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Id: biblio-1026163
Autor: Miguel, Bruna; Santos, Luiz Otavio Pereira dos; Silva, Maria Regina Bernardo da; Barbosa, Bruno Ferreira do Serrado; Silva, Halene Cristina Dias Armada e; Souza, Daniel Ribeiro Soares de.
Título: O marco histórico da criação da enfermagem na universidade castelo branco / The historical mark of the nursing creation at the castelo branco university / El marco histórico de la creación de la enfermería en la universidad castillo blanco
Fonte: Nursing (Säo Paulo);22(257):3249-3254, out.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Descrever o processo de criação do Curso de Enfermagem na Universidade Castelo Branco. Método: A pesquisa tratou-se de um estudo histórico de 2003 a 2018 com uma abordagem qualitativa descritiva, utilizando como fontes primárias, entrevista e documentos pertencentes ao acervo do Curso de Enfermagem da Universidade Castelo Branco, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Aplicou-se a análise de dados feita das atas de reuniões, vídeos, antecedentes históricos e eventos que constituíram os marcos históricos. Resultados: A história do Curso de Enfermagem na UCB corroborou com a formação e profissionalização do Ensino de Enfermagem na Zona Oeste RJ, contribuindo para elevar o campo da saúde, sendo assim, determinante na profissão que à época tinha certa carência de profissionais. Os cursos através das concepções pedagógicas acompanham a evolução da aquisição do saber, permitem fazer o cuidar na sua essência e desenvolvem atividades sociais que facilitam a interação entre aluno e comunidade. Conclusão: O Curso de Enfermagem da UCB apresenta um diferencial humanizado, voltado para ações sociais e educativas para a comunidade.(AU)

Objective: Describe the process of creating the Nursing Course at Castelo Branco University. Method: The research was a historical study from 2003 to 2018 with a qualitative descriptive approach, using as primary sources, interview and documents belonging to the Nursing Course collection of the Castelo Branco University, located in the West Zone of Rio de Janeiro. Data analysis of the minutes of meetings, videos, historical background and events that constituted the historical landmarks was applied. Results: The history of the Nursing Course at UCB corroborated the formation and professionalization of Nursing Education in West Zone RJ, contributing to raise the health field, thus determining the profession that at that time had a lack of professionals. The courses through the pedagogical conceptions accompany the evolution of the acquisition of knowledge, allow to take care in its essence and develop social activities that facilitate interaction between student and community. Conclusion: The UCB Nursing Course presents a humanized differential, focused on social and educational actions for the community.(AU)

Objetivo: Describir el proceso de creación del Curso de Enfermería en la Universidad Castelo Branco. Método: La investigación fue un estudio histórico de 2003 a 2018 con un enfoque descriptivo cualitativo, utilizando como fuentes primarias, entrevistas y documentos pertenecientes a la colección del Curso de Enfermería de la Universidad Castelo Branco, ubicada en la Zona Oeste de Río de Janeiro. Se aplicó el análisis de datos de las actas de reuniones, videos, antecedentes históricos y eventos que constituyeron los hitos históricos. Resultados: La historia del Curso de Enfermería en la UCB corroboró la formación y profesionalización de la Educación en Enfermería en la Zona Oeste de RJ, contribuyendo a elevar el campo de la salud, determinando así la profesión que en ese momento carecía de profesionales. Los cursos a través de las concepciones pedagógicas acompañan la evolución de la adquisición de conocimientos, permiten cuidar en su esencia y desarrollar actividades sociales que faciliten la interacción entre el alumno y la comunidad. Conclusión: El Curso de Enfermería de la UCB presenta un diferencial humanizado, enfocado en acciones sociales y educativas para la comunidad.(AU)
Descritores: Ensino
Educação Superior
Educação
Educação em Enfermagem
História da Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1008536
Autor: Ribeiro, Vanessa Santos; Morais, Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos; Zamarioli, Cristina Mara; Guilherme, Caroline; Kusumota, Luciana; Carvalho, Emilia Campos.
Título: Aquisição de habilidades para obtenção de dados subjetivos e manejo de emoções do paciente / Acquisition of skills to collect subjective data and manage patients' emotions / Adquisición de habilidades para la obtención de datos y manejo de emociones del paciente
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1196, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a contribuição da metodologia da problematização na aprendizagem de habilidades comunicativas de estudantes de enfermagem para obtenção de dados subjetivos e manejo de emoções do paciente. Métodos: estudo descritivo, com o desenvolvimento da metodologia da problematização usando o arco de Maguerez. Um vídeo foi usado como disparador da problematização, posteriormente foram identificados os pontos-chave e, após a teorização, na hipótese de solução, os alunos responderam às questões formuladas inicialmente. A aplicação à realidade deu-se por simulação em grupos com cinco participantes; aos estudantes foram atribuídos papéis de enfermeiro, paciente, acompanhante e observador. Os estudantes que representaram enfermeiros avaliaram as queixas e intervieram no manejo de emoções dos que representaram os pacientes. Os observadores identificaram as técnicas comunicativas presentes na interação. Todos participaram do debriefing. Resultados: participaram do estudo 88 estudantes de graduação em Enfermagem de uma instituição pública. Na identificação dos pontos-chave, os estudantes destacaram 54 questões referentes aos aspectos da comunicação enfermeiro-paciente. Ao longo do desenvolvimento do arco foi possível identificar, nas falas dos participantes, os elementos condução da entrevista, obtenção de dados das queixas por meio da técnica OPQRST; manejo de emoções usando as técnicas comunicacionais NURSE, Ask-Tell-Ask, Tell Me More e comunicação terapêutica; além de outros tópicos identificados pelos estudantes. Conclusão: os dados revelaram que nas condições deste estudo o arco de Maguerez foi um método eficaz para o ensino do conteúdo proposto.(AU)

Objective: to analyze the contribution of the Problematization Methodology in the learning of communicative skills of nursing students in collecting subjective data and managing patients' emotions. Method: qualitative, descriptive study in which the Problematization Methodology was developed using the Maguerez Arc. A video was used to trigger discussion and raise key points. After theorizing about problem-solving hypotheses, the students answered the questions initially formulated. The solution was applied in practice through simulation, in which the roles of nurse, patient, companion and observer were assigned to the students. The students who played nurses assessed the patients complaint and intervened by managing the emotions patients represented. The observers identified communicative techniques used in the interaction. All the students took part in the debriefing. Results: 88 undergraduate students attending the nursing program of a public university took part in the study. During the identification of key points the students pointed out 54 issues that concerned communication between nurse and patient. The speech of students during the implementation of the Maguerez Arc reveal the following elements: interviewing elements; recording of complaints using the OPQRST technique; management of emotions using the communica...(AU)

Objetivo: analizar el aporte de la metodología de la problematización en el aprendizaje de habilidades comunicativas de estudiantes de enfermería para obtención de datos y manejo de emociones del paciente. Métodos: estudio descriptivo realizado según el método de la problematización con el arco de Maguerez. Se utilizó un video como efecto disparador de la problematización, se identificaron los puntos clave y, después del proceso de teorización, en la hipótesis de solución, los alumnos contestaron las preguntas hechas al principio. En grupos de cinco participantes, los estudiantes asumieron distintos roles como enfermero, paciente, acompañante y observador, y adaptaron el problema a la realidad. Aquéllos que eran enfermeros evaluaban las quejas e intervenían en el manejo de las emociones de los "pacientes". Los "observadores" prestaban atención a las técnicas de comunicación en la interacción entre ellos. Todos participaron del debriefing. Resultados: participaron 88 estudiantes de un instituto público de grado en Enfermería. Al identificar los puntos clave los estudiantes apuntaron 54 cuestiones sobre aspectos de la comunicación entre enfermeros y pacientes. Durante el desarrollo del arco, en las charlas de los participantes, pudieron identificarse los elementos que condujeron la entrevista, obtención de datos de las quejas a través del método OPQRST, manejo de las emociones con las técnicas de comunicación NURSE, Ask-TellAsk, Tell Me More y comunicación terapéutica, además de otros asuntos indicados por los estudiantes. Conclusión: los datos mostraron que en las condiciones del presente estudio el arco de Maguerez es eficaz para la enseñanza del contenido propuesto.(AU)
Descritores: Simulação
Comunicação
Educação em Enfermagem
Metodologia
-Ensino
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1005117
Autor: Silva, Iranete Almeida Sousa; Paiva, Mirian Santos; Suto, Cleuma Sueli Santos; Santos, Washington da Silva; Silva, Fernanda Rios da; Fernandes, Josicélia Dumet.
Título: Representações sociais de docentes sobre o processo de enfermagem: abordagem estrutural / Faculty members' social representations of the nursing process: structural approach
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1162, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a estrutura das representações sociais de docentes de graduação em Enfermagem sobre o processo de Enfermagem. Métodos: estudo qualitativo realizado com 100 docentes do curso de graduação em Enfermagem de sete instituições de ensino superior, públicas e privadas, situadas em uma capital do Nordeste do Brasil. Os dados obtidos por meio do teste de Associação Livre de Palavras foram processados pelo software Evoc e analisados à luz da Teoria das Representações Sociais. Resultados: na centralidade os docentes atribuíram ao processo de Enfermagem os significados das expressões sistematização da assistência de Enfermagem, etapas do processo e organização para assistência e na periferia atribuíram importância ao processo de Enfermagem e destacaram atributos profissionais. Conclusão: os participantes consideraram como idênticos os termos sistematização da assistência de Enfermagem e processo de Enfermagem, o que pode contribuir para subsumir a importância de cada um destes, aumentar a lacuna entre teoria e prática e distanciar o processo de Enfermagem de sua principal finalidade que consiste em nortear práticas com fundamentação teórica própria da profissão.(AU)

Purpose: To analyze the structure of nursing undergraduate faculty social representations of the nursing process. Methods: This is a qualitative study conducted with one hundred nursing undergraduate faculty members from seven public and private colleges, located in a capital city in Northeast Brazil. Data was obtained by means of the free word association test were processed using the Evoc software and analyzed in light of the theory of social representation. Results: This study's results showed that faculty members assigned the meaning of the expressions "systematization of nursing care," "process stages" and "organization for care" to the nursing process, whereas, in the peripheral system, they attributed importance to the nursing process and pointed out professional attributes. Conclusion: Participants considered the terms "systematization of nursing care" and "nursing process" to be identical, which may contribute to subsume their importance, increase the gap between theory and practice, and distance the nursing process from its main purpose, which consists of guiding practices based on the profession's own theoretical basis.(AU)

Objetivo: analizar la estructura de las representaciones sociales de docentes de grado en enfermería sobre el Proceso de Enfermería. Método: estudio cualitativo realizado con docentes del curso de grado en enfermería de siete facultades públicas y privadas de enseñanza superior de una capital del noreste de Brasil. Los datos, recogidos a través de la prueba de asociación libre de palabras, fueron procesados por el software Evoc y analizados a la luz de la teoría de las representaciones sociales. Resultados: en el centro ...(AU)
Descritores: Psicologia Social
Ensino
Enfermagem
Processo de Enfermagem
-Educação
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1011124
Autor: Roy, Callista.
Título: Spiritualty Based on the Roy Adaptation Model for Use in Practice, Teaching and Research / Espiritualidad basada en el Modelo de Adaptación de Roy para uso en la práctica, la enseñanza y la investigación / Espiritualidade baseada no Modelo de Adaptação de Roy para uso na prática, ensino e pesquisa
Fonte: Aquichan;18(4):393-394, Oct.-Dec. 2018.
Idioma: en.
Descritores: Pesquisa
Ensino
Adaptação
Espiritualidade
Limites: Humanos
Responsável: CO243.1 - Biblioteca Octavio Arizmendi Posada


