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Id: lil-405058
Autor: Escudeiro, Cristina Lavoyer; Benito, Linconl Agudo Oliveira; Chagas Filho, Gustavo Alberto Suarez das.
Título: Diretório Acadêmico Aurora de Afonso Costa: fragmentos da história / Aurora de Afonso Costa student union: fragments of history
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);4(1):42-52, abr. 2005.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo histórico-social sobre representação política estudantil na formação profissional objetivando captar a motivação de acadêmicos de enfermagem para a representação política; contribuições à vida profissional e os marcos político-históricos que embasam a atuação política. Estudo descritivo realizado na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa com acadêmicos que participaram do diretório acadêmico no período de 1998-2004, utilizou-se da história oral temática como metodologia de pesquisa. A inserção no movimento estudantil baseia-se nas aspirações por transformações das condições educacionais e de representação política. Militância marcada por dificuldades - como falta de apoio e participação institucional e de alunos do próprio curso nas questões de interesse coletivo; participações e contribuições para a formação pessoal e profissional. Política estudantil abarca filosofia, luta pelos direitos estudantis, é tornar-se cidadão crítico-reflexivo-transformador. Atuar politicamente está ancorado na visão de mundo, com influências de esquerda, socialista e formação familiar; é agir com emoção, razão e sensibilidade.

Historic-social study about political student representation in the professional formation, with the purpose of perceiving the motivation of Nursing academics towards the political representation, the contributions to professional life, as well as the political and historical milestones that underlie the political action. The descriptive-type study was carried out in the Aurora de Afonso Costa Nursing School, with Nursing academics that participated as effective members of the Student Union, from 1998 to 2004. The thematic oral history was used as the research methodology. The insertion in the student movement is based on the desire for transformations of educational and political representation conditions. This militancy is characterized by difficulties ­ as the lack of support and institutional and Nursing students participation in the collective interest issues, participations and contributions to the personal and professional formation. Student Policy encompasses philosophy and fight for students rights and carries out efforts. It means to become a critical, reflective citizen able to produce transformations. The political action is anchored in the vision of the world, with left-leaning,socialist and familiar formation influences. It means acting with emotion, sense and sensibility.
Descritores: Estudantes de Enfermagem/história
Participação dos Interessados
História da Enfermagem
-Política
Universidades
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1041318
Autor: Galesi-Pacheco, Lilian Fernanda; Vieira, Carla Maria; Ferreira, Milena Cristina Sendão; Oliveira, Maria Rita Marques de.
Título: Food practices and their meanings in the daily routine of a university / Práticas alimentares e seus significados no cotidiano de uma universidade
Fonte: Rev. Nutr. (Online);32:e180208, 2019.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective This study aimed at knowing and analyzing sociocultural meanings of the daily dietary practices revealed by a university community, in the context of a wellness program to their community and its surroundings. Methods The research team ran 28 workshops with the participation of 34 university units and 558 subjects in total. All workshops were recorded and transcribed verbatim. Content analysis was performed with the identification of emerging themes and categories. Results From the analysis of this material four categories emerged. There is the desire caused by the pleasure of having meals in a group of people and consuming foods rich in fat and sugar, but with its consumption shrouded by guilt. Healthy foods were considered important but related to obligation and displeasure. The community also wants to consume healthy foods daily in the academic environment, however, pointed out barriers such as an increasing pace of work and lack of time. Conclusion It was possible to identify barriers and desires related to food practices in the daily life of the university. This study demonstrated that changing the eating behavior of an academic community is a major challenge for wellness programs, even for an institution that produces and disseminates scientific knowledge.

RESUMO Objetivo Este trabalho teve como objetivo conhecer e analisar os significados socioculturais das práticas alimentares cotidianas revelados pela comunidade de uma universidade brasileira no contexto de um programa de bem estar para sua comunidade e entornos. Métodos Foram realizadas 28 oficinas com a participação de 34 unidades universitárias e 558 pessoas. Todas as oficinas tiveram seu áudio gravado e transcrito. Foi realizada análise de conteúdo com a identificação de temas e categorias emergentes. Resultados A partir da análise do material transcrito, emergiram os significados em quatro categorias. Há o desejo pelo prazer de realizar as refeições em grupo e consumir alimentos ricos em gordura e açúcar, mas envolto por culpa. Alimentos saudáveis foram considerados importantes, mas seu consumo foi relacionado à obrigação e desprazer. Contudo, a comunidade deseja consumi-los diariamente no ambiente acadêmico, mas aponta barreiras como o aumento do ritmo de trabalho e falta de tempo. Conclusão Foi possível identificar barreiras e desejos relacionados às práticas alimentares no cotidiano da universidade. Este estudo mostrou que transformar o comportamento alimentar de uma comunidade acadêmica é um grande desafio para os programas de bem-estar, mesmo para instituições que produzem e disseminam conhecimentos científicos.
