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Id: biblio-1087437
Autor: Boccalatte, Luis Alejandro; Montagné, Juan Alejandro; Nicolás, Matías; Montagné, Alejandro.
Título: Experiencia de un Servicio de cirugía en El Impenetrable, Chaco / Experience of a Surgery Service in El Impenetrable, Chaco
Fonte: Rev. Hosp. Ital. B. Aires (2004);37(3):84-86, Sept. 2017.
Idioma: es.
Descritores: Medicina Social/educação
Internato e Residência/métodos
-Argentina
Serviços Preventivos de Saúde/tendências
Atenção Primária à Saúde/estatística & dados numéricos
Socorro em Desastres
Planos e Programas de Saúde
Formulação de Projetos
Papel Profissional
Educação Médica/tendências
Capacitação Profissional
Fundações/organização & administração
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1047997
Autor: Palis, Ana Gabriela.
Título: Desarrollo de un instrumento para la evaluación en 360 grados de los residentes / Development of an instrument for evaluation in 360 degrees of residents
Fonte: Rev. Hosp. Ital. B. Aires (2004);39(2):61-62, jun. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Competência Clínica
Procedimentos Cirúrgicos Reconstrutivos/educação
Educação de Pós-Graduação em Medicina/organização & administração
Internato e Residência
-Oftalmologia/educação
Sociedades Médicas
Literatura de Revisão como Assunto
Cooperação Internacional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1047857
Autor: Torre, Ana Clara; Eder, María Laura.
Título: Devolución facilitadora, la clave de una evaluación formativa en la enseñanza clínica: lo necesario, lo real, lo posible / Facilitating return, the key to a formative evaluation in clinical education: the necessary, the real, the possible
Fonte: Rev. Hosp. Ital. B. Aires (2004);39(2):51-54, jun. 2019.
Idioma: es.
Resumo: La devolución facilitadora, también conocida como feedback, es una herramienta fundamental de la evaluación formativa, mediante la cual el docente le acerca al alumno información sobre su desempeño con el objetivo de destacar fortalezas, identificar debilidades y planificar cómo superarlas. La forma en la cual se lleva a cabo es fundamental y tiene un impacto directo sobre el resultado del proceso. El objetivo de este trabajo es abordar conceptualizaciones sobre la retroalimentación formativa a partir de un relato autobiográfico de una docente en el ámbito de la salud que involucra la enseñanza clínica en la sala de internación de residentes de Dermatología. El análisis de las experiencias previas de la evaluación formativa a la luz de los conocimientos construidos durante la formación como docente, pone en evidencia que es crucial que se aprenda a educar y a dar feedback para poder contar con herramientas que permitan acompañar a los alumnos en la construcción del conocimiento. (AU)

