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Id: biblio-1025002
Autor: Achig Balarezo, David Ricardo.
Título: Ciencia y Sabiduría / Science and Wisdom
Fonte: Rev. Fac. Cienc. Méd. Univ. Cuenca;37(2):1-6, Septiembre 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: En la sociedad actual las instituciones del conocimiento como las Univer-sidades adquieren una importancia estratégica pues además de formar el talento humano son capaces de desarrollar ciencia y tecnología en diver-sas áreas [1] incluida la salud, su horizonte es el método científico para conocer e interpretar la realidad [2]; la siguiente ruptura epistemológica será transformarla.La ciencia surge del contacto con la realidad [3,4], el método o camino para acercarse a los hechos o fenómenos ha cambiado de paradigmas a lo largo de la historia [5], no obstante en estos tiempos contemporáneos se man-tienen influencias marcadas del positivismo y la racionalidad instrumental; en esta trayectoria de evolución lineal como lo defendió Kuhn [6-8] cuando la ciencia hace un nuevo descubrimiento, el conocimiento anterior debe re-analizado y reformulado para demostrar su veracidad dentro del método.
Descritores: Ciência
Estudantes de Ciências da Saúde
Tecnologia
-Universidades
Conhecimento
Gestão do Conhecimento
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: EC3.1 - Biblioteca


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Id: biblio-901692
Autor: Kleba, Maria Elisabeth; Hoefle, Natália; Oliveira, Giselle Mascarello de; Rodrigues, Otília Cristina Coelho.
Título: Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúde / Fortificación del liderazgo de la Comisión de Integración Educación-Servicio para educación permanente en salud / Strengthening the leadership of the Commission on Education-Service Integration for permanent health education
Fonte: Rev. gaúch. enferm;38(4):e2016-8, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Conhecer a atuação de universidades junto à Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço da Região Oeste de Santa Catarina, com vistas a fortalecer seu protagonismo no desenvolvimento de iniciativas de educação permanente em saúde. METODOLOGIA Pesquisa Convergente Assistencial desenvolvida no primeiro semestre de 2014 envolvendo entrevistas com professores universitários, oficinas com a Câmara Técnica da Comissão de Integração Ensino-Serviço e participação em encontro com representantes da região. RESULTADOS Foram identificadas três categorias relativas ao papel das universidades no desenvolvimento das ações de educação em saúde, bem como ao papel da Comissão de Integração Ensino-Serviço como espaço favorável à articulação dessas instituições. CONSIDERAÇÕES FINAIS As universidades assumem papel fundamental no desenvolvimento de ações de educação permanente em saúde, considerando a realidade do território e dos serviços, bem como demandas e potenciais dos atores envolvidos, o que favorece a articulação ensino-serviço na região.

Resumen OBJETIVO Conocer la participación de universidades junto a la Comisión Permanente de Integración Enseñanza-Servicio de la Región Oeste de Santa Catarina, para fortalecer su protagonismo en el desarrollo de iniciativas de formación permanente en materia de salud. METODOLOGÍA Investigación Convergente Asistencial desarrollada en 2014, incluyendoentrevistas a profesores universitarios, talleres con el Consejo Técnico de la Comisión de Integración Enseñanza-Servicio y participación en reunión con representantes de la Región. RESULTADOS Se identificaron tres categorías relativas a la función de las universidades en el desarrollo de acciones de educación para la salud, así como el papel de la Comisión de Integración Enseñanza-Servicio como espacio favorable para la articulación de estas instituciones. CONSIDERACIONES FINALES Las universidades desempeñan un papel fundamentalen el desarrollo de acciones de educación permanente en salud, considerando la realidad del territorio y de los servicios, así como demandas y el potencial de los actores involucrados, lo que favorece la integración enseñanza-servicio en la región.

