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Id: biblio-1125734
Autor: Roberto, Fátima Maria da Costa; Macedo, Ana Paula Pereira; Morais, Normanda Araujo de.
Título: A vivência do lazer em família / The experience of family leisure / La vivencia del recreación en la familia
Fonte: Rev. SPAGESP;21(2):97-110, jul.-dez. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A literatura menciona a importância do lazer na vida em família, ressaltando as interações significativas que promove e suas contribuições ao bem-estar da família. Buscou-se compreender a vivência do lazer a partir da perspectiva do grupo familiar, descrevendo as possíveis influências da experiência do lazer na dinâmica das mesmas. Participaram três famílias, que responderam a um questionário sociodemográfico e a uma entrevista do grupo familiar, além de terem produzido registros fotográficos de momentos de lazer. Para análise das entrevistas, incluindo os relatos acerca das fotografias, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Verificou-se que as famílias descreveram atividades e concepções de lazer diversas e que todas mencionaram os efeitos positivos que a vivência coletiva do lazer gera às suas dinâmicas, favorecendo a convivência, o diálogo e a alegria. No entanto, as limitações de tempo, dinheiro, de acesso a opções de lazer e de conciliação das demandas de gerações diferentes foram descritos como empecilhos para a vivência familiar do lazer. Conclui-se refletindo acerca das implicações dos achados para políticas públicas de lazer e para uma educação para o lazer.

The literature mentions the importance of leisure in family life, highlighting the significant interactions it promotes and its contributions to family well-being. It sought to understand the experience of leisure from the perspective of the family group, describing the possible influences of the experience of leisure on their dynamics. Three families participated, who answered a sociodemographic questionnaire and an interview of the family group, besides having produced photographic records of leisure moments. For the analysis of the interviews, including the reports about the photographs, the Content Analysis was used. It was verified that the families described various leisure activities and conceptions and that all mentioned the positive effects that the collective experience of leisure generates to their dynamics, favoring the coexistence, the dialogue, and the joy. However, the limitations of time, money, access to leisure options, and the conciliation of the demands of different generations were described as impediments to the family experience of leisure. We conclude by reflecting on the implications of the findings for leisure public policies and leisure education.

En la literatura se menciona la importancia de la recreación en la vida familiar, destacando las importantes interacciones que promueve y sus contribuciones al bienestar de la familia. Trató de comprender la experiencia de recreación desde la perspectiva del grupo familiar, describiendo las posibles influencias de la experiencia de recreación en su dinámica. Participaron tres familias que respondieron a un cuestionario sociodemográfico y a una entrevista del grupo familiar, además de haber producido registros fotográficos de los momentos de recreación. Para el análisis de las entrevistas, incluyendo los informes sobre las fotografías, se utilizó el Análisis de Contenido. Se comprobó que las familias describían diversas actividades y concepciones de recreación y que todas mencionaban los efectos positivos que la experiencia colectiva de recreación genera a sus dinámicas, favoreciendo la convivencia, el diálogo y la alegría. Sin embargo, las limitaciones de tiempo, dinero, acceso a opciones de recreación y la conciliación de las demandas en las diferentes generaciones se describieron como impedimentos para la experiencia familiar de recreación. Concluimos reflexionando sobre las implicaciones de los hallazgos para las políticas públicas de recreación y para la educación del recreación.
Descritores: Qualidade de Vida
Recreação
Família
Características da Família
Relações Familiares
Fertilização
Atividades de Lazer
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-724764
Autor: Arias Gallegos, Walter L; Masías Salinas, María Alejandra.
Título: Ocio cibernético en trabajadores de Instituciones públicas y privadas de Arequipa / Cybernetic leisure among workers from public and private institutions
Fonte: Cienc. Trab;16(50):88-92, ago. 2014. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El ocio ha sido una variable poco estudiada en el ámbito laboral y muchas veces mal entendida. En esta investigación se hace una breve descripción de las características de ocio cibernético laboral en trabajadores de empresas públicas y privadas de la ciudad de Arequipa. La muestra está conformada por 152 empleados de empresas privadas y 70 que laboran en instituciones estatales. Como instrumento se usó una ficha de recolección de datos. Los resultados indican que el ocio cibernético es mayor entre los trabajadores de empresas públicas, basándonos en el tiempo invertido con un nivel de significancia de p < 0,00; y que las páginas más frecuentadas durante estos periodos de ocio son las redes sociales como facebook, que ocupa el primer lugar de preferencia en ambos tipo de empresas.

