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Id: biblio-1222421
Autor: Candreva, Anna.
Título: Desafíos actuales la formación universitaria de los profesionales de la salud / Current challenges in the university education of health professionals
Fonte: Horiz. enferm;29(2):56-59, 2018.
Idioma: es.
Descritores: Ensino/educação
Pessoal de Saúde/educação
Educação Superior
-Universidades/organização & administração
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1285518
Autor: Mota, Karolini de Faria; Baldoni, André Oliveira; Baptista, Elaine Cristina Coelho; Reis, Tiago Marques dos; Pereira, Leonardo Régis Leira; Nascimento, Mariana Martins Gonzaga do; Obreli-Neto, Paulo Roque; Pereira, Mariana Linhares.
Título: Profile of activities developed by community pharmacists: do they corroborate the precepts of the pharmaceutical profession?
Fonte: Braz. J. Pharm. Sci. (Online);56:e18472, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Studies that addressed the profile of pharmaceutical activities and behaviors in community pharmacies in the last decades pointed to a gap between community pharmacy practice and the precepts of the profession. Facing the need to analyze whether the new legislation has impacted this scenario, the objective of this study was to describe the general profile and academic profile of community pharmacists, and the profile of the activities they develop, as well as to know their place of work. This is a descriptive study, to which all pharmacists in charge of community pharmacies in the metropolitan area of ​​Belo Horizonte-MG (n = 1624) were invited. Data collection was performed through a questionnaire validated online, from October to December 2017, via Google Docs®. Responses were obtained from 109 pharmacists, most of them female, aged 31-40 years, being general graduates, and in private institutions. Pharmacotherapeutic follow-up, an activity linked to clinical management, is performed by only 37.60% of pharmacists, evidencing that there is still a lag in relation to the provision of clinical services by community pharmacists. Thus, we emphasize the importance of implementing the precepts established by Brazilian curricular guidelines for undergraduate pharmacy courses which focus on the development of clinical skills, since the insertion of the pharmacist into the health team and the provision of clinical services to the community can add new value to the use of medications, and contribute effectively to their rational use in Brazil.
Descritores: Farmácias/classificação
Farmacêuticos/ética
Assistência Farmacêutica/estatística & dados numéricos
Ensino/estatística & dados numéricos
Local de Trabalho/estatística & dados numéricos
-Ensino/ética
Epidemiologia Descritiva
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR40.1 - DBD - Divisão de Biblioteca e Documentacão do Conjunto das Químicas


