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Id: lil-742605
Autor: García Aguilar, Luz Carlota; Forero Pulido, Constanza; Ocampo Rivera, Diana Carolina; Madrigal Ramírez, Martha Cecilia.
Título: The meaning of teaching and learning for professors / El significado de enseñar y aprender para los docentes / O significado de ensinar e aprender para os docentes
Fonte: Invest. educ. enferm;33(1):8-16, Jan.-Apr. 2015. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective. This work sought to comprehend the meaning professors from the Faculty of Nursing at Universidad de Antioquia (Colombia) assign to teaching and learning processes. Methodology. This was an educational qualitative, evaluative investigation, with ethnographic focus, conducted from 2011 to 2013. The information collection techniques were: semi-structured interview, discussion groups, y el documentary analysis. A total of 70 professors from the undergraduate Nursing program at Universidad de Antioquia participated in the study. Results. Teaching for professors means complexity, transmission of information and knowledge, cooperation with students, interaction, and transformation of reality. This does not merely depend on the vocation or on the will to carry it out; on the contrary, professors must have professional, disciplinary, and pedagogical formation. Learning for the professors means that students understood, comprehended, and were able to put the theory into practice. Also, students must commit to their own learning. Conclusion. The conceptions professors have of teaching and learning processes guide the meaning they assign to said processes and stem from their own experience, culture, professional and disciplinary formation. Assigning new meaning to teaching in nursing opens the possibility of reorienting the teaching practice.

Objetivo. Comprender el significado que los docentes de la Facultad de Enfermería de la Universidad de Antioquia (Colombia) le asignan a los procesos de enseñanza y aprendizaje. Metodología. Investigación cualitativa educativa, evaluativa con enfoque etnográfico, realizada durante los años 2011 a 2013. Las técnicas de recolección de la información fueron la entrevista semiestructurada, los grupos de discusión, y el análisis documental. Participaron 70 docentes del programa de pregrado de Enfermería de la Universidad de Antioquia. Resultados. La enseñanza para los docentes significa complejidad, transmisión de información y conocimientos, cooperación con los estudiantes, interacción y transformación de la realidad. Esto no depende solo de la vocación o del deseo de hacerlo, por el contrario, el docente debe tener formación profesional, disciplinar y pedagógica. El aprendizaje para los docentes significa que el estudiante entendió, comprendió y pudo poner en práctica la teoría. Por otra parte, el estudiante debe comprometerse con su propio aprendizaje. Conclusión. Las concepciones que los docentes tienen sobre los procesos de enseñanza y aprendizaje son las que orientan el significado que asignan a los mismos y devienen de su propia experiencia, cultura, formación profesional y disciplinar. El resignificar la enseñanza de la enfermería, abre la posibilidad de reorientar la práctica docente.

Objetivo. Compreender o significado que os docentes da Faculdade de Enfermaria da Universidade de Antioquia (Colômbia) atribuem-lhe aos processos de ensino e aprendizagem. Metodologia. Investigação qualitativa educativa, avaliativa com enfoque etnográfico, realizada durante os anos 2011 a 2013. As técnicas de recolha da informação foram a entrevista semiestruturada, os grupos de discussão, e a análise documentário. Participaram 70 docentes do programa de graduação de Enfermagem da Universidade de Antioquia. Resultados. O ensino para os docentes significa complexidade, transmissão de informação e conhecimentos, cooperação com os estudantes, interação e transformação da realidade. Isto não depende só da vocação ou do desejo de fazê-lo, pelo contrário, o docente deve ter formação profissional, disciplinar e pedagógica. A aprendizagem para os docentes significa que o estudante entendeu, compreendeu e pôde pôr em prática a teoria. Por outra parte, o estudante deve comprometer-se com sua própria aprendizagem. Conclusão. As concepções que os docentes têm sobre os processos de ensino e aprendizagem são as que orientam o significado que atribuem aos mesmos e devêm de sua própria experiência, cultura, formação profissional e disciplinar. O resignificar o ensino da enfermagem, abre a possibilidade de reorientar a prática docente.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Ensino
Instituições de Ensino Superior
Docentes de Enfermagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Id: lil-715246
Autor: Otrenti, Eloá; Mira, Vera Lúcia; Bucchi, Sarah Marília; Borges-Andrade, Jairo Eduardo.
Título: Evaluation of formal educational processes for healthcare professionals / Evaluación de los procesos educativos formales para los profesionales sanitarios / Avaliação de processos educativos formais para profissionais da saúde
Fonte: Invest. educ. enferm;32(1):103-112, Jan.-Apr. 2014. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective. Analyzing the scientific literature on the evaluation of formal educational processes for healthcare professionals. Methodology. Integrative literature review in which were reviewed the following databases: VHL, Pubmed and Cochrane. The final sample was composed of 19 articles in Portuguese, English and Spanish published from 2000 to July 2010. The subject of study was the evaluation of formal educational processes for health professionals, which had at least the abstract available online. Results. There is no use of a systematic methodology to evaluate the formal educational processes in this study group. The evaluation focus mainly on the learning of participants, with little attention to the teaching process. There are no evaluations on the impact caused by this type of training in institutions and users of the health system, which can incur the risk of reducing the value of formal education processes. Conclusion. A full evaluation of the formal educational processes for professionals during a longer time is important to assess the impact of these processes and provide information about the necessities of continuing education of this population.

