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Id: biblio-1026750
Autor: Muller, Werner de Andrade; Kruger, Gabriele Radünz; Domingues, Marlos Rodrigues.
Título: Características das instalações e equipamentos para a prática de atividade física em escolas da zona rural de Pelotas, Rio Grande do Sul / Facilities and equipments for physical activity practice in rural schools of Pelotas, Rio Grande do Sul
Fonte: Rev. bras. ativ. fís. saúde;24:1-9, out. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo foi descrever as instalações e equipamentos para atividade física nas escolas da zona rural de Pelotas, Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo transversal, de base escolar, realizado no ano de 2014, em todas as 26 escolas localizadas na zona rural da cidade de Pelotas. Foi utilizado um instrumento com questões relacionadas às políticas de Educação Física e avaliação das estruturas e materiais para a prática de atividade física, elaborado a partir do Physical Activity Resource Assessment (PARA), adaptado para o ambiente escolar. Observou-se que o professor e a disciplina de Educação Física estiveram presentes em todas as escolas. Mesmo com a maior frequência de estruturas como quadras esportivas (34,6% a 65,4%), pracinha/parquinhos (76,9%) e materiais como bolas (50,0% a 84,6%), cones (80,8%), cordas (88,5%), colchonetes (80,8%) e arcos (76,9%), as condições dos atributos foram regulares (7,7% a 46,2%) e ruins (11,5% a 50,0%). Poucas instituições ofereceram instalações e equipamentos em condições adequadas para a prática de atividade física. A ausência de ginásios, quadras cobertas e materiais em melhores condições chama a atenção para a necessidade de investimentos e intervenções nesses espaços

The aim of the study was to describe the facilities and equipment for physical activity practice in rural area schools of Pelotas, Rio Grande do Sul. The design was cross-sectional, school-based, carried out in all the 26 schools located in rural areas of Pelotas Southern, Brazil. We used a survey tool to assess the policies for Physical Education and evaluate the facilities and equipment/materials for physical activity. The instrument was based on the Physical Activity Resource Assessment (PARA), adapted for the school environment. We observed that curricular Physical Education and specific teachers were present in all schools. Despite the high number of facilities, such as courts and fields (34.6% to 65.4%), playgrounds (76.9%) and materials such as balls (50.0% to 84.6%), hoops (88.5%), exercise cones (80.8%) and mats (76.9%), the condition of the facilities and apparatus/equipment were fair (7.7% to 46.2%) or poor (11.5% to 50.0%). Few institutions have provided suitable facilities and equipment for physical activity. The absence of gymnasiums, covered courts and materials in better conditions draws attention to the need for investments and interventions in these spaces
Descritores: População Rural
Instituições Acadêmicas
Planejamento Ambiental
Políticas Públicas de Saúde
Atividade Motora
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


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Id: biblio-1014195
Autor: Nava-Preciado, José María; Méndez-Huerta, Mauricio.
Título: Adolescentes y derechos humanos: una aproximación a su ejercicio efectivo en la escuela / Adolescents and human rights: an approximation of the effective exercising of rights in school / Adolescentes e direitos humanos: uma aproximação ao seu exercício efetivo nas escolas
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;17(1):285-299, ene.-jun. 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen (analítico): Este escrito es parte de una investigación cuyo objetivo es analizar el conocimiento de alumnas, alumnos, profesoras y profesores sobre la aplicación efectiva de la Ley General de los Derechos de Niñas, Niños y Adolescentes en el espacio escolar, a tres años de su publicación en México. Es un estudio cualitativo, realizado en escuelas secundarias públicas de la ciudad de Guadalajara. La información se recuperó mediante seis grupos de discusión con adolescentes y un cuestionario aplicado a 84 docentes. Los resultados indican que el desconocimiento de la ley se vincula de manera importante con el ejercicio no eficaz de los derechos humanos. A mayor desinformación de los agentes, mayor inclinación del profesorado a vulnerar los derechos del alumnado en el aula y menor capacidad de este para exigirlos.

Abstract (analytical): This paper is part of a research study aimed at analyzing the knowledge of male and female students and teachers on the effective application of the General Law for the Rights of Children and Adolescents in the school, three years after this law came into effect in Mexico. This was a qualitative study implemented in public junior high schools in the city of Guadalajara. The information was obtained through holding six discussion groups with adolescent students and conducting a questionnaire survey with 84 teachers. The results indicate that ignorance of the law is highly linked with the non-effective exercising of children and adolescents' human rights. The study shows that as the amount of misleading information provided to students increases, it is more probable that teaching staff violate the rights of this population in the classroom, and male and female students have less capacity to demand the fulfilling of their rights.

Resumo (analítico): Este artigo faz parte de uma pesquisa que tem por objetivo analisar o conhecimento de alunas, alunos, professoras e professores sobre a aplicação efetiva da Lei Geral dos Direitos de Meninas, Meninos e Adolescentes no espaço escolar, três anos após sua publicação no México. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em escolas secundárias públicas da cidade de Guadalajara. A informação foi obtida através de seis grupos de discussão com adolescentes e um questionário aplicado a 84 professores. Os resultados indicam que o desconhecimento da lei está ligado de maneira importante ao exercício ineficaz dos direitos humanos. Quanto maior a desinformação dos agentes, maior a inclinação dos professores a violar seus direitos na aula e menor a capacidade dos adolescentes para exigi-los.
Descritores: Adolescente
Direitos Humanos
-Instituições Acadêmicas
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: biblio-1014194
Autor: Piero, Emilia Di.
Título: Miradas docentes sobre los jóvenes y las jóvenes como «otros indeseables¼ en secundarias universitarias en La Plata / Teachers' views of young people as «undesirable others¼ in university secondary schools in La Plata / Olhares dos professores sobre os jovens como «outros indesejáveis¼ em escolas universitárias de ensino médio em La Plata
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;17(1):269-283, ene.-jun. 2019. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen (analítico): En este artículo, en el que presentamos conclusiones de una investigación doctoral, nos enfocamos en las miradas de docentes de secundarias universitarias en La Plata (Argentina) acerca de los jóvenes y las jóvenes que las transitan. Se trata de escuelas prestigiosas que modificaron su admisión desde el examen eliminatorio hacia el sorteo durante el retorno de la democracia a Argentina en la década de los ochenta. El enfoque metodológico partió de un estudio de caso múltiple: entre 2012 y 2016 realizamos observaciones, entrevistamos a 13 actores claves y a 67 docentes, analizamos actas del momento de modificación de la admisión e información sociodemográfica de ingresantes. Concluimos que la retórica nostálgica de la educación pasada es atravesada por la añoranza de los «jóvenes de ayer¼: en las miradas de los docentes, la «decadencia educativa¼ se imbrica con el desencanto frente a la juventud actual.

Abstract (analytical): In this paper we present conclusions from a doctoral research study focusing on the analysis of the views of teachers in two university secondary schools in La Plata (Argentina) of the young people they teach. These are prestigious schools that changed their admissions process from the results-based exam to a public lottery, with the idea of returning to the democratic institutional approaches used in Argentina in the 1980s. The methodological approach started with a multiple case study: between 2012 and 2016 the researcher engaged in observations, interviewed 13 «key¼ actors and 67 teachers and analysed meeting records related to the change in the admissions process, as well as sociodemographic information of the enrolled students. The author concludes that the rhetoric, tinged with melancholy, for the education processes from the past also includes a longing for the «youth of yesterday¼. In the views of teachers, this «educational decadence¼ is affected by their disappointment with today's youth.