Formative feedback is considered an important tool of formative evaluation, that allows the teacher to provide information to the students about their performance, in order to highlight their strengths, identify weaknesses and plan how to overcome them. The way in which this is carried out is fundamental and has a direct impact on the outcome of the process. We sought to evaluate the perceptions and ideas on the training feedback loop, based on the autobiographical report of a Senior Faculty whose core activities are directed towards the teaching of Medical Residents and Dermatology trainees. The analysis of past experiences in light of knowledge constructed while becoming a Teacher shows the crucial need and interrelationship of teaching and timely feedback. The latter provide much needed tools for Students during their learning process. (AU)
Descritores: Educação Baseada em Competências/métodos
Educação Profissionalizante/métodos
Avaliação Educacional/métodos
Feedback Formativo
-Estudantes de Medicina
Ensino/educação
Medicina Clínica/educação
Dermatologia/educação
Capacitação Profissional
Docentes de Medicina/educação
Capacitação de Professores/tendências
Internato e Residência/métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-445853
Autor: Tomasich, Flávio Daniel Saavedra; Luz, Murilo de Almeida; Kato, Massakazu; Targa, Giovanni Zenedin; Dias, Luiz Antônio Negrão; Oliveira, Benedito Valdecir de.
Título: Current perspectives in surgical oncology medical residency
Fonte: Appl. cancer res;26(2):61-65, Dez. 2006. ilus.
Idioma: en.
Resumo: Objective: The process of teaching a medical specialty still presents a great challenge nowadays. We are still trying to arrive at an ideal model of a Medical Residency Program that both has an active teaching role as an academic Institution and is able to prepare high-quality individuals for medical practice in their specific area. This paper presents a brief research conductedwith previous medical residents of Erasto Gaertner Hospital with the main goal of evaluating their present status as specialists as well as their level of satisfaction concerning the specialty they have chosen. This information will also be used to determine whether the residency program and its teaching model have been conducted satisfactorily. Material and Methods: A form was mailed to former medical residents, graduated in the last 20 years, from Surgical Oncology Residency Program at Erasto Gaertner Hospital. The form had questions concerning their perspectives in the beginning of work as specialists, their current jobs, academic education, titles, relationship of work with their personal lives, their opinions regarding the methodology and types of exam during their residency as well as their level of satisfaction with the program and their present quality of life. Collected data was analyzed. Results: The number of residency positions offered by the Department has been increasing alongthe years. A decreasing number of specialists had difficulties finding a job along the years. All residents graduated in the last past years work exclusively as Oncologists. About 70% of graduated residents have University appointments and 50% of them have academic activities. Conclusions: the great majority of graduated residents in Surgical Oncology Residency at ErastoGaertner Hospital are now working exclusively as specialists and they show a high satisfaction rate with their post-graduate education.
Descritores: Educação de Pós-Graduação em Medicina
Oncologia
-Internato e Residência
Limites: Humanos
Responsável: BR30.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-894090
Autor: Piva, Jefferson P; Lago, Patrícia M; Garcia, Pedro Celiny R.
Título: Pediatric emergency in Brazil: the consolidation of an area in the pediatric field / Emergência pediátrica no Brasil: a consolidação da área de atuação para o pediatra
Fonte: J. pediatr. (Rio J.);93(supl.1):68-74, 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: The aim of this study was to present a review on the evolution, development, and consolidation of the pediatric emergency abroad and in Brazil, as well as to discuss the residency program in this key area for pediatricians. Data sources: This was a narrative review, in which the authors used pre-selected documents utilized as the minimum requirements for the Residency Program in Pediatric Emergency Medicine and articles selected by interest for the theme development, at the SciELO and Medline databases, between 2000 and 2017. Data synthesis: The historical antecedents and the initial evolution of pediatric emergency in Brazil, as well as several challenges were described, regarding the organization, the size, the training of professionals, and also the regulation of the professional practice in this new specialty. Additionally, a new pediatric emergency residency program to be implemented in Brazil is described. Conclusions: Pediatric emergency training will be a powerful stimulus to attract talented individuals, to establish them in this key area of medicine, where they can exercise their leadership by promoting care qualification, research, and teaching, as well as acting decisively in their management.

Resumo Objetivo: Apresentar uma revisão sobre a evolução, o desenvolvimento e a consolidação da emergência pediátrica no exterior e no Brasil, assim como discutir o programa de residência nessa importante área de atuação para o pediatra. Fontes dos dados: Revisão do tipo narrativa, em que os autores usaram documentos pré-selecionados empregados nos requisitos mínimos para o programa em Residência de Medicina de Emergência Pediátrica e para artigos selecionados por interesse para desenvolvimento do tema usaram as bases de dados SciELO e Medline entre 2000 e 2017. Síntese dos dados: Foram descritos os antecedentes históricos e a evolução inicial da emergência pediátrica no Brasil e diversos desafios, na organização, no dimensionamento, na formação de profissionais e, também, na regulamentação do exercício profissional dessa nova especialidade. Também se descreve um novo programa de residência em emergência pediátrica a ser implantado no Brasil Conclusões: A formação em emergência pediátrica será um poderoso estímulo para atrair indivíduos talentosos, fixá-los nessa importante área da medicina, na qual poderão exercer sua liderança e promover qualificação na assistência, na pesquisa e no ensino, assim como atuar decisivamente no seu gerenciamento.
Descritores: Pediatria/educação
Prática Profissional
Medicina de Emergência/educação
Internato e Residência
-Brasil
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1007852
Autor: PAIVA, Marília Fernandes Morroni de 1:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil p: BR c:Natal r:aut GODEIRO JÚNIOR, Clécio de Oliveira 1:Universidade de Grenoble, Alpes, França, Paris, p: BR c: Alpes r: aut MENEZES, Karla Vanessa Rodrigues Soares 1:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil p:BR c:Natal r:aut(edt).
Título: Percepção dos residentes sobre prevenção de quedas no programa de residência multiprofissional em saúde / Percepción de los residentes sobre la prevención de caídas en la residencia de varios profesionales en programa de salud
Fonte: Espaç. Saúde (Online);20(1):[29-39], jun.2019.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo teve como objetivo desvelar a percepção dos residentes sobre prevenção de quedas no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde para estabelecer melhoria de processos assistenciais em um Hospital Universitário. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva- exploratória, com os residentes do primeiro ano dos programas de cardiologia e terapia intensiva do adulto. Para a coleta de informações, optou-se pela técnica de grupo focal, onde as conversas foram gravadas e transcritas na íntegra, e a análise de conteúdo por BARDIN. Evidenciou-se com os relatos dos participantes, o conhecimento sobre as estratégias de prevenção de quedas, a integração dos profissionais de saúde e a construção de propostas de ações de mudanças na incorporação de atividades multiprofissionais. Concluiu-se com a percepção dos residentes, a necessidade de educação permanente em saúde, o trabalho em equipe no cuidado integral ao usuário e a revisão periódica de protocolos para promover a redução de quedas
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Acidentes por Quedas/prevenção & controle
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Internato e Residência
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR2497.1 - Biblioteca


