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Id: biblio-887181
Autor: DiBonaventura, Marco; Carvalho, André Vicente Esteves de; Souza, Cacilda da Silva; Squiassi, Haline Bianca; Ferreira, Cristina Nunes.
Título: The association between psoriasis and health-related quality of life, work productivity, and healthcare resource use in Brazil
Fonte: An. bras. dermatol;93(2):197-204, Mar.-Apr. 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract: Background: Psoriasis is a chronic, immune mediated inflammatory condition that affects a significant amount of the global population. Yet geographic variability in the consequences of psoriasis warrants region-level analyses. Objective: The current study contributes to the psoriasis outcomes literature by offering a comprehensive assessment of the humanistic and economic burden in Brazil. Methods: The 2012 Brazil National Health and Wellness Survey (N=12,000) was used to assess health-related quality of life (Short Form-12, version 2), work productivity, and healthcare resource use associated with experiencing psoriasis vs. no psoriasis, along with varying levels of psoriasis severity. Results: A total of 210 respondents reported diagnosis of psoriasis (N=157, 42, and 11 reporting mild, moderate, and severe psoriasis, respectively). Compared with controls, respondents with psoriasis reported diminished mental component summary scores and health utilities, as well as increased presenteeism, activity impairment, and physician visits over the past six months, adjusting for covariates. Among those with psoriasis, physical health decreased as psoriasis severity increased. Although work productivity and healthcare resource utilization did not differ with psoriasis severity, the high rates of productivity loss (e.g. 45.5% presenteeism in the severe psoriasis group) suggest an economic burden. Study limitations: Cost analyses were not performed, and cross-sectional patient-reported data limit causal conclusions and may reflect reporting biases. Conclusions: Nevertheless, these results suggest a significant burden to patients with psoriasis across both humanistic and economic outcomes. The association between psoriasis and mental health aspects and health utilities were particularly strong and exceeded what would be considered clinically meaningful.
Descritores: Psoríase/economia
Psoríase/fisiopatologia
Qualidade de Vida/psicologia
Desempenho Profissional/economia
Recursos em Saúde/estatística & dados numéricos
-Psoríase/psicologia
Fatores Socioeconômicos
Índice de Gravidade de Doença
Brasil
Estudos de Casos e Controles
Modelos Lineares
Doença Crônica
Estudos Transversais
Análise de Variância
Inquéritos Epidemiológicos
Efeitos Psicossociais da Doença
Avaliação da Deficiência
Eficiência/fisiologia
Autorrelato
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-882684
Autor: Alvim, André Luiz Silva; de Souza, Karinne Ferreira.
Título: Causas de retrabalho de produtos para saúde no centro de materiais e esterilização / Causes of rework of health products at the material and sterilization center / Causas de retrabajo de productos para salud en el centro de materiales y esteriliz
Fonte: Rev. SOBECC;23(1):3-6, jan.-mar.2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Identificar as principais causas de retrabalho de produtos para saúde (PPS) detectadas no Centro de Materiais e Esterilização (CME) de um hospital particular de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Método: Estudo descritivo, desenvolvido em um CME de classe II de um hospital privado de Belo Horizonte. Foi realizada análise documental entre janeiro e junho de 2016, por meio de 181 registros de checklist e documentos de trabalho. Para tratamento dos dados, utilizou-se análise estatística descritiva para apresentação de valores absolutos e porcentagens geradas pelo programa EpiInfo 7®. Resultados: Foram encontrados 605 itens de retrabalho, que representaram uma taxa de 0,75% do total de caixas e pacotes produzidos. As principais causas foram relacionadas a produtos vencidos (74%) e resíduos orgânicos pós-esterilização (13%). Conclusão: O enfermeiro deve trabalhar com a equipe para redução das causas de retrabalho que impactam em desperdícios e custos desnecessários.

