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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-953154
Autor: Wanderlei, Poliana Nunes; Montagna, Erik.
Título: Formulation, implementation and evaluation of a distance course for accreditation in patient safety / Formulação, desenvolvimento e avaliação de um curso a distância para acreditação em segurança do paciente
Fonte: Einstein (Säo Paulo);16(2):eGS4316, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To formulate and to implement a virtual learning environment course in patient safety, and to propose ways to estimate the impact of the course in patient safety outcomes. Methods The course was part of an accreditation process and involved all employees of a public hospital in Brazil. The whole hospital staff was enrolled in the course. The accreditation team defined the syllabus. The education guidelines were divided into 12 modules related to quality, patient safety and required organizational practices. The assessment was performed at the end of each module through multiple-choice tests. The results were estimated according to occurrence of adverse events. Data were collected after the course, and employees' attitude was surveyed. Results More than 80% of participants reached up to 70% success on tests after the course; the event-reporting rate increased from 714 (16,264 patients) to 1,401 (10,180 patients). Conclusion Virtual learning environment was a successful tool data. Data on course evaluation is consistent with increase in identification and reporting of adverse events. Although the report increment is not positive per si, it indicates changes in patient safety culture.

RESUMO Objetivo Elaborar e implantar um curso de segurança do paciente em um ambiente virtual de aprendizagem, e propor métodos para estimar seu impacto nos resultados de segurança do paciente. Métodos O curso fez parte de um processo de acreditação e envolveu todos os colaboradores de um hospital público. Toda a equipe do hospital foi matriculada no curso. A equipe de acreditação definiu o programa. As diretrizes de instrução foram divididas em 12 módulos relacionados à qualidade, segurança do paciente e práticas organizacionais requeridas. A avaliação foi realizada no final de cada módulo, por meio de testes de escolha múltipla. Os resultados foram estimados pela ocorrência de eventos adversos. Os dados foram coletados após o curso, e a atitude dos empregados foi pesquisada. Resultados Mais de 80% dos participantes atingiram até 70% de sucesso em testes; após o curso, a taxa de notificação de eventos aumentou de 714 (16.264 pacientes) para 1.401 notificações (10.180 pacientes). Conclusão O ambiente virtual de aprendizagem foi uma ferramenta bem-sucedida. Os dados da avaliação do curso são coerentes com o aumento da identificação e da notificação de eventos adversos. Embora o incremento de notificação não seja positivo por si só, é indicativo de mudanças na cultura de segurança do paciente.
Descritores: Recursos Humanos em Hospital/educação
Instrução por Computador
Desenvolvimento de Pessoal/métodos
Internet
Segurança do Paciente
-Brasil
Estudos Transversais
Hospitais Públicos
Acreditação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1291578
Autor: Perú. Ministerio de Salud.
Título: Registro nacional del personal de la salud 2016. Información de recursos humanos en el sector salud / National registry of health personnel 2016. Information on human resources in the health sector.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 2017. 57 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La quinta de la serie de publicaciones, expresa la reafirmación del compromiso de nuestra Dirección, a través del Observatorio de Recursos Humanos en Salud, de dar a conocer de manera sucinta la información más relevante respecto a la situación actual de los Recursos Humanos en Salud (RHUS) a nivel nacional, teniendo como objetivo el deponer a disposición un documento de consulta rápida y pertinente de indicadores más relevantes en materia de recursos humanos para los gestores del ámbito nacional, regional y local y la sociedad civil en su conjunto. Al igual que en números anteriores, en esta ocasión se recoge y sistematiza la información en materia del recurso humano de las instituciones del sector salud y en mayor detalle del Ministerio de Salud y los Gobiernos Regionales a través del Registro Nacional de Personal de Salud ­ INFORHUS, incluyéndose información relevante del Servicio Nacional Urbano Marginal de Salud ­SERUMS, la del Sistema Nacional de Residentado Medico ­ SINAREME y la de los programas de capacitación y fortalecimiento de capacidades de los RHUS
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal
Recursos Humanos
Observatório de Recursos Humanos em Saúde
Ocupações em Saúde
Prioridades em Saúde
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-709207
Autor: Hernández Meléndrez, Digna Edelsys; Delgado Pérez, Irene; Pérez Cárdenas, Clara; Hoyos Rivera, Antulio; Gutierrez Raina, Daniel; Gamba Janota, Maria.
Título: Modificación de comportamientos en salud mediante la construcción de capacidades y la participación social / Modifying health behaviors through capacity building and social participation
Fonte: Rev. cuba. salud pública;40(2), abr.-jun. 2014.
Idioma: es.
