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Id: biblio-1047219
Autor: Pavanello, Ricardo.
Título: O papel das startups / The role of startups
Fonte: Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo;29(4):365-367, out.-dez. 2019. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A incorporação de novas tecnologias na medicina e mais recentemente na cardiologia tem crescido em volume, e em ritmo cada vez mais acelerado. O conjunto de dados acumulados e as recentes demandas por otimização dos resultados com custos cada vez mais enxutos tem estimulado o surgimento de novas ideias e de ferramentas que atendam essas demandas. Nesse contexto surgiram as startups, inicialmente concebidas no meio financeiro nos Estados Unidos, criadas por grupos de jovens com ideias inovadoras e potencial para aumentar lucros com custos muito baixos. Por esse motivo, as startups foram originalmente criadas na internet. O artigo descreve características das startups desde a sua criação até os dias atuais, bem como suas aplicações na área do ensino e na prática da medicina cardiovascular

The incorporation of new technologies in medicine and more recently in cardiology has been increasing in volume and at an ever-faster rate. The set of accumulated data and the recent demands for optimizing results with low costs have stimulated new ideas and tools that meet these demands. In this context, the startups emerged in the financial sector of the United States, created by youth groups with innovative ideas. For this reason, startups were created on the Internet. The article describes characteristics of startups from their inception to the present, as well as their applications in the field of teaching and practicing cardiovascular medicine
Descritores: Aplicativos Móveis
Medicina
-Tecnologia
Robótica
Cardiologia
Educação Médica/métodos
Responsável: BR44.1 - Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática Prof. Dr. Luiz Venere Décourt


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Id: biblio-1152179
Autor: Becerra-Cuervo, William Andres.
Título: Pedagogía y otorrinolaringología, alteridad en momentos de pandemia / Pedagogy and otorhinolaryngology, alterity in pandemic times
Fonte: Acta otorrinolaringol. cir. cabeza cuello;49(1):73-76, 2021. ilus, tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: En la actualidad la educación médica está pasando por un momento de crisis dado que se requiere de una implementación de estrategias pedagógicas basadas en modelos educativos constructivistas, que deje a un lado parte del modelo educativo tradicional. Actualmente se requiere de nuevos cambios al modelo pedagógico en la especialidad de otorrinolaringología para la formación de los médicos residentes de primera y segunda especialidad, debido al estado de pandemia global. Apoyarse en las tecnologías de la información y la comunicación aplicadas a la educación médica merece tener más relevancia en los programas formativos; asi mismo, es importante una mirada educativa donde la alteridad (nos-otros) tome relevancia con un papel activo entre el cuerpo docente y el estudiantado, sin dejar a un lado la participación de los centros de formación académica mediante un trabajo en conjunto. Este, es el nuevo horizonte educativo de los programas de posgrados médico-quirúrgicos.

Medical education is currently going through a time of crisis where it requires an implementation of pedagogical strategies based on constructivist educational models and leaves aside part of the traditional educational model. Currently, further changes and adjustments to the educational model in the specialty of otolaryngology are required for the training of first and second specialty resident physicians by the global pandemic state. Relying on information and communication technologies applied to medical education deserves more relevance in training programs, likewise an educational look where the otherness (We-Others) takes relevance with an active role among the groups of teachers and students without leaving aside the participation of the academic formation centers by means of a joint work, this is the new educational horizon for medical-surgical postgraduate programs.
Descritores: Otolaringologia/educação
Ensino
Educação Médica/métodos
COVID-19
-Internato e Residência
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO5.1 - Centro de Información y Conocimiento


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1003727
Autor: Valenzuela V, Amanda; Cartes V, Ricardo.
Título: Perspectiva de género en la educación médica: Incorporación, intervenciones y desafíos por supercar / Gender perspective in medical education: mainstreaming, interventions and challenges for supercar
Fonte: Rev. chil. obstet. ginecol. (En línea);84(1):82-88, feb. 2019.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN La ausencia de una perspectiva de género incorporada en la enseñanza médica genera múltiples desigualdades en la atención de salud, en particular a las mujeres y a las personas LGBT+. Para contrarrestar esto, se han realizado múltiples intervenciones en distintas facultades de salud, desde la aproximación de la salud de la mujer, la medicina de género y la medicina basada en sexo y género. No obstante, pese a que se valoran positivamente las intervenciones realizadas, la mayoría tiende a no perdurar en el tiempo debido a obstáculos comunes entre distintas instituciones de enseñanza en salud. Así, se concluye que la incorporación de una conciencia de género en la formación inicial de profesionales médicos es de suma urgencia.