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Id: biblio-1290921
Autor: Lemos, Aline Mesquita.
Título: Formação do enfermeiro em uma universidade pública no estado do Ceará: competências e habilidades de saúde mental / Nurse formation in a public university in Ceará state: skills and abilities of mental health.
Fonte: Fortaleza; s.n; 2014.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Formação do enfermeiro em uma universidade pública do estado do Ceará: competências e habilidades de saúde mental. 2014. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, 2014. Objetivou-se analisar as competências e habilidades de Enfermagem em Saúde Mental identificadas pelos acadêmicos, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais em Enfermagem (DCN/ENF) e na Reforma Psiquiátrica. Estudo de caráter descritivo, exploratório e documental, com abordagem quali-quantitativa, realizado com graduandos do sexto, sétimo e oitavo semestres do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Dez/ 2013, em que foi utilizado um questionário semiestruturado e entrevista, com dados sociodemográficos e de competências.Os dados quantitativos foram organizados em tabelas as entrevistas em quadros. As associações entre as competências e o grupo foram analisadas por meio dos testes de X2 e de razão de verossimilhança. Para todas as análises, o valor de p<0,05 foi considerado estatisticamente significante. A entrevista foi realizada com oito alunas do oitavo semestre e analisada de acordo com a produção de sentidos de Spink, fundamentada com a literatura pertinente. Os resultados coadunam com outras realidades encontradas em outros estudos sobre o ensino de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria, em que medo e estigma estão presentes, influenciando no processo aprendizagem dos alunos. Em relação às competências de Saúde Mental, muitos se sentem deficientes, principalmente naquelas que são básicas para a formação do Enfermeiro, como o reconhecimento das diretrizes da política de Saúde Mental; aplicar assistência de Enfermagem em Saúde Mental no contexto familiar e comunitário; caracterizar transtornos mentais; atuar nos diversos níveis de atenção à saúde mental; e lidar com o paciente em crise de transtorno mental. Consideraram também o ensino, a didática, a carga horária e os campos de estágios em Saúde Mental muitas vezes insuficiente. Nesta perspectiva, faz-se necessário avaliar estas competências que estão falhas, assim como outros aspectos para desconstrução do que é negativo e construção daquilo que é necessário para o processo de ensino dos docentes que permeiam nas disciplinas, perpetuando a ideia que a Saúde Mental é peculiar a todos os ciclos de vida e transversal às disciplinas. Palavras-chave: Enfermagem. Ensino. Saúde Mental. Enfermagem Psiquiátrica.
Descritores: Ensino
Saúde Mental
Enfermagem
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1289410
Autor: Mayedo Núñez, Yamaisy; Rodríguez Peña, Julio César; de la Torre Rodríguez, Enma; Núñez Rojas, Yuleika.
Título: Abordaje histórico del proceso enseñanza-aprendizaje de Inglés con Fines Específicos en la carrera de Estomatología / Historical overview of the teaching and learning of English for special purposes in undergraduate dental training
Fonte: Rev. cuba. estomatol;58(2):e3173, 2021.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: A través del tiempo la enseñanza-aprendizaje de Inglés con Fines Específicos en la carrera de Estomatología ha variado, en respuesta los procesos histórico-sociales que han supuesto cambios en el modelo de formación del estomatólogo. Objetivo: Describir la evolución de la enseñanza-aprendizaje de Inglés con Fines Específicos en la carrera de Estomatología en Cuba. Métodos: Se realizó un estudio histórico-descriptivo, desde marzo de 2017 hasta septiembre de 2019. Se recogió información a través de la entrevista a informantes clave y se revisaron artículos científicos relacionados con el tema de investigación, literatura básica de la carrera y otros documentos de relevancia. Se organizó la información cronológicamente y se agrupó en etapas a partir de hechos que han significado un cambio cualitativo en el desarrollo de la enseñanza-aprendizaje de Inglés con Fines Específicos en la carrera de Estomatología en Cuba. Resultados: La enseñanza-aprendizaje de Inglés con Fines Específicos en la carrera de Estomatología en Cuba se organizó en cuatro etapas. Se reveló la necesidad de concretar un objetivo instructivo general relacionado con el desarrollo de habilidades comunicativas profesionales en inglés y un programa adecuado a las funciones del profesional. La metodología de Inglés con Fines Específicos se ha perfeccionado, desde el aprendizaje memorístico hasta el uso del enfoque comunicativo. La evaluación se encamina hacia la evaluación formativa, aunque en su concepción aún se aprecian prácticas evaluativas tradicionales que no consideran su potencialidad como vehículo para el desarrollo de la competencia comunicativa profesional. Conclusiones: A pesar de que se han apreciado avances en la enseñanza-aprendizaje de Inglés con Fines Específicos en la carrera de Estomatología en Cuba, todavía se aprecian insuficiencias relacionadas con la falta de adecuación de los programas al modelo de profesional y el insuficiente aprovechamiento de la evaluación para favorecer el desarrollo de la competencia comunicativa profesional(AU)

Introduction: The teaching and learning of English for special purposes in undergraduate dental training has changed throughout time, in response to historical and social processes which have imposed changes on the dental training model. Objective: Describe the evolution of the teaching and learning of English for special purposes in undergraduate dental training in Cuba. Methods: A historical-descriptive study was conducted from March 2017 to September 2019. Information was collected from interviews with key informants, and a review was carried out of scientific papers related to the study topic, basic undergraduate bibliography and other relevant documents. The data were ordered chronologically and grouped into periods based on milestones implying a qualitative change in the development of the teaching and learning of English for special purposes in undergraduate dental training in Cuba. Results: The teaching and learning of English for special purposes in undergraduate dental training in Cuba was arranged into four periods. It was found that it is necessary to define a general instructional objective related to the development of professional communicative skills in English, as well as a syllabus adjusted to the functions of professionals. The teaching methodology of English for special purposes has evolved from rote learning to the use of a communicative approach. Evaluation is now aimed at formative assessment, though traditional evaluation practices are still found in its design which do not consider its potential as a vehicle for the development of professional communicative competence. Conclusions: Despite the progress achieved by the teaching and learning of English for special purposes in undergraduate dental training in Cuba, deficiencies are still found which have to do with scarce adjustment of syllabuses to the professional model and insufficient use of evaluation to foster the development of professional communicative competence(AU)
Descritores: Faculdades de Odontologia/história
Ensino
Aprendizagem
-Literatura de Revisão como Assunto
Epidemiologia Descritiva
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1284470
Autor: Goiás (Estado). Secretaria de Estado da Saúde; .Superintendência da Escola de Saúde de Goiás; .Escola de Saúde de Goiás.
Título: Cartilha orientadora para uso de metodologias ativas e tecnologias em educação permanente em saúde / Guidebook for the use of active methodologies and technologies in continuing health education.
Fonte: Goiânia; SES-GO; 2020. 1-18 p. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A Cartilha aborda o tema das metodologias ativas, com links de vídeoaulas e outros materiais complementares para orientação sobre as seguintes metodologias ativas e tecnologias educacionais: sala de aula invertida, casos problemas, Google Forms, Jamboard, Padlet, e games do WordWall. Espera-se que ao término do estudo dessa cartilha o discente seja capaz de utilizar os recursos apresentados e descobrir novas opções que surgem a todo o momento.

The booklet addresses the topic of active methodologies, with links to video lessons and other complementary materials for guidance on the following active methodologies and educational technologies: inverted classroom, problem cases, Google Forms, Jamboard, Padlet, and WordWall games. It is expected that at the end of the study of this booklet the student will be able to use the resources presented and discover new options that arise all the time.
Descritores: Ensino/educação
Ensino/tendências
Materiais de Ensino
Tipo de Publ: Livro-Texto
Guia de Estudo
Responsável: BR1759.1 - Biblioteca Professora Ena Galvão


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Id: biblio-1223350
Autor: Cabrera Barrero, Kirenia.
Título: Habilidades comunicativas en estudiantes de la formación técnica en enfermería / Communicative ability in students of the nursing technical training
Fonte: Horiz. enferm;30(2):153-162, 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Para las ciencias de la Enfermería, la adecuada comunicación puede definir la calidad de los cuidados prestados por lo que dada su importancia en la formación de los recursos en salud y el reto que constituye en la actualidad, la inserción de la formación técnica en enfermería con solo 9no grado, dentro de los escenarios universitarios, se ha desarrollado una investigación en la Universidad de Ciencias Médicas de la Habana, Cuba, Facultad de Ciencias Médicas "10 de Octubre", con el objetivo de diseñar una estrategia educativa para el desarrollo de las habilidades , comunicativas en los estudiantes de la Formación Técnica en Enfermería en correspondencia con las exigencias de la sociedad cubana. El estudio se realizó combinando técnicas propias de los enfoques cuantitativos y cualitativos lo que permitió identificar el estado actual de las habilidades comunicativas en estos estudiantes y los factores que pueden influir en su desarrollo.

For the nursing sciences, adequate communication can define the quality of the care provided. Given its importance in the training of health resources and the challenge, that currently constitutes the insertion of technical training in Nursing with 9th grade. Within the Medical university of Havana, Cuba, has developed an investigation with the objective of design an educational strategy for the development of communicative skills in students of Technical Training in Nursing, in accordance with the demands of Cuban society. The study was carried out combining techniques of the quantitative and qualitative approaches that allowed identifying the current state of the communicative abilities in these students and the factors that can influence their development.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Estudantes de Enfermagem
Comunicação
-Aptidão
Ensino
Cuba
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-791341
Autor: Betancourt Gal, Wendy; Castrillon Munoz, Eduardo; Godoy Jaimes, Kristy Alejandra; Matheus L, Johann; Ramírez Rivera, Sandra Milena; Ríos Castañeda, Sandra Viviana.
Título: Experiencia pedagógica: escenario de simulación de entrevista psiquiátrica con la participación de actores del grupo de teatro representativo Altergesto / A Teaching Experience: Psychiatric Interview on a Simulated Scenario With the Participation of Actors of the Altergesto Theater Group
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;45(2):101-107, abr.-jun. 2016.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La simulación se ha empleado como herramienta de aprendizaje en diferentes disciplinas y profesiones, como la medicina y sus especialidades. Su utilidad está directamente relacionada con la integración a los objetivos, contenidos, metodologías y recursos específicos en cada área del conocimiento. Objetivo: Describir el desarrollo de una experiencia pedagógica implementada en la Pontificia Universidad Javeriana Cali con los estudiantes de Conducta Humana II del programa de Medicina entre 2012 y 2013. Dicha experiencia se apoyó en la participación de pacientes simulados por actores del grupo representativo Altergesto, que fueron entrevistados por los estudiantes con la supervisión de los psiquiatras docentes de la materia, utilizando el Hospital Simulado de la Universidad. Métodos: Recuento histórico del desarrollo de la secuencia didáctica desde el primer semestre de 2012 hasta el segundo semestre de 2013, planteamiento de los objetivos pedagógicos y descripción de la estrategia de enseñanza-aprendizaje. Resultados: Se realizaron 158 entrevistas en un periodo de 2 años, en el transcurso de los cuales fue necesario plantear soluciones metodológicas para adaptar la secuencia pedagógica a los contenidos y los objetivos de la materia. Conclusiones: La simulación de alta fidelidad, integrando a actores que representan a los pacientes psiquiátricos y la tecnología del Hospital Simulado, resultó útil para lograr el cumplimiento de los objetivos propuestos en el curso de Conducta Humana II del programa de Medicina de la Pontificia Universidad Javeriana Cali. Paralelamente, la construcción de la experiencia como un proyecto interdisciplinario y el enfoque práctico de esta estrategia pueden impactar en las dimensiones cognitivas, emocionales y conductuales de los significativo. Es necesario construir una base de datos de fácil acceso con el material recopilado y estudiar los efectos de esta estrategia en la formación de los estudiantes a largo plazo.

Introduction: Simulation has been used as a learning tool in different disciplines and pro-Simulation scenario fessions, including medicine and its specialties. Its usefulness is directly related to the Psychiatric interview integration of objectives, contents, methodologies and specific resources in each area of Simulated patient actor knowledge. Objective: To describe the development of an educational experience implemented in the Pontificia Universidad Javeriana Cali (Cali, Colombia) with medical students of Human Behavior II program, between 2012 and 2013. This experience was performed with simulated patients played by actors of the Altergesto theater group, that were interviewed by students under the supervision of psychiatrists and teachers of the subject, using the Simulated Hospital of the University. Methods: A historical development recall of the teaching sequence was made from the first half of 2012 to the second half of 2013, a statement of pedagogical objectives, and a description of the teaching-learning strategies. Results: 158 interviews were conducted over a period of two years during which it was necessary to raise methodological solutions to adapt this teaching sequence to the content and objectives of the subject. Conclusions: The high-fidelity simulation, integrating actors who represent psychiatric patients mixed with the technology of a Simulated Hospital was useful to achieve compliance with the objectives proposed in the course of Human Behavior II, as a part of the program of Medicine at the Pontificia Universidad Javeriana Cali. In parallel, the construction of experience as an interdisciplinary project and the practical approach of this strategy may impact on cognitive, emotional, behavioral dimensions of the participants, encouraging meaningful learning. An easy access database for the collected material and the study of the effects of this strategy in the formation of long-term students is needed.
Descritores: Estudantes de Medicina
Exercício de Simulação
Aprendizagem
Categorias de Trabalhadores
-Organização e Administração
Pacientes
Psiquiatria
Ensino
Tecnologia
Estratégias de Saúde
Conhecimento
Métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1144888
Autor: Torrente A, Mariela.
Título: Docencia en tiempos de distanciamiento social / Teaching in times of social distancing
Fonte: Rev. otorrinolaringol. cir. cabeza cuello;80(3):271-272, set. 2020.
Idioma: es.
Descritores: Ensino
Pandemias
Distanciamento Físico
COVID-19/epidemiologia
-Quarentena
Educação à Distância
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CL30.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1149697
Autor: Conceição, Hayla Nunes da; Rocha, Mariana Rodrigues da; Pacheco, Haylla Simone Almeida; Coelho, Sara Ferreira; Bandeira, Hilda Maria Martins; Lopes, Maria do Socorro Leal.
Título: Contribuições da disciplina didática para a formação em saúde coletiva: relato de experiência / Contribuciones de la disciplina didáctica para la formación en salud colectiva: informe de experiencia / Contributions of the didactics subject for the training in collective health: experience report
Fonte: Rev. baiana enferm;35:e37765, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo descrever as contribuições da disciplina Didática para a formação em saúde coletiva. Método trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo, detalhado, no contexto da disciplina Didática, ministrada no segundo semestre de 2019, no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí. Para discussão, o relato possui duas partes: vivência e experiência com a disciplina Didática na pós-graduação e desafios da Didática para os profissionais da saúde. Resultados a disciplina Didática permitiu a compreensão do processo pedagógico como multidimensional, proporcionando a ruptura da concepção da disciplina apenas como um conjunto de métodos instrumentais para a prática docente. Conclusão a disciplina possibilitou o entendimento do complexo campo da Didática como um desafio para os profissionais de saúde coletiva e constituiu-se em componente importante na matriz curricular de formação desses profissionais.

Objetivo describir las contribuciones de la disciplina didáctica a la formación en salud pública. Método se trata de un informe de experiencia, descriptivo, detallado, en el contexto de la didáctica, impartido en el segundo semestre de 2019, en el Programa de Posgrado en Salud y Comunidad de la Universidad Federal de Piauí. Para la discusión, el informe consta de dos partes: experiencia y experiencia con la disciplina didáctica en estudios de posgrado y retos didácticos para los profesionales de la salud. Resultados la disciplina didáctica permitió la comprensión del proceso pedagógico como multidimensional, proporcionando la ruptura de la concepción de la disciplina sólo como un conjunto de métodos instrumentales para la práctica docente. Conclusión la disciplina permitió la comprensión del complejo campo de la Didáctica como un reto para los profesionales de la salud pública y constituyó un componente importante en la matriz curricular de formación de estos profesionales.

Objective to describe the contributions of Didactics discipline to the formation in public health. Method this is an experience report, descriptive, detailed, in the context of didactics, taught in the second semester of 2019, in the Graduate Program in Health and Community of the Federal University of Piauí. For discussion, the report has two parts: experience and experience with the didactics discipline in graduate studies and didactic challenges for health professionals. Results the didactics subject allowed the understanding of the pedagogical process as multidimensional, providing the rupture of the conception of the discipline only as a set of instrumental methods for teaching practice. Conclusion the discipline enabled the understanding of the complex field of Didactics as a challenge for public health professionals and constituted an important component in the curricular matrix of training of these professionals.
Descritores: Saúde Pública
Educação Superior
Aprendizagem
-Ensino
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-987852
Autor: Verde Rey, Josefina; Rodríguez Enríquez, Carolina; Doninalli Fernández Chaves, Marián.
Título: Formación docente en programas de posgrado / Teacher training in graduate programs / Formação de professores em programas de pós-graduação
Fonte: Rev. urug. enferm;13(2):9-21, dic.2018.
Idioma: es.
Resumo: Para dar soporte al Programa de Especialidades, la Facultad de Enfermería de la Universidad de la República del Uruguay, introdujo la figura de los docentes asistenciales como soporte académico a estos programas que iniciaban. Es en la formación de estos Licenciados en Enfermería, que guiarían a los futuros especialistas, en quienes se basa el presente artículo. Describiremos como se los acompañó a introducirse en el modelo de enseñanza y de aprendizaje, en base a la educación de adultos en un contexto de práctica profesional.La formación se hizo por medio de un curso diseñado y dictado en modalidad semipresencial. Se buscó estimular el uso de metodologías participativas centradas en el aprendizaje basado en problemas y el empleo de las evidencias.Los resultados finalizada la formación, permitieron ver un elevado cumplimiento de las actividades del curso a pesar de no ser obligatorias, mostrando un alto compromiso de los participantes con la formación brindada. Las prácticas propuestas y tareas asignadas buscaban enseñar diferentes actividades que podrían replicar luego como docentes de las Especialidades. Los participantes evaluaron el curso destacando la calidad y practicidad, además de considerar adecuada la modalidad y de gran utilidad en su actividad docente, pues sus futuros estudiantes compartían sus características. Las acertadas consecuencias de esta formación se vieron al desempeñarse como docentes en las Especialidades, donde la mayoría cumplió diversos roles tanto en la clínica como en las aula virtuales. Los aprendizajes se traducen en una serie de actividades que se pudieron implementar al iniciar su actuación docente.

To give support to the Specialties's program, the University Nursing' school of the Republic of Uruguay, introduced the concept of care teachers as academic support to these programs that was initiated. This is article is based on the graduates in Nursing's formation, whose would guide future specia-lists. We are going to describe how accompanied them to enter the teaching model and apprenticeship, based on adult education in a context of professional practice. The training was done through a course designed and delivered in a distance learning format. It sought to encourage the use of participatory methodologies focused on apprenticeship based on problems and used of evidence. The results completed education, allowed to see a high compliance of the course activities despite not being mandatory, showing a high commitment of the participants to the education provided. The practices proposals and activities assigned, teach diff erent activities that could then replicate as teachers of specialties. Participants assessed the course highlighting the quality and practicality, in addition to consider appropriate mode and useful in their teacher's activity, well their future students shared their characteristics. Successful consequences of this education were to serve as teachers in specialties where most fulfilled various roles so in the clinical as in the virtual classroom. The apprenticeships are translated into a series of activities that could be implemented to start their teaching performance.

Para apoiar o Programa de Especialidades, a Faculdade de Enfermagem da Universidade da República do Uruguai, apresentou a fi gura dos assistentes de ensino como apoio acadêmico a esses programas que eles iniciaram. É no treinamento desses Graduados em Enfermagem que eles orietariam os futuros especialistas, nos quais o presente artigo se baseia. Descreveremos como elas foram introduzidas no modelo de ensino e aprendizagem, com base na educação de adultos em um contexto de prática profissional. O treinamento foi realizado através de um curso projetado e entregue em modalidade mista. O objetivo foi estimular o uso de metodologias participativas focadas na aprendizagem baseada em problemas e no uso de evidências. Os resultados concluíram o treinamento, permitiram observar um alto grau de cumprimento das atividades do curso, apesar de não serem obrigatórios, demonstrando um alto comprometimento dos participantes com o treinamento ministrado. As práticas propostas e tarefas atribuídas procuravam ensinar diferentes atividades que poderiam então ser replicadas como professores das especialidades. Os participantes avaliaram o curso com ênfase na qualidade e praticidade, além de considerarem a modalidade adequada e de grande utilidade em sua atividade de ensino, uma vez que seus futuros alunos compartilhavam suas características. As conseqüências bem sucedidas desse treinamento foram vistas como professores nas Especialidades, onde a maioria desempenhava vários papéis, tanto na clínica quanto na sala de aula virtual. Os aprendizados são traduzidos em uma série de atividades que podem ser implementadas no início de seu desempenho docente.
Descritores: Ensino
Educação à Distância
Educação em Enfermagem
Docentes de Enfermagem
-Prática Profissional
Especialidades de Enfermagem
Capacitação Profissional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: UY7.1 - Biblioteca



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