Resumo: La construcción de capacidades es un proceso que revela las potencialidades del individuo para modificar su conducta ante diferentes problemas individuales o colectivos. El propósito de este trabajo es mostrar la labor comunitaria realizada por especialistas cubanos y extranjeros en diferentes latitudes en la construcción de capacidades y participación social en aras de modificar comportamientos que permitan afrontar de la mejor manera posible problemas de salud. Se realizó una síntesis de los trabajos desarrollados en comunidades urbanas ubicadas en Cuba, Angola y Argentina, respectivamente, y en dos poblaciones rurales de Venezuela. El trabajo se realizó entre el 2004 y el 2012. Se aborda la construcción de capacidades desde su concepción y se detallan las estrategias capacitante y educativa empleadas. En localidades de Luanda, Angola se modificaron los estilos de afrontamiento a la enfermedad en personas con VIH y se capacitó a los prestadores para mejorar su actitud hacia ellos, en mujeres con cáncer de mama en una comunidad cubana se modificaron los estilos de afrontamiento hacia la enfermedad en las pacientes, en la familia y los médicos encargados de su atención en la comunidad. Las experiencias descritas tienen en común la construcción de capacidades mediante la movilización de las comunidades implicadas en torno a la solución de los problemas de salud(AU)

The capacity building is a process that discloses the individual's potentialities to change his/her behavior in the face of various individual or collective problems. The objective of this paper was to show the community work carried out by Cuban and foreign specialists in different parts of the world to build capacities and to encourage social involvement with a view to changing behaviors and facing health problems in the best possible way. This is a sort of summary of the work performed at urban communities in Cuba, Angola and Argentina, respectively, and in two rural populations of Venezuela. This paper was prepared in the period of 2004 through 2012. It dealt with the building of capacities since its conception and detailed the enabling and educational strategies used. In some Angolan communities, particularly in Luanda, the way the AIDS population was coping with the disease was modified as well as the quality of care by the health system personnel to these patients. Furthermore, a valuable experience in Cuba was shown with some women suffering breast cancer since the styles of coping with the disease changed in the patients, their families and the physicians in charge of taking care of them at the community. All the presented experiences have the building of capacities in common through the mobilization of the communities involved regarding the solution of health problems(AU)
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal/métodos
Educação de Pacientes como Assunto
Participação Social
-Cuba
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1009352
Autor: Gonçalves, Gabriela Cristina da Costa; Pascon, Daniela Miori; Messias, Melissa; Santos, Patrícia Tavares dos; Meireles, Everson Cristiano de Abreu; Mira, Vera Lucia.
Título: Preditores de crenças no processo de avaliação das ações educacionais à equipe de saúde / Predictors of beliefs in the evaluation process of educational actions to the health team / Predictores de creencias en el proceso de evaluación de las acciones educacionales al equipo de salud
Fonte: Rev. enferm. UFSM;9:13, jul. 15, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: "\"\\\"[{\\\\\\\"text\\\\\\\": \\\\\\\"Objetivos: avaliar a dimensionalidade e a consistência interna da escala de crenças; verificar existência\\\\\\\\r\\\\\\\\nde relações entre as variáveis-critério e variáveis crenças; investigar as variáveis preditoras de crenças no processo de avaliação de ações educativas da equipe de saúde. Método: estudo quantitativo correlacional, desenvolvido em 14 instituições de saúde, com a participação de 992 trabalhadores, em que se aplicou uma escala Likert composta por 31 itens relativos às crenças da equipe no processo de avaliação de treinamentos. A dimensionalidade/estrutura interna da escala foi realizada por meio de análises fatoriais exploratórias; análises de regressão múltipla padrão, testes t de Student, ANOVA e análises post hoc, também foram aplicadas. Resultados: encontrados três fatores; as variáveis preditoras foram \\\\\\\\\\\\\\\"número de treinamentos nos últimos 12 meses"; "participação em treinamento no momento da pesquisa" e "idade". Conclusões: a escala apresentou consistência interna e houve identificação de correlações e variáveis preditoras.\\\\\\\", \\\\\\\"_i\\\\\\\": \\\\\\\"pt\\\\\\\"}, {\\\\\\\"text\\\\\\\": \\\\\\\"Aim: to evaluate the dimensionality and internal consistency of the belief scale; to verify the existence\\\\\\\\r\\\\\\\\nof relations between criterion variables and belief variables; to investigate predictive variables of beliefs in the evaluation process of educational actions of the health team. Method: quantitative correlational study developed in 14 health institutions, with the participation of 992 workers, in which a Likert scale was applied, consisting of 31 items related to the team beliefs in the training evaluation process. The dimensionality/internal structure of the scale was carried out by means of exploratory factorial analyses; standard multiple regression analyses, Student ttests, ANOVA and post hoc analyses were also applied. Results: three factors were found; the predictive variables were \\\\\\\\\\\\\\\"number of trainings in the last 12 months\\\\\\\\\\\\\\\", \\\\\\\\\\\\\\\"participation in training at the time of the research\\\\\\\\\\\\\\\" and \\\\\\\\\\\\\\\"age.