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Id: biblio-1023131
Autor: Trusz, Rodrigo Augusto; Nunes, Alexandre Velly.
Título: A evolução dos esportes de combate no currículo do Curso de Educação Física da UFRGS / The evolution of the combat sports in the Physical Education curriculum course of UFRGS / La evolución de los deportes de combate en el currículo del Curso de Educación Física de la UFRGS
Fonte: Movimento (Porto Alegre);13(1):179-204, jan.- abr. 2007.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo busca resgatar informações que fizeram parte de diferentes momentos históricos do curso de Educação Física da UFRGS. Entende-se que os esportes de combate possuem importância social e cultural. Com base nesse entendimento, procuramos recuperar informações acerca da inclusão e evolução das disciplinas de combate deste curso, no período de 1940 a 2004. Verifica-se um aumento no número de disciplinas: de uma em 1941 para nove, atualmente. Porém, foi constatada uma tendência ao desaparecimento desses esportes devido à opção feita por disciplinas mais gerais

The objective of this study was to search information of different historical moments in the UFRGS Physical Education course. It is understood that the combat sports possess social and cultural importance. Based on this, it was tried to recover and to preserve information concerning to the inclusion and evolution of the combat disciplines of this course, from 1940 to 2004. An evolution was verified in the number of those disciplines, from one in 1941 to nine nowadays. However, there is a tendency to the disappearance of these sports dues to the priorization of the general disciplines

Este estudio buscó recobrar informaciones de diferentes momentos históricos del curso de Educación Física de la UFRGS. Se entiende que los deportes de combate tienen importancia social y cultural. Basado en eso, se buscó recuperar y preservar informaciones acerca de la inclusión y evolución de las disciplinas de combate de este curso en el período que comprende 1940 hasta 2004. Fue constatado un crecimiento en el número de esas disciplinas, de una en 1941 hacia nueve disciplinas actualmente. Pero, hay una tendencia de desaparecimiento de esos deportes debido a la preferencia por disciplinas más generales
Descritores: Educação Física e Treinamento
Prática Profissional
Esportes
Currículo
Educação Superior
-Luta Olímpica
Boxe
Artes Marciais
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-1023084
Autor: Ferretti, Marco Antonio de Carvalho; Knijnik, Jorge Dorfman.
Título: Mulheres podem praticar lutas? Um estudo sobre as representações sociais de lutadoras universitárias / Can women practice fighting? A study on the social representations of the College female fighters / ¿Mujeres pueden practicar luchas? Uno estudio sobre las representaciones sociales de luchadoras universitarias
Fonte: Movimento (Porto Alegre);13(1):57-80, jan.- abr. 2007.
Idioma: pt.
Resumo: Historicamente, a mulher foi perseguida dentro do esporte, sofrendo de maledicências, proibições e de preconceitos. Isto piora quando se envolvem com modalidades que apresentam características "masculinas". Este estudo teve como objetivo pesquisar as representações de mulheres que praticam luta. Foram entrevistadas sete lutadoras universitárias, que se envolveram com atividade física na infância, na escola e incentivadas por pais; esta prática se encerrou na adolescência, para ser retomada novamente na adultez. As lutadoras apontam para a existência de preconceito sobre elas, e para a total ausência da mídia nas lutas femininas. Percebeu-se que muitas não se consideram lutadoras, e concluiu-se que isto é uma forma destas lidarem com o preconceito

Historically in Sports, Women have been chased after by defamations, prohibitions and prejudices of all sorts. This even gets worse when they get involved with some kinds of fight modalities considered "masculine". This study aims at researching female fighters' representations. Seven college fighters were interviewed. They started this physical activity in their early childhood at school or encouraged by their parents, quit it during adolescence and have retaken it as a grownup. They point out that prejudice against them is strong and complain about the total indifference of Media when it comes to female fightings. It was noticed that most of them don't consider themselves as fighters which is a way of dealing with the prejudice against them

