Base de dados : LILACS
Pesquisa : I02.358.462 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 3757 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 376 ir para página                         

  1 / 3757 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1177851
Autor: Araújo, Agostinho Antônio Cruz; Amaral, Jackeline Vieira; Filho, Augusto Cézar Antunes de Araújo; Nunes, Benevina Maria Vilar Teixeira.
Título: O ensino de graduação em enfermagem durante a pandemia da COVID-19 / Educación de pregrado en enfermería durante la pandemia de COVID-19 / Undergraduate nursing education during the COVID-19 pandemic
Fonte: rev. cuid. (Bucaramanga. 2010);12(1):e1290, nov. 13, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O betacoronavirus SARS-CoV-2 surgiu em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, China¹. Diante da fácil transmissibilidade do vírus, assim como a inexistência de meios para imunização da população e tratamento efetivo justificam a adesão de medidas de isolamento social a fim de combater o contágio pelo vírus. Atualmente, diante da pandemia pelo novo coronavírus, notou-se que as Instituições de Ensino Superior tiveram que se adaptar para dar continuidade em algumas de suas atividades acadêmicas. Um exemplo disso foi o retorno parcial das aulas nos programas de mestrado e doutorado, assim como a realização de cursos de capacitação e atualização e videoconferências. A Educação à Distância surge como possibilidade de educação para acadêmicos e profissionais por meio do compartilhamento de conhecimentos em qualquer lugar, sendo necessário apenas um meio para acesso².
Descritores: Infecções por Coronavirus
-Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CO646.1 - Biblioteca


  2 / 3757 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1177308
Autor: Silveira, Andressa da; Santos, Naiana Oliveira dos; Wilhelm, Laís Antunes; Soccol, Keity Laís Siepmann; Tisott, Zaira Letícia; Prates, Lisie Alende.
Título: Estratégias e desafios do ensino remoto na Enfermagem / Strategies and challenges of remote teaching in nursing
Fonte: Enferm. foco (Brasília);11(5):98-103, dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: apresentar as estratégias utilizadas por docentes dos cursos de graduação de Enfermagem do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e os desafios frente ao ensino remoto durante a pandemia. Método: trata-se de um relato de experiência desenvolvido por docentes do curso de Enfermagem de universidades públicas e privadas sobre as estratégias utilizadas para o ensino remoto em virtude da necessidade de distanciamento social frente à pandemia de coronavírus. Resultados: os docentes tiveram que se adaptar ao uso de novas tecnologias digitais, em um curto período de tempo, para proporcionar um ensino remoto que fosse significativo e contribuísse com a formação dos estudantes. Dentre os principais desafios para o ensino remoto está a dificuldade de acesso à internet pelos discentes, o que pode ocasionar na evasão e interferir na aprendizagem. Estratégias como o uso de tecnologias interativas mostraram-se como facilitadoras no ensino remoto. Conclusão: o desafio do docente no processo de ensino remoto está pautado na dificuldade do uso de novas tecnologias e no modo como deixar as aulas mais motivacionais, atrativas e significativas aos discentes. (AU)

Objective: Report strategies used by professors of undergraduate nursing courses in Rio Grande do Sul and Santa Catarina and the and the challenges facing remote education during the pandemic by the new coronavirus. Methods: Experience report developed by professors of undergraduate nursing courses on the strategies used for remote education in virtue of social distance from the new coronavirus pandemic. Results: In a short period it was necessary to adapt teaching through the use of new digital technologies, in order to provide meaningful moments that contribute to the training of students. Among the main challenges is the difficulty of students accessing the internet what can cause evasion and interfere with learning. Strategies such as the use of interactive technologies were shown to facilitate remote teaching. Conclusion: The challenge of the teacher in the remote teaching process is based on the difficulty of using new technologies and on how to make classes more motivational, attractive and meaningful. (AU)

Objetivo: Informar las estrategias utilizadas por los profesores de cursos de enfermería en Rio Grande do Sul y Santa Catarina, y los desafíos que enfrenta la educación remota durante la pandemia por el nuevo coronavirus. Métodos: Relato de experiencia desarrollado por profesores de cursos de enfermería de pregrado, sobre las estrategias utilizadas para la enseñanza a distancia, debido al distanciamiento social de la pandemia del nuevo coronavirus. Resultados: En un corto periodo de tiempo fue necesario adaptar la enseñanza mediante el uso de las nuevas tecnologías digitales, con el fin de proporcionar momentos significativos que contribuyeron a la formación de los estudiantes. Entre los principales desafíos está la dificultad de acceso a Internet por parte de los estudiantes, lo que puede conducir a la evasión e interferir con el aprendizaje. Estrategias como el uso de tecnologías interactivas han demostrado ser facilitadoras de la enseñanza a distancia. Conclusión: El desafío de los profesores en el proceso de enseñanza remota se basa en la dificultad de utilizar las nuevas tecnologías y cómo hacer que las clases sean más motivacionales, atractivas y significativas. (AU)
Descritores: Educação Superior
-Prática do Docente de Enfermagem
Infecções por Coronavirus
Educação em Enfermagem
Docentes de Enfermagem
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


