Base de dados : LILACS
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Id: biblio-1002875
Autor: Martins, Rosana Maria Mohallem; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos.
Título: Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional / Estrategias de aprendizaje y autoeficacia académica en universitarios ingresantes: estudio correlacional / Learning strategies and academic self-efficacy in university students: a correlational study
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e176346, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o uso das estratégias de aprendizagem e as crenças de autoeficácia em universitários ingressantes, explorar diferenças em relação ao curso e à faixa etária, além de estabelecer a relação entre os construtos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Universitários (EEA-U) e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS). Os participantes foram 109 estudantes dos cursos de Psicologia, Engenharia de Produção, Educação Física e Medicina Veterinária de uma universidade particular do sul de Minas Gerais, ambos os sexos, com idade média de 20 anos e 6 meses(DP=3,76). Os resultados revelaram a existência de correlação moderada (ρ=0,59; p<0,001) entre os escores das escalas de estratégias de aprendizagem e da autoeficácia acadêmica. Conforme a hipótese, alunos que relataram maior uso de estratégias de aprendizagem, são os que revelaram maior autoeficácia na realização de tarefas acadêmicas pertinentes ao ensino superior.

En esta investigación se tuvo como objetivo evaluar el uso de las estrategias de aprendizaje y las creencias de autoeficacia en universitarios ingresantes, explotar diferencias en relación al curso y a la faja de edad, además de establecer la relación entre los constructos. Los instrumentos utilizados fueron la Escala de Estrategias de Aprendizaje para Estudiantes Universitarios (EEA-U) y la Escala de Autoeficacia en la Formación Universitaria (AEFS). Los participantes fueron 109 estudiantes de los cursos de Psicología, Engeñaría de Producción, Educación Física y Medicina Veterinaria de una universidad privada del sur de Minas Gerais, ambos sexos, con un promedio de edad de 20 años y 6 meses (DP=3,76). Los resultados apuntaron la existencia de correlación moderada (ρ=0,59; p<0,001) entre los escores de las escalas de estrategias de aprendizaje y de la autoeficacia académica. Conforme la hipótesis, alumnos que relataron mayor uso de estrategias de aprendizaje, son los que revelaron mayor autoeficacia en la realización de tareas académicas pertinentes a la enseñanza universitaria.

The purpose of this research was to evaluate the use of learning strategies and self - efficacy beliefs among university students, to explore differences in relation to course and age, as well as to establish the relation between constructs. The instruments used were the Learning Strategies Scale for University Students (EEA-U) and the Self-efficacy Scale in Higher Education (AEFS). The participants were 109 students from Psychology, Production Engineering, Physical Education and Veterinary Medicine from a private university in the south of Minas Gerais, both sexes, with a mean age of 20 years and 6 months (SD = 3.76). The results showed a moderate correlation (ρ = 0.59, p <0.001) between the scales of learning strategies and academic self-efficacy. According to the hypothesis, students who reported greater use of learning strategies are those that showed greater self-efficacy in the accomplishment of academic tasks pertinent to higher education.
Descritores: Autoeficácia
Educação Superior
Desempenho Acadêmico
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-955668
Autor: Souza, Pâmella Batista de; Batista, Ana Priscila.
Título: Desempenho Acadêmico e Percepção de Crianças sobre Estilos de Liderança de Professores / The Academic Performance and Child Perceptions of Teacher Leadership Styles / Desempeño Académico y Percepción de Niños sobre Estilos de Liderazgo de Profesores
Fonte: Psicol. esc. educ;22(1):37-45, jan.-abr. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar a relação entre o desempenho acadêmico de crianças e a percepção destas quanto aos estilos de liderança de seus professores. Participaram 119 alunos de 4º e 5º anos de escolas públicas do Ensino Fundamental, com idade entre 8 e 11 anos. Os alunos foram distribuídos, conforme suas notas, em três grupos: baixo, médio e alto desempenho escolar. Foi utilizado o Inventário de Estilos de Liderança de Professores para coleta de dados. Os resultados mostraram que, com relação aos grupos de desempenho escolar e os estilos de liderança de professores, não houve resultado significativo estaticamente (p>0,05). No entanto, encontrou-se relação entre percepção de maior uso de controle coercitivo pelo professor no grupo de menor desempenho escolar quando comparado ao grupo de alto desempenho escolar, sendo essa diferença estatisticamente significativa (p<0,05). Discute-se esta relação e aponta-se para a importância de práticas educativas mais positivas.

