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Id: lil-766916
Autor: Carmo Menegaz, Jouhanna do; Schubert Backes, Vânia Marli.
Título: Education for the unified health system: what do good professors do from the perspective of students? / Formación para el Sistema único de salud: lo que hacen los buenos profesores en la percepción de los estudiantes / Formação para o sistema único de saúde: o que fazem bons professores na percepção dos estudantes?
Fonte: Invest. educ. enferm;33(3):500-508, Dec. 2015.
Idioma: en.
Resumo: Objective.to analyze the educational practices for the Unified Health System performed by good professors, from the perspective of nursing, medical and odontology students, based on the Shulman's concepts of knowledge of educational ends, purposes, values ​​and their historical and philosophical grounds, at a university in southern Brazil. Methods. A qualitative study with an exploratory and analytical approach in which the participants were graduating students, interviewed with the aid of vignettes, between October of 2011 and January of 2012. Data were analyzed based on thematic analysis. Results. it was observed that good professors educate for the Unified Health System through the promotion of teamwork, interdisciplinary practices, good communication, leadership exercises, and promotion of a student's desire to be an agent of change for the sake of improvement and guaranteeing the right to health. Conclusion. the students attribute to professors the responsibility for the performance of these practices. Despite their consistency with the Brazilian curriculum guidelines, the professors that perform them are seen as a minority.

Objetivo.Analizar las prácticas relacionadas con la formación para el Sistema único de Salud -SUS- realizadas por los "buenos profesores" según la percepción de los estudiantes de enfermería, medicina y odontología de una universidad del sur de Brasil. Metodología. Estudio cualitativo con abordaje exploratorio-analítico en el cual se entrevistaron 16 estudiantes que finalizaban sus estudios. Los datos fueron analizados temáticamente. Resultados. Se observó que los buenos profesores forman a sus estidiantes para el SUS mediante el fomento del trabajo en equipo, la prácticas interdisciplinares, la buena comunicación, el ejercicio del liderazgo; además, promueven en ellos el deseo de ser un agente de cambio en pro del mejoramiento y garantía del derecho a la salud. Conclusión. A pesar de consonancia de estos resultados con las directrices curriculares brasileras, los profesores que las realizan son señalados como una minoría.

Objetivo.nalisarcom referência no conceito de conhecimento dos objetivos, finalidades, valores educativos e seus fundamentos histórico-filosóficos de Shulman práticas relacionadas à formação para o Sistema único de Saúde realizadas por bons professores na percepção de estudantes de enfermagem, medicina e odontologia de uma universidade do sul do Brasil. Metodologia. Estudo qualitativo com abordagem exploratório-analítica no qual foram participantes estudantes concluintes entrevistados com auxílio de vinhetas no período de outubro a janeiro de 2012. Os dados foram analisados com base na análise temática. Resultados. Observou-se que bons professores formam para o Sistema único de Saúde através do fomento do trabalho em equipe, práticas interdisciplinares, boa comunicação, exercício da liderança e fomentam desejo no estudante de constituir-se um agente de mudança em prol de melhorias e garantia do direito à saúde. Conclusão. Osestudantes imputam aos docentes a responsabilidade pela condução destas práticas. Apesar da consonância destas com as diretrizes curriculares brasileiras, os professores que as realizam são apontados como minoria.
Descritores: Estudantes de Odontologia
Estudantes de Medicina
Estudantes de Enfermagem
Sistema Único de Saúde
Desenvolvimento de Pessoal
Docentes
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Id: lil-705601
Autor: do Carmo Menegaz, Jouhanna; Kloh, Daiana; Mattioli Neto, Hilário; Gue Martini, Jussara; de Souza Ramos, Flávia Regina; Schubert Backes, Vânia Marlil.
Título: Reliving the debate concerning nursing education: from where we departed and to where we are going / Reviviendo el debate de la formación en Enfermería: de dónde partimos y a dónde vamos / Revisitando o debate da formação em Enfermagem: de onde partimos e para onde vamos
Fonte: Invest. educ. enferm;31(3):395-405, Sept.-Dec. 2013.
Idioma: en.
Resumo: Objective. To identify the perception of both students and professors from a graduate nursing program in the South of Brazil concerning the historical process of nursing education in the country. Methodology. Qualitative, exploratory-descriptive study. Data were collected from professors using semi-structured interviews and focus groups with 12 students, analyzed using Minayo's operational proposal. The following categories emerged: 'from where we departed'; 'transition process'; and 'to where we are going'. Results. The participants showed knowledge concerning the process that permeates the education of Brazilian nurses from the establishment of the first school and determination of national curricular guidelines, highlighting challenges and future prospects. Conclusion. There is advancement toward the reorientation of educating more critical, creative nurses aligned with the demands of the Brazilian Unified Health System.