Objetivo. Analizar la producción científica sobre evaluación de los procesos educativos formales para los profesionales sanitarios. Metodología. Revisión integrativa de literatura, en la que fueron revisadas las bases de datos BVS, Pubmed y Cochrane, con una muestra final de 19 artículos en portugués, inglés y español, publicados desde 2000 a julio de 2010, cuyo tema de estudio fue la evaluación de los procesos educativos formales para los profesionales del área de la salud, y que, al menos, los resúmenes estuvieron disponibles online. Resultados. No se utiliza una metodología sistematizada para evaluar los procesos educativos formales en este grupo de estudio. El foco de evaluación es principalmente el aprendizaje del participante, con poca atención al proceso de enseñanza. Hay ausencia de evaluaciones sobre el impacto de esta formación en las instituciones y en el usuario del sistema de salud, con lo que se puede incurrir en el riesgo de reducir el valor de los procesos educativos formales. Conclusión. Es importante que se evalúen integralmente los procesos educativos formales en los profesionales por un tiempo más prolongado, con el fin de analizar el impacto de los mismos, así como disponer de información sobre las necesidades de educación continua en esta población.

Objetivo. Analisar a produção científica sobre avaliação dos processos educativos formais para os profissionais sanitários. Metodologia. Revisão integrativa de literatura, na que foram revisadas as bases de dados BVS, Pubmed e Cochrane, com uma mostra final de 19 artigos em português, inglês e espanhol, publicados desde 2000 a julho de 2010, cujo tema de estudo foi a avaliação dos processos educativos formais para os profissionais da área da saúde e que estiveram disponíveis online ao menos o resumo. Resultados. Não se utiliza uma metodologia sistematizada para avaliar os processos educativos formais neste grupo de estudo. O foco de avaliação é principalmente a aprendizagem do participante, com pouco atendimento ao processo de ensino. Há ausência de avaliações sobre o impacto desta formação nas instituições e no usuário do sistema de saúde, com o que se pode incorrer no risco de reduzir o valor dos processos educativos formais. Conclusão. É importante que se avaliem integralmente os processos educativos formais nos profissionais por um tempo mais prolongado, com o fim de avaliar o impacto destes processos e de dispor de informação de sobre as necessidades de educação continue nessa povoação.
Descritores: Pessoal de Saúde/educação
Aprendizagem
Ensino/métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1136152
Autor: Tallo, Fernando Sabia; Vendrame, Letícia Sandre; Baitello, André Luciano.
Título: Comparison of three methods for teaching mechanical ventilation in an emergency setting to sixth-year medical students: a randomized trial
Fonte: Rev. Assoc. Med. Bras. (1992);66(10):1409-1413, Oct. 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: SUMMARY OBJECTIVE: To determine if there are significant differences between the tutorial, simulation, or clinical-case-based discussion teaching methods regarding the transmission of medical knowledge on mechanical ventilation. METHODS: A randomized, multicenter, open-label controlled trial was carried out using 3 teaching methods on mechanical ventilation: clinical-case-based discussion, simulation, and online tutorial. Voluntary students of the sixth year of medical school from 11 medical colleges answered a validated questionnaire on knowledge about mechanical ventilation for medical students before, immediately after, and 6 months after in-person training consisting of 20 multiple-choice questions, and 5 questions about the participants' demographic profile. RESULTS: Immediately after the test there was no difference between the scores in the simulation and clinical case groups,[15,06 vs 14,63] whereas, after some time, there was a significant difference in retention between the case-based and simulation groups, with the score in the simulation group 1.46 [1.31; 1.64] times higher than the score of the case group (p-value < 0.001). In the multivariate analysis, an individual who had received more than 4 hours of information showed an increase of 20.0% [09.0%; 33.0%] in the score (p-value = 0.001). CONCLUSIONS: Our results indicate that, in comparison with other forms of training, simulation in mechanical ventilation provides long-lasting knowledge in the medium term. Further studies are needed to improve the designing and evaluation of training that provides minimal mechanical ventilation skills.

RESUMO OBJETIVO: Determinar se existem diferenças significativas entre os métodos de ensino tutorial, simulação ou discussão de casos clínicos relativos à transmissão de conhecimentos médicos sobre ventilação mecânica. MÉTODOS: Um ensaio clínico randomizado, multicêntrico, aberto e controlado foi realizado usando três métodos de ensino em ventilação mecânica: discussão baseada em casos clínicos, simulação e tutorial on-line. Alunos voluntários do sexto ano de medicina de 11 faculdades responderam a um questionário validado abordando o conhecimento sobre ventilação mecânica para estudantes de medicina antes, imediatamente após e seis meses depois do treinamento presencial, composto por 20 questões de múltipla escolha e cinco questões sobre perfil demográfico dos participantes. RESULTADOS: Imediatamente após o teste, não houve diferença entre as pontuações nos grupos de simulação e caso clínico [15,06 vs 14,63], ao passo que, após algum tempo, houve uma diferença significativa na retenção entre o baseado em caso e a simulação grupos, com a pontuação no grupo simulação 1,46 [1,31; 1,64] vez maior que a pontuação do grupo caso (p-valor <0,001). Na análise multivariada, um indivíduo que recebeu mais de quatro horas de informação apresentou aumento de 20,0% [09,0%; 33,0%] no escore (p-valor=0,001). CONCLUSÕES: Nossos resultados indicam que, em comparação com outras formas de treinamento, a simulação em ventilação mecânica proporciona um conhecimento duradouro a médio prazo. Mais estudos são necessários para melhorar o desenho e a avaliação do treinamento que forneça habilidades mínimas de ventilação mecânica.
Descritores: Estudantes de Medicina
Educação de Graduação em Medicina
-Respiração Artificial
Ensino
Inquéritos e Questionários
Competência Clínica
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1136160
Autor: Lacerda, Daniele Costa Rachid; Gorga, Maria Luiza; Cabar, Fabio Roberto.
Título: The teaching of Medical Law in Brasil
Fonte: Rev. Assoc. Med. Bras. (1992);66(10):1366-1370, Oct. 2020. graf.
Idioma: en.
Resumo: SUMMARY OBJECTIVE: To provide a brief overview of the teaching of medical law in Brazilian law schools, proposing a syllabus if needed. METHODS: Survey the curricula of the best-ranked Law Schools in the country and reference Law Schools in the USA and Europe. Analyze the disciplines offered and their relation to the actual demands of the industry. RESULTS: The offer of medical law disciplines in Brasil is very scarce and concentrated in one city (São Paulo). Most of the few existing disciplines focus on bioethical issues rather than law and lawsuits. CONCLUSION: There is a need to reformulate the teaching of medical law in Brasil by including new disciplines and broadening the subjects approached.