This study aimed to verify the relationship between the academic performance of children and their perception of the leadership styles of their teachers. There are119 students from 4th and 5th years of public elementary schools, aged between 8 and 1 who participated the study. The students were distributed according to their grades in three groups: low, medium and high school performance. The Teacher Leadership Styles Inventory was used for data collection. The results showed that, in relation to the school performance groups and the teacher leadership styles, there was no statistically significant result (p> 0.05). However, there was a relationship between the perception of greater use of coercive control by the teacher in the group of lower school performance when compared to the group with high school performance, this difference being statistically significant (p <0.05). We discuss this relationship and point out the importance of more positive educational practices.

En este estudio se tuvo por objetivo averiguar la relación entre el desempeño académico de niños y la percepción de ellos mismos cuanto a los estilos de liderazgo de sus profesores. Participaron 119 alumnos de 4º y 5º cursos de escuelas públicas de la Enseñanza Básica, con edad entre 8 y 11 años. Los alumnos fueron distribuidos, conforme sus notas, en tres grupos: bajo, medio y alto desempeño escolar. Se utilizó el Inventario de Estilos de Liderazgo de Profesores para recolecta de datos. Los resultados mostraron que, con relación a los grupos de desempeño escolar y los estilos de liderazgo de profesores, no hubo resultado significativo estadísticamente (p>0,05). Sin embargo, se encontró relación entre percepción de mayor uso de control coercitivo por el profesor en el grupo de menor desempeño escolar cuando comparado al grupo de alto desempeño escolar, siendo esa diferencia estadísticamente significativa (p<0,05). Se discute esta relación y se apunta para la importancia de prácticas educativas más positivas.
Descritores: Docentes
Desempenho Acadêmico
Liderança
Limites: Criança
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-955693
Autor: Lacerda, Izabella Pirro; Valentini, Felipe.
Título: Impacto da Moradia Estudantil no Desempenho Acadêmico e na Permanência na Universidade / Impact of Student Housing on Academic Performance and Permanence at the university / Impacto de la vivienda estudiantil en el desempeño académico y en la permanencia en la universidad
Fonte: Psicol. esc. educ;22(2):413-423, maio-ago. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto da moradia estudantil sobre a vida acadêmica de universitários e analisar a permanência na universidade. O delineamento da pesquisa foi quase-experimental, com dois grupos: residentes e não-residentes. Participaram 408 estudantes com idades entre 16 e 57 anos (M = 33,5 e DP = 24,75), sendo 262 residentes na moradia estudantil (59,58% mulheres) e 146 não residentes (59,54% mulheres). Os dados foram analisados em quatro situações: residentes pré e pós-processo seletivo e não residentes pré e pós-processo seletivo. Os resultados indicaram que o crescimento do rendimento acadêmico é maior entre os residentes (p ≤ 0,001, r = 0,16). Além disso, os residentes passaram a trancar menos disciplinas, após o ingresso na moradia, se comparados aos não residentes (p ≤ 0,01, r = 0,22). Tais resultados confirmam o impacto positivo da moradia estudantil sobre o rendimento acadêmico e permanência do estudante na universidade.

This study aimed to evaluate the impact of student housing on the academic life of university students and to analyze the permanence in university. The research design was quasi-experimental, with two groups: residents and non-residents. A total of 408 students aged 16 to 57 years (M = 33.5 and SD = 24.75), 262 of whom were residents of the student residence (59.58% female) and 146 non-residents (59.54% female). The data were analyzed in four situations: residents before and after the selection process and non - residents before and after the selection process. The results indicated that academic performance growth is higher among residents (p ≤0.001, r = 0.16). In addition, residents began to lock fewer subjects after entry into the household compared to non-residents (p ≤ 0.01, r = 0.22). These results confirm the positive impact of the student residence on the student's academic performance and permanence in the university.

