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Id: biblio-1129857
Autor: Chamié, Daniel; Oliveira, Fernanda; Braga, Sérgio; Costa, José Ribamar; Siqueira, Dimytri Alexandre Alvim de; Staico, Rodolfo; Costa, Ricardo; Maldonado, Galo; Tanajura, Luiz Fernando Leite; Centemero, Marinella Patrizia; Chaves, Áurea Jacob; Abizaid, Andrea Cláudia Sousa Leão; Freitas, Rafaela Andrade Penalva; Coelho, Nancy Toledo; Nakayama Ohe, Louis; Abboud, Cely; Feres, Fausto.
Título: Adequação das práticas do laboratório de cateterismo durante a pandemia de COVID-19: O protocolo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia / Adequacy of the Catheterization Laboratory Practices during the COVID-19 Pandemic: The Protocol of the Dante Pazzanese Institute of Cardiology
Fonte: Arq. bras. cardiol;115(3):558-568, out. 2020. ilus, tab, graf.
Idioma: en; pt.
Resumo: Introdução A pandemia global da doença de coronavírus 2019 (COVID-19) causada pelo novo vírus de síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2) começou em Wuhan, China, em dezembro de 2019 e afetou mais de 4,4 milhões de pessoas em todo o mundo, com 302.169 mortes até o dia 16 de maio de 2020.1 Embora os sintomas respiratórios sejam a apresentação mais comum de COVID-19, o envolvimento cardíaco é uma característica proeminente dessa doença, ocorrendo em 20% a 30% dos pacientes hospitalizados e contribuindo para 40% dos óbitos.2-4 O envolvimento cardíaco relacionado à COVID-19 tem sido documentado por elevações em biomarcadores cardíacos e frequentemente apresenta alterações no segmento ST-T no eletrocardiograma (ECG) de 12 derivações, motivo pelo qual a equipe do laboratório de cateterismo é frequentemente ativada. Além disso, as atividades do laboratório de cateterismo devem continuar no atendimento a pacientes não COVID-19 que apresentam síndrome coronariana aguda (SCA) verdadeira, infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSST) e doença cardíaca isquêmica estável muito sintomática. Devido à escalada no número de casos de COVID-19 na cidade de São Paulo, epicentro da doença no Brasil, reformularam-se a logística e as práticas no laboratório de cateterismo cardíaco do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que entraram em vigor em abril de 2020 e continuarão durante o período da pandemia. Os objetivos são fornecer atendimento otimizado à população que necessita de procedimentos cardíacos invasivos durante a pandemia, com a proteção adequada aos profissionais de saúde (PS), pacientes e seus familiares. Os protocolos aqui descritos representam os esforços multidisciplinares e dinâmicos do Departamento de Cardiologia Invasiva do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia validados pelo Comitê de Controle de Infecção da instituição. Essas práticas estão sujeitas a alterações em função do estado epidemiológico local, a fase da epidemia e a disponibilidade de equipamento de proteção individual (EPI). Estes protocolos podem não se aplicar a outras localidades sem casos (ou casos esporádicos) de COVID-19 ou a serviços que atendem diferentes perfis populacionais com logísticas e disponibilidade de EPI diversas.
Descritores: Infecções por Coronavirus
Betacoronavirus
-Doenças Cardiovasculares
Guia de Prática Clínica
Habilidades para Realização de Testes
Reestruturação Hospitalar
Responsável: BR79.1 - CIC - Centro de Informação Cardiovascular Mendonça de Barros


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Id: lil-672286
Autor: Santos, Jarbas Emílio dos; Nascimento, Michele Cardoso do; Santos, Patrícia Alves dos; Nogueira, Ana Cristina de Almeida; Moura, Wlamir Corrêa de.
Título: Aplicação do conceito do erro total na validação do ensaio de potência da vacina oral contra a poliomielite / Use of the total error approach for validating the potency assay for oral poliomyelitis vaccine
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;70(4):613-621, out.-dez. 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada utilizando-se uma abordagem alternativa na validação do ensaio de potênciada vacina oral contra a poliomielite para traçar o perfil deste ensaio, levando-se em conta a grande variabilidade de ensaios biológicos. Foram adotadas duas abordagens para a validação do ensaio: a abordagem Clássica da “International Conference on Harmonization” aplicada aos ensaios biológicos e a abordagem do Conceito do Erro Total. As principais características avaliadas no estudo de validação, por se tratar de um ensaio quantitativo, foram a veracidade, a precisão e a exatidão. Foram ainda avaliadas: a adequação do ensaio aos critérios de aceitação preconizados pelo Food and Drug Administration (EUA) para validação, adotando-se a variação máxima aceita de 20 por cento, a reprodutibilidade do ensaio em uma abordagem prática, com o uso das variâncias entre os resultados de potência de 39 lotes da vacina (do mesmo produtor) obtidos no INCQS e no laboratório produtor, por amostra, para calcular o Coeficiente de Variação geométrico geral. Foi também determinada a Incerteza de Medição do Teste. O ensaio apresentou veracidade e precisão satisfatórias, o que demonstrou sua Exatidão satisfatória para a intenção de uso nas duas abordagens de validação.
Descritores: Amostragem para Garantia da Qualidade de Lotes
Bioensaio
Controle de Qualidade
Habilidades para Realização de Testes
Vacinas contra Poliovirus
Vacinação
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


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Id: biblio-1119482
Autor: Secretaria de Estado da Saúde; Superintendência de Urgência e Emergência; Diretoria de Atendimento Pré Hospitalar Móvel; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Título: Nota Técnica nº 007/2020 - SAMU/DAPM/SUE/SES ASSUNTO: Realização de testes rápidos para profissionais do samu durante pandemia do novo coronavírus (COVID-19) / Technical Note No. 007/2020 - SAMU/DAPM/SUE/SES: Conducting rapid tests for samu professionals during the new coronavirus pandemic (COVID-19).
Fonte: Florianópolis; s.n; 09 abr. 2020. 10 p.
Idioma: pt.
Descritores: Pneumonia Viral/diagnóstico
Infecções por Coronavirus/diagnóstico
Pessoal Técnico de Saúde
Pandemias
-Kit de Reagentes para Diagnóstico
Serviços Médicos de Emergência
Habilidades para Realização de Testes
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Manual de Referência
Responsável: BR518.2 - Divisão de Arquivo e Biblioteca da Escola de Saúde Pública


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Id: biblio-1019483
Autor: Valentini, Felipe.
Título: Funcionamento diferencial de itens e dos testes: teoria de resposta ao item ou equações estruturais? / Differential functioning of items and tests: item response theory or structural equations?
Fonte: Aval. psicol;18(2):1-2, jan,-mar. 2019.
Idioma: pt.
Descritores: Psicometria
Análise de Classes Latentes
-Habilidades para Realização de Testes
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-901737
Autor: Hidalgo Cajo, Byron Geovanny; Mayacela Alulema, Ángel Gualberto; Hidalgo Cajo, Iván Mesías.
Título: Estrategias didácticas para potenciar el aprendizaje de Farmacología clínica / Didactic strategies to improve the learning of clinical Pharmacology
Fonte: Rev. habanera cienc. méd;16(3):439-453, may.-jun. 2017.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Al realizar una primera aproximación al problema del aprendizaje de la Farmacología por la ausencia de estrategias didácticas efectivas, se ha observado como problema, que médicos practicantes reducen el proceso de prescripción a una práctica centrada en el fármaco, y dejan de lado el carácter diagnóstico y terapéutico centrado en el paciente. Objetivo: Analizar las diferentes estrategias didácticas aplicadas en el proceso enseñanza-aprendizaje de la Farmacología en la Educación Médica Superior. Material y Métodos: Se realizó una revisión a partir de bibliografía y documentación académicas que aporten a la investigación, mediante bases de datos especializadas (PubMed, EMBASE, LILACS y Web of knowledge). Resultados: El Aprendizaje Basado en Problemas o ABP es una metodología activa donde el estudiante interactúa, participa o construye su propio conocimiento a través del análisis crítico, búsqueda de soluciones, del pensamiento análogo, pero sobre todo, de su papel como centro del proceso de enseñanza-aprendizaje. Se reconoció el juego como una actividad entretenida, creativa y dinámica como también la aplicación en las aulas de clase del software educativo. Conclusiones: Se concluye que existe una gran diversidad de estrategias y metodologías que pueden aplicarse con éxito para el aprendizaje de la Farmacología pero que requieren un cambio estructural y curricular que apoyen su integración a la asignatura(AU)