RESUMO OBJETIVO: Apresentar um breve panorama da situação do ensino do direito médico nas faculdades de direito brasileiras, com a proposta de uma matriz curricular, se necessário. MÉTODO: Levantamento dos currículos das Faculdades de Direito mais bem classificadas do país e das Faculdades de Direito de referência nos EUA e Europa. Análise das disciplinas oferecidas e sua relação com as reais demandas da área. RESULTADOS: A oferta de disciplinas de direito médico no Brasil é muito escassa e concentrada em uma cidade (São Paulo). A maioria das poucas disciplinas existentes enfoca questões bioéticas, em vez de leis e ações judiciais. CONCLUSÃO: há necessidade de reformulação do ensino do direito médico no Brasil, com inclusão de novas disciplinas e ampliação das disciplinas abordadas.
Descritores: Ensino
-Faculdades de Medicina
Brasil
Inquéritos e Questionários
Currículo
Temas Bioéticos
Europa (Continente)
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1177218
Autor: Silva, Giovanna do Socorro Santos da; Vilhena, Fabiane Diniz Machado; Barbosa, Jéssica Soares; Neri, Débora Talitha; Valois, Rubenilson Caldas; Botelho, Eliã Pinheiro; Galvão, José Jorge da Silva; Ferreira, Glenda Roberta Oliveira Naiff.
Título: Metodologia da problematização na integração entre vigilância epidemiológica e a assistência: relato de ações extensionistas / Problematization methodology in the integration between epidemiological surveillance and assistance: report of Extensionist actions
Fonte: Enferm. foco (Brasília);11(5):73-77, dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Descrever a experiência com o uso da metodologia problematizadora com Arco de Maguerez em ações extensionistas de integração entre vigilância epidemiológica e a assistência à saúde. Métodos: Relato de experiência de discentes do curso de graduação em Enfermagem, em um projeto de extensão universitária, no qual foi utilizada metodologia problematizadora com o Arco de Maguerez. Resultados: A etapa que conduziu a identificação do problema na notificação compulsória das doenças e agravos também estimulou o desenvolvimento da competência de diagnóstico dos problemas de saúde e habilidades para tomada de decisão. Enquanto, as etapas que levaram a escolha e implementação da intervenção com atividades educativas estimulou o desenvolvimento das competências de intervir nos problemas de saúde; comunicação e educação permanente. Conclusão: O uso de uma metodologia de ensino-aprendizagem na solução de um problema real e aplicado as ações extensionistas contribuiu no desenvolvimento competências e habilidades importantes na formação como Enfermeiros. (AU)

Objective: To describe the experience with the use of the problematizing methodology uses the Maguerez Arch in extension actions of integration between epidemiological surveillance and health care. Methods: Experience report of students of the undergraduate Nursing course, in a university extension project, in which problematizing methodology with the Maguerez Arch was used. Results: The stage that led to the identification of the problem in the compulsory notification of diseases and conditions also stimulated the development of the competence to diagnose health problems and decision-making skills. Meanwhile, the steps that led to the choice and implementation of the intervention with educational activities stimulated the development of the skills to intervene in health problems; communication and permanent education. Conclusion: The use of a teaching-learning methodology to solve a real problem and applied to extension actions contributed to the development of important competences and skills in training as Nurses. (AU)

Objetivo: Describir una experiencia con el uso de la metodología de la problematización con Arco Maguerez en acciones de extensión de integración entre Vigilancia Epidemiológica y una asistencia a la salud. Métodos: Relato de experiencia de estudiantes de la graduación Enfermería, en proyeto de la extensión universitaria, con metodología la problematización con Arco Maguerez. Resultados: Una etapa que conduce a la identificación del problema en la notificación obligatoria de las obligaciones y agravios, así como el cálculo o desarrollo de la competencia de diagnóstico dos problemas de saúde y las habilidades para la toma de decisión. Mientras, con pasos que llevaron a la elección implementación da intervención con actividades educativas, estimuló el desarrollo de las habilidades para intervenir en problemas de salud; comunicación y educación continua. Conclusíon: El uso de una metodología de aprendizaje y solución de problemas reales y aplicados como acciones extensionistas no contribuyen al desarrollo de competencias y habilidades importantes como la formación de enfermedades. (AU)
Descritores: Ensino
-Enfermagem
Vigilância em Saúde Pública
Serviços de Saúde
Métodos
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Id: biblio-831097
Autor: Mesquita, Cláudio Tinoco.
Título: Ensino e pesquisa - desafios e oportunidades: [Editorial] / Education and research - challenges and opportunities: [Editorial]
Fonte: Int. j. cardiovasc. sci. (Impr.);29(2):86-87, mar.-abr. 2016.
Idioma: en; pt.
Descritores: Ensino/métodos
Pesquisa/tendências
-Brasil
Educação
Indicadores Bibliométricos
Publicações Científicas e Técnicas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR44.1 - Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática Prof. Dr. Luiz Venere Décourt


