Base de dados : LILACS
Pesquisa : I02.399.136 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 56 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 6 ir para página                

  1 / 56 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Lunardi, Valéria Lerch
Texto completo
Id: biblio-947513
Autor: Ramos, Aline Marcelino; Tomaschewski-Barlem, Jamila Geri; Lunardi, Valéria Lerch; Barlem, Edison Luiz Devos; Schmidt, Lídia Garcia; Nogario, Aline Carniato Dalle.
Título: Determinantes da satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagem / Determinants of undergraduate nursing students' satisfaction with the academic experience / Determinantes de la satisfacción con la experiencia académica de los estudiantes de pregrado de enfermería
Fonte: Rev. enferm. UERJ;24(4):e9555, jul./ago. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: conhecer os fatores que determinam a satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, descritiva, desenvolvida com 27 estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil, mediante entrevistas semiestruturadas. A coleta de dados ocorreu nos meses de fevereiro e março de 2013. Os dados foram analisados através da análise textual discursiva. Este estudo, cumprindo o recomendado na Resolução no 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa local (Parecer no 59/2012). Resultados: emergiram três categorias referentes aos determinantes da satisfação acadêmica - determinantes acadêmicos e curriculares, determinantes institucionais e determinantes sociais. Constatou-se que os estudantes, de modo geral, encontram-se satisfeitos no que tange às três dimensões analisadas. Conclusão: espera-se que o reconhecimento dos fatores determinantes da satisfação acadêmica possa contribuir para o planejamento e implementação de estratégias que visem qualificar a formação profissional desses estudantes.

Objective: to learn the factors that determine satisfaction with the academic experience among undergraduate nursing students. Method: in this qualitative, descriptive study of 27 undergraduate nursing students at a public university in southern Brazil, data were collected through semi-structured interviews in February and March 2013 and analyzed using textual discourse analysis. This study complied with the recommendations of National Health Council Resolution 466/12 and was approved by the local research ethics committee (Opinion 59/2012). Results: three categories of determinants emerged regarding academic satisfaction - academic and curricular determinants, institutional determinants and social determinants. Students were generally found to be satisfied in the three dimensions examined. Conclusion: it is expected that recognition of the determinants of academic satisfaction can contribute to the planning and implementation of strategies to inform these students' training.

Objetivo: conocer los factores que determinan la satisfacción de los estudiantes de licenciatura en enfermería con la experiencia académica. Método: investigación cualitativa, descriptiva, desarrollada junto a 27 estudiantes de licenciatura en enfermería de una universidad pública en el sur de Brasil a través de entrevistas semiestructuradas. La recolección de datos se llevó a cabo en febrero y marzo de 2013. Los datos fueron analizados utilizando el análisis del discurso de texto. Este estudio, cumpliendo lo recomendado en la Resolución n° 466/12 del Consejo Nacional de Salud, fue aprobado por el Comité de Ética de Investigación Local (Opinión no 59/2012). Resultados: surgieron tres categorías en cuanto a los determinantes de la satisfacción académica: determinantes académicos y curriculares, determinantes institucionales y determinantes sociales. Se constató que los estudiantes, en general, están satisfechos acerca de las tres dimensiones analizadas. Conclusión: se espera que el reconocimiento de los factores determinantes de la satisfacción académica pueda contribuir a la planificación e implementación de estrategias para calificar la formación de estos estudiantes
Descritores: Satisfação Pessoal
Estudantes de Enfermagem
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Desempenho Acadêmico
Sucesso Acadêmico
-Epidemiologia Descritiva
Pesquisa Qualitativa
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