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Id: biblio-1029940
Autor: Fernandes, Josicelia Dumêt; Silva, Rosana Maria de Oliveira.
Título: Qualidade do ensino de enfermagem / Quality of nursing education
Fonte: Rev. baiana enferm;29(2), 2015.
Idioma: pt.
Descritores: Educação em Enfermagem
Ensino
Política de Educação Superior
-Bacharelado em Enfermagem
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-1119396
Autor: Castiglia, Vicente C.
Título: Evaluando Educandos ¿Monografía o trabajo científico? / Evaluating Learners Monograph or scientific work?
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);1(1):40-44, jun.-dic. 2011.
Idioma: es.
Descritores: Ensino
Educação
Comunicação e Divulgação Científica
-Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Id: biblio-933058
Autor: Camillo, Simone de Oliveira.
Título: Um olhar complexo sobre o processo ensino-aprendizagem em um curso de graduação em enfermagem.
Fonte: São Paulo; s.n; 2004. 319 p. tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenação dos Institutos de Pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Os objetivos deste estudo foram conhecer e analisar o processo ensino-aprendizagem em um curso de graduação em enfermagem, visando a formação de um profissional com visão complexa; descrever a compreensão de docentes sobre sua prática pedagógica; reconhecer e discutir o significado dos sinalizadores pedagógicos complexos no discurso humanizado em um curso de graduação em enfermagem, à luz do marco conceitual da Teoria da Complexidade de Egar Morin. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Foram realizadas onze entrevistas individuais em profundidade e não diretivas. Por meio do método de Análise de Contéudo de Bardin, na modalidade análise temática, foram identificados os seguintes sinalizadores pedagógicos complexos: 1. ensinar: responsabilidade do docente; 2. unir saberes: ligações e inter-relações para o enfrentamento da realidade; 3. ensinar a complexidade humana; 4. estimular a criatividade e a curiosidade como estratégia de ensino-aprendizagem; 5. enfrentar as incertezas: construindo o conhecimento contínuo e dinâmico da vida no processo ensino-aprendizagem; 6. buscar suporte teórico-pedagógico: Paulo Freire; 7. viver o processo ensino-aprendizagem; 5. enfrentar as transdisciplinaridade e 8. ensinar a cidadania: transformação da realidade. Esse estudo nos mostra, por meio do reconhecimento dos sinalizadores pedagógicos complexos, que a semente da complexidade foi plantada no terreno fértil do processo ensino-aprendizagem de um curso de graduação em enfermagem e essa por sua vez, vem se desenvolvendo, crescendo lentamente. Sabemos que há muito que percorrer, porém para se desenvolver e tornar-se forte, é preciso passar por uma série de etapas, desafios e percalços. Antes de tudo, para crescer é preciso passar pelas fases de crescimento. A identificação dos sinalizadores pedagógicos...
Descritores: Educação Continuada em Enfermagem
Aprendizagem
Ensino
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; W4, C183o, 2004


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Id: lil-521287
Autor: Coelho, Francisco Ricardo Gualda.
Título: O ensino da cancerologia / Oncology education
Fonte: Acta oncol. bras;16(2):51-51, abr.-maio 1996.
Idioma: pt.
Descritores: Ensino
Oncologia
Oncologia/educação
Oncologia/tendências
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR30.1 - Biblioteca


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Id: lil-563052
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer.
Título: Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço / Shares of nursing for cancer control: a proposal to integrate teaching and service.
Fonte: Rio de Janeiro; Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer; 2002. 376 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Enfermagem Oncológica
Ensino
Política de Saúde
Programas Nacionais de Saúde
-Neoplasias/fisiopatologia
Neoplasias/prevenção & controle
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Livro-Texto
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I
BR440.1; 610.73698, B823a HCI


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Solé, Dirceu
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Id: biblio-1102377
Autor: Victo, Eduardo R. de; Ferrari, Gerson; Solé, Dirceu; Júnior, João; Araújo, Timoteo; Matsudo, Victor.
Título: Comparação dos indicadores do estilo de vida de escolares do ensino fundamental e médio de Ilhabela / Comparison of the lifestyle indicators of elementary and high school students in Ilhabela
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;28(1):33-41, jan.-mar., 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: : O objetivo do estudo foi comparar os indicadores do estilo de vida de escolares do ensino fundamental e médio de Ilhabela. A amostra foi composta por 400 escolares (11-18 anos) que faziam parte do Projeto Misto-Longitudinal de Crescimento, Desenvolvimento e Aptidão Física de Ilhabela. Foram aferidos massa corporal, a estatura e com posterior cálculo do índice de massa corporal (IMC) para classificação dos escolares em eutrófico, excesso de peso ou obesidade de acordo com as curvas padrão da Organização Mundial da Saúde. Além disso, foram analisados indicadores de estilo de vida (transporte para escola, tempo de tela, TV no quarto, tempo de sono e dieta), atividade física (AF) e tempo sentado (TS) obtidos através de questionários. Foi utilizado o teste t de studente o teste do qui-quadrado na comparação dos resultados entre ensino fundamental e médio. A média de idade dos grupos ensino fundamental e médio foi 12,6 (DP: 1) e 16,0 (DP: 0,8) anos, respectivamente. Diferenças significantes entre os de tensino médio e fundamental foram observadas com relação à utilização de transporte ativo para a escola (20% x 48%, respectivamente), não atingir as recomendações de so n o (7 0,3% x 4 7,8%, respectivamente), e escore de alimentação saudável (3,61 x 3,86, respectivamente). Maior tempo gasto em AF leve foi encontrado no ensino médio (372,4 min x 281,1 min, respectivamente). Não houve diferenças entre os grupos quanto ao tempo gasto em AF moderada e vigorosa e o tempo sentado. Conclui-se que os alunos do ensino fundamental e médio apresentam comportamentos diferentes no tipo de transporte usado para escola, no tempo de sono e no gasto de AF com intensidade leve, assim como na alimentação. Estratégias de intervenção e mudanças no estilo de vida devem ser diferentes entre os escolares do ensino médio e fundamental...(AU)

The objective of the study was to compare the lifestyle indicators of elementary an d h igh school students of Ilhabela. The sample was composed by 400 schoolchildren (11-18 years old) was p art of the Mixed-Longitudinal Growth, Development and Physical Fitness Project of Ilhabela. Weight, height, and subsequent body mass index (BMI) were calculated for the classification of studen ts in eut ro phic, overweight or obese according to the World Health Organization standard curves. In addit ion , lifesty le indicators (school transportation, screen time, TV in the bedroom, sleep and diet time), physical activ ity (PA) and sitting time (ST) were analyzed through questionnaires. The student's T-test and the chi-square test were used to compare the results between lementary and high school. The mean age of primary an d secondary education groups was 12.6 (SD: 1) e 16,0 (SD: 0,8) years, respectively. Significant differences between high school and elementary school were observed in the use of active transportation t o sch oo l (20% x 48%, respectively), and did not reach sleep recommendations (70.3% vs. 47.8%, respectively), and score of healthy eating (3.61 x 3.86, respectively). Longer time spent on light PA was found in high school (372.4 min x 281.1 min, respectively). There were no differences between the groups regarding t he time spent in moderate and vigorous PA and ST. It is concluded that elementary an d h igh sch oo l studen ts present different behaviors in the type of transportation used for school, in sleep time and in the expenditure of PA with light intensity, as well as in food. Intervention strategies and changes in lifestyle should be different among elementary and high school students...(AU)
Descritores: Educação Física e Treinamento
Estudantes
Comportamento
Exercício Físico
Ensino Fundamental e Médio
Estilo de Vida
-Sono
Ensino
Índice de Massa Corporal
Crescimento e Desenvolvimento
Sobrepeso
Tempo de Tela
Postura Sentada
Obesidade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central



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