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Id: biblio-906673
Autor: Simões, Tamires Fernanda Pedrosa; Ferreira, Ananda Jacqueline; Martins, Júlia Caetano; Faria, Christina Danielli Coelho de Morais.
Título: Nível de atividade física de usuários da atenção primária: comparação entre indivíduos saudáveis e pós acidente vascular cerebral / Physical activity levels of a primary health care users: comparisons between healthy subjects and subjects with stroke
Fonte: Acta fisiátrica;24(2):56-61, jun. 2017. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Indivíduos acometidos pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC) comumente apresentam um baixo nível de atividade física (AF), o que é fator de risco para recorrência do AVC, surgimento de outras doenças cardiovasculares e aumento das incapacidades. A manutenção de um bom nível de AF associa-se a uma melhora funcional e da saúde desses indivíduos. Objetivo: Comparar o nível de AF de indivíduos saudáveis e indivíduos pós-AVC usuários da atenção primária do SUS. Método: Todos os indivíduos pós-AVC (G1; n=37) usuários de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade de Belo Horizonte, MG com condições clínicas para responder a um questionário, e indivíduos saudáveis pareados (G2; n=37), também usuários da UBS, foram avaliados quanto ao nível de AF pelo questionário Perfil de Atividade Humana (PAH). Estatísticas descritivas, teste-t de student, teste qui-quadrado e teste de Mann-Whitney foram utilizados para as análises (α=0,05). Resultados: Os grupos foram semelhantes quanto à idade, sexo e nível de exercício físico (p>0,05). Houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos para todas as variáveis do PAH (0,001≤p≤0,011). Conclusão: Indivíduos pós-AVC apresentaram piores pontuações ou classificações quando comparados a indivíduos saudáveis pareados para todos os desfechos do PAH relacionados ao nível de atividade física

Subjects with stroke have a low physical activity level which may lead to recurrence of stroke events, occurrence of other cardiovascular diseases and increase of disabilities. The maintenance of an adequate physical activity level is associated with improvements on functionality and health of these subjects. Objective: To compare the physical activity levels of subjects with stroke and matched healthy subjects from a Primary Health Care unit. Method: Subjects with stroke (G1; n = 37) from a Primary Health Care unit, with clinical conditions to answer a questionnaire, and healthy matched subjects (G2; n = 37), from the same unit, were assessed for physical activity level by the Human Activity Profile (HAP) questionnaire. Descriptive statistics, t-test student, chi-square test and Mann-Whitney test were used for analysis (α = 0.05). Results: The groups were similar in age, sex and exercise level (p>0.05). There was a significant difference between groups on HAP (0.001≤p≤0.011). Conclusion: Individuals with stroke are worse classified and have worse scores on physical activities levels of the HAP, when compared to matched healthy individuals
Descritores: Sistema Único de Saúde
Modalidades de Fisioterapia
Acidente Vascular Cerebral
Voluntários Saudáveis
Atividades Humanas
Atividade Motora
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-966697
Autor: Guadarrama, Monserrat(edt); Garrido, Susana(edt); Alberto, María(edt); Nava, Jessica(edt).
Título: RESPUESTAS HUMANAS DEL PROFESIONAL DE ENFERMERÍA ANTE LA CONTAMINACIÓN ACÚSTICA / HUMAN RESPONSES OF THE NURSING PROFESSIONAL TO ACOUSTIC CONTAMINATION
Fonte: Rev. enferm. neurol;16(2):http://www.revenferneurolenlinea.org.mx/documento.php?Descarga=214, mayo-ago. 2017.
Idioma: es.
Resumo: El ruido es considerado uno de los principales contaminantes ambientales, su estudio no se ha desarrollado con profundidad en el ámbito de enfermería, hay evidencia científica que demuestra cambios fisiopatológicos y comportamentales en los individuos que están expuestos durante un tiempo prolongado; predisponiendo cambios en su vida cotidiana. El profesional de enfermería no es la excepción, el desarrollo de sus actividades se ejerce en un ambiente de ruido continuo, por lo que es de interés analizar que respuestas humanas genera en el profesional de enfermería, de un hospital de segundo nivel de atención. Se trata de un estudio observacional, descriptivo y transversal, en el que buscó identificar las respuestas humanas del profesional de enfermería ante la contaminación acústica. La población se conformó por 35 profesionales de enfermería. Se aplicó el test confort auditivo de María Gómez-Cano Alfaro del Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo (RD286/ 2006); tiene una composición mixta de 36 ítems divididos en seis dimensiones. Las variables sociodemográficas demostraron clínica y estadísticamente significancia, por lo que son un factor de riesgo para en la presencia de respuestas humanas (molestia, ansiedad, angustia y estrés) (RM=3.500, IC.95% .372-32.978; p>0.250). El ambiente laboral donde se desenvuelven los profesionales de enfermería analizados, determinó que la contaminación acústica a la que se exponen aumenta significativamente con relación al ruido de interferencia y, en menor grado, con el ruido propio de la atmósfera laboral, lo que se tradujo en la presencia de respuestas humanas negativas como el estrés y el enojo *p< (0.015). Por lo consiguiente el ruido es un factor generador de respuestas humanas negativas, en el profesional de enfermería, cuando es sometido por un periodo prolongado generándole molestia, estrés, ansiedad y enojo, pudiendo ser este un factor de distracción durante la jornada laboral. Palabras claves: respuestas humanas, profesional de enfermería, contaminación acústica y ruido.
Descritores: Atividades Humanas
Ruído
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: MX380.1 - Coordianción de Investigación en Enfermería