  3 / 3757 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1177221
Autor: Souza, Deise Ferreira de; Moraes, Érica Brandão de; Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti; Silvino, Zenith Rosa; Nassar, Pedro Ruiz Barbosa; Escudeiro, Cristina Lavoyer; Sanchez, Maritza Consuelo Ortiz; Delgado, Larissa Dantas Matias.
Título: Ensino-aprendizagem na disciplina de Gerência de Enfermagem no contexto hospitalar / Teaching-learning in the nursing management discipline in the hospital context
Fonte: Enferm. foco (Brasília);11(5):86-91, dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: apresentar a metodologia de ensino desenvolvida com os alunos da disciplina teórico-prática Gerência de Enfermagem no Contexto Hospitalar, e destacar os resultados positivos e os fatores que dificultam seu desenvolvimento e interferem no processo de aprendizado dos alunos. Métodos: estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado no ano de 2019, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Resultados: A vivência da disciplina de gerência proporciona ao acadêmico de enfermagem o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências imprescindíveis à sua formação, estimulando sua autonomia, responsabilidade, liberdade, criatividade, compromisso, domínio da prática e de seu papel social, além do aprofundamento e contextualização dos conhecimentos, adquiridos durante a sua formação acadêmica e observam diretamente a forma de atuar do enfermeiro. Conclusão: A experiência demonstra que há um bom aproveitamento em decorrência da integração ensino-serviço, que proporciona uma multiplicidade de ações assistenciais e gerenciais, passíveis de intervenções de diversa natureza e isso estimula os alunos e professores a buscarem contribuir com a organização da unidade e com ferramentas que auxiliem o processo de trabalho do enfermeiro e sua equipe, assim como incitar enfermeiros quanto a necessidade de constante aprimoramento em cursos formais e na sua prática que qualifiquem suas ações. (AU)

Objective: To present the teaching methodology developed with the students of the theoretical-practical discipline Nursing Management in the Hospital context, and to highlight the positive results and the factors that hinder their development and interfere in the students' learning process. Métodos: Qualitative study, of the type of experience report, carried out in 2019, at the School of Nursing of Federal Fluminense University. Results: The experience of the management discipline provides the nursing student with the development of different skills and competencies essential to their training, stimulating their autonomy, responsibility, freedom, creativity, commitment, mastery of practice and their social role, in addition to deepening and contextualization of knowledge, acquired during their academic training and directly observe the way nurses act. Conclusion: Experience shows that there is a good use due to the teaching-service integration, which provides a multiplicity of care and management actions, subject to interventions of different nature and this encourages students and teachers to seek to contribute to the organization of the unit and with tools that assist the work process of the nurse and his team, as well as encourage nurses as to the need for constant improvement in formal courses and in their practice that qualify their actions. (AU)

Objetivo: Presentar la metodologia de enseñanza desarrollada con los estudiantes de la disciplina teórico-práctica en la Gestión de la Atención de Enfermería en la Red Hospitalaria, resaltar los resultados positivos y los factores que dificultan su desarrollo e interfieren en el proceso de aprendizaje de los estudiantes. Métodos: Estudio cualitativo, tipo informe de experiencia, realizado en el año de 2019, en la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal Fluminense. Resultados: La experiencia de la disciplina de gestión proporciona al estudiante de enfermería el desarrollo de diferentes habilidades y competencias esenciales para su formación, estimulando su autonomía, responsabilidad, libertad, creatividad, compromiso, dominio de la práctica y su papel social, además de profundizar y contextualizar el conocimiento adquirido durante su formación académica y observar directamente la forma en que trabaja el enfermero. Conclusión: La experiencia muestra que hay una buena utilización de la integración del servicio y la enseñanza, que proporciona una multiplicidad de acciones de atención y gestión, sujetas a intervenciones de diferente naturaleza y esto alienta a los estudiantes y profesores a buscar contribuir con la organización de la unidad, con herramientas que ayudan al proceso de trabajo del enfermero y su equipo y alientan a los enfermeros en cuanto a la necesidad de una mejora constante en los cursos formales y en su práctica que califiquen sus acciones. (AU)
Descritores: Educação em Enfermagem
-Organização e Administração
Prática Profissional
Enfermagem
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