En esta investigación se tuvo por objetivo evaluar el impacto de la vivienda para estudiantil sobre la vida académica de universitarios, y analizar la permanencia en la universidad. El delineamiento de la investigación fue casi-experimental, con dos grupos: residentes y no-residentes. Participaron408 estudiantes con edades entre 16 y 57 años (m = 33,5 ydp = 24,75), 262 eran residentes en la vivienda estudiantil (el 59,58% mujeres) y 146 no residentes (el 59,54% mujeres). Se analizaron los datos en cuatro situaciones: residentes antes y tras proceso selectivo; no residentes antes y tras proceso selectivo. Los resultados indicaron que el crecimiento del rendimiento académico es mayor entre los residentes (p ≤ 0,001, r = 0,16). Además de eso, los residentes pasaron a bloquear menos asignaturas, tras el ingreso en la vivienda, si comparados a los no residentes (p ≤ 0,01, r = 0,22).Estos resultados confirman el impacto positivo de la vivienda estudiantil sobre el rendimiento académico y permanencia del estudiante en la universidad.
Descritores: Educação Superior
Desempenho Acadêmico
Habitação
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: lil-763107
Autor: Rodriguez-Ayan, Maria Noel; Rico, María Eugenia Sotelo.
Título: Validación de la versión en español del mathematics value inventory (MVI) entre estudiantes universitarios uruguayos / Validation of the spanish version of the mathematics value inventory (MVI) among uruguayan university students
Fonte: Psicol. reflex. crit;28(4):678-689, out.-dez. 2015. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Con base en la teoría de expectativa-valor, el Mathematics Value Inventory (MVI) fue diseñado para medir la valoración de la matemática en cuatro áreas: interés, utilidad, logro y costo. En este trabajo se presenta la validación de la versión en español entre estudiantes universitarios uruguayos: validez factorial mediante análisis factorial confirmatorio (AFC), diferencias según género y validez predictiva del rendimiento académico. Se realizó un muestreo aleatorio estratificado simple según el rendimiento en matemática para un nivel de confianza de 95% y un error de 5%, participando voluntariamente 218 estudiantes (77% mujeres) de entre 18 y 29 años (M = 20.2, SD = 1.8). Los resultados confirman la estructura de cuatro factores relacionados y sugieren un factor global de segundo orden, que puede resultar más útil para una evaluación continua; el modelo de cuatro factores sería una mejor estrategia para detectar áreas problemáticas y comparar instituciones. Mayor interés y mayor necesidad de logro están asociados con un mejor rendimiento futuro; la utilidad y el costo emocional no tendrían impacto. No se encontró evidencia de diferencia según género. En suma, el MVI resulta adecuado para medir actitudes estudiantiles hacia la matemática, lo que puede orientar el diseño de estrategias de intervención (AU).

AbstractBased on the expectancy-value theory, the Mathematics Value Inventory (MVI) was intended to measure math value in four areas: interest, utility, achievement and personal cost. This paper presents the validation of the Spanish version among Uruguayan university students: factorial validity through confirmatory factor analysis (CFA), gender related differences and predictive validity of academic achievement. A stratified random sampling according to Mathematics achievement was performed, with a confidence level of 95% and an error margin of 5%, and 218 students (77% women) voluntarily participated. Ages ranged from 18 to 29 years (M = 20.2, SD = 1.8). Results confirm the four-factor structure as well as suggest a second order factor. The latter is recommended for continuous assessment of general attitude towards math, while the four-factor model could be a better strategy to identify problematic areas and career comparison. Higher interest and need for achievement are related to greater academic performance, while utility and personal cost seem to have no impact on it. No gender differences on math value were found. In sum, the MVI proved to be a suitable instrument to measure students' attitudes towards mathematics, which may help the design of intervention strategies (AU).
Descritores: Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Matemática/educação
-Psicometria
Estudantes
Uruguai
Análise Fatorial
Caracteres Sexuais
Educação Superior
Desempenho Acadêmico
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt
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Id: biblio-953540
Autor: Ribeiro, Elisa Maria Barbosa de Amorim; Peixoto, Adriano de Lemos Alves; Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt.
Título: Interação entre estudantes cotistas e não cotistas e sua influência na integração social e desempenho acadêmico na universidade / Social interaction between affirmative action students and regular students and influences in the social and academic integration at university / La interacción entre estudiantes ingressos por cupo e no ingressos por cupos y su influencia en la integración social y académica en la universidad
Fonte: Estud. psicol. (Natal);22(4):401-411, out.-dez. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A adoção das cotas nas universidades federais brasileiras instaura a convivência entre grupos de origens sociais distintas, o que repercute em diferentes vivências nos processos de integração social e acadêmica por parte de cotistas e não cotistas. Este estudo utiliza análise de redes sociais para explorar a posição de estudantes de uma universidade federal nas redes sociais informais e suas associações com desempenho acadêmico e comprometimento institucional. Novecentos e vinte e seis estudantes, de cursos de alta e baixa concorrência, responderam um instrumento sobre suas redes e o grau de comprometimento institucional. Os resultados indicam a presença de diferenças importantes entre cotistas e não cotistas nos cursos de alta concorrência: os não cotistas mais populares são os alunos com maior coeficiente de rendimento; o rendimento dos não cotistas esteve mais associado ao estabelecimento de relações intergrupais com não cotistas; e não cotistas com menos relações intergrupais apresentaram menor grau de comprometimento com a universidade.