Objetivo.Conocer la percepción de los alumnos y de los profesores de un programa de posgrado en enfermería del sur de Brasil acerca del proceso histórico de formación en enfermería en el mismo país. Metodología. Investigación cualitativa, exploratoria-descriptiva que utilizó como técnicas de recolección de los datos la entrevista semiestruturada con 4 profesores y grupos focales con 12 alumnos que fueron analizados por la propuesta operativa de Minayo. De este proceso emergieron las categorías de 'dónde partimos', el proceso de transición y el 'a dónde vamos'. Resultados. Los participantes mostraron el reconocimiento de los procesos que permean la formación del enfermero brasileño desde la creación de la primera escuela hasta la determinación de las directrices curriculares nacionales, destacándose los desafíos y futuras perspectivas. Conclusión. Se avanza hacia la reorientación de la formación en enfermeros más críticos, creativos y conectados con las demandas del Sistema Único de Salud.

Objetivo. Conhecer a percepção dos alunos e dos professores de um programa de pós-graduação em enfermaria do sul do Brasil a respeito do processo histórico de formação em enfermagem no mesmo país. Metodologia. Investigação qualitativa, exploratória-descritiva que utilizou como técnicas de recolha dos dados a entrevista semiestruturada com 4 professores e grupos focais com 12 alunos que foram analisados pela proposta operativa de Minayo. Deste processo emergiram as categorias de 'onde partimos', o processo de transição e o 'a onde vamos'. Resultados. Os participantes mostraram o reconhecimento dos processos que permeiam a formação do enfermeiro brasileiro desde a criação da primeira escola até a determinação das diretrizes curriculares nacionais, destacando-se os desafios e futuras perspectivas. Conclusão. Está-se avançando para a reorientação da formação em enfermeiros mais críticos, criativos e conectados às demandas do Sistema Único de Saúde(SUS).
Descritores: Sistema Único de Saúde
Desenvolvimento de Pessoal
Educação em Enfermagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1177553
Autor: Perú. Ministerio de Salud. Dirección General de Gestión del Desarrollo de Recursos Humanos. Observatorio de Recursos Humanos en Salud del Perú.
Título: Información de recursos humanos en el sector salud 2015 / Human resource information in the health sector, 2015.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud. Dirección General de Gestión del Desarrollo de Recursos Humanos. Observatorio de Recursos Humanos en Salud del Perú; 2015. 57 p. ilus. (Serie Bibliográfica. Información de Recursos Humanos en Salud, 21).
Idioma: es.
Resumo: Brinda información que nos da a conocer la situación real de los recursos humanos en salud a nivel nacional a fin de ser un referente para la formulación de políticas públicas, planes y programas sectoriales, así como también ser fuente de consulta para decisores y gestores en recursos humanos en salud 2015. La información fue recopilada de las instituciones involucradas que contribuyen a la reforma del sector, dentro de los cuales podemos mencionar: Direcciones de Salud de las Regiones, Hospitales Nacionales y Regionales, Unidades Ejecutoras, Sanidades de las Fuerzas Armadas y Policiales, EsSalud y el Sistema Metropolitano de la Solidaridad ­ SISOL, entre otros
Descritores: Ocupações Relacionadas com Saúde
Desenvolvimento de Pessoal
Recursos Humanos
Observatório de Recursos Humanos em Saúde
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-954343
Autor: Vendruscolo, Carine; do-Prado, Marta Lenise; Kleba, Maria Elisabeth; Barison-Matos, Izabella.
Título: Representation and participation in management committees of teaching and service integration / Representación y participación en espacios colegiados de la integración docente asistencial en salud / Representação e participação em espaços colegiados de integração ensino-serviço em saúde
Fonte: Invest. educ. enferm;34(3):474-482, Dec. 2016.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective To analyze the representation and participation of the management, attention, teaching and social control segments in management committees of health teaching-service integration. Methods Qualitative research with exploratory-analytical approach that involved representatives of these segments who participate in the management instances of the Pro-Health integrated proposal of Chapecó, Santa Catarina, Brazil. The data was collected through semi-structured interviews with 11 members of the segments and observation of six meetings of instances between October 2012 and April 2013. Results The following categories emerged: Representation through dialogue: possibility to negotiate; Legitimacy of representation: establishing fecund relationships; Disparity in the representation of the segments: the four-way approach in disharmony. Conclusion It is incipient participation of some segments; there are different understandings as to the perception of the meaning of representation. There are conflicts, but the dialogue prevails, provided that the subjects need improve their communication skills.

