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Id: biblio-1053455
Autor: Rosler, Roberto.
Título: Los siete pecados capitales de lpower point: Como ser un presentador visual y no morir en el intento / The seven deadly sins of power point: How to be a visual presenter and not die trying
Fonte: Rev. argent. neurocir;20(2):79-82, abr.-jun. 2006.
Idioma: es.
Resumo: Es de gran importancia utilizar imágenes en sus presentaciones ya que muy probablemente la mayor parte de su auditorio estará compuesto por criaturas visuales que fundamentalmente maduraron simbólicamente a través de las imágenes. Dentro de los métodos audiovisuales el Power Point presenta la ventaja de requerir poca interacción (meramente apretar un tecla) generando así una menor interrupción del flujo de información. No apague la luz durante sus presentaciones por dos motivos importantes: 1) desaparece el presentador y 2) escuchar una voz en la oscuridad sólo induce sueño. Recuerde que la belleza formal de la imagen que usted inserta en cada diapositiva debe estar en un estricto equilibrio con su claridad didáctica. Cuanto menos "cargada" esté la diapositiva mejor será interpretada por su auditorio. Los tamaños mínimos de letras recomendados son 44 puntos para el título y 32 puntos para el texto. Las diapositivas del PPT están echas para ser interpretadas por el auditorio, NO para ser leídas. No controle los movimientos oculares de su auditorio con el láser, utilice los recursos del PPT para hacerlo. Las fuentes aconsejadas son aquellas sin serif: Arial, Arial black, Tahoma y Verdana. No coloque más de 7 palabras en mayúscula por diapositiva. Utilice fondos oscuros y letras claras para el diseño de su diapositiva

It is of great importance to use images in your presentations because the majority of your auditorium will probably be composed of visual creatures, that have fundamentally matured symbolically through images. Of all the audiovisual methods the Power Point has the advantage of requiring less interaction (merely pressing a button), generating in this way less interruptions in the information flow. Do not turn off the light during your presentations for two reasons: 1) the presenter disappears and 2) listening a voice in the darkness only produces drowsiness. Remember that the formal beauty of the image that you insert in each slide has to be in strict equilibrium with the didactica clarity. A less "charged" slide relates with a better interpretation from the auditorium. The minimum size recommended for letters is 44 points for the title and 32 points for the text. Slides in Power Point are made to be interpreted by the auditorium, NOT to be read. Do not control your auditoriums ocular movements with the laser; use the resources of the PPT to do it. The recommendation for this is to use letters without serif: Arial, Arial Black, Tahoma and Verdana. Do not use more than 7 words in capital letters in each slide. Use dark background and light letters in the slide design
Descritores: Ensino
Software
Aprendizagem
Responsável: AR423.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1053045
Autor: Azevedo, Sandra Maria Gomes de.
Título: Estudo das contribuições educacionais e sociais do Programa Jovens Talentos para a Ciência Faperj, em Miracema-RJ / Study of the educational and social contributions of the Youth Talent Program for Science Faperj, in Miracema-RJ.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2019. 201 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Instituto Oswaldo Cruz para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O ensino básico brasileiro está em fase de transição de um ensino bancário centrado no professor, conteudista, fragmentado e descontextualizado, pautado em livros didáticos para um ensino centrado no educando baseado em estudo ativo com metodologias diferenciadas. Uma das razões para essa mudança é despertar no educando o interesse pelo estudo. Alinhada a essa problemática as instituições de pesquisas com o objetivo de despertar nos jovens de educação básica o interesse pelas ciências investem em Programas de pré-iniciação cientifica, que são desenvolvidos pedagogicamente pela metodologia de projetos, que é uma metodologia ativa. Toda metodologia ativa tem sua base em teorias construtivistas, na qual o estudante é protagonista na construção do conhecimento e o professor tem o papel de mediador. Esta pesquisa é um estudo de caso qualitativo, cujo objetivo foi estudar as contribuições educacionais e sociais do "Programa Jovens Talentos para a Ciência/FAPERJ" no período de 2010 a 2017, na cidade de Miracema. Portanto, foram identificados: (i) as contribuições do Programa na ótica dos participantes (estudantes, docente e comunidade); (ii) os projetos desenvolvidos nesse período, seus produtos e impactos na sociedade miracemense; (iii) os documentos relacionados ao Programa, que foram catalogados e inseridos em um banco de dados. Nesse período participaram do Programa 137 jovens, desses dez, ainda, não concluíram o ensino médio. Então, os resultados apresentados são de 127 JT. O quantitativo de estudantes do sexo feminino foi de 55% e 45% masculino. 94,49% ingressaram no nível superior, desses 64,53% estão em universidade públicas e 56,47% em instituições privadas, com bolsas de 100% pelo Programa Universidade para todos (PROUNI). 30% optaram pela área de Ciências da Saúde e 19,16% pelas Ciências Biológicas.

