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Id: biblio-885746
Autor: Moura-Júnior, Luiz Gonzaga de; Ramos, Almino; Campos, Josemberg Marins; Ferraz, Álvaro Antônio; Rocha, Hermano Ângelo Lima; Costa, Grijalva Otávio.
Título: Teaching model for evaluation of the ability and competence progress in endosuture in surgical skill laboratory / Modelo de avaliação de progressão de competência e habilidades em endossuturas por meio de treinamento em laboratório de habilidades cirúrgicas
Fonte: ABCD arq. bras. cir. dig;30(4):256-259, Oct.-Dec. 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Background : Laparoscopic manual suturing is probably the most difficult skill to be acquired in minimally invasive surgery. However, laparoscopic exercise endo-sutures can be learned with a simulator and are of great practical importance and clinical applicability, absorbing concepts that are immediately transferred to the operating room. Aim : To assess the progression of skills competence in endo-sutures through realistic simulation model of systematized education. Method : Evaluation of the progression of competence of students in three sequential stages of training in realistic simulation, pre-test (V.1), teaching concepts (V.2) and training station for absorption of video concepts in surgery - ergonomics, stereotaxia, ambidexterity, haptic touch, fucral effect, applied in the manufacture of points corresponding to a Nissen fundoplication, in endo-suture for realistic simulation. Results : All students who attended the course absorbed the video concepts in surgery; most participants showed steady and continued improvement and during the stages of training, obtained progression of appropriate skills, defining competence and validation of the teaching model to achieve proficiency. Conclusions : The teaching model was adequate, safe, revealed the profile of the student, the evolutionary powers of the endo-sutures performance and critical analysis of the training to achieve proficiency in bariatric procedures.

RESUMO Racional : A sutura manual laparoscópica é, provavelmente, a habilidade mais difícil de ser adquirida na cirurgia minimamente invasiva. No entanto, os exercícios laparoscópicos de endossuturas podem ser aprendidos com um simulador e se revestem de grande importância prática, haja vista que tem aplicabilidade clínica, sendo os conceitos absorvidos e transferidos imediatamente para a sala de operação. Objetivo : Avaliar a progressão decompetência de habilidades em endossuturas através de simulação realística em modelo de ensino metodizado. Método : Avaliação da progressão de competência dos alunos em três etapas sequenciais de treinamento em simulação realística, pré-teste (V.1), ensinamento dos conceitos (V.2) e estação de treinamento para absorção dos conceitos de videocirurgia - ergonomia, estereotaxia, ambidestria, hapticidade (movimento preciso de instrumentoscom as mão, sem o auxílio ou comando da visão), efeito fucral (movimento invertido de uma balança ou alavanca a partir de um ponto central), aplicados na confecção de pontos correspondentes à fundoplicatura de Nissen em endossutura por simulação realística. Resultados : Todos os alunos que participaram do curso absorveram os conceitos de videocirurgia; a maioria apresentou melhora constante e continuada, e no decorrer das etapas do treinamento,obtiveram progressão de habilidades adequadas, definindo competência e validação do modelo de ensino para atingir a proficiência. Conclusões : O modelo mostrou-se adequado, seguro, revelou o perfil do aluno, a competência evolutiva da performance em endossuturas e análise crítica da carga de treinamento para evoluir até atingir a proficiência nos procedimentos bariátricos.
Descritores: Técnicas de Sutura/educação
Modelos Educacionais
Laparoscopia
Treinamento por Simulação
-Estudos Prospectivos
Competência Clínica
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1090046
Autor: Barbosa, Luciana Gardin; Frazão, Cinthya da Silva.
Título: Impact of demonstration in a realistic simulation environment as a postoperative education in patients' experience / Impacto do uso de técnicas de demonstração em ambiente de simulação realística como forma de educação pós-operatória na experiência do paciente internado
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eAO4831, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To evaluate the impact of training in the Practical Life Room on patients experience during hospitalization. Methods Subjects submitted to orthopedic surgeries were randomized to two groups (Control and Intervention) in the postoperative period. The Control Group received only the printed guidelines regarding the postoperative period, and the Intervention Group received the printed guidelines and a demonstration and training session with a physical therapist, in an environment created to simulate a house and its rooms (living room, bedroom, kitchen, laundry and bathroom). The participants of both groups answered the questionnaire Hospital Consumer Assessment of Healthcare Providers and Systems on the day of discharge. Results Sixty-eight subjects were included in the study, 30 (44.1%) in the Control Group and 38 (55.9%) in the Intervention Group. The Hospital Consumer Assessment of Healthcare Providers and Systems questionnaire score showed no significant difference between the groups (p=0.496). Conclusion There was no influence of the proposed intervention on the results of the Hospital Consumer Assessment of Healthcare Providers and Systems questionnaire, perhaps because of the limitation of the instrument or due to the fact it was employed when patients were still hospitalized. However, by reports from patients in the Intervention Group about felling better prepared and safer for performing daily activities, it is believed that patient education approaches through demonstration should be included as part of the process to prepare for discharge, whenever possible.