Resumo (analítico): Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa doutoral enfocando a análisenos olhares dos professores secundários universitários em La Plata (Argentina) sobre a juventude. É um grupo de escolas de prestígio que variaram seu método de admissão do exame de qualificação ao sorteio no contexto do retorno da democracia na Argentina nos anos 80. A abordagem metodológica consistiu num estudo de caso múltiplo: entre 2012 e 2016 fizemos observações, entrevistamos 13 atores chaves e 67 professores, analisamos documentos do momento de modificação de admissão e informações sócio-demográficas dos alunos. Conclui-se que a retórica cheia de nostalgia para a educação do passado é atravessada pelo anseio do «jovem de ontem¼ aos olhos dos professores, a «decadência educacional¼ se sobrepõe ao desencanto com as juventudes de hoje.
Descritores: Universidades
Adolescente
Docentes
-Instituições Acadêmicas
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: biblio-1014193
Autor: González-Rodríguez, María Constanza; Londoño-Vásquez, David Alberto.
Título: Estrategias pedagógicas de literacidad: experiencia significativa en una Institución Educativa de Boyacá / Literacy pedagogical strategies: A meaningful experience in a Boyacá´s School (Colombia) / Estratégias pedagógicas de alfabetização: experiência significativa em uma Instituição de Ensino de Boyacá
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;17(1):253-268, ene.-jun. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen (analítico): Este artículo presenta los resultados obtenidos en una investigación acción educativa de tipo cualitativo, realizada en una Institución Educativa Técnica rural en un municipio de Boyacá (Colombia), donde se realizó una intervención a partir de estrategias pedagógicas para fortalecer los niveles de literacidad, teniendo en cuenta el aprendizaje significativo en su diseño dado al bajo nivel de dichos estudiantes. El soporte teórico de la investigación fue la literacidad como desarrollo de competencias en comprensión y producción escritural en contexto. La unidad de análisis fue observación directa a 6 participantes, sus respectivas pruebas de entrada y salida y 5 talleres pedagógicos. Con los resultados logrados en la investigación se evidencian avances en la mayoría de las variables evaluadas; sin embargo, al valorar los resultados finales, algunos alumnos aún presentan dificultades.

Abstract (analytical): This paper shows the results obtained in a qualitative, educative action research carried out in a rural Technical Educational Institution in Boyacá Department (Colombia), where an intervention was made from pedagogical strategies to strengthen literacy levels, taking into account students´ meaningful learning in their design due to its students´ low level. The theoretical support of the research was literacy as the development of competences in comprehension and written production in context. The analysis unit was a direct observation to 6 participants, their entry and exit tests and 5 pedagogical workshops. With the results obtained in the research, progress is evidenced in most of the evaluated variables; however, some students still presenting difficulties when the final results are assessed.

Resumo (analítico): Este artigo apresenta os resultados obtidos em uma pesquisa de ação educativa do tipo qualitativa realizada em uma Instituição de Ensino Técnico rural em um município de Boyáca (Colômbia), onde foi feita uma intervenção a partir de estratégias pedagógicas para fortalecer os níveis de alfabetização, levando em consideração o aprendizado significativo em sua desenho dado o baixo nível de tais alunos. O suporte teórico da pesquisa foi a alfabetização como o desenvolvimento de competências em compreensão e produção de escrituras em contexto. A unidade de análise foi observação direta para 6 participantes, seus respectivos testes de entrada e saída e 5 workshops pedagógicas. Com os resultados obtidos na pesquisa, evidencia-se progresso na maioria das variáveis avaliadas; no entanto, ao avaliar os resultados finais, alguns alunos ainda têm dificuldades.
Descritores: Aprendizagem
-Instituições Acadêmicas
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: biblio-978577
Autor: Dukuen, Juan.
Título: Socialización política juvenil en un colegio de clases altas (Buenos Aires, Argentina) / Youth political socialization in a school for upper classes (Buenos Aires-Argentina) / Socialização política juvenil em uma escola das classes superiores (Buenos Aires - Argentina)
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;16(2):867-880, jul.-dic. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Resumen (analítico): En este artículo se presentan hallazgos de una investigación sobre socialización política estudiantil en un colegio privado de clases altas de la Ciudad de Buenos Aires y de tradición británica, en referencia a una práctica propia de gobierno escolar: las elecciones para capitanes de colegio. A partir de un trabajo de campo realizado entre 2016 y 2017 que comprendió entrevistas, observación participante y análisis de documentos, se analizan las cartas de postulación de candidatos a capitanes, para dilucidar los sentidos que le otorgan a esta modalidad de representación escolar. Se destaca que el liderazgo, la capacidad de comunicación y la antigüedad, constituyen sentidos atribuidos a las capitanías. Se concluye relacionándolos con procesos más amplios de socialización política juvenil en clases altas, que conducen a líneas futuras de investigación.

Abstract (analytical): This article presents findings of a research on youth political socialization in a private school of British tradition for upper classes in the City of Buenos Aires, about a specific practice of school government: elections for school captains. From a fieldwork carried out between 2016 and 2017 that included interviews, participant observation and document analysis, this paper analyzes the letters of nomination of candidates to captains in order to elucidate the meaning that students give to this practice of school representation. Highlight that leadership, communication skills and antiquity, constitute the senses attributed to the captaincies. It is concluded by relating them to broader processes of youth political socialization in the upper classes, which lead to future lines of research.

Resumo (analítico): Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre socialização política juvenil em uma escola privada das classes superiores da Cidade de Buenos Aires e da tradição britânica, em referência a uma prática específica do governo escolar: eleições para os capitães da escola. A partir de um trabalho de campo realizado entre 2016 e 2017 que incluiu entrevistas, observação participante e análise de documentos, as cartas candidatas para os capitães são analisadas para elucidar os significados que os alunos conceden a esta prática de representação escolar. Ressalta-se que liderança, habilidades de comunicação e antiguidade, constituem significados atribuídos às capitanias. Conclui-se relacionando-os a processos mais amplos de socialização política juvenil nas classes altas, que levam a futuras linhas de pesquisa.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Adolescente
Liderança
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: biblio-969127
Autor: Cafe, Ângela Barcellos.
Título: O jogo lúdico na escola de ensino básico / The ludic game in the high school
Fonte: Licere (Online);21(4):i:1-f:25, dez2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Os discursos e interesses por pesquisas e estudos que envolvem a o lúdico, o jogo, o brinquedo e a brincadeira na educação estão crescendo em qualidade e quantidade nas pesquisas acadêmicas, entretanto, não necessariamente correspondem à um cenário de ações lúdicas dentro das escolas. Por mais que se aponte a importância das atividades lúdicas na formação de qualquer pessoa, em qualquer idade, é visível a manutenção de uma prática na escola endurecida, rígida, repetitiva e descontextualizada, cercadas por violências de todos os tipos. O lugar do jogo e da brincadeira quase não acontece, nem nos momentos "permitidos", como as atividades festivas, nas datas comemorativas. Este estudo vem contribuir com contextualizações históricas em torno do lúdico e do que o envolve, com vistas a superar a desvalorização de suas manifestações associadas a atividades sérias, ampliando suas possibilidades de atuação na escola, por meio de elementos fundantes do jogo e de suas características, como espaço propício à esta manifestação. Esse objetivo tem como pano de fundo a crença de que um ambiente lúdico é favorável à um clima de partilha e aprendizagem. Este ensaio, teve como base observações etnográficas realizadas em escolas, em sua maioria de ensino público, nos níveis fundamental e médio, durante mais de 30 anos de experiência e que serviram de base aos questionamentos e reflexões constantes no texto. Ao mesmo tempo a pesquisa participante se fez presente por fazer várias vezes, em percursos de idas e vindas entre planejamento, prática de novas ações e reflexões com as análises em busca de respostas, ainda que provisórias. A revisão bibliográfica orientada neste percurso aponta múltiplas áreas do conhecimento: Filosofia; Antropologia; Sociologia; Psicologia; Pedagogia; Estudos do Lazer. As considerações finais apontam para uma convergência nas possibilidades de atuação lúdica na escola, utilizando o jogo, brinquedo ou brincadeira em qualquer das áreas do conhecimento, considerando as características de: estratégia, desenvolvimento e conhecimento, para um ensino/aprendizagem mais significativos.

Speeches and interests on topics surrounding ludic, game, toy itself and the play in education are increasing in quality and in quantity in academic researches, however not necessarily relating to ludic actions inside schools. Despite pointing out the importance of ludic activities on one's formation, regardless of age, the practice of a hard, strict, repetitive and decontextualized system, surrounded of all kinds of violence, continues to be enforced in school environments. Games and fun activities almost never happen, as they do not usually have a place, not even on "permitted" moments, such as festive activities and celebration dates. This study contributes with the historical contextualization around ludic and its surroundings, aiming to surpass the devaluation of its manifestations associated to serious activities, expanding the possibility of implementation at school, through fundamental elements of game and its characteristics, such as a propitious space for this manifestation. This objective is based on the belief that a ludic environment is favorable to a sharing and learning atmosphere. This essay has as foundation the ethnographic observations that took place in schools, mostly in public education, from primary to high school, for over 30 years of experience, in which the constant inquiries and reflections seen in the text are based. At the same time, such research has reemerged several times, along the way, in between planning, practice of new actions and reflections with analysis that has been made, looking for answers, even if interims. Bibliographic review orientated throughout this path point out multiples knowledge areas: Philosophy, Anthropology, Sociology, Psychology, Pedagogy, and Leisure Studies. Final considerations indicate a convergence on ludic actuation possibilities in school, using the game, toys or plays in any of those knowledge areas, considering the following: strategy, development and knowledge, to a more significant education/learning.
Descritores: Jogos e Brinquedos
Instituições Acadêmicas
Revisão
Cultura
Ensino Fundamental e Médio
Aprendizagem
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-880277
Autor: Santos, Maria Fernanda Oliveira; Moreira, Mariana Sene; Rocha, Samuel Gonçalves; Ribeiro, Vanessa Fernandes.
Título: A intersetorialidade como meio de superar desafios em educação em saúde / Intersectoriality as a means of overcoming the challenges in health education / La intersectorialidad como un medio para superar retos de la educación de la salud
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;6(21):288-292, ago. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho foi realizado por alunos do terceiro período de medicina da Universidade de Uberaba, com apoio dos alunos de Comunicação Social da mesma. O objetivo principal era a educação em saúde em um campo prático, em escolas públicas. O trabalho baseou-se na busca da aplicação prática da saúde em seu aspecto biopsicossocial, tentando criar um meio de troca de conhecimentos entre alunos da quinta série e acadêmicos do curso de medicina. As atividades foram realizadas com alunos da escola "Professor José Geraldo Guimarães", cuja faixa etária variava de nove a quinze anos, no bairro Pacaembu, Uberaba-MG, ao longo do segundo semestre de 2009. Como é fundamental para o acadêmico de medicina uma formação humanística baseada no conhecimento da realidade da sociedade, a presente atividade possibilitou um contato mais próximo desta realidade, permitindo a percepção de angústias, dificuldades e diferenças individuais. Não foi possível realizar exposição apenas teórica do tema proposto ­ educação em saúde, porque o perfil agitado da sala não permitiu este tipo de intervenção. Então, optou-se por explorar o conhecimento dos alunos e colocá-los para fazer atividades manuais, como por exemplo, a confecção de um telejornal. Para que eles realizassem este trabalho foi oferecido referencial teórico. Os temas das atividades como, por exemplo, Anorexia e Bulimia, Alimentação Saudável e Importância da Educação, presentes nas matérias do telejornal, foram escolhidos a partir da constatação de problemas que a turma apresentou nos primeiros encontros. O resultado foi um belíssimo telejornal, apresentado pelos próprios alunos, mostrando não só as matérias relacionadas à saúde, mas também sua cultura. O potencial artístico da turma para artes plásticas e o hip-hop contribuíram de forma decisiva para esse sucesso. Acredita-se que tal experiência enriqueceu os acadêmicos, tanto por causa do vínculo criado com os alunos, como pela aquisição de conhecimento das diferentes realidades, colaborando assim para a formação de médicos que vão atuar não apenas promovendo saúde, mas também, qualidade de vida. Vimos o quão é importante saber trabalhar com profissionais de outras áreas (alunos do curso de Comunicação social, que gravaram o telejornal), porque somente com essa parceria foi possível realizar esse projeto. Desta forma, ficou claro a intersetorialidade tão debatida nas salas de aulas e congressos pelo Brasil e pelo mundo, que tivemos o privilégio de vivenciar. Os futuros médicos e profissionais da saúde necessitam de ter a habilidade de lidar com todas essas diversidades, respeitando sua cultura e seu modo de vida.

This paper was conducted by four scholars of the third period of Medicine from the University of Uberaba (UNIUBE), with the support of three graduate students of Social Communication of the same institution. As the main objective, the health education in public schools was instituted. The curriculum was developed with one a fifth class of the school "Professor José Geraldo Guimaraes", in Pacaembu, Uberaba, in the state of Minas Gerais, whose ages ranged from 9 to 15 years-old and a meeting was practiced per week, lasting about four hours throughout the second half of 2009. We decided to explore the students' knowledge through the development of themes like anorexia and bulimia, teenage pregnancy, healthy eating, and emerging diseases, which were chosen based on the problems featured in the first class meetings. Students developed the subject from a proposed bibliographic reference provided, and at the end, each group presented their papers through their recording by the academic students from the Social Communication course. The artistic potential of students to arts and hip-hop contributed decisively to achieve the goal. Through such experience, it was possible to understand that the proposed health education goes far beyond a theoretical project, it requires a joint performance, knowing the context to be worked, but with the ability to adapt to the nuances that can appear in the course of the project. In this paper, success was achieved because the face of adversity, we sought collaboration from other areas and adapted to the initial idea to the audience. Thus, it is believed that there was an appropriate use of students of the fifth class, because they seemed to understand that health is not restricted to treatment of diseases, but it also encompasses a biopsychosocial wellbeing achieved by including prevention and health promotion. For scholars, they learned how important an intersectorial approach is.

Este trabajo fue realizado por cuatro investigadores del tercer período de Medicina de la Universidad de Uberaba (UNIUBE) apoyado por tres graduados de Comunicación Social de la misma institución. Se instituyó como objetivo principal la educación sanitaria en las escuelas públicas. El plan de estudios fue desarrollado con la escuela libre de quinto grado "Professor José Geraldo Guimarães", en el barrio de Pacaembu, Uberaba, en Minas Gerais, cuyas edades oscilaban entre 9 a 15 años y se practicaba una reunión por semana, con una duración de cuatro horas durante la segunda mitad de 2009. Entonces, se decidió explorar el conocimiento de los estudiantes mediante el desarrollo de un programa de noticias con temas, tales como la anorexia y la bulimia, el embarazo adolescente, alimentación saludable y enfermedades emergentes, que fueron elegidos en base a los problemas que se presentan en la primera clase. Los estudiantes desarrollaron el tema propuesto de una referencia bibliográfica fornecida y al final cada grupo presentó su trabajo, a través de la película por los mismos académicos. El potencial artístico de los estudiantes a las artes y el hip-hop ha contribuido decisivamente a alcanzar la meta. A través de esta experiencia, fue posible entender que la propuesta de educación en la salud va mucho más allá de un proyecto teórico, se necesita una actuación en conjunto, conocer el contexto que se trabajó, pero con la capacidad de adaptarse a los matices que pueden aparecen en el curso del proyecto. En este trabajo, el éxito se logró debido a que la cara de la adversidad, hemos buscado la colaboración de otras áreas y adaptados a la idea inicial a la audiencia. Se cree que hubo un uso adecuado de los estudiantes de quinto grado, ya que ellos mostraron comprehender que la salud no se limita al tratamiento de las enfermedades, pero también incluye un bienestar biopsicosocial obtenido incluso para la prevención y promoción de la salud. Para los estudiosos, ellos aprendieron la importancia de un enfoque intersectorial.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Educação em Saúde
Colaboração Intersetorial
Promoção da Saúde
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: biblio-1025316
Autor: Brugnera, Fernanda; Patias, Naiana Dapieve.
Título: "Meu mundo interior - sentimentos": relato de experiência de estágio em psicologia escolar / "My inside world ­ feelings": report of internship experience in school/educational psychology / "Mi mundo interior - sentimientos": relato de experiencia de prácticas en psicología escolar/educativa
Fonte: Barbarói;(53), 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A educação emocional pode ser uma das formas de atuação da psicologia escolar/educacional. Trata-se de uma possibilidade para prevenção de conflitos que auxilia crianças a reconhecer e manifestar, de maneira adequada, seus sentimentos. Este artigo descreve a experiência de estágio básico o qual foi realizado em uma escola privada de ensino fundamental de uma cidade do norte do Rio Grande do Sul. Após observações da demanda, foi construído o projeto de intervenção nomeado "Meu mundo interior ­ Sentimentos", o qual foi aplicado em três turmas do segundo ano do ensino fundamental. O mesmo foi realizado pela estagiária juntamente com a professora de cada turma, em um total de sete encontros de aproximadamente uma hora de duração cada. As crianças puderam reconhecer, verbalizar e expressar diversos sentimentos.(AU)

Emotional education can be one of the operational areas of school/educational psychology. The work consists in preventing conflicts, which assists children to properly identify and express what they feel. This article shows an internship research, made in a private Elementary School located in a city in the North of Rio Grande do Sul. After a careful study on demand, an intervention project called "My inside world ­ feelings" was created, which was then put in practice with three groups of second grade students. The project was run by the intern and the teacher in charge of each class, in a total of seven meetings of about one hour. In which the children were able to comprehend, speak and express their feelings.(AU)

La educación emocional puede ser una de las formas de actuación de la psicología escolar/educativa. Es una posibilidad para la prevención de conflictos que ayuda a los niños a reconocer y a manifestar, de manera adecuada, sus sentimientos. En este artículo se describe la experiencia de prácticas en el nivel básico que se realizó en una escuela primaria privada de una ciudad del norte del estado de Rio Grande del Sur. Después de observaciones de la demanda, se desarrolló el proyecto de intervención nombrado "Mi mundo interior - Sentimientos", que fue aplicado a tres grupos del segundo año de la enseñanza primaria. El mismo fue realizado por la alumna en prácticas junto a la profesora de cada grupo en un total de siete encuentros de aproximadamente una hora de duración cada uno. Los niños pudieron reconocer, verbalizar y expresar diversos sentimientos.(AU)
Descritores: Psicologia
Instituições Acadêmicas
Conflito (Psicologia)
Educação
Limites: Seres Humanos
Criança
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1025311
Autor: Andrade, Juliano Molinos de; Filipetto, Adriane Terezinha; Rohde, Olga Etelvina da Costa.
Título: Comissão setorial de avaliação do colégio politécnico (UFSM): diagnóstico orçamentário-financeiro / Sector assessment committee of the polytechnical college (UFSM): analysis of the budgetary-financial / Comisión sectorial de evaluación del colegio politecnico (UFSM): diagnóstico presupuestario financiero
Fonte: Barbarói;(53):141-155, 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o diagnóstico orçamentário-financeiro da Comissão Setorial de Avaliação do Colégio Politécnico, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, a fim de identificar as ações da referida Comissão no direcionamento dos recursos financeiros, oriundos da Comissão Própria de Avaliação da instituição. Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa do tipo investigativo-documental com abordagem descritivo-quantitativa, valendo do método descrito e pela ótica de um estudo de caso no Colégio Politécnico/UFSM. Para coleta dos dados foram utilizados indicadores do Sistema de Informações Educacionais, obtidos junto à Direção Administrativa do Órgão. Esta análise permitiu a divulgação do orçamento financeiro da CSA/Politécnico, bem como a demonstração do uso do recurso financeiro direcionado às ações e propósitos estabelecidos no planejamento estratégico da UFSM.(AU)

The objective of this study is to analyze the budgetary-financial diagnosis of the Polytechnic Sector Evaluation Commission, linked to the Federal University of Santa Maria, in order to identify the actions of the said Commission in regard to financial resources from the institution's Self Evaluation Commission. From the methodological point of view, this is a research-documentary research with a descriptive-quantitative approach, using the method described and from the perspective of a case study in the Polytechnic College. For data collection, indicators of the Educational Information System were obtained from the administrative sector. This analysis allowed the disclosure of the financial budget of the CSA/Polytechnic, as well as the demonstration of the use of financial resources directed to the actions and purposes established in UFSM's strategic planning.(AU)

Este estudio tiene como objetivo analisar el presupuesto financiero de la Comisión Sectorial de Evaluación del Colegio Politecnico, vinculado a la Universidad Federal de Santa Maria, con la finalidad de identificar las acciones de dicha Comisión en el direccionamiento de los recursos financieros, originarios de la Comisión Propia de Evaluación de la institución. Del punto de vista metodologico, esta es una pesquisa investigativo-documental con abordaje descriptivo-cuantitativo, valiendo del metodo descripto y por la optica de un estudio de caso en el Colegio Politecnico/UFSM. Para colecta de datos fueron utilizados indicadores del sistema de informaciones educacionales, obtenidos junto a la dirección administrativa del órgano. Este análisis permitió la divulgación del presupuesto financiero de la CSA/ Politecnico, así como la demostración del uso de recursos financieros dirigidos a las acciones y propósitos establecidos en la planificación estratégica de UFSM.(AU)
Descritores: Instituições Acadêmicas
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1025299
Autor: Melo, Luciano Plez; Salles, Leila Maria Ferreira.
Título: Funcionalidades carpintadas: imaginários cambiados entre escola e comunidade / Carpented functionalities: imaginaries interchange between school and community / Funcionalidades carpinadas: imaginarios cambiados entre escuela y comunidad
Fonte: Barbarói;(53):117-140, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A reflexão contida neste trabalho é resultado de pesquisa realizada no período de 2011 a 2013, em escola pública do distrito de Igaraí, na cidade de Mococa, interior do Estado de São Paulo ­ Brasil, buscando possibilidades de percepção de imaginários e funcionalidades erigidas sobre e para a unidade escolar, junto a seus atores e distrito. Valendo-nos dos documentos produzidos pela unidade escolar, referência documental sobre o distrito e também de análise de entrevistas concedidas por atores envolvidos na constituição da vida escolar, encontramos localidades interpenetradas e em movimentos diversos, assincrônicos, cujas próprias funcionalidades declaradas e imaginadas mantinham-se precariamente sob constante negociações.(AU)

The reflection contained in this work is the result of research carried out from 2011 to 2013, in a public school in the district of Igaraí, in the city of Mococa, interior of the state of São Paulo - Brazil, seeking possibilities of perception of the imaginary and functionalities built on and to the school unit, along with its actors and district. Using the documents produced by the school unit, documentary reference about the district and also the analysis of interviews given by actors involved in the constitution of school life, we find interpenetrated and asynchronous localities, whose own declared and imagined functionalities remained precariously under constant negotiations.(AU)

La reflexión contenida en este trabajo es resultado de una investigación realizada en el período de 2011 a 2013, en escuela pública del distrito de Igaraí, en la ciudad de Mococa, interior del Estado de São Paulo - Brasil, buscando posibilidades de percepción de imaginarios y funcionalidades erigidas sobre y, para la unidad escolar, junto a sus actores y distrito. En los documentos producidos por la unidad escolar, referencia documental sobre el distrito y también de análisis de entrevistas concedidas por actores involucrados en la constitución de la vida escolar, encontramos localidades interpenetradas y en movimientos diversos, asincrónicos, cuyas propias características declaradas e imaginadas se mantenían precariamente bajo constantes negociaciones.(AU)
Descritores: Instituições Acadêmicas
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central



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