Leisure has been a variable poorly studied in working contexts, and, manytimes, misunderstood. In this research, a brief description about some features of cybernetic leisure among workers who came from public and private organizations located in Arequipa City was performed. The sample is composed by 152 employees from private companies and 70 workers from public institutions. As instrument, it was used a file card to collect the data. The results indicate that cybernetic leisure is bigger among workers from public institutions, based on spending time with a level of significance of p < 0,00; and also social networks are the most visited websites, like facebook, which is in first place of preference in both kind of organizations.
Descritores: Internet
Tecnologia da Informação
Atividades de Lazer
Categorias de Trabalhadores
-Peru
Recreação
Relaxamento
Tempo
Redes de Comunicação de Computadores
Inquéritos e Questionários
Setor Público
Setor Privado
Jogos de Vídeo
Cibernética
Rede Social
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1099199
Autor: Olivares G, Diego; Lagos R, Gabriel.
Título: Utilidad diagnóstica de la audiometría de alta frecuencia en sujetos expuestos a ruido recreacional / Diagnostic utility of high frequency audiometry in subjects exposed to recreational noise
Fonte: Rev. otorrinolaringol. cir. cabeza cuello;80(1):28-38, mar. 2020. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: INTRODUCCIÓN: Recientes investigaciones mencionan que, debido a los altos niveles de ruidos, el 75% de los habitantes en las ciudades industrializadas padecen algún tipo de deficiencia auditiva. La audiometría de alta frecuencia es un examen complementario importante para detectar tempranamente la pérdida de audición. OBJETIVO: Determinar la utilidad diagnóstica de la audiometría de alta frecuencia en la detección temprana de la hipoacusia en sujetos expuestos a ruido recreacional. MATERIAL Y MÉTODO: Estudio analítico de corte transversal. Se evaluaron 87 estudiantes de fonoaudiología. Se aplicó una audiometría convencional y de alta frecuencia mediante audiómetro clínico. RESULTADOS: La audiometría de alta frecuencia presenta una sensibilidad del 100%, especificidad del 64,60%. El valor predictivo (+) es de 14,70%, mientras que el valor predictivo (-) es del 100%. La razón de verosimilitud (+) es de 2,28, y para la razón de verosimilitud (-) es de 0,0. CONCLUSIÓN: La audiometría de alta frecuencia puede ser utilizada para monitorizar la audición de los sujetos, comprobando que efectivamente los umbrales auditivos de alta frecuencia se encuentren dentro de rangos normales. Lo anterior, dado por sus valores de sensibilidad, valor predictivo negativo, razón de verosimilitud negativa y por el aumento entre la probabilidad preprueba y posprueba.

INTRODUCTION: Recent research mentions that, due to the high noise levels, 75% of the habitants in industrialized cities suffer from some type of hearing impairment. High frequency audiometry is an important complementary test to detect early hearing loss. AIM: To determine the diagnostic utility of high frequency audiometry in the early detection of hearing loss in subjects exposed to recreational noise. MATERIAL AND METHODS: Study analytical type and cross section. 87 speech therapy students were evaluated. A conventional and high frequency audiometry was applied, using a clinical audiometer. RESULTS: High frequency audiometry has a sensitivity of 100%, specificity of 64,60%. The predictive value (+) is 14,70%, while the predictive value (-) is 100%. The likelihood ratio (+) is 2,28, and for the likelihood ratio (-) it is 0,0. CONCLUSION: High frequency audiometry can be used to monitor the hearing of the subjects, checking that effectively the high frequency hearing thresholds are within normal ranges. The above, given by their values of sensitivity, negative predictive value, negative likelihood ratio and the increase between the pre-test probability and the posttest probability.
Descritores: Recreação
Audiometria/métodos
Perda Auditiva Provocada por Ruído/diagnóstico
-Valores de Referência
Limiar Auditivo
Estudantes
Estudos Transversais
Valor Preditivo dos Testes
Sensibilidade e Especificidade
Diagnóstico Precoce
Perda Auditiva Provocada por Ruído/etiologia
Perda Auditiva Provocada por Ruído/fisiopatologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-82265
Autor: Martinez Acosta, Carmen Leonor.
Título: Legislacion sobre la tercera edad / Legislation about the third age
Fonte: Invest. educ. enferm;3(2):31-48, sept. 1985.
Idioma: es.
Descritores: Previdência Social/tendências
Envelhecimento
Serviços de Saúde para Idosos/legislação & jurisprudência
-Pensões/legislação & jurisprudência
Idoso
Colômbia
Educação/métodos
Legislação
Recreação/métodos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO47.1 - Centro de Documentación


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Id: lil-457948
Autor: Gallo Sáenz, Diana Patricia; Vélez Rúa, Duber Mary; Correa Arroyave, María Patricia; Ortiz, Mónica María.
Título: Utilización del tiempo libre en pacientes hospitalizados / Use of free time in inpatients
Fonte: Invest. educ. enferm;11(1):35-46, mar. 1993.
Idioma: es.
Resumo: El individuo hospitalizado se ve limitado en su acción por el problema de salud que lo afecta, el medio que lo rodea y el personal de salud que lo atiende. En este contexto la actividad física, recreativa y de relajación se convierte en una herramienta terapéutica que permite obtener bienestar físico; proporcionar la oportunidad de aprender, crear, divertirse; y establecer relaciones interpersonales. Todo lo anterior representa un reto para el profesional de enfermería, quien debe interesarse y motivar al personal a cargo para que realice actividades que mantengan el bienestar biopsicosocial del paciente hospitalizado. En este artículo se muestran los resultados de las actividades realizadas con el fin de utilizar el tiempo libre de pacientes en el Hospital Universitario San Vicente de Paúl y en el Hospital General de Medellín Luz castro de Gutiérrez durante el mes de Septiembre de 1991.
Descritores: Saúde Mental
Hospitalização
Recreação
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Marcon, Sônia Silva
Waidman, Maria Angélica Pagliarini
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Id: lil-693630
Autor: Radovanovic, Cremilde Aparecida Trindade; Estevam, Michelle Caroline; Luz, Geisa dos Santos; Marcon, Sonia Silva; Waidman, Maria Angélica Pagliarini.
Título: Atividades educacionais e recreativas com crianças: estratégias utilizadas para melhorar a saúde das famílias / Educational and recreational activities with children: strategies to improve family health / Actividades educacionales y recreativas con niños: estrategias utilizadas para mejorar la salud de las familias
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;11(2):384-389, abr.-jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem por objetivo relatar a experiência, desenvolvida no projeto de extensão "Promovendo a Vida na Vila Esperança", de trabalhar com grupos de crianças utilizando como estratégia de abordagem o lazer e a recreação com vistas à educação para a saúde e à consequente melhoria da saúde da família. A metodologia utilizada consistiu de atividades psicopedagógicas que contemplavam a exploração de estórias da literatura infantil e a organização e discussão de conteúdos por núcleos temáticos, a partir de atividades lúdicas, atividades artísticas e dinâmicas de grupo, com o objetivo de desenvolver o autoconhecimento, a inter-relação e a expressão corporal entre os participantes. Na intervenção junto aos grupos com as crianças foi possível constatar que, diante da vivência particularizada, elas fantasiam a realidade e expressam seus sentimentos e atitudes, e que a motivação constitui fator essencial para a mudança de hábitos de saúde.

This article aims to report the experiences developed in the extension project "Promoting Life in Vila Esperança" working with groups of children using as strategy the approach of leisure and recreation, with a view to health education and the consequent improvement of family health. The methodology used was psycho-pedagogical activities, including: exploring stories from child literature; organizing and discussing contents by thematic issues, based on play activities; artistic activities and group dynamics, with the objective of developing self-knowledge, inter-relation and body expression among participants. During the intervention with the groups, it was possible to observe that, faced with the above-mentioned experiences, the children fantasize reality and express their feelings and actions, and that motivation represents an essential factor for any change in health habits.

Este artículo tiene por objetivo relatar la experiencia desarrollada en el proyecto de extensión "Promoviendo la Vida en Vila Esperança", que trabaja con grupos de niños utilizando como estrategia de abordaje el ocio y la recreación pretendiendo la educación para la salud y la consecuente mejoría de la salud de la familia. La metodología utilizada se constituyó de actividades psicopedagógicas que contemplaban la exploración de historias de literatura infantil y la organización y discusión de contenidos por núcleos temáticos, a partir de actividades lúdicas; actividades artísticas y dinámicas de grupo, con el objetivo de desarrollar el autoconocimiento, la interrelación y la expresión corporal entre los participantes. En la intervención junto a los grupos con los niños fue posible constatar que, delante de la vivencia particularizada, ellos fantasean la realidad, expresan sus sentimientos y actitudes y que la motivación constituye factor esencial para el cambio de hábitos de salud.
Descritores: Recreação
Criança
Saúde da Família
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1104441
Autor: Capellato-Melo, Caroline; Santos-Rodrigues, Gilson; Tanasovici-Cardani, Leonora; Lua-Barreto, Mônica; Coelho-Bortoleto, Marco Antonio.
Título: Invirtiendo la lógica: niños enseñando circo para adultos ­ todos aprendiendo / Reversing logic: children teaching circus for adults- everyone learning / Invertendo a lógica: crianças ensinando circo para adultos ­ todos aprendendo
Fonte: Educ. fis. deporte;38(2):https://revistas.udea.edu.co/index.php/educacionfisicaydeporte/article/view/339035, Julio 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo analisa uma experiência pedagógica desenvolvida em um projeto de extensão universitária intitulado "Atividades circenses para crianças" e que oferece, semestralmente, uma aula aberta na qual as crianças se tornam "professoras" de seus familiares. Através dos planos de aula e dos depoimentos dos adultos participantes, temos notado que a aula aberta é um espaço de socialização que permite aos adultos experienciar e reconhecer os desafios enfrentados pelas crianças, além de ser um momento para resgatar suas infâncias. Para as crianças, ela reforça o engajamento nas atividades que podem ajudar no processo de ensino. Com isso, entendemos que a atividade se mostra fulcral para o aprendizado das crianças e para que os responsáveis se aproximem ao processo que elas têm vivido no que tange à prática do circo.

This study analyzes a pedagogical experience developed in a university extension project called "Actividades circenses para niños", offering every semester an open class in which children become "teachers" of their families. Through the lesson plans and the testimonies of the participating adults, we have noted that this open class is a space of socialization allowing adults to experience and to recognize the challenges faced by children, beyond being a moment of rescue of his childhood. For children, this class reinforces the engagement in the activities that can help in the teaching process. For this reason, we understand that this activity is essential for children's learning and so that responsible adults can approach the process experienced with children in relation to the practice of the circus.

En este estudio se analiza una experiencia pedagógica desarrollada en un proyecto de extensión universitaria denominado "Actividades circenses para niños" y que ofrece, cada semestre, una clase abierta en la que los niños se convierten en "profesores" de sus familias. A través de los planes de clase, y de los testimonios de los adultos participantes, hemos notado que esta clase abierta es un espacio de socialización que permite a los adultos experimentar y reconocer los retos a los que se enfrentan los niños, más allá de ser un momento para rescatar su niñez. Para los niños, ella intensifica el compromiso en las actividades que pueden ayudar en el proceso de enseñanza. Por ello, comprendemos que la actividad se demuestra esencial para el aprendizaje de los niños y para que los responsables se acerquen al proceso que han vivido ellos con relación a la práctica del circo.
Descritores: Recreação
Ensino
Família
-Universidades
Relações Comunidade-Instituição
Responsável: CO197.1 - Biblioteca de Educación Física