Durante esse período foram desenvolvidos 93 projetos, sendo que 32, ainda estão ativos. Os projetos abordavam a realidade histórica, literária, social, ambiental e/ou de saúde da cidade. A maioria dos estudantes, orientadores e da comunidade escolar afirmou que o Programa foi uma ótima experiência, que contribuiu na vida pessoal, intelectual e profissional dos estudantes, assim como favoreceu na escolha da carreira profissional, no desenvolvimento da criticidade, da autonomia, da oralidade. Além disso proporcionou mais responsabilidade, comprometimento com os estudos, a trabalhar em equipe, na relação consigo mesmo e com o outro, dentre outras capacidades. As críticas ao Programa foram: o pequeno quantitativo de vagas, falta de laboratório com equipamentos científicos e na necessidade de aumento no valor da bolsa. Os participantes não apresentaram sugestões de melhoria para o Programa. Acreditamos que o sucesso do Programa, em Miracema se deve a metodologia empregada que é de cunho construtivista e ao fato dos projetos que foram desenvolvidos estarem diretamente relacionados a realidade dos estudantes. As práticas construtivistas favorecem o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento, da autonomia e na tomada de decisão. A tomada de decisões pelos estudantes e por meio de seus atos. Transformar a realidade em que está inserido é um dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a formação do cidadão crítico e autônomo. (AU)
Descritores: Instituições Acadêmicas
Ciência
Ensino
Ensino Fundamental e Médio
Acreditação de Programas
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: biblio-1050083
Autor: Castro, Jeimis Nogueira de.
Título: Identidade e gênero em cenas do cinema: um estudo sobre o ensino de Educação Física e a construção dos corpos no contexto escolar / Identity and gender in cinema scenes: a study on Physical Education teaching and the construction of bodies in the school context.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2019. xviii, 260 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Instituto Oswaldo Cruz para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: A Educação Física como disciplina presente no currículo escolar do ensino médio tem no corpo em movimento o seu principal foco de estudo. Como as outras disciplinas, atua também no processo de formação de estudantes, introjetando determinados valores e regras que orientarão os seus comportamentos e suas relações com o mundo e a sociedade, promovendo uma socialização que muitas vezes sobrepõe autonomia e controle social de acordo com rotinas culturalmente estabelecidas. Desse modo, partimos do pressuposto que os corpos discentes podem ser considerados como um documento vivo, que pode ser lido e interpretado como um texto, já que traz as marcas dos valores sociais do passado e do presente, expressando desigualdades de gênero e apontando o seu caráter socialmente construído. Este estudo partiu da indagação de como o ensino da Educação Física na escola de nível médio reproduz ou ameniza as assimetrias e expressa uma construção dos corpos pelo viés de questões de gênero. O objetivo geral foi compreender como se expressam, mediatizados por cenas de cinema, os aspectos constitutivos das identidades sociais e da construção social dos corpos na perspectiva das relações de gênero em aulas de Educação Física em uma escola pública do ensino médio