ABSTRACT The lack of a gender perspective within medical education generates various types of inequalities on people's health care, particularly of women and LGBT+ people. As a response to this, there have been many interventions at faculties of health, from the approaches of women's health, gender medicine and medicine based on sex and gender. However, even though these interventions are regarded as positive, most of them don't last through time, due to common obstacles between different institutions of medical education. Thus, the incorporation of gender awareness in initial training of medical professionals is of the utmost importance.
Descritores: Educação Médica
Minorias Sexuais e de Gênero
Perspectiva de Gênero
-Saúde da Mulher
Pessoal de Saúde
Discriminação Social
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CL126.2 - Biblioteca Médica Dr. Profesor Hernán Alessandri R.


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Id: lil-669229
Autor: Delgado Ramírez, Martha; Gómez-Restrepo, Carlos.
Título: Evaluación en educación médica / Assessment in Medical Education
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;41(supl.1):79-86, oct. 2012. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La evaluación en educación médica es parte fundamental para la adecuada retroalimentación y valoración de los estudiantes que formamos. Desarrollo: Se revisan los propósitos generales de la evaluación en su vertiente sumativa y formativa. Se describen los procesos de evaluación sugeridos, teniendo en cuenta la pirámide de competencia de Miller; se presenta una herramienta para el diseño de evaluaciones y se postulan los conceptos de validez y reproducibilidad dentro de las evaluaciones. Se plantea la utilidad de la evaluación para el alumno y el docente. Conclusiones: El tema de evaluación debe salir de los parámetros de conocimiento que habitualmente hemos medido.

Introduction: The assessment of medical education is fundamental for proper feedback and evaluation of students. Development: The overall purpose of the evaluation is numerically and formatively revised. The suggested evaluation processes is described taking into account the Miller competence pyramid as a tool for designing evaluations and concepts of validity and reproducibility in assessments. The utility of student and the teacher is also raised. Conclusions: The issue of assessment should leave the knowledge parameters that are usually used.
Descritores: Conhecimento
Educação Médica
-Estudantes
Estudantes/psicologia
Competência Mental
Parâmetros de Referência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Id: biblio-1282605
Autor: Silva, Wagner Omar Cury; Carvalho, Maitê Peres de; Fassa, Maria Elizabeth Gastal; Facchini, Luiz Augusto; Fassa, Anaclaudia Gastal.
Título: Habilidades de comunicação clínica dos preceptores de medicina de família e comunidade em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil / Clinical communication skills of preceptors of family and community medicine in Florianópolis, Santa Catarina, Brazil / Habilidades de comunicación clínica de los preceptores de medicina de familia y comunidad en Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;15(42):2473, 20200210. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Este estudo investigou a autoavaliação dos preceptores (versão resumida do Guia Observacional Calgary-Cambridge) sobre quanto aplicam e ensinam HCC, bem como sobre oportunidades de ensino e qualidade do feedback. Métodos: Realizou-se um estudo transversal com 44 preceptores ativos do internato e da residência de medicina de família e comunidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Resultados: Os preceptores se autoavaliaram positivamente em relação à aplicação e ao ensino de HCC, mas as oportunidades de ensino de HCC são escassas e a qualidade do feedback é mediana. Conclusão: É preciso melhorar a estrutura física e a educação permanente sobre feedback e métodos de ensino, incluindo videogravação de consulta, para ampliar as oportunidades de ensino de HCC.

Objective: This study investigated self-assessment of preceptors (short version of the Calgary-Cambridge Observation Guide) about how much they apply and teach CCS, as well as about teaching opportunities and feedback quality. Methods: A cross-sectional study was carried out with 44 active preceptors of the internship and of the family and community medicine residency of Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. Results: Preceptors self-assessed positively regarding CCS application and teaching, but CCS teaching opportunities are scarce and feedback quality is medium. Conclusion: Physical structure and permanent education on feedback and teaching methods, including video recording, need to be improved to expand CCS teaching opportunities.

Objetivo: Este estudio investigó la autoevaluación de los preceptores (versión resumida del Guía Observacional Calgary-Cambridge) acerca de cuánto aplican y enseñan HCC, así como de oportunidades de enseñanza y calidad de la retroalimentación. Métodos: Se realizó un estudio transversal con 44 preceptores activos del Internado y de la Residencia de Medicina de Familia y Comunidad de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Resultados: Los preceptores se autoevaluaron de forma positiva con relación a la aplicación y la enseñanza de HCC, pero las oportunidades de enseñanza de HCC son escasas, y la calidad de la retroalimentación es regular. Conclusión: Es necesario mejorar la estructura física y la educación permanente sobre retroalimentación y métodos de enseñanza, incluyendo la videograbación de consulta, para ampliar las oportunidades de enseñanza de HCC.
Descritores: Relações Médico-Paciente
Atenção Primária à Saúde
Educação Médica
Comunicação em Saúde
Feedback Formativo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-984371
Autor: Cruvinel Neto, José; Marcondes, Vinicius Rinaldi Vieira; Ribeiro Junior, Marcelo Augusto Fontenelle.
Título: Assessing how emergency and trauma ultrasonography is taught to medical students / Avaliação do ensino de ultrassonografia em urgência e trauma para graduandos em Medicina
Fonte: Einstein (Säo Paulo);17(1):eAO4469, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To evaluate a method aimed at teaching ultrasound techniques to medical students in emergency settings. Methods A prospective study conducted with 66 sixth-year undergraduate medical students. Students participated in theory and practicing sessions with a 5-hour load; knowledge acquisition was assessed through pre- and post-course and 90-day tests. A questionnaire were distributed to the students after course completion for theoretical and practical knowledge assessment. Results Average pre-test grade in theoretical content evaluation was 4.9, compared to 7.6 right after course completion, and 5.9 within 90 days (p<0.001). Questions addressing technical aspects and image acquisition were mostly answered correctly; in contrast, questions related to clinical management of patients tended to be answered incorrectly. In practical evaluation, 54 students (81.8%) were able to correctly interpret images. Conclusion Ultrasound applicability and image acquisition techniques can be taught to medical students in emergency settings. However, teaching should be focused on technical aspects rather than clinical management of patients.

RESUMO Objetivo Avaliar metodologia para o ensino de técnicas de ultrassom para estudantes de Medicina em ambiente de emergência. Métodos Estudo prospectivo realizado com 66 alunos do sexto ano de graduação em Medicina. Os alunos participaram de aulas teóricas e práticas com carga de 5 horas, e os conhecimentos adquiridos foram avaliados em provas antes, logo depois e 90 dias após o curso. Após a conclusão das aulas, foi distribuído um questionário aos alunos, tendo sido avaliados os conhecimentos teórico e prático. Resultados Nas avaliações teóricas, a média do grau de pré-teste foi de 4,9, com aumento observado para 7,6 após o término do curso, e de 5,9 para o teste de 90 dias (p<0,001). Questões sobre aspectos técnicos e aquisição de imagens foram mais frequentemente respondidas, e aquelas relacionadas ao manejo clínico foram as mais respondidas incorretamente. Na avaliação prática, 54 alunos (81,8%) conseguiram interpretar as imagens. Conclusão Foi possível ensinar o uso de técnicas de ultrassom em um ambiente de emergência para estudantes na faculdade de Medicina e instruí-los em técnicas de aquisição de imagens, mas a instrução deve se concentrar em aspectos técnicos, e não em gerenciamento clínico.
Descritores: Ultrassom/educação
Ultrassonografia
Educação Médica/métodos
Educação de Graduação em Medicina/métodos
Avaliação Educacional
Medicina de Emergência/educação
-Estudantes de Medicina
Brasil
Estudos Prospectivos
Inquéritos e Questionários
Competência Clínica
Currículo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1001898
Autor: Lapão, Luís Velez.
Título: Artificial intelligence: is it a friend or foe of physicians? / Inteligência artificial: parceira ou inimiga do médico?
Fonte: Einstein (Säo Paulo);17(2):eED4982, 2019.
Idioma: en.
Descritores: Médicos
Inteligência Artificial
-Competência Profissional
Medicina Baseada em Evidências
Educação Médica
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1282430
Autor: Norman, Armando Henrique.
Título: Pesquisa qualitativa em medicina de família e comunidade: a importância do olhar generalista / Qualitative research in family and community medicine: the importance of generalist gaze / Investigación cualitativa en medicina familiar y comunitaria: la importancia de la mirada generalista
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;16(43):2659, 20210126. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Os contextos históricos e sociais de cada país moldam a pesquisa, os serviços e a qualidade de formação dos profissionais na área da saúde. Assim, a especialização é fruto desses processos e a pesquisa reflete cada campo de atuação. Este ensaio explora três pontos sobre a pesquisa em Medicina de Família e Comunidade (MFC), a saber: (a) a pesquisa e a formação específica em MFC, em que se questiona a necessidade de investigar o valor da MFC; (b) o olhar generalista que se faz necessário para orientar a pesquisa nessa área do conhecimento médico; e (c) a pesquisa qualitativa como metodologia mais adequada para a análise desse campo de conhecimento médico. Essa linha de pesquisa é a que melhor contribui na investigação das especificidades da MFC e a sua importância para o cuidado em saúde. Portanto, para navegar no contexto complexo da atenção primária à saúde (APS), os princípios filosóficos da MFC deveriam nortear tanto as atividades acadêmicas e programas de residência como as iniciativas de pesquisa em MFC.

The historical and social contexts of each country shape the research, services, and the quality of professional training in healthcare activities. Thus, medical specialisation is the result of these processes and the research reflects each field of interest. This essay explores three points on Family and Community Medicine (FCM) research, namely: (a) research and specific training in FCM, which questions the need to investigate the value of FCM; (b) the generalist gaze that is necessary to guide research in this area of medical knowledge; and (c) qualitative research as the most appropriate methodology for analysing this field of medical knowledge. This line of research is the one that best contributes to the investigation of the specificities of FCM and its importance for health care. Therefore, in order to navigate the complex context of primary health care (PHC), the philosophical principles of the FCM should guide both academic activities and residency programmes, as well as research initiatives in FCM

Los contextos históricos y sociales de cada país configuran la investigación, los servicios y la calidad de la formación profesional en las actividades de salud. Así, la especialización médica es el resultado de estos procesos y la investigación refleja cada campo de actuación. Este ensayo explora tres puntos en la investigación de Medicina Familiar y Comunitaria (MFC), a saber: (a) investigación y formación específica en MFC, que cuestiona la necesidad de investigar el valor de MFC; (b) la mirada generalista necesaria para orientar la investigación en esta área del conocimiento médico; y (c) la investigación cualitativa como la metodología más adecuada para analizar este campo del conocimiento médico. Esta línea de pesquisa es la que mejor contribuye a la investigación de las especificidades de la MFC y su importancia para el cuidado de la salud. Por lo tanto, para navegar en el complejo contexto de la atención primaria de salud (APS), los principios filosóficos de la MFC deben guiar tanto las actividades académicas y los programas de residencia, así como las iniciativas de investigación en MFC.
Descritores:
Atenção Primária à Saúde
Conhecimento
Educação Médica
Medicina de Família e Comunidade
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: lil-669235
Autor: Pineda Cañar, Carlos Andrés.
Título: A propósito de la educación médica: propuesta para estandarización de un sistema de créditos para programas de especializaciones médicas / The Purpose of Medical Education: Proposal to Standardize a System of Credits for Medical Specializations Programs
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;41(supl.1):150-162, oct. 2012. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo busca conceptualizar el sistema de créditos académicos y proponer una sistematización de su abordaje en los programas de especializaciones médicas. El sistema de créditos es una forma de reconocer y estandarizar el tiempo total que un estudiante debe dedicar a su formación. De esta forma, un crédito equivale a un determinado número de horas de actividades formativas presenciales e independientes. Un programa educativo se expresaría en la cantidad de créditos necesaria para realizar todo el proceso formativo, para lograr las competencias esperadas. Se realiza entonces una revisión del concepto de competencia en el campo educativo. Se identifica la introducción del término y su relación con la necesidad de medir desempeños en los futuros profesionales según las necesidades del mercado laboral. Después de una discusión crítica sobre las competencias, se definen los diferentes tipos de competencias del campo educativo. Posteriormente, se presenta el marco normativo colombiano sobre las competencias; en especial, el Decreto 1295 de 2010, que define un crédito académico como 48 horas en un periodo académico, de las cuales 16 horas son presenciales y 32 horas son de estudio independiente. Posteriormente, se realiza un recorrido por los principales hitos de la historia de la educación médica. Se revisa la estructura de créditos y horas presenciales e independientes de los posgrados de psiquiatría del país, mostrando la heterogeneidad en su abordaje. Se presenta la propuesta, definiendo los tipos de actividades presenciales y la forma de cálculo de las horas de estudio independiente según el tipo de actividad presencial.