The adoption of affirmative action access in Brazilian public universities establishes the coexistence between groups from different social backgrounds with direct repercussion in the way these different groups experience the processes of social and academic integration. This study uses Social Network Analysis to explore how students´ position in informal social networks is related with academic performance and institutional commitment. Nine hundred and twenty six students from high and low competition courses took part of a survey about their social informal networks and their institutional commitment. The results indicate important differences between groups in high competition degrees: most popular non affirmative action students are those with higher academic performance; their performance is more associated with in group relations; at the same time, non affirmative action students with fewer intergroup relations have shown lower degree of university commitment.

La adopción de cuotas en las universidades públicas brasileñas establece la coexistencia entre grupos de diferentes orígenes sociales que afecta las experiencias en los procesos de integración social y académica de los estudiantes. Este estudio utiliza el análisis de redes sociales para explorar la posición de estudiantes en las redes informales y sus asociaciones con el rendimiento académico y el compromiso institucional. Novecientos y veintiséis estudiantes, de cursos de alta y baja competencia, respondieron a un cuestionario sobre sus redes y el grado de compromiso institucional. Los resultados indican la presencia de diferencias entre estudiantes con ingreso por cupos o non cupos en los cursos altos de competencia. Los estudiantes (non cupo) más populares son los alumnos que presentan coeficiente de rendimiento más alto; los estudiantes (cupo) con más relaciones intergrupales tiene un mejor rendimiento académico; estudiantes (non cupo) con menos relaciones intergrupales tienen un menor grado de compromiso con la universidad.
Descritores: Estudantes
Universidades
Educação Superior
Desempenho Acadêmico
Relações Interpessoais
-Política Pública
Brasil
Rede Social
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Id: biblio-990121
Autor: Andreoni, Stephani; Rangel, Denise Colosso; Barreto, Giselle Cristina Bitencourt Garcia de Sá; Rodrigues, Rafael Henrique Isaias; Alves, Henrique Mozart Toso; Portela, Lucas Azevedo.
Título: O perfil das ligas acadêmicas de angiologia e cirurgia vascular e sua eficácia no ensino da especialidade / The profiles of angiology and vascular surgery academic leagues and their effectiveness in specialty education
Fonte: J. vasc. bras;18:e20180063, 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: As ligas acadêmicas são organizações estudantis extracurriculares que contam com a supervisão de um docente vinculado à instituição de ensino e visam aprimorar o conhecimento em determinadas áreas. Verificou-se, nos últimos anos, um crescimento do número de novas ligas, nas quais os graduandos têm acesso a informações complementares através de aulas, estágios e congressos. A especialidade de angiologia e cirurgia vascular encontra-se entre aquelas que dispõem dessas organizações. Objetivos Determinar o perfil acadêmico das ligas de angiologia e cirurgia vascular das faculdades de Medicina do estado de São Paulo e verificar o desempenho dos membros dessas ligas no ensino. Métodos Este estudo transversal, descritivo e analítico incluiu graduandos de Medicina membros de ligas acadêmicas de angiologia e cirurgia vascular do estado de São Paulo. Foram utilizados questionários on-line para determinação dos dados de cada liga e foram aplicadas provas para verificação do desempenho. Resultados O ingresso ocorreu prioritariamente por prova, com curso introdutório obrigatório. Realizaram-se aulas teóricas mensalmente em 42,9% das ligas. Quanto a atividades práticas, 85,7% das ligas as realizaram. A maioria das ligas (71,4%) relataram realizar atividades científicas. A comparação pareada do desempenho dos alunos nas provas demonstrou um aumento significativo na média, de 61,1 para 72,6 (p < 0,05). Conclusões As ligas acadêmicas de angiologia e cirurgia vascular do estado de São Paulo apresentam modos de funcionamento semelhantes e um perfil heterogêneo quanto a atividades teóricas, práticas e científicas. A partir da presente amostra, as ligas acadêmicas aparentam ser efetivas no ensino de angiologia e cirurgia vascular durante a graduação