\\\\\\\\\\\\\\\" Conclusions: the scale presented internal consistency and there was identification of correlations and predictor variables.\\\\\\\", \\\\\\\"_i\\\\\\\": \\\\\\\"en\\\\\\\"}, {\\\\\\\"text\\\\\\\": \\\\\\\"Objetivos: evaluar la dimensionalidad y la consistencia interna de la escala de creencias; verificar la\\\\\\\\r\\\\\\\\nexistencia de relaciones entre variables criterio y variables creencias; investigar variables predictoras de creencias en el proceso de evaluación de acciones educativas del equipo de salud. Método: estudio cuantitativo correlacional, desarrollado en 14 instituciones de salud, con la participación de 992 trabajadores, en el cual se aplicó escala Likert, compuesta por 31 artículos relacionados a las creencias del equipo en el proceso de evaluación de entrenamientos. La dimensionalidad/estructura interna de la escala fue realizada por medio de análisis factoriales exploratorios; también se aplicó análisis de regresión múltiple estándar, pruebas t de Student, ANOVA y análisis post hoc. Resultados: encontrados tres factores; las variables predictoras fueron \\\\\\\\\\\\\\\"número de entrenamientos en los 12 meses\\\\\\\\\\\\\\\", \\\\\\\\\\\\\\\"participación en entrenamiento en el momento de la investigación\\\\\\\\\\\\\\\" y \\\\\\\\\\\\\\\"edad\\\\\\\\\\\\\\\". Conclusiones: la escala presentó consistencia interna y hubo identificación de correlaciones y variables predictoras.\\\\\\\", \\\\\\\"_i\\\\\\\": \\\\\\\"es\\\\\\\"}]\\\"\""
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal
Educação Continuada
Avaliação Educacional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR568.1 - Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, Conde de Porto Alegre


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Id: biblio-996261
Autor: Garanhani, Marynelma Camargo; El Tassa, Khaled Omar Mohamad.
Título: Formação profissional para atuação em projetos sociais: no foco a formação de professores no"Programa Segundo Tempo" / Training teachers to perform in social projects: focusing on the 'Second Half Program' / Formación profesional para actuación em proyectos sociales: en foco la formación de profesores en el Programa Segundo Tiempo
Fonte: Movimento (Porto Alegre);19(4):273-287, out.-dez. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo apresenta uma reflexão sobre a formação profissional de professores de Educação Física e/ou Esporte para a atuação em projetos do "Programa Segundo Tempo" (PST) do Ministério do Esporte, coordenado pela Secretaria Nacional de Esporte Educacional (SNEED). Para isso, propõe uma discussão teórica sobre o perfil do professor para uma intervenção profissional em projetos sociais e reflexões sobre a configuração do professor de Educação Física e/ou Esporte para atuar profissionalmente no PST. Para finalizar, comenta alguns desafios da equipe de professores formadores de professores de Educação Física e/ou Esporte para atuarem nos projetos do PST

The present study presents some thoughts on how to enable physical education and/or sports activities teachers to perform in the "Second Half" Projects - a program under the Ministry of Sports -, coordinated by the National Board of Sports in Education (Secretaria Nacional de Esporte Educacional - SNEED). To attain this aim, a theoretical discussion is proposed about the profile a teacher should have in order to intervene professionally in social projects, and some thoughts are presented on the configuration of the Physical Education and/or Sport Activities teacher so that he/she can perform professionally in "Second Half" Projects. Finally, it comments on some challenges the team of trainers of physical Education and/or Sports activities teachers had to face in the process of preparing those teachers to perform in "Second Half Projects"

El estudio presenta una reflexión sobre la formación profesional de profesores de Educación Física e/o Deporte para la actuación en proyectos del Programa Segundo Tiempo (PST) del Ministerio del Deporte, coordinado por la Secretaría Nacional de Deporte Educacional (SNEED). Para tanto, propone una discusión teórica sobre el perfil del profesor para una intervención profesional en proyectos sociales y reflexiones sobre la configuración del profesor de Educación Física e/o Deporte para actuar profesionalmente en el PST. Para finalizar, comenta algunos desafíos del equipo de profesores formadores de profesores de Educación Física e/o Deporte paraactuar en los proyectos del PST
Descritores: Educação Física e Treinamento
Desenvolvimento de Pessoal
Limites: Humanos
Responsável: BR18.1 - Biblioteca FAMED/HCPA


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Id: biblio-1037755
Autor: Palm, Rosibeth del Carmen Muñoz.