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Id: biblio-965638
Autor: Allueva Torres, Pedro(edt).
Título: PSYCHOLOGY AND SAFETY IN PHYSICAL ACTIVITY IN MOUNTAIN / PSICOLOGÍA Y SEGURIDAD EN ACTIVIDAD FÍSICA EN MONTAÑA / PSICOLOGIA E SEGURANÇA EM ATIVIDADE FÍSICA EM MONTANHA
Fonte: Educ. fis. deporte;35(2):http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/educacionfisicaydeporte/article/view/331547, Julio 2016.
Idioma: es.
Resumo: Para la realización de actividades en la montaña, no sólo hay que estar preparado técnica y físicamente, sino también psicológicamente. La combinación de estas tres variables es lo que hace que un montañista sea capaz de realizar una actividad sin asumir más riesgos de los necesarios. En un porcentaje muy alto, nuestra seguridad en la montaña depende de las decisiones que tomamos, y nuestras decisiones dependen, en gran medida, de cómo percibimos el riesgo asociado a la actividad que vamos a realizar. En el presente artículo partimos de la tesis de que "nosotros percibimos", "nosotros pensamos" y "nosotros decidimos". Ante una situación de riesgo, debemos saber percibir, saber pensar y saber tomar la decisión más adecuada. Saber pensar, implica saber tomar decisiones. Para ello, se describen brevemente los procesos psicológicos implicados en la toma de decisiones, resaltando las habilidades de pensamiento fundamentales y cómo desarrollarlas. Así mismo, se presenta un proceso de pensamiento para la resolución de problemas, en el que se destaca la importancia del conocimiento, control y regulación del propio conocimiento.

To practice mountain activities, it is necessary to be prepared not only technically and physically but also psychologically. The combination of these three variables is what makes a mountaineer capable of practicing activities without taking more risks than necessary. In a very high percentage our safety in the mountain depends on the decisions we make. And our decisions depend, on a large extent, on the way we perceive the risks involved in the activity to be done. This article is based on the premises that "we perceive", "we think" and "we decide". In a risky situation, we must know how to perceive, how to think and how to make the most appropriate decision. Being able to think means being able to make decisions. For this reason, this article describes the psychological processes involved in decision-making, highlighting the main thinking skills and how to develop them. In the same way, a thought process for problem resolution is presented in which the importance of knowledge, control and regulation of self-knowledge is highlighted.

Para a realização de atividades na montanha não só há que estar preparado técnica e fisicamente sina também psicologicamente. A combinação destas três variáveis é o que faz que um montanheiro seja capaz de realizar uma atividade sem assumir mais riscos dos necessários. Em uma percentagem muito alta nossa segurança na montanha depende das decisões que tomamos. E nossas decisões dependem em grande parte de como percebemos o risco associado à atividade que vamos realizar. No presente artigo partimos da tese de que "nós percebemos", "nós pensamos" e "nós decidimos". Ante uma situação de risco devemos saber perceber, saber pensar e saber tomar a decisão mais adequada. Saber pensar implica saber tomar decisões. Para isso, se descrevem brevemente os processos psicológicos implicados na tomada de decisões realçando as habilidades de pensamento fundamentais e como as desenvolver. Assim mesmo, se apresenta um processo de pensamento para a resolução de problemas no que se destaca a importância do conhecimento, controle e regulação do próprio conhecimento.
Descritores: Atividades Humanas
Responsável: CO197.1 - Biblioteca de Educación Física


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Id: biblio-884351
Autor: Costa, Rafaela Medeiros da; Paiva, Laércio da Silva; Alonso, Angelica Castilho; Benetti, Fernanda Antico.
Título: Avaliação do perfil de atividade de pacientes idosos frequentadores de centros de reabilitação / Evaluation of activity profile of elderly attending rehabilitation centers
Fonte: Fisioter. Bras;18(2):f: 154-I: 164, 2017000.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Estamos vivendo na Era do Envelhecimento, e este processo de envelhecimento demográfico tem se apresentado com um grande número de indivíduos idosos que, apesar de viverem mais, apresentam dificuldade de realizar tarefas que fazem parte do cotidiano do ser humano e são indispensáveis para uma vida independente e com qualidade. Objetivo: O objetivo deste estudo foi traçar o perfil de atividade dos pacientes idosos que frequentam Centros de Reabilitação, no intuito de, posteriormente, contribuir para a prevenção e melhora das atividades funcionais dessa população. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva da qual fizeram parte 176 idosos, de ambos os sexos, que são pacientes de centros de reabilitação nos municípios de Diadema e São Bernardo do Campo, São Paulo. Resultados: Foram classificados, segundo o escore de atividade ajustado (EAA), 67 indivíduos como debilitados ou inativos, 88 moderadamente ativos e apenas 21 ativos. Conclusão: Nota-se a necessidade de mais investimento e incentivo na atividade física para os idosos nos centros de reabilitação, com foco na prevenção e não somente na assistência, o que se torna essencial para a promoção da saúde e qualidade de vida durante o processo de envelhecimento. (AU)

We live in the Age of Aging, with a large number of elderly who, despite living more, have difficulty in performing tasks that are part of human daily life and indispensable for autonomy and quality of life. The aim of this study was to trace the profile of activity of elderly patients attending rehabilitation centers, in order to subsequently contribute to the prevention and improvement of functional activities of this population. This is a descriptive study, with 176 elderly men and women who are patient in rehab centers in the cities of Diadema and São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil. According to the adjusted activity score (AAS), we classified 67 individuals as weak or inactive, 88 moderately active and only 21 active. It can be observed that the profile of the activity of these elderly is mostly moderately active and inactive, and knowing that physical activity is one way to improve the functional capacity and slow its decline, we see the importance of physical therapy intervention in the prevention and motivation to a more active lifestyle in this population. Therefore, there is a need for more investment and encouraging physical activity for older people in rehabilitation centers, focusing on prevention and not only in assistance, which is essential to promoting health and quality of life for the aging process.(AU)
Descritores: Idoso
Exercício
-Atividades Humanas
Centros de Reabilitação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1561.1 - Biblioteca Virtual AMMG


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Id: biblio-880882
Autor: Folle, Alexandra; Nascimento, Juarez V. do; Guimarães, Juliana R. S; Nascimento, Raquel K. do; Marinho, Alcyane; Farias, Gelcemar Oliveira.
Título: Elementos do microssistema esportivo: estudo em contexto de desenvolvimento de atletas de basquetebol / Sporting microsystem elements: study in the context of the development of female basketball athletes
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;25(3):106-124, mar.-abr.2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo foi delineado a partir da Teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano e buscou identificar os elementos do microssistema que contribuem para o processo de desenvolvimento de atletas de basquetebol. Participaram da investigação 31 atletas do sexo feminino e dois treinadores vinculados às categorias de formação de um Clube de Basquete do estado de Santa Catarina. A coleta das informações foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram observadas a partir da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial. Os resultados revelaram que as atividades molares vivenciadas pelas atletas de basquetebol correspondem tanto ao treinamento físico quanto ao treinamento técnico-tático, possuindo ambos persistência temporal e significado para treinadores e atletas. As relações interpessoais são vistas como sendo de fundamental importância para o sucesso do contexto no desenvolvimento das atletas e em competições de categorias de base; evidenciou-se que especialmente as díades observacionais e de atividade conjunta (reciprocidade e afetividade positiva) se fazem presentes, influenciando nesse processo. Além disso, enfatizou-se a presença de papéis sociais importantes destinados às atletas (em formação, de rendimento, profissionais) e aos treinadores (exigentes, professores, familiares), dependendo da categoria em que estas se encontram. Tais evidências permitem concluir que o conjunto dos elementos presentes no microssistema esportivo estudado tem possibilitado o alcance de sucesso deste contexto no desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino no que tange à realidade desta modalidade esportiva em Santa Catarina...(AU)

This study was outlined by the Ecological Theory of Human Development and aimed to identify sporting microsystem elements that contribute to the process of development of female basketball athletes. Participated in the research 31 female athletes and two coaches linked to base categories of a basketball club in the state of Santa Catarina. The information was collected throught semi-structured interviews and was observed using categoric content analysis technique. The results revealed that molar activities experienced by basketball athletes are linked to physical training and technical tactic training, possessing both temporal persistence and meaning for coaches and athletes. Interpersonal relationships are seen critical to achieve success in the context of athlete development and in base category competitions; it was evidenced that especially the observational dyad and joint activity dyad (reciprocity, positive affection) are present, influencing this process. In addition, they emphasized the presence of important social roles for athletes (in formation, performance, professionals) and coahes (demanding coaches, teachers, family members), depending on the category that atlhetes act. These evidences allow to conclude that the elements present in the sporting microsystem studied has made it possible for the achievement of success in this context of development of female basketball players regarding the reality of this sporting modality in Santa Catarina state...(AU
Descritores: Basquetebol
Atividades Humanas
Relações Interpessoais
Esportes
-Atletas
Exercício
Limites: Seres Humanos
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-836140
Autor: Quattrini, Diego.
Título: Sin-vergüenza: análisis goffmaniano de la capacitación en un programa de empleo / Without shame: a goffmanian analysis of the “presence” training in the employment encouragement program / Sem vergonha: uma análise goffmaniana da capacitação da “presença” em um programa de incentivo ao emprego
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;14(2):1291-1302, July-Dec. 2016.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo del estudio es analizar la educación de la competencia “buena presencia”, que deben asumir los jóvenes de los sectores vulnerables para ingresar al mercado laboral en la provincia de Mendoza (Argentina). Para dicho fin, utilizo algunos aportes conceptuales de la teoría de Erving Goffman. Atendiendo al diseño metodológico, elaboré en el año 2013 entrevistas en profundidad a técnicos y jóvenes de un programa de empleo y capacitación laboral. Mediante esta técnica busco observar el manejo corporal-emocional que se produce en la presentación, en la búsqueda de empleo. Así, la pregunta es por la forma en que se construye la sensación de reconocimiento ante la regulación que se produce por la mirada de los otros. La inclusión está dada, entonces, por lograr una presentación estética y emocionalmente validada por el orden de la interacción.

The aim of the study is to analyze the education of the “good presence” skill that should be developed by vulnerable young people looking to get into the job market. To conduct this analysis the authors used some contributions from Erving Goffman's theory. As part of the methodology, in 2013 interviews were held with technicians and young people from an employment and job training program. These techniques sought to observe the body-emotional management produced in the presentation of these young people for their job search. The study asks about the construction of the feeling of recognition, which is produced under the regulating gaze of others. The inclusion is given then, for achieving an aesthetic presentation that is emotionally validated through interactions with others