Academic leagues are extracurricular student organizations that are supervised by professors on the faculty of a higher education institution and are dedicated to improving knowledge in certain areas. There has recently been a marked growth in the number of new leagues, giving undergraduate students access to additional information, lectures, internships, and conferences. Angiology and vascular surgery is one of the specialties that have such organizations. Objectives To determine the academic profile of the angiology and vascular surgery academic leagues at medical schools in the state of São Paulo, Brazil, and investigate the academic performance of their members. Methods This is a cross-sectional, descriptive, and analytical study that recruited undergraduate medical students who had joined angiology and vascular surgery academic leagues in the state of São Paulo. On-line questionnaires were used to collect data on each league and the students took examinations to determine their performance. Results Most leagues had an entrance exam for enrollment, with an obligatory introductory course. Monthly theoretical lectures were held by 42.9% of the leagues. Practical activities were provided by 85.7% of the leagues. The majority of the leagues (71.4%) were involved in scientific research. Paired-sample comparison of students' performance in the exams revealed a significant increase in mean scores, from 61.1 to 72.6 (p < 0.05). Conclusions The angiology and vascular surgery academic leagues in the state of São Paulo all function in a similar manner, but the range of theoretical, practical and scientific activities they offer are not uniform. For the sample investigated, the academic leagues appear to be effective at teaching angiology and vascular surgery during undergraduate courses
Descritores: Educação Médica
Desempenho Acadêmico
-Faculdades de Medicina
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Estudos Transversais
Análise Estatística
Educação Superior
Educação Médica Continuada/métodos
Atividades Científicas e Tecnológicas
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR44.1 - Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática Prof. Dr. Luiz Venere Décourt


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Id: biblio-976617
Autor: Coelho, Clara Cela de Arruda; Dell'Aglio, Débora Dalbosco.
Título: Engajamento escolar: Efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescência / School Engagement: Effect of Support for Parents, Teachers, and Peers in Adolescence / Participación escolar: Efecto del soporte de los padres, profesores y pares en la adolescencia
Fonte: Psicol. esc. educ;22(3):621-629, set.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho investigou a contribuição do suporte social da família, professores e pares para o engajamento escolar. Participaram 504 adolescentes, com idade média de 15,88 (DP=0,88) matriculados no ensino médio de escolas públicas. Os instrumentos foram Questionário Sociodemográfico, Brazilian Delaware Student Engagement Scale, Social Support Appraisals e Delaware School Climate Survey. Os resultados oriundos das análises de regressão hierárquica indicaram queo suporte dos professores contribuiu de forma destacada para a explicação da variância no engajamento emocional e comportamental/cognitivo. O suporte da família se mostrou preditora penas para o engajamento comportamental/cognitivo. O suporte dos pares mostrou capacidade explicativapara ambos os tipos de engajamento, depois de considerada conjuntamente a influência do suporte da família e professores. Conclui-se que o suporte social parece influenciar de forma distinta o engajamento cognitivo/comportamental e emocional. O entendimento mais aprofundado do engajamento escolar pode favorecer a realização de intervenções melhor fundamentadas no contexto escolar.

