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Id: biblio-1048322
Autor: Farias, Mayrhon José Abrantes; Wiggers, Ingrid Dittrich.
Título: "Tio, eu gosto é de treta!" Brincando e brigando na escola / "Hey teacher, I like a scrap!" Playing and fighting at school / "¡Tío, lo que me gusta es el lío!" Jugando y peleando en la escuela
Fonte: Movimento (Porto Alegre);25(1):e25041, jan.- dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender as brincadeiras de lutinha e as brigas vivenciadas no ambiente escolar, sob a perspectiva do cotidiano infantil, em um Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, situado em Sobradinho II ­ DF. O estudo tem natureza qualitativa, de orientação etnográfica, com os aportes teórico-metodológicos das sociologias do cotidiano e da infância. O trabalho de campo foi realizado ao longo de sete meses do ano letivo de 2017, com trinta e quatro crianças, entre nove e 12 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram observação participante, produção de desenhos e conversas com as crianças. Os registros de campo permitiram a identificação de categorias que evidenciam as brincadeiras de lutinha e as brigas sob dimensões paradoxais do cotidiano infantil, que carregam no seu bojo aspectos circundantes ao conflito enquanto mediador das relações concebidas dentro e fora da escola

This study looks into children's play-fighting and real fights experienced in the school environment from the perspective of children's daily life in a Center for Whole Attention to Children and Adolescents located in Sobradinho II, DF, Brazil. It is a qualitative, ethnographic study with theoretical-methodological contributions from Sociologies of Daily Life and Childhood. Field research was conducted over seven months of the 2017 school year, with 34 children aged 9-12. The instruments used were participant observation, drawing, and conversations with the children. Field records allowed identifying categories that show play-fighting and real fights under the paradoxical dimensions of children's daily life, which carry aspects surrounding conflict as a mediator of relationships conceived inside and outside the school

El objetivo de esta investigación es comprender los juegos de lucha y las peleas vivenciadas en el ambiente escolar, bajo la perspectiva del cotidiano infantil, en un Centro de Atención Integral a Niños y Adolescentes, situado en Sobradinho II - DF. El estudio tiene naturaleza cualitativa, con orientación etnográfica y con los aportes teóricometodológicos de las sociologías de lo cotidiano y de la infancia. La investigación de campo fue realizada a lo largo de siete meses del año 2017, con treinta y cuatro niños de entre 9 y 12 años de edad. Los instrumentos utilizados fueron la observación participante, la producción de dibujos y las conversaciones con los niños. Los registros de campo permitieron la identificación de categorías que evidencian los juegos de lucha y las peleas bajo dimensiones paradójicas del cotidiano infantil, que cargan aspectos circundantes al conflicto como mediador de las relaciones concebidas dentro y fuera de la escuela
Descritores: Jogos e Brinquedos
Instituições Acadêmicas
Violência
-Conflito (Psicologia)
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: lil-143687
Autor: Costa, Maria Lúcia Alves de Sousa.
Título: O estudante-trabalhador de enfermagem: desvelando esta nova realidade / The student-workers of the nursing.
Fonte: Säo Paulo; s.n; 1992. 125 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de Säo Paulo. Escola de enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Trabalhando como docente em uma faculdade particular de enfermagem, notamos a existência, neste tipo de escola, de grande contingente de estudantes-trabalhadores, com características próprias, ainda pouco conhecidas e discriminadas pelos professores. Era necessário compreender porque esses alunos procuram um curso de nível superior apesar de enfrentar muitas adversidades e o que esperavam do diploma de enfermeiro. Utilizando como método de pesquisa o referencial fenomenológico e como método de exposiçäo a teoria dialética, buscamos descrever a percepçäo que o estudante-trabalhador tem de sua condiçäo sócio-econômica e cultural, de suas adversidades, aspiraçöes e expectativas. Assim procedendo, pretendemos fornecer subsídios para a elaboraçäo de referenciais pedagógicos mais compatíveis com a realidade destes alunos, que acumulam conhecimento prático sem a devida compreensäo científica. Os discursos de um conjunto de estudantes-trabalhadores foram submetidos a um processo de análise, sistematizados em núcleos de pensamento, formando as categorias empíricas ESCOLA, TRABALHO, AUTO-IMAGEM E ASPIRAçÖES-EXPECTATIVAS. Captando-se as categorias e suas conexöes, teve-se acesso à sucessäo do desenvolvimento do conhecimento dos sujeitos a respeito das suas percepçöes. A partir da análise dialética, obeserva-se que as categorias ESCOLA e TRABALHO exibem contradiçöes importantes na medida em que é quase inconciliável trabalhar e estudar. No entanto, estas contradiçöes säo superadas pelo nível de aspiraçäo e pela auto-imagem de "vencedores", como recompensa pelo esforço pessoal. A categoria ASPIRAçÖES-EXPECTATIVAS mostra a superaçäo dos conflitos encontrados na trajetória do estudante-trabalhador.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Enfermagem/tendências
-Instituições Acadêmicas
Autoimagem
Trabalho
Aspirações (Psicologia)
Dissertações Acadêmicas
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG
BR21.1/T-WY18*COES; BR41.1


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Id: lil-183907
Autor: Milani, Feizi Masrour.
Título: O adolescente, a família e a escola: uma visäo integrada / The adolescent, the family and the school
Fonte: In: Academia Nacional de Medicina. I Congresso Nacional - A Saúde do Adolescente. Rio de Janeiro, Academia Nacional de Medicina, 1991. p.402-402, tab.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Congresso Nacional - A Saúde do adolescente, 1, Rio de Janeiro, 24-27 jun. 1991.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Família
Adolescente
Relações Pais-Filho
-Comportamento do Adolescente/psicologia
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/2872.40; BR599.1; WS 460, CONp, 1991


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Id: lil-673060
Autor: Giraldo G, Argenis; Uscátegui P, Rosa Magdalena; Restrepo C, María Teresa; Estrada R, Alejandro.
Título: Variabilidad del peso, la estatura y el índice de masa corporal según desarrollo puberal y tipo de colegio en adolescentes de Medellín, Colombia / Weight, height and body mass index variability according to both puberal development and to the type of school in adolescents of Medellín, Colombia
Fonte: Rev. chil. nutr;39(4):136-142, dic. 2012. ilus.
Idioma: es.
Projeto: Universidad de Antioquia. estudio de factores de riesgo cardiovascular en la población escolar y adolescente de Medellín.
Resumo: Introducción: La ciudad de Medellín carece de investigaciones sobre variaciones del crecimiento según grado de desarrollo puberal y condiciones socioeconómicas en adolescentes. Objetivo: analizar la variabilidad de peso, estatura e índice de masa corporal (IMC) según grado de desarrollo puberal y tipo de colegio en adolescentes de Medellín. Sujetos y métodos: de la investigación "Factores de riesgo cardiovascular de Medellín en 1998-1999", se seleccionaron adolescentes de ambos sexos en estadios II al V de desarrollo puberal según Tanner (genitales externos en hombres y desarrollo mamario en mujeres). Se analizaron los datos de peso, estatura e IMC (kg/m2), según desarrollo puberal y tipo de colegio público o privado. Resultados: los varones de los colegios privados tuvieron un peso (p=0,000), estatura (p=0,001) e IMC (p=0,002) superiores a los de los públicos, sin interacción del desarrollo puberal y tipo de colegio (p>0,05). En las mujeres, el peso y la estatura fueron superiores en las de colegios privados (p=0,000) con interacción entre desarrollo puberal y el tipo de colegio para ambos (p=0,013 y 0,040 respectivamente); el tipo de colegio no influyó sobre el IMC (p=0,347), pero si hubo interacción con el desarrollo puberal (p=0,013), al inicio el IMC fue mayor en las de colegios privados y la situación se invirtió en las de estadio V de desarrollo mamario. Conclusión: el grado de desarrollo puberal influye en el crecimiento de varones y mujeres; sin embargo la magnitud de la diferencia en IMC y los estadios en que ocurren podrían estar relacionados con factores culturales en las mujeres.

Introduction: Studies ofgrowth variation in adolescents according to puberal development and socio-economic conditions is lacking for Medellin city. Aim: to analyze weight, height and body mass index (BMI) variability according to puberal development and type of school in adolescents from Medellin. Subjects and methods: Adolescents ofboth sexes at stages II to V of Tanner puberal development previously involved in the study "Cardiovascular risk factors in Medellin 1998-1999" were selected. Weight, height and BMI (Kg/m2) data were analyzed according to puberal development and type of school (public or private). Results: Males from private schools had weight (p=0.000), height (p=0.001) and BMI (p=0.002) greater than those from public schools, without interaction ofpuberal development and type of school (p>0.05). In females, weight and height were greater in adolescents from private schools (p=0.000) showing an interaction between puberal development and type of school (weight p=0.013; height p=0.040); school type did not influence BMI (p=0.347), although there was interaction with puberal development (p=0.013). In the beginning BMI was greater for private schools women and then the situation became inverted at the end ofpuberal development (Tanner V). Conclusion: puberal development influences both males and females growth. However, the different magnitude on BMI and stages at which they occur could be related to cultural factors in women.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Estatura
Peso Corporal
Índice de Massa Corporal
Adolescente
Puberdade
-Colômbia
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CL334.1 - Biblioteca UBO


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Id: lil-519965
Autor: Ribas, Simone Augusta; Silva, Luiz Carlos Santana da.
Título: Dislipidemia em escolares na rede privada de Belém / Dislipidemia en escolares del sistema de educación privada de la ciudad de Belém / Dyslipidemia in schoolchildren from private schools in Belém
Fonte: Arq. bras. cardiol;92(6):446-451, jun. 2009. graf, tab.
Idioma: en; es; pt.
Projeto: CNPq; . Brasil. Ministério da Saúde.
Resumo: FUNDAMENTO: Atualmente, a dislipidemia infanto-juvenil associada a outros agravos não transmissíveis como diabete, hipertensão e obesidade representam um grave problema de saúde pública no Brasil. OBJETIVO: Investigar a prevalência de dislipidemia em crianças e adolescentes da rede particular de ensino na cidade de Belém. MÉTODOS: Estudo transversal e prospectivo, no qual foram avaliados 437 escolares pareados por sexo. A faixa etária foi delimitada entre 6 a 19 anos, estratificada em quatro subgrupos (6 a 9 anos; 10 a 12 anos; 13 a 15 anos e 16 a 19 anos). Para obtenção das variáveis antropométricas foram mensurados peso e estatura, para o cálculo do índice de massa corporal; e pregas cutâneas para o cálculo do percentual de gordura. O perfil lipoprotéico sérico foi obtido através da dosagem do colesterol total, triglicerídeo, LDL-colesterol e o HDL-colesterol após 12 horas de jejum, determinado por métodos enzimáticos. RESULTADOS: Do total de escolares analisados 126 (28,8 por cento) apresentaram excesso de peso e 158 (36,2 por cento) índice de adiposidade elevado. As crianças (33,6 por cento) apresentaram maior prevalência de obesidade quando comparadas com os adolescentes (10,1 por cento) (p<0,001). Em relação às características bioquímicas constatou-se que 214 (49 por cento) apresentaram alguma alteração no perfil lipídico e que as crianças e os adolescentes da faixa de 10 a 15 anos foram os grupos etários que apresentaram maiores taxas de dislipidemia (34,6 e 25,5 por cento), respectivamente. CONCLUSÃO: Esses achados demonstram a importância de se diagnosticar precocemente o possível perfil lipídico, principalmente se este já apresentar associação com outro fator de risco como a obesidade.

BACKGROUND: Currently, childhood dyslipidemia, associated to other non-transmissible diseases such as diabetes, hypertension and obesity, represent a significant public health problem in Brazil. OBJECTIVE: To investigate the prevalence of dyslipidemia in children and adolescents from private schools in the city of Belem, state of Para, Brazil. METHODS: Transversal and prospective study that assessed 437 schoolchildren, paired by sex. The age range was established between 6 and 19 years of age and stratified in four subgroups (6 to 9 years; 10 to 12 years; 13 to 15 years and 16 to 19 years). To obtain the anthropometric variables, weight and height were measured for the calculation of the body mass index and skin folds were measured for the calculation of body fat percentage. The serum lipoprotein profile was obtained through the measurement of total cholesterol, triglycerides, LDL-cholesterol and HDL-cholesterol after a 12-hour fasting period, by enzymatic methods. RESULTS: Of the total number of schoolchildren analyzed, 126 (28.8 percent) were overweight and 158 (36.2 percent) presented a high adiposity index. The children (33.6 percent) presented a higher prevalence of obesity when compared to the adolescents (10.1 percent; p < 0.001). Regarding the biochemical characteristics, it was observed that 214 (41 percent) presented some alteration in the lipid profile and that children and adolescents in the age range of 10 to 15 years were the age groups that presented the highest rates of dyslipidemia (34.6 percent and 25.5 percent), respectively. CONCLUSION: These findings demonstrate the importance of establishing an early diagnosis of the lipid profile, mainly if it is already associated to another risk factor, such as obesity.

FUNDAMENTO: Actualmente, la dislipidemia infanto-juvenil asociada a otros trastornos no transmisibles como diabetes, hipertensión y obesidad representan un grave problema de salud pública en el Brasil. OBJETIVO: Investigar la prevalencia de dislipidemia en niños y adolescentes del sistema privado de enseñanza de la ciudad de Belém. MÉTODOS: Estudio transversal y prospectivo, en el que se evaluaron a 437 escolares pareados por sexo. El grupo de edad se limitó entre 6 y 19 años, estratificado en 4 subgrupos (6 a 9 años; 10 a 12 años; 13 a 15 años y 16 a 19 años). Para obtenerse las variables antropométricas se midieron el peso y la estatura, para el cálculo del índice de masa corporal; y pliegues cutáneos para el cálculo del porcentaje de grasa. El perfil lipoproteico sérico se obtuvo por medio de dosificación del colesterol total, triglicérido, LDL-colesterol y el HDL-colesterol tras 12 horas de ayuno, determinado por métodos enzimáticos. RESULTADOS: Del total de escolares analizados, 126 (28,8 por ciento) presentaron exceso de peso y 158, (36,2 por ciento) índice de adiposidad elevado. Los niños (33,6 por ciento) presentaron mayor prevalencia de obesidad cuando comparados con los adolescentes (10,1 por ciento) (p<0,001). Con relación a las características bioquímicas se constató que 214 (49 por ciento) presentaron alguna alteración en el perfil lipídico y que los niños y los adolescentes de edades entre 10 y 15 años fueron los grupos de edad que presentaron mayores tasas de dislipidemia (el 34,6 por ciento y un 25,5 por ciento), respectivamente. CONCLUSIÓN: Esos hallazgos evidenciaron la importancia de diagnosticarse precozmente el posible perfil lipídico, principalmente si éste ya presentar asociación con otro factor de riesgo como la obesidad.
Descritores: Dislipidemias/epidemiologia
Setor Privado/estatística & dados numéricos
Instituições Acadêmicas/estatística & dados numéricos
-Distribuição por Idade
Antropometria
Brasil/epidemiologia
Métodos Epidemiológicos
Lipídeos/sangue
Adulto Jovem
Limites: Adolescente
Criança
Feminino
Seres Humanos
Masculino
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1013442
Autor: Sabino, Bebiana Catarina Rodrigues; Almeida, Maria João Correia de Araújo; Fonseca, António Manuel Leal Ferreira Mendonça da.
Título: Validity and Reliability of the Portuguese school physical activity environment questionnaire in adolescents / Validação e Fiabilidade da versão portuguesa do questionário de avaliação do ambiente escolar para a atividade física em adolescentes
Fonte: Rev. bras. cineantropom. desempenho hum;21:e54395, 2019. tab, ilus.
Idioma: en.
Projeto: Foundation for Science and Technology.
Resumo: Abstract The aim of this study is to analyze the psychometric properties and to examine the factorial validity of the Portuguese version of the Questionnaire Assessing School Physical Activity Environment (Q-SPACE) for school-age youth. The translated and adapted version of the questionnaire was applied and resulted in two studies: study I, in which 504 students participated (56% boys), the factorial structure of the scale was examined; in study II, which involved 501 students (53.5% boys), the factorial structure obtained in study I was tested through confirmatory factor analysis. The results of the exploratory factorial analysis, carried out in study I, showed that the Portuguese version of the Q-SPACE is composed of five factors that characterize the students' perception regarding the social and physical school environment for physical activity: equipment and space conditions; recess; school social support; physical education structure; school activity offer. Internal consistency values ranged from 0.60 to 0.89. The confirmatory factor analysis confirmed the applicability of the Portuguese Q-SPACE version, presenting adequate fit indexes: χ2/df = 2.90, GFI = 0.92; CFI = 0.92; RMSEA = 0.06. In conclusion, Q-SPACE showed acceptable validity and reliability for assessing school physical activity environment in Portuguese adolescents.

Resumo O objetivo deste estudo é analisar as propriedades psicométricas e examinar a validade fatorial da versão portuguesa do instrumento "Questionnaire Assessing School Physical Activity Environment" (Q-SPACE) para jovens em idade escolar. A versão traduzida e adaptada da escala foi aplicada e resultaram dois estudos: no estudo I, em que participaram 504 estudantes (56% eram rapazes), foi examinada a estrutura fatorial da escala; no estudo II, em que participaram 501 estudantes (53.5% eram rapazes), foi testada a estrutura fatorial obtida no estudo I através da análise fatorial confirmatória. O resultado da análise fatorial exploratória, efetuada no estudo I, demonstrou que a versão portuguesa da escala Q-SPACE é constituída por cinco fatores que caraterizam a perceção dos estudantes relativamente ao ambiente social e físico escolar para a prática de atividade física: condições dos espaços e material; intervalos; suporte social escolar; organização da educação física; diversidade de atividades. Os valores de consistência interna variaram entre 0.60 e 0.89. A análise fatorial confirmatória, comprovou a aplicabilidade da versão portuguesa do Q-SPACE, apresentando adequados índices de ajustamento: χ2/df = 2.90, GFI = 0.92; CFI = 0.92; RMSEA = 0.06. Em conclusão, a escala Q-SPACE demonstrou uma validade e fiabilidade adequadas para avaliar a perceção do ambiente escolar para a prática de atividade física em adolescentes portugueses.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Inquéritos e Questionários/normas
Reprodutibilidade dos Testes
Atividade Motora
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-954186
Autor: Caro, Gabriel; Roa, Ignacio; Hormazábal-Peralta, Alonso; Lizana, Pablo A.
Título: Adherence to international anatomical terminology by a government-implemented high school biology science education curriculum / Uso de la terminología anatómica internacional en el currículo nacional de biología en enseñanza media
Fonte: Int. j. morphol;36(3):785-791, Sept. 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: CONICYT-PCHA.
Resumo: Chilean science education curriculum is standardized and issued by the Ministry of Education (MINEDUC). This study contributes to science education analyzing a government implemented high school biology curriculum and its adherence to the Federative International Programme for Anatomical Terminology (FIPAT). The purpose of this study was to assess the use of International anatomical terminology (IAT) in Chilean national biology education programs. The sample consisted of biology programs for 9th to 12th grades obtained from the MINEDUC website, in force since 2009. An analysis of terms used in MINEDUC high school programs (9th to 12th grade) was carried out. Terms were identified using Atlas.ti text analysis software. Subsequently, the identified terms were tabulated as follows: frequency, Latin term, Spanish translation, use of the term according to FIPAT and type of error. Our results showed that 11.43 % of the terminology used in the high school biology curriculum did not adhere to the IAT in FIPAT. 11th grade's biology education curriculum showed the highest use of FIPAT terminology and also the same grade showed the highest prevalence of misused terms. These results can serve as an important basic resource for the revision and standardization of terminology used in biomedical fields. Collaboration between anatomists, biologists and high school teachers is a requirement necessary to make changes in the curricula in order to improve the use of IAT in teacher training and in Biology and Natural sciences classes.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Biologia/educação
Anatomia/educação
Terminologia como Assunto
-Chile
Currículo
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-913245
Autor: Silveira, Guilherme Carvalho Franco; Campos, Túlio; Freitas, Amanda Fonseca Soares; Albanez, Nayara Cristina Albanez.
Título: Educação física escolar e programa segundo tempo: uma experiência de articulação curricular no centro pedagógico/UFMG / School physical education and segundo tempo program: an experience in curricular articulation at centro pedagógico/UFMG / Educación física escolar y el programa segundo tempo: una experiencia de articulacion curricular en centro pedagógico/UFMG
Fonte: Pensar prát. (Impr.);19(3):688-701, jul.-set.2016. Ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre as possibilidades de articulação entre a Educação Física escolar (EF) e o Programa Segundo Tempo (PST), a partir da análise da constituição e transformação (conceitual e prática) da proposta e da prática pedagógicas de um núcleo do PST no Centro Pedagógico (CP), escola de educação básica de tempo integral da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O estudo indica novas e interessantes possibilidades para potencializar os processos de ensino-aprendizagem tanto no PST quanto na EF escolar quando ambas propostas estão articuladas, numa ação de complementaridade entre uma e outra, além de apontar uma rica experiência de formação inicial e continuada de professores de Educação Física.

This article intends to reflect upon the possibilities of articulation between school Physical Education and the governmental pogram Programa Segundo Tempo (PST) making use of the analysis of the (conceptual and practical) constitution and transformation of a nucleus of this program in the Centro Pedagógico, a full time elementary school inside a federal university (UFMG). The case studied indicates new and interesting possibilities to empower both school Physical Education and the Programa Segundo Tempo teaching-learning possibilities, in a complementary action when they are both articulated, besides pointing to a rich initial and continued Physical Education teacher education experience.

El objetivo de este trabajo es discutir las posibilidades de articulación entre la educación física escolar (EF)_y el Programa Segundo Tiempo (PST), a partir del análisis de la constitución y transformación (teórica y práctica) de la propuesta y de la práctica pedagógica de un núcleo de PST en el Centro Pedagógico (CP), una escuela de educación básica a tiempo completo en la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG). El estudio indica nuevas e interesantes posibilidades para mejorar los procesos de enseñanza-aprendizaje, en el PST y en la EF escolar cuando esas dos propuestas se vinculan mediante una acción de complementariedad y, además de eso,, ese estudio orienta una rica experiencia de formación inicial y continuada para profesores de educación física.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Instituições Acadêmicas
Esportes
Características Culturais
Currículo
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-888647
Autor: Silveira, Ethieli Rodrigues da; Goettems, Marília Leão; Demarco, Flávio Fernando; Azevedo, Marina Sousa.
Título: Clinical and Individual Variables in Children's Dental Fear: A School-Based Investigation
Fonte: Braz. dent. j;28(3):398-404, May-June 2017. tab.
Idioma: en.
Projeto: - CNPq; . PI - FFD; . CAPES.
Resumo: Abstract This cross-sectional study evaluated the prevalence of dental fear and associated factors in schoolchildren aged 8 to 12 years old, in Pelotas, southern Brazil. Schoolchildren enrolled in 20 public and private schools were selected using a multi-stage sample design. Sociodemographic characteristics, children's dental visit and oral hygiene habits were assessed by questionnaires. The Dental Anxiety Question was used to measure dental fear prevalence. Children's clinical examination evaluated presence of dental caries (DMFT/dmft index) and gingival bleeding. Data were analyzed using Poisson regression with robust variance (prevalence ratio; 95% confidence interval). One thousand two hundred and two children were included. Dental fear prevalence was 24.6%. After the adjustment, girls [PR=1.71 (CI 95%: 1.31-2.22)], children from poorer families [PR=1.96 (CI 95%: 1.36-2.83)], those who had decayed teeth (D/d index>0)[PR=1.32 (CI 95%: 1.01-1.72), and who had never been at the dentist [PR=1.85 (CI 95%: 1.42-2.41) remained significantly associated with dental fear. The prevalence of dental fear indicates that it is a common problem among schoolchildren. Early dental care and dental caries prevention are important factors to prevent dental fear.

Resumo Este estudo transversal avaliou a prevalência do medo odontológico e fatores associados em escolares de 8 a 12 anos de idade, na cidade de Pelotas, RS, Brasil. Alunos matriculados em 20 escolas públicas e privadas foram selecionados através de um delineamento de conglomerado em duplo estágio. As características sociodemográficas, a experiência odontológica da criança e os hábitos de higiene bucal foram avaliados por meio de questionários. O medo odontológico da criança foi avaliado através da Dental Anxiety Question. Examinadores calibrados avaliaram a presença de cárie dentária (CPOD) e o índice de sangramento gengival. Os dados foram analisados por meio de regressão de Poisson com variância robusta (razão de prevalência; 95% intervalo de confiança). No total, 1202 crianças foram incluídas. A prevalência medo odontológico foi de 24,6%. Após o ajuste, as meninas [RP=1,71 (IC 95%: 1,31-2,22)], as crianças de famílias mais pobres [RP=1,96 (IC 95%: 1,36-2,83)], com lesões de cárie (D/d index>0) [RP=1,32 (IC 95%: 1,01-1,72) e as que nunca tinham ido ao dentista [RP=1,85 (IC 95%: 1,42-2,41) permaneceram significativamente associadas ao medo dental. A prevalência de medo odontológico encontrada indica que este é um problema comum em escolares. O atendimento odontológico precoce e a prevenção de cárie são fatores importantes para evitar o medo.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Ansiedade ao Tratamento Odontológico/epidemiologia
-Fatores Socioeconômicos
Brasil/epidemiologia
Hemorragia Gengival/epidemiologia
Prevalência
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Cárie Dentária/epidemiologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-876894
Autor: Werneck, Antonio Luiz dos Santos; Maranhão-Filho, Péricles.
Título: Prêmio Professor James Pitágoras de Mattos / Award of Professor James Pythagoras Mattos
Fonte: Rev. bras. neurol;53(4):40-45, out.-dez. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Prêmio Professor James Pitágoras de Mattos, Rio de Janeiro, 28 jul 2017.
Descritores: Distinções e Prêmios
Neurologia/educação
Neurologia/história
-Instituições Acadêmicas
Congressos como Assunto
Educação Médica
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Congressos
Responsável: BR772



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