar la capacidad funcional de los trabajadores, a pesar de sus limitaciones.
Descritores: Reeducação Profissional
Nível de Saúde
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital
Saúde do Trabalhador
-Estudos Transversais
Avaliação da Capacidade de Trabalho
Limites: Adulto
Idoso
Feminino
Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 19 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-545440
Autor: Batista, Joseli Maria; Juliani, Carmen Maria Casquel Monti; Ayres, Jairo Aparecido.
Título: Retraining due to illness ant its implications in nursing management / O processo de readaptação funcional e suas implicações no gerenciamento em enfermagem / El proceso de readaptación funcional y sus implicaciones em la administración de enfermería
Fonte: Rev. latinoam. enferm;18(1):87-93, Jan.-Feb. 2010.
Idioma: en.
Resumo: There is currently an increased interest in workers' health. Retraining due to illness is the topic of this study. The objective of this qualitative study was to understand how individuals cope with job retraining in a public hospital, utilizing interviews to understand how nursing professionals coped with the retraining process, which were then analyzed using Content Analysis as proposed by Bardin. The responses revealed problems in several areas of nursing work: “Work Organization”, “Teamwork”, “Sick leave and retraining”, and “Team Management”, altogether generating suggestions for improving the work experience in retraining. The retraining process generated individual, professional and social feelings of incompetence and guilt for workers. Important reflection and attitude changes are urgently needed, supporting team management, which will consequently improve care provided to the public.

Hoje há maior interesse pelo trabalhador da saúde. A preocupação com o processo de readaptação funcional foi a proposta desta investigação. O objetivo foi compreender a vivência dos sujeitos nos processos de readaptação funcional, em uma instituição hospitalar pública. No estudo, qualitativo, foram realizadas entrevistas para apreensão da vivência do profissional de enfermagem quanto ao processo de readaptação funcional, analisadas utilizando a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Os resultados evidenciam a problemática do processo de trabalho em enfermagem nas categorias “organização do trabalho”, “trabalho em equipe”, “afastamento e readaptação funcional” e “gerenciamento da equipe”, gerando sugestões para a melhoria dos processos de trabalho. O processo de readaptação funcional gera individual, profissional e socialmente sentimento de incompetência e culpa no trabalhador. Importantes reflexões e mudanças de atitude são urgentes e necessárias, subsidiando o gerenciamento da equipe que implicará em melhoria na assistência prestada à população.

Actualmente existe mayor preocupación con el trabajador de la salud. La preocupación con el proceso de readaptación funcional fue la propuesta de esta investigación. El objetivo fue comprender la vivencia de los sujetos en la readaptación funcional en una institución hospitalaria pública. En el estudio, cualitativo, fueron realizadas entrevistas para captar la vivencia del profesional de enfermería en lo que se refiere al proceso de readaptación funcional, con Análisis de Contenido propuesto por Bardin. Los resultados colocan en evidencia la problemática del proceso de trabajo en enfermería, en las categorías “Organización del trabajo”, “Trabajo en equipo”, “Licencia de trabajo y readaptación funcional” y “Gerencia del equipo”, lo que generó sugestiones para la mejoría de los procesos de trabajo. El proceso de readaptación funcional genera individualmente, profesionalmente y socialmente sentimiento de incompetencia y culpa en el trabajador. Importantes reflexiones y cambios de actitud son necesarios para subsidiar la administración del equipo que, por consecuencia, implicará mejoría en la asistencia prestada a la población.
Descritores: Reeducação Profissional
Mão de Obra em Saúde
Hospitais Públicos
Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Licença Médica
-Brasil
Entrevistas como Assunto
Limites: Adulto
Humanos
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 19 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-603729
Autor: Reis, Germano Glufke; Nakata, Lina Eiko; Dutra, Joel Souza.
Título: Aprendizagem transformativa e mudança comportamental a partir de dilemas desorientadores na carreira / Transformative learning and behavior change caused by career disorienting dilemmas / Aprendizaje transformador y cambio de comportamiento a partir de dilemas desorientadores en la carrera
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;11(2):243-255, dez. 2010. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: As constantes mudanças nas organizações vêm demandando dos profissionais capacidade de aprender e de adaptar-se, mesmo em situações adversas. Este trabalho apóia-se no quadro teórico da aprendizagem transformativa e em premissas do modelo de mudança transteórico para investigar a maneira como dilemas desorientadores nas carreiras catalisam processos reflexivos e aprendizados. Para tanto, um survey foi realizado com 89 profissionais atuantes em empresas nacionais e multinacionais, com funções técnicas e de liderança. A pesquisa evidenciou que situações desorientadoras na vida profissional configuram-se como oportunidades especiais para aprendizados, pois promovem reflexão, revisão de perspectivas, experimentação de novos comportamentos e a adoção de novas formas de agir.