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Sousa, Eduardo Sérgio Soares
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Id: biblio-1099592
Autor: Fernandes, Melina Pereira; Machado, Dandara Bandeira de Oliveira Martins; Sousa, Eduardo Sérgio Soares; Costa, Thiago Lins da; Queiroz, Ronaldo Bezerra de; Muñoz, Rilva Lopes de Sousa.
Título: Autoavaliação do conhecimento em cuidados paliativos por médicos residentes de um hospital universitário / Self-assessment of knowledge in paliative care by physicians resident of a university hospital / Autoevaluación de conocimientos en atención paliativa por médicos residentes de un hospital universitario
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);12:716-722, jan.-dez. 2020. graf, tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objective: The study's purpose has been to verify the knowledge self-assessment of resident physicians at Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) [University Hospital] regarding Palliative Care (PC). Methods: It is a quantitative, observational, and cross-sectional study that was carried out involving resident physicians at HULW who answered a questionnaire with sociodemographic and Palliative Care-related questions. Results: From a total of 172 physicians, 99 (57.6%) took part in this research, 47.5% were between 28 and 32 years old and 54.5% were female. Most of the participants claimed to have learned about the control of common symptoms in palliative assistance, although 97% needed improving their PC knowledge. Only 16.2% knew about the current PC Basic Law; However, over 80% understood the bioethical aspects of the research. Yet, over 75% of the answers which were compatible with PC knowledge occurred in only 5 out of the 16 questions (31.2%). Conclusion: There is a relative lack of knowledge regarding PC among the interviewed physicians, making further studies on curricular interventions imperative to contribute to the improvement of these professionals

Objetivo: Verificar a autoavaliação do conhecimento de médicos residentes do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) acerca de Cuidados Paliativos (CP). Métodos: Realizou-se um estudo observacional, transversal, quantitativo, envolvendo médicos residentes do HULW, que responderam ao questionário com perguntas sociodemográficas e conhecimentos em CP. Resultados: Dos 172 médicos, 99 (57,6%) participaram da pesquisa, 47,5% entre 28 e 32 anos e 54,5% do sexo feminino. A maioria respondeu que aprendeu sobre o controle dos sintomas comuns na assistência paliativista, embora 97% necessitassem aperfeiçoar seus conhecimentos sobre CP. Apenas 16,2% conheciam a atual Lei de Bases dos CP, porém mais de 80% compreendiam os aspectos bioéticos pesquisados. Contudo, mais de 75% de respostas compatíveis com conhecimento sobre CP ocorreram em apenas 5 das 16 questões (31,2%). Conclusão: Existe relativa escassez de conhecimento acerca dos CP entre os médicos entrevistados, tornando indispensáveis estudos adicionais de intervenções curriculares que possam contribuir para o aperfeiçoamento desses profissionais

Objetivo: verificar la autoevaluación del conocimiento de los médicos residentes en el Hospital Universitario Lauro Wanderley (HULW) sobre Cuidados Paliativos (CP). Métodos: se realizó un estudio observacional, transversal y cuantitativo con médicos residentes de HULW, que respondieron un cuestionario con preguntas sociodemográficas y conocimiento de los CP. Resultados: De los 172 médicos, 99 (57,6%) participaron en la investigación, 47,5% entre 28 y 32 años y 54,5% mujeres. La mayoría de los residentes respondieron que aprendió a respecto del control de los síntomas comunes en los CP, aunque el 97% respondieron que necesitaban mejorar su conocimiento de CP. Solo el 16,2% respondieron conocer la Ley Básica de CP actual, pero más del 80% conocían los aspectos bioéticos investigados. Sin embargo, los porcentajes superiores al 75% de las respuestas compatibles con el conocimiento de los CP ocurrieron en solo 5 de las 16 preguntas (31,2%). Conclusión: existe una relativa falta de conocimiento en el enfoque de los cuidados paliativos entre los médicos residentes entrevistados y a respecto de la ley actual de CP, haciendo necesidad de estudios adicionales de intervenciones curriculares que pueden contribuir para la mejora de habilidades y competencias de estos profesionales
Descritores: Cuidados Paliativos
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Internato e Residência
Corpo Clínico Hospitalar/educação
-Corpo Clínico Hospitalar/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1095823
Autor: Agrest, Alberto.
Título: Ser un buen médico hoy / Be a good doctor today
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);4(2):61-65, dic. 2014.
Idioma: es.
Resumo: El Dr. Alberto Agrest ( 1923-2012) fue un destacado médico clínico. Durante su prolongada y fructífera carrera mereció numerosos premios. Se desempeñó, como Jefe de Servicio de Clínica del Instituto de Investigaciones Médicas de la UBA y fue designado Miembro Titular de la Academia Nacional de Medicina. Publicó varios libros, entre los que se cuentan Nuevas reflexiones inexactas de un observador médico (2002), Ser médico ayer, hoy y mañana (2008) y En busca de la sensatez en medicina (2011). El último día del médico, INTRAMED publicó el texto donde el Dr. Agrest define al buen médico según su aguda visión. Lo reproducimos con permiso del Dr. Daniel Flichtentrei, Director de contenidos médicos del portal (http://www.intramed.net/userfiles/2010/file/2%20Ser%20buen%20m%C3%83%C2%A9dico%20hoy%20i.pdf)
Descritores: Educação Médica
Capacitação Profissional
Internato e Residência
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-760429
Autor: Herrera-Añazco, Percy; Bonilla-Vargas, Luis; Hernandez, Adrian V; Silveira-Chau, Manuela.
Título: Percepção dos médicos sobre a formação adquirida durante a especialização em Nefrologia no Peru / Perception of physicians about medical education received during their Nephrology residency training in Peru
Fonte: J. bras. nefrol;37(3):333-340, July-Sept. 2015. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: ResumoIntrodução:No Peru, existem diferentes locais e currículos de ensino para a formação de especialistas em Nefrologia.Objetivo:Avaliar a percepção dos médicos que frequentam esse tipo de formação.Métodos:Análise descritivo-transversal sobre médicos que estavam nos últimos dois anos de formação em Nefrologia em fevereiro de 2012 e os que se formaram nos anos 2010 e 2011, em nível nacional. Utilizou-se um questionário autoaplicável desenvolvido com base em normas internacionais, juntamente com a Sociedade Peruana de Nefrologia. Este questionário explorou as seguintes áreas: ensino, treinamento clínico, procedimentos, rotações externas, pesquisa e percepção global.Resultados:Foram obtidas 40 respostas de um total de 49 médicos. 82,5% tinham tutores, 22,5% deles disseram que o apoio destes era deficiente. 27,5% descreveram a sua formação teórica como deficiente. A formação prática, é percebida como aceitável, no entanto sugerem melhoras na formação em diálise peritoneal, transplante renal e análise de biópsias. Um 90% tem rotações externas nacionais e 65% relataram ter uma rotação internacional. Quando se avaliou seu desempenho na área de pesquisas, 77,5% o considerou deficiente. Além disso, 82,5% acreditam que a residência deve durar quatro anos. No entanto, 60% informaram que sua residência é boa. Existe uma diminuição da percepção positiva dos aspectos estudados entre os residentes com relação aos graduados.Conclusão:A formação geral na especialização em Nefrologia é considerada boa para os residentes; no entanto, a área de tutoria, as atividades acadêmicas e de pesquisa são deficientes.

AbstractIntroduction:In Peru there are different hospitals and university programs for training of specialists in nephrology.Objective:To assess the perception of physicians who attend such programs.Methods:We carried out a descriptive cross-sectional national-level study in physicians who were in the last two years of nephrology training during February 2012 and who had graduated from it in 2010 and 2011. A self-applied questionnaire was developed along with the Peruvian Society of Nephrology based on international standards. The questionnaire evaluated: mentoring, clinical training, procedures, external rotations, research and global perception.Results:Forty doctors were surveyed nationwide. 82.5% had tutors, 22.5% of them said their support was poor. A 27.5% described their theoretical formation as deficient. The practical training was perceived as acceptable globally; however, improvements in training on peritoneal dialysis and reading kidney transplant biopsies are necessary. A 90% have national external rotations and 65% reported to have an international rotation. In the assessment of research, 77.5% thought this is deficient. In addition, 82.5% believed that residency should last four years. However, 60% reported that their residency training was good. There is a decrease in the positive perception of the aspects studied among residents regarding graduates.Conclusion:The overall perception of nephrology residency training was considered good; however, areas of tutoring, and academic and research activities on average were deficient.
Descritores: Satisfação Pessoal
Médicos
Atitude
Educação Médica/normas
Autorrelato
Internato e Residência
Nefrologia/educação
-Peru
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1055958
Autor: Ribas, Júlia Jetarchuki; Martins, Júlia Trevisan; Scholze, Alessandro Rolim; Costa, Vanessa Monique Luiz; Galdino, Maria José Quina; Ribeiro, Renata Perfeito; Moreira, Aline Aparecida Oliveira.
Título: Fatores relacionados à satisfação de residentes da área da saúde / Factores asociados a la satisfación de residentes del área de la salud / Factors related to the satisfaction of residents in the health care area
Fonte: Cogitare enferm;24:e61706, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: identificar os fatores relacionados à satisfação com a residência entre residentes da área da saúde. Método: estudo transversal desenvolvido com 134 residentes do sul do Brasil, utilizando um questionário para caracterização e aspectos relacionados à satisfação com a residência. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial. Resultados: os residentes demonstraram-se mais satisfeitos no relacionamento com seus colegas e menos satisfeitos quanto às oportunidades de lazer, sono e repouso. Estiveram relacionados à satisfação com a residência o relacionamento com colegas no trabalho (p=0,037), com o docente/preceptor responsável pela residência (p=0,005), poder expressar suas opiniões (p<0,001), a autonomia para realizar as atividades da residência (p=0,008) e a motivação e ânimo no trabalho (p<0,001). Conclusão: estratégias precisam ser implementadas para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos residentes e, por consequência, melhorar a assistência aos pacientes.

RESUMEN Objetivo: identificar los factores relacionados a la satisfacción con la residencia entre residentes del área de la salud. Método: estudio trasversal que se desarrolló con 134 residentes del sur de Brasil, por medio de un cuestionario para caracterización y aspectos asociados a la satisfacción con la residencia. El análisis de los datos se hizo por estadística descriptiva y por inferencia. Resultados: los residentes se mostraron más satisfechos en la relación con sus compañeros y menos satisfechos acerca de las oportunidades de ocio, sueño y descanso. Se asocian a la satisfacción con la residencia la relación con compañeros en el trabajo (p=0,037), con el docente/preceptor responsable por la residencia (p=0,005), poder expresar sus opiniones (p<0,001), la autonomía para realizar las actividades de la residencia (p=0,008) y la motivación y ánimo en el trabajo (p<0,001). Conclusión: se necesita implementar estrategias para mejorar la calidad de vida y el bienestar de los residentes y, por consecuencia, mejorar la asistencia a los pacientes.

ABSTRACT Objective: To identify the factors related to satisfaction with the residency program among residents in professional health care. Method: Cross-sectional study with 134 residents of southern Brazil that used a questionnaire for characterization and aspects related to satisfaction with the residency program. Data analysis used descriptive and inferential statistics. Results: The residents were more satisfied with their coworkers and less satisfied with leisure, sleep and rest opportunities. The following aspects were related to satisfaction with the residency program: relationship with coworkers (p = 0.037), with the professor/nurse preceptor responsible for the residency program (p = 0.005), ability to express their views (p <0.001), autonomy to perform their activities (p = 0.008) and motivation and enthusiasm in the workplace (p <0.001) Conclusion: Strategies should be implemented to improve the quality of life and well-being of residents and hence patient care.
Descritores: Satisfação Pessoal
Pessoal de Saúde
Internato e Residência
-Médicos
Enfermeiras e Enfermeiros
Limites: Humanos
Adulto
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico



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