Título: Formação em saúde mental nos cursos de graduação de terapia ocupacional da região Sul do Brasil / Mental health study of undergraduate courses of occupational therapy in southern Brazil.
Fonte: Curitiba; s.n; 20141216. 196 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o método estudo de caso. O objetivo foi descrever a Formação em Saúde Mental nos Cursos de Graduação de Terapia Ocupacional na Região Sul do Brasil. O campo de investigação compreendeu quatro cursos de Graduação em Terapia Ocupacional de Instituições de Ensino Superior na Região Sul do Brasil, sendo localizado, um no município de Curitiba - Paraná, um no município de Porto Alegre - Rio Grande do Sul e os outros dois em Santa Maria - Rio Grande do Sul. Participaram desse estudo 19 terapeutas ocupacionais, sendo 3 do sexo masculino e 16 do sexo feminino, os quais exerciam a função de coordenador de curso, docentes de disciplinas específicas de Terapia Ocupacional em Saúde Mental, supervisores e preceptores do estágio curricular em Saúde Mental. A coleta de dados foi realizada mediante análise documental - Projeto Pedagógico do Curso, Planos de Ensino das Disciplinas e de Estágios Curriculares de Terapia Ocupacional em Saúde Mental -, e entrevista semiestruturada. Os dados foram submetidos à análise de acordo com referencial de Robert K. Yin. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Paraná, conforme o parecer nº. 247.951. Os resultados mostraram que o tempo de experiência dos participantes na área de Saúde Mental variou entre 1 a 32 anos e a faixa etária entre 25 e 57 anos. O ensino de Saúde Mental é realizado em diversos pontos da Rede de Atenção Psicossocial como na Atenção Básica em Saúde, Atenção Psicossocial Especializada nos CAPS II, CAPS AD, CAPS i, Atenção Hospitalar, Atenção Residencial de Caráter Transitório e Serviços Residenciais Terapêuticos, estabelecendo parcerias por meio de convênios e desenvolvendo atividade docente assistencial. Quando se observam a análise das estratégias de ensino e de avaliação se verifica que o ensino está centrado no estudante, sendo esse o sujeito da aprendizagem. O docente/supervisor/preceptor desempenha um papel de facilitador e mediador do processo de ensino-aprendizagem. Nas estratégias de ensino utilizadas se destacam a aulas expositivas dialogadas, estudos dirigidos, estudos de caso e seminários. As estratégias de avaliação adotadas são provas, análise e discussão de filmes, estudos de caso, seminários, relatórios, trabalhos, atividades práticas, problematização de fatos ou situações, resolução de problemas, autoavaliação e avaliação entre pares. Identifica-se no percurso do estudo e na síntese dos casos, que o desenvolvimento do currículo proposto em cada Instituição de Ensino Superior analisada possibilita uma formação no contexto e em permanente contato com a realidade da Saúde Mental. Conclui-se que o processo de ensino e aprendizagem pode promover na Graduação uma Formação do Terapeuta Ocupacional generalista, crítica e reflexiva com capacidade de exercer sua prática profissional em Saúde Mental utilizam conhecimentos, procedimentos e recursos terapêuticos apropriados.

This is a qualitative research using the case study method. The goal of this research was to describe the Mental Health courses contain to obtain the bachelor of Occupational Therapy in Southern Brazil. The investigation field comprised four Occupational Therapy undergraduate courses of Higher Education institutions located in the South region of Brazil - one in the city of Curitiba (Paraná), one in the city of Porto Alegre (Rio Grande do Sul) and two in the city of Santa Maria (Rio Grande do Sul). Nineteen occupational therapists participated in the study (3 male and 16 female), with roles of course coordinators, professors of specific Mental Health subjects for the bachelor of Occupational Therapy, supervisors and tutors of the traineeship in Mental Health. Data collection was carried under two strategies: analysis of the documents - Course Pedagogical Project, Plans for Occupational Therapy education in Mental Health -, and semi structured interviews. Data was analyzed according to the Robert K. Yin referential. The research was approved by the Ethics Committee of the Federal University of Paraná, according to the report nº 247.951. Results showed that the participants' time of experience in the Mental Health area ranged from 1 to 32 years, whilst their ages ranging from 25 to 57 years. The Mental Health education is carried out in several locations of the Psychosocial Care Network like the Primary Health Care, in the CAPS II of the Specialized Psychosocial Care, CAPS AD, CAPS i, Hospital Care, Residential Transitional Attention and Therapeutic Home Services, establishing partnerships through agreements and performing activities under teacher's supervision. Reviewing the analysis of the teaching and assessment strategies, we found that the teaching process focuses on the student, becoming the student the subject of learning. The professor/supervisor/tutor plays the roles of facilitator and mediator during the learning-teaching process. For the teaching, we can highlight the following processes: the dialogic lecture, directed studies, case studies and seminars. The assessment strategies were tests, analysis and discussion of movies, case studies, seminars, reports, home works, practical activities, simulation of facts and state of affairs, problem solving, self-assessment and peer evaluation. We identified, in the course of the study and in the synthesis of the cases that the development of the proposed curriculum, for each Higher Education Institution analyzed, enables the development of education in its true context and the permanent contact with the reality of Mental Health. We concluded that the process of teaching and learning could promote an Occupational Therapist that is more general, critical and reflexive; that will be able to perform its professional activity in mental health applying appropriate knowledge, procedures and resources.