Abstract OBJECTIVE To know the performance of universities in the Permanent Commission of Education-Service Integration in the West Region of Santa Catarina, with a view to strengthening its role in the development of continuing education initiatives in health. METHODOLOGY Convergent Care Research developed in the first half of 2014, involving interviews with university professors, workshops with the Technical Board of the Permanent Commission of Education-Service Integration and participation in meeting with representatives of the Region. RESULTS Three categories were identified concerning the role of universities in the development of health education actions, as well as the role of the Commission as a favourable space to the articulation of these institutions. FINAL THOUGHTS Universities play a key role in the development of permanent education actions in health, considering the reality of the territory and services, as well as demands and potential of the actors involved, which favours the teaching-service integration in the Region.
Descritores: Educação em Saúde/organização & administração
Educação Continuada/organização & administração
-Universidades
Brasil
Liderança
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-901668
Autor: Patuzzi, Gregório Corrêa; Lira, Adrielle Priscilla Souza; Santos, José Diego Marques; Reinisch, Andrieli Oliveira Barros; Veleda, Aline Alves.
Título: Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira / Aprendizajes académicas acerca de la salud pública en una universidad canadiense: contribuciones a la formación brasileña / Academic learning about public health in a Canadian university: contributions for Brazilian education
Fonte: Rev. gaúch. enferm;38(3):e0012, 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Discutir aprendizagens de estudantes brasileiros de graduação da área da saúde sobre saúde pública. Método Estudo descritivo, reflexivo, baseado em experiências de internacionalização do ensino, utilizando-se bases teóricas dos sistemas de saúde canadense e brasileiro para a construção de uma análise crítica sobre o fazer em saúde pública e o impacto da internacionalização para o ensino e a formação profissional. Resultados Existem similaridades teóricas e conceituais nos sistemas de saúde, no entendimento sobre determinantes sociais. No entanto, o uso dos determinantes mostra-se mais resolutivo no sistema canadense. Conclusão As aprendizagens sobre saúde pública em uma universidade canadense revelaram grande enfoque nos determinantes, permitindo a reflexão sobre os modelos de atenção à saúde brasileiros. Com esta experiência, pode-se levantar discussões nos espaços de ensino, refletindo o compromisso social do Programa Ciência sem Fronteiras e sua importância para a formação profissional.

RESUMEN Objectivos Discutir aprendizajes de estudiantes brasileños de graduación del área de la salud acerca de salud pública. Métodos estudio descriptivo, reflexivo, basado en experiencias de internacionalización de la enseñanza, utilizando bases teóricas de los sistemas de salud canadiense y brasileño para la construcción de un análisis crítico acerca del hacer en salud pública y del impacto de la internacionalización para la enseñanza y la formación profesional. Resultados Existen similitudes teóricas y conceptuales en los sistemas de salud y en el entendimiento sobre determinantes sociales. Sin embargo, el uso de los determinantes se muestra más resolutivo en el sistema canadiense. Conclusión Los aprendizajes sobre salud pública en una universidad canadiense revelaron gran enfoque en los determinantes, permitiendo la reflexión acerca de los modelos de atención a la salud brasileños. Con esta experiencia, se pueden plantear discusiones en los espacios de enseñanza, reflejando el compromiso social del Programa Ciencia sin Fronteras y su importancia para la formación profesional.

