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Id: biblio-1053246
Autor: Mesquita, Olênia Aidê L; Medeiros, Rosie Marie N.
Título: Significações culturais e simbólicas da dança do Maculelê do Balé Folclórico da Bahia / Cultural and symbolic meanings of the Maculelê Dance of the Folkloric Ballet of Bahia / Cultural and symbolic meanings of the Maculelê Dance of the Folkloric Ballet of Bahia
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;27(4):207-218, jul.-set. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este ensaio tem como objetivo descrever e refletir sobre o universo simbólico e cultural da coreografia Maculelê apresentada pelo Balé Folclórico da Bahia (BFBA), no espetáculo Herança Sagrada. Partimos da descrição das cenas dessa coreografia, incluindo os gestos, os figurinos, a formação dos bailarinos e as letras das músicas, que em conjunto construíram uma rede de significados que permitiu identificar os símbolos culturais inscritos nessa versão da referida manifestação da cultura popular, que serviu de inspiração para o espetáculo artístico do grupo baiano. As impressões culturais e simbólicas permitidas na cena do Maculelê do BFBA variaram desde a formação dos bailarinos no palco até os cânticos entoados por eles e foram discutidas utilizando os principais autores que dialogam com os temas, conforme eles foram surgindo. Esses diálogos entre obra artística e autores, mediados no presente ensaio, permitiram ampliar a reflexão simbólica e cultural presente nas danças afro-brasileiras, entendendo-as como campo fértil que permite se apropriar do conhecimento sensível e aberto que a dança proporciona, promovendo uma educação livre de determinismos e reducionismos. Desse modo, a visão de corpo é também ampliada, ajudando a compreendê-lo livre de simplificações pré-determinadas que o assemelha a uma simples máquina, mas que considera seus simbolismos e sua capacidade sensível e expressiva, tornando-o sujeito, obra de arte em constante troca e construção...(AU)

This essay aims to describe and reflect on the symbolic and cultural universe of the Maculelê choreography presented by the Folkloric Ballet of Bahia (BFBA), in the show Sacred Heritage. We started with the description of the scenes of this choreography, including the gestures, the costumes, the training of the dancers and the lyrics of the songs, which together built a network of meanings that allowed the identification of the cultural symbols inscribed in this version of the popular manifestation of culture. served as inspiration for the artistic performance of the Bahian group. The cultural and symbolic impressions allowed in the BFBA Maculelê scene varied from the formation of the dancers on stage to the chants they sang and were discussed using the main authors who dialogued with the themes as they emerged. These dialogues between artistic work and authors, mediated in the present essay, have allowed to broaden the symbolic and cultural reflection present in the Afro-Brazilian dances, understanding them as a fertile field that allows to appropriate the sensitive and open knowledge that the dance provides, promoting an education free from determinism and reductionism. In this way, the body view is also enlarged, helping to understand it free of predetermined simplifications that resemble it to a simple machine, but which considers its symbolism and its sensitive and expressive capacity, making it subject, a work of art in constant exchange and construction...(AU)
Descritores: Cultura
Dança
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Símbolo Étnico
-Folclore
Cultura Popular
Limites: Seres Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Revisão
57788
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1023836
Autor: Moresco, Diego Nunes Moresco; Stigger, Marco Paulo.
Título: Lazer, arte e competição: uma análise etnográfica sobre um modo de viver as danças tradicionais gaúchas / Leisure, art and competition: an ethnographic analysis of a way of living the gaucho traditional dances
Fonte: Licere (Online);22(3):189-206, set.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho é fruto de uma etnografia produzida no universo do tradicionalismo gaúcho, em um grupo de danças tradicionais. No estudo, esta prática é encontrada a partir de competições artísticas, sendo que participar destes grupos parece produzir uma série de sentidos e significados que extrapolam as definições de um lazer fruído e desinteressado. Ao longo do estudo verificou-se um caráter sério e produtivista na maneira como os integrantes do grupo de danças vivenciavam sua atividade. Esta seriedade parece romper com uma prática puramente artística, produzindo um fazer artístico específico, pautando-se pelo desempenho competitivo, a possibilidade de superação de limites e do desenvolvimento de uma espécie de carreira no lazer.

This work is the result of an ethnography produced in the universe of traditional Gaucho, in a group of traditional dances. In the study, this practice is found from artistic competitions, and participating in these groups seems to produce a series of meanings and meanings that go beyond the definitions of a leisurely and disinterested leisure. Throughout the research there was a serious and productivity character in the way the members of the group of dances lived their activity. This seriousness seems to break with a purely artistic practice, producing a specific artistic work, based on competitive performance, the possibility of overcoming limits and the development of a kind of career in leisure.
Descritores: Comportamento Ritualístico
Dança
Antropologia Cultural
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1023010
Autor: Tamborlim, Ana Claudia; Sborquia, Silvia Pavesi.
Título: A dança flamenca em Londrina ­ Paraná / The flamenco dance in Londrina ­ Paraná
Fonte: Licere (Online);22(3):65-96, set.2019. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo investigou as manifestações da dança flamenca em Londrina no Paraná. Especificamente elaborou uma revisão teórica da sua história; identificou a existência de grupos de dança flamenca, suas produções e ressignificações culturais. Teve como procedimento de coleta de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída pelos registros sobre a dança flamenca em Londrina no Jornal Folha de Londrina de 1980 a 2010. Com base na análise de conteúdo temática verificou-se a existência de três grupos. Foram entrevistados os coordenadores dos grupos presentes na cidade. Concluiu-se que a manifestação da dança flamenca se concretiza pela interpretação e ressignificação de suas tradições de origem por meio de temáticas históricas e sociais, proporcionando vivências e experiências lúdicas nos espaços de lazer da cidade.

This study investigated the manifestations of flamenco dance in Londrina, Paraná. Specifically elaborated a theoretical revision of the history; identified the existence of flamenco dance groups, their productions and cultural re-significances. Documentary analysis and semi-structured interviews were used as data collection procedures. The sample was constituted by the records on the flamenco dance in Londrina in the Folha de Londrina Journal from 1980 to 2010. Based on the thematic content analysis, three groups were found. The coordinators of the groups were interviewed that are present in the city. It was concluded that the manifestation of the flamenco dance is concretized by the interpretation and re-signification of its traditions of origin through historical and social themes, providing experiences and playful experiences in the leisure spaces of the city.
Descritores: Cultura
Dança
Fatores Sociológicos
Movimento
Limites: Seres Humanos
Adulto
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1049796
Autor: Santos, Emanuelle Justino dos; Lucena, Hugo Donato Nóbrega de; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de.
Título: O Araruna como um fenômeno de lazer: sentidos lúdicos nas expressões dos corpos brincantes / The Araruna as a leisure phenomenon: lucidy senses in the expressions of the players bodies
Fonte: Licere (Online);22(4):195-223, dez.2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Buscamos refletir como o Araruna se revela como um fenômeno de lazer, identificando os sentidos lúdicos existentes nas expressões culturais dos corpos brincantes. Identificamos que os sentidos lúdicos estão presentes nas danças e também nas outras práticas corporais, como a festa junina, o carnaval, o cinema, dentre outras atividades que o Grupo realizou ao longo de sua existência. As danças e demais práticas corporais da cultura de movimento do Araruna, quando contrastadas com a esfera do lazer, trazem vários fatores que a fazem relacionar-se a esse aspecto importante do viver e isso pode ser observado a partir das expressividades dos brincantes. Tais sentidos lúdicos do Araruna dialogam com as diferentes facetas do lazer, possibilitando novas ideias para o universo da dança.