  4 / 3757 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1177219
Autor: Silva, Glauber Weder dos Santos; Silva, Bárbara Coeli Oliveira da; Dantas, Eder Samuel Oliveira; Feijão, Alexsandra Rodrigues; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Medeiros, Soraya Maria de; Valença, Cecília Nogueira.
Título: Educação permanente em saúde em teses e dissertações da enfermagem brasileira / Education permanent health in dissertations and theses of brazilian nursing
Fonte: Enferm. foco (Brasília);11(5):78-85, dez. 2020. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Caracterizar a produção brasileira de teses e dissertações sobre educação permanente em saúde no campo da enfermagem. Método: Estudo documental e quantitativo, com coleta de dados realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, compreendendo o recorte temporal 2000-2018. Resultados: Elegeram-se 26 teses e dissertações (0,36%), de um quantitativo de 7.136 estudos. Houve predominância das pesquisas realizadas em cursos de mestrado acadêmico (n=16; 61,54%), desenvolvidas em IES do eixo sul/sudeste (n=11; 73,33%) e no campo assistencial da enfermagem (n=21; 80,77%). A Educação Problematizadora (n=6; 23,08%) e o educador Paulo Freire (n=10; 38,46%) foram os principais referenciais teóricos. Denotou-se o nucleamento dos tesauros "enfermagem", "educação continuada" e "educação permanente". Conclusão: A produção de teses e dissertações de Enfermagem no campo da educação permanente em saúde é emergente e contributiva. No entanto, observou-se lacunas teóricas, metodológicas e estruturais. (AU)

Objective: Characterize the Brazilian production of theses and dissertations that deal with permanent health education in the field of nursing. Methods: This is a documentary and quantitative study, with data collection performed in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, comprising the time frame 2000-2018. Results: 26 theses and dissertations (0.36%) were chosen from a total of 7,136 studies. There was a predominance of research conducted in academic masters courses (n = 16; 61.54%), developed in HEIs of the south / southeast axis (n = 11; 73.33%) and in the nursing care field (n = 21; 80.77%). Problematizing Education (n = 6; 23.08%) and educator Paulo Freire (n = 10; 38.46%) were the main theoretical references. The nucleation of thesaurus "nursing", "continuing education" and "permanent education" was denoted. Conclusion: the production of Nursing theses and dissertations in the field of permanent health education is emerging and contributory. However, theoretical, methodological and structural gaps were observed. (AU)

Objetivo: Caracterizar la producción brasileña de tesis y disertaciones sobre educación permanente en salud en el campo de la enfermería. Métodos: Este es un estudio documental y cuantitativo, con recopilación de datos realizada en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para el Mejoramiento del Personal de Educación Superior, que comprende el marco temporal 2000-2018. Resultados: Se seleccionaron 26 tesis y disertaciones (0,36%) de un total de 7,136 estudios. Predominó la investigación realizada en cursos de maestría académica (n = 16; 61.54%), desarrollados en IES del eje sur / sureste (n = 11; 73.33%) y en el campo de la atención de enfermería (n = 21; 80,77%). La educación problemática (n = 6; 23.08%) y el educador Paulo Freire (n = 10; 38.46%) fueron las principales referencias teóricas. Se denota la nucleación del tesauro "enfermería", "educación continua" y "educación permanente". Conclusión: La producción de tesis y disertaciones de enfermería en el campo de la educación permanente en salud es emergente y contributiva. Sin embargo, se observaron brechas teóricas, metodológicas y estructurales. (AU)
Descritores: Educação em Enfermagem
-Pesquisa em Enfermagem
Dissertação Acadêmica
Educação Continuada em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


  5 / 3757 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1152258
Autor: Barbosa, Elane da Silva; Nóbrega-Therrien, Silvia Maria.
Título: Proposições sobre a ressignificação do cuidado de Enfermagem: um estudo teórico-reflexivo / Propositions about the nursing care ressignification
Fonte: Enferm. foco (Brasília);11(5):7-12, dez. 2020. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Refletir sobre a ressignificação do cuidado de Enfermagem, a partir dos pilares: ontológico, epistemológico e metodológico. Metodologia: Trata-se de ensaio teórico do tipo reflexivo, que se volta para o conhecimento sobre o cuidado de Enfermagem sob uma perspectiva integral, a partir das distintas dimensões que o constituem. Resultados: Os cuidados de Enfermagem, no que tange ao pilar ontológico, referem-se ao cuidado como inerente à condição humana; no que se refere à epistemologia, enfoca os saberes específicos realizados pelo enfermeiro e, em relação à metodologia, reporta-se para a práxis, isto é, a articulação entre teoria e prática, englobando a educação em Enfermagem, o ensinar-aprender a cuidar. Conclusão: Pensar sobre essa questão torna-se, portanto, o passo inicial para que o enfermeiro reconheça o ethos da sua profissão, possa valorizá-la ainda mais e ter os subsídios pertinentes para fundamentar as lutas por melhores condições de trabalho para a Enfermagem. (AU)