Descritores: Terapeutas Ocupacionais
Desenvolvimento de Pessoal
Educação Superior
Saúde Mental
Terapia Ocupacional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 615.8515, P171


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Id: biblio-1037768
Autor: Hermann, Ana Paula.
Título: A vivência em ensinar e aprender o cuidado domiciliar nos cursos de graduação em saúde / The teaching and learning experience for home care in health undergraduate courses.
Fonte: Curitiba; s.n; 20140812. 196 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Com o intuito de incitar reformas no modelo de ensino dos profissionais de saúde, que historicamente direcionou a formação profissional para uma base biológica, orientada pela especialização e pela pesquisa experimental, centrada no ambiente hospitalar, foram instituídas, entre 2001 e 2002, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de enfermagem, farmácia, medicina, nutrição, odontologia e terapia ocupacional, que afirmam que a formação do profissional de saúde deve contemplar o sistema de saúde vigente no país, o trabalho em equipe e a atenção integral à saúde. Nesse sentido, os cursos de graduação da área da saúde precisam considerar o ensino do Cuidado Domiciliar (CD), que é uma prática profissional em expansão no sistema de saúde. Assim, os objetivos desta pesquisa foram interpretar como o ensinar e aprender do cuidado domiciliar é vivenciado por discentes, docentes e egressos dos cursos de graduação em enfermagem, farmácia, medicina, nutrição, odontologia e terapia ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR); construir uma teoria substantiva que explicite a vivência em ensinar e aprender o cuidado domiciliar nesses cursos; e, como contribuição, propor estratégias que subsidiem a incorporação de conteúdos e práticas sobre o cuidado domiciliar nos referidos cursos. O Pensamento Complexo, segundo Edgar Morin, foi o referencial teórico adotado. Trata-se de pesquisa qualitativa, que utilizou como método a Teoria Fundamentada nos Dados, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, sob o Registro CEP/SD: 631.168.08.10 e CAAE: 0062.0.091.000-08. Para construção da teoria substantiva, foram entrevistados três grupos amostrais. O primeiro grupo foi composto por 37 acadêmicos que cursavam o último ano da graduação dos 06 cursos mencionados; o segundo foi composto por 16 docentes dos 06 cursos mencionados, que abordavam conteúdos referentes ao CD em sala de aula ou estágio; e o terceiro grupo amostral foi composto por 10 egressos dos 06 cursos mencionados que atuam no CD, seja na iniciativa pública ou privada. Ao todo, foram realizadas 63 entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados consistiu na codificação aberta, axial e seletiva, que permitiu interpretar o fenômeno "A vivência em ensinar e aprender o cuidado domiciliar nos cursos de graduação em saúde", que tem como categoria central "Ensinando e aprendendo o cuidado domiciliar nos cursos de graduação em saúde". As causas do fenômeno foram explicitadas na categoria "Articulando conhecimentos sobre o CD"; as estratégias, na categoria "Vivenciando a singularidade do CD"; as condições intervenientes, na categoria "Compreendendo as características multidimensionais do CD"; o contexto, na categoria "Compreendendo o CD no sistema de saúde; e as consequências, na categoria "Transformando o pensamento sobre a formação profissional em CD". A teoria substantiva construída permitiu comprovar a tese de que a complexidade do cuidado domiciliar torna indispensável seu ensinar e aprender nos cursos de graduação em enfermagem, farmácia, medicina, nutrição, odontologia e terapia ocupacional. Existem inúmeras particularidades no CD que precisam ser entendidas para que a atuação profissional considere paciente, cuidador, familiares, redes sociais e as relações envolvidas nesse processo, sendo essencial a formação profissional específica para atuação no CD.

In order to encourage renovations in the teaching model for health professionals, which historically has guided their training based on biological issues, driven by specialization and experimental research focused on hospital settings, between 2001 and 2002, the National Curriculum Guidelines for the courses in nursing, pharmacy, medicine, nutrition, dentistry, and occupational therapy were established claiming that the training of health professionals should consider the current health system in the country, teamwork, and comprehensive health care. In this sense, the undergraduate courses in the health care area are required to consider the teaching of Home Care (HC), which is an expanding professional practice in the health system. Thus, this study aimed: (1) to analyze the teaching and learning for the home care that is experienced by students, teachers, and graduates from courses in Nursing, Pharmacy, Medicine, Nutrition, Dentistry, and Occupational Therapy from the Universidade Federal do Paraná (UFPR) (Federal University of Paraná); (2) to build a substantive theory that explains the teaching and learning experience for home care in these courses; and (3) as a contribution, to propose strategies that support incorporation of contents and practice on home care in those courses. The used theoretical approach was The Complex Thinking, according to Edgar Morin. This is a qualitative research that used the Grounded Theory method (GT) approved by the Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/SD) (Ethics Committee in Research) of the Department of Health Sciences of UFPR under the registry CEP/SD n. 631.168.08.10 and CAAE n. 0062.0.091.000-08 (CAAE - Certificado de Apresentação para Apreciação Ética - Certificate of Presentation for Ethical Appreciation). Three sample groups were interviewed for the substantive theory construction. The first group was composed by 37 students who attended the last year of undergraduate in the 6 listed courses; the second group was composed by 16 teachers from the 6 listed courses that addressed content related to HC in the classroom or training period; and the third sample group was composed by 10 graduates from the 6 listed courses working in HC whatever public or private sector. A total of 63 semi-structured interviews were carried out. Data analysis was based on open, axial, and selective coding, which allowed to interpret the phenomenon - "The teaching and learning experience in home care in undergraduate courses in health" - which has as its central category "Teaching and learning home care in undergraduate health courses." The phenomenon causes were explained by the "Linking knowledge about the HC" category; strategies were explained by the "Experiencing the uniqueness of the HC" category; intervening conditions were explained by the "Understanding the multidimensional characteristics of the HC" category; the context was explained by the "Understanding the HC in the health system" category; and consequences were explained by the "Transforming thinking about professional training on HC" category. The constructed substantive theory was able to prove the thesis that the complexity of home care becomes the teaching and learning indispensable in undergraduate courses in nursing, pharmacy, medicine, nutrition, dentistry, and occupational therapy. There are many special features on the HC that need to be understood by professionals so that their performance takes into account the patient, caregiver, family, social networks, and involved relationships in this process; so, specific training is fundamental to operate the HC.

Con el propósito de incitar reformas en el modelo de enseñanza de los profesionales de salud, lo que históricamente ha conducido la formación profesional para una base biológica, orientada por la especialización y investigación experimental, centrada en el ambiente hospitalar, fueron instituidas, entre 2001 y 2002, las Directrices Curriculares Nacionales de los cursos de enfermería, farmacia, medicina, nutrición, odontología y terapia ocupacional. Estas directrices definen que la formación del profesional de salud debe contemplar el sistema de salud vigente el país, el trabajo de equipo y la atención integral a la salud. En ese sentido, los cursos de graduación del área de salud necesitan considerar la enseñanza del Cuidado Domiciliar (CD), ya que esta es una práctica profesional en expansión en el sistema de salud. Así, los objetivos de esta investigación fueron interpretar cómo el enseñar y aprender del cuidado domiciliar es vivenciado por discentes, docentes y egresos de los cursos de graduación en enfermería, farmacia, medicina, nutrición, odontología y terapia ocupacional de Universidad Federal de Paraná (UFPR); construir una teoría sustantiva para explicitar la vivencia en enseñar y aprender el cuidado domiciliar en eses cursos; y, como contribución, proponer estrategias para subsidiar la incorporación de contenidos y prácticas sobre el cuidado domiciliar en los referidos cursos. El Pensamiento Complejo, de acuerdo a Edgar Morin, fue el referencial teórico adoptado. Esta es una investigación cualitativa, que utilizó como método la Teoría Fundamentada en los Datos, aprobada por el Comité de Ética en Investigación del Sector de Ciencias de la Salud de UFPR, bajo el Registro CEP/SD: 631.168.08.10 y CAAE: 0062.0.091.000-08. Para construcción de la teoría sustantiva, fueron entrevistados tres grupos de muestra. El primer grupo fue compuesto por 37 académicos que estaban en último año de la graduación de los 06 cursos mencionados; el segundo fue compuesto por 16 docentes de los 06 cursos mencionados, que abordaban contenidos referentes al CD en aula de clase o prácticas; y el tercer grupo fue compuesto por 10 egresos de los 06 cursos mencionados que actúan en CD, sea en la iniciativa pública o particular. El total de entrevistas semiestruturadas realizadas fue de 63. El análisis de los datos fue por codificación abierta, axial y selectiva, lo que permitió interpretar el fenómeno "La vivencia en enseñar y aprender el cuidado domiciliar en los cursos de graduación en salud", lo cual tiene como categoría central "Enseñando y aprendiendo el cuidado domiciliar en los cursos de graduación en salud". Las causas del fenómeno fueron explicitadas en la categoría "Articulando conocimientos sobre el CD"; las estrategias, en las categoría "Vivenciando la singularidad del CD"; las condiciones intervinientes, en la categoría "Comprendiendo las características multidimensionais del CD"; el contexto, en la categoría "Comprendiendo el CD en el sistema de salud; y las consecuencias, en la categoría "Transformando el pensamiento acerca de la formación profesional en CD". La teoría sustantiva construida permitió comprobar la tesis de que la complejidad del cuidado domiciliar vuelve su enseñar y aprender indispensable en los cursos de graduación en enfermería, farmácia, medicina, nutrição, odontologia e terapia ocupacional. Hay innúmeras particularidades en CD que necesitan ser entendidas para que la actuación profesional considere paciente, cuidador, familiares, redes sociales y las relaciones de ese proceso, siendo esencial la formación profesional específica para actuación en CD.
