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Id: biblio-1222882
Autor: Diaz, Jaylien; Danvers Perez, Karen.
Título: Workload in nursing: a concept analysis / Trabajar en la enfermería: Un análisis de concepto
Fonte: Horiz. enferm;29(3):204-211, 2018. ilus.
Idioma: en.
Resumo: The process of assigning workload to nurses is significant in promoting high nursing retention rates, and positive patient outcomes. The concept, workload is widely used but there is no clear delineation of the concept as it relates to nursing. The aim of this analysis was to explore the concept of workload, as it relates to nursing using the Walker and Avant method. The analysis revealed: a) three attributes (time, mental state, and assignment); b) four antecedents (health, environment, nursing, and person); c) and three consequences (safety of practice, retention rate and cost). It is essential that nursing leaders create and use a systematic approach to guide the staffing process to create a balance workload. As a result, nursing practice will be safer and optimal patient outcomes will be achieved.

El proceso de asignación de responsabilidad de trabajo a las enfermeras es importante en la promoción de retención de enfermeras y resultados positivos de los pacientes. El concepto de asignación de trabajo es ampliamente utilizado pero no hay ninguna medida especifica del concepto a lo que se refiere al oficio de la enfermera. El objetivo de este análisis fue explorar el concepto de asignación de trabajo, a lo que se refiere a enfermería, utilizando el método de Walker y Avant. El análisis reveló a) tres atributos (hora, estado mental y asignación), antecedentes b) cuatro (salud, entorno, enfermería y persona), c) y tres consecuencias (seguridad de la práctica, la tasa de retención y el costo). Es fundamental que líderes de enfermería crean y utilizan un enfoque sistemático para guiar el proceso de asignación de personal para crear una carga de trabajo equilibrada. Como resultado, será más segura la práctica de enfermería y se mejorarán los resultados de los pacientes
Descritores: Carga de Trabalho
Relações Enfermeiro-Paciente
Profissionais de Enfermagem
-Educação em Enfermagem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1287902
Autor: Velozo, Kelly Dayane Stochero; Costa, Caroline Abud Drumond; Tonial, Cristian Tedesco; Crestani, Francielly; Andrades, Gabriela Rupp Hanzen; Garcia, Pedro Celiny Ramos.
Título: Comparison of nursing workload in a Pediatric Intensive Care Unit estimated by three instruments / Comparação da carga de trabalho de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica estimada por três instrumentos / Comparación de la carga de trabajo de enfermería en Unidad de Cuidados Intensivos Pediátrica estimada por tres instrumentos
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e00547, 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To compare the nursing workload using the Nursing Activities Score (NAS), Therapeutic Intervention Scoring System-28 (TISS-28) and Nine Equivalents of Nursing Manpower Use Score (NEMS) instruments in children admitted to a Pediatric Intensive Care Unit in a university hospital. Method: A prospective cohort study performed in a Pediatric Intensive Care Unit, with a sample formed of all children hospitalized during the study period. Nursing workload was evaluated using the TISS-28, NEMS and NAS instruments, and further divided into two groups: Group 1 forming a category of basic activities items and Group 2 forming a category of other support and intervention activities. Results: The sample consisted of 490 Pediatric Intensive Care Unit admissions, totaling 4617 observations. NAS presented the best estimate of total working hours. TISS-28 and NEMS showed better agreement and the results showed strong correlations between NAS and TISS-28 and between NEMS and TISS-28. In Group 1 (basic activities), NAS(1) and TISS-28(1) showed moderate correlation, in Group 2 (specialized activities) the three instruments showed strong correlations. Conclusion: NAS stood out in the evaluation of nursing workload and showed good correlation and agreement with the TISS-28.

RESUMO Objetivo: Comparar a carga de trabalho de enfermagem por meio dos instrumentos Nursing Activities Score (NAS), Therapeutic Intervention Scoring System-28 (TISS-28) e Nine Equivalents of Nursing Manpower Use Score (NEMS) em crianças internadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital universitário. Método: Estudo de coorte prospectivo realizado em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, com amostra constituída por todas as crianças internadas durante o período do estudo. A carga de trabalho de enfermagem foi avaliada por meio dos instrumentos TISS-28, NEMS e NAS, e posteriormente dividida em dois grupos: Grupo 1 formando uma categoria de itens de atividades básicas; Grupo 2 formando uma categoria de outras atividades de apoio e intervenção. Resultados: A amostra foi composta por 490 internações em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, totalizando 4617 observações. O NAS apresentou a melhor estimativa do total de horas de trabalho. O TISS-28 e o NEMS apresentaram melhor concordância e os resultados apresentaram fortes correlações entre NAS e TISS-28 e entre NEMS e TISS-28. No Grupo 1 (atividades básicas), o NAS(1) e o TISS-28(1) apresentaram correlação moderada, no Grupo 2 (atividades especializadas) os três instrumentos apresentaram correlações fortes. Conclusão: O NAS destacou-se na avaliação da carga de trabalho de enfermagem e apresentou boa correlação e concordância com o TISS-28.

RESUMEN Objetivo: Comparar la carga de trabajo de enfermería a través de los instrumentos Nursing Activities Score (NAS), Therapeutic Intervention Scoring System-28 (TISS-28) y Nine Equivalents of Nursing Manpower Use Score (NEMS) en niños ingresados en Unidad de Cuidados Intensivos Pediátrica de un hospital universitario. Método: Estudio de cohorte prospectivo realizado en Unidad de Cuidados Intensivos Pediátrica, con muestra constituida por todos los niños ingresados durante el período de estudio. La carga de trabajo de enfermería fue evaluada a través de los instrumentos TISS-28, NEMS y NAS y, posteriormente dividida en dos grupos: Grupo 1 formando una categoría de ítems de actividades básicas; Grupo 2 formando una categoría de otras actividades de apoyo e intervención. Resultados: La muestra fue compuesta por 490 ingresos en Unidad de Cuidados Intensivos Pediátrica, en un total de 4617 observaciones. El NAS presentó la mejor estimativa del total de horas trabajadas. El TISS-28 y el NEMS presentaron mejor concordancia y los resultados demostraron fuertes correlaciones entre NAS y TISS-28 y entre NEMS y TISS-28. En el grupo 1 (actividades básicas), el NAS(1) y el TISS-28(1) presentaron correlación moderada, en el Grupo 2 (actividades especializadas) los tres instrumentos presentaron correlaciones fuertes. Consideraciones Finales: El NAS se destacó en la evaluación de la carga de trabajo de enfermería y presentó buena correlación y concordancia con el TISS-28.
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica
-Carga de Trabalho
Equipe de Enfermagem
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1287905
Autor: Simonetti, Marta; Aqueveque, Ana María Vásquez; Alejandra Galiano, María.
Título: Environment, workload, and nurse burnout in public hospitals in Chile / Ambiente, carga de trabalho e burnout em enfermeiras de hospitais públicos no Chile / Ambiente, carga laboral y burnout en enfermeras de hospitales públicos de Chile
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e20200521, 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To analyze, from an organizational perspective, the problem of nurse burnout in highly complex public hospitals in Chile. Method: Multicenter, observational, cross-sectional study. According to established inclusion criteria, the universe of hospitals and nurses was the object of work. Data collection was carried out through a nurse survey. Work environment was measured with the instrument Practice Environment Scale of the Nursing Work Index, staffing through the nurses' report on patient load, and burnout with the Maslach Burnout Inventory emotional exhaustion subscale. Results: Thirty-four hospitals (92%) and 1,395 nurses (75.3%) participated in the study. The prevalence of burnout was 34.7%, being higher in Santiago than in other regions of the country (p = 0.001). The logistic regression analyses showed a significant association between work environment and burnout (OR 0.57, 95% CI 0.41-0.79, p = 0.001). No association was established between staffing, skill mix and burnout. Conclusion: A high percentage of nurses in Chile has burnout, which is significantly associated with the quality of the environment. The implementation of organizational strategies to improve work environments could reduce burnout and improve the quality of care.

RESUMO Objetivo: Analisar, a partir de uma perspectiva organizacional, o problema de burnout em enfermeiras de hospitais públicos de alta complexidade no Chile. Método: Estudo multicêntrico, observacional e transversal. De acordo com os critérios de inclusão estabelecidos, trabalhou-se com o universo dos hospitais e enfermeiras. A coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa com enfermeiras. O ambiente de trabalho foi medido com o instrumento Practice Environment Scale do Nursing Work Index, as equipes por meio do relatório das enfermeiras sobre carga de pacientes e burnout com a subescala de exaustão emocional do Inventário de Burnout de Maslach. Resultados: Participaram 34 hospitais (92%) e 1.395 enfermeiras (75,3%). A prevalência de burnout foi de 34,7%, sendo maior em Santiago do que nas regiões (p = 0,001). As análises de regressão logística apresentaram associação significativa entre ambiente de trabalho e burnout (OR 0,57, IC 95% 0,41-0,79, p = 0,001). Nenhuma associação foi estabelecida entre dotação de pessoal, combinação de tarefas (skill mix) e burnout. Conclusão: Uma alta porcentagem de enfermeiras no Chile sofre de burnout, significativamente associado à qualidade do ambiente. A implementação de estratégias organizacionais que melhorem os ambientes de trabalho podem reduzir o burnout e melhorar a qualidade do atendimento.

RESUMEN Objetivo: Analizar, bajo una perspectiva organizacional, el problema de burnout en enfermeras de hospitales públicos de alta complejidad de Chile. Método: Estudio multicéntrico, observacional, de corte transversal. Según criterios de inclusión establecidos, se trabajó con el universo de hospitales y enfermeras. Recolección de datos se realizó a través de encuesta a enfermeras. El ambiente laboral se midió con el instrumento Practice Environment Scale of the Nursing Work Index, las dotaciones a través del reporte de las enfermeras sobre carga de pacientes, y el burnout con la subescala de desgaste emocional del Maslach Burnout Inventory. Resultados: Participaron 34 hospitales (92%) y 1.395 enfermeras (75,3%). La prevalencia de burnout fue de 34,7%, siendo mayor en Santiago que en regiones (p = 0,001). Los análisis de regresión logística mostraron asociación significativa entre ambiente laboral y burnout (OR 0,57, 95% IC 0,41-0,79, p = 0,001). No se estableció asociación entre dotaciones, skillmix y burnout. Conclusión: Un alto porcentaje de enfermeras en Chile sufre burnout, asociado significativamente a la calidad del ambiente. La implementación de estrategias organizacionales que mejoren los ambientes de trabajo podría reducir el burnout y mejorar la calidad de atención.
Descritores: Enfermagem
Estresse Ocupacional
Esgotamento Psicológico
-Ambiente de Trabalho
Carga de Trabalho
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1287913
Autor: Dini, Ariane Polidoro; Oliveira, Andrezza de Cassia Vannucci de; Almeida-Hamasaki, Beatriz Pera de; Quinteiro, Norma Mejias; Carmona, Elenice Valentim.
Título: Adaptation of an instrument to classify neonatal patients into care categories / Adaptación de un instrumento para clasificar pacientes neonatales en categorías de cuidados / Adaptação de instrumento para classificação de pacientes neonatais em categorias de cuidados
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e03674, 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To adapt and validate a patient classification instrument for neonatal units. Method: Methodological study, with adaptation of the Pediatric Patients Classification Instrument for neonatal patients. After content validation by judges, the instrument was tested for reliability, applied to 33 neonates by two nurses, simultaneously. To assess the agreement among nurses regarding the scores of each patient on the classification scale, an intraclass agreement coefficient was applied. To assess the agreement regarding the classification in care categories, the weighted Kappa coefficient was calculated. Results: The adapted instrument consisted of a total of nine indicators, with three care categories: high dependence on care, semi-intensive care and intensive care. The Content Validity Index varied between 0.85 and 0.92 for items of the instrument. The intraclass agreement was 0.87 and the weighted Kappa for care categories was 0.56. Conclusion: An instrument that allows neonatal patients to be classified into care categories, with satisfactory reliability was validated to support the dimensioning of the nursing team.

RESUMEN Objetivo: Adaptar y validar un instrumento para clasificar pacientes de unidades neonatales. Método: Se trata de un estudio metodológico, con la adaptación del Instrumento de Clasificación de Pacientes Pediátricos para pacientes neonatales. Después de la validación de contenido llevada a cabo por jueces, se testó el instrumento en cuanto a la fiabilidad, con dos enfermeras que lo aplicaron simultáneamente en 33 neonatos. Para evaluar la concordancia entre las enfermeras con respecto a las puntuaciones de cada paciente en la escala de clasificación, se aplicó un coeficiente de concordancia intraclase. Para sopesar la concordancia en la clasificación de las categorías de atención, se calculó el coeficiente Kappa ponderado. Resultados: El instrumento adaptado constaba de nueve indicadores, con tres categorías de cuidados: dependencia alta de cuidados, cuidados intermedios y cuidados intensivos. El Índice de Validez del Contenido oscilaba entre 0,85 y 0,92 para los elementos del instrumento. La concordancia intraclase era 0,87 y el Kappa ponderado para las categorías de atención, 0,56. Conclusión: Se validó un instrumento para clasificar a los pacientes neonatales en categorías de atención, con una fiabilidad satisfactoria para subvencionar el dimensionamiento del personal de enfermería.

RESUMO Objetivo: Adaptar e validar instrumento de classificação de pacientes para unidades neonatais. Método: Estudo metodológico, com adaptação do Instrumento de Classificação de Pacientes Pediátricos para pacientes neonatais. Após a validação de conteúdo por juízes, foi realizado teste do instrumento quanto à confiabilidade, com aplicação em 33 neonatos por duas enfermeiras, de forma simultânea. Para avaliar a concordância entre as enfermeiras quanto aos escores de cada paciente na escala de classificação, aplicou-se coeficiente de concordância intraclasse. Para avaliar a concordância quanto à classificação em categorias de cuidado, foi calculado o coeficiente Kappa ponderado. Resultados: O instrumento adaptado ficou constituído por nove indicadores, com três categorias de cuidado: alta dependência de cuidados, cuidados semi-intensivos e cuidados intensivos. O Índice de Validade de Conteúdo variou entre 0,85 e 0,92 para itens do instrumento. A concordância intraclasse foi de 0,87 e o Kappa ponderado para as categorias de cuidado foi de 0,56. Conclusão: Foi validado um instrumento que permite classificar pacientes neonatais em categorias de cuidados, com confiabilidade satisfatória, para subsidiar o dimensionamento de pessoal de enfermagem.
Descritores: Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Enfermagem Neonatal
-Carga de Trabalho
Estudo de Validação
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1155300
Autor: Santos, Geórgia Maria Ricardo Félix dos; Silva, Maria Elaine da; Belmonte, Bernardo do Rego.
Título: COVID-19: emergency remote teaching and university professors' mental health / COVID-19: ensino remoto emergencial e saúde mental de docentes universitários
Fonte: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online);21(supl.1):237-243, Feb. 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: Astract Objectives: reflections on the experiences of emergency remote teaching by the faculty of the university and the impacts of these professionals' mental health during the COVID-19 pandemic. Methods: this is a bibliographic review. The descriptors "Docent", "Mental health", "Covid-19", "Higher Education" were used in Portuguese, English and Spanish. The articles found were selected using the pre-established inclusion and exclusion criteria. The text was organized into two thematic approaches: "Emergency remote teaching and the professors' difficulties /challenges" and "Professors'mental health during the COVID-19pandemic". Results: in view of the current educational context, professors faced new demands that had repercussions on their social and work routine, due to the increase in the number of hours, the pace and diversity of work. It was evident that these professionals were affected financially, affectively and motivational aspects. Conclusions: the pandemic brought a series of feelings and perceptions to the professor with new challenges in his/her teaching. However, it is important to encourage the establishment of reflective processes around physical and mental balance in and outside the educational environment.

Resumo Objetivos: refletir a respeito das experiências do ensino remoto emergencial pelo corpo docente universitário e dos impactos na saúde mental desses profissionais durante a pandemia da COVID-19. Métodos: trata-se de uma revisão bibliográfica. Foram utilizados os descritores "Docente", "Saúde mental", "Covid-19", "Ensino Superior" nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Os trabalhos encontrados foram selecionados por meio dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. O texto foi organizado em duas abordagens temáticas: "O ensino remoto emergencial e as dificuldades/ desafios dos docentes " e "A saúde mental dos docentes durante a pandemia da COVID-19". Resultados: diante do atual contexto educacional, os docentes se depararam com novas exigências que repercutiram em sua rotina social e laboral, em virtude do aumento da carga horária, do ritmo e diversidade do trabalho. Evidenciou-se que esses profissionais foram afetados em aspectos financeiros, afetivos e motivacionais. Conclusão: a pandemia trouxe para o professor uma série de sentimentos e percepções, com novos desafios para a sua prática. Entretanto, é importante estimular o estabelecimento de processos reflexivos em torno do equilíbrio físico e mental no ambiente educacional e fora dele.
Descritores: Saúde Mental
Carga de Trabalho
Educação à Distância
Docentes/psicologia
COVID-19/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: biblio-1004064
Autor: Rosa, Lígia Santana; Valadares, Gláucia Valente; Pedreira, Querén-Hapuque Delaquila Machado; Ribeiro, Laura Regina.
Título: Significados contextuais e o acidente perfurocortante: repercussões para o cuidado de enfermagem / Contextual meanings and the needlestick accident: repercussions for nursing care / Significados contextuales y el accidente por pinchazo: repercusiones para los cuidados de enfermería
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e33767, jan.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar o significado contextual em que ocorre o acidente com equipamento perfurocortante. Método: estudo com abordagem qualitativa, com base na Grounded Theory, aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram 20 profissionais de enfermagem de um hospital público municipal do Rio de Janeiro, por entrevista semiestruturada, no período de julho de 2013 a abril de 2014, sendo os dados analisados à luz do referido método: codificação aberta, axial e seletiva. Resultados: três categorias revelam o significado contextual: percebendo o contexto de trabalho: uma realidade; interagindo com as equipes no ambiente de trabalho; refletindo sobre a profissão e o cuidado com o profissional de enfermagem. Conclusão:as categorias apontam a complexidade de determinados setores, recursos físicos e materiais inadequados, desorganização no processo de trabalho, falta de suporte no atendimento de acidente com material biológico como principais contextos para essa ocorrência.

Objective: to analyze the contextual meaning in which the accident with sharp equipment occurs. Method: a qualitative study, based on the Grounded Theory, approved by the Research Ethics Committee. Twenty nursing professionals from a municipal public hospital in Rio de Janeiro participated by a semistructured interview from july 2013 to april 2014. Data were analyzed in the light of this method: open, axial and selective coding. Results: three categories reveal the contextual meaning: perceiving the work context: a reality; interacting with teams in the work environment; reflecting on the profession and care with the nursing professional. Conclusion: the categories indicate the complexity of certain sectors, inadequate physical and material resources, disorganization in the work process, lack of support in the care of accidents with biological material as main contexts for this occurrence.

Objetivo: analizar el significado contextual en que ocurre el accidente con equipo punzocortante. Método: estudio con abordaje cualitativo, con base en la Grounded Theory, aprobado por Comité de Ética en Investigación. Participaron 20 profesionales de enfermería de un hospital público municipal de Río de Janeiro, por entrevista semiestructurada, en el período de julio de 2013 a abril de 2014. Los datos se analizaron a la luz de este método: codificación abierta, axial y selectiva. Resultados: tres categorías revelan el significado contextual: percibiendo el contexto de trabajo: una realidad; interactuando con los equipos en el ambiente de trabajo; reflexionando sobre la profesión y el cuidado con el profesional de enfermería. Conclusión: as categorías apuntan a la complejidad de determinados sectores, recursos físicos y materiales inadecuados, desorganización en el proceso de trabajo, falta de soporte en la atención de accidentes con material biológico como principales contextos para esta ocurrencia.
Descritores: Ferimentos Perfurantes
Acidentes de Trabalho
Exposição Ocupacional
Profissionais de Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
-Atenção
Carga de Trabalho
Fadiga
Teoria Fundamentada
Interacionismo Simbólico
Limites: Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Lima, Maria Alice Dias da Silva
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Id: biblio-1118065
Autor: Indruczaki, Natasha da Silva; Miorin, Jeanini Dalcol; Pais, Volmir Figueiredo; Gemelli, Mariana Pereira; Lima, Maria Alice Dias da Silva; Pai, Daiane Dal.
Título: Conflitos entre as equipes de saúde na transferência do cuidado pré-hospitalar / Conflicts between health teams in transfer of prehospital care / Conflictos entre equipos de salud en el traslado del cuidado prehospitalário
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e50078, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: compreender as causas dos conflitos entre as equipes de saúde na transferência do cuidado pré-hospitalar sob a perspectiva dos profissionais. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Porto Alegre/RS. Foram entrevistados 28 profissionais do SAMU e observados 135 horas de atendimentos. Empregou-se a análise de conteúdo temática. Resultados: As causas atribuídas aos conflitos foram: (1) a superlotação dos hospitais e a pouca receptividade da equipe: os profissionais do SAMU se sentem culpabilizados pela superlotação dos serviços e punidos por meio da retenção de macas; e (2) a regulação e as (in)definições de fluxos na rede: há lacunas nas pactuações sobre o destino dos pacientes, recaindo aos profissionais o desafio de dar sequencia ao atendimento. Conclusão: o excesso de demandas e a baixa articulação dos serviços na rede causam conflitos entre as equipes de saúde na transferência do cuidado pré-hospitalar.

Objective: to understand, from the health personnel's perspective, the causes of conflicts between health care teams during transfer from pre-hospital care. Method: this exploratory, qualitative, descriptive study was conducted at the ambulance service (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU) of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Twenty-eight SAMU personnel were interviewed and 135 hours of care service observed. Thematic content analysis was used. Results: the causes attributed to conflicts were: (1) hospital overcrowding and poor staff receptivity: SAMU personnel felt blamed for service overcrowding and punished by gurneys being withheld, and (2) the bed regulation center and (in)definition in patient flows: there were gaps in patient routing agreements, it then falling to SAMU personnel to meet the challenge of completing the service. Conclusion: excessive demands and poor coordination between services in the health care network cause conflicts between teams in transfer from pre-hospital care.

Objetivo: comprender, desde la perspectiva del personal de salud, las causas de los conflictos entre los equipos de salud durante el traslado desde el cuidado prehospitalario. Método: este estudio exploratorio, cualitativo y descriptivo se realizó en el servicio de ambulancia (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU) de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Se entrevistó a 28 miembros del SAMU y se observaron 135 horas de servicio de atención. Se utilizó análisis de contenido temático. Resultados: las causas atribuidas a los conflictos fueron: (1) hacinamiento hospitalario y poca receptividad del personal: el personal del SAMU se sintió culpable por el hacinamiento del servicio y castigado con camillas retenidas, y (2) centro de regulación de camas y (in) definición en los flujos de pacientes: Hubo lagunas en los acuerdos de enrutamiento de pacientes, y luego le correspondió al personal de SAMU enfrentar el desafío de completar el servicio. Conclusion: las demandas excesivas y la mala coordinación entre los servicios de la red sanitaria provocan conflictos entre los equipos en el traslado desde el cuidado prehospitalario.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Serviços Médicos de Emergência
Assistência Pré-Hospitalar
Transferência da Responsabilidade pelo Paciente
-Brasil
Carga de Trabalho
Pesquisa Qualitativa
Relações Interprofissionais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1284170
Autor: Araújo, Anna Raquel Lima; Sousa, Larisse Marques Costa; Carvalho, Rita Beatriz de Sousa; Oliveira, Adélia Dalva da Silva; Amorim, Fernanda Cláudia Miranda; Sousa, Kayo Henrique Jardel Feitosa; Zeitoune, Regina Célia Gollner; Damasceno, Carolinne Kilcia Carvalho Sena.
Título: O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia / Remote work of nurse-professors in pandemic times / Trabajo remoto de enfermeros docentes en tiempos de pandemia
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;25(spe):e20210198, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar, na percepção de enfermeiros docentes, os efeitos do ensino remoto decorrente da pandemia de Covid-19 na sua vida. Método: estudo descritivo e qualitativo, realizado em um Centro Universitário de Teresina-PI, em outubro de 2020. Participaram da pesquisa 13 enfermeiros docentes. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas individuais, guiadas por um roteiro semiestruturado. Posteriormente, procedeu-se à análise temática de conteúdo. Resultados: os participantes relataram que o ensino remoto gerou mudanças na rotina, com a necessidade de adequação das aulas para o ambiente virtual e rearranjos domésticos. Esses aspectos foram maximizados pela falta de domínio sobre as ferramentas digitais, o que aumentou as demandas de trabalho. Algumas vezes eles sentiram-se angustiados, tristes, culpados e sozinhos devido aos entraves para estabelecer relações com os alunos. A sobrecarga laboral contribuiu para o adoecimento físico e emocional dos enfermeiros docentes, que referiram estresse, cansaço, dificuldades para dormir, problemas de circulação sanguínea e de alimentação e danos visuais. Considerações finais e implicações para a prática: o ensino remoto tem produzido demandas elevadas, que exacerbam situações de risco para adoecimento dos participantes; portanto, estratégias devem ser pensadas com foco na ressignificação do trabalho docente, uma temática ainda incipiente nas investigações

Objective: from the perspective of nurse-professors, to analyze the effects of remote teaching because of the COVID-19 pandemic on their lives. Method: a descriptive and qualitative study, conducted in October 2020 at a University Center in Teresina-PI. The research participants were 13 nurse-professors. Data collection took place by means of individual interviews, guided by a semi-structured script. Subsequently, content thematic analysis was performed Results: the participants reported that remote teaching generated changes in the routine, with the need to adapt the class to the virtual environment and to implement home rearrangements. These aspects were maximized by lack of mastery in terms of the digital tools, which increased the work demands. Sometimes they felt anguished, sad, guilty, and alone due to the obstacles to establish good relationships with the students. Work overload contributed to physical and emotional illness in the nurse-professors, who reported stress, tiredness, difficulty sleeping, blood circulation and eating problems, and visual impairment. Final considerations and implications for the practice: remote teaching has generated high demands, which exacerbate risk situations for the participants' illness; therefore, strategies must be thought out focusing on the re-signification of the teaching work, a theme that is still incipient in research studies

Objetivo: según la percepción de enfermeros docentes, analizar los efectos de la enseñanza remota como consecuencia de la pandemia de Covid-19 en sus vidas. Método: estudio descriptivo y cualitativo realizado en un Centro Universitario de Teresina-PI en octubre de 2020. Los participantes fueron 13 enfermeros docentes. La recolección de datos tuvo lugar por medio de entrevistas individuales, guiadas por un guion semiestructurado. Posteriormente, se procedió a realizar el análisis temático de contenido. Resultados: los participantes manifestaron que la enseñanza remota generó cambios en la rutina, con la consecuente necesidad de adaptar las clases al entorno virtual y de implementar modificaciones domésticas. Estos aspectos se vieron maximizados por la falta de dominio de las herramientas digitales, lo que aumentó la cantidad de demandas laborales. En ocasiones se sintieron angustiados, tristes, con culpa y solos debido a los inconvenientes para establecer vínculos con los alumnos. La sobrecarga laboral contribuyó al malestar físico y emocional de los enfermeros docentes, que manifestaron estrés, cansancio, dificultades para dormir, problemas de circulación sanguínea y de alimentación y daños en la vista. Consideraciones finales e implicancias para la práctica: la enseñanza remota ha generado grandes demandas, que intensifican situaciones de riesgo para el malestar de los participantes; por lo tanto, deben pensarse estrategias enfocadas en la resignificación del trabajo docente, una temática que todavía es incipiente en los estudios de investigación
Descritores: Educação em Enfermagem
Docentes de Enfermagem/psicologia
Pandemias
Teletrabalho
COVID-19
-Condições de Trabalho
Saúde Mental
Carga de Trabalho/psicologia
Pesquisa Qualitativa
Tecnologia da Informação
Distanciamento Físico
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


  9 / 587 LILACS  
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Id: biblio-1282025
Autor: Norman, Armando Henrique.
Título: Lista de pacientes: reflexões para a prática da medicina de família e comunidade / List of patients: reflections for the practice of family and community medicine / Lista de pacientes: reflexiones para la práctica de la medicina familiar y comunitaria
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;16(43):2856, 20210126. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artículo analiza el tema de la lista de pacientes como modelo para vincular a la población con los equipos de Atención Primaria de Salud (APS). Objetivo: destacar las características de la lista de pacientes como modelo de pago. Método: ensayo teórico sobre modelos de pago que analiza el piloto de lista de pacientes de la Secretaría Municipal de- Salud (SMS) de Florianópolis. Para fundamentar los principios de la lista de pacientes, su aplicación se presenta en dos contextos diferentes: (a) en el sistema de salud cerrado, como en las Organizaciones de Mantenimiento de la Salud (HMO) en los Estados Unidos; y (b) en el sistema de salud universal, utilizando el sistema de salud británico como modelo. Discusión: el proyecto piloto de lista de pacientes de la SMS de Florianópolis enfrenta dos problemas estructurales: (a) el sistema de salud universal que caracteriza a la APS brasileña; y (b) el modelo de pago de salarios. Estos dos componentes plantean el desafío de establecer un límite real para las listas de pacientes. Sin límite en el número de pacientes, no es posible ajustar la carga de trabajo de los profesionales de la salud. Adicionalmente, una lista de pacientes basada en el uso repetido y el atendimiento de casos de agudeza fuera de la lista tiende a incrementar la carga de trabajo de los profesionales con el tiempo. No obstante, la lista de pacientes propuesta proporciona una mayor visibilidad de la carga de trabajo facilitando tanto la gestión como el seguimiento de la presión asistencial y la redistribución interna de los pacientes entre los equipos de salud de la APS. También permite justificar la ampliación de los equipos de la Estrategia Salud de Familia (ESF) según datos más fiables sobre la realidad de los servicios e implementar programas de mejora de la calidad. Conclusión: la implementación de la modalidad de vinculación flexible en Florianópolis no tiene impactos positivos directos en la carga de trabajo de los equipos de salud, pero quizás sí de manera indirecta a través de la gestión inteligente de su sistema de APS.

This article discusses the theme of patient list as a model for registering the population to the Primary Health Care (PHC) teams. Objective: to highlight the characteristics of patient list as a payment model. Method: theoretical essay on payment models that analyses the pilot of patient list of the Municipal Health Secretariat (MHS) of Florianopolis. To support the principles of the patient list, its application is presented in two different contexts: (a) in closed health systems, as in the Health Maintenance Organizations (HMO) in the United States; and (b) in universal health systems, using the British health system as a model. Discussion: the Florianopolis MHS patient list pilot-project faces two structural problems: (a) the universal health system that characterises Brazilian PHC; and (b) the salary payment model. These two components pose the challenge of establishing a real cap for patient lists. Without a limit on the number of patients, it is not possible to adjust health professionals' workload. Additionally, a list of patients based on repeated use and on the care of out-of-list acute cases tend to increase the workload of professionals over time. Nonetheless, the proposed list of patients provides greater visibility of the workload facilitating both management and monitoring of care pressure and the internal redistribution of patients among the PHC health teams. It also makes it possible to justify the expansion of Family Health Strategy (FHS) teams according to more reliable data on the reality of services and to implement quality improvement programmes. Conclusion: the implementation of the flexible registering modality in Florianopolis does not have direct positive impacts on the workload of health teams, but perhaps it does indirectly through intelligent management of its PHC system.

Este artigo discute o tema da lista de pacientes como modelo de vinculação da população às equipes de Atenção Primária à Saúde (APS). Objetivo: evidenciar as características da lista de pacientes enquanto modelo de pagamento. Método: ensaio teórico sobre modelos de pagamento que analisa o piloto de lista de pacientes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis-SC. Para fundamentar os princípios da lista de pacientes apresenta-se sua aplicação em dois contextos diferentes: (a) em sistemas fechados de saúde, como nas Health Maintenance Organizations (HMO) nos Estados Unidos; e (b) em sistemas universais de saúde, utilizando o sistema de saúde britânico como modelo. Discussão: o projeto piloto de lista de pacientes da SMS/Florianópolis enfrenta dois problemas estruturais: (a) o sistema de saúde universal que caracteriza a APS brasileira; e (b) o modelo de pagamento salarial. Esses dois componentes impõem o desafio de se estabelecer um teto real para as listas de pacientes. Sem um limite no número de pacientes não é possível adequar a carga de trabalho dos profissionais de saúde. Adicionalmente, uma lista de pacientes construída com base na utilização repetida e no atendimento de casos agudos não fidelizados tende a aumentar a carga de trabalho dos profissionais com o passar do tempo. Entretanto, a proposta da lista de pacientes confere maior visibilidade da carga de trabalho para a gestão, facilitando o monitoramento da pressão assistencial e a redistribuição interna dos usuários entre as equipes de saúde da APS. Permite também justificar a expansão das equipes de ESF de acordo com dados mais fidedignos da realidade dos serviços e implementar programas de melhoria de qualidade. Conclusão: a implantação da modalidade de vinculação flexível em Florianópolis não traz impactos positivos diretos na carga de trabalho das equipes, mas talvez de forma indireta por meio de uma gestão inteligente da rede da APS.
Descritores: Mecanismo de Reembolso
Carga de Trabalho
Estratégia Saúde da Família
Contratos
Medicina de Família e Comunidade
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: biblio-1136428
Autor: Fantinelli, Alessandra Andrade; Borges, Rosalia Figueiró; Stein, Renato Tetelbon; Molin, Rossano Sartori Dal; Roncada, Cristian.
Título: Development and validation of the specific instrument for assistance complexity of puerperal and newborns: Fantinelli Scale / Desenvolvimento e validação do instrumento específico para complexidade assistencial de puérperas e recém-nascidos: Escala Fantinelli
Fonte: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online);20(2):431-439, Apr.-June 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objectives: to develop and validate a care complexity assessment system adapted for mothers and newborns, based on two pre-existing scales. Methods: this is a cross-sectional study of psychometric validation of instruments, applied in a roomming-in, in 2016. The instrument has 13 indicators, submitted to the evaluation of a panel of judges for validation. For the psychometric analysis of the instrument, five criteria were adopted: a) internal consistency through Cronbach's alpha (αC); (b) intraclass correlation coefficient (ICC); c) correlation between categorical items, mediating Kendall correlation; d) ceiling and floor effect; e) Kaiser-Meyer-Olkin test. Results: after evaluating the judges on the categories, the agreement was satisfactory, being equal to or greater than 80%. The mean total score of the 13 items was 22.5 ± 4.2, with an intermediate level score of 52.9%. For psychometric validation purposes, the instrument presented αC scores of 0.73 points, between minimum items of 0.70 and maximum of 0.74 points. In the correlation of αC by items and the total score, the instrument showed high relationships (r2: 0.84). In the ICC assessment of 0.73 points (CI95%= 0.71-0.75; p<0.001). Conclusion: the questionnaire presented psychometric indicators of acceptable content validity, with statistical evidence of reliability, obtained by satisfactory inter-rateragreement.

Resumo Objetivos: desenvolver e validar um sistema de avaliação de complexidade assistencial adaptado para puérperas e recém-nascidos, com base em duas escalas preexistentes. Métodos: trata-se de um estudo transversal, de validação psicométrica de instrumentos, aplicado em um alojamento conjunto, no período 2016. O instrumento possui 13 indicadores, submetidos à avaliação de um painel de juízes para validação. Para análise psicométrica do instrumento foram adotados cinco critérios: a) consistência interna por meio do Alfa de Cronbach (αC); b) Coeficiente de correlação intraclasse (CCI); c) correlação entre itens categóricos, mediando a correlação de Kendall; d) efeito teto e piso; e) teste de Kaiser-Meyer-Olkin. Resultados: feita a avaliação dos juízes sobre as categorias, a concordância foi satisfatória, sendo igual ou maior a 80%.A média do escore total dos 13 itens foi de 22,5±4,2, com classificação do nível intermediário em 52,9%. Para fins de validação psicométrica, o instrumento apresentou escores de αC de 0,73 pontos, entre itens mínimos de 0,70 e máximo de 0,74 pontos. Na correlação do αC por itens e o escore total, o instrumento demonstrou relações elevadas (r2: 0,84). Na avaliação do CCI de 0,73 pontos (IC95%= 0,71-0,75; p<0,001). Conclusão: o questionário apresentou indicadores psicométricos de validade de conteúdos aceitáveis, com evidência estatística de confiabilidade obtida pela satisfatória concordância interavaliadores.
Descritores: Alojamento Conjunto
Carga de Trabalho
Enfermagem Neonatal
Período Pós-Parto
Cuidados de Enfermagem/organização & administração
Equipe de Enfermagem
-Estudos Transversais
Indicadores Básicos de Saúde
Enfermagem Holística
Limites: Humanos
Feminino
Recém-Nascido
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança



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