This work investigated the contribution of the social support of the family, teachers and peers to the school engagement. Participants were 504 adolescents, with a mean age of 15.88 (SD = 0.88) enrolled in high school in public schools. The instruments were Sociodemographic Questionnaire, Brazilian Delaware Student Engagement Scale, Social Support Appraisals and Delaware School Climate Survey. Results from the hierarchical regression analysis indicated that teacher support contributed prominently to the explanation of variance in emotional and behavioral / cognitive engagement. Family support proved to be a predictor only for behavioral / cognitive engagement. Peer support showed explanatory capacity for both types of engagement, after being jointly considered the influence of support from family and teachers. We conclude that social support seems to influence cognitive / behavioral and emotional engagement differently. A more in-depth understanding of school engagement may favor the implementation of interventions that are better grounded in the school context.

En este estudio se investigó la contribución del soporte social de la familia, profesores y pares para la participación escolar. Participaron 504 adolescentes, con un promedio de edad de 15,88 (DP=0,88) matriculados en la enseñanza secundaria de escuelas públicas. Los instrumentos fueron Cuestionario Socio-demográfico, Brazilian Delaware Student Engagement Scale, Social Support Appraisals y Delaware School Climate Survey. Los resultados derivados de los análisis de regresión jerárquica indicaron que el soporte de los profesores contribuye de forma destacada a la explicación de la variancia en el comprometimiento emocional y comportamental/cognitivo. El soporte de la familia se mostró predictor solo para el comprometimiento comportamental/cognitivo. El soporte de los pares apuntó capacidad explicativa para ambos los tipos de comprometimiento, después considerada conjuntamente la influencia del soporte de la familia y profesores. Se concluye que el soporte social parece influenciar de forma distinta el comprometimiento cognitivo/comportamental y emocional. El entendimiento más profundizado de la participación escolar puede favorecer la realización de intervenciones mejor fundamentadas en el contexto escolar.
Descritores: Apoio Social
Adolescente
Desempenho Acadêmico
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-996734
Autor: Pereira, Larissa O'nill de Avila; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga.
Título: PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE SEUS ALUNOS DO 5º ANO / Teachers' perception of their Fifth Grade Student / Percepción de los Profesores sobre sus Alumnos de 5º Grado
Fonte: Psicol. Educ. (Online);(45):77-86, dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O ensino fundamental de nove anos é uma realidade recente na educação brasileira e tem gerado importantes desafios especialmente na transição para a pluridocência. Este estudo investigou a percepção das professoras do 5º ano sobre seus alunos em relação ao comportamento e ao rendimento escolar. Realizou-se entrevistas semi-dirigidas com quatro professoras do 5º ano, em duas escolas particulares de Porto Alegre. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram oito categorias: mudanças na metodologia de ensino, professor como guia, postura dos alunos, diferenças quanto ao gênero, preparação para o sexto ano, comportamento e rendimento, necessidade de integração dos professores e particularidades dos alunos e rendimento escolar. A discussão dos dados apontou que os objetivos do 5º ano ainda se encontram pouco definidos e a necessidade de se rever essa etapa enfatizando a transição e estratégias para a pluridocência. Os professores precisam de orientação para atuar com os alunos nessa fase do ensino fundamental e o apoio do psicólogo escolar torna-se relevante para proporcionar um espaço de escuta das demandas vivenciadas pelos mesmos.

The nine-year elementary education is a new reality in razilian education and has generated significant challenges especially in the transition to a multi- disciplinary situation involving several teachers. This study investigates the perception by fifth grade teachers of their students regarding behavior and academic performance. Semi-structured interviews were conducted with four teachers of the fifth year, in two private schools in Porto Alegre. Data were analyzed through Bardin Content Analysis. The results showed eight categories: changes in teaching methodology, teacher as a guide, students' posture, gender differences, fifth year preparing for the sixth year, behavior X school performance, the need for integration of teachers in the fifth year and particularities of students reflecting on school performance. The discussion of the data showed that the objectives of the fifth year are still poorly defined; as well as the need to review this step, emphasizing the transition to a multi-disciplinarity context and strategies involved. Teachers need guidance in dealing with students at the stage of basic education and school psychologist support becomes important to provide a space for listening to the demands experienced by them.