Históricamente la mujer fue perseguida dentro del ámbito deportivo, sofriendo de difamaciones, prohibiciones y de preconceptos. Esto se ha puesto peor a partir del momento que estas se han envolvido con modalidades deportivas que tienen características "masculinas". Este estudio tubo el objetivo de pesquisar las representaciones de mujeres que practican luchas. Se han entrevistado 7 luchadoras universitarias que han practicado el actividad física durante la infancia, en las escuelas y incentivadas por sus padres; la práctica se enceró en la adolescencia y fue retomada novamente en la edad adulta. Las combatientes enseñan la existencia de preconceptos sobre ellas y la total falta de media en las luchas femeninas. Se ha constatado que muchas de ellas no se consideran combatientes, así pues se ha concluido que esto es una manera de protección contra el preconcepto
Descritores: Luta Olímpica
Exercício
-Preconceito
Mulheres
Artes Marciais
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-960469
Autor: Antonio, Silvio; Catalá, Gonzales; Rodríguez Ruiz, Antonio R; Loaiza Dávila, Lenin Esteban; Álava Magallanes, Giovanny; Letamendi Lazo, Carmen Andrea; Romero Frómeta, Edgardo.
Título: Fundamentos biomecánicos de la lucha deportiva / Biomechanical fundamentals of sports wrestling
Fonte: Rev. cuba. invest. bioméd;36(3):0-0, set. 2017. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La práctica de la lucha ha permitido elaborar las estructuras más efectivas de las acciones técnicas, las cuales pueden ser divididas en acciones de ataques, defensas y contraataques. Los luchadores que tienen un buen desarrollo técnico dominan a menudo a contrarios que los superan en fuerza física. Con dicho fin, recurren a movimientos que, con su ejecución correcta y con una exacta aplicación y dirección de las fuerzas interiores y exteriores, forman una estructura de la llave, defensa y contrallave que aseguran una ventaja en fuerza o permiten ganar tiempo. Para desentrañar las leyes de la técnica de la lucha es necesario analizar todos los movimientos fundamentales de los luchadores. Este análisis es conveniente realizarlo, en primer lugar, con el estudio de la interacción de la fuerza mecánica que surge en la ejecución de las acciones técnicas. Por ello, el objetivo del estudio es plantear los fundamentos biomecánicos en el proceso de los ejercicios físicos y el análisis de las acciones motoras del luchador como sistema de movimientos activos recíprocamente relacionados(AU)

The wrestling practice has allowed the elaboration of most effective structures of the technical actions, which can be divided into actions of attacks, defenses, and counterattacks. The fighters who have a good technical development often dominate opponents who overcome them in physical strength. To this end, they resort to movements that, with their correct execution and with an exact application and direction of the internal and external forces, form a technique structure, defense and counter-technique that assure an advantage in strength or allow time. To unravel the technique laws of wrestling it is necessary to analyze all fundamental movements of the fighters. This analysis is convenient to do, first, with the study of mechanical force interaction that arises in the technical actions execution. Therefore, the study objective is to propose the biomechanical fundamentals to process of physical exercises and motor actions analysis in wrestling as a system of active movements related reciprocally(AU)
Descritores: Luta Olímpica
Fenômenos Biomecânicos/fisiologia
Fenômenos Mecânicos
Limites: Seres Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-988049
Autor: Passos, Daniella de Alencar; Prado, Rodrigo Cribari; Marchi Júnior, Wanderley; Capraro, André Mendes.
Título: As origens do "vale-tudo" na cidade de Curitiba-PR: memórias sobre identidade, masculinidade e violência / The origins of "vale-tudo" in Curitiba-PR: memories on identity, masculinity and violence / Los orígenes del "vale-tudo" en Curitiba-PR: memorias sobre la identidad, la masculinidad y la violencia
Fonte: Movimento (Porto Alegre);20(3):1153-1173, jul./set. 2014.
Idioma: en; pt.
Resumo: O presente artigo objetiva analisar como professores (mestres) e ex-lutadores de modalidades de lutas e artes marciais apresentam suas memórias acerca dos primórdios da prática que ficou conhecida como "vale-tudo" em Curitiba. Por meio dos procedimentos teóricos da História Oral foi possível perceber que os fragmentos memoriais analisados não se restringem à interpretação sobre as origens dessa prática, pois também são atravessados por discursos relativos ao processo de construção da identidade e testes constantes de virilidade. Conclui-se que a memória estabelecida e esse ethos masculino tem como elemento central a violência ­ concreta e simbólica ­ que acompanha a formação do lutador