Como parte deste objetivo, buscamos descrever como docentes e discentes atuam no ensino e contribuir para o aprimoramento das propostas de ensino na Educação Física com base nos referenciais teórico-metodológicos adotados na pesquisa referentes ao respeito às diferenças e à coeducação entre os gêneros por uma perspectiva intercultural. Adotamos uma metodologia com abordagem antropológica que visa à interpretação dos fenômenos socioculturais e à atribuição de fenômenos sociais e significados culturais em contextos específicos. De modo convergente a esta perspectiva, o uso do cinema almejou promover um olhar de empatia relacionado aos temas da pesquisa na relação com o outro. Foi desenvolvida revisão bibliográfica que incluiu levantamento de questões acerca da abordagem de identidade e gênero na produção na área de Educação Física, análise de filmes (Tomboy, Billy Elliot e As melhores coisas do mundo) e trabalho de campo onde foram realizadas entrevistas em grupo e observação das interações no contexto de aulas. As entrevistas em grupo foram realizadas com o uso de cenas de dois filmes (Billy Elliot e Tomboy) com dois docentes de Educação Física e seis discentes envolvidos no processo de ensino de nível médio de uma escola estadual no estado do Rio de Janeiro. (AU)
Descritores: Educação Física e Treinamento
Ensino
Identidade de Gênero
Filmes Cinematográficos
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: biblio-1000107
Autor: Solís Carrión, Ana Denisse; Castro Calle, Fernando Eugenio; Estévez Abad, René Fernando; Borja Robalino, Brigith Vanessa; Vega Crespo, Bernardo José.
Título: PERCEPCIÓN DE LOS GRADUADOS DE LA CARRERA DE MEDICINA DE LA UNIVERSIDAD DE CUENCA 2003-2012, SOBRE LA FORMACIÓN EN LA RELACIÓN Y COMUNICACIÓN MÉDICO-PACIENTE / PERCEPTION OF THE MEDICAL CAREER GRADUATES OF THE UNIVERSITY OF CUENCA 2003 - 2012, ON TRAINING IN THE RELATIONSHIP MEDICAL COMMUNICATION ­ PATIENT
Fonte: Rev. Fac. Cienc. Méd. Univ. Cuenca;33(2):63-72, Octubre 2015. tab, ilus.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Identificar la percepción de los médicos graduados en la Facultad de Ciencias Médicas, respecto a su formación en el tema de Relación y Comunicación Médico Paciente.Diseño: es un estudio descriptivo transversal. Metodología: A través de encuesta a los médicos graduados en la Facultad de Ciencias Médicas de la Universidad de Cuenca.Se utilizó una base de datos del programa de Monitoreo de los graduados de la carrera de Medicina de la Universidad de Cuenca, 2003- 2012. Azuay. Resultados: Se realizaron 208 encuestas, 116 varones (56%) y 92 mujeres (44%), cuyas edades oscilan entre los 23 y 42 años, todos graduados de la Escuela de Medicina de la Universidad de Cuenca entre los años 2003 a 2012. El 98% de ellos residentes en el Ecuador. Respecto a la percepción sobre su formación en relación médico paciente y comunicación: para comunicación escrita, comunicación oral, entrega de noticias negativas, relación afectiva con los pacientes y participación comunitaria: la percepción es que su formación fue adecuada, en tanto aprecian como poco adecuado en manejo de situaciones de conflicto, al igual que en la aplicación del consentimiento informado

Objective. To identify the perception of the graduated doctors from Medical Faculty, regarding to their formation in the Relationship and Communication with patients.Design: It is a cross-sectional study.Methodology: A survey to graduated doctors from Medical Faculty in the University of Cuenca was conducted.A database of the monitoring program for graduated people from Medicine School in the University of Cuenca, Azuay 2003-2012 was used. Results: A total of 208 surveys, 116 males with a 56% and 92 women with a 44%, aged between 23 and 42, all graduated people from Medicine School in the University of Cuenca from 2003 to 2013. The 98% are living in Ecuador.Regarding the perception of training in communication and doctor-patient relationship: to written communication, oral communication, delivering bad news, emotional relationship with patients and community participation: the perception is that their training was adequate, while it is appreciated as little suitable for handling conflict situations, as well as in the application of the informed consent.