Descritores: Comportamento Alimentar
-Fatores Socioeconômicos
Universidades
Fatores Culturais
Dieta Saudável
Promoção da Saúde
Tipo de Publ: Ensaio Clínico
Responsável: BR13.3 - Biblioteca das Faculdades de Odontologia e Nutrição


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1114712
Autor: Quiliano Navarro, Mónica; Quiliano Navarro, Miryam.
Título: Inteligencia emocional y estrés académico en estudiantes de enfermería / Emotional intelligence and academic stress in nursing students
Fonte: Cienc. enferm. (En línea);26:3, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Determinar a relação existente entre inteligência emocional e estresse académico dos estudantes de enfermagem. Material e Método: Estudo ex post facto, descritivo, transversal na Faculdade de Enfermagem de uma universidade peruana. De uma população de 320 estudantes de Enfermagem matriculados no semestre VII, foi obtida uma amostra não probabilística de 30 estudantes que foram informados e consentiram sua participação. Foram utilizados 2 instrumentos: Um preparado pelo Bar-On, validado para o Peru para medir Inteligência Emocional e o inventário SISCO para Estresse académico. Para medidas psicométricas foi usado o alfa de Cronbach, análise descritiva em tabelas de distribuição de frequências, medidas de tendência central e dispersão. Para encontrar uma associação entre Inteligência Emocional e Estresse acadêmico utilizou-se o Chi2 . O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Instituto de Pesquisa da Faculdade de Enfermagem. Resultados: Os estudantes têm pouca Inteligência emocional em relação às dimensões Intrapessoais e Adaptabilidade; a Inteligência interpessoal e as dimensões gerais do humor são as mais desenvolvidas. As cinco dimensões da Inteligência emocional estão relacionadas com episódios de estresse em estudantes que já apresentaram essa situação. Conclusões: Não foi encontrada associação entre as dimensões da Inteligência Emocional e o Estresse acadêmico em Estudantes de Enfermagem do semestre VII. É preciso trabalhar para melhorar a qualidade da educação durante o processo de formação profissional e considerar o aspecto emocional para desenvolver um processo abrangente de ensino-aprendizagem.

Objetivo: Determinar la relación que existe entre inteligencia emocional y estrés académico de los estudiantes de enfermería. Material y Método: Estudio ex post facto, descriptivo, transversal en una Facultad de Enfermería de una universidad peruana. De una población de 320 estudiantes de Enfermería, matriculados en VII semestre, se obtuvo una muestra no probabilística de 30 discentes que consintieron informadamente a participar. Se emplearon 2 instrumentos: Uno elaborado por Bar-On, validado en Perú para medir Inteligencia Emocional y el Inventario SISCO para Estrés académico. Para medidas psicométricas se empleó el alfa de Cronbach y análisis descriptivo en tablas de distribución de frecuencias, medidas de tendencia central y dispersión. Para buscar asociación entre Inteligencia emocional y Estrés académico se utilizó Chi-cuadrado (X2). El estudio fue aprobado por el Comité de Ética del Instituto de Investigación de la Facultad de Enfermería. Resultados: Los estudiantes poseen escaza inteligencia emocional en relación con las dimensiones Intrapersonal y Adaptabilidad; las dimensiones Inteligencia interpersonal y Estado de ánimo general son las más desarrolladas en ellos. Las cinco dimensiones de la Inteligencia emocional están relacionadas con episodios de estrés en estudiantes que alguna vez presentaron esta situación. Conclusiones: No se encontró asociación entre las dimensiones de la Inteligencia emocional y la frecuencia del Estrés académico en estudiantes de Enfermería del VII semestre. Es necesario trabajar por mejorar la calidad educativa durante el proceso de formación profesional y considerar el aspecto emocional para desarrollar un proceso enseñanza-aprendizaje integral.

Objective: To determine the relationship between emotional intelligence and academic stress among nursing students. Material and Method: Ex post facto, descriptive, cross-sectional study carried out in the Faculty of Nursing of a Peruvian University. A non-probabilistic sample of 30 students, who informedly consented to participate, was obtained from a population of 320 nursing students enrolled in the 7th semester. Two instruments were used: one prepared by Bar-On, validated for Peru to measure emotional intelligence and the SISCO Inventory for Academic Stress. For psychometric measurements, Cronbach's alpha, descriptive analysis in frequency distribution tables, central tendencies and dispersion measurements were used. To establish a relationship between emotional intelligence and academic stress, Chi-squared (X2) test was used. The study was approved by the Ethics Committee of the Research Institute of the Faculty of Nursing. Results: The students showed a lack of Emotional intelligence in relation to the Intrapersonal and Adaptability dimensions. The Interpersonal intelligence and general mood are the most developed. The five dimensions of Emotional intelligence are related to stress episodes of students who have been affected by this situation. Conclusions: There is no significant relationship between emotional intelligence and frequency of academic stress among nursing students in the 7th semester. Nevertheless, it is necessary to work in order to improve the educational quality during the process of professional training and to consider the emotional component to develop a comprehensive teaching and learning process.