Objective: To reflect on the resignification of nursing care, based on the pillars ontological, epistemological and methodological. Methods: This is a reflective theoretical essay, which turns to knowledge about nursing care from an integral perspective, from the different dimensions that constitute it. Results: Nursing care, with regard to the ontological pillar, refers to care as inherent to the human condition; with regard to epistemology, it focuses on the specific knowledge carried out by nurses and, in relation to methodology, it refers to praxis, that is, the articulation between theory and practice, encompassing nursing education, teaching-learning to care. Conclusion: Thinking about this issue becomes, therefore, the initial step for nurses to recognize the ethos of their profession, to value it even more and have the relevant subsidies to support the struggles for better working conditions for Nursing. (AU)

Objetivo: Reflexionar sobre la resignificación del cuidado de enfermería, en base a los pilares: ontológico, epistemológico y metodológico. Métodos: Este es un ensayo teórico reflexivo, que se centra en el conocimiento sobre el cuidado de enfermería desde una perspectiva integral, desde las diferentes dimensiones que lo constituyen. Resultados: La atención de enfermería, con respecto al pilar ontológico, se refiere a la atención como inherente a la condición humana; Con respecto a la epistemología, se centra en el conocimiento específico llevado a cabo por las enfermeras y, en relación con la metodología, se refiere a la praxis, es decir, la articulación entre la teoría y la práctica, que abarca la educación en enfermería, la enseñanza, el aprendizaje y la atención. Conclusión: Pensar en este tema se convierte, por lo tanto, en el paso inicial para que las enfermeras reconozcan el espíritu de su profesión, lo valoren aún más y tengan los subsidios relevantes para apoyar las luchas por mejores condiciones de trabajo para la Enfermería. (AU)
Descritores: Cuidados de Enfermagem
-Conhecimento
Educação em Enfermagem
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


  6 / 3757 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-742613
Autor: Queirós, Paulo Joaquim Pina.
Título: El conocimiento de los enfermeros expertos y racionalidad práctico-reflexiva / O saber dos enfermeiros peritos e a racionalidade prático-reflexiva / The knowledge of expert nurses and the practical-reflective rationality
Fonte: Invest. educ. enferm;33(1):83-91, Jan.-Apr. 2015. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: Objetivo. Establecer diferencias entre una enfermera experta y una novicia para determinar las condiciones que caracterizan a la primera. Metodología. Estudio cualitativo en el que se preguntó a un grupo de 49 enfermeras que iniciaban los cursos de máster "¿Qué características y competencias diferencian una enfermera experta de una novicia?” Se analizaron y categorizaron las respuestas siguiendo la metodología de análisis de contenido de Bardin. Resultados. Luego de tres fases de clasificación se sintetizaron 17 categorías de competencias y capacidades asignadas a enfermeras expertas. Las enfermeras expertas se caracterizan por el liderazgo, las habilidades de supervisión, por la gestión del cambio y por unas habilidades comunicacionales y relacionales incrementadas. Tiene la capacidad de actuar reflexivamente, planifican, organizan, evalúan y tienen más destreza que las enfermeras novicias. Poseen, además, una mayor capacidad de adaptación, seguridad y tienen una visión más global. Son competentes en el manejo de conflictos, manejo del estrés, así como en la articulación de la teoría y la práctica; crean conocimiento mediante la investigación, responden a situaciones complejas, y tienen capacidad de decisión. Conclusión. Las enfermeras expertas presentan capacidad de anticipación, perspicacia, observación detallada, acción rápida y la competencia en la fijación de prioridades. Finalmente, tienen visión de contexto y tienden a la especialización...

Objective: To identify the characteristics of an expert nurse. Methodology: A group of 49 nurses starting their Master's degree was asked to answer the following question: “Which characteristics and skills distinguish a novice from an expert nurse?” The answers were analyzed and classified based on Bardin's content analysis. Results: Through a three-stage classification process, the competences and skills assigned to expert nurses were divided into 17 categories. These nurses showed wide-ranging skills and acquired meta-competencies. Expert nurses are characterized by their leadership, supervision and ability to manage change, as well as their communication and relational skills. They have the ability to act reflectively, plan, systematize and consistently assess; they also show more dexterity. They have more adaptive skills, confidence and achieve a broader view. They are competent while managing conflicts and stress, as well as articulating theory and practice; they create knowledge, make use of research, respond to complex situations and are capable of making decisions. Conclusion: Expert nurses have anticipation skills, insight, use detailed observation, take immediate action and are able to define priorities; they keep context in mind and have a tendency for specialization...