Descritores: Relações Médico-Paciente
Comunicação em Saúde
Corpo Clínico Hospitalar
-Ensino
Metodologia
Habilidades Sociais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: EC3.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1052181
Autor: Souza, Juliano de.
Título: Digressões acerca da ciência aplicada do movimento humano (ou sobre como podem prosperar revoluções simbólicas na área de educação física?) / Digressions about the applied science of the human movement (or about how to prosper symbolic revolutions in the Physical Education area?)
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;27(4):43-63, jul.-set. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A partir da localização do debate epistemológico da Educação Física (EF) brasileira frente aos ímpetos de desenvolvimento mais marcantes dessa agenda em escala internacional, irei, de um ponto de vista metacientífico, reunir argumentos em favor da ideia de que a EF não só possui um objeto investigativo delimitado como também se configura como ciência aplicada do movimento humano. Nesse percurso, vou sugerir que o movimento humano pode ser reconduzido ao centro do debate epistemológico da área, no propósito de se estabelecer um "consenso mínimo" para orientar a atividade científica e as ações pedagógicas no campo da EF. Em termos mais específicos, o que eu tentarei fazer ao longo do manuscrito é reabilitar, por um lado, o movimento humano como "núcleo duro" e, de saída, não-refutável do grande programa de pesquisa da EF mundial. Por outro lado, situarei no âmbito do "cinturão protetor" refutável que envolve o referido "núcleo", uma série de hipóteses auxiliares que, ao serem erspectivadas relacionalmente a partir de critérios de demarcação metodológicos e históricos, permitem não só reconhecer atualmente a EF na condição de ciência aplicada, como também representam uma transferência progressiva de problemas no domínio do programa de pesquisa em questão. Subjacente a essa estrutura analítica, repousa, em linhas gerais, os esforços sintéticos de Imre Lakatos e, sobretudo, de Pierre Bourdieu no sentido de apresentarem, cada qual ao seu modo, uma solução ao debate instalado no campo da Filosofia da Ciência entre Popper e Kuhn. Na esteira dessa argumentação, concluo que as "revoluções regionalistas" no campo da EF não puderam emergir como "revoluções simbólicas" bem sucedidas, muito embora tenham lançado contributos significativos para que um "projeto criador" dessa natureza possa ou não futuramente vigorar...(AU)

Based on the location of the epistemological debate of Brazilian Physical Education (PE) in the face of the most striking development impetus of this agenda on an international scale, I will, from a meta-scientific point of view, gather arguments in favor of the idea that PE not only has a research object defined as the applied science of human movement. In this way, I will suggest that human movement can be brought back to the center of the epistemological debate of the area, in order to establish a "minimum consensus" to guide scientific activity and pedagogical actions in the field of PE. In more specific terms, what I will try to do throughout the manuscript is to rehabilitate, on the one hand, human movement as a "hard core" and, non-refutationally out of the great research program of world PE. On the other hand, I will situate within the scope of the refutable "protective belt" that surrounds said "core", a series of auxiliary hypotheses that, when they are relationally viewed from methodological and historical demarcation criteria, allow not only to recognize PE as applied science, but also represent a progressive transfer of problems in the field of the research program in question. Underlying this analytical framework lies the synthetic efforts of Lakatos and, above all, of Pierre Bourdieu in order to present, each in his own way, a solution to the debate in the field of Philosophy of Science between Popper and Kuhn. In the wake of this argument, I conclude that the "regionalist revolutions" in the field of PE could not emerge as successful "symbolic revolutions", even though they have made significant contributions so that a "creative project" of this nature may or may not be in the future...(AU)
Descritores: Educação Física e Treinamento
Ensino
Seres Humanos
Conhecimento
Movimento
-Ciência
Educação Superior
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: 57788
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1023560
Autor: Pintos, Ana Elenara; Mascarenhas, Fernando; Athayde , Pedro Fernando.