This article analyzes the concept of an academic credit system and proposes a way to systematize medical specialization programs. The credit system is a way to recognize and standardize the total time that a student must devote to their training. Thus, a credit equalto a certain number of hours of classroom training and independent activities is proposed. An educational program is expressed in the number of credits needed for the whole training process to achieve the competencies expected. A review of the concept of competition in education is also performed. The introduction of the term and its relation to the need to measure performance in future professionals according to labor market needs is identified. A critical discussion about skills defining the different types of skills in the educational feld is later discussed. Subsequently, the Colombian regulatory framework is presented concerning the powers, in particular, Decree 1295 of 2010, which defines one academic credit equal to 48 hours in a semester, of which 16 hours are classroom and 32 hours are independent study. A tor of the major milestones in the history of medical education is later made. The structure of credits and contact hours, independent of postgraduate psychiatry in the country is reviewed showing the heterogeneity in their approach. The proposal is presented, defining the types of classroom activities and how to calculate the hours of independent study by type of classroom activity.
Descritores: Especialização
Educação Médica
-Psiquiatria
Padrões de Referência
Educação
Previsões
Tutoria
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Id: biblio-1280991
Autor: Bergero, Georgina; Saavedra, Melina J; Guglielmino, Marina; Soto Pérez, Amanda R; Llera, Julián; Busaniche, Julio.
Título: ¿Es el electrocardiograma correctamente interpretado por médicos residentes de Pediatría? Experiencia previa y posterior a una intervención educacional en un hospital universitario / Are electrocardiograms correctly interpreted by pediatric residents? Experience before and after an educational intervention in a teaching hospital
Fonte: Arch. argent. pediatr;119(4):273:I-276-VI, agosto 2021. Tab, graf.
Idioma: en; es.
Resumo: La incidencia del paro cardíaco pediátrico es desconocida; sus principales etiologías son cardiopatías congénitas, miocardiopatías y arritmias ventriculares. El electrocardiograma es un método diagnóstico que podría detectarlas precozmente y disminuir la morbimortalidad. El objetivo del estudio fue describir las habilidades de residentes de Pediatría para reconocer si un electrocardiograma era normal o anormal y realizar un diagnóstico electrocardiográfico preciso, antes y después de una intervención educativa. Participaron médicos residentes de primer año de Pediatría. Se tomó una evaluación con 12 trazados de electrocardiogramas, antes y después de un módulo educativo, y se compararon los puntajes mediante la prueba de "t" para datos pareados. No se halló diferencia entre ambas evaluaciones para la interpretación de electrocardiogramas como normales o anormales (p: 0,42). Sin embargo, hubo una diferencia estadísticamente significativa en cuanto a los diagnósticos de certeza (p < 0,002). Los diagnósticos de certeza electrocardiográficos mejoraron luego de implementar un módulo educacional

The incidence of pediatric cardiac arrest is unknown; its main etiologies are congenital heart diseases, cardiomyopathies, and ventricular arrhythmias. An electrocardiogram (ECG) is a diagnostic method that may allow to detect them in an early manner and reduce morbidity and mortality.The objective of this study was to describe pediatric residents' skills to determine if an ECG was normal or abnormal and make an accurate electrocardiographic diagnosis before and after an educational intervention. First-year pediatric residents participated in this study. An assessment including 12 ECG tracings was done before and after an educational module, and scores were compared using the t-test for paired data. No differences were observed between both assessments regarding the interpretation of ECG as normal or abnormal (p: 0.42). However, a statistically significant difference was observed in definitive diagnoses (p < 0.002). Definitive electrocardiographic diagnoses improved after the implementation of an educational module.
Descritores: Cardiologia/educação
Educação Médica
Eletrocardiografia
-Competência Clínica
Ensaios Clínicos Controlados não Aleatórios como Assunto
Internato e Residência
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica



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