Introduction: When carrying out a first approach to the problem of the learning of the Pharmacology for the absence of effective didactic strategies, it has been observed as problem that medical practitioners reduce the prescription process to a practice centered in the medicine, and they leave aside the diagnostic and therapeutic character centered in the patient. Objective: To analyze the different didactic strategies applied in the process teaching-learning of the Pharmacology in the Superior Medical Education. Material and Methods: it was carried out a revision starting from bibliography and academic documentation that contribute to the investigation, by means of specialized databases (PubMed, EMBASE, LILACS and Web of knowledge). Results: The Learning Based in Problems or ABP(in Spanish) is an active methodology where the student interacts, participates or builds their own knowledge through the critical analysis, search of solutions, of the similar thought, but mainly, of their paper like the center of the teaching-learning process. It was recognized the game like an amusing, creative and dynamic activity as well as the application in the classrooms of educational software classes. Conclusions: as conclusion in taken that a great diversity of strategies and methodologies that can be applied with success for the learning of the Pharmacology exists but that they require a structural and curricular change to support their integration to the subject(AU)
Descritores: Farmacologia/educação
Ensino/educação
Aprendizagem/ética
-Materiais de Ensino/normas
Estudos de Avaliação como Assunto/métodos
Habilidades para Realização de Testes/métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1048273
Autor: Amuchástegui, Ignacio Álvarez; Ramos, María Candelaria; Muslera, Camila; Gala Cullari, Florencia; Campos Cervera, Lucía Victoria; Politi, María Teresa; Chiabrando, Juan Guido; Rotondaro, Julio César; Wojtowicz, Daniela.
Título: Impacto de diferentes modalidades de evaluación en el promedio de notas de estudiantes de Medicina: un estudio de intervención no aleatorizado / Impact of different types of evaluation on the average grade of medicine students: a non-randomized interventional study
Fonte: Rev. Hosp. Ital. B. Aires (2004);39(3):86-93, sept. 2019. graf., tab..
Idioma: es.
Resumo: Introducción: en el proceso de enseñanza-aprendizaje existen múltiples conflictos al momento de seleccionar el tipo de evaluación que debería aplicarse a estudiantes de Medicina. Nuestro objetivo es comparar diferencias en la media de notas de tres modalidades de examen (oral, escrito para desarrollar y preguntas de opción múltiple) para así determinar cómo estas podrían afectar el desempeño de los estudiantes de Medicina en el campo de la Farmacología. Material y métodos: estudio cuasi experimental con una intervención no aleatorizada en una muestra por conveniencia de estudiantes de Medicina. A fin de evaluar diferencias en la media de notas se hizo un análisis ANOVA para muestras pareadas y luego los correspondientes tests de T para muestras pareadas. Resultados: enrolamos inicialmente a 36 estudiantes; 7 fueron excluidos (4 por ausencia y 3 por abandono), y se obtuvieron 29 participantes. La media de notas del examen oral y la de preguntas de opción múltiple fueron ambas significativamente superiores a la del examen escrito para desarrollar (oral vs. escrito: diferencia 1,8 puntos; IC 95% 0,8 a 2,7; p < 0,01; opción múltiple vs. escrito: diferencia 2,1 puntos; IC 95% 1,4 a 2,9; p < 0,01). No hubo diferencias estadísticamente significativas entre las notas medias del examen oral y del examen de preguntas de opción múltiple (p = 0,37). Conclusión: los estudiantes de Medicina obtienen peores notas en el examen escrito para desarrollar en Farmacología, en relación con los exámenes oral y de preguntas de opción múltiple. Esto posiblemente se asocie al hecho de que aquella modalidad es menos frecuentemente empleada en la carrera de Medicina. (AU)

Introduction: in the teaching-learning process, there are many problems in the selection of the most suitable type of exam for evaluating medical students. Our target was to compare differences in the average grade of medical students upon taking three different types of exam (oral, written, and multiple-choice questions) to determine how these different types of exam may affect the performance of medical students in the area of Pharmacology. Material and methods: we conducted a quasi experimental study by applying a non-randomized intervention to a convenience sample of medical students. To evaluate differences in the average grades among three groups, an ANOVA analysis was applied followed by paired T-tests. Results: we initially enrolled 36 students; 7 were excluded (4 were absent and 3 abandoned the intervention), arriving at a total sum of 29 participants. The average grades of the oral exam and multiple-choice questions were both significantly higher than the written exam (oral vs. written: difference 1.8 points; 95%CI 0.8 to 2.7, p < 0.01; multiple-choice vs. written: difference 2.1 points, 95%CI 1.4 to 2.9, p < 0.01). There were no significant differences between the average grades on the oral exam and the multiple-choice exam (p = 0.37). Conclusion: medical students have worse grades on written exams in Pharmacology, as compared to oral and multiple-choice exams. This could possibly be associated with the fact that this type of exam is less frequently applied in Medical School. (AU)
Descritores: Farmacologia/educação
Avaliação Educacional/estatística & dados numéricos
Habilidades para Realização de Testes/estatística & dados numéricos
-Estudantes de Medicina/estatística & dados numéricos
Ensino/educação
Questões de Prova
Desempenho Acadêmico/estatística & dados numéricos
Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-889428
Autor: Issa, Michele Georges; Souza, Natalia Vieira de; Duque, Marcelo Dutra; Ferraz, Humberto Gomes.
Título: Physical characterization of multiparticulate systems
Fonte: Braz. J. Pharm. Sci. (Online);53(4):e00216, 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT The search for new pharmaceutical dosage forms and different drug delivery systems already used in therapeutics is a global trend, serving as an opportunity to expand the portfolio for the pharmaceutical industry. In this context, multiparticulate systems, such as pellets, granules, and minitablets, represent an attractive alternative, given the range of possibilities they provide. Among the methods used in the production of these systems, we highlight the process of extrusion-spheronization for pellet manufacture, wet granulation and hot-melt extrusion for the obtention of granules, and direct compression for minitablets. Although highly versatile, depending on the technology chosen, many processes and formulation variables can influence the ensuing stages of manufacture, as well as the final product. Therefore, the characterization of these small units is of fundamental importance for achieving batch homogeneity and optimal product performance. Analyses, including particle size distribution, morphology, density, porosity, mechanical strength and disintegration, are example tests used in this characterization. The objective of this review was to address the most widely used tests for the physical evaluation of multiparticulate systems.
Descritores: Preparações Farmacêuticas
Fenômenos Físicos/classificação
Composição de Medicamentos/estatística & dados numéricos
-Peneiramento de Líquidos
Sistemas de Liberação de Medicamentos
Formas de Dosagem
Habilidades para Realização de Testes/métodos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR40.1 - DBD - Divisão de Biblioteca e Documentacão do Conjunto das Químicas


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Id: lil-743686
Autor: Elui, Valéria Meirelles Carril; Goia, Daniela Nakandakari; Ricci, Flávia Pessoni Faleiros Macêdo; Fonseca, Marisa de Cássia Registro.
Título: Confiabilidade de um teste funcional de desempenho do membro superior: Teste Elui / Reliability of the ELUI Upper Extremity Functionality Test
Fonte: Acta fisiátrica;21(3), set. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: A destreza manual é uma habilidade fundamental para o desempenho das atividades cotidianas. Medidas da força muscular, amplitude de movimento e sensibilidade isoladamente podem não refletir o status funcional na avaliação físico-funcional. É importante também o uso de questionários autoaplicáveis e testes funcionais específicos que avaliem o desempenho levando em consideração o membro superior e que possam testar aspectos como a destreza, coordenação e qualidade da preensão, podendo variar em termos de padronização e propriedades psicométricas. A partir desta necessidade foi desenvolvido o Teste Funcional de Membro Superior Elui que visou oferecer um instrumento nacional de mensuração e de referência a ser utilizado na prática clínica, porém suas propriedades psicométricas ainda não são definidas. Objetivo: Analisar a confiabilidade interexaminador e teste re-teste do Teste Funcional de Membro Superior Elui. Método: 50 voluntários saudáveis, de ambos os sexos, com idade média de 32,62 anos que não apresentassem disfunção ou sintomatologia nos membros superiores foram submetidos ao teste por dois examinadores e após 30 dias por um examinador. A aplicação deste teste requer materiais simples presentes no cotidiano, divididos em 10 subitens: Simular Escrita, Virar Chave, Pegar pequenos objetos, Simular alimentação, Despejar água, Abrir Potes, Cortar com a Faca, Simular Vestuário, Pegar objetos Grandes e leves e Pegar objetos grandes e pesados. Cada voluntário avaliado deveria realizar cada item do teste com ambas as mãos ou com a mão dominante, dependendo do subitem analisado, sendo adaptada a lateralidade quando necessário. Resultados: A análise estatística foi realizada visando comparar as diferenças das medidas de cada sub-item do teste em segundos e a análise da confiabilidade interexaminadores e teste reteste pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) com intervalo de confiança de 95% e p < 0,05. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa local e todos os voluntários assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Os resultados mostraram que com exceção da tarefa pegar pequenos objetos que teve ICC considerado não aceitável (0,65), todos os outros 9 itens apresentaram excelente confiabilidade interexaminadores entre 0,95-0,99 e Alpha de Cronbach entre 0,97-0,99. Para o teste reteste as tarefas com excelente confiabilidade foram despejar água ICC 0,98 e simular escrita ICC 0,91, boa confiabilidade para as tarefas pegar objetos grandes e pesados ICC 0,85, cortar com faca ICC 0,85 e simular alimentação ICC 0,80; confiabilidade aceitável dos itens virar chave ICC 0,74 e simular vestuário ICC 0,76; com Alpha de Cronbach de todas as tarefas entre 0,79 e 0,99. Conclusão: O Teste Elui apresentou excelente repetitividade tanto entre examinadores como em medidas repetidas ao longo do tempo pelo mesmo examinador na maioria dos subitens, sendo considerado confiável para a amostra estudada, sendo utilizada a terceira medida.

Manual dexterity is a key skill for the performance of everyday activities. Measurements of muscle strength, range of motion, and sensitivity alone may not reflect the functional status in assessing physical and functional conditions. It is also important to use self-applied assessments and specific functional tests to assess overall performance and test aspects such as dexterity, coordination and grasp quality, but these may differ in terms of standardization and psychometric properties. From this need we have developed the Elui Upper Extremity Functionality Test, with the intent to provide a national measuring instrument of the upper extremity and reference to be used in clinical practice, but its psychometric properties have not been yet defined. Objective: The aim of this study was to assess the inter-examiner reliability and test retest of the Elui Upper Extremity Functionality Test. Methods: Healthy volunteers (50) of both genders, with an average age of 32.62 years and no impairment or symptoms in the upper limbs were submitted to the test by two examiners and after 30 days by one examiner. The application of this test requires simple materials present in our everyday life, divided into 10 sub-items: Simulated writing, Turning a Key, Grasping small objects, Simulated feeding, Pouring water, Opening containers, Cutting with a knife, Simulated dressing, Grasping large and light objects, and Grasping large and heavy objects. Each volunteer evaluated should perform each item test with both hands or with the dominant hand, depending on the sub-item analyzed, and if needed, they adapted the laterality. Results: A statistical analysis was carried out to compare the differences in time measurements of each sub-item of the test in seconds. The analysis of the inter-examiner reliability and test-retest used the Interclass Correlation Coefficient (ICC) with a confidence interval of 95% and p < 0.05. The local Research Ethics Committee approved this study and all volunteers signed an informed consent form. With the exception of the Grasping small objects task, which had an unacceptable ICC (0.65), the results showed that all the other nine items had excellent inter-examiner reliability: between 0.95 and 0.99 and Cronbach's alpha between 0.97 and 0.99. For the test-retest, the tasks with excellent reliability were Pouring water ICC 0.98 and simulated writing with ICC 0.91, good reliability for the tasks Grasping large and heavy objects ICC 0.85, Cutting with a knife ICC 0.85 and Simulated feeding ICC 0.80; acceptable reliability for the items Turning a key ICC 0.74 and Simulated dressing ICC 0.76; with Cronbach's alpha of all tasks between 0.79 and 0.99. Conclusion: The Elui test showed excellent repeatability between examiners as well as with repeated measurements over time by the same examiner in most sub-items, being considered reliable for the studied sample using the third measurement.
Descritores: Habilidades para Realização de Testes
Mãos
Destreza Motora
-Coleta de Dados/instrumentação
Força Muscular
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-960516
Autor: Yu Parra, Marlenin; Sánchez Pérez, Maite; Martínez Uriarte, Esperanza.
Título: El examen estatal teórico en la especialidad de Medicina General Integral / The theoretical state examination in the specialty of family medicine
Fonte: Rev. cuba. med. gen. integr;34(1):14-25, ene.-mar. 2018. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La Atención Primaria de Salud constituye un importante escenario de formación de profesionales, al desarrollarse la especialidad de Medicina General Integral. Objetivo: Analizar los resultados de exámenes teóricos estatales de Medicina General Integral (MGI). Facultad de Ciencias Médicas Manuel Fajardo. 2014-2016. Métodos: se realizó un estudio observacional, descriptivo, retrospectivo, cuanticualitativo, de los exámenes estatales teóricos en la especialidad de MGI en tres convocatorias. Mediante la operacionalización de variables se calculó valores totales y porcientos. Resultados: El 97,7 por ciento de los residentes resultaron aprobados en las convocatorias: oct 2014 - oct 2016, aportan suspensos el 2014 con 2,24 por ciento. La categoría bien, predominó en las convocatorias 2014 y 2015 con 53,65 por ciento y 48 por ciento respectivamente, sin embargo prevaleció el regular en el 2016 con 52,38 por ciento. En las tres convocatorias, las enfermedades crónicas y el adulto mayor fueron los temas de resultados más bajos. Las enfermedades infecciosas fue el tema que reflejó mayor dominio en dos convocatorias. Conclusiones: La mayoría de los residentes resultaron aprobados, predominó la categoría de bien en las respuestas en los tres cursos académicos(AU)

Introduction: Primary health care is an important setting for the training of professionals, as the specialty of family medicine is developed. Objective: To analyze the results of the state theoretical examinations for family medicine (FM) at Manuel Fajardo School of Medical Sciences, from 2014-2016. Methods: An observational, descriptive, retrospective, quantitative and qualitative study of the theoretical state examinations in the specialty of FM was carried out in three calls. Through the operationalization of variables, total and percent values ​​were calculated. Results: 97.7 percent of the residents were approved in the calls from October 2014 to October 2016, and represented the failings in 2014, with 2.24 percent. The category was good, prevailing in the 2014 and 2015 calls with 53.65 percent and 48 percent, respectively. However, the regular outcome prevailed in 2016, with 52.38 percent. In the three calls, chronic diseases and the senior adults were the subjects with the lowest results. Infectious diseases were the subject that reflected the greatest dominance in two calls. Conclusions: The majority of the residents were approved, the category of good prevailed in the answers in the three academic years(AU)
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Educação de Pós-Graduação em Medicina
Medicina Geral
Habilidades para Realização de Testes
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Retrospectivos
Estudo Observacional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-913639
Autor: Baptista, Guilherme Gonçalves; Baptista, Juliana Gonçalves.
Título: Os testes de aptidão física na educação física: da justiça como equidade ao direito à educação / The physical fitness tests in physical education: from justice as equality to the right to education / Las pruebas de aptitud física en la educación física: de la justicia como equidad al derecho a la educación
Fonte: Pensar prát. (Impr.);20(1):205-215, jan.-mar.2017.
Idioma: pt.
Resumo: É justo limitar a entrada de alunos em cursos de Educação Física devido ao insucesso nos testes físicos? O presente ensaio apresenta reflexões iniciais sobre a legitimidade e as limita-ções da exigência dos testes de habilidade específica para o ingresso discente nos cursos supe-riores em Educação Física, trazendo à baila questões sobre justiça e direito à educação. A par-tir da teoria de justiça rawlsiana, os testes foram mobilizados para problematizar as condições mínimas necessárias para ingresso discente e as próprias identidades profissionais em torno da Educação Física. Notou-se que a exigência de competências mínimas colidia com o processo plural de construção identitária da área e servia, de certo modo, como um limitador da própria condição humana: o direito à educação.

Is it fair to limit the students admission in Physical Education courses due to unsuccess ful-ness in the physical fitness tests? This paper presents initial reflections on the legitimacy and limits of the requirement of specific skill tests for student admission in Physical Education university courses, bringing up questions about justice and right to education. Based on Rawls' theory of justice, the tests were used to problematize the minimum necessary condi-tions for student admission and their own professional identities of Physical Education. It was noted that the requirement of minimum competencies was contrary to plural process of identi-ty construction in the field, and it served, in a sense, as a restrictive action of the own human condition: the right to education.

¿Es justo limitar la entrada de alumnos a cursos de Educación Física debido al fracaso en las pruebas de habilidades físicas? El artículo presenta reflexiones iniciales sobre la legitimidad y los límites de la exigencia de pruebas de habilidades específicas para la admi-sión discente a los cursos de Educación Física, colocando en tela de juicio interrogaciones sobre justicia y el derecho a la educación. A partir de la teoría de justicia rawlsiana, se movi-lizaron las pruebas de habilidades físicas para discutir las condiciones mínimas necesarias para la admisión discente y las propias identidades profesionales acerca de la Educación Físi-ca. Se observó que la exigencia de habilidades mínimas chocó con el proceso plural de cons-trucción de identidad del área y se usan, en cierto sentido, como un limitador de la condición humana: el derecho a la educación.
Descritores: Aptidão Física
-Educação Física e Treinamento
Equidade
Habilidades para Realização de Testes
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde



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