Descritores: Educação em Saúde
Assistência Domiciliar
Desenvolvimento de Pessoal
Educação Superior
Enfermagem Domiciliar
-Ensino
Terapia Ocupacional
Educação em Odontologia
Educação de Graduação em Medicina
Educação em Enfermagem
Educação em Farmácia
Serviços de Assistência Domiciliar
Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 362.14, H552


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Alavarce, Debora Cristina
Texto completo
Id: biblio-1252793
Autor: Alavarce, Débora Cristina.
Título: Desenvolvimento e avaliaação da reação, aprendizagem e impacto de treinamento online para profissionais da saúde / Development and evaluation of the reaction, learning and impact of online training for healthcare professionals.
Fonte: São Paulo; s.n; 2014. 261 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: INTRODUÇÃO: A utilização de treinamento on-line para capacitação técnica e atualização dos profissionais de saúde sofre grande expansão, sendo importante a avaliação do impacto na prática profissional. OBJETIVOS: desenvolver e avaliar o impacto do treinamento on-line Identificação da demência em idosos, aplicado aos profissionais de saúde da atenção básica. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de produção tecnológica, quantitativa, descritiva, multivariada, correlacional, longitudinal, do tipo painel. As variáveis de critério foram: Escores de Aprendizagem e Impacto do Treinamento no Trabalho, medido em Profundidade e em Amplitude. As variáveis antecedentes integram os componentes de Reação, Características da Clientela e Suporte à Transferência. O local do estudo foi um ambulatório de atenção secundária do Sistema Único de Saúde especializado na atenção à saúde ao idoso, referência para 100 unidades básicas na zona norte de São Paulo. A amostra compôs de 40 profissionais que atendiam aos critérios de inclusão. Na análise dos dados, as escalas de Likert (1 a 5) foram apresentadas por frequências absolutas e relativas e as associações entre questões utilizaram o teste Exato de Fisher. As medidas contínuas foram apresentadas em médias, desvios padrão e medidas de posição (mínimo, máximo, quartis), a correlação das notas e das demais variáveis utilizaram os testes t-student (2 fatores) e ANOVA (3 ou mais fatores). A análise de correlação entre as variáveis de impacto utilizou o teste de Spearman, com p de 5%.RESULTADOS: O desenvolvimento do treinamento foi fundamentado na perspectiva da aprendizagem significativa, abrangendo quatro módulos. A avaliação de aprendizagem pré treinamento on-line foi 6,24 + 1,25, da pós imediata 7,66 + 1,21 e a pós tardia (180 dias após o fim do curso) 7,24 + 0,84 (notas 0 a 10) com ganho estatisticamente significante entre pré e pós imediata (p<0.005). A avaliação de reação apresentou escore de 4,26 + 0,62 com os itens tutor e material didático apresentando, respectivamente, as maiores média, 4,75 + 0,77 e 4,33 + 0,85. O impacto em profundidade foi positivo, com escore geral de 3,66 + 0,76 e o domínio da avaliação da demência teve melhor impacto 4,12 + 0,95. O impacto em Amplitude, apresentou média de 2,23 + 0,81. O Suporte à Transferência obteve média geral 2,97 + 0,81, demonstrando que há necessidade de investimentos na política de desenvolvimento de pessoal com apoio gerencial, social (dos colegas) e organizacional para a aplicação de novos conhecimentos na prática profissional. Constatou-se a associação positiva entre reação e a aprendizagem e reação com os impactos em profundidade e amplitude. CONCLUSÕES: Este estudo demonstrou que o treinamento on-line construído com base nos pressupostos da aprendizagem significativa contribuiu para a capacitação dos profissionais de saúde, identificando a importância do papel do tutor especialista na área e de materiais didáticos educacionais teórico-práticos, dirigidos, dinâmicos, objetivos e contextualizados na prática profissional. A pesquisa contribuirá para o fortalecimento de propostas de educação permanente inovadoras e aderentes ao contexto tecnológico atual da saúde e da enfermagem.

INTRODUCTION: The use of e-learning for technical training and continuing education of health professionals is greatly expanding; therefore, it is important to assess its impact on professional practice. OBJECTIVES: To develop and evaluate the impact of an e-learning module on the identification of dementia in the elderly, as applied to health professionals working in primary care. MATERIAL AND METHODS: This is a survey of production technology, quantitative, descriptive, multivariate, correlational, longitudinal panel data. The variables of criterion were: Scores of Learning and Impact of Training on Work, measured in Depth and in Breadth. The previous variables comprise the components of Reaction, Characteristics of the clientele and Support the Transfer. The study site was an outpatient secondary care in the Unified Health System specialized in health care for the elderly, and used as a reference to 100 other units in the northern region of São Paulo. Following the inclusion criteria, 40 professionals were part of the research. Evaluation of the contribution of e-learning on acquired and strengthen skills and on transfer support. In data analysis, the Likert scales (1-5) were presented as absolute and relative frequencies and associations between questions used the Fisher exact test. Descriptive analyses of continuous variables were conducted using means, standard deviations and measures of position (minimum, maximum, quartiles). notes the correlation with the other variables used the Student t test (2 factors) or ANOVA (3 or more risk factors). Correlation analysis between impact variables used Spearman's test, with p = 5%.RESULTS: The development of e-learning was based on the prospect of meaningful learning, with 04 module. Assessing learning on-line pre e-learning was 6.24 + 1.25, the immediate aftermath was 7.66 + 1.21 and late post (180 days after the end stroke) was 7.24 + 0.84 ,in a scale from 0 to 10, with a statistically significant increase between pre and immediate post (p<0.005). The reaction evaluation scores were 4.26 + 0.62, in a scale from 0 to 05, items with the tutor and teaching materials presenting, respectively, the highest average of 4.75 + 0.77 and 4.33 + 0.85. The impact was positive in depth with overall score of 3.66 + 0.76 It was found that the e-learning had an effect on the acquisition of the skills, with a score of 4.29 + 0.66, in a scale from 0 to 10. The impact amplitude was positive, with a mean of 2.23 + 0.81. The Transfer Support showed overall , mean 2.97 + 0.81, in a scale from 0 to 05, demonstrating that there is a need to invest in staff development policy management, social support (from colleagues), and for organizational implementation of continuous learning on the job. Constatou-se associação positiva entre reação e a aprendizagem e reação com os impactos em profundidade e amplitude. CONCLUSIONS: This study demonstrates that e-learning built from assumptions of meaningful learning contributes to the training of health professionals, identifying the importance of the role of the expert tutor in the areas of theoretical and practical education, targeted educational learning materials, dynamic, contextualized goals and professional practice. The research contributes to the literature by strengthening the evidence that innovative proposals for lifelong learning and adherence to the current technological context of health and nursing are promising.
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal
-Educação à Distância
Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-1182628
Autor: Perú. Ministerio de Salud. Oficina de Estadística e Informática.
Título: Sistema de gestión de personal: Manual de diseño. Módulo 2 / Personnel Management System: Design Manual. Module 2.-pt.2
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud. Oficina de Estadística e Informática; May. 1994. [170] p. tab.
Idioma: es.
Resumo: El presente documento detalla: Alcances del sistema, diseño modular, diseño de archivos, diseño de pantallas, diseño de reportes
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal
Gestão em Saúde
Pessoal de Saúde
-Peru
Responsável: PE18.4 - Centro de Documentación
[{"text": "PE18.1", "_a": "MS/OEI 0028"}]


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Id: biblio-1182271
Autor: Perú. Ministerio de Salud. Escuela Nacional de Salud Pública; .Centro de Investigación y Desarrollo de Programas de Salud - CIDEPSA; .Organización Panamericana de la Salud - OPS.
Título: Investigación en recursos humanos en salud / Research on health manpower.
Fonte: Lima; Centro de Investigación y Desarrollo de Programas de Salud - CIDEPSA; s.f. 107 p. tab, graf. (Documentos Básicos. Desarrollo de Recursos Humanos en Salud, 4).
Idioma: es.
Descritores: Atitude do Pessoal de Saúde
Desenvolvimento de Pessoal
Desenvolvimento de Pessoal/métodos
-Administração de Recursos Humanos em Hospitais/educação
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central
[{"text": "PE18.1", "_a": "IDREH-DB-4"}]



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