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Id: biblio-1001056
Autor: Aguirre-Boza, Francisca; Mackay, Maria Consuelo Cerón; Pulcini, Joyce; Bryant-Lukosius, Denise.
Título: Estratégia de implementação para a prática avançada de enfermagem na Atenção Primária à Saúde no Chile / Estrategia de implementación para la práctica avanzada de enfermería en la Atención Primaria de Salud en Chile / Implementation strategy for advanced practice nursing in primary health care in Chile
Fonte: Acta Paul. Enferm. (Online);32(2):120-128, Mar.-Abr. 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Objetivos: (i) Delinear os passos e progressos realizados pelo Chile para implementar a prática avançada do papel da enfermagem usando o Enfoque PEPPA (Participatory Evidence-based Patient-focused Process) como guia, (ii) demonstrar a eficácia da estrutura do PEPPA para a identificação de barreiras e guiar o processo de implementação, e (iii) discutir os próximos passos para a implementação do papel da enfermagem. Métodos: O enfoque inclui nove etapas em um processo flexível e iterativo. Resultados: O presente estudo fornece uma análise aprofundada das atividades empregadas para cada etapa do Enfoque PEPPA e sua contribuição para o desenvolvimento do papel da enfermagem na prática avançada no Chile. Em particular, as atividades de participação das partes interessadas foram essenciais para informar os principais decisores e formuladores de políticas de saúde sobre o papel das práticas avançadas de enfermagem, obtendo sua adesão e apoio ao papel da enfermagem e estabelecendo um consenso sobre suas prioridades. As estratégias usadas para superar alguns desafios na implementação das etapas do PEPPA também são discutidas, juntamente com os próximos passos para avaliar e monitorar a implementação e o estabelecimento do papel da enfermagem na prática avançada a longo prazo. Conclusão: O Enfoque PEPPA fornece diretrizes importantes para os países em que a prática avançada do papel da enfermagem está recém sendo introduzida, por meio da identificação e análise de barreiras para o delineamento eficaz do papel e sua implementação exitosa.

Resumen Objetivos: (i) Delinear los pasos y avances logrados por Chile para implementar el rol de la práctica avanzada de enfermería utilizando el enfoque PEPPA (Participatory Evidence-based Patient-focused Process) como guía, (ii) demostrar la eficacia de la estructura del PEPPA para identificar barreras y guiar el proceso de implementación, y (iii) debatir los próximos pasos para la implementación de roles. Métodos: El enfoque incluye nueve etapas dentro de un proceso flexible e interactivo. Resultados: El presente estudio ofrece un análisis profundo de las actividades empleadas en cada etapa del enfoque PEPPA y su contribución al desarrollo del rol de la práctica avanzada de enfermería en Chile. En particular, las actividades de participación de las partes interesadas fueron esenciales para informar a los principales tomadores de decisiones y formuladores de políticas de salud sobre el rol de las prácticas avanzadas de enfermería, con lo que se obtuvo su adhesión y apoyo al rol de la enfermería y se estableció un consenso sobre las prioridades. También se discuten las estrategias usadas para superar algunos problemas de la implementación de las etapas del PEPPA, junto con los próximos pasos para evaluar y monitorear la implementación y el establecimiento del rol de la práctica avanzada de enfermería a largo plazo. Conclusión: El enfoque PEPPA ofrece importantes directrices para los países en que el rol de la práctica avanzada de enfermería está recién siendo introducido, por medio de la identificación y análisis de barreras para el diseño eficaz de roles y su correcta implementación.

Abstract Objectives: (i) Outline the steps and progress made by Chile to implement the advanced practice nursing role using the PEPPA framework as a guide, (ii) demonstrate the effectiveness of the PEPPA framework to identify barriers and guide the implementation process, and (iii) discuss the next steps for role implementation. Methods: The framework includes nine steps in a flexible and iterative process. Results: This paper provides an in-depth analysis of activities employed for each step of the PEPPA Framework and their contribution to advanced practice nursing role development in Chile. In particular, stakeholder engagement activities were essential for informing key health care decision and policy-makers about the advanced practice nursing role, obtaining their buy-in and support for the role, and establishing consensus on role priorities. Strategies used to overcome some challenges in implementing framework steps are also discussed along with next steps to evaluate and monitor the implementation and establishment of the advanced practice nursing role in the long term. Conclusion: The PEPPA Framework provides important guidance for countries where advanced practice nursing roles are just being introduced by identifying and addressing barriers to the effective role design and successful implementation.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Desenvolvimento de Pessoal
Papel do Profissional de Enfermagem
Prática Avançada de Enfermagem/organização & administração
Política de Saúde
-Chile
América Latina
Limites: Humanos
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1291578
Autor: Ministerio de Salud de Peru.
Título: Registro nacional del personal de la salud 2016. Información de recursos humanos en el sector salud / National registry of health personnel 2016. Information on human resources in the health sector.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 2017. 57 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La quinta de la serie de publicaciones, expresa la reafirmación del compromiso de nuestra Dirección, a través del Observatorio de Recursos Humanos en Salud, de dar a conocer de manera sucinta la información más relevante respecto a la situación actual de los Recursos Humanos en Salud (RHUS) a nivel nacional, teniendo como objetivo el deponer a disposición un documento de consulta rápida y pertinente de indicadores más relevantes en materia de recursos humanos para los gestores del ámbito nacional, regional y local y la sociedad civil en su conjunto. Al igual que en números anteriores, en esta ocasión se recoge y sistematiza la información en materia del recurso humano de las instituciones del sector salud y en mayor detalle del Ministerio de Salud y los Gobiernos Regionales a través del Registro Nacional de Personal de Salud ­ INFORHUS, incluyéndose información relevante del Servicio Nacional Urbano Marginal de Salud ­SERUMS, la del Sistema Nacional de Residentado Medico ­ SINAREME y la de los programas de capacitación y fortalecimiento de capacidades de los RHUS
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal
Recursos Humanos
Observatório de Recursos Humanos em Saúde
Ocupações em Saúde
Prioridades em Saúde
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1379107
Autor: Valladares, Miguel Ángel Orozco(org); Herrera, Marcia Yasmina Ibarra(org).
Título: Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud: 37 años fortaleciendo la salud pública em Centroamérica / Centro de Pesquisas e Estudos da Saúde: 37 anos fortalecendo a saúde pública na América Central / Center for Research and Studies of the Health: 37 years strengthening public health in Central America.
Fonte: Porto Alegre; Editora Rede Unida; 20200528. 116 p.
Idioma: pt.
Resumo: Este libro es el resultado de una alianza institucional del Centro de Investigación y Estudios en Salud (CIES), de la Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, Managua (UNAN Managua), con la Associação Brasileira da Rede Unida, a través de su Editorial. Fue organizado, editado, diseñado y lanzado en el contexto del 37 Aniversario del CIES UNAN Managua, una institución académica siempre comprometida con el desarrollo de recursos humanos a través de la capacitación de profesionales y líderes comunitarios en salud para Nicaragua y Centro América, y con el intercambio de conocimientos y tecnología para fortalecer la salud como un derecho humano. La producción de este libro ha sido posible gracias al apoyo fundamental de la Organización Panamericana de la Salud, Organización Mundial de la Salud a través de su Representación en Nicaragua, lo cual agradezco profundamente. El presente libro llega a las manos de los lectores con los resultados del análisis y evaluaciones producidas y compartidas por diferentes actores de esta historia, permitiendo ver un poco más allá en el futuro. A medida que las políticas públicas y la salud de las personas y las comunidades se enfrentan a desafíos cada vez más complejos en el planeta, así también nos esforzamos cada vez más por desarrollar y proporcionar nuevos niveles de pensamiento y capacidades humanas para el trabajo dentro de los sistemas y servicios de salud.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
América Central
Saúde Pública
-Organização Pan-Americana da Saúde
Atenção Primária à Saúde
Desenvolvimento de Pessoal
Gestão em Saúde
Disseminação de Informação
Gestão da Informação em Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1973


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1154086
Autor: Bernaza Rodríguez, Guillermo Jesús; Aparicio Suárez, José Luis; Paz Martínez, Estrella de la; Torres Alfonso, Aida María; Alfonso Manzanet, José Enrique.
Título: La educación de posgrado ante el nuevo escenario generado por la COVID-19 / Postgraduate education before the new circumstances created by COVID-19
Fonte: Educ. med. super;34(4):e2718, oct.-dic. 2020. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La respuesta dada por el Gobierno cubano y la ciencia a la situación epidemiológica que vivimos y al enfrentamiento de los problemas fundamentales del desarrollo del país, motiva a la reflexión y a un accionar más resuelto sobre qué se necesita hacer en el posgrado para contribuir con soluciones válidas, sostenidas, innovadoras y aplicables a esos problemas. Objetivos: Exponer algunas reflexiones y acciones ante el nuevo escenario generado por la COVID-19 y los problemas del desarrollo del país desde la perspectiva de la educación de posgrado. Posicionamiento del autor: El posgrado se enfrentará a problemas más complejos, al romperse las limitaciones disciplinares, sobre la base de sólidos fundamentos científicos y tecnológicos, lo que da lugar a soluciones innovadoras, estratégicas y comprometidas con la sociedad y su desarrollo en la construcción de un socialismo próspero y sostenible. Sin embargo, para lograr esto, la continuidad en la formación profesional del más alto nivel no es suficiente. Hay que considerar los disímiles procesos de ciencia, tecnología e innovación que tienen lugar en el posgrado, cuyos productos repercuten en el bienestar de la sociedad, en su desarrollo; de ahí su marcada y necesaria pertinencia. Conclusiones: El posgrado resulta necesaria y esencialmente innovador, por lo cual requiere de una mirada profunda y no concebirlo solo como el estudio del alto nivel, porque en este hay ciencia, tecnología, innovación y generación de conocimiento. Se requiere de acciones concretas emergentes con carácter acentuado ante el nuevo escenario creado por la COVID-19 y la necesidad de seguir desarrollando el país(AU)

Introduction: The response given by the Cuban Government and by science before the epidemiological situation we are going through, and before the confrontation of the fundamental concerns of the country's development, motivates reflection and more resolute action on what needs to be done in postgraduate studies to contribute to valid, sustained, innovative and applicable solutions to these problems. Objective: To present, from the perspective of postgraduate education, some reflections and actions in the face of the new circumstances produced by COVID-19 and the concerns regarding the country's development. Author's position: Postgraduate education will face more complex problems, by breaking disciplinary limitations, upon the basis of solid scientific and technological foundations, which gives rise to innovative, strategic solutions committed to society and its development in the construction of prosperous and sustainable socialism. However, to achieve this, continuity in professional training at the highest level is not enough. We must consider dissimilar processes of science, technology and innovation that take place in postgraduate studies, whose products have an impact on the well-being of society, as well as on its development; hence, its marked and necessary relevance. Conclusions: Postgraduate training is necessary and essentially innovative, a reason why it requires a deep look and not to be conceived only as high-level education, because it involves science, technology, innovation and generation of knowledge. Specific emerging actions are required, with an accentuated character based on the new circumstances created by COVID-19 and the need to continue developing the country(AU)
Descritores: Educação de Pós-Graduação/organização & administração
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Gestão de Mudança
-Desenvolvimento de Pessoal
COVID-19
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1123458
Autor: Wolff, Camila.
Título: Manual para participação de enfermeiros no processo de informatização da sistematização da assistência de enfermagem / Manual for the participation of nurses in the computerization process of nursing care systematization.
Fonte: Curitiba; s.n; 20191128. 117 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Resumo: A implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e do Processo de Enfermagem (PE) têm encontrado por causas multifatoriais, que impedem que estes sejam aplicados em sua integralidade na prática dos profissionais de enfermagem. Como meio de contornar parte dessas dificuldades, os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) com módulos para a enfermagem, têm contribuído para aprimorar a assistência e tornar o processo facilitado. Nesse sentido, o planejamento, desenvolvimento e a implantação do Sistema de Gestão de Assistência do Sistema Único de Saúde (GSUS) nos hospitais vinculados à Secretaria do Estado da Saúde do Paraná (SESA PR), contou com a participação de profissionais enfermeiros no módulo da enfermagem. No entanto, essa experiência não foi divulgada no meio acadêmico, não compartilhando a inserção e contribuição da profissão nesse contexto. Objetivo: Elaborar um manual para atuação de enfermeiros no processo de informatização da SAE, tendo em vista sua participação e contribuição na construção do Módulo de Enfermagem no GSUS nos hospitais da SESA PR. Metodologia: Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa desenvolvido junto a SESA PR, a partir de análise documental de atas de reuniões do grupo de trabalho envolvido nesse processo à época, entrevistas com informantes chave, sendo 02 enfermeiras e 01 analista de sistema e, reunião de grupo focal formado por enfermeiros que participaram da construção do módulo de enfermagem no GSUS, por meio do processo de Design Thinking. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo e serviram de estrutura para a construção do manual para a inclusão e participação dos enfermeiros no processo de informatização. Resultados: A partir da análise de conteúdo, emergiram as seguintes categorias: (1) planejamento quanto a recursos humanos, infraestrutura e organização prévia do trabalho do enfermeiro; (2) desenvolvimento quanto a escolha da teoria e taxonomia de enfermagem, histórico, diagnósticos e intervenções de enfermagem; (3) implantação quanto a escolha da unidade piloto, desenvolvimento de plano de capacitação, efetivação na unidade piloto e replicação para demais unidades. Entre os pontos positivos elencados, a participação efetiva de profissionais enfermeiros em todas as etapas pode facilitar a aplicação e aceitação da ferramenta pelos profissionais. Por outro lado, o estudo mostra que estratégias de gestão quanto ao planejamento diante de recursos humanos, infraestrutura e organização prévia do trabalho da equipe de enfermagem precisam ser superados a fim de garantir o resultado final de implantação do módulo para enfermagem. Produto: Manual para participação de enfermeiros na informatização do processo de enfermagem. Considerações finais: reitera-se e complementa-se aspectos relevantes acerca da participação de enfermeiros na contribuição para o desenvolvimento de ferramentas informatizadas. O desenvolvimento do manual para a inclusão da participação dos enfermeiros no processo de informatização é a principal contribuição deste estudo, considerando que esses profissionais conhecem os processos de trabalho em saúde e o fluxo das informações, possibilitando maior adesão pelos usuários.

Abstract: The implementation of the Nursing Care Systematization (SAE) and the Nursing Process (PE) have faced multifactorial causes, which prevent them from being consummately applied in the nursing practice. Health Information Systems (SIS) with nursing modules as a way to overcome some of these difficulties, have contributed to improve care and become easier the process. Therefore, the implementation of the Sistema de Gestão de Assistência do Sistema Único de Saúde (GSUS) in hospitals related to the Paraná State Department of Health (SESA PR) had the cooperation of nurses in developing nursing module. However, this experience was not publicized in academia, not sharing the profession insertion and contribution in this context. Objective: To develop a manual for nurses in the computerization process of the SAE, in order to report their participation and contribution in planning, development and implementation of the Nursing Module at GSUS in SESA PR hospitals. Methodology: Descriptive-exploratory study of qualitative research developed with SESA PR, from documentary analysis of meetings minutes of working group involved in this process at that time, interviews with 02 nurses and 01 system analyst, who were the key informants and meeting focus group of nurses who participated in the construction of the nursing module in GSUS through the Design Thinking process.The collected data were submitted to content analysis and served as a framework for the guide construction about inclusion and participation of nurses in the computerization process. Results: From the content analysis, the following categories emerged: (1) planning regarding human resources, infrastructure and prior organization of the nurse's work; (2) development regarding the choice of nursing theory and taxonomy, history, diagnoses and nursing interventions; (3) implementation regarding the choice of pilot unit, development of training plan, implementation in pilot unit and replication to other units. Among the positive points listed, the effective participation of professional nurses in all stages can facilitate the nursing module application and acceptance by professionals. In contrast, the study shows that management strategies regarding planning in front of human resources, infrastructure and prior organization of the nursing team's work need to be overcome in order to ensure the final result of the nursing module implementation. Product: Manual for the participation of nurses in the computerization of the nursing process. Final considerations: reiterates and complements relevant aspects about the participation of nurses in the contribution to the development of computerized modules. The development of the guide for the inclusion of nurses' participation in the computerization process is the main contribution of this study, considering that these professionals know the health work processes and the information flow, enabling greater adherence by users.
Descritores: Software
Desenvolvimento de Pessoal
Informática em Enfermagem
Processo de Enfermagem
Equipe de Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Entrevista
Estudo de Validação
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico


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Id: biblio-1349396
Autor: Borges, Raul Elton Araújo; Gurgel, Bruno Cesar de Vasconcelos; Medeiros, Maria Cristina dos Santos; Calderon, Patrícia dos Santos.
Título: Orientação acadêmica: percepções de discentes e docentes sobre a prática pedagógica na formação em Odontologia / Academic tuition: perceptions of students and professors concerning pedagogical practice in dental education
Fonte: Rev. ABENO;20(1):139-147, 2020. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Oestudo objetivou avaliar o papel da orientação acadêmica e os desafios atuais relacionados a essa prática pedagógica durante a formação acadêmica em Odontologia, na percepção de docentes e discentes. Trata-se de estudo de natureza quantiqualitativa, desenvolvido no curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados, respondidos por106 estudantes e 15 professores de Odontologia com experiência em orientação acadêmica. A análise quantitativa dos resultados utilizouestatísticasdescritivase,na sequência, realizou-se avaliação qualitativapor meio da técnica de análise de conteúdo. As percepções discentes demostraram fragilidadesno desempenho dos professores orientadores acadêmicos, principalmente em relação ao vínculo com a turma, período e frequência dos encontros, assim comometodologia adotada. Osdocentesapontarama necessidade de estratégias de educação permanente, visandosua qualificação para o exercício dessa função. Conclui-se que existesubaproveitamento dessa prática pedagógica na formação em Odontologia. Para superar estafragilidade e os desafios inerentes à prática, na visão dos discentes é necessário que osorientadores acadêmicos se tornem mais presentes no cotidiano universitáriodesde o primeiro período, com orientações precoces sobre as suas obrigações e mediando o processo de formação acadêmica em todas as fases do curso. Paraos docentes, énecessário investir em processos permanentes de desenvolvimento docente (AU).

This study aimed to evaluate the role of academic tuition and the challenges related to this pedagogical practice during academic education in Dentistry, considering the perception of professors and students. This is a quantitative-qualitative study, developed in the Dental school of Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Data was collected by means of semi-structured questionnaires, answered by 106 students, and 15 professors with expertise in academic tuition. Data analysis was descriptive and a qualitative analysis was carried out using the content analysis method. Student perceptions showed weaknesses in the performance of academic tuition, mostly concerning the relationship between tutor and students, frequency of discussions, as well as the method adopted. The professors pointed out the need for permanent education strategies, aiming at their qualifications to the tuition. It is concluded that there is an underuse of this pedagogical practice in dentistry education. To overcome this weakness and the challenges inherent to the practice, in the view of the students, it is necessary that the tutors become more present during the onset of their university life by early directions on their responsibilities and supervision of the education process along the graduation. For professors, it is necessary to provide permanent strategies for academic tuition improvements (AU).
Descritores: Estudantes de Odontologia
Mentores
Educação Continuada
Educação em Odontologia
Universidades
Docentes de Odontologia
-Ensino
Brasil
Inquéritos e Questionários
Interpretação Estatística de Dados
Desenvolvimento de Pessoal
Pesquisa Qualitativa
Metodologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1365172
Autor: Gonçalves, Luiza Lana; Parker, Melissa; Carbinatto, Michele Viviene.
Título: Comunidade de prática e o desenvolvimento profissional docente de professores de educação física em uma escola brasileira / Community of practice and continuing professional development of physical education teachers in a brazilian school / Comunidad de práctica y el desarrollo profesional docente de profesores de educación física en una escuela brasileña
Fonte: Movimento (Porto Alegre);27:e27073, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Esta pesquisa teve o objetivo de explorar o desenvolvimento profissional de professores de Educação Física (EF) em uma escola municipal brasileira. Este estudo se constituiu como uma pesquisa-ação da qual participaram seis professores de EF, uma facilitadora e uma critical friend. Reuniões com os professores e entre as pesquisadoras; entrevistas; caderno de campo foram as fontes de dados. Os resultados apontam que a comunidade de prática (CP) pôde dar suporte aos professores durante seu desenvolvimento. As necessidades essenciais dos professores foram atendidas; a CP teve decisões autônomas; e a sua voz ouvida. O suporte oferecido aos professores pela CP foi originado pelo processo de construção da própria prática dos professores, sob o apoio de seus próprios pares e da facilitadora enquanto eles se uniam em uma comunidade recém-desenvolvida.

Abstract This research aimed to explore the continuing professional development (CPD) of Physical Education (PE) teachers in a municipal Brazilian school. The investigation was an action research study and the participants included six PE teachers, one facilitator and one critical friend. Data sources included meetings with teachers and between researchers; interviews; and field notes. Results revealed that the community of practice (CoP) could support teachers' CPD. Teachers essential needs were addressed; the CoP made autonomous decisions and their voice was heard. The support that the CoP provided to teachers was generated by teachers' own process of building their own practice, with support from their peers and the facilitator while teachers joined in a recently formed community.

Resumen Esta investigación tuvo como objetivo explorar el desarrollo profesional de profesores de Educación Física (EF) en una escuela municipal brasileña. Este estudio se constituyó como una investigación-acción en la que participaron seis profesores de Educación Física, una facilitadora y una critical friend. Las fuentes de datos fueron encuentros con profesores y entre las investigadoras, entrevistas y cuaderno de campo. Los resultados muestran que la comunidad de práctica (CP) puede proporcionar apoyo a los profesores durante su desarrollo. Las necesidades esenciales de los profesores fueron atendidas, la CP tomó decisiones autónomas y su voz fue escuchada. El apoyo que la CP brindó a los docentes se genera mediante el propio proceso de construcción de la práctica de los profesores, con el apoyo de sus colegas y de la facilitadora, cuando estos se unían en una comunidad recién desarrollada.
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal
Crescimento e Desenvolvimento
Docentes
Professores Escolares
Aprendizagem
-Educação Física e Treinamento
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Texto completo SciELO Chile
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Id: lil-699669
Autor: Camelo, Silvia Helena Henriques; Silva, Vânea Lucia dos Santos; Laus, Ana Maria; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi.
Título: Perfil profissional de enfermeiros atuantes em unidades de terapia intensiva de um hospital de ensino / Perfil profesional de los enfermeros que trabajan en unidades de cuiddados intensivos de un hospital universitario / Professional profile of nurses working in intensive care units of a teaching hospital
Fonte: Cienc. enferm;19(3):51-62, 2013. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A Unidade de Terapia Intensiva se caracteriza por um cenário de inovação e atendimento especializado de enfermagem a pacientes considerados de alta complexidade, potencializando a necessidade de um perfil profissional para harmonizar o serviço entre alta tecnologia e assistência. O enfermeiro, neste contexto, necessita de um perfil que lhe permita alinhar conhecimento técnico-científico, domínio da tecnologia e humanização do cuidado. Este estudo identificou e analisou o perfil de enfermeiros atuantes em unidades de terapia intensiva de um hospital de ensino. É um estudo de caso múltiplo, de abordagem qualitativa e a amostra composta por 24 enfermeiros de duas unidades críticas. Utilizamos as técnicas da observação direta e entrevistas semiestrutu-radas. Os resultados mostraram enfermeiros predominantemente do sexo feminino, idade média de 32 anos, e com pouca experiência teórico-prática em alta complexidade, demonstrando a necessidade de mobilização de novas competências apoiadas em conhecimento científico para um atendimento seguro e de qualidade.

The Intensive Care Unit is characterized by a scene of innovation and specialized nursing care to patients considered high complexity, increasing the need for a professional profile to harmonize service between high technology and assistance. The nurse in this context requires a profile that lets you align technical and scientific knowledge, the field of technology and humanization of care. This study identified and analyzed the profile of nurses working in intensive care units of a teaching hospital. It is a multiple case study, qualitative approach and the sample of 24 nurses in two critical units. The techniques used in this study were direct observation and semistructured interviews. The results showed nurses predominantly female, mean age 32 years and with little theoretical and practical experience in high complexity assistance, demonstrating the need for constant mobilization of experts supported by scientific knowledge for a safe and quality care.

La Unidad de Cuidados Intensivos se caracteriza por un contexto de innovación y atención de enfermería especializada para pacientes considerados de alta complejidad, lo que aumenta la necesidad de un perfil profesional para armonizar servicio entre la alta tecnología y la asistencia. La enfermera en este contexto requiere un perfil que le permita alinear los conocimientos técnicos y científicos, el campo de la tecnología y la humanización de la atención. Este estudio identificó y analizó el perfil de las enfermeras que trabajan en unidades de cuidados intensivos de un hospital universitario. Se trata de un estudio de caso múltiple, cualitativo, siendo la muestra de 24 enfermeras de dos unidades de críticos. Fueron utilizadas las tecnicas de observación directa y entrevistas semiestructuradas. Los resultados mostraron que el grupo estudiado estaba conformado predominantemente por mujeres, de edad media 32 años, con poca experiencia teórica y práctica en la asistencia de alta complejidad, lo que demuestra la necesidad de una constante movilización de expertos con el apoyo de los conocimientos científicos para una atención segura y de calidad.
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal
Papel do Profissional de Enfermagem
Humanização da Assistência
Hospitais de Ensino
Unidades de Terapia Intensiva
-Competência Profissional
Tecnologia
Enfermeiras e Enfermeiros
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-780617
Autor: Borré-Ortiz, Yeis Miguel; Lenis-Victoria, Claudia; Suárez-Villa, Mariela; Tafur-Castillo, Janery.
Título: El conocimiento disciplinar en el currículo de enfermería: una necesidad vital para transformar la práctica / Disciplinary Knowledge in Nursing Curriculum: A Vital Need to Transform Practice / Conhecimento disciplina em currículo do enfermagem: a necessidade vital de transformar a prática
Fonte: Rev. cienc. salud (Bogotá);13(3):481-491, set.-dic. 2015.
Idioma: es.
Resumo: La Enfermería es una disciplina y una ciencia en construcción, con un conocimiento propio que evoluciona de manera independiente al de otras disciplinas. Dicho conocimiento ha sido construido con el fin de dar respuesta a los fenómenos de interés y problemas presentes en la práctica profesional. Sin embargo, a pesar de los esfuerzos realizados por teóricos, investigadores y estudiosos de la disciplina, en la estructuración de un conocimiento que sustente la práctica, este no ha tenido la visibilidad suficiente. Por ello, los profesionales en Enfermería recurren a modelos teóricos y conceptuales de otras disciplinas, situación que quizá se deba al desconocimiento de los modelos teóricos propios de la profesión o a la falta de formación disciplinar en los programas académicos. Esto indica que las escuelas, programas y/o facultades de Enfermería están llamadas a transversalizar la enseñanza del componente disciplinar en los currículos de formación. Para ello, deben revisar los diferentes elementos de la estructura curricular a la luz de las tendencias de la disciplina, la profesión y los servicios de salud, e implicar a los actores principales que desarrollan el proceso formativo, con el fin de responder a las necesidades de salud y bienestar demandadas por la sociedad actual.

Nursing is a discipline and science in construction with its own knowledge evolves independently of the other disciplines. This knowledge has been built in order to respond to the phenomena of interest and present problems in professional practice. However, despite the efforts of theoreticians, researchers and students of the discipline in the structuring of knowledge that supports the practice, this has not been sufficient visibility, but rather nursing professionals flock to theoretical and conceptual models other disciplines. This situation may be due to a lack thereof or lack of disciplinary training received during training. This indicates that schools and nursing programs, are called to mainstream teaching disciplinary component in the training curricula. For this they should review the different elements of the curriculum structure in light of trends in the discipline, profession and health services, and involve key players who develop the training process in order to respond to the needs health and welfare demanded by today's society.

Enfermagem é uma disciplina e da ciência na construção do seu próprio conhecimento evolui de forma independente das outras disciplinas. Este conhecimento tem sido construído de forma a responder aos fenômenos de interesse e problemas presentes na prática profissional. No entanto, apesar dos esforços de teóricos e pesquisadores da disciplina na estruturação do conhecimento, que apoia a prática, isto não foi suficiente visibilidade, mas os profissionais de enfermagem se baseiam em modelos teóricos e conceituais de outras disciplinas. Esta situação pode ser devido a uma falta dela ou a falta de formação disciplinar recebido durante a formação. Isso indica que as escolas e os programas de enfermagem deve incluir o ensino do componente disciplinar nos currículos de formação. Para isso, eles devem analisar os diferentes elementos da estrutura curricular em função da evolução da disciplina, da profissão e dos serviços da saúde, e envolver os principais intervenientes que desenvolvem o processo de treinamento, a fim de responder às necessidades de saúde e sendo exigida pela sociedade de hoje.
Descritores: Enfermagem
-Prática Profissional
Desenvolvimento de Pessoal
Currículo
Educação em Enfermagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO285.1 - Biblioteca


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Id: biblio-952483
Autor: Magnin, Luana Silvy de Lorenzi Tezza; Pan, Miriam Aparecida Graciano de Souza.
Título: As políticas de educação continuada por competências: um estudo das configurações subjetivas do trabalhador público brasileiro / Competency-based continuing education policies: a study on Brazilian public worker's subjectivity
Fonte: Cad. psicol. soc. trab;18(2):153-167, 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Ser competente tornou-se objeto de consumo dos trabalhadores, que se dedicam ilimitadamente ao seu desenvolvimento. Este artigo analisa os modos de produção subjetiva do trabalhador público brasileiro a partir das amplas políticas de capacitação por competências, essas pouco problematizadas em seus fundamentos. Trata-se de um estudo documental discursivo e teórico-conceitual, realizado via perspectiva bakhtiniana, em que se analisou a política nacional de desenvolvimento de pessoal, o relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para a UNESCO e o Programa de Capacitação da ENAP. O enunciado das competências, como forma de oportunizar rápida qualificação e inclusão, está comprometido com uma visão de educação liberal e flexível que transfere ao servidor a responsabilidade pela (in)eficiência da gestão pública brasileira. Conclui-se que embora os fundamentos do termo "competências" estejam silenciados na literatura, seus usos e efeitos podem ser lidos em sua perspectiva pragmática, produzindo um trabalhador autônomo, flexível e que se responsabiliza individualmente por suas competências e capacidade de entrega. Na promessa de rápida qualificação e inclusão, o discurso de competência funciona como potente e competente aliado do Estado capitalista.

Being competent has become workers' desire to self-improve, dedicating themselves to develop at all times and places. This study analyses the modes of subjective production of the Brazilian public worker based on broad competency-based training policies, which haven't been enough problematized. This research follows a contextual discourse and theoretical documentation adopting Bakhtin's perspective, researching Brazilian public policy on workers' education, as well as the Report of the International Commission on Education for UNESCO and the Brazilian program on professional qualification (ENAP). Results show that competencies discourse is tied to a vision of liberal and flexible education that transfers to the public worker the responsibility of Brazilian public management's (in)efficiency. Although the fundamentals of the term "competencies" rarely appear in related literature, its usages and effects appear in its pragmatically perspective, producing a public worker who believes that he is individually responsible for its competencies and its deliverability. As it promises quick qualification and inclusion, competency discourse is a potent and competent allied of the capitalist state.
Descritores: Competência Profissional
Educação Continuada
Empregados do Governo
-Administração de Recursos Humanos
Desenvolvimento de Pessoal
Limites: Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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