Resumen Objetivo Analizar la representación y participación de los segmentos de gestión, atención, educación y control social en los espacios colegiados de integración docente-asistencial en salud. Métodos Investigación cualitativa con abordaje exploratorio-analítico realizada con representantes de los sectores que participan de las entidades colegiadas de la propuesta integrada Pro-Salud de Chapecó, Santa Catarina, Brasil. La recolección de datos se realizó, por un lado, mediante entrevistas semiestructuradas a 11 miembros de los segmentos y, por otro lado, observación de las reuniones, entre octubre de 2012 y abril de 2013. Resultados Surgieron las categorías: Representación a partir del diálogo: posibilidad de negociar; legitimidad de la representación: el establecimiento de relaciones fructíferas; disparidad en la representación de los segmentos: el cuadrilátero en desarmonía. Conclusión Es incipiente la participación de algunos segmentos que tienen diferentes entendimientos con respecto a la percepción de lo que sea representación. Existen conflictos, pero el diálogo prevalece, aunque los sujetos requieren mejorar sus habilidades de comunicación.

Resumo Objetivo. Analisar a representação e a participação dos segmentos: gestão, atenção, ensino e controle social nos espaços colegiados de integração ensino-serviço em saúde. Métodos. Pesquisa qualitativa com abordagem exploratório-analítica que envolveu representantes desses segmentos que participam das instâncias colegiadas da proposta integrada do Pró-Saúde Chapecó, Santa Catarina, Brasil. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas semiestruturadas com 11 membros dos segmentos e observação de seis reuniões das instâncias, entre outubro de 2012 e abril de 2013. Resultados. Emergiram as categorias: Representação por meio do diálogo: possibilidade de negociar; Legitimidade da representação: estabelecendo relações fecundas; Disparidade na representação dos segmentos: o quadrilátero em desarmonia. Conclusão. É incipiente a participação de alguns segmentos; havendo entendimentos diversos quanto à percepção do significado da representação. Existem conflitos, mas o diálogo prevalece, ainda que os sujeitos necessitem aprimorar sua capacidade de comunicação.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Sociedades
Sistemas de Saúde
Enfermagem
Desenvolvimento de Pessoal
Política de Educação Superior
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Id: lil-602518
Autor: Silva, Cesar Cavalcanti da; Silva, Ana Teresa Medeiros Cavalcanti da; Braga, João Euclides Fernandes.
Título: Revisitando a formação de recursos humanos de saúde no Brasil / Revisiting the formation of human resources for health in Brazil
Fonte: Rev. bras. ciênc. saúde;13(3):23-30, set.-dez. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Este estudo procura rever a trajetória das políticas de saúde, fazendo um resgate histórico dos movimentos sociais e suas articulações político-institucionais neste processo. Materiais e método: O estudo encontra-se delimitado pela realização das Conferências Nacionais de Saúde e das Conferências sobre Formação de Recursos Humanos de Saúde ocorridos no Brasil, no período de 1941 até o ano de 2000. Resultados e Conclusão: Conclui-se que os movimentos sociais e políticos institucionais tiveram participação decisiva nos rumos do processo de formação de recursos humanos de saúde no Brasil e propõe-se o reconhecimento das universidades como elemento fundamental neste processo.