Descritores: Estresse Psicológico/epidemiologia
Estudantes de Enfermagem
Inteligência Emocional
-Peru
Universidades
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Complacência (Medida de Distensibilidade)
Habilidades Sociais
Limites: Humanos
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1119506
Autor: Silva, Marcelo Ricardo dos Santos.
Título: Pedagogia do movimento estudantil: representações sociais de jovens de centros acadêmicos de enfermagem sobre a formação política e as implicações na sua formação acadêmica / Pedagogy of the student movement: social representations of young people from academic nursing centers on political education and the implications for their academic education.
Fonte: Belém; s.n; 2016. 242P p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Pará para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este estudo é resultado da construção da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará que tem como objeto de investigação ­As representações sociais de jovens de movimentos estudantis de enfermagem sobre a formação política e as implicações na sua formação acadêmica‖. O objetivo desse trabalho é apreender como se constituem as representações sociais de jovens de movimentos estudantis de enfermagem sobre a formação política e as implicações na sua formação acadêmica. A esfera política costuma ser pensada como um espaço público dissociado da vida cotidiana, como se esses dois lugares estivessem totalmente desconectados em duas esferas separadas. Este estudo nos convoca a refletir e apreender as imagens e sentidos de jovens de movimentos estudantis de enfermagem sobre a sua formação política que nos remete também a pensar as implicações para a formação acadêmica desses sujeitos. A construção do referencial teórico sobre a juventude e a política se baseou em Abramo (2007), Abramovay (2015), Mendes Jr (1981), Poerner (2004), Mayorga, Castro e Padro (2012), Mattos (2013), Bourdieu (1983), Rocha e Everaldo (2009), Gohn (2012), Maricato (2013) dentro outros. O segundo campo teórico, que abrange autores que discutem a teoria das representações sociais, foi sustentado por Moscovici (2015), Jodelet (2009), Markova (2006), Jovchelovitch (2000), Arruda (2009), Alves-Mazzotti (2008), Gilly, Ranzi e Silva (2002). Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa na perspectiva de Chizzotti (2003) e Bogdan e Biklen (1994), do tipo descritivo, analítico e interpretativo com base em Triviños (2009). Foi utilizada enquanto técnica de coleta de dados a entrevista aberta individual em profundida com um roteiro de entrevista semi-estruturado com base em Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (2002), e Duarte (2002). A análise dos dados será baseada na técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Maria Laura Franco (2008). A caracterização dos sujeitos desse estudo indica um perfil de jovens de centros acadêmicos de enfermagem, cuja orientação política está no campo da esquerda, e a atuação militante não se restringe apenas dentro do movimento estudantil, mas em outros movimentos sociais, como movimento feminista, negro e popular, nos quais esses sujeitos constroem sua identidade política. Os resultados estão divididos em três temáticas de análise que emergiram a partir da fala dos sujeitos no processo de análise de conteúdo, quais sejam: Movimento estudantil: uma pedagogia em movimento; Formação política, currículo crítico-reflexivo e as implicações para a formação do enfermeiro; Formação política para representatividade e o controle social em saúde: O aprender fazendo nas relações de poder presentes nos processos de disputa institucional. Essas temáticas serviram como base para construir as objetivações e ancoragens dos jovens sobre a formação política. Constatamos a existência de três dimensões das representações sociais desses sujeitos: A dimensão da organização política, a dimensão das implicações na formação do enfermeiro e a da participação política. Inferimos que a dinâmica simbólica da partilha desses saberes ocorre de forma contínua e que está em constante processo de transformação, cuja formação política ocorre nos espaços em que esses jovens se sociabilizam onde as representações sociais tomam lugar nesse processo de interação simbólica entre os jovens que constroem o movimento estudantil.(AU)

This study is the result of the construction of the dissertation of the Graduate Program in Education of the Federal University of Pará whose research object "Social representations of young student movements nursing on policy formation and the implications for their training academic ". The aim of this work is to understand how to constitute the social representations of young student nurse moves on the political formation and the implications for their education. The political sphere is often thought of as a decoupled public space of everyday life, as if these two places were totally disconnected into two separate spheres. This study calls us to reflect and grasp the images and meanings of student movements of young nurses about their political formation that leads us also to think the implications for the academic training of these individuals. The construction of the theoretical framework on youth and politics was based on Abramo (2007), Abramovay (2015), Mendes Jr (1981), Poerner (2004), Mayorga, Castro and Padro (2012), Mattos (2013), Bourdieu (1983), Rocha and Everaldo (2009), Gohn (2012), Maricato (2013) within the other. The second theoretical field, which includes authors who discuss the theory of social representations, was supported by Moscovici (2015), Jodelet (2009), Markova (2006), Jovchelovitch (2000), Alvarez (2009), Alves-Mazzotti (2008) Gilly, Ranzi and Silva (2002). This is a study with qualitative approach towards Chizzotti (2003) and Bogdan and Biklen (1994), descriptive, analytical and interpretative based on Triviños (2009). Was used as data collection technique the individual open interviews in profundida with a semi-structured interview based on Alves-Mazzotti and Gewandsznajder (2002) and Duarte (2002). Data analysis will be based on content analysis technology in the perspective of Maria Laura Franco (2008). The characterization of the subjects of this study indicates an academic nursing centers young profile, whose political orientation is in left field, and militant action is not restricted within the student movement, but in other social movements such as the feminist movement, black and popular, in which these individuals build their political identity. The results are divided into three thematic analysis that emerged from the speech of the subjects in the content analysis process, namely: Student movement: a pedagogy in motion; political education, critical and reflective curriculum and the implications for nursing education; political education for representation and social control in health: The learning by doing in the power relations in the institutional dispute processes. These themes were the basis to build objectivations and anchorages of young people on training policy. We note the existence of three dimensions of social representations of these subjects: The size of the political organization, the size of the implications in nursing education and political participation. We infer that the symbolic dynamics of the sharing of knowledge is continuous and is in constant transformation process, whose political formation occurs in the spaces in which these young people socialize where social representations take place in this symbolic interaction process among young people who build the student movement.(AU)
Descritores: Política
Estudantes de Enfermagem
Educação Superior
Participação dos Interessados
-Universidades
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1102550
Autor: Mendes, Rafaela C; Correia, Manoela G; Kock, Kelser S.
Título: Relação entre atividade física, índice de massa corporal e estresse em acadêmicos de medicina de uma universidade do sul de Santa Catarina / Relationship between physical activity, body mass index and stress in academics of medicine of a university of the south of Santa Catarina
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;28(1):92-101, jan.-mar., 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar a relação da atividade física n o índice de massa corporal e estresse em acadêmicos de medicina. Foi realizado um estudo observacional transversal. A população foi composta por acadêmicos de medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus Tubarão, SC. Foram avaliados sexo, massa, estatura, índice de massa corporal (IMC), quantidade de horas sentadas ao dia e horas de sono por noite, nível de atividade física por meio da versão curta e validada do IPAQ (Questionário Internacional de Atividade Física) e a Escala de Estresse Percebido (PSS14 - Perceived Stress Scale). Foram analisados 402 acadêmicos, com maioria do sexo feminino (62,2%), mediana de idade de 22 anos, IMC normal em 74,1% dos participantes e 41,0% na faixa de baixo nível de atividade física. Na comparação entre os sexos foram observadas diferenças significativ as n o IMC (homens=24,09±3,99; mulheres=21,32±3,01 kg/m2 ) com p<0,001, nível de atividade física (homens=990±1586; mulheres=792±1288MET -min/sem) com p=0,012 e níveis de estresse (homens=23,92±7,889; mulheres=27,65±7,974) p<0,001. O tempo de sono >7h (p<0,001), tempo sentado ≤10h (p=0,003) e atividade física (IPAQ) > 1500 METs/min.sem (p=0,002) foram associados a menores níveis de estresse. E, o IMC, demonstrou menores valores apenas em indivíduos com menos de 2 2 anos de forma significativa. Concluiu se que o menor nível de atividade física, sexo feminino, maior t empo sentado e menor tempo de sono estão associados com maiores níveis de estresse. Maiores valores de IMC encontrados em indivíduos com maior idade e do sexo masculino podem estar relacionados ao sobrepeso e, talvez, a diferenças de massa muscular entre os sexos...(AU)

The present study aims to investigate the relationship between physical activity, body m assindex and stress in medical students. A cross-sectional observational study was performed. The population was composed of medical students from the University of Southern Santa Catarina, Campus Tubarão, SC. It was evaluated the sex, mass, height, body mass index (BMI), number of hours seated per day and hours of sleep per night, level of physical activity by the short and validated version of the IPAQ (Internation al Questionnaire of Physical Activity) and the Perceived Stress Scale (PSS14). A total o f 4 0 2 academics were studied, with a majority of females (62.2%), median age of 22 y ears, n o rm al BMI in 7 4 .1 % o f participants and 41.0% in the low level of physical activity. Significant differences were observed in BMI (men = 24.09 ± 3.99, women = 21.32 ± 3.01 kg / m2) with p <0.001, level of physical activity (men = 990 ± 1586, women = 792 ± 1288MET-min / wk) with p = 0.012 and stress levels (m en = 2 3 .9 2 ± 7 .8 89, women = 27.65 ± 7.974), p <0.001. Sleep time> 7h (p <0.001), sitting time ≤10h (p = 0.003) and physical activity (IPAQ)> 1500 METs / min.sem (p = 0.002) were associated wit h lower levels of stress. An d, the BMI, showed only lower values in individuals under 22 years of age significantly. It was concluded t h at the lower level of physical activity, female sex, longer sitting time and shorter sleep time are asso ciated with higher levels of stress. Higher BMI values found in older and males may be related t o o v erweigh tand, perhaps, to differences in muscle mass between the sexes...(AU)
Descritores: Educação Física e Treinamento
Estudantes
Estudantes de Medicina
Exercício Físico
Medicina
-Sono
Universidades
Estatura
Índice de Massa Corporal
Sobrepeso
Postura Sentada
Atividade Motora
Músculos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1118409
Autor: Alfonzo, Miguel; Osuna, Zuleima; Ramírez, Carmen Alicia; Villegas, Carolina; López, Angélica; Angulo, Alí; Mata, José.
Título: La formación del talento humano en el área de la salud en las zonas económicas especiales de Venezuela. Retos y logros II / The formation of human talent in the area of health in the special economic zones of Venezuela. Challenges and achievements II
Fonte: Rev. Inst. Nac. Hig;50(1-2):54-70, Diciembre 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: En esta segunda parte del estudio sobre las políticas del gobierno para el incremento de la inclusión a la educación universitaria (EU), especialmente para el sector salud, quisimos hacer el análisis descriptivo y comparativo en las cuatro Zonas Económicas Especiales (ZEE) que ha creado el presidente Nicolás Maduro en su primera gestión, recordando que la primera parte las estudiamos a escala nacional. En esta oportunidad, realizamos el estudio con similares parámetros académicos, enfocados al área de las Ciencias de la Salud. Es decir, la demanda de cupos universitarios por parte del estudiantado, la oferta de plazas por las Instituciones de Educación Universitaria (IEU) y la asignación de cupos por el Sistema Nacional de Ingreso (SNI). Sin embargo, la matrícula y los valores de egresados de las IEU se estudiaron en tres periodos diferentes: Los tres últimos años de la presidencia de Rafael Caldera (1996-1998); los tres últimos años del presidente Hugo Chávez (2010-2012) y los cuatro primeros años de la primera gestión del presidente Nicolás Maduro (2013-2016). Finalmente, se investigó sobre los proyectos académicos aprobados por el CNU que han introducido las IEU de gestión pública de las ZEE desde 2006 hasta el 2013. Los resultados obtenidos evidencian que los primeros años de la revolución se ha logrado incrementar notablemente los valores de todos estos parámetros, indicando el aumento de la inclusión a la EU en las regiones, pero existen deficiencias notables sobre la oferta académica, algunas veces divorciadas de la realidad circundante de la ZEE, la demanda no satisfecha aún y los pocos proyectos académicos aprobados por el CNU

In this second part of the study on government policies for increasing inclusion in university education (EU), especially for the health sector, we wanted to do a descriptive and comparative analysis in the four Special Economic Zones (EEZ) that it has created President Nicolás Maduro in his first term, remembering that we studied the first part on a national scale. In this opportunity, we carried out the study with similar academic parameters, focused on the area of Health Sciences. That is, the demand for university quotas by the student body, the offer of places by the University Education Institutions (IEU) and the allocation of quotas by the National Income System (SNI). However, the enrollment and values of IEU graduates were studied in three different periods: The last three years of Rafael Caldera's presidency (1996-1998); the last three years of President Hugo Chávez (2010-2012) and the first four years of President Nicolás Maduro's first term (2013-2016). Finally, research was carried out on the academic projects approved by the CNU that have been introduced by the UIS of public management of the EEZs from 2006 to 2013. The results obtained show that the first years of the revolution have managed to significantly increase the values of all these parameters, indicating the increase of the inclusion to the EU in the regions, but there are notable deficiencies in the academic offer, sometimes divorced from the surrounding reality of the ZEE, the demand not yet satisfied and the few academic projects approved by the CNU
Descritores: Estudantes
Universidades
Saúde
Educação em Saúde
Educação
-Venezuela
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: VE9.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1118791
Autor: San Miguel Simbrón, J. L.
Título: Índice de masa corporal vs análisis de impedancia bioeléctrica en residentes de gran altitud: visión desde la fisiología de altura / Body mass index vs bioelectrical impedance analysis in residentsat high altitude: vision since altitude physiology
Fonte: Cuad. Hosp. Clín = Cuad. - Hosp. clín;60(n. esp.):33-44, 2019. ilus..
Idioma: es.
Resumo: PREGUNTA DE INVESTIGACIÓN: ¿Cuál será la composición corporal relacionada al índice de masa corporal en sujetos adultos residentes permanentes de gran altitud, La Paz, Bolivia, gestiones 2017 y 2018? OBJETIVO: Determinar la composición corporal y el índice de masa corporal en sujetos adultos residentes permanentes de gran altitud, La Paz, Bolivia, gestiones 2017 y 2018. MATERIAL Y MÉTODOS: Fue un estudio descriptivo transversal, en 109 universitarios. Fue realizado en una zona urbana de la ciudad de La Paz, a 3600 metros de altitud. Se realizaron, un examen clínico médico; medidas de peso, talla, índice de masa corporal (IMC) (kg/talla2 ); y la determinación de la composición corporal a través del método de Análisis de Impedancia Bioeléctrica (AIB). RESULTADOS: Se encontró por IMC >30 (valor de índice de masa corporal que define obesidad), que la frecuencia de obesidad, en mujeres era de 9.7% y en varones del 8.5%. Por AIB, que definió la composición corporal, se encontró exceso de masa grasa en una frecuencia de 70.9% en mujeres y en varones del 18.1% Acorde a valores de referencias del IMC obtenidos en poblaciones de nivel del mar, con el punto de corte mayor a 30 se definió obesidad. En relación al uso del AIB, se definió el punto de corte de exceso de grasa al valor > a 30% en las mujeres y en los varones > a 25%, acorde a valores de referencias obtenidos en poblaciones de nivel del mar. La presión arterial sistólica en varones fue 107 ± 10 y la diastólica de 73 ± 10; la sistólica en mujeres fue 100 ± 11y la diastólica de 68 ± 8 mmHg. CONCLUSIONES: Los universitarios residentes de gran altitud presentaron valores elevados de masa grasa corporal principalmente en las mujeres universitarias, evaluadas a través del método de AIB, reconocido como un estándar de referencia a nivel internacional, Al comparar la identificación de la frecuencia de obesidad mediante el IMC se mostró valores muy bajos de alrededor del 9% frente a la identificación de exceso de grasa a través del AIB que supera en las mujeres hasta 7 veces más la frecuencia de obesidad en universitarias residentes permanentes de gran altitud. La presión arterial sistémica presentó valores promedios más bajos que los establecidos a nivel del mar. La prevención primaria de los factores de riesgo, frente a la enfermedad cardiovascular, debe ser uno de los principales propósitos, de alta prioridad, de las estrategias de salud en nuestro contexto de altitud.

RESEARCH QUESTION: What will be the body composition related to the body mass index in permanent resident adult subjects of high altitude, La Paz, Bolivia, steps 2017 and 2018? OBJECTIVE: To determine the body composition and body mass index in adult subjects permanent residents of high altitude, La Paz, Bolivia, 2017 and 2018 procedures. MATERIAL AND METHODS: It was a cross-sectional descriptive study in 109 university students. It was carried out in an urban area of the city of La Paz, at 3600 meters of altitude. A medical clinical examination was performed; measures weight, height, body mass index (BMI) (kg/height2); and the determination of body composition through the Bioelectric Impedance Analysis (BIA) method. RESULTS: It was found by BMI> 30 (body mass index value that defines obesity), that the frequency of obesity in women was 9.7% and in men 8.5%. By BIA, which defined body composition, excess fat mass was found at a frequency of 70.9% in women and in men 18.1% According to BMI reference values obtained in sea level populations, with the cut-off point greater than 30 obesity was defined. In relation to the use of the BIA, the cut-off point of excess fat was defined at a value> 30% in women and in men> 25%, according to reference values obtained in populations at sea level. The systolic blood pressure in men was 107 ± 10 and the diastolic blood pressure was 73 ± 10; the systolic in women was 100 ± 11 and the diastolic of 68 ± 8 mmHg. CONCLUSIONS: High-altitude resident university students presented high levels of body fat mass mainly in university women, evaluated through the BIA method, recognized as an international standard of reference, when comparing the identification of the obesity frequency through the BMI, very low values of around 9% were shown compared to the identification of excess fat through the BIA that exceeds in women up to 7 times the frequency of permanent resident university obesity of high altitude. Systemic blood pressure showed lower average values than those established at sea level. The primary prevention of risk factors, against cardiovascular disease, must be one of the main, high priority, purposes of health strategies in our context of altitude.
Descritores: Fisiologia
Composição Corporal
Doenças Cardiovasculares
Nível do Mar
Altitude
-Universidades
Medidores
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BO138.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1118746
Autor: Cruz Guisbert, J. R.
Título: Percepción de usuarios sobre la calidad de atención en una sala de emergencias, hospital seguro social universitario, La Paz ­Bolivia 2015 / Perception of users on the quality of care in an emergency room, university social security hospital, La Paz Bolivia 2015
Fonte: Cuad. Hosp. Clín = Cuad. - Hosp. clín;60(n. esp.):16-19, 2019. ilus..
Idioma: es.
Resumo: La evaluación de la percepción de un servicio debe ser parte del establecimiento de la calidad de atención de la misma institución con la finalidad de encontrar las falencias lo cual permita hacer mejoras. OBJETIVO: Establecer la percepción de los usuarios en referencia a la calidad de atención en el Servicio de Emergencias del Hospital del Seguro Social Universitario. MATERIAL Y MÉTODOS: Se trata de un estudio cualitativo que hace uso de los preceptos de la Fenomenología y cuyos participantes en número de 12 fueron seleccionadas mediante un muestreo no probabilístico por conveniencia, estructurando la muestra por sexo y tipo de asegurado. Una vez seleccionada la muestra se aplicó una entrevista semiestructurada cuya información se analizó de forma inductiva. RESULTADOS: Se hallaron falencias ligadas con: la ubicación, acceso, la señalización del servicio, la ausencia de personal de información y la ausencia de equipamiento. Sin embargo, hubo también observaciones relacionadas con la atención como: un tiempo de espera prolongado, un reducido tiempo de atención y la poca información que brinda el profesional de la salud. CONCLUSIÓN: Se encontraron una serie de falencias fundamentalmente ligadas a las instalaciones y a la atención por parte del personal de salud.

The evaluation of the perception of a service should be part of establishing the quality of care from the same institution in order to find the flaws which allow improvements. OBJECTIVE: Set the perception of users regarding the quality of care in the emergency department of 17 Revista "Cuadernos" Número Especial 1-2019 Cruz-Guisbert J R university social security hospital. MATERIAL AND METHODS: This is a qualitative study that uses the precepts of phenomenology and whose number 12 participants were selected through a non probabilistic convenience sampling, structuring the sample by sex and type of insured. Once selected the sample was applied a semistructured interview whose information was analyzed inductively. RESULTS: Location, access, service signaling, the absence of information staff and lack of equipment: shortcomings were found linked with. However, there were also comments related to attention as a prolonged wait, reduced attention span and little information provided by the health professional. CONCLUSIÓN: A number of shortcomings mainly related to facilities and care by health personnel were found
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde/estatística & dados numéricos
Amostragem
Hospitais
-Universidades
Pessoal de Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BO138.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1100748
Autor: Silva, Isis Graziele da; Hentz, Rita Dambros; Bechara, Laura Carrasqueira; Pizzimenti, Enzo Cléto; Aguiar, Gabriela Medeiros Rodrigues.
Título: A relevância da transmissão da pesquisa científica em psicanálise para a graduação / The relevance of the transmission of scientific research in psychoanalysis to undergraduate / La relevancia de la transmisión de la investigación científica en el psicoanálisis para la graduación
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:1-12, jan.-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Constata-se, a partir da experiência dos autores enquanto psicólogos recém-graduados por diferentes universidades brasileiras, uma desproporção tanto nas oportunidades oferecidas aos graduandos para que se envolvam com pesquisas quanto no que diz respeito à comunicação daquilo que se produz na pós-graduação. Fazendo uso da metodologia de relato de experiência, objetiva-se refletir de que maneira a interlocução entre ensino e pesquisa contribui para a integração entre a graduação e a pós-graduação. Com isso, pretende-se discutir a inserção da psicanálise enquanto método de pesquisa e de produção de saber na universidade, problematizando a relação entre o campo científico e os psicanalistas que se dedicam à atividade de pesquisa. Uma vez que os programas de pós-graduação e os órgãos de fomento de pesquisa priorizam candidatos que tenham experiência em pesquisa científica fim de selecionar pesquisadores melhor preparados, é fundamental entender como se dá a transmissão da pesquisa em psicanálise para alunos da graduação. A aposta deste trabalho é que a transmissão da pesquisa acadêmica pode suscitar o interesse e a qualificação necessária nos graduandos para o ingresso na pós-graduação, bem como o desenvolvimento da psicanálise enquanto método de pesquisa acadêmica. ..(AU)

Based on the experience of the authors as psychologists recently graduated from different Brazilian universities, there is a disproportion in the opportunities offered to undergraduates to engage in research and in relation to the communication of what is produced in the graduate courses. Therefore, using the experience reporting methodology, the objective of this work was to think on how the interlocution between teaching and research contributes to the integration between undergraduate and graduate studies. With that, the purpose is to discuss the insertion of psychoanalysis as a method of research and production of knowledge in the university, problematizing the relationship between the scientific field and the psychoanalysts who are engaged in research activity. Since graduate programs and research funding agencies prioritize candidates who have experience in scientific research in order to select better-prepared researchers, it is critical to understand how the transmission of research in psychoanalysis to undergraduates occurs. This work defends that the transmission of academic research can raise the interest and qualification necessary for undergraduate students to join the graduate courses, as well as the development of psychoanalysis as a method of academic research...(AU)

Según la experiencia de los autores como psicólogos recién graduados de diferentes universidades brasileñas, existe una desproporción tanto en las oportunidades que se ofrecen a los estudiantes de pregrado para involucrarse en la investigación como en la comunicación de lo que se produce en la escuela de posgrado. Utilizando la metodología de informes de experiencia, el objetivo es reflexionar sobre cómo el diálogo entre la enseñanza y la investigación contribuye a la integración entre los cursos de pregrado y posgrado. Con esto, se pretende discutir la inserción del psicoanálisis como método de investigación y producción de conocimiento en la universidad, cuestionando la relación entre el campo científico y los psicoanalistas que se dedican a la actividad de investigación. Dado que los programas de posgrado y las agencias de promoción de la investigación priorizan a los candidatos que tienen experiencia en investigación científica para seleccionar investigadores mejor preparados, es esencial comprender cómo se transmite la investigación del psicoanálisis a los estudiantes universitarios. La apuesta de este trabajo es que la transmisión de la investigación académica puede aumentar el interés y la calificación necesaria en los estudiantes de pregrado para ingresar al postgrado, así como el desarrollo del psicoanálisis como método de investigación académica...(AU)
Descritores: Psicanálise
Psicologia
Pesquisa
Universidades
-Pós
Pesquisadores
Instituições Acadêmicas
Conhecimento
Promoção da Pesquisa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1103332
Autor: del Huerto Marimón, María Elena.
Título: Extensión universitaria y universidad médica cubana revolucionaria: impacto de una reforma / University extension and cuban revolutionary medical university: a reforms´ impact
Fonte: Rev. medica electron;40(2):557-565, mar.-abr. 2018.
Idioma: es.
Resumo: El movimiento de la Reforma Universitaria de Córdoba en Argentina, a un siglo de su proclamación, constituye un referente obligado al abordar el tema de la función y proyección social de las Universidades y en especial la cubana. El propósito del presente trabajo es realizar un análisis crítico del significado, trascendencia y vigencia del mismo en el contexto de la Universidad cubana contemporánea, con énfasis en el proceso de Extensión Universitaria en la Educación Médica cubana revolucionaria. Se realizó una exhaustiva revisión bibliográfica y documental, con énfasis en el análisis de artículos y documentos sobre el tema en cuestión a partir del uso del método histórico-lógico, el cual permitió discurrir entre los hitos fundamentales del devenir histórico de dicho proceso reformista. La autora considera que este movimiento posee una connotación especial en el contexto que se refiere, el cual marcó cambios esenciales en los aspectos teórico-conceptuales, prácticos y de valores en la formación de los profesionales de la salud cubanos a partir del modelo de formación, así como la proyección social y humanística que caracterizó la etapa revolucionaria, por lo que amerita significar en el devenir histórico sus aportes como un digno homenaje en su centenario (AU).

The movement of the Cordova University Reform in Argentina, after a century of its proclamation, is an unavoidable reference when approaching the theme of the function and social projection of the Universities, specially the Cuban one. The purpose of the current work is carrying out a critical analysis of that movement's significance, transcendence and force in the context of Cuban contemporary university, emphasizing in the university extension process in the Cuban revolutionary medical education. An exhaustive bibliographic and documental review on the treated theme was carried out using the historical-logical method that allowed discussing the main landmarks of the historical development of that reforming process. The author considers that movement has an special connotation in the referred context, which led to essential changes in theoretical-conceptual, practical and values training of Cuban health professionals, beginning with the training model, and also the social and humanistic projection characterizing the revolutionary period; therefore, it deserves explaining the meaning of its contributions in the historical development as a worthy homage in its centenary (AU).
Descritores: Universidades/história
Relações Comunidade-Instituição/tendências
Modernização do Setor Público
Educação Médica/história
Instituições de Ensino Superior
Capacitação de Professores/ética
-Argentina/etnologia
Instituições Acadêmicas
Faculdades de Medicina
Universidades/tendências
Desenvolvimento de Programas
Cuba/etnologia
Educação Médica/tendências
Atenção à Saúde
Capacitação de Professores/história
História
História da Medicina
América Latina/etnologia
Limites: História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas



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