This paper aims to analyze how teachers (masters) and former fighters modalities fights and martial arts have their memories about the early days of practice that became known as "Vale-tudo" in Curitiba. Through theoretical procedures of Oral History was observed that the memorials fragments analyzed are not restricted to the interpretation of the origins of this practice, they are also traversed by discourses relating to the process of identity construction and constant tests of manhood. We conclude that memory established and this ethos has male violence as a central element - concrete and symbolic - that accompanies the formation of fighter

Este artículo tiene como objetivo analizar cómo tienen los profesores (maestros) y los exluchadores de modalidades de luchas y artes marciales sus recuerdos sobre los primeros días de práctica de lo que se conoció como "vale-tudo" en Curitiba. A través de los procedimientos teóricos de la Historia Oral se observó que los fragmentos analizados de las memorias no se limitan a la interpretación de los orígenes de esta práctica, sino que también están atravesados por discursos relacionados con el proceso de construcción de la identidad y por las pruebas constantes de la hombría. Llegamos a la conclusión de que la memoria establecida y este espíritu tiene a la violencia masculina como un elemento central ­concreto y simbólico­ que acompaña a la formación del luchador
Descritores: Violência
Luta Olímpica
Artes Marciais
-Masculinidade
Grupos Étnicos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-994615
Autor: Del Vecchio, Fabricio Boscolo; Dias, Bruno da Costa; Tuchtenhagen, Aline Xavier.
Título: O movimento na luta pela vida: sistema de organização e treinamento dos gladiadores / The movement in the fight for life: Gladiators' system of organization and training / El movimiento en la lucha por la vida: El sistema de organización y entrenamiento de los gladiadores
Fonte: Motrivivência (Florianópolis);31(57):e55655, mar. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO E OBJETIVO: Apresentar a origem dos gladiadores, seus sistemas de treinamento e vida cotidiana. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Realizou-se revisão narrativa, a partir de recuperação de fatos históricos contidos em fontes iconográficas, eletrônicas e bibliográficas. DISCUSSÃO: Acredita-se que a origem dos jogos de gladiadores seja etrusca, inicialmente realizados como parte de ritos funerais. Após inserido na famiglia gladiatoria, os gladiadores seguiam as leis das escolas de formação (ludus). Gladiadores que haviam combatido durante muito tempo, e sobreviveram a todos os combates, recebiam uma espada de madeira como símbolo de sua aposentadoria, denominada rudis. CONCLUSÃO: Por um período de quase 600 anos, a arena foi um dos entretenimentos mais populares do mundo romano. Combates de gladiadores eram um elemento do paganismo que governou Roma até a conversão do imperador Constantino ao cristianismo no século IV, e ocupam um lugar central na percepção popular moderna de comportamento romano.

INTRODUCTION AND OBJECTIVE: Present the origin of gladiators, their training systems and daily life. METHODOLOGICAL PROCEDURES: A narrative review was carried out, based on the retrieval of historical facts contained in iconographic, electronic and bibliographical sources. DISCUSSION: It is believed that the origin of the gladiator's combat is Etruscan, initially realized as part of funeral rites. After entering the gladiatorial family, the gladiators followed laws from schools of formation (ludus). Gladiators who had fought for a long time, and survived all combats received a wooden sword as a symbol of their retirement, called rudis. CONCLUSION: For a period of almost 600 years, the arena was one of the most popular entertainments in the Roman world. Gladiator fights were an element of paganism that ruled Rome until the conversion of Emperor Constantine to Christianity in the fourth century, and occupy a central place in the modern popular perception of Roman behavior.

INTRODUCCIÓN Y OBJETIVO: Presentar el origen de los gladiadores, sus sistemas de entrenamiento y la vida cotidiana. PROCEDIMIENTOS METODOLÓGICOS: se realizó una revisión narrativa, basada en la recuperación de hechos históricos, contenidos en fuentes iconográficas, electrónicas y bibliográficas. DISCUSIÓN: Se cree que el origen del combate del gladiador es etrusco, inicialmente realizado como parte de los ritos funerarios. Después de entrar en la familia de gladiadores, los gladiadores siguieron las leyes de las escuelas de formación (ludus). Los gladiadores que habían luchado durante mucho tiempo y sobrevivieron a todos los combates recibieron una espada de madera como símbolo de su retiro, llamada rudis. CONCLUSIÓN: durante un período de casi 600 años, la arena fue uno de los entretenimientos más populares en el mundo romano. Las luchas de gladiadores fueron un elemento del paganismo que estaba en el Imperio Romano hasta la conversión del emperador Constantino al cristianismo en el siglo IV, y ocupan un lugar central en la percepción popular moderna del comportamiento romano.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Luta Olímpica/história
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-968719
Autor: Ledur, Josiana Ayala; Assmann, Alice Beatriz; Mazo, Janice Zarpellon.
Título: Sumô: esporte de japonês em Ivoti/ RS / Sumo: japonese sport in Ivoti/ RS / Sumo: deporte japonés en Ivoti/ RS
Fonte: Motrivivência (Florianópolis);30(56):120-139, Dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Na colônia japonesa da cidade de Ivoti, no Rio Grande do Sul, destacam-se as práticas corporais de lutas e, dentre estas, o sumô. O presente estudo tem como objetivo investigar como se sucedeu a prática do sumô em Ivoti, desde as primeiras manifestações, na década de 1960, até meados da década de 2010. Para esse fim, foram analisadas fontes impressas, iconográficas e uma fonte oral. A partir do cotejamento e da interpretação das informações foi possível depreender que, através da prática do sumô, de suas representações e adaptações, os nipo-brasileiros de Ivoti buscaram preservar práticas culturais de seus antepassados, vinculando a arte marcial específica, bem como os momentos sociais atrelados a ela, a uma tradição familiar. Neste cenário, a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Ivoti (ACENB) constitui-se em local privilegiado para a promoção do sumô, bem como à manutenção e negociação de representações de identidade.

In the Japonese colony of the city Ivoti, Rio Grande do Sul, the corporal practices of wrestling stand out, among them sumo. The present study aims to investigate how the the practice of sumo occurred in Ivoti, since the firsts manifestations, in the 1960s, until the the mid-2010. For this purpose, printed sources, iconographic sources and an oral source were analyzed. From the collating and interpretation of the information it was possible to understand that, through the practice of sumo and its representations and adaptations, the Japanese-Brazilians of Ivoti sought to preserve cultural practices of their ancestors, linking the specific martial art, just as social moments tied to it, to a family tradition. In this scenario, the Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Ivoti (ACENB) appears as a privileged space to the development of sumo and the maintenance and negotiation of identity representations.

En la colonia japonesa de la ciudad de Ivoti, en Rio Grande do Sul, destacan las prácticas corporales de luchas y, entre ellas, el sumo. El presente estudio tiene como objetivo investigar cómo se sucedió la práctica del sumo en Ivoti, desde las primeras manifestaciones, en la década de 1960, hasta mediados de la década de 2010. Para ese fin, se analizaron fuentes impresas, iconográficas y una fuente oral. A partir del cotejo y de la interpretación de las informaciones fue posible deducir que, a través de la práctica del sumo, de su s representaciones y adaptaciones, los nipo-brasileños de Ivoti buscaron preservar prácticas culturales de de sus antepasados, vinculando el arte marcial específico, así como los momentos sociales articulados con ella, a una tradición familiar. En este escenario, la Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Ivoti (ACENB) aparece como local privilegiado para la promoción del sumo y el mantenimiento y negociación de representaciones de identidad.
Descritores: Esportes/história
Luta Olímpica
Emigrantes e Imigrantes
-Brasil
Japão
Responsável: BR1923.9 - Universidade Federal de Santa Catarina


