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Id: biblio-1147764
Autor: Santiago, Éder; Costa, Rochelle Rocha; Delevatti, Rodrigo Sudatti; Bracht, Cláudia Gomes; Preissler, Artur Avelino Birk; Silveira, Gustavo; Fracalossi, Danielle Girolometto; Silveira Júnior, Eli; Rocha, Vitória de Mello Bones da; Barroso, Bruna Machado; Reichert, Thaís; Kruel, Luiz Fernando Martins.
Título: Continuous and interval aerobic sessions: effects on triglyceride concentrations / Sessões aeróbicas intervaladas e contínuas: efeitos sobre as concentrações de triglicerídeos
Fonte: Rev. bras. ativ. fís. saúde;25:1-8, set. 2020. tab, fig.
Idioma: en.
Resumo: The regular practice of physical exercise, primarily aerobic, has been recommended as a component of the non-pharmacological treatment for dyslipidemias. However, there is a lack of studies in the literature comparing the acute effects of different aerobic exercise models (continuous and interval) on triglycerides concentrations.The purpose of the present study was to analyze the magnitude of change on triglycerides concentrations after a single session of interval and continuous exercise in persons with dyslipidemia. This study was a randomized crossover clinical trial. Fifteen volunteers performed two different aerobic sessions, a continuous and an interval session. The intensity of the continuous session was maintained between 85-90% of the heart rate at anaerobic threshold (HRAT). The interval session consisted of 9 sets of 4 minutes at 85-90%HRAT followed by one minute below 85%HRAT. Triglycerides concentrations were assessed before, immediately after and at the end of 30 minutes after all sessions. Both sessions models resulted in alterations in triglycerides concentrations immediately after exercise (p = 0.005), without difference between them (p = 0.446). Continuous session increased triglycerides concentrations by 34.9% from pre-exercise to immediately post-exercise and the interval session, by 7.9%. Thirty minutes after exercise, triglyceride concentrations showed no significant difference in relation to the pre-exercise and immediately after exercise moments in both session models. Therefore,it is concluded that aerobic exercise promotes responses in triglycerides concentrations of dyslipidemic patients, independently of the exercise method, either continuous or interval

A prática regular de exercício físico, principalmente aeróbico, tem sido recomendado como componente de tratamento não farmacológico contra as dislipidemias. No entanto, a literatura carece de estudos comparando os efeitos agudos de diferentes modelos de exercício aeróbico (contínuo e intervalado) sobre as concentrações de triglicerídeos. O objetivo do presente estudo foi analisar a magnitude de mudança sobre as concentrações de triglicerídeos após uma sessão de exercício intervalado e contínuo em pessoas com dislipidemia. Além disto, este estudo se caracteriza por ser um ensaio clínico randomizado cruzado. Nele, quinze voluntários realizaram duas sessões aeróbicas diferentes, uma sessão contínua e outra intervalada. A intensidade da sessão contínua se manteve entre 85-90% da frequência cardíaca referente ao limiar anaeróbico (HRAT). A sessão intervalada consistiu de 9 séries de quatro minutos entre 85-90% da HRAT seguidas de um minuto abaixo de 85% da HRAT. As concentrações de triglicerídeos eram verificadas antes, imediatamente após e passados 30 minutos do término de todas as sessões. Ambos os modelos de sessões resultaram em alterações das concentrações de triglicerídeos imediatamente após exercício (p = 0,005), sem diferença entre elas (p = 0,446). A sessão contínua aumentou as concentrações de triglicerídeos em 43,9% do pré-exercício para imediatamente após o exercício e a sessão intervalada aumentou em 7,93% no mesmo período. Trinta minutos após o exercício, as concentrações de triglicerídeos não apresentaram diferença significativa em relação aos momentos pré-exercício e imediatamente após o exercício em ambos os modelos de sessão. Assim, conclui-se que o exercício aeróbico promove alterações nas concentrações de triglicerídeos de pacientes dislipidêmicos, independentemente do método de exercício, se contínuo ou intervalado
Descritores: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Dislipidemias
Tutoria
Lipídeos
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


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Id: biblio-1126666
Autor: Espinoza Freire, Eudaldo Enrique; Medina Peña, Rolando; León González, Jorge Luis.
Título: Presencia de la disciplina principal integradora en la formación profesional / Presence of the main integrating discipline in professional training
Fonte: Rev. cuba. med. mil;48(supl.1):e388, 2019.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Este artículo es producto de una revisión temática sobre la función de la disciplina principal integradora en los procesos formativos de la enseñanza superior. Objetivo: Exponer los hallazgos más significativos que enuncia la literatura especializada sobre la temática. Métodos: La estrategia metodológica se sistematizó a través de los métodos hermenéutico y análisis documental que permitieron estudiar, interpretar y cotejar el material bibliográfico. Conclusiones: La disciplina principal integradora es la columna vertebral del proceso de formación, que responde a la lógica de la profesión, integra los contenidos, métodos y procedimientos de las restantes disciplinas, con una perspectiva inter y multidisciplinar, en la búsqueda de respuestas a las exigencias del dominio de los modos de actuación profesional. Entre sus funciones se encuentra la organización, sistematización e integración de los contenidos que intervienen en el proceso de formación profesional, tanto de las asignaturas de cada año académico (relación horizontal) como de las disciplinas que conforman la carrera (relación vertical); diseño del trabajo científico-metodológico y laboral-investigativo, en función de la solución de los problemas profesionales y la vinculación del estudiante con la sociedad a través de la participación en actividades sociales, que transformen la realidad mediante procedimientos científicos, contribuyendo así a su formación integral(AU)

Introduction: This article is the product of a thematic review on the role of the main integrating discipline in the educational processes of higher education. Objective: To present the most significant findings enunciated in the specialized literature on the subject. Methods: The methodological strategy was systematized through hermeneutical methods and documentary analysis that allowed to study, interpret and collate the bibliographic material. Conclusions: The main integrating discipline is the backbone of the training process, which responds to the logic of the profession, integrates the contents, methods and procedures of the other disciplines, with an inter and multidisciplinary perspective, in the search for answers to the demands of the domain of the modes of professional performance. Among its functions is the organization, systematization and integration of the contents that intervene in the process of professional training, both the subjects of each academic year (horizontal relationship) and the disciplines that make up the career (vertical relationship); design of scientific-methodological and labor-research work, depending on the solution of professional problems and the student's relationship with society through participation in social activities, which transform reality through scientific procedures, thus contributing to their training integral(AU)
Descritores: Estudantes
Sistema Único de Saúde
Educação Superior
Capacitação Profissional
Tutoria
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1100392
Autor: Guerra, Bárbara Trevizan; Verdu, Ana Cláudia Moreira Almeida.
Título: Ensino de comportamento verbal elementar por exemplares múltiplos em crianças com autismo / Teaching elementary verbal behavior by multiple exemplar in children with autism / Enseñanza del comportamiento verbal elemental mediante múltiples copias en niños con autismo
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:1-17, jan.-maio 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: No escopo da investigação de sob quais condições ocorre a aprendizagem e a emergência de operantes verbais, diferentes condições de ensino têm sido planejadas. Considerando que a população com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta frequentemente um repertório de operantes verbais ausente ou fracamente estabelecido, é necessário o estudo do planejamento de intervenções sistemáticas desses repertórios com condições de favorecer não só a aquisição de vocabulário, mas também o seu potencial gerativo de novas funções verbais. O Multiple Exemplar Instruction (MEI) é uma estrutura de ensino que tem demonstrado resultados promissores pela sua capacidade de estabelecer relações entre comportamentos de ouvinte e de falante e gerar novas respostas verbais. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do MEI sobre o estabelecimento e integração entre os repertórios de ouvinte e de falante (ecoico, tato e mando). Participaram duas crianças com TEA, com idades de 7 e 8 anos e cuja comunicação era muito restrita e baseada em trocas de figuras. O ensino adotou três conjuntos com três estímulos cada. O ensino com cada conjunto foi realizado separadamente. Ora o ensino consistia no treino de ouvinte baseado em seleção, ora tentativas de ouvinte, ecoico, tato e mando, eram apresentadas de forma rotativa. Sondas múltiplas intercalaram os ensinos e verificaram os efeitos destes sobre o repertório de falante com os demais conjuntos. Os resultados demonstraram um aumento na emissão de respostas de ouvir e falar após o ensino por MEI para os dois participantes, ambos com repertório verbal restrito, mas o procedimento foi mais efetivo para uma das crianças...(AU)

In the scope of research about under what conditions the learning and emergency of verbal operants occurs, different teaching conditions have been planned. Considering that the population with Autistic Spectrum Disorder (ASD) often has a repertoire of verbal operants absent or poorly established, it is necessary to study the planning of systematic interventions in these repertoires with conditions to favor not only vocabulary acquisition, but also their generative potential of new verbal functions. The Multiple Exemplar Instruction (MEI) is a teaching structure that has shown promising results for its ability to establish relationships between listening and speaker behaviors and to generate new verbal responses. The objective of this study was to verify the effects of the MEI on the establishment and integration between the listener repertoires and the speaker (echoic, tact and mand). Two children with ASD, aged between 7 and 8 years old, participated in the study, whose communication was very restricted and based on exchanges of figures. The teaching adopted three sets with three stimuli each. Teaching with each set was carried out separately. The teaching consisted of the training of listener based on selection, sometimes attempts of listener, echoic, tact and mand, were presented in a rotating way. Multiple probes intercalated the teachings and verified the effects of these on the repertoire of speaker with the other sets. The results showed an increase in the emission of listening and speaking responses after MEI teaching for the two participants, both with restricted verbal repertoire, but the procedure was more effective for one of the children...(AU)

El el ámbito de la investigación de en qué condiciones se produce el aprendizaje y la aparición de operantes verbales, se han planificado diferentes condiciones de enseñanza. Teniendo en cuenta que la población con Trastorno del Espectro Autista (TEA) con frecuencia presenta un repertorio de operantes verbales ausentes o débilmente establecidos, es necesario estudiar la planificación de intervenciones sistemáticas en estos repertorios con condiciones para favorecer no solo la adquisición de vocabulario, sino también su potencial generativo de nuevas funciones verbales. La Instrucción Ejemplar Múltiple (MEI) es una estructura de enseñanza que ha mostrado resultados prometedores por su capacidad para establecer relaciones entre los comportamientos del oyente y el hablante y generar nuevas respuestas verbales. El objetivo de este estudio fue verificar los efectos del MEI en el establecimiento e integración entre los repertorios de oyentes y hablantes (eco, tacto y comando). Participaron dos niños con TEA, de 7 y 8 años, cuya comunicación era muy restringida y basada en intercambios de figuras. La enseñanza adoptó tres conjuntos con tres estímulos cada uno. La enseñanza con cada conjunto se llevó a cabo por separado. Algunas veces la enseñanza consistía en entrenar al oyente en base a la selección, a veces los intentos de escuchar, eco, tacto y comando, se presentaban de manera rotativa. Múltiples sondas intercalan las enseñanzas y verifican sus efectos en el repertorio de los hablantes con los otros grupos. Los resultados mostraron un aumento en la emisión de respuestas para escuchar y hablar después de la enseñanza de MEI para ambos participantes, ambos con repertorio verbal restringido, pero el procedimiento fue más efectivo para uno de los niños...(AU)
Descritores: Transtorno Autístico
Ensino
Comportamento Verbal
Transtorno do Espectro Autista
Aprendizagem
-População
Vocabulário
Comportamento
Comunicação
Tutoria
Métodos
Limites: Humanos
Masculino
Criança
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Estudo Observacional
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1146865
Autor: Vallejos Narváez, Álvaro; Latorre, Sergio Iván; Ávila, María Paula; Ruano, Camilo Andrés; Maldonado Arenas, Sebastián; Merchán, Johan Sebastián; Valdés, Sergio Alejandro; Latorre Montoya, Germán.
Título: Didácticas innovadoras en el aprendizaje de la farmacología en estudiantes de medicina / Innovative teaching in pharmacology learning for medicine students
Fonte: Rev. Hosp. Ital. B. Aires (2004);36(3):99-106, sept. 2016. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la farmacología tiene alta relevancia en la formación del médico. Las clases expositivas son poco motivadoras para los estudiantes; esto ha llevado a incluir estrategias que despierten interés. Material y métodos: descripción de didácticas para apoyar el aprendizaje de la farmacología en tutorías por pares estudiantes (Caso clínico, Cubo mágico, Stop, Crucigrama, Parejas perfectas, Memoria al límite, Encapsúlate, Ritmo y fila, Ruleta, Sopa de letras, Cadeneta, Mapa conceptual y debate, Concéntrese). Se aplicó una encuesta semiestructurada para explorar la percepción de los estudiantes respecto de las tutorías. Resultados: la encuesta semiestructurada se aplicó a 37 estudiantes. El 65% está totalmente de acuerdo en que la asistencia a las monitorías de farmacología contribuye de manera positiva a su aprendizaje. El 40,5% refirió que las tutorías apoyan la obtención de un resultado favorable para la aprobación de la asignatura. El 62% manifestó la utilidad de las tutorías para definir los medicamentos que se usarán en el paciente. El 72,9% recomendaría a sus compañeros asistir a las tutorías. Entre el 24,3 y 48,6%, según la didáctica de aprendizaje, consideró que estas son excelentes. Discusión: se describe la experiencia del uso de didácticas que apoyan el aprendizaje de la farmacología, basadas en actividades lúdicas, promoviendo el aprendizaje significativo de la farmacología. En las tutorías con pares, los estudiantes se sienten en mayor confianza, participan activamente, lo que genera un ambiente que facilita el aprendizaje. Los estudiantes asistentes a las tutorías de farmacología refieren que hay empatía habitualmente con los tutores durante las sesiones. (AU)

Introduction: pharmacology is fundamental in the medical training. As theoretical classes hardly motivate students. This has led to include strategies that arouse interest. Methods: class syllabus, partnership working and informal activities by student tutors (clinical cases, crosswords, "cubo mágico", "stop", "parejas perfectas", "memoria al límite", "encápsulate", "ritmo y fila", "ruleta", "sopa de letras", "cadeneta", "concentrese" and brain storming) were sed in tutoring classes to help students in the pharmacology learning process. Questionnaires were used to collect feedback from students about tutorials. Results: the questionnaire was given to 37 students. 65% of them agreed on the positive impact the classes had on their learning; 40.5% found positive correlation between the tutoring classes and finals results; 62% referred that tutoring classes helped them defining how to match symptoms and drugs; 72.9% would recommend other students to attend the tutoring classes. Between 24.3% and 48.6% of the students, depending on the methods used, rated the experience as "excellent". Discussion: the experience regarding the use of new didactic methods was exposed. It encouraged students to approach pharmacology and it helped them improving their knowledge about the discipline through non-academic activities. Students reported that learning become easier during tutoring classes thanks to the informal context and informal relationship with the tutor. (AU)
Descritores: Farmacologia/educação
Tutoria/métodos
-Jogos e Brinquedos
Estudantes de Medicina/psicologia
Ensino/tendências
Materiais de Ensino
Inquéritos e Questionários
Confiança
Empatia
Tutoria/estatística & dados numéricos
Aprendizagem
Limites: Humanos
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Abrao, Karen Cristine
Romäo, Gustavo Salata
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Id: biblio-1140182
Autor: Barcelos, Ionara Diniz Evangelista Santos; Abrão, Karen Cristine; Romão, Gustavo Salata.
Título: O residente como instrutor / The resident like instructor
Fonte: Femina;48(11):664-667, 20201130. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Educação Médica/organização & administração
Tutoria/organização & administração
Internato e Residência/organização & administração
-Ginecologia/educação
Obstetrícia/educação
Responsável: BR1365.1 - Biblioteca Biomédica A - CB/A