ABSTRACT Objective This paper aims to discuss Brazilian undergraduate students'learning in the public health. Methods This is a descriptive, reflexive study, characterized as an experience report. Theoretical references of the Canadian and Brazilian health systems were used in order to analyze the public health and the impact of international educational exchange in professional qualification. Results There are theoretical and conceptual similarities in health systems, in the understanding of social determinants. However, the application of the social determinants of health yielded more results in the Canadian system. Conclusion Public health learning in a Canadian university highlighted a great focus on determinants, allowing the students to think about Brazilian health care models. With this experience, discussions can be held in educational spaces, reflecting the social implication of Science without Borders Program in professional education.
Descritores: Universidades
Saúde Pública/educação
Educação de Graduação em Medicina
Bacharelado em Enfermagem
Intercâmbio Educacional Internacional
Programas Nacionais de Saúde/organização & administração
-Estudantes de Medicina
Estudantes de Enfermagem
Brasil
Canadá
Currículo
Determinantes Sociais da Saúde
Modelos Teóricos
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-782968
Autor: Moura, Ionara Holanda de; Nobre, Roseanne de Sousa; Cortez, Ramiro Marx Alves; Campelo, Viriato; Macêdo, Suyanne Freire de; Silva, Ana Roberta Vilarouca da.
Título: Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem / Calidad de vida de los estudiantes de enfermería de pregrado / Quality of life of undergraduate nursing students
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(2):e55291, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar a Qualidade de Vida (QV) de estudantes de graduação em Enfermagem. Métodos Estudo descritivo e transversal realizado com 206 estudantes, em julho de 2013, no município de Picos (PI). Para tanto, utilizou-se um formulário e o questionário WHOQOL-bref. Os testes de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis foram utilizados na análise dos dados, com nível de significância de 5%. Resultados Os domínios com melhor avaliação média foram o Físico (69,4) e o das Relações Sociais (74,3); já os piores foram o Psicológico (68,5) e o Ambiente (54,2). Na avaliação global, a média foi de 66,6+10,8. Houve significância estatística ao cruzar QV com o número de filhos (p=0,029). Logo, os estudantes sem filhos obtiveram melhor desempenho. Conclusão Estes resultados permitem a detecção precoce das dificuldades vivenciadas pelos estudantes de Enfermagem e podem cooperar com o delineamento de estratégias que beneficiem a busca por soluções para os conflitos que incidem na QV.

RESUMEN Objetivo Este estudio tuvo como objetivo analizar la calidad de vida (QOL) de los estudiantes de enfermería de pregrado. Métodos Estudio descriptivo transversal con 206 alumnos, en julio de 2013, en la ciudad de Picos/PI. Para tanto, se utilizó formulario y WHOQOL-bref. Se utilizaron las pruebas de Mann-Whitney y Kruskal-Wallis en el análisis de datos, con un nivel de significación del 5%. Resultados Las áreas con mejor nota promedio fueron física (69,4) y relaciones sociales (74,3), las peores fueron las psicológicas (68,5) y medio ambiente (54,2). Evaluación global, el promedio fue de 66,6+10,8. No hubo significación estadística al cruzar la QV con el número de hijos (p = 0,029), por lo que los estudiantes que no tienen hijos tuvieron un mejor desempeño. Conclusión Estos resultados permiten la detección temprana de las dificultades experimentadas por estudiantes de enfermería y podrá cooperar para diseñar estrategias que beneficien la búsqueda de soluciones a los conflictos que afectan a la calidad de vida.

ABSTRACT Objective The aim of this paper is to analyse the quality of life (QOL) of undergraduate nursing students. Methods A descriptive cross-sectional study with 206 students conducted in July 2013, in the city of Picos/PI, Brazil. Data were collected using the WHOQOL-BREF questionnaire. The Mann-Whitney and Kruskal-Wallis tests were used to analyse the data with a significance level of 5%. Results The domains with the best average scores were Physical (69.4) and Social Relations (74.3), and the domains with the worst average scores were Psychological (68.5) and Environment (54.2). For the overall assessment, the average was 66.6+10.8. A statistical significance was observed when crossing QOL with number of children (p = 0.029), where students without children performed better. Conclusion These results allow the early detection of difficulties experienced by nursing students and may support strategies that benefit the search for solutions to conflicts that affect QOL.
Descritores: Qualidade de Vida
Estudantes de Enfermagem/psicologia
-Fatores Socioeconômicos
Universidades
Brasil
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Educação em Enfermagem
Hábitos
Atividades de Lazer
Estilo de Vida
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1053328
Autor: Castelo Branco, Fernanda Matos Fernandes; Côrrea, Carlos Augusto Sampaio; Dutok, Carlos Manuel Sanchez; Castelo Branco Neto, Tancredo.
Título: Síndrome de Burnout entre trabalhadores de uma universidade na fronteira franco brasileira / Burnout syndrome among university workers at the brazilian free frontier / Síndrome de Burnout entre trabajadores de una universidad en la frontera franca brasileña
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);12:398-404, jan.-dez. 2020. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: estimar a prevalência da Síndrome de Burnout entre trabalhadores de uma universidade na fronteira franco brasileira e verificar os fatores associados. Método: estudo transversal e descritivo realizado com 53 trabalhadores de uma universidade localizada na fronteira franco brasileira, através de formulários eletrônicos (google docs). Resultados: predomínio do sexo masculino (56,6%), faixa etária de 30 a 39 anos (64,2%), solteiros (47,2%), se declaram pardos (49,1%), especialistas (34%) e sem filhos (75,5%). Destes, 26,4% indivíduos tem a possibilidade de desenvolver a síndrome, 37,8% estão em fase inicial da síndrome, 22,6% a síndrome começa a se instalar e 13,2% estar em uma fase considerável da síndrome, tendo como preditor a variável sexo (p=0,01). Conclusão: nenhum dos entrevistados pontuou na categoria (nenhum indício de Burnout), o que torna preocupante as condições de trabalhos que estão submetidos, sendo imperativo medidas preventivas que retardem ou impossibilitem o adoecimento mental dentre a população investigada

Objective: to estimate the prevalence of Burnout Syndrome among university workers at the Brazilian Free Frontier and to verify the associated factors. Method: a cross - sectional and descriptive study carried out with 53 workers from a university located on the Brazilian - Brazilian border, using electronic forms (google docs). Results: male (56.6%), 30 to 39 years old (64.2%), single (47.2%), brown (49.1%), specialists (34%) and without children (75.5%). Of these, 26,4% individuals have the possibility to develop the syndrome, 37,8% are in the initial phase of the syndrome, 22,6% the syndrome begins to settle and 13,2% are in a considerable phase of the syndrome, having as predictor the gender variable (p = 0.01). Conclusion: none of the interviewees scored in the category (no evidence of Burnout), which makes the conditions of work that are submitted worrisome, being imperative preventive measures that delay or prevent mental illness among the population investigated

Objetivo: estimar la prevalencia del Síndrome de Burnout entre trabajadores de una universidad en la frontera franca brasileña y verificar los factores asociados. Método: estudio transversal y descriptivo realizado con 53 trabajadores de una universidad ubicada en la frontera franca brasileña, a través de formularios electrónicos (google docs). Resultados: predominio del sexo masculino (56,6%), grupo de edad de 30 a 39 años (64,2%), solteros (47,2%), se declaran pardos (49,1%), especialistas (34%), y sin hijos (75,5%). De estos, 26,4% individuos tienen la posibilidad de desarrollar la síndrome, 37,8% están en fase inicial del síndrome, 22,6% a síndrome comienza a instalarse y 13,2% estar en una fase considerable de la síndrome, teniendo como predictor la variable sexo (p = 0,01). Conclusión: ninguno de los entrevistados puntuó en la categoría (ningún indicio de Burnout), lo que hace preocupante las condiciones de trabajos que están sometidos, siendo imperativo medidas preventivas que retarden o imposibiliten el enfermo mental entre la población investigada
Descritores: Esgotamento Profissional/epidemiologia
Saúde na Fronteira
/prevenção & controle
FREEZE FRACTURINGABDOMEN/prevenção & controle
-Universidades/estatística & dados numéricos
Estudos Transversais
Saúde do Trabalhador
Guiana Francesa/epidemiologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1046741
Autor: Mazzei, Victor Reis; Camargo, Maria Cecília da Silva; Mello, André da Silva.
Título: Produtivismo versus criatividade: a intensificação do trabalho docente universitário à luz do ócio criativo / Productivism versus creativity: the intensification of academic work in the light of creative leisure
Fonte: Licere (Online);22(3):623-646, set.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Esse ensaio reflete como a sobrecarga de trabalho tem impactado na atuação dos professores de ensino superior. Pressionados por metas e prazos, muitos docentes intensificam sua dinâmica laboral, comprometendo, com isso, suas práticas profissionais e, sobretudo, reduzindo o tempo para suas vidas pessoais, o que tem se desdobrado em prejuízo à saúde dos mesmos. Para o desenvolvimento desse artigo, empreendemos um levantamento bibliográfico baseado em autores que nos permitiram discutir o cenário acadêmico que "celebra" a produtividade e a competição entre os pares. A fim de promover um contraponto, trouxemos ao debate o Ócio Criativo, temática desenvolvida pelo sociólogo Domenico de Masi, cuja proposta teórica reside em uma conciliação entre a satisfação profissional, o aprendizado e a criatividade, na qual o tempo livre é necessário para repensar a prática e abastecer o repertório cultural.

This essay reflects on how the work overload has caused impact on higher education teachers' performance. Pressured by goals and deadlines, many teachers intensify their work dynamics, compromising, thereby, their professional practices and, above all, reducing time for their personal lives, which has unfolded to the detriment of their health. For the developing of this article, we carried out a bibliographic survey based on authors that allowed us to discuss the academic scenario that "celebrates" productivity and competition among pairs. In order to promote a counterpoint, we brought to the debate the Creative Leisure, thematic developed by the sociologist Domenico de Masi, whose theoretical proposal resides in a conciliation between professional satisfaction, learning and creativity, in which free time is necessary to rethink the practice and fuel cultural repertoire.
Descritores: Descanso
Universidades
Condições de Trabalho
Docentes
Equilíbrio Trabalho-Vida
Estresse Ocupacional
Limites: Seres Humanos
Adulto
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1043013
Autor: Mazera, Maiara Suelen; Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza; Tholl, Adriana Dutra; Schoeller, Soraia Dornelles; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva.
Título: Life story of university students and the adjustment of living with motor deficiency / Historia de vida de estudiantes universitarios y la (con)vivencia con la discapacidad motriz / A história de vida de estudantes universitários e a (con)vivência com a deficiência motora
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20180134, 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To understand the life story of university students and the adjustment of living with motor deficiency. Method: A qualitative research, developed with eight university students with motor deficiency. Data collect was performed between October 2016 and March 2017. Thematic data analysis was used. Results: Two categories emerged: family as safe harbor and extra-family relationships: weaknesses and strengths. Family and friends were fundamental for facing disability, standing out for their support and affection. Friends have been encouraged to overcome the limitations and difficulties. Extra-family life was exposed to prejudice that resulted in fears and traumas. Conclusion: The impact of motor deficiency on daily life is the result of life experiences. Healthy family relationships, along with strong bonds of friendship, made the difficulties found in the daily life of these students smoother.

Resumen Objetivo: Comprender la historia de vida de los estudiantes universitarios y la convivencia con la discapacidad motriz. Método: Investigación de enfoque cualitativo, desarrollada con ocho estudiantes universitarios con discapacidad motriz. Recolección de datos realizada entre octubre de 2016 y marzo de 2017. Se utilizó el análisis temático de los datos. Resultados: Emergieron dos categorías: familia como puerto seguro y relaciones extrafamiliares: debilidades y fortalezas. La familia y los amigos fueron fundamentales para enfrentar la discapacidad, destacándose por el apoyo y el afecto. Los amigos se presentan como alentadores para superar las limitaciones y dificultades. La vida extrafamiliar fue expuesta a preconceptos que resultan en miedos y traumas. Conclusión: El impacto de la discapacidad motriz en el cotidiano es el resultado de las experiencias de vida. Las convivencias familiares sanas, junto a lazos fuertes de amistad, hacen que las dificultades encontradas en el cotidiano de estos estudiantes sean amenizadas.

Resumo Objetivo: Compreender a história de vida de estudantes universitários e a convivência com a deficiência motora. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com oito estudantes universitários com deficiência motora. Coleta de dados realizada entre outubro de 2016 e março de 2017. Foi utilizada a análise temática dos dados. Resultados: Emergiram duas categorias: família como porto seguro e relacionamentos extrafamiliares: fraquezas e fortalezas. A família e os amigos foram fundamentais para o enfrentamento da deficiência, destacando-se pelo apoio e afeto. Os amigos apresentaram-se encorajadores para superar as limitações e dificuldades. A vida extrafamiliar foi exposta a preconceitos que resultaram em medos e traumas. Conclusão: O impacto da deficiência motora no cotidiano é resultante das experiências de vida. As convivências familiares saudáveis, junto com laços fortes de amizade, fizeram com que as dificuldades encontradas no cotidiano desses estudantes fossem amenizadas.
Descritores: Preconceito
Estudantes/psicologia
Amigos
Relações Familiares
Transtornos Motores/psicologia
-Apoio Social
Universidades
Brasil
Atividades Cotidianas
Entrevistas como Assunto/métodos
Pesquisa Qualitativa
Medo
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-978509
Autor: Reich, Rejane; Santos, Simone Marques dos; Goes, Marta Georgina Oliveira de; Romero, Paola Severo; Casco, Márcia Flores de; Kruger, Juliana; Silveira, Luana Claudia Jacoby; Matte, Roselene.
Título: Segurança cirúrgica em laboratório de cateterismo / Seguridad quirúrgica en laboratorio de cateterismo / Surgical safety in catheterization laboratory
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40(spe):e20180232, 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Descrever o processo de implantação da lista de verificação de segurança cirúrgica em laboratório de cateterismo (LC). MÉTODO Estudo descritivo do tipo relato de experiência das estratégias de segurança desenvolvidas nos últimos seis anos em hospital universitário da região Sul do Brasil. RESULTADOS Foram incorporadas na prática assistencial as seis metas internacionais de segurança do paciente (MISP) em consonância com o programa de acreditação hospitalar pela Joint Comission International (JCI), por meio de um processo contínuo com caráter educativo. A lista de verificação foi adaptada considerando as características da unidade e os procedimentos realizados. CONCLUSÕES A implantação da lista de verificação proporcionou a promoção da segurança do paciente, maior integração da equipe, avanços na comunicação entre os profissionais e no registro das informações da assistência em sala.

Resumen OBJETIVO Describir el proceso de implantación de la lista de verificación de seguridad quirúrgica en un laboratorio de cateterismo (LC). MÉTODO Estudio descriptivo del tipo relato de experiencia sobre las estrategias de seguridad desarrolladas en los últimos seis años en un hospital universitario de la región Sur de Brasil. RESULTADOS Se incorporaron en la práctica asistencial las seis metas internacionales de seguridad del paciente (MISP) en consonancia con el programa de acreditación hospitalaria por la Joint Comission International (JCI), a través de un proceso continuo con carácter educativo. La lista de verificación fue adaptada considerando las características de la unidad y los procedimientos realizados. Conclusión: La implantación de la lista de verificación proporcionó la promoción de la seguridad del paciente, una mayor integración del equipo, avances en la comunicación entre los profesionales y en el registro de las informaciones de la asistencia en sala.

Abstract OBJECTIVE To describe the process of implanting the surgical safety checklist in a catheterization laboratory (CL). METHOD Descriptive case report study about the safety strategies developed in the last six years in a university hospital in the southern region of Brazil. RESULTS The six international patient safety goals (IPSG) were incorporated into the care practice in accordance with the hospital's Joint Comission International (JCI) accreditation program, through a continuous process of educational nature. The checklist was adapted considering the characteristics of the unit and the procedures performed. CONCLUSION The implementation of the checklist provided the promotion of patient safety, greater staff integration, advances in communication among professionals and the recording of in-room care information.
Descritores: Universidades
Cateterismo/normas
Lista de Checagem
Segurança do Paciente
-Procedimentos Cirúrgicos Operatórios/normas
Cateterismo/métodos
FUMARATES0
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1053129
Autor: Guerrero, Marion; Angarita Dávila, Lisse; Vásquez Leiva, Alejandra; Morales Illanes, Gladys; Schifferli Castro, Ingrid; Sanhueza Espinoza, Claudia; Encina Vega, Claudia; Vivanco Cuevas, Karla; Mena Bolvaran, Francisco; Durán Agüero, Samuel.
Título: Consumo de stevia según nivel socioeconómico y sexo en universitarios chilenos / Consumption of stevia according to socioeconomic level and sex in Chilean universities
Fonte: Arch. latinoam. nutr;69(2):125-130, jun. 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: La Stevia es un edulcorante no calórico de origen natural. En Chile, se ha convertido en uno de los edulcorantes más populares y de mayor consumo. El objetivo del estudio fue comparar la ingesta de Stevia según nivel socioeconómico (NSE) y sexo en una muestra de 473 estudiantes universitarios chilenos durante el periodo abril-junio 2014; 67% de sexo femenino y edad promedio de 20,4 ± 2,5 años. El consumo de Stevia fue de 0,85 mg/kg/día, no superó la ingesta diaria admisible (IDA) y, el mayor consumo fue de 83,7% del IDA. Se encontró una mayor ingesta de Stevia en mujeres de NSE alto y medio-alto que se consumieron a través de la ingesta de alimentos y gotas (p<0,05). Al comparar por sexo y NSE, las mujeres de NSE alto presentaron un mayor consumo (0,64 ± 1,4), en comparación con los hombres (0,26 ± 0,48) (p<0,05). Mientras que en los estratos bajos las diferencias entre mujeres y hombres fueron (0,42 ± 0,41) y (0,11 ± 0,42) respectivamente. El principal resultado de este estudio es que el consumo de Stevia es mayor en estudiantes universitarias de mayor nivel socioeconómico, específicamente alto y medio alto. Se esperaría un incremento en el consumo ENCs post incorporación de la nueva ley de etiquetado nutricional (Ley 20.606) del año 2016. Se sugieren nuevas investigaciones acerca del consumo de edulcorantes en grupos poblacionales de distintos estratos socioeconómicos(AU)

Stevia is a non-caloric sweetener of natural origin. In Chile, it has become one of the most popular and widely consumed non-caloric sweeteners. The objective of this study was to compare Stevia intake according to socioeconomic level (SES) and sex in a sample of 473 Chilean university students from Abril to June 2014; 67% female with an average age of 20.4 ± 2.5 years. Stevia consumption did not exceed the Acceptable Daily Intake (ADI) and the highest consumption reached 83.7% of the ADI. A higher intake of Stevia was found in women with high and medium-high SES consumed in food and drops (p<0.05). Comparing by sex and SES, women with high SES had a higher intake compared to men (p<0.05). While in the lower strata the difference between women and men were (0,42 ± 0,41) and (0,11 ± 0,42) respectively. The main result of this study is that the intake of Stevia is highest in University students in a higher socioeconomic class, specifically high and upper middle classes. This study suggests further research focuses on the consumption of sweeteners in this particular group. An ENCs intake increase would be expected after the incorporation of the new law of nutritional labels in 2016. New investigations of sweeteners intake are suggested in different socioeconomic groups in the population(AU)
Descritores: Classe Social
Stevia
Adoçantes não Calóricos/administração & dosagem
Aditivos Alimentares
-Estudantes
Universidades
Alimentos, Dieta e Nutrição
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: VE557.1 - Biblioteca Fundación Bengoa


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Id: biblio-1043026
Autor: Veloso, Lorena Uchoa Portela; Lima, Camylla Layanny Soares; Sales, Jaqueline Carvalho e Silva; Monteiro, Claudete Ferreira de Souza; Gonçalves, Angélica Martins de Souza; Silva Júnior, Fernando José Guedes da.
Título: Ideação suicida em universitários da área da saúde: prevalência e fatores associados / Ideación suicida en universitarios del área de la salud: prevalencia y factores asociados / Suicidal ideation among health field undergraduates: prevalence and associated factors
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20180144, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Objetivo: Identificar prevalência e fatores associados da ideação suicida em universitários da área da saúde. Método: Estudo transversal, com 142 universitários da área da saúde de instituição pública de Teresina-Piauí-Brasil. Utilizou-se Escala de Ideação Suicida e questionário para caracterização. Realizou-se teste qui-quadrado, exato de Fisher, cálculo da Odds-Ratio, Kruskal-Wallis e correlação de Spearman. Adotou-se nível de significância de 0,05. Resultados: A prevalência de ideação suicida foi 22%, sobretudo, entre homens, solteiros e com vínculo empregatício. Uso de álcool, tabaco e outras drogas, histórico de bullying, tentativa de suicídio e não estar no curso desejado estão associados a ideação suicida. Observou-se que quanto maior o escore da escala menor o rendimento acadêmico. Universitários do curso de psicologia possuem maior extensão da motivação e planejamento do comportamento suicida. Conclusão: Alta prevalência de ideação suicida entre universitários da área de saúde e fatores associados reforçam a necessidade de estratégias de intervenção nas universidades.

Resumen Objetivo: Identificar prevalencia de la ideación suicida en universitarios, del área de la salud, de institución de enseñanza superior pública y factores asociados. Método: Estudio transversal, con 142 universitarios. Se utilizó Escala de Ideación Suicida y cuestionario para caracterización. Se realizó una prueba Chi-cuadrado, exacta de Fisher, cálculo de la Odds-Ratio, Kruskal-Wallis y correlación de Spearman. Se adoptó un nivel de significancia de 0,05. Resultados: La prevalencia de ideación suicida fue 22% y estuvo asociada al uso de alcohol, tabaco y otras drogas, ser víctima de bullying, tener historial de intento de suicidio (p-valor = 0,000) y no frecuentar el curso que desea (p = 0,001). Se observó que cuanto mayor sea la puntuación de la escala menor rendimiento académico (p-valor = 0,000). Hay diferencia en el promedio de la puntuación por curso (p-valor = 0,000), siendo mayores en el curso de psicología. Conclusión: La alta prevalencia de ideación suicida entre universitarios del área de salud refuerza la necesidad de crear estrategias de intervención, principalmente, en el contexto de las universidades.

Abstract Objective: To identify the prevalence of suicidal ideation and its associated factors in university students from the health field, in a public higher education institution. Method: Cross-sectional study with 142 university students. Suicide Ideation Scale and a questionnaire for characterization were used. Fischer's exact test, chi-square, Odds-Ratio, Kruskal-Wallis, and Spearman's correlation were performed. A significance level of 0.05 was adopted. Results: The prevalence of suicidal ideation was 22%. It was associated to the use of alcohol, tobacco, and other drugs, bullying, suicide attempts (p-value = 0.000), and not attending the course desired (p-value = 0.001). It was observed that the higher the score the lower the academic performance (p-value = 0.000). There was a difference in the mean score according to course (p-value = 0.000), and the score was higher among psychology students. Conclusion: The high prevalence of suicidal ideation among university students in the health field reiterates the need to create intervention strategies, especially in the context of universities.
Descritores: Estudantes de Ciências da Saúde/psicologia
Ideação Suicida
-Universidades
Brasil
Consumo de Bebidas Alcoólicas/epidemiologia
Fumar/epidemiologia
Distribuição de Qui-Quadrado
Prevalência
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Estatísticas não Paramétricas
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias/epidemiologia
Bullying
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME



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