Objective: This study seeks to review the history of health policies, making a historical social movements and their joint political institutions in this process. Material and methods: This study is limited by the performance of National Health Conferences and the Conference on Human Resources Training Health occurred in Brazil, from 1941 until 2000. Results and Conclusion: We conclude that social movements and political institutions have had substantial involvement in the course of the process of training human resources for health in Brazil and aims at recognition of universities as a key element in this process.
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal
Política Pública
Política de Saúde/história
Mão de Obra em Saúde
Responsável: BR8.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1011806
Autor: Carvalho, Wania Maria do Espírito Santo; Teodoro, Maria Dilma Alves.
Título: Educação para os profissionais de saúde: a experiência da Escola de Aperfeiçoamento do SUS no Distrito Federal, Brasil / Health professionals' education: the experience of the School for the improvement of the Unified Health System in the Federal District of Brazil
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(6):2193-2201, jun. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O texto apresenta a experiência da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS), que, como a Escola Superior em Ciências da Saúde e a Escola Técnica de Saúde de Brasília, é mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. As Escolas atuam de modo complementar na formação em saúde no DF. Alinhada aos princípios e às diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, a EAPSUS é responsável pela educação de servidores da SES e propõe como referencial a Pedagogia da Problematização. Busca incorporar ensino e aprendizado às necessidades dos serviços tornando profissionais atores reflexivos e construtores de alternativas de ação. Apresenta no seu escopo de atuação um recorte singular que lhe confere certa especificidade como escola de governo, por propor ações educativas contextualizadas. A educação é componente estratégico de um desenho ambicioso que alinha conceitos, diretrizes e instrumentos com o planejamento estratégico das unidades e com o Plano de Saúde do DF. A FEPECS conforma uma escola de saúde pública por contemplar em suas vertentes o ensino superior e a pós-graduação, o ensino profissionalizante e a qualificação de trabalhadores e gestores do SUS do Distrito Federal, constituindo-se lócus de desenvolvimento da política distrital de formação na área de saúde.

Abstract This paper describes the experience of the School for the Improvement of the Unified Health System in the Federal District of Brazil (EAPSUS, acronym in Portuguese), which, together with the Superior School of Health Sciences and Technical School of Health of Brasília, is maintained by the Health Sciences Teaching and Research Foundation (FEPECS, acronym in Portuguese). This group of schools works jointly to provide health education in the Federal District. EAPSUS is responsible for the education of staff at the Department of Health of the Federal District of Brazil, using Pedagogy of Problematization as its theoretical frame of reference. It seeks to tailor teaching and learning to the needs of health services, building health professionals' capacity to examine practice reflectively and construct alternative actions. EAPSUS adopts a unique approach as a government school, developing contextualized educational actions. Education is a key component of an ambitious design that aligns concepts, guiding principles, and instruments with the strategic planning of the centers and the Federal District Health Plan. FEPECS conforms to the logic of a public health school, given that it provides higher education, professional education, and promotes the professional development of SUS staff and administrators in the Federal District.
Descritores: Pessoal de Saúde/educação
Educação Continuada/métodos
Programas Nacionais de Saúde/normas
-Instituições Acadêmicas
Brasil
Desenvolvimento de Pessoal
Pessoal de Saúde/normas
Fortalecimento Institucional
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-533921
Autor: Moraes, Juliano Teixeira; Lopes, Eliane Marta Teixeira.
Título: A formação de profissionais de saúde em instituições de ensino superior de Divinópolis, Minas Gerais / The training of health professionals in institutions of higher education in Divinópolis, Minas Gerais
Fonte: Trab. educ. saúde;7(3):435-444, nov. 2009-fev. 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo é resultado de um trabalho descritivo e exploratório realizado com os coordenadores e professores dos cursos de Enfermagem ede Nutrição de duas instituições de ensino superior do município de Divinópolis, Minas Gerais. Buscase detectar e avaliar as mudanças na formação dos profissionais de saúde, mediante a observação doque ocorre nesse município, além de caracterizar a formação do profissional de saúde, à luz da legislação pertinente e com ênfase na política e programas de saúde pública propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de saúde. Problemas com as ações interdisciplinares e os princípios, diretrizes e conceitos relacionados ao Sistema Único de Saúde estão entre as principais dificuldades relatadas pelos entrevistados. É um trabalho científicoque pretende somar ao conhecimento já produzido e servir de apoio às discussões que coordenadores, professores e alunos queiram fazer sobre a necessária atualização dos saberes e fazeres profissionaisde enfermagem e nutrição, segundo o novo modelo de saúde em desenvolvimento no Brasil.

This article is the result of a descriptive and exploratory study conducted with the coordinators and teachers of the Nursing and Nutrition coursesfrom an institution of higher education in the city of Divinópolis, in Minas Gerais state. The aim is to detect and assess changes in the training of health professionals by observing what happens in this city and tocharacterize the training of health professionals in the light of relevant legislation and with an emphasis on policy and public health programs proposed by the National Curriculum Guidelines for health courses.Problems with the disciplinary actions and principles, guidelines and concepts related to the National Health System are among the main difficulties reported by the interviewees. It is a scientific article that intendsto contribute to the already produced knowledge and to provide support to the discussions that coordinators, teachers, and students wanted to have about the necessary updating of the knowledge and practices ofnursing and nutrition professionals, according to the new model of health development in Brazil.
Descritores: Currículo
Educação Superior
Enfermagem
Modelos Educacionais
Ciências da Nutrição
Pessoal de Saúde/educação
-Brasil
Cursos
Desenvolvimento de Pessoal
Guias como Assunto
Sistema Único de Saúde
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: lil-729066
Autor: Chirelli, Mara Quaglio; Tonhom, Silvia Franco da Rocha; Ferreira, Akemi Fuonke; Santos, Franciele de Oliveira; Beluci, Thaise; Santos, Urânia Gomes dos.
Título: Educação permanente nos municípios: a formação por competência dialógica / La educación permanente en los municipios: la formación para la competencia lógica / Permanent education in municipalities: training for dialogic competence
Fonte: Rev. baiana saúde pública;38(2), abr.-jun. 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A educação permanente em saúde tem sido um grande desafio para transformar a realidade das práticas profissionais e da organização do trabalho. Relata-se a experiência da construção do desempenho dos integrantes do Núcleo de Educação Permanente de uma região de saúde no interior do estado de São Paulo. Essa construção, a partir do referencial da competência dialógica por meio de ciclos pedagógicos, juntamente com a Metodologia da Problematização, proporcionou o movimento dialógico entre o mundo do trabalho e o processo de formação dos profissionais de saúde; contribuiu para a reflexão e a transformação da prática; facilitou as discussões no campo de conhecimento dos participantes, e resultou na construção coletiva dos desempenhos dos integrantes desse núcleo. Conclui-se que o processo agregou conhecimentos relevantes para o desempenho desses profissionais na implantação e na manutenção do processo de educação permanente nos serviços de saúde.

The permanent education in health has been a major challenge in transforming the reality of professional practices and work organization. The experience of building the performance of members of the Center for Permanent Education in a health region located in the countryside São Paulo state, Brazil, has been reported. This process, based on the reference of dialogic competence, by means of pedagogical cycles with the Problematization Methodology, provided a dialogic movement between the world of work and the training process of health professionals; it contributed with the reflection and the transformation of practice; it facilitated discussions in the field of knowledge of the participants, resulting in the construction of collective performances of the members of this center. The conclusion is that the process has added relevant knowledge to the performance of these professionals in the implementation and maintenance of permanent education in health services.

La educación permanente en la salud ha sido un gran desafío en la transformación de la realidad de las prácticas profesionales y la organización del trabajo. Presentamos la experiencia de la construcción del desempeño de los miembros del Centro de Educación Permanente de una región de salud en el interior de São Paulo, Brasil. Esa construcción, a partir del referencial de la competencia dialógica, por medio de ciclos pedagógicos, juntamente con la Metodología de Problematización, proporcionó el movimiento dialógico entre el mundo del trabajo y el proceso de formación de los profesionales de salud; contribuyó para mejorar la reflexión y transformación de la práctica; facilitó las discusiones en el campo de conocimiento de los participantes, lo que resultó la construcción colectiva de los desempeños de los miembros de ese centro. Se concluye que el proceso añadió conocimientos relevantes para el desempeño de esos profesionales en la implementación y el mantenimiento del proceso de educación permanente para servicios de salud.
Descritores: Competência Profissional
Prática Profissional
Saúde da Família
Desenvolvimento de Pessoal
Capacitação em Serviço
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: biblio-1140161
Autor: Valverde, Ludmylla de Souza; Pimentel, Adriana Miranda; Soares, Micheli Dantas.
Título: Formação em nutrição no Brasil: análise de alcances e limites a partir de uma revisão da literatura / Nutrition training in Brazil: analysis of scope and limits and a literature review / Formación en nutrición en Brasil: análisis de alcances y límites a partir de una revisión de la literatura
Fonte: Rev. baiana saúde pública;43(1):247-259, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A formação em saúde é alvo de interesse nas pesquisas cujos resultados apontam para a necessidade de mudanças. O artigo apresenta um panorama atual da formação em nutrição por meio de uma revisão de literatura. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados LILACS e SciELO no período entre 2000 e 2015, através dos descritores "formação and nutricionistas", "formação profissional and nutricionistas" e "formação em recursos humanos and nutricionistas". Parte considerável dos 15 artigos reflete sobre as limitações na formação em nutrição, tais como: escasso diálogo com as ciências humanas; incipiente articulação entre teoria e prática; ênfase no biologicismo e tecnicismo. O material apresenta, também, propostas para a superação dos limites apontados. Com base nesses aspectos, estratégias estão sendo implementadas para enfrentar os principais problemas identificados atualmente na formação de recursos humanos em saúde.

The matter of training in the field of health has caught the interest of research, whose results show a need for reform. This paper presents an overview of training in the field of nutrition at a national level, through a literature review. The search was carried out in the Virtual Library of Health (BVS) in the databases LILACS and SciELO regarding the period 2000­2015 with use of the keywords "formação AND nutricionistas", "formação profissional AND nutricionistas" and "formação AND recursos humanos and nutricionistas". Most of the 15 papers reflect about the limitations of training in nutrition, such as the lack of dialogue with soft sciences, the incipient collaboration between theory and practice, and the emphasis on biologicism and technicalities. They also present proposals to overcome the aforementioned limitations. On this basis, strategies are being implemented to tackle the main problems that have been identified in the area of human resource training in healthcare.

La formación en salud es objeto de interés en las investigaciones cuyos resultados apuntan a la necesidad de cambios. El artículo presenta un panorama actual de la formación en Nutrición por medio de una revisión de literatura. Se realizó una búsqueda en la Biblioteca Virtual en Salud (BVS), en las bases de datos LILACS y SciELO en el período entre 2000 y 2015, utilizando los descriptores "formación and nutricionistas", "formación profesional and nutricionistas" y "formación en recursos humanos and nutricionistas". Parte considerable de los 15 artículos refleja sobre las limitaciones en la formación en Nutrición, tales como: escaso diálogo con las ciencias humanas; incipiente articulación entre teoría y práctica; y énfasis en el biologicismo y el tecnicismo. El material presenta también propuestas para la superación de los límites apuntados. Con base en estos aspectos, se están implementando estrategias para enfrentar los principales problemas identificados actualmente en la formación de recursos humanos en salud.
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal
Recursos Humanos
Capacitação Profissional
Ciências da Nutrição
Nutricionistas
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1089530
Autor: Ponzo, Jacqueline.
Título: La Medicina Familiar y Comunitaria en Uruguay de 1997 a 2019: ¿cuántos kilómetros faltarán para llegar al pueblo aquel? / Family and Community Medicine in Uruguay from 1997 to 2019: how many kilometers will it take to reach that town?
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;25(4):1205-1214, abr. 2020. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen La residencia de medicina familiar y comunitaria comenzó en Uruguay en el año 1997. A través de un proceso autogestionado, las primeras generaciones se moldearon en una formación que integraba en ellos el conocimiento y la experiencia hospitalarios junto con la praxis territorial en un servicio de salud de base comunitaria con población de referencia. El reconocimiento académico de la especialidad y la instalación de los ámbitos institucionales para su gestión fueron conquistas paralelas a ese proceso en la primera década. La segunda década estuvo marcada por la expansión territorial de la estructura docente-asistencial, la descentralización de la universidad y la participación activa de la medicina familiar y comunitaria en la reforma de la salud y la agenda de derechos. La tercera década de la especialidad se presenta en su inicio como crisis dada por la caída sostenida en la aspiración a la residencia. Desde una aproximación inicial a las explicaciones, se reflexiona sobre la posibilidad de estar frente a una crisis más profunda y la necesidad de encontrar las claves de una medicina del siglo XXI que permita alcanzar los principios de Alma Ata, siempre vigentes.

Abstract The Family and Community Medicine Residency started in Uruguay in 1997. Through a self-managed process, the first generations were molded into training that integrated hospital knowledge and experience with territorial praxis in a community-based health service with a population of reference. The academic recognition of the specialty and the installation of the institutional areas for its management were achievements parallel to that process in the first decade. The second decade was marked by the territorial teaching-assistance expansion in the country, university decentralization and the active participation of Family and Community Medicine in the Health Reform, and the country's rights agenda. The third decade of the specialty begins with a crisis triggered by the sustained decline in the aspiration for residency. An initial approach to explanations reflects on the possibility of facing a more profound crisis and the need to find the keys to a 21st century Medicine that allows us to achieve the principles of Alma-Ata that are still current.
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal/história
Internato e Residência/história
-Uruguai
Cazaquistão
Reforma dos Serviços de Saúde/história
Reforma dos Serviços de Saúde/legislação & jurisprudência
Reforma dos Serviços de Saúde/organização & administração
Medicina Comunitária/educação
Medicina Comunitária/história
Medicina Comunitária/tendências
Congressos como Assunto/normas
Medicina de Família e Comunidade/educação
Medicina de Família e Comunidade/história
Medicina de Família e Comunidade/tendências
Internato e Residência/tendências
Limites: Humanos
História do Século XX
História do Século XXI
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME



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