La educación básica de nueve años es una nueva realidad en la educación brasileña y ha generado importantes retos, especialmente en la transición para el multidisciplinario. Este estudio investiga la percepción de los maestros de 5º grado sobre de sus alumnos con respecto al comportamiento y rendimiento académico. Se ha llevado a cabo entrevistas semi estructuradas con cuatro maestras de 5º grado, en dos escuelas privadas de Porto Alegre. Los datos fueron analizados a través del análisis del contenído. Los resultados evidenciaron ocho categorías: cambios en la metodología de enseñanza, maestro como guía, postura de los estudiantes, diferencias de género, preparación para el sexto año, comportamiento, rendimento escolar, necesidad de integración de los profesores, particularidades de los estudiantes y rendimiento escolar. La discusión de los datos mostró que los objetivos del 5º grado todavia se encuentran poco definidos, habiendo necesidad de revisar esta etapa, haciendo hincapié en la transición y estratégias para el multidiciplinario. Los maestros necesitan orientación para actuar con los estudiantes en esta fase de la educación básica por lo tanto el apoyo del psicólogo de la escuela se convierten en hecho fundamental para proporcionar un espacio para escuchar las demandas de los maestros.
Descritores: Psicologia Educacional
Modelos Educacionais
Ensino Fundamental e Médio
Desempenho Acadêmico
-Percepção
Docentes
Limites: Seres Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


  9 / 81 LILACS  
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Id: biblio-975314
Autor: Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo; Silva, Jasiele Aparecida de Oliveira; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Oliveira, Katya Luciane de.
Título: Predictive power of socio-emotional variables on academic performance and chance of dropout / Predição das variáveis sociemocionais no desempenho acadêmico e chance de evasão / Predicción de las variables socioemocionales en el desempeño académico y posibilidad de evasión
Fonte: Estud. psicol. (Natal);23(1):14-21, jan.-mar. 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Socio-cognitive and socio-affective variables are associated with learning and the process of adaptation to higher education. This research aimed to verify, in a longitudinal way, the predictive power of these variables in the academic performance and the chances of dropout perceived by university students. Participants included 136 physical education students from a private institution. A questionnaire on self-efficacy and performance expectations was administered at the beginning of the semester together with the Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment. After knowing the results at the end of the semester, the questionnaire on self-efficacy and satisfaction with performance was administered. The results showed that in a negative sense, the main predictor of the chances of dropout was self-efficacy for conscientiousness. The belief in being organized, self-regulated, and self-motivated leads students to see themselves with lower changes of dropout, regardless of the immediate results of academic assessments.

Variáveis sociocognitivas e socioafetivas estão associadas ao aprendizado e ao processo de adaptação ao ensino superior. Com desenho longitudinal, esta pesquisa objetivou verificar o poder preditivo destas variáveis no desempenho acadêmico e a chance de evasão percebida por estudantes do ensino superior. Participaram 136 alunos de educação física de uma instituição particular. Foram aplicados no início do semestre um questionário sobre autoeficácia e expectativas de desempenho juntamente com o Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment. No final do semestre, após o conhecimento das notas, foi aplicado o questionário sobre autoeficácia e satisfação com o desempenho. Os resultados revelaram que, em sentido negativo, o principal preditor das chances de evasão foi a autoeficácia para conscienciosidade. A crença em ser um aluno organizado, capaz de autorregular-se, ser esforçado e autônomo leva o aluno a perceber-se com menores chances de evasão, independente dos resultados imediatos de avaliações acadêmicas.

