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Id: biblio-1283723
Autor: Veiga, Patrícia Brito; Furlanetto, Magda Patrícia.
Título: Perfil eletromiográfico do assoalho pélvico de bailarinas de dança do ventre / Electromiographic profile of the pelvic floor of belly dancers
Fonte: Fisioter. Bras;21(6):592-600, Jan 6, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Sabe-se a importância da fisioterapia na recuperação e prevenção das disfunções do assoalho pélvico, e a dança do ventre é reconhecida por atuar nesta musculatura. Objetivo: Investigar a funcionalidade dos músculos do assoalho pélvico a partir de eletromiografia em bailarinas de dança do ventre. Métodos: Foram avaliadas mulheres de 18 a 35 anos de idade, praticantes de dança do ventre há pelo menos dois anos, comparadas a mulheres não praticantes. Foram analisados parâmetros eletromiográficos para as fibras tônicas e fásicas durante a contração e o repouso. Os valores percentuais foram obtidos a partir do pico de contração voluntária máxima. Resultados: Verificou-se significância estatística na ativação muscular das fibras fásicas durante a contração e em repouso das mulheres que praticam dança do ventre mais de duas vezes na semana. Conclusão: Os achados sugerem que a prática regular da dança do ventre apresenta menor ativação de fibras fásicas tanto durante a contração quanto no repouso comparado ao grupo de mulheres não praticantes. Torna-se necessária a associação de programas de treinamento de fibras fásicas a fim de evitar, em longo prazo, prejuízos em relação à força muscular, à agilidade e às funções geniturinárias. (AU)

Introduction: It is known the importance of physical therapy in the recovery and prevention of pelvic floor dysfunctions, and belly dancing is recognized for acting on this musculature. Objective: To investigate the functionality of the pelvic floor muscles using electromyography in belly dancers. Methods: Women aged 18 to 35 years, practicing belly dancing for at least two years, were evaluated, compared to non-practicing women. Electromyographic parameters were analyzed for tonic and phasic fibers during contraction and rest. The percentage values were obtained from the peak of maximum voluntary contraction. Results: There was statistical significance in the muscle activation of the phasic fibers during contraction and at rest for women who practice belly dancing more than twice a week. Conclusion: The findings suggest that the regular practice of belly dancing presents less activation of phasic fibers both during contraction and at rest compared to the group of non-practicing women. The association of phasic fiber training programs is necessary in order to avoid, in the long term, losses in relation to muscle strength, agility and genitourinary functions. (AU)
Descritores: Diafragma da Pelve
Eletromiografia
-Dança
Força Muscular
Limites: Humanos
Responsável: BR1561.1 - Biblioteca Virtual AMMG


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Id: biblio-1141536
Autor: Madureira, José Rafael.
Título: A coreologia de Rudolf Laban e o ensino de artes corporais: uma síntese de conceitos-chave / Laban's choreology and art teaching: a synthesis of key concepts / La coreología de laban y la enseñanza de artes corporales: una síntesis de conceptos clave
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020.
Idioma: pt.
Resumo: Laban lançou a Coreologia em 1928 com o propósito de redi- mensionar o lugar do corpo e do movimento na cultura e na sociedade. A Coreologia, em linhas gerais, estrutura-se através de duas categorias que devem ser estudadas de forma integrada: a Corêutica (harmonia es- pacial) e a Eucinética (qualidades expressivas do movimento). O propósi- to deste artigo de revisão é apresentar uma síntese de conceitos-chave da Coreologia de Laban (Corêutica e Eucinética), além de refletir, com base nos conhecimentos historicamente construídos, sobre o ensino de artes corporais. Espera-se que este trabalho possa contribuir com a di- vulgação, entre estudantes e profissionais de artes, pedagogia e educa - ção física, de uma obra instigante e atual que se contrapõe ao tecnicismo ainda vigente nas aulas de dança, ginástica, circo e artes marciais.

Laban launched Choreology in 1928 with the purpose of re- dimensioning the place of body and movement in culture and society. Choreology is structured through two categories that should be thought of as a unit: Choreutics and Eukinetics. The purpose of this review article is to present a synthesis of the key concepts of Laban's Choreology and reflect, based on this historically constructed knowledge, on the teaching of body movement arts. It is hoped that this synthesis can contribute to the dissemination, among students and professionals of arts, pedagogy and physical education, of an instigating and current work that opposes the technicism still present in dance, gymnastics, circus and martial arts classes.

Labán lanzó Coreología en 1928 con el propósito de redimensionar el lugar del cuerpo y el movimiento en la cultura y la sociedad. La Coreología se estructura a través de dos categorías que deben considerarse como una unidad: Corêutica y Eucinética. El propósito de este artículo de revisión es presentar una síntesis de los conceptos clave de la Coreología de Labán y reflexionar, basándose en este conocimiento históricamente construido, sobre la enseñanza de las artes del cuerpo. Se espera que esta síntesis pueda contribuir a la difusión, entre estudiantes y profesionales de artes, pedagogía y educación física, de un trabajo instigador y actual que se opone al tecnicismo aún vigente en las clases de danza, gimnasia, circo y artes marciales.
Descritores: Arte
Ensino
Cultura
Movimento
-Sociedades
Dança
Ginástica
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1283175
Autor: Negrão Caserta, Rogério Alencar.
Título: Expressividade e energia vital na dança flamenca / Expression and vital energy in flamenco dance.
Fonte: Campinas; s.n; 2008. 1-104 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes para obtenção do grau de Maestría.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo relacionar os conteúdos da "Medicina Tradicional Chinesa" (M.T.C.), focada nas manobras de acupressão existentes no "Auto Tui-ná" escolhidas especialmente para a atuação de bailarinos flamencos, que potencializam o desbloqueio da "Energia Vital" (Qi), para a qualidade expressiva e poética dessa dança, além de prevenirem lesões corporais possíveis nesse estilo de dança.

The goal of this text is to associate with the contents of the "Traditional Chinese Medicine" (T.C.M), its focus being the acupressure movements from the "Self Tui-Na" that were especially chosen for Flamenco dancers` performances, so that it can potentialize the disobstruction of the "Vital Energy"(Qi) and the expressive and poetic qualities of this dance, besides preventing injuries common to this dance style.
Descritores: Qi
Dança
Medicina Tradicional Chinesa
-Terapias Complementares
Brasil
Terapias Mente-Corpo
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1141533
Autor: Soares, Carla Elisa Santana; Silva, Jaqueline Rodrigues.
Título: Dança como conteúdo da educação física escolar / Dance as content of school physical education / Danza como contenido de la educación física escolar
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020. Tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a concepção da dança como conteúdo da educação física escolar, expressa nos artigos publica - dos na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). Trata-se de pes- quisa bibliográfica em que foram analisados 10 artigos. Encontramos em maior abundância as concepções da dança como linguagem, linguagem simbólica ou forma de comunicação e maior incidência do referencial fenomenológico. Apontamos a necessidade de aprofundamentos sobre o tipo de sujeito que se quer formar a partir das concepções citadas. Por fim, fazemos a defesa do ensino da dança na escola a partir da concep - ção de formação omnilateral.

The objective of this research was to analyze the conception of dance as content of school physical education, expressed in the articles published in the Brazilian Journal of Sports Sciences (RBCE). It is a bibliographical research in which 10 articles were analyzed. We show in greater abundance the conceptions of dance as language, symbolic language or form of communication, and higher incidence of the phenomenological referential. We point out the need for deepening on the type of subject that one wants to form from the conceptions mentioned. Finally, we make the defense of the teaching of dance in the school from the conception of omnilateral formation.

El objetivo de esta investigación fue analizar la concepción de danza como contenido de la educación física escolar, expresa en los artículos publicados en la Revista Brasileña de Ciencias del Deporte (RBCE). Es una investigación bibliográfica en la cual fueron analizados 10 artículos. Evidenciamos en mayor abundancia las concepciones de danza como lenguaje, lenguaje simbólico o manera de comunicación y mayor incidencia del referencial fenomenológico. Aponemos la necesidad de profundizaciones sobre el tipo de sujeto que se quiere formar a partir de las concepciones citadas. Por último, hacemos la defensa de la enseñanza de la danza en la escuela a partir de la concepción de la formación omnilateral.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Instituições Acadêmicas
Dança/educação
-Esportes
Ensino
Comunicação
Características Culturais
Educação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1281036
Autor: Zikan, Fernando Eduardo.
Título: Relationship between the joint mobility index and the presence of injury and pain among ballet students in Brazil / Relação entre o índice de mobilidade articular e a presença de lesões e dor entre estudantes de balé no Brasil
Fonte: Fisioter. Bras;20(1):77-83, 20 de fevereiro de 2019.
Idioma: en.
Resumo: Dance is a unique blend of art and athleticism, which makes its practitioners particularly susceptible to skeletal muscle injuries and pain. Dancers are subjected to intense training, which contributes towards increasing the severity of injury. Injuries occur significantly more frequently in hypermobile dancers than in the non-hypermobile individuals. The present study aimed to correlate the Joint Mobility Index, obtained through Carter and Wilkinson"™s Joint Mobility Scale, as modified by Beighton, with the prevalence of musculoskeletal injuries among students at vocational schools for classical ballet in Brazil, and to make a correlation with self-reported presence of pain and muscle fatigue. This study indicates that there is a real association between hypermobility as a risk factor for lesions, which were more present in hypermobile individuals. On the other hand, pain was inversely presented, such that it was more present in non-hypermobile dancers, perhaps because of skeletal muscle overload to meet the physical and esthetic needs of ballet. Fatigue was not an important variable in the analyses between the groups, and was similar between them. It is especially important to establish a relationship regarding the need for intensive therapeutic care for treating of skeletal muscle injuries among hypermobile individuals. (AU)

A dança é uma mistura única de arte e performance, o que torna seus praticantes particularmente suscetíveis a lesões e dores musculares esqueléticas. Dançarinos são submetidos a treinamento intenso, o que contribui para aumentar a gravidade da lesão. Lesões ocorrem significativamente mais frequentemente em bailarinos hipermóveis do que nos indivíduos não hipermóveis. O presente estudo teve como objetivo correlacionar o Índice de Mobilidade Articular, obtido pela escala de Carter e Wilkinson, conforme modificado por Beighton, com a prevalência de lesões musculoesqueléticas entre os estudantes das escolas profissionais de balé clássico no Brasil, e ainda correlacionar com o autorrelato da presença de dor e fadiga muscular. Este estudo indica que existe uma associação real entre a hipermobilidade como fator de risco para lesões, que estavam mais presentes em indivíduos hipermóveis. Por outro lado, a dor foi inversamente apresentada, sendo mais presente nos bailarinos não hipermóveis, talvez pela sobrecarga musculoesquelética para atender às necessidades físicas e estéticas do balé. Fadiga não foi uma variável importante nas análises entre os grupos, sendo semelhante entre eles. É especialmente importante estabelecer uma relação com a necessidade de cuidados terapêuticos intensivos para lesões musculares esqueléticas entre indivíduos hipermóveis. (AU)
Descritores: Ferimentos e Lesões
Articulações
-Dor
Modalidades de Fisioterapia
Dança
Sistema Musculoesquelético
Limites: Humanos
Responsável: BR1561.1 - Biblioteca Virtual AMMG


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Id: biblio-1118703
Autor: Gehres, Adriana de Faria.
Título: As danças nas escolas: uma travessia entre os contextos e as experiências / Dances in schools: crossing between the contexts and the experiences / Las danzas en las escuelas: una travesia entre los contextos y las experiencias
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020.
Idioma: pt.
Resumo: As danças vêm sendo tematizadas nas escolas a partir de refe- renciais curriculares, pedagógicos e artísticos centrados na produção da dança como movimento (LABAN, 1978). Neste artigo objetivamos ana- lisar perspectivas para as danças nas escolas, numa rede de desloca- mentos das danças e seu ensino. Para tal, recorremos à pesquisa bibliográfica, centrada na produção que: discute as danças contemporâneas deslocadas da noção de dança como movimento (LEPECKI, 2006, 2017; SABISCH, 2011); sistematiza uma proposta de dança no ensino que pro- blematiza o corpo e as danças contemporâneas, amplamente discutida na literatura nacional de Educação Física e Arte (MARQUES, 2014); apon- ta para a educação como experiência (LARROSA, 2018), eventualmente, como possibilidade de uma outra dança no ensino

The dances have been thematized in schools based on curricular, pedagogical and artistic references centered on the production of dance as a movement (LABAN, 1978). In this article we aim to analyze perspectives for dance in schools, in a network of dance displacements and their teaching. For this we resort to bibliographic research, focused on production that: discusses contemporary displaced dances of the notion of dance as movement (LEPECKI, 2006, 2017; SABISCH, 2011); systematizes a dance proposal in teaching that problematizes the body and contemporary dances, widely discussed in the national literature of Physical Education and Art (MARQUES, 2014); points to education as an experience (LARROSA, 2018), eventually, as possibilities of another dance in teaching

Las danzas han sido tematizadas en escuelas basadas en referencias curriculares, pedagógicas y artísticas centradas en la producción de danza como movimiento (LABAN, 1978). En este artículo, nuestro objetivo es analizar las perspectivas de la danza en las escuelas, en una red de desplazamientos de danza y su enseñanza. Para esto recurrimos a la investigación bibliográfica, centrada en la producción que: discute las danzas contemporáneas desplazadas de la noción de danza como movimiento (LEPECKI, 2006, 2017; SABISCH, 2011); sistematiza una propuesta de danza en la enseñanza que problematiza el cuerpo y las danzas contemporáneas, ampliamente discutida en la literatura nacional de Educación Física y Arte (MARQUES, 2014); señala la educación como una experiencia (LARROSA, 2018), eventualmente, como posibilidades de otra danza en la enseñanza
Descritores: Educação Física e Treinamento
Arte
Dança/educação
-Instituições Acadêmicas
Ensino
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1097579
Autor: Dahlke, Ana Paula; Vaz, Fabiana Fernandes.
Título: Scoping review: práticas corporais na atenção básica em saúde / Scoping review: bodily practice in primary health care / Scoping review: prácticas corporales in atención primaria de salud
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020. Tab.
Idioma: pt.
Resumo: As práticas corporais (PC) foram introduzidas no âmbito da saúde pública pela Política Nacional de Promoção da Saúde, em 2006. Utilizando o método scoping review, objetivamos investigar as PC propostas na Atenção Básica, de 2006 a 2015. Selecionamos 24 estudos dentre 1168 resgatados pela busca inicial. As PC mais relatadas foram a dança, o alongamento, as práticas orientais e a caminhada e, a maioria, foi escolhida de acordo com a experiência do profissional que conduziu a atividade. Os locais utilizados foram as unidades de saúde e arredores. Parte das intervenções foram conduzidas por estagiários e o profissional de educação física teve a participação mais preeminente nas intervenções.

Bodily practice (BP) were introduced in the scope of public health by the National Health Promotion Policy in 2006. Using the scoping review method, we aimed to investigate BPs proposed in Primary Care from 2006 to 2015. We selected 24 studies out of 1168 rescued by the initial search. The most reported BP were dance, stretching, oriental practices and walking and, most, were chosen according to the professional experience that led the activity. The places used were the health facilities and surroundings. Some of the interventions were conducted by trainees and the physical education professional had the most pre-eminent participation in the interventions.

Las prácticas corporales (PC) fueron introducidas en el ámbito de la salud pública por la Política Nacional de Promoción de la Salud, en 2006. Utilizando el método scoping review, objetivamos investigar las PC propuestas en la Atención Básica, de 2006 a 2015. Seleccionamos 24 estudios de entre 1168 rescatados por la búsqueda inicial. Las PC más relatadas fueron la danza, el estiramiento, las prácticas orientales y la caminata y, la mayoría, fue elegida de acuerdo con la experiencia del profesional que condujo la actividad. Los lugares utilizados fueron las unidades de salud y los alrededores. Parte de las intervenciones fueron conducidas por pasantes y el profesional de educación física tuvo la participación más preeminente en las intervenciones.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Exercício Físico
Promoção da Saúde
-Sistema Único de Saúde
Caminhada
Dança
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1145241
Autor: Araújo, Iris Iasmine de Rezende; Sampaio, Lucas Henrique Ferreira; Bittar, Adriano Jabur; Hamu, Tânia Cristina Dias da Silva; Rezende, Leonardo Alves; Formiga, Cibelle Kayenne Martins Roberto.
Título: Distorção da imagem corporal em bailarinas jovens / Body image distortion in young dancers / Distorción de imagen corporal en balerina joven
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a imagem corporal de bailari- nas jovens e relacionar com suas medidas antropométricas. Um objetivo secundário foi comparar as medidas antropométricas aferidas e referi- das pelas bailarinas. O estudo teve delineamento transversal com uma amostra de 33 bailarinas entre 13 e 17 anos de idade. Foram coletados dados biossocioeconômicos, e a imagem corporal foi avaliada através do Body Shape Questionnaire (BSQ), para determinar a sua distorção e preo- cupação. Os resultados mostraram que a maioria das bailarinas apre- sentou distorção da imagem corporal, no entanto, houve baixa preva- lência de preocupação com a imagem corporal. Além disso, as bailarinas subestimam seu índice de massa corporal em relação à medida aferida pelos pesquisadores.

The aim of the study was to analyze body image and relate it to anthropometric measurements of young dancers. The secondary objective was to compare the anthropometric measures measured and reported by the dancers. The study had a cross-sectional design with a sample of 33 dancers between 13 and 17 years of age. Socioeconomic data were collected, and body image was assessed using the Body Shape Questionnaire (BSQ) to determine distortion and concern with body image. The results showed that most dancers presented distortion of body image, however there was a low prevalence of concern with body image. In addition, the dancers underestimate their body mass index in relation to the measurement measured by the researchers.

El objetivo del estudio fue analizar la imagen corporal y relacionarla con mediciones antropométricas de jóvenes bailarines. El objetivo secundario fue comparar las medidas antropométricas medidas e informadas por los bailarines. El estudio tuvo un diseño transversal con una muestra de 33 bailarines entre 13 y 17 años. Se recogieron datos biosocioeconómicos y se evaluó la imagen corporal utilizando el cuestionario de forma corporal (BSQ) para determinar la distorsión y la preocupación por la imagen corporal. Los resultados mostraron que la mayoría de los bailarines presentaron distorsión de la imagen corporal, sin embargo, hubo una baja prevalencia de preocupación con la imagen corporal. Además, los bailarines subestiman su índice de masa corporal en relación con la medición medida por los investigadores.
Descritores: Imagem Corporal
Índice de Massa Corporal
Dança
-Medidas, Métodos e Teorias
Antropometria
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Id: biblio-1145236
Autor: Almeida, Fernanda de Souza.
Título: A dança em território de gente miúda: dialogias com as múltiplas linguagens infantis / Dancing in kids territory: dialogies with multiple child languages / Bailando en territorio de los niños: diálogos con múltiples lenguas infantil
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020. Ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto apresenta o projeto Dançarelando e as vivências em dança com crianças entre 1 e 4 anos, utilizando a integração de lingua - gens. Por meio da pesquisa-ação, as mediadoras buscaram o diálogo entre dança, poesia, contação de história e desenho, valorizando diver- sas maneiras pelas quais os pequenos se expressam. A experiência pos- sibilitou observá-los percebendo seus corpos, descobrindo movimentos, conhecendo culturas e criando suas próprias danças. Ademais, a equipe se convidou e foi convidada a imaginar, ousar e se reinventar a cada encontro. Uma construção de saberes proveniente do chão da escola para uma formação docente que repense a fragmentação dos campos do saber, a escolarização precoce e comprometida com uma educação da infância tendo a Arte como um dos pilares.

This text presents the project Dançarelando and the experiences in dance with children between 1 and 4 years, using the languages integrated. Through the action research, the mediators sought the dialogue between dance, poetry, history and drawing; valuing various ways in which the kids express themselves. The experience made it possible to observe them feeling their bodies, discovering movements, knowing cultures and creating their own dances. In addition, the group was invited and was invited to imagine, to dare and to reinvent itself to each encounter. A construction of knowledge from the ground of the school for a teacher training that re-think the fragmentation of the fields of knowledge, early schooling and committed to a childhood education with art as one of the pillars.

Este texto presenta el Dançarelando y las vivencias en danza con niños entre 1 y 4 años, utilizando la integración de lenguajes. Por medio de la investigación-acción, las mediadoras buscaron el diálogo entre danza, poesía, cuenta cuentos y diseño; valorando diversas maneras con que los pequeños se expresan. La experiencia posibilitó observarlos sintiendo sus cuerpos, descubriendo movimientos, conociendo culturas y creando sus propias danzas. Además, el equipo se invitó y fue invitada a imaginar, atreverse y reinventarse a cada encuentro. Una construcción de saberes proveniente de la escuela para una formación docente que evita la fragmentación de los campos del conocimiento, la escolarización precoz y comprometida con una educación de la infancia con el arte como uno de los pilares.
Descritores: Arte
Dança/educação
Emoções
Capacitação de Professores
-Educação Infantil
Corpo Humano
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1154907
Autor: Marques, Danieli Alves Pereira; Kunz, Elenor.
Título: Entre percepção, historicidade e expressão: a dança como linguagem / Among perception, historicity and expression: dance as a language / Entre percepción, historicidad y expresión: la danza como lenguaje
Fonte: Movimento (Porto Alegre);26:e26096, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Este ensaio, à luz das reflexões filosóficas de Merleau-Ponty, almeja compreender a dança como linguagem. É a partir da correlação entre percepção, historicidade e expressão que o filósofo visualiza proximidades entre arte e linguagem. Para compreender a conexão desses três elementos, situamos alguns acontecimentos no processo de desenvolvimento da dança ao logo do tempo, trazendo trabalhos de artistas da dança moderna e contemporânea. Trata-se de condição importante para percebemos que a dança nunca deixa de se transformar. Tal proposição nos faz compreender como as expressões não estão alheias ao tempo e se alimentam de suas próprias mobilidades. É pelos entrecruzamentos perceptivos que a expressão nunca conhece o fim, nunca se completa, havendo sempre mais por dançar. Abrir-se para a linguagem como realização de sentido, experiência de mundo, é fundamental para pensarmos possibilidades da experiência da dança como linguagem.

In the light of Merleau-Ponty's philosophical reflections, this essay aims to understand dance as a language. Based on the correlation among perception, historicity and expression, the philosopher envisages closeness between art and language. To better understand how these three elements connect, we situate some events in the process of development of dance over time, presenting works by modern and contemporary dance artists. It is a crucial condition for realizing that dance never ceases to change. This proposition enables us to understand how expressions are not unconnected to time and feed on their own mobility. It is through perceptual intersections that expression never ends, it is never completed, there is always more to be danced. Opening up to language as the realization of meaning and world experience is crucial for thinking about possibilities of experiencing dance as language.

Este ensayo, a la luz de las reflexiones filosóficas de Merleau-Ponty, tiene como objetivo comprender la danza como lenguaje. Es a partir de la correlación entre percepción, historicidad y expresión que el filósofo visualiza proximidad entre arte y lenguaje. Para comprender la conexión entre estos tres elementos, situamos algunos hechos en el proceso de desarrollo de la danza a lo largo del tiempo, trayendo obras de artistas de la danza moderna y contemporánea. Es una condición importante para que nos demos cuenta de que la danza nunca deja de transformarse. Tal proposición hace que entendamos que las expresiones no son ajenas al tiempo y se alimentan de sus propias movilidades. Es a través de los entrecruzamientos perceptivos que la expresión nunca conoce el fin, nunca se completa, quedando siempre más por danzar. Abrirse al lenguaje como realización de sentido, experiencia de mundo, es fundamental para que pensemos posibilidades de la experiencia de la danza como lenguaje.
Descritores: Percepção
Dança
Cinésica
-Filosofia
Pensamento
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb



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