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Soares, Antonio Jorge Gonçalves
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Id: biblio-1134702
Autor: Melo, Leonardo Bernardes Silva de; Rocha, Hugo Paula Almeida da; Romão, Marcio Gabriel; Santos, Wagner dos; Soares, Antonio Jorge Gonçalves.
Título: Dupla carreira: dilemas entre esporte e escola / Dual career: dilemmas between sport and school
Fonte: J. Phys. Educ. (Maringá);31:e3145, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Este artigo analisa os modelos de conciliação das rotinas na dupla carreira, esportiva e escolar, no Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, com estudantes-atletas contemplados pelos resultados obtidos no ano de 2011. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa realizada por meio de uma entrevista estruturada aplicada a 131 atletas das modalidades de atletismo, judô e natação, sendo 64 do sexo feminino e 67 do masculino. Os resultados evidenciam que: 1) as diferentes modalidades esportivas exigem dos seus atletas tempo e dedicação distintos; 2) processo de iniciação nas três modalidades exigem diferentes formas de investimentos; 3) menor escolaridade dos pais e atletas do atletismo, assim como, classe social mais baixa. Diante dos obstáculos da dupla carreira, atletas, clube, escola e famílias passam adotar táticas de conciliação e mesmo burla dos programas de suporte à formação esportiva.

ABSTRACT This article discusses the models for the reconciliation of career, sports and school routines in the Federal Government Athletic Scholarship Program, with students-contemplators and results obtained in 2011. Characterization as a quantitative research carried out by means of a structured interview invested in 131 athletes of the modalities of athletics, judo and swimming, being 64 female and 67 male. They show the following results: 1) as different sports modalities; 2) initiation process in the temporary variables of the forms of investment; 3) lower schooling of parents and athletes in athletics, as well as lower social class. In the face of the obstacles of the dual career, athletes, clubs, schools and families are adopting tactics of conciliation and even mockery of programs to support sports training.
Descritores: Estudantes
Atletas/educação
-Instituições Acadêmicas
Natação/educação
Atletismo/educação
Artes Marciais/educação
Bolsas de Estudo
Limites: Humanos
Masculino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1154933
Autor: Tonon, Luciane Maria Micheletti; Rubio, Katia.
Título: Pelo tempo e contra o tempo: o paradoxo das atletas paralímpicas com doenças degenerativas / For time and against time: the paradox of paralympic athletes with degenerative diseases / Por el tiempo y contra el tiempo: la paradoja de las atletas paralímpicas con enfermedades degenerativas
Fonte: Movimento (Porto Alegre);26:e26093, 2020. graf.
Idioma: pt.
Projeto: CAPES.
Resumo: Este ensaio visa compreender como as atletas paralímpicas com doenças degenerativas Susana Schnarndorf, da natação, e Elizabeth Gomes, do atletismo, lidam com a dicotomia do tempo que o esporte lhes confere. Uma luta "contra" o relógio para conquistas de índices e a "favor" da extensão do tempo de vida. Paradoxalmente, traz falas da velocista belga Marieke Vervoort, que preferiu romper com o tempo de vida e das competições. A metodologia usada são as narrativas biográficas, que partem de um convite para que as atletas contem suas histórias de vida. Resultam das narrativas elementos de subjetividade, que lidam não apenas com o papel social dessas mulheres como atletas, mas como seres humanos, que sofrem com a condição da mortalidade e de uma finitude breve, marcada pela doença. A aproximação com personagens literários é uma forma de metaforizar a aspereza desse vislumbre tão tênue entre a finitude e a eternidade.