Objective: To identify the main causes of rework of health products detected at the Materials and Sterilization Center of a private hospital in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Methods: A descriptive study was developed in a class II Sterilization Center of a private hospital in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Documentary analysis was performed between January and June 2016, through 181 checklist records and working documents. For data treatment, descriptive statistical analysis was used for the presentation of absolute values and percentages generated by the Epi Info 7® program. Results: We found 605 rework items, which represented the rate of 0.75% of the total boxes and packages produced. The main causes were related to overdue products (74%) and post-sterilization organic wastes (13%). Conclusion: The nurse must work with its team to reduce the causes of rework, that impact unnecessary waste and costs.

Objetivo: Identificar las principales causas de retrabajo de productos para salud (PPS) detectadas en el Centro de Materiales y Esterilización (CME) de un hospital privado de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Método: Estudio descriptivo, desarrollado en un CME de clase II de un hospital privado de Belo Horizonte. Se realizó un análisis documental entre enero y junio de 2016, a través de 181 registros de checklist y documentos de trabajo. Para el tratamiento de los datos, se utilizó análisis estadístico descriptivo para presentación de valores absolutos y porcentajes generados por el programa EpiInfo 7®. Resultados: Se encontraron 605 ítems de retrabajo, que representaron una tasa del 0,75% del total de cajas y paquetes producidos. Las principales causas fueron relacionadas con productos vencidos (74%) y residuos orgánicos post-esterilización (13%). Conclusión: El enfermero debe trabajar con un equipo para reducir las causas de retrabajo, que impactan en desperdicios y costos innecesarios.
Descritores: Gestão da Qualidade
Processos de Substâncias, Produtos e Materiais
Equipe de Enfermagem
-Resíduos
Redução de Custos
Desempenho Profissional
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2499


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Id: biblio-1008498
Autor: Sell, Camilla Telemberg; Padilha, Maria Itayra; Villarinho, Mariana Vieira; Maliska, Isabel Cristina Alves; Benedet, Silvana Alves; Bellaguarda, Maria Ligia dos Reis.
Título: Inserção da mulher enfermeira no corpo auxiliar feminino da reserva na Marinha do Brasil / Inclusion of female nurses in the auxiliary body of Brazil's Navy reserve / Inclusión de la mujer enfermera en el cuerpo auxiliar de la reserva de la Marina de Brasil
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1195, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: historicizar a inserção da mulher enfermeira na Marinha do Brasil, por meio do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, destacando suas conquistas e contribuições no período de 1980 a 1997. Método: estudo qualitativo de abordagem histórico-social, no qual foram realizadas oito entrevistas utilizando a técnica de história oral e fontes documentais. Foi realizada análise de dados temática. Resultados: foram apresentados três aspectos: a inserção da mulher enfermeira na Marinha do Brasil e suas conquistas ao longo dos anos; a contribuição das mulheres ao ambiente nas Forças Armadas e a formação profissional; e o significado de ser mulher, enfermeira e militar. Conclusão: as enfermeiras militares contribuíram com a feminização da profissão no ambiente militar e também para a profissionalização da Enfermagem.(AU)

Objective: to historicize the insertion of the female nurse in the Brazilian Navy through the Auxiliary Body of the Navy Reserve, highlighting her achievements and contributions from 1980 to 1997. Method: a qualitative study of a social and historical approach, in which eight interviews were conducted using the oral history technique and documentary sources. Thematic data analysis was performed. Results: three aspects were presented: the insertion of the female nurse in the Brazilian Navy and its conquests over the years; the contribution of women to the environment in the Armed Forces and vocational training; and the meaning of being a woman, a nurse, and a military man. Conclusion: military nurses contributed to the feminization of the profession in the military environment and to the professionalization of Nursing.(AU)

Objetivo: relatar la inclusión de la mujer enfermera en la Marina de Brasil por medio del Cuerpo Auxiliar Femenino de la Reserva de la Marina y realzar sus logros y aportes entre los años 1980 y 1997. Método: estudio cuantitativo de enfoque histórico social, con ocho entrevistas realizadas según la técnica de historia oral y fuentes documentales. Los datos se analizaron por temas. Resultados: se observaron tres temas: inclusión de la mujer enfermera en la Marina de Brasil y sus logros a través del tiempo; contribución de las mujeres al ambiente de las Fuerzas Armadas y la formación profesional; y significado de ser mujer, enfermera y militar. Conclusión: las enfermeras militares han contribuido a la feminización de la profesión en el ambiente militar y, asimismo, a que la Enfermería se torne más profesional en ese ambiente.(AU)
Descritores: Mulheres Trabalhadoras
Enfermagem Militar
Militares
-Saúde da Mulher
Desempenho Profissional
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1048965
Autor: Wang, Yuan-Pang.
Título: A los hombres con depresión les insume más tiempo volver al trabajo / Men with depression take longer to return to work
Fonte: Salud(i)ciencia (Impresa) = Salud(i)ciencia (En linea);22(7):672-675, oct.-nov. 2017.
Idioma: es.
Descritores: Trabalho
Saúde do Trabalhador
Depressão
Eficiência
Retorno ao Trabalho
Desempenho Profissional
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1042401
Autor: Bandeira, Patrícia Bock; Andrade, Alexsandro Luiz De; Nora, Marcelo de Campos Velho; Braga, Marianna Marques; Oliveira, Manoela Ziebell de.
Título: Adaptação e Evidências de Validade da Escala de Parâmetros da Carreira Caleidoscópica / Adaptation and Validity Evidences of the Kaleidoscope Career Parameters Scale / Adaptación y evidencias de validez de la Escala de Parámetros de la Carrera Caleidoscópica
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;20(1):103-114, jan.-jun. 2019. ilus, graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O Modelo de Carreira Caleidoscópica descreve como os indivíduos alteram o desenho de suas carreiras e tomam decisões profissionais segundo os parâmetros de Autenticidade, Balanço e Crescimento. O objetivo deste trabalho foi adaptar e apresentar evidências de validade da Escala de Parâmetros da Carreira Caleidoscópica em uma amostra de 272 profissionais brasileiros, utilizando o procedimento de análise fatorial confirmatória, com método de estimação da máxima verossimilhança. A versão final do instrumento apresentou 19 itens, distribuídos nos fatores previstos, com os indicadores de confiabilidade ômega: Autenticidade (ω = ,66), Balanço (ω = ,78) e Crescimento (ω = ,79). Comparou-se os resultados segundo as características sociodemográficas dos participantes, reforçando a possibilidade de aplicação da teoria para o aconselhamento de carreira.

The Kaleidoscopic Career Model describes how individuals alter the design of their careers and make professional decisions according to the parameters of Authenticity, Balance and Challenge. This study aimed to adapt and present validity evidence of the Kaleidoscopic Career Parameter Scale in a sample of 272 Brazilian professionals, using the procedure of confirmatory factorial analysis, with a maximum likelihood estimation method. The final version of the instrument presented 19 items, distributed in the predicted factors, with the omega reliability indicators: Authenticity (ω =, 66), Balance (ω =, 78) and Growth (ω =, 79). Finally, the results were compared according to the sociodemographic characteristics of the participants, reinforcing the possibility of applying the theory for career counseling.

El Modelo de Carrera Caleidoscópica describe cómo los individuos alteran el diseño de sus carreras y toman sus decisiones profesionales según los parámetros de Autenticidad, Equilibrio y Crecimiento. El objetivo del trabajo fue adaptar y presentar evidencias de validez de la Escala de Parámetros de la Carrera Caleidoscópica en una muestra de 272 profesionales brasileños, utilizando el análisis factorial confirmatorio, con método de estimación de máxima verosimilitud. La versión final presentó 19 ítems, distribuidos en los factores previstos, con los indicadores de confiabilidad omega: Autenticidad (ω =, 66), Equilibrio (ω =, 78) y Crecimiento (ω =, 79). Se compararon los resultados según las características sociodemográficas de los participantes, reforzando la posibilidad de aplicación de la teoría para la asesoría de carrera.
Descritores: Trabalho
Desempenho Profissional
Engajamento no Trabalho
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Soriano, Jeane Barcelos
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Id: biblio-1024655
Autor: Fonsenca, Rubiane Giovani; Soriano, Jeane Barcelos; Nakamura, Silvia Cristina.
Título: O conhecimento do profissional de Educação Física e sua relação com o ambiente de trabalho durante a intervenção profissional / The professional's knowledge and its relation with the work environment during professional intervention / El conocimiento profesional y su relación con el ambiente del trabajo durante la intervención profesional
Fonte: Movimento (Porto Alegre);13(3):151-177, set./dez/ 2007.
Idioma: pt.
Resumo: A formação do profissional e os conhecimentos que ele adquire em sua história de vida, fazem parte da caracterização da intervenção do profissional de Educação Física. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi o de averiguar as características do conhecimento empregado pelo profissional de Educação Física em sua intervenção profissional. Utilizamos a abordagem qualitativa empreendendo um estudo de tipo etnográfico. Após a realização da análise dos dados conseguimos mapear os elementos que constituem o trabalho para a profissional. Concluímos que entender o que faz parte do tema trabalho está relacionado com as representações culturais que a Educação Física tem para os profissionais e para a sociedade

The professional education and the knowledge he/she acquires in his/her life history are part of the characterization of the Physical Education professional's intervention. Based on this, the purpose of this study was to discover the characteristics of the knowledge used by the Physical Education professional in his/her professional intervention. The qualitative approach was used, carrying out an ethnographic-like study. After the data analysis, it was possible to recognize the elements that constitute work for the professional. It is concluded that the cultural representations that the Physical Education has toward the professionals as well as the society, are related to the understanding of what is part of the theme dealt with

La educación profesional y el conocimiento que él/ella adquiere en su historia de vida son parte de la caracterización de la intervención del profesional de Educación Físico. Basado en esto, el propósito de este estudio era descubrir las características del conocimiento usadas por el profesional de Educación Físico en el su la intervención profesional. El acercamiento cualitativo fue usado, mientras llevando a cabo un el estudio tipo etnográfico. Después del análisis de los datos, era posible reconocer los elementos que constituyen el trabajo para el profesional. Se concluye que las representaciones culturales que la Educación Física tiene hacia las profesionales así como la sociedad, se relaciona a la comprensión de qué la parte del tema se reparte con
Descritores: Educação Física e Treinamento
Competência Profissional
Capacitação Profissional
Desempenho Profissional
-Antropologia Cultural
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-1002391
Autor: Ciampolini, Vitor; Milistetd, Michel; Brasil, Vinicius Zeilmann; Nascimento, Juarez Vieira do.
Título: Teaching strategies adopted in coach education programs: analysis of publications from 2009 to 2015 / Estratégias de ensino adotadas em programas de formação de treinadores: análise das publicações entre 2009 e 2015
Fonte: J. Phys. Educ. (Maringá);30:e3006, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT In order to overcome the limitations and negative perceptions often addressed to coach education programs, the sports coaching literature has offered important contributions for its improvement. Thus, through analyzing scientific articles published between 2009 and 2015, this study aimed to identify the teaching strategies adopted in small-scale, large-scale, and university-based programs. An automatic search for articles was conducted in the following databases: PUBMED, SCOPUS, Web of Science, PyscNET, and SPORTDiscus. Manual search was conducted in two non-indexed peer-reviewed journals. Afterwards, 731 articles were found and 16 were selected by applying the established criteria. The results indicated that most of the studies selected took place in a university-based context. In relation to the teaching strategies adopted, we verified a common intent to engage coaches in group discussions and reflection activities. Based on the articles analyzed, we suggest that the teaching strategies adopted in coach education programs indicate a trend towards learner-centered approaches (coach-centered), meeting the international guidelines for the improvement and effectiveness of these endeavors.

RESUMO De modo a superar as limitações e percepções negativas atribuídas por treinadores esportivos aos programas de formação, estudos recentes têm contribuído com importantes direcionamentos para seu aprimoramento. Assim, por meio da análise de artigos científicos publicados entre 2009 e 2015, este estudo buscou identificar as estratégias de ensino adotadas em programas de formação de treinadores de pequena escala, larga escala e universitários. A busca automática por artigos foi realizada nas bases de dados PUBMED, SCOPUS, Web of Science, PyscNET e SPORTDiscus, e a busca manual realizou-se em dois periódicos não indexados. Na busca inicial foram encontrados 731 estudos e, por meio da aplicação dos critérios de exclusão estabelecidos, 16 foram selecionados. Os resultados indicam que a maior parte dos estudos concentra-se nos programas universitários. Com relação às estratégias de ensino utilizadas, percebeu-se, de maneira geral, a utilização de estratégias que priorizam o engajamento dos treinadores esportivos em atividades que envolvem discussões em grupo e a reflexão. Com base nos artigos analisados verificou-se que as estratégias de ensino adotadas nos programas de formação de treinadores apontam pela tendência da adoção de abordagens centradas no aprendiz (treinadores), indo ao encontro das orientações internacionais para o aperfeiçoamento e a efetividade destas iniciativas.
Descritores: Ensino
Programas
Monitores de Aptidão Física
Capacitação de Professores
-Educação
Desempenho Profissional
Tutoria
Tipo de Publ: 57788
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1026362
Autor: Silva, Michelle Almeida; Cardoso, Érika Leite da Silva; Miranda, Tatjana Teresa de Lima; Sampaio, Juliana.
Título: Competências emocionais como dispositivo para integralização do cuidado em saúde: contribuições para o trabalho interprofissional / Emotional competences as device for the integralization of health care: contributions to the interprofessional work / Competencias emocionales como dispositivo para integralización del cuidado en salud: contribuciones al trabajo interprofesional
Fonte: Estud. Interdiscip. Psicol;10(2):226-239, ago.2019.
Idioma: pt.
Resumo: A interprofissionalidade promove o aperfeiçoamento da assistência integral à saúde. Porém, o trabalho em equipe, por vezes, é permeado por conflitos, os quais podem ser gerenciados através das competências emocionais. Esse estudo objetiva relatar uma experiência de desenvolvimento de competências emocionais para fortalecimento do processo de trabalho interprofissional, com vistas à integralidade do cuidado. O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde desenvolveu essa experiência em 2015, num serviço de média complexidade. Inicialmente, foi utilizado um jogo, visando explorar fragilidades do serviço, o qual possibilitou identificar o sentimento de inibição de muitos profissionais diante de situações do cotidiano laboral. Posteriormente, objetivando contornar tais inibições, atividades lúdicas foram realizadas por meio de vídeos, jogos e rodas de conversas, que promoveram diálogos interprofissionais, com foco nas competências empatia e assertividade, que resultaram em uma postura mais ativa e questionadora dos profissionais frente às necessidades do processo de trabalho da equipe (AU).

The interprofessionality promotes the improvement of the full assistance of the health care. However, sometimes teamwork is surrounded by conflicts that can be managed through emotional competencies. This study aims to report an experience of promoting emotional competencies for the strengthen of the interprofessional work's process, aiming to achieve the integrality of care. The Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde developed this experience in 2015, in a medium complexity service. Initially, a game was used to explore the weaknesses of the service, which allowed to identify the feeling of inhibition of many professionals in a daily work situation. Subsequently, to overcome these inhibitions, playful activities were done through videos, games, and conversations, that promoted interprofessional dialogues, focused on the empathy and assertiveness competences, that resulted in a more active and questioning posture of the professionals face to the team work's process needs (AU).

La interprofesionalidad promueve la mejora de la asistencia integral de la salud. Sin embargo, el trabajo en equipo, a veces, está rodeado por conflictos, que pueden ser administrados a través de las competencias emocionales. Este estudio tiene como objetivo informar una experiencia de desarrollo de las competencias emocionales para la consolidación del proceso de trabajo interprofesional, con el fin de alcanzar la integralidad del cuidado. El Programa de Educación por el Trabajo en Salud desarrolló esa experiencia en 2015, en un servicio de mediana complejidad. En el principio, se utilizó un juego para explorar las debilidades en el servicio, el cual posibilitó identificar el sentimiento de inhibición de muchos profesionales frente a situaciones del cotidiano laboral. En seguida, para superar estas inhibiciones, se realizaron actividades lúdicas a través de videos, juegos y ruedas de conversación, que promovieron diálogos interprofesionales, cetrados en las competencias empatía y asertividad, que resultaron en una postura más activa y cuestionadora de los profesionales frente a las necesidades del proceso de trabajo del equipo (AU).
Descritores: Assertividade
Assistência Integral à Saúde
Empatia
Desempenho Profissional
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: lil-766957
Autor: Efros, Dominique.
Título: Trabalhar em equipe: de que equipe e de que trabalho falamos / Teamwork: which team and what work do we talk?
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);20(2):418-426, 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Os aspectos coletivos de uma atividade de trabalho são tanto observáveis quanto invisíveis, formalmente prescritos quanto clandestinos, formalizados e referenciados quando indizíveis ou inclassificáveis, e a noção de "trabalho em equipe" reduz consideravelmente o campo de análise do que pode ser a eficácia coletiva. Conhecimentos gerais e saberes práticos devem ser conjugados para progredir na análise do que as práticas coletivas produzem.
Descritores: Trabalho
Recursos Humanos
Desempenho Profissional
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-747789
Autor: Cobucci, Gabrielle; Coelho Junior, Francisco Antonio; Faiad, Cristiane.
Título: Mapeamento de competências administrativas e de gestão em uma fábrica de softwares no Distrito Federal / Competence administrative and management mapping in a software factory situated in Distrito Federal
Fonte: Aletheia;(42):106-121, set.-dez. 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho, de natureza empírica, objetiva identificar, por meio da percepção de gestores de áreas-meio, competências de natureza administrativa e de gestão que são necessárias ao desempenho das atribuições de determinado cargo ou área. Quanto ao método, este estudo é de natureza qualitativa, e foi desenvolvido em uma Empresa do ramo de engenharia de sistemas, localizada em Brasília. Os dados foram coletados presencialmente, por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores administrativos de áreas tática e estratégica. Identificou-se um conjunto de competências associadas a conhecimentos e habilidades relacionados ao planejamento/execução do desempenho por área de trabalho. Como limitação, verificaram-se dificuldades, por parte dos dirigentes, em identificarem as competências. Sugere-se que a Organização implemente ações de capacitação, inclusive para seus gestores, no sentido de implementarem uma cultura de apoio e suporte ao desenvolvimento de competências.(AU)

This empirical paper aims identify, considering the perception of managers of support areas, administrative and management competences that are necessary to perform the duties of a particular position or area. With regard to methodological procedures, this study, qualitative, was developed in a company of systems engineering, situated in Brasília. Data were collected by some personal interviews with tactical and strategically administrative managers. It was identificated some competences formed by skills and knowledge that are related with performance planning and working-out. As limitations there was some difficulty of the managers to describe the competences. It's suggested the Organization implement some learning actions even for their managers aiming to deployment a culture of support and assistance to competences development.(AU)
Descritores: Organização e Administração
Competência Profissional
Desempenho Profissional
-Administração de Recursos Humanos
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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