Objetivos. Conhecer o que caracteriza um enfermeiro perito. Metodologia. Perguntámos a um conjunto de 49 enfermeiros a iniciar cursos de mestrado “Que características e competências diferenciam um enfermeiro iniciado de um perito?” Analisámos e categorizámos as respostas seguindo a metodologia de análise de conteúdo de Bardin. Resultados. Através de três fases de categorização, sintetizámos em 17 categorias as competências e capacidades atribuídas aos enfermeiros peritos. Estes têm competências e capacidades aprofundadas, alargadas e adquiriram metacompetências. Os enfermeiros peritos caracterizam-se pela capacidade de liderança, de supervisão, de gerir mudança e por competências comunicacionais e relacionais acrescidas. Apresentam capacidade de agir reflexivamente, planear, sistematizar, avaliar consistentemente, têm mais destreza, maior capacidade de adaptação, segurança e conseguem uma visão mais global. São competentes na gestão de conflitos, em lidar com o stress, bem como articulam a teoria e a prática, criam conhecimento, utilizam a investigação, respondem a situações complexas e têm capacidade de decidir. Conclusão.Os enfermeiros peritos apresentam capacidade de antecipação, perspicácia, fazem uso da observação discriminada, rapidez na ação e competência na definição de prioridades, comportam uma visão do contexto e tendem à especialização...
Descritores: Conhecimento
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


  7 / 3757 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-726856
Autor: Maciá-Soler, María Loreto; González Chordá, Victor Manuel; Salas Medina, Pablo; Mena Tudela, Desirée; Cervera Gasch, Águeda; Orts Cortés, María Isabel.
Título: Nivel de implicación de enfermeras clínicas en la evaluación de estudiantes de grado en enfermería / Nível de envolvimento de enfermeiras clínicas na avaliação de estudantes de graduação em enfermagem / Level of involvement of clinical nurses in the evaluation of competence of nursing students
Fonte: Invest. educ. enferm;32(3):461-470, Sept.-Dec. 2014. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objetivo. Determinar el nivel de implicación de las enfermeras clínicas acreditadas por la Universitat Jaume I (España) como tutoras de prácticas (enfermeras de referencia) en la evaluación de competencias de los estudiantes de enfermería. Metodología.Estudio de corte transversal, en el que se analizaron las “Guías de Evaluación de Prácticas Clínicas” reportadas por 41 enfermeras de referencia (n=55). Se definieron tres criterios de calidad de la cumplimentación: que tenga información al menos del 80% de los datos requeridos, presencia de la firma y calificación final en el lugar adecuado. También se realizó la verificación de las actividades de aprendizaje. La recogida de datos se hizo de forma concurrente por las enfermeras de referencia y el profesorado de las asignaturas en las evaluaciones formativas del periodo de prácticas clínicas tuteladas de la materia “Cuidados de enfermería en procesos asistenciales” de marzo a junio de 2013. Resultados. El 63% de las Guías de Evaluación de Prácticas Clínicas se entregan cumplimentadas correctamente, sin alcanzar el umbral de calidad establecido (80%). La ausencia de la firma es el principal criterio de cumplimentación incorrecta (21%). De las 30 actividades de aprendizaje evaluadas en las guías, puede afirmarse que nueve de ellas no alcanzan el estándar de verificación establecido (80%), de forma que no puede asegurarse que estas actividades hayan sido realizadas por los alumnos y evaluadas por las Enfermeras tutoras a lo largo del periodo de prácticas clínicas. Conclusión. El nivel de implicación de las enfermeras de referencia debe mejorarse y para esto es necesario desarrollar estrategias que fomenten su implicación mediante la colaboración y la formación...

Objective. To determine the level of involvement of clinical nurses accredited by the Universitat Jaume I (Spain) as mentors of practice (Reference Nurses) in the evaluation of competence of nursing students. Methodolgy. Cross-sectional study, in which the "Clinical Practice Assessment Manual” (CPAM) reported by reference 41 nurses (n=55) were analyzed. Four quality criteria for completion were established: with information at least 80% of the required data, the presence of the signature and final grade in the right place. Verification of learning activities was also conducted. Data collection was performed concurrently reference for nurses and teachers of the subjects in the formative evaluations of clinical clerkship period in the matter "Nursing Care in Healthcare Processes ", from March to June 2013. Results. 63% of CPAM were completed correctly, without reaching the quality threshold established (80%). The absence of the signature is the main criteria of incorrect completion (21%). Nine learning activities do not meet the quality threshold set (80%) (p < 0.05). There are significant differences according to clinical units p < 0.05. From the 30 learning activities evaluated in the CPAM, it can be stated that nine of them do not reach the verification threshold established (80%), therefore it cannot be assumed that these activities had been completed by students and evaluated by the RefN throughout the clinical clerkship period. Conclusion. The level of involvement of Reference Nurse cannot be considered adequate, although strategies to encourage involvement through collaboration and training must be developed...

Objetivo. Identificar o nível de envolvimento das enfermeiras clínicas credenciadas pela Universitat Jaume I (Espanha) como tutoras de práticas (enfermeiras de referência) na avaliação de competências dos estudantes de enfermagem. Metodologia. Estudo de corte transversal, no que se analisaram as “Guia de Avaliação de Práticas Clínicas” reportadas por 41 enfermeiras de referência (n=55). Definiram-se quatro critérios de qualidade do preenchimento: que tenha informação pelo menos de 80% dos dados requeridos, presença da assinatura e qualificação final no lugar adequado. Também se realizou a verificação das atividades de aprendizagem. A recolhida de dados se realizou de forma concorrente pelas enfermeiras de referência e o professorado das matérias nas avaliações formativas do período de práticas clínicas tuteladas da matéria “Cuidados de enfermagem em processos assistenciais” de Março a Junho de 2013. Resultados. 63% das Guias de Avaliação se entregam preenchidas corretamente, sem atingir o umbral de qualidade estabelecido (80%). A ausência da assinatura é o principal critério de preenchimento incorreta (21%). Das 30 atividades de aprendizagem avaliadas nas guias, pode afirmar-se que nove delas não atingem o padrão de verificação estabelecido (80%), de forma que não pode assegurar-se que estas atividades tenham sido realizadas pelos alunos e avaliadas pelas Enfermeiras tutoras ao longo do período de práticas clínicas. Conclusão. O nível de envolvimento das enfermeiras de referência deve melhorar-se e para isto é necessário desenvolver estratégias que fomentem seu envolvimento através da colaboração e a formação...
Descritores: Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Mentores
Estágio Clínico
Limites: Humanos
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


  8 / 3757 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-726854
Autor: Fernández-Alemán, José Luis; Sánchez Garcia, Ana Belén; López Montesinos, María José; Marqués-Sánchez, Pilar; Bayón Darkistade, Enrique; Pérez Rivera, Francisco Javier.
Título: Uso de las Tecnologías de la información y la comunicación y las redes sociales entre el profesorado universitario de enfermería / Explorando o uso das Tecnologias da informação e a comunicação e as redes sociais entre o professorado universitário de enfermagem. Uma enquete de opinião / Exploring the Use of information and communication technologies and social networks among university nursing faculty staff. An opinion survey
Fonte: Invest. educ. enferm;32(3):438-450, Sept.-Dec. 2014. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objetivo. Analizar el uso de las Tecnologías de la información y la comunicación –TIC- y las redes sociales entre el profesorado universitario de enfermería en España. Metodología. Estudio descriptivo de corte transversal en el que se empleó un cuestionario sobre competencias TIC diseñado para cumplir con el objetivo de investigación, el cual fue evaluado por expertos. Posteriormente, se le hizo análisis exploratorio de componentes principales. La confiabilidad de este instrumento fue 0.85, medida con el alfa de Cronbach. La herramienta informática utilizada para publicar en línea el cuestionario fue Limesurvey. La muestra estuvo compuesta por 165 profesores de 25 Facultades y Escuelas de Enfermería de las Universidades de España. Resultados. El 71% del total de encuestados utilizaba los servicios de Internet para buscar información, el 63% hacía uso de Internet como vía de formación y aprendizaje y un 72% lo empleaba como plataforma de comunicación (correo electrónico y plataformas virtuales como Sakai y Moodle). A pesar de que el 51% del profesorado encuestado tenía más de 120 alumnos matriculados en sus cursos, un contraste de hipótesis reveló que el número de alumnos en clase no es un factor determinante para que el profesorado tenga mayor interés por actualizar sus conocimientos en TIC. Los profesores más jóvenes utilizan con mayor profusión las nuevas tecnologías y la ventaja más valorada del uso de las TIC fue el acceso rápido a la información. Los profesores perciben que tras la Declaración de Bolonia, que exige modificar sus procesos de enseñanza-aprendizaje mediante las nuevas metodologías docentes, se ha producido un descenso en el rendimiento propio y en el de sus compañeros de área de conocimiento. Conclusión. El profesorado de enfermería está afrontando con esfuerzo los nuevos retos que las TIC plantean para formar a los profesionales del siglo XXI. Es fundamental prestar especial atención al mejoramiento de las competencias en manejo de TIC...

Objective. This work sought to analyze the use of Information and Communication Technologies (ICTs) and social networks among the university nursing faculty staff in Spain. Methodology. This was a descriptive, cross-sectional study using a questionnaire on ICT skills designed to comply with the research objective, which was evaluated by experts and which was subjected to exploratory analysis of principal components; the reliability of this instrument measured with Cronbach's alpha was 0.85. The information technology tool used to publish the questionnaire on line was Limesurvey. The sample comprised 165 professors from 25 Nursing Faculties and Schools from universities in Spain. Results. Seventy one percent of the total surveyed used internet services to look for information, 63% used the internet as a means for formation and learning, and 72% used it as a communication platform (e-mail and virtual platforms like Sakai and Moodle). Although 51% of the teaching staff surveyed had more than 120 students registered in their courses, hypothesis testing revealed that the number of students in class is not a determining factor for the teaching staff to have greater interest to update its knowledge in ICTs. Younger professors use new technologies more profusely and the most-valued advantage of using ICTs was quick access to information. Professors perceive that after the Bologna Declaration, which requires modifying their teaching-learning processes through the new teaching methodologies, a drop has been produced in their performance and that of their peers in their area of knowledge. Conclusion. The nursing teaching staff is making strong efforts to confront the new challenges posed by ICTs to train the professionals of the 21st century. It is fundamental to pay special attention to improving the university teaching staff's skills in managing ICTs, promoting the implementation of the knowledge acquired...

Objetivo. Analisar o uso das Tecnologias da informação e a comunicação –TICs- e as redes sociais entre o professorado universitário de enfermagem na Espanha. Metodologia. Estudo descritivo de corte transversal no que se empregou um questionário sobre concorrências TICs desenhado para cumprir com o objetivo de investigação, o qual foi avaliado por experientes e ao que posteriormente se lhe fez análise exploratório de componentes principais; a confiabilidade deste instrumento medida com o alfa de Cronbach foi 0.85. A ferramenta informática utilizada para publicar na linha o questionário foi Limesurvey. A amostra esteve composta por 165 professores de 25 Faculdades e Escolas de Enfermagem das Universidades da Espanha. Resultados. 71% do total de interrogados utilizava os serviços de Internet para procurar informação, 63% fazia uso de internet como via de formação e aprendizagem e um 72% o empregava como plataforma de comunicação (correio eletrônico e plataformas virtuais como Sakai e Moodle). Apesar de que 51% do professorado interrogado tinha mais de 120 alunos matriculados em seus cursos, um contraste de hipótese revelou que o número de alunos em classe não é um fator determinante para que o professorado tenha maior interesse por atualizar seus conhecimentos em TICs. Os professores mais jovens utilizam com maior profusão as novas tecnologias e a vantagem mais valorizada do uso das TICs foi o acesso rápido à informação. Os professores percebem que depois da Declaração de Bologna, que exige modificar seus processos de ensino-aprendizagem mediante as novas metodologias docentes, produziu-se um descenso no rendimento próprio e no de seus colegas da área de conhecimento. Conclusão. O professorado de enfermagem está enfrentado com esforço os novos reptos que as TICs propõem para formar aos profissionais do século XXI. É fundamental prestar especial atendimento ao melhoramento as concorrências em manejo de TICs do professorado universitário...
Descritores: Educação em Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
Tecnologia Educacional
Limites: Humanos
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


  9 / 3757 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: lil-705601
Autor: do Carmo Menegaz, Jouhanna; Kloh, Daiana; Mattioli Neto, Hilário; Gue Martini, Jussara; de Souza Ramos, Flávia Regina; Schubert Backes, Vânia Marlil.
Título: Reliving the debate concerning nursing education: from where we departed and to where we are going / Reviviendo el debate de la formación en Enfermería: de dónde partimos y a dónde vamos / Revisitando o debate da formação em Enfermagem: de onde partimos e para onde vamos
Fonte: Invest. educ. enferm;31(3):395-405, Sept.-Dec. 2013.
Idioma: en.
Resumo: Objective. To identify the perception of both students and professors from a graduate nursing program in the South of Brazil concerning the historical process of nursing education in the country. Methodology. Qualitative, exploratory-descriptive study. Data were collected from professors using semi-structured interviews and focus groups with 12 students, analyzed using Minayo's operational proposal. The following categories emerged: 'from where we departed'; 'transition process'; and 'to where we are going'. Results. The participants showed knowledge concerning the process that permeates the education of Brazilian nurses from the establishment of the first school and determination of national curricular guidelines, highlighting challenges and future prospects. Conclusion. There is advancement toward the reorientation of educating more critical, creative nurses aligned with the demands of the Brazilian Unified Health System.

Objetivo.Conocer la percepción de los alumnos y de los profesores de un programa de posgrado en enfermería del sur de Brasil acerca del proceso histórico de formación en enfermería en el mismo país. Metodología. Investigación cualitativa, exploratoria-descriptiva que utilizó como técnicas de recolección de los datos la entrevista semiestruturada con 4 profesores y grupos focales con 12 alumnos que fueron analizados por la propuesta operativa de Minayo. De este proceso emergieron las categorías de 'dónde partimos', el proceso de transición y el 'a dónde vamos'. Resultados. Los participantes mostraron el reconocimiento de los procesos que permean la formación del enfermero brasileño desde la creación de la primera escuela hasta la determinación de las directrices curriculares nacionales, destacándose los desafíos y futuras perspectivas. Conclusión. Se avanza hacia la reorientación de la formación en enfermeros más críticos, creativos y conectados con las demandas del Sistema Único de Salud.