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Id: biblio-1104428
Autor: Castaño-Ospina, Elí Adonay.
Título: Caracterización de las revistas científico-académicas de educación física y áreas afines en Colombia, año 2018-1 / Characterization of the scientific-academic journals of physical education and related areas in Colombia, year 2018-1 / Caracterização das revistas científico acadêmicas da educação física e areas afins da Colômbia no ano 2018-1
Fonte: Educ. fis. deporte;38(2):https://revistas.udea.edu.co/index.php/educacionfisicaydeporte/article/view/341639, Julio 2019.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: caracterizar las revistas científico­académicas de educación física y áreas afines en Colombia, para identificar en qué estado se encuentra su nivel de desarrollo y los diferentes aspectos editoriales. Método: investigación de tipo descriptivo, en la que se aplicó una matriz de evaluación a seis revistas del campo, en el semestre 1 de 2018. Resultados: se describe el estado de las revistas seleccionadas en dimensiones como: calidad formal, informativa, editorial y calidad científica; difusión y visibilidad. Conclusión: se sugiere emprender acciones de mejora con base en los hallazgos planteados en la presente evaluación.

Objective: To characterize the scientific-academic journals in physical education and related areas in Colombia, to identify the state of their level of development and the different editorial aspects. Method: Descriptive research, in which an evaluation matrix was applied to six physical education journals and related areas of the field, in semester 1 of 2018. Results: The status of the selected journals is described in dimensions such as formal, informative, editorial, and scientific quality; diffusion and visibility. Conclusion: It is suggested to undertake improvement actions based on the findings of this evaluation.

Objetivo: caracterizar as revistas científico - acadêmicas em educação física e áreas afins em Colômbia com o intuito de identificar seu nível de desenvolvimento e seus diferentes aspetos editoriais. Método: pesquisa de tipo descritiva, uma matriz de avaliação foi aplicada a seis revistas de educação física e áreas afins no primeiro semestre de 2018. Resultados: descreve-se o estado das revistas eleitas em suas múltiplas dimensões, tais como: qualidade formal, qualidade informativa, qualidade editorial, qualidade científica, divulgação e visibilidade. Conclusão: Recomenda-se realizar ações para melhorar as revistas baseados nos resultados propostos a partir dessa avaliação.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto
Educação Física e Treinamento
Recreação
Esportes
Colômbia
Responsável: CO197.1 - Biblioteca de Educación Física


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Id: biblio-1024376
Autor: Llorente-Hernandez, Edgar Luis; López-Grandett, Junior Yere.
Título: El deporte escolar en las instituciones educativas de la ciudad de Montería-Colombia / School sport in the educational institutions of the city of Montería-Colombia / Esporte escolar nas instituições educativas da cidade de Montería-Colombia
Fonte: Educ. fis. deporte;37(2):http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/educacionfisicaydeporte/article/view/336776, Julio 2018.
Idioma: es.
Resumo: Problema: el deporte escolar es un tema poco estudiado en la ciudad de Montería-Colombia, por lo que se desconoce cómo se desarrolla y si este se corresponde con las normas que lo regulan a nivel nacional y con la teoría. Objetivo: examinar las características del deporte escolar en 15 instituciones educativas del sector público en el área urbana. Método: estudio de tipo cualitativo, con orientación descriptiva y evaluativa, en el que se recopiló y trianguló la información obtenida de las diferentes fuentes. Se realizó revisión documental de los colegios, entrevistas a docentes y valoración de la infraestructura, materiales y equipamientos deportivos. Resultados: el deporte escolar que se realiza en las instituciones estudiadas, se desarrolla durante las clases de educación física. Conclusión: los espacios, infraestructura, equipamientos y materiales con que cuentan las instituciones, son insuficientes con relación a la población estudiantil, para una adecuada promoción y práctica deportiva, por lo que el deporte escolar no se ajusta a la normatividad y a la teoría.

Problem: School sports is a little studied subject in Monteria (Colombia), so it is unknown how it develops and its correspondence with national guidelines and theory. Objective: To examine the characteristics of school sports in 15 public educational institutions in the urban area. Method: qualitative study with descriptive and evaluative characteristics, in which the information obtained from different sources was collected and triangulated. A documentary review of the schools, interviews with teachers, evaluation of the infrastructure, instruments, and sports equipment was conducted. Results: the institutions studied performed school sports during physical education classes. Conclusion: spaces, infrastructure, equipment and materials are insufficient for the academic population to perform an adequate promotion and sports practice. Therefore, school sports do not comply with the normativity and theory.