The constant changes in organizations have been demanding, from professionals, the ability to learn and adapt, even in adverse situations. This paper is based on the theoretical framework of transformative learning and on the tenets of the transtheoretical model of change to investigate the way how disorienting dilemmas in careers can catalyze reflective processes and learning. Thus, a survey was conducted with 89 professionals in national and multinational companies, performing technical and leadership roles. The research showed that disorienting situations in occupational life can pose special opportunities for learning, as they can promote reflection, review of perspectives, experimentation with new behaviors, and adoption of new ways of action.

Los constantes cambios en las organizaciones demandan de los profesionales capacidad de aprender y de adaptarse aun en situaciones adversas. Este trabajo se apoya en el cuadro teórico del aprendizaje transformador y en premisas del modelo de cambio transteórico para investigar de qué manera dilemas desorientadores en las carreras catalizan procesos reflexivos y aprendizaje. Con ese fin se realizó un survey con 89 profesionales actuantes en empresas nacionales y multinacionales con funciones técnicas y de liderazgo. La investigación demostró que situaciones desorientadoras en la vida profesional configuran oportunidades especiales para aprendizaje porque incentivan reflexión, revisión de perspectivas, experimentación de nuevos comportamientos y la adopción de nuevas formas de actuar.
Descritores: Reeducação Profissional
Mentores
Capacitação Profissional
Comportamento Social
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


  4 / 19 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-590237
Autor: Parizi, José Luiz Santos; Castro, Simone Dias de; Ponga, Claudia Marcela de Quadros; Parizi, Arlete Gomes Santos.
Título: Conhecimento de acadêmicos de odontologia, cirurgiões-dentistas e população geral sobre câncer bucal / Knowledge of dental students, dental surgeon and general population about oral cancer
Fonte: Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent;65(1):66-70, jan.-fev. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Avaliar o conhecimento de acadêmicos de Odontologia, Cirurgiões-Dentistas e população leiga sobre o câncer bucal. Material e métodos: Os entrevistados foram divididos em dois grupos: Grupo 1: composto por 40 Cirurgiões-Dentistas e 40 alunos do último semestre do Curso de Odontologia; e Grupo 2: composto por 300 pessoas acima de 40 anos de ambos os sexos, com diferentes graus de instrução. Foram utilizados dois questionários, um para população leiga e outro para estudantes e profissionais de Odontologia, sobre o conhecimento acerca de fatores de risco e prevenção do câncer de boca. Resultados: 91,8% dos profissionais e acadêmicos de Odontologia responderam corretamente quais os fatores de risco para o câncer bucal, porém apenas 61 % responderam corretamente quais são as lesões cancerizáveis. Entre os profissionais e acadêmicos de Odontologia, 42% receberam informação sobre o câncer bucal na faculdade; 35,5% da população leiga não tinha informação sobre o câncer de boca, e aqueles que tinham recebido informações, a maioria (19,7%) foi de seu Cirurgião-Dentista particular; 43,5% dos entrevistados não conheciam o autoexame de boca; e apenas 6,3% dos que conhecem, o realizavam regularmente e a principal queixa que leva a população ao serviço odonto- lógico é dor de dente (25,2%). Conclusão: A população não está bem informada sobre o câncer de boca. Acadêmicos e profissionais de Odontologia não apresentam conhecimentos ideais para difundir prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca.

Objective: To evaluate the knowledge of dental students, dentists and the lay population about oral cancer. Methods: The subjects were divided into two groups: Group 1: composed of 40 dentists and 40 students from last semester of the School of Dentistry and Group 2: composed of 300 people over 40 years of both sexes, with different educational levels. We used two questionnaires, one for lay people and one for students and dental professionals on knowledge about risk factors and prevention of oral cancer. Results: 91.8% of professionals and dental students answered correctly what the risk factors for oral cancer, but only 61% answered correctly what are the high-risk injuries to evolve to cancer. Between dentists and dental students 42% received information about oral cancer in college. Regarding the lay population, 35.5% had no information on oral cancer, and those who had already received information, most (19.7%) received from their private dentist. 43.5% of respondents were unfamiliar with the self examination of mouth, only 6.3% said that do it regularly and the main complaint that leads people to seek dental services is toothache (25.2%). Conclusion: The population is not well informed about oral cancer. Academics and dental professionals still do not have expertise to share the ideal means of prevention and early detection of oral cancer.
Descritores: Conhecimento
Neoplasias Bucais/diagnóstico
População
Reeducação Profissional/métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR97.1 - Serviço de Documentação Odontológica


  5 / 19 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: lil-412724
Autor: Sánchez Tarragó, Nancy.
Título: El profesional de la información en los contextos educativos de la sociedad del aprendizaje: espacios y competencias / The information professional within the educative context in the learning society: spaces and competences
Fonte: ACIMED;13(2), mar.-abr. 2005.
Idioma: es.
Resumo: Se reflexiona sobre el papel del profesional de la información como protagonista activo en la formación de competencias informacionales y en el apoyo al cambio educativo en la sociedad del aprendizaje. Se analizan los antecedentes de la función educativa del profesional de la información en centurias pasadas y los puntos de contacto con los enfoques contemporáneos, relacionados con el apoyo al proceso de enseñanza-aprendizaje y el desarrollo de competencias informacionales. Se estudian los centros de recursos para el aprendizaje, las comunidades de aprendizaje y los sistemas E-learning como espacios de actuación del profesional de la información en este nuevo contexto educativo. Por último, se reflexiona sobre las competencias que requieren estos profesionales para enfrentar con efectividad las funciones educativas. Se destaca que este profesional necesita conocimientos sobre teoría del aprendizaje y métodos pedagógicos, así como habilidades y experiencia docente para diseñar programas efectivos de formación de usuarios y de alfabetización informacional
Descritores: Reeducação Profissional
Ciência da Informação
Aprendizagem
Modelos Educacionais
Competência Profissional
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  6 / 19 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: lil-380899
Autor: Organización Panamericana de la Salud. División de Desarrollo de Sistemas y Servicios de Salud. Programa de Desarrollo de Recursos Humanos.
Título: Informe de la Conferencia Interamericana de Educación a Distancia del Personal de Salud: balance y futuro / Report of the Inter-Américan Conference on Distance Education of health professionals: overview and future.
Fonte: Washington, D.C; s.n; 2000. 60 p. (30).
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Conferencia Interamericana de Educación a Distancia del Personal de Salud, México, 25-27 abr. 2000.
Símbolo: 30.
Descritores: Educação Continuada
Educação a Distância
Reeducação Profissional
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
-Canadá
México
Estados Unidos
Responsável: US1.1 - HQ Library
US1.1, PAHO ONLINE


  7 / 19 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-354777
Autor: Revelo Astacio, Julio; Robles Cid, Diómedes; Mella Mejías, César.
Título: Educación médica latinoamericana: enfoque histórico / Latin American medical education: historical approach.
Fonte: Quito; s.n; oct. 1987. [64] p. (La educación médica latinoamericana, 3).
Idioma: es.
Descritores: Centros Educacionais de Áreas de Saúde
Educação
Educação Médica
Educação Profissionalizante
Reeducação Profissional
Avaliação Educacional
Educação em Saúde
Modelos Educacionais
SALUD PARA TODOS EN EL ANO ACTINOMYCETALES0
-História Moderna 1601-
Responsável: EC1.1 - BICME - Banco de Información Científico-Médica
EC1.19; 499, i1


  8 / 19 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-354776
Autor: Ruales, José; Yépez, Rodrigo; Barreto, Dimitri; Hermida, César.
Título: Educación médica latinoamericana: analisis prospectivo / Latin American medical education: prospectivo Analisis.
Fonte: Quito; s.n; oct. 1987. [46] p. tab, graf. (La educación médica latinoamericana, 4).
Idioma: es.
Descritores: Centros Educacionais de Áreas de Saúde
Educação
Educação Médica
Educação Profissionalizante
Reeducação Profissional
Avaliação Educacional
Educação em Saúde
Modelos Educacionais
SALUD PARA TODOS EN EL ANO ACTINOMYCETALES0
Responsável: EC1.1 - BICME - Banco de Información Científico-Médica
EC1.19; 503, i1


  9 / 19 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-342904
Autor: Gonçalves, Lúcia Hisako Takase.
Título: Aprendendo a cuidar de pessoas em condição terminal / Learning to take care of persons in terminal conditions
Fonte: In: Py, Ligia. Finitude: uma proposta para reflexão e prática em Gerontologia. Rio de Janeiro, NAU, 1999. p.143-148.
Idioma: pt.
Resumo: Educadores da área de saúde vem se preocupando cada vez mais em integrar a educação da morte no processo do ser humano, na formação dos profissionais de saúde, com vistas a que os mesmos acrescentem a sensibilidade humana nos conhecimentos técnicos que os guiam em suas condutas cotidianas da profissão
Descritores: Idoso
Assistência Terminal/tendências
Morte
Institucionalização/tendências
-Atitude Frente a Morte
Relações Profissional-Paciente
Reeducação Profissional/tendências
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Responsável: BR1421.1 - Centro de Referência e Documentação sobre o Envelhecimento
BR1421.1; 159.922.63, P995


  10 / 19 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id: lil-334214
Autor: Vieira, Carlos Alberto dos Santos; Alves, Edgard Luiz Gutierrez.
Título: Qualificaçäo profissional: uma proposta de política pública / Professional qualification: a proposal of public policy.
Fonte: Brasília; IPEA; jun. 1995. 25 p. (IPEA. Texto para Discussäo, 376).
Idioma: pt.
Resumo: Discute as principais características de um sistema público de emprego para que o governo possa, frente às novas exigências do mercado de trabalho, assumir a formulaçäo de políticas para a área. Apresenta a experiência recente na implementaçäo de programas governamentais de educaçäo e qualificaçäo profissional.
Descritores: Educação Profissionalizante
Emprego
Política Pública
-Brasil
Formulação de Políticas
Reeducação Profissional/organização & administração
Desenvolvimento Tecnológico
Trabalho
Categorias de Trabalhadores
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR939.1 - Biblioteca Karl A Boedecker
BR939.1; I64t,1995,n.376,P.Seriada



página 1 de 2 ir para página        
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde