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Id: biblio-990097
Autor: Cardoso, Vinícius Denardin; Haiachi, Marcelo de Castro; Filho, Alberto Reinaldo Reppold; Gaya, Adroaldo Cezar Araújo.
Título: Financial support for paralympic athletes in brazil / O suporte financeiro para atletas paralímpicos no brasil
Fonte: J. Phys. Educ. (Maringá);29:e2963, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Brazilian Paralympic sport is growing rapidly due to its results and to more people with disabilities desiring to join it. The purpose of this study is to describe the importance of financial support for Brazilian Paralympic athletes' careers. It is characterized as a descriptive study with a qualitative approach. Information was collected through a semi-structured interview. Twenty Paralympians, from both Athletics and Swimming modalities, participated of this research, all of them contemplated by Ministry of Sports grant programs - Bolsa Atleta and Bolsa Atleta Pódio. Results show financial support being indicated as fundamental by all interviewed participants (n = 20, 100%). Many are the funding actions, especially from Brazilian Paralympic Committee and Brazilian Ministry of Sports, which provide better conditions for athlete development and can also guarantee the advent of new generations of Paralympic competitors in Brazil.

RESUMO O esporte paralímpico brasileiro cresce aceleradamente em razão de seus resultados e mais pessoas com deficiência buscam ingressar no esporte. O objetivo do estudo é descrever a importância do suporte financeiro para a carreira esportiva dos atletas paralímpicos brasileiros. Caracteriza-se como descritivo e abordagem qualitativa. A coleta de informações foi realizada através de entrevista semiestruturada. Participaram 20 atletas paralímpicos das modalidades Atletismo e Natação, contemplados pela Bolsa-Pódio do Programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte - Brasil. Os resultados demonstram que o Suporte Financeiro é apontado como fundamental por todos os atletas investigados (n=20; 100%). Muitas são as ações de suporte financeiro que têm favorecido os atletas brasileiros, partindo principalmente do Comitê Paralímpico Brasileiro e Ministério do Esporte, essas ações proporcionam melhores condições para o desenvolvimento dos atletas e também podem garantir o surgimento de novas gerações de atletas paralímpicos no país.
Descritores: Apoio Financeiro
Pessoas com Deficiência
Atletas
-Natação
Atletismo
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-991094
Autor: Isidoria Wuitar, Carlos Manuel; Lara Caveda, Denis; Bautista Sánchez Oms, Alberto; Vaca García, Mario Rene.
Título: Estudio técnico y biomédico para detectar talentos en atletismo / Technical and biomedical study to detect talents athletics
Fonte: Rev. cuba. invest. bioméd;37(1):85-94, ene.-mar. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La detección de talentos deportivos para el atletismo correspondiente a un rango etario promedio entre los 10 y 11 años (ambos sexos) se basa en el rendimiento físico obtenido mediante pruebas de valoración del rendimiento deportivo establecidas en la literatura. Delimitar indicadores físicos y médico-biológicos permite gestionar eficientemente el proceso de dirección del entrenamiento deportivo. Objetivo: Determinar el comportamiento físico y biomédico de los estudiantes de perspectivas deportivas, con el propósito de identificar talentos deportivos para la práctica del atletismo. Métodos: Bajo un muestreo intencional se seleccionó a 26 alumnos de perspectivas deportivas entre 11-12 años (12 sujetos del sexo femenino y 14 sujetos del masculino) entrenados en la Escuela Obdulio Morales Torres, aplicándole ocho pruebas físicas y biomédicas para determinar sus potencialidades reales para la selección deportiva del atletismo cubano. Resultados: Se establecieron medias colectivas que para el sexo femenino se ubicaron en 37,08 puntos (Rendimiento Bien), y el masculino en 33,29 (Rendimiento Regular). Al menos 12 sujetos (talentos deportivos) de ambos sexos presentaron indicadores altos a tener en cuenta para la selección deportiva en diversas modalidades del atletismo, 9 se calificaron como reserva deportiva y 5 sin condiciones. Conclusiones: Las pruebas de mayor relevancia para las niñas de 10 años fueron la rapidez y la resistencia, y en los niños de 11 años la rapidez y el salto de longitud con carrera de impulso. Los resultados obtenidos permiten ubicar a los alumnos con perspectivas de acuerdo con los eventos de velocidad, saltos, lanzamientos y eventos múltiples según sus resultados(AU)

Introduction: The sport talents detection for athletics corresponding to an average age range between 10 and 11 years old (both sexes) is based on physical performance obtained through sports performance assessment tests established in the literature. Delimiting physical and medical-biological indicators allows the management process of sports training to be efficiently managed. Objective: To determine the physical and biomedical behavior of sports perspectives students, with the purpose of identifying sport talents for the athletics practice. Methods: Under an intentional sampling, 26 students of sports perspectives were selected between 11-12 years old (12 female subjects and 14 male subjects) trained in the Obdulio Morales Torres School, applying eight physical and biomedical tests to determine their Real potentials for the Cuban athletics sports selection. Results: Collective arithmetic means were established, for the female sex they were located in 37.08 points (Good Performance), and masculine in 33.29 (Regular Performance). At least 12 subjects (sports talents) of both sexes presented high indicators to be taken into account for sport selection in various athletics modalities, 9 were qualified as sports reserve and 5 without conditions. Conclusions: The most relevant tests for 10-year-old girls were speed and resistance. In 11 years old boys the speed and long jump with momentum were the best passed tests of athletics. The obtained results allow to locate the students with perspectives according to events of speed, jumps, throws and multiple events according to their results(AU)
Descritores: Atletismo/educação
Melhoramento Biomédico/métodos
-Aptidão
Desempenho Atlético/tendências
AMERICAN DENTAL ASSOCIATIONACCESSORY NERVE
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-967460
Autor: Silva, Eduardo Vinícius Mota e; Matthiesen, Sara Quenzer.
Título: Atletismo e ensino da história e cultura afro-brasileira: visão de professores de educação física participantes de um curso de extensão a distância / Athletics and teaching of african brazilian history and culture: the view of physical education teachers participating in a community outreach distance education course / Atletismo y enseñanza de la historia y cultura afrobrasileña: visión de profesores de educación física participantes de un curso de extensión a distancia
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(1):119-132, jan.- mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Averiguar a visão de participantes de um curso de extensão a distância sobre a adequação do Atletismo para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira é o objetivo deste artigo. Para a obtenção destas informações optou-se pela realização de uma pesquisa do tipo qualitativa e online. Foram considerados os registros disponibilizados pela Plataforma Moodle, obtidos por meio de um questionário aberto e das livres manifestações nos diversos fóruns disponibilizados. Para o tratamento destes dados utilizou-se a técnica de Análise do Conteúdo. Foram identificadas as seguintes subcategorias: a) adequada ao tratamento da temática; reprodutora da diversidade étnica brasileira; b) espaço de afirmação da cultura negra; c) possibilidade não exclusiva de tratamento e d) enfoque inovador e conteúdo aplicável às aulas de Educação Física. Verificou-se, então, que, na opinião dos participantes, o Atletismo apresenta grande potencialidade para o tratamento da História e Cultura Afro-Brasileira em aulas de Educação Física

This article looks into the perspective of participants in a community outreach distance education course over the suitability of Athletics for teaching African Brazilian History and Culture through a qualitative online research. It examined records provided on the Moodle Platform and obtained through open questionnaires and spontaneous manifestations on various forums. Data processing used Content Analysis. The following subcategories were identified: a) appropriate approach for addressing the topic; reproducing Brazil's ethnic diversity; b) space for asserting black culture; c) non-exclusive approach; and d) innovative approach and content applicable in Physical Education classes. Based on participants' opinions, Athletics was found to show huge potential for approaching African Brazilian History and Culture in Physical Education classes