RESUMO Objetivo Avaliar o impacto do treinamento no Ambiente Vida Prática na experiência do paciente durante a internação. Métodos Pacientes em pós-operatório de cirurgias ortopédicas foram randomizados em dois grupos (Controle e Intervenção). O Grupo Controle recebeu orientações por escrito quanto ao pós-operatório, e o Grupo Intervenção recebeu adicionalmente uma sessão de demonstração e treinamento em um ambiente criado para simular uma casa e seus cômodos (sala, quarto, cozinha, lavanderia e banheiro) com profissional fisioterapeuta. Os participantes de ambos os grupos responderam o Questionário de Avaliação do Paciente Internado Relativo aos Sistemas e Prestadores de Cuidados de Saúde no dia da alta hospitalar. Resultados Foram analisados 68 indivíduos, sendo 30 (44,1%) do Grupo Controle e 38 (55,9%) do Grupo Intervenção. O escore do Questionário de Avaliação do Paciente Internado Relativo aos Sistemas e Prestadores de Cuidados de Saúde foi semelhante entre os dois grupos (p=0,496). Conclusão Não houve influência da intervenção proposta nos resultados do Questionário de Avaliação do Paciente Internado Relativo aos Sistemas e Prestadores de Cuidados de Saúde, talvez por limitação do instrumento ou por sua aplicação com o paciente ainda internado. Entretanto, por relatos dos pacientes do Grupo Intervenção sobre maior preparo e segurança para a execução das atividades do cotidiano, acredita-se que abordagens de educação do paciente por meio de demonstração devam ser inseridas como parte do processo de preparação para a alta, sempre que possível.
Descritores: Atividades Cotidianas
Educação de Pacientes como Assunto/métodos
Procedimentos Ortopédicos/reabilitação
Treinamento por Simulação/métodos
-Alta do Paciente
Período Pós-Operatório
Artroplastia/reabilitação
Escoliose/cirurgia
Escoliose/reabilitação
Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Resultado do Tratamento
Satisfação do Paciente
Estatísticas não Paramétricas
Hospitalização
Deslocamento do Disco Intervertebral/cirurgia
Deslocamento do Disco Intervertebral/reabilitação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-949244
Autor: Cunha, Carlos Magno Queiroz da; Lima, Douglas Marques Ferreira de; Menezes, Francisco Julimar Correia de.
Título: Low-cost simulator assembly for 3-dimensional videosurgery training / Montagem de simulador de baixo custo para treinamento de videocirurgia em três dimensões
Fonte: ABCD arq. bras. cir. dig;31(3):e1384, 2018. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Background: Three-dimensional videosurgery is already a reality worldwide. The trainee program for this procedure should be done initially and preferably in simulators. Aim: Assemble low-cost simulator for three-dimensional videosurgery training. Methods: The simulator presented here was mounted in two parts, base and glasses. After, several stations can be inserted into the simulator for skills training in videosurgery. Results: It was possible to set up three dimensional (3D) video simulations with low cost. It has proved to be easy to assemble and allows the training surgeon of various video surgical skills. Conclusion: This equipment may be used in undergraduate programs and advanced courses for residents and surgeons. The acrylic box allows the visualization of the task executed by the tutor and even by other experienced students.

RESUMO Racional: A videocirurgia em três dimensões já é realidade no cenário atual. O treinamento dessa habilidade deve ser feito inicialmente e preferencialmente em simuladores. Objetivo: Montar simulador de baixo custo para treinamento de videocirurgia em três dimensões. Métodos: O simulador aqui apresentado foi montado em duas partes, base e óculos. Após montagem, podem ser inseridas estações diversas no simulador para treinamento de habilidades em videocirurgia. Resultados: Foi possível montar simuladores de videocirurgia em 3D com custo baixo. Ele apresentou-se ser de fácil montagem permitindo o treinamento de várias habilidades videocirúrgicas. Conclusão: Este equipamento pode ser utilizado tanto em cursos básicos para a graduação quanto para avançados destinados a residentes e cirurgiões. A caixa de acrílico permite a visualização da tarefa executada pelo orientador/tutor e por outros alunos.
Descritores: Custos e Análise de Custo
Cirurgia Vídeoassistida/educação
Imageamento Tridimensional
Treinamento por Simulação/economia
-Desenho de Equipamento
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1280932
Autor: Rufach, Daniel; Santos, Silvia; Terebiznik, Marcelo.
Título: Simulación de intubación pediátrica con videolaringoscopio de bajo costo en contexto de pandemia por COVID-19 / Simulation of pediatric intubation using a low-cost videolaryngoscope in the setting of the COVID-19 pandemic
Fonte: Arch. argent. pediatr;119(4):270-273, agosto 2021. tab, ilus.
Idioma: en; es.
Resumo: En pacientes con infección por SARS-CoV-2 la intubación endotraqueal es un procedimiento con riesgo elevado de contagio. La videolaringoscopia complementa la protección del profesional, pero los videolaringoscopios comerciales son caros y no siempre están disponibles en las terapias intensivas pediátricas argentinas. El objetivo fue describir la práctica de intubación en un modelo de cabeza de simulación de lactante con un videolaringoscopio artesanal de bajo costo.Quince pediatras sin experiencia previa con el dispositivo participaron de una práctica de intubación en una cabeza de simulación con un videolaringoscopio artesanal. El tiempo promedio del primer intento fue de 116,4 segundos (intervalo de confianza del 95 % [IC95 %]: 84,8-148,0) y, el del siguiente fue de 44,2 segundos (IC95 %: 27,7­60,6). El tiempo disminuyó de forma significativa en el segundo intento (p : 0,0001). El dispositivo permitió la intubación exitosa en todos los intentos acortando la duración del procedimiento en la segunda práctica

In patients with SARS-CoV-2 infection, endotracheal intubation is a procedure with a high risk for transmission. A videolaryngoscopy is a supplementary level of health care provider protection, but commercial videolaryngoscopes are expensive and not always available in pediatric intensive care units in Argentina. Our objective was to describe intubation practice using an infant head mannequin with a low-cost, handcrafted videolaryngoscope.Fifteen pediatricians with no prior experience using the device participated in an intubation practice in a head mannequin with a handcrafted videolaryngoscope. The average time for the first attempt was 116.4 seconds (95 % confidence interval [CI]: 84.8-148.0) and, for the second one, 44.2 seconds (95 % CI: 27.7-60.6). Time decreased significantly for the second attempt (p: 0.0001).A successful intubation was achieved with the device in all attempts, and the procedure duration decreased with the second practice
Descritores: Pediatria/educação
Laringoscópios/economia
Treinamento por Simulação/métodos
COVID-19/prevenção & controle
Intubação Intratraqueal/instrumentação
Laringoscopia/economia
-Pediatria/economia
Fatores de Tempo
Gravação em Vídeo
Custos de Cuidados de Saúde
Competência Clínica/estatística & dados numéricos
Educação Médica Continuada/métodos
Curva de Aprendizado
COVID-19/transmissão
Internato e Residência/métodos
Intubação Intratraqueal/economia
Intubação Intratraqueal/métodos
Laringoscopia/educação
Laringoscopia/instrumentação
Laringoscopia/métodos
Manequins
Limites: Humanos
Lactente
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica


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Id: biblio-1001038
Autor: Tejos, Rodrigo; Avila, Rubén; Inzunza, Martin; Achurra, Pablo; Castillo, Richard; Rosberg, Anne; Cordero, Octavio; Kusanovich, Rodrigo; Bellolio, Felipe; Varas, Julián; Martínez, Jorge.
Título: Impact of a simulated laparoscopic training program in a three-year general surgery residency / Impacto de um programa de treinamento laparoscópico simulado em residência de cirurgia geral de três anos
Fonte: ABCD arq. bras. cir. dig;32(2):e1436, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Background: A General Surgery Residency may last between 2-6 years, depending on the country. A shorter General Surgery Residency must optimize residents' surgical exposure. Simulated surgical training is known to shorten the learning curves, but information related to how it affects a General Surgery Residency regarding clinical exposure is scarce. Aim: To analyze the effect of introducing a validated laparoscopic simulated training program in abdominal procedures performed by residents in a three-year General Surgery Residency program. Methods: A non-concurrent cohort study was designed. Four-generations (2012-2015) of graduated surgeons were included. Only abdominal procedures in which the graduated surgeons were the primary surgeon were described and analyzed. The control group was of graduated surgeons from 2012 without the laparoscopic simulated training program. Surgical procedures per program year, surgical technique, emergency/elective intervention and hospital-site (main/community hospitals) were described. Results: Interventions of 28 graduated surgeons were analyzed (control group=5; laparoscopic simulated training program=23). Graduated surgeons performed a mean of 372 abdominal procedures, with a higher mean number of medium-to-complex procedures in laparoscopic simulated training program group (48 vs. 30, p=0.02). Graduated surgeons trained with laparoscopic simulated training program performed a higher number of total abdominal procedures (384 vs. 319, p=0.04) and laparoscopic procedures (183 vs. 148, p<0.05). Conclusions: The introduction of laparoscopic simulated training program may increase the number and complexity of total and laparoscopic procedures in a three-year General Surgery Residency.

RESUMO Racional: Residência em Cirurgia Geral pode durar entre 2-6 anos, dependendo do país. Residência mais curta deve otimizar a exposição dos residentes às cirurgias. Sabe-se que o treinamento cirúrgico simulado encurta as curvas de aprendizado, mas a informação relacionada à como isso afeta a residência em relação à exposição clínica é escassa. Objetivo: Analisar o efeito da introdução de um programa de treinamento laparoscópico simulado validado em procedimentos abdominais realizados por residentes em um programa de Residência em Cirurgia Geral de três anos. Métodos: Um estudo de coorte não simultâneo foi desenhado. Quatro gerações (2012-2015) de cirurgiões graduados foram incluídos. Apenas os procedimentos abdominais em que os cirurgiões graduados foram o cirurgião principal foram descritos e analisados. O grupo controle foi de cirurgiões graduados de 2012 sem programa de treinamento laparoscópico simulado. Procedimentos cirúrgicos por ano de programa, técnica cirúrgica, intervenção de emergência ou eletiva e local do hospital (hospitais principais/comunitários) foram descritos. Resultados: Intervenções de 28 cirurgiões graduados foram analisadas (controle=5; programa de treinamento simulado=23). Os cirurgiões graduados realizaram média de 372 procedimentos abdominais, com maior número médio de procedimentos de médio a complexo no grupo de programa de treinamento simulado (48 vs. 30, p=0,02). Cirurgiões graduados treinados com programa de treinamento simulado realizaram número maior de procedimentos abdominais totais (384 vs. 319, p=0,04) e procedimentos laparoscópicos (183 vs. 148, p<0,05). Conclusões: A introdução do programa de treinamento laparoscópico simulado pode aumentar o número e a complexidade dos procedimentos totais e laparoscópicos na Residência em Cirurgia Geral de três anos.
Descritores: Procedimentos Cirúrgicos Operatórios/educação
Laparoscopia/métodos
Treinamento por Simulação/métodos
Internato e Residência/métodos
-Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Reprodutibilidade dos Testes
Análise de Variância
Estudos de Coortes
Competência Clínica
Estatísticas não Paramétricas
Abdome/cirurgia
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1146255
Autor: Silva, Alexandre Anselmo da; Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo; Sousa, Leonardo Pereira de; Barra, Daniela Couto Carvalho; Lazzari, Daniele Delacanal; Nascimento, Keyla Cristiane do.
Título: Desenvolvimento de protótipo de reanimação cardiopulmonar para educação em saúde / Development of a cardiopulmonary resuscitation prototype for health education / Desarrollo de un prototipo de reanimación cardiopulmonar para la educación en salud
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e53033, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: desenvolver e validar um protótipo de baixo custo para reanimação cardiopulmonar em adultos, com ênfase nos fluxos arteriais e venosos para fins educacionais. Método: trata-se de estudo oriundo de trabalho de conclusão de curso, utilizando abordagem do design thinking para elaboração do protótipo, realizado em uma universidade pública federal no sul do Brasil, entre setembro e novembro de 2019. Na validação, participaram 13 indivíduos com expertise em Urgência e Emergência, sendo utilizado um instrumento com escala Likert, composto por sete itens sobre aparência e usabilidade. Resultados: o protótipo foi idealizado usando um manequim de exposição de roupas como estrutura principal. Além do tórax permitir compressões, uma rede de ductos que simulam os fluxos sanguíneos demonstrou visualmente a circulação sanguínea e a injeção de medicações intravenosas. Conclusão: o protótipo possui capacidade de potencializar o processo de ensinoaprendizagem em suporte básico e avançado de vida, especialmente quando sustentado por metodologias ativas.

Objective: to develop and validate a low-cost prototype for cardiopulmonary resuscitation in adults, with an emphasis on arterial and venous flows, for educational purposes. Method: this study, which originated from a course conclusion project to develop a prototype using the design-thinking approach, was conducted at a federal public university in southern Brazil between September and November 2019. Thirteen individuals with expertise in emergency care took part in validation, using a Likert scale instrument consisting of seven items on appearance and usability. Results: the prototype was designed using a clothing display mannequin as the main structure. Compressions could be performed on the chest, and a network of ducts simulated blood flows visually, demonstrating blood circulation and intravenous medication injections. Conclusion: the prototype was able to enhance teaching and learning on basic and advanced life support, especially when supported by active methodologies.

Objetivo: desarrollar y validar un prototipo de bajo costo para reanimación cardiopulmonar en adultos, con énfasis en los flujos arteriales y venosos, con fines educativos. Método: este estudio, que se originó a partir de un proyecto de conclusión de curso para desarrollar un prototipo utilizando el enfoque de pensamiento de diseño, se realizó en una universidad pública federal en el sur de Brasil entre septiembre y noviembre de 2019. En la validación participaron trece personas con experiencia en atención de emergencias , utilizando un instrumento de escala Likert que consta de siete ítems sobre apariencia y usabilidad. Resultados: el prototipo se diseñó utilizando un maniquí de exhibición de ropa como estructura principal. Se podían realizar compresiones en el pecho y una red de conductos simulaba visualmente los flujos sanguíneos, lo que demostraba la circulación sanguínea y las inyecciones de medicación intravenosa. Conclusión: el prototipo fue capaz de mejorar la enseñanza y el aprendizaje sobre soporte vital básico y avanzado, especialmente cuando fue apoyado por metodologías activas.
Descritores: Universidades
Reanimação Cardiopulmonar/educação
Treinamento por Simulação
Estudo de Prova de Conceito
-Circulação Sanguínea
Brasil
Simulação
Tecnologia de Baixo Custo
Pesquisa Aplicada
Aprendizagem
Manequins
Modelos Anatômicos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Silva, Maria da Anunciaçäo
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Id: biblio-1096023
Autor: Santos, Andressa Silva Torres dos; W-9511-2019Góes, Fernanda Garcia Bezerra; Ledo, Beatriz Cabral; D-5653-2019Silva, Liliane Faria da; Bastos, Mayara Pacheco da Conceição; Silva, Maria da Anunciação.
Título: Tecnologia educativa sobre cuidados domiciliares com o recém-nascido de baixo risco / Educational technology on home care with low-risk newborns / Tecnología educativa para el cuidado del hogar con recién nacidos de bajo riesgo
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e44488, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: identificar dúvidas de puérperas e familiares sobre cuidados domiciliares com o recém-nascido de baixo risco e analisar a roda de conversa, mediada por simulador realístico de baixa fidelidade, como uma tecnologia educativa para o preparo de famílias no processo de alta da maternidade. Método: pesquisa qualitativa, incluindo dezenove familiares de recém-nascidos de baixo risco em um hospital municipal de Rio das Ostras, Rio de Janeiro, de maio a outubro de 2018, por entrevista semiestruturada. Dados submetidos à Análise Temática. Resultados: as dúvidas dos familiares versaram sobre cuidados com higiene, alimentação, ambiente, afeto, saúde, sono e doenças. A roda de conversa com simulador de baixa fidelidade foi considerada uma estratégia positiva para mediar o aprendizado. Conclusão: a tecnologia educativa revelou-se útil na instrumentalização de famílias no processo de alta da maternidade, visto que o cuidador fortalece suas potencialidades, retira dúvidas e troca informações e experiências no grupo.