Problema: o desporto escoar é um tema pouco estudado na cidade de Montería-Colômbia, pelo que se desconhece como se desenvolve e se este se corresponde com as normas que o regulam a nível nacional e com a teoria. Objetivo: examinar as características de o desporto escoar em 15 instituições educativas do setor público na área urbana. Método: estudo de tipo qualitativo, com orientação descritiva e avaliativa, no que se recopilou e triângulo a informação obtida das diferentes fontes. Realizou-se revisão documentária dos colégios, entrevistas a docentes e valoração da infraestrutura, materiais e equipamentos esportivos. Resultados: o desporto escoar que se realiza nas instituições estudadas, se desenvolve durante as classes de educação física. Conclusão: os espaços, infraestrutura, equipamentos e materiais com que contam as instituições, são insuficientes com relação à população estudantil, para uma adequada promoção e prática esportiva, pelo que o desporto escoar não se ajusta ao regulamento e à teoria.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Instituições Acadêmicas
Esportes
-Recreação
Responsável: CO197.1 - Biblioteca de Educación Física


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Id: biblio-982169
Autor: Cardona-Mejía , Liliana María; Amaya-Cadavid, Marlon Andrés; Álvarez-Hernández, Josué; Múnera-Durán, Ángela María; González-Palacio, Enoc Valentín; Chica-Velásquez, Luis Felipe.
Título: Satisfacción de usuarios en servicios recreativos y deportivos en el contexto universitario / Satisfaction of users in recreational and sports services in the university context / Satisfação de usuarios em servicios recreativos e deportivos en el contexto universitário
Fonte: Educ. fis. deporte;37(1):http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/educacionfisicaydeporte/article/view/332005, Enero 2018.
Idioma: es.
Resumo: Se aborda la prestación del servicio desde un enfoque basado en la calidad, con la finalidad de conocer el grado de satisfacción de usuarios en programas recreativos, deportivos y de formación continua en un centro de extensión universitario. En perspectiva cuantitativa, empleó un estudio no experimental descriptivo, de corte transversal, que diseñó, validó y aplicó un cuestionario identificando la dimensión profesor como la de mayor valoración, y la de costo del servicio, sin ser negativa, como la más baja. En prospectiva, genera rutas para la calidad del servicio como tendencia y preocupación actual en organizaciones e instituciones de educación superior. Permite continuar indagaciones desde la mejora continua, el cambio y la planificación estratégica desde dimensiones como: curso, profesor, instalaciones, inscripciones y matrículas, comunicación y costo. Brinda a directivos la posibilidad de reconocer sus habilidades en la toma de decisiones basada en evidencias científicas.

The provision of the service is approached from a quality-based approach, in order to know the degree of satisfaction of users in recreational, sports and continuing education programs in a university extension center. In quantitative perspective, it used a non-experimental, descriptive, cross-sectional study that designed, validated and applied a questionnaire identifying the teacher dimension as the highest value and the cost of service, without being negative, the lowest. In prospective, it generates routes for quality of service as a trend and current concern in higher education organizations and institutions. It allows to continue inquiries from continuous improvement, change and strategic planning from dimensions such as: course, teacher, facilities, registration, communication and cost. Provides managers with the possibility of recognizing their decision-making skills based on scientific evidence.

A prestação do serviço é abordada a partir de uma abordagem de qualidade, a fim de conhecer o grau de satisfação dos usuários em programas recreativos, esportivos e de educação continuada em um centro de extensão universitária. No ponto de vista quantitativo, é usado um descritivo, em corte transversal, que concebida, validado e aplicado um questionário identificando a dimensão professor quanto maior valorização e custo do serviço, sem ser negativo, o menor não experimental. Em perspectiva, gera rotas de qualidade de serviço como tendência e atual preocupação em organizações e instituições de ensino superior. Permite continuar as investigações de melhoria contínua, mudança e planejamento estratégico a partir de dimensões como: curso, professor, instalações, inscrição, comunicação e custo. Fornece aos gerentes a possibilidade de reconhecer suas habilidades de tomada de decisão com base em evidências científicas.
Descritores: Inovação Organizacional
Universidades
Gestão da Qualidade
-Recreação
Esportes
Comportamento do Consumidor
Responsável: CO197.1 - Biblioteca de Educación Física



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