We seek to reflect how the Araruna reveals itself as a leisure phenomenon, identifying the playful senses that exist in the cultural expressions of the players bodies. We identified that the playful senses are present in dances and also in other bodily practices, such as the June party, carnival, cinema, among other activities that the Group has carried out throughout its existence. The dances and other corporal practices of Araruna's movement culture, when contrasted with the sphere of leisure, bring several factors that make it relate to this important aspect of living and this can be observed from the expressiveness of the players. Such playful senses of Araruna dialogue with the different facets of leisure, enabling new ideas for the dance universe.
Descritores: Socialização
Características Culturais
Dança
Disseminação de Informação
Transculturação
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-977061
Autor: Anjos, Isabelle de Vasconcellos Corrêa dos; Ferraro, Alexandre Archanjo.
Título: A influência da dança educativa no desenvolvimento motor de crianças / The influence of educational dance on the motor development of children
Fonte: Rev. Paul. Pediatr. (Ed. Port., Online);36(3):337-344, jul.-set. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: A proposta deste estudo foi comparar o desenvolvimento motor de crianças que praticaram dança educativa com o desenvolvimento motor de crianças que não a praticaram e verificar a permanência dos resultados obtidos, após seis a oito meses do término da intervenção. Métodos: O estudo foi realizado com 85 crianças matriculadas no 1º ano do ensino fundamental de duas escolas da zona sul de São Paulo (SP), randomizadas por sorteio em dois grupos (intervenção e controle). Foram excluídas da análise as crianças com deficiência intelectual e/ou física e as prematuras. Os dois grupos tiveram seu desenvolvimento motor avaliado em três momentos: antes da intervenção, após a intervenção e depois de seis a oito meses do término da intervenção. O grupo intervenção participou de um programa de aulas de dança educativa por sete meses. Os grupos controle e intervenção foram comparados por teste qui-quadrado e teste t. Resultados: Os resultados indicaram que as crianças que participaram do programa de dança educativa obtiveram ganhos significativos em seu desenvolvimento motor geral e nas bases: equilíbrio, praxia fina e praxia global, em comparação às crianças que não participaram desse programa. Conclusões: A dança educativa auxiliou na evolução do desenvolvimento motor de crianças, e seus resultados mantiveram-se parcialmente meses após o término da intervenção.

ABSTRACT Objective: The purpose of this study was to compare the motor development of children who practiced educational dance with the motor development of children who did not practice it and to verify the results obtained after six to eight months after the end of the intervention. Methods: The study was carried out with 85 children enrolled in the first year of elementary school in two schools located in the south of São Paulo city (São Paulo, Brazil). Children were randomized by lot in two groups (intervention and control). Children with intellectual and/or physical disabilities and the premature ones were excluded from the analysis. The two groups had their motor development evaluated in three moments: before the intervention, after the intervention and six to eight months after the end of the intervention. The intervention group participated in an educational dance class program for seven months. Control and intervention groups were compared by chi-square and t-test. Results: Children who participated in the educational dance program, compared to children who did not, achieved significant gains in their general motor development and on the following bases: balance, fine motor and overall praxis. Conclusions: Educational dance helped the children's motor development, and the results were partially maintained months after the end of the intervention.
Descritores: Desempenho Psicomotor
Desenvolvimento Infantil
Atividade Motora
-Dança/educação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-998755
Autor: Santos, Silvana dos; Pimentel, Giuliano Gomes de Assis.
Título: Rudimentos teóricos direcionados à educação para/pelo lazer na perspectiva afro-brasileira / Theoretical rudiments aimed at education for leisure in african-brazilian perspective
Fonte: Licere (Online);22(1):I:445-f:472, mar.2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O lazer ainda é tratado com características eurocêntricas (contraposição ao trabalho). Frente a isso, enfatizamos a necessidade de uma educação para/pelo lazer pautada na matriz afro-brasileira. Para tanto, identificamos modos de fazer e conteúdos dessa matriz em produções realizadas no campo de atuação da educação física. Por meio da revisão sistemática, foram encontrados 42 resultados sendo selecionados 16 estudos, sendo 8 relativos a manifestações culturais afro-brasileiras. Identificamos que as culturas de diferentes matrizes se interagem de formas distintas, promovendo a articulação dos conflitos entre a cultura das mestiçagens que a enredam, das anacronias que a sustentam, por fim, a maneira em que trabalha a hegemonia e as resistências que mobilizam.

Leisure is still treated with eurocentric characteristics (contrast to work). Face of this, we emphasize the needing for an education for leisure based on the African-Brazilian array. To do so, we identify how to making and contents of this array in productions carried out in the field of Physical Education. Through the systematic revision, 42 results were found and we selected 16 studies, 8 were related to AfricanBrazilian cultural manifestations. We identify that the cultures of different arrays interact in distinct ways, promoting the articulation of the conflicts between the culture of the mestizos that tangle it, of the anachronisms that sustain it, and finally, the way in which the Hegemony works and the Resistances that mobilize it.
Descritores: Cultura
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Educação
Atividades de Lazer
-Recreação
Religião
Identificação Social
Dança
Música
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: 57788
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-997235
Autor: Santos Junior, Nei Jorge dos.
Título: Diversão à moda suburbana: repressão, tensão e violência (1900-1923) / Suburban stylish fun: repression, tensions and violence (1900-1923)
Fonte: Licere (Online);22(1):i:167-f:187, mar.2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender as representações e mecanismos de repressão criados pelos periódicos e pela polícia da cidade do Rio de Janeiro, que não somente desqualificavam, como também estereotipavam as práticas de lazer da região arrabaldina. Quanto ao recorte temporal, levamos em conta as crônicas e notícias produzidas nos periódicos O Imparcial, a Gazeta de Notícias, O Paiz e o Jornal do Brasil, entre os anos de 1900 a 1923, período em que os jornais e a polícia teceram diversas críticas às formas de diversão suburbana, buscando redefinir usos e costumes considerados inadequados aos padrões daquilo que se julgava como civilizado.

This work aims to understand the representations and mechanisms of repression created by the newspapers and the police of the city of Rio de Janeiro, which not only disqualified, but also stereotyped the leisure practices of the arrabaldina region. As for the temporal cut, we take into account the chronicles and news produced in the periodicals O Imparcial, Gazeta de Notícias, O Paiz and Jornal do Brasil, between the years 1900 to 1923, a period in which newspapers and the police made several criticisms to the forms of suburban fun, seeking to redefine customs and customs considered inappropriate to the standards of what would be considered civilized.
Descritores: Áreas de Pobreza
Dança
Imprensa
Atividades de Lazer
-Jornais como Assunto
Limites: Seres Humanos
História do Século XIX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: lil-783877
Autor: Costa, Michelle S. S; Ferreira, Arthur S; Orsini, Marco; Silva, Elirez B; Felicio, Lilian R.
Título: Characteristics and prevalence of musculoskeletal injury in professional and non-professional ballet dancers
Fonte: Braz. j. phys. ther. (Impr.) = Rev. bras. fisioter;20(2):166-175, Mar.-Apr. 2016. tab.
Idioma: en.
Resumo: BACKGROUND: Ballet is a high-performance activity that requires an advanced level of technical skills. Ballet places great stress on tendons, muscles, bones, and joints and may act directly as a trigger of injury by overuse. OBJECTIVES: 1) to describe the main types of injuries and affected areas related to classical ballet and 2) to compare the frequency of musculoskeletal injuries among professional and non-professional ballet dancers, considering possible gender differences among the professional dancers. METHOD: A total of 110 questionnaires were answered by professional and non-professional dancers. The questionnaire contained items related to the presence of injury, the regions involved, and the mechanism of the injury. RESULTS: We observed a high frequency of musculoskeletal injuries, with ankle sprains accounting for 69.8% of injuries in professional dancers and 42.1% in non-professional dancers. Pirouettes were the most frequent mechanism of injury in professional dancers, accounting for 67.9% of injuries, whereas in the non-professional dancers, repetitive movement was the most common mechanism (28.1%). Ankle sprains occurred in 90% of the women's injuries, and muscle sprains occurred in 54.5% of the men's injuries. The most frequent injury location was the ankle joint in both sexes among the professional dancers, with 67.6% in women and 40.9% in men. CONCLUSIONS: The identification of the mechanism of injury and time of practice may contribute to better therapeutic action aimed at the proper function of the dancers' bodies and improved performance by these athletes.
Descritores: Traumatismos do Tornozelo/fisiopatologia
Doenças Musculoesqueléticas/epidemiologia
Dança/fisiologia
-Prevalência
Doenças Musculoesqueléticas/fisiopatologia
Limites: Seres Humanos
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-530947
Autor: Barreto, Michelle Aline; Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes; Campana, Angela Nogueira Neves Betanho; Paula, Otávio Rodrigues de; Ferreira, Eliana Lúcia.
Título: Dança: proposta de atividade física para mulheres com esclerose múltipla / Dance: proposal of physical activity for women with multiple sclerosis
Fonte: HU rev;35(1):49-52, jan.-mar. 2009. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A esclerose múltipla é uma doença degenerativa que afeta a bainha da mielina dos nervos do sistema nervoso central (SNC) e ocasiona comprometimento motor, fadiga, déficit de equilíbrio, entre outros. Esta pesquisa teve o objetivo de verificar a importância e as possibilidades do desenvolvimento da dança para mulheres acometidas por essa doença, buscando compreender os benefícios de tal atividade para essa população. A coleta de dados foi realizada com mulheres de 20 a 40 anos, participantes do Grupo de Esclerose Múltipla de Campinas e região (GEMC). Investigamos o histórico de experiência com dança, antes e após o diagnóstico da doença; um estilo de dança que os sujeitos relacionem com segurança e prazer; a posição do grupo no que diz respeito a fazer aulas em turmas diversificadas, não formadas por pessoas com esclerose múltipla; e, finalmente, os benefícios que as entrevistadas atribuem a essa prática. Para a realização de tal estudo, foi aplicado um questionário semiestruturado, durante uma das reuniões mensais do GEMC. A análise das respostas foi realizada por meio de estatísticas descritivas para agrupar dados e utilizamos as falas das entrevistadas para identificar três principais categorias: o interesse e a experiência prévia com dança, estilo de dança, considerações sobre os benefícios proporcionados pela dança. O resultado nos mostra que a dança pode ser uma proposta de grande eficiência para atender a esse público.