Objective: to identify puerperal and family members' questions about home care with low-risk newborns and to analyze the conversation circle, mediated by a realistic low fidelity simulator, as an educational technology for the preparation of families in the maternity discharge process. Method: qualitative research conducted with nineteen relatives of low-risk newborns in the municipal hospital in Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brazil, from May to October 2018, through semi-structured interview. Data submitted to thematic analysis. Results: the family members' doubts were about care with hygiene, food, environment, affection, health, sleep and diseases. The conversation wheel with low fidelity simulator was considered a positive strategy to mediate learning. Conclusion: the educational technology proved to be useful in the instrumentalization of families in the maternity discharge process, as the caregiver strengthens their potential, removes doubts and exchanges information and experiences in the group.

Objetivo: identificar dudas puerperales y familiares sobre atención domiciliaria con recién nacidos de bajo riesgo y analizar el círculo de conversación, mediado por simulador realista de baja fidelidad, como una tecnología educativa de preparación de familias en el proceso de alta de la maternidad. Método: investigación cualitativa, con diecinueve familiares de recién nacidos de bajo riesgo en un hospital municipal en Río das Ostras, Río de Janeiro, de mayo a octubre de 2018, a través de entrevistas semiestructuradas. Se utilizó a Análisis temático. Resultados: las dudas fueron sobre higiene, alimentación, medio ambiente, afecto, salud, sueño y enfermedades. El círculo de conversación con simulador se consideró una estrategia positiva para mediar en el aprendizaje. Conclusión: la tecnología educativa demostró ser útil en la instrumentalización de familias en el proceso de alta de la maternidad, porque el cuidador fortalece su potencial, elimina dudas e intercambia información y experiencias en el grupo.
Descritores: Alta do Paciente
Recém-Nascido
Família
Cuidadores/educação
Tecnologia Educacional
Assistência Domiciliar/educação
-Brasil
Tecnologia Educacional/métodos
Pesquisa Qualitativa
Treinamento por Simulação
Maternidades
Hospitais Municipais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-990067
Autor: Jofré, Jorge; Fuentes, Jeannette; Conrady, Yuri; Michel, Manuel; Quintana, Paula; Asenjo-Lobos, Claudia.
Título: Improving Dental Students Fine Motor Skills by Visualization and Mental Imagery: A Pilot Randomized Clinical Trial / Mejora de las Habilidades Motoras Finas de los Estudiantes de Odontología Mediante Visualización e Imaginería: Ensayo Clínico Aleatorizado Piloto
Fonte: Int. j. odontostomatol. (Print);13(1):69-74, mar. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Academic Innovation Fund.
Resumo: ABSTRACT: Clinical motor skills are essential to train dental students. There is evidence that imagery serves to acquire and improve motor skills, since imagining an action, activates the same neural areas as when this is physically performed. The aim of this pilot randomized clinical trial was to examine the feasibility of tridimensional visualization associated with mental imagery on the development of fine motor skills of dental students compared to conventional training. Seventeen dental students without previous preclinical experiences, between 18-25 years old were recruited. After giving a theoretical lecture on the inlay preparation, participants were randomly allocated in two groups. The Experimental Group (N=9) performed daily 30 minutes of "mental practice" after visualizing a video showing the execution of an ideal inlay preparation alternating it with black screen periods to facilitate the imagery. The Control Group (N= 8) performed a 30 minutes "hands on practice" daily of the same preparation. On the fifth day, both groups carried out an inlay preparation physically, which was scanned and overlapped to the virtual preparation to assess accuracy. The execution time and accuracy of the preparation performed with regard to an ideal preparation were compared between groups. The learning style and fine motor skills at baseline were similar in all participants (P>0.001). No statistically significant differences were found between the groups in terms of accuracy. The time of execution in the experimental group was significantly lower than the control group. This pilot study showed that visualization associated to mental imagery could develop fine motor skills in dental students, requiring less execution time than physical practice.

RESUMEN: Las habilidades motoras clínicas son esenciales para entrenar a los estudiantes de odontología. Existe evidencia que la imaginería sirve para adquirir y mejorar las habilidades motoras, ya que al imaginar una acción, se activan las mismas áreas neuronales que cuando la acción se realiza físicamente. El objetivo de este ensayo clínico aleatorizado piloto fue examinar la factibilidad del uso de visualización tridimensional asociada con imaginería para el desarrollo de las habilidades motoras finas en estudiantes de odontología comparado con el entrenamiento convencional. Se reclutaron diecisiete estudiantes de odontología, entre 18-25 años de edad, sin experiencias preclínicas previas. Después de recibir una clase teórica sobre la preparación de una incrustación, los participantes fueron asignados aleatoriamente a dos grupos. El grupo experimental (N = 9) realizó diariamente 30 minutos de "práctica mental" después de visualizar un video que muestra la ejecución de una preparación de incrustación ideal alternando con períodos de pantalla negra para facilitar la imaginación. El grupo de control (N = 8) realizó una práctica diaria de 30 minutos de la misma preparación. El quinto día, ambos grupos llevaron a cabo físicamente una preparación de incrustación, que fue escaneada y esta imagen se superpuso a la preparación virtual ideal para evaluar la precisión. El tiempo de ejecución y la precisión de la preparación realizada con respecto a una preparación ideal se compararon entre ambos grupos. El estilo de aprendizaje y las habilidades motoras finas al inicio del estudio fueron similares en todos los participantes (P > 0,001). No se encontraron diferencias estadísticamente significativas entre los grupos en términos de precisión. El tiempo de ejecución en el grupo experimental fue significativamente menor que en el grupo control. Este estudio piloto mostró que la visualización asociada a imaginería podría desarrollar habilidades motoras finas en estudiantes de odontología, requiriendo menos tiempo de ejecución que la práctica física.
Descritores: Testes de Aptidão
Estudantes de Odontologia
Educação em Odontologia
Destreza Motora
-Design de Software
Projetos Piloto
Estatísticas não Paramétricas
Imageamento Tridimensional
Treinamento por Simulação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Ensaio Clínico
Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1152632
Autor: Torres, Alberto; Inzunza, Martín; Jarry, Cristián; Serrano, Francisco; Varas, Julián; Zavala, Alejandro.
Título: Development and validation of a new laparoscopic endotrainer for neonatal surgery and reduced spaces / Desenvolvimento e validação de um novo endotrainer laparoscópico para cirurgia neonatal e espaços reduzido
Fonte: ABCD arq. bras. cir. dig;33(4):e1559, 2020. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Background: Pediatric procedures have the difficulty of being performed in reduced spaces. Training in reduced spaces has proven to be different in complexity compared to adult laparoscopic endotrainers. Aim: To develop and validate a new neonatal/reduced-space endotrainer. Methods: The simulator was tested and assessed by users with different skill levels and experience in laparoscopic pediatric surgery through an 8-item questionnaire. Construct validity was determined by evaluating the performance of each subject on nine exercises. Results: A 10.5 x 10 x 18 cm acrylic simulator was created, with an internal working surface of 9 x 9 cm. An HD camera was incorporated, with a 0-180° range of movement. All exercises of a Basic Laparoscopic Training Program were adapted on a scale of 1:0.5 to fit in. From 49 participants, 42 (85.71%) answered the survey; 80.5% considered that the simulator reproduces similar conditions to procedures performed in children under one year of age; 61.1% thought that the simulator represents a difficulty identical to procedures performed in newborns; 73.7% considered that the neonatal simulator is more complicated than the adult simulator. Experts showed significantly better performance in all proposed exercises. Conclusion: The simulator has a high-quality image and design that allows training with basic tasks. The endotrainer permitted to discriminate between these different skill levels and was well evaluated by users with diverse surgical experience.