Averiguar la visión de participantes de un curso de extensión a distancia sobre la adecuación del Atletismo para la enseñanza de la Historia y Cultura Afrobrasileña es el objetivo de este artículo. Para la obtención de estas informaciones se realizó una investigación cualitativa y online. Se consideraron los registros disponibles en la Plataforma Moodle, obtenidos a través de un cuestionario abierto y de las libres manifestaciones en los diversos foros disponibles. Para el tratamiento de estos datos se utilizó la técnica de Análisis de Contenido. Se identificaron las siguientes subcategorías: a) adecuada para el tratamiento de la temática; reproductora de la diversidad étnica brasileña; b) espacio de afirmación de la cultura negra; c) posibilidad no exclusiva de tratamiento y d) enfoque innovador y contenido aplicable a las clases de Educación Física. Se verificó, entonces, que en opinión de los participantes el Atletismo presenta gran potencialidad para el tratamiento de la Historia y Cultura Afrobrasileña en clases de Educación Física
Descritores: Educação Física e Treinamento
Atletismo
Grupos Étnicos
Educação a Distância
-História
Limites: Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-981035
Autor: Ledur, Josiana Ayala; Mazo, Janice Zarpellon; Gonçalves, Andrea Kruger.
Título: XX Campeonato Mundial de Atletismo Máster: representações sobre o atleta idoso na mídia / XX World Masters Athletics Championship: representations of elderly athlete on the media
Fonte: Rev. Kairós;18(3):245-264, set. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo objetivou analisar como os atletas idosos que participaram do 20º Campeonato Mundial de Atletismo Master, ocorrido no ano de 2013, na cidade de Porto Alegre (RS), foram representados pela mídia. A análise documental revelou que, os idosos foram retratados com aparente positividade e sensacionalismo. Tais representações foram sustentadas pela atmosfera desencadeada pelo próprio evento de dimensão internacional.

This study aimed to analyze how the elderly athletes who participated in the 20th World Athletics Championship Master, occurred in 2013 in the city of Porto Alegre (RS), were represented by the media. The document analysis revealed that, the elderly were portrayed with apparent positivity and sensationalism. Such representations were supported by the atmosphere unleashed by the own event with international dimension.
Descritores: Atletismo
Idoso
Limites: Humanos
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: lil-778483
Autor: Ruschel, Caroline; Dell'Antonio, Elisa; Fontana, Heiliane de Brito; Haupenthal, Alessandro; Hubert, Marcel; Pereira, Suzana Matheu; Roesler, Helio.
Título: Biomechanical analysis of the contact phase in drop jumps performed in water and on dry land / Análise biomecânica da fase de contato no salto em profundidade no solo e na água
Fonte: Rev. bras. cineantropom. desempenho hum;18(1):41-49, Jan.-Feb. 2016. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Plyometric training in the aquatic environment has been used as way of reducing loads through the action of buoyancy. However, little is known about the biomechanical characteristics of plyometric exercises in water, which can assist in the prescription of training in this environment. This study aimed to analyze the vertical component of the ground reaction force and contact duration of drop jumps (DJ) performed on land and at hip level water immersion. Participants were 22 male athletes (19.1 ± 3.7 years), who performed three maximum DJs in water and on dry land. Peak force and duration of braking and propulsion sub-phases of the DJ contact were analyzed with the use of two underwater force platforms, a 2-D waterproofed electrogoniometer, acquisition systems ADS2000-IP and TeleMyo 2400TG2, and a signal synchronizer. The effect of immersion was investigated through comparison tests for dependent samples (p <0.05). In water, the following results were observed: (a) reduction of 41.8% (p <0.001, d = 2.24) and 23.8% (p <0.001, d = 1.50) of peak forces during braking and propulsion sub-phases respectively; and (b) increase of 41.8% in the braking (p <0.001, d = 1.41) and 12.3% in the propulsion contact times (p = 0.006, d = 0.75). The aquatic environment can be an alternative when one aims to reduce the load during the DJ contact; however, the longer duration increasing of contact sub-phases in water at hip immersion may compromise the proper functioning of the stretch-shortening cycle in water.

Resumo O treinamento pliométrico em ambiente aquático tem sido proposto porque reduz as cargas proporcionada pela ação do empuxo. Entretanto, pouco se sabe sobre as características biomecânicas dos exercícios pliométricos na água, as quais podem auxiliar na prescrição do treinamento neste ambiente. Este estudo teve por objetivo analisar a força vertical de reação do solo e a duração do contato do salto em profundidade (SP) realizado no solo e na água. Participaram da pesquisa 22 atletas do sexo masculino (19,1±3,7 anos), os quais executaram três SPs máximos no solo e na água (imersão do quadril). Analisou-se o pico de força e a duração das subfases de frenagem e propulsão do contato do SP com o uso de duas plataformas de força subaquáticas, um eletrogoniômetro 2-D impermeabilizado, os sistemas de aquisição ADS2000-IP e TeleMyo 2400TG2, e um sincronizador de sinais. O efeito do ambiente foi investigado através de testes de comparação para amostras dependentes (p<0,05). Na água, observou-se (a) uma redução de 41,8% (p<0,001; d=2,24) e de 23,8% (p<0,001; d=1,50) do pico de força durante as subfases de frenagem e propulsão, respectivamente; e (b) um aumento de 41,8% na duração da frenagem (p<0,001; d=1,41) e de 12,3% na duração da propulsão (p=0,006; d=0,75) do contato. O ambiente aquático pode ser uma alternativa quando se tem o objetivo de reduzir a carga durante o contato do SP; entretanto, o aumento da duração das subfases do contato pode comprometer o funcionamento adequado do ciclo alongamento-encurtamento na água.
Descritores: Fenômenos Biomecânicos
Exercício Pliométrico/métodos
-Futebol
Atletismo
Voleibol
Limites: Humanos
Masculino
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-843428
Autor: Borba, Diego de Alcantara; Ferreira-Júnior, João Batista; Santos, Luniky Alves dos; Carmo, Maria Carolina do; Coelho, Leonardo Gomes Martins.
Título: Effect of post-activation potentiation in Athletics: a systematic review / Efeito da potencialização pós-ativação no Atletismo: uma revisão sistemática
Fonte: Rev. bras. cineantropom. desempenho hum;19(1):128-138, Jan.-Feb. 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Post-activation potentiation is a physiological phenomenon reported to increase muscle performance during high-intensity exercise. To induce post-activation potentiation, maximal strength or power short-duration activities are performed minutes prior the main activity in an attempt to enhance performance. The aim of this study was to evaluate previous publications on the effects of post-activation potentiation on athletic performance. This systematic review used Scielo, Pubmed and SporDiscus database with the following search terms either alone or grouped together: post-activation potentiation, exercise, athletics, track and field, sprint, long jump, triple jump, high jump, shot put, javelin throw, hammer throw e discus throw. The review provided evidence that performing squat, jump and sprint exercises prior to the main activity elicited a state of potentiation that would improve sprint and throw performances and that preparatory activities that can cause post-activation potentiation should be used to improve athletic performance.

Resumo A potencialização pós-ativação é um fenômeno fisiológico capaz de aumentar o desempenho muscular durante exercícios de alta intensidade. Para induzir a potencialização pós-ativação, atividades de curta duração com força máxima ou potência muscular são realizadas minutos antes da atividade principal na tentativa de aumentar o desempenho. O objetivo deste estudo foi avaliar as publicações anteriores sobre os efeitos da potencialização pós-ativação sobre o desempenho no atletismo. Esta revisão sistemática utilizou os bancos de dados Scielo, Pubmed e SportDiscus com os seguintes termos de pesquisa juntos ou separados: post-activation potentiation, exercise, athletics, track and field, sprint, long jump, triple jump, high jump, shot put, javelin throw, hammer throw e discus throw. A revisão evidenciou que a realização de agachamentos, saltos e sprints, antes da atividade principal, desencadeia o estado de potencialização, que então aumenta o desempenho de sprints e lançamentos, e que atividades preparatórias que causam potencialização pós-ativação podem ser utilizadas para aumentar o desempenho no atletismo.
Descritores: Atletismo
Desempenho Atlético/fisiologia
Condicionamento Físico Humano/métodos
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1007917
Autor: Nascimento Júnior, José Roberto Andrade do; Granja, Carla Thamires Laranjeira; Santos, Mauro Moreira dos; Santos, Maria de Lara da Costa; Silva, Glauber Castelo Branco; Melo, Gislane Ferreira de; Oliveira, Daniel Vicentini de.
Título: Estresse pré-competitivo e experiência esportiva em adolescentes de Petrolina-PE / Pre-competitive stress and sporting experience in adolescents from Petrolina-PE / Estrés precompetitivo y la experiencia deportiva en adolescentes en Petrolina-PE
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):615-631, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo investigou o estresse pré-competitivo e a experiência esportiva de 77 adolescentes participantes de uma competição estudantil de Petrolina-PE. Os instrumentos utilizados foram a Lista de Sintomas de Estresse Pré-Competitivo Infanto-Juvenil e o Questionário de Experiência Esportiva de Jovens. Para análise dos dados foram utilizados o teste de Mann-Whitney e a correlação de Spearman. Os resultados evidenciaram que as meninas sentem mais os sintomas de estresse pré-competitivo do que os meninos. Verificou-se que os adolescentes de 13 a 15 anos ficam mais preocupados com a presença dos pais na competição e vivenciam mais situações negativas do que os de 16 e 17 anos. Verificou-se associação linear entre o estresse pré-competitivo e as experiências esportivas. Concluiu-se que no contexto do esporte escolar as meninas e os adolescentes mais jovens sentem mais o estresse provocado pela competição esportiva. Além disso, o esporte parece ser uma experiência mais negativa para adolescentes mais jovens.

This study investigated the pre-competitive stress and sporting experience among 77 adolescents participating in a student competition in Petrolina-PE. The instruments used were the List of Pre-Competitive Stress Symptoms for Children and Youth and the Youth Experience Survey for Sport. Data analysis was conducted through the Mann-Whitney test and the Spearman correlation. The results showed that girls showed higher level of precompetitive stress than boys. It was verified that adolescents aged between 13 to 15 years are more concerned about their parents' presence in the competition and experienced more negative situations than 16 and 17 year olds. A linear association was found between pre-competitive stress and sporting experience. It was concluded that in the context of school sports, girls and younger adolescents feel more stress caused by sports competition. In addition, sport seems to be more of a negative experience for younger teenagers.

Este estudio investigó el estrés precompetitivo y la experiencia deportiva de 77 adolescentes participantes de una competencia estudiantil en Petrolina-PE. Los instrumentos utilizados fueron la Lista de Síntomas de Estrés Precompetitivo Infanto-Juvenil y el Cuestionario de Experiencia Deportiva de Jóvenes. Para el análisis de los datos se utilizó el test de Mann-Whitney y la correlación de Spearman. Los resultados evidenciaron que las chicas sienten más los síntomas de estrés precompetitivo que los chicos. Se verificó que los adolescentes de 13 a 15 años se preocupan más con la presencia de los padres en la competición y experimentan más situaciones negativas que los jóvenes de 16 y 17 años. Se comprobó la asociación lineal entre el estrés precompetitivo y las experiencias deportivas. Concluyéndose que en el contexto del deporte escolar las chicas y los chicos más jóvenes sienten más el estrés provocado por la competición deportiva. Además, el deporte parece ser una experiencia más negativa para los adolescentes más jóvenes.
Descritores: Estresse Psicológico
Atletismo/psicologia
Adolescente
Limites: Humanos
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-976258
Autor: Borba, Diego de Alcantara; Batista Ferreira-Júnior, João; Ramos, Marcos Vinicius Dias; Gomes, Rafael de Leon Dumont; Guimarães, Juliana Bonhen; Oliveira, João Roberto Ventura de.
Título: Bench press exercise performed as conditioning activity improves shot put performance in untrained subjects
Fonte: Motriz (Online);24(4):e101867, 2018. graf, ilus.
Idioma: en.
Resumo: The aim of the present study was to evaluate the effect of bench press exercise performed as conditioning activity on the shot put performance in untrained subjects. Methods: Twelve healthy men (26 ± 6 years; 1.8 ± 0.1 m; 73.5 ± 10.4 kg; 13.2 ± 5.2% body fat), with no experience in shot put, were randomly assigned into two conditions: 1) Control: subjects performed six shot put attempts, and 2) Bench press exercise: subjects performed six shot put attempts 7 min post 2 sets of 5 repetitions maximum (RM) of bench press exercise. A metal ball of 4 kg was used for shot put attempts, and subjects were instructed to perform each shot put according to the static shot put technique. Results: Shot put performance was greater after bench press condition when compared with control condition (8.2 ± 1.2 m vs. 7.8 ± 0.8 m, respectively, p < 0.05). In addition, eight out of 12 volunteers positively responded to the conditioning activity. Conclusion: The results suggest that bench press exercise performed as a conditioning activity improves shot put performance in untrained subjects. Moreover, the conditioning activity should be individually set.(AU)
Descritores: Atletismo
Exercício Físico/fisiologia
Condicionamento Físico Humano
-Extremidade Superior/fisiologia
Atividade Motora
Limites: Humanos
Masculino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Texto completo SciELO Brasil
Tufik, Sérgio
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Id: biblio-955148
Autor: Rodrigues, Dayane Ferreira; Silva, Andressa; Juzwiak, Claudia Ridel; Joaquim, Daniel Paduan; Pereira Rosa, João Paulo; Simim, Mário Antônio de Moura; Veríssimo, Amaury Wagner; Winckler, Ciro; Tufik, Sergio; Mello, Marco Túlio de.
Título: Individual study of anthropometric variation, energy and macronutrients intakes in Paralympic Track and Field athletes in different phases of the season
Fonte: Motriz (Online);24(3):e002618, 2018. tab, ilus.
Idioma: en.
Resumo: a) to measure individual variations in body mass (BM), sum of skinfolds (SSF) and energy intake of Paralympic track and field athletes b) to evaluate whether individual consumption of macronutrients meets recommended levels in three distinct periods of training. Methods: Ten Paralympic track and field athletes were evaluated during three periods: 1) end of season, 2) after vacation, and 3) preparation for the Paralympic Games London 2012. Food history and the 24-hour Dietary Recall methods provided information on daily food intake. To assess changes in body composition, we measured skinfolds and BM. Descriptive statistics were utilized to describe individual results. Results: BM varied among athletes and phases, but most (n=8) had higher SSF after vacation. Four athletes reported an increase in energy intake of more than 500 kcal during their vacation period, while eight athletes reported maintaining their intake in the preparatory phase for the competition. Carbohydrate intake was adequate for most athletes in the end of season period and in the preparatory phase for competition, and most athletes had reduced lipid intake after vacation and in the preparatory phase. Conclusion: We observed important variations in BM and SSF, in food intake and macronutrients between the three evaluated periods. The nutritional status of the athletes suggests that inadequacies that might affect the performance of sprinters and middle-distance runners are more likely to occur during the preparatory period before competitions.(AU)
Descritores: Atletismo
Composição Corporal/fisiologia
Alimentos/metabolismo
Antropometria/métodos
Pessoas com Deficiência
Metabolismo Energético
-Carboidratos/análise
Índice de Massa Corporal
Limites: Adulto
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-914142
Autor: Castro, Thiago Lucas; Matthiesen, Sara Quenzer; Ginciene, Guy.
Título: Sobre vídeos do youtube relacionados à confecção de implementos adaptados para o ensino do atletismo na escola / About youtube videos related to the making of implements adapted for the teaching of athletics in school / Sobre videos de youtube relacionados a la confección de implementos adaptados para la enseñanza del atletismo en la escuela
Fonte: Pensar prát. (Impr.);21(2):252-263, abr.-jun.2018. Ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Com o objetivo de investigar vídeos do Youtube sobre implementos adaptados de atletismo, esta pesquisa teve duas etapas: 1. identificação de vídeos sobre a confecção de implementos adaptados ao atletismo; 2. catalogação dos vídeos, organizando-se um banco de dados. No total, foram 28 os vídeos do Youtube, sendo: 6 de barreira, 4 de martelo, 6 de dardo, 2 de disco, 5 de peso, 2 de bastão, 1 de raia e 2 que envolvem a confecção de dois ou mais implementos, organizados em duas categorias de acordo com as características dos materiais. Os resultados revelaram que os vídeos do Youtube podem contribuir como um recurso importante para a difusão e a confecção de implementos adaptados, utilizando-se diferentes materiais que ampliam as possibilidades de ensino desse conteúdo na escola.

In order to investigate in Youtube videos about track and field adapted implements, this research had two stages: 1. identification of videos about the confection of adapted implements for the teaching of track and field; 2. tabulation of the videos, organizing them into a database. Were identified 28 videos on Youtube, being: 6 about hurdles, 4 about hammer, 6 about javelin, 2 about discus, 5 about shot, 2 about stick, 1 about track and 2 involving confection of two or more implements. The results revealed that Youtube videos can contribute as an important resource for the diffusion and creation of adapted implements using different materials that allow the expansion of the teaching of this content in school.

Con el objetivo de investigar los vídeos de Youtube concernientes a materiales adaptados sobre el atletismo, esta investigación siguió dos pasos: 1. la identificación de videos relacionados a la elaboración de materiales adaptados al atletismo; 2. la clasificación de los vídeos y la organización de una base de datos. Un total de 28 videos de Youtube fueron identificados, siendo: 6 de vallas, 4 de martillo, 6 de dardo, 2 de disco, 5 de peso, 2 de bastón, 1 de carril y 2 que envuelven la elaboración de dos o más materiales. Los resultados revelaron que los vídeos de Youtube pueden servir como un recurso importante para la difusión y elaboración de materiales adaptados, utilizando diferentes materiales que expanden las posibilidades de enseñanza de ese contenido en la escuela.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Ensino
Atletismo/fisiologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Bibliografia
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde



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