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Id: biblio-1122685
Autor: Castoldi, Robson C; Camargo, Regina C. T; Ozaki, Guilherme A. T; Garcia, Thiago A; Araújo, Rafael G. de; Magalhães, Alan J. B; Papoti, Marcelo; C. Filho, José C. S.
Título: Determinação do limiar anaeróbio pela carga crítica superestima teste de lactato mínimo / Determination the anaerobic threshold for critical workload overestimates lactate minimum test
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;2(28):59-64, abr.-jun. 2020. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A utilização de métodos específicos de mensuração é de fundamental importância para a identificação da capacidade aeróbia e prescrição da intensidade de exercício. Normalmente esta definição é feita pela determinação do limiar anaeróbio (Lan) que corresponde à máxima fase estável entre produção e remoção de lactato sanguíneo (MFEL). Dentre as mais variadas formas de se det ermin ar a MFEL estão os testes de lactato mínimo (LM) e carga crítica (CC). No entanto, não se sabe se a utilização dessas formas de avaliação pode acarretar em resultados distintos. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi comparar os valores de Lan obtidos por meio dos testes de CC e de LM em rat o s W istar. Método : Foram utilizados 32 ratos machos (Wistar), com peso médio 411,0 (± 4 0 ,7 gramas), o s quais fo ram submetidos às baterias de testes de CC e de LM. O teste de LM foi realizado com a indução à hiperlactacidemia com dois estímulos correspondentes a 13% do peso corporal (PC), seguido de intervalo passivo de nove minutos e teste incremental composto por estágios com duração de cin co m inut os e cargas equivalentes a 4.0, 4.5, 5.0, 5.5, 6.0 e 7.0 % do PC. Já a CC foi obtida p o r m eio da in dução ao exercício em quatro diferentes estímulos randomizados, com cargas correspondentes a 7, 9, 11 e 1 3 % do PC. Resultados: Os resultados demonstraram que o Lan médio determinado pelo Teste de CC foi de 5,8 ± 1,2% do peso corporal (PC) e 4,9 ± 0,6% do PC determinado pelo Teste de LM. Co nclusão: P ode ­ se concluir que o limiar anaeróbio determinado por meio do teste CC superestimou em 18,4% o valor obtido por meio do teste de LM...(AU)