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Id: biblio-975474
Autor: Acevedo-Arroyave, Luis Miguel; Rojas, Manuel Andrés; Velásquez, Juan Manuel.
Título: Técnica de plastinación de la Universidad de Antioquia: una adaptación del método estándar alemán / Plastination technique Antioquia University: an adaptation of the german standard method
Fonte: Iatreia;31(3):228-239, jul.-set. 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Introducción: la plastinación es una técnica de conservación de componentes anatómicos que consiste en reemplazar las moléculas de agua por un polímero. Esto se logra en cuatro etapas (fijación, deshidratación, impregnación forzada y curado). Con base en ello nuestro objetivo fue adaptar el método estándar alemán, a las condiciones propias del Laboratorio de Plastinación de la Facultad de Medicina de la Universidad de Antioquia (UDEA). Materiales y métodos: se adaptó el método estándar alemán al reemplazar el agente deshidratante original, la acetona, por alcohol isopropílico. Fue necesario modificar la temperatura de la etapa de impregnación forzada en la técnica estándar alemana, realizada en su totalidad en frío. Esto hace que la técnica adaptada requiera realizar una segunda impregnación a temperatura ambiente. Resultados: se han obtenido 343 piezas plastinadas, de estas, 150 mediante el protocolo de plastinación UDEA, con las características descritas en el método estándar alemán: secas, inodoras, de aspecto natural y duradero. Discusión: aunque la técnica de plastinación de la UDEA aumenta el consumo de polímeros, es favorable en la relación costo/beneficio, pues disminuye los costos respecto a la aplicación de la técnica estándar alemana en nuestro medio. Emplear piezas plastinadas para la enseñanza tiene distintas ventajas. Permite reemplazar el uso de la conservación de piezas a base de formaldehído, evitando la exposición al mismo y sus efectos nocivos para la salud; por lo cual el uso de la misma ha ayudado a fortalecer diversos programas académicos en nuestra facultad.

SUMMARY Introduction: Plastination is a preservation method of anatomical components; which consists of replacing the water molecules with a polymer, this is achieved in four stages (fixation, dehydration, forced impregnation and curing), based on this our objective was to adapt the plastination technique known as the German standard technique, to the conditions of the Laboratory of Plastination of the UDEA. Materials and methods: We adapted the standard German plastination method by replacing the original dehydrating agent, acetone, with isopropyl alcohol; it was necessary to modify the temperature of the forced impregnation step in the standard German technique completely done in cold; requiring in our technique to perform a second impregnation at room temperature. Results: A total of 343 plastinated pieces were obtained, 150 with the plastination protocol UDEA, with the characteristics described in the standard German method: dry, odorless, natural looking and durable. Discussion: The plastination technique of the UDEA, although it increases the consumption of polymers, the cost / benefit ratio is still favorable, since it reduces the costs with respect to the application of standard German techniques in our environment. Employing plastinated pieces for teaching have different advantages, in turn it allows to replace the use of the conservation of pieces with base of formaldehyde, avoiding the exposure to the same and their harmful effects for the health; so the use of it has helped to strengthen various academic programs in our faculty.
Descritores: Plastinação
-Ensino
Adaptação
Limites: Humanos
Responsável: CO56.1 - Biblioteca