RESUMO Racional: Os procedimentos pediátricos têm dificuldade de serem realizados em espaços reduzidos. O treinamento nesses espaços provou ser diferente em dificuldade em comparação aos endotrainers laparoscópicos adultos. Objetivo: Desenvolver e validar um novo endotrainer neonatal com espaço reduzido. Métodos: O simulador foi criado, testado e avaliado por usuários com diferentes níveis de habilidade e experiência em cirurgia pediátrica laparoscópica por meio de um questionário de oito itens. A validação do método foi determinada pela avaliação do desempenho de cada participante em nove exercícios. Resultados: Foi criado um simulador acrílico de 10,5 x 10 x 18 cm, com uma superfície de trabalho interna de 9 x 9 cm. Uma câmera HD foi incorporada com faixa de movimento de 0-180°. Todos os exercícios do Programa de Treinamento Laparoscópico Básico foram adaptados em escala de 1:0,5 para se ajustarem. Dos 49 participantes, 42 (85,71%) responderam à pesquisa; 80,5% consideraram que o simulador reproduz condições semelhantes às de procedimentos realizados em crianças menores de um ano; 61,1% consideraram que o simulador representa dificuldade semelhante aos procedimentos realizados em recém-nascidos; 73,7% consideraram que o simulador neonatal é mais difícil que o simulador adulto. Especialistas apresentaram desempenho significativamente melhor em todos os exercícios propostos. Conclusão: O simulador possui imagem de alta qualidade e design que permitem o treinamento com exercícios básicos. O aparelho permitiu discriminar entre os diferentes níveis de habilidade e foi bem avaliado por usuários com experiência cirúrgica diversificada.
Descritores: Pediatria/educação
Cirurgia Geral/educação
Competência Clínica
Laparoscopia/educação
Treinamento por Simulação/normas
-Simulação por Computador
Interface Usuário-Computador
Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Laparoscopia/normas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Criança
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1279775
Autor: Corrêa, Ana Paula Almeida; Nora, Carlise Rigon Dalla; Silva, Stella Marys Rigatti; Viegas, Graziela Lenz; Sousa, Gabriele Peres; Beghetto, Mariur Gomes.
Título: Simulação clínica: educação para equipe de enfermagem no cuidado aos pacientes com sonda nasoenteral / Simulación clínica: educación para el equipo de enfermería en el cuidado de pacientes con sonda nasoenteral / Clinical simulation: education for nursing team in the care of patients with nasoenteral tube
Fonte: Rev. baiana enferm;35:e41998, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo compreender como os técnicos de Enfermagem percebem a simulação clínica como metodologia de educação no cuidado ao paciente hospitalizado em uso de sonda nasoenteral. Método trata-se de estudo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa, realizado com 64 técnicos de Enfermagem em um hospital de Porto Alegre, Sul do Brasil, em agosto e setembro de 2017. Realizou-se uma intervenção de educação por meio de simulações clínica, gravadas e transcritas. Utilizou-se a análise de conteúdo para tratamento dos dados. Resultados foram estabelecidas duas categorias: as potencialidades da simulação clínica como metodologia de educação e os desafios da simulação clínica para a prática da educação. Conclusão os profissionais de Enfermagem perceberam as potencialidades da atividade de simulação e mostraram-se colaborativos e receptivos a revisar as práticas de cuidados em terapia nutricional enteral. A simulação clínica é uma metodologia promissora a ser utilizada na educação permanente em serviço.

Objetivo entender cómo los técnicos de enfermería perciben la simulación clínica como una metodología educativa en la atención de pacientes hospitalizados utilizando sondas nasoenterales. Método se trata de un estudio exploratorio, descriptivo y cualitativo, realizado con 64 técnicos de enfermería en un hospital de Porto Alegre, sur de Brasil, en agosto y septiembre de 2017. Se llevó a cabo una intervención educativa a través de simulaciones clínicas, registradas y transcritas. El análisis de contenido se utilizó para el procesamiento de datos. Resultados se establecieron dos categorías: las potencialidades de la simulación clínica como metodología educativa y los desafíos de la simulación clínica para la práctica de la educación. Conclusión los profesionales de enfermería percibieron las potencialidades de la actividad de simulación y fueron colaborativos y receptivos para revisar las prácticas de atención en la terapia nutricional enteral. La simulación clínica es una metodología prometedora que se utilizará en la educación continua en el servicio.

Objective to understand Nursing technicians' perception of clinical simulation as an education methodology in the care of hospitalized patients using nasoenteral tubes. Method this is an exploratory, descriptive and qualitative study, conducted with 64 Nursing technicians from a hospital in Porto Alegre, Southern Brazil, in August and September 2017. An education intervention was carried out through clinical simulations, recorded and transcribed. Content analysis was used for data processing. Results two categories were established: the potentialities of clinical simulation as an education methodology and the challenges of clinical simulation for the practice of education. Conclusion Nursing professionals realized the potentialities of the simulation activity and were collaborative and receptive to review care practices in enteral nutritional therapy. Clinical simulation is a promising methodology to be used in continuing education in service.
Descritores: Simulação
Educação em Enfermagem
Treinamento por Simulação
Capacitação em Serviço
Equipe de Enfermagem
-Nutrição Enteral
Terapia Nutricional
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde



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