Título: Monitoramento e avaliação de políticas e programas de esporte e lazer: A experiência do Programa Esporte e Lazer da Cidade / Monitoring and evaluation of sports and leisure policies and programs: the experience of the city sports and leisure program
Fonte: Licere (Online);22(3):97-139, set.2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo aborda aspectos históricos e conceituais sobre monitoramento e avaliação de políticas e programas de esporte e lazer, com atenção especial ao processo de formulação e implantação do sistema de monitoramento e avaliação do programa Esporte e Lazer da Cidade. Para consecução deste objetivo, utilizamos como referência temporal, os dois mandatos do Governo Lula e o primeiro mandato do Governo Dilma, realizando uma investigação documental, seguida de levantamento bibliográfico da literatura relacionada à temática explorada. Percebe-se que, ao longo do período, diversas questões atingiram a gestão do programa e, consequentemente, influenciaram nas discussões em torno das respectivas metodologias de monitoramento e avaliação, até a criação de uma tecnologia social, o MIMBOÉ, que carece de constantes qualificações, visando à concretude das perspectivas vislumbradas em meio às diretrizes do programa.

This study deals with historical and conceptual aspects about monitoring and evaluation of sport and leisure policies and programs, with special attention to the process of formulation and implementation of the monitoring and evaluation system of the City Sport and Leisure program. In order to achieve this objective, we use as a time reference the two mandates of the Lula Government and the first term of the Dilma Government, carrying out a documentary investigation, followed by a bibliographical survey of the literature related to the subject explored. It can be seen that, over the period, several issues reached the management of the program and, consequently, influenced the discussions around the respective monitoring and evaluation methodologies, until the creation of a social technology, MIMBOÉ, which lacks constant qualifications, aiming at the concreteness of the perspectives envisaged within the guidelines of the program.
Descritores: Organização e Administração
Política Pública
Esportes
Ensino
Monitoramento
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1014138
Autor: Santos, Gabriela Silva dos; Queiroz, Ana Beatriz Azevedo; Pereira, Cosme Sueli de Faria; Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa; Silveira, Lia Márcia Cruz da; Rodrigues, Sandra Regina Barros Telles.
Título: Práticas grupais no ensino do estado da arte com residentes multiprofissionais em saúde / Prácticas grupales para la enseñanza del estado del arte con residentes multiprofesionales en salud / Group practices for teaching the state of the art with multiprofessional residents in health
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20180210, 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO descrever o desenvolvimento de práticas grupais com residentes multiprofissionais em saúde para o ensino do estado da Arte. MÉTODOS Relato de experiência do uso das práticas grupais World Café e Árvore do conhecimento- Método criativo sensível, para o ensino do estado da arte, etapa fundamental para a construção do trabalho de conclusão de curso da Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher. RESULTADOS as atividades destacam-se como uma importante estratégia de fixação das etapas de realização do estado do estado da arte. Além disso, favorece uma reflexão sobre a amplitude de aplicação do estado arte, incluindo o ensino, assistência, pesquisa e a extensão. CONCLUSÕES A experiência demonstrou que as práticas grupais proporcionam um momento dinâmico de aprendizado e fortalece as interações entre eles.

Resumen OBJETIVO Describir el desarrollo de prácticas grupales con residentes multiprofesionales en salud con el objetivo de enseñar el estado del arte. MÉTODOS Relatos de experiencias del uso de prácticas grupales World Café y dinámica del árbol del conocimiento, el método creativo - sensible, para enseñar el estado del arte, etapa fundamental de la construcción del trabajo de finalización del curso en Residencia Multiprofesional em Salud de la Mujer. RESULTADOS Las actividades constituyen una estrategia importante para aprender las etapas de implementación del estado del arte. Además, favorecen una reflexión sobre el alcance de la aplicación del estado del arte, incluida la enseñanza, la assistência, la investigación y la extensión. CONCLUSIONES La experiencia demostró que las prácticas grupales brindan un momento dinámico de aprendizaje y fortalecen las interacciones entre los residentes multiprofesionales.

Abstract OBJECTIVE Describing the development of group practices with multiprofissional residents in health with a view to teaching the state of the art. METHODS Experience reports of the group practices World Café and Tree of Knowledge dynamics, the creative-sensitive method, for teaching the state of the the art, an essential stage in the construction of the end of course paper in the Multiprofessional Residency in Women's Health. RESULTS The activities are an important strategy for learning the stages of implementation of the state of the art. Furthermore, they favor a reflection on the extent of the application of the state of the art, including teaching, assistance, research, and extension. CONCLUSIONS The experience showed that group practices provide a dynamic moment of learning and strengthen the interactions among multiprofissional residents.
Descritores: Ensino/organização & administração
Saúde da Mulher
Pesquisa Biomédica/educação
Internato e Residência
Aprendizagem
-Psicologia/educação
Serviço Social/educação
Educação em Enfermagem
Limites: Seres Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Almeida, Fernanda Campos Sousa de
Ramos, Dalton Luiz de Paula
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Id: lil-794254
Autor: Junqueira, Cilene Rennó; Junqueira, Simone Rennó; Almeida, Fernanda Campos Sousa de; Zilbovicius, Celso; Araujo, Maria Ercilia de; Ramos, Dalton Luiz de Paula.
Título: A Formação Humanística, Social e Ética do Graduando em Odontologia / Humanistic, Social and Ethical Education of Dental Undergraduate Students
Fonte: Rev. bras. ciênc. saúde;14(4):25-36, 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo discute o significado das mudançascurriculares na Faculdade de Odontologia da Universidadede São Paulo e sua contribuição para a formação integral doaluno de graduação. Material e Métodos: Um estudoqualitativo foi conduzido por meio de análise etnográfica eanálise de conteúdo temática. A coleta de dados consistiuem observação-participante e análise documental.Resultados: A análise das atividades realizadas permitiuconcluir que grandes avanços têm sido percebidos a partirdesse processo de reestruturação como: qualificaçãopedagógica dos docentes, diversificação dos cenários deprática e reorganização do ensino da clínica. Contudo, amaior contribuição desse processo é o resgate dapreocupação da comunidade acadêmica com o ensino dagraduação. Conclusão: A fim de alcançar uma educaçãoodontológica integral que culmine com a mesma abordagempara o tratamento dos pacientes, é necessário ter oenvolvimento de toda a instituição. Isso ocorrerá por meio demudanças curriculares e da participação de todos osmembros do corpo docente, que devem se envolver noprocesso de formação humanística, social e ética dosestudantes de graduação...

This study debates the meaning of the curricularchanges at Sao Paulo State University Dental School and thecontribution of faculty for the comprehensive education ofundergraduate students. Material and Methods: A qualitativestudy was made through ethnographic analysis and thematiccontent analysis. Data collection consisted in participantobservation,documentary data. Results: Analysis of theactivities allow concluding that great advances have beenperceived from this process of curricular changes like facultypedagogical qualification, diversification of practice scenario,and reorganization of clinical education. But, one of the mostimportant considerations from the process was to regain theinterest in undergraduate education by academic community.Conclusion: In order to achieve a comprehensive dentaleducation extending the same approach to patient care it isnecessary to have the involvement of all institution. That willoccur through the curricular changes and participation of allfaculty members, who must become involved themselves inthe process of humanistic, social and ethical education ofthe undergraduate students...
