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Id: lil-646855
Autor: Jesus, Josyane Cardoso Maciel de; Ribeiro, Victoria Maria Brant.
Título: Uma avaliação do processo de formação pedagógica de preceptores do internato médico / Evaluation of the pedagogical training process of preceptors of medical internship
Fonte: Rev. bras. educ. méd;36(2):153-161, abr.-jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo analisa os textos das avaliações produzidas por 38 preceptores de duas turmas que concluíram o curso de formação pedagógica em 2008 e 2009, utilizando como referência teórica a educação permanente em saúde, a aprendizagem significativa e o método de análise do discurso. O material trabalhado caracteriza-se por ser um recurso potencial para análise e avaliação da experiência de formação pedagógica dos participantes. O estudo sobre a avaliação do curso pelos preceptores possibilitou não só a análise das concepções de educação e de saúde assumidas por esses profissionais, mas a maneira com a qual eles se apropriam desses conteúdos em seus discursos e as relações que constroem em suas vidas pessoais. A apropriação de técnicas de ensino e de avaliação referenciadas nas correntes críticas da educação, a valorização da função do preceptor e a mobilização das capacidades individuais e sociais de transformação das práticas assistenciais e educacionais mostraram-se aspectos relevantes das avaliações analisadas.

This study __ analyzes the texts of the evaluations made by 38 preceptors of two classes who completed the course of pedagogical training in 2008 and 2009, using as theoretical reference the continuing health education and meaningful learning theories, and the method of discourse analysis. This material is characterized by being a potential resource for analysis and evaluation of teacher training experience of the participants. The study on the course evaluation by preceptors allowed not only the analysis of the concepts of health and education undertaken by these professionals, but the manner with which they take such content in their speeches and the relations they build in their personal lives. The appropriation of teaching techniques and assessment referenced in the current criticism of education, the upgrading of the preceptor and the mobilization of individual and social capacities of transforming healthcare practices and education proved to be important aspects of assessments examined.
Descritores: Educação Médica Continuada
Internato e Residência
-Preceptoria/tendências
Brasil
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1025149
Autor: Cragno, Alejandro G; Estebanez, María José; Lasdica, Sergio.
Título: Programa de formación clínica complementaria para residencias de cardiología y terapia intensiva / Complementary clinical training program for cardiology and intensive care residences
Fonte: Rev. Asoc. Med. Bahía Blanca;14(4):92-96, oct.-dic. 2004.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo es presentar la estrategia utilizada por un Grupo Planificador de Clínica Médica para los residentes de primer año de cardiología y terapia intensiva. Se describen las características de la planificación, los tópicos y objetivos generales del programa. Se definen los distintos niveles de competencia esperado para cada habilidad: semiológica, procedimentales y de intervención. Se presenta un listado de habilidades con el nivel de intervención esperado al final del primer ciclo en Semiología, Procedimientos Diagnósticos y Terapéuticos. El modelo propuesto se relaciona con las estrategias de educación basada en competencias. Se destaca que el paso inicial para definir estos programas basados en competencias, es definir las necesidades para practicar en forma competente cada especialidad.

The objective of this work is to introduce the strategy used by a Medical Clinic Planning Group for cardiology and intensive care first year residents. First, planning characteristics and general topics and objectives of the program are described. Then, the different competence levels expected for each skill are defined, i.e. semiological, procedural, and interventional competences. A list of skills with the expected intervention level by the end of the first term in Semiology and Diagnostic and Therapeutic Procedures is presented. The proposed model is related to education strategies based on competences. The focus is on the fact that the initial step taken to define these programs based on competences is to establish the needs to practice each specialty in a competent way.
Descritores: Internato e Residência
-Especialização
Cardiologia
Educação Baseada em Competências
Cuidados Críticos
Responsável: AR393.1 - Centro de Información y Documentación Dr H. Urquiola


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Id: biblio-829823
Autor: Silvestre, Heloise Fabian; Tesser, Charles Dalcanale; Ros, Marco Aurélio Da.
Título: Avaliação Discente de um Internato Médico em Atenção Primária à Saúde / Students’ Evaluations of Medical Internships in Primary Healthcare
Fonte: Rev. bras. educ. méd;40(3):383-392, jul.-set. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Em 2012, modificou-se a estrutura do internato médico da Universidade Federal de Santa Catarina, criando-se dois estágios de oito semanas cada de imersão na Atenção Primária à Saúde (no nono e no décimo semestres). O objetivo deste trabalho foi analisar a avaliação desses estágios pelos estudantes. Realizou-se análise quali-quantitativa dos questionários de avaliação discente preenchidos voluntariamente no final de cada período (83,75% do total de 240 acadêmicos foram incluídos). O estágio foi avaliado como ótimo (66,7%) ou bom (27,9%) em 94,5% das respostas, especialmente a preceptoria, considerada ótima (82%) ou boa (16,1%) em 98,1% dos casos. O aprendizado em habilidades clínicas foi avaliado como ótimo ou bom em 93,5% dos questionários, e em comunicação e relação médico-paciente, em 98,5% dos casos. As principais críticas foram falta de auxílio para transporte/alimentação, grandes distâncias dos locais de estágio e problemas de infraestrutura nos serviços, além de algumas divergências sobre as aulas teóricas. Em conclusão, o estágio foi muito bem avaliado pelos estudantes, sendo grande sua contribuição para a formação médica, merecendo, assim, maior atenção e investimento dos cursos de Medicina.

ABSTRACT The medical internship structure at Santa Catarina Federal University (UFSC) was modified in 2012 by the establishment of two training periods in Primary Healthcare, each with a duration of eight weeks (one in the ninth and the other in the tenth semester). The aim of this study was to analyze UFSC medical students’ evaluations of this internship. A quali-quantitative analysis of the evaluations of the internship was carried out, with the questionnaires voluntarily answered by the students at the end of each period (83.75% of the total 240 students were included). The internship was evaluated as ‘excellent’ (66.7%) or ‘good’ (27.9%) in 94.5% of the answers, especially in terms of the tutors, considered ‘excellent’ in 82% of cases. Learning on clinical abilities was evaluated as ‘excellent’ or ‘good’ in 93.5% of the questionnaires, and on communication and patient-doctor relationships in 98.5% of cases. The main criticisms were the lack of financial aid for transportation and eating, long distances and infrastructure issues, as well as some differences of opinion on classes. In conclusion, it may be said that the internship was very highly regarded by students, demonstrating that it makes an important contribution to medical education, and is therefore deserving of more attention and investment by medical courses.
Descritores: Avaliação de Recursos Humanos em Saúde
Internato e Residência
-Atenção Primária à Saúde
Estudantes de Medicina
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Brasil
Educação Médica
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1024676
Autor: Galindo, Isis da Silva; Kempfer, Silvana Silveira; Romanoski, Priscila Juceli; Lazzari, Daniele Delacanal; Bresolin, Paula; Gorris, Pollyana Plautz.
Título: Enfermeiro intensivista: processo de formação profissional* / Intensivist nurse: process of professional qualification / Enfermera intensivista: proceso de formación profesional
Fonte: Rev. enferm. UFSM;9:[20], jul. 15, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: conhecer o processo de formação profissional do enfermeiro para atuação no cuidado em terapia intensiva. Método: exploratório, descritivo e qualitativo, realizado com 20 enfermeiros com sua primeira experiência profissional em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), através de entrevista semiestruturada entre julho a setembro de 2017. Os resultados foram analisados na perspectiva de análise de conteúdo. Resultados: os resultados foram agrupados em duas categorias: a primeira abordou assuntos referentes ao processo formativo do intensivista que o fizeram aprimorar seus conhecimentos e sua prática; a segunda trata das decisões formativas tomadas pelos enfermeiros e suas repercussões na vida profissional dos mesmos. Considerações finais: a graduação é a construção do enfermeiro e acredita-se no aprofundamento do conhecimento para uma atuação de intensivista e obtenção do sucesso nesse ambiente complexo.

Objective: to know the process of professional qualification of nurses to work in intensive care. Method: exploratory, descriptive and qualitative, performed with 20 nurses having their first professional experience in Intensive Care Unit (ICU), through a semi structured interview, from July to September of 2017. The results were analyzed from a content analysis perspective. Results: the results were grouped into two categories: the first addressed subjects related to the formative process of the intensivist that made them improve their knowledge and practice; the second deals with the formative decisions taken by nurses and their repercussions on their professional life. Final considerations: graduation is the construction of the nurse and the deepening of the knowledge for the intensivist performance and the attainment of success in this complex environment are believed in.

Objetivo: conocer el proceso de formación profesional de las enfermeras para trabajar con cuidados intensivos. Método: exploratorio, descriptivo y cualitativo, realizado con 20 enfermeras, en su primera experiencia profesional en una Unidad de Cuidados Intensivos (UCI), por medio de entrevista semiestructurada, entre julio y septiembre de 2017. Los resultados fueron analizados desde una perspectiva del Análisis de Contenido. Resultados: los resultados fueron clasificados en dos categorías: la primera trató de temas relacionados al proceso formativo del intensivista, lo que le contribuyó para mejorar su conocimiento y su práctica; la segunda trató sobre las decisiones formativas realizadas por las enfermeras y sus repercusiones en su vida profesional. Consideraciones finales: la graduación es el tiempo para la construcción de la enfermera y se cree en la ampliación del conocimiento para el desempeño intensivista y la obtención del éxito en ese entorno complejo.
Descritores: Cuidados Críticos
Educação em Enfermagem
Mercado de Trabalho
Internato e Residência
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR568.1 - Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, Conde de Porto Alegre


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Id: biblio-977564
Autor: Marinzeck, Leonardo Castro; Stefaneli, Eduardo; Paschoalino, Danilo Cesar; Caritá, Edilson Carlos; Silva, Silvia Sidneia da.
Título: Avaliação do Conhecimento de Alunos do Internato Médico sobre Pancreatite Aguda Utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas / Evaluating Medical Interns' Knowledge about Acute Pancreatitis Using Problem-Based Learning
Fonte: Rev. bras. educ. méd;43(1):157-162, jan.-mar. 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO A pancreatite aguda é doença frequente nas enfermarias de hospitais gerais, tem etiologia multifatorial e pode levar a alterações graves dos diversos aparelhos e sistemas corpóreos. O internato, em geral, é o momento em que os alunos de Medicina sedimentam os conhecimentos adquiridos de maneira fracionada durante as etapas básicas do curso. Atualmente, com a mudança do modelo pedagógico em vários cursos de Medicina, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) vem sendo adotada. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade do método ABP na aquisição de conhecimentos de alunos do internato médico sobre pancreatite aguda, em comparação ao método tradicional. Trata-se de estudo descritivo, de abordagem quantitativa e caráter transversal. A amostra foi composta por 40 alunos que cursavam a décima primeira etapa do curso de Medicina de uma instituição de ensino superior privada do interior paulista no segundo semestre de 2015. Foi realizada avaliação entre os sujeitos do grupo pesquisa e do grupo controle quanto à diferença no nível de conhecimento sobre o tema. Como teste estatístico foi utilizado o teste paramétrico t de Student para dois grupos independentes. Como resultado, obteve-se que os alunos que participaram das sessões tutoriais pelo método ABP tiveram maior rendimento nas respostas às questões do instrumento de avaliação, com p = 0,013. Assim, ratifica-se que, além dos ganhos já sabidos em relação à formação de um profissional médico proativo, atento para sentir seu ambiente de trabalho, seus pares e os usuários, o método é também eficiente para a continuidade do processo ensino-aprendizagem durante o internato médico. Desse modo, recomenda-se utilizar a ABP no processo ensino-aprendizagem da Clínica Cirúrgica na universidade do estudo. Propõe-se também a continuidade de pesquisas com médicos residentes para avaliar a aquisição do conhecimento de outras patologias em outras clínicas, comparando-se os métodos ABP e o tradicional com vistas a mais subsídios para adoção da ABP nesse estágio de formação.

ABSTRACT Acute pancreatitis is a frequent disease in general hospitals wards; it has a multifactorial etiology and can lead to severe alterations of the various corporeal systems. The internship generally represents the time when medical students consolidate the knowledge they have gradually acquired during the initial stages of their course. Several medical courses are currently undergoing a change in pedagogical focus, with the adoption of Problem-Based Learning (PBL). The objective of this study was to evaluate the effectiveness of the Problem-Based Learning (PBL) method in relation to knowledge about acute pancreatitis among medical intern students from a private university in the interior of São Paulo state, compared to the traditional learning method. It is a descriptive and transversal study with a quantitative approach. The sample consisted of 40 sixth-year medicine students of a private higher education institution in São Paulo state, in the second semester of 2015. A comparative evaluation was made between the knowledge about the matter among the study group and the control group. The Student t parametric test was applied to two independent groups, resulting in the finding that the students who participated in the PBL tutorial sessions performed better in the assessment test, with p = 0.013. Hence, in addition to the advantages already known in relation to the preparation of proactive medical professionals, in tune with the feelings of their working environment, their peers and patients, the method is also proven to be efficient in continuing the teaching-learning process during medical internship. It is therefore concluded that this teaching-learning method be employed at the medical school in the study. It is also proposed that the research be continued with resident physicians, to evaluate the acquisition of knowledge of other pathologies and other specialties, comparing PBL to traditional methods in order to achieve greater support for the adoption of the PBL method in this stage of medical training.
Descritores: Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
Internato e Residência
-Pancreatite
Brasil
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-996907
Autor: Evangelista, Aline Luiza de Paulo; Frota, Amanda Cavalcante; Torres, Rafael Bruno Silva; Barreto, Ivana Cristina de Holanda Cunha.
Título: Residência integrada em saúde mental: cuidado à rede de atenção psicossocial / Integrated residency in mental health: care for the psychosocial care network / Residencia integrada en salud mental: cuidado con la red de atención psicosocial
Fonte: Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) = Braz. j. health promot;31(4):1-11, 21/12/2018.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: Compreender o contexto histórico e político-pedagógico da implementação da Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva da Escola de Saúde Pública do Ceará (RISMC-ESP/CE) e a percepção dos atores sociais envolvidos na implementação desta sobre os seus reflexos na organização da atenção psicossocial de quatro municípios do Ceará, Brasil. MÉTODOS: Estudo qualitativo descritivo, exploratório e analítico, com análise documental, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo temática. RESULTADOS: Quatro categorias emergiram, a saber, Contexto histórico e político-pedagógico da implementação da RISMC-ESP/CE; Educação permanente interprofissional em Saúde Mental (EPISM) nas redes de atenção e no território; Fortalecimento da participação popular e luta antimanicomial; e Desafios da saúde mental. Apesar do subfinanciamento do SUS e das políticas que favorecem o desmonte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), houve promoção da saúde mental através da EPISM, gerando ações intersetoriais, utilização de tecnologias avançadas de cuidado e estímulo à participação social no território. Os principais desafios são o estigma social da loucura, a consolidação de estratégias de cuidado que superem as instituições asilares e invistam na redução de danos e a estabilidade das equipes de saúde para continuidade das ações construídas. CONCLUSÃO: A RISMC-ESP/CE é um dispositivo de resistência ao desmonte da RAPS e sua continuidade depende da apropriação técnico-científica e defesa da RAPS pelos trabalhadores e usuários.

OBJECTIVE: To understand the historical, political and pedagogical context of the implementation of the Integrated Residency in Collective Mental Health of the School of Public Health of Ceará (RISMC-ESP/CE), and the way the social actors involved in its implementation perceive the reflection of this implementation on the organization of psychosocial care in four municipalities of Ceará, Brazil. METHODS: Qualitative, descriptive, exploratory and analytical study, using document analysis, semi-structured interviews and thematic analysis. RESULTS: Four categories have emerged, namely, Historical, political and pedagogical context of the implementation of RISMC-ESP/CE; Continuing interprofessional education in Mental Health (EPISM) in care networks and in the territory; Strengthening of popular participation and anti-asylum fight; and Mental health challenges. Despite the underfunding of SUS and policies that favor the dismantling of the Psychosocial Care Network (RAPS), mental health has been promoted by means of the EPISM, generating intersectoral actions, use of advanced care technologies, and stimulation of social participation in the territory. The main challenges are the social stigma of insanity, the consolidation of care strategies aimed at overcoming the mental institutions and investing in harm reduction, and the stability of health teams for continuity of the implemented actions. CONCLUSION: RISMC-ESP/CE is a feature to resist RAPS dismantling, and its continuity depends on the technical and scientific appropriation and defense of RAPS by workers and users.

OBJETIVO: Comprender el contexto histórico y politico-pedagogico de la implementación de la Residencia Integrada en Salud Mental Colectiva de la Escuela de Salud Pública de Ceará (RISMC-ESP/CE) y la percepción de los actores sociales involucrados en su implementación sobre sus reflejos en la organización de la atención psicosocial de cuatro municipios de Ceará, Brasil. MÉTODOS: Estudio cualitativo descriptivo, exploratorio y analítico, con análisis documental, entrevistas semiestructuradas y análisis de contenido temático. RESULTADOS: Emergieron cuatro categorías que fueron el Contexto histórico y politico-pedagogico de la implementación de la RISMC-ESP/CE; la Educación permanente interprofesional en Salud Mental (EPISM) de las redes de atención y del territorio; el Fortalecimiento de la participación popular y la lucha contra el manicomio; y los Desafíos de la salud mental. Pese la subfinanciación del SUS y de las políticas que favorecen el término de la Red de Atención Psicosocial (RAPS), hubo la promoción de la salud mental a través de la EPISM generando acciones intersectoriales, la utilización de tecnologías avanzadas de cuidado y el estímulo para la participación social en el territorio. Los principales desafíos son el estigma social de la locura, la consolidación de estrategias de cuidado que superan las instituciones de asilo e invistan en la reducción de daños y la estabilidad de los equipos de salud para el seguimiento de las acciones construidas. CONCLUSIÓN: La RISMC-ESP/CE es un dispositivo de resistencia para el término de la RAPS y su seguimiento depende de la apropiación técnico-científica y la defensa de la RAPS por trabajadores y usuarios.
Descritores: Saúde Mental
Educação Continuada
Internato e Residência
Serviços de Saúde Mental
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1023444
Autor: Ferrari, Maria Fernanda Muniz.
Título: A incorporação do quinto sinal vital na formação e nas práticas de cuidado de residentes de saúde: o desafio da construção de um aplicativo móvel / Incorporating the fifth vital sign into health resident training and care practices: the challenge of building a mobile app.
Fonte: Niterói; s.n; 2018. 88 p. ilus, graf, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal Fluminense para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Introdução: A singularidade e a complexidade que agrupam a linha de cuidados ao paciente com dor evidenciam que a formação profissional deve ser pautada na incorporação da mesma como Quinto Sinal Vital. Assim, este estudo, tem como objetivos: Compreender como se efetiva a formação e as práticas de cuidado de residentes em saúde no manejo da dor como quinto sinal vital; identificar como se efetivou a abordagem da dor como quinto sinal vital na formação do residente em saúde(sua inserção ou não, modos e temporalidade); analisar as potencialidades e limitações dos residentes para a efetivação de práticas de cuidado no que se refere a dor como quinto sinal vital; e propor uma ferramenta na modalidade aplicativo multimídia com informações que facilitem e potencializem a atuação do residente no manejo da dor. Método: É de um estudo de caso. Com abordagem qualitativa, descritiva do tipo pesquisa-ação. Desenvolvido em uma Instituição pública de saúde, situada no município do Rio de Janeiro. Participantes: os residentes de enfermagem, farmácia e medicina por realizarem cuidados direto aos pacientes em seus quadros de dor. Foram incluídos os residentes do primeiro ano (04 de enfermagem e 15 de medicina) e do segundo ano (03 de farmácia) por atuarem exclusivamente nas clínicas cirúrgicas e em contato direto com os pacientes, prescrevendo, avaliando e executando os protocolos de analgesia. E foram excluídos os residentes com matrícula trancada, férias ou licenças médicas no momento da coleta dados. E os que estavam no primeiro ano da Residência em farmácia, por não terem contato direto com os pacientes. Atendeu todos os requisitos para estudo com seres humanos sendo aprovado pelo CEP N°2.216.639. Foi realizado um trabalho de campo com realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário. A coleta dos dados ocorreu entre setembro e novembro de 2017. A análise de dados foi do tipo temática. Resultados: três categorias emergiram da pesquisa: A tênue abordagem da temática dor na formação em saúde; Impacto do (Des)conhecimento referente a temática dor nas práticas profissionais e Limitações do manejo da dor como 5° Sinal Vital. A análise dos depoimentos aponta que 100% dos participantes não tiveram disciplina específica de dor no currículo regular, porém 86% tiveram contato com a temática na graduação, dentro de outras disciplinas, de forma superficial, e 25% foi através da prática. E que 100% dos entrevistados sentem-se limitados em suas ações de cuidado, devido a frágil abordagem da temática na formação. As limitações foram: pouco conhecimento sobre a temática(36%); entraves para avaliação fidedigna do paciente com dor(21%); insegurança para intervir(36%) e dificuldade em acreditar na dor do paciente(7%). Conclusões: Apesar da relevância da temática, ainda é tratada como subtema na formação em saúde e nas capacitações em serviço, sendo entendida como complementar em diversas disciplinas dos cursos da área. E com isso, afeta diretamente a oferta de assistência qualificada. Nos confrontando com a inevitável necessidade de ampliar a oferta de conhecimentos teóricos referentes a dor.

Introduction: The uniqueness and complexity that group the care line to the patient with pain show that professional training should be based on the incorporation of it as Quinto Sinal Vital. Thus, this study aims to: Understand how training and care practices of health residents in the management of pain are effective as a fifth vital sign; to identify how the pain approach was performed as the fifth vital sign in the health resident's formation (whether or not they are inserted, modes and temporality); to analyze the potentialities and limitations of residents for the practice of care practices with regard to pain as the fifth vital sign; and propose a tool in the multimedia application modality with information that facilitates and potentiates the resident's performance in pain management. Method: It is from a case study. With a qualitative, descriptive approach of the research-action type. Developed in a public health institution, located in the city of Rio de Janeiro. Participants: residents of nursing, pharmacy and medicine for providing direct care to patients in their pain charts. The first year residents (04 of nursing and 15 of medicine) and of the second year (03 of pharmacy) were included because they worked exclusively in surgical clinics and in direct contact with patients, prescribing, evaluating and executing the analgesia protocols. Residents with locked registration, vacations or medical licenses were excluded at the time of data collection. And those who were in the first year of Residency in pharmacy, for not having direct contact with the patients. It met all the requirements for study with human beings and was approved by CEP No. 2.216.639. A field work was carried out with semi-structured interviews and questionnaire application. Data collection took place between September and November 2017. Data analysis was of thematic type. Results: three categories emerged from the research: The tenuous approach to pain in health training; Impact of (Des) Knowledge regarding the issue of pain in professional practices and Limitations of pain management as 5th Vital Sign. The analysis of the testimonies indicates that 100% of the participants did not have specific discipline of pain in the regular curriculum, but 86% had contact with the subject in the undergraduate, in other disciplines, in a superficial way, and 25% was through the practice. And that 100% of the interviewees feel limited in their care actions, due to the fragile approach of the training theme. The most cited limitations were: little knowledge about the theme (36%); limitation for reliable evaluation of pain patients (21%); insecurity to intervene (36%) and difficulty believing in patient pain (7%). Conclusions: Despite the relevance of the subject, it is still treated as a subtheme in health training and in-service training, being understood as complementary in several courses of the area. And with that, it directly affects the supply of qualified assistance. We are confronted with the inevitable need to expand the theoretical knowledge of pain.
Descritores: Dor
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Aplicativos Móveis
Internato e Residência
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
BR1342.1; D 616.0472, F375


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Id: biblio-1022348
Autor: Meyer, Carolina; Barbosa, Diego Grasel; Andrade, Rubian Diego; Ferrari Junior, Geraldo José; Gomes Filho Neto, Manoel; Guimarães, Adriana Coutinho; Felden, Érico Pereira Gomes.
Título: Qualidade de vida de estudantes de medicina e a dificuldade de conciliação do internato com os estudos / Quality of life of medicine students and the difficulty of conciliation of clerkship and studies
Fonte: ABCS health sci;44(2):108-113, 11 out 2019. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: Os anos finais do curso de graduação em Medicina estão cercados pelo aumento gradual de responsabilidades acumuladas durante o curso, que por muitas vezes, podem sobrecarregar os estudantes modificando a qualidade de vida dos mesmos. OBJETIVO: Analisar o perfil de qualidade de vida de formandos do curso de Medicina e a sua associação com a dificuldade em conciliar o internato e os estudos. MÉTODOS: A amostra foi formada por 302 estudantes, de ambos os sexos, com média de idade de 25,4 anos, que frequentavam o internato obrigatório do curso de Medicina. Foram investigadas a qualidade de vida por meio do WHOQOL-bref, informações sociodemográficas e características do internato. RESULTADOS: Os scores da qualidade de vida geral (63,52) e domínios Psicológico (73,17) e Físico (73,19) foram os indicadores de qualidade de vida com percepção mais negativa por parte destes estudantes. Da amostra, 29,1% relataram percepção neutra ou negativa destas questões. Os domínios Físico (p=0,004), Psicológico (p=0,008) e Meio ambiente (p=0,026) apresentaram poder preditivo de 15,8% da qualidade de vida geral. Além disso, os estudantes que possuíam dificuldades em conciliar o internato com o estudo tiveram menor qualidade de vida geral (p=0,026) e física (p=0,010). CONCLUSÃO: Os piores indicadores de qualidade de vida foram os domínios Psicológico, Físico e a qualidade de vida geral. Uma parcela da amostra relatou percepção neutra ou negativa de sua qualidade de vida. Alunos com dificuldade em conciliar o internato e os estudos apresentaram percepção mais negativa no domínio Físico e na qualidade de vida geral.

INTRODUCTION: The final years of the undergraduate medical course are surrounded by the gradual increase of responsibilities accumulated during the course, which can often overwhelm students by modifying their quality of life. OBJECTIVE: To analyze the quality of life profile of graduates of the medical course and their association with the difficulty in conciliate clerkship and studies. METHODOS: The sample consisted of 302 students, with a mean age of 25.4 years. Were investigated the quality of life through the WHOQOL-bref, sociodemographic information and characteristics of clerkship. RESULTS: The general quality of life (63.52) and the domains Psychological (73.17) and Physical (73.19) were the indicators more negative perception by students. In the sample, 29.1% reported neutral or negative perception of quality of life. The physical (p=0.004), psychological (p=0.008) and environment (p=0.026) were predictive power of 15.8% of the overall quality of life. In addition, it was found that the students who had difficulties in conciliate the clerkship and the study had a lower general quality of life (p=0.026) and physical quality (p=0.010). CONCLUSION: The worst indicators of quality of life were the Psychological, Physical and general quality of life domains. A portion of the sample reported a neutral or negative perception of their quality of life. Students with difficulty to conciliate clerkship and studies show more negative perception in the physical domain and general quality of life.
Descritores: Qualidade de Vida
Estudantes de Medicina
Educação Médica
Internato e Residência
-Educação Superior
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-1021946
Autor: Fumagalli, Luis.
Título: Cosas de Médicos Los equivocados senderos del facilismo: nueva regresión / Medical Things The wrong facilism paths: new regression
Fonte: Ludovica pediátr;22(2):5-5, 2019.
Idioma: es.
Resumo: Hace veinte años, siendo instructor de Residentes envié una carta al correo de lectores de Ludovica Pediátrica (Vol 2 Otoño 2000) que titulé "Moratoria Adolescente o trampa del facilismo?". Hacía alusión clara al "horario de verano de los residentes", que afectaba y resentía fundamentalmente la actividad docente. Hoy descubro con asombro otra novedad regresiva, los residentes se retiran del hospital a la mañana luego de la guardia, otro rasgo característico de moratoria adolescente. Quiero recordar que el estudio no es diversión, no es recreo, no es pasatiempo. Es una disciplina de la mente y una firme decisión de la voluntad que exige un esfuerzo continuo y sostenido. El placer que proporciona está en relación al ascenso de un camino que conduce hacia el logro de una alta meta final. Alcanzar esta meta, involucra trabajo y muchos renunciamientos. Tal vez a frivolidades sobrevaluadas en esta etapa de la vida, pero que bien miradas, en definitiva, son triviales frente a la necesidad de construir un destino personal. Educarse es ser paciente y demostrar voluntad de perfeccionamiento a través de un proceso de autoexigencia y de asunción de responsabilidades. El facilismo en cambio, invita a seguir la línea del menor esfuerzo, niega la necesidad de continuar trabajando luego de la guardia, descalifica al instructor, es, en definitiva el paradigma de la demagogia. El rigor y el esfuerzo son las armas para salir de esta "nueva regresión"
Descritores: Internato e Residência
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR481.1 - Biblioteca Hospital de Niños


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Autor: Denadai, Rafael; Raposo-Do-Amaral, Cesar Augusto; Ghizoni, Enrico; Buzzo, Celso Luiz; Raposo-Do-Amaral, Cassio Eduardo.
Título: O treinamento formal em pesquisa científica aumenta a participação de residentes de Cirurgia Plástica em artigos revisados por pares / Formal training in scientific research increases the participation of plastic surgery residents in peer-reviewed articles
Fonte: Rev. bras. cir. plást;33(4):553-561, out.-dez. 2018. ilus, tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Introdução: Os objetivos deste estudo foram: (1) delinear um programa de treinamento em habilidades de pesquisa científica, (2) avaliar o perfil da participação dos residentes de Cirurgia Plástica em artigos, e (3) analisar o impacto da implementação do programa de treinamento sobre índices bibliométricos quantitativos. Métodos: Trata-se de uma análise bibliométrica da participação de residentes de Cirurgia Plástica de uma única instituição em artigos publicados em periódicos revisados por pares entre 2006 e 2014. Dados coletados: número de autores, posição dos residentes entre os autores, títulos, bases de indexação e fator de impacto dos periódicos, desenhos dos estudos e níveis de evidência. Dois períodos (janeiro/2006- janeiro/2010 [A] e fevereiro/2010-fevereiro/2014 [B]) foram criados para estudar o perfil evolutivo do impacto da implementação do programa de treinamento delineado neste estudo. Resultados: Houve predomínio significativo (p < 0,05) de artigos publicados em periódicos nacionais, em língua portuguesa, nas bases de dados SciELO e LILACS, artigos sem residentes como autor correspondente, sem fator de impacto, sem hipóteses e com nível de evidência III (estudos retrospectivos). A análise comparativa interperíodos revelou um aumento significativo (p < 0,05) de artigos publicados, de residentes com publicações ao término da residência, da participação de um ou mais residentes e de artigos publicados em inglês (período A < período B). Conclusão: A implementação do programa de treinamento em habilidades de pesquisa científica determinou um aumento da atividade de pesquisa (artigos revisados por pares) durante a residência.

Introduction: The objectives of this study were as follows: (1) to outline a scientific research skills training program, (2) to evaluate the profile of participation of plastic surgery residents in articles, and (3) to analyze the impact of the implementation of the training program on quantitative bibliometric indexes. Methods: This was a bibliometric analysis of the participation of plastic surgery residents of a single institution in articles published in peer-reviewed journals between 2006 and 2014. The data collected were the number of authors, position of residents among authors, article titles, indexing databases and impact factor of the journals, study design, and levels of evidence. Two periods (January 2006 to January 2010 [A] and February 2010 to February 2014 [B]) were created to study the evolutionary profile of the impact of the implementation of the training program outlined in this study. Results: A significant predominance (p < 0.05) was observed among articles published in national journals in the Portuguese language and in the SciELO and LILACS databases, and articles without residents as corresponding author, without impact factor, without assumptions, and with a level of evidence III (retrospective studies). The inter-period comparative analysis revealed a significant increase (p < 0.05) in the numbers of published articles and residents with publications at the end of their residency, in the involvement of one or more residents, and in the articles published in English (period A < period B). Conclusion: The implementation of a scientific research skills training program led to an increase in research activity of (peer-reviewed articles) during the residency.
Descritores: Cirurgia Plástica/educação
Cirurgiões/educação
Internato e Residência/métodos
Internato e Residência/organização & administração
Internato e Residência/estatística & dados numéricos
-Bibliometria
Métodos de Estudo de Matéria Médica
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Características dos Estudos
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão de Integridade Científica
Estudos de Avaliação
Responsável: BR32.1 - Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica



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