This essay aims to understand how two Paralympic athletes with degenerative diseases - swimmer Susana Schnarndorf and Elizabeth Gomes, a practitioner of athletics - deal with the dichotomy of time provided by sport, a struggle "against" the clock to achieve high performance and "in favor" of extending one's lifetime. Paradoxically, it presents speeches of Belgian sprinter Marieke Vervoort, who preferred to give up her time in life and competition. The methodology used was biographical narrative starting from an invitation for the athletes to tell their life stories, which result from narratives - elements of subjectivity - which address the social roles of these women not only as athletes but also as human beings, as they suffer from the condition of mortality and brief finitude marked by the disease. Approximation with literary characters is metaphor for the harshness of that glimmer between finitude and eternity.

Este ensayo tiene como objetivo comprender cómo las atletas paralímpicas con enfermedades degenerativas Susana Schnarndorf, de la natación, y Elizabeth Gomes, del atletismo, enfrentan la dicotomía del tiempo que les da el deporte. Una lucha "contra" reloj para conquistar índices y "a favor" de extender el tiempo de vida. Paradójicamente, trae las palabras de la velocista belga Marieke Vervoort, que prefirió romper con el tiempo de vida y con las competencias. La metodología utilizada son las narrativas biográficas, que parten de una invitación para que las deportistas cuenten sus historias de vida. Las narrativas traen elementos de subjetividad que tratan no solo del rol social de estas mujeres como deportistas, sino como seres humanos, que sufren la condición de mortalidad y de una breve finitud, marcada por la enfermedad. El acercamiento a personajes literarios es una forma de metáfora de la dureza de ese destello tan tenue entre la finitud y la eternidad.
Descritores: Doença Crônica
Atletas
Esportes para Pessoas com Deficiência
Paratletas
-Natação
Atletismo
Mulheres
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-1178649
Autor: Melo, Victor Andrade.
Título: Trânsitos culturais: as experiências dos primeiros clubes athleticos do Rio de Janeiro (1873-1883) / Cultural transit: the experiences of early athletic clubs in Rio de Janeiro (1873-1883) / Tránsitos culturales: las experiencias de los primeros clubes atléticos de Rio de Janeiro (1873-1883
Fonte: Movimento (Porto Alegre);25(1):e25098, jan.- dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: No Rio de Janeiro do século XIX, na conformação do campo esportivo, em conjunto com brasileiros, houve a importante participação de estrangeiros, notadamente de oriundos do Reino Unido. Pari passu, os anglófonos criaram suas agremiações próprias. As pioneiras foram dedicadas ao críquete, modalidade muito relacionada ao ethosbritânico. Na década de 1870, fundaram sociedades dedicadas a promover competições de "esportes atléticos" ­ provas de corridas, arremessos e saltos, primórdios do atletismo no Brasil. Importa perguntar: essas iniciativas influenciaram o desenvolvimento de hábitos esportivos dos fluminenses? Para responder tal questão, este estudo teve por objetivo discutir as experiências dos clubes atléticos criados na Corte entre os anos de 1873 e 1883, primeiro momento de estruturação da nova prática. Como fontes, foram utilizados periódicos publicados na cidade. Ao fim, percebe-se que se tratou de um processo de trânsito cultural, entendido como uma postura ativa de apropriação e ressignificação de bens e representações

In 19th century Rio de Janeiro, when the sports field was being shaped, foreigners' participation­ notably UK nationals ­ played a major role, together with Brazilians. At the same time, Anglophones created their own associations. The early ones were dedicated to cricket, which was highly connected to British ethos. In the 1870s, they founded societies dedicated to promoting competitions of "athletic sports" ­ running, throwing and jumping, the beginnings of athletics in Brazil. Did these initiatives influence the development of sports habits in Rio de Janeiro? To answer such question, this study discusses the experiences of athletic clubs created under the Court between 1873 and 1883, the first stage in structuring the new practice. Newspapers and magazines published in the city were used as sources. At the end, it is perceived that it was a process of cultural transit, understood as an active stance of appropriation and re-signification of goods and representations

En el Rio de Janeiro del siglo XIX, en la conformación del campo deportivo hubo, en conjunto con brasileños, importante participación de extranjeros, especialmente de oriundos del Reino Unido. Pari passu, los anglófonos crearon sus propios gremios. Los pioneros fueron dedicados al cricket, modalidad muy relacionada al ethos británico. En la década de 1870 fundaron sociedades dedicadas a promocionar competiciones de "deportes atléticos" ­pruebas de carreras, lanzamientos y saltos, que marcaron el comienzo del atletismo en Brasil. Es importante preguntar: ¿esas iniciativas influenciaron el desarrollo de hábitos deportivos de los habitantes de Rio de Janeiro? Para responder a esta cuestión, este estudio tuvo por objetivo discutir las experiencias de los clubes atléticos creados en la Corte entre los años 1873 y 1883, primer momento de estructuración de la nueva práctica. Como fuentes, se utilizaron periódicos publicados en la ciudad. Se percibe que se trató de un proceso de tránsito cultural, entendido como una postura activa de apropiación y resignificación de bienes y representaciones
Descritores: Esportes/história
Atletismo/história
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-1121115
Autor: Santana, Haroldo; Paz, Gabriel A; Miranda, Humberto L.
Título: Efeito agudo de diferentes períodos de foam rolling sobre o salto vertical contramovimento / Influence of the physical activity level on the quality of life and humor states of university professors
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;28(2):33-38, abr.-jun. 2020. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Vários métodos de aquecimento têm sido empregados no campo do treinamento esportivo . O foam rolling (FR) é uma das técnicas mais populares. No entanto, permanece o esclarecimento so bre o s períodos ótimos de FR para melhorar ou manter o desempenho. Portanto, o objetivo do presente estudo foi explorar o efeito agudo de diferentes períodos do FR no desempenho do salto vertical contramov iment o (SV). Doze indivíduos recreacionalmente ativos (23,92 ± 4,08 anos, 7 0 ± 1 2 k g, 1 71 ± 8 cm ) fo ram voluntários para o estudo. Todos os participantes completaram todos os protocolos ex perim en tais co m entrada randomizada. Os participantes realizaram seis visitas separadas por 48 horas. A primeira sessão incluiu a coleta de dados antropométricos, familiarização com o FR e a técnica do SV. Em seguida, cin co protocolos experimentais foram executados em ordem aleatória: Protocolo controle (PC) - salto v ertical sem FR; P30 ­ uma série de 30 segundos de FR antes do salto vertical; P60 - duas séries de 30 segun do s de FR; P90: três séries de 30 segundos de FR; P120 ­ quatro séries de 30 segundos de FR. O FR foi implementado para quadríceps, isquiotibiais, glúteo e gastrocnêmio. Diferenças significativas no desempenho do salto vertical (p <0,012) foram observadas no P30 (47,4 ± 11,7 cm), P60 (48,9 ± 11,9 cm), P90 (48,5 ± 12,1cm), P120 (48,6 ± 11,3 cm) em relação à PC (46,8 ± 11,3 cm). Além disso , P 60, P9 0, P120 apresentaram maior desempenho de salto vertical em relação ao p rotocolo P3 0. Po rtanto , o s praticantes e treinadores devem considerar a utilização de 60-120 segundos de FR durante o aquecimento, com o objetivo de melhorar o desempenho do SV...(AU)

Several warm-up methods have been employed in the field of athletic training. Th e foam rolling (FR) is one of the most popular techniques; however, there is still a lack o f ev idence abo ut t he optimal FR periods to enhance strength performance. Therefore, the purpose of the present study was t o explore the acute effect of different periods of the FR on vertical countermovement jump. Twelve recreationally active individuals (23.92 ± 4.08 years, 70 ± 12 kg, 171 ± 8cm) volunteered for t he st udy . Treatment conditions were participants using a random assignment. Participan ts p erform ed six v isit s separated by 48 hours. The first session included the collection of anthropometric data and familiarizatio n with a foam roller and the vertical countermovement jump technique. Then, five experimental p rotocols were employed in a randomized order: control protocol (CP) - the vertical countermovement without FR; P30 - one set of 30 seconds of FR before the vertical jump; P60 - two sets of 30 seconds of FR; P90: three sets of 30 seconds of FR; P120 - four sets of 30 seconds of FR. The FR was implemented for quadriceps, hamstrings, gluteus, and gastrocnemius. Significant differences in vertical countermovement jump performance (p < 0.012) were observed under the P30 (47.4 ± 11.7 cm), P60 (48.9 ± 11.9 cm), P90 (48.5 ± 12.1), P120 (48.6 ± 11.3 cm) compared to CP (46.8 ± 11.3 cm). In addit io n, P60 , P 90 , P 12 0 sh o wed greater vertical jump performance compared to the P30 protocol. Therefore, t he p ractition ers sh o uld consider utilizing 60-120 seconds of FR during the warm-up with the goal of acutely improving the vertical countermovement jump performance...(AU)
Descritores: Educação Física e Treinamento
Esportes
Exercício Físico
Força Muscular
-Atletismo
Voluntários
Métodos
Eficiência
Métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Estudo Observacional
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-991094
Autor: Isidoria Wuitar, Carlos Manuel; Lara Caveda, Denis; Bautista Sánchez Oms, Alberto; Vaca García, Mario Rene.
Título: Estudio técnico y biomédico para detectar talentos en atletismo / Technical and biomedical study to detect talents athletics
Fonte: Rev. cuba. invest. bioméd;37(1):85-94, ene.-mar. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La detección de talentos deportivos para el atletismo correspondiente a un rango etario promedio entre los 10 y 11 años (ambos sexos) se basa en el rendimiento físico obtenido mediante pruebas de valoración del rendimiento deportivo establecidas en la literatura. Delimitar indicadores físicos y médico-biológicos permite gestionar eficientemente el proceso de dirección del entrenamiento deportivo. Objetivo: Determinar el comportamiento físico y biomédico de los estudiantes de perspectivas deportivas, con el propósito de identificar talentos deportivos para la práctica del atletismo. Métodos: Bajo un muestreo intencional se seleccionó a 26 alumnos de perspectivas deportivas entre 11-12 años (12 sujetos del sexo femenino y 14 sujetos del masculino) entrenados en la Escuela Obdulio Morales Torres, aplicándole ocho pruebas físicas y biomédicas para determinar sus potencialidades reales para la selección deportiva del atletismo cubano. Resultados: Se establecieron medias colectivas que para el sexo femenino se ubicaron en 37,08 puntos (Rendimiento Bien), y el masculino en 33,29 (Rendimiento Regular). Al menos 12 sujetos (talentos deportivos) de ambos sexos presentaron indicadores altos a tener en cuenta para la selección deportiva en diversas modalidades del atletismo, 9 se calificaron como reserva deportiva y 5 sin condiciones. Conclusiones: Las pruebas de mayor relevancia para las niñas de 10 años fueron la rapidez y la resistencia, y en los niños de 11 años la rapidez y el salto de longitud con carrera de impulso. Los resultados obtenidos permiten ubicar a los alumnos con perspectivas de acuerdo con los eventos de velocidad, saltos, lanzamientos y eventos múltiples según sus resultados(AU)

Introduction: The sport talents detection for athletics corresponding to an average age range between 10 and 11 years old (both sexes) is based on physical performance obtained through sports performance assessment tests established in the literature. Delimiting physical and medical-biological indicators allows the management process of sports training to be efficiently managed. Objective: To determine the physical and biomedical behavior of sports perspectives students, with the purpose of identifying sport talents for the athletics practice. Methods: Under an intentional sampling, 26 students of sports perspectives were selected between 11-12 years old (12 female subjects and 14 male subjects) trained in the Obdulio Morales Torres School, applying eight physical and biomedical tests to determine their Real potentials for the Cuban athletics sports selection. Results: Collective arithmetic means were established, for the female sex they were located in 37.08 points (Good Performance), and masculine in 33.29 (Regular Performance). At least 12 subjects (sports talents) of both sexes presented high indicators to be taken into account for sport selection in various athletics modalities, 9 were qualified as sports reserve and 5 without conditions. Conclusions: The most relevant tests for 10-year-old girls were speed and resistance. In 11 years old boys the speed and long jump with momentum were the best passed tests of athletics. The obtained results allow to locate the students with perspectives according to events of speed, jumps, throws and multiple events according to their results(AU)
Descritores: Atletismo/educação
Melhoramento Biomédico/métodos
-Aptidão
Desempenho Atlético/tendências
Desempenho Físico Funcional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1134730
Autor: Salgado, Karen Regina; Scaglia, Alcides José.
Título: Os exergames como recurso didático no ensino do atletismo na educação física escolar / The exergames as didactic resource to the teaching of the athletics content in school physical education
Fonte: J. Phys. Educ. (Maringá);31:e3146, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Os exergames são jogos que permitem novas formas de vivenciar uma modalidade esportiva. Fazem parte da cultura digital e podem ser incorporados às aulas como recurso didático ao ensino dos conteúdos da educação física escolar. Diante disso, foi realizado um estudo de intervenção composto por treze aulas direcionadas ao ensino do atletismo a educandos do quarto e quinto ano do ensino fundamental, com o objetivo de intercalar o desenvolvimento de atividades reais e virtuais, com o uso do console Xbox 360 com Kinect nas aulas, a fim de analisar e discutir as potencialidades destes games como recurso didático no aprendizado do atletismo, quanto ao ensino das regras, das questões técnicas e táticas, além das características de algumas modalidades, valorizando o conteúdo nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Verificamos em nosso estudo que os exergames podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, desde que haja uma mediação pedagógica, estabelecendo-se como uma interessante ferramenta a ser empregada na educação física escolar.

ABSTRACT Exergames are games that allow new ways of experiencing a sport discipline. They are part of the current digital culture, and for this reason can be incorporated into the classroom as a didactic resource to teaching the contents of physical education at school. Therefore, a study was carried out with an intervention composed of eight classes directed to the teaching of athletics to the students of the fourth and fifth grade of elementary school, with the objective of applying the Xbox 360 with Kinect in class, creating learning environment to reconcile the exergames with activities done on the court and to understand the games as a possible facilitator to the learning of athletics. We verified in our study that exergames can contribute to the teaching and learning process, provided that there is pedagogical mediation, establishing itself as an interesting tool to be used in school physical education.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Atletismo/educação
Jogos de Vídeo
-Corrida/estatística & dados numéricos
Instituições Acadêmicas
Esportes/educação
Tecnologia/educação
Ensino Fundamental e Médio
Professores Escolares
Aprendizagem
Motivação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1134758
Autor: Bahia, Cristiano de Sant Anna; Reis, Indiara Sousa; Santos, Caique Oliveira; Lima, José Fernandes Maciel; Quinaud, Ricardo Teixeira; Galatti, Larissa Rafaela.
Título: Jogos escolares da rede pública do estado da bahia: análise das edições 2009 a 2017 / Bahia state public schools championship: analysis of editions from 2009 to 2017
Fonte: J. Phys. Educ. (Maringá);31:e3120, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO A partir da análise documental de 210 relatórios dos Jogos Escolares da Rede Pública da Bahia (JERP), este estudo teve por objetivo descrever a evolução histórica do JERP de 2009 a 2017, considerando as modalidades comuns e inovadoras ofertadas, número de escolares, número de escolas, número de professores e recursos financeiros descentralizados. Verificamos que as modalidades inovadoras foram numericamente superiores às modalidades comuns e apresentaram maior diversificação das práticas esportivas; o número de escolares, escolas e professores na primeira etapa dos jogos (dentro das escolas) foi superior a terceira etapa (regional), além de aumentar ao longo dos anos em ambas as etapas; e que o valor financeiro descentralizado tendeu a crescer no período histórico analisado. Concluímos que o JERP se apresenta como uma oportunidade dos alunos vivenciarem diferentes modalidades esportivas, entretanto esta oportunidade é ressaltada apenas na primeira etapa. Em relação aos recursos financeiros descentralizados para o JERP, parece não haver planejamento prévio com relação a proporção destes recursos e a proporção de escolares participantes deste programa. Sugerimos maior concentração de recursos em competições locais do que estaduais, uma vez que atendem mais crianças e jovens e favorecem a valorização da diversificação de modalidades e respeito à cultura esportiva local.

ABSTRACT Based on the documentary analysis of 210 reports of the Scholars Games of the Bahia State Public System (JERP), this study aimed to describe the historical evolution of the JERP from 2009 to 2017 considering the common and innovative modalities offered, number of school children, number of schools , number of teachers and decentralized financial resources. It was verified that the innovative modalities were numerically superior to the common modalities and presented a greater diversification of the sports practices; the number of students, schools, and teachers in the games' first stage (inside of the schools) was superior to the third stage (regional), besides increase over the years in both stages; and that the decentralized financial value tended to grow in the historical period analyzed. It is concluded that the JERP presents itself as an opportunity for students to experience different sports modalities, however this opportunity is highlighted only in the first stage. Regarding the decentralized financial resources for the JERP, there seems to be no prior planning regarding the proportion of these resources and the proportion of students participating in this program. We suggest a higher concentration of resources in local rather than state competitions, since the local competitions serve more children and young people and support the modalities diversification and respect to the local sports culture.
Descritores: Avaliação de Programas e Projetos de Saúde/estatística & dados numéricos
Jogos Recreativos
-Educação Física e Treinamento/métodos
Recreação
Corrida/educação
Futebol/educação
Esportes/educação
Natação/educação
Atletismo/educação
Basquetebol/educação
Esportes com Raquete/educação
Artes Marciais/educação
Dança/educação
Recursos Financeiros em Saúde
Voleibol/educação
Esportes Juvenis/educação
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1134761
Autor: Caregnato, André Felipe; Ordonhes, Mayara Torres; Silva, Marcelo Moraes e; Cavichiolli, Fernando Renato.
Título: Characteristics of learning and training of elite athletics athletes in brazil: the perspective of experienced coaches / Características da aprendizagem e treinamento de atletas de elite de atletismo no brasil: a perspectiva de treinadores experientes
Fonte: J. Phys. Educ. (Maringá);31:e3122, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT The present study sought to verify the perspective of the coaches regarding the teaching, learning and training process in Brazilian Athletics. Semi-structured interviews were applied to six Brazilian athletics coaches with participation in the Olympic Games. From the interviews, two categories were defined: formation and development of athletes; talent and long-term training. About the age indicated to start in athletics, the coaches reported that the ideal (f = 56.90%) is that the athlete starts in the sport in the youth. However, they chose not to stipulate a single age group to start in the sport. Characteristics that induce the organization of a work model in athletics (f= 26.14%) were frequent in the speeches. There was a lack of specific parameters on how the profession of coaching should be exercised - in this case athletics - it is necessary to have structures that enable the development of the coach's career.

RESUMO O presente estudo buscou verificar a perspectiva dos treinadores em relação ao processo de ensino, aprendizagem e treinamento no atletismbrasileiro. Entrevistas semi-estruturadas foram aplicadas a seis treinadores brasileiros de atletismo com participação nos Jogos Olímpicos. Das entrevistas, foram definidas duas categorias: formação e desenvolvimento de atletas; talento e treinamento de longo prazo. Sobre a idade indicada para começar no atletismo, os treinadores relataram que o ideal (f = 56,90%) é que o atleta inicie no esporte na juventude. No entanto, eles optaram por não estipular uma única faixa etária para começar no esporte. Características que induzem a organização de um modelo de trabalho no atletismo (f=26,14%) foram frequentes nos discursos. Havia uma falta de parâmetros específicos sobre como o treinamento deve ser exercido - neste caso, o atletismo - é necessário ter estruturas que permitam o desenvolvimento da carreira de coaching.
Descritores: Aptidão
Educação Física e Treinamento
Atletismo
Atletas
-Esportes
Exercício Físico
Tutoria/métodos
Capacitação de Professores
Limites: Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1135441
Autor: Melo, Denise Mendonça de; Barbosa, Altemir José Gonçalves; Castro, Nelimar Ribeiro de; Neri, Anita Liberalesso.
Título: Mini-Mental State Examination in Brazil: An Item Response Theory Analysis / Miniexame do Estado Mental Brasileiro: Análise com Teoria de Resposta ao Item / Miniexamen del Estado Mental Brasileño: Análisis con la Teoría de Respuesta al Ítem
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);30:e3014, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: CNPq.
Resumo: Abstract The Mini-Mental State Examination (MMSE) is currently used to the track cognitive status of older adults in Brazil. Studies on its psychometric properties are lacking, especially ones that use Item Response Theory. The objective was to assess the difficulty of the items in a Brazilian version of MMSE using the Rasch model and to identify possible differential item functioning (DIF), considering schooling, age and sex of the sample of Brazilian older adults. This study used the answers of 2.734 older adults to the 30 items of MMSE. It was found that four items in the seven series were the most difficult, and items nine, 13, 22 and 23 were the easiest. The skill of respondents was higher than the items' difficulty level. DIF was observed for schooling, sex and age in, respectively, 27, 18 and 16 items. It is concluded that the use of MMSE in Brazilian older adults should be cautious due to the large number of biased items, mainly due to schooling.

Resumo O Miniexame do Estado Mental (MEEM) tem sido utilizado para rastrear status cognitivo de idosos brasileiros. Há poucos estudos sobre suas propriedades psicométricas, especialmente com Teoria de Resposta ao Item. Este estudo teve por objetivo avaliar a dificuldade dos itens de uma versão brasileira do MEEM por meio do modelo de Rasch e identificar possível funcionamento diferencial dos itens (DIF), considerando escolaridade, idade e sexo dos integrantes de amostra de idosos da comunidade. Foram utilizadas as respostas de 2.734 idosos aos 30 itens do MEEM. Constatou-se que quatro itens do sete seriado foram os mais difíceis e os itens nove, 13, 22 e 23, os mais fáceis. O nível de habilidade das pessoas foi maior do que o nível de dificuldade dos itens. Observou-se DIF para escolaridade, sexo e idade, respectivamente 27, 18 e 16 itens. Conclui-se que o uso do MEEM em idosos da comunidade deve ser cauteloso devido ao grande número de itens enviesados, principalmente pela escolaridade.

Resumen El Miniexamen del Estado Mental (MMSE) se ha utilizado para rastrear el estado cognitivo de los ancianos brasileños. Sin embargo, no hay estudios sobre sus propiedades psicométricas, especialmente utilizando la Teoría de Respuesta al Ítem. El objetivo de este estudio fue evaluar la dificultad de los ítems de una versión brasileña del MMSE utilizando el modelo de Rasch, así como identificar el posible funcionamiento diferencial de los ítems (DIF), considerando el nivel de estudios, la edad y el sexo de los ancianos participantes de la muestra. Se utilizaron las respuestas de 2.734 ancianos a los 30 ítems del MMSE. Se evidenció que cuatro ítems de siete series fueron los más difíciles, y los ítems 9, 13, 22 y 23 los más fáciles. El nivel de habilidad de las personas fue más alto que el nivel de dificultad de los ítems. Se observó que el DIF para nivel de estudios, sexo y edad fueron 27, 18 y 16 ítems, respectivamente. Se concluye que el uso del MMSE en los ancianos de la comunidad debe ser cauteloso debido a la gran cantidad de ítems sesgados, principalmente por el nivel de estudios.
Descritores: Aptidão
Psicometria
Atletismo
Sistema Único de Saúde
Características de Residência
Inquéritos e Questionários
Estado
Escolaridade
Testes de Estado Mental e Demência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1102397
Autor: Arantes , André A. C; Rúbio, Katia; Melo, Gislane F. de.
Título: Dos jogos escolares brasileiros às olimpíadas: a trajetória escolar de atletas olímpicos brasileiros / From the brazilian school games to the olympics: the school trajectory of brazilian olympic athletes
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;28(1):51-59, jan.-mar., 2020. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: : Este artigo teve como objetivo identificar se atletas participantes dos Jogos Escolares Brasileiros entre 1969 e 2014 chegaram as Olimpíadas. Dentre as questões levantadas para análise, quais as modalidades dos jogos escolares apresentaram maior concentração de olímpicos, há diferença entre as representações por sexo e se as diferentes fases dos jogos escolares impactaram na presença de atletas nas Olimpíadas. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo, que envolveu levantamento documental e bibliográfico e se propôs a estabelecer relações entre os fatos e as variáveis investigadas. Fizeram parte da amostra 433 homens e mulheres atletas, nas modalidades atletismo , n atação , judô e ginástica rítmica (GR), os quais participaram das Olimpíadas entre 1972 e 2016. Os participantes dos Jogos Escolares Brasileiros chegaram às Olimpíadas com frequência de 43,4% nas modalidades estudadas. Atletas escolares da GR foram percentualmente mais frequentes nas Olimpíadas, seguido pelos do judô, atletismo e natação. Quando observado de forma relativa, a participação feminina foi m aio r n a GR, atletismo e natação. Para todas as modalidades estudadas, a segunda fase foi a que levo u o menor úmero de atletas escolares para as olimpíadas. Identificou-se número significativo de atletas escolares que chegaram às Olimpíadas, em números absolutos e relativos. As modalidades com maior concentração de atletas Olímpicos em números absolutos foram o atletismo e a natação. Em números relativos foram a GR e o Judô. Os resultados parecem indicar que para o sexo feminino os jogos escolares são um evento importante para sua afirmação. A menor concentração de atleta escolar por ano na segunda fase foi efeito da decisão dos gestores em proibir a participação dos atletas federados...(AU)

This article aimed to identify whether athletes that participated o f t he Brazilian Sch o ol Games between 1969 and 2014 reached the Olympics. Among topics for analysis, the modalities of school games presented a greater concentration of Olympic athletes. There is a difference bet ween n umber o f athletes by sex and whether different phases of school games had an impact on the presence of athletes in the Olympics. This is an exploratory and descriptive research, which involved documentary and bibliographic survey and proposed to establish relationships between facts and investigated variables. The sample consisted of 433 men and women, all athletes competing in athletics, swimming, judo and rhythmic gymnastics (GR), who participated in the Olympics between 1972 and 2016. The participants o f the Brazilian School Games reached the Olympics with a frequency of 43.4% in t hese m odalities. GR school athletes were more frequent in the Olympics, followed by judo, at h letics an d swim m in g. The female participation was greater in GR, athletics and swimming. For all modalities under study, the second phase took the smallest number of school athletes to the Olympics. We identified a significant number o f school athletes who participated in the Olympics, in terms of absolute and relative numbers. The modalities with the highest concentration of Olympic athletes in absolute numbers were at h letics and swimming. In relative numbers, these were GR and Judo. The results seem to indicate that, for the female athletes, the school games are an important event for its affirmation. The lowest concentration o f sch oo l athletes per year in the second phase was due to the managers' decision in prohibiting the participatio n o f federated athletes...(AU)
Descritores: Educação Física e Treinamento
Política Pública
Estudantes
Educação
Atletas
-Esportes
Natação
Atletismo
Mulheres
Feminino
Coleta de Dados
Homens
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Metanálise
Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central



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