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Id: biblio-2084
Autor: Inácio, Humberto Luís de Deus; Cauper, Dayse Alisson Camara; Silva, Luzia Antônia de Paula; Morais, Gleison Gomes de.
Título: Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios - reflexões para além da Base Nacional Comum Curricular / Adventure bodily practices in school: Opportunities and challenges - reflections beyond Curricular Common National Base / Prácticas de aventura en el cuerpo de la escuela: Oportunidades y desafíos - reflexiones más allá de la Base Nacional Común Curricular
Fonte: Motrivivência (Florianópolis);28(48):168-187, set. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto apresenta uma análise documental sobre o conteúdo Práticas Corporais de Aventura, indicado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como uma novidade se comparado aos conteúdos tradicionais da Educação Física brasileira. Nosso objetivo foi analisar se o referido conteúdo atende aos princípios da educação básica presentes na BNCC, sobretudo em sua exposição na área de Linguagens, nos eixos e objetivos da formação no ensino fundamental e médio, e nos apontamentos específicos para a Educação Física; bem como de avaliar a inserção e os detalhamentos do conteúdo para cada um dos ciclos propostos. Também apontamos limites e possibilidades para a inserção deste conteúdo na Educação Física Escolar. Concluímos pela importância deste conteúdo e advogamos que sua inclusão na Educação Física Escolar deva ser balizada por propostas pedagógicas críticas.

This text presents a documental analysis about the Adventure Bodily Practices content, pointed at the National Curricular Common Base (BNCC), as a novelty comparing itself to the traditional contents of Brazilian Physic Education. Our goal was to analyses if the referred content meets the principles of basic education inside the BNCC, especially it's exposition in the Languages area, in the axis and goals of the formation in elementary and high school, and in the specific orientations for Physic Education; also evaluate the insertions and details of the content for each of the proposed cycles. We also pointed out limits and possibilities for the insertion of this content in School Physic Education. We concluded for the importance of this content, and we advocate that its inclusion of School P.E. must be buoyed by critical pedagogical propositions.

Este artículo presenta un análisis documental del contenido Prácticas corporales de Aventura que ha sido apuntado en la Base Nacional Común Curricular (BNCC), como una novedad en comparación con el contenido tradicional de la Educación Física Brasileña. Nuestro objetivo ha sido analizar si ese contenido cumple con los principios de la educación básica presente en la BNCC, especialmente en su exposición en el área de Lenguaje, en los ejes y los objetivos de la formación en la escuela primaria y secundaria, y en sus apuntes específicos para la Educación Física; además de evaluar la inserción del contenido en cada uno de los ciclos de enseñanza de la BNCC. Se buscó aún límites y posibilidades para la inclusión de estos contenidos en la educación física. Llegamos a la conclusión de la importancia de los contenidos y defendemos que su inclusión en la educación física debe ser sostenida por las propuestas pedagógicas críticas.
Descritores: Educação Física e Treinamento/tendências
Jogos e Brinquedos
Esportes
Ensino/educação
Luta Olímpica
Currículo
Dança
-Brasil
Responsável: BR1923.9 - Universidade Federal de Santa Catarina


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Id: biblio-1613
Autor: Lopes, Raphael Gregory Bazílio; Kerr, Tiemi Okimura.
Título: O ensino das lutas na Educação Física escolar: uma experiência no ensino fundamental / Teaching of martial arts in school Physical Education: an experience in basic education / Enseñanza de las luchas en Educación Física en la escuela: una experiencia en la educación básica
Fonte: Motrivivência (Florianópolis);27(45):262-279, set. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: A Educação Física brasileira é controversa quanto aos seus conteúdos: ao mesmo tempo em que se declaram diversas possibilidades de tematização, nota-se que aquelas que se apresentam no cotidiano das aulas são retratos da área em décadas passadas. O estudo tem o objetivo de relatar possibilidades de inclusão das Lutas nas aulas de Educação Física para alunos do sexto ano do ensino fundamental a partir de jogos. Foi proposto um percurso com quatro situações de aprendizagem em que se buscou a compreensão e a experimentação dos princípios condicionais das Lutas e suas classificações por tipo de contato e distância. Destacam-se as aprendizagens que permitiram a interconexão entre o saber fazer e as razões do fazer de diferentes situações-problema. Além disso, esta experiência rompe com alguns paradigmas recorrentes, como a questão da violência ou a necessidade de ser especialista em Lutas para abordá-las.

Brazilian Physical Education is controversial regarding to its contents: while claiming for several possibilities of themes in one hand, we note that in another hand those which are present in daily lessons are portraits of the area in past decades. The study presents possibilities to include Martial Arts' themes in Physical Education classes for students from the sixth grade in elementary school using games. We proposed a path with four learning situations in which we have sought to understand and experiment the conditional principles of Martial Arts and their classifications by type of contact and distance. Furthermore, this essay aims to break with some recurring paradigms, such as the issue of violence or the need to be an expert in Martial Arts to address them.

La Educación Física brasileña presenta controversia en cuanto a su contenido: mientras afirma haber varias posibilidades para la tematización, observamos que las que se presentan en las clases diarias son fotografías de la área en las últimas décadas. El estudio apunta las posibilidades de incluir las Luchas en clases de Educación Física para los estudiantes del sexto grado de la escuela primaria a partir de los juegos. Proponemos una ruta con cuatro situaciones de aprendizaje en que tratamos de comprender y experimentar los principios condicionales de las Luchas y sus clasificaciones por tipo de contacto y distancia. Por otra parte, este ensayo pretende romper con algunos paradigmas recurrentes, como la cuestión de la violencia y la necesidad de ser un experto en Luchas para enseñar.
Descritores: Educação Física e Treinamento/tendências
Luta Olímpica
Currículo/tendências
Ensino Fundamental e Médio
Responsável: BR1923.9 - Universidade Federal de Santa Catarina


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Id: biblio-880989
Autor: Aires, Hannah; Ledur, Josiana Ayala; Santos, Alfredo F. de los; Mazo, Janice Zarpellon.
Título: A introdução do Karate-Do Shotokan no Rio Grande do Sul_ memórias do sensei Watanabe / The introduction of Karate-Do Shotokan in Rio Grande do Sul: memories of sensei Watanabe
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;25(1):118-128, jan.-mar. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo objetivou investigar como ocorreu a introdução do Karate-Do Shotokan no estado do Rio Grande do Sul, por meio da reconstrução das memórias do sensei Luiz Tasuke Watanabe. Tendo como perspectiva teórico-metodológica a História Oral recuperou-se as memórias deste sensei, que foi um dos precursores do estilo Shotokan de Karate-Do no estado. Para tanto, foi gravada e transcrita uma entrevista com o sensei Watanabe. Além desta fonte oral, também foram analisadas fontes documentais, bem como, realizada a revisão bibliográfica sobre o assunto. As análises empreendidas nas fontes acessadas revelaram que Watanabe, ainda criança, emigrou do Japão para o Brasil com sua família e teve sua iniciação no Karate-Do por intermédio de seu irmão, que havia sido praticante no Japão. A prática do Karate-Do intensificou-se quando prestou o serviço militar ao ser aluno do sensei Yasutaka Tanaka, que ministrava aulas no exército. Posteriormente, em 1970, a convite do sensei Teruo Obata, Watanabe foi designado para dar aulas em Porto Alegre, onde atuou em diversas localidades, colaborando mais tarde para a criação do Departamento de Karate da Federação de Pugilismo do Rio Grande do Sul. Watanabe, na época, atuava como professor, mas também participou de competições. No ano de 1972, conquistou o primeiro lugar no Campeonato Mundial de Karate e alcançou destaque a nível nacional, contribuindo para a divulgação desta prática. Após uma década na cidade, em 1981, Watanabe partiu de Porto Alegre por designação do exército, retornando a cidade somente 30 anos depois para ministrar um curso...(AU)

This study aimed to investigate how occurred the introduction of Karate-Do Shotokan in Rio Grande do Sul state, through the reconstruction of memories of Luiz Tasuke Watanabe sensei. Having as theoretical and methodological perspective of the Oral History recovered the memories of this sensei, one of Shotokan karate style precursors in the state. For that was was recorded and transcribed an interview with Watanabe sensei. In addition to this oral source were analyzed documentary sources and was performed a bibliographic review about the subject. The analyzes undertaken in the accessed sources revealed that Watanabe, as a child, along with his family migrated from Japan to Brazil and had its initiation in karate, through his brother, who had been practicing in Japan. The practice of Karate-Do was intensified when paid military service and was a student of sensei Yasutaka Tanaka, who ministered classes in the army. After, in 1970 at the invitation of sensei Teruo Obata, Watanabe was appointed to teach in Porto Alegre, where he served in several places and also colaborated to creation of Karate Department of Pugilism Federation of Rio Grande Sul. Watanabe worked as a teacher and participated in competitions, and in 1972 won first place at the World Karate Championships. So, gained prominence in national level and contributes to the dissemination of Karate. After a decade in the city in 1981, Watanabe left Porto Alegre, by appointment of the army, returning the city only 30 years later to minister a course...(AU)
Descritores: Emigrantes e Imigrantes
Japão
Artes Marciais
-Luta Olímpica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-880164
Autor: Tibana, Ramires Alsamir; Sousa, Nuno M. Frade de; Prestes, Jonato.
Título: Quantificação da carga da sessão de treino no Crossfit® por meio da percepção subjetiva do esforço: um estudo de caso e revisão da literatura / Crossfit® training load quantification through session-rate of perceived exertion: a case study and review
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;25(3):5-13, mar.-abr.2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: A aplicação de uma adequada carga de treinamento é um dos fatores fundamentais para proporcionar adaptações positivas com consequente melhora do desempenho. O método da percepção subjetiva de esforço (PSE) após da sessão tem sido proposto como uma das melhores alternativas para quantificar a carga de reinamento (CT), principalmente pela sua fácil compreensão e a pela sua relativa simplicidade. O objetivo do presente estudo de caso foi quantificar a magnitude da CT através da PSE da sessão em dois atletas amadores de CrossFit® e comparar a carga de treinamento com outras modalidades esportivas. A carga de treinamento média durante as 11 semanas foram 173,5 UA (unidade arbitrárias) para o sujeito A e 190,6 UA para o sujeito B. Após á análise de diversos estudos que avaliaram a CT média pelo método da PSE da sessão, todos os esportes apresentaram scores da PSE da sessão maiores doque os observados no treino de CrossFit® utilizado no presente estudo. Em conclusão, os resultados apresentados sugerem que o método da PSE da sessão é capaz de distinguir diferentes cargas de treinamento em momentos de polimento, sobrecarga e recuperação, além disso, cada atleta apresenta uma resposta característica, o que ajuda a individualizar as análises...(AU)

The application of the appropriate training load (TL) is one of the fundamental factors to allow positive adaptations accompanied by improve in performance. The rating of perceived exertion (RPE) method of the session has been proposed as one of the best alternatives to quantify the TL, mainly due to the easy comprehension and relatively simplicity. The aim of the present case-study was to quantify the magnitude of the TL through RPE of the session in two CrossFit® athletes and to compare the TL with other training modalities. The mean training loads during the 11 weeks were 173.5 AU (arbitrary units) for the subject A and 190.6 AU for the subject B. After the analysis of several studies which evaluated the mean TL by the session RPE, all training modalities presented higher scores of session RPE as compared with the CrossFit® training used in the present study. In conclusion, the results presented suggest that the session RPE is able to distinguish different TL at times of tapering, overloading and recovery. In addition, each athlete presents a characteristic response, which helps to individualize the results...(AU)
Descritores: Desempenho Atlético
Treinamento Intervalado de Alta Intensidade
Luta Olímpica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central



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