Introduction: The utilization of specific measurement methods is of fundamental importance for the identification of aerobic capacity and prescription of exercise. This determination is usually m ade through measurement of the anaerobic threshold (Lan) which corresponds to the maximal lactate st eady state (MLSS). Among the more varied forms of determination of MLSS are the minimum lactate (LM) and critical overload tests (CC). However, it is not known if the utilization of these forms o f ev aluatio n can lead to different results. Objective: The aim of this study was to compare the Lan v alues o btained through the CCand LM tests in Wistar rats. Method: For this purpose, 32 male Wistar rats were used, with an average weight of 411.0 ± 40.7 grams, submitted to CC and LM tests. The LM test was performed fo r the induction of a hyperlactacidemia with two stimuli corresponding to 13% of body weight (BW), followed by a passive interval of nine minutes and an incremental test composed of stages with a duratio n of five minutes and loads equivalent to 4.0, 4.5, 5.0, 5.5, 6.0, and 7.0% of BW . T he CC was o bt ain ed through induced exercise in four randomized stimuli, with loads corresponding to 7, 9 , 1 1, and 1 3 % o f BW. Results: It was observed that the mean anaerobic threshold determined by CC was 5.8 ± 1 .2 % BW , and determined by LM was 4.9 ± 0.6% BW. Conclusion: It is concluded that th e an aero bic th resho ld determined through the critical workload test overestimates the value obtained through the lactate minimum test by 18.4%, thus impeding its use as an aerobic training intensity predictor in Wistar rats. Keywords: Lactic acid, Critical load, Anaerobic threshold, Wistar rats...(AU)
Descritores: Limiar Anaeróbio
Exercício Físico
Ratos Wistar
Ácido Láctico
Métodos
-Peso Corporal
Esforço Físico
Tutoria
Limites: Animais
Ratos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1014176
Autor: Cáceres, Onice J; Quiñones-Laveriano, Dante M; Corrales-Reyes, Ibraín Enrique.
Título: Asesores científicos de estudiantes de Medicina peruanos: colaboración y publicación efectiva en revistas indizadas en Scopus / Scientific advisors of Peruvian medical students: collaboration and effective publication in journals indexed in Scopus
Fonte: Rev. habanera cienc. méd;18(2):371-375, mar.-abr. 2019. tab.
Idioma: es.
Descritores: Estudantes de Medicina
Tutoria
-Peru
Publicação Periódica
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-984053
Autor: Hwang, Peter H.
Título: A call for mentorship in otolaryngology / A busca de mentores em otorrinolaringologia
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);85(1):1-2, Jan.-Feb. 2019.
Idioma: en.
Descritores: Otolaringologia/educação
Mentores
Tutoria
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Leite, Maria Madalena Januário
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Id: biblio-956592
Autor: Souza, Geisa Colebrusco de; Gonçalves, Maria Narcisa da Costa; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Borges, Elisabete Maria das Neves; Mira, Vera Lucia; Leite, Maria Madalena Januário.
Título: Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressos / Evaluación del curso gestión online desde la perspectiva de los egresos / Evaluation of the online management course from the perspective of former students
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;49(spe):90-97, fev. 2015. tab, graf.
Idioma: en; pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Avaliar curso online na perspectiva do egresso e verificar a relação entre variáveis. Método Estudo quantitativo, descritivo e exploratório, aplicado aos participantes no final de três versões de um curso de atualização onlinena temática de Gerenciamento em Enfermagem. Resultados Os índices de satisfação nas três categorias elencadas, em três anos, apresentaram resultados acima de 75,0%. Os coeficientes obtidos indicaram alta consistência do questionário. Considerando o índice total, a categoria Desempenho do tutor foi a de índice mais alto. Fortes associações entre Autoavaliação e Desempenho do tutor, Autoavaliação e Programa do curso e Desempenho do tutor e Programa do curso foram identificadas. Não houve associação entre as três categorias referidas com as demais variáveis do estudo. Conclusão Os egressos demonstraram satisfação com o curso, que favoreceu a interação e a promoção do conhecimento coletivo no gerenciamento em enfermagem. Foram reconhecidos, também, aspectos que carecem de melhorias, com destaque à capacitação do tutor para mediar discussões e estimular o envolvimento do estudante ao longo do curso.

RESUMEN Objetivo Evaluar curso online desde la perspectiva de los egresos y verificar la relación entre las variables. Método Estudio cuantitativo, descriptivo y exploratorio aplicado a los participantes en el final de tres versiones de un curso de actualizaciónonline en la temática de Gestión en Enfermería. Resultados Los índices de satisfacción en las tres categorías enumeradas, en tres años, presentaron resultados arriba de los 75,0%. Los coeficientes indican una alta consistencia del cuestionario. Teniendo en cuenta el índice total, la categoría Desempeño del Tutor ha presentado el índice más alto. Se identificaron fuertes asociaciones entre Autoevaluación y Desempeño del Tutor, Auto Evaluación y Programa del Curso, y Desempeño del Tutor y Programa del Curso. No se identificaron asociaciones entre las tres categorías mencionadas con las otras variables del estudio. Conclusión Los egresos expresaron su satisfacción por el curso que favorecía la interacción y la promoción del conocimiento colectivo en la gestión de enfermería. También fueron reconocidos los aspectos que deben ser mejorados, sobre todo la capacitación del tutor para mediar discusiones y estimular la participación de los estudiantes a lo largo del curso.