Variables sociocognitivas y socioafectivas están asociadas al aprendizaje y al proceso de adaptación a la enseñanza superior. Esta investigación tuvo como objetivo verificar, de forma longitudinal, el poder de predicción de esas variables en el desempeño académico y la posibilidad de evasión percibida por estudiantes de la enseñanza superior. Participaron 136 alumnos de educación física de una institución privada. Fueron aplicados, al comienzo del semestre, un cuestionario sobre autoeficacia y expectativas de desempeño, juntamente con el Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment. Después de conocer las notas al final del semestre, fue aplicado el cuestionario sobre autoeficacia y satisfacción con el desempeño. Los resultados mostraron que, de forma negativa, el principal predictor de las posibilidades de evasión fue la autoeficacia para escrupulosidad. La creencia de ser un alumno organizado, capaz de autorregularse, ser esforzado y autónomo, lleva al alumno a verse con menos posibilidades de evasión, independientemente de los resultados inmediatos de las evaluaciones académicas.
Descritores: Testes Psicológicos
Estudantes/psicologia
Educação Superior
Avaliação Educacional
Desempenho Acadêmico/psicologia
-Brasil
Inquéritos e Questionários
Análise de Regressão
Pesquisa Qualitativa
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Autor: Martins, Lara Barros; Zerbini, Thaís.
Título: Fatores influentes no desempenho acadêmico de universitários em ações educacionais a distância / Factors that influence students' academic performance in distance learning higher education / Factores influyentes en el rendimiento académico de estudiantes en la enseñanza virtual
Fonte: Estud. psicol. (Natal);21(3):317-327, jul.-set. 2016. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Ao passo em que a educação a distância assume destaque, são necessárias investigações que atestem a eficácia e aplicabilidade da modalidade, em termos do alcance dos resultados de aprendizagem. Testou-se um modelo para a avaliação de ações educacionais a distância, visando identificar preditores de aprendizagem, incluindo estratégias de aprendizagem, frequência nos recursos da web e reações aos procedimentos instrucionais e ao desempenho do tutor. Foram aplicados os questionários aos alunos das disciplinas semipresenciais Metodologia Científica e Economia, ofertadas a todos os graduandos da universidade privada participante. Através da análise de regressão múltipla padrão, verificou-se que as estratégias de aprendizagem autorregulatórias e a frequência de uso das ferramentas da web explicaram a ocorrência de aprendizagem; as reações favoráveis aos procedimentos instrucionais estiveram negativamente associadas ao desempenho acadêmico dos estudantes. Os resultados empíricos obtidos trazem implicações práticas que podem impactar no aprimoramento do planejamento instrucional e nos efeitos de cursos a distância.

Abstract As distance education becomes more noticeable, research is necessary to certify its effectiveness and applicability, and verify whether the expected learning outcomes are achieved. This study tested an e-learning assessment model to identify learning predictors, including learning strategies, frequency of use of web tools, and students' reaction to the instructional procedures and to the tutor. The questionnaires were applied to the students of the blended disciplines Scientific Methodology and Economics, offered to all the undergraduates of the private university that participated on this study. Results of multiple regression analysis show that the self-regulatory learning strategies and the frequency of use of web tools explained the occurrence of learning; the favorable reactions to the instructional procedures were negatively associated to the students' academic performance. The empirical results bring practical implications that may impact on the improvement of instructional design and the effects of e-learning programs.

Resumen En tanto que la enseñanza virtual asume protagonismo, se necesitan investigaciones para certificar su eficacia y aplicabilidad, respecto a los resultados del aprendizaje. Fue probado un modelo para evaluar la enseñanza virtual, visando identificar predictores de aprendizaje, entre las estrategias de aprendizaje, la frecuencia de uso de los recursos web, y las reacciones a los procedimientos de instrucción y al tutor. Fueron administrados cuestionarios a los estudiantes de las disciplinas semipresenciales, Metodología Científica y Economía, ofrecidas a todos los estudiantes de la universidad privada partícipe. A través del análisis de regresión múltiple estándar, se descubrió que las estrategias de aprendizaje de autorregulación y la frecuencia de uso de las herramientas web explicaron la ocurrencia del aprendizaje; las reacciones favorables a los procedimientos de instrucción estuvieron negativamente asociados al rendimiento académico de los estudiantes. Los resultados empíricos traen implicaciones prácticas para mejorar el diseño y los efectos de la enseñanza virtual.
Descritores: Estudantes/psicologia
Educação a Distância
Educação Superior
Avaliação Educacional
Aprendizagem
-Tecnologia
Brasil
Desempenho Acadêmico/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede



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