The Multiple Sclerosis is a degenerative illness that affects the hem myelin of the central nervous system and occasioning motor problem, fatigue, balance déficit and others. This research aims to verify the importanceand the possibilities of dance development for women with this illness, trying to understand the benefits of this activity to this people. The data collect was done with women between 20 and 40 years old Who make part os the Multiple Sclerosis Group of Campinas and surrounded area. It was investigated their experience with the dance, after and before the disease diagnostic; a dance style that is related to security; and, pleasure; the position of the group about having classes with people without the illness and, finally, the benefits that the interviewed women relate to the practice of dance. To do this paper, it was done a half-structurized questionnaire during the monthly meetings of the Group. The analysis of the answers was done thru descripitive statistics to group data and we used the speech of the interviewed women to identify three categories: the previous interest and experience with the dance, the dance style, and the considerations of the benefits provided by the dance. The final result shows us that the dance can be a good proposal to take to this public.
Descritores: Dança
-Atividade Motora/fisiologia
Esclerose Múltipla
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-911313
Autor: Silva, Deisy de Oliveira; Pizani, Juliana; Mendes, Evandra Hein; Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra.
Título: As disciplinas rítmicas e dançantes nos cursos de licenciatura em educação física do estado do Paraná / The subjects rhythmic and danceable in physical education courses in licentiate in the state os Paraná / Las disciplinas de rítmica y danza en licenciatura en educación física del estado de Paraná
Fonte: Pensar prát. (Impr.);18(3):530-543, jul.-set.2015. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo de caráter descritivo objetivou analisar como estão organizadas as disciplinas rítmicas e dançantes presentes em cursos de licenciatura em educação física do Paraná, com vistas à identificação de aproximações e/ou distanciamentos com as diretrizes curriculares da educação básica do estado. Os dados foram compostos por documentos de 12 instituições que oferecem o curso de licenciatura em educação física. Para o tratamento dos dados utilizamos análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados indicam que os cursos oferecem disciplinas rítmicas e dançantes que se diferenciam entre os cursos quanto aos conteúdos e referenciais, e que há aproximações entre os conteúdos programáticos, ementas e objetivos com o preconizado nas diretrizes curriculares.

The descriptive study aimed to analyze how they are organized the subjects rhythmic and danceable presents in physical educations course in the state of Paraná, with a view to identifying similarities and/or distances to the curriculum guidelines of basic education in the state. The data were composed by documents of 12 institutions that offer the physical education course in licentiate. For the handling of data was used the technique of content analysis and descriptive statistics. The results indicate that the courses offer subjects of rhythms and dance that differ between courses as the content and referential and that there are similarities between the program content, menus and objectives as recommended by the curricular guidelines.

El estudio de carácter descriptivo tuvo como objetivo analizar la forma en que se organizan las disciplinas de rítmica y danza presente en los cursos de graduación en la educación física de Paraná, con miras a identificación de las similitudes y/o las distancias con las directrices curriculares de la educación básica en el estado. Los datos se componen de documentos de 12 instituciones que ofrecen licenciatura en educación física. Para el tratamiento de los datos se utilizó el análisis de contenido y la estadística descriptiva. Los resultados indican que los cursos ofrecen disciplinas rítmica y danza que difieren entre los cursos com respecto a los contenido y referenciais y que hay similitudes entre el contenido del programa, los menús y los objetivos, tal como recomiendan las directrices curriculares.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Educação Superior
Dança
-Currículo
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1883.9 - UFG - Universidade Federal de Góias



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