O objetivo do estudo é analisar a educação da competência “boa presença”, a ser assumida por jovens de setores vulneráveis para ingressar no mercado de trabalho na província de Mendoza (Argentina). Para isto, utiliza-se algumas contribuições conceituais da teoria de Erving Goffman. Como esquemas metodológicos, no ano de 2013, efetua-se entrevistas em profundidade com os técnicos e jovens de um programa de emprego e formação profissional. Estas entrevistas estão orientadas a observar a expressão corporal-emocional produzidas na apresentação destes jovens durante a procura por emprego. Portanto, indaga-se sobre a forma em que é construída a sensação de reconhecimento ante o regulamento que se produz pela visão dos outros. Desse modo, a inclusão está dada para alcançar uma apresentação estética e emocionalmente validada pela ordem da interação.
Descritores: Educação
Emprego
Atividades Humanas
Motivação
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Adulto Jovem
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: biblio-836119
Autor: Amar‒Rodríguez, VíctoR.
Título: Leer la vida: una investigación desde la perspectiva narrativa / Reading life: research from the narrative perspective / Ler a vida: uma pesquisa a partir da perspectiva narrativa
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;14(2):975-986, July-Dec. 2016.
Idioma: es.
Resumo: La idea de leer la vida, leer el mundo, no es nueva. Pertenece al pedagogo brasileño Paulo Freire y ha sido el pretexto para iniciarnos en un recorrido investigativo introduciendo la perspectiva narrativa. Leer la vida, para comprenderla y darla a comprender. Dos consignas que queremos compartir con el lector‒escritor sin perder del horizonte la presencia y labor de la didáctica de la lengua y la literatura en este recorrido que incluye también las pantallas. Un texto humanizado, repleto de referencias a la pintura, la literatura (narrativa y poesía), al cine, a la filosofía, etc., pues qué es la vida, la lectura o la escritura sin esta conexión de entornos vitales.

The notion of reading the life, reading the world, it is not new. It is owned by Brazilian educator Paulo Freire and it is the base of an exploration of the narrative perspective. Reading life to understand it and make it to be understood. Two ideas that we want to share with the reader‒writer without forgetting the presence the didactics of language and literature in this journey that also include what we see on screens. This is a humanized text, filled with references to painting, literature (narrative and poetry), films, philosophy, as the authors ask what is life without connection to these vital settings?

A ideia de ler a vida, ler o mundo, não é nova. Pertence ao pedagogo brasileiro Paulo Freire e tem sido um pretexto para começarmos um percurso investigativo, introduzindo a perspectiva narrativa. Ler a vida, para compreendê‒la e para que seja compreendida. Gostaríamos de compartilhar dois aspectos com o leitor‒escritor, sem perder do horizonte a presença e o trabalho da didática da língua e da literatura neste caminhar, que se inclui também nos ecrãs. Um texto humanizado, cheio de referências à pintura, à literatura (narrativa e poesia), ao cinema, à filosofia, etc., pois o que é a vida, a leitura ou a escritura sem essa conexão de entornos vitais?
Descritores: Compreensão
Acontecimentos que Mudam a Vida
Narração
-Atividades Humanas/psicologia
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: lil-775106
Autor: Mazzetto, Andre Mancebo; Feigl, Brigitte Josefine; Cerri, Carlos Eduardo Pellegrino; Cerri, Carlos Clemente.
Título: Comparing how land use change impacts soil microbial catabolic respiration in Southwestern Amazon
Fonte: Braz. j. microbiol;47(1):63-72, Jan.-Mar. 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Land use changes strongly impact soil functions, particularly microbial biomass diversity and activity. We hypothesized that the catabolic respiration response of the microbial biomass would differ depending on land use and that these differences would be consistent at the landscape scale. In the present study, we analyzed the catabolic response profile of the soil microbial biomass through substrate-induced respiration in different land uses over a wide geographical range in Mato Grosso and Rondônia state (Southwest Amazon region). We analyzed the differences among native areas, pastures and crop areas and within each land use and examined only native areas (Forest, Dense Cerrado and Cerrado), pastures (Nominal, Degraded and Improved) and crop areas (Perennial, No-Tillage, Conventional Tillage). The metabolic profile of the microbial biomass was accessed using substrate-induced respiration. Pasture soils showed significant responses to amino acids and carboxylic acids, whereas native areas showed higher responses to malonic acid, malic acid and succinic acid. Within each land use category, the catabolic responses showed similar patterns in both large general comparisons (native area, pasture and crop areas) and more specific comparisons (biomes, pastures and crop types). The results showed that the catabolic responses of the microbial biomass are highly correlated with land use, independent of soil type or climate. The substrate induced respiration approach is useful to discriminate microbial communities, even on a large scale.
Descritores: Atividades Humanas
Metabolismo
Microbiologia do Solo
-Brasil
Oxirredução
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-748462
Autor: Gallian, Dante Marcello Claramonte.
Título: Literatura e formação humanística em medicina: o experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP / Literature and humanistic education in medicine: the experiment of the Laboratory of Humanities of EPM/UNIFESP
Fonte: Rev. med. (Säo Paulo);91(3):174-177, jul.-set. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo descreve, a partir da experiência com uma atividade educacional desenvolvida com alunosde graduação e pós-graduação da EPM-UNIFESP, o Laboratório de Humanidades, a forma como a leiturae discussão de clássicos da literatura universal pode contribuir para o processo de formação humanística ehumanização de futuros médicos e profissionais da saúde em geral. Fundamentado na perspectiva teórica das humanidades e na observação empírica do fenômeno educacional, este estudo aponta a experiência estética ereflexiva a partir da literatura como forma privilegiada de promover a humanização no contexto educacional...

Based on the experience of an educational activity for undergraduate and post graduate students from EPM-UNIFESP, the Laboratory of Humanities, this article aim to describe the way as reading and discussion of literature classics can give humanistic contributions for the medical education. Grounded in the humanities theoretical background and in the empirical observation of educational phenomena, this study shows that aesthetical and reflective experience could be a privileged form to promote “humanization” in the medical education context...
Descritores: Atividades Humanas/ética
Ciências Humanas/educação
Ciências Humanas/ética
Educação Médica
Humanização da Assistência
Medicina na Literatura
-Literatura
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Id: lil-746862
Autor: Motta, Marcia Regina; Camargo, Maria José Gugelmin de; Pinheiro, Nadja Nara Barbosa.
Título: O processo criativo de pacientes internados para tratamento quimioterápico: uma contribuição a partir do pensamento de D. W. Winnicott / The creative process for chemotherapy in-patients: a contribution from the thought of D. W. Winnicott
Fonte: Rev. ter. ocup;24(2):141-148, maio-ago. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: A experiência da Terapia Ocupacional no uso de atividades como instrumento terapêutico possibilita a promoção de um espaço de criatividade. Neste sentido o estudo buscou identificar o modo pelo qual o paciente vivencia o processo criativo, ao desenvolver atividades durante o período deinternamento e tratamento quimioterápico. Constituindo-se em um estudo de abordagem clínico qualitativa, que utilizou o referencial teórico da teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. Para sua realização, foram realizados 5 encontrosindividuais com 9 pacientes internados para tratamento quimioterápico. O primeiro encontro foi destinado a entrevista inicial e nos demais encontros a proposta consistiu em realizar uma atividade. Ao final de cada encontro o paciente respondia a uma entrevista semi estruturada, que foi audiogravada e o material coletado transcrito. As informações obtidas foram submetidas à análise de conteúdo. A partir desse processo emergiram seiscategorias temáticas: a vivência do tempo, o brincar no processo criativo, a subjetividade na ação, a criatividade como metáfora, o emergir da criatividade e crença religiosa. Verificou-se que o processo de realização de atividade apresentou-se como um ato criativo que expressava o modo particular pelo qual cada pacienteatribuía sentido e significado as suas experiências no mundo.

The experience of Occupational Therapy using activities as therapeutic tools promotes a space for creativity. Within this context, we sought to identify the way in which the patient experiences the creative process, while developingactivities during his time of hospitalization and chemotherapy. It is a clinical study of qualitative approach and its theoretical framework was guided by the theory of maturation by D. W. Winnicott. To achieve our objective, 5 private meetings wereheld with 9 patients admitted for chemotherapy; the fi rst meetingintended to an initial interview and the following meetings intended to performing an activity. At the end of each meeting the patient responded to a semi-structured interview, which was recorded and later on transcribed. The information collected was later subjectto content analysis. From this process six thematic categories emerged: the experience of time, the play in the creative process, subjectivity in action, creativity as a metaphor, the emergence of creativity and religious belief. It was found that the process of performing an activity showed itself as a creative act that expressed the particular way through which each patient gave meaning and significance to their experiences in the world.
Descritores: Atividades Humanas/psicologia
Criatividade
Hospitalização
Neoplasias Hematológicas/tratamento farmacológico
Terapia Ocupacional
Pinturas
Pacientes Internados/psicologia
-Terapia pela Arte
Atividades Cotidianas/psicologia
Inquéritos e Questionários
Terapêutica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação



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