Objetivo. Conhecer a percepção dos alunos e dos professores de um programa de pós-graduação em enfermaria do sul do Brasil a respeito do processo histórico de formação em enfermagem no mesmo país. Metodologia. Investigação qualitativa, exploratória-descritiva que utilizou como técnicas de recolha dos dados a entrevista semiestruturada com 4 professores e grupos focais com 12 alunos que foram analisados pela proposta operativa de Minayo. Deste processo emergiram as categorias de 'onde partimos', o processo de transição e o 'a onde vamos'. Resultados. Os participantes mostraram o reconhecimento dos processos que permeiam a formação do enfermeiro brasileiro desde a criação da primeira escola até a determinação das diretrizes curriculares nacionais, destacando-se os desafios e futuras perspectivas. Conclusão. Está-se avançando para a reorientação da formação em enfermeiros mais críticos, criativos e conectados às demandas do Sistema Único de Saúde(SUS).
Descritores: Sistema Único de Saúde
Desenvolvimento de Pessoal
Educação em Enfermagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


  10 / 3757 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: lil-665221
Autor: Aguayo González, Mariela; Monereo Font, Carles.
Título: The nurse teacher: construction of a new professional identity / La enfermera formadora: la construcción de una nueva identidad profesional / A enfermeira formadora: a construção de uma nova identidade profissional
Fonte: Invest. educ. enferm;30(3):398-405, Sept.-Dec. 2012.
Idioma: en.
Resumo: Objective. To represent how a new identity is being constructed by nurses initiating their activities as teachers. Methodology. In 2010, a descriptive-interpretative qualitative research was conducted of four cases of nurse teachers from Nursing Schools. Aspects of teacher identity and management of critical incidents in the classroom were reviewed. The information was obtained through a structured survey and the data underwent analysis of contents. Results. The nurses surveyed state that the teaching exercise is a culmination stage of clinical nursing. Teaching confers them stability in their professional life; however, they report that the complexity of the educational practice poses a big challenge. They feel responsible for the formation of future nursing professionals. In spite of defining themselves as constructivists in the way of teaching, they are governed by a technical conception on the way of approaching the educational practice. They attribute the critical incidents to which they are exposed to the types of students entering the universities; these turn out uncomfortable and do not feel responsible for their development. These incidents are lessons to better face similar situations in the future. Conclusion. The nurses participating in this study are facing their new role as teachers of human resource, seeking to construct a new identity different from what they had when working in direct care of individuals.

Objetivo. Representar cómo se construye una nueva identidad la enfermera que inicia su actividad como formadora. Metodología. En 2010 se realizó una investigación cualitativa de corte descriptivo-interpretativo de cuatro casos de enfermeras profesoras de Escuelas de Enfermería. Se revisaron aspectos de la identidad docente y del manejo de incidentes críticos en el aula. La información fue obtenida mediante entrevista estructurada y a los datos se les hizo análisis de contenido. Resultados. Las enfermeras entrevistadas afirman que el ejercicio docente es una etapa de culminación de la enfermería clínica. La labor de la docencia les confiere estabilidad en su vida profesional, sin embargo aseguran que la complejidad de la práctica educativa les plantea un gran desafío puesto que se sienten responsables de la formación de los futuros enfermeros. A pesar de definirse como constructivistas en la manera de enseñar, se rigen por una concepción técnica en la forma de abordar la práctica educativa. Los incidentes críticos a los que se exponen los atribuyen al tipo de estudiante que ingresa, les resultan incómodos y no se sienten responsables del desarrollo de los mismos. Estos incidentes son un aprendizaje que les permitirá enfrentarse mucho mejor a situaciones similares en el futuro. Conclusión. Las enfermeras participantes en este estudio enfrentan un nuevo rol como formadoras de recurso humano, para lo cual intentan construir una identidad nueva diferente a la que tenían cuando trabajaban en el cuidado directo de las personas.

Objetivo. Representar como está construindo uma nova identidade a enfermeira que inicia sua atividade como formadora. Metodologia. Em 2010 se realizou uma investigação qualitativa de corte descritivo-interpretativo de quatro casos de enfermeiras professoras de Escolas de Enfermaria. Revisaram-se aspectos da identidade docente e do manejo de incidentes críticos no sala de aula. A informação foi obtida mediante entrevista estruturada e aos dados se lhes fez análises de conteúdo. Resultados. As enfermeiras entrevistadas afirmam que o exercício docente é uma etapa de culminação da enfermaria clínica. O labor da docência lhes confere estabilidade em sua vida profissional, no entanto asseguram que a complexidade da prática educativa lhes propõe um grande desafio. Sentem-se responsáveis da formação dos futuros enfermeiros. Apesar de definir-se como construtivistas na maneira de ensinar, regem-se por uma concepção técnica na forma de abordar a prática educativa. Os incidentes críticos aos que se veem expostas os atribuem ao tipo de estudante que ingressa nas universidades, resultam-lhes incômodos e não se sentem responsáveis do desenvolvimento dos mesmos. Estes incidentes são uma aprendizagem para enfrentar-se melhor a situações similares no futuro. Conclusão. As enfermeiras participantes neste estudo estão enfrentando seu novo papel como formadoras de recurso humano, tentando construir uma identidade nova diferente à que tinham quando trabalhavam em cuidado direto às pessoas.
Descritores: Docentes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: CO103.1 - Biblioteca



página 1 de 376 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde