Base de dados : LILACS
Pesquisa : I02.783 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1572 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 158 ir para página                         

  1 / 1572 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1053045
Autor: Azevedo, Sandra Maria Gomes de.
Título: Estudo das contribuições educacionais e sociais do Programa Jovens Talentos para a Ciência Faperj, em Miracema-RJ / Study of the educational and social contributions of the Youth Talent Program for Science Faperj, in Miracema-RJ.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2019. 201 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Instituto Oswaldo Cruz para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O ensino básico brasileiro está em fase de transição de um ensino bancário centrado no professor, conteudista, fragmentado e descontextualizado, pautado em livros didáticos para um ensino centrado no educando baseado em estudo ativo com metodologias diferenciadas. Uma das razões para essa mudança é despertar no educando o interesse pelo estudo. Alinhada a essa problemática as instituições de pesquisas com o objetivo de despertar nos jovens de educação básica o interesse pelas ciências investem em Programas de pré-iniciação cientifica, que são desenvolvidos pedagogicamente pela metodologia de projetos, que é uma metodologia ativa. Toda metodologia ativa tem sua base em teorias construtivistas, na qual o estudante é protagonista na construção do conhecimento e o professor tem o papel de mediador. Esta pesquisa é um estudo de caso qualitativo, cujo objetivo foi estudar as contribuições educacionais e sociais do "Programa Jovens Talentos para a Ciência/FAPERJ" no período de 2010 a 2017, na cidade de Miracema. Portanto, foram identificados: (i) as contribuições do Programa na ótica dos participantes (estudantes, docente e comunidade); (ii) os projetos desenvolvidos nesse período, seus produtos e impactos na sociedade miracemense; (iii) os documentos relacionados ao Programa, que foram catalogados e inseridos em um banco de dados. Nesse período participaram do Programa 137 jovens, desses dez, ainda, não concluíram o ensino médio. Então, os resultados apresentados são de 127 JT. O quantitativo de estudantes do sexo feminino foi de 55% e 45% masculino. 94,49% ingressaram no nível superior, desses 64,53% estão em universidade públicas e 56,47% em instituições privadas, com bolsas de 100% pelo Programa Universidade para todos (PROUNI). 30% optaram pela área de Ciências da Saúde e 19,16% pelas Ciências Biológicas.

Durante esse período foram desenvolvidos 93 projetos, sendo que 32, ainda estão ativos. Os projetos abordavam a realidade histórica, literária, social, ambiental e/ou de saúde da cidade. A maioria dos estudantes, orientadores e da comunidade escolar afirmou que o Programa foi uma ótima experiência, que contribuiu na vida pessoal, intelectual e profissional dos estudantes, assim como favoreceu na escolha da carreira profissional, no desenvolvimento da criticidade, da autonomia, da oralidade. Além disso proporcionou mais responsabilidade, comprometimento com os estudos, a trabalhar em equipe, na relação consigo mesmo e com o outro, dentre outras capacidades. As críticas ao Programa foram: o pequeno quantitativo de vagas, falta de laboratório com equipamentos científicos e na necessidade de aumento no valor da bolsa. Os participantes não apresentaram sugestões de melhoria para o Programa. Acreditamos que o sucesso do Programa, em Miracema se deve a metodologia empregada que é de cunho construtivista e ao fato dos projetos que foram desenvolvidos estarem diretamente relacionados a realidade dos estudantes. As práticas construtivistas favorecem o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento, da autonomia e na tomada de decisão. A tomada de decisões pelos estudantes e por meio de seus atos. Transformar a realidade em que está inserido é um dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a formação do cidadão crítico e autônomo. (AU)
Descritores: Instituições Acadêmicas
Ciência
Ensino
Ensino Fundamental e Médio
Acreditação de Programas
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


  2 / 1572 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-995983
Autor: Mejía, Rafael.
Título: El viaje de la homeopatía en México. Apuntes sobre una historia extraordinaria / The Journey of Homeopathy in Mexico. Notes about an Extraordinary Story
Fonte: Homeopatia Méx;88(716):36-43, jan. - marc. 2019.
Idioma: es.
Resumo: En este ensayo-reportaje se hace un recorrido a través de algunos de los momentos más significativos en la historia de la Homeopatía en México, desde sus orígenes hasta las primeras décadas del siglo XXI. Además de recordar la fundación de las instituciones más significativas para el gremio médico homeopático y su relación con el trabajo de algunos médicos connotados, se mencionan algunas investigaciones científicas de relevancia, las aportaciones reales y potenciales de la medicina hahnemanniana a la salud pública y la influencia que la Homeopatía mexicana ha tenido, principalmente en países hispanohablantes. (AU)

This essay-report presents a review of the most significant moments of homeopathy in Mexico, from its origins to the first decades of the 21st century. He recalls the founding of the most significant institutions for the homeopathic profession and its relationship with the work of some connoted doctors; also mentioned are relevant scientific researchs, the contributions of the hahnemannian medicine to public health and the influence of the Mexican homeopathy, mainly in Ibero-America. (AU)
Descritores: Instituições Acadêmicas
Saúde Pública
Homeopatia/história
-México
Responsável: BR926.1 - Biblioteca Artur de Almeida Rezende Filho


  3 / 1572 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-876955
Autor: Caicedo Ocampo, Mónica Del Pilar.
Título: Evidencia científica del movimiento respiratorio primario y su aceptación en las diferentes escuelas de osteopatía del mundo / Scientific evidence of the primary respiratory movement and its acceptance in th.
Fonte: Bogotá; s.n; 2013. 70 p. tab, ilus.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Nacional de Colombia para obtenção do grau de Maestría.
Resumo: La Osteopatía Craneosacral, descrita por el Dr. William Gardner Sutherland en 1939, se fundamenta en la movilidad de los huesos del cráneo y en la existencia de un impulso craneal rítmico, que afecta a todas las regiones del cuerpo: el "movimiento respiratorio primario" (MRP). El objetivo de esta monografía es recopilar información sobre la evidencia científica de la existencia del MRP, su aceptación y enfoque en las diferentes escuelas de Osteopatía Craneosacral en el mundo. Para lograrlo se ha realizado una revisión bibliográfica en libros, artículos de investigación con experimentación, revistas y sitios web. Basado en esto se ha podido demostrar experimentalmente la movilidad de los huesos craneanos y la existencia del MRP. Sin embargo, aún no se ha dicho la última palabra acerca de su origen. En la actualidad se han descrito los siguientes modelos: el biomecánico, biodinámico, Holográfico y el Modelo Físico Cósmico, de los cuales el modelo biomecánico es el más aceptado por las escuelas de terapia craneosacral en el mundo.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Terapias Complementares/educação
-Literatura de Revisão como Assunto
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 1572 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-782962
Autor: Silva, Glauber Weder dos Santos; Souza, Emanoel Fhilipe Leite; Sena, Romeika Carla Ferreira de; Moura, Izabella Bezerra de Lima; Sobreira, Maura Vanessa Silva; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de.
Título: Situações de violência contra travestis e transexuais em um município do nordeste brasileiro / Situaciones de violencia contra travestis y transexuales en una ciudad en el noreste de Brasil / Cases of violence involving transvestites and transsexuals in a northeastern Brazilian city
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(2):e56407, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar a partir do perfil sociodemográfico as situações de violência contra travestis e transexuais. Método Pesquisa transversal, descritiva, composta por 16 travestis e transexuais, realizada em Cajazeiras (PB). A coleta de dados ocorreu em abril de 2014 e os mesmos foram analisados de forma descritiva. Resultados A tipologia das violências que vitimaram travestis e transexuais foram: verbal (91,96%), psicológica (58,33%) e física (33,33%), com frequência entre 24 horas e seis meses anteriores à pesquisa. Quanto à espacialidade: a rua, a escola e os serviços de saúde configuraram os cenários das agressões. No que diz respeito ao agente agressor, os achados apontaram para vizinhos, membros da família e profissionais de saúde. Todas as formas indistintamente aconteceram entre os agentes e espaços da agressão. Conclusões Na violência efetuada nesta população, acentuou-se o silenciamento das agressões sofridas e sua invisibilidade no contexto social e institucional reflete a inibição dos direitos humanos e ocultamento da realidade.

RESUMEN Objetivo Analizar las situaciones sociodemográficas de la violencia contra travestis y transexuales. Método Se trata de un estudio transversal, descriptivo, compuesto por 16 travestis y transexuales, que se celebró en Cajazeiras/PB. La recolección de datos se llevó a cabo en abril de 2014 y se analizó descriptivamente. Resultados La tipología de la violencia que victimizaba travestis y transexuales era verbal (91,96%), psicológica (58,33%) y física (33,33%) a menudo entre las 24 horas y seis meses anteriores a la investigación. Cuanto a la espacialidad: la calle, los servicios escolares y de salud escenarios de agresión configurados. Con respecto al agente agresor, los resultados apuntaron a vecinos, familiares y profesionales de la salud. Todas las formas indistintamente ocurridas entre agentes y espacios de agresión. Conclusión En esta población se acentuó la violencia compuesta por el silenciamiento de estos abusos y su invisibilidad en el contexto social e institucional refleja la inhibición de los derechos humanos y la ocultación de la realidad.

ABSTRACT Objective To analyze cases of violence against transvestites and transsexuals based on their sociodemographic profile. Method Cross-sectional, descriptive research performed in Cajazeiras / Paraíba, consisting of 16 transvestites and transsexuals. Data collection took place in April 2014 and was analyzed descriptively. Results The typology of violence that victimized transvestites and transsexuals were: verbal (91.96%), psychological (58.33%) and physical (33.33%), often between 24 hours and six months preceding the survey. Regarding the spatiality: the street, school and health services were all scenarios of aggression. With respect to the offending agent, the findings point towards neighbors, family members and health professionals. All forms of violence happened between agents and spaces of aggression. Conclusions Violence among this population, silence around the situations of abuse became more pronounced as did its invisibility in the social and institutional context, reflecting the inhibition of human rights and concealment of reality.
Descritores: Travestismo
Violência
Pessoas Transgênero
-Preconceito
Instituições Acadêmicas
Fatores Socioeconômicos
Travestismo/psicologia
População Urbana
Comportamento Verbal
Violência/estatística & dados numéricos
Brasil
Família
Estudos Transversais
Pessoal de Saúde
Vítimas de Crime/psicologia
Bullying/estatística & dados numéricos
Pessoas Transgênero/psicologia
Instalações de Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 1572 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1014135
Autor: Moraes, Alexia Aline da Silva; Suto, Cleuma Sueli Santos; Oliveira, Ester Mascarenhas; Paiva, Mirian Santos; Ferreira, Cláudia Suely Barreto; Barreto, Marizete Alves da Silva de Amorim.
Título: O olhar de alunas de escola pública sobre o preservativo feminino / La visión de las alumnas de la escuela pública sobre el preservativo femenino / A look at female condoms from public school students
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20180277, 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Conhecer as representações sociais de alunas sobre o preservativo feminino. METODOLOGIA Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, apoiado na Teoria das Representações Sociais. Participaram 94 alunas de Ensino Médio, cursos técnicos e Educação de Jovens e Adultos, de escolas públicas de um município do interior da Bahia-Brasil, que responderam ao teste de associação livre de palavras. As evocações foram submetidas aos softwares EVOC e IRAMUTEQ. RESULTADOS As alunas reconhecem que o preservativo feminino é uma tecnologia que proporciona autonomia, protege de infecções sexualmente transmissíveis e evita a gravidez. Em contraposição, relatam que o estranhamento e o desconforto são elementos importantes que justificam o não uso. CONSIDERAÇÕES FINAIS As representações sociais apontam necessidades de estratégias que promovam trocas de informações e estimulem o conhecimento prático sobre o preservativo feminino entre as estudantes de escolas públicas.

Resumen OBJETIVO Conocer las representaciones sociales de alumnas sobre el preservativo femenino. MÉTODO Estudio exploratorio y descriptivo, con abordaje cualitativo, apoyado en la Teoría de las Representaciones Sociales. Participaron 94 alumnas de Enseñanza Media, cursos técnicos y Educación de Jóvenes y Adultos, de escuelas públicas de un municipio del interior de Bahía-Brasil, que respondieron a la prueba de asociación libre de palabras. Las evocaciones fueron sometidas al software EVOC e IRAMUTEQ. RESULTADOS Las alumnas reconocen que el preservativo femenino es una tecnología que proporciona autonomía, protege de infecciones sexualmente transmisibles y evita el embarazo. En contraposición, relatan que el extrañamiento y la incomodidad son elementos importantes que justifican el no uso. CONSIDERACIONES FINALES Las representaciones sociales apuntan necesidades de estrategias que promuevan intercambios de informaciones y estimulen el conocimiento práctico sobre el preservativo femenino entre las estudiantes de escuelas públicas.

Abstract OBJECTIVE to find the social representations of female students about female condoms. Methodology: exploratory and descriptive study, with qualitative approach, based on the Theory of Social Representations. METHOD 94 students from high school students, technical courses, and adult education participated, all from public schools from a municipality in the countryside of Bahia/Brazil, and responded to the test of free word association. The evocations were submitted to the softwares EVOC and IRAMUTEQ. RESULTS students recognize that the female condom is a technology that provides autonomy, protects against sexually transmitted infections, and prevents pregnancy. In contrast, they reported that their reasons for not using the method are finding it uncomfortable and strange. FINAL CONSIDERATIONS Social representations point to the need for strategies that promote information exchange and stimulate practical knowledge about the female condom among public school students.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Estudantes/psicologia
Atitude
Preservativos Femininos
-Testes de Associação de Palavras
Parceiros Sexuais
Inquéritos e Questionários
Fatores Etários
Estado Civil
Coito
Pesquisa Qualitativa
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 1572 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1004096
Autor: Brito, Maria Fernanda Santos Figueiredo; Pinho, Lucineia de; Brito, Alexandre Botelho; Messias, Romerson Brito; Pinho, Sirlaine de; Oliveira, Amanda Amaral; Silva, Carla Silvana Oliveira e; Volker, Valéria; Silveira, Marise Fagundes.
Título: Fatores associados ao estilo de vida de estudantes do ensino médio de escolas públicas / Factores vinculados al estilo de vida de estudiantes del secundario de escuelas públicas / Factors associated with the lifestyle of high school students from public schools
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20180168, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Avaliar os fatores associados ao estilo de vida de estudantes do ensino médio de escolas públicas. MÉTODO Estudo transversal e analítico, realizado em Montes Claros, Minas Gerais. Participaram 819 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, em 2016/2017. Utilizou-se um questionário que contemplava variáveis sociodemográficas, escolares, autopercepção da qualidade de vida, sintomas depressivos, adicção em Internet e estilo de vida. Utilizou-se Razão de Chances, mediante a Regressão Logística. RESULTADOS Entre os participantes, 92,2% possuíam estilo de vida desejável, com escore médio de 70,75 pontos (±11,60). Na análise múltipla, permaneceram associadas ao estilo de vida as variáveis autopercepção da qualidade de vida (p=0,005), sintomas depressivos (p<0,001) e adicção em Internet (p=0,007). CONCLUSÃO A melhoria da qualidade de vida, apoio emocional e educação quanto ao uso adequado da Internet devem ser abordados pelo enfermeiro nas ações de promoção da saúde no ambiente escolar.

Resumen OBJETIVO Evaluar los factores vinculados al estilo de vida de estudiantes del secundario de escuelas públicas. MÉTODO Estudio transversal, analítico, realizado en Montes Claros, Minas Gerais. Participaron 819 estudiantes del secundario de escuelas públicas en 2016/2017. Se utilizó una encuesta con variables sociodemográficas, escolares, autopercepción de la calidad de vida, síntomas depresivos, adicción a Internet y estilo de vida. Se utilizó la Razón de Chances, mediante la Regresión Logística. RESULTADOS El 92,2% poseía un estilo de vida deseable, con una puntuación media de 70,75 puntos (±11,60). Se asociaron al estilo de vida: autopercepción de la calidad de vida (p= 0,005), síntomas depresivos (p<0,001), y adicción a Internet (p=0,007). CONCLUSIÓN La mejora de la calidad de vida, el apoyo emocional y la educación para un debido uso de Internet deben ser abordados por el enfermero en las acciones de promoción de la salud en el ambiente escolar.

Abstract OBJECTIVE It was aimed to assess the factors associated with the lifestyle of high school students from public schools. METHOD Cross-sectional and analytical study, in Montes Claros, Minas Gerais. 819 high school students from state public schools participated in 2016/2017. A questionnaire was used that included sociodemographic, school variables, self-perception of quality of life, depressive symptoms, Internet addiction and lifestyle. The Chances Ratio was used, through Logistic Regression. RESULTS Among the participants, 92.2% had a desirable lifestyle, with a mean score of 70.75 points (±11.60). In the multiple analysis, the variables self-perception of quality of life (p= 0.005), depressive symptoms (p<0.001) and Internet addiction (p=0.007) remained associated with lifestyle. CONCLUSION The improvement of the quality of life, emotional support and education regarding the adequate use of the Internet should be addressed by the nurse in actions to promote health in the school environment.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Estudantes/psicologia
Estilo de Vida
-Qualidade de Vida
Autoimagem
Classe Social
Brasil
Modelos Logísticos
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Comportamento Aditivo/epidemiologia
Internet/estatística & dados numéricos
Depressão/epidemiologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 1572 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1050678
Autor: Furtado, Heitor Luiz; Corrêa, Cahuane; Cani, Michael; Matendal, Patrick Joshuan Reitz; Silva, Marcelo Moraes.
Título: Análise da produção científica sobre jogos eletrônicos disponíveis nos portais SCIELO, LILACS e portal de periódicos da CAPES / Analysis of scientific production on electronic games available in portals scielo, LILACS and portal of periodicals of CAPES
Fonte: Licere (Online);22(4):260-284, dez.2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo teve como objetivo analisar a produção científica sobre jogos eletrônicos disponíveis nos portais Scielo, Lilacs e Portal de Periódicos da Capes. Identificando as temáticas, os locais de publicações, o estrato dos periódicos pelo sistema Qualis e os autores e instituições com mais manuscritos. Como resultado foram encontrados 57 artigos em 44 periódicos. As revistas com maior número de publicação são RBCE e Psicopedagógica. Há um leve predomínio de autores com formação em Educação Física, seguidos de Psicologia e Fisioterapia. Destaca-se a heterogeneidade interpretativa do objeto, perpassando por reflexões desde aspectos relacionadas à saúde dos jogadores até reflexões filosóficas sobre o uso dos videogames e dos jogos eletrônicos. As discussões mais presentes são sobre saúde, escola, lazer e comportamentos, o que demonstra uma diversidade epistemológica nas produções científicas.

The present article had as objective to analyze the scientific production on electronic games available in the portals Scielo, Lilacs and Portal of Periodicals of Capes. Identifying the themes, the places of publications, the stratum of journals by the Qualis system and the authors and institutions with more manuscripts. As a result, 57 articles were found in 44 journals. The journals with the highest number of publications are RBCE and Psicopedagógica. There is a slight predominance of authors with degree in Physical Education, followed by Psychology and Physiotherapy. The interpretive heterogeneity of the object is emphasized, ranging from reflections from aspects related to players' health to philosophical reflections on the use of videogames and electronic games. The most present discussions are about health, school, leisure and behaviors, which demonstrates an epistemological diversity in scientific productions.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Saúde
Jogos de Vídeo
Conhecimento
Atividades Científicas e Tecnológicas
FREEZE ETCHING0
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  8 / 1572 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-977058
Autor: Batista, Gabriel de Amorim; Silva, Thaís Nadiane da; Oliveira, Matheus Rodrigo de; Diniz, Paula Rejane Beserra; Lopes, Samantha Sousa; Oliveira, Luciano Machado Ferreira Tenório de.
Título: Associação entre a percepção da qualidade do sono e a assimilação do conteúdo abordado em sala de aula / Association between perception of sleep quality and assimilation of content covered in class
Fonte: Rev. Paul. Pediatr. (Ed. Port., Online);36(3):315-321, jul.-set. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: Analisar a associação, em adolescentes, entre a percepção da qualidade do sono e a assimilaçãodo conteúdo abordado em salas de aula. Métodos: Estudo epidemiológico, transversal, com abordagem quantitativa e abrangência municipal. A amostra foi selecionada por intermédio de uma estratégia de amostragem aleatória de cluster, sendo constituída por 481 estudantes (de 14 a 19 anos), de ambos os sexos, de escolas da rede pública estadual de ensino médio da cidade de Caruaru, Pernambuco. As análises foram realizadas por meio do teste do qui-quadrado e da regressão logística binária. Resultados: 44,1% relataram dificuldade de assimilação do conteúdo abordado em sala, 77,1% dormiam menos de 8 horas e 28,9% tinham uma percepção ruim da qualidade do sono. Constatou-se que os jovens que estudavam pelo menos 1 hora por dia extraclasse tinham menos chance de ter dificuldade de assimilação do conteúdo abordado em sala de aula (OR=0,34; IC95% 0,19-0,58). Verificou-se que aqueles jovens que relataram ter uma percepção ruim da qualidade de sono tinham mais chances de ter dificuldade de assimilação do assunto abordado em sala (OR=1,73; IC95% 1,13-2,65), independentemente de sexo, idade, turno, tempo de estudo fora da sala de aula e quantidade de horas dormidas. Conclusões: A percepção da qualidade do sono, independentemente da quantidade de horas dormidas e do tempo de estudo extraclasse, foi associada com a dificuldade de assimilação do conteúdo abordado em sala de aula.

ABSTRACT Objective: To analyze the association between self-perception of sleep quality and assimilation of content covered in classes by adolescents. Methods: Epidemiological cross-sectional study conducted with 481 high-school students (14 to 19 years), both genders, enrolled in public schools in the city of Caruaru, Pernambuco, and selected by random cluster sampling strategy. Analyses were conducted using the Chi-square test and binary logistic regression. Results: 44.1% of the adolescents reported learning difficulties during classes, 77.1% slept less than eight hours per day, and 28.9% had a bad perception of their sleep quality. Young people who studied at least one extra hour per day out of school had less difficulty in assimilating class content (OR=0.34; 95%CI 0.19-0.58). We also found that participants who reported a bad perception of sleep quality were more likely to have learning difficulties at school (OR=1.73; 95%CI 1.13-2.65) regardless of gender, age, school shift, study time out of school, and sleeping hours. Conclusions: Perception of sleep quality was associated with learning difficulties at school regardless of the number of sleeping and study hours.
Descritores: Sono
Aprendizagem
-Qualidade de Vida
Instituições Acadêmicas
Estudos Epidemiológicos
Estudos Transversais
Autorrelato
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 1572 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: biblio-886003
Autor: Merino-Osorio, Catalina; Mattar T, Gustavo; Leppe Z, Jaime; Bahamondes M, Paz; Lecaros, Juan Alberto.
Título: Encuesta sobre implementación de investigación en centros educacionales en Chile: cumplimientos de aspectos regulatorios éticos y legales / Survey research implementation in educational centers in Chile: fulfillments of ethical and legal regulatory aspects / Enquete sobre a realização de pesquisas em centros educacionais no Chile: cumprimentos de aspectos regulatórios éticos e legais
Fonte: Acta bioeth;23(1):47-54, jun. 2017. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Antecedentes: La investigación en centros educacionales es una fuente frecuente de estudios de las áreas sociales y salud. Objetivo: Determinar el conocimiento y la adherencia a la regulación ética y legal vigente de la investigación realizadas con niños en centros educacionales. Metodología: Estudio transversal tipo encuesta online. Se consultó sobre el nivel de conocimiento y adherencia a la regulación ética y legislación vigente en Chile, para realizar investigación con menores de edad. Resultados: 126 centros respondieron la encuesta; 69% de zonas urbanas; 60% son centros municipales y 34% particulares subvencionados. En un 31,8% de los centros se realizó investigación, 41% de salud y 30,8% de educación. El 27,5% informó que la investigación contaba con aprobación del comité ético-científico para su implementación, un 82% señaló no recibir ni tener conocimiento de los aspectos regulatorios sobre la investigación con seres humanos. Conclusión: Existe bajo conocimiento y adherencia a la regulación ética y legal de la investigación con niños en centros educacionales. Se realizó una jornada de difusión de los resultados y se propuso un flujograma generado por expertos orientado a los directores de centros educacionales para contribuir a la adherencia de los aspectos éticos y regulatorios de la investigación en centros educacionales.

Background: Research in educational centers is a frequent source of social and health related studies. Objective: To determine the knowledge and adherence to the current legal and ethical regulations to research performed on children at educational institutions. Methodology: Cross-sectional study online survey-type. The level of knowledge and adherence to the ethical regulation and legislation in Chile, to conduct research with minors was consulted. Results: 126 educational institutions responded the survey; 69% belonged to urban centers; 60% corresponded to those under the Municipality umbrella and 34% to charter schools. Research was performed in 31,8% of the consulted institutions, 41% of the research was on health issues and 30,8% on education. The 27,5% answered that they had the approval of ethical-scientific committee, 82% answered that they neither received nor had any awareness of regulatory aspects on research. Conclusion: There is low knowledge and adherence to ethical and legal regulation to research performed with children in educational centers. A journey for dissemination of results was performed and a flow chart was created by experts and proposed to the school directors to contribute to the adherence of ethical and regulatory aspects of research in educational centers.

Antecedentes: A pesquisa em centros educacionais é uma fonte frequente de estudos das áreas sociais e de saúde. Objetivo: determinar o conhecimento e a adesão à regulamentação ética e legal vigente de pesquisa realizada com crianças em centros educacionais. Metodologia: estudo transversal de tipo enquete on-line. Consultou-se sobre o nível de conhecimento e adesão ao regulamento ético e a legislação vigente no Chile, para realizar a pesquisa com menores de idade. Resultados: 126 centros responderam à enquete; 69% em áreas urbanas; 60% são centros municipais e 34% centros particulares subsidiados. Em 31,8% dos centros foram realizadas pesquisas, 41% de saúde e 30,8% de educação. 27,5% relataram que a pesquisa teve aprovação do Comitê de etico-cientifico para a sua execução, 82% disseram não receber ou ter conhecimento dos aspectos regulatórios da pesquisa com seres humanos. Conclusão: Existe pouco conhecimento e adesão ao regulamento ético e legal de pesquisa envolvendo crianças em centros educacionais. Fora realizada uma conferência para a divulgação dos resultados e fora proposto um fluxograma gerado por especialistas, que visam os diretores de centros educacionais para contribuir para a aderência dos aspectos éticos e regulatórios de pesquisa em centros educacionais.
Descritores: Pesquisa/legislação & jurisprudência
Instituições Acadêmicas
Inquéritos e Questionários
Ética em Pesquisa
-Chile
Comportamento Cooperativo
Limites: Seres Humanos
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


  10 / 1572 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Solé, Dirceu
Texto completo
Id: biblio-1041369
Autor: Elias, Bianca Caroline; Silva, Janiquelli Barbosa; Mais, Laís Amaral; Warkentin, Sarah; Konstantyner, Tulio; Solé, Dirceu.
Título: Factors associated with asthma in brazilian adolescents: national adolescent school-based health survey (pense-2012) / Fatores associados à asma em adolescentes brasileiros: pesquisa nacional de saúde do escolar (pense), 2012
Fonte: Rev. Paul. Pediatr. (Ed. Port., Online);37(4):406-413, Oct.-Dec. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To identify factors associated with asthma in Brazilian adolescents. Methods: Cross-sectional study based on data from the 2012 National Adolescent School-based Health Survey (PeNSE), a Brazilian survey applied by a self-reported questionnaire in a representative sample of 9th-grade students. Descriptive and inferential analysis was made based on the demographic, socioeconomic, clinical, food consumption and environmental characteristics potentially associated with asthma. Adolescents who presented wheezing in the last 12 months were considered asthmatic. A multiple logistic regression model was adjusted for confounding factors. Significance was defined as p≤0.05. Results: A total of 106,983 adolescents were studied. The prevalence of asthma was 23.2%. The final model was composed of 11 variables that were independently associated with asthma: female sex (OR=1.17), <14 years old (OR=1.12), not living with parents (OR=1.06), the highest number of days consuming ultra-processed foods (OR=1.16), lunch or dinner time without presence of parents or guardians (OR=1.13), meals in front of the TV or while studying (OR=1.18), not having breakfast frequently (OR=1.22), having smoked cigarettes (OR=1.36), having tried alcoholic beverage (OR=1.37), having used illicit drugs (OR=1.29) and having sought health care in the last year (OR=1.67). Conclusions: The results of the present study reinforce the multifactorial characteristic of asthma diagnosis. Prevention and control strategies should focus on groups of adolescents living in inadequate conditions when it comes to family dynamics, food consumption and behavior (drug use).

RESUMO Objetivo: Identificar fatores associados à asma em adolescentes brasileiros. Métodos: Estudo transversal baseado em dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE-2012), que foi um inquérito brasileiro realizado por meio de questionário autoaplicável em amostra representativa de alunos do 9º ano do ensino fundamental. Foi realizada análise descritiva e inferencial das características demográficas, socioeconômicas, clínicas, alimentares e ambientais potencialmente ligadas à asma. Foram considerados com asma os adolescentes que apresentaram chiado no peito nos últimos 12 meses. Um modelo logístico múltiplo foi ajustado para controle do confundimento. O valor p≤0,05 foi eleito para determinar associação estatisticamente significante. Resultados: Foram estudados 106.983 adolescentes. A prevalência de asma foi de 23,2%. O modelo final foi composto de 11 variáveis, que se associaram à asma de forma independente e estatisticamente significante (p<0,001): sexo feminino (OR=1,17), idade inferior a 14 anos (OR=1,12), não morar com os pais (OR=1,06), o maior número de dias de consumo de alimentos ultraprocessados (OR=1,16), almoçar ou jantar sem a presença dos pais ou responsáveis (OR=1,13), realizar as refeições em frente à TV ou estudando (OR=1,18), não tomar café da manhã com frequência (OR=1,22), ter fumado cigarro (OR=1,36), ter experimentado bebida alcoólica (OR=1,37), ter usado droga ilícita (OR=1,29) e ter procurado serviço de saúde no último ano (OR=1,67). Conclusões: Os resultados do presente estudo reforçam a característica multifatorial de determinação da asma. Estratégias de prevenção e controle devem focar grupos de adolescentes que vivem em condições inadequadas do ponto de vista familiar, alimentar e comportamental (uso de drogas).
Descritores: Asma/etiologia
-Asma/epidemiologia
Instituições Acadêmicas
Brasil/epidemiologia
Prevalência
Estudos Transversais
Fatores de Risco
Inquéritos Epidemiológicos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 158 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde