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Id: biblio-1180758
Autor: Guedes, Hannah Dantas; Gondim, Sônia Maria Guedes; Hirschle, Ana Lúcia Teixeira.
Título: Trabalho emocional e engajamento no trabalho em policiais militares: mediação da identidade profissional / Emotional labor and work engagement in military police: mediation of professional identity / Trabajo emocional y engagement en el trabajo en policías militares: mediación de la identidad profesional
Fonte: Estud. psicol. (Natal);25(1):69-79, Jan.-Mar. 2020. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Policiais Militares que atuam nas ruas lidam com demandas emocionais da população, de suspeitos, criminosos e de vítimas e isso afeta o uso de estratégias de regulação emocional e o engajamento no trabalho. Este estudo testou a mediação da identidade profissional do PM na relação entre trabalho emocional (demandas e estratégias) e o engajamento. Participaram do estudo 302 policiais militares. Os instrumentos utilizados foram: Emotional Labour Scale, Emotion Work Requirements Scale, Utrecht Work Engagement Scale, e a Escala Trifatorial da Identidade Social. Os resultados apontaram que a identidade profissional medeia a relação entre as demandas de expressão de emoções positivas, ação profunda e ação superficial com o engajamento, confirmando as três hipóteses levantadas nesse estudo. Conclui-se que a identidade profissional pode funcionar como um recurso pessoal do PM com efeitos positivos no trabalho, quando o trabalhador tenta mudar seus sentimentos internos para atender demandas emocionais do público com quem interage.

Military policemen working on the streets deal with emotional demands of the population, suspects, criminal and victims and this affect their emotion regulation strategies and work engagement. This study tested the mediation of professional identity in the relation between emotional work (demands and strategies) and work engagement. 302 military policemen participated in this study. The instruments were the Emotional Labour Scale, Emotion Work Requirements Scale, Utrecht Work Engagement Scale, and Trifactorial Social Identity Scale. Result indicates mediation effect of professional identity over the effect of work engagement on demands of expression of positive emotions, deep action and superficial action emotional work strategy, confirming the three hypotheses elaborated in this study. It is concluded that professional identity might work as a personal resource of military policemen with positive effects on work, when the worker tries to change his internal feelings to attempt emotion demands of the public.

La policía militar que trabajan en las calles maneja las demandas emocionales de la población, sospechosos, delincuentes y víctimas con efectos sobre el uso de estrategias de trabajo emocional y engagement en el trabajo. Este estudio probó la mediación de la identidad profesional en la relación entre trabajo emocional (demandas y estrategias) y el engagement. Participaron del estudio 302 policías militares. Los instrumentos utilizados fueron: Emotional Labour Scale, Emotion Work Requirements Scale, Utrecht Work Engagement Scale, y la Escala Trifatorial da Identidade Social. Los resultados apuntaron que el efecto mediador de la identidad profesional sobre el engagement ocurre para las demandas de expresión de emociones positivas, acción profunda y acción superficial, confirmando las tres hipótesis elaboradas. Se concluye que la identidad puede funcionar como un recurso personal del policía con efectos positivos en el trabajo, cuando el trabajador intenta cambiar sus sentimientos internos para satisfacer las demandas emocionales del público.
Descritores: Trabalho
Polícia
Emoções
Engajamento no Trabalho
Militares
-Psicologia Social
Brasil
Angústia Psicológica
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Id: biblio-1282729
Autor: Martins, Elisabeth Lemes de Sousa; Mendonça, Helenides; Vazquez, Ana Claudia Souza.
Título: Engajamento de professores da educação básica: um estudo longitudinal / Teachers engagement of basic education: a longitudinal study / Engajamiento de professores de la educación báscia: um estúdio longitudinal
Fonte: Psico (Porto Alegre);52(1):35002, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: O engajamento no trabalho é um fenômeno processual de elevado prazer do trabalhador com o que produz nas organizações. E, nas últimas décadas, várias pesquisas estudaram seu impacto no trabalho. Este estudo objetivou analisar a flutuação do engajamento ao longo de três etapas, com os mesmos participantes, avaliando as pressões exercidas em momentos de avaliações externas. A amostra constituiu-se de 133 professores da educação básica pública de Goiás. Utilizou-se do método Painel data para estimar os níveis de engajamento, considerando o contexto de pesquisa e a constância de dados em séries temporais. Os resultados evidenciam que o ambiente influencia os níveis de engajamento dos docentes, considerando que estas alterações podem comprometer a saúde docente, pois o desequilíbrio entre os aspectos positivos e negativos colaboram na sua instabilidade emocional. Logo, o artigo discute o contexto e as exigências de trabalho e aprofunda a compreensão sobre o desgaste da energia laboral dos docentes, em cada momento avaliado, contribuindo para possíveis tomadas de decisões.

Engagement at work is a processual phenomenon of high worker pleasure with what it produces in organizations. And, in recente decades, several studies have studied its impact on work. In the last decades several studies have studied their impact on work and organizations. This study aimed to analyze the fluctuation of engagement over three stages, with the same participants, evaluating the pressures exerted in moments of external evaluations. The sample consisted of 133 teachers from the public basic education of Goias. The Panel method was used to estimate the levels of engagement, considering the research context and the constancy of data in time series. The results show that the environment influences the levels of work engagement, considering that these changes can compromise teacher health, as the imbalance between positive and negative aspects collaborate in their emotional instability. Therefore, the article discusses the context and the work requirements and deepens the understanding about the wear and tear of the teachers' labor energy, at each evaluated moment, contributing to possible decision making.

El compromiso en el trabajo es un fenómeno procesal de alto placer del trabajador con lo que produce em las organizaciones. Y, em las últimas décadas, vários estudios han estudiado su impacto em el trabajo. Este estudio tuvo como objetivo analizar la fluctuación del compromiso a lo largo de tres etapas, con los mismos participantes, evaluando las presiones ejercidas en momentos de evaluaciones externas. La muestra se constituyó de 133 profesores de la educación básica pública de Goiás. Se utilizó del método Cuadro para estimar los niveles de compromiso, considerando el contexto de investigación y la constancia de datos en series temporales. Los resultados muestran que el entorno influye en los niveles de compromiso de los docentes, considerando que estos cambios pueden comprometer la salud del docente, ya que el desequilibrio entre aspectos positivos y negativos colabora en su inestabilidad emocional. Por tanto, el artículo discute el contexto y los requisitos laborales y profundiza la comprensión sobre el desgaste de la energía laboral de los docentes, en cada momento evaluado, contribuyendo a la posible toma de decisiones.
Descritores: Docentes
-Ensino
Ensino Fundamental e Médio
Engajamento no Trabalho
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1250740
Autor: Ogata, Márcia Niituma; Silva, Jaqueline Alcantara Marcelino da; Peduzzi, Marina; Costa, Marcelo Viana; Fortuna, Cinira Magali; Feliciano, Adriana Barbieri.
Título: Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde / Interfaces entre la educación permanente y la educación interprofesional en salud / Interfaces between permanent education and interprofessional education in health
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e03733, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Ensaio teórico de cunho reflexivo elaborado com base na literatura nacional e internacional, com o objetivo de analisar as interfaces e distinções histórico-conceituais entre Educação Permanente em Saúde e Educação Interprofissional em Saúde. No cenário internacional, ocorreram movimentos educacionais voltados para trabalhadores de saúde com destaque para os estímulos da Organização Pan-Americana de Saúde. No Brasil, ambas as propostas ressaltam o compromisso com a qualidade das práticas no Sistema Único de Saúde, centradas nas necessidades de saúde com enfoques que se aproximam. A Educação Permanente em Saúde, comprometida com a formação no trabalho para a transformação do processo de trabalho, tem em vista o cuidado integral e a Educação Interprofissional em Saúde com o aprendizado interativo compartilhado de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe, orientado pela colaboração interprofissional. Ambas visam à qualificação das práticas de saúde por meio da educação de trabalhadores em coletivos, mas é fundamental a distinção dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos que as sustentam.

RESUMEN Ensayo teórico de corte reflexivo elaborado con base en la literatura nacional e internacional, objetivando analizar las interfaces y distinciones histórico-conceptuales entre Educación Permanente en Salud y Educación Interprofesional en Salud. En el ámbito internacional hubo movimientos educativos orientados a trabajadores de salud destacándose los estímulos de la Organización Panamericana de Salud. En Brasil, ambas propuestas subrayan el compromiso con la calidad de las prácticas del Sistema Único de Salud, centradas en necesidades sanitarias con enfoques cercanos. La Educación Permanente en Salud, comprometida con la formación laboral para transformar el proceso de trabajo considerando la atención integral, y la Educación Interprofesional en Salud con aprendizaje interactivo compartido de competencias colaborativas para un trabajo en equipo efectivo orientado por la colaboración interprofesional. Ambas apuntan a calificar las prácticas de salud educando al trabajador en colectivos, aunque resulta fundamental diferenciar los referenciales teóricos, conceptuales y metodológicos que las sustentan.

ABSTRACT This was a reflective theoretical essay that was based on the national and international literature. The goal was to analyze the interfaces and historical-conceptual distinctions between permanent education in health and interprofessional education in health. In the international context, there have been educational movements aimed at health workers with an emphasis on the incentives of the Pan-American Health Organization. In Brazil, both proposals highlight a commitment to the quality of practice in the Unified Health System, focused on health needs, with approaches that have a lot in common. Permanent education in health is geared toward on-the-job training to transform work processes, with the objective of delivering comprehensive care. Interprofessional education in health involves shared interactive learning of collaborative skills for effective teamwork, guided by interprofessional collaboration. The purpose of both is to qualify health practices through the education of workers in groups; however it is essential to distinguish the theoretical, conceptual, and methodological frameworks that support them.
Descritores: Educação em Saúde
Educação Continuada
Educação Interprofissional
-Engajamento no Trabalho
Relações Interprofissionais
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-981072
Autor: Milán-Flores, Timoteo.
Título: Participación de la enfermera en la unidad de hemoféresis / The nurse's participation in the hemophoresis
Fonte: Rev. enferm. Inst. Mex. Seguro Soc;2(2/3):54-55, Mayo.-Dic. 1989.
Idioma: es.
Descritores: Remoção de Componentes Sanguíneos
Enfermagem
Flebotomia
Equipamentos e Provisões Hospitalares
Engajamento no Trabalho
Hospitais Especializados
Avaliação em Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
-Transfusão de Componentes Sanguíneos
México
Limites: Humanos
Responsável: MX346.1 - CENAIDS - Centro Nacional de Investigación Documental en Salud


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Id: biblio-1280857
Autor: Quiroz González, Eliana Yulieth; Muñoz Jaramillo, Jennifer Tatiana; Salazar Montes, Adriana Patricia; Ocampo Rivera, Fernando; Vanegas Berrio, Nini Yuliana.
Título: Engagement y burnout en profesionales de la salud colombianos / Engagement and burnout in Colombian health professionals
Fonte: Salud(i)ciencia (Impresa) = Salud(i)ciencia (En linea);24(4):201-207, nov. 2020. tab..
Idioma: es.
Descritores: Esgotamento Profissional
Saúde do Trabalhador
Pessoal de Saúde
Estresse Ocupacional
Engajamento no Trabalho
Esgotamento Psicológico
Satisfação no Emprego
Motivação
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: biblio-1091948
Autor: Boix Vilella, Salvador; León Zarceño, Eva; Serrano Rosa, Miguel Ángel.
Título: Niveles de salud psicológica y laboral en practicantes de Pilates / Levels of Psychological and Occupational Health in Pilates Adherents
Fonte: Rev. Costarric. psicol;37(2):145-162, jul.-dic. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Actualmente, la práctica de Pilates carece de fundamentación científica sólida que establezca beneficios sobre la salud psicológica. El objetivo principal del presente trabajo fue analizar si los participantes que combinan Pilates con otras Actividades Físico-Deportivas (AFD) presentaban puntuaciones más altas en las variables psicosociales y laborales estudiadas que practicantes de Pilates, practicantes de otras AFD diferentes al Pilates y participantes sedentarios. El segundo objetivo fue comprobar si los años de experiencia practicando Pilates, de forma aislada, influían positivamente sobre las variables estudiadas. El cuestionario de autoeficacia (AEG), autoestima (RSE), personalidad situacional (CPS), optimismo (LOT-R), satisfacción laboral (S10/12) y engagement (UWES) fueron completados por 212 participantes con una edad media de 41.83 años (DT = 12.41). Los practicantes de Pilates asistían a centros especializados en la técnica Pilates original. La metodología empleada fue de corte transversal. Las puntuaciones más altas en autoeficacia, estabilidad emocional, autoconcepto, optimismo y satisfacción con las prestaciones recibidas obtenidas por el grupo que combina Pilates con otras AFD no son estadísticamente significativas frente al resto de los grupos. Sin embargo, los minutos semanales de AFD correlacionan significativamente con la autoeficacia, el autoconcepto y la tendencia optimista. Los resultados del segundo objetivo muestran diferencias significativas en las variables autoeficacia y autoconcepto entre los practicantes más expertos de Pilates con respecto a los principiantes. Como conclusión, no se detectan diferencias significativas entre los grupos analizados, pero una práctica continuada y regular de Pilates en el tiempo, superior a 5 años, puede reportar interesantes beneficios psicológicos.

Abstract: Currently, the practice of Pilates lacks a solid scientific foundation that establishes benefits on psychological health. The main objective of the present work was to analyze whether participants who combine Pilates with otherPhysical Sports Activities (PSA) had higher scores in psychosocial and work variables studied than Pilates adherents, devotees of other PSAs other than Pilates and sedentary participants. The second objective was to check whether years of experience practicing Pilates, in isolation, had a positive influence on the variables studied. Two hundred twelve participants completed the self-efficacy questionnaire (GSE), self-esteem (RSE), situational personality (CPS), optimism (LOT-R), job satisfaction (S10/12) and engagement (UWES) questionnaires with an average age of 41.83 years (SD = 12.41). Adherents of Pilates attended centers specialized in original Pilates techniques. The methodology used was cross-sectional. The highest scores on self-efficacy, emotional stability, self-concept, optimism and satisfaction with the benefits received by the group that combines Pilates with other PSAs are not statistically significant compared to the rest of the groups. However, the weekly minutes of PSA correlate significantly with self-efficacy, self-concept and optimistic tendency. The results of the second objective show significant differences in the self-efficacy and self-concept variables among the most expert Pilates adherents with respect to beginners. In conclusion, no significant differences were detected between the analyzed groups, but a continued and regular practice of Pilates over time (more than 5 years), may provide interesting psychological benefits
Descritores: Desenvolvimento da Personalidade
Exercício Físico/psicologia
Saúde do Trabalhador
Autoeficácia
Impacto Psicossocial
Otimismo/psicologia
Satisfação no Emprego
-Espanha
Técnicas de Exercício e de Movimento
Engajamento no Trabalho
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Revisão
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1143582
Autor: Devotto, Rita Pimenta de; Freitas, Clarissa Pinto Pizarro de; Wechsler, Solange Muglia.
Título: Perceived Opportunities to Craft Scale: adaptation and evidence of the construct validity of the Brazilian version
Fonte: Psicol. reflex. crit;33:21, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Employees' perceived opportunities to craft (POCs) influence actual job crafting behavior, which may have consequences for their well-being and work performance. This study aimed to validate the perceived opportunities to craft scale (POCS) in the Brazilian context. We collected data from Brazilian employees (N = 1451) in two separate samples. The factor structure, reliability, and convergent validity of the POCS were tested using confirmatory factor analysis (CFA), multigroup confirmatory factor analysis (MGCFA), and external variables. The results indicated that the POCS-Brazilian version (with seven-point and five-point Likert scale) replicated the unidimensional structure of the original instrument. POCs showed significant positive and moderate correlations with occupational self-efficacy, work engagement and job crafting, and negative associations with workaholism. Both POCS-Brazilian versions were reliable according to three types of reliability indexes and also showed discriminant and convergent validity evidence.
Descritores: Traduções
Trabalho/psicologia
Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Engajamento no Trabalho
-Brasil
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-1131873
Autor: Porto-Martin, Paulo Cesar; Machado, Pedro Guilherme Basso; Viacava, Juan José Camou.
Título: Engajamento no trabalho: características psicométricas e invariância temporal do UWES / Work engagement: psychometric and temporal invariance characteristics of the Utrecht Work Engagement Scale / Compromiso laboral: características psicométricas e invarianza temporal del UWES
Fonte: Aval. psicol;19(3):277-288, jul.-set. 2020. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do presente artigo é avaliar a estabilidade temporal do UWES, instrumento de avaliação do engajamento no trabalho, construto caracterizado por elevado vigor, dedicação e absorção no trabalho. A amostra foi composta por 423 trabalhadores de teleatendimento e utilizou-se a metodologia de teste/reteste mediante intervalo de tempo de um mês, com emprego de análises descritivas e de confiabilidade. Como resultado, o instrumento manteve qualidade psicométrica adequada (alfa de Cronbach > 0,8; CFI > 0,95; RMSEA < 0,07) além de bons resultados que atestam a sua invariância de medida entre as coletas longitudinais (configural, métrica e escalar), dados alinhados com o manual do instrumento. Com relação à estabilidade temporal, houve acréscimo dos valores do alfa de Cronbach e correlações significativas e positivas. Sugere-se que os resultados obtidos denotam adequada qualidade psicométrica com estabilidade temporal, contudo ressalta-se a necessidade de novos estudos, em especial pela aplicação ter ocorrido em apenas uma categoria profissional, empresa e região. (AU)

The aim of this study was to evaluate the temporal stability of the UWES instrument for the evaluation of work engagement. This construct is characterized by high vigor, dedication and absorption in the work. The sample was composed by 423 telemarketing workers and the test/retest methodology with an interval of 1 month was used. Descriptive and reliability analyses were carried out. The instrument presented adequate psychometric qualities (Cronbach´s Alpha >0.8; CFI >0.95; RMSEA <0.07) and showed good results regarding the Invariance Measurement between longitudinal samples (configural, metric and scalar), in agreement with data from the instrument's manual. Regarding the temporal stability there was an increase in Cronbach's Alpha values and Pearson's correlations were significant and positive. The results showed adequate psychometric quality with temporal stability, however, the need of future studies is emphasized, especially considering that the application was made using only one professional category, from one organization and region. (AU)

El objetivo del presente artículo es evaluar la estabilidad temporal del UWES, instrumento de evaluación del compromiso laboral, constructo caracterizado por elevado vigor, dedicación y concentración en el trabajo. La muestra fue compuesta por 423 trabajadores de teleoperación y se utilizó el método test/retest mediante un intervalo de tiempo de un mes, con empleo de análisis descriptivos y de confiabilidad. Como resultado, el instrumento mantuvo calidad psicométrica adecuada (alfa de Cronbach>0,8; CFI>0,95; RMSEA<0,07) además de buenos resultados que atestiguan su invarianza de medida entre las colectas longitudinales (configural, métrica y escalar), datos alineados con el manual del instrumento. Con respecto a la estabilidad temporal, hubo acrecimiento de los valores del alfa de Cronbach y correlaciones significativas y positivas. Se sugiere que los resultados obtenidos denotan una adecuada calidad psicométrica con estabilidad temporal, sin embargo, se resalta la necesidad de nuevos estudios, especialmente por la aplicación solo haber sido realizada en una categoría profesional, una empresa y región determinada. (AU)
Descritores: Engajamento no Trabalho
-Psicometria
Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-1055238
Autor: Vazquez, Ana Claudia Souza; Mendonça, Helenides; Ferreira, Maria Cristina.
Título: Avanços na psicologia positiva: bem-estar, engajamento e redesenho no trabalho / Advances in positive psychology: well-being, engagement and job crafting / Avances en la psicología positiva: bienestar, rendimiento y job crafting
Fonte: Aval. psicol;18(4):343-351, out.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Baseados na perspectiva da complexidade do comportamento humano, avanços científicos têm sido obtidos por pesquisadores da Psicologia Positiva ao identificar fatores de saúde e de proteção das pessoas em concomitância com os de risco de dano ou agravo á saúde. Esse artigo teórico visa demonstrar o impacto desses achados para a Psicologia Organizacional e do Trabalho, com base em três conceitos centrais. São apresentados no artigo os modelos teóricos que fundamentam as evidências e os principais achados nos estudos sobre bem-estar, engajamento e redesenho do trabalho. A principal contribuição é que as pesquisas estão sendo impulsionadas com modelos integrativos sobre esses fenômenos e suas associações com variáveis de felicidade, proatividade e realização profissional, dentre outras. Somada ao conhecimento dos estudos tradicionais, a Psicologia Positiva possibilita a visão sistêmica sobre trabalho e organizações, tratando a saúde e o bem-estar como premissas do contexto laboral e o desempenho saudável como desfecho positivo das atividades profissionais. (AU)

Based on the perspective of the complexity of human behavior, scientific advances are being obtained in Positive Psychology by identifying protective factors concurrently with those that cause risk or harm to health. This theoretical article aims to demonstrate the influence of these findings on organizational and work psychology, based on evidence produced in three central constructs. We present the theoretical models that support the evidence and main findings of studies on well-being, engagement and job crafting. The main contribution is that the studies are being driven with integrative models on these phenomena and their associations with happiness, proactivity and professional achievement variables, among others. Added to the knowledge of the traditional studies, Positive Psychology enables a systemic view of work and organizations, treating health and well-being as premises of the work context and healthy performance as a positive outcome of professional activities. (AU)

Con base en la perspectiva de la complejidad del comportamiento humano, avances científicos están siendo obtenidos por los investigadores de la psicología positiva al identificar factores de salud y de protección de las personas en concomitancia con los riesgos de daño o agravio de la salud. Este artículo teórico tiene como objetivo demostrar su impacto en la psicología organizacional y laboral, basada en tres constructos centrales. Se presentan modelos teóricos que respaldan las evidencias y los principales hallazgos en los estudios sobre bienestar, rendimiento y job crafting. La principal contribución es que las integraciones están siendo impulsadas con modelos integradores sobre estos fenómenos y sus asociaciones con las variables de felicidad, proactividad, logro profesional, entre otros. Además del conocimiento de los estudios tradicionales, la psicología positiva permite una visión sistémica del trabajo y las organizaciones, tratando la salud y el bienestar como premisas del contexto laboral y el rendimiento saludable como un resultado positivo de las actividades profesionales. (AU)
Descritores: Psicologia
Seguridade Social/psicologia
Saúde do Trabalhador
Engajamento no Trabalho
Satisfação no Emprego
Limites: Humanos
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-1055239
Autor: Nunes, Mykaella Cristina Antunes; Lira, Aline Nogueira de; Morais, Normanda Araujo de.
Título: Clusters de engajamento e satisfação de profissionais da rede contra a violência sexual infantojuvenil / Clusters of engagement and satisfaction in network professionals against child sexual violence / Clusters de compromisso y satisfacción en profesionales de la red contra la violencia sexual infantil
Fonte: Aval. psicol;18(4):352-361, out.-dez. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Buscou-se investigar os perfis de engajamento e satisfação de 146 profissionais (M = 38,30 anos; DP = 10,29) da rede de proteção contra a violência sexual de crianças e adolescentes. Utilizou-se um questionário sociodemográfico/laboral e medidas de engajamento e satisfação com o trabalho. A análise de Cluster agrupou os participantes em três perfis. O Cluster 1 (n = 62), grupo com alto (a) engajamento/satisfação; o Cluster 2 (n = 61), grupo com moderado (a) engajamento/satisfação; e, o Cluster 3 (n = 23), grupo com baixo (a) engajamento/satisfação. Os participantes do Cluster 1 apresentaram as maiores médias de recursos pessoais e laborais, enquanto as menores médias se concentraram no Cluster 3. Diferenças quanto ao sexo e contexto de trabalho também foram identificadas entre os clusters. Destaca-se a importância dos gestores estarem atentos a tais aspectos, a fim de possibilitar ambientes de trabalho que sejam mais promotores de crescimento profissional. (AU)

This study aimed to investigate profiles of engagement and satisfaction in 146 professionals (M = 38.30 years; SD = 10.29) from the network of protection of children and adolescents against sexual violence. A sociodemographic/work questionnaire and measures of engagement and satisfaction with work were used. Cluster analysis grouped participants into three profiles. Cluster 1 (n = 62) group with high engagement/satisfaction; Cluster 2 (n = 61) group with moderate engagement/satisfaction; and Cluster 3 (n = 23) group with low engagement/satisfaction. Cluster 1 participants had the highest mean scores in personal and work resources, while the lowest mean scores were concentrated in Cluster 3. Differences in gender and work context were also identified between the clusters. The importance is highlighted of managers being aware of these aspects in order to establish work environments that are better promoters of professional growth. (AU)

Este estudio tuvo como objetivo investigar perfiles de rendimiento y satisfacción de 146 profesionales (M = 38,30 años; DS = 10,29) de la red de protección contra la violencia sexual de niños y adolescentes. Se utilizó un cuestionario sociodemográfico/laboral y medidas de rendimiento y satisfacción con el trabajo. El análisis de cluster agrupó los participantes en tres perfiles. Cluster 1 (n = 62) grupo con alto rendimiento/satisfacción; Cluster 2 (n = 61) grupo con rendimiento/satisfacción moderados; y Cluster 3 (n = 23) grupo con bajo rendimiento/satisfacción. Los participantes del Cluster 1 tuvieron los promedios más altos referente a los recursos personales y laborales, mientras que los promedios más bajos se concentraron en el Cluster 3. También se identificaron diferencias cuanto al género y al contexto laboral entre los grupos. Cabe destacar la importancia de que los gestores sean conscientes de dichos aspectos, a fin de fomentar entornos de trabajo que sean promotores del crecimiento profesional. (AU)
Descritores: Psicologia
Delitos Sexuais/psicologia
Engajamento no Trabalho
Satisfação no Emprego
-Análise por Conglomerados
Análise Estatística
Estudos de Avaliação como Assunto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas



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