ABSTRACT Objective To evaluate the online course from the perspective of e-learners as well as the relation between variables. Method A quantitative, descriptive and exploratory study. Results After three years, the satisfaction rates in the three listed categories presented an average rate higher than 75%. The coefficients indicated a high consistency of the questionnaire. Considering the overall rates in the three years period, the Instructor Performance category presented the highest rate. Strong associations between Self-Assessment and Instructor Performance, Self-Evaluation and Program of the Course and Instructor performance and Program of the course were identified. There was no association between the three categories mentioned with any other variables existing in the study. Conclusion E-learners expressed satisfaction with the course that means favored the interaction and the promotion of collective knowledge in nursing management. Also aspects need to be improved, especially the training of the instructor to mediate discussions and encourage student involvement throughout the course.
Descritores: Educação a Distância
Educação Continuada em Enfermagem
Tutoria
-Portugal
Brasil
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Avaliação Educacional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-977297
Autor: Nietsche, Elisabeta Albertina; Tassinari, Taís Tasqueto; Ramos, Tierle Kosloski; Beltrame, Giana; Salbego, Cleton; Cassenote, Liege Gonçalves.
Título: Formação do enfermeiro para o cuidado à população homossexual e bissexual: percepção do discente / Formación del enfermero para el cuidado a la población homosexual y bisexual: percepción del discente / Nursing training for care to the homosexual and bisexual population: students' perception
Fonte: Rev. baiana enferm;32:e25174, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivos conhecer a percepção de discentes de enfermagem acerca do conceito de homossexualidade e bissexualidade e analisar a percepção de discentes de enfermagem quanto a sua formação para o cuidado com homossexuais e bissexuais. Método pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, desenvolvida entre setembro e outubro de 2015. Para coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada com discentes de graduação realizando Estágio Curricular Supervisionado. Resultados na primeira categoria, referente às percepções dos discentes acerca do conceito de homossexualidade e bissexualidade, identificou-se dificuldade e confusão ao discorrerem sobre suas percepções; na segunda, que abordou homossexualidade e bissexualidade na formação em enfermagem, evidenciou-se que os assuntos foram contemplados de modo superficial. Conclusão a percepção dos discentes de enfermagem acerca do conceito de homossexualidade e bissexualidade mostrou fragilidade no conhecimento das temáticas; quanto à formação para o cuidado com homossexuais e bissexuais, observou-se que o tema é abordado superficialmente nas aulas, levando-os a buscar atividades extracurriculares.

Objetivos conocer la percepción de discentes de enfermería sobre el concepto de homosexualidad y bisexualidad y analizar la percepción de discentes de enfermería respecto a su formación para el cuidado con homosexuales y bisexuales. Método investigación cualitativa, del tipo exploratoria, desarrollada entre septiembre y octubre del 2015. Para recolectar los datos, fue utilizada la entrevista semiestructurada con discentes de pregrado en pasantía supervisada. Resultados en la primera categoría, referente a las percepciones de los discentes acerca del concepto de homosexualidad y bisexualidad, fueron identificadas dificultad y confusión al discurrir sobre sus percepciones; en la segunda, que trató de homosexualidad y bisexualidad en la formación enfermera, se evidenció que los temas fueron discutidos de manera superficial. Conclusión la percepción de los discentes de enfermería respecto al concepto de homosexualidad y bisexualidad mostró fragilidad en el conocimiento de las temáticas; respecto a la formación para el cuidado con homosexuales y bisexuales, se observó que el tema es tratado superficialmente en las clases, levándoles a buscar actividades extracurriculares.

Objectives get to know the nursing students' perception on the concept of homosexuality and bisexuality and analyze the nursing students' perception of their education to take care of homosexual and bisexual individuals. Method qualitative and exploratory research, developed between September and October 2015. To collect the data, a semistructured interview was held with undergraduate students taking their Supervised Curricular Training. Results in the first category, concerning the students' perceptions of the homosexuality and bisexuality concept, difficulty and confusion were identified when they discussed their perceptions: in the second, about homosexuality and bisexuality in nursing training, it was evidenced that the themes were addressed superficially. Conclusion the nursing students' perception of the homosexuality and bisexuality concept showed deficient knowledge on the themes; as regards training to take care of homosexual and bisexual individuals, it was observed that the theme is addressed superficially during the classes, leading to the search for extracurricular activities.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Estudantes de Enfermagem
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Minorias Sexuais e de Gênero
-Percepção
Prática Profissional
Sistema Único de Saúde
Homossexualidade
Pesquisa Qualitativa
Acolhimento
Tutoria
Enfermeiras e Enfermeiros
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde



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