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Id: biblio-829046
Autor: Campos Daniel, Jéssica; Dias Reis Pessalacia, Juliana; Leite de Andrade, Ana Flávia.
Título: Interdisciplinary debate in the teaching-learning process on bioethics: academic health experiences / Calendario reproduDebate interdisciplinario en el proceso de aprendizaje en la bioética: experiencias de los alumnos de las carreras del área de la salud / Debate interdisciplinar no processo ensino aprendizagem em bioética: experiências de acadêmicos da área da saúde
Fonte: Invest. educ. enferm;34(2):288-296, June 2016. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective.The study aimed to understand the health of student experiences to participate in interdisciplinary discussions in bioethics and know the contributions of interdisciplinary methodological resource for the teaching-learning process at graduation. Methods. Descriptive study of qualitative approach in a public higher education institution of Divinópolis, Minas Gerais, Brazil. Results. Three categories of analysis were identified: ''active methodologies in the training of a professional critic,'' ''interdisciplinary debate as facilitator reflection of bioethics'' and ''feelings and attitudes caused by the interdisciplinary debate.'' Discussion. There was a lack of approach of bioethical contents in the health curriculum, and the adoption of active methodologies provides a better reflection in bioethics, but that requires changing paradigms of teachers and educational institutions.

Objetivo.Comprender las experiencias de los alumnos, participantes en los debates interdisciplinarios en bioética, de las carreras del área de la salud y conocer las aportaciones de este recurso metodológico para el proceso de enseñanza-aprendizaje en el pregrado. Métodos. Estudio descriptivo de enfoque cualitativo de tipo análisis de contenido realizado en una institución de educación superior pública de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. Participaron 15 estudiantes (12 de enfermería y tres de medicina). Resultados. Se identificaron tres categorías de análisis: ''metodologías activas en la formación de un profesional crítico'', ''debate interdisciplinario como facilitador de la reflexión de la bioética'', y ''sentimientos y actitudes provocadas por el debate interdisciplinario''. Se evidenció que existe una falta de enfoque de los contenidos bioéticos en el plan de estudios de la salud. Conclusión. La adopción de la metodología activa del debate interdisciplinario posibilitó una mejor reflexión de la bioética, contribuyendo a la formación del futuro profesional.

Objetivo.O estudo buscou compreender as experiências de acadêmicos de saúde ao participarem de debates interdisciplinares em bioética e conhecer as contribuições do recurso metodológico mesa interdisciplinar para o processo ensino-aprendizagem na graduação. Métodos. Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, em uma instituição de ensino superior pública de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. Participaram 15 estudantes (12 de enfermagem e três de medicina). Resultados. Identificaram-se três categorias de análise: ''metodologias ativas na formação de um profissional crítico'', ''debate interdisciplinar como facilitador da reflexão da bioética'' e ''sentimentos e atitudes provocadas pelo debate interdisciplinar''. Discussão A adoção da metodologia ativa do debate interdisciplinar possibilitou uma melhor reflexão da bioética, contribuindo à formação do futuro profissional.
Descritores: Ensino
Bioética
Educação Superior
Comunicação Interdisciplinar
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Lacerda, Maria Ribeiro
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Id: biblio-890378
Autor: Hermann, Ana Paula; Lacerda, Maria Ribeiro; Maftum, Mariluci Alves; Bernardino, Elizabeth; Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de.
Título: O processo de ensinar e aprender o cuidado domiciliar nos cursos de graduação em saúde / The home care teaching and learning process in undergraduate health care degree courses
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;22(7):2383-2392, Jul. 2017. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O cuidado domiciliar (CD) está inserido no sistema de saúde e necessita de profissionais capazes de compreender suas especificidades. Objetivou-se construir uma teoria substantiva que explicitasse a vivência em ensinar e aprender o CD nos cursos de graduação em enfermagem, farmácia, medicina, nutrição, odontologia e terapia ocupacional. Pesquisa qualitativa que utilizou a Grounded Theory como método. Foram realizadas 63 entrevistas semiestruturadas com discentes do último ano dos seis cursos; docentes que ministram conteúdos relacionados ao CD e egressos desses seis cursos que atuam no CD. A análise dos dados ocorreu por meio da codificação aberta, axial e seletiva. Foi possível interpretar o fenômeno A vivência em ensinar e aprender o cuidado domiciliar nos cursos de graduação em saúde. Suas causas foram explicitadas na categoria Articulando conhecimentos sobre o CD; as estratégias, na categoria Vivenciando a singularidade do CD; as condições intervenientes, na categoria Compreendendo as características multidimensionais do CD; as consequências, na categoria Transformando o pensamento sobre a formação profissional em CD e o contexto na categoria Compreendendo o CD no sistema de saúde. O CD contribui para a descentralização dos cuidados hospitalares.

Abstract Home care, one of the services provided by the health system, requires health practitioners who are capable of understanding its specificities. This study aimed to build a substantive theory that describes experiences of home care teaching and learning during undergraduate degree courses in nursing, pharmacy, medicine, nutrition, dentistry and occupational therapy. A qualitative analysis was performed using the grounded theory approach based on the results of 63 semistructured interviews conducted with final year students, professors who taught subjects related to home care, and recent graduates working with home care, all participants in the above courses. The data was analyzed in three stages - open coding, axial coding and selective coding - resulting in the phenomenon Experiences of home care teaching and learning during the undergraduate health care degree courses. Its causes were described in the category Articulating knowledge of home care, strategies in the category Experiencing the unique nature of home care, intervening conditions in the category Understanding the multidimensional characteristics of home care, consequences in the category Changing thinking about home care training, and context in the category Understanding home care in the health system. Home care contributes towards the decentralization of hospital care.
Descritores: Pessoal de Saúde/educação
Assistência à Saúde/métodos
Educação Profissionalizante/métodos
Serviços de Assistência Domiciliar
-Estudantes de Ciências da Saúde
Ensino
Entrevistas como Assunto
Competência Clínica
Currículo
Avaliação Educacional
Teoria Fundamentada
Aprendizagem
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-890476
Autor: Belfor, Jiulyanne Andrade; Sena, Iuri Silva; Silva, Dyone Karla Barbosa da; Lopes, Bruno Rafael da Silva; Koga Júnior, Mário; Santos, Bráulio Érison França dos.
Título: Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira / Faculty teaching skills perceived by medical students of a university of the Brazilian Amazon region
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(1):73-82, Jan. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo As Diretrizes Curriculares Nacionais da graduação médica valorizam as metodologias ativas de ensino e a aplicação de novas competências pedagógicas no cenário atual. Nesse contexto, considera-se que a avaliação dos docentes pelos alunos constitui uma importante ferramenta para o desenvolvimento do ensino. Assim, objetivou-se identificar percepções discentes acerca das competências de docentes do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá, por meio de pesquisa transversal e qualitativa a partir de 4 sessões de grupos focais, das quais participaram 28 alunos voluntários da primeira, segunda e terceira séries. As sessões foram gravadas e o conteúdo foi analisado em duas etapas, utilizando a plataforma Wordle.net e a técnica de Bardin. Os grupos focais discutiram cinco principais temas: competências pedagógicas dos docentes; planejamento acadêmico; avaliação das competências dos docentes pelos discentes; integração teoria-prática e processo ensino-aprendizagem. De forma geral, observou-se que todos os alunos apresentaram ideias semelhantes, porém os das séries mais avançadas demonstraram maior domínio sobre os temas. Destacaram-se a necessidade de aprimorar aspectos essenciais para a formação médica e a importância da avaliação constante desse processo.

Abstract The National Curriculum Guidelines for achieving a medical degree value active teaching methodologies and the application of new teaching skills in the current setting. In this context, we consider that evaluation of teachers by students is an important tool for the development of education. Therefore, we aimed to identify students perceptions about the skills of medical school faculty of the Federal University of Amapá (UNIFAP) through the implementation of a cross-sectional and qualitative research from four focus group sessions, attended by 28 volunteer students from the first, second and third year of the course. Sessions were recorded and the content was analyzed in two stages using the Wordle.net platform and Bardin technique. Focal groups discussed five main topics: faculty teaching skills; academic planning; faculty skills evaluation by students; theory-practice integration and the teaching-learning process. In general, it was observed that all the students had similar ideas, but those with more years in the course showed greater mastery of subjects. Worth highlighting were the need to improve essential aspects of medical training and the importance of constant evaluation of this process.
Descritores: Competência Profissional
Estudantes de Medicina/psicologia
Educação Médica/métodos
Docentes de Medicina/normas
-Ensino/normas
Brasil
Estudos Transversais
Competência Clínica
Guias como Assunto
Grupos Focais
Currículo
Pesquisa Qualitativa
Aprendizagem
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



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