Descritores: Docentes
Educação em Odontologia
Ensino
Ética Odontológica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Clínico
Responsável: BR8.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1022507
Autor: Souza, Adalberto dos Santos; Silva, Cinthia Lopes da.
Título: A interface educação/lazer: representações e discursos de professores de educação física da rede pública de Piracicaba-SP / The education / leisure interface: representations and speeches of physical education teachers of public schools of Piracicaba-SP
Fonte: Licere (Online);22(3):1-33, set.2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar como ocorre a construção das representações e do discurso dos professores de Educação Física (EF) sobre a interface educação/lazer e como isso influencia a sua prática pedagógica. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizando este estudo como qualitativo. As técnicas utilizadas foram questionários e entrevistas. Identificamos com o estudo que a construção das representações e do discurso dos professores de EF sobre a interface educação/lazer ainda se dá pela influência da mídia ou do senso comum, não ficando claro na pesquisa, uma fundamentação teórica que subsidie o professor no seu cotidiano pedagógico. O lazer é considerado pelos professores de forma restrita como uma função social e, portanto, não como fenômeno social e conhecimento a serem tratados na escola.

The objective of this research was to identify how the construction of representations and the discourse of Physical Education (PE) teachers on the education/leisure interface and how this influences their pedagogical practice. It was done both bibliographical and field researches, characterizing this study as qualitative. The techniques used were questionnaires and interviews. We identified with the study that the construction of the representations and the discourse of the physical education teachers on the education / leisure interface still occurs due to the influence of the media or common sense, not being clear in the research, a theoretical foundation that subsidize the teacher in his daily teaching. Leisure is considered by teachers in a restricted way as a social function and, therefore, not as a social phenomenon and knowledge to be dealt with in school.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Prática Profissional
Política Pública
Ensino
Análise Qualitativa
Fatores Sociológicos
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Adulto
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1010185
Autor: Romera, Liana Abrão; Madariaga, Aurora; Lazkano, Idurre.
Título: O milagre do Candeal e a pedagogia do ócio humanista: transformações sociais a partir da música / The miracle of Candeal and the pedagogy of humanistic leisure: social transformations from music
Fonte: Licere (Online);22(2):353-374, junho.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Pautado nos registros fílmicos do documentário El Milagro del Candeal este estudo teve por objetivo analisar se há relações entre ações realizadas na periferia de Salvador, Bahia, e a pedagogia do ocio humanista. A relação dialógica entre pedagogia humanista e Candeal foi observada nas transformações locais, tanto nas estruturas físicas e urbanísticas, quanto no fortalecimento de seus moradores. A organização em torno da música corrobora potenciais educativos do lazer e suas interferências na transformação social. As ações sócio educativas no Candeal desenvolvidas pelo Pracatum, escola de música, promovem a educação musical em harmonia com os valores da educação cidadã, a partir de uma pedagogia social dinâmica e transformadora. As cenas fílmicas ultrapassam as fronteiras da musicalidade e apontam fortalecer o sentido de pertencimento, reforçando valores, identidade e senso comunitário dos moradores.

Based on the film records of the documentary El Milagro del Candeal, this study aimed to analyze if there are relations between actions carried out in the periphery of Salvador, Bahia, and the pedagogy of humanistic leisure. The dialogical relationship between humanist pedagogy and Candeal was observed in the local transformations, both in the physical and urban structures, and in the strengthening of its inhabitants. The organization around music corroborates educational potential of leisure and its interference in social transformation. The socio-educational actions in Candeal developed by Pracatum, music school, promote musical education in harmony with the values of citizen education, based on a dynamic and transformative social pedagogy. The film scenes go beyond the boundaries of musicality and aim to strengthen the sense of belonging, reinforcing values, identity and community sense of the residents.
Descritores: Arte
Pobreza
Descanso/psicologia
Mudança Social
Ensino
Participação da Comunidade
Cultura
Música
Limites: Seres Humanos
Adulto
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG



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