  2 / 56 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-975285
Autor: Oliveira, Katya Luciane de; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Inácio, Amanda Lays Monteiro.
Título: Adaptação acadêmica e estilos intelectuais no ensino superior / Academic adaptation and intellectual styles in higher education / Adaptación académica y estilos intelectuales en la enseñanza superior
Fonte: Estud. Interdiscip. Psicol;9(3,supl.1):73-89, dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O desenvolvimento acadêmico e intelectual durante o curso universitário pode ser favorecido com a necessária adaptação ao novo contexto. A presente pesquisa objetivou verificar a adaptação acadêmica e os estilos intelectuais de universitários, identificando possíveis diferenças em relação aos cursos escolhidos, bem como analisar as correlações entre as dimensões da adaptação acadêmica e os estilos intelectuais prevalentes. Participaram 628 estudantes de cursos e universidades distintos, que responderam coletivamente a duas escalas. A primeira avaliava a adaptação acadêmica ao ensino superior, com cinco dimensões: planejamento de carreira, adaptação social, adaptação pessoal/emocional, adaptação ao estudo e adaptação institucional. A segunda avaliava os estilos intelectuais, com treze estilos possíveis. Os resultados mostraram que a pontuação mais elevada foi em planejamento de carreira e no estilo hierárquico. Diferenças significativas em razão do curso, bem como correlações entre as variáveis, foram observadas. Os dados são discutidos do ponto de vista da avaliação psicoeducacional.

Academic and intellectual development during the university course can be greatly favored if they have the necessary adaptation to the new context. The present research aimed to verify the academic adaptation and the intellectual styles of university students, identifying possible differences in relation to the chosen courses, as well as to analyze the correlations between the dimensions of academic adaptation and the prevalent intellectual styles. Participants included 628 students from different courses and universities, who responded collectively to two scales. The first evaluated the academic adaptation to higher education, with five dimensions: career planning, social adaptation, personal/emotional adaptation, adaptation to study, and institutional adaptation. The second evaluated intellectual styles, with thirteen possible styles. The results showed that the highest score was in career planning and hierarchical style. Significant differences by course, as well as correlations between variables were observed. The data are discussed from the point of view of psychoeducational evaluation.

El desarrollo académico e intelectual durante el curso universitario puede ser muy favorecido si tienen la necesaria adaptación al nuevo contexto. La presente investigación objetivó verificar la adaptación académica y los estilos intelectuales de universitarios, identificando posibles diferencias en relación a los cursos escogidos, así como analizar las correlaciones entre las dimensiones de la adaptación académica y los estilos intelectuales prevalentes. Participaron 628 estudiantes de cursos y universidades distintos, que respondieron colectivamente a dos escalas. La primera evaluaba la adaptación académica a la enseñanza superior, con cinco dimensiones: planificación de carrera, adaptación social, adaptación personal/emocional, adaptación al estudio, y adaptación institucional. La segunda evaluaba los estilos intelectuales, con trece estilos posibles. Los resultados mostraron que la puntuación más alta fue en planificación de carrera y en el estilo jerárquico. Se observaron diferencias significativas en razón del curso, así como correlaciones entre las variables. Los datos se discuten desde el punto de vista de la evaluación psicoeducativa.
Descritores: Educação Superior
Desempenho Acadêmico
-Estudantes/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


  3 / 56 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: lil-794511
Autor: Rodríguez-Hopp, María Paz; González Providell, Sergio; Molina Castillo, Claudio; Martínez Rondanelli, Benjamín; Rebolledo, Juan.
Título: Análisis del ambiente educacional en escuela de odontología chilena / Assessment of the educational environment in a chilean dental school
Fonte: Rev. clín. periodoncia implantol. rehabil. oral (Impr.);9(2):153-162, ago. 2016. tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo Evaluar la precepción del ambiente educativo por parte de los estudiantes de odontología en 2 períodos críticos de su formación: preclínico y clínico, transición desde la sala de clase a ambientes clínicos y comienzo de la atención de pacientes. Método Doscientos setenta y cinco estudiantes de odontología de la Universidad San Sebastián fueron sometidos al cuestionario DREEM en su versión en español el año 2012, en 3.er, 4.° y 5.° año (117 estudiantes en preclínico y 158 en clínica). Se calcularon los resultados individuales y los promedios globales e individuales de cada dominio. El test de Chi cuadrado fue realizado para analizar las diferencias entre los datos nominales. El coeficiente alfa de Cronbach fue utilizado para evaluar la consistencia interna de las subescalas del cuestionario. Valores de p menores a 0,05 fueron considerados significativos. Resultados La puntuación media fue de 120,42 en el área preclínica y de 121,83 a 110,38 en el área clínica. Con respecto al proceso de enseñanza aprendizaje, los estudiantes tienen una buena percepción del ambiente. Los dominios de percepción de los profesores y autopercepción social obtuvieron los puntajes más bajos. Discusión La percepción de los estudiantes de preclínico es diferente a los del área clínica. Estos últimos sienten que la participación en el aula disminuye, lo que puede deberse al mayor número de horas clínicas versus horas teóricas. La identificación de áreas positivas y negativas permite orientar acciones para mejorar el ambiente educativo para los estudiantes de la facultad.

Objective To evaluate the educational environment in dental school perceived by students at two critical transitional periods in their education: Preclinical and clinical (transition from the classroom to clinical environments and commencement of patient care) Method A total of 275 dental students (third, fourth and fifth year) of the San Sebastian University Dental School were asked to complete the Spanish adaptation of the DREEM Questionnaire in 2012 in (117 were preclinical and 158 were clinical students). The individual results were calculated, as well as both the overall and individual domain scores. The chi-squared test was used to analyse differences in nominal data. Cronbach's alpha was employed to assess the internal consistency of the subscales of the instrument. A P<.05 was considered statistically significant. Results The mean score was 120.42 in the preclinical area, and 121.83 to 110.38 in the clinical area. As regards the learning and teaching process, students have a good perception of the environment. The domains of perception of Teachers and Social Self-Perception obtain the lowest scores. Discussion The perceptions of the students in the preclinical area differ from those of the clinical area, with the latter feeling that participation in the classroom decreases. This may be due to the fact that the number of practice hours are much greater than theory hours, leading to a considerable reduction in the amount of classroom time at the expense of an increase in clinical hours. The identified positive and negative areas will help to focus actions to improve the educational environment for dentistry students.
Descritores: Faculdades de Odontologia
Estudantes de Odontologia
Ensino
Inquéritos e Questionários
Desempenho Acadêmico
-Chile
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


  4 / 56 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-958481
Autor: Nobre, Francisco Salviano Sales; Bandeira, Paulo Felipe Ribeiro; Valentini, Nadia Cristina.
Título: Desempenho escolar associado ao desempenho motor e ao sexo em diferentes subculturas nordestinas / Academic achievement associated with motor performance and sex in different subcultures
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;27(2):213-218, 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: School and motor performances demonstrates achievements of children throughout childhood. Gender and the child's developmental context interfere with the differentiated trends of intensity and direction of school and motor performance. OBJECTIVE: To analyze the association among school performance, motor performance, and the sex of children of different subcultures. METHOD: The study included 233 children aged 7 to 10 years, 127 boys (8.2 ± 0.92 years) and 106 girls (8.4 ± 0.85 years), from three different subcultures (semi-arid, mountainous, and coastal weather) of Northeast Brazil. Data were collected from the School Performance Test and the Test of Gross Motor Development-2. Descriptive statistics, comparisons, and multivariate multiple linear regressions were used for analysis. RESULTS: It was found that school delays were prevalent in boys, and motor delays, specifically in object control skills, were prevalent in girls. Motor performance is positively associated with performance in writing, reading, and arithmetic, but this relationship is specific for each subculture. CONCLUSION: There was an association among school performance, motor performance, and the sex of children in different Northeastern subcultures, evidencing the influence of subcultures and gender on the children's performance.

INTRODUÇÃO: O desempenho escolar e motor retratam conquistas de crianças ao longo da infância. O sexo e o contexto de desenvolvimento da criança interferem nas tendências diferenciadas de intensidade e direções do desempenho escolar e motor. OBJETIVO: Analisar a associação entre o desempenho escolar, o desempenho motor e sexo de crianças de diferentes subculturas. MÉTODO: Participaram da pesquisa 233 crianças oriundas de três diferentes subculturas (semiárido, serrana e litorânea) do Nordeste do Brasil. Os dados foram coletados a partir do Teste de Desempenho Escolar e o Test of Gross Motor Development-2. Para analise utilizaram-se da estatística descritiva, comparações e regressão linear múltipla multivariada. RESULTADOS: Verificou-se que atrasos escolares foram prevalentes nos meninos e os atrasos motores, especificamente em habilidades de controle de objetos, nas meninas. O desempenho motor associou-se positivamente com o desempenho na escrita, leitura e aritmética, sendo, porém, essa relação específica para cada subcultura. CONCLUSÃO: Houve associação entre desempenho escolar, motor e o sexo de crianças nas diferentes subculturas nordestinas, evidenciando a influencia das subculturas e do sexo no desempenho dessas crianças.
Descritores: Desempenho Psicomotor
Modelos Lineares
Desenvolvimento Infantil
Características Culturais
Desempenho Acadêmico
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Conjunto de Dados
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  5 / 56 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-958479
Autor: Silva, Cláudia da; Capellini, Simone Aparecida.
Título: Comparação do desempenho em tarefas metalinguísticas entre estudantes com e sem risco de dislexia / Comparison of performance in metalinguistic tasks among students with and without risk of dyslexia
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;27(2):198-205, 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: Studies on students at risk for dyslexia have increased as well as the interest in verifying whether tasks involving a phonological basis can favor the performance of these students in the initial literacy process. OBJECTIVE: Evaluate the performance of students with and without risk of dyslexia in metalinguistic tasks. METHODS: Participants of this study were 40 students, aged between 5-6 years, enrolled in the 1st year of elementary school, divided into two groups, GI: composed of 20 students without risk of dyslexia and GII: composed of 20 students at risk of dyslexia, both groups were submitted to the Evaluation Cognitive Linguistic Skills Protocol - collective and individual version (adapted), and phonological intervention composed of tasks of relation letter/sound alphabet in sequence and in random order, rhyme, identification and manipulation of words, identification and production of syllables, syllabic segmentation and analysis, identification and phonemic segmentation, substitution, synthesis, analysis and phonemic discrimination. : Indicated that the students from GI and GII showed statistically superior performance in the post testing compared to the performance obtained in the pre testing. CONCLUSION: The students at risk of dyslexia showed an increase in the mean of performance after the intervention, however, when compared with the performance of the students without risk for dyslexia, they presented inferior performance, indicating that, even after have underwent to the intervention, they did not reach the mean of performance of students without risk for dyslexia in metalinguistic tests.

INTRODUÇÃO: Estudos sobre escolares de risco para a dislexia tem se tornado cada vez mais frequentes, assim como, o interesse em verificar se as tarefas envolvendo uma base fonológica podem favorecer o desempenho desses escolares em processo inicial de alfabetização. OBJETIVO: Avaliar o desempenho de escolares com e sem risco para a dislexia em tarefas metalinguísticas. MÉTODO: Participaram deste estudo 40 escolares, com idade entre 5 a 6 anos, matriculados no 1º ano do ensino fundamental, divididos em dois grupos, GI: composto por 20 escolares sem risco para dislexia e GII: composto por 20 escolares de risco para a dislexia, ambos os grupos foram submetidos ao Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-Liguísticas nas versões coletiva e individual (adaptado), e a intervenção fonológica composta por tarefas de relação letra/som do alfabeto em sequência e em ordem aleatória, rima, identificação e manipulação de palavras, identificação e produção de sílabas, segmentação e análise silábica, identificação e segmentação fonêmica, substituição, síntese, análise e discriminação fonêmica. RESULTADOS: Indicaram que os escolares do GI e GII apresentaram desempenho estatisticamente superior na pós-testagem comparado ao desempenho obtido na pré-testagem. CONCLUSÃO: Os escolares de risco para a dislexia apresentaram aumento das médias de desempenho após a intervenção, no entanto, ao ser comparado com o desempenho dos escolares sem risco para a dislexia, apresentaram desempenho inferior, indicando que, mesmo após, submetidos à intervenção, não alcançaram as médias de desempenho dos escolares sem risco para a dislexia em provas metalinguísticas.
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Ensaio Clínico
Dislexia
Alfabetização
Desempenho Acadêmico
Aprendizagem
Linguística
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Ensaio Clínico
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  6 / 56 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-995432
Autor: Lima, Fernanda Francisca de Carvalho.
Título: Perfil nutricional e distorção série-idade de alunos do 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas da cidade do Recife-PE / Nutritional profile and age-series distortion of 6th grade elementary school students from the city of Recife-PE.
Fonte: Recife; s.n; 2016.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Pernambuco para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de investigar como o estado nutricional pode influir no rendimento acadêmico e delinear o perfil nutricional de alunos do 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas da cidade do Recife-PE.O desenho metodológico se dá em três etapas, a primeira apresenta um modelo teórico, onde se introduz uma função de produção educacional teórica. A segunda etapa trata da estimação empírica. A terceira e última etapa aborda a base de dados e variáveis utilizadas oriundas de uma base de dados de estudo realizado pela Fundação Joaquim Nabuco, no ano de 2013, a partir de uma amostra representativa dos alunos do 6º ano (5ª série) das escolas públicas da cidade do Recife, Pernambuco. Os resultados obtidos revelam que 1,23% dos indivíduos são classificados com magreza acentuada; 5,04% com magreza; 60,43% são eutróficos; 16,88% tem sobrepeso; 14,89% são obesos e 1,34% tem obesidade grave. No que diz respeito à distorção série-idade, observa-se que, em média, o grupo de tratados risco apresenta um EMT de 0,15, o que significa dizer que os estudantes em situação de subnutrição possuem uma defasagem escolar superior aos demais em 43% (0,15/0,35=0,43). Já para o grupo de tratados obesos, apresentam em média, um EMT de -0,05, o seja, os estudantes obesos possuem uma defasagem escolar inferior aos demais em 17% (-0,05/0,30=-0,17). Quando o resultado escolar é a nota de matemática, não se observa diferença estatisticamente significante entre os grupos a um nível de significância de 5% nem para o tratamento risco tampouco para o tratamento obeso. Do ponto de vista do desempenho educacional, a subnutrição ainda é uma questão presente e aparentemente no curto prazo, traz consequências mais danosas que a obesidade ao processo cognitivo, assim sendo, merece posição de destaque em se tratando de políticas públicas educacionais.(AU)
Descritores: Política Pública
Economia da Saúde
Estado Nutricional
Desempenho Acadêmico
-Brasil
Desnutrição/epidemiologia
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 56 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-988599
Autor: Córdova Burgos, María Olimpia; Sabillón, Nicolás; Fletes Ramírez, Bianca J; Martínez Matute, Orlando; Méndez, Alejandra.
Título: Características de exámenes escritos, asignaturas de patología, carrera medicina, Universidad Nacional Autónoma de Honduras / Characteristics of written examinations, Pathology courses, medical career, National Autonomous University of Honduras
Fonte: Rev. fac. cienc. méd. (Impr.);15(2):9-16, jul.-dic. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Los exámenes escritos como parte de la evaluación de los aprendizajes son un mecanismo regulador del proceso educativo, que permite comprobar si se adquirieronlas habilidades y destrezas planificadas. Objetivo: Determinar las características y habilidadescognitivas valoradas enlos exámenes escritos de las asignaturas de Patología, Carrera de Medicina. Material y Métodos: Estudio transversal descriptivo. La unidad de análisis consistió en exámenes escritosde la asignatura de Patología I con 49 preguntas y Patología II con 46, realizados en el primer semestre del 2017. El número de secciones fueron 14; 6 en Patología I y 8 en Patología II, con un total de 433 estudiantes. Losexámenes revisados fueron del primer y último parcial 862; 296 en Patología I y 566 en Patología II. Se revisaron 1 324 preguntas, clasificándose según habilidad cognitiva memoria, compresión, análisis y síntesis. Para el análisis de los datos se utilizaronlos programas SPSS y Excel. Resultados: En las asignaturas de Patología I y II, se aplicaron exámenes escritos unificados; se emplearon 3 tipos de reactivos; selección única 30(61%) y 30(65%); completación 15(31%) y 10(22%);enumeración 4(8%) y 6(13%), respectivamente. Las habilidades cognitivas: memoria 71(72.5%)y 74(80.5%); comprensión 22(22.5%) y 17(18.5%);1Profesor Titular II, Departamento de Psiquiatría, UNAH.2 Profesor Titular IV, Departamento de Patología, UNAH.3 Pedagoga UTES, UNAH.4 Profesor Titular I, Departamento Ciencias Morfológicas, UNAH. 5 Asistente Técnico UTES, UNAH.Autor de correspondencia: nsabillon2002@yahoo.esRecibido: 25/6/18 Aceptado: 6/11/18análisis 5( 5%) y 1(1%). El número de preguntas acertadas en las habilidades cognitivas de patología 1 fue: memoria 7 250, comprensión 2 206 y análisis 468. El porcentaje de aciertos por habilidades cognitivas, fue: 50% y 57.3% en memoria; 15.2 % y 12.2 % en comprensión; 3.2 % y 1.1% en análisis. Conclusión: En la evaluación de los aprendizajes, mediante exámenes escritos en las asignaturas de Patología, el tipo de pregunta de mayor frecuencia fue selección única yla habilidad cognitiva más evaluada y acertada fue memoria...(AU)
Descritores: Questões de Exames
Avaliação Educacional/métodos
Desempenho Acadêmico
-Patologia
Estudantes de Medicina
Limites: Seres Humanos
Responsável: HN1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  8 / 56 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-986597
Autor: Laforcada Rios, Carlos.
Título: El programa Delfos para calcular el grado de dificultad en exámenes de selección múltiple / Delfos program to calculate the difficulty level in multiple-choice questions
Fonte: Cuad. Hosp. Clín = Cuad. - Hosp. clín;59(2):74-80, 2018. ilus..
Idioma: es.
Descritores: Técnica Delfos
Desempenho Acadêmico
Neurofisiologia/educação
Responsável: BO138.1 - Biblioteca Central


  9 / 56 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-947045
Autor: Bortolini, Eliege; Kirchner, Rosane Maria; Hildebrandt, Leila Mariza; Leite, Marinês Tambara; Costa, Marta Cocco da.
Título: Sintomas preditivos de depressão em escolares em diferentes cenários sociodemográficos / Predictive symptoms of depression in schoolchildren in different sociodemographic scenarios / Síntomas predictores de depresión entre los estudiantes con escenarios sociodemográficos distintos
Fonte: Rev. enferm. UERJ;24(1):e6680, jan.-fev. 2016. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: verificar sintomas preditivos de depressão em escolares de escolas pública e particular, segundo os diferentes cenários sociodemográficos. Método: estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa. Participaram 126 adolescentes de duas escolas, uma pública e outra privada, do Rio Grande do Sul/Brasil, em 2012. Para tanto, utilizaram-se os instrumentos: Children Depression Inventory e questionário sociodemográfico. A análise dos dados baseou-se na estatística descritiva, teste quiquadrado, com o auxílio do software Statistical Package for Social Sciences. Resultados: os resultados apontam percentuais significativos de sintomas preditivos de depressão nos adolescentes de 6ª a 8ª séries (17,5%), com predomínio naqueles de escola pública. Conclusão: a depressão em crianças e adolescentes faz parte do cenário escolar e, para isso, é necessário que os profissionais envolvidos estejam atentos às questões de saúde, incluindo os sintomas depressivos, visando reduzir a ocorrência de depressão e construir estratégias de prevenção e de qualidade de vida desses indivíduos.

Objective: to examine symptoms predictive of depression in children at public and private schools, particularly by different sociodemographic scenarios. Method: this is a transverse, quantitative, descriptive study. Participants were 126 teenagers at one public and one private school in Rio Grande do Sul State, Brazil, in 2012. Data were collected using the Children's Depression Inventory and a sociodemographic questionnaire. Data analysis was based on descriptive statistics (chi-square), assisted by the Statistical Package for Social Sciences. Results: the results indicate significant percentages of symptoms predictive of depression in teenagers in grades 6 to 8 (17.5%), occurring more frequently in public school students. Conclusion: it was concluded that the depression in children and teenagers forms part of school life, requiring that people directly involved with schoolchildren be alert to symptoms of depression, in order to reduce the occurrence of depression and to construct prevention strategies and improve these individuals' quality of life.

Objetivo: identificar los síntomas predictores de depresión entre los estudiantes de las escuelas públicas y privadas, de acuerdo con los distintos escenarios sociodemográficos. Método: estudio descriptivo, transversal, con enfoque cuantitativo. Han participado 126 adolescentes de dos escuelas, una pública y otra privada del Rio Grande do Sul/Brasil, en 2012. Para ello, se han utilizado los siguientes instrumentos: Children Depression Inventory y cuestionario sociodemográfico. El análisis de los datos se basó en la estadística descriptiva, test Chi-cuadrado, con la ayuda del software Statistical Package for Social Sciences. Resultados: los resultados muestran un porcentaje significativo de los síntomas predictivos de depresión en adolescentes de 6º a 8º años (17,5%), en su mayoría oriundos de escuelas públicas. Conclusión: se concluye que la depresión en niños y adolescentes hace parte del escenario escolar y, por ello, es necesario que los profesionales involucrados estén atentos a las cuestiones de salud, incluyendo los síntomas depresivos, con vistas no sólo a reducir la incidencia de la depresión, sino también a desarrollar estrategias de prevención y de calidad de vida de esas personas.
Descritores: Saúde da Criança
Adolescente
Enfermagem
Depressão
Depressão/prevenção & controle
Desempenho Acadêmico
-Serviços de Saúde Escolar
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Limites: Criança
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


  10 / 56 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: biblio-899823
Autor: Cigarroa, Igor; Sarqui, Carla; Palma, Danila; Figueroa, Nicole; Castillo, María; Zapata-Lamana, Rafael; Escorihuela, Rosa.
Título: Estado nutricional, condición física, rendimiento escolar, nivel de ansiedad y hábitos de salud en estudiantes de primaria de la provincia del Bio Bío (Chile): Estudio transversal / Nutritional status, fitness, school performance, anxiety level and health habits in primary school in the Bio Bío province of Chile: A cross-sectional study
Fonte: Rev. chil. nutr;44(3):209-217, 2017. tab.
Idioma: es.
Projeto: CONYCYT/BECA CHILE/PAI.
Resumo: RESUMEN En los últimos años, la obesidad ha aumentado y ello se ha asociado a una disminución de la condición física, problemas psicológicos y un bajo rendimiento escolar. El objetivo fue describir el estado nutricional, la condición física, el rendimiento escolar, el nivel de ansiedad y los hábitos de salud en escolares de enseñanza básica (6-7 años), y evaluar las diferencias entre sobrepesos/obesos y normo-pesos. Se realizaron dos estudios (n= 276) en escolares de 1° y 2° año básico. En ambos estudios, se obtuvieron parámetros antropométricos, de condición física y de rendimiento académico. Adicionalmente, en el 1° estudio se midió el perímetro de cintura (PC) y en el 2° hábitos de salud y sintomatología ansiosa. Niños y niñas presentaron altos niveles de sobrepeso y obesidad. Quienes poseían mayores niveles de IMC/edad tenían peor condición física, dedicaron menos horas semanales a actividad física sistemática y comían más alimentos no saludables. No hubo diferencias en rendimiento académico. Las niñas con sobrepeso/obesidad presentaron menores niveles de ansiedad que las con normopeso. Si bien estos resultados revelan el actual estado nutricional, condición física, académica y mental de una muestra de escolares de enseñanza básica, se necesitan más estudios para confirmar el alto grado de obesidad y sobrepeso detectado.

ABSTRACT In recent years, obesity has increased and its presence has been associated with poor physical condition, psychological problems and poor school performance. The aim of this study was to describe nutritional status, physical condition, school performance, anxiety level, and health habits in primary schoolchildren (6-7 years old). We also determined differences among overweight/obese and normal weight groups. Two studies were conducted among 1st and 2nd graders (n=276). In both studies we measured: anthropometry, physical fitness, and academic performance. In addition, in the first study, waist circumference was measured and, in the 2nd study, health habits and anxiety symptoms were obtained. Boys and girls had high levels of overweight and obesity. Those who had higher levels of BMI/age had worse physical fitness, spent less hours per week in scheduled physical activity, ate more unhealthy foods. There were no differences in academic performance. Overweight/obese girls had lower anxiety symptoms than normal weight girls. While these results shed light on current nutritional status, physical, academic and mental condition of a sample of primary school children, further studies are needed to confirm the elevated levels of obesity and overweight detected.
Descritores: Ansiedade
Estudantes
Aptidão Física
Estado Nutricional
Estilo de Vida Saudável
Desempenho Acadêmico
-Ensino Fundamental e Médio
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CL334.1 - Biblioteca UBO



página 1 de 6 ir para página                
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde